quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CHUMBO GORDO.
Por Carlos Brickmann*

É UMA BRASA, MORO. 

Terminam hoje as férias do Judiciário. É o retorno em grande estilo das operações da Lava Jato. O procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa que investiga o caso, dá números que prometem fortes emoções: diz que a Lava Jato, por enquanto, atingiu um terço das pessoas que deverão ser alcançadas, entre políticos, empresários e agentes públicos. Fora isso, os pedidos de informações e de apurações feitos a países estrangeiros abrirão novas vertentes de investigações. Nos cálculos do procurador, a Lava Jato deve durar mais uns três anos.

E o trabalho não se limita ao Ministério Público Federal: em São Paulo, o MP estadual está ouvindo 20 pessoas na investigação dos negócios da Bancoop – a cooperativa habitacional dos bancários, que quebrou sem entregar a cerca de 400 compradores os imóveis vendidos e pagos; mas que, com apoio da empreiteira OAS, entregou aquele companheiríssimo apartamento triplex do Guarujá, de frente para o mar, com detalhes exclusivos que incluíram até elevador interno privativo. A Bancoop era dirigida por João Vaccari, que depois foi tesoureiro do PT e da campanha de Dilma à Presidência da República. E a OAS é apontada como a fada que multiplica bons presentinhos a políticos amigos e influentes.

O juiz Sérgio Moro, de Curitiba, que volta retemperado das férias, já vinha trabalhando há alguns dias, preparando a retomada do ritmo da Lava Jato. E, embora tudo indique que a marchinha Japonês da Federal será um sucesso carnavalesco, há gente que já teme a oportunidade de encontrá-lo antes do Carnaval.

A crise da Petrobras

A Petrobras já não está entre as 500 maiores empresas do mundo. A ação sem direito a voto está a menos de R$ 5,00 – o menor preço desde 1999. O valor global da empresa caiu 27% nos 20 dias de 2016. De 2008 para cá, a empresa perdeu 85,5% do valor de mercado. Por que? Fala-se em baixa do petróleo, que caiu de mais de US$ 100 o barril para menos de US$ 30 em alguns meses – mas a Petrobras cresceu com o barril a US$ 3, ou menos; e cresceu quando o preço pulou para US$ 12.

Energias alternativas? Quando o álcool deslanchou no Brasil, a Petrobras continuou crescendo.

Ladroeira? Roubou-se muito: dizem que só o PP, um anão diante de PT e PMDB, pegou R$ 358 milhões, e Pedro Barusco, um gerente, decidiu devolver quase US$ 100 milhões que estavam com ele. Mas ninguém pode dizer que antes nunca se roubou.

E a Petrobras se manteve saudável.

Competência só no roubo

A Petrobras não perdeu valor por problemas externos, mas por unir ordenha descontrolada e incompetência gerencial. Se o diretor é escolhido por saber sugar a empresa, não se vai exigir que seja também competente. Enquanto houve competência, a Petrobras cresceu e se transformou numa gigante mundial.

O lendário John D. Rockefeller, criador da Standard Oil, dizia que o melhor negócio do mundo era uma empresa de petróleo bem administrada; e o segundo melhor negócio era uma empresa de petróleo mal administrada. A Petrobras comprovou essa tese: para perder tanto, precisou juntar má gestão com muito desvio.

Vale a aposta

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que o Governo não acha necessário buscar recursos no Tesouro para dar fôlego à Petrobras. Já Dilma disse que a possibilidade de o Governo capitalizar a Petrobras não está descartada.

Façam suas apostas. Este colunista acha que Dilma ganha e Barbosa se cala.

A vida real

Há jornais dizendo que os adversários do prefeito paulistano Fernando Haddad, do PT, temem sua chegada ao segundo turno. A verdade: o Ibope acaba de divulgar pesquisa sobre a popularidade do prefeito petista. É devastadora. Sua avaliação é a pior que já teve (e a anterior já era baixíssima): dos 15% entre ótimo e bom, em 2015, caiu para 13%. O desgosto com Haddad (avaliação ruim ou péssima) subiu de 40% para 56% em um ano. Os que o avaliavam como Regular caíram de 45%, há 12 meses, para 31%.

A menos que ocorra uma improvável reviravolta, Haddad logo deixa de ser conhecido como o prefeito Suvinil (por adorar passar tinta no chão da cidade) e ganha o apelido de Haddad, o Breve.

Escorregando

Haddad vem mal nas pesquisas faz tempo. Em outubro, já era o campeão da rejeição: 71,5% dos entrevistados disseram que não votariam nele em hipótese alguma (contra 5,9% que votariam nele com certeza). O ex-presidente Lula, que criou Haddad como candidato, tem dado conselhos ao prefeito, mas se queixou a vários amigos de que não adianta: ele não ouve ninguém.

Comparando

Talvez o motivo não seja este. Mas pode ser que o Brasil esteja mal por ter um Governo inchado. Nos Estados Unidos, há dois senadores por Estado. No Brasil, três. Nos EUA, são 435 deputados federais para 300 milhões de habitantes. No Brasil, 513 para 200 milhões de habitantes. A Suprema Corte tem nove ministros, com 320 funcionários; o STF tem onze ministros, com 1.600 funcionários. O presidente Obama tem 19 ministros.

A presidente Dilma teve 39. Hoje tem 39, já que ministérios supostamente extintos mantêm intacta sua estrutura.










Carlos Brickmann - carlos@brickmann.com.br - é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br. Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - informação com humor, precisão e bom senso - contato@chumbogordo.com.br.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

NOVO HONDA ACCORD CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS.

Sedã de luxo está ainda mais sofisticado e com estilo único, trazendo alterações significativas no design e novas tecnologias em sua linha 2016.


O novo Honda Accord chega às concessionárias da marca na exclusiva versão EX, pelo preço público sugerido de R$ 156.300. Importado dos Estados Unidos, o sedã está ainda mais sofisticado e com estilo único em sua linha 2016, trazendo alterações significativas no design e novas tecnologias.

Na dianteira, o Accord traz componentes que expressam requinte e esportividade, com destaque para os faróis e luzes de neblina exclusivamente em LED. As linhas laterais e novas rodas aro 18” realçam o design dinâmico. Na traseira, as novidades são o para-choque, as lanternas com iluminação em LED e o aerofólio na tampa do porta-malas.

O Accord 2016 mantém o elevado padrão no acabamento interno, com o revestimento dos bancos que combina couro a partes específicas em material sintético de alta qualidade, detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas, e central multimídia com tela de 7” multi touchscreen e GPS integrado com informações de trânsito das principais capitais do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, inicialmente. O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Também são novidades as pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação, banco traseiro bipartido rebatível (60/40), função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos e dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho direito. Outra tecnologia de destaque é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave, que oferece mais conforto, pois o ar-condicionado automático dual zone é acionado ao ligar o motor do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22° C.

O Accord EX é equipado com o consagrado motor i-VTEC 3.5 V6 e câmbio automático de seis marchas, agora com paddle shift. Esse propulsor desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e 34,6 kgf.m de torque a 4.900 rpm, e seu grande diferencial é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM), que ativa e desativa três cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível.

Em relação à segurança, o Accord 2016 possui freios com ABS e EBD; controle de tração/estabilidade VSA; sistema de direção MA-EPS, que interpreta o movimento do motorista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva; HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa; e seis airbags. Como itens de conveniência, traz também a abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry), acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), sensor de chuva e teto solar elétrico.

O Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas concessionárias nas cores White Orchid (perolizada), Platinum Silver (metálica) e Crystal Black (perolizada). 

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EM AÇÃO DA PEUGEOT, CLIENTE RODA COM O 2008 ATÉ A ARGENTINA PARA ACOMPANHAR A FINAL DO RALLY DAKAR.


Leonardo Franco Bianchin, de 30 anos, viveu uma experiência incrível que ficará para sempre marcada em sua memória. Escolhido para participar do Desafio DKR, uma iniciativa da Peugeot junto aos clientes da marca, Leonardo sai,u na quarta-feira (13) da fábrica do Grupo PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ) com destino à Argentina à bordo de um 2008 Griffe THP, acompanhado pelo piloto e apresentador Gérson Campos, do programa Acelerados.

No trajeto de 2.500 quilômetros, a dupla cumpriu uma jornada extenuante até chegar na sexta-feira (15) ao seu destino final, a cidade de Rosário, onde participaram de uma celebração especial: a vitória histórica de Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret a bordo do 2008 DKR, a quinta da Peugeot Sport no Rally Dakar.

“Foi inesquecível. Nunca pensei em fazer uma viagem como essa, sair de carro por tantos quilômetros em direção a outro país, e o melhor, terminá-la em um local especial, próximo dos competidores do rali!”, comemorou Bianchin. Além de conhecer o toda estrutura montada pela organização do Rally Dakar, o cliente participou da festa de encerramento da Peugeot Sport. “Eu me senti como um piloto campeão, pois todos estavam muito integrados com os convidados. Tirei fotos ao lado do carro vencedor e conheci o navegador Jean-Paul Cottret. Foi uma experiência fantástica”, comentou.

Proprietário de um 2008, Bianchin exaltou as qualidades do modelo posto à prova. “O carro andou muito bem, fez ultrapassagens com segurança e a suspensão suportou bem os terrenos por onde passamos”, resumiu. Para acompanhar essa aventura, acesse os canais oficiais do programa Acelerados nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

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EQUIPE DE ROOY VENCE DAKAR 2016 COM PNEUS GOODYEAR PARA CAMINHÕES.


A equipe De Rooy, usuária dos pneus off-road ORD da Goodyear, venceu na categoria de caminhões do Dakar 2016 no último sábado, 16 de janeiro.  Percorrendo aproximadamente 9.000 km em 13 dias nos terrenos mais difíceis da Argentina e da Bolívia, o Dakar - ou “Odisseia”, como também é conhecido - é considerado a competição de automobilismo mais difícil do mundo. 

Depois de desafiar mais de 50 concorrentes de todo o mundo, o caminhão Iveco Powerstar #501 venceu em Rosário ao final da desgastante corrida. O caminhão equipado com pneus off-road ORD da Goodyear para caminhões, tamanho 375/90R22.5, produzidos em Luxemburgo, foi guiado pelo piloto Gerard De Rooy, da Holanda, e o copiloto Moisés Torrallardona, da Espanha, e contou com o apoio do mecânico Darek Rodewald, da Polônia. O tamanho do pneu é exclusivo da Goodyear e substitui o Assembly 14. 00R20 usado anteriormente pela equipe de Rooy.

A equipe, além de vencer na categoria de caminhões do Dakar, terminou em quinto lugar na classificação geral da competição com o caminhão de alta velocidade para apoio do grupo, conduzido por Ton Van Genugten e equipado com os pneus ORD da Goodyear.  Essa é a segunda vitória de Gerard De Rooy na classe de caminhões do Dakar, após seu sucesso em 2012, mas é a primeira vez que o caminhão vencedor usava pneus da Goodyear.

“A Goodyear nos garantiu um forte apoio técnico e assessoria antes do Dakar, especialmente com recomendações de calibragem dos pneus. As condições do Dakar são, sem dúvida, as mais difíceis que podemos encontrar. Incluem o pior de tudo - areia, pedras e lama; por isso, os pneus estão entre os fatores mais importantes. Os pneus off-road ORD da Goodyear 375/90R22.5 para caminhões foram fantásticos e essenciais em nosso sucesso no evento”, disse Gerard De Rooy.

“Queremos cumprimentar a equipe de Gerard De Rooy pelo enorme sucesso e pela vitória na classificação geral de caminhões no Dakar 2016. Esse foi um teste extremo e real para nossos pneus off-road ORD para caminhões. Ao vencer na categoria de caminhões e ficar na quinta posição na classe de apoio rápido, Gerard De Rooy e sua equipe demonstraram que esses pneus oferecem desempenho muito elevado, mesmo em usos extremos de off-road”, disse Benjamin Willot, diretor de marketing para pneus comerciais da Goodyear para Europa, Médio Oriente e África.

A equipe De Rooy, que fica sediada na Holanda, participou com três caminhões equipados com pneus off-road ORD da Goodyear, tamanho 375/90R22.5, na “Odisseia” Dakar 2016 - o caminhão principal, guiado por Gerard De Rooy, o caminhão de Ales Loprais, outro integrante da equipe De Rooy, e o caminhão de alta velocidade para apoio, conduzido por Ton Van Genugten.  A escolha do pneu Goodyear ORD foi feita após testes extensivos em conjunto com engenheiros do Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo, que ajudaram o grupo a alcançar as melhores configurações para otimizar o desempenho dos pneus em todas as diferentes condições do Dakar 2016.


Goodyear do Brasil – Relações Públicas
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Agência Ideal
Douglas Meira
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IVECO ENTREGA MILÉSIMO CAMINHÃO MOVIDO A GÁS NATURAL.

A Iveco conquistou mais uma importante marca no mercado mundial de veículos movidos à energia alternativa. A montadora entregou o milésimo caminhão Stralis Natural Power ao operador logístico CityLogistics, empresa francesa que fornece serviços de entregas urbanas e distribuição nas cidades de Lyon e Villeurbanne. 

Os caminhões foram desenvolvidos para rodar com Gás Natural Veicular (GNV).

Com planos de estender o atendimento para outras partes do país, mantendo o foco na redução da emissão de poluentes, a CityLogistics conta com uma frota de veículos “verdes”, incluindo os caminhões Iveco movidos a GNV. Na recente feira de transportes Solutrans, em Lyon, na França, a empresa encomendou dez Iveco Stralis Natural Power. A venda fez a montadora superar a marca das mil unidades em operação. Os veículos estão equipados com o motor Cursor 8 GNV, e podem utilizar gás metano de origem fóssil ou renovável (biogás). 

Uma alternativa viável ao diesel, o gás natural, é benéfico em vários aspectos, um deles é o preço de reabastecimento, reduzindo o custo total de propriedade (TCO) em até 10%, quando comparado com veículos diesel Euro VI.

Com relação às emissões, o gás natural é um combustível absolutamente limpo, devido a sua baixa emissão de partículas (-95% em comparação ao diesel) e 35% a menos de NOX. Com o GNV, é possível, ainda, reduzir as emissões de CO2 dos veículos, a partir de 10%, ou quase 100%, no caso da utilização de Biometano.

Em termos de fornecimento de infraestrutura para reabastecimento, a CityLogistics também fechou um acordo com o grupo espanhol Endesa para a construção e gestão de um novo posto de abastecimento na cidade de Lyon, que já está em operação.



IVECO
Jorge Görgen - Gerente de Relações com a Imprensa
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SUBARU TRADE CENTER.

Subaru promove ação exclusiva no principal centro de negócios da América Latina.

A Subaru e o World Trade Center São Paulo (WTC-SP) fecharam uma parceria que promete agitar a rotina dos frequentadores das instalações de um dos principais centros de negócios da América Latina. O projeto, chamado de Subaru Trade Center, será inaugurado esta semana no WTC -SP, situado em uma área de 200 mil m² na nobre região entre as avenidas Berrini e Nações Unidas, em São Paulo (SP).

Durante a parceria, que nesse primeiro momento será de três meses, o Subaru Trade Center contará com espaço dedicado exclusivamente à marca Subaru, situado no lobby do Sheraton São Paulo WTC Hotel, onde um grupo de “especialistas Subaru” estará à disposição dos hóspedes e visitantes, apresentando os atributos dos veículos da marca. A ação ainda inclui comunicação visual em vários pontos do complexo WTC, ação especial de test-drive para potenciais clientes, entre outras atividades exclusivas.


Essa equipe treinada pela marca apresentará os diferenciais dos veículos Subaru, que poderão ser conhecidos pelos clientes também nos test-drives dos diferentes modelos, a cada dia. Além do prazer de conhecer e guiar um Subaru, no Subaru Trade Center, os clientes participantes da ação de test-drive serão presenteados com a lavagem ecológica gratuita de seus veículos atuais.

De acordo com Flavio Padovan, Diretor Geral da Subaru no Brasil, essa parceria com o WTC-SP está em perfeita sintonia com a estratégia da marca no Brasil. 

“Seguindo a tendência do comportamento dos consumidores e de suas expectativas, levaremos a marca e os produtos para dentro de um enorme conglomerado, onde existem grande concentração e circulação de clientes potenciais”.

O executivo da marca explica ainda que “a parceria com o WTC-SP se deve ao fato dele ser um dos principais centros de negócios da América Latina e é reconhecido pela sua qualidade de atendimento, modernidade e vanguardismo, abrigando vários empreendimentos diversificados em um único espaço e isso é perfeito para expor a marca Subaru e os seus produtos. Neste local, teremos uma Central Avançada de Vendas e de Atendimento, onde os clientes poderão testar nossos produtos e discutir propostas de comercialização altamente atrativas, sem a necessidade de longos deslocamentos no trânsito de uma cidade como São Paulo”.

Além da presença da equipe de especialistas da Subaru no lobby do hotel Sheraton WTC São Paulo, a inovadora ação de marketing da Subaru levará aos diversos espaços do complexo WTC, como no D&D Shopping, o Hotel Sheraton e WTC Events Center, uma comunicação visual da marca e da sua linha de produtos, especialmente desenvolvida com base no perfil e desejos dos frequentadores de cada um dos locais.

Para Fernando Guinato, Diretor do Sheraton São Paulo WTC Hotel e WTC Events Center, a parceria tem todos os elementos para gerar inúmeros benefícios. “Escolhemos o parceiro certo para um projeto inovador, com todos os ingredientes do sucesso. Queremos apresentar para o mercado um novo formato de ação promocional”.

Também na área do D&D Shopping, primeiro centro comercial da América Latina focado no segmento da decoração e instalado na área do Subaru Trade Center, os visitantes do complexo terão a oportunidade de conhecer os atributos de um Subaru.


Nesta área estarão expostos veículos da atual gama da marca - composta pelos modelos Impreza Sedan, Subaru XV, Forester (Sport e XT Turbo), Legacy, Outback, WRX e WRX STI. Sobre a parceria, Angelo Derenze, Diretor Geral do D&D Shopping, comenta que “o mercado está se movimentando de maneira muito mais ágil para buscar outras formas de chegar até o consumidor. Esta parceria do Complexo WTC com a SUBARU, onde o D&D Shopping, maior centro de design da América Latina, se encaixa, favorece e vai ao encontro dos anseios do consumidor atual. O mercado de carro é design puro e o D&D tem design no seu DNA”.

A parceria entre Subaru e WTC inaugura um novo modelo de negócio, na opinião de Luciano Montenegro de Menezes, CEO World Trade Center São Paulo. “Esta aliança é a primeira atitude inovadora para vender serviço e automóveis em um só local. Não tem nenhum outro espaço na América Latina com esta característica - shopping, clube de negócios, hotel, centro de convenções, escritórios e um público diário de 15.000 pessoas – com potencial para uma ação como esta.” 

SUBARU
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LEI DO BEM VERSUS "MP DO MAL".
Por Antonio Corrêa de Lacerda*

A Lei n. 11.196, de novembro de 2005, batizada no seu nascedouro de “Lei do Bem” por conceder benefícios fiscais de âmbito federal às atividades empresariais de inovação, está completando dez anos. Por meio dela foi instituído o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação - REPES, o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras - RECAP e o Programa de Inclusão Digital. Além disso, dispunha sobre incentivos fiscais para a inovação tecnológica. Por ironia, o seu aniversário está sendo (des)comemorado. No âmbito do ajuste fiscal, os tais benefícios foram suspensos pela Medida Provisória (MP) n. 694, a qual, por analogia, ou contraposição, podemos nomeá-la “MP do Mal”. A restrição se refere apenas ao ano de 2016.

Há duas grandes contradições presentes no bojo da política macroeconômica em vigor neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. A primeira é a extraordinária conta de juros sobre os encargos da dívida pública, que deverão representar um dispêndio da ordem de R$ 550 bilhões este ano. Ou seja, todo e qualquer esforço de corte de gastos, incluindo investimentos públicos, mais os eventuais ganhos de acréscimo de tributação não apenas serão integralmente dispendidos no pagamento de juros, como será insuficiente. Além disso, o os elevados juros têm feito secar as fontes de crédito e financiamento privados, em um ambiente de restrição de alternativas oriundas dos bancos públicos.

A outra contradição se refere ao fato que o período de vigência da Lei do Bem coincidiu com um longo processo de valorização artificial do Real, o que limitou significativamente a sua eficácia e de todos os instrumentos indutores da inovação e investimentos privados. Exatamente no momento em que ocorre o ajuste da taxa de cambio, que se tornou mais favorável à agregação de valor local e aos investimentos em inovação, o incentivo  é suspenso. Há ainda o constrangimento, ou decepção daqueles que confiaram na legislação para incrementar suas atividades produtivas. Melhor se deu quem não acreditou e preferiu utilizar seus recursos para aplicar em papeis do Tesouro que rendem em média 14,25% ao ano, sem grandes esforços e riscos. A suspensão também ilustra a instabilidade de regras que prejudica o desenvolvimento.

Enquanto isso, nossos concorrentes principais, tanto países avançados como em desenvolvimento,  contam com políticas industriais perenes de Estado. Deveríamos manter a estabilidade das regras, pois o aculturamento dos empreendedores leva tempo, além  disso aproveitar a experiência para aprimorar a legislação, por exemplo estendendo os benefícios fiscais hoje restritos às empresas optantes do regime de tributação por lucro presumido, para todas as empresas. Também seria importante corrigir diferenças de interpretação legal entre os ministérios e órgãos vinculados àquela da Receita Federal, pois houve casos de glosa quando da utilização dos benefícios por parte de empresas.

No que tange às politicas industriais no sentido latu continuamos reféns da instabilidade de curto prazo. Contamos com poucos instrumentos perenes e estáveis, o que torna as decisões empresariais mais difíceis e arriscadas. O Índice de Confiança do Empresariado Industrial (ICEI), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) segue em queda livre e o nível de Outubro 2015, de 35,00 está 20 pontos abaixo da sua média histórica. A consequência dessa instabilidade, associada às politicas macroeconômicas restritivas, será uma retração inédita nos investimentos privados no triênio 2014-2015-2016. Mais do que um problema restrito à indústria, a sociedade brasileira está sendo afetada pela intensificação da recessão e de todas as mazelas decorrentes. Enquanto isso valeria apressar a reversão do quadro negativo e evitar medidas que possam prejudicá-lo ainda mais como, no exemplo citado, a “MP do Mal”










* Antonio Corrêa de Lacerda é professor-doutor da PUC-SP,  consultor e membro do Grupo Reindustrialização. Visite: www.aclacerda.com.


Vervi Assessoria de Imprensa
Simone Bertelli
simone@grupovervi.com.br.

VOLKSWAGEN AMAROK SERÁ O VEÍCULO OFICIAL DO RALLY DA SAFRA 2016.


A Volkswagen será a patrocinadora do Rally da Safra 2016, considerado o principal evento do País relacionado às colheitas de soja e milho. A 13ª edição da expedição terá a picape média Amarok como carro oficial e ocorrerá de 25 de janeiro a 20 de maio, passando por 11 estados, nas principais áreas de produção de soja e milho do País.

Oito equipes com pick-ups Amarok representarão as expedições que seguirão dois roteiros pelas principais safras do País, comprovando a capacidade operacional da Amarok, nas versões Highline e Trendline – ambas com a transmissão automática de oito marchas.

A força da inteligência

A Amarok Linha 2016 é a picape mais avançada tecnologicamente disponível no mercado brasileiro. Ela é a única na qual todas as versões são equipadas de série com sistema de freios ABS Off-road (exclusivo na categoria) com  distribuidor eletrônico da força de frenagem EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), sistema de controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina.

Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário, grande capacidade de carga e excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel. Entre as novidades presentes na Amarok Highline se destacam a disponibilidade, como opcionais, de faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e de airbags laterais, além do duplo airbag frontal de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas na lateral externa do encosto dos bancos dianteiros.

Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. Há também o aquecimento dos retrovisores externos (nas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor), que facilita as manobras e a condução em dias chuvosos. Como recurso adicional, a Amarok Highline dispõe de câmera de ré de série.

Ainda entre os itens inéditos de série das versões Trendline e Highline estão os  faróis de neblina com luz estática para conversão e o sensor de estacionamento dianteiro.

A Amarok é oferecida em seis opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.

Na versão S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4x4) e de dupla (tração 4x4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.

Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.

Sobre o Rally da Safra

O projeto ocorre desde 2004 e é um levantamento técnico privado que vai a campo para avaliar as condições das lavouras de soja e milho. A expedição é realizada entre janeiro e maio, durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita. O roteiro é escolhido com o objetivo de percorrer os principais polos produtores de soja e milho do País.

Durante a viagem, avalia-se a expectativa dos produtores e agentes do setor quanto à safra, identificar e avaliar tendências em investimentos, endividamento, comercialização, custos de produção, operacionalização das lavouras, infraestrutura de transporte e armazenagem e meio ambiente. 

Volkswagen do Brasil
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Diretor: André Senador
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PSA PEUGEOT CITROËN ANUNCIA NOVA CDO - CHIEF DIGITAL OFFICER.

Brigitte Cantaloube assumirá o cargo de Chief Digital Officer (CDO) da PSA Peugeot Citroën em 1º de fevereiro de 2016. Ela vai reportar-se ao Presidente Mundial do Grupo, Carlos Tavares.

A criação desta função constitui uma etapa essencial da transformação digital da PSA Peugeot Citroën, contribuindo para que o Grupo torne-se mais ágil e audacioso e fique mais próximo dos seus clientes.

Brigitte Cantaloube, formada pela EDHEC Business School, começou sua carreira no grupo de imprensa Expansion em 1992 na área comercial, tornando-se em seguida diretora de publicidade. Em 2000, assumiu a diretoria de comunicação e parcerias da filial Internet, e em 2002 a diretoria de publicidade da revista Express. Em 2006, entrou no Yahoo França como diretora comercial, tornando-se diretora geral a partir de 2009. Em 2014, foi nomeada vice-presidente e diretora comercial do Yahoo para a Europa, Oriente-Médio e África.

Para Carlos Tavares, "A digitalização do mundo que nos cerca está em marcha, da mesma forma que a digitalização da PSA Peugeot Citroën. Em um contexto externo em constante evolução, é essencial acelerar e fazer da digitalização uma vantagem competitiva para nossa Empresa. Assim poderemos melhor servir nossos clientes e aumentar nosso nível de eficiência. A contratação de um Chief Digital Officier nos ajudará a conduzir essa transformação."

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JAGUAR XE É PREMIADO PELO EURO NCAP DE 2015 COMO O CARRO MAIS SEGURO DE SUA CATEGORIA.

O sedã esportivo Jaguar XE conquistou o prêmio como o carro mais seguro de sua categoria em 2015, em uma votação promovida pelo renomado programa de segurança veícular europeu, o Euro NCAP.


No último mês de dezembro, o modelo já havia recebido a classificação máxima de cinco estrelas neste rigoroso protocolo de testes do programa e, em reconhecimento ao desempenho acima da média em sua categoria, a Euro NCAP premiou o Jaguar XE pelos altíssimos níveis dos sistemas de segurança oferecidos como equipamentos de série.

Kevin Stride, diretor da linha Jaguar para XE, XF e F-PACE, disse: “priorizamos desenvolver um veículo que seria a escolha natural dos clientes que desejam um sedã premium, sem deixar de focar em altos níveis de segurança, tanto para os ocupantes quanto para o pedestre. Combinando a arquitetura em alumínio com a mais avançada tecnologia disponível, o XE já provou ser uma referência em dinâmica  e agora em segurança também, como a Euro NCAP reconheceu”.

Em 2015 a Euro NCAP implementou novos testes para as colisões frontais, o que elevou ainda mais os níveis de segurança e a dificuldade para um veículo obter a nota máxima em segurança. O Jaguar XE foi reconhecido muito em função de sua arquitetura de alumínio, leve e rígida, que foi fundamental para que o modelo tenha alcançado a maior nota do teste. Além dessa tecnologia, os sistemas de assistência ao motorista ajudaram o modelo a obter tal desempenho.

Michael van Ratingen, secretário geral da Euro NCAP disse: “o Euro NCAP entrega ao Jaguar XE a mais alta classificação do programa com o prêmio de Melhor da Categoria em 2015 (Best in Class) em reconhecimento aos avançados níveis de segurança do ocupante e tecnologias de prevenção. Parabenizamos particularmente a Jaguar por oferecer de série todos os mais importantes sistemas de segurança em seu veículo.” 

* Classificação dos melhores carros da categoria em 2015 da Euro NCAP: www.euroncap.com/en/press-media/press-releases/euro-ncap-s-best-in-class-cars-of-2015.
** Resultado dos testes feitos com o Jaguar XE: www.euroncap.com/en/results/jaguar/xe/22028.

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segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

QUEM É QUEM NO COISAS DE AGORA.

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ALCOA ANUNCIA KARL TRAGL COMO PRESIDENTE DO GRUPO DE SOLUÇÕES DE TRANSPORTE E CONSTRUÇÃO.

Líder mundial em metais leves, a Alcoa (NYSE:AA) anuncia que Karl Tragl será nomeado presidente do Grupo de Soluções de Transporte e Construção (Transportation and Construction Solutions, TCS). Ele substituirá José Drummond, que renunciou suas posições na Alcoa para se tornar CEO de uma empresa brasileira. A nomeação de Tragl será a partir de 15 de fevereiro de 2016.


Karl Tragl (foto) virá para a Alcoa vindo da Bosch Rexroth AG, empresa de soluções de automação de US$ 6 bilhões da Bosch, onde ocupou a posição de CEO desde 2010. Enquanto esteve lá, ampliou as receitas significativamente por meio de uma base de clientes que abrange a maior parte dos mercados de atuação da Alcoa, incluindo construção e transporte comercial. Altamente respeitado pelos clientes por sua experiência na aplicação de soluções industriais baseadas na internet, as ideias de Karl serão de grande valor na expansão da impressão 3D na Alcoa e de outras inovações na fabricação de produtos nas unidades.

"Karl Tragl é o executivo ideal para liderar nossos negócios Soluções de Transporte e Construção, que buscam uma ampla variedade de oportunidades de crescimento em todo o mundo", afirma Klaus Kleinfeld, presidente e CEO da Alcoa. "Tendo liderado um bem sucedido negócio global  de tecnologia de automação, que atende às indústrias de construção e transporte comercial, Karl vai construir um forte drive de inovação na Alcoa para impulsionar o crescimento rentável para novos mercados internacionais. Ele também traz conhecimento e experiência que será de valor inestimável para as atuais iniciativas da Alcoa para explorar o enorme potencial de manufatura e digitalização para as nossas empresas e os nossos clientes", completa Klaus Kleinfeld.

Antes de seus seis anos como CEO, Karl ocupou uma série de papéis desafiadores na Bosch Rexroth. Anteriormente ele era sócio da Siemens Management Consulting. Tragl começou sua carreira como engenheiro no Centro de Pesquisa Aeroespacial Alemão, graduando-se PhD em Engenharia Elétrica na Universidade Kaiserslautern. Ele também participou de programas executivos nas Faculdades de Administração das Universidades Duke e Carnegie Mellon. 

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FPT INDUSTRIAL EQUIPOU CAMINHÃO VENCEDOR DO RALLY DAKAR 2016

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, foi patrocinadora e responsável pela propulsão da equipe campeã do Rally Dakar 2016. 


Gerard de Rooy, competidor da equipe “Petronas Team De Rooy Iveco” com o caminhão Powerstar 501 equipado com motor Cursor 13 com 900 cv, conquistou o primeiro lugar da competição com o auxílio da equipe formada pelo navegador Moi Torrllardona e pelo mecânico Derek Rodewald.

Outros três pilotos que correram neste ano com caminhões equipados com o Cursor 13 conquistaram importantes posições no top 10 do ranking geral. Os pilotos Frederico Villagra, Ton Van Genugten e Pep Vila ficaram em 3º, 5º e 10º lugar, respectivamente.

Na opinião do presidente da FPT na América Latina, Marco Rangel, “a vitória de Gerard De Rooy no Rally Dakar 2016 e as demais colocações das equipes motorizadas com o nosso Cursor 13 mais uma vez comprovam a robustez dos motores da FPT Industrial, capazes de entregar força e potência, mesmo em condições extremas de aplicação”.

Gerard de Rooy

A parceria com a equipe De Rooy teve início em 2012 e desde então apresentou resultados vencedores com histórico de colocações importantes nas competições. Logo no primeiro ano da parceria, o piloto Gerard De Rooy conquistou o 1º lugar no Rally.


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RENAULT É LÍDER EM VEÍCULOS ELÉTRICOS NA EUROPA.


Renault é a marca número um em vendas de veículos elétricos na Europa, com participação de mercado de 23,6% (ou 25,2%, incluindo o Twizy*) e 23.086 emplacamentos em 2015. Em outras palavras, 1 a cada 5 veículos elétricos vendidos na Europa em 2015 era um veículo Renault Z.E.

O mercado de veículos 100% elétricos totalizou 97.687 unidades, em alta de 47,8% em relação a 2014. Os veículos elétricos representam 0,61% (+0,16% em relação a 2014) de todo o parque circulante na Europa.

O Renault ZOE é o veículo elétrico mais vendido na Europa, e sua participação de mercado aumentou 2,2 pontos, com 19,2% e 18.453 novos emplacamentos em 2015.

A França se mantém como um dos principais mercados, onde o ZOE teve participação de 48,1% (contra 41,2% em 2014) e 10.670 unidades vendidas, em parte graças ao bônus de conversão implementado pelo governo francês em abril 2015. Mais da metade das vendas do modelo ZOE se beneficiaram deste incentivo na França.

O Renault Kangoo Z.E. é o veículo utilitário elétrico mais vendido da Europa, com 4.325 unidades em 2015, representando 42,6% de todo o mercado de utilitários elétricos.

Com um recorde de 62.228 unidades, a Renault vendeu o maior número de veículos elétricos entre 2010 – ano de lançamento do primeiro VE na Europa – e 2015. Desde o lançamento, foram vendidas 16.331 unidades do Renault Twizy.

Modelos Renault Z.E. vendidos na Europa em 2015: ZOE, compacto urbano lançado em 2013; Kangoo Z.E., versão elétrica do veículo utilitário da Renault, lançado em 2011; e Twizy, veículo urbano de dois lugares, homologado como quadriciclo e lançado em 2012.

* todos os outros números deste documento excluem os emplacamentos do Twizy.

Imprensa Renault do Brasil.

PST ELECTRONICS APOSTA EM EXPORTAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL.

A PST Electronics, detentora da marca Pósitron, encerrou o ano comemorando importantes conquistas, com destaque para a exportação de seus produtos para a América Latina. Sua filial, sediada em Don Torcuato, na Argentina, é a protagonista desse cenário positivo. 

A subsidiária, que hoje possui uma área de montagem e estocagem de 700 m², dobrou o faturamento de 2015, atingindo R$ 50 milhões.

O resultado comercial no país vizinho é um dos grandes responsáveis pela estabilidade da companhia no ano passado, período que trouxe diversos obstáculos para o setor de autopeças. Com isso, a PST Electronics deverá faturar os mesmos R$ 500 milhões alcançados em 2014.

A unidade estrangeira faz a montagem de alarmes e sons automotivos e tem entrada nas principais montadoras e no aftermarket. A expectativa é expandir as frentes de atuação, iniciando a operação, ainda este ano, de kits de vidros elétricos para atender a demanda das fabricantes, hoje abastecida pela importação do Brasil. 

“O market share dos dispositivos de segurança automotiva chega a 60% do mercado argentino, e o nosso objetivo é ampliar cada vez mais a presença na região com este e outros produtos. Para isso, devemos dobrar o espaço físico da planta para conseguir abrigar a produção e o estoque”, afirma Daniel Ricci, gerente Geral da PST Electronics na Argentina.

A filial recebe somente a parte eletrônica do Brasil, os demais componentes são adquiridos de quinze fornecedores locais de materiais plásticos, metálicos e de fiação, o que garante mais de 50% de nacionalização dos produtos. Da Argentina, os dispositivos são distribuídos para o Paraguai, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia.

Aumento do portfólio

Outro plano da PST é a transferência da linha de alarmes residenciais da fábrica de Manaus (AM) para o país vizinho, uma vez que a demanda é maior que a do Brasil. “A operação argentina apresenta alto grau de produtividade e a ideia é concentrar lá as novas exportações da empresa para a América do Sul”, explica Celso dos Santos, diretor Comercial e Marketing Latam.

O executivo explica que a Argentina tem a expertise de venda de alarmes para outros países da América do Sul, e, por isso, optaram por centralizar no local a exportação de sons produzidos em Manaus. 

“A empresa pensa globalmente. Temos 55 engenheiros na área de desenvolvimento de produtos no Brasil e avaliamos as características de cada mercado. Após um ano e meio de grandes desafios, desenvolvimento e conquistas, estamos em busca de novos negócios na região”, destaca Celso dos Santos.

Em 2015 a companhia completou o plano de cinco anos de investimento de R$ 150 milhões na América do Sul. 

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