Em um movimento iniciado no país, a Shell tornou-se a primeira empresa internacional de petróleo e gás a obter a licença para operar como Empresa Brasileira de Navegação (EBN) no Brasil, reforçando seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do setor energético nacional.
![]() |
| Navio Ametista Brasil conta com tripulação 100% brasileira |
Com autorização, a companhia iniciou a operação do navio tanque aliviador DP Ametista Brasil, embarque registrado no país e operado com tripulação 100% brasileira. O navio será utilizado no transporte de petróleo por cabotagem ao longo da costa brasileira, com foco em operações ligadas aos ativos do pré-sal na Bacia de Santos, ampliando a eficiência logística e operacional das atividades da Shell no país.
Após um período estruturado de treinamento e capacitação, 48 profissionais marítimos brasileiros atuam atualmente no embarque, contribuindo para a geração de recursos minerais e o fortalecimento da mão de obra local. O navio foi originalmente construído na Coreia do Sul para a empresa Knutsen NYK Offshore Tankers (KNOT) e integrou a frota afretada da Shell por cerca de oito anos. A sua incorporação à frota própria permitida à companhia atende aos requisitos regulamentares necessários para a obtenção da licença do EBN.
"A nova operação gera ganhos de eficiência e otimizações financeiras para o grupo, alinhadas às boas práticas de gestão e governança, enquanto fomentamos a geração de emprego e renda para profissionais brasileiros. Além disso, uma embarcação registrada no Brasil e com tripulação local contribui para a redução de deslocamentos logísticos recorrentes, o que resulta em menor consumo de combustível e, consequentemente, na redução das emissões associadas às operações", afirma Vinicius Mazzei, gerente Comercial da Shell Brasil.
Sobre uma concha
Desde 1913 no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Shell Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário