segunda-feira, 20 de julho de 2015

HONDA AIRCRAFT INICIA VENDAS DO HONDAJET NA AMÉRICA DO SUL.


A Honda Aircraft Company anuncia que está expandindo as vendas do HondaJet para a América do Sul. As vendas iniciarão no Brasil com o jato executivo da Honda sendo exposto pela primeira vez na LABACE 2015, Exposição e Convenção Latino Americana de Aviação Executiva, que acontece em São Paulo, de 11 a 13 de agosto.

Com o início das vendas no Brasil, a rede de distribuição do jato executivo passa a abranger 3 continentes e inclui 11 países na América do Norte, Europa e América do Sul.

“O segmento de aviação em geral tem obtido crescimento expressivo no Brasil. O País é o segundo maior mercado mundial para vendas de jatos executivos novos” diz o Presidente e CEO da Honda Aircraft, Michimasa Fujino. “Expandir as vendas para este importante mercado é parte da nossa estratégia global de vendas para o HondaJet”.

Para prestar atendimento aos clientes no Brasil, a Honda Aircraft nomeou a Líder Aviação como revendedora exclusiva, responsável por vendas, serviços e suporte técnico para o HondaJet. A empresa, sediada em Belo Horizonte (MG), é líder no segmento de aviação executiva na América Latina e está presente em 23 bases operacionais ao redor do Brasil.

“Estamos animados em lançar o HondaJet no Brasil em parceria com uma empresa que compartilha da nossa paixão em criar um novo e superior padrão para os clientes da aviação executiva”,  diz Fujino. “A Líder tem demonstrado liderança no segmento de aviação e suas bases operacionais estabelecidas fazem dela um parceiro capacitado para entregar serviços de excelência aos clientes”.

A Líder iniciou suas atividades como uma empresa de fretamento e se tornou uma das maiores empresas do segmento de aviação no mundo, atuando com vendas, manutenção, frete, gerenciamento de aeronaves, operação de helicópteros e serviços de assistência. Certificada pela Administração Federal de Aviação (FAA), a Líder conquistou a reconhecida nomeação internacional IS-BAO por seus serviços de fretamento executivo e a certificação ISO 9001 por suas atividades de assistência aeroportuária.

“A Líder e a Honda Aircraft são uma combinação natural”, diz Eduardo Vaz, Presidente e CEO da Líder Aviação. “O HondaJet incorpora tecnologias avançadas e é o jato executivo ideal para o mercado brasileiro. Com os serviços da Líder, os proprietários do HondaJet terão uma experiência excepcional em atendimento a clientes desde o primeiro dia de relacionamento. Estamos entusiasmados para representar o jato executivo mais avançado do mundo no Brasil”.

HondaJet faz primeira aparição na América do Sul na LABACE 2015


O HondaJet poderá ser visto pela primeira vez na América do Sul durante a LABACE 2015. Um exemplar do modelo de produção estará exposto durante o evento de três dias, que ocorre entre 11 e 13 de agosto. Além disso, a Honda Aircraft e a Líder promoverão um tour de demonstração como parte da apresentação do jato executivo.

O HondaJet é o jato executivo mais avançado do mundo e seu design diferenciado incorpora avançadas tecnologias e conceitos. A configuração exclusiva dos motores no topo das asas (OTWEM - Over-The-Wing Engine Mount), o fluxo natural laminar da asa e a fuselagem foram desenvolvidos a partir de extensas atividades de pesquisa. Estas inovações proporcionam uma combinação superior de velocidade, conforto e eficiência em consumo de combustível em relação a outros jatos nesta categoria.

O HondaJet voa na velocidade máxima de cruzeiro de 420 nós (483 mph) e altitude de até 43.000 pés. O jato pode levar até seis passageiros e tem alcance de 1.180 milhas náuticas (1.357 milhas) (reservas NBAA IFR).

Visite www.hondajet.com 

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Paula Boracini 
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Sobre o HondaJet: O HondaJet é o jato executivo mais avançado do mundo, com excepcionais vantagens em performance, conforto, qualidade e eficiência. O jato é o mais rápido, que voa a maior altitude, o mais silencioso e com a melhor eficiência em consumo de combustível na categoria. O HondaJet incorpora muitas inovações tecnológicas em design, incluindo a configuração exclusiva OTWEM - Over-The-Wing Engine Mount ou, em português, motores sobre o topo das asas, que melhora significativamente a performance e o consumo de combustível ao reduzir o arrasto aerodinâmico. O design OTWEM também reduz ruídos na cabine, minimiza o barulho do contato com o solo, proporciona o maior espaço interno da categoria, além do maior compartimento de bagagem e um lavatório completo a bordo. O HondaJet é equipado com dois altamente econômicos motores turbofan GE Honda HF120 e é equipado com a mais sofisticada cabine de comando em vidro da categoria, uma nova geração do Garmin® G3000 customizado pela Honda,  sistemas aviônicos totalmente em vidro compostos por 3 displays de 14 polegadas e duplos controles touch-screen. O HondaJet é a primeira aeronave comercial da Honda e corresponde à reputação da marca em performance superior, eficiência, qualidade e valor agregado.
Sobre a Honda Aircraft: A Honda Aircraft é uma subsidiária da American Honda Motor Co., Inc. Fundada em 2006, a empresa tem em sua história mais de 20 anos de pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias em aviação. Na sede da empresa, na Carolina do Norte, os colaboradores trabalham em um campus com mais de 182.000 m2 de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de última geração, estruturas de produção, administração e atendimento a clientes para desenvolver, produzir, vender e prestar assistência ao HondaJet e revendedores. O espírito de desafio sobre o qual Soichiro Honda fundou a Honda Motors continua vivo hoje na Honda Aircraft, empresa que cumpre um dos antigos sonhos da Honda de promover a mobilidade humana em direção ao céu. 
Sobre o grupo Honda no Brasil - Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a produção de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Mais informações no www.honda.com.br

domingo, 19 de julho de 2015

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

ESCRACHO, TEU NOME AGORA É BRASIL.

Digam-me: há palavra melhor para definir o que está acontecendo nesse país para tudo quanto é lado que se olha? Temo que não. Escracho, em todos os seus mais variados sentidos. Um escracho. Um escracha o outro. Nós escrachamos todos. O juiz escracha uns. Os políticos se escracham entre si. O ex escracha a atual. Eu escracho certas pessoas, de um lado, junto de vocês, que também escracham outros e outros; quando não os mesmos, que todos estão se esculachando felizes da vida. Virou Babel.

Na boa, isso aqui virou uma esculhambação total. Que até teria um lado divertido se nós também não estivéssemos sendo grandes vítimas desse processo todo. Volto a pensar se não é alguma coisa que estão pondo na água, tão desmedida e pouco produtiva está essa já muito vergonhosa esculhambação geral que assola o Brasil, e que ultrapassa em muito o antigo Febeapá - o festival de besteiras. 

Desde muito criança tinha na Dercy Gonçalves, a Rainha do Escracho com faixa e tudo, e a quem se associa imediatamente a palavra, uma ídola. Imaginava até na minha cacholinha que ela bem que podia ser minha parente. Adorava vê-la fazendo aquelas caras de esgares, a boca de caçapa, da qual vertiam impropérios e impropérios. Adorava, não. Adoro ainda, porque a cada dia que passa ela está mais atual, embora tenha morrido há exatos 7 anos, completados agora neste 19 de julho. Na época, assistia a ela onde aparecia, na tevê; enchi e bati pé para que me levassem ao teatro para vê-la e, já jornalista, sempre que podia tentava ouvi-la sobre algum acontecimento. 

Imaginam o que ela diria se estivesse acompanhando o atual momento político nacional? Bippi, xxx, bi,bi,biiii, asteriscos - certamente tudo seria impublicável, tantos falsos moralistas estamos criando sobre este chão e que ela apontaria satisfeita. O engraçado é que sei que ela era até meio reacionária depois de tudo o que passou para se firmar na vida artística, mas imagino o que diria agora ouvindo os discursos da presidente, a falação (ah, aqui ela trocaria uma letra, certamente) das CPIs que a cada dia mais parecem espetáculos burlescos de um cabaré viciado, vendo os cabelos asas de graúna tentando se explicar se roubaram mas não sabiam. Depois de tanta luta pelo respeito à mulher artista, queria saber o que ela pensaria da glamorização absurda da prostituição. Dos pitacos religiosos de plantão. Da gargalhada que soltaria acompanhando os passos da oposição. Ou o topete do prefeito modernudo que se acha o coco da cocada (aqui, ela poria um acento, ah, poria sim). 

Imagino-a falando a palavra impeachment de todas as formas, menos a normal, e terminando com um sonoro palavrão e gargalhada sempre. Achei um relato, achei sim, de um centro espírita, onde ela teria "baixado" e os médiuns a repreenderam por todos esses palavrões ditos durante toda a sua vida, e até sobre os oito abortos que sempre admitiu ter feito. Não acreditei que esse espírito era ela mesmo, não xingou ninguém nesta sessão! Acho que a gente quando morre leva pro espírito o que temos de melhor. 

Pena que Dercy não tenha vivido esses 108 anos completos; só 101. Embora antes de morrer já tenha visto o país começar a virar uma curva esquisita, não imaginaria como tanta coisa se degringolaria e tornaria difícil até diferenciar o ético, o saudável, o progresso quase forçado dos costumes. Veria sendo mantidos os destratos, o racismo, a homofobia, a violência contra a mulher, esse gênero que sempre tem alguém controlando o que faz com a vagina, seus buracos, diria Dercy. "A perereca da vizinha tá presa na gaiola! Xô, perereca! Xô, perereca!"

"Represento exatamente o escracho do Brasil", disse certa vez, completando: "Eu posso ser escrachada, mas não sou bandalha". Não era mesmo, Dercy. Bandalha é essa gente que está comandando cadeiras importantes de vários poderes. 

E escracho é o que estão fazendo primeiro para perguntar depois - polícia escracha; imprensa escracha. A gente escracha, mostra o quão desmoralizados são, não usamos mais nem meias palavras para nos referir até às pessoas às quais deveríamos guardar certo pudor, certo respeito. Mas elas próprias também se escracham, e acabam desmascaradas em seus atos. Provocam nosso escrachamento.

Escracho aqui é tão escracho e tem tanto que perde até um de seus sentidos, o político, aquele de ser o protesto que se faz diante da casa de quem desrespeita os direitos humanos. 

Afinal, é ou não é um escracho esse mundo estar dividido em partes? PT e os outros. O PT também estar em polvorosa, o PT puro e o sujo? As debandadas sem ideologia para viver. A oposição apoiar o Eduardo Cunha que é uma síntese do atraso? Cada um correndo para um lado? O país à deriva? O ordenamento jurídico sendo estilhaçado numa primeira instância; juiz endeusado e promovido a herói? 

Em cima desse palco tem muita gente, e o assoalho não está firme. Tem ator querendo matar outro para pegar o papel. Nem tudo se pode falar. Nas coxias tem gente sabotando até a comida do camarim. E isso não é uma comédia. Está mais para ópera bufa. 

Falta uma Dercy para falar umas poucas e boas - definitivas - ela sim, escracharia de verdade tudo isso, com seu palavrório picante.

São Paulo, 2015.






Marli Gonçalves é jornalista - As pessoas que falavam as verdades na lata, com linguagem pro povo entender, sem rodeios, nos deixam e não estão sendo substituídas. Dá saudades. Da Dercy, de Adoniran, de Cazuza. Esses tantos que merecem ser lembrados, porque nos ajudariam agora pelo menos a escrachar mais bonito.
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter.

RALLY TRANSCATARINA BATE RECORDE DE INSCRITOS E NOVAMENTE SUPERA AS EXPECTATIVAS DOS COMPETIDORES.

Terminou neste sábado, 18, a sétima edição do Rally Transcatarina. O terceiro e último dia da competição surpreendeu com o sol que raiou, a diversidade de terreno e a lama depois de dias de muita chuva. A chegada dos off-roaders foi na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul.


Depois de alguns dias com céu nublado e chuva, finalmente, neste sábado, o sol apareceu na região Norte de Santa Catarina e amenizou o frio... Frio este que os participantes do 7º Rally Transcatarina não sentiram desde que largaram de Fraiburgo, no dia 16, dada as elevadas doses de emoções e adrenalina que eles sentiram na busca pelo pódio da competição. O roteiro passou por Timbó Grande, Canoinhas, Major Vieira e Rio Negrinho, de onde partiram rumo a Corupá para a grande chegada em Jaraguá do Sul, SC. No total foram percorridos 830 quilômetros, entre trechos cronometrados e deslocamentos. 

A etapa derradeira teve 180 quilômetros - com 110 quilômetros navegados - concluídos em sete horas. Pela manhã, a prova passou por plantações de eucalipto, em meio a estradões que apresentaram um pouco de cascalho, terreno liso e travessias de rios. No período da tarde, o rali adentrou propriedades particulares de cultivo de bananas.

Em uma pista montada no Seminário de Corupá, o chão molhado fez com que os veículos patinassem, exigindo braço dos pilotos. Por fim, um circuito de terra de 2 quilômetros no Ginásio Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, deu o toque final do Rally Transcatarina com terreno firme, que levantou poeira. 

Uma novidade de 2015 foi que a SC Racing criou a categoria "Amigos do Rally", com etapa somente neste sábado, ou seja, prova única. Esse grupo foi criado especialmente para aqueles não puderam participar dos três dias de competição. Somados as duplas desta nova categoria, o Rally Transcatarina bateu recorde de inscritos, totalizando 190 duplas, vindas de dez Estado do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Os imbatíveis de sábado 

Uma etapa decisiva para quem estava na briga pelo título; era vencer ou vencer! Porém, como administrar um resultado em três dias de certame cujo terreno (escorregadio) foi uma verdadeira loteria? Para algumas duplas isso foi possível.

E, em uma disputa insana pelo primeiro lugar do terceiro e último dia do Rally Transcatarina, Rone Branco e Enedir da Silva Júnior (foto) foram os vitoriosos. Eles foram seguidos por Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowski, e Acyr Hideki e Renan Medeiros, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Na Graduados, Flávio Trento e Alberto Minski (foto) foram os mais habilidosos e por isso subiram no topo do pódio. Logo atrás, Denis Lutke e Márcio Pilz, em segundo lugar, e Victor Pudell e Caio Boscollo, em terceiro.

Pela Turismo, os vencedores do dia foram Alan Gratt e Michael Masson (foto). Na segunda colocação ficaram André Pereira e Marcelo Detoni, e em terceiro, Leonardo Falcade e Davi Dal Bosco.

Na Jeep, os primeiros colocados foram Kassiano Kerber e Francisco Sette (foto), com Aroldo Nery e Fabio Zagonel em segundo lugar, e Guilherme Melere e Felipe Fuenteria, em terceiro. 

E na estreia da categoria Amigos do Rali, os vencedores foram Fábio Torcato e Robson Roloff (foto). Na segunda posição vieram Robson Batista e Wilson Batista, com Cristiano Silva e Fabio Bilhalva, em terceiro. 

Todo o esforço valeu a pena 

Ninguém disse que seria fácil, mas todos acreditaram que seria possível encarar a todas as adversidades do roteiro, que receberam um incremento especial das chuvas... E que incremento! Este que rendeu muito barro, poças d'água e carros deslizando por um "chão de sabão".

A diversidade de terrenos - com predominância de lama -, exigiu força nos braços dos pilotos e agilidade de raciocínio dos navegadores, entretanto, o entrosamento da dupla e o conhecimento do comportamento/limites do veículo foram indispensáveis para aqueles que conquistaram a maior pontuação no ranking geral do maior rali de regularidade do País. 

Puderam olhar para trás e saudar todos os esforços despendidos para conquistar o título do Rally Transcatarina, a dupla Rone Branco e Enedir Silva Júnior, pela categoria Máster. "Tivemos um problema no pneu neste último dia e isso nos fez desacreditar na vitória. Alcançar esse título é uma sensação muito especial", disse Rone. Os vice-campeões foram Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowski, seguidos por Acyr Hideki e Renan Medeiros.

Na Graduado, o grito de vitória foi dado por Júlio César Bonotto e Deividi Nardi. 
"Agradeço ao meu navegador e, principalmente, a nossa equipe de apoio que nos motivou a todo o instante e torceu muito por nós", comemorou Bonotto. Eles ficaram a frente de Victor Pudell e Caio Boscollo, e Denis Lutke e Márcio Pilz, que ocuparam a segunda e terceira colocação, respectivamente. 

Orli Katzer e Gustavo Katzer conquistaram o primeiro lugar da Turismo. "Foi um resultado inesperado para nós. Tivemos algumas dificuldades que nos fizeram desacreditar que venceríamos. Foi uma grande surpresa e estamos felizes demais por isso", declarou Gustado. Em segundo lugar ficaram Alan Gratt e Michael Masson, e em terceiro, Renato de Almeida e André Lenger. 

Para encerrar, os vencedores da Jeep foram Kassiano Kerber e Francisco Sette. "Esse é o nosso segundo ano, e infelizmente, no outro nada deu certo para nós. Mas agora, mais do que chegar a final, conquistamos a vitória e esse sentimento não tem explicação", falou Sette. Eles foram seguidos por Aroldo Nery e Fábio Zagonel, e Guilherme Melere e Felipe Fuentefria, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

E ano que vem tem mais 

As inscrições para o Rally Transcatarina 2016 já estão abertas pelo site www.transcatarina.com.br


Classificação - terceiro dia do 7º Rally Transcatarina
Resultado completo em www.transcatarina.com.br 

Categoria Máster

1° Rone Branco e Enedir Silva, 77 pontos
2° Flávio Kath e Rafain Walendowski, 73 pontos
3° Acyr Hideki e Renan Medeiros, 64 pontos
4° Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, 62 pontos
5° Elvis Bonatti e Carlos Brandenburgo, 60 pontos

Categoria Graduado

1° Flávio Trento e Alberto Minski, 69 pontos
2° Denis Lutke e Márcio Pilz, 67 pontos
3° Victor Pudell e Caio Boscollo, 66 pontos
4° Júlio César Bonotto e Deividi Nardi, 64 pontos
5° Rafael Cardoso e Marcelo Ritter, 59 pontos

Categoria Turismo

1° Alan Gratt e Michael Masson, 71 pontos
2° André Pereira e Marcelo Detoni, 64 pontos
3° Leonardo Falcade e Davi Dal Bosco, 62 pontos
4° Orli Katzer e Gustavo Katzer, 60 pontos
5° Luís Redlich e Marco Redlich, 58 pontos

Categoria Jeep

1º Kassiano Kerber e Francisco Sette, 77 pontos
2º Aroldo Nery e Fabio Zagonel, 75 pontos
3º Guilherme Melere e Felipe Fuenteria, 50 pontos

Categoria Amigos do Rally

1º Fabio Torcato e Robson Roloff, 73 pontos
2º Robson Batista e Wilson Batista, 73 pontos
3º Cristiano Silva e Fabio Bilhalva, 69 pontos
4ºLeonardo Menarim e Adriana Micheli, 67 pontos
5º Rui Schmitz e Verner Froehlich, 66 pontos

Classificação Geral do 7º Rally Transcatarina
Resultado completo em www.transcatarina.com.br 

Categoria Máster

1° Rone Branco e Enedir Silva Júnior, 175 pontos
2° Flávio Kath e Rafain Walendowski, 175 pontos
3° Acyr Hideki e Renan Medeiros, 155 pontos
4° Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, 155 pontos
5° Elvis Bonatti e Carlos Brandenburgo, 147 pontos

Categoria Graduado

1° Júlio César Bonotto e Deividi Nardi, 161 pontos
2° Victor Pudell e Caio Boscollo, 151 pontos
3° Denis Lutke e Márcio Pilz, 143 pontos
4° Ednilso Borguezani e Joel Kravtchenko, 133 pontos
5° Raniero Laghi e Volnei da Silva, 131 pontos

Categoria Turismo

1° Orli Katzer e Gustavo Katzer, 154 pontos
2° Alan Gratt e Michael Masson, 154 pontos
3° Renato de Almeida e André Lenger, 145 pontos
4° Luís Redlich e Marco Redlich, 140 pontos
5° Sérgio Ricci e Augusto Zimmerman, 137 pontos

Categoria Jeep

1° Kassiano Kerber e Francisco Sette, 183 pontos
2° Aroldo Nery e Fábio Zagonel, 183 pontos
3° Guilherme Melere e Felipe Fuentefria, 163 pontos
4° Francisco Gommersbach e Lucas Gommersbach, 140 pontos

O Rally Transcatarina tem patrocínio de TranspoTech Soluções em Movimentação, Santur, Petrobras e Hotel Renar. Apoio Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, Gatos & Atos, RH Brasil Recursos Humanos, GBach Implementos, Semp Toshiba, Link-Belt Excavator, Posto Maçã, Still, Grafimax - Indústria Gráfica, Ativa Comunicação, Temasa - Indústria de Móveis, RFX Vipal e Unifique. Realização: SC Racing. Supervisão: CBA e FAUESC.

Fotos: Duda Bairros, Ney Evangelista, Gustavo Epifanio e Doni Castilho.

Liberdade de Ideias 
Isis Moretti 
isis@liberdadedeideias.com.br
(11) 2376-3776

sábado, 18 de julho de 2015

MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

TESTES COM DUMMIES VIRTUAIS ANALISAM REAÇÃO HUMANA ANTES MESMO DO ACIDENTE.


A condução de um veículo requer muita responsabilidade por parte do motorista. Mas algumas vezes é inevitável o acontecimento de um acidente. Se você é o motorista, é bem provável que você pise no pedal do freio e busque mover a direção para tentar livrar um acidente maior.

Agora, se você estiver no papel do passageiro, vendo que em instantes um acidente vai acontecer, com certeza, você vai buscar uma melhor posição para diminuir os efeitos do impacto.

É aí que entra a tecnologia. Os bonecos utilizados normalmente num crash test de um veículo são denominados “Dummies”.

Eles servem principalmente para a análise dos efeitos físicos que o motorista, passageiros e até mesmo pedestres pode sofrer quando de um acidente real com o veículo avaliado.

O que vai variar muitas vezes nas sequelas para os envolvidos num acidente pode ser o comportamento, ou seja, a postura, considerando que o corpo estava relaxado ou então apoiado, tenso, e como será sua reação.

Buscando entender melhor esse comportamento, a Toyota produziu um novo software para o seu THUMS - modelagem humana virtual que replica esses tipos de reações antes da colisão.

A mais recente versão adiciona um recurso de modelagem muscular que pode simular a atitude corporal de diferentes ocupantes do veículo, de descontraído para preparados, permitindo a análise computacional mais detalhada das colisões e ferimentos que podem ser causados, ou mesmo, evitados.

Dessa forma, a nova versão permite controlar as alterações antes de um impacto vir a acontecer, resultando na análise de desempenho dos cintos de segurança, airbags e outros equipamentos de segurança, que podem ser estudada com mais precisão, bem como sistemas de pré-colisão mais avançada.

A inteligência adquirida vai ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias de segurança que podem proporcionar uma melhor proteção dos ocupantes.

THUMS versão 5 já foi adotado por dezenas de empresas, incluindo veículos e peças de fabricantes, e está a contribuir para a investigação de segurança do veículo em todo o mundo.

THUMS – Simulador de muitas características de diferentes partes do corpo humano, desde sua forma global para os ossos e a pele, permite a análise detalhada do tipo de lesões que podem ocorrer em uma colisão do veículo, tais como fraturas e ligamentos rompidos.

A Toyota iniciou o desenvolvimento do THUMS em 1997, trabalhando com a Toyota Central R & D Labs. A primeira versão surgiu em 2002, seguida pela versão 2 em 2004, que acrescentou rosto e ossos para o modelo; a versão 3 em 2006, com um modelo de cérebro preciso; e a versão 4, em 2010, que ganhou a modelagem detalhada de órgãos internos.



Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br.

** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

BRASILEIRO DE JET SKI.

A abertura do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski será realizada nos dias 15 e 16 de agosto, na Represa de Furnas, em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais.


Os melhores pilotos do país e convidados internacionais participarão da competição, que promete disputas acirradas. Além do título nacional, também estão em jogo vagas para o Campeonato Mundial, que será realizado de 3 a 11 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).  A definição dos qualificados acontecerá ao término de todas as etapas programadas no Brasileiro até o início do Mundial.

Luiz Marcelo Teixeira (Pardal), presidente da Associação Brasileira de Jet Ski – BJSA, organizadora da competição, destaca a abertura do mais tradicional campeonato da modalidade no país, no Sul de Minas Gerais. “Estamos abrindo o Campeonato Brasileiro e a temporada 2015 em Boa Esperança, cidade que adotou o jet ski e a Prefeitura em conjunto com a BJSA não mediu esforços para esta realização, apesar dos problemas financeiros que o País atravessa. Podemos considerar a capital da modalidade. O evento na Represa de Furnas, reúne milhares de pessoas anualmente. São 28 anos consecutivos que realizamos o Brasileiro, sendo que nos últimos 18 Boa Esperança recebe pelo menos uma etapa. Sem dúvida será mais um grande espetáculo”.

De acordo com o dirigente, os pilotos já vivem a expectativa desta abertura do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski, que normalmente começa no primeiro semestre, entretanto, este ano será aberto em agosto. “Tenho mantido contato com os pilotos, que intensificaram os treinamentos, desde a confirmação da data e prometem um show de velocidade, para brindar o grande público de Boa Esperança e região que sempre prestigia o evento”, acrescentou Pardal.

A movimentação nos dois dias começará às 10 horas. O público terá toda a infra-estrutura necessária, com arquibancadas, área de alimentação, banheiros. Também serão instaladas secretaria, área de boxes.

De acordo com Pardal, estão sendo esperados para as disputas do Brasileiro 2015, pilotos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, além de convidados do Paraguai, Uruguai e Bolívia.

As categorias em disputas no 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski são as seguintes: Ski GP Aspirado e Turbo, Runabout Estreante Stock Aspirado e Turbo, Runabout Novato Stock Aspirado e Turbo, Runabout Limited Aspirado e Turbo, Runabout GP Aspirado e Turbo, Super Course Limited Aspirado e Turbo Super Course GP Aspirado e Turbo, Freestyle Amador e Profissional, e ainda a nova categoria Vintage e a prova de Slalom.

A primeira etapa do 28º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI GRAND PRIX 2014 - Classificatória para o Mundial de 2015 é uma realização da BJSA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI, com homologação da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPORTS BOATING ASSOCIATION. Produção - CPM7 FULL PROMOTION. Patrocínio – PREFEITURA DE BOA ESPERANÇA, CÂMARA MUNICIPAL e GOVERNO DE MINAS GERAIS.  Apoio: SPETO IMPORT, SAFE WAVE, YAMAHA DO BRASIL, GLOBOJET, RADICAL PEÇAS, NATURAL RACING, Site BOMBARCO, REVISTA BOAT SHOPPING, www.photojetski.com.br, FULLPOWER ENERGY, TOALHAS SÃO CARLOS, FLY X, COPTERCAM. O evento conta com a supervisão da MARINHA DO BRASIL e CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, além da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e Guarda Municipal de Boa Esperança.

Maiores informações no site www.bjsa.com.br e  www.photojetski.com.br

ROF 
Renato Fabretti 
rfabreti@terra.com.br
(35) 3534-2003

sexta-feira, 17 de julho de 2015

PEUGEOT 2008 APRESENTA O MELHOR ÍNDICE DE REPARABILIDADE.

O novo crossover da Peugeot obteve o melhor resultado entre os utilitários compactos em teste que aponta o índice de reparabilidade de veículos nacionais e importados, promovido pelo CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária.



Peugeot 2008, lançado em maio no mercado brasileiro, foi indicado pelo CESVI Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária, como o SUV compacto de menor tempo e o mais baixo custo de reparo entre os modelos da mesma categoria comercializados no país, de acordo com testes realizados pela entidade de pesquisa dedicada ao estudo da reparação automotiva.

Os dados integram o índice CAR Group, que classifica veículos de uma mesma categoria a partir da realização de testes de impacto dianteiro e traseiro. O Peugeot 2008, com nota 28, ficou 14 pontos à frente do segundo colocado. De acordo com o CESVI Brasil, a tendência é que os veículos com melhor classificação no ranking também tenham valores de seguro mais vantajosos, já que o custo do reparo é utilizado como base para a tarifação de preços pelas seguradoras.

Após efetuar os devidos reparos e uma análise individual das peças envolvidas, o órgão indica os resultados por meio de uma escala, que vai de 10 a 60: quanto melhor a reparabilidade, menor será o número do grupo de classificação do veículo.

Esse resultado reforça a ótima relação de custo x benefício que acompanha o crossover da Marca. Além do estilo inconfundível, ampla lista de equipamentos de série, dirigibilidade de alto nível e generosidade tecnológica, o modelo se beneficia de um pacote de serviços de pós-venda extremamente competitivo.

Benefícios do Peugeot 2008 


- Três anos de garantia total.

- Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

- Pacotes de peças e serviços com preços fixados e mão de obra inclusa: o cliente irá pagar exatamente o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país.

- Revisões com preços fixos: os modelos equipados com motor 1.6 16V Flex apresentam o custo de R$ 372 para a revisão dos 10 mil km, R$ 600 para os 20 mil km, R$ 372 para os 30 mil, R$ 916 para os 40 mil, R$ 616 para os 50 mil e R$ 600 para a revisão de 60 mil km.

Já a manutenção da versão equipada com o motor THP Flex fica em R$ 426 para a revisão dos 10 mil km, R$ 704 para os 20 mil km, R$ 426 para os 30 mil, R$ 992 para os 40 mil, R$ 426 para os 50 mil e R$ 704 para a revisão de 60 mil km.

Peugeot do Brasil
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Assessoria de Imprensa
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LINHA DE ÁUDIO 2015 DA PÓSITRON SEGUE NOVO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE.

Mais próxima das demandas do mercado, a Pósitron incluiu conexão Bluetooth® em todos os modelos de som, conforme exigência dos consumidores.

Modelo SP6720 com TV digital.

A Pósitron, uma das principais fabricantes de som automotivo, apresenta ao mercado sua linha de áudio 2015, a primeira feita de acordo com os novos conceitos de qualidade e segurança da marca. Chamada de 3P, a reestruturação engloba todos os processos da companhia: desenvolvimento, produção e distribuição dos produtos.   

Um dos objetivos do posicionamento é aproximar a empresa, ainda mais, das demandas do mercado. Por isso, todos os modelos 2015 contam com a conexão Bluetooth®, a tecnologia mais exigida pelos consumidores. 

“Os dispositivos são os primeiros enquadrados no 3P (Projeto, Produção, Pósitron), conceito que aperfeiçoa todos os nossos processos fundamentais, que se iniciam com o desenvolvimento dos produtos e terminam no cliente final. Nossa missão é entregar cada vez mais qualidade e tecnologia”, afirma Nelson Godoy, gerente de Varejo da Pósitron. 

Projeto


Buscando oferecer sempre produtos de ponta, a Pósitron passa acompanhar mais de perto todo o processo de desenvolvimento dos sons automotivos. Desde a criação dos equipamentos na engenharia, até a aplicação das tecnologias mais avançadas, que acompanham as tendências e demandas do mercado.

Produção


Para suprir as exigências da etapa de projetos, a empresa tem reestruturado, com novos aportes, sua linha de produção, que também passa a ter controles de teste cada vez mais rígidos. Atualmente, a planta de Manaus, onde todos os equipamentos são fabricados, tem capacidade para entregar 4,2 milhões produtos por ano. 

Pósitron

Além do acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento, a marca aposta no trabalho forte nos pontos de venda, realizando diversas campanhas, ações de marketing e relações públicas com todos os seus públicos. A companhia conta, ainda, com uma grande equipe de promotores, que atendem todas as regiões do País, dando suporte no momento da compra e no pós-venda.

“Seguindo esse novo conceito, estamos mais próximos das demandas do mercado e, baseados nelas, criamos a nova linha de áudio 2015, que atende à principal necessidade dos consumidores, a conexão Bluetooth®. Todos os modelos contam agora com essa tecnologia, que oferece mais conforto, segurança e comodidade aos motoristas”, explica Nelson Godoy.

Conforto, Segurança e Comodidade


Por meio da tecnologia Bluetooth®, os usuários têm acesso rápido aos conteúdos do celular como músicas e agenda de contatos. Os equipamentos permitem realizar e atender chamadas telefônicas pelo viva-voz, além da reprodução de músicas armazenadas no dispositivo móvel, sem a necessidade de utilizar cabos. 

“A Pósitron se destaca cada vez mais no mercado por desenvolver tecnologias que buscam melhorias constantes para segurança e conforto dos nossos clientes. Investir em novos conceitos e atender a demanda de nossos consumidores é essencial para continuarmos crescendo”, acrescenta Godoy.

O segmento de som automotivo representa um quarto do faturamento da companhia, que em 2014 totalizou 500 milhões de reais, e 15% de market share. “A Pósitron investe em média R$ 30 milhões por ano em todos os seus projetos, valor que vem sendo aplicado nos últimos 3 anos”.

Tendências


A tendência é que, cada vez mais, os itens utilizados no dia a dia conectem-se entre si e, principalmente, à internet. Uma tecnologia em evidência no mercado, e que será aplicada em novos modelos da companhia, é o “mirror link”. Com ele, o equipamento de som espelha todo o conteúdo do celular ao veículo: navegação, aplicativos, músicas, entre outros, são “refletidos” no aparelho de áudio do automóvel.

Outra vertente que está sendo trabalhada na linha de sons da Pósitron são os aplicativos da Apple e Google, que já compartilham com as montadoras seus sistemas operacionais automotivos, respectivamente chamados de “CarPlay” e “Android Auto”. Eles permitem a conexão IOS e Android ao veículo, dando acesso, inclusive, aos comandos de voz, como a “Siri” e “Google Now”, permitindo que controlem algumas funções do carro.

Principais características dos novos equipamentos

Modelos de 3” a 7”
Conexão Bluetooth®
Função Hands Free
Audio Streaming
Phone Book
Entrada USB
Garantia de dois anos

PST Electronics


Detentora da marca Pósitron, é líder em segurança automotiva, uma das principais fabricantes de som automotivo e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica. Os diferenciais tecnológicos e a qualidade de seus produtos fizeram a empresa conquistar a liderança do mercado, posição que detém há mais de 15 anos. 

Além disso, a companhia é uma das principais fornecedoras de equipamentos genuínos para as montadoras de veículos na América Latina. Conhecida pela sua ampla gama de produtos e serviços, a empresa desenvolve rastreadores, bloqueadores e alarmes para automóveis, motocicletas e caminhões, som automotivo, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, painéis de instrumentos, além de alarmes e monitoramento residencial. 

Atualmente, a empresa possui plantas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e uma filial em Buenos Aires, na Argentina. 

Desde 1997, a PST Electronics tem como sócio o grupo norte-americano Stoneridge, com presença na Europa, Ásia e Américas.

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WEEKEND 2016 CHEGA AO MERCADO MAIS COMPETITIVA.

Sucesso da Fiat, o Weekend, chega com sua linha 2016 trazendo, além dos seus principais atributos como qualidade, conforto interno, excelente porta-malas‎ e motores que garantem potência e economia,  mais competitividade para suas versões e novos conteúdos para a top da gama, a versão Adventure.


‎Ainda mais completa, o Weekend Adventure, a versão mais desejada pelo consumidor, ganha itens que aumentam o conforto, a segurança e a tecnologia.

Agora a versão Adventure 2016 traz maçanetas na cor do veículo que garantem um visual mais atraente. ‎Também chega de série com apoia-braço para motorista e vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, oferecendo assim mais conforto e segurança a bordo. Outra importante novidade de série da linha 2016 é o sensor de estacionamento, um conteúdo que facilita em muito as manobras. 


E para completar, está versão ganha ainda de série mais tecnologia com o Rádio Connect integrado ao painel,  que reproduz CD's, MP3/WMA, entradas auxiliar e USB, além dos comandos de voz Bluetooth, proporcionando ainda mais segurança ao usuário.

A versão Adventure além de mais completa traz um grande benefício para o bolso do consumidor: com todos esses conteúdos a versão era comercializada por R$ 63.472,00, sendo que a partir da versão 2016 com os novos itens de série, o Weekend Adventure 2016 será ofertado por R$ 62.320,00. Essa novidade gera um custo beneficio acima de 45% se compararmos a soma dos preços dos itens como opcionais, ou seja, uma vantagem acima de R$ 1.000,00 a menos na hora da compra.

Todas as versões do Weekend 2016 também recebem a nova cor Vermelho Oppulence, mais uma opção que se junta a já extensa lista de cores do modelo‎.


Preços das versões do Weekend 2016:
Attractive 1.4 Flex - R$ 49.150
Trekking 1.6 Flex - R$ 51.350
Adventure 1.8 Flex - R$ 62.320

‎A gama de acessórios Mopar completa a lista de conteúdos da Weekend 2016. São 77 itens que vão de tapetes, barras transversais, porta bicicletas até Central Multimídia que oferece itens como GPS, DVD players, câmera de ré, entre outras funções.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

PARAR 2015.

O Instituto PARAR promoveu nesta semana o lançamento da terceira edição da Conferência Global PARAR 2015, o maior evento sobre frotas leves da América Latina.

A apresentação aconteceu na quarta-feira (15), no Lounge da Audi, na capital paulista, e revelou em primeira mão toda a programação da Conferência, que será realizada em novembro e contará com a presença de importantes especialistas em segurança e do setor automotivo, nacionais e internacionais.

Para anunciar o lançamento, o Instituto PARAR convidou o piloto Cesar Urnhani, executivos dos principais players automotivos e representantes do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), que apoiam a causa da entidade: levar aos gestores as principais ferramentas, tendências e discussões para a estruturação de frotas mais seguras e eficientes.

“O maior objetivo das conferências globais é mostrar o que existe de mais atual em gestão de frotas e cultura de segurança no trânsito, trazendo para a discussão personalidades e os maiores especialistas do mundo”, explica Flávio Tavares, diretor do Instituto. “Atualmente, o trânsito brasileiro é o terceiro que mais faz vítimas no mundo. Nosso papel é dizer às empresas que elas também são responsáveis pela melhoria deste cenário.”

Conquistas do PARAR


A segunda edição da Conferência Global PARAR, que ocorreu em 11 e 12 de novembro de 2014, contou com mais de 350 participantes e esteve recheada de palestrantes e figuras de renome do segmento, como Alejandro Furas – diretor Técnico da Global NCAP, órgão da Federação Internacional do Automóvel; Joe LaRosa – vice-presidente da Associação Norte-Americana de Gestores de Frotas (NAFA); Tom Johnson – fundador do Prêmio “100 Best Fleets” nos EUA; Nicolas Crescent – principal executivo de Vendas Internacionais da ALD International;  e Fred Madeira – diretor Comercial da WEX, importante gestora de frotas dos EUA.

Após o evento, muitas empresas se comprometeram com a criação de cultura de segurança em suas frotas. A Ambev, por exemplo, constituiu um departamento específico para cuidar dos seus mais de 3.000 veículos, alcançando reduções importantes em acidentes. A IBM, atenta à palestra da NCAP, decidiu adquirir somente carros que fossem cinco estrelas pelos critérios de avaliação do órgão. Recentemente, fecharam mais de 1.000 veículos com a classificação máxima para sua frota.

Com a visibilidade alcançada, o PARAR foi convidado a conduzir uma delegação para os Estados Unidos, com o intuito de formalizar um intercâmbio com a NAFA. Mais de 20 executivos do setor automotivo acompanharam a delegação, que realizou diversas reuniões com os principais representantes norte-americanos do setor. Na ocasião, o instituto recebeu sua primeira premiação internacional: reconhecido por sua causa humanitária, conquistou o prêmio Windell Mitchell, um dos mais importantes do segmento.

Além do mais, recebeu um convite NCAP para se tornar um dos parceiros estratégicos no Brasil, para disseminar o tema segurança automotiva nas corporações.

“Com a crescente força, estamos reunindo assinaturas dos maiores frotistas brasileiros, em um tratado nacional de compromisso das empresas com a disseminação da cultura de segurança e valor à vida em suas organizações. Este documento será entregue no evento da ONU, que ocorrerá em novembro em Brasília”, revela Tavares. “Neste ano, o evento estará ainda maior, com muito mais personalidades brasileiras do setor, entidades e órgãos de governos para embasar os debates. Será o maior e mais importante encontro que já fizemos”, destaca.

Sobre o Instituto PARAR


O Instituto PARAR foi criado para aquecer as discussões sobre as tendências e as boas práticas para uma gestão eficiente das frotas corporativas. “Mais de 60 mil pessoas morrem todos os anos, vítimas de acidentes de trânsito, e o Instituto PARAR tem a missão de profissionalizar os gestores de frota das mais de 6.000 empresas brasileiras filiadas”, ressalta o diretor.

Para isso, reúne especialistas na área de gestão de frotas leves, para compartilhar com os associados temas sobre tecnologia, gestão de custos, direção defensiva, política de frotas, e muitos outros.

A entidade tem três anos e, desde então, já realizou mais de 200 eventos para o segmento.

O Instituto Parar surgiu da empresa GolSat, a primeira a unir os conceitos de rastreamento, tecnologia e sustentabilidade. A partir de gráficos, relatórios, rankings e indicadores, a companhia auxilia o administrador da frota a fazer uma análise do comportamento de seus veículos e condutores, elaborando políticas de frotas eficientes, que refletem em progressos sociais, econômicos e ambientais.

Instituto PARAR
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