quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon.

PARA TODOS OS GOSTOS.

Salão do Automóvel de Frankfurt, o maior do mundo, vai até o próximo dia 27 e muito além de dezenas de modelos inteiramente novos, repaginados, com nova mecânica, tração elétrica ou híbrida. A começar pelo tema deste ano: Mobilility Connects (Mobilidade Conecta, em tradução livre). Modo inteligente de dizer que não há mais como separar as duas coisas. 

Há quem goste e outros torçam o nariz, mas o avanço dos SUVs continua e ainda com mais força. Se não, como explicar uma marca premium, como a Bentley, lançar o Bentayga? Motor W12, inacreditáveis 92 kgfm de torque, mais de 2,4 toneladas de peso e pela primeira vez, num modelo desse tipo, velocidade máxima de 301 km/h! Jaguar também aposta nesse veio de ouro: F-Pace para brigar com Porsche Macan, BMW X3/X4, Mercedes-Benz GLC, Audi Q5 e o que mais vier pela frente. Maserati, Lamborghini e Alfa Romeo já anunciaram que entrarão no carrossel em posições diferentes. 

No segmento logo abaixo de SUVs e crossovers, a VW reformulou o Tiguan (há oito anos sem mudanças de porte) e partiu para uma carroceria mais baixa, larga e longa para levar até sete passageiros. Até a nova marca da PSA Peugeot Citroën tinha o DS 4 Crossback, que chamou de modelo-conceito, porém pronto para o mercado. A Toyota tem o C-HR, de linhas arrojadas (ainda conceitual) para desafiar a arquirrival Honda e seu HR-V. BMW reformulou o X1, agora com tração dianteira, a ser produzido em Santa Catarina em 2016.

Conversíveis representam o nicho do nicho de qualquer fabricante. Nada impede que Rolls-Royce Dawn e Mercedes-Benz Classe S apostem que endinheirados pelo mundo vão suspirar por eles. Ford optou por embutir o estepe do EcoSport, como preferem os europeus. Renault tem agora um sedã de topo, Talisman, muito mais elegante que o Laguna e o Latitude, mas bater de frente, entre outros, com o novo Audi A4, 120 kg mais leve e tecnologias de ponta, é missão ingrata.

Grupo FCA aposta nos extremos. Fiat deu os primeiros retoques, por fora e por dentro, no bem sucedido subcompacto 500. E, na outra ponta, Alfa Romeo ressurge das cinzas: Giulia Quadrifoglio, 510 cv, e botão de partida no aro do volante (como no Ferrari 488 Spider, estreante em Frankfurt). Faltou ver o modelo na versão “civil” e sua faixa de preço.

Peugeot demonstrou sua ousadia com o roadster-conceito elétrico Fractal. Só não roubou a cena porque o carro conceito híbrido Mercedes-Benz IAA, pode mudar aerodinamicamente, variando largura e comprimento da carroceria, à medida que a velocidade aumenta.

Porsche aproveitou a mostra no seu quintal para retocar o 911 Carrera e seguir dois passos previsíveis e importantes: agora só motores turbo (3 L/370 e 420 cv) e caixa automatizada de duas embreagens (fim do câmbio manual). Instigante, porém, foi o Mission E Concept. Sedã-cupê de quatro portas, as de trás de abertura reversa, linhas finais ainda por evoluir. Futuro primeiro Porsche totalmente elétrico, 600 cv, 500 km de autonomia e de 0 a 200 km/h em menos de 12 s.

Duas notícias, ainda do salão: BMW e Toyota podem aprofundar sua aliança estratégica e oito fabricantes se comprometeram a incluir sistemas antiatropelamento de série.

RODA VIVA

CONGRESSO da Fenabrave na semana passada em São Paulo, no ano em que a entidade das concessionárias completa meio século, teve o lema Inove para Vencer. Procurou injeção de ânimo em setor fortemente afetado pela fraca economia do País e a crise de confiança (a pior). Ordem é investir em qualidade percebida, rapidez no atendimento e fazer certo já na primeira vez.

NOVO Audi A4 recebeu mudanças sutis de estilo, mas evoluiu bastante em eletrônica de bordo, mecânica e interior. É recordista em aerodinâmica (Cx 0,23). Há três motores turbo a gasolina, quatro cilindros (150 a 272 cv). Curiosamente, único V-6 é diesel. Consumo de combustível caiu até 21% e potência subiu até 25%. Caixa automatizada (duas embreagens) substituiu CVT.

LANÇADO em Veneza e por ruas e estradas das redondezas, A4 ganhou em dirigibilidade: suspensões de cinco braços e ajustáveis em altura (2,3 cm) opcional. Sistema de assistência em tráfego permite guiar sem mãos no volante, por 10 segundos, até 50 km/h. No Brasil, no segundo trimestre de 2016, inclusive 1,4 L/150 cv turboflex (motor nacional).

HYUNDAI HB 20 reestilizado chega em 10 de outubro próximo, inicialmente na versão hatch. Estilo mais elegante, nova central multimídia (espelha telefones Android e Apple), airbags laterais, ar-condicionado digital e opção de bancos de couro marrom destacam-se. Câmbios manual ou automático, seis marchas, mudaram a dinâmica do carro. Preços: R$ 38.995 a R$ 63.535.

FINALMENTE, extintor de incêndio passou a ser facultativo. Princípios de incêndio, para os quais se fabricam extintores, são bem raros em carros modernos. Entre veículos leves com seguro representam apenas 0,04% das ocorrências relatadas. Além disso, as pessoas não sabem usar e em acidentes graves há casos de ferimentos causados por eles.






* Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

TOYOTA APRESENTA PRIUS CHALLENGE NO 11º SALÃO LATINO-AMERICANO DE VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS.

A Toyota apresenta, no 11º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos e Elétricos, o Prius Challenge, corrida de carrinhos de brinquedo movidos com a força do pensamento, com a proposta de difundir tecnologias capazes de revolucionar a mobilidade das pessoas. O evento acontece no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, até 26 de setembro.



A relação entre a brincadeira, que combina eletrônica a um software personalizado e o Prius, carro híbrido de maior sucesso no mundo equipado com um motor elétrico e outro a combustão, está exatamente na inteligência de ambas as tecnologias.

Biossensores, acoplados a uma espécie de capacete especial, transformam o pensamento em ação a partir da energia gerada pelas ondas cerebrais. Um sinal é então transmitido para uma central de comando elétrico sem fio no carrinho para que ele se movimente com essa energia. Quanto maior for o nível de atenção e concentração do competidor, maior será a velocidade do carrinho.

Prius


Em seu estande de mais de 160m², a Toyota exibirá uma unidade do modelo Prius, veículo híbrido mais vendido no mundo, comercializado no Brasil desde janeiro de 2013.

O sistema híbrido do Prius, mundialmente reconhecido por sua excelência na redução de gases poluentes emitidos na atmosfera e pelo baixo consumo de combustível, combina dois motores diferentes para gerar movimento – um a combustão e outro elétrico.

O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts, é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.

Por dispensar carga externa, ou seja, não ser carregado na tomada, o Prius tem diversas formas de acumular energia. A principal delas são os freios regenerativos que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.

Dotado com a mais avançada tecnologia, o Prius reúne em seu projeto diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW. Isso permite que em trechos urbanos com velocidade até 50km/h, em média, apenas o motor elétrico seja acionado, o que significa que nenhuma gota de combustível está sendo utilizada. Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25 km/l.

Isenção para IPVA e rodízio municipal em São Paulo

A Toyota apoia iniciativas que ajudem a difundir a utilização de veículos movidos por tecnologia de propulsão sustentável no mercado nacional.

Recentemente, a prefeitura de São Paulo promulgou decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para veículos elétricos e híbridos. Tal medida, que já está em vigor, dá ainda mais visibilidade aos benefícios gerados pela redução do impacto de emissões que seriam provocados por um automóvel convencional. 

Para tornar o veículo híbrido ainda mais competitivo e estimular sua aquisição pelos moradores da capital paulista, a prefeitura passou também a abrir mão de 100% de sua quota-parte do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o que, na prática, garante 50% de desconto do valor do imposto ao proprietário de um carro híbrido.

Mercado

Lançado em 1997, o Prius é o híbrido de maior sucesso da história, com 5,2 milhões de unidades comercializadas, o que representa 64% dos mais de 8 milhões de veículos com essa tecnologia comercializados pela Toyota neste período.

No Brasil, desde o início das vendas do modelo no mercado nacional, a Toyota comercializou 534 unidades.

Além disso, a Toyota tem realizado um intenso trabalho de disseminação da tecnologia híbrida no país, por meio de parcerias com diversos organismos governamentais e privados. Entre essas parcerias, destacam-se o programa de táxis híbridos na cidade de São Paulo e a utilização do Prius pelo Detran e pela secretaria de meio ambiente do Distrito Federal e pela polícia do estado de Pernambuco.

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MOPAR TRIKKE CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS FIAT.

Projetado na Califórnia (EUA) e com peças também norte-americanas, o Mopar Trikke será vendido exclusivamente na cor vermelha e tem preço sugerido de R$ 5.400,00. 

Buscando ampliar e atender todos os públicos das marcas do grupo FCA, a Mopar passa a oferecer o Trikke, um triciclo elétrico extremamente prático, seguro e divertido, nas concessionárias Fiat em todo o Brasil. “Com a expansão das vendas do Trikke na rede Fiat, a Mopar demonstra sua atenção com as pessoas, oferecendo produtos e serviços diferenciados, além de muito divertido como no caso do Trikke”, afirma Norberto Klein, diretor da Mopar para a América Latina.

Desenvolvido para circular em espaços fechados, como parques e condomínios, o Trikke Elétrico se destaca pela facilidade de condução. A segurança é garantida pelo exclusivo sistema que mantém as três rodas em contato com o solo.  A boa aderência é garantida nas curvas, feitas inclinando-se o corpo na direção desejada (de forma semelhante à de uma motocicleta). Sua pilotagem é extremamente intuitiva, divertida, prática e segura.

A tração é proveniente do motor elétrico de 36 volts e 250 watts, montado na roda dianteira. Alimentado uma bateria de íon de lítio de 9.000 mA/h e 324 watts, o Mopar Trikke pode ser recarregado em qualquer tomada doméstica e sua reposição total leva aproximadamente 5 horas na rede de 220 volts. Com a bateria completa, a autonomia é de 25 km e a velocidade máxima é de25 km/h. Os freios são a disco nas rodas traseiras, com travas de estacionamento.

Além de divertido, o Mopar Trikke é extremamente versátil, podendo ser utilizado em aplicações profissionais, como vigilância em condomínios e shopping centers, por exemplo. Ajustável em altura, o guidão pode ser dobrado, fazendo o Mopar Trikke ocupar somente 25% do seu tamanho total, o que facilita muito seu transporte. O peso total é de apenas 24,5 kg.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

MERCEDES-BENZ PREPARA MOTOR-GERADOR PARA ÔNIBUS ELÉTRICO HÍBRIDO INÉDITO NO BRASIL.

A Mercedes-Benz atendeu a solicitação da parceira Eletra, empresa especializada na produção de veículos com tração elétrica, e desenvolveu um motor-gerador de seis cilindros no chassi superarticulado O 500 UDA de 23 metros, com 4º eixo direcional, especialmente para um ônibus elétrico híbrido inédito no Brasil. 



Chamado de Dual Bus e com tecnologia Eletra, o veículo é considerado híbrido e, quando utiliza apenas as baterias, a versão é elétrico puro. Mas também pode ser usado como trólebus, operando em áreas com rede aérea, quando necessário.  O modelo híbrido reduz significativamente a emissão de poluentes e pode chegar à zero na operação com o motor-gerador desligado.


“Esta parceria com a Eletra reafirma que a Mercedes-Benz apoia o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a contribuição à mobilidade urbana e a sustentabilidade.”, afirma Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, a escolha pelo superarticulado O 500 UDA proporciona maior facilidade de operação, aspecto especialmente importante nas estações e terminais de passageiros”.

O Dual Bus será apresentado no 11º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, entre os dias 24 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Superarticulado presente nos principais BRTs do mundo 


Solução ideal para grandes cidades do Brasil, o superarticulado da Mercedes-Benz garante um transporte mais rápido e com melhor qualidade, segurança e conforto. A marca está presente nos principais BRTs do Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Além dessas capitais, os sistemas troncais da Colômbia, Chile, México, Turquia e África do Sul também possuem modelos de ônibus Mercedes-Benz. Esses sistemas caracterizam-se entre os que têm maior número de passageiros. 

Outro grande diferencial dos superaticulados é que eles são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização e não apenas nos horários de pico, aumentando assim as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de transporte urbano de passageiros.

Mercedes-Benz é pioneira no uso de combustíveis alternativos


Os engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil trabalham permanentemente com foco no uso de combustíveis alternativos. Entre as experiências pioneiras da Empresa incluem-se, com sucesso, testes e uso regular de diesel de cana e biodiesel em ônibus. 

Além dos desenvolvimentos de motores para combustíveis alternativos, a Mercedes-Benz também está presente, como parceira, em experiências da Eletra com veículos de tração elétrica. Esta empresa está no mercado há mais de 30 anos e produz veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea), híbrido (grupo motor gerador + baterias) e elétrico puro (baterias).

Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
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ZONA FRANCA DE MANAUS: O PROBLEMA, A SOLUÇÃO E A LEI.
Por Wilson Périco*

É curiosa e sintomática a recorrência da menção à Zona Franca de Manaus nas análises dos fracassos e descaminhos da economia brasileira, como se este modelo fosse a causa do atraso e dos entraves do crescimento do País. Trata-se de argumentação sem fundamento que apenas reforça a desconexão e o desconhecimento do Brasil do Sudeste em relação à Amazônia, que representa dois terços do território nacional. Os incentivos cedidos à ZFM têm origens na Constituição Brasileira e são considerados por especialistas em políticas federais de desenvolvimento como referência em um dos melhores resultados na geração de emprego, renda, tributos e oportunidades para a região, onde são gerados somente em Manaus 600 mil emp regos e 2 milhões em todo o País.

Os incentivos também tornam a região modelo de distribuição, securitização, assistência técnica e de demais serviços relacionados aos produtos produzidos na ZFM e que estão presentes em todos os lares e empresas do Brasil. O Norte, por sua carência e falta de estrutura, porém, recebe 24,17% da renúncia fiscal do País. O Sudeste, a despeito de sua riqueza, recebe 75,11% desse benefício. E o BNDES, um banco de desenvolvimento, investiu R$ 245 bilhões em São Paulo e apenas R$ 7 bilhões no Amazonas.

Existem, a propósito, três Zonas Francas no Sudeste para fornecer insumos para a Zona Franca de Manaus. Eficiente para reduzir as desigualdades regionais, o modelo também é decisivo para manter a floresta praticamente intocada para equilíbrio do clima e ajudar o Sudeste a respirar melhor. As empresas instaladas no polo industrial de Manaus, diferentemente do que dizem seus críticos, não recebem um centavo de recursos públicos e só usufruem de incentivos quando seus produtos saem da fábrica para o mercado.

Resguardado, o patrimônio da biodiversidade espera investimento federal para instalar na floresta, sem destruí-la, a bioindústria da dermocosmética, da nutracêutica orgânica, da farmacopeia sustentável. Trata-se de ensaios de novas matrizes econômicas que o País e a humanidade precisam para se manterem hígidos e joviais. Esses investimentos devem priorizar a formação de jovens cientistas, a inovação tecnológica, a nanotecnológica e biodigital, além de assegurar a competitividade e crescente independência dos tais incentivos.

Como avançar, porém, na conquista destas promessas se o modelo ZFM foi transformado em provedor de recursos federais? Foram R$ 35 bilhões nos últimos três anos, segundo a Receita. Em 2012, o Amazonas recolhia 54,75% dos impostos federais de toda a Região Norte. De acordo com a Lei,  deveriam ser aplicados em uma região carente de infraestrutura de energia, comunicação de dado de voz e, sobretudo, logística de transportes.

Um exemplo de carência em infraestrutura é a BR 319. Conhecida como a rodovia da esperança, a via foi construída nos anos 1970, para ligar o Amazonas e Roraima ao resto do País, e é extremamente necessária para a economia da região. Em uma recente reportagem sobre a rodovia, em que foram exibidos depoimentos de autoridades, moradores e estudiosos, ficou claro a inexistência de qualquer entrave objetivo para a recuperação da estrada, seja em esfera ambiental ou econômica. A pavimentação já foi feita e os recursos gerados na ZFM sao mais que suficientes. Mesmo assim, a estrada segue abandonada e, misteriosamente, bombardeada, para evitar sua recuperação. Um descaso comum a outros segmentos e a aspectos da infraestrutura local.

O modelo ZFM, portanto, não é parte do problema econômico nacional. É fator de solução e de crescimento desta economia na exata medida em que – suspenso o confisco – a aplicação dos recursos para investimentos em infraestrutura e pesquisa e desenvolvimento seja feita de acordo com a Lei. Assim procedendo, a infraestrutura será a base da competitividade da indústria local e as verbas de P&D a base da formação de recursos humanos, de laboratórios e de fomento para uma nova matriz de produtos, que une a cadeia do conhecimento com a cadeia produtiva dos insumos regionais.

Recentemente prorrogados, os incentivos do modelo estão amparados pela Carta Magna nos próximos 50 anos. Que se cumpra a Lei. Trabalhadores e investidores já sabem o que devem a fazer, como eles têm feito até aqui, a despeito da desconexão e desconhecimento nacional.











Wilson Périco é presidente do  Centro da Indústria do Estado do Amazonas.


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PSA PEUGEOT CITROËN APOIA PROJETO SOCIAL “TÊNIS PARA TODOS”, NO RIO DE JANEIRO.

A PSA Peugeot Citroën tem como um de seus eixos prioritários de desenvolvimento no mundo contribuir para a melhoria das condições sociais das regiões onde está implantada industrialmente, como acontece com o Estado do Rio de Janeiro. Assim, passou a apoiar o Projeto Social “Tênis para Todos”, que oferece aulas de tênis para jovens de comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro. É a segunda vez que a empresa apoia este Projeto, sendo a sua primeira participação em 2013.



As aulas são ministradas no Sheraton Rio Hotel & Resort.

Criado em 2011, o Projeto trabalha com jovens entre 10 e 18 anos de idade e busca, através da prática do tênis alinhada aos estudos, diminuir a violência urbana e a desigualdade social, dando-lhes a oportunidade de aprender a disciplina e os valores positivos do esporte.

O Projeto oferece, adicionalmente, a possibilidade de aulas de computação através de uma parceria com o Shopping Leblon, bem como aulas de inglês através de uma parceria já em prática nas dependências do Hotel Sheraton Rio. O “Tênis para Todos” já ajudou mais de 300 pessoas diretamente ou indiretamente.

O apoio oficial do Grupo PSA ao Projeto Social “Tênis para Todos” será através do comodato de um utilitário Citroën Jumper Minibus, com capacidade para até 15 pessoas. A utilização do veículo aumentará a acessibilidade dos alunos que moram nas comunidades do Vidigal e Rocinha para ir e voltar das aulas de computação, e para as crianças das comunidades da Cruzada São Sebastião e da Rocinha para o trajeto das aulas de inglês aos sábados. Além do transporte semanal dos alunos, a Citroën Jumper também permitirá que a equipe dispute torneios, desafios e festivais ligados ao tênis dentro e fora da cidade do Rio de Janeiro.

Desde outubro de 2011, o tênis do Sheraton Rio e o Projeto Social estão sob a coordenação geral de Marcus Vinicius Meira Fonseca (ex-técnico da universidade de Cornell), e coordenação técnica de Egberto Pereira Caldas (ex-top 300 da Associação dos Tenistas Profissionais). Siga o projeto pelo site www.futurobom.com.br

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JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

SOBREVIVER COM DECÊNCIA.

Crise como a ora enfrentada é muito mais séria do que se imagina. Tenho reafirmado que "ainda não caiu a ficha" para muita gente que se ilude e tenta se enganar, dizendo que este ano é igual a tantos outros. Não é. A gravidade é intensa e crescente. Quem tiver juízo se preparará porque a coisa ainda vai piorar.

Algo que as pessoas podem fazer para sobreviver com decência é recuperar habilidades e talentos e cuidar de reforçar o orçamento. O artesanato, que para alguns é hobby, pode se tornar um instrumento de recuperação do poder aquisitivo das famílias. Os jovens mais criativos não se deixam iludir e partem para a luta. Mas há pessoas idosas também capazes de exercer seus talentos e, com isso, propiciar ingressos para a economia doméstica debilitada pela contínua alta dos preços.

Cooperativas podem ser formadas para organizar o trabalho e precificar a produção, pois um mínimo de formalidade é essencial. Existe o SEBRAE, uma das poucas boas coisas da República, apoio para microempreendedores que, formalizados, ganham – em média – três vezes mais do que os informais.

Há experiências exitosas de mulheres que bordam quadros com motivos escolhidos por elas ou por encomenda. O grupo dá lucro, mas ainda é considerado uma espécie de terapia por algumas de suas integrantes. O mesmo pode ser feito em termos de crochê, tricô, corte e costura e outros trabalhos manuais. 

O universo da gastronomia é outro que pode socorrer o déficit do lar. Quem domina a arte de fazer salgados ou doces, pode até dobrar o ingresso de recursos em sua casa. Confeccionar brinquedos, por exemplo bonecas de pano, pode ser lucrativo. Assim como o cultivo de plantas ornamentais ou a confecção de mudas de árvores. 

Um espaço que está a reclamar protagonismo é o do cuidador. Muitas pessoas precisam de cuidadores preparados. Não é fácil encontrar quem se disponha a permanecer ao lado de uma pessoa desconhecida, zelando para que nada de mal aconteça a ela e se responsabilizando por seu bem-estar.

Em fases críticas, assim como aquela que estamos hoje enfrentando, cumpre resgatar velhas práticas e habilidades, assim como a encadernação. Há um grande mercado para aquilo que se faz em âmbito restrito, em caráter amadoristico, mas que pode se tornar uma verdadeira arma de sobrevivência num período de carências, restrições e contingenciamentos.

Demos asas à imaginação e ousemos, para que possamos superar a crise e, ao mesmo tempo, nos distrair com o trabalho. Atividade que é um verdadeiro prazer para quem o encara com amor.  









José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CONSÓRCIO HONDA LANÇA PROMOÇÃO E PREMIA CLIENTES COM 50 MOTOCICLETAS POR MÊS.

O Consórcio Nacional Honda (CNH) acaba de lançar a promoção "Chegou a sua vez" e sorteará 50 motocicletas por mês para os seus clientes ativos ou que adquirirem uma nova cota de consórcio até o dia 31 de dezembro de 2015. Os ganhadores serão premiados com uma CG 160 Titan, que acaba de chegar ao mercado e representa a 9ª geração do modelo mais vendido do País.

O cliente que adquirir uma nova cota de consórcio de motocicleta até o dia 31 de dezembro receberá dois números da sorte. A cada parcela que pagar em dia, acumulará mais um número para aumentar as chances de ser contemplado nos sorteios da loteria federal. Para os clientes que já fazem parte de um grupo de consórcio, basta manter o pagamento das parcelas até a data de vencimento e torcer para ser sorteado. Mais detalhes da promoção no regulamento www.consorcionacionalhonda.com.br/chegouasuavez.

Presente no País há 34 anos, o Consórcio Honda possui mais de 80% de participação de mercado no segmento de consórcio de motocicletas. A modalidade representa 35% das vendas de motos zero da marca, com maior destaque para as regiões Norte e Nordeste.

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IVECO LANÇA NA EUROPA O NOVO EUROCARGO.

Produzido em Brescia, na Itália, o veículo se destaca em operações urbanas.

Depois da celebração do 40º aniversário da Iveco este ano, agora a marca celebra o lançamento do novo Eurocargo, o caminhão perfeito para as cidades. O modelo oferece baixo consumo de combustível, conforto e versatilidade. Apenas dois anos após o lançamento da versão Euro VI, a Iveco aprimorou o veículo que já foi escolhido por meio milhão de clientes na Europa, África, Oriente Médio, Austrália e América Latina. 

"Nosso novo Eurocargo proporciona ao motorista a experiência de estar em um escritório sobre rodas. É um pacote completo para operações urbanas", afirma Pierre Lahutte, presidente mundial da Iveco. O caminhão é líder de mercado na Europa. O novo modelo oferece importantes inovações em termos de motor e segurança, completando assim a evolução da gama Iveco. Ele é o único veículo de sua categoria, com tecnologia Euro VI, a adotar o sistema antiemissão HI-SCR, que controla as emissões de poluentes sem alterar o processo de combustão, já que funciona por meio da entrada de ar fresco em vez de reutilizar os gases de escape. 

Sua principal missão é a distribuição urbana, por isso a Iveco definiu a melhoria de desempenho como prioridade do projeto. O Eurocargo conta com uma gama de oito motores, de 4 e 5 cilindros, com potências que variam de 160 a 190 cv. Além disso, graças ao desenvolvimento de um novo turbocompressor, com o aumento da taxa de compressão e maior torque em velocidades abaixo de 1.200 rpm, o veículo é capaz de responder de forma mais dinâmica ao acelerar e arrancar, o que resulta em economia de combustível de até 8%. 

Destaque para o sistema EcoSwitch, que alonga o tempo de acionamento da sexta marcha, diminuindo a necessidade de redução para a quarta marcha. A segurança também está no centro da renovação do Eurocargo: controles de airbag no volante, sistema de assistência de partida, sistema de freios de emergência (AEBS) e controle de velocidade de cruzeiro (ACC). Para melhorar a visibilidade ao dirigir, luzes de circulação diurnas LED (DRL) também foram adotadas como padrão. Faróis de xenon são opcionais. 

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
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+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca
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MVC RECEBE CERTIFICAÇÃO DE EMPRESA AMIGA DO MEIO AMBIENTE.

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e Marcopolo, recebeu a certificação de Empresa Amiga do Meio Ambiente, dentro do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs. A empresa foi certificada pela substituição de substâncias que agridem a camada de ozônio na produção de poliuretano. Esse trabalho foi desenvolvido juntamente com a Purcom Química Ltda., seguindo as determinações do Protocolo de Montreal.



e/d - Carlos Klink, Secretário de Mudanças Climáticas
e Qualidade Ambiental (SMCQ), Cristiano Oliveira, gerente da MVC,
e o consultor das Nações Unidas, Miguel Quintero

“A certificação demonstra o reconhecimento ao elevado nível de excelência que a MVC alcançou nos últimos anos. Estamos trabalhando continuamente para superar as expectativas dos nossos clientes e nos tornarmos uma empresa sustentável e “amiga” do meio ambiente. A conquista nos mantém motivados para desenvolver e fornecer produtos da mais alta qualidade sem nos esquecer do foco na preservação ambiental”, ressalta Gilmar Lima, diretor-geral da MVC.

O Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por intermédio da Gerência de Proteção da Camada de Ozônio, vinculada à Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, e conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) e dos demais ministérios integrantes do Comitê Executivo Interministerial para a Proteção da Camada de Ozônio - PROZON.

Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs


O Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio é um tratado internacional que objetiva proteger a camada de ozônio por meio da eliminação da produção e consumo das Substâncias Destruidoras do Ozônio (SDOs). Mundialmente foi adotado em 1987 em resposta à destruição da camada de ozônio que protege a Terra contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol.

Desde setembro de 2007, o Protocolo de Montreal entrou em uma nova fase voltada para a eliminação da produção e consumo dos hidroclorofluorcarbonos - HCFCs, considerando que essas substâncias, além do potencial de destruição da camada de ozônio também possuem alto potencial de aquecimento global. Por meio da Decisão XIX/6, as Partes do Protocolo de Montreal decidiram antecipar os prazos de eliminação dessas substâncias.

O Brasil, por meio do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, optou por reduzir em 16,6% o consumo de HCFCs até 2015. O projeto contempla a conversão tecnológica de empresas do setor de espumas de poliuretano (painéis contínuos, espumas flexíveis e moldadas, pele integral, aquecedores de água, recipientes térmicos, revestimento de canos e embalagens), que utilizam o HCFC-141b como agente expansor.

“As SDOs são substâncias químicas sintetizadas pelo homem para diversas aplicações. Podem ser encontradas na refrigeração doméstica, comercial, industrial e automotiva, na produção de espumas (agente expansor do poliuretano), na agricultura para desinfecção do solo (controle de pragas), para proteção de mercadorias (desinfecção), em laboratórios, como matéria-prima de vários processos industriais, entre outros. As mais comuns são: clorofluorcarbono (CFC), hidroclorofluorcarbono (HCFC), brometo de metila e Halon”, explica Gilmar Lima.

O Brasil tem cumprido as metas estabelecidas pelo Protocolo de Montreal, colaborando para a defesa do meio ambiente e para a modernização e aumento da competitividade da indústria brasileira. O País concluiu a eliminação do consumo dos CFCs em janeiro de 2010. Nos últimos 15 anos, o trabalho desenvolvido  conseguiu reduzir o consumo anual de 9.276 toneladas de CFCs, em 2002, para zero, em 2010, correspondendo ao equivalente a mais de 600 milhões de toneladas de gás carbônico de emissões evitadas no período, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

O Plano Nacional para Eliminação dos CFCs (PNC), aprovado em 2002, possibilitou a implantação de um sistema de recolhimento, reciclagem e regeneração de Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio (SDOs) em todo o País, composto de cinco centrais de regeneração e 120 unidades de reciclagem para fluidos frigoríficos. Desde então, mais de 24,6 mil técnicos foram capacitados em boas práticas de refrigeração e mais de 200 empresas nacionais obtiveram apoio para a eliminação dos CFCs nos equipamentos de refrigeração e na fabricação de espumas de poliuretano.

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GM DO BRASIL COMEMORA 90 ANOS COM CORRIDA EM SÃO CAETANO.


A Chevrolet realizará no domingo, dia 18 de outubro de 2015, a 1ª Chevrolet Run, a partir das 7h30, como parte das comemorações dos 90 anos da General Motors do Brasil.

Com o objetivo de integrar a empresa com a comunidade e promover práticas saudáveis, pela primeira vez será realizada uma corrida de 9 quilômetros e uma caminhada de 4 quilômetros que passarão pelas dependências do complexo industrial da GMB em São Caetano do Sul.

A corrida e caminhada terá largada e chegada no portão 1 do complexo industrial de São Caetano na Avenida Goiás e, entre os patrocinadores, estão Chevrolet Serviços Financeiros, Embrase Segurança e Serviços e MoveUp Idiomas.

A GM e a marca Chevrolet estão no Brasil há 90 anos, desde o dia 26 de janeiro de 1925. Em São Caetano do Sul a empresa começou a produzir em outubro de 1928 e a inauguração oficial do complexo industrial ocorreu em 12 de agosto de 1930.

Chevrolet Run

Modalidades: 
Corrida 9km - R$ 89,90
Corrida 9km (+60 anos)  - R$ 44,95
Caminhada 4km - R$ 69,90
Caminhada 4km (+60 anos) - R$ 34,95

Prazo para Inscrições:
Encerramento das inscrições: 14/10/2015 no site www.chevroletrun.com.br
As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de Outubro de 2015 às 16h ou até o término das vagas disponíveis. 

Programação do Evento:
Data: 18/10/2015
Local: Fábrica da GM - Portão 1
Endereço: Av. Goiás, 1805
Largada: 07:30

Para mais informações sobre a programação, acesse: www.chevroletrun.com.br.

Imprensa General Motors do Brasil
Julia Bastos
(11) 4234-7115
julia.bastos@gm.com
Felipe Nóbrega
(11) 4234-6282 
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Beatriz Matarazzo
(11) 4234-8783
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Nelson Silveira
(11) 4234-7005 
nelson.silveira@gm.com

TOYOTA E PREFEITURA DE SOROCABA LANÇAM PROJETO DE SEGURANÇA NO PARQUE DA BIODIVERSIDADE.


A Toyota, em parceria com a prefeitura de Sorocaba, lançou nesta semana o projeto Circuito Fechado de TV (CFTV) no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade Marco Flávio da Costa Chaves (PNMCBio). A cerimônia de apresentação e inauguração do funcionamento do CFTV contou com presenças de autoridades municipais e executivos da Toyota do Brasil.

O projeto, viabilizado por meio de recursos da compensação ambiental da Toyota do Brasil, criou um sistema integrado de segurança com a Guarda Civil Municipal e incluiu, ainda, a instalação de alarme, videomonitoramento e muralha eletrônica, posicionada na Avenidade Itavuvu, Zona Norte da cidade, visando, primordialmente, a segurança da comunidade local, bem como do patrimônio da cidade.

O sistema detém monitoramento em tempo real de todo o parque e do perímetro da Avenida Itavuvu, sendo possível a identificação dos veículos no entorno do PNMCBio, o que auxiliará as autoridades na vigilância da área.

Entre outras iniciativas viabilizadas pelo projeto constam a construção de salão multiuso, portaria e guaritas, criação do programa de restauração florestal, aquisição de máquinas, implementos e veículo para a estruturação e gestão do parque, além da manutenção do programa de educação ambiental.

Parque de Biodiversidade de Sorocaba


Com uma área verde de 600 mil metros quadrados, o PNMCBio é uma Unidade de Conservação construída com recursos da compensação da Toyota por ocasião da instalação da montadora no município de Sorocaba.

A unidade tem como objetivo proteger a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, área sem qualquer atividade ou intervenção humana. O local propicia também o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.


Imprensa Toyota do Brasil
George Costa e Silva – Diretor-Executivo
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Erick Boccia – Chefe de Imprensa
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NAVISTAR MERCOSUL ANUNCIA NOVA DIRETORA FINANCEIRA.

A NAVISTAR Mercosul responsável pelas operações da INTERNATIONAL Caminhões e MWM Motores Diesel, nomeou Sandra Mariani como Diretora Financeira Corporativa.


A CFO assumiu também, recentemente, a direção das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, reportando-se diretamente ao Sr. José Eduardo Luzzi – Presidente & CEO da NAVISTAR MERCOSUL.

Com 26 anos de experiência em Planejamento Estratégico, Finanças, Impostos, Preços, Tesouraria, Auditoria, Contabilidade, Controladoria, Desenvolvimento de Negócio e áreas de Projetos Internacionais, Sandra Mariani é graduada e pós-graduada em Economia pela USP, com MBA na International Management – Thunderbird – USA, além de diversos outros cursos de especialização.

IMPRENSA NAVISTAR MERCOSUL
 imprensa.mwm@navistar.com.br
(11) 3882-3200

terça-feira, 22 de setembro de 2015

FIAT SIENA EL 2016 CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS COM NOVIDADES.


Dentro de um dos principais segmentos do mercado, o de sedãs compactos, o Siena também é um dos sucessos de vendas da Fiat. O modelo possui uma identidade forte nesta categoria, oferece uma excelente relação de custo-benefício, além de uma ótima opção de compra para quem busca economia de combustível e manutenção. A linha 2016 do Fiat Siena EL apresenta novidades para manter sua atratividade.

Além das características já reconhecidas pelos consumidores, como o seu amplo porta-malas com capacidade para 500L, o Siena EL 2016, tanto na versão 1.0 como na 1.4, chega oferecendo mais conforto a bordo, renovação no visual interno e oferta de conteúdos que permitem um visual mais clássico ou esportivo. Confira:

- Novos painéis de portas dianteiros e traseiros de série, que passam mais modernidade ao modelo.

- Entre os opcionais, ganha em sua lista de conteúdos porta-óculos, painéis de portas em tecido e minissaias pintadas na cor do veículo, trazendo mais praticidade e esportividade ao modelo.

Principais conteúdos do Siena EL, além dos novos itens acima:

- Volante com regulagem de altura;

- Ar-condicionado;

- Vidros elétricos com função one touch e antiesmagamento;

- Travas elétricas;

- Sensor de estacionamento traseiro;

- Banco do motorista com regulagem de altura;

- Rádio Connect com Bluetooth e USB;

- Computador de bordo;

- Follow me Home;

- Rodas em liga 14”;

- Faróis com máscara negra;

- Faróis de neblina;

- Spoiler traseiro. 

Preços da linha 2016
Siena EL 1.0 Flex – R$ 35.770,00
Siena EL 1.4 Flex – R$ 38.500,00

Na Rede de Concessionárias Fiat, o cliente vai encontrar condições especiais para o Siena EL 2015 até o fim do estoque.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.