quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PEUGEOT DO BRASIL ANUNCIA NOVA DIRETORA GERAL.

Ana Theresa Borsari assumiu nesta quinta-feira (01) a Direção Geral da Peugeot no Brasil. Assim, pela primeira vez desde que iniciou suas operações no país, em 1991, a Peugeot tem um brasileiro no comando. Também cabe a ela mais um fato inédito: é a primeira mulher a pilotar a operação no Brasil.


Ana Theresa Borsari, de 44 anos, é advogada formada pela USP (Largo de São Francisco). Ingressou na empresa em 1995 e passou por vários postos na Peugeot do Brasil até deixar, em 2010, o cargo de Diretora de Marketing para iniciar sua carreira internacional.

Nesse período de preparação para retornar à frente da operação brasileira, Ana Theresa foi a responsável pela coordenação comercial da Peugeot  no sul da Europa e a primeira mulher a comandar uma operação da marca no mundo, quando foi diretora geral da Peugeot  e Citroën na Eslovênia. Desde 2013, dirigia a Peugeot no sudoeste da França, liderando a marca em uma região que conta com mais de 150 concessionários.

No Brasil, a executiva responde diretamente a Carlos Gomes, Presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina.

“Sempre desejei retornar ao meu país. Por isso a minha satisfação é dupla: volto ao Brasil e à frente da Peugeot . Vou aproveitar minha experiência, entusiasmo e energia para acelerar o reposicionamento da marca no país. Com o Peugeot  208, a chegada do 2008, os lançamentos dos novos 308 e 408, temos uma gama moderna e completa a oferecer. Juntamente com a nossa nova rede de concessionários, proporcionaremos uma experiência superior aos nossos clientes”, afirma Ana Theresa Borsari.

Miguel Figari deixa o posto e retorna ao Chile para seguir com seus projetos pessoais. Coube a ele a missão de iniciar o novo posicionamento da marca no Brasil, reestruturar a rede de concessionários e lançar o primeiro SUV compacto da marca, o Peugeot 2008.

“Tive o privilégio de participar da transformação da PEUGEOT no Brasil. Parto com o dever cumprido e deixo a Marca pronta para avançar nas mãos de uma profissional brasileira, com ampla experiência e profundo conhecimento do mercado local”, diz Figari.

Peugeot do Brasil 
Departamento de Relações Externas
Assessoria de Imprensa
Giselli Cardoso 
giselli.cardoso@peugeot.com
55 11 2536-3269 

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

ENRASCADA PARA O DIESEL.

Clima econômico (e da indústria automobilística em particular), além do desânimo com os rumos do País cobraram seu preço no 24º Congresso SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade. A exposição de fabricantes e fornecedores do setor encolheu, porém 9.000 visitantes comprovam o interesse.

Produtividade foi bastante discutida e tem muito a avançar no Brasil. Entre as novidades destaque para o sistema avançado de injeção de combustível indireta, no duto (que ainda está em 60% dos motores atuais de ciclo Otto no mundo), apresentado pela Bosch. São dois injetores por cilindro e pode ser nacionalizado a preço competitivo. Potencialmente, reduz consumo de etanol e gasolina em até 12% em motores aqui produzidos.

Nos corredores do congresso o assunto mais comentado foi o grave erro da Volkswagen envolvendo os motores a diesel vendidos no mercado americano. O problema, revelado por um pesquisador de uma universidade dos EUA, desnudou desconfianças pré-existentes em relação aos métodos de aferição de emissões veiculares. A empresa admitiu que houve fraude, inclusive nos países europeus, onde a penetração desse tipo de motor atinge, na média, cerca de 50% dos veículos leves.

O presidente executivo do Grupo VW, Martin Winterkorn, se demitiu e a empresa reconheceu que 11 milhões de unidades, em um balanço inicial, terão que ser convocados para troca da central de gerenciamento dos motores. O prejuízo potencial é de US$ 18 bilhões, segundo estimativas de especialistas.

Essa coluna sempre teve posição crítica em relação ao uso de diesel em automóveis por se mostrar uma escolha errada, desnecessária e cara em qualquer lugar do mundo. Por que caminhões e carros deveriam usar o mesmo combustível, se os motores de ciclo Otto dão conta do recado em veículos leves, sem as terríveis complicações sobejamente conhecidas sobre emissões de óxidos de nitrogênio (NOx)? Motores a diesel consomem menos combustível e, portanto, emitem menos CO2. Mas, a que custo?

Há cinco anos ninguém acreditava que um motor a gasolina pudesse emitir menos de 100 g/km de CO2. Pois o VW Golf 1.0 TSI (mesmo motor do up! TSI brasileiro, porém com 10 cv a mais) já está à venda na Europa e emite apenas 99 g/km. Marcas japonesas há mais de 30 anos vislumbraram a enrascada que os motores a diesel para veículos leves iriam sofrer em razão de NOx. Toyota optou pelo híbrido a gasolina com ajuda de um pequeno motor elétrico.

Sobre fraude, lembrar que em 1995, no “patropi abençoado por Deus”, a atual líder do mercado nacional também se encrencou. Recebeu multa simbólica equivalente a US$ 10 por cada um dos 300.000 carros produzidos em três anos em desacordo com a legislação de emissões da época. E a vida continuou.

Hoje, o cenário está sombrio para o grupo alemão, que terminou o primeiro semestre deste ano como maior fabricante mundial de automóveis e comerciais leves. Mas as três grandes marcas americanas e duas das maiores japonesas tiveram prejuízos monumentais em casos de acidentes fatais e recalls não executados. E sobreviveram. A VW admitiu a culpa de imediato (castigo talvez seja amenizado), mas é cedo para saber dos desdobramentos.

RODA VIVA


FIAT confirma que sua primeira picape média de quatro portas se chamará mesmo Toro (soa parecido a “touro” e leve referência a Torino, cidade-sede da marca italiana). Empresa identifica o modelo como SUP (Picape Utilitário Esporte, em tradução livre para português). Arquitetura deriva do Jeep Renegade, mas, além da carroceria, tudo é novo do eixo dianteiro para trás.

NADA de dormir sobre louros. Hyundai HB20, ano-modelo 2016, recebeu retoques em grade e para-choque dianteiros, luzes diurnas de LED, ar-condicionado digital e nova central multimídia. Agora, câmbios manual e automático têm seis marchas, bem melhor que antes. Novos amortecedores eliminaram ruídos de nascença. Preços vão de R$ 38.995 a R$ 63.535.

ALEMÃES que se cuidem com ataque inglês. Jaguar XE desafia Série 3, Classe C e A4 sem poupar munição: tração traseira, mais de 75% da estrutura em alumínio, suspensões muito eficientes, linhas arrojadas, bom espaço interno e porta-malas razoável (455 litros). Além do 4 cil./240 cv, um V-6 (compressor), 340 cv/46 kgfm, 0 a 100 km/h em 5,1 s. R$ 169.900 a R$ 299.900. 

GOLF VARIANT é, de fato, uma station de virar a cabeça ao passar. Pena que esse segmento tenha sido quase totalmente “engolido” pelos crossovers e SUVs. Agora com arquitetura MQB, 109 kg a menos de peso que a anterior Jetta Variant, tem um motor 1,4 turbo que encanta pelo torque de 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm. Porta-malas enorme: 605 litros.

SERVIÇO remoto OnStar chega no Chevrolet Cruze com mais de 20 funções específicas para o mercado brasileiro, em patamar bem superior ao existente por aqui. Conectividade é garantida por chip de celular dedicado e será gratuito nos primeiros 12 meses. Ainda sem definição valores de anuidades, mas seguradoras também gostam desses serviços.






* Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

INSTITUTO RENAULT.

O Instituto Renault, que tem como objetivo promover ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental, participou do lançamento da picape Renault Duster Oroch na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, com a exposição dos seus mais importantes projetos sociais: Casa da Costura, de geração renda para as mulheres do Bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR), e O Transito e Eu, de Educação para Segurança no Trânsito, focado no público infantil.


Estas iniciativas fazem parte dos eixos de atuação do Instituto Renault: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, Educação e Diversidade (onde se enquadra o projeto de geração de renda da Associação Borda Viva); Educação para Segurança no Trânsito, focado na responsabilidade social e do qual faz parte o projeto O Transito e Eu, além do Meio Ambiente, eixo que promove a sustentabilidade ambiental.

O projeto Casa da Costura, lançado em 2010, é coordenado pela Associação Borda Viva, que é apoiada pela Renault. Seu objetivo é oferecer formação às mulheres da comunidade em cursos de costura, estampagem e operação de máquinas de silk. Uma vez formadas, elas passam a integrar o atelier de produção e obter renda através do seu trabalho. 

Para garantir aos produtos um visual atrativo e moderno, o projeto passou a contar também com o suporte do Curso de Design de Moda, fruto de uma parceria com a PUC-PR. 

Durante o evento de lançamento da picape Duster Oroch, a Casa da Costura apresentou uma nova linha de produtos, que inclui sacolas, pastas, porta lixo para automóveis, nécessaires, entre outros artigos para brindes corporativos.  



Os artigos são produzidos com o reaproveitamento de materiais (aparas) cedidos por empresas parceiras, tais como cintos de segurança, capas de bancos, lonas plásticas, retalhos de tecidos, etc. Entre os parceiros neste projeto estão empresas como Faurecia, Lavitta Engenharia, Dudalina, Loreal, Autoliv e Shopping São José.

A Casa da Costura possui know how também para preparar telas para uso em coberturas de proteção antigranizo, como as utilizadas hoje nos pátios de veículos da Renault e no estacionamento do Aeroporto Afonso Penna. A produção desse material é resultado de uma parceria com a empresa Soltecnica (SP), fabricante de módulos sombreadores e coberturas. 

A Associação Borda Viva tem por objetivo promover o desenvolvimento social da comunidade da Borda do Campo, vizinha ao Complexo Ayrton Senna, e conta com o apoio do instituto Renault desde 2010, transformando-se em um dos mais significativos exemplos do quanto uma empresa pode ajudar a transformar a realidade à sua volta.

Projeto O Trânsito e Eu

A Educação para Segurança no Trânsito é outro importante eixo de atuação do Instituto Renault e o programa O Trânsito e Eu seu principal destaque. Voltado às crianças com idade entre 7 e 11 anos, seu objetivo é conscientizar os futuros motoristas para um trânsito mais humano e seguro. A estratégia é baseada em atividades na escola e também em aulas práticas em uma mini cidade que simula as situações do trânsito.

As atividades em sala de aula são desenvolvidas com base nos kits educativos ilustrados, produzidos e distribuídos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, foram elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas. Através de uma parceria com a PUC-PR, só em Curitiba já foram habilitados neste ano 450 professores para aplicação dos kits nas escolas. 

Nas atividades práticas, o projeto ganha vida em uma mini cidade especialmente montada pra este fim.

 


Na mini cidade, as situações de mobilidade coletiva e individual são experimentadas pelas crianças através de atividades lúdicas, como conduzir carrinhos elétricos com um colega de carona, exercitar a intermodalidade fazendo parte dos percursos de bicicleta e a pé, convivendo e respeitando as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais. A experiência é complementada com aulas de sustentabilidade ambiental sobre geração de energias eólica e solar.

Lançado em 2012 em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Ecovia (do grupo EcoRodovias) e Prefeitura Municipal, o projeto ganhou impulso a partir de 2014. Hoje está presente em Quatro Barras (PR), Pelotas (RS) e, mais recentemente, em Curitiba. Ao todo, hoje estão envolvidas mais de 240 escolas públicas, beneficiando quase 40 mil alunos. Ainda em 2015 mais quatro municípios do Paraná e de São Paulo deverão receber o projeto. Outras quatro cidades, desses e de outros estados, também estão se habilitando. 


Além da implantação do projeto por meio de parcerias com prefeituras e escolas, a ação se desenvolve também através de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos nas cidades de Maringá (PR) e São José dos Campos (SP), e também Casa Cor em São Paulo.

O Programa O Trânsito e Eu é uma iniciativa do Grupo Renault e em seus 15 anos de atividades já alcançou 35 países, onde foram distribuídos cerca de 730.000 kits educativos que beneficiaram aproximadamente 13 milhões de pessoas. Trata-se do maior programa de sensibilização para a Segurança no Trânsito de uma montadora em nível mundial.

Instituto Renault

Criado há cinco anos, o Instituto Renault desenvolve e apoia, em cada um dos seus três eixos de atuação, outros importantes projetos. 


EIXO CAPITAL HUMANO 


Neste eixo, a geração de renda é estimulada também através da Cozinha Comercial, lançada em 2002. Através deste projeto, com o auxílio do Serviço Social da Indústria (Sesi), as mulheres da comunidade são treinadas na área de alimentação e passam a atuar no restaurante da Associação Borda Viva. Além disso, as equipes trabalham também na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros quitutes típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos, sob encomenda para eventos em empresas. 

Segurança alimentar e voluntariado


O restaurante da Associação Borda Viva desenvolve, paralelamente ao projeto da Cozinha Comercial, o trabalho de segurança alimentar, que é focado nas crianças em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social. As refeições são preparadas pelas mulheres da comunidade e atendem diariamente 180 crianças, totalizando 45 mil refeições por ano.


O voluntariado é outra importante iniciativa do Instituto Renault, e reúne, no total, mais de uma centena de colaboradores em torno de mutirões para a reforma de escolas do Bairro Borda do Campo, no entorno do Complexo Ayrton Senna. Realizadas nos finais de semana, as atividades compreendem pintura, reparos em alvenaria, marcenaria e jardinagem, entre outros. 

Educação e inclusão



A educação é outro tema fundamental do eixo Capital Humano. Por isso, a Renault investiu na construção do prédio que hoje abriga o Centro Municipal de Educação Infantil do Bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais. As instalações foram doadas para a Associação Borda Viva, que aluga o prédio para a Prefeitura e com isso obtém uma importante fonte de renda. 

O Instituto Renault apoia também o Centro de Educação Infantil Árvore dos Sapatos, que atende 250 crianças da comunidade. 

Patrocinar o esporte é uma forma de promover o desenvolvimento social, a inclusão e a cidadania. 



O Instituto Renault é apoiador da equipe de vôlei sentado da Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) - que ganhou medalha de ouro no Parapan-Americanos do Canadá e é a atual campeã brasileira da modalidade – e também do atleta paraolímpico de esgrima em cadeira de rodas Sandro Colaço, que coleciona medalhas de prata (4) e bronze (4) no Campeonato Brasileiro e na Copa Brasil . 


Desafio Renault Experience



O Desafio Renault Experience, destinado ao público universitário de todo o país, estimula os alunos a contribuírem com ideias criativas e inovadoras, em projetos focados na indústria automobilística. Em sua quarta edição neste ano, tem como tema desafiador “A Educação para a Segurança no Trânsito”. 

Os cursos diretamente envolvidos são os de Engenharia, focado em itens de segurança nos veículos; Design, onde o objetivo é estimular ideias sobre como deve ser e se comportar o veículo autônomo no trânsito; Negócios, focando o planejamento estratégico de uma montadora; e Comunicação, no desenvolvimento de campanhas de sensibilização sobre a importância da educação para segurança no trânsito.

EIXO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO


Além do projeto O Trânsito e Eu, neste eixo são apoiadas ainda ações como o Open Forum Trânsito e Transformação – Caminhos para a Mobilidade Segura;  o projeto Direção Segura para Jovens e o  Road Show de segurança viária.  O Open Fórum, realizado em setembro deste ano, chegou à sua terceira edição, com a parceria de instituições como FIEP-SESI-PR, através do Cifal (Centro Internacional de Formação de Atores Locais), ligado à ONU, e  concessionária Ecovia. 


Dirigido a jovens e adultos, participaram da edição deste ano o sociólogo Eduardo Biavati, especialista em Educação e segurança no Trânsito, Cacá Clauset, duas vezes campeão do Rali dos Sertões, e Bia Figueiredo, piloto da Stock Car  e única mulher a vencer na Fórmula Renault. Além disso, nesta edição foi apresentada a primeira experiência do projeto Direção Segura para Jovens, realizado no autódromo Internacional de Curitiba.

O objetivo do Curso, considerando o fato de que mais de 90% dos acidentes resultam de falha humana e que o público mais suscetível é composto por jovens de 18 a 25 anos, é demonstrar aos jovens, de maneira prática, os riscos provocados pelo motorista que desvia a sua atenção do volante.

O road show de segurança viária, desenvolvido e apresentado pela TRAFPOL - IRSA - International Road Safety Academy, da Espanha, é apresentado ao público universitário (jovens de 16 a 21 anos) e foi apresentado em instituições como PUC-PR , Universidade Positivo e Faculdade das Indústrias. 

EIXO MEIO AMBIENTE



Ciente da sua responsabilidade ambiental, a Renault do Brasil conta com uma das maiores reservas ambientais entre montadoras instaladas na América Latina: 60% da área ocupada pelo Complexo Ayrton Senna é coberta de mata nativa preservada. Do ponto de vista da sua operação, hoje 98% das cerca de 70 mil toneladas dos resíduos gerados anualmente são reaproveitados ou reciclados e o consumo de energia e de água por veículo fabricado caiu mais de 50% nos últimos sete anos.

Mata nativa em área do Complexo Ayrton Senna.

A preocupação com a sustentabilidade  está presente também nos veículos Renault. Ao todo, seis modelos da marca (versões do Clio , Sandero, Logan , Duster, Fluence e Kangoo) são nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) pelo baixo consumo de combustível. Já os modelos Clio, Sandero 1.0, Logan 1.0 e Fluence, além de obterem nota “A” dentro de suas categorias, também obtiveram nota “A” em todas as classificações e assim recebem também o selo do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).

MOBILIDADE ZERO EMISSÃO

Referência mundial em mobilidade urbana 100% limpa, a Renault é o único fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos no mercado, composta por quatro diferentes modelos: Zoe, um hatch compacto de quatro lugares, Renault Kangoo Z.E, utilitário, Fluence Z.E , sedã,  e o Twizy, um modelo ultracompacto de dois lugares para uso urbano.


Desde 2013, quando iniciou a venda de veículos elétricos no País, a Renault participa de importantes projetos de mobilidade urbana 100% elétrica, através de parcerias com instituições como a Itaipu Binacional, CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), em Portugal, CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz), Patrus Transportes, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Distrito Federal, CEB (Companhia Energética de Brasília) e Grupo TPC. Além das parcerias, a marca já comercializou mais de 80 unidades com empresas e instituições públicas para projetos de mobilidade zero emissões.


A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e investe  4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização do primeiro elétrico, em 2011, foram mais de 250 mil veículos vendidos pela Aliança no mundo, atingindo a liderança do segmento zero emissão.

Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
caique.ferreira@renault.com
(41) 3380-5222
Adriana Costa 
adriana.costa@renault.com
(11) 2184-9420
Ubirajara Alves
ubirajara.b.alves@renault.com
(41) 3380-1340
Glenda Pereira
glenda.pereira@renault.com
(11) 2184-8340
Marcelo Cosentino 
marcelo.cosentino@renault.com
(41) 3380-2109

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

HONDA APRESENTA OS DESTAQUES DO 44º TOKYO MOTOR SHOW 2015

Sob o conceito “The Power of Dreams”, a marca expõe os veículos Honda focados em mobilidade.

Honda NSX

A Honda Motor Co. mostra os destaques de sua linha de produção e veículos conceito, entre automóveis e motocicletas, que estão expostos na 44ª edição do Tokyo Motor Show, no Japão, até 8 de novembro.

Com o slogan global da marca “The Power of Dreams” (que significa “O Poder dos Sonhos”) refletido no conceito do estande, a Honda apresenta uma ampla gama, incluindo produtos de mobilidade inovadores que são úteis no dia a dia das pessoas, assim como uma linha de veículos de corrida que buscam a excelência no desempenho. Com a exposição, incluindo um veículo de célula de combustível totalmente novo – provisoriamente chamado de FCV – e o novo NSX, supercarro de última geração, a Honda traz novas propostas para a mobilidade, com características únicas da marca, representados por suas ideias originais e tecnologias inovadoras.

Além desses dois modelos, a fabricante mostra pela primeira vez no Japão o novo Civic Type R, e o Odyssey Híbrido previsto para produção, equipado com o mais avançado sistema SPORTHYRID-iMMD (IntelligentMulti-Modo Drive), que permite obter simultaneamente excelente performance ambiental e desempenho dinâmico.

A exposição também inclui o Honda StepWGN equipado com o “WakuWaku Gate” – “WakuWaku” é uma expressão japonesa que significa “emocionante”. Com design desenvolvido pela Honda, trata-se de uma subporta que se abre para o lado facilitando o acesso ao compartimento de bagagem. Outra novidade no estande é o miniveículo conversível S660, que foi projetado para ser tão emocionante quanto um carro esportivo convencional.

A Honda apresenta ainda vários modelos conceito, incluindo o Honda Project 2&4, equipado como motor RC213V utilizado em motos de competição da marca. 


O bólido foi projetado para fundir os valores de mobilidade de duas e quatro rodas e fez sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Frankfurt. 

Outra atração é o WANDER STAND.


Desenvolvido com o objetivo de proporcionar diversão e liberdade, com base no conceito de “WANDER = passear livremente”, assim como o WALKER WANDER, projetado para manobrar livremente entre os pedestres.

No espaço reservado para motocicletas, está exposta a Light Weight Super Sports Concept, um conceito para a próxima geração de superesportivas da marca. Concebido com base na expressão “strong presence” (presença forte), o modelo traz um visual que transmite a sensação de velocidade, apresentando um longo “nariz” e uma posição baixa de pilotagem. 

Outro destaque é o NEOWING, conceito para um modelo esportivo híbrido de três rodas, que vai unir o desempenho em curvas equivalente ao de uma moto de grande porte e excelente estabilidade em trechos de baixa velocidade. Também estão expostas a RC213V-S, máquina de corrida da categoria MotoGP que teve as especificações parcialmente modificadas para rodar em vias públicas sem comprometer a facilidade de manuseio; a CRF1000L Africa Twin, que apresenta excelente desempenho tanto para uso on-road como off-road e está programada para ser lançada até o final de 2015.

Ocupando a maior área do Tokyo Motor Show, o estande da Honda apresenta uma linha diversificada de produtos exclusivos. Impulsionada pelo conceito “The Power of Dreams”, a marca continuará criando novas soluções para mobilidade e oferecendo veículos que inspiram os sonhos de seus clientes em todo o mundo, buscando proporcionar diversão e liberdade para uma sociedade sustentável, onde as pessoas possam desfrutar a vida.

Principais modelos Honda no Tokyo Motor Show

Automóveis

FCV (nome provisório)


Com tecnologias desenvolvidas exclusivamente pela Honda, este modelo é o primeiro sedan do mundo movido totalmente com célula de combustível e com um pacote completo de equipamentos no interior, oferecendoconforto a cinco ocupantes. O novo FCV apresenta uma autonomia de mais de 700 km e uma condução dinâmica, graças aos motores de alto rendimento. Além disso, quando combinado com um inversor de alimentação de energia externa, o carro pode funcionar como uma “usina móvel” que gera e fornece energia elétrica para a comunidade, no caso de uma emergência.

 NSX


Um supercarro híbrido que traz a nova geração do motor VTEC V6 biturbo com injeção direta, carroceria leve, e o sistema de alta performance SPORT HYBRID SH-AWD® (Super Handling-AllWheel Drive™), que alia desempenho esportivo e economia de combustível. O design exterior baixo e largo transmite um estilo dinâmico e elegante, enquanto o interior, desenvolvido sob o conceito “Human Support Cockpit” (uma cabine que privilegia a ergonomia), oferece excelente visibilidade e uma posição de condução diferenciada.

Civic Type R


Feito para que o motorista desfrute de alta performanceem situações completamente diferentes – de um circuito de corrida a uma estrada comum – com um nível máximo de eficiência. Além do design exterior com aperfeiçoamento aerodinâmico, o novo Civic Type R é equipado com o primeiro motor Honda 2.0 VTEC Turbo. A combinação da tecnologia exclusiva VTEC com a injeção direta e o turbo compressor permitiu gerar a potência de 310 PS e torque de 400 Nm – maior do que qualquer modelo anterior da linha Honda Type R. Em combinação com a transmissão manual de seis marchas, o carro de desenvolvimento estabeleceu o recorde mundial na volta do lendário circuito de NürburgringNordschleife, na Alemanha, para um veículo de produção em massa com tração dianteira, demonstrando o excelente desempenho do hatch.

Motocicletas

Light Weight Super Sports Concept


Projetado com base na expressão “strong presence” (presença forte), este conceito representa a próxima geração de motos superesportivas da Honda e traz um visual que transmite a sensação de velocidade, apresentando um longo “nariz” e uma posição baixa de pilotagem. A combinação de uma arquitetura plana, que remete a rigidez e solidez, e das arestas vivas enfatiza o aspecto agressivo desse modelo. A pintura em preto fosco em contraste com os grafismos expressa sua beleza e forma notável.

NEOWING


Um veículo de três rodas sem precedentes que oferece a sensação equivalente a uma moto de grande porte no contorno de curvas e uma excelente estabilidade nos trechos de baixa velocidade. Este veículo está equipado com um sistema híbrido que combina um motor de 4 cilindros horizontalmente opostos e motores elétricos, para gerar um excelente torque e uma forte aceleração. Com tração dianteira, este conceito propõe novos valores, com um estilo avançado que enfatiza o fascínio da mecânica de uma moto.

EV-CubConcept


É um modelo destinado a deslocamentos individuais de curta distância, que segue o conceito de “moto fácil de manusear e econômica” adotado pela Honda desde a criação da primeira geração da Super Cub. Colocar a bateria, um componente pesado, em uma posição baixa no meio da estrutura do veículo, facilitou a ação de ligar e desligar a bicicleta e também de manuseio – resultado da concentração da massa e redução do centro de gravidade. Destaque também para a praticidade, pois a bateria foi projetada para ser removida para recarga, utilizando uma tomada de energia padrão. 

S2Publicom 
Luciana Bulgarelli
luciana.bulgarelli@s2publicom.com.br
(11) 3027.0277
Letícia Sangaletti
leticia.sangaletti@s2publicom.com.br
(11) 3027.0279
Adriana Sekulic
adriana.sekulic@s2publicom.com.br
(11) 3027.0223
Fabrizio Leonardo
fabrizio.leonardo@s2publicom.com.br
(11) 3027.0294

MAN LATIN AMERICA OFERECE CONDIÇÕES ESPECIAIS EM FEIRA AGROPECUÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL.


De olho na importância do agronegócio na região, a MAN Latin America estará na Expofeira de Santa Maria com sua concessionária local, a Pampeiro Caminhões e Peças, de 1º a 4 de outubro, com ofertas diferenciadas aos clientes durante o evento. A montadora vai expor ainda três caminhões das marcas Volkswagen e MAN para que os visitantes possam conhecer melhor suas soluções de transporte sob medida para suas operações.

“Diante dos desafios atuais do mercado, o segmento de agronegócios tem nos proporcionado perspectivas otimistas e a região Sul cada vez mais se consolida como estratégica. Vamos marcar presença na Expofeira com alguns de nossos principais modelos para a aplicação agropecuária e garantir ofertas sob medida, em produtos e condições comerciais, para nossos clientes da região”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Entre os atrativos em oferta para os agricultores e pecuaristas da região está o VW Delivery 10.160, um dos modelos disponibilizados pela montadora para atender ao programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com a crescente demanda de agronegócio no país combinada à agilidade nas entregas, esse VW Delivery se destaca principalmente no transporte de insumos e produtos agrícolas, cujos traslados necessitam de carroceria do tipo carga seca ou baú.

Para cargas maiores, os atributos do líder de vendas em caminhões no Brasil VW Constellation 24.280 justificam todo o seu favoritismo. O modelo é perfeito para operações que necessitam de carrocerias tipo carga com abrangência em todo suporte na colheita. O veículo está equipado com o motor MAN D08 de seis cilindros, que é o único na categoria dotado de tecnologia EGR (recirculação dos gases de exaustão), eliminando a necessidade e o custo de um aditivo especial, o Arla 32.

Já o MAN TGX 29.480, recém-lançado no mercado brasileiro, chega para garantir mais potência e torque nas aplicações agropecuárias, especialmente aquelas extrapesadas como é o caso do transporte de grãos. Muitos atributos fazem do novo modelo uma das melhores opções para o segmento. Entre eles, o motor MAN D26 de seis cilindros e 12,4 litros, com torque de 2.400 Nm numa ampla faixa de rotações. O caminhão tem ainda uma das maiores capacidades de tração do mercado.  

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

A COMPRA SEGURA COMEÇA COM BOM SENSO.
Por Fernando Masetti*

O mercado brasileiro de automóveis vive uma crise grave, registrada nos primeiros meses de 2015. Os carros novos registraram uma queda de 22,87% em 2015. O cenário é de recessão e muitas concessionárias de automóveis estão resistindo à crise porque as vendas de carros usados registraram alta, llevantamento mais recente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) aponta que a venda de veículos seminovos cresceu 4,1% no acumulado dos oito meses de 2015 comparado com o mesmo período do ano anterior.

O consumidor, que está observando a situação de crise na economia, está optando por carros usados. O preço dos novos teve uma alta média de 7,2%, enquanto que o preço dos usados diminuiu 3,2%. Não é à toa que a venda dos usados aumentaram.
Quem está comprando automóveis está preferindo os seminovos, com até três anos de uso. Nesse segmento, as vendas aumentaram extraordinários 31,3%.

Se você pretende comprar seu carro em breve, aposte em um seminovo. Vale a pena procurando um juro mais baixo e aproveitar as ofertas. Mas nem só de vantagens vive o cenário existem os consumidores interessados que se deixam levar por um automóvel que se aplica ao famoso ditado popular “por fora, bela viola...”, mas que na verdade nem possui condições de circular.

A devida precaução vale para todos os tipos de anúncios, desde os classificados dos jornais ao cartaz de “vende-se” afixado em vidros de automóveis. O que deve prevalecer nessa situação é principalmente o chamado “desconfiômetro” do consumidor, que precisa ficar atento a ofertas com valores muito abaixo ou muito acima do praticado, conferir as características do veículo para ver se condizem com as fornecidas no anúncio e checar a veracidade do endereço e do telefone do anunciante. 

Mesmo com todos esses cuidados, a possibilidade de fazer um mau negócio não está totalmente descartada. No caso de um veículo clonado, por exemplo, a placa vai constar como existente, ainda que a verdadeira pertença a outra unidade. Pode haver também a incerteza da idoneidade do vendedor, que recebe o pagamento, mas não entrega o produto.

O último balanço mensal da Checkauto, empresa do Grupo DEKRA Brasil, especializada em consultas sobre o histórico online de veículos seminovos e usados, apontou restrições em 11% dos carros consultados em agosto, evitando aos bolsos dos consumidores um prejuízo de R$ 117,3 milhões. 

É muito importante que, durante a negociação, sejam tomadas ações preventivas, como a realização de uma consulta ou até mesmo uma vistoria antes da finalização da compra para verificar se o modelo de ótima aparência não é fruto de roubo ou furto ou se não teve a quilometragem adulterada. A contratação de um serviço do gênero disponibiliza ao comprador informações sobre restrições administrativas, tributárias e judiciais. Não são raras às vezes em que esse descuido pode custar o valor integral do produto. Será que o risco vale a pena?











* Fernando Masetti é gerente de Varejo da DEKRA Brasil.


Printer Press Comunicação Corporativa
Belisa Frangione
belisa.frangione@printerpress.com.br
(11) 5582-1602 
Aline Feltrin
aline.feltrin@printerpress.com.br
(11) 5582-1606 
Felipe Guimarães
felipe.guimaraes@printerpress.com.br
(11) 5582-1603

DANA RECEBE O PRÊMIO MASTER OF QUALITY DA DAIMLER TRUCKS NORTH AMERICA.

A Dana conquistou o Prêmio Master of Quality Award da Daimler Trucks North America, a mais alta distinção para fornecedores da marca. A fábrica da Dana em Lima, Ohio, foi reconhecida por seu compromisso com a qualidade, entrega, tecnologia e desempenho de custo.

Maior fabricante de caminhões pesados na América do Norte, a Daimler fabrica e comercializa várias marcas de renome de veículos comerciais, incluindo Freightliner e Western Star, bem como Thomas Built Buses. É também o maior produtor de caminhões médios e veículos comerciais especializados em todo o continente.

"Nós entendemos a importância de fabricação e fornecimento de componentes de alta qualidade, a fim de impulsionar a indústria", disse Mark Wallace, vice-presidente executivo da Dana e presidente do grupo de Dana On-Highway Driveline Technologies. "Este reconhecimento e confiança da Daimler Trucks é um testemunho de nossa evolução no relacionamento com um fabricante que temos trabalhado por mais de 15 anos. Juntos, vamos continuar nosso compromisso comum de entrega de seguros, de alta qualidade, durável e veículos reparados. "

Agora em seu 28º. ano, o Prêmio Master of Quality destaca um grupo de elite de fornecedores que atendem aos padrões rigorosos e também demonstram compromisso de melhoria contínua. Os fornecedores da Daimler Trucks são avaliados semestralmente em mais de 100 critérios relacionados com a qualidade, serviço, disponibilidade de peças de reposição, de engenharia, de garantia e de compra. Apenas os classificados no topo são reconhecidos com o prêmio.


A Dana fornece à Daimler Trucks uma gama completa de produtos, como eixos Spicer®, cardans e sistemas centrais de enchimento dos pneus e oferece ainda no mercado de reposição componentes Spicer® com o mais alto nível de qualidade e garantia.

Secco Consultoria de Comunicação
secco@secco.com.br
11 5641-7407

HARLEY-DAVIDSON APRESENTA NOVA LINHA SPORTSTER®.


Todas as motocicletas da família Sportster® 2016 passam a contar com nova suspensão dianteira, totalmente redesenhada, que possui um conjunto de válvulas e pistões especialmente calibrados com molas progressivas, permitindo controle uniforme por toda faixa de compressão e expansão da suspensão.

Os amortecedores traseiros também são novos. Agora pressurizados com nitrogênio, que diminui a possibilidade de ocorrer aeração, trazem uma válvula interna com pistão de 36 mm. Tudo isso, aliado ao óleo de alta performance, que permite melhor controle de compressão e retorno da mola, fazendo com que as motos reajam mais rápido às imperfeições do solo.

Outra novidade é a possibilidade de ajuste da pré-carga, que pode ser feita de maneira muito simples. Todas as motos Sportster® da linha 2016 vêm com uma ferramenta específica para realizar o ajuste, que fica localizada embaixo do banco. Desta forma, o piloto pode escolher o melhor ajuste, dependendo da situação da via, do peso sobre a moto, e de suas preferências de pilotagem.

Para completar a lista de melhorias, o banco de todos os modelos da família foi redesenhado. Mais ergonômico e com mais densidade de espuma eles estão ainda mais confortáveis, especialmente para viagens em distâncias mais longas.

Todos os modelos desta família compartilham os traços de agilidade e facilidade de condução, com o mais atual estilo urbano e design moderno. Exceto pela Iron 883™, todos os modelos da família Sportster® são equipados com o motor Evolution™ de 1.200 cm³. Desde o início de 2014 receberam, ainda, sistemas de freios com ABS de série, importante equipamento de segurança que sai de fábrica em todas as motocicletas da marca.

“Ouvimos nosso consumidor e a nova família Sportster® 2016 traz melhorias que farão com que os proprietários tenham experiências ainda melhores com suas motos, não importando o estilo de pilotagem ou a distância a ser percorrida”, diz Flavio Villaça, gerente de Marketing, Produto e Relações Públicas da Harley-Davidson do Brasil.

Além das melhorias gerais, duas motos, em especial, foram completamente redesenhadas e ficaram ainda mais atraentes. 

Nova Iron 883™


Inspiradas nas bobbers de garagem do passado e do presente, a nova Iron 883™carrega um estilo minimalista, sem supérfluos. O novo grafismo do tanque possui uma águia que simboliza a honra americana. O design é ainda mais agressivo com novas peças em preto, como o reestilizado filtro de ar, escapamento e protetores de correia. Esses itens, agora, apresentam acabamento no estilo bullet hole, que remetem à herança militar da marca.

Além disso, para proporcionar ainda mais performance, foram introduzidas novas rodas de alumínio, que reduziram o peso da moto em cerca de 3,5 kg, melhorando sua agilidade e ciclística, especialmente no circuito urbano. Essa moto é equipada com o motor Evolution™ de 883cm³ acoplado a um câmbio de cinco marchas. As novas cores e grafismos para 2016 são: Charcoal Denim, Black Denim, e Olive Gold, com uma águia pintada no tanque, e Hard Candy Custom Gold Flake, com detalhes em chamas nos para-lamas.

Nova Forty-Eight®


A nova Forty-Eight® pode ser comparada a um cão de guarda, que intimida e protege seu território. O modelo possui um corpulento pneu dianteiro de 130 mm que é ressaltado pelo pequeno para-lama que o envolve, e sustentado por garfos robustos, forjados em alumínio de 49 mm, 10 mm a mais que a versão anterior. Aliado a isso, a perfeita combinação de cores, entre preto brilhante e cromados, e o tradicional tanque de combustível “Peanut”, estampado pelo logo da marca em alto-relevo, criam uma identidade única para este modelo.

O novo grafismo do tanque, aliás, possui listras horizontais que revivem o estilo dos anos 1970. Essas linhas são repetidas em toda a motocicleta, como na ponteira do escapamento, banco e protetor de correia, por exemplo. As novas rodas em alumínio, mais leves que as anteriores, possuem nove raios e um acabamento preto sólido com destaques usinados. A nova Forty-Eight 2016 poderá ser encontrada nas cores Vivid Black, Velocity Red Sunglo, Olive Gold e Hard Candy Custom Gold Flake.

Todas as motocicletas da linha Sportster® 2016 estarão disponíveis para compra a partir de janeiro do próximo ano em todas as 19 concessionárias da Harley-Davidson no Brasil.

Dark Custom™

Lançado nos Estados Unidos há alguns anos, tem como objetivo aproximar a marca ainda mais do público jovem, ansioso por criar os seus próprios valores e viver intensamente. A campanha Dark Custom™ foi alavancada no Brasil a partir de junho de 2015 com ações como um trabalho de grafite, que rendeu um vídeo utilizado nas redes sociais da marca, o desdobramento para a ação “Você faz as regras”, em que os usuários enviaram frases criativas que, de forma fictícia, simbolizam suas próprias regras de vida, além de anúncios com o tema “Minha Constituição”.

“A Harley-Davidson identificou no segmento chamado de ‘jovens adultos’, um “comportamento de rebeldia” contra o modo de vida tradicional, e que questiona a obediência cega de tudo aquilo que já está pré-estabelecido na vida desses jovens e que, muitas vezes, não os permitem se expressar da maneira que desejam, de forma a demonstrarem sua atitude genuína em relação às suas vidas”, ressalta Flavio Villaça, gerente de Marketing, Produto e Relações Públicas da Harley-Davidson do Brasil.

Com visual agressivo e estilo minimalista, a Iron 883™ e a Forty-Eight® são legítimas representantes Dark Custom™. 


Printer Press Comunicação Corporativa
Gregório Russo
gregorio.russo@harley-davidson.com.
(11) 3216-3960
Priscilla Piva 
priscilla.piva@harley-davidson.com.
(11) 3216-3972
Thaís Lopes 
thais.lopes@printerpress.com.br.