terça-feira, 13 de outubro de 2015

PSA PEUGEOT CITROËN UNIFICA DIREÇÕES DE MARKETING & PRODUTO E COMUNICAÇÃO & RELAÇÕES EXTERNAS NA AMÉRICA LATINA.

Com o objetivo de tornar a estrutura do Grupo mais dinâmica e alinhada com as estratégias para os mercados da região, Carlos Gomes, Presidente para o Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, implementou, durante o mês de outubro de 2015, algumas mudanças estruturais em sua organização. Desta forma, Fabrício Biondo, que liderava as áreas de Marketing & Produto América Latina, foi nomeado também como responsável por Comunicação & Relações Externas. 


“Integrar essas áreas, que já trabalham em sinergia, dará ainda mais consistência a nossas atividades, alavancando nossa eficácia comercial e planejamento estratégico na região. É uma excelente oportunidade a ser explorada pela empresa”, explica Biondo.

Fabrício Biondo ingressou no Grupo PSA em 2011. É formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em Marketing e com cursos na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade da Califórnia. Trabalha há 20 anos no setor automotivo, tendo atuado em grandes empresas nas áreas de Vendas e Marketing no Brasil e participado de projetos na Argentina e na Alemanha. Neste período, acumulou experiência em relação com clientes e concessionários, Vendas Corporativas, Marketing e Produto.


Peugeot Citroën do Brasil Automóveis
Comunicação e Imprensa
+55 21 3687-4793 / 4836 / 4902

PORSCHE AG

Conselho de administração da Porsche AG designou Josef Arweck (38) como novo vice-presidente de Comunicações. A nomeação tem efeito imediato.


Josef Arweck (foto) assume as funções de seu antecessor, Hans-Gerd Bode, que passou a trabalhar em Wolfsburg no cargo de Chefe de Comunicações do Grupo, Relações com os Investidores e Relações Externas da Volkswagen AG. Arweck responderá ao novo presidente do Conselho Executivo da Porsche, Oliver Blume. 

"A designação de Josef Arweck foi um passo lógico para a Porsche", declarou Blume. "Ele se tornou conhecido na área de comunicações internas muito além da Porsche e se destaca pela crescente interligação e digitalização das comunicações internas e externas. Tenho uma grande expectativa em trabalhar com ele."

Arweck, um experiente jornalista e doutor em Ciência Política, entrou na Porsche em 2008, proveniente da empresa de consultoria corporativa McKinsey. Ele trabalhou inicialmente no departamento de imprensa da Porsche Automobil Holding SE e, desde 2011, como diretor de Comunicações Internas da Porsche AG. Desde julho deste ano, passou a ser vice-presidente adjunto de Comunicações, respondendo pela direção global de comunicação corporativa. Após a saída de Hans-Gerd Bode para a Volkswagen, Arweck assumiu temporariamente a direção área de Comunicação da Porsche.

Porsche Brasil


A Porsche Brasil está sediada em São Paulo e iniciou suas operações no país em agosto de 2015, além disso é a primeira subsidiária da América Latina. Atualmente, a rede de concessionária da Porsche no país é formada por sete Porsche Centers. A Stuttgart Sportcar é proprietária e administradora integral das concessionárias da Porsche em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Em Brasília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a marca é representada pela Eurobike.

Porsche Brasil
Relações Públicas e Imprensa
Mariana Roméro
mariana.romero@porsche.de
+55 11 4410-9905

PÓSITRON APRESENTA NOVIDADES EM SEGURANÇA DE CARGA NA FENATRAN.

A Pósitron, marca da PST Electronics e referência no segmento de segurança automotiva, levará à 20ª edição da Fenatran novidades em produtos voltados à segurança de carga, que passam a integrar novas tecnologias. Os lançamentos serão divulgados durante o evento, que acontece de 9 a 13 de novembro, no Anhembi, capital paulista. Na ocasião, a companhia também apresentará ferramentas de logística e telemetria.

Para cada segmento de negócio, a Pósitron oferece soluções completas e customizadas. Com fábrica própria na Zona Franca de Manaus, produz os hardwares e firmwares, desenvolve os módulos de rastreamento e os softwares de aplicação. Além disso, presta serviços para empresas e consumidores. “Toda a linha de rastreamento e monitoração, gestão de frotas e telemetria será exposta em um estande próprio da marca”, diz Obson Cardoso, diretor da Unidade de Rastreamento.

Fenatran


A Fenatran é o maior e mais completo evento voltado para toda cadeia do Transporte Rodoviário de Carga da América Latina. Espaço dedicado para tomadas de decisão na renovação de frotas de caminhões, implementos, serviços em geral, além de permitir a experiência única de conhecer, comparar e testar as principais soluções disponíveis para aumentar a performance dos serviços de distribuição.

PST Electronics


A PST Electronics, detentora da marca Pósitron, é líder em segurança automotiva, uma das principais fabricantes de som automotivo e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica. Os diferenciais tecnológicos e a qualidade de seus produtos fizeram a empresa conquistar a liderança do mercado, posição que detém há mais de 15 anos. Além disso, a companhia é uma das principais fornecedoras de equipamentos genuínos para as montadoras de veículos na América Latina. Conhecida pela sua ampla gama de produtos e serviços, a empresa desenvolve rastreadores, bloqueadores e alarmes para automóveis, motocicletas e caminhões, som automotivo, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, pain& eacute;is de instrumentos, além de alarmes e monitoramento residencial.

Atualmente, a empresa possui plantas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e uma filial em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1997, a PST Electronics tem como sócio o grupo norte-americano Stoneridge, com presença na Europa, Ásia e Américas.

Printer Press Comunicação Corporativa
Lori Moscatelli 
lori.moscatelli@printerpress.com.br
11 5582-1624 
Thiago Eid 
thiago.eid@printerpress.com.br
11 5582-1625 

JUNIOR CUP.
JOVENS SE PREPARAM PARA ETAPA EM GOIÂNIA.

Os novos talentos do motociclismo nacional disputarão etapa na capital de Goiás entre 16 e 18 de outubro.


Após o sucesso na etapa exclusiva realizada na cidade de Caruaru (PE) no dia 27 de setembro, os pilotos da Honda Junior Cup, categoria escola do SuperBike Brasil que conta com jovens promessas do motociclismo nacional, se preparam para acelerar para valer em Goiânia (GO), durante a 6ª Etapa do SuperBike Brasil 2015, entre os dias 16 e 18 de outubro. 

Se para a categoria principal do SuperBike Brasil, o campeonato está pegando fogo com o ShowDown, para a criançada a reta final do maior campeonato de motovelocidade das Américas não será diferente, com os jovens talentos do motociclismo nacional disputando a ponta da tabela com muita garra. 

O londrinense Gabriel Favaro e Silva (#271) assumiu a liderança da Junior Cup após a etapa exclusiva de Caruaru (PE), chegando a quatro vitórias seguidas na competição, somando 104 pontos na classificação geral. O jovem piloto, porém, não terá uma tarefa fácil na pista de Goiânia, porque Maria Fernanda Rocha (#22), que liderava a Honda Junior Cup até a última etapa realizada, está treinando duro para reassumir o primeiro lugar no ranking do campeonato em Goiás. “Espero fazer uma boa prova, tentar me classificar entre os cinco primeiros e tentar recuperar a liderança do campeonato. Confesso que não está sendo fácil, pois os pilotos meninos não gostam de perder para uma menina. Eles me fecham o tempo todo para eu não ultrapassá-los, mas é legal”, conta a MaFe (#22). 

A jovem piloto da Junior Cup revelou que está se preparando bastante para essa etapa, não só fisicamente, mas também mentalmente, buscando sempre o equilíbrio para apresentar bons resultados na pista. “Procuro me preparar mentalmente. Eu memorizo a pista e vejo pontos que eu posso melhorar e baixar o meu tempo de volta. Minha estratégia é manter a calma e sempre terminar a corrida sem cair, pilotando com segurança e maturidade”, afirma a jovem promessa do motociclismo nacional. 

Os adversários de MaFe (#22) que se preparem, já que o Autódromo Internacional Ayrton Senna de Goiânia é um dos preferidos da garota, que se sente bem à vontade na pista. “É verdade, eu conheço e gosto muito da pista de Goiânia. Ela tem um traçado que eu gosto de pilotar, ela favorece os pilotos mais leves. Vai ser minha quarta corrida em Goiânia, e eu espero que a torcida de Goiás torça por mim”. 

“Faltam poucas etapas e as disputas são cada vez mais acirradas, vou manter a calma e seguir na luta pelo campeonato”, conta MaFe (#22). “Meu desempenho começou bem nas primeiras corridas, mais fui prejudicada em três corridas. A primeira foi no Velopark (RS), quando eu ultrapassei um piloto e ele bateu na roda traseira da minha moto, me derrubando na curva. A segunda eu fiquei sem referência na pista e não fui bem. Na terceira um piloto me fechou durante todas as voltas da corrida, mas isso faz parte da disputa por posições. Eu vejo que estou tendo um bom desempenho em 2015, já que liderei o campeonato durante cinco etapas”. 

“Eu me dou muito bem com todos os pilotos da Honda Junior Cup, os mais experientes me dão várias dicas. Quanto ao SuperBike Brasil, eu gosto de todos, eles sempre me dão os parabéns por minha corrida e pilotagem. A Sabrina é super legal, o Bruno é muito sério, mas também é muito legal. Eu gosto de todos do SuperBike, o Dagoberto (instrutor da Honda Junior Cup) é gente fina e me corrige quando eu estou errando”, finaliza MaFe (#22).  

Os oito primeiros colocados da Honda Junior Cup são liderados por Gabriel Favero e Silva (#271), com 104 pontos, seguido por Maria Fernanda Rocha (#22), com 95 pontos, Rafael Rigueiro (#52), com 90, Matheus Valamedi (#95), com 74, Kevin Santos (#26), com 49, Leo Manella (#53), com 48, Humberto Maier “Turquinho” (#12), com 47, e Eduardo Nunes (#4), com 46 pontos. 

Esta inédita categoria escola, que é dedicada exclusivamente para crianças e jovens iniciantes, de 8 a 16 anos, tem o objetivo de formar jovens talentos do motociclismo brasileiro. É importante ressaltar que esta é a primeira categoria exclusiva para crianças e jovens das Américas. Com o intuito de abrir caminhos internacionais aos participantes, a categoria é associada à European Junior Cup, classe do mundial de SuperBike, que recebe crianças do mundo todo. 

O SuperBike Brasil tem patrocínio Silver: Honda, Pirelli, Mobil e Yamaha. Bronze Premium: Kawasaki, Ducati e MotoSchool. Bronze: Shark, Diafrag, Alpinestars e Tutto Moto.  

SERVIÇO
 6ª etapa SuperBike Brasil
16, 17 e 18 de outubro
Autódromo Internacional Ayrton Senna
Rodovia GO-02, Km 04
Parque Lozandes, Goiânia - GO
*O ingresso para arquibancada é gratuíto. 

Informações Adicionais
11 5524-5684 ou info@SuperBike.com.br


VGCOM - Vanessa Gianellini Comunicação
Vanessa Gianellini - Jornalista Responsável
Gelse Montesso 
Luciana Omena 
(11) 3213-9972 - (11) 3042-4898

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ACELERADAS.
Por Edison Ragassi.

GP Rússia: Sorte de campeão, inclusive para Massa.

No movimentado GP russo, Lewis Hamilton venceu, Nico Rosberg abandonou e Felipe Massa conquistou 11 posições.



No circuito de Sóchi, a Mercedes dominou os treinos classificatórios. Rosberg aproveitou um erro de Hamilton e marcou a pole. Já Felipe Massa (Williams), não conseguiu passar do Q2 e largou na 15ª colocação, enquanto que Felipe Nasr (Sauber) foi 12º.

Dada a largada, 6 voltas depois, Rosberg abandonou com problemas no acelerador. Ai ficou muito fácil para o inglês vencer, sem nenhuma resistência dos adversários, no caso Sebastian Vettel (Ferrari) e Sergio Perez (Force India), segundo e terceiro colocados respectivamente.

Opâ! Perez em terceiro! Pois é, o mexicano usou estratégia para andar entre os cinco primeiros, foi ultrapassado na penúltima volta por Valtteri Bottas (Williams) e Kimi Raikkonen (Ferrari).

Raikkonen foi pra cima do compatriota Bottas, abusou, tentou passar onde não tinha espaço. Os dois bateram e o piloto da Williams não conseguiu retornar. O da Ferrari continuou. Fez a última volta com o assoalho arrastando no chão, soltando faísca e cruzou a linha de chegada. Mas foi punido em 30 segundos e caiu para a 8ª posição, por causar o acidente.

Pior para Bottas que fez uma corrida exemplar, mas ficou sem os pontos.


O Safety Car entrou na pista duas vezes. Na primeira, Nico Hulkenberg (Force India) rodou sozinho e acertou Ericsson (Sauber), Grosjean (Lotus) e Verstappen (STR). A segunda entrada aconteceu porque Grosjean também rodou sozinho e foi protagonista de um incrível acidente. Felizmente nada ocorreu com o piloto.

Felipe Massa, que veio de trás, aproveitou os abandonos para terminar na quarta colocação. O mesmo aconteceu com Nasr, que chegou na sexta posição.

Apesar da corrida repleta de alternativas, do terceiro lugar para trás, bem entendido, o grande assunto do fim de semana foi a saída da RBR da F-1 por falta de um motor competitivo.
A equipe tenta os propulsores da Mercedes e Ferrari, porém, ambas não querem fornecer. Elas acreditam que darão arma para o inimigo. Realmente, já imaginou a RBR campeã do mundo com motor Mercedes ou Ferrari?

Porém, esta ameaça vale mais para pressionar a Renault. São muitos milhões de dólares envolvidos, não vamos esquecer que a empresa da bebida energética tem duas equipes competindo, a RBR e a STR. Eles simplesmente irão fechar a fábrica e falar que acabou a brincadeira? Não é assim.

Este sistema de propulsão que integra motor a combustão e elétrico é complexo. Os técnicos da empresa francesa trabalham incansavelmente para atingir a melhor performance. O ideal seria juntarem forças e trabalharem juntos em busca de soluções.

Marcaram pontos no GP da Rússia
  1. Lewis Hamilton
  2. Sebastian Vettel
  3. Sergio Perez
  4. Felipe Massa
  5. Daniil Kvyat
  6. Felipe Nasr
  7. Pastor Maldonado
  8. Kimi Raikkonen
  9. Jenson Button
10. Max Verstappen

O abandono de Rosberg mudou também a situação do campeonato.

Hamilton chegou a 302 pontos, Vettel é o vice-líder soma 236 e Rosberg caiu para a terceira posição com 229 pontos. O titulo de construtores foi definido, a Mercedes tem 531 pontos, a Ferrari aparece em segundo com 359 e a Williams soma 220 pontos.

A próxima etapa será no Circuito das Américas, nos Estados Unidos, dia 25/10.
Hamilton vencendo, dependendo das posições do segundo e terceiro colocados, já leva o titulo.

Rapidinhas


Sem jogar a toalha
Apesar do abandono, Nico Rosberg ainda está confiante e acredita que pode ressurgir das cinzas e conquistar o titulo de 2015. "Nada está acabado até que a matemática diga o contrário. Enquanto eu tiver chance, vou continuar forçando e sempre voltarei", afirmou o alemão que corre o risco de perder até o vice-campeonato.

Vettel na briga pelo título, mas em 2016
O alemão Sebastian Vettel ficou empolgado com a vice-liderança da competição. Perguntado se no ano que vem vai desafiar a Mercedes, ele não teve dúvidas. "Essa é nossa meta, queremos ser um pouco melhores na corrida e nos certificar de que desafiaremos a Mercedes. Estamos nos aproximando, então acho que estamos indo em uma boa direção".

Faltou o pódio
Felipe Massa fez uma boa prova de recuperação. Aproveitou os abandonos e chegou em quarto lugar, após partir da 15ª posição. O brasileiro ainda ficou frustrado por não conseguir um pódio. "Se estivéssemos largando mais à frente o pódio estaria no bolso. Meu ritmo de pneus supermacios foi incrível. Estou muito feliz com a corrida e com o ritmo. Infelizmente tivemos uma classificação ruim ontem", falou na entrevista coletiva.











Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br.

GP LONGINES INDOOR.

Marcelo Ciavaglia garante dobradinha.

Concurso de Salto Internacional Indoor na Hípica Paulista contou com mais 70 mil visitantes ao longo do evento que teve a participação de Rodrigo Pessoa, Doda Miranda e Pedro Veniss.

Marcelo Ciavaglia e Queenie RJ - Foto: Luis Ruas.

Dos 31 conjuntos que largaram na primeira volta do Grande Prêmio Longines, válido pela sétima de oito etapas do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top, na noite deste domingo (11) 12 se classificaram para a 2ª volta. E o grande nome da noite foi o carioca Marcello Ciavaglia, campeão e vice. 

Montando Queenie, Marcelo fez uma falta na 1ª volta e zerou a 2ª em 44s35 garantido a vitória. Sobre a sela de Conto, o carioca foi vice, também com apenas derrube na soma dos percursos, e, 45s68. Já o cavaleiro da casa Pedro Muylaert com Colorado E, terminou com uma falta, 48s85, resultado este que garantiu ao cavaleiro da casa a liderança do Brasileiro Senior Top. O GP ainda contou pontos para o Ranking da Federação Equestre Internacional, valeu como etapa seletiva para a Final da Copa do Mundo 2016 e qualificativa olímpica.

"Estou muito feliz pela dobradinha e com a participação dos tops do Brasil e medalhistas olímicos. Tive sorte e como diz o Rodrigo, quanto mais a gente se esforça, mais sorte a gente tem", comentou o campeão Marcelo Ciavaglia, 37.  

Na contagem do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top Pedro Muylaert lidera com 89 pontos, seguido por José Roberto Reynoso, 6º no GP, agora 83 pontos, seguido por Sérgio Marins, 82 pontos. A oitava e última etapa Brasileiro acontece durante Concurso Internacional e Nacional Top Riders, entre 4 e 6/12, na Sociedade Hípica Paulista. No fim das oito etapas, o campeão brasileiro levar para casa um carro Hyundai IX35 0km.

Pedro Muylaert montando Colorado E - Foto: Luis Ruas.

"Estou super feliz e torcendo para acabar logo o Brasileiro, de preferência com um resultado igual ou melhorque hoje. A minha expectativa para o meu primeiro título brasileiro é enorme, sem dúvida, mais um objetivo a ser alcançado", comemorou Pedro Muylaert

A disputa também contou com a participaçao do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, do campeão pan-americano por equipes no Pan de 2007 Pedro Veniss e do medalhista olímpico Doda Miranda, 5º colocado no GP. Os três cavaleiros especialmente vindos da Europa vêm com tudo na corrida por uma vaga na equipe olímpica do Brasil e fizeram sua última apresentação no país antes dos Jogos Rio 2016.

Doda Miranda, que prestigiou o evento pelo terceiro ano consecutivo, fez questão de ressaltar a excelência do Indoor. "Acho que a primeira vitória foi ver o Romeu Ferreira Leite, presidente da Hípica Paulista, que recentemente sofreu um acidente, já super recuperado. Só ouvi elogios. Foi recorde de público, sem dúvida, um evento notal 1000", destacou Doda.

O Indoor contou com o patrocínio de Longines, Hyundai, Hermès, Coelho da Fonseca, Cyrela, Four Seasons, Artefacto, Gocil, Phytoervas, Johnnie Walker, Sky e Lau Rent, e o apoio de Engeval, G5-Evercore, By Kamy, Gerdau e Tryp Berrini.

Grande Prêmio Longines
Imprensa / Relações Públicas
Patricia Marzanasco
pmarzanasco@gmail.com
11 949-958-382

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

Dilma, o que é que você anda tomando?

Precisamos saber, perguntar, pesquisar, investigar - e tentar comprar também - o que a presidente Dilma anda tomando, comendo, fumando, aspirando no ar enquanto pedala, passando no cabelo como shampoo, até para que possamos fazer o mesmo e nos acalmar de forma divertida diante dessa loucura que assola o Brasil.

O país todo à beira de um ataque de nervos. Seja quem quer mudança; seja os que querem continuar atarracados - ouvidos moucos, olhos cegos, esses que, coitados, também já não sabem mais o que fazer e como continuar defendendo o indefensável - que a vida anda bem dura para eles, hein! 

A espera é difícil e nós aqui esperando sambando na zazueira que virou. Uma presidente atônita, com os seus atonitozinhos ao redor fazendo trapalhadas, às vezes até nos fins de semana, no exterior. Até quando calados nos dão notícias da situação ao vermos as suas fotos estampadas nos jornais do dia seguinte. Aliás, neste momento, nada melhor e mais significativo do que os registros fotográficos que vêm sendo feitos nas solenidades. Dizem tudo para bons observadores.

O problema é que o negócio todo está ficando esquizofrênico, cada dia mais. O que acaba nos levando no roldão, e creio que nunca se vendeu tanto remédio antidepressivo, calmantes, chás de cidreira. Outro dia, em uma reunião com pessoas da classe dos muitos "As" soube de uma coisa surpreendente, explicada rapidamente por um alto executivo de banco, presente na ocasião: "É a crise". O comentário era sobre o número de pessoas que eles conhecem que ultimamente andam abertamente aderindo ou se aproximando de religiões, digamos, mais do balacobaco, como umbanda e candomblé. Bem que eu já tinha observado a volta de um número grande de despachos nos cruzamentos e encruzilhadas dos bairros nobres, feitos com esmero, frangos robustos depositados em bonitos alguidares de barro. É. É a crise. E é também o desespero da busca por solução - como digo, manter a cabeça fora da água e os pezinhos batendo para não se afogar.

Os humoristas vão acabar perdendo espaço para os políticos, para os governantes, que já devem ter descoberto a poção da Dilma. Cunha bota a mão na boca para conspirar não conspirando; tira, para negar o dinheiro que tem, mas não tem, porque estava no nome dele, mas não é dele, entende? O tucano daqui fica indignado em descobrir quase um ano depois que "alguém" tinha trancado toda a documentação de transportes do Estado numa cápsula do tempo, que só poderia ser aberta daqui a 25 anos. Já pensaram? A gente andando de foguetinho nas vias aéreas, indo para a Lua, ou indo passear em Marte, e aparecem papéis revelando coisas horríveis sobre um tal Metrô que teria existido no final do século passado e começo deste.

Enquanto isso a presidente que fez de tudo para que suas pedaladas reais fossem vistas de forma positiva, e se esgueira toda paramentada passeando de bicicleta no meio dos carros em Brasília, demonstra que deve ter batido a cabeça sem capacete e misturado o tico e o teco. Souberam do discurso do vento que devemos estocar, feito na ONU? Não? 

Ipsis Litteris, ela disse: "Até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura com a manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição dos outros países, vamos supor que seja desenvolver uma tecnologia que seja capaz de na eólica estocar, ter uma forma de você estocar, porque o vento ele é diferente em horas do dia. Então, vamos supor que vente mais à noite, como eu faria para estocar isso?" Disse. Disse sim.

Pois é. Ando bem preocupada com a gente e com ela. Semana que vem chega de novo aquele desarranjo do horário de verão (tá, se você gosta, tudo bem, mas eu discuto e vou discutir sempre ordens vindas de cima que mudam nossas vidas), dizem que o calor vai fritar nossas resistências alguns graus a mais por causa do fenômeno El Nino. O PMDB vai continuar mandando, os tucanos tucanando, um monte de peixes caindo na Rede de Marina (que também acho que toma algum chá de cipó), o Levy teimando em bater o pé, o Lula se intrometendo para se safar, a gente batendo panela vazia. Embora tenha quem queira que paguemos o pato, além de dar bom dia a cavalo e amarrar o burro, com estômago de avestruz.

Mas, Dilma, com todo o respeito, os abraços de tamanduá vão levá-la, quase que inevitavelmente, ao canto do cisne, com lágrimas de crocodilo.

São Paulo, nariz tapado, 2015.








* Marli Gonçalves, jornalista - Uma brasileira que já não está entendendo mais é nada. Como sempre, pergunto: será alguma coisa que está vindo na água?  
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br.

CHEVROLET PRISMA 2016 GANHA VERSÃO ADVANTAGE 1.4.

Série especial ganha novos equipamentos, motor mais potente e transmissão automática de seis velocidades com opção Active Select.

Sedã mais vendido do país no acumulado do ano, Prisma incorpora ainda nova opção de cor externa.

A Chevrolet apresenta a linha 2016 do Prisma, que ganha sofisticação extra com a adoção do volante multifuncional em todos os modelos com o sistema multimídia MyLink. Outra novidade é a série especial Advantage, mais completa e agora equipada com motor 1.4 e transmissão automática de seis velocidades.

O Prisma Advantage se destaca pelos itens exclusivos, entre eles os faróis com máscara, as molduras de proteção lateral e o aerofólio na tampa traseira. As capas dos retrovisores externos e o adesivo da coluna central em preto brilhante “High Gloss” também fazem parte do pacote, assim como as rodas de liga leve aro 15 com acabamento escurecido.

A cabine é igualmente personalizada. O interior conta com os itens de conforto mais desejados pelos consumidores do segmento, entre eles sistema multimídia Chevrolet MyLink, volante multifuncional revestido em material premium e comando eletrônico dos espelhos, das travas e dos vidros -dianteiros e traseiros.

Como nas demais configurações do carro, a Advantage vem bastante completa, trazendo painel com velocímetro digital, ar-condicionado, direção hidráulica e sensor de estacionamento como itens de série.

Em relação a edição anterior da série, o modelo 2016 incorpora coluna de direção com regulagem de altura, controlador de velocidade de cruzeiro, transmissão automática de seis velocidades e motor 26 cavalos mais potente.

“O novo Prisma Advantage chega para satisfazer o consumidor que busca um sedã acessível com visual esportivo bem equipado e, ao mesmo tempo, bom desempenho aliado a um baixo custo de manutenção”, atenta Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil.

Linha 2016


Sedã mais vendido do país no acumulado do ano e prestes a completar a marca de 200 mil unidades emplacadas desde seu lançamento em 2013, o novo Prisma caracteriza-se pelo design atraente, amplo espaço interno, excelente dirigibidade e pelo pioneirismo na oferta de sistemas de conectividade em seu segmento.

Para reforçar esse caráter inovador, o Prisma chega à linha 2016 ainda mais equipado. O veículo passa a vir de série com volante multifuncional com teclas de controle de áudio e telefone nas versões equipadas com o sistema multimídia Chevrolet MyLink (LT, LTZ e Advantage).


“O recurso permite ao motorista, por exemplo, atender e fazer ligações em viva-voz, contatar o assistente pessoal Siri do IPhone e acessar diversas funções do rádio. Ainda é possível alternar as diversas mídias disponíveis (USB, auxiliar e Bluetooth) sem tirar as mãos do volante”, explica Samuel Russell, diretor de marketing da Chevrolet.

Além de comodidade, a tecnologia proporciona mais segurança. As teclas do controle de áudio ficam posicionadas estrategicamente na extremidade do raio direito do volante, bem ao alcance dos dedos, o que evita que o motorista desvie o foco de atenção.

Até então, apenas a série Advantage e as versões equipadas com transmissão automática traziam este modelo de direção. Neste último caso, somam também teclas de comando do controle de velocidade (Cruise Control) e revestimento premium - outro equipamento comum somente em carros de segmentos superiores.

Na linha 2016, o volante multifuncional do sedã traz novo acabamento em cinza Very Dark Sleek Silver. Já a parte central do painel vem agora na cor Very Dark Neutral.

Outra novidade é a opção de cor Cinza Graphite para a carroceria do Prisma. Vermelho Peper, Preto Global, Prata Switchblade, Azul Sky e Branco Summit completam a lista. No caso da série Advantage, as cores disponíveis são Cinza Graphite, Prata Switchblade ou Branco Summit.

O Chevrolet possui oito configurações diferentes entre acabamento (LT, LTZ ou Advantage), motorizações (1.0 ou 1.4) e transmissão (manual ou automática de seis velocidades).

Completo


O Chevrolet Prisma tem na tecnologia de conectividade um de seus principais diferenciais. Com tela de sete polegadas sensível ao toque (touchscreen), o sistema multimídia permite ao usuário trazer suas músicas, fotos e vídeos, além de conectar à Internet através do smartphone.

Dessa forma, pode-se acessar conteúdos e canais importantes da web, como o site BringGo, próprio para navegação. O MyLink é item de série nas versões LTZ e Advantage e opcional na versão LT.

Desde a versão 1.0 de entrada, o Chevrolet Prisma conta com diversos itens de conforto e de segurança. Destaque para o sistema de abertura do porta-malas por controle remoto, o banco do motorista com regulagem de altura e a função “Siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o travamento das portas). Freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution) nas quatro rodas, airbag duplo e cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura também estão presentes em todos os modelos.

Outra novidade da linha 2016 do Prisma é o alarme volumétrico, disponível como acessório. Ele utiliza-se de sensores ultrassônicos que emitem ondas sonoras dentro da cabine do carro para monitorar movimentações no habitáculo. Assim, se uma janela for violada ou um animal de estimação esquecido na cabine se movimentar, por exemplo, um alerta irá soar.

O veículo ainda pode ser equipado com câmera de ré e módulo de TV, compatíveis com o sistema multimídia MyLink da Chevrolet. Igualmente disponível na rede de concessionárias da marca, o módulo para ativação da função Tilt Down do retrovisor externo direito faz com que, ao engatar a marcha ré, o espelho incline-se para baixo, melhorando a visualização em manobras de estacionamento.

Motor e transmissão


Compartilhando de algumas dimensões do Chevrolet Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma 2013 é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4.275 mm. Tais dimensões são a garantia do conforto absoluto para os passageiros com amplo espaço para a acomodação e além dos 15 porta-objetos distribuídos no interior do Prisma.

Em relação à parte mecânica, a linha 2016 mantém a consagrada família de propulsores Flex Fuel SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders), caracterizada pelo sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro --cada qual alimentado por uma bobina individual da mesma classe das utilizadas no Chevrolet Camaro--, o que resulta em menos trabalho ao motor e redução no desperdício da energia por ele gerado.

Com alta densidade de potência, o modelo 1.0 do Chevrolet Prisma entrega 80 cavalos quando abastecido com etanol e 78 cavalos com gasolina, sempre a 6.400 rpm, enquanto o modelo 1.4 entrega 106 cavalos quando abastecido com etanol e 98 cavalos com gasolina, ambos a 6000 rpm.

Destaca-se também a opção de transmissão automática de seis velocidades, a GF6 de segunda geração, que conta com o sistema adaptativo de trocas de marcha, módulo de controle integrado - que elimina cabos entre o módulo e a transmissão -, e freio motor, dispositivo que mantém a marcha em uso mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, conferindo maior controle e estabilidade do veículo. Soma-se a isso a opção Active Select, que permite que o próprio condutor realize as trocas de marcha a seu modo, por meio dos controles localizados na alavanca de transmissão, conferindo mais esportividades à condução do veículo.

O Prisma 2016 continua com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Imprensa General Motors do Brasil.
Felipe Nóbrega Arado
(11) 4234-6282
felipenobrega.arado@gm.com
Nelson Silveira
(11) 4234-7005
nelson.silveira@gm.com

ALLISON TRANSMISSION DESENVOLVE TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA PARA ÔNIBUS BIARTICULADO.

A Scania e a Allison Transmission acabam de anunciar o lançamento da mais recente solução para o mercado de BRT (Bus Rapid Transit) no Brasil. O biarticulado de 28 metros que integra uma transmissão totalmente automática Allison customizada pelos engenheiros da Allison que agrega confiabilidade, eficiência de combustível e desempenho superiores. 



O novo biarticulado adota arquitetura de propulsor dianteiro, com um motor Scania Euro 5 de 360 cv de potência e uma transmissão de seis marchas totalmente automática Allison. Personalizada pelos engenheiros da Allison do Brasil para integrar o trem-de-força do biarticulado, como resultado desse desenvolvimento conjunto nasceu a transmissão B 516R, com retardador.

As Automáticas Allison são essenciais para agregar confiabilidade, dirigibilidade e segurança, ao mesmo tempo em que diminuem os custos operacionais do veículo. Além disso, o retardador permite que o ônibus reduza a velocidade com menor desgaste do sistema de freios com melhor controle e facilidade de manobra.

"Nesse esforço conjunto com a Scania, nosso processo de customização para este biarticulado partiu de uma transmissão com relações de marchas mais reduzidas. Incorporando um trocador de calor de alta capacidade e softwares operacionais exclusivos, a transmissão B 516R é um projeto do qual nos orgulhamos muito", afirmou Celso A. João, gerente de engenharia de aplicação da Allison para a América do Sul.

Após o lançamento em outros países da América Latina, a Scania e a Allison estão agora apresentando este biarticulado, fabricado localmente, para o mercado brasileiro de ônibus urbanos.


Allison Transmission
Juliana Abrahão de Barros
juliana.barros@allisontransmission.com
+55 11 5633-2528

Press Consultoria
Rodolpho Siqueira
Caio Moraes
caiomoraes@pressconsultoria.com.br
+55 11 992-457-177

RENAULT FLUENCE É O DESTAQUE DA MARCA NA CASA COR CEARÁ.

O Renault Fluence, com seu design fluido e harmonioso, serve de inspiração para a arquiteta Rosalinda Pinheiro na decoração do espaço Garagem Renault, durante 17° edição da Casa Cor Ceará, que acontece até 17 de novembro em Fortaleza. 

Além de destacar a tradição residencial brasileira, a Casa Cor Ceará 2015 dedica um olhar sobre a hotelaria e o “jeito brasileiro de receber”, utilizando a gastronomia, a cultura, as artes plásticas e o artesanato brasileiro.

O tema nacional da mostra CASA COR 2015 traz como inspiração a brasilidade - definida por meio de um mapeamento de macrotendências que identificou o Brasil como referência de um lifestyle leve, alegre, diverso e encantador. O tema tem tudo a ver com o atual momento da Renault que, além de figurar entre as marcas que mais crescem no Brasil, também acaba de lançar sua nova assinatura de marca, Passion For Life. O novo slogan reforça ainda mais o estilo Renault de fazer carros: vibrante, apaixonado e conectado com as pessoas. E a prova disso é o design, um dos principais atributos dos veículos Renault.

“O design tem papel fundamental em nossa estratégia no Brasil. Com a renovação completa da nossa linha de veículos, iniciada no fim 2013 com o Novo Logan, o design se tornou a principal razão de compra do nosso cliente. Estar presente na Casa Cor 2015 está em sintonia com o que a marca vem fazendo em todo o mundo, oferecendo produtos com design marcantes, que mexem com os sentidos e com a emoção”, destaca Bruno Hohmann, Diretor de Marketing da Renault do Brasil.

No final do ano, uma votação aberta vai eleger a melhor Garagem Renault entre as 16 mostras nacionais. O arquiteto vencedor vai levar um Renault zero km.

A mostra Casa Cor 2015 é o principal evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina que passa por 18 cidades brasileiras de maio a dezembro. Com o projeto “Garagem Renault”, a marca participa em todas as mostras nacionais com diferentes veículos que servirão de inspiração os arquitetos.

Renault Fluence


O sedã médio Renault Fluence, reconhecido como uma das melhores opções do segmento por características como prazer ao volante, conforto, segurança e sofisticação, ganhou ainda mais  tecnologia, mais segurança e um novo design na versão 2016. Um bom exemplo é o novo sistema multimídia R-Link, com tela de 7 polegadas sensível ao toque, GPS integrado e comando de voz para efetuar chamadas telefônicas. Outro destaque é o Walk away closing: basta o motorista se afastar do veículo com a chave-cartão no bolso que ocorre o travamento das portas.

Com traços limpos e harmoniosos, sem excessos ou exageros, o design do Fluence acompanha seu elevado nível de sofisticação e se alinha à nova identidade visual da Renault. Suas dimensões imponentes dão a impressão de se tratar de um veículo de segmento superior.

Além de espaçoso, o interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão do acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. Em termos de ergonomia, tudo no Fluence foi pensado para facilitar a vida do motorista.

Sobre a CASA COR 2015


Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas.

Garagem Renault na CASA COR Ceará 
Local: Av. Barão de Studart, 598 – Meireles
Período: De 08 de outubro a 17 de novembro de 2015
Horário de Funcionamento: Terça à Domingo das 16h às 22h
Ingresso: Inteira: R$ 40,00 – Meia: R$ 20,00


Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
caique.ferreira@renault.com
(41) 3380-5222
Glenda Pereira (Produto)
glenda.pereira@renault.com
(11) 2184-8340
Marcelo Cosentino (Produto)
marcelo.cosentino@renault.com
(41) 3380-2109
Adriana Costa (Institucional)
adriana.costa@renault.com
(11) 2184-9420
Ubirajara Alves (Institucional)
ubirajara.b.alves@renault.com
(41) 3380-1340

NOVA GERAÇÃO DO CLASSE C GARANTE LIDERANÇA DE MERCADO PARA MERCEDES-BENZ.


Lançado em 1982 e ícone de mercado, o Classe C é o modelo da Mercedes-Benz mais vendido no mundo, inclusive no Brasil. Em agosto de 2014, a marca lançou a quinta geração desse best-seller, que ganhou linhas agressivas e mais esportividade, o que vem atraindo uma gama ainda maior de clientes. As características estéticas e tecnológicas agregadas ao novo modelo, provindas da Classe E e da Classe S, conquistam o cliente aspiracional, fã da marca, que encara o Classe C como porta de entrada para o mundo dos sedãs premium.

Nesse primeiro ano de vendas da nova geração do modelo, o Classe C registrou números expressivos, com 7.435 unidades comercializadas desde seu lançamento até setembro de 2015. Levando em conta o acumulado de janeiro a setembro de 2015, o modelo foi carro-chefe de vendas com 5.186 veículos emplacados, liderando o segmento de sedãs médios em sua categoria.

Esses números também impulsionaram os resultados da marca, que fechou o período com recorde. Foram 12.719 unidades comercializadas até setembro, o que fez a marca alcançar a liderança no segmento premium.

“O ano de 2015 tem sido bastante satisfatório para as vendas de automóveis Mercedes-Benz. Além de contribuir para os recordes obtidos, os dois modelos que escolhemos para produzir no Brasil, o Classe C e o GLA, têm conquistado o público local. Se olharmos somente para a família Classe C, ela representa 42% das vendas da Mercedes-Benz no acumulado do ano. Resultados como esse nos deixam otimistas para iniciar as operações na cidade Iracemápolis em 2016”, afirma Dirlei Dias, gerente sênior de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil.

A partir do próximo ano, o Brasil será o quinto local de produção do Classe C e o primeiro mercado a oferecer o modelo com motorização flexível. Atualmente, a quinta geração do modelo é fabricada em Bremen, na Alemanha; East London, na África do Sul; Tuscaloosa, nos Estados Unidos e Beijing, na China.

Imprensa Mercedes-Benz do Brasil.
Alessandra Souza
alessandra.souza@daimler.com
11 4173-7314

AUDI INICIA PRODUÇÃO NO BRASIL.

A AUDI AG iniciou a produção de veículos em São José dos Pinhais, no Estado do Paraná. A mais recente das 13 produções da Audi pelo mundo é a única na América do Sul.


O A3 Sedan 1.4 TFSI Flex produzido em São José dos Pinhais é o primeiro modelo da Audi com motor bicombustível. Esse tipo de motor pode rodar com gasolina, etanol ou ambos os combustíveis simultaneamente. O Brasil é o maior mercado no mundo para motores flex. Mais de 90% de carros novos licenciados no País são dotados dessa tecnologia. A Audi entregará os primeiros modelos A3 Sedan para seus clientes a partir novembro de 2015. “Com a produção local do A3 Sedan e, alguns meses depois, do Q3, estaremos em uma posição ideal para satisfazer os desejos de nossos clientes brasileiros", afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil. “Desde o lançamento do modelo no mercado, em 2014, mais que dobramos nosso volume de vendas no Brasil e somos líderes de mercado no segmento de compactos premium. Esta é uma forte confirmação de que nós escolhemos os modelos certos para produzir no País”.

“Enxergamos um enorme potencial no mercado brasileiro. Nossa meta é manter nossa posição entre os líderes do segmento premium no longo prazo”, diz Dr. Bernd Martens, membro do Conselho Administrativo da AUDI AG responsável por compras. “Em nossa estratégia de crescimento global, vamos utilizar o potencial de alto valor agregado no Brasil. Assim como o A3 Sedan, também produziremos o Q3 em São José dos Pinhais e vamos adquirir localmente tantos componentes quanto possível”.

A Audi mantém sua estratégia de expansão internacional com a fábrica no Brasil. Em 2016, a marca premium alemã irá inaugurar uma planta no continente norte-americano, em San José Chiapa, no México.

Consumo de combustível do modelo acima: 
Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Flex
Consumo de combustível combinado (em km/l)
Gasolina: cidade 11,71, estrada 14,31;
Etanol: cidade 7,8, estrada 9,9;
Índice de emissões de CO2: 105 g/km

Comunicação Audi do Brasil  
Christian Marxen - Gerente de Comunicação
+55 11 3041-2905
christian.marxen@audi.com.br  
Charles Marzanasco - Supervisor de Imprensa 
+55 11 3041-2840
charles.marzanasco@audi.com.br

Imagem Corporativa 
Daiana Endruweit
+55 11 3526 – 4565
daiana.endruweit@imagemcorporativa.com.br 
Estefânia Basso
+55 11 3526-4521
estefania@imagemcorporativa.com.br 
Thais Villaça
+55 11 3041-2888
thais.villaca@imagemcorporativa.com.br