quinta-feira, 26 de novembro de 2015

STEFAN KETTER É ELEITO PERSONALIDADE DO ANO DO SETOR AUTOMOTIVO.

Presidente da FCA para a América Latina foi o mais votado pelos leitores de AutoData, que também premiaram o Jeep Renegade e a picape Fiat Strada.


Stefan Ketter, presidente da FCA – Fiat Chrysler Automobiles para América Latina, foi eleito Personalidade do Ano do setor automotivo no Prêmio AutoData 2015. Além do reconhecimento à contribuição do executivo para o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil, o grupo FCA foi o vencedor nas categorias Veículo Automóvel, com o Jeep Renegade, e Comercial Leve, com a picape Fiat Strada.

Os vencedores das 21 categorias do Prêmio foram anunciados na noite desta quarta-feira (25), em cerimônia de entrega de troféus realizada em São Paulo. Os ganhadores foram escolhidos por meio de votação direta dos assinantes da revista AutoData e da Agência AutoData de Notícias, além dos participantes do Congresso AutoData Prespectivas 2016. No total, 51 empresas concorreram na etapa final da premiação.

Stefan Ketter foi reconhecido por sua liderança na implantação do novo Polo Automotivo Jeep em Goiana (Pernambuco), a mais moderna fábrica de automóveis do grupo no mundo, inaugurada em abril deste ano. Além da presidência para América Latina, assumida no último 1º de novembro, Ketter acumula a vice-presidência global de manufatura e faz parte do Group Executive Council (GEC) da FCA. Com uma sólida carreira internacional no setor automotivo, iniciou sua trajetória na Fiat SpA em 2004. Entre os projetos que liderou, estão a reorganização das fábricas da Fiat na Itália e da Chrysler nos Estados Unidos, após a aquisição da empresa pela Fiat, e a construção e instalação das novas unidades produtivas do grupo em outras regiões do mundo.

O Renegade, eleito melhor Veículo Automóvel, é o primeiro produto fabricado no novo Polo Automotivo Jeep de Goiana. O SUV compacto registra um sólido crescimento de vendas neste ano, chegando a liderança do segmento em outubro. O modelo alcançou a pontuação máxima (cinco estrelas) para todos os ocupantes nos testes de segurança realizados pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP. Além disso, também foi eleito Carro do Ano pela revista Auto Esporte.

Símbolo da qualidade e da inovação dos produtos do grupo FCA, a picape Fiat Strada, eleita Veículo Comercial Leve, é a picape compacta mais vendida do Brasil por 15 anos. Seu sucesso decorre de características como estilo, robustez, confiabilidade, versatilidade e economia. O modelo foi responsável pela introdução de importantes novidades no mercado nacional, como cabine estendida, diferencial blocante, cabine dupla e terceira porta.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

MOBIL AMPLIA LINHA DE LUBRIFICANTES SINTÉTICOS PARA AUTOMÓVEIS.

A Mobil expande sua linha de lubrificantes 100% sintéticos para carros e lança três produtos que acompanham a tecnologia dos motores mais avançados da indústria automotiva, e auxiliam no desempenho e na economia que os consumidores buscam em um veículo. Com os lançamentos, a linha sintética passa a oferecer cinco óleos lubrificantes que atendem motores de todos os modelos e idades.

A nova geração de lubrificantes possui as mais novas aprovações e recomendações das maiores e principais montadoras no Brasil.




“Toda a nossa comunicação para o mercado anuncia uma linha 500% sintética, uma vez que tanto os lançamentos quanto os produtos em catálogo têm essa formulação. É a linha premium mais completa e abrangente do mercado”, explica Gabriella Affonso, gerente de marketing.

As inovações já estão disponíveis em mais de mil revendas Mobil Oil Express e milhares de pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Porque usar um óleo sintético

A constante evolução dos veículos automotivos e o desenvolvimento de motores cada vez mais modernos e eficientes – mas, ao mesmo tempo, menores, mais potentes, com temperaturas mais elevadas e com redução das emissões de gases poluentes – têm impulsionado a indústria de lubrificantes.

Para acompanhar a mudança dos motores, os óleos sintéticos ganham alta tecnologia para atender às exigências cada vez mais específicas das montadoras. Por isso, o produto sintético ideal para o automóvel ajuda a aumentar o desempenho do motor, é eficiente tanto nas altas quanto nas baixas temperaturas, protege as peças contra o desgaste natural e mantém o conjunto limpo, por evitar a oxidação.

Outra particularidade dos sintéticos é que são desenvolvidos em laboratórios de acordo com as recomendações e aplicações exigidas pelas montadoras. Após meses de trabalho, em que os produtos são testados e aprovados por elas, obtém-se a homologação técnica.

Dessa forma, desenvolver sintéticos que atendam às exigências tão particulares de cada veículo/modelo/ano envolve alta tecnologia. Como resultado, o lubrificante se torna tão específico que pode ser comparado a um componente do motor, como uma peça que só pode ser substituída por outra original de fábrica.
“Nós atingimos este grau de excelência e conseguimos fazer com que a alta tecnologia dos lubrificantes chegue às mãos dos consumidores por meio da nossa parceria estratégica com a ExxonMobil”, afirma Milena Brito, diretora de marketing da Mobil.

Para obter as homologações técnicas das montadoras, a qualidade e tecnologia dos óleos sintéticos é composta pela base sintética e aditivos de alta performance. A base sintética possui caraterísticas especiais, que garantem altos níveis de desempenho para atender os motores mais modernos, ainda assim, a base sintética é apenas metade da história, uma combinação de aditivos premium como: antioxidantes, antifurriginosas, antidesgastantes, detergentes dispersantes e antiespumantes, também entram na fórmula para criar o óleo de alta performance. Essa junção de avançadas tecnologias compõem o óleo sintético que suporta as mais adversas condições de aplicação, garantindo maior resistência à oxidação e melhor desempenho sob altas temperaturas de uso e suas variações, desta forma mantém o motor mais limpo, oferece maior proteção contra o desgaste das peças, através de lubrificação eficiente.

A utilização do óleo lubrificante com a correta especificação das montadoras e suas homologações garante economia de combustível, aumento na vida útil do motor e regime de trabalho em seu nível máximo de desempenho. 


Grupo In Press
Patricia Bartuira
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HONDA É A EMPRESA DO ANO PELO PRÊMIO AUTODATA 2015.

Empresa também é vencedora das categorias Melhor Montadora e Sustentabilidade.


A Honda conquistou o reconhecimento máximo do Prêmio AutoData Melhores do Setor Automotivo 2015. A fabricante foi considerada a “Empresa do Ano” devido ao seu desempenho no período, o que também a consagrou com o título de Melhor Montadora de Automóveis e Comerciais Leves. A companhia ainda levou o troféu na categoria Sustentabilidade pela operação do parque eólico da Honda Energy, que se tornou o símbolo do comprometimento ambiental da marca.

Nos últimos anos, a fábrica da Honda Automóveis de Sumaré, interior de São Paulo, recebeu investimentos para aumentar a produtividade e eficiência dos processos. Entre as principais mudanças estão os preparativos para que a planta pudesse receber o seu quarto modelo nacional, o HR-V, lançado em março deste ano, que logo se consolidou como o líder de vendas da marca e o SUV mais vendido do Brasil. Desde novembro do ano passado, a planta de Sumaré tem o seu consumo de energia elétrica suprido pelo parque eólico da Honda Energy do Brasil, localizado em Xangri-Lá (RS), que já permitiu a redução de mais de 7 mil toneladas de CO2 no meio ambiente.

Organizada pela AutoData Editora, a premiação é considerada um dos maiores reconhecimento às empresas, produtos e profissionais do setor e consagra as melhores iniciativas empresariais do setor automotivo brasileiro. A empresa foi a mais votada entre os assinantes da Revista e Agência AutoData de Notícias e pelos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2015.

Grupo Honda no Brasil

Presente no País desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras e pulverizadores costais. 

Um ano depois iniciou a fabricação de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo. 

Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. 

No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Em 2015 a Honda Aircraft Company, subsidiária da Honda Motor Co. anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul, sendo o Brasil o representante regional. Visite: www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR. 

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AGRALE CONQUISTA PRÊMIO AUTODATA DE GESTÃO COM SUA NOVA OPERAÇÃO EM SÃO MATEUS.

A Agrale conquistou o Prêmio AutoData 2015 na categoria  Gestão. Entre as ações que levaram à conquista estão os investimentos realizados na nova operação na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, que, em setembro, iniciou a produção de chassis de ônibus, também com unidade fabril no município capixaba.

Para o diretor-presidente Hugo Zattera, o início de produção em São Mateus é muito importante e demonstra o foco da empresa em sempre estar próxima aos seus clientes para atendimento de suas necessidades, colaborando para a sua eficiência e competitividade. 


“A produção de chassis de ônibus está em linha com o planejamento inicial da operação capixaba, que também deverá montar outros produtos da marca. Como ainda dependemos da obtenção das autorizações ambientais para a construção da fábrica, decidimos, para atender o planejamento de início de produção em 2015, locar um pavilhão para começar a produzir”, revela Hugo Zattera

Projeto São Mateus


O novo complexo industrial da Agrale em São Mateus será construído em terreno de cerca de 400 mil metros quadrados de área total, com 12 mil metros quadrados de área construída para as instalações fabris, além de uma pista para teste e desenvolvimento de veículos. Com previsão de investimento de cerca de R$ 40 milhões até a execução total do projeto, a fábrica deverá empregar aproximadamente 200 novos empregos diretos, na primeira fase.

Promovido pela AutoData Editora, o prêmio é um reconhecimento às empresas, produtos e profissionais do setor que mais se destacaram ao longo do ano na busca de objetivos determinados, inovações, tecnologia e produtividade.

Foto: Jefferson Bernardes


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VIPAL BORRACHAS VENCE MAIORES & MELHORES DO TRANSPORTE 2015.

A Vipal Borrachas considera sempre muito importante o reconhecimento que vem do mercado. E é isto que ocorreu mais uma vez no prêmio Maiores & Melhores do Transporte, oferecido pela OTM Editora, um dos mais importantes do segmento no Brasil. 

A líder na América Latina e uma das maiores fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus venceu na categoria Recauchutagem de Pneus e Insumos na 28ª edição do prêmio. A láurea foi entregue ao Gerente de Marketing da Vipal Borrachas, Tales Pinheiro, em cerimônia realizada em almoço no Hotel Unique, em São Paulo.

Tales Pinheiro recebeu o prêmio entregue por Flavio Benatti, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo

Com base em análise dos balanços financeiros, o Maiores & Melhores destaca os bons resultados e a eficiência das empresas de transporte e logística brasileiras no exercício do ano anterior (2014). Conforme Pinheiro, a Vipal fica bastante satisfeita em receber novamente este reconhecimento. “É a prova de que nosso trabalho está trilhando o caminho certo e de que, realmente, a estrada nos ensinou a vencer”, finaliza.

Vipal

A Vipal Borrachas foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania.  A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

Visita: www.vipal.com.

Martha Becker Comunicação Corporativa
Daniel Rodrigues
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MASSEY FERGUSON VENCE PRÊMIO PRODUZ.

Provando sua liderança no agronegócio brasileiro, a Massey Ferguson, sinônimo de pioneirismo e modernidade na fabricação de máquinas agrícolas, recebeu o Prêmio Produz Brasil 2015 ao vencer na categoria Desenvolvimento e Consolidação da Marca, com o projeto “Colheitadeiras Híbridas”.

Promovida pela Revista Produz Brasil, de Goiânia, com o apoio técnico da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), a premiação apontou que a Massey Ferguson “busca entender, desenvolver e entregar produtos que colhem mais, sem complexidade, que aumentam o ganho no campo, sem consumir mais, que reduzem custo, sem possuir complexas soluções de controle”.

Para a Massey Ferguson, este prêmio vem brindar um reconhecimento do trabalho realizado em colheitadeiras. Em um ano e meio, a marca lançou cinco novos modelos que atendem desde o pequeno até o grande produtor rural brasileiro, completando a renovação do seu portfólio de colheitadeiras axiais e híbridas. O lançamento mais recente, em setembro, foi a colheitadeira MF 5690, de classe 4, sendo a segunda colheitadeira híbrida da marca e que se junta à irmã maior e sucesso de vendas, a MF 6690, de classe 5.

No total, foram apresentados cinco novos equipamentos desde abril de 2014. As novas máquinas fazem parte da estratégia da Massey Ferguson de sempre buscar e oferecer aos produtores rurais brasileiros o que existe de mais moderno, eficiente, econômico e rentável.

O Prêmio Produz Brasil 2015 ainda contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP).

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RENAULT SANDERO STEPWAY RIP CURL.

Depois do sucesso da primeira edição, a Renault lança neste mês a série limitada Rip Curl para a nova geração do Sandero Stepway. 


Feita em parceria com a famosa marca australiana de moda surfwear, a nova série limitada é destinada aos consumidores que procuram um hatch completo, com design atraente e detalhes diferenciados para quem pega onda ou curte uma aventura.

Com produção prevista de 4.600 unidades, o Sandero Stepway Rip Curl foi pensado não só para os praticantes do surfe, mas também para os clientes com espírito jovem e que gostam de quebrar a rotina do dia a dia.

A parceria bem-sucedida entre Renault e Rip Curl se repete pela segunda vez no Brasil – na Europa, também já foram vendidas séries limitadas do Clio e do Twingo em conjunto com a marca australiana.  As duas empresas têm valores e filosofia em comum: ambas prezam pela tecnologia e o respeito ao meio ambiente.

“Essa nova série limitada une a versatilidade do Stepway com a personalidade Rip Curl. É um carro para quem não vê limite entre asfalto e areia”, diz Bruno Hohmann, diretor de Marketing da Renault.


Detalhes estéticos permitem a identificação desta nova série limitada da Renault. Externamente, o Sandero Stepway Rip Curl tem retrovisores, rodas e barras no teto na cor cinza inox. Nas portas dianteiras, logo abaixo dos retrovisores, um adesivo com a inscrição “Rip Curl” identifica o modelo. O adesivo também está na soleira das portas.

No interior, destaque para os bancos esportivos com revestimento exclusivo, com inspiração no neoprene, o mesmo utilizado nas roupas de borracha dos surfistas. Na cor preta, os bancos têm detalhes em vermelho e trazem o logo Rip Curl nos encostos. 

