quarta-feira, 5 de novembro de 2025

FÁBRICA INTELIGENTE NA AMAZÔNIA: A JORNADA DE DIGITALIZAÇÃO DA PCE COM A VOITH PAPER

OnQ.FormingSens e tecnologias digitais marcam avanço rumo à fábrica inovadora em plena Amazônia

A Voith Paper, referência global no mercado de papel e celulose, está liderando um novo capítulo na transformação digital da indústria sul-americana com a PCE – Papel, Caixas e Embalagens. Localizada em Manaus (AM), a planta é reconhecida pelo fornecimento de embalagens para o Polo Industrial da Zona Franca e, agora, avança em direção ao conceito de fábrica autônoma, tornando-se um exemplo de inovação em plena Amazônia.

A jornada de digitalização da PCE mostra como a Voith tem apoiado seus clientes em um processo completo de transformação para a Indústria 4.0. Isso envolve a automação de processos, a coleta e análise de dados em tempo real e a implementação de sistemas inteligentes que aumentam a eficiência, a sustentabilidade e a competitividade.

Um dos destaques dessa modernização é a adoção do OnQ.FormingSens, solução de instrumentação que mede em tempo real o teor seco na mesa plana. Antes, esse dado foi obtido apenas por meio de medições mensais realizadas por especialistas com equipamentos portáteis. Com os sensores instalados, a PCE agora tem acesso imediato a informações essenciais para o controle da ocupação de camadas de papel, garantindo maior precisão, estabilidade e agilidade em seus processos produtivos.

Para Mário Estravate, Diretor da PCE, a decisão estratégica de investir em digitalização abre caminho para um novo patamar de competitividade. “A visão da PCE é clara: construir uma planta altamente moderna, digital e conectada, capaz de operar com inteligência e oferecer produtos com alto padrão de qualidade”, afirma o executivo.

Segundo Wellington Santos, Gerente de Negócios Digitais para América do Sul da Voith Paper, e Carla Izidoro de Borba, Gerente de Contas da Voith Paper, o diferencial está no suporte personalizado oferecido pela empresa. "A Voith entende que cada cliente possui um ritmo próprio nessa jornada. Por isso, oferecemos desde o diagnóstico das necessidades específicas até a implementação de soluções sob medida, sempre com foco em contribuição a transformação digital da indústria papeleira", destaca.

Com essa iniciativa, a PCE dá um passo decisivo rumo à fábrica autônoma na Amazônia, consolidando-se como referência nacional em inovação industrial e inspirando outras empresas do setor a seguirem pelo mesmo caminho.

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, assuntos primários, transporte e automotivo. Fundada em 1867, uma empresa que tem actualmente cerca de 22.000 colaboradores, gerou 5,2 mil milhões de euros em vendas e operações filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que se coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.  A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor de papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecidas aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo

Voith
LVBA Comunicação

Nenhum comentário: