quarta-feira, 15 de outubro de 2025

FORMULAÇÃO INTELIGENTE DESBLOQUEIA TODO O POTENCIAL DOS BIOPESTICIDAS NA AGRICULTURA

Indovinya lança soluções para enfrentar os desafios de aplicação de produtos biológicos diante da crescente demanda por proteção de cultivos sustentável

Aplicação de biopesticida. Foto: Banco de imagem | Divulgação Indovinya

O uso de biopesticidas vem ganhando espaço de forma constante como alternativa aos agroquímicos convencionais. No entanto, a adoção de insumos biológicos ainda apresenta barreiras técnicas e de aplicação. Pensando nisso, a Indovinya – divisão de especialidades químicas e surfactantes da Indorama Ventures – lança a linha SURFOM® ETHOS, desenvolvida para atender às demandas específicas de formulações biológicas, com foco em desempenho otimizado, do laboratório ao campo.

O portfólio é composto por componentes customizáveis, como surfactantes, espessantes, agentes anticongelantes e polímeros. Esses ingredientes aprimoram as propriedades físicas das formulações agrícolas, proporcionando maior estabilidade, eficácia e facilidade de uso. A versatilidade da linha SURFOM® ETHOS permite que os formuladores ajustem o desempenho das formulações conforme diferentes necessidades de aplicação, com foco em estabilidade, eficácia e integridade biológica.

Os biopesticidas são desenvolvidos a partir de organismos vivos – como bactérias, fungos e vírus – ou de produtos naturais de origem vegetal ou microbiológica. Eles ajudam a reduzir ou controlar populações de pragas.

“Essas fórmulas aproveitam microrganismos benéficos para fortalecer a saúde e a resiliência das plantas, oferecendo um caminho mais sustentável para o futuro. À medida que cresce a demanda por uma proteção de cultivos mais inteligente e natural – e com a intensificação das restrições ao uso de pesticidas sintéticos –, a adoção dos biológicos vem se acelerando”, explica Priscila Castelani, diretora de Marketing e P&D para Soluções Agrícolas da Indovinya.

Desempenho para acompanhar o crescimento e os desafios do mercado

De acordo com um estudo da CropLife Brasil, o valor global do mercado de bioinsumos pode alcançar US$ 45 bilhões nos próximos oito anos. Caso essa projeção se confirme, isso representará um crescimento anual de 13% a 14% entre este ano e 2032.

Apesar da rápida expansão, formular biopesticidas continua sendo mais desafiador do que trabalhar com pesticidas sintéticos. Questões como altos custos de produção, baixa estabilidade de armazenamento e vulnerabilidade a condições ambientais estão entre os principais obstáculos. A ciência da formulação tem papel decisivo para superar essas barreiras, garantindo compatibilidade e melhor desempenho em campo, sem comprometer a integridade biológica.

A linha SURFOM® ETHOS foi desenvolvida para atuar como uma caixa de ferramentas personalizada de formulação, integrando química, biologia e experiência de campo para atender às demandas em constante evolução do setor agroquímico e garantir resultados consistentes e robustos. Essa abordagem reflete o compromisso da empresa com uma química orientada por propósito, com soluções co-criadas junto aos clientes para resolver desafios tanto de laboratório quanto de campo.

“Combinando amplo conhecimento em ciência de formulação, microbiologia e aplicações agrícolas reais, essa plataforma oferece tecnologias sustentáveis de alto desempenho e ferramentas inovadoras”, acrescenta Priscila.

Como fornecedora de confiança do agronegócio, a Indovinya reúne uma equipe de especialistas e uma sólida infraestrutura de Pesquisa & Desenvolvimento para colaborar de perto com clientes e parceiros.

“Juntos, desenvolvemos soluções personalizadas com base em ingredientes ativos e métodos de aplicação específicos. Nossas capacidades de P&D incluem um laboratório biológico dedicado e equipamentos de aplicação avançados, incluindo uma Câmara de Pulverização, projetada para simular condições reais de campo e avaliar características de aplicação com precisão e relevância prática”, informa a executiva.

Conectando inovação à comunidade global de biocontrole

A Indovinya estará presente na ABIM 2025 (Annual Biocontrol Industry Meeting), que acontecerá de 20 a 22 de outubro no Congress Center Basel, na Suíça. No estande 188, a empresa apresentará o SURFOM® ETHOS e outras inovações desenvolvidas para atender à crescente demanda por proteção de cultivos sustentável. A equipe estará disponível para discutir estratégias personalizadas de formulação e conectar-se com profissionais do setor em busca de soluções biológicas de alto desempenho.

A Indorama Ventures Public Company Limited, listada na Tailândia (código Bloomberg IVL.TB), é uma das maiores produtoras de petroquímicos do mundo, com atuação global na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa abrange PET combinado, Indovinya, Indovida e fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de bens de consumo de movimento rápido (FMCG), agrícola, estilo de vida e automotivo, incluindo bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança. A Indorama Ventures tem cerca de 25.000 funcionários em todo o mundo e reportou uma receita de US$ 15,4 bilhões em 2024. A empresa está listada no Índice Dow Jones Best-In-Class

Indovinya
Indorama Ventures
Fundamento Grupo de Comunicação

Nenhum comentário: