segunda-feira, 7 de julho de 2025

HEINEKEN® ENTREGA SUA PRIMEIRA MICROFLORESTA NO NORDESTE, EM RECIFE

Com a meta de plantar 19 microflorestas até 2030, esse é o quarto plantio realizado pela marca no Brasil. Iniciativa faz parte da plataforma Green Your City, que visa repensar espaços urbanos de forma sustentável

A Heineken® acaba de anunciar a entrega de sua quarta microfloresta no Brasil, a primeira localizada na região Nordeste, no Recife, Pernambuco, em cumprimento à sua estratégia de plantar 19 pelo País até 2030. O projeto foi feito em parceria com o Grupo Cornélio Brennand e a Iron House, empresa do Grupo desenvolvedora de destinos planejados. A iniciativa faz parte da assinatura da marca ao programa Plantar Juntos, em que a Heineken® possui a meta de doar 8 mil mudas, sendo mil delas de espécies da Mata Atlântica no Recife.

A microfloresta tem 1.250 metros quadrados e fica dentro de uma área de propriedade da Iron House, no bairro da Várzea, na altura da Rua Mário Campelo, 698. A Várzea foi escolhida por ser o segundo maior bairro do Recife em extensão territorial e por abrigar uma das populações mais numerosas da capital. A escolha reforça o compromisso do grupo pernambucano com o desenvolvimento urbano sustentável do território, que há mais de um século vem sendo cuidadosamente preservado pelo Grupo Cornélio Brennand — compromisso que hoje se estende à atuação da Iron House. A implantação da microfloresta vem como um passo adicional nesse legado, fortalecendo a conservação ambiental e a valorização do ecossistema local.

Com 1000 mudas de aproximadamente 60 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica, a floresta apresentará alta densidade vegetal e oferecerá importantes serviços ambientais para a melhoria da qualidade de vida da população. Esses benefícios incluem a redução da temperatura, o aumento da umidade do ar, a retenção da água das chuvas, a diminuição da poluição sonora, a filtragem de gases tóxicos e a mitigação da poluição, entre outros. O projeto também deve contribuir para a biodiversidade local, em sintonia com a vocação natural da região que abriga a Mata da Várzea, uma área de preservação superior a 600 hectares.

Desenvolvido pela Iron House e com a colaboração do paisagista Ricardo Cardim, idealizador e responsável pela metodologia Floresta de Bolso, a iniciativa busca criar focos de biodiversidade nos centros urbanos. A Iron House é especializada em incorporar boas práticas ambientais, com cuidado com o local, com a qualidade de vida das pessoas moradoras ou visitantes, centralidade e perenidade de bem-estar.

“O projeto de microflorestas urbanas da Heineken® tem total sinergia com nossa atuação como desenvolvedora de destinos. Queremos fomentar espaços qualificados, conectados às demandas sociais e ambientais e contribuir para o senso de pertencimento de cuidado e preservação da Mata Atlântica”, celebra Carol Boxwell, CEO da Iron House.

Transformando a ação em algo ainda mais simbólico, o plantio foi realizado por um mutirão voluntário, que reuniu cerca de 70 pessoas como parceiros do Grupo HEINEKEN, moradores das Várzea e funcionários do Grupo Cornélio Brennand e da Iron House.

Essa iniciativa faz parte das metas de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura criada em 2021 pela marca Heineken®, que visa gerar a reflexão sobre o papel das pessoas nas cidades em que elas vivem, por meio de ações que repensam os espaços urbanos.

A mata da várzea

A parceria com o Grupo Cornélio Brennand e a Iron House reforça o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável. O Grupo foi responsável por tornar possível a existência da Mata da Várzea como ela é hoje, ao abrir mão de áreas antes destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar para permitir a regeneração natural da mata. Localizado nesse contexto, o bairro abriga uma das principais áreas regionais de preservação ambiental, que protege a biodiversidade local e oferece um espaço verde essencial para a qualidade de vida dos moradores. Além disso, destaca-se pela forte conexão com o rio Capibaribe, que há séculos influencia a dinâmica econômica e social da região.

A riqueza cultural do bairro é outro aspecto importante: tradições como o maracatu, a ciranda e outros movimentos culturais têm raízes profundas nesse território, consolidando-o como um polo de resistência e celebração da cultura popular. Além disso, o bairro abriga instituições culturais de grande destaque, como a Oficina Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, ambos de renome nacional e internacional.

Dezenove microflorestas até 2030

As microflorestas são espaços de alta densidade vegetal que prestam diversos benefícios e serviços ambientais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população com a diminuição da temperatura, o aumento da umidade do ar, a filtragem de gases tóxicos e poluição.

A primeira microfloresta implementada pela Heineken® foi no Rio de Janeiro, em 2022, como residual da ativação de Heineken no Rock in Rio, onde a maioria da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o evento, as plantas foram todas plantadas em uma área de 1.500 metros quadrados. A segunda foi plantada em 2023 na Marginal Tietê, em São Paulo. A área que recebeu a floresta é local de encontro entre o rio Tietê e Tamanduateí, tendo uma importância ambiental grande para a cidade, além de carregar um marco histórico por ser onde a cidade começou a 470 anos. Foram plantadas mais de 1.020 mudas de 96 espécies nativas do bioma Mata Atlântica. Por fim, Belo Horizonte recebeu a terceira microfloresta, com 1.105 mudas de 90 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica plantadas em um espaço de mil metros quadrados, próximo ao estádio do Mineirão e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"Um de nossos objetivos, como marca, é deixar um legado positivo por onde passamos e atuamos. Recife é um ponto extremamente acolhedor e estratégico para a Heineken®. Com a plataforma Green Your City, impulsionamos entregas de impacto positivo com sustentabilidade e fortalecemos este pilar relevante de posicionamento da nossa marca. Queremos mostrar ao mundo que é possível abordar o tema de maneira leve, aberta e envolvente", afirma Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.

Além das microflorestas, o Grupo HEINEKEN vem desenvolvendo outros projetos de restauração florestal pelo Brasil. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2007, a companhia apoiou a produção de 7 milhões de mudas nativas do bioma no Centro de Experimentos Florestais localizado em Itu-SP. 2024, a partir do recém-lançado projeto de Heineken Spin e seu pilar de agricultura regenerativa em parceria com a Rizoma, iniciou-se a implementação de uma floresta de 767 hectares, combinando áreas de restauração e a implantação de um sistema agroflorestal produtivo em 100 hectares, direcionado ao cultivo de limão orgânico.

Green Your City

Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:

  • Energia Verde*: 50% dos pontos de venda de Heineken® em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken® serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. 90% da população conectada impactada a internet anualmente pela mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.

*Energia verde = energia renovável.

O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG). Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações no site e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram

Iron HouseCom operação em Pernambuco, Bahia e São Paulo, a Iron House foi criada em 2011 e integra o portfólio de negócios do Grupo Cornélio Brennand. Sua atuação de planejamento e desenvolvimento de destinos é pautada em práticas de inovação e sustentabilidade, sempre em afinidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e na busca pela criação de ambientes urbanos harmônicos, inteligentes e integradores. Em Pernambuco, é uma das protagonistas da criação do primeiro bairro planejado do Grande Recife, o Paiva, onde desenvolveu três empreendimentos premiados e conectados com esses princípios da empresa. Para saber mais clique aquiSiga também no Instagram @somosironhouse e LinkedIn

Grupo Cornélio BrennandCom mais de 100 anos de história, o Grupo Cornélio Brennand (GCB) possui a sustentabilidade em seu DNA desde a sua fundação, trazendo como diretriz a expansão contínua das suas atividades, orientado pelos seus valores: dinamismo, excelência, integridade e inovação. Hoje atua nos setores de geração de energia através de fontes renováveis, vidros planos e desenvolvimento imobiliário, com um olhar atento às oportunidades, um forte espírito empreendedor e um compromisso constante com o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e ambiental. Para saber mais informações sobre o GCB clique aqui e acesse o site. Siga também no Instagram @somosgcb e no LinkedIn

Heineken®
Agência Lema

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