sábado, 27 de dezembro de 2025

FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL E UNESCO FIRMAM COOPERAÇÃO PARA IMPULSIONAR O ENSINO NAS ÁREAS DE STEAM NO BRASIL

Acordo prevê capacitação de mais de 10 mil educadores e estudantes da rede pública ao longo de três anos

A Fundação ArcelorMittal, organização dedicada ao investimento social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, formalizou uma parceria inédita com a UNESCO. O acordo de cooperação técnica e financeira tem como foco o fortalecimento da educação pública para o desenvolvimento sustentável por meio da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A cerimônia de assinatura ocorreu na representação da UNESCO, no Brasil, com as presenças da diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto e da diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.

e/d:Camila Valverde e Marlova Jovchelovitch Noleto

“A educação é a base da transformação social. A parceria com a UNESCO é motivo de grande orgulho para a ArcelorMittal, pela referência global que a organização representa e pela força da cooperação. Essa aliança reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil, ao levar conhecimento e inovação para milhares de educadores e jovens, formando cidadãos preparados para liderar mudanças e construir um futuro sustentável”, destaca Jorge Oliveira, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América Latina.

Nesse primeiro momento, o acordo terá duração de 36 meses. As organizações irão desenvolver programas de capacitação para estudantes e professores de escolas públicas. O projeto adotará um formato híbrido em alguns estados do país e conteúdo virtual para todo o Brasil. A expectativa é beneficiar cerca de 13 mil educadores e estudantes, sendo 3 mil participantes nas ações presenciais e 10 mil na modalidade on-line.

“A parceria com a UNESCO, uma referência global, amplia o alcance das ações da Fundação ArcelorMittal. Com essa aliança, queremos estimular docentes e discentes da educação básica a atuarem como agentes de transformação social em suas comunidades, com ênfase em equidade de gênero, justiça climática e busca por soluções sustentáveis inovadoras”, aponta a diretora-executiva Camila Valverde.

“Este projeto reforça o compromisso da UNESCO com a Agenda 2030 e com a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, uma vez que prioriza a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a formação nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM). É cada vez mais urgente preparar estudantes e professores para os desafios globais, como a mudança climática e a degradação ambiental. Ao desenvolver competências técnicas e socioambientais, estamos formando agentes de transformação capazes de construir futuros mais justos, pacíficos e sustentáveis”, afirma a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

Reforço na Liga STEAM - Como parte do acordo, a UNESCO passa a atuar também como parceira técnica do Prêmio Nacional Liga STEAM, uma das principais iniciativas da Fundação ArcelorMittal no Brasil, dentro do programa de formação de educadores Liga STEAM. A organização internacional também dará suporte no desenvolvimento de materiais pedagógicos, qualificando ainda mais a competição que estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas nas escolas.

“A abordagem STEAM dialoga diretamente com as competências necessárias para o século 21. Investir na formação de professores é o caminho mais eficaz para garantir que esses conceitos cheguem à sala de aula de forma estruturada e inclusiva, promovendo uma educação que gera impacto real na sociedade”, completa Camila Valverde.

A Liga STEAM promove a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. Lançada em 2022, trata-se de uma abordagem educacional bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como a formação em STEAM para todos os educadores de redes públicas de ensino e a Comunidade de Educadores Liga STEAM, com o objetivo de torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação

Fundação ArcelorMittal Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Clique aqui e saiba mais

UnescoCom 194 Estados-membros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura promove a paz e a segurança por meio da cooperação multilateral nas áreas de educação, ciência, cultura, comunicação e informação. Sediada em Paris, a UNESCO supervisiona mais de 2 mil sítios do Patrimônio Mundial, Reservas da Biosfera e Geoparques Mundiais; redes de Cidades Criativas, de Aprendizagem, Inclusivas e Sustentáveis; e mais de 13 mil escolas associadas, cátedras universitárias, instituições de formação e centros de pesquisa, contando ainda com uma rede global de 200 Comissões Nacionais. Seu diretor-geral é Khaled El-Enany. Para mais informações, clique aquiA Representação da UNESCO no Brasil está localizada em Brasília, no Distrito Federal. As ações do Escritório são desenvolvidas por meio de projetos de cooperação técnica, realizados em parceria com os vários níveis de governo, com o setor privado e com diferentes setores da sociedade civil, sempre orientadas para apoiar a formulação de políticas públicas e contribuir para a construção de um futuro sustentável, equitativo e inclusivo para todos

> O acordo de cooperação técnica da UNESCO com a Fundação ArcelorMittal no Brasil restringe-se ao projeto Reimaginar os Profissionais do Amanhã: Formando Jovens para Futuros Mais Justos, Inclusivos, Pacíficos e Sustentáveis. A UNESCO não endossa nenhum produto, serviço, marca ou empresa.

Fundação ArcelorMittal   
InPress Porter Novelli

Nenhum comentário: