segunda-feira, 20 de julho de 2015

MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Motor 1.0l TSI Total Flex: maior eficiência energética e menor consumo de combustível.


A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar o investimento de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), até 2018. O aporte tem como foco o início de produção no Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI, que agrega ao motor um desempenho extraordinário a um baixíssimo consumo de combustível.

Presente na linha de importados como Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSI será o up!, com um diferencial: o motor será Total Flex.

Com isso, o modelo passa a ser o primeiro 1.0l Flex produzido no Brasil a contar com essa inovação.

Assim, a empresa reforça o compromisso com a estratégia de downsizing, que são motores menores e mais eficientes, em sintonia com os motores mais avançados oferecidos na Europa.

O motor 1.0l TSI Total Flex faz parte da nova geração de motores EA211, que, além do TSI, conta com as versões 1.0l de três cilindros e a 1.6l de quatro cilindros, presentes em modelos como o up!, Fox, Gol Rallye e Saveiro Cross.

O motor TSI é um exemplo da alta tecnologia, associando a redução da capacidade cúbica, a precisão da injeção direta de combustível, dos comandos de válvulas variáveis e o alto desempenho do turbocompressor.

Por isso, a tecnologia TSI é a mais premiada do mundo no International Engine Award, premiação que tem a participação da Mecânica Online®, proporcionando aos veículos da Volkswagen um excelente desempenho dinâmico, com reduzido consumo de combustível.

Com a tecnologia TSI, a potência do motor 1.0l três cilindros foi aumentada de 82 cv para 105 cv, abastecidos com etanol.

Com gasolina, o novo motor TSI atinge 101 cv de potência máxima. O torque do TSI é ainda mais espetacular: 165 Nm (16,8 kgfm), abastecido com etanol ou gasolina, o que garante ao up! o melhor desempenho no segmento de compactos no mercado brasileiro. 

Família EA211 - A família de motores EA211 é a mais moderna fabricada pela Volkswagen no Brasil, produzida na fábrica de São Carlos, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção, quanto aos mais modernos recursos tecnológicos de que dispõe.

O novo motor – cujo nome completo é EA211 1.0l R3, em que o “R” identifica o termo alemão “Reihe”, “linha” em português – é um projeto global e foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível.


Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br.

** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

SUBARU INICIA VENDAS DOS MODELOS 2015/2016 DO FORESTER, IMPREZA SEDAN E SUBARU XV.

Nova linha chega com preço sugerido de R$ 98.900,00 para o Impreza Sedan, R$ 104.900,00 para o SUBARU XV (foto), R$ 122.900,00 para o Forester Sport e R$ 139.900,00 para o XT turbo.

A SUBARU iniciou neste mês a comercialização da linha 2015/2016 dos modelos, Impreza Sedan, SUBARU XV e Forester, este último nas versões Sport e XT Turbo. Esses veículos passam a contar com novidades que ampliam ainda mais os já reconhecidos níveis de conforto, ergonomia e versatilidade.



A nova gama do Impreza Sedan, SUBARU XV e Forester, que são importados e vendidos no Brasil com exclusividade pela CAOA, passam a contar com um novo volante multifunção de três raios, desenvolvido para proporcionar uma empunhadura ainda mais firme e ergonômica. Além disso, os botões de acionamento dos comandos do rádio e do viva-voz, situado no lado esquerdo do volante; e do Controle de Velocidade de Cruzeiro e do sistema SI-Drive, instalados no lado oposto, foram redesenhados para tornar o acionamento simples e rápido.

As chaves foram totalmente redesenhadas com dimensões ainda mais reduzidas, a nova peça possui três botões (para travamento e abertura das portas e do porta-malas), sendo que um deles, o de abertura das portas, está incorporado ao logotipo colorido da SUBARU.

Nova central de áudio



O Impreza Sedan, Forester e SUBARU XV serão os primeiros veículos da marca comercializados no Brasil equipados com o novo sistema de áudio com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas.

Com um menu de fácil leitura e bastante intuitivo, a nova tela possibilita o acesso, de maneira rápida, às mais diversas configurações do sistema de som, além de visualizar as imagens da câmera de ré. A execução de músicas de dispositivos externos como celulares e aparelhos de MP3, são realizadas por meio de auxiliar (via USB) ou por tecnologia Bluetooth. Além disso, o motorista poderá acessar a lista de contatos, atender chamadas e ter acesso ao histórico de ligações, tudo com visualização pelo display.

IMPREZA SEDAN e SUBARU XV



Além das mudanças listadas acima, a gama 15/16 do Impreza Sedan (foto) e SUBARU XV incorporam evoluções que tornam ainda mais agradável a vida a bordo e evidencia o conforto e o alto nível da qualidade de acabamento.

Ambos os modelos são comercializados em versão única de acabamento e com preço sugerido de R$ 98.900,00 para o Impreza Sedan e de R$ 104.900,00 para o SUBARU XV. Eles trazem um novo layout do quadro de instrumentos, em que os mostradores de velocidade e conta-giros contam com um moderno grafismo, que combinado com o fundo em tom azul, facilita a leitura das informações.



Entre o velocímetro e indicador de rotações do motor está instalada uma tela colorida de LCD, que substitui a tela monocromática usada anteriormente. Nela, o condutor visualiza o nível do tanque de combustível, velocidade do veículo, distância percorrida (parcial e total), alertas de falhas no funcionamento do veículo, indicador da marcha selecionada, dados do controle eletrônico de velocidade, entre outros.

Com o objetivo de oferecer mais conveniência e facilidade ao condutor, o banco do motorista passa a contar com ajustes elétricos de distância, altura e do encosto.

SUBARU Forester


A linha 2015/2016 do SUBARU Forester realça ainda mais os atributos de conforto, robustez, desempenho e segurança, independentemente do tipo de terreno.

Ele está disponível no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: a Sport, equipada com motor Boxer 2.0 litros aspirado (150 cv / 20,2 kgfm) e valor sugerido de R$ 122.900,00, e a XT Turbo, com motorização 2.0 litros turbo (240 cv / 35,7 kgfm) e preço sugerido de vendas à R$ 139.900,00. Ambas trabalham em conjunto com o câmbio automático Lineartronic, com possibilidade de troca manual de marchas no volante (paddle shifts).



No painel central, o display multifuncional, que monitora de forma detalhada as condições de rodagem do veículo, teve o layout das telas atualizado, para proporcionar uma leitura rápida. Na versão XT Turbo, esse display passa a contar com um mostrador virtual para visualizar a pressão do turbo do motor Boxer.

SUBARU
CAOA - Departamento de Comunicação
Gerson Almeida 
gerson.almeida@caoa.com.br
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Maira Nascimento   
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

CAOA - SUBARU - Em 1998 a CAOA se tornou a importadora oficial da montadora de veículos japonesa SUBARU no Brasil. A partir desse momento as vendas da marca triplicaram no País em menos de 1 ano. A SUBARU é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), uma empresa que desenvolve produtos inovadores em várias áreas, com base em uma tecnologia confiável. Líder no segmento automotivo no Japão, a FHI possui uma longa história de inovações tecnológicas. O objetivo da empresa é proporcionar prazer e tranquilidade ao dirigir por meio de uma experiência com um SUBARU, cujo slogan da marca é "Confiança em Movimento". Para a companhia, a paz de espírito ao dirigir não é possível sem o elemento crucial que é a segurança. Toda a linha de veículos da SUBARU comercializada no Brasil conta com tração 4X4 AWD que otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada.

MARCOPOLO FORNECE 25 ÔNIBUS PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DE LUANDA, EM ANGOLA.

Unidades do Novo Torino foram adquiridas pela empresa Angoaustral. Foto: Marina Bueno.

A Marcopolo fez a entrega de 25 unidades do ônibus urbano do modelo Novo Torino para a empresa Angoaustral, um dos maiores operadores do transporte coletivo da cidade de Luanda, em Angola. Os veículos fazem parte do programa de renovação de frota da operadora angolana e serão utilizados no transporte urbano da cidade.

Segundo Ricardo Portolan, gerente de exportações da Marcopolo, o negócio é muito importante porque demonstra a forte presença da empresa na África. “Angola e o continente africano representam um grande mercado para os produtos brasileiros. Nos últimos anos, o país tem adquirido mais veículos, tanto rodoviários quanto urbanos”, enfatiza o executivo.

Os ônibus Marcopolo Novo Torino, com chassi Volkswagen VW 17.230, têm capacidade para 48 passageiros sentados e configuração com duas catracas. Os veículos foram concebidos para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, o modelo possui maior largura interna, o que garante amplo espaço para circulação, novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano, e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas. Internamente, conta com iluminação em LEDs, poltronas City mais ergonômicas, que facilitam a movimentação dos passageiros, e nova decoração.

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FORD CRIA EDIÇÃO DO MUSTANG INSPIRADA NA MISSÃO APOLLO QUE LEVOU O HOMEM À LUA HÁ EXATOS 46 ANOS.

A Ford criou uma edição especial do Mustang inspirada nas missões espaciais Apollo, que levaram o homem a pisar na Lua pela primeira vez, há exatos 46 anos, em 20 de julho de 1969. O carro será leiloado nesta quinta-feira (23) durante o EAA AirVenture Oshkosh 2015, um dos principais eventos de aviação do mundo.


O Mustang Apollo Edition é um veículo verdadeiramente único, transformado pelos times de design e engenharia da Ford a partir do Mustang GT 2015 fastback para empolgar fãs e colecionadores. A carroceria com pintura branca brilhante especial exibe detalhes em preto, fazendo uma conexão criativa com o programa Apollo da NASA. Ele traz difusor dianteiro de fibra de carbono, aerofólio traseiro e iluminação em LED sob o assoalho para simbolizar a reentrada da nave na atmosfera.

O Mustang Apollo Edition traz também um pacote de desempenho da Ford Performance, incluindo supercharger, saídas de escapamento laterais e traseiras, suspensão com tunagem esportiva, freios Brembo de seis pistões e rodas personalizadas Forgiato de 21 polegadas. 


Sob o capô, o motor de 635 cv é garantia de um desempenho emocionante. O tema espacial continua na cabine, incluindo bancos em couro preto com detalhes em branco e vermelho, painel de instrumentos modificado com medidores de alto desempenho, soleiras exclusivas e acabamento especial nas portas e tapetes.

"O programa Apollo trouxe inovações surpreendentes em tecnologia e alcançou a meta de levar o primeiro ser humano à Lua", disse Edsel Ford II, membro do Conselho de Administração Ford. "Todo o programa foi extraordinário - uma das maiores conquistas tecnológicas da humanidade. Com o Mustang Apollo Edition, saudamos esse espírito de engenhosidade com o automóvel americano por excelência, o Ford Mustang."


O Mustang faz parte do apoio da Ford à Experimental Aircraft Association (EAA), que oferece programas educativos para jovens nesta área nos Estados Unidos. Este será o oitavo Mustang doado pela Ford para o leilão da EAA. Os sete modelos anteriores arrecadaram quase US$ 3 milhões para a entidade:

2008 - Mustang AV8R, inspirado na aeronave F-22 Raptor, que ajudou a introduzir o teto de vidro e rendeu uma contribuição de US$ 500 mil ao leilão.
2009 - Mustang AV-X10 "Dearborn Doll", feito em homenagem às aeronaves da II Guerra Mundial.
2010 - Mustang SR-71 Blackbird, inspirado no jato de reconhecimento estratégico e criado pela primeira vez com a colaboração de dois ícones automotivos - Carroll Shelby, ex-instrutor de voo da Força Aérea dos Estados Unidos e Jack Roush, piloto por muito tempo do P-51.
2011 - Mustang Blue Angels, criado para comemorar os 100 anos da aviação naval dos Estados Unidos.
2012 - Mustang Red Tails, para prestar homenagem ao Tuskegee Airmen - esquadrão corajoso de pilotos do Mustang P-51 que foram os primeiros aviadores militares afro-americanos dos Estados Unidos.
2013 - Mustang US Air Force Thunderbirds Edition, construído para celebrar o 60º aniversário da equipe da demonstração US Air Force Thunderbirds.
2014 - Mustang F-35 Lightning II Edition, que contou com sugestões de projeto do mais avançado avião de combate multitarefa do mundo, o F-35 Lightning.

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VOLARE É ELEITA UMA DAS MELHORES EMPRESAS DO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO

A Volare, Unidade de Negócios da Marcopolo S.A. e líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, conquistou o Prêmio “Melhores do Setor Automotivo - AutoData 2015, na categoria Encarroçador de Ônibus. A conquista destaca o sucesso da estratégia da marca no lançamento contínuo de novos produtos, como o Volare Access, o primeiro miniônibus com piso baixo, motor traseiro e suspensão totalmente pneumática.

O Volare Access foi projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, além de mais conforto e segurança para os passageiros, e atender à crescente demanda nacional por um veículo de menores dimensões, mas com tecnologia e equipamentos que garantam o mais elevado padrão de qualidade no transporte coletivo urbano.

“Este prêmio é o reconhecimento dos nossos esforços, como empresa, para investir e continuar crescendo no Brasil e no exterior, mesmo neste delicado momento da economia nacional. Quero agradecer os nossos clientes, parceiros e, principalmente, o entusiasmo de todos os nossos colaboradores, que se dedicam intensamente na produção dos veículos Volare”, destacou Mateus Ritzel, diretor comercial da marca.

Promovido pela AutoData Editora, o prêmio é um reconhecimento às empresas, produtos e profissionais do setor que mais se destacaram ao longo do ano na busca de objetivos determinados, inovações, tecnologia e produtividade. Em sua 15ª edição, foram agraciadas 51 empresas, divididas em 21 categorias.

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KAWASAKI CONQUISTA TÍTULO DA SUPERLIGA BRASIL DE MOTOCROSS COM MARIANA BALBI NA MXF.

A Superliga Brasil de Motocross voltou ao calendário nacional de competições em grande estilo. Mais de 400 pilotos aceleraram no circuito instalado em Bragança paulista, interior de São Paulo, neste final de semana, 18 e 19 de julho. O publico lotou as arquibancadas e vibrou bastante, embalando os competidores. Os espectadores puderam acompanhar tudo de casa: o canal online BRMT transmitiu as provas ao vivo e o canal de TV BandSports apresentou as baterias finais da MX1 e MX2 também ao vivo.


Mariana Balbi garantiu o título da MXF a bordo da Kawasaki KX450F.
Foto: Luis Bueno/VGCOM 


A Kawasaki Racing Brasil garantiu o seu troféu de campeã da competição com o título de Mariana Balbi. A piloto deu um show na Prova MX Feminina a bordo da Kawasaki KX450F e passeou no circuito para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, com trinta segundos de vantagem para a segunda colocada. A piloto da Pro Tork 2B Kawasaki Racing também acelerou forte na MX3 e faturou o terceiro posto no pódio, na categoria que reúne homens e mulheres.

“Foi um final de semana incrível! Adorei pilotar nessa pista bastante técnica e superar os obstáculos pra chegar no lugar mais alto do pódio com uma boa diferença de tempo. Estou feliz, principalmente, por ver a evolução da categoria feminina e a participação das mulheres neste esporte incrível...é um objetivo que sempre tive e trabalhei por ele, foi muito bom poder ver isso se realizando neste evento. Estou muito satisfeita com meu desempenho e também da minha moto e quero agradecer todo o apoio e torcida que recebo sempre”, comemorou Mariana Balbi.

Quem também mostrou muito talento foi Dudu Lima, que comandou a Kawasaki KX250F na categoria MX2. O piloto EMG Kawasaki Rinaldi teve duas infelicidades nas largadas das provas da classe: na primeira ficou enroscado no gate e na segunda sofeu uma queda, saindo nas últimas posições. Com muita garra o paulista de Monte Mor acelerou forte em provas de recuperação e conquistou diversas ultrapassagens para receber a bandeira quadriculada com a quarta posição na primeira bateria e o quinto posto na segunda, levando a Kawasaki ao pódio em quinto lugar após a soma das provas.

“O resultado não foi o que eu esperava, sei que tinha chance de brigar por melhores posições, mas considerando a falta de sorte na largada das duas provas acredito que foi um rfesultado bastante satisfatório. Dei o meu melhor, corri bastante focado, os imprevistos fazem parte do esporte e temos que saber lidar com eles. Garantimos um pódio! Vou seguir firme nos treinamentos para as próximas disputas”, revelou Dudu.

Na MX1 Jorge Balbi Júnior e Marcello 'Ratinho' representaram o time verde e passaram raspando no pódio. Balbi encerrou a rodada com o resultado de 7-4 e Ratinho com 6-7, garantindo a sexta e sétima posições na soma geral ds provas, respectivamente.

Os pilotos segurem treinando para os próximos desafios no comando da Kawasaki KX450F e Kawasaki KX250F.

Resultados Superliga Brasil de 2015

MX3
1. Roman Jelen
2. Willian Guimarães
3. Mariana Balbi - KAWASAKI
4. Stefany Serrão
5. André Stocovich

MXF
1. Mariana Balbi - KAWASAKI
2. Stefany Serrão
3. Lays Cazadini
4. Barbara Fernandes
5. Ana Lucia

MX1 – soma das baterias
1. Jean Ramos
2. Carlos Campano
3. Jetro Salazar
4. Wellington Garcia
5. Carlos Badiali
6. Jorge Balbi Jr. – KAWASAKI
7. Marcello “Ratinho” – KAWASAKI

MX2 – soma das baterias
1. Fábio Santos
2. Hector Assunção
3. João Pedro Ribeiro
4. Enzo Lopes
5. Dudu Lima - KAWASAKI

VGCOM - VANESSA GIANELLINI COMUNICAÇÃO
Vanessa Gianellini - Jornalista responsável.
Scheilla Lisboa
Luciana Omena
contato@gianellini.com.br
(11) 3213-9972 - (11) 3042-4898

MONROE INICIA VENDAS DE AMORTECEDOR PELO CANAL DA PEÇA.

Site oferece descontos, flexibilidade no pagamento e entrega em até três horas para alguns componentes.


A compra de amortecedores automotivos vai ganhar mais agilidade, praticidade e informação em tempo real. Para atender os consumidores que migraram seus hábitos de compra para a internet, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, vai comercializar seus produtos pelo Canal da Peça, site especializado no Aftermarket. Pelo www.canaldapeca.com.br, proprietários de veículos e reparadores podem obter produtos da marca com descontos especiais, entrega de alguns itens em até três horas e flexibilidade no pagamento.

“A Monroe é uma empresa aberta a tecnologias e formas inovadoras de se relacionar com seus públicos estratégicos. O Canal da Peça é mais um ponto de venda dos nossos produtos, que reúne rede de distribuidores e lojistas, chegando até o consumidor final que tem a comodidade de pesquisar via web e adquirir peças e componentes automotivos sem sair de casa.”, diz Ecaterina Grigulevitch, gerente de Marketing da Monroe Brasil. “Enxergamos a parceria com bons olhos, pois os profissionais da reparação e os proprietários de veículos estão cada vez mais conectados. Esta novidade respeita as regras atuais da cadeia do setor. É a Monroe e seus distribuidores ajudando as lojas a venderem mais para os mecânicos e proprietários de veículos.”

Embora a compra de componentes automotivos ainda seja realizada em maior volume em lojas físicas, um estudo recente do Google revelou que 7 em cada 10 motoristas realizam consultas online antes de efetuarem a compra. A pesquisa também aponta aumento de 14% nas vendas pela internet em 2014, em relação ao ano anterior. 

Sobre o Canal da Peça


Criado em 2012, pelos jovens empreendedores Fernando Cyromt e Vinicius Dias, é a primeira solução online voltada para o mercado de reposição autopeças. Oferece disponibilidade de peças dos principias fabricantes que atuam no País, além de garantir a exposição do estoque de centenas de varejo de várias regiões do Brasil. São mais de 400 mil produtos diferentes, totalizando estoque com mais de 1 milhão de itens. Conta com equipe de profissionais especializados em portais de renomados: UOL e Buscapé. O projeto possui o apoio de vários investidores: o fundador do Buscapé, Romero Rodrigues, o fundador do Flores Online, Eduardo Casarini e o fundo e.Bricks, braço de investimento em tecnologia da RBS, totalizando aporte de mais de R$7 milhões. 

Printer Press Comunicação Corporativa
Ana Claudia Esquisato
ana.esquisato@printerpress.com.br
11. 5582-1615
Felipe Guimarães
felipe.guimaraes@printerpress.com.br
11.5582-1603/11

Sobre a Tenneco: A Tenneco fatura anualmente US$ 7,4 bilhões. Com sede em Lake Forest, Illinois (Estados Unidos), conta com cerca de 24 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e de componentes para a suspensão, para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.  

IVECO SE CLASSIFICA ENTRE AS MELHORES NO PRÊMIO AUTODATA 2015.

A Iveco, que figura entre os grandes players do mercado brasileiro, concorre ao Prêmio Autodata 2015, um dos reconhecimentos mais importantes e disputados do segmento, nas categorias Montadora de Veículos Comerciais e Veículo Caminhão, com o Tector Economy 15 toneladas.

Essa é a primeira fase da premiação, na qual são anunciados os melhores do setor automotivo. Concorrem 51 empresas e 19 veículos, em suas respectivas categorias, e quatro executivos, que buscam o título de Personalidade do Ano. A entrega das placas alusivas à indicação aconteceu em evento realizado na última semana, em São Paulo.

e/d: AS Stefani, diretor da AutoData Editora, e Jorge Görgen, diretor de Comunicação da CNH Industrial.

"Ficamos muito orgulhosos quando soubemos que a Iveco está entre as finalistas do Prêmio em duas categorias. Esse é o resultado do trabalho de uma equipe engajada e dos investimentos, R$ 650 milhões, que a marca está fazendo no país até 2016", afirma Marco Borba, Vice-Presidente da Iveco para a América Latina. 

A segunda etapa do Prêmio Autodata 2015, onde serão escolhidos os vencedores de cada categoria, acontece no Congresso Autodata Perspectivas 2016, em outubro.

Iveco Tector 15 toneladas


O Tector 150E21 Economy apresenta a melhor potência e o melhor torque da categoria: 206 cavalos de potência máxima (a 2.500 rpm) e torque de 720 Nm, na faixa que vai de 1.350 a 2.100 rotações. Esses excelentes resultados se devem à tecnologia de ponta do novo motor FPT N45. O propulsor, com quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor - o motor NEF4 – de 3,9 para 4,5 litros.

Embora mais potente, o novo propulsor também conseguiu uma significativa melhora do consumo de combustível. Testes realizados pela equipe de engenharia da Iveco, em uma aplicação urbana, considerando o veiculo 100% carregado, apontam que o novo modelo Iveco economizou 10% mais combustível que o líder do segmento. Numa aplicação urbana, sem carga, a economia chega a 15%.

A cabine é equipada com molas helicoidais na suspensão posterior. Para o motorista, o resultado é uma viagem mais prazerosa, com movimentos mais suaves. No interior, os tecidos usados são os mesmos do Tector Stradale, versão Premium da linha, conferindo um ar mais sofisticado ao veículo.

A lista de itens de série do Tector 15ton ressalta ainda mais a excelente relação custo benefício do novo modelo da Iveco. O caminhão sai de fábrica com banco do passageiro biposto, escotilha de teto, ABS + EBL, porta-estepe, volante com regulagem de altura e profundidade e ajuste automático das folgas das lonas de freios. Como opcional, o veículo pode ser equipado com ar-condicionado.

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca
marcelo@pg1com.com
Henrique Netzlaff 
henrique@pg1com.com
+55 41 3018 3377

Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

MICHELIN LANÇA NOVA EDIÇÃO DA OFERTA VIDA TOTAL E CRIA PROMOÇÃO ESPECIAL PARA O DIA DO MOTORISTA.


A Michelin lança nova edição da Oferta Vida Total no segundo semestre de 2015. Trata-se de uma proposta para uso de pneus e recapagens da marca Michelin, com a promessa de aproveitamento máximo da vida útil do produto, de forma a reduzir os custos operacionais do transportador.  

A Oferta Vida Total permite ao cliente, ao adquirir um pneu MICHELIN, contratar uma garantia exclusiva de um ano contra danos acidentais e ainda receber um bônus para realização do serviço de recapagem do próprio fabricante. Com isso, a Oferta Vida Total rentabiliza e protege o investimento do usuário por toda a vida útil do pneu.

“A Michelin busca sempre contribuir para um transporte mais seguro, mais limpo e mais eficiente, com benefícios para o usuário e para a sociedade. Por isso, por meio da Oferta Vida Total, proporcionamos aos nossos clientes os benefícios da compra integrada do pneu com o serviço de recapagem MICHELIN, além da garantia contra danos acidentais, que protege o investimento de nossos clientes”, explica Feliciano Almeida, diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Caminhões e Ônibus da Michelin América do Sul.

Durante a promoção, disponível do dia 20 de julho até o dia 15 de dezembro, na compra dos pneus MICHELIN X Multi T, X Multi Z, X Multiway e XZE2, o cliente pode pagar mais R$30,00 e sair da revenda com um bônus de R$80,00 para o serviço de recapagem MICHELIN ou um bônus de R$60,00 para o serviço de recapagem Recamic, que poderá ser usado em qualquer pneu da marca MICHELIN*. O consumidor ainda será contemplado com uma garantia de um ano contra danos acidentais válida para o pneu adquirido**. Essa garantia é uma exclusividade da Michelin e não se trata daquela garantia do fabricante de 5 anos contra defeitos de fabricação. Com esse benefício, se o consumidor perder o pneu em acidentes, choques com meio fio e outros, ele recebe de volta o valor proporcional à utilização do produto até o momento do dano.

Dia do Motorista


A Michelin ainda criou uma promoção especial para presentear os caminhoneiros no Dia do Motorista. Somente nesta sexta-feira, 24 de julho, véspera do Dia do Motorista, será oferecido um desconto de R$50,00 na compra de qualquer pneu MICHELIN para o cliente que efetuar sua compra através de CPF ou CNPJ ME. A oferta é válida para todos os pneus de caminhões e ônibus da marca MICHELIN, disponíveis nas revendas autorizadas em todo Brasil. Para encontrar o ponto de Michelin mais próximo, os clientes podem consultar o site www.michelin.com.br ou ligar para o SAC 0800 970 94 00. 

* Oferta válida para a compra dos pneus MICHELIN nas dimensões 275/70 R 22.5 X MULTI T, 295/80 R 22.5 X MULTI Z e X MULTIWAY e 215/75 R 17.5 XZE2 realizada até 15/12/2015. O resgate para o bônus de recapagem possui validade de 6 meses contados a partir da data de compra, indicada na nota fiscal. 
** Garantia válida pelo período de 12 (doze) meses contados a partir da data de compra, indicada na nota fiscal, durante a 1ª vida útil do pneu .

Michelin
Renata Guedes
renata.guedes@br.michelin.com.

A missão da Michelin, empresa líder na indústria de pneus, é contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável. Para isso, o Grupo Michelin fabrica e comercializa pneus para todos os tipos de veículos, de aviões a automóveis, passando pelos pneus para motocicletas e bicicletas, pneus para os equipamentos de mineração, de terraplanagem e de uso agrícola, assim como pneus para ônibus e caminhões. Michelin propõe também serviços informatizados de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias de turismo, de hotelaria e de gastronomia, assim como mapas e atlas rodoviários. O Grupo Michelin, cuja sede se localiza na cidade de Clermont-Ferrand, França, está presente em mais de 170 países, emprega 112,300 pessoas e tem 68 unidades de produção em 17 países diferentes. Acesse: www.michelin.com.br. O Grupo possui um Centro de Tecnologia encarregado pela pesquisa e pelo desenvolvimento com operações na Europa, na América do Norte e na Ásia. Visite: www.michelin.com.

FÁBRICA DA GM EM GRAVATAÍ COMPLETA 15 ANOS COMO REFERÊNCIA MUNDIAL EM INOVAÇÃO.

Unidade fabril da GM no Rio Grande do Sul ajudou a transformar a economia da região. O PIB de Gravataí que era de R$ 50 milhões, passou para mais de R$ 650 milhões.


No período, mais de 2,8 milhões unidades foram produzidas dos modelos Chevrolet Celta, Prisma e Onix

O complexo industrial da GM em Gravataí (RS) completa nesta segunda-feira, dia 20 de julho, 15 anos de atividades. Além de ter sido a primeira unidade da empresa no Brasil fora do Estado de São Paulo, inaugurou o conceito de condomínio industrial, reunindo ao seu redor os principais fornecedores –até então algo inédito no segmento automotivo mundial.

Atualmente esse condomínio conta com 9.000 trabalhadores e 19 empresas fornecedoras que entregam partes prontas e componentes para o processo produtivo dos automóveis. Cada um desses “sistemistas” estão estrategicamente posicionados para otimizar o processo de montagem. A capacidade produtiva é a maior da empresa no hemisfério Sul, podendo ultrapassar a média de um carro por minuto.

Para poder chegar a este patamar, o complexo industrial de Gravataí passou por duas grandes ampliações, uma em 2006, possibilitando uma produção de 230 mil unidades/ano, e outra em 2012, aumentando a capacidade de produção para 350 mil unidades/ano.



Do ano 2000 até então, já foram produzidos mais de 2,8 milhões de unidades desses três modelos Chevrolet, todos verdadeiros best sellers em seus respectivos segmentos e veículos que trouxeram e ainda trazem inovações tecnológicas e conceituais importantes.

“O complexo industrial de Gravataí integra uma nova geração de fábricas da GM e continua sendo uma das mais modernas e produtivas do mundo”, lembra Camilo Ballesty, diretor-geral da unidade localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Ele faz questão de ressaltar outra relevante conquista de Gravataí: o alto índice de qualidade dos produtos ali montados, resultado também de pesados investimentos nestes 15 anos. Somente no Projeto Onix, foram investidos cerca de R$ 2 bilhões. 

De acordo com Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, “o Brasil continua sendo um dos maiores mercados mundiais para a companhia, e a unidade gaúcha será decisiva neste atual processo de renovação e crescimento da marca no país”.

Sustentabilidade

A fábrica da GM também se destaca pelo seu pioneirismo na área da sustentabilidade: foi a primeira da empresa no Brasil a receber a certificação Zero Aterro (LandfillFree), por reciclar 100% dos resíduos gerados. A unidade gaúcha tem ainda uma política de gestão ambiental voltada à prevenção de impactos e ao uso racional de recursos naturais.


Vista da Estação de Tratamento da GM em Gravataí.

No fim do ano passado, o complexo industrial de Gravataí recebeu a certificação internacional Energy Star, concedida a unidades que reduzem seu consumo de energia elétrica em, no mínimo, 10% em um prazo de até cinco anos. No caso, a redução registrada foi ainda maior, atingindo 17% e gerando uma economia correspondente a aproximadamente US$ 100 mil anuais em eletricidade. 

A instalação da fábrica também ajudou a desenvolver economicamente a região. Em pouco mais de uma década, o PIB de Gravataí, que era de R$ 50 milhões no início da década passada, passou para mais de R$ 650 milhões.

O município também passou a ser destaque em captação de ICMS, ocupando até o ano passado a quinta posição entre as cidades que mais arrecadam o tributo no Estado do Rio Grande do Sul, sendo o complexo automotivo responsável por quase 60% desse total. 

Números e fatos curiosos do Complexo Automotivo de Gravataí



- Espécie de cidade da GM no Rio Grande do Sul, o complexo de Gravataí tem cerca de 40 ruas, algumas batizadas com nomes de modelos Chevrolet, como Corsa, Vectra, Opala, Monza e Omega.
- O local abriga ainda restaurantes, agências bancárias, farmácia, loja de conveniência e ambulatório. Há também estação de tratamento de efluentes, reservatório de água e até subestação de energia elétrica.
- Micro-ônibus circulam cerca de 500 quilômetros cada um por dia pelo complexo realizando o transporte interno dos funcionários.
- Diariamente, cerca de 105 caminhões tipo cegonha operam no complexo para o escoamento dos veículos produzidos.
- Às segundas-feiras, acessam o complexo aproximadamente 300 caminhões de grande porte com materiais para fabricação dos automóveis. Nos demais dias cerca de 200 caminhões ingressam no CIAG.
- Cerca de 7.000 refeições são servidas diariamente, consumindo aproximadamente 385 kg de arroz, 180 kg de feijão, 360 kg de carne, 90 kg de salada, 110 kg de gelatina e 375 litros de leite

Histórico da GM de Gravataí

17/03/1997 - Anúncio do município de Gravataí como sede do Complexo da GM
20/07/2000 - Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí
02/09/2000 - Lançamento do Chevrolet Celta
20/05/2005 - Produção do Celta de número 500.000 
01/10/2006 - Lançamento do Chevrolet Prisma
20/05/2008 - Produção do carro de número 1.000.000
09/06/2010 - Início oficial das obras do Projeto Onix
27/08/2010 - Produção de 1,5 milhão de veículos
30/10/2012 - Lançamento do Chevrolet Onix 
13/12/2012 - Produção do veículo de número 2.000.000
26/02/2013 - Lançamento do novo novo Chevrolet Prisma 
16/07/2013 - Lançamento dos Chevrolet Onix e Prisma com opção de transmissão automática
25/07/2014 - Produção de 2,5 milhões de veículos
20/07/2015 - Aniversário de 15 anos da fábrica de Gravataí

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Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com
No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 

VOLKSWAGEN AMAROK SERÁ O VEÍCULO OFICIAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE BALONISMO.


A Volkswagen terá uma importante participação campeonato brasileiro de balonismo, que neste ano ocorre entre os dias 20 e 26 de julho, em Piracicaba, no interior de São Paulo. A somatória do resultado de 2014 com o deste ano determinará quais brasileiros participarão do 22º Campeonato Mundial de Balonismo, que ocorre em novembro de 2016, em Saga, Japão.

Além de fornecer uma frota de picapes Amarok para apoio de várias equipes no campeonato, a Volkswagen é patrocinadora da equipe Rubic, do balonista Rubens Kalousdian, heptacampeão brasileiro e tricampeão paulista da modalidade.

Rubens Kalousdian pilotará um balão especialmente construído para o campeonato, com os logotipos da Amarok e da Volkswagen. Sua equipe de apoio utilizará uma Amarok para os deslocamentos e transporte do equipamento, uma atividade extremamente importante na logística e estratégia durante as provas.

“A Amarok tem capacidade off-road para encarar grandes aventuras, mas sem abrir mão do conforto e da ótima dirigibilidade. A participação nos campeonatos de balonismo é uma forma de promover a picape mais avançada e moderna do segmento”, afirma  o gerente de Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, Carlos Leite.

O desafio


A maior equipe competitiva da América Latina é a Equipe Amarok de Balonismo, que utiliza um balão com a inscrição Amarok. O grande desafio para os balonistas nos campeonatos é controlar veículos aéreos que não dispõem de mecanismos direcionais.

A tática para alcançar os alvos propostos pela organização é variar a altitude do balão para atingir correntes de vento que sopram em direções diferentes. Para isso, conta muito o trabalho das equipes de apoio, que fazem medições meteorológicas e, principalmente, a experiência e habilidade dos pilotos. O conhecimento da região, seu clima, relevo e pontos de referência também são muito importantes.

Linha completa



A Volkswagen Amarok, uma das picapes médias mais avançadas tecnologicamente disponíveis no mercado brasileiro, chega à linha 2015 com recursos inéditos em sua categoria. Todas as versões do utilitário estão ainda mais equipadas.

A versão topo de linha Highline – que já conta com exclusividades no segmento como a tração permanente 4MOTION e a transmissão automática de oito velocidades – pode ser equipada com faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LED. Outras novidades são: regulagem elétrica do facho dos faróis, grade dianteira em preto brilhante com filetes duplos cromados e como opcional, novas rodas de liga leve de 19 polegadas.

A Amarok 2015 passa a ser também a única picape média à venda no mercado nacional equipada com faróis de neblina com luz estática para conversão (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. As configurações Highline e Trendline 2015 contam com essa tecnologia de série.

Outro item de conforto e conveniência da picape Volkswagen é a câmera traseira de estacionamento, recurso que facilita o motorista durante manobras de estacionamento. Essa tecnologia está disponível para a Amarok Highline em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A linha 2015 do modelo passa a contar também com ajuste lombar para os assentos dianteiros, sempre que a picape for equipada com airbags laterais.

As demais configurações (Trendline, SE e S) também passam a ser mais equipadas na linha 2015. Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Assistente de Partida em Subida (HSA), Controle Automático de Descida (HDC) e lanterna traseira de neblina agora são itens de série para todas as versões. A regulagem elétrica de altura do facho dos faróis também passa a ser equipamento “standard” na Amarok Trendline. Entre os opcionais disponíveis para todas as versões, destaque para o engate removível para reboque.

Ampla gama de versões



Com a chegada da série especial Dark Label, a Amarok é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.

Na versão S da picape – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4x4) e de cabine dupla (tração 4x4) – o motor TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.

Nas versões SE, Trendline, Dark Label e Highline, o motor TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série nas configurações Dark Label e  Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.  
   
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