terça-feira, 17 de novembro de 2015

FÓRMULA TRUCK:
QUERO SER CAMPEÃO DA TRUCK COM VITÓRIA, DIZ TOTTI.


Líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, Leandro Totti pode conquistar duas vitórias em Londrina, no dia 6 de dezembro, quando será disputada a décima e decisiva etapa da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Morador da cidade do Norte paranaense, a pista é uma das três do calendário de 2015 onde ele nunca venceu (as outras são Velopark e Santa Cruz do Sul). Mas, mais do que ganhar em casa, ele quer conquistar seu terceiro título nacional. Totti já se sagrou campeão em 2012 e 2014. No entanto, confessa que terá de lidar com a natural pressão por correr na cidade onde reside e pela ausência de primeiros lugares em Londrina.

``Será difícil decidir em casa, pois não tenho um bom currículo em Londrina, onde nunca ganhei. Bati na trave várias vezes e aqui em casa até na classificação as coisas ficam difíceis para mim. Se já é difícil correr uma etapa normal, imagine uma final, com três fortes candidatos brigando pelo título? Mas eu quero ganhar. Meu sonho é vencer em Londrina. Quero ser campeão da Truck com vitória``, disse Totti, um piloto conhecido pelo arrojo e determinação dentro da pista.

Ele sabe que terá grandes dificuldades, pois tem 10 pontos de vantagem para o vice-líder Paulo Salustiano (327 a 317) e 11 para seu companheiro de equipe o tricampeão Felipe Giaffone, que tem 316 pontos e ocupa o terceiro lugar na classificação geral. Como em todas as outras etapas, estarão em disputa 53 pontos. O primeiro lugar nas duas fases dá 25 pontos ao vencedor (total de 50), além de um ponto pela pole e mais um pela melhor volta em cada fase.

``Tenho de trabalhar muito bem minha cabeça, principalmente na semana da finalíssima, pois tem muita pressão dos amigos pela vitória em casa. Se der para ganhar, é claro que vou ganhar e vou para a pista pensando nisso. Depois que estiver na frente, passo a pensar no título``, disse o atual campeão da Fórmula Truck.

Como previsto no regulamento, os três primeiros, que utilizaram o restritor de potência em todas as corridas depois da abertura em Caruaru (Pernambuco), não usarão na decisão. Mas esse detalhe, para Totti, não fará diferença na briga pelo título:

``Com os três usando o restritor a briga já estava grande e mantivemos a frente. Agora, acredito que o que vai mudar será a diferença maior para o quarto colocado. Entre os três que lutam pelo título será a pauleira de sempre! Sei que estão ligadas, mas para mim a vitória em Londrina é mais importante do que o próprio campeonato``, disse o piloto do caminhão Volkswagen Constellation da RM Competições.

Venda de ingressos


Lançado nesta temporada, o Camarote Kit Torcedor será vendido pela primeira vez em Londrina e se tornou mais uma opção de ingresso para os fãs da Fórmula Truck acompanharem a corrida do dia 6 de dezembro, a última da temporada, no Autódromo Ayrton Senna. O ticket dará direito a ver a prova de local reservado situado na área de box, com alimentação no domingo (veja mais informações abaixo) e um kit composto por uma camiseta personalizada silkada e um boné bordado da Fórmula Truck. Essa nova credencial também permite participar do Truck Teste, na manhã do domingo, além de acompanhar todos os treinos de sexta e sábado. Esta novidade e todos os outros tipos de ingressos (arquibancadas, Paddock e VIP) já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja.

As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 4 de dezembro. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo nos dias 4 e 5 de dezembro (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 6 de dezembro), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 4 de dezembro, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização: das 10h30 às 13h30. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Fórmula Truck (www.formulatruck.com.br).

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (6/12) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 660, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (6/12), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras e revendas Bridgestone da região - os locais serão divulgados em breve - ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Caminhões de brinquedo


Para alegrar ainda mais a garotada de Londrina e região, a Fórmula Truck apresenta aos minitorcedores os caminhões de brinquedo. Lançados nesta temporada, são fabricados em plástico e possuem detalhes para a meninada se divertir. A venda na loja oficial da Fórmula Truck, situada dentro do autódromo, começa sexta-feira às 9 horas e se encerra domingo à tarde. São várias e coloridas miniaturas, todas com 33,5 centímetros de comprimento, 18 cm de altura e 16 de largura. O principal objetivo é dar diversão às crianças, pois o minicaminhão é uma cópia fiel daqueles que no domingo estarão na pista. Estão à venda o caminhão 55 de Paulo Salustiano, vice-líder do campeonato e um dos que brigam pelo título, o 6 do tetracampeão Wellington Cirino e o 333 de Alex Fabiano. Quem é fã da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul não pode perder! O preço é R$ 49,90.

Mais informações: ingressos@formulatruck.com.br ou pelo telefone (13) 3299-1144.


O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Orlei Silva.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

SÃO PAULO TEM RECORDE DE CONVERSÃO DE VEÍCULOS PARA O GNV.


