quinta-feira, 1 de outubro de 2015

INSTITUTO RENAULT.

O Instituto Renault, que tem como objetivo promover ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental, participou do lançamento da picape Renault Duster Oroch na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, com a exposição dos seus mais importantes projetos sociais: Casa da Costura, de geração renda para as mulheres do Bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR), e O Transito e Eu, de Educação para Segurança no Trânsito, focado no público infantil.


Estas iniciativas fazem parte dos eixos de atuação do Instituto Renault: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, Educação e Diversidade (onde se enquadra o projeto de geração de renda da Associação Borda Viva); Educação para Segurança no Trânsito, focado na responsabilidade social e do qual faz parte o projeto O Transito e Eu, além do Meio Ambiente, eixo que promove a sustentabilidade ambiental.

O projeto Casa da Costura, lançado em 2010, é coordenado pela Associação Borda Viva, que é apoiada pela Renault. Seu objetivo é oferecer formação às mulheres da comunidade em cursos de costura, estampagem e operação de máquinas de silk. Uma vez formadas, elas passam a integrar o atelier de produção e obter renda através do seu trabalho. 

Para garantir aos produtos um visual atrativo e moderno, o projeto passou a contar também com o suporte do Curso de Design de Moda, fruto de uma parceria com a PUC-PR. 

Durante o evento de lançamento da picape Duster Oroch, a Casa da Costura apresentou uma nova linha de produtos, que inclui sacolas, pastas, porta lixo para automóveis, nécessaires, entre outros artigos para brindes corporativos.  



Os artigos são produzidos com o reaproveitamento de materiais (aparas) cedidos por empresas parceiras, tais como cintos de segurança, capas de bancos, lonas plásticas, retalhos de tecidos, etc. Entre os parceiros neste projeto estão empresas como Faurecia, Lavitta Engenharia, Dudalina, Loreal, Autoliv e Shopping São José.

A Casa da Costura possui know how também para preparar telas para uso em coberturas de proteção antigranizo, como as utilizadas hoje nos pátios de veículos da Renault e no estacionamento do Aeroporto Afonso Penna. A produção desse material é resultado de uma parceria com a empresa Soltecnica (SP), fabricante de módulos sombreadores e coberturas. 

A Associação Borda Viva tem por objetivo promover o desenvolvimento social da comunidade da Borda do Campo, vizinha ao Complexo Ayrton Senna, e conta com o apoio do instituto Renault desde 2010, transformando-se em um dos mais significativos exemplos do quanto uma empresa pode ajudar a transformar a realidade à sua volta.

Projeto O Trânsito e Eu

A Educação para Segurança no Trânsito é outro importante eixo de atuação do Instituto Renault e o programa O Trânsito e Eu seu principal destaque. Voltado às crianças com idade entre 7 e 11 anos, seu objetivo é conscientizar os futuros motoristas para um trânsito mais humano e seguro. A estratégia é baseada em atividades na escola e também em aulas práticas em uma mini cidade que simula as situações do trânsito.

As atividades em sala de aula são desenvolvidas com base nos kits educativos ilustrados, produzidos e distribuídos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, foram elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas. Através de uma parceria com a PUC-PR, só em Curitiba já foram habilitados neste ano 450 professores para aplicação dos kits nas escolas. 

Nas atividades práticas, o projeto ganha vida em uma mini cidade especialmente montada pra este fim.

 


Na mini cidade, as situações de mobilidade coletiva e individual são experimentadas pelas crianças através de atividades lúdicas, como conduzir carrinhos elétricos com um colega de carona, exercitar a intermodalidade fazendo parte dos percursos de bicicleta e a pé, convivendo e respeitando as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais. A experiência é complementada com aulas de sustentabilidade ambiental sobre geração de energias eólica e solar.

Lançado em 2012 em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Ecovia (do grupo EcoRodovias) e Prefeitura Municipal, o projeto ganhou impulso a partir de 2014. Hoje está presente em Quatro Barras (PR), Pelotas (RS) e, mais recentemente, em Curitiba. Ao todo, hoje estão envolvidas mais de 240 escolas públicas, beneficiando quase 40 mil alunos. Ainda em 2015 mais quatro municípios do Paraná e de São Paulo deverão receber o projeto. Outras quatro cidades, desses e de outros estados, também estão se habilitando. 


Além da implantação do projeto por meio de parcerias com prefeituras e escolas, a ação se desenvolve também através de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos nas cidades de Maringá (PR) e São José dos Campos (SP), e também Casa Cor em São Paulo.

O Programa O Trânsito e Eu é uma iniciativa do Grupo Renault e em seus 15 anos de atividades já alcançou 35 países, onde foram distribuídos cerca de 730.000 kits educativos que beneficiaram aproximadamente 13 milhões de pessoas. Trata-se do maior programa de sensibilização para a Segurança no Trânsito de uma montadora em nível mundial.

Instituto Renault

Criado há cinco anos, o Instituto Renault desenvolve e apoia, em cada um dos seus três eixos de atuação, outros importantes projetos. 


EIXO CAPITAL HUMANO 


Neste eixo, a geração de renda é estimulada também através da Cozinha Comercial, lançada em 2002. Através deste projeto, com o auxílio do Serviço Social da Indústria (Sesi), as mulheres da comunidade são treinadas na área de alimentação e passam a atuar no restaurante da Associação Borda Viva. Além disso, as equipes trabalham também na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros quitutes típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos, sob encomenda para eventos em empresas. 

Segurança alimentar e voluntariado


O restaurante da Associação Borda Viva desenvolve, paralelamente ao projeto da Cozinha Comercial, o trabalho de segurança alimentar, que é focado nas crianças em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social. As refeições são preparadas pelas mulheres da comunidade e atendem diariamente 180 crianças, totalizando 45 mil refeições por ano.


O voluntariado é outra importante iniciativa do Instituto Renault, e reúne, no total, mais de uma centena de colaboradores em torno de mutirões para a reforma de escolas do Bairro Borda do Campo, no entorno do Complexo Ayrton Senna. Realizadas nos finais de semana, as atividades compreendem pintura, reparos em alvenaria, marcenaria e jardinagem, entre outros. 

Educação e inclusão



A educação é outro tema fundamental do eixo Capital Humano. Por isso, a Renault investiu na construção do prédio que hoje abriga o Centro Municipal de Educação Infantil do Bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais. As instalações foram doadas para a Associação Borda Viva, que aluga o prédio para a Prefeitura e com isso obtém uma importante fonte de renda. 

O Instituto Renault apoia também o Centro de Educação Infantil Árvore dos Sapatos, que atende 250 crianças da comunidade. 

Patrocinar o esporte é uma forma de promover o desenvolvimento social, a inclusão e a cidadania. 



O Instituto Renault é apoiador da equipe de vôlei sentado da Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) - que ganhou medalha de ouro no Parapan-Americanos do Canadá e é a atual campeã brasileira da modalidade – e também do atleta paraolímpico de esgrima em cadeira de rodas Sandro Colaço, que coleciona medalhas de prata (4) e bronze (4) no Campeonato Brasileiro e na Copa Brasil . 


Desafio Renault Experience



O Desafio Renault Experience, destinado ao público universitário de todo o país, estimula os alunos a contribuírem com ideias criativas e inovadoras, em projetos focados na indústria automobilística. Em sua quarta edição neste ano, tem como tema desafiador “A Educação para a Segurança no Trânsito”. 

Os cursos diretamente envolvidos são os de Engenharia, focado em itens de segurança nos veículos; Design, onde o objetivo é estimular ideias sobre como deve ser e se comportar o veículo autônomo no trânsito; Negócios, focando o planejamento estratégico de uma montadora; e Comunicação, no desenvolvimento de campanhas de sensibilização sobre a importância da educação para segurança no trânsito.

EIXO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO


Além do projeto O Trânsito e Eu, neste eixo são apoiadas ainda ações como o Open Forum Trânsito e Transformação – Caminhos para a Mobilidade Segura;  o projeto Direção Segura para Jovens e o  Road Show de segurança viária.  O Open Fórum, realizado em setembro deste ano, chegou à sua terceira edição, com a parceria de instituições como FIEP-SESI-PR, através do Cifal (Centro Internacional de Formação de Atores Locais), ligado à ONU, e  concessionária Ecovia. 


Dirigido a jovens e adultos, participaram da edição deste ano o sociólogo Eduardo Biavati, especialista em Educação e segurança no Trânsito, Cacá Clauset, duas vezes campeão do Rali dos Sertões, e Bia Figueiredo, piloto da Stock Car  e única mulher a vencer na Fórmula Renault. Além disso, nesta edição foi apresentada a primeira experiência do projeto Direção Segura para Jovens, realizado no autódromo Internacional de Curitiba.

O objetivo do Curso, considerando o fato de que mais de 90% dos acidentes resultam de falha humana e que o público mais suscetível é composto por jovens de 18 a 25 anos, é demonstrar aos jovens, de maneira prática, os riscos provocados pelo motorista que desvia a sua atenção do volante.

O road show de segurança viária, desenvolvido e apresentado pela TRAFPOL - IRSA - International Road Safety Academy, da Espanha, é apresentado ao público universitário (jovens de 16 a 21 anos) e foi apresentado em instituições como PUC-PR , Universidade Positivo e Faculdade das Indústrias. 

EIXO MEIO AMBIENTE



Ciente da sua responsabilidade ambiental, a Renault do Brasil conta com uma das maiores reservas ambientais entre montadoras instaladas na América Latina: 60% da área ocupada pelo Complexo Ayrton Senna é coberta de mata nativa preservada. Do ponto de vista da sua operação, hoje 98% das cerca de 70 mil toneladas dos resíduos gerados anualmente são reaproveitados ou reciclados e o consumo de energia e de água por veículo fabricado caiu mais de 50% nos últimos sete anos.

Mata nativa em área do Complexo Ayrton Senna.

A preocupação com a sustentabilidade  está presente também nos veículos Renault. Ao todo, seis modelos da marca (versões do Clio , Sandero, Logan , Duster, Fluence e Kangoo) são nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) pelo baixo consumo de combustível. Já os modelos Clio, Sandero 1.0, Logan 1.0 e Fluence, além de obterem nota “A” dentro de suas categorias, também obtiveram nota “A” em todas as classificações e assim recebem também o selo do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).

MOBILIDADE ZERO EMISSÃO

Referência mundial em mobilidade urbana 100% limpa, a Renault é o único fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos no mercado, composta por quatro diferentes modelos: Zoe, um hatch compacto de quatro lugares, Renault Kangoo Z.E, utilitário, Fluence Z.E , sedã,  e o Twizy, um modelo ultracompacto de dois lugares para uso urbano.


Desde 2013, quando iniciou a venda de veículos elétricos no País, a Renault participa de importantes projetos de mobilidade urbana 100% elétrica, através de parcerias com instituições como a Itaipu Binacional, CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), em Portugal, CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz), Patrus Transportes, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Distrito Federal, CEB (Companhia Energética de Brasília) e Grupo TPC. Além das parcerias, a marca já comercializou mais de 80 unidades com empresas e instituições públicas para projetos de mobilidade zero emissões.


A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e investe  4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização do primeiro elétrico, em 2011, foram mais de 250 mil veículos vendidos pela Aliança no mundo, atingindo a liderança do segmento zero emissão.

Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
caique.ferreira@renault.com
(41) 3380-5222
Adriana Costa 
adriana.costa@renault.com
(11) 2184-9420
Ubirajara Alves
ubirajara.b.alves@renault.com
(41) 3380-1340
Glenda Pereira
glenda.pereira@renault.com
(11) 2184-8340
Marcelo Cosentino 
marcelo.cosentino@renault.com
(41) 3380-2109

Nenhum comentário:

Postar um comentário