segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FÓRMULA CEM.

Projeto da UFSC Joinville recebe apoio de indústrias do Norte catarinense.

Com foco constante em inovação, investimentos em processos, tecnologias de ponta, desenvolvimento de materiais e produtos de vanguarda, a Tuper, a ArcelorMittal Vega e a Termotécnica estão reforçando suas iniciativas de aproximação com o universo acadêmico. As companhias são as principais patrocinadoras da equipe Fórmula CEM, formada por estudantes de Engenharia Automotiva do Centro de Engenharias da Mobilidade (CEM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville.

Contando com o apoio de professores e consultores voluntários, incluindo profissionais da Tuper (São Bento do Sul/SC), da ArcelorMittal Vega (São Francisco do Sul/SC) e da Termotécnica (Joinville/SC), a equipe está montando um veículo que participará da Competição Nacional Fórmula SAE 2015. O evento, que será realizado de 1º a 4 de outubro em Piracicaba (SP), já tem 38 equipes inscritas na modalidade carros a combustão - entre elas a Fórmula CEM - e nove carros na modalidade elétrica.

Para colocar o projeto em prática e montar o chassi do veículo, a equipe Fórmula CEM está utilizando tubos produzidos especialmente pela Tuper com aço Dual Phase 980 de alta resistência mecânica fornecidos pela ArcelorMittal Vega. Para a fabricação dos tubos de acordo com as necessidades do projeto, a Tuper desenvolveu inclusive ferramental e processos específicos.

Responsável pelo molde em EPS de alta densidade que permitirá a laminação da carenagem do veículo, a Termotécnica auxiliará no desenvolvimento do assento do piloto em EPS, de acordo com as exigências ergonômicas do cockpit e no desenvolvimento do aerofólio que utilizará EPS de alta densidade como estrutura. A Termotécnica também apoiará a usinagem de elementos mecânicos, como pedais e volantes.

O professor e coordenador do projeto, Modesto Hurtado Ferrer, destaca a importância da parceria entre a universidade e a iniciativa privada, já que além do material, as empresas estão oferecendo suporte técnico e assessoria profissional à equipe. “Nossos patrocinadores têm sido essenciais. Historicamente, Tuper, ArcelorMittal Vega e Termotécnica já investem em inovação tecnológica e ao confiar no potencial dos nossos alunos comprovam que, mesmo em tempos de crise, é possível apostar na troca de experiências, conhecimentos e formação profissional”, diz.

Graças ao material e à alta tecnologia empregados no carro da equipe Fórmula CEM, os estudantes conseguiram reduzir em 40% o peso do chassi, mantendo a resistência e a segurança exigidas pela comissão organizadora da competição. O veículo contempla ainda quesitos como desempenho mecânico e estrutural, conforto (carro compacto e ergonômico), meio ambiente (menor peso e eficiência energética) e custos reduzidos.

Sobre a competição


Desde 2004, a Associação dos Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE Brasil) realiza a Competição Fórmula SAE, envolvendo futuros engenheiros em um caso real de desenvolvimento de um projeto. Ao participar do projeto o aluno se envolve desde a concepção, detalhamento, construção, testes de campo e produção até a competição. A viabilidade técnica e econômica é acompanhada ao longo de todo o projeto.

A equipe Fórmula CEM, da UFSC, iniciou suas atividades em 2010 com o objetivo de participar do desafio, que pretende promover a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas (relatórios, apresentações, provas de design, de custos, inspeção técnica, ruídos etc) e dinâmicas (freio, aceleração, auto cross, enduro de resistência, consumo de combustível etc), avaliando a performance na pista. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, garantindo que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.

A Competição Fórmula SAE ocorre nos Estados Unidos desde 1986, realizada pela SAE International. A partir de 1999 passou a constar no calendário de programas estudantis da SAE Brasil.

EDM LOGOS Comunicação Corporativa.
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CASE IH DOBRA TAMANHO DA ÁREA NA EXPOINTER 2015.


A Case IH estará de casa nova na 38ª Expointer, uma das principais feiras agropecuárias e de maquinário agrícola do país, realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul, entre 29 de agosto e 06 de setembro.  O estande da fabricante estará em uma área com 5.200 metros quadrados, o dobro do tamanho das edições anteriores. A localização também mudou para a quadra B1, próximo ao portão 13. 

Segundo Christian Gonzalez, diretor de Marketing da Case IH para América Latina, o espaço é mais adequado para a exposição da linha completa de equipamentos que a marca oferece ao produtor rural, desde implementos agrícolas até máquinas de grande porte, como colheitadeiras e pulverizadores. “A mudança é um dos resultados da estratégia de crescimento contínuo da Case IH no Brasil, que inclui o lançamento constante de produtos e a ampliação de portfólio, o que exigiu uma adequação da área na feira”, afirma. 

Um dos destaques deste ano será o Puma 230, novo trator de média potência da marca. Além de lançamentos frequentes, outro fator que contribui para o crescimento no  mercado brasileiro é o investimento na expansão da rede. Nos últimos cinco anos, foram inauguradas 13 concessionárias Case IH no Rio Grande do Sul.  Em todo o Brasil, são mais de 120 pontos de atendimento ao cliente. 

Página 1 Comunicação
Andrea Beller
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Sobre a Case IH: A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos Axial-Flow, colhedoras de cana, café e algodão, além de tratores de todas as potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. Case IH é uma marca da CNH industrial. Mais informações podem ser encontradas no site www.caseih.com.

CIDADE DE SANTOS RECEBE AS PRIMEIRAS UNIDADES DO VOLARE ACCESS.

Veículo é o primeiro miniônibus com piso baixo e motor traseiro e oferece mais conforto, segurança e total acessibilidade para os passageiros. Foto: Ana Paula Pimenta.

A cidade de Santos (SP) é a primeira do Brasil a contar em seu transporte coletivo urbano com o novo modelo Volare Access, único miniônibus produzido no país com piso baixo, motor traseiro e suspensão pneumática.  As três primeiras unidades foram entregues pela fabricante na segunda quinzena de agosto para o prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa, e para o diretor da Guaiúba Transportes, José Roberto Sobral.

Segundo Mateus Ritzel, diretor comercial da Volare – Unidade de Negócios da Marcopolo S.A. e líder brasileira na produção de veículos comerciais leves para o transporte de passageiros –, Santos é a primeira cidade a incorporar o Volare Access em suas linhas. “O veículo foi projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, mais conforto e segurança para os passageiros e atender à crescente demanda nacional por transporte coletivo, seletivo e escolar, com o mais elevado padrão de qualidade. Um dos destaques é o maior espaço interno e configuração com área exclusiva para PCDs e banco para acompanhante”, explica o executivo.

O modelo conta com 25 poltronas reclináveis em tecido e com cinto de segurança abdominal, vidros colados, que acompanham a altura dos bancos, proporcionando uma visão panorâmica durante o trajeto, monitor de entretenimento, som ambiente e internet sem fio (Wi-Fi) gratuita para os passageiros. O Volare Acesss possui sistema de ar-condicionado, com evaporadores e condensador no teto e distribuição por dutos modulares, com sua eficiência otimizada, além de permitir fácil processo de limpeza interna.


Desenvolvido com o objetivo de ser importante referência em seu segmento, o grande diferencial do Volare Access é ter piso baixo (Low Entry) e motor traseiro com dimensões reduzidas (PBT de 9.200 kg, comprimento de até 9.000 mm, altura externa de 3.130 mm e largura de 2.360 mm). “O veículo alia a agilidade e a versatilidade de um miniônibus, com padrão de conforto, segurança e acessibilidade superior ao de modelos existentes nesse importante segmento de mercado”, destaca Ritzel.

Totalmente acessível, o Volare Access possui ainda suspensão ‘Full Air’ pneumática, sistema de rebaixamento total, rampa de acesso, que torna mais fácil, ágil e seguro o embarque e o desembarque de pessoas com necessidades especiais. A suspensão pneumática conta com seis bolsas de ar que reduzem significativamente as vibrações transmitidas pelo pavimento, proporcionando a todos os passageiros um rodar suave e confortável.

O Volare Access é equipado com motorização traseira Cummins ISF 3.8, com 162 cv de potência e torque de 600 Nm a 1.500 rpm, transmissão mecânica Eaton FSO 4505 C de cinco marchas e direção hidráulica. O motor traseiro possibilita fácil acesso aos componentes, possui sistema de refrigeração gerenciado eletronicamente com quatro eletroventiladores, reduzindo o nível de ruído e assegurando temperatura constante de funcionamento.

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VOLKSWAGEN.

AMAROK MARCA PRESENÇA NA 38ª EXPOINTER.

Evento, que ocorre no Parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), deverá reunir as principais novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial.


Estarão expostas a série especial Dark Label e as versões Highline e S.

A Volkswagen irá exibir toda a tecnologia e inovação da linha 2015 da picape Amarok, incluindo a série especial Dark Label, em seu estande na 38ª Exposição Internacional de Animais (Expointer). O evento, que ocorre no Parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), deverá reunir as principais novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial.

No estande da Volkswagen, que ocupa uma área de cerca de 1.800 m2, estarão expostas a série especial Dark Label e as versões Highline e S. A Volkswagen também tem um espaço para demonstrar os principais atributos da Amarok, com uma pista off road .

A 38ª Expointer ocorre entre 29 de agosto e 06 de setembro e, além das máquinas agrícolas mais modernas da atualidade, contará com a exposição das raças de maior destaque criadas no Rio Grande do Sul. Na 37ª edição, realizada no ano passado, a Expointer recebeu mais de 500 mil visitantes e, em volume de negócios, totalizou R$ 2,72 bilhões.

Linha completa



A Volkswagen Amarok, uma das picapes médias mais avançadas tecnologicamente disponíveis no mercado brasileiro, chega à linha 2015 com recursos inéditos em sua categoria. Todas as versões do utilitário estão ainda mais equipadas. Os novos modelos já estão chegando às mais de 600 concessionárias da marca.

A versão topo de linha Highline – que já conta com exclusividades no segmento como a tração permanente 4MOTION e a transmissão automática de oito velocidades – pode ser equipada com faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LED. Outras novidades são: regulagem elétrica do facho dos faróis, grade dianteira em preto brilhante com filetes duplos cromados e como opcional, novas rodas de liga leve de 19 polegadas.

A Amarok 2015 passa a ser também a única picape média à venda no mercado nacional equipada com faróis de neblina com luz estática para conversão (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. As configurações Highline e Trendline 2015 contam com essa tecnologia de série.

Outro item de conforto e conveniência da picape Volkswagen é a câmera traseira de estacionamento, recurso que facilita o motorista durante manobras de estacionamento. Essa tecnologia está disponível para a Amarok Highline em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

A linha 2015 do modelo passa a contar também com ajuste lombar para os assentos dianteiros, sempre que a picape for equipada com airbags laterais.

As demais configurações (Trendline, SE e S) também passam a ser mais equipadas na linha 2015. Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Assistente de Partida em Subida (HSA), Controle Automático de Descida (HDC) e lanterna traseira de neblina agora são itens de série para todas as versões. A regulagem elétrica de altura do facho dos faróis também passa a ser equipamento “standard” na Amarok Trendline.

Ampla gama de versões


Com a chegada da série especial Dark Label, a Amarok será oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.

Na versão S da picape – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4x4) e de cabine dupla (tração 4x4) – o motor TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.

Nas versões SE, Trendline, Dark Label e Highline, o motor TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série nas configurações Dark Label e  Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.

Informações
38ª Expointer - 
de 29 de agosto a 06 de setembro
Esteio /RS
Parque de Exposições, localizado no KM 13 da BR 116 (via lateral).
das 08 às 20:30h 

Volkswagen do Brasil
 Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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ACELERADAS.
Por Edison Ragassi.

GP BÉLGICA: A MERCEDES VOLTOU AINDA MELHOR.

Depois das férias de verão, os carros da equipe alemã voltaram melhores e não deram chance aos adversários.

Férias de verão na F-1 as fábricas fecham, os pilotos aparecem nas baladas mais agitadas pelo mundo afora, mas os engenheiros e técnicos trabalham em casa. E foi o que o pessoal da Mercedes-GP fez. Logo que os carros foram para a pista nos primeiros treinos livres o que ficou em evidência foi a nova asa dianteira nos bólidos pilotados por Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Nos treinos classificatórios dobradinha da Mercedes, Hamilton e Rosberg, seguidos por Valtteri Bottas (Williams), Romain Grosjean (Lotus) e Sergio Perez (Force India), nem preciso falar qual o motor que empurra eles?

Quem também tem o melhor propulsor da atualidade, mas ficou fora das primeiras posições foi o brasileiro Felipe Massa (Williams). Ele admitiu que errou na última volta da classificação e perdeu tempo, assim partiu na sétima posição.

Esta corrida trouxe uma novidade, os pilotos não podem mais receber instruções dos engenheiros ao acertar o carro para a partida.

Assim, ao apagar das luzes vermelhas, a surpresa foi Perez que quase chegou na primeira curva em primeiro. Hamilton não deixou e mostrou quem manda. Rosberg caiu para a quinta posição, mas não teve problemas, retornou rapidinho ao segundo posto.

Sebastian Vettel (Ferrari), após conquistar a nona posição, chegou ao terceiro posto.
Na primeira rodada de troca de pneus, uma situação inusitada, a Williams colocou três pneus macios e um médio. O finlandês foi punido com uma passagem pelo box e depois teve que voltar para trocar pelos corretos.

Nas últimas voltas uma bela disputa entre Daniil Kvyat (RBR), Massa e Perez. Kvyat levou a melhor e ajudado pelo inusitado, Sebastian Vettel (Ferrari), optou por fazer uma só parada, estava em terceiro, faltando uma volta e meia para terminar, quando estourou o pneu traseiro direito de seu carro.

Felipe Nasr (Sauber) fez uma corrida discreta. Largou em 16º e apesar dos vários abandonos, terminou na 11º posição. E a surpresa da prova foi Romain Grosjean (Lotus) que conquistou a terceira posição.

Foi a primeira prova depois das férias, a expectativa era de que as Williams andassem um pouco mais, só que não foi isso que aconteceu. A Ferrari está melhor.

Marcaram pontos no GP da Bélgica
1. Lewis Hamilton
2. Nico Rosberg
3. Romain Grosjean
4. Daniil Kvyat
5. Sergio Perez
6. Felipe Massa
7. Kimi Raikkonen
8. Max Verstappen
9. Valtteri Bottas
10. Marcus Ericsson.

A próxima etapa será o GP da Itália em Monza, dia 6 de setembro, outra pista rápida. Mesmo sendo a casa da Ferrari, a Mercedes é favorita.

Rapidinhas



Ainda falta acerto
A expectativa de que a Williams voltaria ainda melhor foi frustrada. "Eu poderia ter feito uma vantagem ainda maior porque, no começo, o pneu macio não funcionava. Depois, coloquei o pneu duro e o carro era outro. Minha corrida começou a partir daquele momento", falou Massa sobre sua participação.


Faltou freio
O brasileiro Felipe Nasr não conseguiu bom desempenho com o carro da Sauber, ele explicou o que aconteceu. "Desde a terceira volta eu estava sofrendo com um problema no freio e isso comprometeu minha corrida. Tinha horas que o carro chegava a ficar com três rodas porque o equilíbrio estava totalmente errado e parecia que eu estava freando só com três rodas".


Inaceitável
Depois de abandonar o GP da Bélgica quando faltava uma volta e meia para terminar a corrida por causa de um pneu estourado, Vettel cobrou providencias da Pirelli. "É inaceitável, se acontece 200m antes, eu não estaria aqui falando nesse momento. Espero explicações deles. Isso não é um furo, já tinha acontecido isso com Rosberg. Eu fui para fora da pista, Nico também. É estupidez dizer que isso é um furo. É uma explosão”, desabafou o alemão da Ferrari.










Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br.

domingo, 23 de agosto de 2015

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

PARQUE BRASIL DE DIVERSÕES.


Venham! Venham! Do que vamos brincar agora? Em épocas sacudidas, sim, épocas sacudidas, cheias de emoção, mudanças, estamos em uma, coisas muitas ainda de se ver fazer e acontecer, montanha russa, trem fantasma. O bicho da seda, ah, esse ainda vai depender do STF para enrolar.

A roda gigante, bem... melhor não comentar. Não para, não para. Quem está em cima quer descer, quem está em baixo quer subir. Lembra alguma coisa?

Amigos, todos, aí. Peguem a fila. Ingressos na mão, embora não esteja ainda muito certo que os votos das próximas urnas já serão impressos. Esse papel tem poder. Poderá ser necessária uma nova eleição, isso também está em jogo. Guarde esse seu bilhete.

As luzes já estão acesas, com economia, claro; mas o show deve continuar e não há parque sem luz, sem letreiro piscando bem lá no alto: Parque Brasil de Diversões. O risco de apagão que andava sempre rondando a gente diminuiu muito. Certo, pena que por um péssimo motivo. Com a recessão, a produção também baixou e o consumo despencou. Saudades daqueles tempos de real, e mesmo de primeiro governo Lula, quando as coisas vibravam. Podia haver pico de luz por uso, veja só, que tinha esse lado.

Não concordo com a frase/tese que diz que se cobrir vira circo, que não somos palhaços, nem domadores de bestas, dessas tantas que aparecem das trevas. E mais na lona do que já estamos será difícil ficar. Nem se cercar virará hospício. Melhor é pensar no parque de diversões, com realejo. O da sorte e movido a manivela. Com um lindo periquito ou papagaio verde e amarelo tirando nosso destino. Concentre-se, para pedir direitinho.

Entre. Não repare. Esse Parque é bem tradicional, chão de terra batida, ruas esburacadas, brinquedos quase analógicos para uma era tão digital - mas é que estamos um pouco atrasados, esperando uns investimentos que nos prometeram. Tem um monte de coisas para ver. Alertamos que há alguns brinquedos parados por falta de peças de reposição, que foram morrendo, e não surgiram ainda outras que as possam substituir e fazer andar melhor a engrenagem. Têm aparecido só umas peças bem falsas, cheias de leros, o que faz com que tenhamos de ficar bem atentos para não acabar apoiando a serpente que sairá do cesto, mas nos picará de morte.

Parque Brasil de Diversões. Com carrinho de bater e tudo - igual ao trânsito de nossas cidades. Caótico. Um monte de gente que não sabe dirigir e outro tanto de trogloditas. Arma no vidro, parado no farol. Não use celular - ele foi roubado. Amarre o cinto: além de não termos pilotos, temos de apertá-los bem, para ajustes nos buraquinhos.

O carrossel do Parque mudamos um pouco para que ficasse mais moderno: cavalos por bicicletas. Subindo e descendo com a gente sentadinho no selim. Não ficou legal? Eu adoro carrosséis. Pensando bem, também é bom ir treinando andar de patins ali naquela pista. Se a velocidade já está reduzida, se já não tem onde parar, se querem que a gente compre os carros, mas não os use, pelo que vemos já que estão até fechando até avenidas, eles, os patins, poderão ser nossa solução. Você descalça e guarda na bolsa.

Veio de trem fantasma? Se for mulher, e tiver reclamações contra a onda de assédio sexual nos trens, adiante-se. Nas próximas estações, estarão pendurados os pedaços de mulheres que a polícia e a Justiça devia estar protegendo, mas não apareceram e elas foram cortadas em picadinhos pelos seus algozes. Grite. Salários mais baixos. Desrespeito. Grite. Querem controlar até o seu corpo; as suas decisões. Lá vem mais uma curva. 

Relaxa antes do próximo brinquedo. Coma uma glamorosa maçã do amor, deixe os dedos grudentos de algodão doce, faça amor com um churro de doce de leite. A vida, creio, de todas as mulheres, é como o caminho do trem fantasma, cheio de sustos, de monstros, de obstáculos.

Tiro ao alvo. Olha só como todos nós poderemos nos divertir nessa barraquinha. Lá na frente vão passando enfileirados todos esses que estão fazendo a vida de todo mundo um inferno da insegurança, vão passando as fotinhos deles, sem parar, e você pode mirar e acertar, eliminando-os da política, da religião, da sociedade. Ganha de presente um futuro melhor, com mais tolerância, convivência com a diversidade, compromisso ambiental. 

Eu jogo palavras neles e de vez em quando acerto um.

São Paulo, se preparando para quando setembro vier, e nós quisermos estar primavera, 2015 






* Marli Gonçalves é jornalista - Pode vir por aí a liberação do bicho de pôr na seda, pelo menos para andar de mascote junto com os usuários. Bom. E a pescaria mais legal seria todos nós jogarmos iscas, pixulequinhos no anzol. É rir para não chorar
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 

BRASILEIRO DE JET SKI.

Estão confirmadas para o início de setembro, a segunda e terceira etapas do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski. As disputas das duas etapas finais da competição serão realizadas de 5 a 7, na Represa Billings, no Tahiti Náutica Club, em Ribeirão Pires. 

Além dos campeões nacionais, serão conhecidos os pilotos que terão direito de disputar o Campeonato Mundial, que acontecerá de 3 a 11 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Jet Ski foi realizada no último sábado e domingo, em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, diante de um público total nos dois dias, de aproximadamente 32 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar. A expectativa para essas próximas etapas também é de bom público para acompanhar a performance dos melhores pilotos do Brasil e convidados internacionais.

O presidente da Associação Brasileira de Jet Ski – BJSA, organizadora do campeonato, Luiz Marcelo Teixeira (Pardal), as expectativas são as melhores possíveis para esta decisão. “Depois do que assistimos na abertura, em Boa Esperança, temos certeza que as emoções para essas finais serão ainda maiores. As baterias foram muito equilibradas, os pilotos se preparam para o campeonato e nesses dias que antecedem às finais, montarão suas estratégias e intensificarão os treinamentos. Tanto a organização, quanto os pilotos ficaram empolgados com o público em Minas e agora vão para o Tahiti Náutica Club muito motivados”, avaliou o dirigente.

Como o 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski terá três e não quatro etapas, como normalmente acontece, o regulamento não prevê descarte, conforme explicou Pardal.  A movimentação nos três dias e competição começará às 10 horas. O público terá toda a infraestrutura necessária, com arquibancadas, área de alimentação, banheiros. Também serão instaladas secretaria, área de boxes.

Para essas duas últimas etapa do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski estão sendo esperados pilotos dos Estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, além de convidados da Bolívia, Uruguai e Paraguai.

A segunda e terceira etapas do 28º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI GRAND PRIX 2015 é uma realização da BJSA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI, com homologação da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPPORTS BOATING ASSOCIATION. Produção - CPM7 FULL PROMOTION. Patrocí­nio – TAHITI NÁUTICA CLUB. Apoio oficial: PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PIRES, SPETO IMPORT, YAMAHA DO BRASIL, NATURAL RACING, FLY X, GLOBOJET, RADICAL PEÇAS, Site BOMBARCO, REVISTA BOAT SHOPPING, www.photojetski.com.br, FULLPOWER ENERGY, TOALHAS SÃO CARLOS, COPTERCAM, CASARINI, SAFE WAVE e LogiGO. O evento conta com a supervisão da MARINHA DO BRASIL e CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO, além da Polí­cia Militar do Estado de São Paulo.

Maiores informações no site www.bjsa.com.br e  www.photojetski.com.br.

Foto: Fernando Bonilha.

ROF 
Renato Fabretti 
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sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CASE IH.

Primeiro simulador de colheita de cana do Nordeste é da Case IH. 

Equipamento instalado em unidade do SENAI Alagoas capacitará operadores de máquinas da região. 

Alagoas é o primeiro estado do Nordeste a contar com um simulador de colhedora de cana, graças à parceria entre a Case IH, a concessionária TECMAQ e o Serviço Nacional de Aprendizagem  Industrial (SENAI). O equipamento doado pela fabricante foi instalado na unidade do SENAI de São Miguel dos Campos, região onde há grande concentração de produção de cana-de-açúcar, e inicia mais uma importante fase na profissionalização de mão de obra agrícola no Brasil. Nos últimos três anos, mais de 10 mil operadores foram treinados em simuladores da Case IH em todo país.

O simulador é composto de uma cabine da colhedora modelo A8800, uma das mais modernas do mercado, mantendo todos os comandos originais da máquina. O treinamento usa recursos de realidade virtual, como os que são usados na formação de pilotos de avião, para preparar os operadores de máquinas para as condições reais da colheita da cana. As técnicas de projeção mapeada permitem uma imersão total na experiência, fazendo com que o profissional visualize o canavial, controle as variáveis e corrija possíveis erros.

A capacitação dá condições para que os operadores aprendam desde a localização de botões e comandos no painel da máquina até a realização de manobras consideradas complexas, como a descida da colhedora das rampas de transporte. Segundo Ricardo Jorge de Oliveira, diretor da TECMAQ, concessionária Case IH que atende a região, com o crescimento da colheita mecanizada no Nordeste, há um grande interesse dos produtores rurais nessa modalidade de treinamento.  “Nessa primeira fase, dez usinas já demonstraram interesse em inscrever aproximadamente duzentos operadores, que deverão ser divididos em turmas de dez alunos cada uma”, afirma Oliveira.

De acordo com Edgardo Legar, responsável pela área de Treinamento do Cliente da Case IH, além de evitar falhas ou acidentes com as máquinas por falta de conhecimento técnico, o simulador ajuda a tirar o melhor proveito da colhedora, colaborando para o aumento da produtividade. “Outra vantagem do simulador é que ele não depende de condições externas, como o clima, para funcionar, e não interfere na operação da colheita”, completa.

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Andrea Beller 
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Sobre a Case IH: A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos Axial-Flow, colhedoras de cana, café e algodão, além de tratores de todas as potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. Case IH é uma marca da CNH industrial. Mais informações podem ser encontradas no site www.caseih.com.

CAMINHÃO VOLKSWAGEN É DESTAQUE NO RIO GASTRONOMIA 2015.

Única montadora de caminhões e ônibus do Estado do Rio de Janeiro, a MAN Latin America participa do Rio Gastronomia. Reconhecido como maior evento do setor, ficará aberto ao público até 30 de agosto no Jockey Club, onde reúne diversas atividades ligadas à gastronomia, arte, música e cinema da capital carioca.


Os visitantes podem conferir de perto o caminhão oficial do evento, um VW Delivery 8.160, ideal para operações que exigem agilidade nas entregas urbanas de curtas distâncias, como transporte de alimentos e bebidas.

“Os caminhões da família Delivery atendem perfeitamente a este nicho de mercado gastronômico, que necessita de rapidez nas entregas, pois muitas vezes transportam produtos perecíveis. Com os veículos Delivery, conseguimos garantir ao cliente que sempre encontre a configuração ideal para sua necessidade de transporte”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Líder há nove anos no segmento de caminhões leves no Brasil, a linha Delivery é composta por cinco modelos, de cinco a treze toneladas de peso bruto total. Sua cabine possui o melhor espaço interno da categoria e traz melhor visibilidade em saídas de aclives ou curvas, proporcionando maior rapidez na tomada de decisão pelo motorista e facilidade para entrar e sair, por consequência maior produtividade e segurança.

Os caminhões são conhecidos pela sua robustez e versatilidade e atendem a diversas aplicações, como baú carga geral, carga seca,  transporte de bebidas, plataformas de auto socorro, tanque de combustível, gás, entre outros que necessitem circular nas grandes cidades, com uma maior carga útil. Conta ainda com opções de entre eixos que atendem a legislação de Restrição de Circulação de São Paulo - VUC. 
 
Comunicação MAN Latin America
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(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

VOLKSWAGEN up!TSI

A Volkswagen do Brasil lança neste domingo (23/8), a campanha publicitária do up! TSI, o modelo que chega para revolucionar o mercado brasileiro em desempenho, economia de combustível e excelente dirigibilidade. 


O conceito "Chegou o up! TSI. 1.0 quando abastece. TSI quando acelera.", revela a combinação perfeita de alta eficiência energética do motor com desempenho e prazer ao dirigir, mostrando que o up! TSI é o mais rápido e econômico da categoria no mercado brasileiro.

A campanha integrada, que será veiculada em todo o Brasil, foi criada pela AlmapBBDO e destaca que o que parecia impossível de ser inventado, a Volkswagen conseguiu: um automóvel 1.0 que une potência absurda com muita economia. O filme “Chocolate” estreia neste domingo (23/8). Clique aqui para assistir ao comercial.

“O Brasil é o primeiro mercado no mundo a produzir o up! TSI, que chega para revolucionar o seu segmento em termos de desempenho, economia de combustível e prazer ao dirigir. O avançado motor do modelo é resultado de um investimento de mais R$ 460 milhões até 2018 em nossa fábrica de São Carlos”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Para o vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa, Jorge Portugal, o up! tem uma importância estratégica para a Volkswagen. “O modelo tem conquistado cada vez mais a admiração dos consumidores, tanto no mercado brasileiro, como no mercado externo. O up! já é exportado para a Argentina e Uruguai e até o final do ano será vendido também no México. Mesmo em um período bastante difícil e desafiador de mercado, o up! está conquistando cada vez mais a preferência dos brasileiros”, disse Portugal.

Todas as características inovadoras e revolucionárias do up! TSI são destacadas no comercial “Chocolate”. Na história é possível acompanhar o dia a dia de um homem, que vai comendo chocolate e emagrecendo gradualmente. Ao longo do filme, o personagem passa por situações inesperadas devido à sua nova condição, além de desfrutar o prazer de conduzir o seu up! TSI pela cidade. A locução interrompe a cena em que o homem dirige para lembrar que ainda não inventaram um chocolate que emagreça. Imediatamente, vemos o personagem retornar à sua forma física original. O homem acelera o carro e a locução interfere outra vez, enfatizando que, apesar disso, o que parecia impossível a Volkswagen conseguiu fazer: economia e uma potência absurda, desenvolvendo o 1.0 dos sonhos dos consumidores.

Além do filme de 30 segundos para a TV aberta e fechada e versão para cinema 4D, a campanha publicitária abrange spots de rádio, anúncios de página dupla e tripla, hotsite, mídia digital e ações para redes sociais.

Sobre o up! TSI


O up! TSI traz todas as características que tornaram o up! um marco na indústria nacional em termos de segurança e inovação, agora aliadas ao novo motor 1.0 TSI Total Flex – trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no Brasil. O novo motor, da família EA211, é um dos mais avançados da Volkswagen no mundo e o mais moderno fabricado pela empresa no País. Esse motor reforça a identidade da Volkswagen como empresa líder em inovação.

Fabricado em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor TSI Total Flex foi desenvolvido segundo critérios de eficiência energética (com menor consumo de combustível, reduzindo as emissões) combinada a alto desempenho e robustez, para permitir ao up! TSI entregar mais prazer ao dirigir – é o mais compacto motor de alto desempenho feito no País. Em seu desenvolvimento o up! TSI rodou mais de 1,6 milhão de quilômetros e o motor foi submetido a extensos testes em dinamômetro que somaram mais de 14.600 horas.

Com o novo motor, o up! TSI obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km (conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012), com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO. Dessa forma, além de ser um dos modelos mais seguros do Brasil e o mais inovador de seu segmento, o up! TSI se consagra como o mais econômico entre todos os modelos equipados com motor flexível no País. A eficiência energética do up! TSI está acima inclusive da obtida por modelos sem ar-condicionado e direção com assistência.

Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (etanol), em função da excelente relação massa/torque do modelo, que é de 56,6 kg/m.kgf. Com gasolina, o up! TSI sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/h.

O up! TSI está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. Todos trazem uma série de recursos eletrônicos de segurança, como M-ABS (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor), entre outros. Foi elaborada para o up! TSI uma estratégia competitiva de preços, de forma a proporcionar aos clientes Volkswagen acesso à tecnologia mais avançada em motores da Volkswagen no mundo. Já a partir da versão move up! TSI, o modelo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos, entre outros itens muito valorizados pelos clientes Volkswagen. Somando-se o novo motor às qualidades construtivas e inovadoras do up! e essa nova estrutura de oferta, o resultado é uma excelente relação custo-benefício.

A importância da chegada desse motor é tão grande para a Volkswagen que para celebrá-la o up! recebeu uma nova versão especial e exclusiva: o speed up!, cujo nome define a capacidade do novo motor 1.0 TSI Total Flex: executar rapidamente uma tarefa, consumindo menos. Além disso, todas as versões do up! TSI são equipadas, de série, com ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos e pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), entre outros itens. 

Volkswagen do Brasil
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TOYOTA ATINGE A MARCA DE 8 MILHÕES DE VEÍCULOS HÍBRIDOS VENDIDOS NO MUNDO.


A Toyota ultrapassou a marca dos 8 milhões de veículos híbridos vendidos em todo o mundo em 31 de julho de 2015. O número histórico foi atingido apenas 10 meses após a montadora ter registrado 7 milhões de automóveis híbridos comercializados.

A família Prius representa o maior número de unidades vendidas em todo mundo, com mais de 5,2 milhões de automóveis negociados, algo em torno de 65% do total de híbridos vendidos pela marca.

Diminuir os efeitos do automóvel no meio ambiente é uma prioridade para a Toyota. Baseada na premissa de que veículos ecológicos só podem realmente ter um impacto significativo se forem utilizados em larga escala, a Toyota tem se esforçado para incentivar cada vez mais a massificação da utilização da tecnologia híbrida.

Impacto Ambiental


A Toyota calcula que, desde 1997, com a chegada do Prius ao mercado, até 31 de julho deste ano, os veículos híbridos da marca resultaram na redução de 58 milhões de toneladas de CO2 que seriam emitidas na atmosfera, caso fossem utilizados veículos movidos a gasolina de tamanho similar e performance de condução. A empresa também estima ter salvado cerca de 22 quilolitros de gasolina em comparação com a quantidade utilizada por automóveis a gasolina de mesmo porte de um híbrido.

A Toyota tem posicionado seu portfólio de veículos híbridos, que permitem o uso de diferentes combinações de combustíveis, como tecnologias ambientais centrais para o século XXI. A montadora planeja continuar trabalhando para melhorar ainda mais o desempenho, reduzir custos, e expandir seu portfólio de produtos sustentáveis — incluindo carros não híbridos mais favoráveis ao meio ambiente – a fim de criar veículos de alcance popular entre os consumidores.

Histórico


A Toyota lançou o Coaster Hybrid EV, como conceito, em agosto de 1997 e, em dezembro do mesmo ano, foi a vez do Prius, primeiro veículo de passageiros do mundo a ser produzido em escala comercial. Desde então, os veículos híbridos da Toyota receberam um grande apoio por parte dos consumidores de todo o mundo. Atualmente, a empresa comercializa 30 diferentes modelos de automóveis híbridos e um do tipo plug-in em mais de 90 países. No Brasil, a Toyota já comercializou 509 unidades do modelo Prius desde seu lançamento em janeiro de 2013.

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A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP) e um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Lon dres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil

DONOS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DE SÃO PAULO RECEBERÃO DE VOLTA METADE DO IPVA.

O decreto que regulamenta a isenção de metade do IPVA para os veículos elétricos da cidade de São Paulo, assinado nesta sexta-feira (21) pelo prefeito Fernando Haddad, é um importante passo para a popularização desta tecnologia na avaliação da ABVE -Associação Brasileira do Veículo Elétrico. 


Para Island Faria Costa, um dos diretores da entidade presentes na cerimônia, realizada Prefeitura de São Paulo, a lei poderá gerar um efeito cascata, levando outras prefeituras e os governos estaduais e federal a reverem a carga tributária que incide sobre os veículos elétricos. “O custo de aquisição é um dos grandes impeditivos da disseminação desta tecnologia, que, por outro lado, é muito mais barata no abastecimento e manutenção”, explica.  “Além de custar menos no uso, o veículo elétrico contribui com a saúde pública, pois não gera poluição sonora e do ar”, ressalta.

Durante o evento, representantes do setor apresentaram ao prefeito a proposta de liberar os veículos elétricos do rodízio municipal.  “Dada a pequena frota existente na cidade, não haveria impacto sobre o trânsito, mas sim sobre a prática de ter dois carros para driblar o rodízio, já que muitas vezes o segundo carro é um modelo mais antigo e mais poluente”, explica.  “Além de reduzir a poluição, a troca por um único veículo de tecnologia muito mais econômica proporcionará uma redução significativas de gastos para os consumidores”, completa.

A isenção do IPVA deve ser um estímulo para que os paulistanos procurem saber mais sobre o veículo elétrico.  Quem quiser conhecer as novidades do setor poderá visitar gratuitamente a 11ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, que acontece de 24 a 26 de setembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.  Além de carros, o evento terá lançamentos em motos, bikes, patinetes, skates e até ônibus – todos movidos a eletricidade.

Atualmente, 5% da frota mundial é elétrica, sendo que o Brasil está muito aquém desse número: estimativas da ABVE indicam que no Brasil há cerca de 3000 veículos elétricos em circulação. “O crescimento da demanda é fundamental para gerar a escala necessária para termos produção local de carros elétricos”, lembra Island. “A tecnologia do carro elétrico tem potencial para estimular a substituição da atual frota, com tremendos efeitos sobre toda a cadeia automotiva, incluindo uma forte geração de empregos”, destaca. 

Embora seja um tributo estadual, o IPVA tem metade de seu valor repassado às prefeituras dos municípios onde os veículos são emplacados.  É dessa parte que a Prefeitura de São Paulo está abrindo mão para estimular a migração para uma tecnologia não poluente.  Este ano, o requerimento da isenção deverá ser feito manualmente, mas a partir de 2016 o sistema estará totalmente automatizado, em formato semelhante ao da nota fiscal paulistana.  “Os carros elétricos são tão eficientes que o valor gerado pela economia com abastecimento e manutenção chega a cobrir parte significativa de seu financiamento.  Mesmo com o aumento da conta da luz, abastecer um veículo elétrico custa menos que um modelo convencional”, detalha Island. 

AViV Comunicação
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NEW ELANTRA CHEGA AO BRASIL COM NOVA CONFIGURAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E CORES.


Silencioso, moderno e repleto de itens de série, o Hyundai New Elantra passa a contar, a partir deste mês, com uma nova configuração, trazendo equipamentos inéditos como o elegante Painel Supervision em LED TFT, Wi-Fi, a nova Central de Entretenimento Android com TV digital esistema Mirror Link, que projeta os aplicativos dos celulares no painel, via USB, com função touch para aparelhos com sistema Android.

Ainda dentro do pacote de itens de conforto estão os 3 novos diferentes modos de direção (Flex Steer) e o rebatimento elétrico dos retrovisores.

Para marcar ainda mais o lançamento da nova configuração do New Elantra, a CAOA comercializará 130 unidades do modelo na cor Cinza Metálico e 40 veículos em Vermelho Pérola.

Além das novidades, o Hyundai New Elantra continua equipado com seis airbags, controle de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas, ABS com assistência de frenagem, oferecendo segurança total a todos os ocupantes. 


Com relação ao conforto o sedan ainda tem bancos em couro, ar-condicionado digital Dual Zone com ionizador e conexão Bluetooth, piloto automático, além de permitir o controle de várias funções através dos comandos instalados no volante.

O Hyundai New Elantra é sucesso de vendas internacional desde sua primeira geração e, também no Brasil, tem sido condecorado por seu baixo custo de manutenção ereduzido índice de desvalorização, além de ser admirado por sua direção precisa, suspensão bem calibrada, elevado desempenho e por seu design moderno.

Motor Flex


A versão destinada ao mercado brasileiro é equipada com o moderno motor NU 2.0 DOHC Flex, que desenvolve 178 cv quando abastecido unicamente com álcool (E100) e 169 cv utilizando gasolina pura. O torque máximo é, respectivamente, 21,5 kgfm e 20 kgfm. 

Os modernos motores Nu da Hyundai têm bloco e cabeçote em alumínio e camisas dos cilindros em ferro fundido. O motor do Elantra possui duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT) e é montado sobre coxins hidráulicos para aperfeiçoar o desempenho, eficiência e precisão. A opção pelo uso do CVVT nos dois eixos de comando de válvula traz várias vantagens em comparação com a aplicação apenas nas válvulas de admissão: 2% a mais no desempenho (maior eficiência volumétrica), com a vantagem do consumo 2% menor (redução de perdas por compressão) e 30% menos emissões de hidrocarbonetos.

O motor de quatro cilindros utiliza um design em que o virabrequim fica deslocado, reduzindo o atrito entre os pistões e as paredes dos cilindros para ganhar mais 1% na economia de combustível. 

O desempenho, eficiência e flexibilidade do motor do New Elantra são potencializados pela moderna transmissão automática Shiftronic, totalmente desenvolvida pela Hyundai. Além de executar mudanças de marchas com rapidez e suavidade, o câmbio tem controle eletrônico para aumentar a eficiência do veículo e permite ao motorista fazer trocas manuais quando preferir.

Garantia e serviços
Assim como toda a linha de veículos Hyundai, o modelo está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. Por um período de um ano, o motorista conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional, durante 1 ano.

O Hyundai New Elantra é comercializado em todas as Concessionárias Hyundai Importados em uma única versão com o atrativo preço promocional de R$ 79.990,00.

Hyundai CAOA
Departamento de Comunicação 
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CAOA Montadora de Veículos - Hyundai: A CAOA é a importadora exclusiva da marca Hyundai no Brasil desde 2.000. Com um trabalho exemplar de reposicionamento da marca e investimentos maciços em pós-vendas, em poucos anos, a CAOA conquistou excelentes níveis de participação no mercado brasileiro. Esses surpreendentes resultados motivaram o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade a construir uma montadora com capital 100% próprio. Em abril de 2007 é inaugurada a CAOA Montadora de Veículos - Hyundai, na cidade de Anápolis (GO), e começa a produção da camioneta HR. Em 2010, a planta passou a fabricar o Tucson com exclusividade em todo o mundo. A marca ampliou a participação no mercado de caminhões, dando início a fabricação e a venda do comercial leve HD78 em 2011. Em setembro de 2013, a fábrica de Anápolis iniciou a produção de mais um modelo, o utilitário esportivo ix35 Flex. A CAOA acumulou 114.826 mil unidades vendidas no Brasil no ano de 2013. Durante dois anos consecutivos, a CAOA Montadora – Hyundai recebeu o título de distribuidor do ano entre os 179 distribuidores Hyundai do Planeta. Entre os itens avaliados estão: o extremo cuidado com o Pós-vendas e a satisfação absoluta de seus clientes. Prova desse comprometimento, o Brasil conquistou a 1ª colocação na pesquisa de satisfação dos clientes em 2013 (Hyundai Global Satisfaction Index), ficando na frente de todos os países da América Latina e Caribe. Esse ano, a Hyundai CAOA também conquistou o maior índice de satisfação com o processo de vendas em pesquisa realizada pelo conceituado instituto J.D. Power. Saiba mais sobre a CAOA e seus produtos no site www.caoa.com.br.