A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) registrou no mês de outubro um total de 320 conversões de veículos para o Gás Natural Veicular (GNV), melhor resultado desse mês nos últimos quatros anos. Na comparação com setembro, o crescimento é de 72%. Do total de conversões em outubro, 88% aconteceram em carros de pessoas físicas ou em frotas. O levantamento considera os números da área de concessão da Comgás - municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

O crescimento do número de conversões coincide com o reajuste de preços da gasolina e do etanol no início de outubro, reflexo do reajuste de 6% do preço da gasolina nas refinarias. Na segunda quadrissemana de outubro houve uma alta de 3,12% no preço da gasolina e de 9,87% no do etanol, de acordo com pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), considerando o período de 30 dias concluídos no dia 15 desse mês. O etanol, em 12 meses, na comparação com outubro de 2014, sofreu alta de 21,9%, de acordo com levantamento da Comgás.

Na comparação do custo por quilômetro rodado, o GNV ficou ainda mais competitivo. De acordo com estudo divulgado em outubro pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o GNV chega a ser 50% mais econômico ante gasolina e etanol nesse critério em São Paulo. Para quem roda mensalmente 2.500 km, a economia chega a ser de R$ 396 (ante gasolina) e R$ 376 (ante etanol). O estudo utiliza como referência o desempenho de consumo declarado no manual do Fiat Siena - que percorre em média 7,5 km por litro com etanol, 10,7 km com gasolina e até 13,2 km por metro cúbico de GNV, e a tabela de preços divulgados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Incentivo para o GNV

A Comgás vem estimulando a conversão para o GNV. No dia 03 de outubro, a Companhia lançou uma campanha que oferece até R$ 900 de bônus para taxistas que converterem seus veículos. O bônus é concedido por meio de cartão magnético Vale Card para o pagamento de despesas no abastecimento de GNV e pode ser usado por até um ano após a conversão. A campanha é válida em toda a área de concessão da Comgás até 26 de fevereiro de 2016.

De acordo com o diretor de Marketing, Planejamento e Suprimento da Comgás, Sergio Luiz da Silva, o GNV ressurge como uma real opção para motoristas e empresas num momento em que todos buscam reduzir custos. "A economia do GNV sempre ficou acima dos 40%, desde seu lançamento, em 2000. Justamente por proporcionar um rendimento maior que o dos combustíveis líquidos, o GNV é uma excelente alternativa para táxis, empresas de autoescola, frotas ou para qualquer pessoa que rode com intensidade. Para quem roda mais de 2.500 km por mês, por exemplo, o investimento na conversão é integralmente recuperado em menos de um ano."

"Os kits de GNV acompanharam a evolução da indústria automotiva. Hoje, os kits de quinta geração garantem segurança e qualidade eletrônica, mantendo ótimo rendimento e confiabilidade. Não se usa mais os kits antigos de terceira geração para veículos carburados, que exigiam mais cuidados com a manutenção. Agora, com os kits de quinta geração, basta seguir a manutenção prevista no manual do veículo. A realidade é outra e os interessados devem buscar informações sobre todas as vantagens. Além do mais, o GNV é um dos combustíveis considerados limpos, emitindo, em média, 15% menos CO2 em relação ao etanol e 20% a menos na comparação com a gasolina", completa Silva.

As vantagens econômicas e ambientais do GNV são alguns dos motivos que levaram a Algar Telecom a converter, recentemente, 25 veículos de sua base em São Paulo para o GNV.

"Para tomar a decisão, a Algar fez testes no início do ano que apontaram uma economia de 40%, em média, no custo do combustível por quilômetro rodado, na comparação com o etanol e a gasolina, com ganhos que podem chegar a 50% em alguns casos. Se a experiência for positiva, a empresa com sede em Uberlândia pretende avaliar a possibilidade de converter mais carros de sua frota - hoje com mais de 900 veículos", explica o gerente de Marketing Industrial e Transporte da Comgás, Ricardo Vallejo.

Segundo ele, a Comgás vem negociando com outras empresas de grande porte a conversão das respectivas frotas. Entre elas, uma gigante do setor de bebidas, uma concessionária de rodovias e uma multinacional de alimentos.

Sete coisas que você precisa saber sobre o GNV

1 - ECONOMIA

O GNV é comercializado em metros cúbicos enquanto o etanol e a gasolina são precificados em litros. Por isso, o que conta não é o preço da bomba, mas o rendimento. E o GNV proporciona um rendimento superior. Na comparação com o preço por quilômetro rodado, a economia do GNV fica historicamente acima dos 40%, chegando atualmente a 50%.

2 - INVESTIMENTO

O custo de uma conversão pode variar conforme a oficina. Mas pode sair a partir de R$ 3.500,00 - valor que pode ser financiado em algumas instaladoras. O investimento é amortizado pela economia mensal. Quem roda aproximadamente 2.500 km/mês, por exemplo, pode recuperar o valor em menos de um ano e usufruir integralmente da economia nos anos seguintes.

3 - PERFORMANCE

Com o Kit GNV de Geração 5, totalmente eletrônico, a performance do carro praticamente não é alterada - a perda de potência é de apenas 3%, algo imperceptível até para um piloto profissional. Não há prejuízos para o motor.

4 - MANUTENÇÃO

O Kit GNV de Geração 5 eliminou problemas como o ressecamento de mangueiras ou a necessidade de troca constante de velas. A partida do veículo é realizada pelo combustível original. Após o motor atingir a temperatura ideal, que gira em torno de 90ºC, o gás entra em operação. A manutenção segue o estabelecido no manual do veículo, sem necessidade de manutenção adicional.

5 - CONVERSÃO

É fundamental fazer a conversão em uma oficina certificada pelo Inmetro. Existe um selo criado em 2007, o chamado Programa 10, para certificar que as instaladoras de GNV atendem aos critérios de segurança, qualidade e padronização necessários para a instalação do sistema.  A certificação é realizada pelo Centro de Tecnologias do Gás, consórcio entre o Senai e a Petrobras.

6 - SEGURANÇA

O combustível é muito seguro. Menos inflamável que a gasolina ou o etanol, o GNV é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente em caso de vazamento. Os equipamentos do Kit GNV Geração 5 seguem padrões internacionais de qualidade e segurança. O cilindro de GNV é projetado com o mesmo material e normas, por exemplo, de um cilindro de oxigênio hospitalar.

7 - REDE DE POSTOS

A Comgás tem uma de rede de aproximadamente 300 postos com a opção do GNV em sua área de concessão (Grande São Paulo, Campinas e região, Vale do Paraíba e Baixada Santista). Somente no município de São Paulo são 150 postos. Existe um aplicativo para celular (IOS e Android) que permite encontrar o posto mais próximo de GNV, bem como calcular a economia em relação a outros combustíveis.

Sobre o bônus para taxistas


O bônus é de R$ 900,00 para taxistas que instalem o kit GNV em veículos até 2.000 km rodados e de R$ 700,00 para veículos com quilometragem acima de 2.000 km.

O bônus, válido por veículo convertido, será concedido por meio de cartão magnético Vale Card para o pagamento de despesas no abastecimento de GNV, e pode ser usado por um ano após a conversão em uma das 24 oficinas  que integram o Programa 10, iniciativa patrocinada pela Comgás e com o apoio da ABGNV (Associação Brasileira do Gás Natural Veicular).

A campanha prossegue até 29 de fevereiro de 2016 com validade em toda a área de concessão da Comgás (municípios na região metropolitana, Alto Tietê, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Campinas e região).

O preço do processo de conversão e instalação do Kit GNV, com cilindro novo e Kit Geração 5, pode variar de instaladora para instaladora, com valores a partir de R$ 3.900,00.

Imprensa Comgás
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31% DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DE SÃO PAULO VENDEM PRODUTOS VENCIDOS.


Os postos de combustíveis da capital, litoral e interior do estado de São Paulo estão sendo fiscalizados diariamente pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, dos 371 visitados entre junho e novembro, em 166 (31%) foram encontrados produtos vencidos. O grande volume de produtos automotivos vencidos, em especial: fluído de freio, aditivos e óleos lubrificantes, tem chamado atenção. Como são manuseados pelos frentistas, os consumidores não observam o vencimento e pagam por um produto sem eficiência.

Produtos automotivos vencidos causam riscos.


O engenheiro mecânico e professor do departamento de engenharia mecânica do Instituto Mauá, Celso Argachoy , alerta aos motoristas sobre a importância de respeitar o prazo de validade dos produtos automotivos. Em especial, óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos que após o vencimento passam a absorver a umidade e perdem suas características.

Segundo explica o professor o risco mais grave é do fluido de freio que é um produto higroscópico, ou seja, absorve umidade e se degrada, causa oxidação das peças e forma bolhas de ar. “Com a formação das bolhas, a resposta do freio fica comprometida e o acionamento do pedal não terá a mesma resposta. O motorista terá que aplicar mais força, prejudicando tanto o tempo de resposta quanto no espaço percorrido pelo veículo até a frenagem total”, alerta.

O risco é ainda maior em descida de serras que necessitam do freios em condições mais severas. O sistema superaquece, assim como o fluído, há a possibilidade de vazamentos, formação de mais bolhas e a perda da eficiência. A sobrecarga nas lonas de freio vai causar a sua vitrificação, levando o veículo a perda total do freio. “É uma conjunção de fatores temerários”, destaca Celso Argachoy.

Produtos automotivos vencidos que estão estocados em locais úmidos: no nível do mar ou próximo a rios, têm mais chances de absorver a umidade do ambiente e causará mais riscos e prejuízos ao sistema devido a sua característica higroscópica.

Consumidor deve denunciar.


A Procon-SP pede que os consumidores denunciem por meio das redes sociais os postos de combustíveis que vendem produtos vencidos, utilizam faixas com preços menores do que os cobrados na bomba de combustível ou qualquer outra infração do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Basta indicar qual a irregularidade, o endereço do estabelecimento e, se possível, uma foto comprovando a fraude.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
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(11) 3824-7277 / 7276 / 7168

IVECO BUS INAUGURA MODELO DE NEGÓCIOS NO SEGMENTO DE MICRO-ÔNIBUS.

Veículo, com capacidade para até 29 pessoas, é encarroçado pela Mascarello e chega nas versões fretamento e escolar.

Único player do segmento de transporte de passageiros no Brasil a apresentar crescimento durante o ano de 2015, a Iveco Bus continua a incrementar seu portfólio de soluções para o mercado nacional. A fabricante apresenta agora aos seus clientes o WayClass, encarroçado pela Mascarello sobre o chassi 70C17, o mesmo da já consagrada linha Daily CityClass. Com capacidade para transportar até 29 pessoas, o Iveco Bus WayClass surge como uma opção que agrega design inovador e conforto a uma plataforma reconhecida pela robustez e alta durabilidade, entre outros atributos. 

De acordo com Humberto Spinetti, diretor da Iveco Bus para a América Latina, a estratégia é ampliar ao mercado as opções de encarroçadores para o produto. “Já contamos com uma longa e bem-sucedida parceria com a Neobus, no modelo CityClass. Com o WayClass, damos ao operador do transporte a possibilidade de escolher a carroceria que represente a melhor solução para o seu negócio”, explica. 

A chegada do WayClass, revela Spinetti, representa não somente a soma de mais um produto de qualidade à linha Iveco Bus. Ela marca também a inauguração de um novo modelo de negócios para a fabricante, que, a partir de agora, passa também a comercializar no mercado o chassi 70C17, separadamente. A mudança pode significar uma possibilidade de crescimento ainda maior para a marca em diversas frentes de atuação. 

"A liberdade para escolher a carroceria passa a ser plena. Com isso, além de atender com maior competitividade as licitações, que representam cerca de 60% dos negócios do setor, com as duas novidades passamos a oferecer novas alternativas de customização para as vendas no varejo, que envolvem os outros 40% do mercado", completa. 

O otimismo é justificado pela força da linha Daily no mercado de transporte brasileiro, tanto no segmento de transporte de cargas quanto no de passageiros. Nesse último caso, apenas no programa governamental Caminho da Escola, já são mais de 6 mil unidades em todo o Brasil, com o modelo CityClass. 

Daily Minibus WayClass


O WayClass chega com a carroceria S2, desenvolvida pela Mascarello Carrocerias e Ônibus, de Cascavel (PR), nas opções fretamento e escolar. Máxima performance e maior economia são marcas registradas do modelo que foi projetado com motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv, o mais potente da categoria. Equipado ainda com a tradicional tecnologia Iveco EGR, o modelo é o único do segmento que dispensa o uso do Arla 32. 

Na parte interna do veículo, os conceitos de conforto e sofisticação foram levados a sério, tendo como referência: 29 poltronas reclináveis; ar-condicionado, janelas coladas, dentre outros. 

Já quando se fala em performance e potência, o câmbio é outro sistema de destaque por oferecer alta tecnologia e eficiência. Com seis marchas sincronizadas à frente e uma ré, o conjunto permite mudanças rápidas e precisas, traduzindo em ganho na ergonomia, no conforto ao motorista e no desempenho do motor. 

A sensação de uma viagem segura e agradável também chega aos passageiros. Além de um dos motores mais silenciosos do segmento, o micro-ônibus oferece suavidade ao rodar. A suspensão foi desenvolvida com feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, caracterizando maior absorção de impactos e bem-estar aos ocupantes. 

Fotos: Matheus Diniz / MPerez.


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segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO ÓLEO NO MOTOR DO VEÍCULO.

Produto deve ser regularmente trocado.

Em qualquer revisão do veículo, é muito importante que seja verificado o óleo do motor. O nível deve ser sempre conferido e havendo necessidade deve ser trocado.

A lubrificação correta é fundamental para a vida útil do motor e deve fazer parte da rotina de manutenção do veículo, pois o óleo vai aos poucos perdendo sua viscosidade e aderência.

Já é possível realizar serviços de manutenção preventiva como troca de óleo de motor, troca de filtro de óleo, troca de filtro de ar, higienização do ar condicionado e troca de filtro do ar condicionado no conforto e segurança do local desejado pelo cliente.

A Óleo Service www.oleoservice.com.br vai até o local indicado pelo cliente e com o atendimento delivery você evita a manutenção tardia, normalmente ocasionada pela falta de tempo de quem vive nas grandes cidades.

“Antes se aconselhava a troca do filtro de óleo a cada duas ou três trocas de óleo, mas hoje, as principais montadoras indicam a troca sempre junto com a troca de óleo. É esse tipo de orientação que damos ao cliente da Óleo Service”, diz Helton Rodrigues, sócio da empresa.

Sobre a Óleo Service


Serviços de troca de óleo do motor, troca de filtro de óleo, troca de filtro de ar, higienização do ar condicionado, troca de filtro do ar condicionado, cristalização de Para-Brisa, polimento de Farol e checagem de lâmpadas. 

A Óleo Service é dirigida pelos empresários Renato Ferrari e Helton Rodrigues. Está no mercado desde o início de 2015 e quer ser reconhecida pela qualidade nos atendimentos prestados, a melhor escolha em custo/benefício de troca de óleo delivery e oferecer produtos de qualidade, com excelência, rapidez e economia aos clientes. 

SERVIÇO
contato@oleoservice.com.br
(11) 4116-5521.
Whatsapp (11) 94489-3157.

Dália Comunicação 
Sérgio Dias
sergio@daliacomunicacao.com.br
11 2452-6063

HARLEY-DAVIDSON™ RIDING ACADEMY CHEGA AO BRASIL.


Sinônimo de qualidade em treinamento em diversos países, o Harley-Davidson™ Riding Academy, curso oficial da marca, chega ao Brasil. Inicialmente, três concessionárias oferecem o programa: a Tennessee Harley-Davidson, em Campinas, a Rio Harley-Davidson, no Rio de Janeiro e a Ribeirão Preto Harley-Davidson, no interior de São Paulo. A partir de 2016, no entanto, outras concessionárias da rede deverão estar habilitadas a oferecer o curso.

O primeiro programa foi criado nos Estados Unidos em 2000 e treinou mais de 400 mil pessoas em seus 15 anos de existência. Com a expansão das operações da marca nos mercados internacionais, e para garantir que a experiência seja padronizada em todas as regiões, o programa passou por um processo de reformulação, chegando ao Harley-Davidson™ Riding Academy como é conhecido hoje.

Em 2014, o programa foi implementado na China, México e África do Sul. Este ano, além do Brasil, o objetivo é expandir para o Canadá e Austrália. O programa completo conta com três módulos que contemplam desde pilotos novatos até os mais experientes:

- New Rider – orientado a pessoas inexperientes no universo do motociclismo, que buscam adquirir as habilidades necessárias para pilotar;

- Return to Ride – o módulo busca desenvolver as habilidades e a confiança necessárias para pessoas que não conduzem motocicletas há tempos e também aquelas com pouca experiência de pilotagem em motos de alta cilindrada;

- Skilled Rider – para pessoas que já possuam experiência e que desejam aperfeiçoar suas habilidades, visando desfrutar ao máximo e tirar todo proveito de cada instante com a sua motocicleta.

No primeiro momento, o módulo oferecido no Brasil é o Skilled Rider, para que os clientes da marca possam conhecer mais profundamente suas motos. Com duração de um dia, no decorrer do treinamento, os alunos trabalham em uma ampla gama de exercícios, visando aprimorar suas habilidades específicas ao conduzir uma motocicleta. Para tornar a experiência ainda mais completa e garantir que os participantes assimilem todo o conteúdo, grande parte do curso prático é realizado em vias públicas, para simular situações reais de tráfego. Tudo, claro, sob a supervisão dos instrutores. 

Este, aliás, é outro grande diferencial do curso que visa, acima de tudo, possibilitar que os participantes adquiram a confiança necessária para conduzir suas motocicletas da melhor maneira no dia a dia. Nos programas do Harley-Davidson™ Riding Academy, sempre se considera uma relação de quatro alunos para cada instrutor. Isso garante atenção especial e dedicada, possibilitando a identificação de todos os detalhes que devem ser trabalhados para que cada participante tenha uma experiência premium e única no treinamento. O programa conta, ainda, com um currículo padronizado, que garante a uniformidade das aulas em todas as concessionárias. Todos os alunos certificados recebem um pin exclusivo do programa.

Todos os instrutores certificados foram treinados e passaram por um processo de avaliação intenso e rigoroso ministrado pela Harley-Davidson. “Estamos muito empolgados com a implantação do programa no Brasil. As primeiras turmas de instrutores foram treinados e todos estão aptos a passar o conhecimento que adquiriram para nossos clientes”, enfatiza Flavio Villaça, gerente de Marketing, Produto e Relações Públicas da Harley-Davidson do Brasil.

Aulas-piloto já foram ministradas por esses coordenadores para membros dos chapters de suas respectivas concessionárias e, a partir de novembro, todos os clientes poderão participar do curso. E para os jovens pilotos que se interessarem pelo programa Harley-Davidson™ Riding Academy, é fundamental possuirem carteira de habilitação válida.

Mais detalhes sobre o programa Harley-Davidson™ Riding Academyestão disponíveis no site: www.harley-davidson.com.br.

Printer Press Comunicação Corporativa
Priscilla Piva
priscilla.piva@printerpress.com.br
(11) 3216-3972
Gregório Russo
gregorio.russo@harley-davidson.com
(11) 3216-3960

MARCOPOLO ENTREGA 56 UNIDADES DO ÔNIBUS TORINO PARA OPERADORA DE TRANSPORTE DE BRASÍLIA.

Os veículos serão utilizados em linhas semiurbanas do Distrito Federal.

A União de Transportes de Brasília Ltda. (UTB), operadora do transporte urbano do Distrito Federal, adquiriu 56 ônibus da Marcopolo. Os veículos, do modelo Torino, fazem parte do processo de ampliação de frota da empresa e serão utilizados no entorno da capital federal em linhas semiurbanas regidas pela ANTT.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, a UTB está sempre modernizando sua frota com veículos da nossa marca. “O modelo Torino apresenta diversas inovações tecnológicas que ampliarão o conforto dos passageiros. Com conceito inovador e prático, o veículo trará um grande benefício a todos os usuários e para os operadores”, explica o executivo.

Com 30 anos de história e mais de 100 mil unidades produzidas, o Torino é o modelo urbano mais bem-sucedido em toda a história da indústria brasileira do ônibus. Concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menor custo operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

O Torino apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas. Também conta com novos conjuntos ópticos frontal e traseiro que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.

O modelo Torino tem capacidade para transportar 85 passageiros e possui chassi Mercedes-Benz. Oferece mais conforto, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação e facilita a movimentação dos passageiros, iluminação interna em LEDs e nova decoração. As poltronas são ergonômicas urbanas estofadas com encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). O modelo tem ainda poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou deficientes, elevador semiautomático e espaço dedicado para cadeirantes.

Externamente, possui grade dianteira com desenho que permite melhor escoamento e captação de ar para a refrigeração do motor e do interior do veículo. O amplo itinerário garante melhor visualização e leitura.

Foto: Vinicius Pauletti.

Secco Consultoria de Comunicação
secco@secco.com.br
11 5641-7407

MODELOS DA HONDA FABRICADOS NO BRASIL OBTÊM AVALIAÇÃO MÁXIMA NO LATIN NCAP.

O Honda HR-V atingiu as cinco estrelas para o ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante Infantil; unindo-se, assim, ao exclusivo clube de modelos cinco estrelas para crianças do Latin NCAP.


Nos últimos resultados de testes de colisão do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira, três novos modelos da Honda obtiveram  avaliação máxima com cinco estrelas em relação à proteção do ocupante adulto, e um deles também obteve cinco estrelas quanto à proteção do ocupante infantil. Foram testados seis veículos. Dentre eles, os novos  Fit e City, dois dos últimos modelos da Honda fabricados no Brasil.

Ambos os modelos obtiveram  avaliação máxima com cinco estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil. As estruturas de ambos os veículos mostraram um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. Os cintos de segurança, os pretensores e os airbags proporcionaram proteção adequada à cabeça, peito e pescoço dos passageiros da frente. Ambos os modelos contam com ancoragens ISOFIX que melhoram os níveis de segurança para as crianças.

O HR-V é também um dos últimos modelos introduzidos pela Honda no mercado da América Latina. O Honda HR-V atingiu as cinco estrelas para o ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante Infantil; unindo-se, assim, ao exclusivo clube de modelos cinco estrelas para crianças do Latin NCAP. A estrutura mostrou um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. O HR-V conta com ancoragens ISOFIX, utilizadas no teste, ajudando o veículo a alcançar um ótimo resultado.

O Chevrolet Aveo, veículo mais vendido no México e cuja versão mais básica é comercializada sem airbags,  obteve zero estrela para o ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante infantil. A estrutura deste veículo foi considerada instável e sem capacidade para suportar cargas maiores. O motorista registrou alto risco de sofrer lesões com risco à vida. O Latin NCAP sempre avalia a versão mais básica em segurança disponível nos mercados da região.

Também foi avaliado o VW Vento, que acabou de ser lançado, fabricado na Índia, atingindo as cinco estrelas para proteção de adultos e o Ford Ka, que alcançou as quatro estrelas para adultos. O Chevrolet Aveo obteve zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto, mostrando um alto risco de que algum ocupante sofra lesões com risco à vida.

A VW acabou de lançar o Vento, uma versão sedã do Polo da Europa, produzido na Índia. Este modelo obteve cinco estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil. O modelo conta com ancoragens ISOFIX que, combinadas com sistemas de retenção Infantil (SRI) com ISOFIX, proporcionaram um bom desempenho no teste dinâmico. As três estrelas foram dadas por conta de dificuldades para a instalação dos SRI, que quando foram conectados funcionaram bem, e porque a sinalização dos ISOFIX não cumpria com os requerimentos do Latin NCAP.

O novo Ford KA alcançou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil, mesmo com SRI instalados e utilizando ancoragens ISOFIX. O desempenho dinâmico foi bom, mas é de surpreender o fato de a Ford continuar a oferecer cintos de dois pontos na posição central no banco de trás em novas plataformas.

O mesmo modelo foi testado pelo Euro NCAP em 2006 sob as mesmas condições de teste; porém, o veículo contava com duplo airbags. Ainda contando com airbags, o Euro NCAP, na época, concluiu que: "a compressão do peito do motorista indica um inaceitável alto risco de lesões que ameaçam a vida".

"Dou as boas-vindas à iniciativa dos fabricantes que se esforçam para atingir boas qualificações para os ocupantes adultos e crianças. Fico orgulhosa de saber que os modelos que acabaram de ser lançados no mercado contam com a máxima qualificação, e que os fabricantes assumem este compromisso de segurança com os consumidores. Espero que este compromisso se estenda para o resto das marcas para podermos nos aproximar da meta das Nações Unidas de reduzir pela metade as mortes no trânsito.", disse Maria Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP.


"O Latin NCAP está extremamente preocupado com o fraquíssimo desempenho obtido pelo Aveo nos últimos testes; especialmente por ser um veículo tão vendido em países como o México. Este resultado não é isolado, já são cinco anos que a Chevrolet tem desempenho negativo em nossos testes em relação aos modelos populares. Na nossa classificação (ranking) recente de fabricantes, conforme a segurança oferecida, analisando mais de 60 modelos testados, a Chevrolet é a fabricante global com pior desempenho. O resultado de zero estrela do Aveo é decepcionante. Os níveis de segurança oferecidos pela Chevrolet à região da América Latina e do Caribe são inaceitáveis. A GM deve tomar as devidas providências para garantir que todos seus clientes da América Latina e do Caribe recebam o mesmo nível de segurança que seus clientes dos EUA", afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

PROTESTE - Associação de Consumidores
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MAN LATIN AMERICA REFORÇA PARCERIA COM CLIENTES EM EVENTO DA ABAD.

Líder no mercado de caminhões há doze anos consecutivos, a MAN Latin America reforça sua presença nacional com participação em destaque no Encontro de Valor ABAD, que acontece nesta segunda-feira (16) em São Paulo.


Primeiro convênio de vendas estabelecido entre uma montadora e uma associação, a parceria com a ABAD já rendeu para a MAN Latin America a venda de mais de 20 mil veículos.

O evento, considerado um dos maiores encontros de negócios do segmento na América Latina, conta com patrocínio da MAN Latin America, que tem parceria comercial há mais de 20 anos com a entidade. “Somos a primeira montadora a firmar parceria com a ABAD, que desde o início nos ajuda a consolidar soluções sob medida para o setor atacadista distribuidor”, confirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora.

O evento espera receber cerca de 300 participantes, dos quais representantes das principais indústrias de bens de consumo fornecedoras do setor, parlamentares e especialistas convidados para os debates e os maiores atacadistas e distribuidores dos 26 estados e do Distrito Federal, trazidos pelas 27 Filiadas Estaduais da ABAD. Além dos painéis Político-Econômico e Setorial, haverá a divulgação da pesquisa “Marcas em Destaque”, a premiação “Fornecedor Nota 10” e o lançamento oficial do encontro anual do setor.

Sobre a ABAD


A ABAD promove o desenvolvimento e o aprimoramento do comércio atacadista distribuidor e da cadeia de abastecimento em todo o território nacional, incentivando o intercâmbio entre as indústrias e as empresas do setor. A entidade representa empresas atacadistas e distribuidores que comercializam itens como alimentos industrializados, bebidas, produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica, produtos farmacêuticos, de perfumaria, papelaria e material de construção.

Comunicação MAN Latin America 
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

ACELERADAS.
Por Edison Ragassi*

GP BRASIL: 
SEM EMOÇÃO E MASSA DESCLASSIFICADO.


A corrida em Interlagos foi morna, os pilotos preocuparam-se muito em somar pontos e esqueceram a competitividade. Sobrou para Massa que foi desclassificado. 

Com muitos espaços vazios nas arquibancadas, o GP do Brasil aconteceu com temperatura amena no circuito de Interlagos. 

Nos treinos, tantos os livres como os classificatórios, nada de novo, domínio total da Mercedes e Nico Rosberg marcou a pole com o já campeão Lewis Hamilton em segundo e Sebastian Vettel (Ferrari) em terceiro.

Quem esperava os Felipes, Massa da Williams e Nasr da Sauber, andando bem, já que conhecem a pista, sofreram uma enorme decepção. Massa teve problemas de acerto de seu carro, não conseguiu estabilidade suficiente para fazer voltas rápidas na classificação. E Nasr foi punido por atrapalhar o compatriota na volta rápida. Assim, o da Williams largou em 8º, enquanto que o da Sauber saiu em 13º.

Apagadas as luzes vermelhas, Hamilton tentou pular para a primeira posição. Rosberg fechou a porta, o inglês recolheu e seguiu em frente. 

Foram várias as tentativas de aproximação, mas sem sucesso, apesar de andar mais rápido que o companheiro. A oportunidade surgiria na parada para a troca de pneus, porém, coisa rara de acontecer, a equipe errou com os dois pilotos.

E assim foi, até o final, uma disputa morna com Hamilton tentando aproximação e Rosberg mantendo distância segura.


Felipe Massa acreditava que seu carro teria melhor desempenho na corrida, o que não aconteceu.  Os problemas de aderência continuaram e o máximo que conseguiu foi manter o oitavo lugar, mas foi desclassificado. O pneu traseiro esquerdo estava com 27ºC acima do permitido e a pressão 0.1psi maior que o permitido. A equipe irá recorrer, mas não deve obter sucesso.


Felipe Nasr andou bem enquanto o carro suportou. Chegou até a estar entre os quatro primeiros durante as paradas para troca de pneus. Inexplicavelmente, o carro perdeu rendimento e ele terminou arrastando-se na pista em 13º lugar.

Marcaram pontos no GP Brasil


1. Nico Rosberg
2. Lewis Hamilton
3. Sebastian Vettel
4. Kimi Raikkonen
5. Valtteri Bottas
6. Nico Hulkenberg
7. Daniil Kvyat
8. Romain Grosjean
9.  Max Verstappen
10. Pastor Maldonado


O campeonato tem Hamilton campeão com 363 pontos, seguido por Rosberg com 297 e Vettel que tem 266 pontos é o terceiro e Massa ainda é sexto com 117. 

O que chamou a atenção foi a diferença entre a Mercedes e Ferrari. Vettel da equipe italiana terminou a prova 15 segundos atrás de Hamilton, em nenhum momento chegou a ameaçar os ponteiros, isso significa que, o time vermelho terá muito trabalho para descontar esta diferença no próximo ano.

A F-1 volta dia 29 de novembro para disputar a última corrida do ano em Abu Dhabi. Aguarde por mais uma prova cautelosa, pois os times pequenos querem somar pontos e ter direito a uma fatia maior dos lucros arrecadados e as grandes, com tudo definido não querem ter prejuízo.

Rapidinhas

Posições pré-determinadas
Hamilton não gostou da atitude conservadora da equipe, a qual não permitiu que ele mudasse de estratégia para tentar ultrapassar Rosberg e vencer a prova. "Estou aqui para correr, e quando os dois têm de fazer a mesma estratégia, é como se as coisas estivessem pré-determinadas. Gosto de assumir o risco e acho que é isso o que as pessoas querem ver", declarou o inglês na entrevista coletiva.

Sem competitividade
Felipe Nasr andou bem nos treinos, iniciou a corrida ultrapassando e arrancando aplausos da torcida. Andou na zona de pontos, mas faltando 20 voltas o carro perdeu rendimento e terminou só na 14ª colocação. "Da minha parte fiz todo o possível, não tinha mais o que fazer, não tinha recurso. Protegi o pneu o máximo que eu podia e infelizmente não deu. Foi um daqueles dias que você faz de tudo, mas não consegue os pontos", declarou o brasileiro da Sauber.

Punição sem explicação
O diretor de performance da Williams não aceitou a desclassificação de Felipe Massa no GP brasileiro e disse que vai recorrer da decisão, pois não recebeu explicações da direção de prova.“É crucial entender de onde vem o problema, mas temos três medidores independentes e nenhuma deles nos deu algo parecido com o que a FIA mediu no grid. Não houve explicação alguma. Nos disseram que isso é uma medida referencial, já que é a medida da FIA e é a que conta”, explicou. 










Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora www.autoagora.com.br.

domingo, 15 de novembro de 2015

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

SEMPRE ALERTA, QUE ESTADO É ESTE DE VIVER?

Já ia mesmo falar sobre isso. Sobre o medo, o estado constante de alarme, de alerta, de atenção, aqueles que decretamos por nós mesmos praticamente todos os dias. A sexta-feira de terror e sangue em Paris, no entanto, mostrou que os horizontes do perigo passaram a ser ainda maiores, mais mortais e complexos. Fica difícil viver em paz com tantos inimigos, inimigos gente, inimigos insetos, inimigos fatos, inimigos governantes, inimigos destinos, inimigas ideias, inimigos dia a dia. E nossos inimigos pensamentos.

Parece paranoia, mas vou liberá-la porque entendo que você aí também pode ter algum aspecto desse problema. Chama temor. Toca o telefone. O coração dispara. Campainha toca e se pensa no pior do pior. Orelha em pé. Olhos bem abertos. Atenção aos cheiros. Um grito mais forte, a sirene intermitente, muitos helicópteros no céu. Alguma coisa está acontecendo, e enquanto eu não sei o que é não sossego. É uma agonia. Vivendo na região central de São Paulo está cada dia mais difícil encontrar algumas horas de serenidade.

Imagino quem tem filhos como é que se sente - hoje entendo as nóias de meus pais, as dores de minha mãe. Essa, entre outras, de tanto se inclinar no parapeito da janela para me ver voltar para casa, criou um calo, um machucado. Baixinha, precisava se debruçar. Esse pior foi quando eu resolvi ser motoqueira aos 13 anos de idade. 

Não tenho filhos. Tenho meu pai, com quase 98 anos, meu irmão, minha gata e os satélites, amigos, famílias ligadas a mim de alguma forma, gente que gosto, gente que admiro e me emociona. Gente que nem conheço pessoalmente, mas que são importantes e das quais gosto sem elas saberem. Se acontecer algo com qualquer um deles serei também atingida duramente. Engraçado é que pouco penso em mim, e não sei bem em qual momento dessa vida virei assim protetora, pensando bem.

Pois vivemos assim. Há bêbados guiando por aí. As calçadas estão cheias de buracos. Árvores podres ruindo. Tem assalto, tem tiroteio, tem polícia, tem bandido. Tem gente do mal, tem homens perversos, psicopatas atrás de vítimas. Vítimas distraídas. Tem descaso e falta de fiscalização. Tem fogo, tem água, e agora tem lama. Tem El Niño, calor escaldante, ar seco, mudanças bruscas de temperaturas. Tem falta de saúde, de educação, de solidariedade, de bom senso. 

Tem a barbárie. Sob um manto religioso e dogmático jovens se vestem de bomba para matar outros jovens porque dizem que queriam um mundo por eles idealizado como perfeito, mas ao qual jamais vão pertencer nem ver porque não estarão mais aqui. Só podem mesmo achar que há vida após a morte e que não irão para o inferno. Só podem estar loucos. Pior, loucos armados.

Apelam para que todos acabemos religiosos, rezando de manhã, de tarde e de noite para que celerados como esses não estejam entre nós. Foi Paris. Mas poderia ter sido qualquer lugar desse mundo. Eu poderia estar lá. Você poderia estar lá, ou alguém de sua família. Ou alguém que você ama.

É chocante. Viver mais um fato que pode ser divisor de águas mundiais, que alerta que ninguém está mesmo seguro, nem nas grandes capitais, nem nas pacatas cidades que viraram lama arrastadas de um Estado a outro.

Estado de observação, estado de alarme, estado de alerta, estado de emergência, estado de sítio, estado de calamidade pública, estado de Defesa. 

Estados são decretados. Quando chegam, determinam nossos passos, acabam com a liberdade. Muitos aparecem para nos proteger; outros para cercear.

Há o Estado de Direito. O Estado de Exceção. O Estado de Choque.

Agora há o Estado Islâmico. Aqui, o Estado inoperante que nos deixa em estado de insolvência.

Pior, vivemos ainda o estado de inércia, de torpor diante desses tempos difíceis quando os fatos se sucedem completamente fora de qualquer controle nosso.

Não há como se distrair diante de um estado desses de coisas.

São Paulo, Paris, Mariana, 2015.








* Marli Gonçalves, jornalista - Vive no Estado de Alerta -"on" 
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
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