Empresa desenvolveu iniciativas de devolução simplificadas de aparelhos para ampliar o engajamento dos clientes no processo de logística reversa
O Brasil enfrenta um desafio ambiental significativo como o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo e o segundo nas Américas, de acordo com o relatório "The Global E-waste Monitor", da Organização das Nações Unidas (ONU).
Diante desse cenário, a Alloha Fibra, quarta maior operadora do país em número de assinantes e extensão de fibra óptica e maior player independente do setor, vem promovendo iniciativas para tornar sua cadeia de valor mais sustentável.
“Com uma presença relevante no setor de telecomunicações, entendemos que a nossa responsabilidade vai além de conectar pessoas. Para nós, a sustentabilidade é uma oportunidade de otimizar recursos e gerar valor para a sociedade e para o negócio", explica Letícia Marins, gerente de ESG da Alloha Fibra.
Com base no conceito de Economia Circular, a companhia transformou a logística reversa em um pilar central de sua estratégia. Com isso, criou um programa que foca na recuperação de equipamentos como modems, roteadores e fontes de alimentação que não seriam mais aproveitados pelos clientes, garantindo que tenham um destino adequado, seja para reutilização, reciclagem ou descarte correto.
Para viabilizar a iniciativa, a empresa desenvolveu mecanismos para facilitar a devolução dos aparelhos com opções de entrega em lojas físicas da marca, coleta a domicílio e envio gratuito pelos Correios por meio de vouchers.
Os resultados já são expressivos. No primeiro semestre de 2025, a Alloha Fibra recolheu 197.916 equipamentos, um aumento de 72% em relação ao mesmo período de 2024. Com uma taxa de reparabilidade de 95%, a empresa recondicionou 167.070 aparelhos, um crescimento de 67% na mesma base de comparação. Graças a essa iniciativa, no mesmo período, 42% da demanda mensal por novos equipamentos já é suprida por materiais recuperados, estendendo sua vida útil e combatendo o descarte inadequado.
Reges Santos, gerente de Logística da Alloha Fibra, destaca que a iniciativa também representa uma evolução estratégica na gestão de ativos da companhia. "Ao atingir uma taxa de 95% de reparo, evitamos o descarte de toneladas de equipamentos, otimizamos nossos custos e reduzimos a dependência de novas aquisições. Suprir nossa demanda mensal com equipamentos recondicionados é a prova de que a sustentabilidade e a eficiência financeira podem e devem caminhar juntas, gerando ainda mais valor para o negócio", afirma o executivo.
Para otimizar o processo, a Alloha Fibra vem investindo em tecnologia, automatizando a comunicação com os clientes via WhatsApp e integrando plataformas de gestão (BPM e CRM). Isso permite a geração automática de vouchers de postagem e o monitoramento de cada etapa, elevando a taxa de devolução de 25% para cerca de 70%.
Essa frente se soma a outras ações, como o gerenciamento de 81,95 toneladas de resíduos em 2024, que tiveram materiais como papel, papelão e plástico destinados à reciclagem. Ainda esse ano, em sua agenda de mudanças climáticas, a Alloha conquistou o selo prata do GHG Protocol, mais alto nível de certificação concedido às empresas que atendem todos os critérios de transparência na publicação de seus inventários de carbono.
A Alloha Fibra é a quarta maior empresa em número de assinantes e extensão de fibra óptica do País e o maior player independente neste segmento. Com atuação em todas as regiões do Brasil, está presente em 864 cidades brasileiras em 22 estados, reunindo 1,7 milhão de clientes no B2B e B2C. A história da Alloha Fibra teve início em 2018, como um projeto promissor que se tornou um completo ecossistema de conectividade para pessoas e empresas. A marca Giga+ é comercializada em duas verticais: Giga+ Fibra, para o mercado consumidor, e a Giga+ Empresas, voltada ao mercado B2B. O propósito da Companhia é conectar ideias, pessoas e negócios, contribuindo para a inclusão digital e social.
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