Os aros das saídas de ar e do velocímetro também são na cor vermelha, realçando a esportividade do hatch e fazendo alusão a cor da logo da marca australiana.

“Estamos felizes em realizar mais uma vez essa parceria com a Renault. O Sandero Stepway Rip Curl leva em conta necessidades importantes dos surfistas, como banco traseiro bipartido e suspensão elevada, garantindo conforto para dirigir em busca das melhores condições para o surf em nosso extenso litoral”, comenta Fernando Gonzalez, gerente de marketing da Rip Curl no Brasil.

Com preço sugerido de R$ 54.650 para a versão com câmbio manual e R$ 57.450 para o automatizado Easy’R, o Sandero Stepway Rip Curl traz de fábrica ar-condicionado automático, piloto automático (limitador e controlador de velocidade), sensor de estacionamento, direção hidráulica e trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), entre outros itens.

Com o Media NAV Evolution, que também é equipamento de série, o motorista pode explorar todos os destinos com segurança com o GPS, que fornece informações de trânsito em tempo real. E ainda pode chegar facilmente nas praias com as melhores ondas, encontrar uma pousada com o aplicativo AHA, sintonizar mais de 100.000 rádios online e compartilhar a sua busca através das atualizações enviadas pelo Facebook e Twitter na tela de 7 polegadas integrada ao painel e sensível ao toque.


Esse sistema multimídia também traz as funções Eco-Coaching, que orienta o condutor a dirigir de modo mais econômico, e o Eco-Scoring, que avalia a condução do motorista no final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida.

Os únicos opcionais são o câmbio automatizado Easy’R e as rodas de liga leve – de série traz as rodas flex wheel 205/55 R16.

A série limitada está disponível nas cores Branco Neige, Preto Nacré, Prata Étoile e Vemelho Vivo.

Motor

O Sandero Stepway Rip Curl  tem  motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual  ou automatizado Easy’R, ambos de cinco marchas. Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas.

Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero Stepway é equipado na versão com câmbio manual com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.

Sobre a Rip Curl


O que começou em 1969 como uma visão, ou busca, de dois surfistas, cresceu como uma identidade única, um estilo de vida e uma filosofia que se espalhou e vem sendo adotada por surfistas e praticantes de “boardsports” no mundo todo. A Rip Curl continua sendo uma empresa privada, feita de surfistas para surfistas, seus líderes são também pilotos de teste dos produtos. 

Hoje, desenvolve, produz e distribui uma grande variedade de produtos inovadores de alta qualidade incluindo roupas de borracha, onde é referência por sua excelência na tecnologia e qualidade dos produtos, relógios de maré, bermudas água sem costura, calçados, óculos de sol, acessórios e equipamentos para diversos esportes de prancha em mais de 60 países ao redor do mundo. 

A Rip Curl patrocina grandes nomes do surf mundial, como o brasileiro Gabriel Medina, atual campeão mundial de surfe.

Imprensa Renault do Brasil.

VOLKSWAGEN RENOVA PARCERIA COM O INSTITUTO CRIAR, QUE QUALIFICA JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Instituto Criar já formou mais de 1.500 jovens para trabalharem nos bastidores de TV e cinema.


A Volkswagen do Brasil acaba de renovar a parceria como mantenedora do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, que promove o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens de 17 a 20 anos das periferias de São Paulo e Osasco (SP), oferecendo formação técnica para atuação nos bastidores de TV e cinema. A Volkswagen do Brasil foi a primeira empresa a apoiar o Instituto Criar, que foi fundado em 2003, em São Paulo, e já formou mais de 1.500 jovens, que passaram a contar com uma nova perspectiva no mercado de trabalho audiovisual.

“A Volkswagen do Brasil apoia e reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, que amplia as oportunidades desses jovens no mercado de trabalho, oferecendo uma formação altamente qualificada na área audiovisual. A Volkswagen é parceira do Instituto Criar antes mesmo de suas atividades terem início, quando o projeto ainda estava no papel. Os valores do instituto – Criatividade, Responsabilidade, Solidariedade e Transparência – também são considerados valiosos pela Volkswagen do Brasil, que acredita e investe nessa missão”, afirma o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro.

O apoio ao Instituto Criar faz parte de um pacote maior de patrocínios da Volkswagen do Brasil, que envolve diversos projetos no País. Entre eles estão iniciativas nas áreas cultural, esportiva, educacional, de entretenimento, saúde (principalmente com foco em crianças e adolescentes), desenvolvimento social, preservação ecológica, entre outros.

A parceria com a Volkswagen do Brasil foi anunciada no “I Leilão do Instituto Criar de TV e Cinema”, em 2003, um evento que reuniu celebridades, empresários, jornalistas e políticos com objetivo de levantar recursos para a implantação da sede da ONG. O destaque da noite foi o item oferecido pela Volkswagen:  um “Gol Para Sempre 0 km”. Pouco tempo depois, em junho de 2004, a primeira turma formada por 100 alunos começou a frequentar as oficinas do Instituto Criar.

Nesses 12 anos, a Volkswagen do Brasil e o Instituto Criar realizaram muitos projetos juntos, que foram além da sede da ONG. Foram três edições do Salão do Automóvel de São Paulo, nas quais jovens formados pelo instituto atuaram na produção do estande da Volkswagen do Brasil. No ano passado, a Volkswagen do Brasil também apoiou o lançamento do longa-metragem de ficção “Na Quebrada”, inspirado em histórias reais de jovens que passaram pelo programa de formação do Instituto Criar e que marcou os 10 anos da ONG. Mais de 1.100 pessoas conferiram a pré-estreia do filme, em São Paulo, e mais de 250 mil espectadores o assistiram nos cinemas.

A arte de transformar vidas


A formação oferecida pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias proporciona aos jovens oportunidades de trabalho com o qual eles possam se realizar e conquistar sua independência. Para avaliar a transformação social, o instituto realizou, no segundo semestre do ano passado, uma Pesquisa de Impacto Socioeconômico com 227 jovens formados ao longo dos 10 anos de atividades. Confira como era a vida desses jovens antes e depois do Programa de Formação do Instituto Criar.

Quando entraram no Instituto Criar:
• Tinham entre 17 e 20 anos de idade.
• Estavam no 3º ano ou já haviam terminado o ensino médio.
• Não trabalhavam.
• Renda per capta mensal da família não passava de meio salário mínimo.

Resultado após a formação (alunos formados há dois anos ou mais):
• Idade entre 19 e 30 anos.
• 52% deram continuidade aos estudos e cursaram ou estavam cursando o ensino superior.
• 89% estavam trabalhando, sendo 52% na área audiovisual.
• Apenas 3% das famílias desses jovens permaneceram com o perfil inicial de renda per capta de até meio salário mínimo. Para 84% dessas famílias, a renda aumentou, ficando entre meio e 5 salários mínimos; para 13% das famílias, a renda melhorou ainda mais, ficando acima desse teto.
• 89% dos jovens que estavam trabalhando tinham ganho mensal de até 5 salários mínimos; 11% estavam acima dessa faixa salarial.
• 81% dos jovens estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com seu trabalho.
• 62% dos jovens participavam de projetos sociais, sendo que 23% passaram a fazer isso após participarem do Instituto Criar.
• 65% dos jovens participavam de projetos culturais, sendo que 27% passaram a fazer isso após participarem do Instituto Criar.

Mais sobre o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias


O Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias tem sua sede no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (SP), que foi projetada especialmente para atender ao programa educacional. O espaço é chamado de Estúdio Escola, pois é estruturado e equipado como uma produtora profissional com o diferencial de ser usado para a educação. São 3.000 m², com espaço para 16 oficinas, dois estúdios (tendo o estúdio principal 155 m², tratamento acústico e térmico), marcenaria, ilhas de edição, finalização, web, laboratório digital, switcher, sala de vídeo, sala de cabelo e maquiagem, acervo e sala de figurino, central de equipamentos de iluminação e câmera, sala de produção, biblioteca e videoteca, restaurante, além dos espaços de apoio para equipe.

Os alunos podem se especializar em uma das 10 oficinas técnicas: Animação, Áudio, Cabelo e Maquiagem, Câmera, Cenografia, Computação Gráfica, Edição, Figurino, Iluminação e Produção. Além de participar de uma oficina técnica, todos os educandos frequentam oficinas socioculturais: Criatividade & Desenvolvimento Pessoal, História & Linguagem do Audiovisual, Participação Social, além de Trabalho & Projeto de Vida. Durante o ano letivo, os alunos desenvolvem diversos produtos audiovisuais com temas ligados à cidadania e de interesse da juventude. Toda essa produção é utilizada pelos jovens para promover a reflexão sobre importantes questões sociais nas comunidades, ONGs e escolas públicas. Além da exibição de seus curtas-metragens, documentários, animações, os alunos também organizam oficinas, debates e palestras.

O Instituto Criar possui um Núcleo de Inserção que está sempre em busca de oportunidades de prática profissional para seus veteranos em produtoras, emissoras de TV, teatros e outras empresas do audiovisual. Cerca de 70% dos jovens formados tiveram experiência na área.

O Instituto Criar também está presente em escolas públicas e ONGs da cidade de São Paulo com o projeto “Vídeo Criar”, oficinas de vídeo que têm como objetivo sensibilizar jovens para o potencial da produção audiovisual como ferramenta de educação e comunicação. Mais informações, no site www.institutocriar.org. 
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
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quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ÍNDICE DO CESVI BRASIL CLASSIFICA OS MELHORES CARROS CONTRA ENCHENTES.

Renault Fluence e Nissan Sentra são os modelos mais bem avaliados.


Em dezembro, quando inicia oficialmente o verão, começa também a temporada mais intensa de chuvas e enchentes. É nesse período que motoristas, em diversas regiões do país, têm suas habilidades ao volante testadas ao se verem obrigados a dirigir sob verdadeiros temporais. A partir deste cenário, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elaborou um estudo com a finalidade de oferecer um indicativo técnico tanto para a indústria automotiva quanto para o consumidor. Trata-se do Índice de Danos de Enchente, que avalia o risco da ocorrência de panes mecânicas e elétricas pela exposição indevida de carros às lâminas d’agua, garantindo sua mobilidade. Os veículos são avaliados com notas que variam de 0,5 a 5 estrelas, em que quanto maior a nota, menores os riscos de danos.

Segundo o estudo, entre os carros mais bem avaliados estão o Renault Fluence (Dynamique CVT) - único modelo a atingir a nota máxima, com cinco estrelas -  e o Sentra (versões S, SV e SL), da Nissan, com 4,5 estrelas. Com quatro estrelas, compõem o ranking os modelos Peugeot 208 (Active e Allure), Renault Duster high-flex 4x2 (Expression), Chevrolet Cobalt (LTZ).

Para Emerson Farias, analista técnico do CESVI BRASIL, alguns cuidados são necessários para guiar carros em condições adversas, como no caso de fortes chuvas ou enchentes. “Um erro comum é querer arriscar e passar com o automóvel em áreas alagadas. É aconselhado, no máximo, passar em trechos em que a água esteja na altura da metade das rodas do carro, como é informado no manual do proprietário. O que passar disso, é risco”, afirma Farias. “Em geral, quando a rua está coberta pela água, o motorista raramente consegue ver se há buracos ou barreiras na pista, o que agrava o cenário de possíveis acidentes. O melhor mesmo é encostar o carro, desligá-lo e aguardar pacientemente até que a água baixe para seguir caminho”, reforça.

Um erro recorrente cometido pelos motoristas, segundo o analista, é querer seguir outro carro em situações de alagamento aparente. “É uma ilusão pensar que, quando um carro à frente abre espaço, é a hora certa de seguir caminho e pegar ‘carona’ no rastro. Por um momento pode funcionar, mas a água, uma vez dispersa, volta em formato de onda normalmente mais forte, o que é pior para o carro e pode colocar em risco o veículo e o motorista”, declara Emerson. “A mesma orientação vale para quem tem carros mais altos. Mesmo mais seguros, devido à altura em que seus componentes estão instalados, a orientação é sempre não arriscar,” finaliza.

Confira dicas do CESVI BRASIL e evite problemas ao dirigir em situações de enchentes


- Se o carro morrer, não dê a partida novamente. Você pode piorar ainda mais o quadro de pane elétrica ou mecânica.
- Em casos de alagamento, não arrisque. Espere até que a água comece a baixar para seguir caminho.
- A eficiência de seguir o rastro de outro carro é mito. A água pode voltar em formato de onda e prejudicar o sistema elétrico do carro.
- Verifique itens básicos como o estado dos pneus e das palhetas de limpeza.
- Confira se as luzes de iluminação do carro estão em pleno funcionamento, principalmente as setas e as luzes de freio.

Para mais informações e acesso à tabela completa do Índice de Danos de Enchente do CESVI BRASIL, basta acessar o site www.cesvibrasil.com.br.


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QUAL É O SEU DIFERENCIAL?
Por Rosana Braga*

É praticamente unânime a percepção das pessoas de que tem algo nelas que não está direito, não está bom. Como se fosse uma parte torta. Pode ser o nariz, a orelha, as pernas, os pés, enfim, cada um tem sua queixa. Uma ou várias. E pode ser bem difícil, em alguns casos, aceitar alguma parte de nosso corpo que não está conforme a mídia dita como modelo ou até mesmo algo de que nós mesmos não gostamos em nós. 

Claro que não precisamos gostar de absolutamente tudo. Mas será mesmo que existe alguém totalmente satisfeito com seu próprio corpo? Ou melhor, será mesmo que existe algum corpo completamente perfeito? Para começar, o que é a perfeição, considerando que vivemos repetindo que ela não existe, exceto no Criador? 

Será mesmo que faz sentido sofrermos ou nos depreciarmos por conta de algo que não nos parece como deveria ser? Esse julgamento pode render algo de positivo ou criativo? Cada vez mais tenho certeza de que não! E essa reflexão me veio ainda mais clara porque recentemente visitei um ponto turístico muito famoso no mundo inteiro justamente por ser torto. Por não ser certo, direito ou perfeito. Mas é exatamente sua 'tortice' que a faz tão encantadora. Trata-se da Torre Pisa, na região da Toscana, na Itália. 

O mais interessante é que há quem acredite que a Torre foi construída propositalmente torta, mas o fato é que se trata de um erro. Ela foi construída em um terreno instável e, durante a construção, até tentaram reparar essa instabilidade com algumas medidas de engenharia, mas as tentativas não deram certo e a Torre terminou inclinando ainda mais durante algum tempo.  

Hoje, estável, tornou-se cartão postal da cidade e visitada por milhares de pessoas todos os anos, rendendo lucro para trabalhadores, comerciantes e moradores do local. E a reflexão que me vem é: e se os idealizadores da Torre não tivessem aceitado a sua 'tortice' e a tivessem destruído? E se tivessem insistido em construí-la num outro local para que pudesse ser direita, reta? Será que sua fama seria a mesma? Será que os ganhos seriam tantos? 

Usando essa mesma reflexão, fiquei me perguntando: quantas coisas em nós mesmos que despendemos tanto esforço para tentar arrumar quando, na verdade, poderiam ser nossos diferenciais? Algumas pessoas até sofrem e se revoltam pelo fato de alguma parte sua não ser igual a dos outros ou por não corresponder ao modelo de reto ou direito, perdendo a chance de enxergar o charme que existe em sua “tortice”. 

Mais do que isso, raramente conseguimos perceber que é na instabilidade que amadurecemos e descobrimos mais sobre nós mesmos. É no momento de fazer ajustes e adequações que mais podemos reconhecer nossos talentos e nosso potencial. E isso acontece especialmente no amor.  

Quando doemos por causa de um relacionamento que acaba, de um amor não correspondido ou até de uma traição é quando mais podemos nos dar conta do que existe de iluminado e também de escuro em nós. É quando temos mais condições e até disponibilidade de enxergar o que fizemos de ‘certo’ e de ‘torto' e quanto isso mostra quem a gente é e quem queremos ser. O que temos de diferente e que pode encantar o mundo ao nosso redor. 

Minha sugestão é para que você comece a aceitar mais o que existe de ‘torto’ em você. A ideia não é se acomodar ou ser menos do que você pode, mas transformar o torto em beleza, em charme. Para reconhecer a sua singularidade e capacidade de ser feliz sendo você mesmo, sendo do seu jeito. Assim, ser você pode se tornar uma experiência bem mais interessante, leve e gostosa.










* Rosana Braga é consultora de relacionamento do ParPerfeito, psicóloga, palestrante, jornalista e escritora.


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HONDA REDUZ EM MAIS DE 7 MIL TONELADAS AS EMISSÕES DE CO2 DA SUA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS.

Parque eólico de Xangri-Lá (RS) completa um ano de operação suprindo 100% do total de energia elétrica consumido pela planta de Sumaré (SP).


Há um ano, a Honda dava mais um grande passo na sua trajetória de empresa referência em gestão ambiental. Em 26 de novembro de 2014, era inaugurado o primeiro parque eólico da Honda Energy do Brasil, pioneiro no setor automotivo nacional e no grupo Honda no mundo. Localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o empreendimento já gerou mais de 60.000 MW e permitiu a redução de 7.475 mil toneladas de CO2 emitidas no meio ambiente, o que representa 30% do total gerado pela fábrica da Honda Automóveis localizada em Sumaré, interior de São Paulo.

A expectativa é de resultados ainda melhores para os próximos anos com a previsão de maior favorabilidade dos ventos. “Esse é nosso primeiro parque eólico no mundo e tem sido um aprendizado diário. Os resultados desse primeiro ciclo foram dentro do esperado, os equipamentos estão funcionando a todo vapor e estamos orgulhosos de ver os nossos automóveis serem produzidos a partir do uso de energia 100% limpa e renovável”, comenta Carlos Eigi, presidente da Honda Energy do Brasil.

Parque eólico da Honda é referência mundial


Desde que a construção do parque eólico foi iniciada, em outubro de 2013, a Honda fez investimentos na ordem de R$ 100 milhões para a implementação total do projeto. Desde 26 de novembro de 2014, a unidade produz energia suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica da Honda Automóveis em Sumaré, que tem capacidade produtiva anual de 120 mil carros.

No último mês de outubro, o parque eólico registrou o melhor desempenho desde a sua inauguração. Ao todo, foram gerados 8.627 MW de energia limpa no período. O resultado, além de atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica de automóveis de Sumaré, que opera na capacidade máxima, também gerou energia excedente que foi vendida para o mercado livre.

Os equipamentos da Honda Energy são um dos maiores do Brasil. As nove torres, com capacidade individual de 3MW, têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As 27 pás, por sua vez, possuem 55 metros e 15 toneladas cada.

O parque eólico da fabricante japonesa ainda é o único do setor automotivo nacional a obter o Certificado de Energia Renovável cedido pela ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e pela Abragel (Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa). 


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HISTÓRIAS DE PROGRAMA SOCIAL DA FIAT CHRYSLER VIRAM LIVRO.


O diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Marco Antônio Lage, lança o livro “O Mundo Pode Ser Melhor”. Na obra, o executivo faz uma análise da trajetória do Árvore da Vida, programa de responsabilidade social que o grupo desenvolve desde 2004 na comunidade do Jardim Teresópolis, de 30 mil habitantes, em Betim (MG).

A narrativa foi construída a partir de histórias de moradores, que tiveram suas vidas transformadas pelos projetos de educação, geração de trabalho e renda, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da comunidade. 


“Pais que veem o filho se afastar do tráfico de drogas e conquistar o primeiro diploma, o reconhecimento do pequeno comerciante que vê seu negócio prosperar, a emoção de crianças e adolescentes que cantam em show de astro internacional são algumas das inspirações que me guiaram nesse desafio de compartilhar a experiência do Árvore da Vida”, afirma Marco Antonio Lage, jornalista com mais de 20 anos de experiência.

Publicado pela editora Autêntica, o livro tem prefácio do sociólogo italiano Domenico De Masi, apresentação do jornalista Chico Pinheiro e depoimento de Gilberto Dimenstein. À venda nas principais livrarias do país, o autor destinará a renda para o Árvore da Vida.

Resultados


Em uma década, o Árvore da Vida beneficiou mais de 21 mil pessoas do Jardim Teresópolis. Entre os participantes do programa, o índice de permanência na escola é de 98% e o de aprovação, de 95%. A renda média das famílias teve um crescimento real de 106% entre junho de 2004 e novembro de 2013, contra 63% das não participantes.

Em “O Mundo Pode Ser Melhor” estão histórias como a de Paulo Eloísio. Ele perdeu o pai antes de completar 1 ano. Mesmo diante das dificuldades financeiras da mãe e dos oito irmãos, Paulo foi um bom aluno: terminou o ensino médio sem atraso e fez o curso de capacitação profissional no Árvore da Vida. Trabalhou em concessionárias até ser contratado pela Fiat, onde está há seis anos. “Quando visito o Árvore da Vida, falo para os meninos: ‘Passei por todas as dificuldades que vocês passaram, chorei como vocês choraram, mas não desisti. Então não desistam!’”, conta.

Está lá, também, a trajetória do baiano Benedito Rocha Martins, Seu Bené, que relata com orgulho e entusiasmo a participação da família no programa: “O Marcos Vinícius fez o curso de capoteiro no Árvore da Vida, e hoje está trabalhando numa concessionária de veículos. Já tem o carrinho dele. O Renan e a irmã, Renata, começaram no projeto com 11 anos. Ela fez oficina de dança e hoje se apresenta em grupos de Belo Horizonte, como o Aruanda. O Renan fez um curso profissionalizante no Cesam e foi menor aprendiz na Fiat. Eu continuo firme. Faço parte do Grupo de Referência do Árvore da Vida; fazemos a ponte com a comunidade. E até hoje, quando tem um curso, a gente sai pelo bairro chamando os meninos para fazer inscrição”.

As mães de família também são protagonistas de histórias de superação. A Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável, reúne mulheres que conseguiram aumentar a renda e inspiram a comunidade. O livro conta, por exemplo, a conquista de Iracema Pereira que se transformou em presidente da cooperativa e foi à Itália expor seu trabalho em importante feira. Em visita a San Marino, ela sentou-se numa pedra e chorou copiosamente, pois nunca poderia imaginar a oportunidade de conhecer um lugar como aquele.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

DUSTER OROCH TEM PLANO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO "TROCA FÁCIL" COM 5 ANOS DE GARANTIA TOTAL.


A Renault lança mais uma facilidade para o cliente interessado em comprar a inovadora picape Duster Oroch. O plano "Troca Fácil" é a forma mais inteligente de comprar um Renault. O cliente faz pagamentos com parcelas até 30% menores que o crédito tradicional, dá uma entrada baixa e tem a garantia de recompra do seu carro usado. Ou seja, no final do seu contrato o cliente entrega o carro usado e com isso garante o valor de entrada do novo contrato, iniciando assim mais um ciclo de troca fácil e ficando sempre com um carro 0 km.

No caso específico da Duster Oroch outro benefício é que o cliente que faz esta modalidade de crédito tem 2 anos adicionais de garantia total de fábrica, ou seja é um Renault com 5 anos de garantia total - garantia inédita no segmento de picapes. 

Vale lembrar que esse é um produto já consolidado em países como Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha entre outros e atualmente já representa 30% dos contratos de credito para financiamento de carros.

Sobre a Duster Oroch

A Duster Oroch é uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas, excelente espaço para cinco passageiros, caçamba generosa e com tamanho na medida certa. O modelo inova ao inaugurar um segmento entre as picapes pequenas e as grandes, unindo as melhores características de ambas. A Duster Oroch é perfeita para quem procura liberdade e não abre mão de grande espaço interno e da versatilidade de uma picape, seja para o trabalho ou para o lazer.

Derivada de um verdadeiro SUV, o Renault Duster, a picape foi desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. O modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. No total, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

Imprensa Renault do Brasil.