Quarta edição do projeto apoiado pela Audi Environmental Foundation e Audi do Brasil impactou quase 600 moradores locais
A Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation - braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente – concluíram mais uma edição da parceria que leva iluminação sustentável para comunidades sem acesso permanente à eletricidade. Neste ano, a ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de junho, nas comunidades de Santa Izabel, São Francisco de Aruaú e Nova Esperança do Apuaú, situadas às margens do Rio Negro e afluentes, na Amazônia. No total, foram fornecidas 199 soluções de energia limpa, entre lampiões e postes movidos a energia solar, para 177 famílias da região. Ao todo, 575 moradores locais foram positivamente impactados.
“Atuar como voluntária nesse projeto junto às comunidades ribeirinhas da Amazônia, ao lado de colaboradores e parceiros que se engajaram nessa missão, foi uma experiência transformadora. Dessa ação eu saio ainda mais conectada com o propósito de trabalhar por um futuro mais sustentável, inovador e, acima de tudo, humano ”, descreve Paula Barreiros, Head de Compliance, Qualidade & ESG na Audi do Brasil.
“Estamos tão acostumados a desfrutar de recursos básicos como a energia elétrica, que é difícil imaginar a rotina sem eles. Durante a expedição à Amazonia, pudemos enxergar nos comunitário a esperança por um futuro melhor, e a luz será uma aliada importante nessa jornada. Sinto orgulho em fazer parte de uma organização que apoia ações socioambientais que trazem um verdadeiro impacto na vida dessas pessoas”, relata Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação na Audi do Brasil.
“Retornar ao território amazônico, onde nasceu a nossa parceria com a Audi, foi profundamente especial. Mais uma vez, pudemos relevar não apenas a imensidão e beleza natural da região, mas também a força transformadora das comunidades locais – verdadeiras protagonistas de um futuro sustentável” , afirma Rodrigo Eidy, Presidente do Litro de Luz Brasil.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados de nossa parceria com a Litro de Luz, que nos últimos anos já beneficiou milhares de pessoas com acesso limitado a recursos básicos. Além disso, o projeto se conecta aos nossos pilares de responsabilidade ambiental, engajamento da sociedade e desenvolvimento por meio de tecnologias limpas”, destaca Rüdiger Recknagel, Diretor-Geral da Audi Environmental Foundation.
As 177 famílias beneficiadas na edição deste ano foram distribuídas nas comunidades de Santa Izabel (61 famílias), São Francisco de Aruaú (82 famílias) e Nova Esperança do Apuaú (34 famílias). No total, foram distribuídas 199 soluções de energia compactas, entre lampiões (177, um por família) e postes solares (22). Um total de 575 pessoas foram impactadas.
Em Nova Esperança de Apuaú, foram fornecidas 42 soluções (34 lampiões e 8 postes). Em Santa Izabel, foram fornecidas 69 soluções (61 lampiões e 8 postes). Por fim, em São Francisco de Aruaú foram fornecidas 88 soluções (82 lampiões e 6 postes).
As áreas determinadas para a ação de 2025 foram selecionadas conforme a base de dados da Litro de Luz, que mapeou as comunidades na região sem ou com acesso limitado à rede elétrica regular. Por meio dessa análise e da interação com as lideranças locais, a região da Amazônia foi selecionada.
Antes do evento na Amazônia, foram realizadas oficinas prévias nas comunidades para capacitação de embaixadores responsáveis pela manutenção e conservação dos postes e lampiões instalados, além da interação com a equipe da Litro de Luz. Além disso, foi realizada no início de junho uma oficina de montagem das soluções compactas de energia na concessionária Audi Alphaville, situada na região metropolitana de São Paulo.
Na ocasião, esteve presente o surfista Pedro Scooby, embaixador da marca das quatro argolas no Brasil, que participou do treinamento de montagem e está apoiando essa ação social que integra o pilar de ESG da Audi do Brasil. O objetivo da oficina foi preparar os voluntários e a equipe da Audi do Brasil que atuaram na região e transferiram o conhecimento sobre as soluções para a comunidade local.
A iniciativa deste ano busca reforçar a visibilidade dada à região Amazônica em um período tão importante para a pauta ESG no Brasil – a ação acontece em Belém do Pará, região que está localizada dentro da Amazônia e sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
De acordo com relatório do Banco Mundial em 2018, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso à eletricidade. No Brasil, cerca de 2 milhões de brasileiros não têm acesso à eletricidade, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia de 2019.
Audi e Litro de Luz: parceria de sucesso
Nos últimos anos, a parceria entre Audi do Brasil, Audi Environmental Foundation e Litro de Luz trouxe impactos significativos nas comunidades visitadas. O projeto já atuou nas regiões da Amazônia (2022 e 2025), Cananéia e Ilha do Cardoso (2023) e Baixo Xingu (2024).
Em 2022, cerca de 200 comunidades ribeirinhas da Amazônia receberam 30 postes solares e mais de 150 lampiões, beneficiando os moradores de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer. No total, a ação beneficiou 650 moradores locais.
Em 2023, a ação ocorreu em comunidades indígenas e caiçaras no litoral sul de São Paulo. Cerca de 40 voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz forneceram 140 soluções de energia (lampiões e postes de energia solar) nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso. Estima-se que 147 famílias de 12 comunidades e 450 pessoas foram impactadas.
Já em 2024, o projeto Litro de Luz esteve presente na região do Xingu (MT) e beneficiou cerca de 700 moradores das comunidades locais. Na ocasião, 170 soluções foram entregues durante os sete dias de ação.
No total das quatro edições incluindo 2025, o projeto já beneficiou cerca de 2.400 pessoas. Além disso, no período participaram das ações 31 voluntários da Audi do Brasil e 75 voluntários da ONG Litro de Luz, que tiveram a possibilidade de experimentar um intercâmbio cultural com as comunidades locais.
Nos quatro anos do projeto (2022 a 2025), já foram investidos pela Audi Environmental Foundation e Audi do Brasil mais de R$ 1 milhão nas ações, incluindo os custos de logística, organização, equipamentos e instalação das soluções compactas de energia sustentável nas comunidades.
Tecnologias sustentáveis de iluminação do Litro de Luz
A Litro de Luz desenvolve três tecnologias próprias de soluções sustentáveis de iluminação: lampiões solar, postes solar e iluminação interna.
O lampião solar possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários e um painel solar para carregamento da bateria.
O poste solar é montado com bateria de lítio, de alta performance e baixa manutenção, e posicionado em locais públicos estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.
Já a solução de iluminação interna é composta por uma lâmpada de LED, painel solar, bateria e controle. A metodologia usada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível.
Embaixadores locais são formados nas comunidades para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária no uso. Além da manutenção, as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, são devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz atua com a imediata substituição.
Audi do Brasil e ações de ESG
A Audi do Brasil possui sólidos pilares em ESG que crescem ano após ano com mais de 10 iniciativas que promovem a diversidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente com eletrificação e redução de carbono, com a participação ativa de seus colaboradores.
Nos últimos anos, a marca das quatro argolas se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes (2021), parceria que ocorre até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além disso, espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia (2022).
No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil já investiu mais de R$ 87 milhões na instalação de carregadores elétricos em todo o país, incluindo mercados, shoppings, hotéis, restaurantes e as mais de 40 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.
Outro exemplo, o projeto Mulheres Audi atua neste 2001 visando ampliar a participação feminina e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens. Dessa forma, o fortalecimento da equidade de gênero é uma realidade na companhia e vem sendo aplicado por meio de ações práticas.
Audi Environmental Foundation
Fundada pela AUDI AG em 2009, a Audi Environmental Foundation GmbH é uma organização sem fins lucrativos, subsidiária 100 % da companhia, que atua nas frentes de sustentabilidade, questões sociais e econômicas. Entre os seus projetos, está a coleta de resíduos derivados do descarte inadequado de lixo a partir de redes de proteção que impedem os dejetos de alcançarem o mar aberto, beneficiando a vida aquática. Esse projeto foi implementado em locais como o Porto de Roterdã (Holanda), Rio Danúbio, em Budapeste (Hungria) e no Canal de Bruxelas-Charleroi (Bélgica).
A Fundação se concentra na promoção e desenvolvimento de tecnologias ambientalmente compatíveis, medidas de educação ambiental e proteção das necessidades naturais de vida dos seres humanos, animais e plantas. O seu objetivo é contribuir para a proteção ambiental e criar e promover formas de comportamento sustentável. Para isso, a Audi Environmental Foundation apoia ativamente a pesquisa de novas tecnologias e métodos científicos para um futuro mais sustentável e saudável.
O comportamento empreendedor sustentável, que assume responsabilidade pela sociedade e pelo meio ambiente, bem como pela economia como um todo, é um dos princípios fundamentais da atividade empresarial da AUDI AG, que estabeleceu a Audi Environmental Foundation como uma empresa sem fins lucrativos. O engajamento voluntário nas áreas de ecologia, assuntos sociais e economia, que vai além dos limites e obrigações legais, é requisito central nas ações da Audi Environmental Foundation GmbH.
Audi do Brasil
A Audi celebrou 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.
Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).
A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.
Litro de Luz
Com atuação em mais de 15 países, a organização internacional possui cerca de 200 voluntários distribuídos nas cinco regiões do Brasil com o objetivo de fornecer iluminação às pessoas sem acesso à eletricidade por meio de soluções sustentáveis de energia solar.
A Litro de Luz trabalha com uma metodologia própria de desenvolvimento social que permite mobilizar voluntários, mapear comunidades, entender as necessidades e treinar residentes para instalar, replicar e manter as suas tecnologias. Neste processo, os líderes são identificados em suas comunidades, treinados como embaixadores e passam a representar localmente a ONG.
Esse processo garante o engajamento dos residentes para que as ações tenham um impacto duradouro na vida das comunidades. Em sua trajetória, a organização já impactou diretamente cerca de 30 mil pessoas em áreas rurais, urbanas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas em todo o país.
Audi do Brasil
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