domingo, 4 de outubro de 2015

FÓRMULA TRUCK.
CIRINO GANHA EM GUAPORÉ.

Foi a primeira vitória do tetracampeão na temporada. Leandro Totti terminou em terceiro e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. 


Tetracampeão da Fórmula Truck, Wellington Cirino quebrou jejum de vitórias na temporada ao terminar na frente a oitava etapa de 2015, disputada na tarde deste domingo no Autódromo de Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul. Cirino, que largou em segundo lugar, assumiu a ponta logo na largada, quando superou o pole position Djalma Fogaça, e não deu chances a André Marques, que ficou na segunda posição durante todas as duas fases da antepenúltima prova do ano. Esta foi a 25ª vitória dele na Truck.

Depois de fazer a pole - sua primeira depois de quase dez anos -, na manhã deste domingo Fogaça já demonstrava preocupação com o tempo, que não estava tão frio quanto no sábado à tarde, o que atrapalha o rendimento do seu caminhão Ford. E a quase certeza do experiente piloto se comprovou logo na largada, quando caiu da primeira para a quinta colocação. Ele foi ultrapassado por Cirino, Marques, Paulo Salustiano e Beto Monteiro.

O forte acidente entre Felipe Giaffone e Beto Monteiro - foi atendido pelos médicos e sofreu pancada no braço e na perna - provocou paralisação da primeira fase da corrida, que terminou com Cirino na frente, seguido por André, Totti e Fogaça, pois Salustiano, que estava em terceiro lugar, foi punido pelos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por atitude antidesportiva na largada contra Fogaça. Com isso, o então líder da Fórmula Truck teve de cumprir uma passagem pelos boxes e caiu para o 12º lugar.

No entanto, a situação de Salustiano piorou muito quando ele teve problemas no seu Mercedes-Benz e abandonou logo no início da segunda fase. Cirino continuou na frente e mostrou competência e experiência para suportar as investidas de Marques, que ainda luta por sua primeira vitória na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Leandro Totti terminou num excelente terceiro lugar e reassumiu a ponta do campeonato. Ele tem 303 pontos contra 287 de Salustiano e 264 de Felipe Giaffone. 

A próxima corrida da Fórmula Truck, a penúltima da temporada, será dia 8 de novembro em Cascavel, Oeste do Paraná.

Clique na telinha e assista o vídeo.



Resultado da primeira fase da oitava etapa da Fórmula Truck



Wellington Cirino

1º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 27min18s4381
2º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 0s6855
3º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 2s7172
4º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 2s9370
5º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 6s0909
6º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 6s4626
7º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 7s1070
8º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 7s3136
9º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a 13s0324
10º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 14s8137
11º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, a 15s4044
12º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 22s9469
13º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 2 voltas
14º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, a 4 voltas
15º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 4 voltas
16º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 6 voltas
Melhor volta: André Marques (MAN TGX), 1min27s1000, média de 127,3 km/h

Resultado da segunda fase da oitava etapa da Fórmula Truck


1º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 28min17s1471
2º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 0s3697
3º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 4s0025
4ª) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 4s8067
5º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 6s0611
6º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 7s6452
7º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 8s0798
8º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 9s1856
9º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 10s1682
10º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 18s1448
11º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a a 3 voltas
12º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 5 voltas
13º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, a 9 voltas
Melhor volta: Djalma Fogaça (Ford), 1min27s0680, média de 127,3 km/h

VENCEDORES EM GUAPORÉ.
1996 - Renato Martins
1997 - Djalma Fogaça
1998 - Osvaldo Drugovich 
1999 - Jorge Fleck 
2000 - Jorge Fleck
2001 - Jorge Fleck
2002 - Roberval Andrade
2003 - Djalma Fogaça
2004 - Wellington Cirino
2005 - Wellington Cirino
2006 - Renato Martins
2007 - Não teve corrida
2008 - Beto Monteiro
2009 - Felipe Giaffone
2010 - Felipe Giaffone
2011 - Valmir Hisgué Benavides
2012 - Leandro Totti
2013 - Régis Boessio
2014 - Roberval Andrade
2015 - Wellington Cirino

OS DEZ PRIMEIROS NO CAMPEONATO DE PILOTOS
1 - Leandro Totti (Volkswagen Constellation), 303 pontos
2 - Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), 287
3 - Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), 264
4 - Djalma Fogaça (Ford), 257
5 - André Marques (MAN TGX), 225
6 - Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), 223
7 - Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 178
8 - Pedro Muffato (Scania), 169
9 - Jaidson Zini (Iveco), 137
10 - Raijan Mascarello (Ford), 136

CAMPEONATO DE MARCAS
1 - MAN, 669 pontos
2 - Mercedes-Benz, 598
3 - Ford, 407
4 - Scania, 366
5 - Iveco, 321
6 - Volvo, 184

Mais detalhes em: www.formulatruck.com.br.

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - Londrina (PR)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Orlei Silva.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

sábado, 3 de outubro de 2015

DJALMA FOGAÇA FAZ A POLE DA FÓRMULA TRUCK EM GUAPORÉ.

Djalma Fogaça larga na pole position da oitava etapa da temporada da Fórmula Truck, que será disputada neste domingo às 13 horas no Autódromo de Guaporé, interior do Rio Grande do Sul. A última vez que ele saiu na posição de honra de uma corrida da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul foi no dia 6 de novembro de 2005. 




Agora, ele larga na frente pela 13ª vez na vitoriosa carreira - a quarta em Guaporé: 2001, 2003, 2005 e 2015 -, que tem sete vitórias, duas delas (1997 e 2003) na pista gaúcha. Esta também é a primeira pole da Ford numa temporada dominada pelos caminhões Volkswagen Constellation e Mercedes-Benz. 

Fogaça - conquistou um ponto de bonificação pela pole - marcou a melhor volta ao completar os 3.080 metros do circuito de Guaporé em 1min25s9221, média de 129,0 km/h. O segundo lugar ficou com Wellington Cirino, seguido pelo líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, Paulo Salustiano, e por André Marques. Felipe Giaffone, vice-líder da competição, teve problemas no turbo e sequer completou uma volta rápida. Com isso, larga no décimo posto, pois garantiu vaga no Top Qualifiyng. Terceiro na classificação geral e o último que usa o restritor de potência ao lado de Salustiano e Giaffone, Leandro Totti sai na quinta posição.

Clique na telinha e assista o depoimento do Fogaça.



Acidente de David Muffato


O atraso nos treinos deste sábado em Guaporé foi provocado pelo grave acidente sofrido por David Muffato que na primeira parte do terceiro treinamento livre bateu a 150 km/h na entrada da Curva da Vitória. Numa comprovação da segurança dos caminhões David - saiu sozinho do cockpit - nada sofreu, mas não vai disputar a corrida deste domingo. O que provocou a demora de quase duas horas foi o resgate do Scania de David Muffato, pois o caminhão ficou preso por algumas árvores num barranco de cerca de dez metros de altura.

A prova deste domingo em Guaporé, como acontece desde o início da temporada, será dividida em duas fases, mas somente o piloto que terminar na frente na segunda é que vai para o pódio, assim como os quatro a seguir. A pontuação ficou assim distribuída: o vencedor de cada fase receberá 25 pontos, o segundo 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Somados os três pontos de bônus (pole e duas melhores voltas) se atinge 53 distribuídos por etapa.

Grid de largada da oitava etapa da Fórmula Truck


1º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, 1min25s9221
2º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min25s9431
3º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min25s9514
4º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, 1min26s0502
5º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min26s0878
6º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, 1min26s0945
7º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min26s1487
8º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, 1min26s8298
9º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, 1min26s9269
10º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, sem tempo

Pilotos que não passaram para o Top Qualifiyng


11º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 1min27s1357
12º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min27s4449
13º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, 1min27s4500
14º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, 1min28s7113
15º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, 1min28s9820
16º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 1min29s0128
17º) Fabiano Brito (Scania), Max Power Racing Team, sem tempo

Vencedores em Guaporé


1996 - Renato Martins
1997 - Djalma Fogaça
1998 - Osvaldo Drugovich 
1999 - Jorge Fleck 
2000 - Jorge Fleck
2001 - Jorge Fleck
2002 - Roberval Andrade
2003 - Djalma Fogaça
2004 - Wellington Cirino
2005 - Wellington Cirino
2006 - Renato Martins
2007 - Não teve corrida
2008 - Beto Monteiro
2009 - Felipe Giaffone
2010 - Felipe Giaffone
2011 - Valmir Hisgué Benavides
2012 - Leandro Totti
2013 - Régis Boessio
2014 - Roberval Andrade


Venda de ingressos pela internet


Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram nesta sexta-feira, dia 2 de outubro. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 2 e 3 de outubro (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 4 de outubro), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 2 de outubro, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. Para isso devem ficar atentos ao site da Fórmula Truck. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (4/10) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 510, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (4/10), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

Pontos de venda de ingressos para a Fórmula Truck em Guaporé:

Deck Bar e Restaurante - Avenida Planalto, 767 - Sala 1 - Bairro São Bento - Bento Gonçalves; Modelo Pneus - Rua Castelo Branco, 56 - Bento Gonçalves; Hoff BTS Caxias do Sul - Rodovia RS 453, km 143 - Caxias do Sul; Di Trento Logística Ltda. - Rua João Nichele, 2227 - Caxias do Sul; Squizzatto Comércio de Combustíveis Ltda. Rodovia Rota do Sol, RST 453, km 71 - Caxias do Sul; Andrebraz Mega P Ltda. - Rua Tenente Alvarenga Souto Mayor, 194 - Caxias do Sul; Super Pneus - Rodovia BR 116, km 145 - Caxias do Sul; Cavol Pneus - Avenida Flores da Cunha, 2906 - Carazinho; Zandona & Cia Ltda. - Rua Tiradentes, 1177 - Casca; Weschenfelder Pneus - Rua Marcelino Ramos, 243 - Erechim; Comercial Buffon Combustíveis Ltda. - RS 130, km 96 sem número - Encantado; Volken & Volken Ltda. - Rua Padre Anchieta, 1033 - Encantado; Modelo Pneus - Rodovia RS 122, km 60 - Farroupilha; Posto Vila Nova Ltda. - Rodovia RS 122, km 55,5 - Farroupilha; J. J. Abastecimento Ltda. - Avenida Silvio Sanson, 1650 - Guaporé; Hoff BTS Ijuí - Rodovia BR 285, km 458 - Ijuí; J. K. Pneus - Avenida Senador Alberto Pasqualin, 152 - Lajeado; Combustíveis Florestal Ltda. - Avenida Alberto Pasqualini - Lajeado; Combustíveis Florestal - Rodovia BR 386, km 347 - Lajeado; J. J. Lavagem e Lubrificantes Ltda. - Avenida João Posser, 402 - Marau; Combustíveis ABC Ltda. - Rua Buarque de Macedo, 345 - Nova Prata; Buffon Combustíveis e Transporte Ltda. - Rodovia BR 285, km 301 - Passo Fundo; Hoof BTS Passo Fundo - Rodovia BR 285, km 301 - Passo Fundo; Pippi Pneus - Rua Roque Gonzales, 960 - Santo Angelo; Power ZZ Pneus - Rua Júlio de Castilhos, 1941 - Sananduva; Auto Posto Montauri, Ltda. - Rodovia RS 324, km 67 - Vila Maria; Combustíveis Veranense Ltda. - Avenida Osvaldo Aranha, 545 - Veranópolis; Posto das Flores Ltda. - RST 470, km 168 - Vila Flores e J. K. Pneus - Rodovia BR 116, 7992 - Vacaria.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone (13) 3299-1144

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - Londrina (PR)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Orlei Silva.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

A SOLIDÃO DE NOSSAS REVOLUÇÕES. 

Para entender o momento político e econômico tenho meditado muito sobre isolamento e solidão. Digo do ponto de vista físico; e digo do ponto de vista do impalpável, a palavra que reúne toda a espiritualidade, toda a gama, seja qual for, e se houver uma. É preciso conversar sobre isso de vez em quando, porque pode estar vindo daí essa apatia que mantém as coisas assim tão estranhamente, como se nós tenhamos sido atingidos por um raio paralisante no meio dessa crise toda.

Viramos marionetes? Uma presidente, que não governa mais faz tempo, chama um ex-presidente sobre o qual e sobre quase todos os que o cercam ou cercaram pesam sérias dúvidas. Gente absolutamente incapaz chamada para ocupar cargos em uma troca lamentável, trocas esdrúxulas como saco de gatos, somados com dois ou três atos apenas mesquinhos e populistas, como diminuir 10% do salário, aparar só as pontinhas do longo cabelo dos gastos deles pra lá e pra cá. Escracho geral. Olha bem só o tipinho que tem posto cartas na mesa - Eduardo Cunha? O que manda na economia com seus olhinhos nervosos - Levy? Bonecos infláveis são os novos revolucionários, os novos líderes, os mais capazes? Onde andam os nossos oradores, os capazes de inflamarem corações e atos, os seres pensantes com soluções que não sejam essas tão mirabolantemente vis? Política era arte.

No fundo, todos somos muito sós. Sós em nossos pensamentos, o canto mais livre de todos os humanos, sempre, claro, desde que se mantenham ali, no silêncio. Se expressos, alguns pensamentos, além de não serem mais tão livres, podem levar-nos a uma prisão de encrencas por aí. Uma situação esquisita. Você sabe. Não tem quem, por exemplo, não tenha se arrependido um dia de ter falado ou admitido algo bem pessoal, confidente, para alguém; se foi para algum amor, sempre volátil, prepare-se, que o fato será jogado na cara na primeira oportunidade, briga, desavença, desinteligência, perda de estribeiras.

Uma cilada que não tem jeito, por mais que se saiba sempre a gente cai pelo menos uma vez na vida. No mundo digital há muitos se arrependendo não só de falar, mas ainda por cima de ter postado ou mandado imagens de suas intimidades mais íntimas. 

Isso tudo por um lado. Por outro, por detrás de computadores e celulares nunca vimos tanta coragem e animação -críticos e comentaristas vorazes, boatos viram informações passadas como nas brincadeiras de telefones sem fio. Travam-se debates sobre o bem e o mal, xingam-se entre si, muitos trocam fotos de perfis, usam outras até como se o juiz fossem; ou como se a estrela vermelha fosse ainda orgulho para alguém; lamento informar - isso é impossível. A estrela caiu.

Os mais inteligentes soltam finas ironias, mas compreendida por poucos. Os mais enfáticos, os lunáticos, em geral ganham ou têm interesses para manter-se crentes, bovinamente, para combinar com os termos com os quais os empresários a eles se referiam em cândidas mensagens agora reveladas. 

Aparecem agora porque de um dia para outro a privacidade pode ir para o beleléu. (Cá entre nós, imagine o que os investigadores não estão sabendo sobre a vida desse influente povo, sobre suas pessoalidades, enquanto procuram os crimes, ouvindo conversas, lendo mensagens).

É perceptível: a modernidade está nos separando. Isolando. 

Há outra forma de entender como está acontecendo aqui-agora-tudo-ao-mesmo-tempo na nossa frente, nunca tivemos tantas informações, minuto a minuto, e a coisa vai indo, ainda está como está? Tomamos algum chá entorpecente? 

Espera! Não estou falando de direita, esquerda, centro, essas bobagens, que isso tudo é só atraso de vida. Nem de simpatia e antipatia que também não é isso que põe mesa. Já admiti: ajudei a criar esses monstros todos que hoje nos infernizam e atrasam o país agora com a sua politicagem tacanha. 

Espera! Não briga comigo. Falo de todos. Verdes, petistas, peemedebistas, peessedebistas de um partido que vi nascer já de uma divisão que ocorreu lá atrás, porque pavões sempre acabam por não se bicar, comunistas do A, do B, e do ão. 

Eles não eram assim. Ficaram assim no poder.

Duvido que em décadas passadas essa leseira se mantivesse. Juntos recuperamos a nossa auto-estima, o fim da ditadura, o direito de construir nosso caminho. A primeira pedra foi a morte de Tancredo. Tropeçamos, mas continuamos. A segunda pedra foi o caçador de olhos secos e odientos, Collor, que chegou azarando com uma turma de aventureiros amigos e que tivemos de chutar para fora de campo.

Pula. Agora o véu se levanta descobrindo mais uma década de desacontecimentos. Sim, porque o que se roubou foi tirado do que poderia ter sido bem construído, escolas, saúde, estrutura, transportes, estradas, cultura, terras e produção, indústrias, pesquisas.

Muito esquisito. Muito esquisito isso tudo.

Tirem as crianças da sala pelo menos.

São Paulo, região mansa, quase paquidérmica, 2015






* Marli Gonçalves, jornalista - Imagine se eu digo mesmo tudo o que estou pensando. Digo não! Sei que na hora H, estarei só; não tenho proteção. Não tem revolução
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br.

Aguarde! Prepare-se. Chumbo Gordo vem aí.

FÓRMULA TRUCK: DAVID MUFFATO SOFRE ACIDENTE EM GUAPORÉ.


David Muffato sofreu forte acidente na manhã deste sábado no último treino livre da Fórmula Truck. O piloto do Scania da Muffatão Racing bateu a cerca de 150 km/h na entrada da Curva da Vitória do Autódromo de Tarumã, onde neste domingo será disputada a oitava etapa da mais popular categoria continental. Em mais uma demonstração da grande segurança oferecida pelos caminhões da Truck, David Muffato saiu ileso do acidente.

Quando tinham passado pouco mais de seis minutos do terceiro e último treino livre, David teve o acelerador travado e, mesmo freando forte, foi direto para a proteção de pneus e para o guard rail. A velocidade e o impacto foram tão grandes que ele ainda caiu num barranco ao lado da pista. Imediatamente David saiu sozinho do cockpit do caminhão, que capotou, e pouco depois, começou a pegar fogo. A imediata ação dos bombeiros eliminou as chamas.

Sem qualquer tipo de problema, David Muffato elogiou a segurança da F Truck.

``A segurança dos caminhões é muito grande, pois estou inteiro, desci dez metros de cabeça para baixo e estou inteiro. O acelerador travou e quase precisei da credencial para voltar para o autódromo``, brincou David Muffato logo depois do grave acidente, que levou vários pilotos a pararem no meio do treino e saírem do cockpit para ver o que tinha acontecido com o companheiro.

O acidente provocou a paralisação dos treinos por mais de duas horas, pois o resgate do Scania de David Muffato foi complicado para tentar preservar ao máximo possível o caminhão. Em alguns minutos o treino livre será retomado para definir os grupos A e B do treinamento classificatório.

Na tarde deste sábado será definido o grid de largada da corrida de domingo às 13 horas.

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sexta-feira, 2 de outubro de 2015

9º PRÊMIO SAE BRASIL DE JORNALISMO.

A SAE BRASIL anunciou nesta sexta-feira (2) os 10 vencedores do 9º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, que teve o patrocínio das empresas Mercedes-Benz, Eaton e Magneti Marelli.

Prestigiaram o evento Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz, Frank Sowade, Otacílio Gomes e Luso Ventura, respectivamente presidente, diretor geral e diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL. 

Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL, destacou a importância da Imprensa e o valor da informação e da comunicação espontânea, que traduz em linguagem simples o complexo universo da tecnologia que está no cotidiano das pessoas. 

Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz, que foi o mestre de cerimônia, disse que a qualidade das matérias inscritas a cada edição do prêmio, são a prova principal do acerto da iniciativa da SAE BRASIL. 

Os prêmios para cada uma das reportagens de mídia Impressa e Internet classificadas em primeiro lugar foram de R$ 7 mil em dinheiro. As menções honrosas, duas em cada categoria, receberam R$ 2 mil cada uma, e os quatro destaques – dois em cada categoria - receberam certificados. 

PRIMEIROS COLOCADOS


Categoria Impressa - Marcus Vinicius Gasques, da revista Autoesporte (São Paulo-SP), que inscreveu a reportagem “Aperte o cinto, o futuro chegou!” da qual participaram os jornalistas Alexandre Izo, Aline Magalhães, Décio Viotto, Giulia Lanzuolo, Guilherme Blanco Muniz, Leandro Alvares e Tereza Consiglio.

Categoria Internet - Eugenio Augusto Brito, do UOL Carros, pela reportagem Especial “Carros que andam sozinhos”. 

MENÇÕES HONROSAS


Categoria Impressa – Viviane Biondo, revista Autodata, pela matéria “Especial matérias-primas”; e Lívia Neves, da Revista Brasil Energia (RJ), pela reportagem “Ainda um luxo”.

Categoria Internet – Filipe Serrano, da revista Exame, pela reportagem “Sem as mãos e de olho no passageiro”; e Gustavo Henrique Ruffo, do Portal Flatout pela matéria “Especial: O nascimento do Ka visto de dentro”.

DESTAQUES


Categoria Impressa– Antonio Ferro, revista AutoBus pela matéria “Uma luz no fim do túnel”; e Wilson Toume, da Revista Carro com a série “Como funciona-Pneus”.

Categoria Internet– Bárbara Libório, Portal IG, matéria “Crescem recalls de veículos de luxo em 2015”; e Roberta Soares, do Jornal do Commercio (Recife-PE), com a reportagem “A periferia travada”.

E/D- Wilson Toume, Lívia Neves, Marcus Gasques, Viviane Biondo, Eugenio Brito, Filipe Serrano e Gustavo Ruffo. Foto: Daniel Deák. 

O PRÊMIO


Concorreram ao 9º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo 306 reportagens inscritas sobre tecnologia da mobilidade nos modais terrestre, aeroespacial e naval, publicadas em jornais, revistas e sites com sede no Brasil, entre 1º de março de 2014 a 21 de março de 2015. 

O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2005, com objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita geral e especializada em todas as redações do País, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira e que contribuam para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no mundo. 

Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
(11) 4435-0000 

RENAULT INOVA AO MOSTRAR A PICAPE DUSTER OROCH EM EXPERIÊNCIA DE REALIDADE VIRTUAL.


A Renault criou uma experiência inédita em realidade virtual para mostrar a picape Duster Oroch. Com óculos especiais acoplados a um celular, os jornalistas que participaram do evento de lançamento do modelo, no Rio de Janeiro, e os colaboradores da fábrica, no Paraná, puderam fazer um test-drive em realidade virtual em ambientes remotos filmados em 360º.

“O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para o espectador, permitindo a ele visitar e até interagir virtualmente com um cenário de verdade controlando, inclusive, a sua visão em tempo real”, explica o Diretor de Comunicação da Renault do Brasil, Carlos Henrique Ferreira. 

A experiência com a Duster Oroch transportou as pessoas para três possíveis cenários: uma pedreira, uma praia ou uma cidade. Antes de escolher o destino, a experiência traz uma breve introdução sobre a primeira picape da história da Renault, que foi usada para as gravações aproveitando sua robustez e versatilidade. A partir daí, o espectador dá uma volta virtual com a picape no cenário escolhido, em uma experiência tridimensional.


Os óculos de realidade virtual são uma criação da LOOX VR, rede social pioneira em conteúdo 360º. O test­drive virtual foi criado pelo estúdio HOVR em parceria com a produtora Asteróide Filmes. Vale destacar que nesta semana o Facebook passou a suportar vídeos 360º na linha do tempo, funcionalidade que já era oferecida pelo YouTube. A tecnologia de realidade virtual já é aplicada em diversas áreas como jogos e entretenimento, comunicação à distância, simulação de direção, segurança pública, entre outros.

PICAPE DUSTER OROCH



A Duster Oroch é uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas, excelente espaço para cinco passageiros, caçamba generosa e com tamanho na medida certa.

O modelo inaugura um segmento no Brasil ao se posicionar estrategicamente entre as picapes compactas e as médias, unindo as melhores características de ambas. A Duster Oroch é perfeita para quem procura liberdade e não abre mão de grande espaço interno e da versatilidade de uma picape, seja para o trabalho ou para o lazer.

Derivada de um verdadeiro SUV, o Renault Duster, a picape foi desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. O modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões, entre-eixos maior em relação ao Duster e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. No total, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

Imprensa Renault do Brasil.

HONDA HR-V, PREFERÊNCIA NACIONAL.

SUV que não tem "cara de macho" e muito menos o design de "veículo de combate", o Honda HR-V fecha seus primeiros seis meses de participação no mercado brasileiro acumulando 33.183 unidades emplacadas e renovando a posição de líder em vendas com 15,13% no segmento dos SUV's.


Design de um coupé unido à funcionalidade de uma minivan e postura robusta de um SUV. 


Lançado em março deste ano, o SUV da Honda oferece integração perfeita entre diferentes atributos, como robustez, espaço interno, segurança e dirigibilidade. Com design marcante, tecnologia, alto nível de sofisticação e versatilidade, o HR-V é equipado com motor 1.8 i-VTEC, transmissão CVT e freio de estacionamento eletrônico. 

Concebido para exceder as novas demandas dos consumidores, o HR-V reúne de forma inédita as qualidades e os pontos fortes de carros de diversos segmentos com um posicionamento inovador. O modelo apresenta de forma única a integração perfeita entre sofisticação, performance, eficiência energética, tecnologia, versatilidade e robustez, com um tamanho ideal de carroceria.

Em seu interior, o amplo espaço e a praticidade são pontos fortes.  Desenvolvido sob a filosofia “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina” e com tanque de combustível na posição central, o HR-V permite acomodar até cinco ocupantes com conforto. O veículo ainda permite o uso extensivo do compartimento de carga, por meio do sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos. 

Outro destaque é seu cockpit com design esportivo e sofisticado no qual se destaca o console central elevado, que cria ambientes exclusivos para o motorista e o passageiro da frente, e uso de materiais macios ao toque, combinando áreas de tecido e couro, que o posicionam como veículo de categoria superior em todas as suas versões: LX, EX e EXL. 

Com tração dianteira e motor 1.8 i-VTEC aliado à transmissão CVT ou ao câmbio manual de seis velocidades, o HR-V entrega performance com economia de combustível. O prazer ao dirigir é complementado pela sensação de segurança do veículo, proporcionada pela posição de direção elevada típica de um SUV (Sport Utility Vehicle). 

Por estabelecer novos valores e agregar vantagens de segmentos distintos, o modelo conquista consumidores de diversas categorias. 

Sedutor 


Veículo que inaugurou a nova geração de SUVs da Honda, o HR-V reúne a robustez e imponência do utilitário esportivo com o toque pessoal do coupé e a versatilidade da minivan. Com base no conceito Dynamic Cross Solid, o design exterior transmite a sensação de força e dinamismo, combinando a jovialidade do SUV com a sedução de um modelo premium. 

A frente é composta por uma grade arrojada e larga com acabamento em black piano, envolvida pelo para-choque e pelo conjunto de faróis alongados que se estendem até o para-lama, trazendo a atual identidade visual da Honda – Solid Wing Face. 

Nas laterais, as duas linhas sólidas que cortam a carroceria são criadas com um traçado dinâmico, distinto e agudo a partir da coluna “C”. As portas traseiras trazem maçanetas embutidas, reforçando a esportividade do design coupé. A parte traseira do veículo apresenta um visual mais elevado, refletindo uma postura forte e robusta. Para dar um toque ainda mais requintado, lanternas, luzes de freio e brake light com LEDs. 

Sofisticado e versátil 


O interior do Honda HR-V une sofisticação, conforto, versatilidade e grande espaço para os passageiros e carga, uma combinação de valores exclusivos para o mercado brasileiro. 



A primeira característica que impressiona ao entrar no veículo é a esportividade do design da cabine, com console central elevado e painel de instrumentos moderno e de fácil leitura, transmitindo a sensação de um cockpit. 


Além do ajuste de luminosidade dos instrumentos, o motorista pode personalizar a cor do aro que circula o velocímetro, escolhendo entre sete diferentes opções (amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul e branco). 

Em toda a linha, o uso de materiais macios ao toque traz uma atmosfera elegante ao HR-V, juntamente com as amplas saídas de ar com fluxo diferenciado. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir. Entre os itens de série, o modelo traz ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, vidros elétricos com um toque para subida/descida e sistema de áudio com CD player e entrada USB. As versões EX e EXL possuem ainda piloto automático e volante com revestimento em couro.  

Na EXL, o ar-condicionado é digital, possibilitando a manutenção da temperatura programada no interior do veículo, e os comandos são touch screen, o que confere ainda mais requinte ao modelo. Nessa configuração topo de linha, o HR-V é equipado com airbags frontais e laterais, além do exclusivo sistema multimídia com monitor multi touchscreen de 7” e navegador integrado ao painel. 



Essa unidade traz software de última geração, com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O hardware possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet , além de Bluetooth com voice tag para chamadas telefônicas e reprodução de áudio. 

O sistema multimídia também conta com uma entrada HDMI, que permite o espelhamento de dispositivos como celulares, tablets e câmeras digitais para a reprodução de áudio e vídeo (quando o veículo estiver com o freio de estacionamento acionado), duas entradas USB e CD player. 



No display é possível ainda a reprodução de imagem da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante. 



Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone) por meio de comandos no volante, evitando que o motorista se distraia ou precise tirar as mãos da direção ao atender uma chamada. 

Além da sofisticação e design esportivo, o grande espaço interno e a praticidade são destaques do HR-V. Com 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e a disposição central do tanque de combustível, o modelo permite acomodar confortavelmente até cinco passageiros e uso extensivo do compartimento de carga. 


O porta-malas possui 437 litros de capacidade.  

A versatilidade é garantida pela adoção do eficiente sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos. A flexibilidade dos bancos assegura uma ampla gama de possibilidades de acomodação de carga, independente do volume, comprimento ou altura dos objetos.



A disposição dos assentos do HR-V e o ângulo de apoio lombar otimizado proporcionam conforto, sensação de segurança e privilegiam a postura correta, para evitar que a viagem seja cansativa, mesmo em longos trajetos. 


O revestimento dos bancos também contribui para um interior aconchegante, com tecido nas versões LX e EX, e couro na EXL. 

Prazeroso, seguro e eficiente


O HR-V é equipado com o consagrado propulsor i-VTEC 1.8 SOHC, que adota o moderno sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível. Ao acionar o controle da chave para destravar as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata. 



O motor i-VTEC 1.8 gera potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável). Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que o sistema conta com conversor de torque e uma excelente elasticidade de giro, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. A versão top de linha ainda possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica.

Para garantir performance com segurança, toda a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.  

O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, as rodas de 17” com design esportivo (nas versões com câmbio CVT) e o sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).  

O HR-V é o primeiro veículo com produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB) e sistema Brake Hold de série. Com essa tecnologia, se o motorista acionar o freio e mantiver o carro parado por um longo período, como em um congestionamento, o controle elétrico do freio de estacionamento é automaticamente ativado. Mesmo que o condutor tire o pé do pedal, o veículo permanecerá freado e, ao acelerar, o freio é automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em trânsito urbano. 

O SUV traz ainda, na versão EXL, retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.  

Os clientes que quiserem deixar o HR-V mais personalizado poderão contar com uma linha completa de acessórios originais, desenvolvidos pela divisão Honda Access, sendo 19 itens externos e 11 internos. Entre os destaques estão grade dianteira cromada, aplique frontal no para-choque, bagageiro de teto com suporte para bicicleta, pedaleiras esportivas, soleiras iluminadas para as portas e iluminação interna (sob o painel). 

Concebido para atender às expectativas do consumidor que busca um veículo inovador e completo, o HR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível nas cores: 

Branco Taffetá Sólido
Prata Global Metálico
Cinza Iridium Metálico
Cinza Barium Metálico
Preto Cristal Perolizado
Marrom Júpiter Metálico
Vermelho Mercúrio Perolizado (exclusiva)

Preços públicos sugeridos: 
LX MT – R$ 71.900
LX CVT – R$ 77.400
EX CVT – R$ 82.400
EXL CVT – R$ 90.700

* Coisas de Agora, com informações da Fenabrave, Assessoria de Imprensa da Honda do Brasil e S2Publicom.

DAF CAMINHÕES CELEBRA DOIS ANOS DE PRODUÇÃO NO BRASIL.

Unidade da DAF em Ponta Grossa (PR) fabrica o XF105 e está pronta para a montagem do CF85, que será apresentado na Fenatran 2015.


A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc, comemora o segundo ano de produção do XF105 no Brasil. O extrapesado é fabricado na unidade da companhia em Ponta Grossa, no Paraná, fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão no país.

A última parte deste aporte foi aplicada recentemente, visando a adequação da linha de montagem para a fabricação do CF85, modelo pesado da marca, e da Super Space Cab, nova cabine do XF105, a maior do segmento. As duas novidades serão apresentadas aos clientes na Fenatran 2015.

“Nesses dois anos, a fábrica brasileira da DAF esteve em constante evolução, com ajustes para a introdução de novos modelos, melhorias em processos visando a qualidade máxima dos nossos produtos, e aprimorando a estrutura para os nossos colaboradores. Hoje, temos um sólido alicerce para sustentar nosso crescimento no Brasil, oferecendo aos clientes caminhões totalmente adequados às suas necessidades”, acrescenta Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões Brasil.

XF105

Reconhecido no mercado pelo baixo custo de operação, força e robustez, o extrapesado da DAF possui capacidade de carga de até 74 toneladas, e é comercializado nas configurações 6x4 e 6x2, com potências de 410 cv, 460 cv e 510 cv, geradas pelo motor PACCAR MX de 12,9 litros. O modelo é comercializado ainda com dois modelos de cabine, Space e Comfort, e futuramente a Super Space Cab, com 2,10 de altura interna.

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BRCOM PUBLIC RELATIONS
Isadora Climaco
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(11) 5594-4308 
Fernando Planca 
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(11) 5582-1601

CASE IH.

Tecnologia ajuda a preservar a qualidade dos grãos de café durante a colheita.

Um dos principais cafeicultores do país investe em colhedoras Case IH para valorizar produto e reduzir custo de produção. Foto: Luís Adolfo Fonseca Júnior.

O café produzido nas fazendas do Grupo Grossi, em Patrocínio (MG), é exportado para países como Itália, Japão e Estados Unidos. Para atender à clientela exigente, José Carlos Grossi, um dos pioneiros no cultivo do café no Cerrado brasileiro, investe em tecnologia para aumentar a eficiência da colheita e preservar seu maior patrimônio: a lavoura. Para a safra deste ano, ele decidiu ampliar a frota de colhedoras, adquirindo cinco modelos Coffee Express 200 da Case IH.

Atualmente, o Grupo Grossi possui mais de 2.700 hectares de café e 100% da colheita é mecanizada. “O rendimento da máquina, a preservação da qualidade dos grãos e os baixos danos causados às plantas na hora da colheita são fatores importantes na hora de escolher os equipamentos, por isso testamos e comparamos os resultados de várias marcas”, explica José Carlos, que tem uma frota com 16 colhedoras. Com a nova aquisição, sete são da Case IH. 

O diferencial da Coffee Express 200 está no sistema de colheita totalmente hidráulico, que combina alta tecnologia e simplicidade na hora dos ajustes. De dentro da cabine se define a amplitude e frequência de vibração das varetas, permitindo que o produtor opte pela colheita plena ou seletiva dos frutos. De acordo com Alberto Almeida, especialista de Marketing da Case IH, outro fator que ajuda na eficiência de derriça, colheita e preservação da lavoura é o número maior de varetas do sistema de derriça, 21% a mais do que o principal concorrente. “O operador também pode regular a velocidade das esteiras do sistema de recolhimento, de acordo com a carga pendente das plantas, e a angulação dos recolhedores ou fish plates, reduzindo significativamente as perdas de grãos no chão.”

Patrocínio é referência nacional no cultivo do café. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município responde por 2% da produção do fruto no país. Porém, quando chegou em Patrocínio, em 1972, José Carlos teve que superar a falta de estrutura e apostar no plantio de café num solo considerado pobre. “Naquela época não havia pesquisa de fertilidade ou de equilíbrio nutricional do solo e as variedades não se adaptavam bem à região, foi um desafio muito grande”, afirma. Hoje, o Grupo Grossi, colhe aproximadamente 100 mil sacas ao ano de variedades de alta qualidade, como o arábica. 

Visite: www.caseih.com.

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