A General Motors foi homenageada nesta terça-feira (28), em sessão solene do Congresso Nacional, em Brasília (DF), em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento industrial, tecnológico e social do país.
O evento que celebrou os 100 anos de presença ininterrupta da companhia no Brasil foi aberto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e conduzido pelo deputado federal e proponente da homenagem, Alex Manente, e pelo senador Astronauta Marcos Pontes. Estiveram presentes Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul; o vice-presidente, Fabio Rua; diretores executivos da companhia; o presidente da Anfavea, Igor Calvet; o presidente da Fenabrave, Arcélio Junior; além de diversas autoridades, parlamentares, executivos, concessionários, empregados, fornecedores e demais representantes da indústria.
Durante a solenidade, foi ressaltada a importância da indústria automotiva para a economia brasileira e o papel da GM na geração de empregos, tecnologia e inovação. Chamorro destacou que a trajetória da empresa se confunde com a da própria industrialização do país, marcada por trabalho, resiliência e confiança.
‘’Recebemos esta homenagem com profunda gratidão e orgulho, em nome dos mais de 14 mil empregados da General Motors no Brasil e de todos aqueles que, ao longo de um século, ajudaram a construir esta história de trabalho, inovação e confiança”, afirmou Santiago Chamorro.
![]() |
| Santiago Chamorro |
“A GM chegou ao Brasil com um propósito simples e poderoso: produzir aqui, investir aqui, fazer parte do desenvolvimento nacional. Somos uma indústria forte e resiliente, que gera emprego, renda e tecnologia. O Brasil é a nossa casa há 100 anos e continuará sendo pelos próximos 100’’, finaliza o executivo.
Indústria forte e preparada para o futuro
Fundada em 1925, a General Motors chegou ao Brasil com o propósito de produzir localmente, investir e contribuir para o desenvolvimento nacional. Desde então, cresceu junto com o país, enfrentando transformações tecnológicas e econômicas e consolidando-se como uma das maiores fabricantes da América do Sul.
Neste ano simbólico, a Chevrolet realiza a maior ofensiva de lançamentos de sua história, com cinco novos modelos, entre eles os elétricos Spark EUV e Captiva EV, além dos novos Onix, Onix Plus e Tracker.
A eletrificação também ganhou um marco relevante com o início da produção do Spark EUV no Ceará, na PACE/Comexport, com início previsto para dezembro, reforçando o compromisso da empresa com a industrialização nacional e a produção de tecnologia no país.
O ano marca ainda a execução do novo ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões (2024–2028), voltado à modernização de fábricas, ao desenvolvimento de tecnologias híbridas e elétricas e à digitalização dos processos produtivos.
Operações modernas e sustentáveis
A GM mantém no Brasil uma das operações mais completas e estratégicas do mundo, com cinco complexos industriais — São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Joinville (SC) e Gravataí (RS), além do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), o maior centro de validação de veículos do Hemisfério Sul, e do Centro Logístico de Sorocaba (SP).
Legado e compromisso com o Brasil
Ao longo de um século, a GM produziu quase 20 milhões de veículos no país e transformou a Chevrolet em uma das marcas mais queridas dos brasileiros — um em cada cinco automóveis registrados no Brasil é um Chevrolet.
Modelos icônicos como Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix marcaram gerações e ajudaram a consolidar o Brasil como o terceiro maior mercado global da marca.
A GM mantém uma estratégia global de neutralidade de carbono até 2040 e já utiliza quase 60% de energia renovável em suas operações locais. Todas as fábricas brasileiras têm certificação Zero Aterro, com 100% de reaproveitamento de resíduos industriais.
O Instituto General Motors (IGM), que completou 30 anos em 2024, reforça o compromisso social da companhia, com foco em educação STEAM, proteção climática e voluntariado, impactando milhares de pessoas e comunidades.
A homenagem no Congresso Nacional simboliza o reconhecimento à trajetória da GM e a confiança no futuro da indústria automotiva brasileira: uma indústria inovadora, sustentável e comprometida com o desenvolvimento do país.
A General Motors está acelerando o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas que tornam carros, picapes e SUVs ainda mais seguros, inteligentes e sustentáveis. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC oferecem um amplo portfólio global de veículos a combustão inovadores, além da linha mais abrangente de elétricos da indústria, à medida que avançamos rumo a um futuro totalmente elétrico. Saiba mais em gm.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário