quarta-feira, 5 de novembro de 2025

HOSTGATOR INVESTE R$10 MILHÕES EM IA E MIRA EXPANSÃO NA AMÉRICA LATINA

Em movimento de transformação, empresa deixa de ser apenas uma hospedagem de sites e se posicionar como ecossistemas de soluções digitais

A HostGator, multinacional norte-americana de hospedagem para sites com escritório latino-americano no Brasil, passa por um momento de reestruturação fundamental. A gigante do mercado de tecnologia deixou de ser apenas uma empresa de hospedagem para se tornar uma plataforma completa de soluções digitais para pessoas e empresas. Agora, as soluções tradicionais de hospedagem de sites e presença online passam a ser a base para as soluções de Inteligência Artificial que fazem toda a configuração técnica das plataformas e vai além, criando sites em poucos minutos e realizando atividades de marketing como: criação de textos e imagens para vendas, análise de mercado, posts para redes sociais, estrutura de campanha de Facebook Ads e outras funções externas para divulgação de negócios. Foram investidos R$ 10 milhões de reais para desenvolvimento e atualização das soluções. O próximo passo é investir em ferramentas de atendimento e geração de negócios para sites e redes sociais.

Com a mudança, a empresa quer aumentar o número de clientes na América Latina — hoje são mais de 620 mil —, e aumentar significativamente o ticket médio dos contratos, que atualmente varia entre R$ 20 e R$ 30, passando a oferecer planos de entrada a R$ 60 e, futuramente, pacotes de R$ 100 a R$ 300. A estratégia combina a ampliação da base de usuários com maior participação no orçamento de cada cliente (share of wallet), em que a contrapartida da empresa é a oferta de mais valor agregado e integração de serviços.

Um exemplo deste movimento é o lançamento do agente de IA Gator, em abril de 2025, no qual os usuários passaram a ter acesso a uma ferramenta que executa tarefas organizadas diretamente no Painel do Cliente por meio de um chat conversacional com inteligência artificial, automatizando ações como registro de domínio, criação de sites e configuração de e-mails, ou que administrava em 30% os atendimentos via chat humano em média ao absorver demandas e executar ações para o usuário. A funcionalidade de e-mail gera mais de 3 mil novas caixas por mês, ultrapassando a média de 100 caixas por dia.

As funções do IA Gator foram liberadas gradativamente e a ferramenta é aprimorada constantemente. “Este avanço não é sobre tecnologia por si só; é sobre experiência do cliente: menos atrito, respostas mais rápidas e mais autonomia para quem precisa colocar seu negócio para rodar. Agora entramos na próxima fase do nosso plano: ajudar nossos clientes a crescer e realizarem suas primeiras vendas. Uma experiência AI-first, que conecta presença digital, geração de tráfego e atendimento e fechamento de negócios em canais onde eles já estão, como sites, WhatsApp e redes sociais”, explica Ricardo Melo, VP de Growth & Product na HostGator LatAm.

Além disso, lançaram em 2025 a solução “Novo Criador de Sites com IA”, que oferece formas de desenvolvimento de páginas a partir de inovação em linguagem natural (prompt), do perfil do Google Meu Negócio ou de modelos prontos com curadoria estratégica para alta conversão. A ferramenta cria um site profissional em poucos minutos e, nos primeiros 3 dias de lançamento, registrou mais de 1 mil sites criados.

“A automatização da experiência via Inteligência Artificial tem tirado o foco do atendimento humano exclusivamente técnico e manual da ferramenta, para possibilitar que a equipe esteja focada em melhorar o negócio do cliente, com orientações detalhadas ao crescimento das pessoas e empresas dentro da HostGator. A nossa ideia é tirar o cliente do zero. Quem chega até nós geralmente não tem presença digital ou experiência técnica avançada. Agora, ele só precisa descrever o que quer e nos entregar o resultado, do domínio registrado à primeira venda e geração de leads”, afirma Melo.

Há ainda uma parceria com a Oracle Cloud Infrastructure, movimento que consolida a transformação da HostGator em um ecossistema completo de criação digital com inteligência artificial, unindo desempenho e integração para negócios online. A empresa vem ampliando seu portfólio com soluções que combinam alta performance e simplicidade, como agentes de IA para criação de sites, WordPress com IA e o HostGator Studio. Com a infraestrutura local da Oracle, a HostGator pretende oferecer tecnologia de ponta e experiência de uso com ainda mais agilidade devido à proximidade com os clientes, mantendo-se na vanguarda da inovação em presença digital. Além do Brasil, os clientes têm a opção de servidores locais no México, Chile, Colômbia e EUA.

A trajetória da HostGator no Brasil e na América Latina

A HostGator faz parte do grupo internacional Bluehost, referência global em tecnologias para web e e-commerce. Presente no Brasil desde 2007, a marca norte-americana iniciou sua atuação na América Latina a partir de uma operação nacional, com foco em hospedagem de sites e atendimento técnico especializado em português.

A sede brasileira é responsável por toda a operação regional, atendendo outros nove países - México, Chile, Colômbia, Argentina, Peru, Uruguai, Equador, Bolívia e República Dominicana -, e tornou-se referência interna no grupo internacional Bluehost em aplicação artificial ao setor, influenciando projetos da matriz nos Estados Unidos e consolidando sua posição de liderança em inovação na América Latina.

A empresa iniciou sua operação no Brasil quando o mercado de hospedagem para sites ainda estava em formação, diferenciando-se pelo suporte próximo do usuário e pelos preços competitivos que levaram ao crescimento acelerado e nas consolidações do país como base estratégica para a expansão na América Latina. Ao longo dos anos, a operação brasileira incorporou serviços para atender clientes de outros mercados na América do Sul, adaptando idiomas, meios de pagamento e modelos de atendimento para cada país. Atualmente, a HostGator está presente em dez países da região, com toda a operação de suporte, marketing e produto centralizada no Brasil.

Mesmo com sede no Brasil, a HostGator tem apostado na contratação de talentos em toda a América Latina. Pessoas da Venezuela, Uruguai, Colômbia, Peru e Argentina fazem parte das equipes que atuam no dia a dia da empresa.

Em 2012, a empresa passou a integrar o portfólio do Endurance International Group, ampliando capacidade de investimento e alcance global. Em 2021, com a fusão do Endurance que originou a Newfold Digital, a HostGator ganhou acesso a um ecossistema internacional ainda mais robusto de soluções para presença online e comércio eletrônico. Em 2025, uma restrição global dividiu a Newfold em duas companhias, e a HostGator passou a comunicar oficialmente o grupo Bluehost, fortalecendo sua identidade e acelerando o desenvolvimento de produtos de inteligência artificial na operação latino-americana.

As expectativas para o mercado brasileiro são de serem propulsoras de uma presença ainda maior na América do Sul, com destaque tanto para o atendimento do mercado interno, quanto a geração de novas tecnologias para atender ao mercado global do grupo Bluehost. “Nossa unidade local tem liderado lançamentos que combinam presença online, comércio eletrônico e automação inteligente, consolidando a HostGator como referência em tecnologia e suporte digital”, afirma Ricardo Melo.

A HostGator, parte do grupo internacional Bluehost, é uma das líderes em hospedagem de sites e soluções digitais na América Latina. Com sede brasileira em Florianópolis e presença em mais países da região - como México, Chile, Colômbia, Argentina, Peru, Uruguai, Equador, Bolívia e República Dominicana -, oferece hospedagem, criadores de sites, e-commerce e ferramentas de inteligência artificial para negócios online

O Grupo Atem é um dos maiores conglomerados empresariais do setor de combustíveis e logística do Brasil, com raízes no Amazonas e uma trajetória marcada por empreendedorismo e inovação. Sua estrutura integrada abrange operações em distribuição de combustíveis, transporte fluvial e rodoviário, refino e construção naval, assegurando soluções completas de abastecimento e logística para postos parceiros, indústrias, produtores de energia e o agronegócio. O grupo se destaca pela robustez de sua operação, pela forte presença na Região Norte e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do país

HostGator
GBR Comunicação

Nenhum comentário: