segunda-feira, 19 de outubro de 2015

MICHELIN BEST DRIVER

Como engajar o jovem e torná-lo o protagonista e multiplicador de hábitos seguros no trânsito do Brasil?

 


Com a missão de contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável, onde a segurança sempre foi um pilar fundamental, a Michelin lança nesta quarta-feira, 21 de outubro, a 2 ͣ  edição do inovador programa voltado aos universitários: o MICHELIN Best Driver.

"O MICHELIN Best Driver busca a teoria e prática para conscientizar o público jovem, que nas estatísticas de acidentes de trânsito estão envolvidos em mais de 25% dos acidentes fatais (segundo dados do Ministério da Saúde). É um programa completo, interativo, que une especialistas, consultores e os maiores interessados, que são os jovens motoristas", afirma Ana Paula Guimarães, Diretora de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.

Com o apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o MICHELIN Best Driver levará, de 21 de outubro a 11 de novembro, o tema a quatro universidades do país: Estácio Tom Jobim (RJ), Estácio Uniseb (Ribeirão Preto), UnB (DF) e PUC (RJ)*. Além da realização de talk shows comandados pelo apresentador Felipe Solari, com a participação do escritor, sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati e do piloto profissional de motociclismo Leandro Mello, será instalado, em cada instituição de ensino, um simulador, que testará a performance dos estudantes com cenas cotidianas.

Nesta edição do programa, o simulador trará uma novidade: desenvolvido com a tecnologia inovadora do universo dos games, ele proporcionará com total realismo, por meio dos óculos 3D (Rift) e de sua movimentação, a vivência das situações do cotidiano ao participante.

Para apoiar as ações e metas pela segurança viária, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Michelin também promoverá nas universidades, durante o MICHELIN Best Driver, a campanha #SaveKidsLives, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com a ONG YOURS (Youth Road Safety). Com o slogan “Juntos pela segurança no trânsito”, o movimento visa recolher o maior número possível de assinaturas no website www.savekidslives2015.org, por meio de uma adesão eletrônica, rápida e fácil. Além disso, a empresa promoverá ação Pressão Certa em algumas das universidades participantes que sensibilizará os jovens sobre a importância da pressão correta do pneu para a segurança no trânsito.

MONITORAR, INFORMAR E CONSCIENTIZAR



Para conscientizar os jovens sobre a forma de dirigir, um novo aparelho de telemetria de fácil instalação da marca Siggo, da Sascar - empresa especializada em gestão de frotas e rastreamento de veículos e cargas - será instalado por cerca de um mês no carro de 100 universitários de cada instituição participante do programa. Trata-se de um aparelho que monitora o desempenho veicular, ou seja, mensura o nível de segurança da condução do motorista no período avaliado.

Segundo o especialista Eduardo Biavati, "o MICHELIN Best Driver propõe uma abordagem inovadora para a promoção de atitudes seguras no trânsito entre jovens adultos universitários no Brasil, unindo informação à experiência do monitoramento eletrônico da direção do carro. Para além da mensagem convencional ‘você deve mudar seu comportamento’, o programa proporciona aos jovens motoristas a quantificação de suas escolhas ao volante, não apenas mensuradas de acordo com seu grau de agressividade e risco, mas georeferenciadas com precisão".

Serão avaliados quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas, além do excesso de velocidade. Com base nos dados apurados, os estudantes serão classificados em uma escala de zero a 100. Quanto maior a pontuação, mais segura a condução do motorista.

O 1º colocado de cada universidade ganhará uma viagem à França, para visitar a sede, as pistas e o museu da Michelin em Clermont-Ferrand (a lista dos finalistas será divulgada em www.michelin.com.br/michelinbestdriver).

CANAL COM OS JOVENS


Para atrair a atenção dos jovens e contribuir para a conscientização sobre o tema, o programa traz uma página no Facebook, com uma linguagem divertida, interativa e lúdica - www.facebook.com/MichelinBestDriverBrasil. Levando o assunto além das universidades, o espaço, lançado em agosto de 2014 e que já conta com mais de 180 mil seguidores, trará mais do que dicas sobre segurança: nele, os internautas poderão também acompanhar, de forma interativa, o desafio dos estudantes.

MICHELIN E A SEGURANÇA NO TRÂNSITO


Há mais de um século, a missão da Michelin é contribuir para a melhor mobilidade, com o compromisso de oferecer aos clientes, por meio de produtos e serviços, mais eficiência, menor impacto ambiental e, principalmente, mais segurança.

Muitos são os exemplos de ações que demonstram o comprometimento da empresa com o tema. No Brasil, a campanha “Pressão Certa”, realizada em parceria com revendedores, tem por objetivo informar aos motoristas sobre a importância da utilização da pressão correta nos pneus para sua segurança. Iniciativas de sensibilização e educação para o trânsito, em parceria com o DETRAN, também ilustram algumas das ações da empresa no país.

Programas lançados por instituições como o GRSP – Global Road Safety Partnership, que atua na Ásia com destaque também no Brasil, e o apoio à divulgação das GOLDEN RULES (Regras de Ouro no Trânsito) da FIA - Federação Internacional de Automobilismo, traduzem igualmente o compromisso da Michelin com o tema.  

1. Usar sempre o cinto de segurança (motorista e carona) 
2. Respeitar o código de transito 
3. Respeitar os limites de velocidade 
4. Verificar regularmente os pneus (pressão, sem esquecer do estepe) 
5. Sub efeitos de álcool ou de remédios, não dirigir (dirigir sempre em plena consciência) 
6. Usar cadeiras infantis para as crianças (assento apropriado - proteger as crianças) 
7. Não usar o celular ao dirigir (manter a atenção, não se distrair) 
8. Para quando estiver cansado 
9. De moto, sempre usar o capacete 
10. Ser gentil e atencioso

O engajamento com o desenvolvimento sustentável pode ser também exemplificado através da realização, desde 1998, do Michelin Challenge Bibendum. O evento, que já teve o Brasil como sede em 2010, é considerado o maior fórum mundial sobre mobilidade urbana, com mais de 10.000 participantes registrados na última edição. Em 2014, o cenário foi a cidade de Chengdu, na China, com a presença dos maiores atores do segmento do transporte.

AGENDA MICHELIN BEST DRIVER*

21 de outubro de 2015: Rio de Janeiro
Local: Estácio Tom Jobim
Endereço: Avenida das Américas, 4200 bloco 11 
Centro Empresarial Barra Shopping -
Campus Tom Jobim - Barra da Tijuca
Horário 1º talk show: das 11h00 às 12h30
Horário 2º talk show: das 18h00 às 19h30

30 de outubro de 2015: Ribeirão Preto
Local: Estácio Uniseb (Ribeirão Preto)
Endereço: Rua Abrahão Issa Halach, 980
Ribeirânia – Ribeirão Preto/SP
Horário talk show: das 09h00 às 10h30

05 de novembro de 2015: Brasília
Local: UnB
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro
Prédio ICC – Instituto Central de Ciências
Horário 1º talk show: das 10h00 às 11h30
Horário 2º talk show: das 16h00 às 17h30

11 de novembro de 2015: Rio de Janeiro
Local: PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Horário talk show: 09h00 às 10h30

Michelin América do Sul 
Departamento de Comunicação
Renata Guedes
renata.guedes@br.michelin.com 
+55 21 3621-4393 

HR-V É O HONDA MAIS VENDIDO DO BRASIL.


Sete meses após o seu lançamento no mercado nacional, o HR-V se consolida como o líder de vendas da Honda Automóveis no País. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o modelo registrou 33.183 unidades vendidas e conquistou a liderança entre os demais modelos comercializados pela marca. Líder nacional também da sua categoria, o Honda HR-V, lançado em 20 de março deste ano, foi concebido para exceder as novas demandas dos consumidores com a integração de sofisticação, performance, tecnologia, versatilidade e robustez, reunindo os pontos fortes de carros de diversos segmentos.

Visite: www.honda.com.br

S2Publicom 
Paula Boracini
paula.boracini@s2publicom.com.br
(11) 3027-0276
Letícia Sangaletti
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(11) 3027-0279
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Thiago Massari 
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(11) 3027-0294

CROSS UP! COMPLETA UM ANO DE AVENTURA NO MERCADO NACIONAL.

Versão off-road destaca a robustez, durabilidade e versatilidade do up!

Modelo está disponível com os motores 1.0 MPI e 1.0 TSI, ambos de 3 cilindros, Total Flex e produzidos em São Carlos (SP).

A Volkswagen está comemorando um ano do lançamento do cross up! no mercado nacional. Mais do que ampliar a oferta de versões da família up!, o modelo com estilo aventureiro (apresentado em outubro de 2014) reforçou a imagem de robustez e segurança do compacto Volkswagen produzido em Taubaté, interior de São Paulo.

Desde o lançamento do cross up!, toda a linha up! – que conta com as 15 configurações distribuídas entre as versões take up!, move up!, high up!, black/red/white up! e speed up! – ultrapassou a marca de mais de 65 mil unidades vendidas no Brasil (período de setembro do ano passado a setembro de 2015). Esses números consideram as vendas das versões com motor 1.0 MPI e 1.0 TSI – esta lançada em julho de 2015.

Desempenho e eficiência


Oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas, o cross up! está disponível em dois motores, produzidos na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP).

Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

O cross up! TSI leva apenas 9,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 182 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100) no tanque. Com gasolina (E22), o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h.

Moderno e econômico, o motor MPI 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.

Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada. O motor EA211 1.0l pode ser combinado à transmissão manual MQ200 ou à automatizada I-Motion (SQ100), ambas com cinco marchas.

Arrojo é de família


O cross up! é o quarto modelo da família Cross, que também é composta pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross. 

O cross up! traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo.

O nome “Cross” identifica modelos Volkswagen que exibem marcante aparência off-road. A versão aventureira do up! deu ao modelo um aspecto robusto, preservando o desenho limpo e moderno do hatch, que já nasceu como um ícone e cheio de traços fortes e de presença. O visual esportivo e imponente do cross up! é marcado por vários elementos exclusivos, sempre conciliando forma e função.

O cross up! com motor 1.0 MPI mede 3.628 milímetros de comprimento (acréscimo de 23 milímetros sobre o up!), 1.649 milímetros de largura e 1.506 milímetros de altura. Seu entre-eixos tem 2.421 milímetros. Nas configurações com motor 1.0 TSI, o cross up! tem 30 mm a mais no comprimento: 3.658 mm.

A abertura da tampa do porta-malas é feita por meio da fechadura elétrica “push button”, uma exclusividade no segmento. Seu destravamento é feito pela porta do motorista. Nesta, o miolo da chave gira em falso em caso de tentativa de arrombamento.

Inovação e tecnologia de série


A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. 

O modelo traz de série pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Também é equipado de série com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

Também conta com limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

Estão incluídos ainda faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel. A ambientação interna é a escura, em preto “titan”. Há duas luzes de leitura para motorista e passageiro.

O cross up! também traz chave do tipo “canivete”, recurso que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência elétrica “easy drive” (que colabora para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda) e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.

Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”.

Segurança máxima também é de série



O cross up! oferece o máximo em segurança para os ocupantes, com 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.

A segurança é reforçada pela oferta de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha). 

Volkswagen do Brasil
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domingo, 18 de outubro de 2015

BRASILEIRO DE MARCAS.

Fábio Carbone levou o Renault #45 para o lugar mais alto do pódio em Curitiba.

                                                                                                                         Foto: Miguel Costa Jr.

A sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas foi concluída neste domingo (18) no Autódromo Internacional de Curitiba. Fábio Carbone foi o vencedor da segunda corrida do final de semana de rodada dupla. O piloto da Full Time Sports saiu da segunda posição no grid de largada, e logo na segunda volta da prova que tem duração de 25 minutos + 1 volta, ultrapassou o então líder da corrida, assumindo a ponta e segurando até a bandeira quadriculada.

Carbone que está em sua terceira etapa com a Full Time Sports, levou o troféu de vencedor pela segunda vez na temporada. O piloto que logo nos primeiros treinos livres do final de semana já mostrava evolução com o Renault #45, largou na pole-position na primeira bateria da etapa, porém depois de cometer um erro foi punido pelos comissários de prova, fazendo uma parada obrigatória nos boxes, voltando no fim do grid para a corrida e ainda assim chegando na sexta posição.

“Vitória com um gosto ótimo. Ontem larguei na pole e cometi um erro infantil (ao posicionar o carro fora do colchete no grid) e acabei tomando um drive-through à toa. Mas acho que hoje consegui me redimir. Sobre o carro eu não tenho nem o que dizer, estava muito bom. Colocamos a Renault novamente no topo do pódio e eles vêm para terminar o ano muito forte e para começar 2016 com mais força ainda,” comentou Carbone.

Mauricio Ferreira, chefe de equipe da Full Time Sports, já coloca o foco para a última etapa da categoria, que acontece em Interlagos em 13 de dezembro: “hoje foi realmente muito bom para o Fábio, tivemos o abandono de Rubens, mas já sabemos da evolução dos carros e pretendemos melhorar ainda mais em Interlagos. Esse é nosso intuito,” afirmou Mauricio.

Rubens Barrichello teve que abandonar a prova depois de ser tocado e consequentemente saído da pista. O incidente fez com que a sujeira adquirida danificasse o motor e o mesmo começou a esquentar, fazendo com que Rubens abandonasse a prova. 

A Full Time Sports e seus respectivos pilotos do Campeonato Brasileiro de Marcas terão um período de férias na categoria até a última etapa em Interlagos.

Resultado corrida #2 em Curitiba.
1-) 45 Fábio Carbone (Full Time Sports - Renault Fluence) – 18 voltas em 26min21s301 (média de 151,4 km/h)
2-) 0 Gustavo Martins (JLM Sport - Honda Civic) - a 11s405
3-) 12 Guilherme Salas (Onze Motorsports - Chevrolet Cruze) - a 11s568 
4-) 11 Nonô Figueiredo (Onze Motorsports - Chevrolet Cruze) - a 12s625 
5-) 17 Daniel Kaefer (RZ Motorsport Toyota - Toyota Corolla) - a 13s231 
6-) 3 Vitor Meira (JLM Racing - Honda Civic) - a 13s695 
7-) 43 Vicente Orige (JLM Racing - Honda Civic) - a 14s396 
8-) 99 Cesar Bonilha (Jupiter Racing Team - Ford Focus) - a 18s545 
9-) 199 Marcelo Rocha (Jupiter Racing Team - Ford Focus) - a 33s255 
10-) 1 Thiago Marques (RZ Motorsport Toyota - Toyota Corolla) - a 36s719 
11-) 31 Willian Starostik (Toyota Bassani Racing - Toyota Corolla) - a 40s739 
12-) 999 Edson Coelho Jr (KFF Pro Racing - Chevrolet Cruze) - a 43s774 
13-) 9 Rodrigo Baptista (Toyota Bassani Racing - Toyota Corolla) - a 2 voltas 
14-) 111 Rubens Barrichelo (Full Time Sports - Renault Fluence) - a 4 voltas 
<u>NÃO COMPLETARAM 75%</u>
15-) 888 A.Navarro/B.Monteiro (KFF Pro Racing - Chevrolet Cruze) - a 11 voltas 
16-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Team - Renault Fluence) - não completou 
17-) 7 Beto Cavaleiro/Osman (Didi C2 Team - Renault Fluence) - não completou
18-) 57 Felipe Tozzo (JLM Sport - Honda Civic) – desclassificado**
Melhor volta: Rubens Barrichello, 1min26s593 (153,6 km/h)
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas</i>
**Desclassificado conforme decisão dos comissários por provocar acidente</i>

Campeonato de Equipes.
1-) JLM Racing (Honda) – 351 pontos
2-) Onze Motorsports (Chevrolet) – 301
3-) RZ Motorsport (Toyota) – 275
4-) JLM Sport (Honda) – 245
5-) Full Time (Renault) – 203
6-) Júpiter Racing (Ford) – 189
7-) C2 Team (Renault) – 185
8-) Bassani Racing (Toyota) – 166
9-) KFF Pro Racing (Chevrolet) – 53
10-) Amir Nasr (Ford) - 42


AZZA Sports
Natália Costa 
natalia@azzasports.net
+55 11 3550.8194

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves.

E nós? Nós, os mortais afetados. 

As nossas coisas, as que nos dizem respeito direto, a melhoria, o desenvolvimento, o andamento das questões comportamentais e sociais, os projetos - até quando vamos ficar esperando a decisão que essa infernal política mequetrefe está diariamente nos impondo, envergonhando? Com que forças podemos gritar, tal como He-Mans, para salvar nossa Etérnia?- "Pelos Poderes do Brasil!".

Nunca tivemos um Congresso Nacional tão ordinário. Nunca, e olha que não sou eu que estou afirmando, mas muitas das maiores cabeças pensantes - sim, temos muitas, por aí, isoladas, vozes no deserto - do país. Pessoas da maior qualidade em suas áreas, de esquerda-direita-centro-alto-baixo-norte-sul-leste- oeste. Nunca tivemos um Governo democrático eleito, lindo, mas tão incapaz. Nunca tivemos um Judiciário tão dividido, discutível. E, se imprensa um dia foi chamada de Quarto Poder, agora está abaixo do rabicó da cobra, submetida. Submetida.

Embora possa parecer contraditório chamar de pensantes algumas dessas mentes que continuam ainda apoiando o Governo como um todo, há também de se compreender alguns de seus motivos. O principal, a preocupação com a segurança institucional. Mas, no geral, podem dizer o que for, não há mais como defender o atual estado das coisas. Já transbordam das quatro paredes opiniões bem claras sobre o patetismo do petismo, o trapalhonismo, o cabeça-durismo da senhora governante e seus amiguinhos, também conhecidos por total falta de capacidade política e aptidão para governar. 

O impasse está criado. Cada dia o buraco fica mais fundo. Pergunto aqui e ali, transitando entre estes dois mundos, os a favor e os contra. Ninguém me dá uma resposta objetiva. Uns não aceitam impeachment nem renúncia, nem querem ouvir falar, mas também não nos respondem onde encontrar a luz. Outros se juntam ao que há de mais malévolo, ou se fingem de mortos, ou apenas tentam se safar de seus próprios erros pulando de lagoa em lagoa, coaxando.

Enquanto isso parece que tudo que nos é mesmo importante - de nossas vidas, dia a dia, padrões, pode esperar - e não pode. A velha questão do País do Futuro que nunca chega. Agora com mais uma novidade: o tal sigilo carimbado. Estão querendo trancar por anos e anos as informações que nos são de direito. Transparência só na roupa das meninas, nada de transparência nos atos. Não importa se podemos ficar sem água, se a violência se espalha, se agora é hora da tecnologia nos servir, voltamos à idade da pedra. Pagamos e não recebemos, e nem sabemos porque pagamos, mas querem nos sugar ainda mais. As melhorias propostas pioram, subtraem, inacreditável. De troco, decretos, decisões revogáveis de acordo com a cara que acordam, olham no espelho, furam os balões de ensaio que empinam, estocando vento. Não temos para onde olhar. Um atrás do outro, fazendo cada uma pior que a outra. 

Desenvolvimento de pesquisas? Células tronco? Legalização ou descriminalização? Discussão sobre o aborto? Estado laico? Novo código penal? Verdadeira justiça social? Ficaria algum tempo enumerando questões que, enquanto vemos passar o lodaçal, de roubos à luz do dia, de arroubos administrativos e de arrobas boiando nas redes sociais, estão sendo postas na fila de espera.

O problema é que nem começaram a distribuir as senhas. Não há mais cadeiras para sentarmos para esperar. Palavras cruzadas já não nos distraem mais. 

Começar de novo. Por onde? Por uma nova Assembleia Nacional Constituinte, talvez. Mas como apagar tudo que está aí? Não dá nem para falar em passar um branquinho corretor - vão me acusar de racista. Porque nessa hora, na hora de melhorar, de partir para cima, sempre aparece um montinho de politicamente corretos, que corretos não são politicamente agindo.

São Paulo, passando da hora de enfeitarmos nossas janelas, portas e frestas com verde e amarelo, claramente, 2015.








* MARLI GONÇALVES, JORNALISTA - Sem poderes, pasma com os poderosos.  
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br.

O GRANDE MUDO ESTÁ FALANDO.
Por Carlos Brickmann*

Certas coisas da maior importância estão passando despercebidas. Há alguns dias, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse que a situação política, ética e econômica do país é preocupante e pode descambar para uma crise social. Nenhuma novidade: até um otimista incurável acha a mesma coisa. Só que este otimista incurável não tem comando de tropa; nem acha, como o general, que esta crise pode dizer respeito às Forças Armadas. O general completou dizendo que o Brasil mantém em funcionamento as instituições democráticas, que a sociedade não precisa ser tutelada - mas o recado já tinha sido transmitido.

Mais? No rigoroso cumprimento da lei, o general Eduardo Villas Bôas cassou as condecorações militares dos mensaleiros condenados pelo Supremo. Valdemar Costa Neto, José Genoíno e Roberto Jefferson perderam o direito à Medalha do Pacificador, a mais alta condecoração do Exército, por condenação, transitada em julgado, de crime contra o Tesouro. Está na lei (e, no exercício de suas atribuições, o general Villas Bôas não poderia deixar de cumpri-la). Mas seu antecessor no cargo, o general Enzo Peri, passou os últimos três anos fingindo que cassar as condecorações não era sua obrigação. Sem alarde, o general Villas Bôas fez o que devia (até com Genoíno, que os governistas chamavam de Guerreiro do Povo Brasileiro) e retirou seus nomes do Almanaque do Exército.

É bom levar em conta que o Exército brasileiro é conhecido há muitos anos como O Grande Mudo. Quando os mudos falam, é bom ouvi-los com atenção.

Os lá de cima
O comandante do Exército disse o que disse sem consultar seu superior hierárquico direto, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo (embora o chame, em vídeo, de "amigo", e garanta que não poderia haver escolha melhor). 

Não consultou a superiora hierárquica de Rebelo, a presidente Dilma Rousseff. Nem o superior hierárquico da presidente Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tanto mar
Formalmente, Lula não é superior hierárquico de Dilma. Poderia ser chamado de seu espírito santo de orelha. Mas, em virtude de certos fatos ocorridos no além-mar, atribuir-lhe este nome poderia levar a falsas interpretações.

O x do problema
A oposição prometeu ficar ao lado de Eduardo Cunha. O Governo prometeu livrá-lo da Comissão de Ética e mantê-lo na Presidência da Câmara. Mas Governo e oposição esqueceram de avisar os suíços, que cismaram de mandar para cá tudo quanto é indício de propina e lavagem, e os procuradores brasileiros, que ficam apurando coisas inconvenientes - como as denúncias de dois bons pixulecos, um de US$ 5 milhões, outro de US$ 34 milhões. O ministro Teori Zavascki decidiu abrir inquérito sobre eventuais contas secretas de Cunha na Suíça.

Só falta lembrar que Cunha, que cresceu com Collor, copiou-lhe alguns hábitos. Tem oito carros, sendo dois Porsches Cayenne, um BMW e cinco SUVs.

O y do problema
Se a Operação Lava Jato insistir em investigar a filha de Cunha e sua esposa, Cláudia Cruz, o deputado pode deixar o fígado passar à frente do cérebro.

Lembrando PC Farias
No início da crise que levaria ao impeachment de Collor, seu primeiro-amigo e tesoureiro de fé, PC Farias, mandou-lhe um recado: "Madame está gastando muito". Madame era a esposa de Collor. O recado vale agora para Cláudia Cruz, apontada como responsável por gastos de US$ 60 mil só numa academia americana de tênis (no total, mais de um milhão de dólares saiu de seus dois cartões). 

Enquanto Cunha se movimenta para sair da crise, Cláudia Cruz almoçava nesta sexta no ultracaríssimo restaurante Fasano, do Rio, com cinco amigos. Um era Gonçalo Torrealba, do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários do país. O PMDB, partido de Cunha, é há anos quem comanda os portos brasileiros.

Verão quentíssimo
Sim, os termômetros estão marcando altas temperaturas, mas tudo pode esquentar ainda mais. Pela primeira vez, a família do ex-presidente Lula é citada em delações premiadas. Dois filhos e uma nora foram delatados. Lula vai reagir; e, mais ainda, reagirão aqueles lulistas para quem seu ídolo é intocável. E já há duas manifestações pró-impeachment, em São Paulo, marcadas para este fim de semana: uma no domingo, às 19h, saindo do MASP, avenida Paulista, e uma na segunda, às 18h, saindo do Largo da Batata, ao lado da avenida Faria Lima. 

Vai dar samba? De qualquer modo, será um termômetro da temperatura popular.

Não para, não para
Enquanto se discute a sobrevivência de Cunha e o impeachment de Dilma, a vida continua. Clemeson José Pinheiro, secretário-executivo do Ministério da Pesca (recém-extinto), foi preso por suspeita de envolvimento em organização criminosa no Ministério e no Ibama. 

Até há poucos dias, o ministro da Pesca era o deputado federal Hélder Barbalho, do PMDB paraense, filho de Jader e Elcione Barbalho - aqueles dos ranários sem rãs, mas com bons financiamentos federais. 

Cadê o ministro? Já mudou de emprego: está agora na Secretaria dos Portos.









* Carlos Brickmann, carlos@brickmann.com.br, é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br.
Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - em construção, e chegando para informar você cada vez mais, com humor, precisão e bom senso.

sábado, 17 de outubro de 2015

MAN LATIN AMERICA INCENTIVA MANUFATURA 4.0 EM SIMPÓSIO DA SAE BRASIL.

A MAN Latin America tem presença marcada no Simpósio SAE Brasil de Manufatura e Operações 2015, que reunirá no dia 19 de outubro, em Resende, lideranças do setor para discutir os avanços da Manufatura 4.0 na cadeia industrial. 


Aproveitando o palco do evento na cidade onde está localizada sua fábrica, a MAN Latin America será um dos grandes destaques, visto ser considerada uma referência mundial em produção enxuta com o conceito inovador de montagem chamado Consórcio Modular.

Discutida em diversas frentes de trabalho, a Manufatura 4.0 considera a constante otimização e avanços de processos fabris. “Este novo conceito é uma das tendências no que se refere à produtividade em parques industriais, com destaque para a evolução das comunicações entre máquinas e produtos. O evento será uma ótima oportunidade para discutirmos de forma mais assertiva ao que chamamos de quarta revolução industrial”, comenta Marcelo Vidal, gerente de Produção e Logística da MAN Latin America e chairperson do Simpósio SAE.

Organizado pela Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, o simpósio contará com apresentação de cases e palestras, que abordarão conceitos de manufatura 4.0, status do Brasil e do mundo e o papel do governo na promoção de agendas e determinação de responsabilidades para cada player.

Referência mundial


Localizada a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, a fábrica de Resende entrou para a história da indústria automobilística mundial ao introduzir um conceito moderno de gestão e nas relações entre fabricante e seus principais fornecedores: o Consórcio Modular. Neste sistema de produção, fornecedores dividem com a empresa a responsabilidade pela montagem dos veículos. As principais vantagens são aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos. As empresas parceiras são Maxion (chassi), Meritor (eixos e suspensão), Remon (conjunto rodas e pneus), Carese (pintura), AKC Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor) e Continental (acabamento da cabine).

Serviço:
SAE Brasil de Manufatura e Operações 2015
19 de outubro, das 9h às 16h50
Senac Resende – Rua José Sarkis, 80,
Jardim Jalisco, Resende/ RJ.
Mais informações no Portal SAE Brasil.
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

VOLKSWAGEN CONSTELLATION.

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos cavalos mecânicos MAN, alcança mais uma marca histórica: a venda de mais de 180 mil caminhões da família VW Constellation no Brasil. 


A linha VW Constellation completa dez anos de lançamento no topo de vendas do mercado nacional, há oito anos consecutivos. Em sua receita de sucesso está o amplo portfólio, com representantes aptos a transportar de 13 até 63 toneladas, além do melhor custo-benefício e conforto a bordo na lista de principais diferenciais. A chegada da série especial Prime celebra essas importantes conquistas.

O projeto de desenvolvimento dos produtos da linha VW Constellation, que chegou ao mercado em 2005, envolveu mais de 200 profissionais e consumiu mais de sete milhões de quilômetros em testes na América do Sul, África e Europa. A família foi a primeira a oferecer a opção leito com teto baixo e alta tecnologia embarcada graças à cabine inovadora, desenvolvida em estações digitais com as mesmas ferramentas de tecnologia utilizadas em automóveis. Desde então, a evolução foi contínua.

A trajetória de sucesso começou em 2005, com a estreia dos modelos VW Constellation 19.320 Titan Tractor, 17.250 e 24.250, que fizeram história no mercado brasileiro já com a premissa “Menos você não quer, mais você não precisa”, característica no desenvolvimento de cada produto da marca.

Com vocação estradeira, o VW Constellation 24.250 tornou-se rapidamente o favorito pelos clientes, alcançando a liderança do mercado brasileiro de caminhões. Seu sucessor, o VW Constellation 24.280, herdou a qualidade e a confiança do transportador brasileiro e é o campeão de vendas no país desde 2013.


“A família Constellation é um marco histórico para nossas operações, temos milhares de clientes satisfeitos no Brasil e em nossos mercados de exportação. E não paramos, seguimos com a nossa estratégia de ouvir o cliente, identificar as necessidades de cada operação e inovar sempre”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-vendas da MAN Latin America.

Em 2013 a linha Constellation cresceu, estendendo-se a operações que demandavam cavalos mecânicos com potência superior a 390 cavalos. Os modelos VW Constellation 19.420, 25.420 e 26.420 V-Tronic estrearam, então, no mercado brasileiro, ampliando a presença da marca no segmento de entrada de extrapesados.

A linha VW Constellation 2016 seguiu com inovações como o lançamento dos modelos Constellation VW 23.230 6x2, do VW 24.330 6x2 agora com opção de caixa automatizada V-Tronic, além da versão 8x2 de VW 25.420 e VW 30.330 8x2 V-Tronic.

Na lista de novidades há ainda uma série de vocacionais, tais como VW 17.230 4x2 e VW 23.230 6x2 também na versão Distributor, VW 17.260 Compactor, VW 24.260 Compactor e VW 26.280 Betoneira.

Os novos cavalos mecânicos VW 19.330 Titan, VW 19.360 e VW 25.360 chegam para elevar ao máximo a produtividade e, consequentemente, os ganhos do frotista.

Série Prime: Exclusividade a bordo

Em comemoração aos dez anos de lançamento da linha favorita no mercado, a MAN Latin America acaba de lançar a Série Prime, com itens exclusivos: o VW 24.280 e o cavalo mecânico VW 25.420, em suas versões 6x2 e 8x2, chegam ao mercado brasileiro com acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissões automatizadas V-Tronic e outros detalhes premium que destacam ainda mais as características de qualidade e acabamento mundialmente conhecidas da marca Volkswagen.


Disponíveis com cabine leito teto alto, os veículos dessa série serão produzidos na cor exclusiva Dourado Prime e com grades na tonalidade Black Piano. A aba protetora do parabrisa, o parachoque e os retrovisores estarão na mesma cor do veículo. O acabamento interno também será diferenciado, com tecidos e cores especiais. Como opcional, o cliente pode pedir rodas de alumínio.

Serão produzidas somente 600 unidades da série especial Prime, com início das vendas no último trimestre deste ano. 
 
Comunicação MAN Latin America
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COMUNICAÇÃO 360.
Por Marco Piquini.

A PRESSÃO DA MASSA ELETRÔNICA.

O presidente de sua empresa tem posições morais e políticas muito conservadoras. Reluta em promover mulheres porque não confia na capacidade delas e faz comentários sexistas com frequência. Vive reclamando que o problema do país é o “excesso” de democracia. E por aí vai. Seus comentários causam grande desconforto, mas enquanto ficam circunscritos dentro dos muros da empresa não causam problema. Mas um determinado dia, a coisa escapa do controle. 

Vaza um e-mail em que ele revela ter feito uma doação em dinheiro para uma organização contra o casamento gay. Foi uma atitude pessoal, feita com dinheiro próprio. Mas ainda assim a empresa começa a ser detonada em todas as mídias sociais. Rapidamente a coisa vira viral. Um grupo simpático ao casamento de pessoas do mesmo sexo sugere um boicote contra os produtos da empresa.  O tema chega na TV, em cadeia nacional. E depois de vários dias no noticiário e, num determinado momento, o chefão se vê obrigado a pedir demissão. A marca fica abalada e a empresa perde mercado.

Por mais criticável que possa ser a posição do chefão descrito acima, ele – enquanto indivíduo - não deveria ser obrigado a apoiar algo com o que ele não concorda. E ninguém deve ter desrespeitado o direito de expressar e defender suas opiniões. Todo mundo tem o direito de pensar o que quiser. A intolerância pode ser terrível e prejudicial a todos. O que hoje é criticável pode não o ser amanhã. E há temas naturalmente polêmicos. Religiões, por exemplo. Ou posicionamentos políticos. 

Mas o hipotético caso aponta para uma questão preocupante: as redes sociais são hoje um tremendo instrumento de pressão social, comandado pela massa anônima, ao sabor das ondas de opinião. E a situação é preocupante para quem trabalha com comunicação porque desnuda e amplifica um dilema ético. Até que ponto a reputação de uma empresa, para se “acomodar” diante de uma opinião externa prevalecente, deve se sobrepor às convicções pessoais de uma pessoa? 

Uma questão a ser analisada com cuidado. 







Marco Piquini - piquini@tresmeiazero.com.br - é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade
Visite: tresmeiazero.com.br.

RENAULT, O TRÂNSITO E EU.

Instituto Renault lança programa de educação para segurança no trânsito na cidade de Itu, São Paulo.



O Instituto Renault, em parceria com a prefeitura da Estância Turística de Itu, através das secretarias de Educação, Segurança, Trânsito e Transporte, com apoio do Ituano Motor Sport Club, lançou nesta quinta-feira (15) o programa de educação para segurança no trânsito “O Trânsito e Eu. Na ocasião, foi anunciada também a construção da Minicidade, que reproduz um espaço urbano com ruas, passeios, semáforos, faixas de pedestres, ciclovias, onde serão desenvolvidas as atividades práticas do programa, cujo objetivo é formar cidadãos conscientes para um trânsito mais humano e seguro. Convivência é a palavra chave do projeto.

O programa O Trânsito e Eu é um projeto mundial da Renault de educação voltado ao público infantil e em seus 15 anos de atividades já alcançou 35 países, com a distribuição de cerca de 730.000 kits educativos que beneficiaram aproximadamente 13 milhões de crianças. Trata-se do maior programa de sensibilização para a Segurança no Trânsito de uma montadora em nível global.

O programa compreende orientações em sala de aula e atividades práticas. 


Nos trabalhos em sala de aula são utilizados kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles foram elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUC-PR chancelado pelo Denatran. Os kits já começaram a ser distribuídos nas escolas envolvidas nesta primeira fase, atingindo cerca de 450 alunos do terceiro ano.

Ao todo, 60 professores de escolas municipais e agentes de trânsito de Itu já foram preparados através de uma formação realizada pela PUC-PR, que é parceira do projeto.  

As atividades práticas acontecerão na minicidade que será construída em área do kartódromo Arena Brasil Kirin, administrado pelo Ituano Motor Sport Club, prevista para o primeiro semestre de 2016 e que contará com 6 minicarros 100% elétricos cedidos pela Renault.

Neste espaço, que reproduz as condições do trânsito das cidades, as crianças irão vivenciar, de forma lúdica, situações de mobilidade coletiva e individual, o que inclui conduzir carrinhos elétricos com um colega de carona, exercitar a intermodalidade, fazendo parte dos percursos de bicicleta e a pé, convivendo e respeitando as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais. Entre os municípios da região que poderão ser beneficiados pela estrutura da minicidade e do programa estão Salto, Indaiatuba, Porto Feliz, Cabreúva, Itupeva e Sorocaba.

O programa O Trânsito e Eu é voltado às crianças de 7 a 11 anos e já está presente em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais e Quatro Barras, no Paraná, em Pelotas (RS) e em São Bernardo do Campo (SP). Nestes municípios, o projeto já soma mais de 280 escolas e beneficia cerca de 45 mil alunos O programa O Trânsito e Eu se desenvolve também através de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos, como os já realizados nas cidades de Maringá (PR), São José dos Campos (SP) e também Casa Cor, em São Paulo.

O Instituto Renault, que tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atua em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, a Educação e a Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito.

Imprensa Renault do Brasil. 
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