quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

BANDEIRANTES AMPLIA SUA REDE COM EMISSORA DE RÁDIO AFILIADA EM ORLANDO.


A partir desta quinta-feira, as rádios do Grupo Bandeirantes passaram a contar com um correspondente em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. O jornalista Estevan Ciccone vai participar das programações das rádios BandNewsFM, Bandeirantes e Bradesco Esportes FM, com informações sobre turismo, negócios e esporte.

Como primeira missão, Ciccone terá a cobertura da Florida Cup, torneio internacional que está sendo disputado neste mês, com times brasileiros (Corinthians, Fluminense, Atlético MG e Internacional) e de outros países (como Schalke 04 e Bayer 04, da Alemanha, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia).

A cidade de Orlando é considerada hoje o novo polo brasileiro nos Estados Unidos. É também um dos principais destinos de brasileiros no exterior, por causa dos parques temáticos. Além disso,  também tem aumentando sua relevância no futebol mundial, com a criação do time Orlando City, que tem o brasileiro Kaká como principal estrela.

A contratação do correspondente é um dos passos das rádios do Grupo nos preparativos para um empreendimento maior: a afiliação de uma emissora em Orlando, nos Estados Unidos, voltada para a crescente colônia brasileira na Flórida. A nova afiliada terá programação produzida pelas emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação, com previsão de estreia no mês que vem em dupla frequência: 93.1 FM e 810 AM.

Nayara Moreira
ncmoreira@band.com.br

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

ZAROOQ, NASCE O PRIMEIRO CARRO ÁRABE

Competição no mercado de automóveis novos lista marcas a fazer fusão, acordos, ou ser assimiladas, ou desaparecer. Daí ser surpresa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sem tradição no ramo, surgir novos fábrica e projeto.

Não é montadora de veículos ocidentais, mas pioneira fábrica com projeto, construção, e aplicação adequada às demandas e exigências de selecionado público local. Produção quase completa, do desenho à construção de partes, estrutura e carroceria. Surpresa e incoerência? Nada surpreende por aqueles lados, de vontades turbinadas por petrodólares – apesar da queda do valor do óleo.

Não se imagine um buggy árabe, mas muito mais, um veículo dimensionado aos esforços para tipo competições em circuito de areia, às exigências de desgaste físico dos pilotos, e a capacidade de ser utilizado fora de circuitos. Daí o poderoso ar condicionado, e o projeto na linha de encontro entre o conforto e o uso em corridas. A Zarooq Motors o descreve com humor: desenho com toque italiano; construção com toque alemão; mecânica com toque dos EUA.

Construção pela Campos Racing, que já andou pela Fórmula 1, com enorme conhecimento sobre carros de corridas, e pretensões Dubaianas: marca perene, sinônimo de todo terreno, performance em competição. Projeto comercial se assenta em duas bases sólidas: um circuito oficial para corridas em areia, para competições e para turistas interessados em alugar o Zarooq e rodar. É o Dubai Off-Road Racing Track, circuito em areia. Nele, campeonato com a série inicial, para divulgar o primeiro automóvel projetado e construído nos Emirados Árabes Unidos, e após fazer versão a uso quase normal, misto em habilidades para andar no deserto e fora dele. Ao momento divulga o caderno de exigências do projeto para filtrar fornecedores. Não deve ser barato, nem de produção intensiva.

Como é
Aparência agressiva por Anthony Jannarelly, desenvolvedor para a Lykan e para a W Motors. Chassis pronto com motor colocado, moldes de carroceria em usinagem, apresentação por protótipos operacionais ao final de fevereiro 2016. Previsão anterior era janeiro.

Comprimento 4200 mm; largura 2084 mm; entre eixos 2820mm, bitolas 2160-2100 mm; ângulo de entrada 45º; saída 53º; altura livre 315 mm; peso 1000 – 1050 kg; velocidade final 200 km/h.

Mais
Motor 3.498 cm3; V6, entre 400 e 500 cv; entre eixos traseiro; chassi em tubos de aço S355; suspensão off Road; rodas, pneus, amortecedores, de competição. Preço não divulgado. Mais? Mídias sociais #zarooq #sandracer #زاروق
Zarooq, aos não iniciados, é a mais rápida das serpentes do deserto.

Zarooq, made in Dubai

Algumas coisas a mais sobre o Fiat Toro

Ao lançar aos o picape Toro, Fiat quer ampliar seu portfólio, vendas e participação no mercado. Corre para revigorar produtos atuais, desenvolver versões, e criar novos, arrostando a difícil missão de manter a liderança de vendas, onde está há 13 anos.

O Toro é o primeiro desdobramento Fiat da plataforma Small Wide, criada para nova geração de produtos, iniciada pelo bem sucedido Jeep Renegade. Ainda no primeiro semestre, o ora dito Mobi, carro de entrada, substituto do Mille. Logo após, próximo produto Jeep, sintetizando as atuais linhas Compass e Patriot.

O Toro fará parte do novo segmento inaugurado pela Renault com o Duster Oroch, mediando entre os picapes pequenos, como o líder Fiat Strada, e o degrau superior, dos picapes grandes, para onde migraram Chevrolet S 10, Toyota HiLux, Mitsubishi L200, Ford Ranger ...

Além da posição mercadológica, o Toro é diferenciado pelas linhas, pela preocupação aerodinâmica, pela composição plástica mais próxima de automóveis que de caminhões.

Mais
Coluna obteve com fonte da FCA dados adicionais. Em comparação ao Oroch, com motorizações 1,6 e 2,0, transmissão mecânica de 5 e 6 velocidades, o leque de versões tem mais amplitude em motores, transmissões, tração e decoração.

Novidade maior é aplicar motor não disponível no Renegade vendido no mercado nacional – ele também é produzido em Melfi, Itália, e dali exportado ao mundo. É o engenho de quatro cilindros, 2,4 litros, 190 cv – o utilizado no Freemont com transmissão automática de seis velocidades. Outros grupos de moto transmissão serão os já conhecidos no Renegade: diesel, 2,0 e 170 cv com transmissão de nove velocidades; Flex 1,8, 139 cv, e transmissão Dualogic, automatizada, com seis velocidades.   
             
Tração nas 4 rodas e marcha reduzida, opção nos diesel.

No resto se equivalem, apesar do comprimento, quase 4,90m, da maior altura do solo, 21 cm nos Flex e 22 cm nos Diesel. Peso na caçamba, respectivos 650 kg e 1.000 kg. Apesar da proveniência das informações, não parece razoável uma tonelada de carga livre na caçamba para as versões diesel.

Quanto?
 Versão
  Motor
     Transmissão
    Preço  R$ 
Freedom
1,8
Dualogic 6V
75.000
Opening Edition
1,8
#
         81.000
Diesel 4x2
2,0
Mecânica, 6V
91.000
Diesel 4x4
2,0
#
         99.000
Volcano Diesel
2,0
Automática 9V
113.000*
*Volcano Diesel com tratamento de automóvel, pintura perolizada, rodas em liga leve, revestimento em couro. Marco no Toro, a tampa traseira da caçamba é bi partida e permite um acessório Mopar para estende-la.

Toro

Com tecnologia Mercedes empacota novo Classe E

Mostrado no Salão de Detroit, ora em curso, o novo Mercedes Classe E, mais rentável série da marca, é maior, conceitos estéticos vistos nos Classes C e S, muita tecnologia.

Produto não decepcionou: maior ante versão anterior, com ditames aerodinâmicos mandando esticar o capô, inclinar o para brisas e recuar o teto.

Obteve Cd de 0.23, medida de resistência ao ar, marca excelente para sedã.

Além da sugestão de dinamismo, a 10ª. geração novo Classe E vem empacotada por tecnologia com foco preciso: manter clientes e atrair outros tentados por Audi A6 e BMW Series 5, líderes de vendas. Ao novo Classe E aplicam o carimbo de Semi Autônomo por conta do pacote de auxílios eletrônicos como o Assistente de Mudança de Faixa – dois segundos após o motorista acionar a seta, um conjunto de radar e câmera movem a direção se a faixa estiver desocupada; Piloto Remoto de Estacionamento – pelo celular faz o Classe E entrar e sair de garagens e vagas. Foi truque em BMW num filme da série 007 e ano passado agregado à Series 7 da marca concorrente; V2X– por celular troca informações com outros carros rodando à frente, podendo receber informações da estrada, de pistas geladas a carros quebrados no acostamento.

No interior maior espaço, em especial para o banco traseiro, o conceito de Inteligência Aerodinâmica inclui duas telas – uma à frente do motorista, substituindo os instrumentos e outra ao centro do painel, 20 cm, botões sensíveis a toque no volante.

Motorização a gasolina conhecido motor L4, 185 cv e 300 Newton-metro de torque.
Versão híbrida com potência combinada de 280 cv, transmissão 9G Tronic – automática com 9 velocidades. Novo diesel 2,0 não virá ao Brasil. Aqui à venda fim do 1º. semestre.

Mercedes Classe E 2016, aerodinâmica e confortos eletrônicos

Na Bahia, novo autódromo

Leitores da Coluna sabiam das ações da jornalista Selma Moraes, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, para implantar um autódromo em seu estado. Município de São Francisco do Conde, a pouca distância de Salvador e acesso por terra, mar e ar, bancou o investimento com vistas a se tornar base para o aproveitamento do potencial econômico gerado pela atividade das corridas. Prefeito Evandro Almeida mostrou visão pouco usual.

O Autódromo Internacional da Bahia, foi inaugurado passado fim de semana, com provas de sua especialidade: corridas em pista de terra, com 1.700m de extensão, 14m de largura e de motocross. A área total de 850.000 m2 quadrados permite muita expansão.

Próximos passos, construção de pistas de kart, de asfalto. Vitória da visão, garra e determinação da jornalista Moraes, exemplo a ser seguido.

Autódromo na Bahia começa com circuito de terra 

Roda-a-Roda

Nada a ver – Apesar de pequena queda de vendas, causada pelo Dieselgate, a questão das emissões superiores às normas dos EUA, outras empresas VW cresceram: Porsche vendeu 225 mil unidades, recorde de produção, com liderança dos SUVs Macan e Cayene. Maior mercado, China.
Mais – Em crescente ascensão Audi vendeu 1,8M, superando em 20%, 300 mil unidades os planos para 2015. Nos EUA, maior mercado, e no Brasil, dos menores, cresceu.
Mais – Audi inicia importar o A1 Sportback, 4 portas em versão mais potente: novo motor 1,8 TFSI faz 192 cv, levando-o aos 100 km/h em 6,9s, a R$ 125 mil. Opção com motor 1,4 e 125 cv por R$ 107 mil. Transmissão dupla embreagem, com 7 velocidades. Pacote é concorrente de Mini.
Questão – Coisa secular, invenções e criações são registradas para impedir cópias por concorrentes. Com o software Ford SmartDeviceLink, ocorre o contrário: a companhia incentiva concorrentes a adotá-lo. O sistema coleta, conecta e controla aplicações de SmartPhones a partir dos veículos.
Facilidades – O Smart.... é software de fonte aberta contendo a plataforma Sync@AppLink, provendo aos clientes acessar as aplicações favoritas através de comando por voz. Conceito é, quanto maior o número de usuários, mais rápido será o desenvolvimento de aplicações.
Cruze – GM argentina divulgou foto final do modelo Cruze a ser feito lá em versões hatch e sedã, e exportado ao Brasil. Linhas e motor novos, 1,4 litro + turbo = 155 cv. O Cruze é originalmente coreano, onde a GM comprou a Daewoo, e não foi feito no Brasil por conta do não entendimento com o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, SP.
Mais um – Início de fevereiro BMW apresentará ao mercado brasileiro seu modelo X1. Importado, é um SAV da base de entrada da marca.
Atraso – VW postergou a apresentação do Gol Trend. Será em março. Como a Coluna informou, ênfase em atualização de confortos de conectividade.
De novo – Enquanto não vem o modelo novo, mudança é para criar atrativos. Para marcá-lo, mudanças estéticas nos faróis, para choques, disposição no painel. Na mecânica, o novo motor 1.0 de três cilindros.
Marco – Apesar da retração do mercado, vendas do Jeep Renegade em dezembro foram façanha: 6.976 unidades – 300 sobre o então líder Ford EcoSport, dezembro de 2012, último mês antes da indústria nacional declinar.
Veraz – À apresentação do Renegade no Salão do Automóvel, Sérgio Ferreira, diretor geral da marca, asseverou, seria líder de mercado. Pareceu falaz, mas fechado 2015, na relação entre volume e meses de venda, lidera.
Exemplo – Allison, maior fabricante mundial de transmissões nomeou David Graziosi presidente. Exemplo para a administração brasileira com 39 ministérios e 20 mil ! funções para assessores indicados sem maiores exigências.
Tudo eu - Grazioni acumulará com as funções de: 1 - Diretor Financeiro; 2 - Supervisor de Operações; 3 – Compras; 4 - Qualidade e Confiabilidade; 5 -Assuntos Legais/Corporativos; 6 - Comunicações/Auditoria Interna; 7 - Recursos Humanos, Informações e Serviços; além de 8 - Tesouraria.
Cafezinho e água, imagina-se, a cargo da sra. Mary Smith.
Ajuda – 3M desenvolveu nova fita crepe para os serviços em pintura de veículos. Ganhos de tecnologia em maior capacidade de contorno nas peças, isolamento nas beiradas e a vantagem de não deixar resíduos quando submetida à elevada temperatura nas oficinas com estufa para pintura.
Antigos, 2 – O Pebble Beach Concours d’Elegance, 3º. domingo de agosto, mais entojado dos encontros mundiais de automóveis antigos, aula de como fazer, em grande expansão, apesar do crescendo no preço dos ingressos.
Mais – Antes com estacionamento contido ou nas estradas em seu entorno, em Carmel, California, o desmesurado movimento de público fez utilizar os campos de golfe do hotel The Lodge, onde se abriga, e atingindo a insuportabilidade. Uma foto aérea interpretaria a massa humana como alguma passeata pró ou contra os automóveis antigos, meras manchas em seu meio.
E mais – Para frear excesso de visitantes, organizadores resolveram aumentar custo do ingresso. De US$ 100 vem galgando números e para 2016 tenta conter visitantes sem perder faturamento. Ingressos agora incluindo estacionamento no green subiram a US$ 325 – uns R$ 1.300 -, e para dar tempo a juízes e jornalistas observar os automóveis, abrirá das 10h30 às 17h.
Clássico, já! – Melhor rótulo para distinguir um automóvel é tê-lo como Clássico. Por entendimento mundial tal classificação é restrita aos de projeto e construção superiores, melhores materiais e distinção por luxo ou performance.
Poucos - Seleção muito restrita, no Brasil, apesar da liberalidade no uso da palavra, apenas dois veículos são assim classificados: o Willys Itamaraty Executivo – a limousine -, e o Brasinca 4200GT e seu sucessor Uirapuru.
Mercedes – O último Clássico pós-Guerra é o Mercedes SE, cupê ou conversível produzido do início de ’60 a 1971, motores entre L6 2,2 litros e V8 3,5, no Brasil apelidado Charuto. Agora surgiu outro candidato: o SLS AMG. Preparação AMG, GT com portas asas de gaivota – abrindo para cima, como o inspirador 300 SL.
Mudança – Para o Brasil foram importadas umas 80 unidades entre 2010 e 2012. Com todos os ônus, incluindo o inexplicável imposto de importação a 35%, e IPI e ICMS em cascata. A primeira, em Brasília, por R$ 800 mil e os últimos exemplares a R$ 450 mil.

Mercedes SLS AMG, futuro clássico

De volta - Porém mercado alemão iniciou demandar por eles, enxergando qualidades não vistas quando disponíveis, pagando entre US$ 150 mil e US$ 180 mil, superior ao custo quando O Km.
Negócio - Com a desvalorização do Real, o valor no Brasil, US$ 110 mil por unidade usualmente pouco rodada, levou agência em S Paulo a exportar quatro exemplares e tem encomenda de 20. Comercialmente é situação insólita e em termos de antigomobilismo, o início do caminho para ser considerado Clássico.





Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

MAN LATIN AMERICA ANUNCIA NOVIDADES EM VENDAS, MARKETING E PÓS-VENDAS.

“São mudanças importantes para podermos enfrentar os desafios do ano que começa. E o cliente será o grande beneficiado”, diz Ricardo Alouche, no centro da foto, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora.

A MAN Latin America anuncia importantes novidades na organização de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, buscando aprimorar ainda mais o atendimento a consumidores e concessionários das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN. Os executivos João Herrmann, Ricardo Bonzo Filho, George Carloto e Carlos Eduardo Rocca de Almeida assumem novos cargos na empresa. E o escritório regional de Vendas na região Sul do Brasil muda-se de Porto Alegre (RS) para Curitiba (PR). As mudanças valem já a partir deste mês. 

MARKETING

João Herrmann assume toda a área de Marketing da MAN Latin America. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, Herrmann é pós-graduado em Engenharia Sucroalcooleira pela Universidade de Campinas, com MBAs em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Estratégia Empresarial pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Iniciou sua carreira no Grupo Volkswagen estagiando na fábrica de motores da marca em São Carlos (SP), e trabalhou como engenheiro do Desenvolvimento e Engenharia Avançada da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Nos últimos quatro anos, João Herrmann atuava como Gerente de Marketing do Produto da MAN Latin America.

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DE VENDAS

Ricardo Bonzo Filho é o novo responsável pela Administração Central de Vendas. Com graduação em Economia, pós-graduação em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração, Bonzo tem mais de 16 anos de experiência no setor financeiro. Passou por empresas como Bank Boston, Banco Itaú e Banco Volkswagen, atuando em áreas de Planejamento de Produtos financeiros, Planejamento Estratégico Comercial e Vendas.

OPERAÇÕES COMERCIAIS E PEDIDOS ESPECIAIS - CAMINHÕES

Carlos Eduardo Rocca de Almeida assumirá a gerência da área. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie de São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Iniciou sua carreira em 1997 na área de Assistência Técnica da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Foi também representante de Vendas no escritório Regional de São Paulo (SP), consultor comercial e supervisor em Vendas Especiais de Caminhões, e em 2010 assumiu a gerência do escritório Regional de Porto Alegre.

ESCRITÓRIO REGIONAL DE VENDAS SUL

George Carloto é o novo gerente de Vendas da MAN Latin America para a região Sul do Brasil. Formado em Ciências Contábeis e com MBA em Auditoria e Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (RS), tem 20 anos de atuação no setor automobilístico. Iniciou sua carreira no Grupo Volkswagen em Serviços Financeiros, sendo mais tarde consultor de Negócios junto à rede de concessionários de automóveis e caminhões. Em 2007, foi transferido para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, passando pelos cargos de subgerente comercial e supervisor do escritório regional Sul.

Com a transferência da Regional Sul de Porto Alegre (RS) para Curitiba (PR), o escritório passa a funcionar na Rua Heitor Stockler de França número 396, sexto andar, sala 602, no bairro Centro Cívico. “Também manteremos consultores de Vendas residentes em Porto Alegre, permanecendo próximos do importante mercado do Rio Grande do Sul”, explica Ricardo Alouche.   

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

CONSÓRCIO HONDA AMPLIA PRAZO E LANÇA NOVO PLANO.


O Consórcio Honda reforça o seu compromisso com o consumidor e lança um novo plano para aquisição de motocicletas e automóveis da marca. A partir deste mês, quem deseja comprar ou trocar seu veículo via consórcio, poderá pagar a cota em até 80 meses com parcelas reduzidas. A novidade, pioneira entre as administradoras de consórcio de motos do País, tem o objetivo de oferecer planos que se adequem a realidade do consumidor e de facilitar o acesso aos produtos Honda.

Presente no mercado há 35 anos, o Consórcio Honda é a maior administradora de consórcio do país, se consolidando como líder do segmento com mais de 2 milhões de clientes ativos e 5 milhões de motocicletas entregues. Além da vantagem de parcelamento da cota em até 80 meses, com parcelas a partir de R$ 99,84, outro atrativo da modalidade são os planos que se adaptam ao orçamento do cliente, que pode indicar a melhor data para pagamento de sua parcela e participar desde a primeira assembleia por sorteio e lance.


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KAWASAKI INAUGURA CONCESSIONÁRIA EM GOIÂNIA.


A Kawasaki Motores do Brasil está expandindo a sua rede de concessionárias autorizadas para atender a demanda pelos produtos Kawasaki, que vem crescendo rapidamente desde a inauguração da fábrica no Pólo Industrial de Manaus, em outubro de 2009. Nesta quinta-feira (14) será inaugurada a nova concessionária Kawasaki Avant Motos Goiânia, na capital do estado de Goiás, localizada à Avenida T-63, número 125, Setor Bela Vista.

Reconhecida mundialmente como uma marca premium, a Kawasaki vem quebrando um paradigma no mercado brasileiro, oferecendo modelos de alta qualidade para um público exigente e bem informado, mas que tinha pouco acesso a produtos sofisticados e tecnologicamente avançados, até então disponíveis somente na Europa ou na América do Norte.

“A Kawasaki Motores do Brasil inaugura hoje uma nova concessionária em Goiânia, a Avant Motos. Seremos bem representados por empresários sérios, focados no cliente e com habilidade em vendas e pós-vendas. Viemos para ficar”, garante Mauro Ferraz, gerente comercial da marca.


Kawasaki Avant Motos Goiânia
Avenida T-63, n° 125, Qd 26, Lt 27 – Setor Bela Vista
motoavant@motoavant.com.br
62 3086-1247


VGCOM - VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO
Vanessa Giannellini
Gelse Montesso 
Luciana Omena 
Fernanda Spagnuolo
(11) 3213-9972 - (11) 2155-0246

FÓRMULA TRUCK: WELLINGTON CIRINO RENOVA CONTRATO COM A EQUIPE ABF.

Com quatro títulos no currículo da Fórmula Truck, Wellington Cirino, além de ser um dos maiores ganhadores com 25 vitórias e liderar o ranking com 29 poles positions, também é um dos pilotos com maior número de corridas na história da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Neste 21º ano da F Truck, Cirino só ficou fora na primeira temporada, em 1996. De lá para cá, foram somente seis corridas ausente, três em 2011, quando esperou a montagem do caminhão Mercedes-Benz e ainda assim foi campeão, e outras três quando sofreu um acidente em 2005.


e/d: O tetracampeão Wellington Cirino ao lado de Neno, seu chefe de mecânicos.

Mas não estão somente nos números as esperanças de mais um título de Cirino, que em 2015 ganhou uma corrida e terminou o ano na sétima posição. Ele acredita que com a reestruturação da equipe da ABF Mercedes-Benz a situação vai melhorar bastante.

``Estou muito contente por a Mercedes-Benz ter continuado com a gente por mais um ano e agora é tentar seguir os passos do Paulo Salustiano, que foi vice-campeão em 2015 e fez um excelente campeonato. O objetivo é chegar à decisão com os dois caminhões brigando pelo título. Nossa dupla é bem forte``, disse Cirino.

Um dos pilotos a ser batido nesta temporada, que começa no dia 13 de março em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, é justamente o tricampeão Leandro Totti. No entanto, Cirino garante que mais seis ou sete pilotos estarão na briga direta pelo título de 2016. 

``Tem o Felipe Giaffone, que é um piloto muito forte, além, claro, do Totti, do Salu, e eu, que podem ter certeza, vou disputar este título, que será um dos mais disputados dos últimos tempos``.

Para isso Wellington Cirino espera ter maior regularidade do que no ano passado, quando enfrentou dificuldades para terminar algumas corridas.

``Das dez fiz somente três boas. A da vitória em Guaporé, a do segundo lugar na abertura do ano em Caruaru, e a de Cascavel. Esta reestruturação na equipe me empolga demais e vamos buscar ter mais constância neste ano. Com o regulamento atual, o caminhão precisa ser confiável para terminar as duas fases da etapa e marcar o maior número possível de pontos. A corrida é vencida na oficina. Na pista são meros detalhes de acerto``, diz Cirino.

Pré-calendário de 2016 *

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
* Sujeito a alterações

Mais informações

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144