segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MERCADO AUTOMOTIVO.

MA8 analisa situação das concessionárias de veículos no Brasil e alerta para uma nova onda de aquisições e fusões no setor.

Apenas a inovação em processos operacionais não será suficiente para a recuperação do setor de distribuição de veículos. Será necessário um novo modelo de relacionamento entre as concessionárias e as fabricantes de veículos.


A tradicional forma de relacionamento entre as montadoras e suas redes de concessionárias tende a evoluir em pouco tempo e a razão para isso será o inevitável equilíbrio de forças entre as partes, decorrente da atual crise no setor automotivo brasileiro. A afirmação é de Orlando Merluzzi, presidente da MA8 Management Consulting Group no Brasil.

Segundo a consultoria, nos últimos cinco anos as concessionárias de veículos em geral, com exceção das marcas premium, tiveram em média 60% de redução em seus índices de lucratividade, aliado a um cenário de dificuldade no fluxo de caixa e incapacidade de absorver os custos fixos e administrativos do negócio com as atividades de pós-venda. “Esta é a fórmula perfeita para a extinção de muitos revendedores se a situação persistir por mais um ano”, comenta o consultor.

A MA8 também analisou as atividades de pós-venda e concluiu que em um grupo muito representativo de concessionárias no País, houve redução de até 45% nos índices de absorção, no mesmo período. A absorção do pós-venda está diretamente ligada a capacidade da concessionária em pagar os custos fixos e administrativos com o resultado departamental de peças e serviços. “Como consequência dos dois fatores, as concessionárias estão implantando drásticas ações de redução de custos, fechando filiais improdutivas e reestruturando quadro de pessoal. Esse momento é muito delicado para o relacionamento entre as fábricas e suas redes e há necessidade de muita tolerância entre as partes. As reduções de custos das concessionárias não podem ser entendidas pelas montadoras como descumprimento de compromissos assumidos. Pelo contrário, devem ser amplamente apoiadas, pois é uma questão de sobrevivência mútua”, afirma Merluzzi.

Um novo modelo de distribuição e relacionamento


A MA8 tem realizado diversos estudos sobre o setor e vem apontando as redes de concessionárias como o elo mais fragilizado em toda cadeia automotiva no País. Segundo o executivo, quando o mercado começar a recuperar-se, em 2017,  as montadoras que cuidaram de suas redes durante o período de turbulência serão as que colherão os frutos da estratégia correta. “No momento de acentuadas quedas nas vendas, as redes de concessionárias são pressionadas pelas montadoras a investir, manter estoques, realizar promoções, arcar com custos financeiros, vender, alcançar market share, garantir a satisfação dos clientes e fornecer para as fábricas todos os dados do próprio negócio. Como se não bastasse, ainda são pressionadas pelo consumidor a dar descontos e conceder benefícios. Ao reportarem para as fábricas os dados econômicos e financeiros com prejuízos e margens de comercialização irrisórias, algumas concedentes esboçam ar de dúvida e desconfiança. Essa relação precisa mudar, antes do colapso de boa parte das redes de concessionárias no País”, afirma Orlando Merluzzi.

Uma nova onda de reestruturação no setor de distribuição de veículos


Em seus estudos a MA8 também prevê que o setor deverá passar por uma nova onda de aquisições e fusões, tão logo o mercado aponte para o caminho da recuperação. “Atualmente há uma grande quantidade de concessionários que querem sair do negócio, mas não o fazem por falta de investidores ou de um bom acordo para venda”, explica Merluzzi. Isso deverá repetir movimento ocorrido há alguns anos no País, quando grupos concessionários expandiram a capilaridade adquirindo concessionárias em várias regiões, com a finalidade de racionalizar os custos de gestão e aumentar o potencial de comercialização. Alguns receberam injeção de capital extra com a entrada de novos sócios, inclusive estrangeiros, o que a partir de agora deve ficar um pouco mais difícil.

“Nós da MA8 temos atuado em vários projetos de reestruturação de concessionárias, buscando inovar e melhorar os processos de gestão, operações comerciais e atividades de pós-venda. Temos observado o anseio dos empresários em recompor a lucratividade de seus negócios, mesmo que parcialmente, mas sabemos que boa parte deles não descartariam a venda de suas concessionárias caso encontrassem investidores interessados. Se olharmos para um passado recente, o ambiente deve propiciar uma nova fase de consolidação de grupos concessionários e a MA8 também já está trabalhando na assessoria de fusões e aquisições neste setor”, diz Cristiane Davi, diretora da consultoria.

O Brasil possui atualmente cerca de 5.400 concessionárias ativas entre carros, veículos comerciais, equipamentos agrícolas e máquinas de construção. Na opinião da consultoria, aproximadamente 40% desse total fará parte de algum processo de consolidação ou venda até o final da década. A empresa entende que os próximos dois anos serão de ajustes no setor de distribuição de veículos no País e demandarão planejamentos estratégicos eficazes, revisão de processos operacionais, diplomacia e tolerância entre as redes de concessionárias e suas fábricas concedentes.

Sobre a MA8 Management Consulting


Orlando Merluzzi, presidente da MA8 Management Consulting Group no Brasil.

A MA8 é uma consultoria de gestão empresarial, planejamento estratégico, suporte a investimentos, inteligência de mercado e estratégia de operações no Brasil e América Latina, com amplo conhecimento e atuação em desenvolvimento e gestão de redes de concessionárias. A empresa é composta por experientes consultores e conselheiros no setor automotivo para carros, caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos de construção. Visite :  www.ma8consulting.com. 

MM Editorial
Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
(11) 2941-7568

MAN LATIN AMERICA APRESENTA SOLUÇÕES INOVADORAS NO CONGRESSO SAE BRASIL 2015.

Líder no mercado brasileiro de caminhões, a MAN Latin America apresenta em primeira mão no Congresso SAE Brasil o modelo VW Constellation 19.420 4x2 com segundo eixo direcional dotado de suspensão pneumática e controle eletrônico. 

O veículo oferece a maior capacidade de carga da categoria, já que com a configuração inovadora 6x2/4, permite ganho de mais cinco mil quilos de carga útil, passando a ter 52 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

Com foco em redução de custo operacional, o conceito 6x2/4 traz benefícios para o cliente que necessita de maior capacidade de carga em aplicações de grande volume, como carga seca, bebidas, sider e tanque; além de permitir a operação com implementos mais longos, como o utilizado no transporte de veículos (cegonha), respeitando a resolução do Contran 305 para combinações com até 22,4 metros de comprimento.

Reconhecida pela versatilidade na operação, a linha Delivery também é destaque no estande da montadora com o modelo  VW 13.160, que conta com transmissão automatizada V-Tronic e terceiro eixo de fábrica com sistema pneumático para levantamento e auxílio de tração. Com PBT de 13 toneladas, o maior do mercado para sua categoria, e entre-eixo de 2.850 mm, atende tanto à flexibilidade exigida pelos transportadores quanto a legislação para veículos urbanos de carga — VUC em São Paulo (SP). Suas aplicações são bem diversificadas, com destaque para transporte de bebidas, plataformas de auto-socorro, tanque de combustível e gás.

Soma-se a gama de atrações do evento o recém-lançado cavalo mecânico VW Constellation 25.420 em sua versão 8x2. Dotado de segundo eixo direcional, o modelo da nova Série Prime oferece a maior capacidade de carga da categoria. Destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de três eixos convencionais com PBTC de até 54,5 toneladas, é ideal para aplicações com basculante, frigorífico, graneleiro e tanque.

“Aproveitaremos o Congresso SAE Brasil para mostrar as soluções inovadoras da MAN Latin America, desenvolvidas totalmente pelo time de engenharia da empresa em Resende. É um trabalho constante para oferecer ao mercado cada vez mais produtos sob medida para cada aplicação”, destaca Gastão Rachou, vice-presidente de Engenharia, Estratégia do Produto e Gerenciamento de Portfolio.

Melhor custo-benefício


A grande atração da MAN Latin America no Congresso SAE - o VW Constellation 19.420 4x2 com segundo eixo direcional - está equipado com motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência com torque máximo de 1.850 Nm e transmissão automatizada V-Tronic ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades. Possui a maior autonomia de combustível da categoria, chassi reforçado e sistema de direção que propicia maior conforto na operação.

Já o VW Delivery 13.160 conta com motor Cummins ISF, transmissão automatizada V-Tronic ZF 6S 1010 B0 de seis velocidades. O acionamento a cabo traz mais conforto e precisão nas trocas de marcha, diminuindo o esforço de trocas e ruído interno, com mais facilidade e comodidade ao motorista que transita no ciclo urbano e rodoviário.

Com motorização Cummins ISL de 420 cavalos de potência e 1.850 Nm de torque, o VW Constellation 25.420 V-Tronic 8x2 tem transmissão automatizada de série V ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando maior produtividade na operação.

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

IVECO: UBERLÂNDIA INVESTE NA LOGÍSTICA.

O investimento público na melhoria logística dos mais variados departamentos municipais e estaduais tem sido um importante diferencial no avanço da qualidade de vida de grande parte da população brasileira. Um dos exemplos bem-sucedidos dessa prática é a prefeitura de Uberlândia, que, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), adquiriu, recentemente, um total de seis veículos Iveco para atuar nas mais variadas atividades da autarquia.



Referência nos serviços de saneamento, e também com presença constante entre os primeiros colocados no ranking do Instituto Trata Brasil, organização que avalia a qualidade dos serviços das cem maiores cidades do país, o DMAE de Uberlândia recebeu três caminhões Tector, da linha de semipesados da Iveco, equipados com tanque inox de 15 mil litros para armazenamentos de água potável, e também um Vertis, preparado com sistema de hidrojateamento, para a desobstrução de rede de esgoto e ramais domésticos. Os veículos se unem a outros dois utilitários da linha Daily que já haviam sido adquiridos com a Curinga Caminhões, concessionária Iveco de Uberlândia.

“Ao investir na renovação da frota, estamos economizando com manutenção mecânica, oferecendo mais segurança a nossos servidores e garantindo um atendimento mais ágil à população”, destaca o diretor geral da autarquia, Orlando Resende. De 2013 até hoje, o DMAE investiu cerca de R$ 4 milhões na aquisição de veículos e maquinários.

Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco, comenta os pontos fortes da marca durante as licitações municipais. "Além do preço, a parte técnica é também muito exigida pelos gestores públicos. A Iveco leva uma grande vantagem neste sentido, tanto por ser a única marca com o portfólio completo de veículos, dos leves aos extrapesados, como também pelo compromisso com as tecnologias que garantem a máxima resistência, economia e segurança."

A produção de água potável de Uberlândia ganhou, em 2007, um importante aliado na estratégia de conservação dos recursos hídricos do município: o Programa Buriti de proteção e recuperação de nascentes. Com o propósito de apoiar os produtores rurais, o projeto revitalizou mais de 6 mil hectares de áreas que margeiam o curso dos rios. Segundo o próprio departamento, a atuação no campo não teria a mesma eficiência se não contasse com o apoio de uma rede de transporte moderna e segura.

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca
marcelo@pg1com.com
Henrique Netzlaff 
henrique@pg1com.com
+55 41 3018 3377

Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

GE SELECIONA FUTUROS LÍDERES NA AMÉRICA LATINA.


Potencializar competências e aumentar as oportunidades de aprendizagem para o desenvolvimento de novos líderes podem ser considerados desafios do mercado profissional. Com o objetivo de continuar estimulando seus talentos, a GE está com vagas abertas para programas de lideranças trainee de quatro diferentes áreas no Brasil, México e Argentina. Empresa número um na formação de líderes, segundo o Hay Group, a GE incentiva que estagiários, trainees ou empregados, introduzam novos processos, deem ideias, sugiram e executem projetos do início ao fim.

As inscrições para o segundo ciclo de 2015 vão até o dia 9 de outubro. A companhia seleciona jovens profissionais com até dois anos de formação para os programas nas áreas de Engenharia e Operação (OMLP), Comercial (CLP), Finanças (FMP) e Tecnologia da Informação (ITLP). A seleção dos cursos de graduação são flexíveis e as qualificações individuais serão levadas em consideração.

“A filosofia de liderança da GE reflete a crença de que todos os colaboradores da companhia são líderes e que eles inspiram os outros. Quando uma pessoa cresce e se desenvolve, todos nós crescemos e melhoramos. Juntos, todos nós ascendemos. É com esse espírito que a GE abre novas turmas dos programas de liderança da empresa”, afirma Mariane Aragoni, Gerente de RH para Programas de Liderança da GE na América Latina.

O programa de liderança da GE, que tem duração de dois anos, insere os jovens selecionados em um ambiente global e, portanto, é fundamental que o candidato domine o inglês. Com rotações em diferentes unidades da GE no País e no mundo, é necessário que os interessados tenham mobilidade nacional e internacional, bem como um perfil proativo e de liderança. A candidatura deve respeitar a legislação trabalhista dos países, ou seja, os candidatos só podem aplicar para oportunidades onde estejam aptos a trabalhar e desde que tenham a documentação e os requisitos exigidos pela legislação trabalhista do país. Ter noções em espanhol é uma habilidade desejável.

O processo seletivo segue as etapas eliminatórias a seguir: candidatura; triagem curricular; teste online de inglês; entrevista por telefone ou entrevista coletiva; apresentação presencial de case de negócios e entrevista final. Os interessados devem se inscrever pela intenet, acessando o endereço www.ge.com/br/carreiras. Basta buscar pelo nome das vagas, (OMLP, CLP, FMP e ITLP) para se candidatar.

Outras informações sobre os programas de liderança da GE podem ser obtidas no website da GE do Brasil, no website dos Programas de Liderança da GE, além do blog GE Reports Brasil e das páginas da companhia no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Agência Ideal
Camila Teixeira
(11) 4873-7972 
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Priscilla Caetano
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Sílvia Simões
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CAMINHÕES MAN VOLKSWAGEN 2016.

Coisas de Agora mostra entrevista com Ricardo Alouche, vice-presidente de Marketing, Vendas e Pós-Vendas da MAN Latin America; que apresenta a linha de caminhões 2016 e anuncia o lançamento do Leasing Operacional da MAN Latin America. 

Clique na telinha e assista agora.


HONDA LANÇA APLICATIVO PARA FACILITAR O ACESSO DOS CLIENTES AO CONSÓRCIO.

Ficou ainda mais prático adquirir uma motocicleta ou automóvel Honda. A empresa lançou o aplicativo Consórcio Honda. Disponível para download no Google Play e Apple Store, a ferramenta permite que o cliente não só simule, mas também compre uma cota de consórcio por meio do seu tablet ou smartphone.

Desenvolvido para o Consórcio Honda, uma das empresas que compõe a Honda Serviços Financeiros, o aplicativo ainda oferece a opção de visualização de prazos, valores, planos, fichas técnicas e fotos dos modelos disponíveis para venda pelo consórcio. Para concluir a compra da cota, o interessado deve apenas preencher o cadastro digital e efetuar o pagamento com cartão de crédito, sem a necessidade de se dirigir à uma concessionária Honda.

Consórcio Honda


Presente no mercado há 33 anos, o Consórcio Honda é a maior administradora de consórcio do País, se consolidando como líder do segmento e importante facilitador de acesso dos consumidores aos produtos da marca Honda. Alia tranquilidade e segurança a uma moderna estrutura de administração, com agilidade na formação de grupos e flexibilidade nos prazos que variam de 12 a 72 meses. Outro atrativo dessa modalidade são os planos que se adaptam ao orçamento do cliente e a participação desde a primeira assembleia por sorteio ou lance.


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ACELERADAS.
Por Edison Ragassi*

GP CINGAPURA: O DIA QUE A MERCEDES PAROU!  

Sem explicações, os carros da Mercedes não andaram, Lewis Hamilton abandonou a prova, Nico Rosberg conseguiu um tímido quarto lugar e Vettel venceu.



Em Cingapura o visual futurista não fez bem para os carros da Mercedes-GP. Já nos treinos livres, Hamilton, Rosberg e o exercito de engenheiros da equipe não conseguiram descobrir o que fez os carros perderem competitividade. 

Essa foi a brecha que Sebastian Vettel precisava para mostrar que a Ferrari evolui a passos largos. O alemão conquistou a pole, não perdeu a posição na largada e foi assim até o final da prova. Nem o torcedor que invadiu a pista – isso mesmo, até invasão aconteceu-, e provocou a entrada do safty car, abalou o quatro vezes campeão do mundo. 

O grid de largada foi muito diferente do que estámos acostumados nesta temporada.
Vettel na pole, com Daniel Ricciardo (RBR) em segundo, Kimi Raikkonen (Ferrari) na terceira posição e Daniil Kvyat (RBR) em quarto. Para as Mercedes sobraram a quinta e sexta posições de Hamilton e Rosberg. 

A confirmação que o fim de semana não foi bom para a Mercedes, até para as equipes que eles fornecem motores, aconteceu com Felipe Massa (Williams). Ele errou no Q3 e conseguiu a nona posição. Seu companheiro, Valtteri Bottas foi sétimo.


Dada a largada, Massa ganhou duas posições, porém, na saída do box, após a primeira parada, chocou-se com Nico Hulkenberg (Force India). 




Na minha opinião, acidente de corrida. Felipe queria passar e Hulkenberg não tirou o pé. Os comissários não entenderam assim e puniram o alemão, apesar do abandono vai perder posições na próxima etapa. Massa continuou na corrida, mas logo depois abandonou porque o câmbio entrava em neutro. 

Feliz ficou Felipe Nasr (Sauber). A equipe estreou um novo pacote aerodinâmico, e o brasileiro chegou a estar na sétima posição. Atrapalhado pelo safty car, terminou em décimo e conquistou 1 ponto.

Apesar do resultado ruim, Hamilton continua líder com folga soma 252 pontos. Rosberg é o segundo tem 211 e Vettel aproximou-se da vice-liderança com 203. O inglês continua como favorito para conquistar mais um titulo. Esperar que daqui pra frente a Mercedes seguirá com os apagões é pouco provável. De qualquer maneira a pane de Cingapura serviu para apimentar um pouco mais o campeonato.

Marcaram pontos no GP de Cingapura
  1º Sebastian Vettel 
  2º Daniel Ricciardo 
  3º Kimi Raikkonen 
  4º Nico Rosberg 
  5º Valtteri Bottas 
  6º Daniil Kvyat 
  7º Sergio Perez 
  8º Max Verstappen
  9º Carlos Sainz 
10º Felipe Nasr

A próxima etapa será na próxima semana, dia 27/09,  no circuito de Suzuka, Japão. As Mercedes e as equipes empurradas por seus motores são as favoritas.

Rapidinhas


Esperança na virada
A vitória em Cingapura deixou Vettel animado e confiante. Quando perguntado se ainda está na briga pelo titulo, o alemão não titubeou. "Se tivermos mais finais de semana como este, sim. O que eles fazem não está na nossa mão, talvez possamos tornar o impossível possível. Vamos atacar ao máximo". Olho nele, que já tem quatro títulos mundiais.

O abandono custou posições 
Felipe Massa abandonou a corrida quando lutava pela oitava posição. O câmbio parou de funcionar. "Eu estava com um problema no câmbio. Quando a terceira e a quarta marcha entravam, ia para o ponto morto e tinha que começar tudo de novo", explicou. Como não marcou pontos, Raikkonen foi o terceiro e Bottas quinto, Massa caiu da quarta para a sexta colocação. Ele tem 97 pontos, Kimi 107 e Bottas 101.

Ponto suado
A Sauber passa por dificuldades financeiras. Em Cingapura estreou a primeira atualização do ano. Apesar de não ser uma pista propicia, Felipe Nasr ainda conquistou 1 ponto. O brasileiro comemorou. "Estou muito feliz pela equipe e também por mim por esse ponto. Não foi um final de semana fácil para nós. É bom terminar a corrida com alguma satisfação", declarou. 











Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br.

domingo, 20 de setembro de 2015

AUDI COMEMORA OS 20 ANOS DO A3.

Um marco histórico foi alcançado na fábrica da Audi em Ingolstadt, na Alemanha: há 20 anos, em 18 de setembro de 1995, o primeiro A3 saía da linha de montagem. Desde então, o Grupo Audi fabricou mais de 3,5 milhões de unidades do modelo em todo o mundo. 



Hoje, um em cada cinco carros da marca é um modelo da família A3. Ao mesmo tempo, o A3 tornou-se um carro inovador também no que diz respeito a sistemas de propulsão alternativos, como é demonstrado pela produção simultânea do A3 Sportback e-tron, A3 Sportback g-tron e dos modelos A3 clássicos, construídos na mesma linha de produção, na fábrica de Ingolstadt.

"Duas décadas do A3 – esses 20 anos representam um marco na categoria dos compactos. Nós criamos um novo segmento ao lançar o modelo. Hoje, a família A3, de alto volume, é um componente fundamental de nossa linha", declara o Prof. Dr. Hubert Waltl, membro do Conselho da Audi para Produção. "Por trás dos ótimos resultados dessas duas décadas há uma equipe de produção altamente qualificada. Sem ela, esta história de sucesso não teria sido possível."

Para Peter Mosch, Presidente do Conselho Geral de Trabalhadores da Audi, "o A3 é um pilar muito forte na proteção dos empregos. Por esta razão, o Conselho dos Trabalhadores apoia a continuidade da produção deste importante modelo na fábrica de Ingolstadt. O crescimento no número de empregados ao longo dos últimos 20 anos confirma que este é o caminho".

Ao ser lançado, o A3 estabeleceu imediatamente novos padrões para a categoria dos compactos por sua personalidade esportiva, alta qualidade de manufatura e a disponibilidade do sistema quattro de tração integral permanente. Tecnologias de produção inovadoras e máxima flexibilidade na fabricação de carrocerias na fábrica de Ingolstadt garantem até hoje sua alta qualidade. A Audi produz em Ingolstadt os modelos A3, A3 Sportback, A3 Sportback e-tron e A3 Sportback g-tron. Só em 2014, esses veículos representaram um volume total de 188.465 automóveis.

Simultaneamente, o carro compacto tornou-se um modelo global. Ele conquistou as ruas e estradas de mais de 100 mercados e é fabricado também em outras instalações de produção da marca. Em 2001, o Grupo Audi levou parte da produção do A3 para suas instalações em Györ, na Hungria. Hoje, o Audi A3 Sedan e o A3 Cabriolet são produzidos no local, onde em 2014 atingiram o volume de 117.578 unidades. No ano passado, um total de 46 mil A3 Sportback e A3 Sedan foram produzidos na planta de Foshan, na China. Dez mil A3 Sedan foram feitos também em Aurangabad, na Índia. A marca começará em breve a produzir o modelo também no Brasil. O volume de produção desde que o carro foi lançado há 20 anos chega a 3.647.833 automóveis.

A produção em série do primeiro modelo híbrido plug-in do A3 na fábrica de Ingolstadt é uma conquista revolucionária na direção da mobilidade elétrica. 


Hoje a produção do A3 Sportback e-tron é feita no mesmo ciclo de tempo e na mesma linha de montagem dos A3 convencionais. A demanda por esse modelo é especialmente forte na Holanda, onde um em cada dois A3 Sportback vendidos é da versão e-tron. Desde o mês de junho, os clientes chineses também podem comprar o modelo de propulsão alternativa, que também será lançado nos Estados Unidos no final deste ano.

A marca das quatro argolas também produz o modelo de baixa emissão A3 Sportback g-tron na mesma linha de produção em Ingolstadt. O g-tron é o primeiro carro movido a gás natural produzido pela empresa. O modelo pode usar como combustível tanto o gás natural de origem fóssil como o Audi e-gas, produzido de modo sustentável por um método desenvolvido pela empresa. O g-tron é muito popular na Itália, onde um em cada nove unidades do A3 Sportback é movido a gás natural.

Audi do Brasil  
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Em 2014, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.741.100 carros da marca Audi para seus clientes. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. A Audi opera globalmente em mais de 100 mercados e possui unidades de produção em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Győr (Hungria), Bruxelas (Bélgica), Bratislava (Eslováquia), Martorell (Espanha), Kaluga (Rússia), Aurangabad (Índia), Changchun (China) e Jakarta (Indonésia). Desde o final de 2013, a marca dos Quatro Anéis também tem produzido carros em Foshan (China). A marca dos Quatro Anéis iniciará a produção em Curitiba (Brasil) este ano, e em San José Chiapa (México) em 2016. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. A empresa emprega atualmente mais de 80.000 pessoas no mundo todo, das quais mais de 58.000 na Alemanha. A empresa planeja realizar um investimento total de cerca de €24 bilhões entre 2015 e 2019 – essencialmente em novos produtos e tecnologias sustentáveis. A Audi assumiu um compromisso com a responsabilidade corporativa e tem baseado sua estratégia no princípio de sustentabilidade em seus produtos e processos. A meta de longo prazo é alcançar a mobilidade neutra em termos de emissões de CO2.

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves.

QUE VENHA A PRIMAVERA BRASILEIRA.

Há de chegar a nossa primavera, para que os dias possam voltar também a ser mais normais, que possamos realizar as coisas, com mais perspectivas, e não tenhamos mais de perder tanto tempo só cortando prazeres das nossas vidas, nem mais discutindo e pensando nas pragas que devassaram esse nosso imenso jardim. Eles não são flores que se cheirem.

Pensa só há quantos anos, de novo, a gente não tem calmaria real, não relaxa, fica só vendo o país ir para a cucuia. Nos últimos meses aconteceu que a coisa se acelerou, não dá mais para eles esconderem nas propagandas. Tanto tentamos alertar que não era bem assim, mas caiam bolsas em nossas cabeças. Bolsa Família. Bolsa Casa. Bolsa Bolsa. Embolsa bolsa. Agora vemos e sentimos bem perto de nossos narizes e olhos a tal da miséria que tanto insistiram que haviam exterminado. A gente aplaudia a parte boa, apoiava, mas sempre mostrando que não havia planejamento entre as muitas notas de populismo, que a jurupoca ia chiar. Não quiseram ouvir. Aliás, ainda tentam se fazer de moucos, nos chamando de golpistas. 

Transbordou. 

Se muitos movimentos políticos foram chamados de primaveras, porque não a Primavera Brasileira, bonita, colorida, diferente, divertida? Quem sabe não poderemos aproveitar a estação e fazer florescer uma nova cultura, mais ampla, solidária, construtiva? Nas ruas, com alegria, em paz, vamos tentar buscar a solução, a que seja melhor, que possa agregar e reunir o maior número de pessoas e representações. Houve a Primavera dos Povos, a Primavera de Praga, a Primavera Árabe, e até em Portugal, se não foi primavera, tinha flor no meio, a Revolução dos Cravos.

Mas tem de ser nessa estação que começa agora, 23, desta semana de setembro. Pensa que temos três meses, que não nos resta muita alternativa. Temos de parar de andar em círculos, onde todos os dias parece que lemos a mesma edição do jornal, cheias de achismos, chutes, previsões plantadas, diz-que-disse. Essa xingação mútua não tem sentido algum nem ajuda a desempacar. Vamos atarracar uma mangueira nesse Lava Jato para adubar novas ideias e perspectivas. 

Pega a primavera, a fina flor, as pessoas na flor da idade, as flores raras, as flores que já desabrocharam e perderam espinhos, vamos cultivar as flores da retórica do convencimento por um projeto decente, de retomada de rumo. Revolução de comportamento, com a marca da personalidade brasileira. Pensamentos dogmáticos tradicionais não têm cabimento agora.

Já dá para ouvir o canto dos pássaros assobiando, rebolando bonito as suas asas, atrás de penas para se coçar e procriar. O acasalamento é a cara da primavera, das cores e das flores, das pessoas. Vê se me entende e ajuda: puxa mais gente e sementes.

Senão, olha que eu vou chamar a Comadre Florzinha para aterrorizar e puxar o pé de vocês de noite. Conhece a história dela, lenda do folclore pernambucano? Foi uma menina que se perdeu na mata, morreu, mas seu espírito ficou perdido na floresta e com o tempo ela passou a aterrorizar vilas e fazendas, com suas aparições. Dizem, e ela vive aparecendo, que é parecida com aquela outra assustadora garota de O Chamado, que mora em um poço. Florzinha tem longos cabelos negros. Mas à noite eles, os cabelos, pegam fogo e viram chicotes ardidos para cima do lombo de quem não lhe dá as coisas de que mais gosta, fumos, mel e mingau. Arteira, adora dar nós nos rabos dos cavalos. Ela também ataca quem não trata bem as árvores e protege a natureza como fada - pode ser menina-moça boazinha também. Comadre Florzinha. 

"A ironia é a expressão mais perfeita do pensamento", escreveu a grande poetisa portuguesa Florbela Espanca.

São Paulo, 2015, tenso.

Reconhece essa estrofe de canção? ..."Pelos campos a fome em grandes plantações / Pelas ruas marchando indecisos cordões / Ainda fazem da flor seu mais forte refrão / E acreditam nas flores vencendo o canhão"... Pois é. Nervos à flor da pele ..."Vem, vamos embora que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora não espera acontecer"...

Aguarde! Prepare-se. Chumbo Gordo vem aí.










* Marli Gonçalves, jornalista. 
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br.

RENAULT.

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sábado, 19 de setembro de 2015

JOHN DEERE É ELEITA “MARCA MAIS DESEJADA” PELO PRÊMIO FENABRAVE.

Pela segunda vez consecutiva a empresa conquista votos dos concessionários de todo o País e vence premiação.




A John Deere recebeu a premiação de “Marca Mais Desejada”, promovida pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (16) durante o 25º Congresso & ExpoFenabrave, que aconteceu em São Paulo (SP).

O prêmio está em sua sétima edição e a John Deere venceu, pela segunda vez consecutiva, na categoria “Tratores e Máquinas Agrícolas”. A indicação dos equipamentos mais desejados é feita por meio de participação on-line na 20ª Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com o Mercado. A pesquisa deste ano foi desenvolvida entre maio e julho e contou com a participação de concessionários de todas as marcas e segmentos do Brasil.

“Sentimo-nos muito lisonjeados por sermos congratulados novamente pela premiação como “Marca mais desejada”, o que reforça nosso compromisso com os parceiros concessionários e nossos clientes em apresentar cada vez mais máquinas e serviços de alta tecnologia, que impactam positivamente no resultado dos agricultores”, ressaltou Airton Luiz Rohde, diretor financeiro da John Deere Brasil, que representou a empresa na solenidade.

A eleição das marcas mais desejadas teve, como critério principal, a participação mínima de 20% dos concessionários de cada marca. Eles responderam a pesquisa da Fenabrave, sendo que, para ser vencedora, a marca tinha que obter a melhor média das notas em 25 questões.

Constantes investimentos


A John Deere acredita no potencial da agricultura brasileira e segue continuamente investindo para auxiliar neste desafio de produzir cada vez mais. Por isso, entrega aos agricultores a próxima geração de tecnologia em suas máquinas, que garantem produtividade, disponibilidade e menor custos de operação.

Por exemplo, o recente lançamento da expansão da linha de produção de tratores na fábrica de Montenegro (RS) comprova os investimentos em tecnologia e serviços aos agricultores. O aporte possibilita que a John Deere produza no Brasil os modelos da Série 8R de alta potência, que eram importados e agora podem ser adquiridos com mais facilidade como pelo FINAME. Para a nacionalização das máquinas foram investidos US$ 40 milhões, anunciados em 2013.

Recentemente, durante a Expointer que aconteceu em Esteio (RS), a empresa apresentou mais de 20 produtos, com importantes lançamentos como o sistema DF3 de limpeza de grãos das Colheitadeiras Série S. A nova peneira limpa melhor os grãos e os separa dos resíduos, sem perdê-los na lavoura. Isto possibilita a redução do custo da tonelada colhida, reduzindo significativamente a perda de grãos mesmo em terrenos inclinados e convertendo mais grãos no graneleiro. Além disso, também foram lançadas a nova Série 8000 de forrageiras e as plantadeiras 2100 e DB40.


Grupo CDI - Comunicação e Marketing
Romulo Orlandini
(11) 3817-7939
romulo@cdicom.com.br
Lenita Aquilino
(11) 3817-7962
lenita@cdicom.com.br
William Gimenes
(11) 3817-7910
william@cdicom.com.br
Thiago Coletti
(11) 3817-7915
thiago@cdicom.com.br
Cláudia Santos
(11) 3817-7925
claudia@cdicom.com.br

Sobre a John Deere: A Deere & Company (NYSE: DE) é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados e está comprometida com o sucesso dos clientes ligado à terra, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura. Desde sua fundação, em 1837, a John Deere tem oferecido produtos inovadores de alta qualidade, contribuindo para a construção de uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere pelo site www.JohnDeere.com ou, no Brasil, www.JohnDeere.com.br.

MAN VOLKSWAGEN.

Cliente Almax Mais poderá levar caminhão Volkswagen zero para casa.


Em parceria com a Shell, a MAN Latin America acaba de lançar o programa de fidelização Almax Mais, uma plataforma inédita de relacionamento, que premiará clientes Volkswagen e MAN nas compras de produtos Almax e demais lubrificantes Shell em toda rede de concessionárias MAN Latin America do Brasil. A ação está baseada no acúmulo de pontos, que serão revertidos em diversos prêmios. Inclusive, em sua estreia, o cliente poderá concorrer a um caminhão VW Delivery 8.160 zerinho em sorteio que será realizado no próximo mês de novembro.

Além das vantagens de adquirir os produtos originais Volkswagen e MAN, a ação reúne benefícios para o cliente e sua maior fidelização ao pós-venda do concessionário. 

A participação é muito simples. 


A partir de um cadastro rápido e gratuito, que pode ser feito em qualquer concessionária do país ou diretamente no endereço do portal www.almaxmais.com.br, os clientes já estão aptos a usufruir os benefícios oferecidos pelo programa. De início, o consumidor recebe um cartão fidelidade e, a cada R$ 1 em compras de lubrificantes originais Almax ou demais produtos Shell disponíveis na rede de concessionárias MAN Latin America, ele ganha um ponto.

Estes pontos podem ser trocados por brindes como bonés, nécessaires, descontos em abastecimento e créditos em operadoras de celular, por exemplo. O resgate dos pontos e o acesso a todas as informações sobre o programa podem ser feitos pelo portal ou através do aplicativo Almax Mais, disponível gratuitamente para iOS e Android.

Para concorrer ao caminhão Delivery, o cliente que comprar uma bombona (20L) do lubrificante Almax Mineral (15W-40) ganha um cupom para concorrer ao sorteio. Já os que adquirirem a mesma quantidade do lubrificante Almax Premium (10W-40) ganham duas cédulas. A promoção vai até 31 de outubro ou enquanto durarem os cupons. O sorteio será realizado em 11 de novembro de 2015.

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

GRANDES EMPRESAS PARTICIPAM DA 11ª EDIÇÃO DO SALÃO LATINO-AMERICANO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS.

Principal evento deste novo mercado na América Latina, o Salão deve ser o palco dos grandes lançamentos automobilísticos deste ano.

Toyota Prius

Toyota, Volvo, BYD, CPFL Energia, Eletra, Mercedes-Bens, BMW e Porsche são algumas das empresas que já confirmaram presença na 11ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias que será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

“Os veículos elétricos representam a maior revolução da indústria automotiva, desde a consolidação do motor a combustão.  Por isso, o evento tem crescido a cada ano. Em 2014, ele movimentou R$ 30 milhões em negócios”, sintetiza Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, organizadora do Salão.

A 11ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias trará novidades em bikes, motos, carros, ônibus, skates, patinetes, empilhadeiras, walking machines e veículos para portadores de necessidades especiais.  “Por ser uma tecnologia limpa, que não emite poluentes e não gera ruídos, o veículo elétrico pode ser usado tanto em frotas externas como em ambientes internos, sendo, portanto, parte integrante de vários processos industriais.  Trata-se de um mercado amplo, diversificado e que deve ser o principal vetor de crescimento dos fabricantes de veículos no futuro por conta da crescente demanda por economia, eficiência e cuidado com o meio ambiente”, detalha.

Para as PMEs, o Salão deste ano trará uma novidade: a Smart City, área do evento que simula uma cidade.  “Abertos, os estandes dão maior visibilidade aos expositores, que têm suas marcas perfeitamente integradas ao espaço urbano do qual fazem parte”, destaca Ricardo.   Ao lado, a pista de testes – um sucesso de público desde que foi integrada ao evento, em 2013 – permitirá que os visitantes experimentem parte dos lançamentos que serão apresentados no Salão, elevando a circulação e a consequente visibilidade dos expositores da Smart City.

Há mais de uma década, o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias tem promovido o desenvolvimento, a demonstração, a comercialização e a utilização de veículos elétricos na América Latina, assim como a atualização e disseminação do setor. Seu objetivo é apresentar o estado da arte dos veículos elétricos e de seus componentes e debater os caminhos do crescimento do setor.  Por isso, todo ano o evento apresenta as últimas novidades em produtos e serviços que compõem todos os setores da cadeia produtiva de um veículo elétrico, incluindo lançamentos. 

AViV Comunicação
Rita Silva
rita.silva@avivcomunicacao.com.br           
Alexandre Rigonato
alexandre.rigonato@avivcomunicacao.com.br
Silvia Dias
silvia.dias@avivcomunicacao.com.br
(11) 4625.0605

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

VOLKSWAGEN GOLF, GOLF VARIANT E JETTA RECEBEM CLASSIFICAÇÃO MÁXIMA POR SEGURANÇA.

Organização americana IIHS classificou modelos como “Top Safety Pick+”.


Segurança máxima para motorista e passageiros é uma prioridade para a Volkswagen. Essa premissa foi reconhecida pela organização americana IIHS (Insurance Institute for Highway Safety – Instituto das Seguradoras para Segurança Viária), que classificou os modelos Golf, Golf Variant (nos EUA, o modelo recebe o nome Sportwagen), Golf GTI e Jetta como “Top Safety Pick+”.

Para ser classificado como “Top Safety Pick+”, o veículo precisa ter obtido excelentes resultados nos testes de colisão realizados pelo IIHS – incluindo duas simulações de colisão frontal (small overlap e moderate overlap), uma de colisão lateral, de traseira e uma simulação de capotamento.

Os modelos Golf, Golf Variant, Golf GTI e Jetta são construídos com uma combinação de recursos de segurança passivos e ativos desenvolvidos para atender (ou mesmo exceder) às mais exigentes regras de colisão. Os modelos oferecem, entre outros, recursos como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control, ACC), Aviso de Colisão Dianteira e Frenagem Autônoma de Emergência (Front Assist).

O sistema Alerta de Colisão Dianteira, que ajuda a evitar colisões frontais, agindo como um “passageiro” atento, usa sensores de radar para monitorar continuamente a distância até os veículos que circulam à frente. O sistema alerta o motorista sobre situações críticas, de forma acústica e visual, por meio de um símbolo luminoso no painel de instrumentos. O sensor de radar, oculto atrás do logotipo Volkswagen na grade do radiador,  captura a posição de carros e motos parados, além daqueles que se aproximam do veículo.

Líder em 5 estrelas no Latin NCAP


A Volkswagen detém o maior número de modelos com 5 estrelas na proteção para adultos no Latin NCAP (New Car Assessment Program), programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe.

O Golf lidera o ranking, com as mais altas pontuações e cinco estrelas também para proteção de crianças – o hatch foi o primeiro carro a receber cinco estrelas na proteção para adultos e crianças pelo Latin NCAP.

A classificação de cinco estrelas para a segurança e proteção de adultos e crianças recebida pelo Golf é consequência, entre outros fatores, da utilização de aços de alta e ultra-alta resistência com conformação a quente em sua estrutura.

O Golf traz conteúdo de itens de segurança de alto nível, compreendendo a robusta estrutura da carroceria, uma combinação de cintos de segurança altamente efetiva, bancos inovadores e sete airbags de série.

O Volkswagen up! é o único automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP – o melhor resultado da categoria.

O excelente resultado obtido pelo up! foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.

Disponível no mercado brasileiro em carroceria de duas ou quatro portas, o Volkswagen up! é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter esse excelente resultado no Latin NCAP.

O modelo é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

O Volkswagen Jetta também detém cinco estrelas pelo Latin NCAP, com os melhores resultados na proteção aos ocupantes adultos, considerando ensaios de impactos frontal e lateral. Na proteção para adultos, o sedã Volkswagen obteve cinco estrelas.

As crianças também estarão seguras no Jetta: testes com bonecos (dummies), que simulam crianças com idades entre 18 meses e três anos, confirmam a excelente proteção oferecida pelo modelo, com quatro estrelas.  
   
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