Isso me fez lembrar o Omega, um carro que veio surpreender o mercado nacional com tecnologia, até então inexistente nos modelos nacionais. Ele tinha freios ABS, vidros rentes à carroceria, o que ajudava na sua aerodinâmica, para tanto incluindo uma ligeira diferença entre as portas e corpo do carro, que muitos ao olharem achavam que se tratava de um defeito, pois parecia que as portas não se fechavam totalmente.
Dois para a entrega
Mas qual é a relação entre o Tesla, entregue na casa do comprador, sem motorista, e o Omega, 33 anos antes?
Bem, é que quem comprava um Omega, recebia o carro entregue por dois técnicos, que “ensinavam” o seu proprietário, todas as novidades que o novo carro trazia. E, caso ele não fosse encontrado em casa ou na empresa para receber os ensinamentos necessários, o veículo não era entregue.
Em razão dessa exigência do fabricante, a concessionária que fizesse a entrega desobedecendo esta regra, seria punida.
E, em uma entrega da Concessionária Regino Veículos, os seus técnicos “bateram com a cara na porta”, pois o comprador não estava em casa e a sua esposa explicou que ele era médico e que estava atendendo seus pacientes. Apesar de todos os apelos dela, que colocou os técnicos em contato com o médico pelo telefone, o carro voltou para a loja.
Muito aborrecido, o médico ligou para André Beer, seu amigo e vice-presidente do fabricante, reclamando que ele comprara o carro para fazer uma viagem de fim de semana e não tinha o carro porque não estava em casa.
Cuidadoso, André Beer explicou que o carro era cheio de novidades e que seria uma pena que ele não pudesse aproveitá-las porque não tinha recebido as instruções. E convidou seu amigo médico a visitar a fábrica, para um almoço, na semana seguinte.
Foi recebido com “pompas e circunstâncias”. Do almoço, além de André Beer, estavam à mesa o presidente da empresa, Rick Wagoner, o diretor de engenharia, Carlos Buechler e um engenheiro especialista no Omega.
Após o almoço, foram mostrar o carro ao médico, dono de um Opala Diplomata (ele teve vários). Ao conhecer todas as novidades que o Omega apresentava, o doutor. ficou surpreso e apoiou a iniciativa da fabricante, reconhecendo que seria impossível aproveitar de tudo o que o carro oferecia, sem saber das novidades que existiam nele.
*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis.
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário