sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

VALTRA OFERECE FACILIDADE NA AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS.


Entre os dias 1º e 5 de fevereiro, a Valtra realiza, em 10 de suas lojas, eventos especiais voltados aos produtores rurais dos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O objetivo é apresentar aos agricultores os últimos lançamentos da marca, como a nova família de tratores BT – disponível nas seguintes potências: BT150 (150cv), BT170 (170cv), BT190 (190cv) e BT210 (215cv).

As ações do programa “Valtra Portas Mais Abertas” serão realizadas simultaneamente nas concessionárias Shark, Comercial Paranavaí e Valfértil. Durante os encontros os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre produtos, serviços, financiamento, consórcio e peças da marca Valtra.

Quem visitar as concessionárias Valtra durante o período terá acesso a uma consultoria personalizada sobre as soluções mais indicadas para cada tipo de produção.

De acordo com Luiz Cambuhy, gerente de vendas da Valtra, “o evento dá ao produtor rural a chance de adquirir peças e serviços em pacotes promocionais. Também é uma oportunidade para conhecer todos os benefícios do consórcio Valtra, que tem garantia de entrega pela fábrica e conta com facilidades inovadoras no mercado de consórcio brasileiro, permitindo aos consorciados uma forma segura, confiável e transparente na aquisição e renovação de sua frota de tratores”.

Lojas participantes

Shark

> Cascavel/PR
Av. Brasil, 1032 – Jardim Gramado
Cep: 85.816-290
Telefone: (45) 2101-3777
> Pato Branco/PR
Rodovia.  BR 158, nº 4510 – Trevo Patinho
Cep: 85.503-300
Telefone: (46) 3225-0012
> Guarapuava/PR
Rodovia BR 277, KM 348, Nº 4.200 – Jardim das Américas
Cep: 85.030-230
Telefone: (42) 3624-1415
> Assis Chateaubriand/PR
Av. Tupassi, 1812
Cep: 85.935-000
Telefone: (44) 3528-6110
> São Miguel do Iguaçu/PR
Rua Davi Canabarro, 633
Cep: 85.877-000
Telefone: (45) 3565-2026

Comercial Paranavaí

> Paranavaí/PR
Matriz Av. Dep. Heitor A. Furtado, 3515 – Jardim do Sól
Cep 87.707-000
Telefone: (44) 3421-3141
> Naviraí/MS
Av. Fatima do Sul, 650
Cep 79.950-000
Telefone: (67) 3461-1233

Valfértil

> Mafra/SC
Rua Pioneiro Estanislau Schumann, 250 – Vila Buenos Aires
Cep 89.300-000
Telefone: (47) 3642-3088
> Guaramirim/SC
Rod. Br 2800 s/n Km 59 – Centro
Cep 89.270-000
Telefone: (47) 3373-3161
> Canoinhas/SC
Rua Rubens Ribeiro da Silva, 731
Cep 89.460-000
Telefone: (47) 3622-3454


S2Publicom
Eloisa Rangel 
eloisa.rangel@s2publicom.com.br 
(11) 3027-0287 
Lucas Rezende
lucas.rezende@s2publicom.com.br 
(11) 3027-0200 ramal 331
Viviane Santa Cruz 
viviane.santacruz@s2publicom.com.br
(11) 3027-0220
Priscila Rocha
priscila.rocha@s2publicom.com.br 
(11) 3027-0200

VOLKSWAGEN ANUNCIA NOVO VICE-PRESIDENTE DA ÁREA DE OPERAÇÕES NO BRASIL.

A Volkswagen do Brasil anuncia o português Antonio Pires, de 58 anos, como seu novo vice-presidente da área de Operações, que é responsável pelo processo produtivo dos veículos da marca, incluindo atividades como Estamparia, Armação (montagem da carroceria), Pintura, Montagem Final e Logística. 


Antonio Pires é engenheiro mecânico formado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Antes de assumir a nova função, desde 2010 ele atuava como diretor da fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, Portugal. Há mais de 23 anos no Grupo Volkswagen, Pires também trabalhou na Volkswagen Navarra (Espanha) e teve anteriormente uma passagem pela Volkswagen do Brasil. Em janeiro de 2006, atuou como gerente executivo de Manufatura da Anchieta, e entre 2007 e 2010, como diretor da fábrica de São José dos Pinhais.

Pires substitui o alemão Otto Joos, que agora é diretor da fábrica de Componentes da Volkswagen em Braunschweig, na Alemanha.

Um produto global por fábrica

Desde o início de 2016, a Volkswagen do Brasil fabrica um produto global da marca em cada uma de suas fábricas instaladas no País. A Anchieta, em São Bernardo do Campo, passou a produzir o Jetta em 2015, além dos modelos Saveiro e Gol; em Taubaté, o up! e o cross up! são produzidos desde 2014, ao lado do Voyage; em São José dos Pinhais, foi iniciada a produção do Golf em janeiro desse ano, junto com o Fox, CrossFox e SpaceFox.

Já na fábrica de São Carlos são produzidos os motores das famílias EA111 e EA211, esta última uma das mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo, com propulsores que incluem a versão TSI (turbo e injeção direta de combustível), que equipam modelos como o Golf 1.4 TSI e up! 1.0 TSI, e se destacam por aliar desempenho, economia de combustível e prazer ao dirigir.   

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
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quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CAMINHÕES VOLKSWAGEN SE DESTACAM PARA A COLHEITA DA SOJA.

Esta semana, os caminhões Volkswagen estão no interior de Goiás para uma missão especial: a colheita simbólica dos primeiros grãos de soja na safra 2015/2016, cuja previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é superar 100 milhões de toneladas pela primeira vez no país. A cerimônia de abertura oficial dos trabalhos será entre os dias 28 e 29 de janeiro, na cidade de Cristalina.

Sojicultores de todo o país vão participar do evento, que contempla ainda debates técnicos sobre o setor. Além do transporte da soja colhida, a MAN Latin America vai marcar presença com sua carreta-estande do projeto Carrega Brasil. 

Atrelada a um caminhão Volkswagen Constellation 25.420 6x2 V-Tronic, essa unidade móvel da iniciativa percorre o país para levar informação a eventos do calendário do agronegócio brasileiro.

Lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida — Menos você não quer, mais você não precisa —, o cavalo-mecânico Constellation 25.420 V-Tronic chegou para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos Volkswagen mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício. Essas premissas fazem com que o modelo, principalmente nas versões 8x2 e 6x4, tenha uma configuração muito atrativa para escoar a produção de soja e outros grãos.

O mercado de agronegócio é um dos que mais crescem no Brasil e a MAN Latin America oferece produtos ideais para este segmento. Produzidos na fábrica da montadora em Resende (RJ), outros dois veículos estarão expostos para que os visitantes do evento possam conhecer: o Constellation 24.280 Prime e o Delivery 10.160.

Campeão de vendas no mercado brasileiro, o Constellation 24.280 é perfeito para operações que necessitam de carrocerias tipo carga seca com abrangência em todo suporte na colheita. Além dos pesados, o Delivery 10.160 se destaca principalmente no transporte de insumos e produtos agrícolas, cujos traslados necessitam de carroceria do tipo carga seca ou baú. Profissionais de vendas da montadora e também da concessionária Nasa, de Brasília, vão explicar as condições comerciais e relação custo-benefício de todos os caminhões Volkswagen e MAN.

Portfólio completo para atender à distribuição da soja

Somando aos modelos expostos no evento, a MAN Latin America tem um portfólio completo de soluções de transporte para a soja. Grande destaque se deve à linha de extrapesados MAN TGX, já referência para o sojicultor.



O TGX 29.440 é indicado para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas em rotas de médias e longas distâncias. Esse caminhão tem configuração ideal para aplicações que utilizam Combinação Veicular de Carga (CVC) como composições tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritrem.

Outra opção atraente é o TGX 29.480, o veículo mais potente da MAN Latin America que, assim como o TGX 29.440, tem uma das maiores capacidades de tração do mercado, porém com mais potência e torque ideal para as operações de transporte de cargas elevadas em topografia mais acidentada, aumentando a velocidade média com menor consumo de combustível. Em todos os modelos da linha TGX, a combinação de torque e potências superiores pode se traduzir diretamente em mais velocidade operacional. 
 
Comunicação MAN Latin America
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(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

SEIS DICAS PARA PRESERVAR SUA MOTOCICLETA.

Especialista da Controlflex dá sugestões que podem garantir a durabilidade do motor e outras peças da motocicleta.

A experiência de andar de moto é extremamente gratificante, principalmente se o motociclista pilota apenas por hobby. No entanto, talvez a parte que mais incomode um motociclista seja a responsabilidade de sempre acompanhar a manutenção da motocicleta. Chega uma hora que, inevitavelmente, as peças terão que ser substituídas por causa do desgaste ou por qualquer outra razão.

“Em razão das infinitas fontes de informação que são encontradas na web, qualquer motociclista consegue pesquisar orientações e tutoriais bem detalhados sobre como realizar a manutenção adequadamente em cada peça de uma moto. Existem, no entanto, passos essenciais a serem seguidos que podem prolongar a vida útil das peças e da motocicleta”, lembra Vinicius Spinelli, da Controlflex, fabricante de cabos e comando e distribuidora de peças para motos

Entenda quais dicas todo motociclista deve ficar de olho para preservar a sua moto por um bom tempo:

1. Parece óbvio, mas troque o óleo!
Você deve escutar isso o tempo todo, mas é por uma boa razão. “Trocar o óleo periodicamente garante que o motor dure por mais tempo. Todo motor de motocicleta possui várias partes que giram em velocidades extremas. A única coisa que faz com que essas partes permaneçam deslizando entre si é uma camada bem fina de óleo. Quando o óleo seca, o mecanismo do motor não funciona com qualidade”, explica o especialista.

2. Limpar o filtro de ar não é bobagem
O filtro de ar é o item que impede a entrada de impurezas dentro do motor. Se o filtro de ar não estiver limpo, ou em alguns casos propriamente preservado, certamente não cumprirá sua função adequadamente. As impurezas que passam do filtro de ar acabam por grudar nas peças internas, prejudicando o desempenho de todo o trabalho do motor.

3. Lubrifique a corrente da moto regularmente
A corrente da moto que não é lubrificada regularmente sofre com um desgaste mais rápido. Se o motociclista não faz a lubrificação da corrente, com o tempo ela fica frouxa e ressecada, fato que diminui a vida útil da peça. “O pior cenário é deixar para depois a manutenção após uma viagem na qual a moto deslocou-se em areia e barro. Mesmo em fortes dias de chuva é recomendado que se faça a manutenção da corrente”, adverte Spinelli.

4. Cabos de freio, acelerador e embreagem da moto também precisam de lubrificação
Se os cabos da moto não forem lubrificados periodicamente, na melhor das hipóteses, o motociclista sofrerá com a quebra e voltará a pé. A pior coisa que pode acontecer é um dos cabos estourar devido ao desgaste e comprometer a condução do motociclista no momento exato em que estiver pilotando. Se o motociclista não souber trocar algum cabo por conta própria, é recomendado que vá a alguma oficina mecânica ou concessionária.

5. Fique de olho na bateria
Uma bateria começa a se desgastar no momento em que é usada. No entanto, sua vida útil pode ser prolongada com algumas práticas, como não deixar a moto ligada caso não a esteja utilizando. Caso vá trocar itens originais de fábrica, se atente para checar se a capacidade da bateria suporta os novos itens, a fim de não causar uma descarga do produto. “Fazer a revisão da bateria por pelo menos duas vezes ao ano é também uma boa dica”, sugere Spinelli.

6. Procure por peças com qualidade
Todo motociclista deseja comprar produtos com o melhor custo benefício do mercado. Ao procurar por itens no mercado de reposição de motopeças, garanta que você escolha por uma marca que tenha no mínimo as mesmas propriedades técnicas que o equipamento original. Peças que acompanham os padrões da engenharia mundial são essenciais para garantir a performance original reconhecida pelas principais montadoras de motocicletas do mundo.

Sobre a Controlflex: Fundada há 30 anos com sede em Votorantim/SP, o Grupo Controlflex é uma holding 100% nacional. Instalada em um parque fabril com área total de 35 mil m2, o grupo é um dos principais fabricantes de cabos de comando do país, e importador de peças de reposição para o mercado motociclístico nacional. Suas unidades de negócio são a Controlflex Indústria, especializada na concepção e fabricação de cabos de comando, atendendo sobretudo o segmento automotivo como de máquinas agrícolas, construção civil, automotivo pesado, leve e motos e a Controlflex Aftermarket, voltada para o atendimento comercial do mercado de reposição com a importação das peças Vini, além da comercialização da marca Controlflex Cabos para o segmento moto. Há ainda a Controlflex Ásia Trading, que desenvolve e fornece moto peças OEM e com a marca Vini para empresas em todo o Brasil. Visite: www.controlflex.com.br. 

Intelligenzia
Lígia Gama
ligia@intelligenzia.com.br
Tel: (11) 2157-7039

MADERO PRIME STEAK HOUSE UTILIZA ÔNIBUS MARCOPOLO PARA TRANSPORTE DE FUNCIONÁRIOS.

Ônibus Ideale tem projeto gráfico exclusivo e diferenciado. Foto: Ronaldo dos Santos.

A Marcopolo desenvolveu um ônibus Ideale especialmente para o transporte dos funcionários da rede de restaurantes Madero Prime Steak House, com sede em Curitiba, Paraná. O veículo possui projeto gráfico diferenciado, aliado ao conceito idealizado pelo seu criador, o chef Junior Durski, e oferece mais conforto e segurança para os trajetos de média e curtas distâncias.

O Ideale projetado para o restaurante Madero tem pintura na cor prata e a imagem tradicional da marca, com um sanduíche cheeseburger nas laterais traseiras. Além disso, leva o slogan em ambas as laterais “Equipe Madero, o time que produz o melhor hambúrguer do mundo”.

Concebido dentro dos mais recentes conceitos de fabricação, o Ideale alia a otimização de sua estrutura com o melhor aproveitamento do espaço interno, elevação da rigidez estrutural, o que confere mais conforto, segurança, ergonomia e menor custo operacional. Com diferenciais que agregam valor, o modelo complementa a linha de rodoviários Marcopolo, com os modelos Paradiso, Viaggio, Audace e o Senior rodoviário.

A história do restaurante Madero começou em 2005, quando o chef Junior Durski inaugurou o seu primeiro Madero, no centro histórico de Curitiba, o Madero Prime Steak House. Hoje são mais de 40 restaurantes em diversas cidades brasileiras.  Este ano, começou o processo de expansão internacional da marca com a inauguração do Madero Steak House, em Sidney, na Austrália, e em Miami, nos Estados Unidos.

Secco Consultoria de Comunicação
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RENAULT MANTÉM LIDERANÇA NO SEGMENTO DE VEÍCULOS UTILITÁRIOS LEVES.


De líder regional a grande player mundial.

Mais uma vez o Grupo Renault apresenta uma performance extraordinária no mercado global de veículos utilitários leves, com 387.000 unidades entregues. Os volumes do Grupo Renault estão em aumento de 12,4%, enquanto que o mercado global (com exceção da América do Norte) está em queda de 6,3%.

A participação de mercado global do Grupo Renault no segmento de veículos utilitários leves atingiu 3,76%, com um ganho de 0,63 ponto em comparação com 2014.

Em 2015, 92.400 veículos foram vendidos fora da Europa. Este resultado foi obtido mesmo com a queda de vários grandes mercados, como Brasil ou Argélia. O Grupo Renault avançou em todas as regiões, com exceção da AMI (África, Oriente Médio e Índia), onde as vendas foram impactadas pela retração no mercado argelino.

O Grupo Renault comercializa sua gama de VUL em 112 países, e seus modelos estão entre os três mais vendidos em vários mercados.

> AMI (África / Oriente Médio / Índia): A Renault é líder no Norte da África desde 2010, com 15,7% de participação de mercado. Kangoo, Master e Dokker são líderes na Argélia e no Marrocos.

>América Latina: A Renault está entre as 3 principais marcas na América do Sul desde 2008, graças aos modelos Kangoo e Master. A participação de mercado alcançou 3,9%, em alta de +0,57 ponto, apesar de condições de mercado difíceis no Brasil e na Argentina.

A picape Duster Oroch, a primeira produzida pela Renault com capacidade para meia tonelada, foi lançada em novembro no Brasil, onde já recebeu o prêmio de “picape do ano” duas vezes. Este novo produto vai contribuir para a progressão das vendas em 2016.

> Ásia / Pacífico: Um novo recorde de vendas foi conquistado na região nos 15 últimos anos, graças à performance da Renault na Austrália, onde os volumes de vendas de VUL avançaram mais de 10%. O Kangoo é o segundo modelo mais vendido, seguido pelo Master, que ocupa a terceira posição.

> Eurásia: A participação de mercado aumentou 1,71 ponto e atingindo 8% na região, graças a nosso principal mercado, a Turquia, onde as vendas da Renault avançaram  80%. 

Case de sucesso há 18 anos na Europa

A Renault é líder no segmento de veículos utilitários leves na Europa pelo 18º ano consecutivo segundo a ACEA (Associação Europeia de Montadoras de Automóveis), resultado das boas performances do Kangoo, Master e Novo Trafic, que recebeu vários prêmios desde o lançamento.

Em um mercado europeu em progressão de 11,4%, a posição da Renault avançou em todos os principais países, como Alemanha, Itália, Espanha e, principalmente, no Reino Unido (+1,2 ponto, registrando a melhor performance neste mercado).

Na França, a participação de mercado da Renault cresceu 1,2 ponto, que agora tem 32,85%, o melhor resultado da marca desde 2006. Kangoo, Trafic e Master ocupam os primeiros lugares em seus respectivos segmentos.

Expertise em veículos utilitários leves

A Renault tem uma grande expertise em veículos utilitários. Na cidade francesa de Villiers-Saint-Frédéric, as equipes de engenharia contam com instalações dedicadas ao desenvolvimento de Veículos Utilitários, incluindo projeto e concepção de produtos, protótipos, cálculos, realização de maquetes, testes e validações. Os modelos Kangoo, Trafic e Master foram desenvolvidos com sucesso neste centro, onde os engenheiros podem acompanhar projetos tanto nas fábricas de produção da França como em outros países.

Hoje, a excelência e o know-how das fábricas da Renault são reconhecidos por outras marcas de VUL, tendo sido assinadas parcerias com a GM, Daimler, Renault Trucks e, mais recentemente, com a Fiat – sem contar a Nissan, que é parceira da Renault por meio da Aliança.

As plantas de produção estão distribuídas em três continentes

>América do Sul: a Renault produz o Kangoo na Argentina e o Master no Brasil. 

>África: o Grupo Renault produz o Dokker em sua mais nova fábrica na cidade de Tânger (Marrocos), onde a produção cresceu 28%, chegando a mais de 71.000 veículos.

>França: as três fábricas francesas têm registrado recordes de produção:
- Batilly: 126.575 furgões foram produzidos, incluindo modelos montados para empresas parceiras (batendo o recorde de 2006, quando foram produzidas 112.142 unidades). Um furgão Master sai da linha de produção a cada dois minutos.
- Sandouville: 93.000 unidades foram produzidas, incluindo o Novo Trafic e veículos montados para a GM. Baseado na plataforma do Trafic, um novo modelo será produzido a partir de meados de 2016 para a Fiat. 
- Maubeuge: 151.000 unidades do Renault Kangoo e do Mercedes Citan foram produzidas, registrando alta de 9% em relação a 2014.

Através da bandeira Renault Pro+, o Grupo Renault oferece serviços especializados, dedicados aos compradores e usuários de veículos utilitários em todo o mundo. Ao oferecer produtos e serviços sob medida em uma rede especializada, a marca Renault Pro+ vai transformar a experiência dos clientes antes, durante e depois da compra. A marca especializada Renault Pro+ representa a promessa da Renault junto aos seus clientes, bem como suas ambições no mercado mundial de veículos utilitários.

“Estamos confiantes no futuro, tendo em vista nossos bons resultados em todo o mundo, com 12,4% de crescimento. Também temos orgulho de confirmar nossa posição de líder na Europa pelo 18º ano consecutivo. O ano de 2015 foi ainda mais especial, com o lançamento da nossa marca especializada Renault Pro+. Esta nova marca representa nossa vontade de oferecer uma gama de produtos e serviços adaptados a todas as necessidades de nossos clientes!”, comentou Ashwani Gupta, diretor da Divisão de Veículos Utilitários.

ACEA - Associação Europeia das Montadoras de Veículos

Países considerados na definição da ACEA

> EU15: estados-membros antes da ampliação de 2004: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Reino Unido e Suécia.

> EU11: estados-membros que integraram a União Europeia a partir de 2004: Bulgária, Croácia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Eslováquia, Eslovênia.

Dados de Chipre e Malta não disponíveis.

>EU: EU15 + EU11

> EFTA: Islândia, Noruega, Suíça.

> Europa ampliada: EU + EFTA

Imprensa Renault do Brasil.

PIONEIRISMO: VOLKSWAGEN DO BRASIL DÁ INÍCIO ÀS AULAS DO PRIMEIRO CURSO DE MECATRÔNICA DO PAÍS COM MESMO NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO ALEMÃ.

Estudantes que concluírem a nova formação terão direito ao diploma de Mecatrônico reconhecido pelo Governo da Alemanha e emitido pela Câmara Brasil Alemanha.

Aulas são ministradas no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

A Volkswagen do Brasil acaba de reforçar seu pioneirismo em qualificação profissional, sendo a primeira empresa do País a oferecer um curso de Mecatrônica com o mesmo nível dos ministrados na Alemanha. As aulas tiveram início no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). 

A aula inaugural contou também com um evento na fábrica para lançar o novo curso do qual participaram executivos da Volkswagen do Brasil, entre os quais o vice-presidente de Recursos Humanos, Holger Rust; o vice-presidente de Compras, Josef Baumann; o diretor de Recursos Humanos, Nilton Junior; entre outros; também participaram autoridades como o vice-presidente executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), Thomas Timm; o diretor técnico do SENAI São Paulo, Ricardo Terra; o Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, entre outros.


Para igualar o ensino na fábrica Anchieta ao mesmo nível da qualificação oferecida na Alemanha, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI iniciou um programa piloto que acrescenta o terceiro ano de ensino para 20 alunos. Nesse terceiro ano, inédito, haverá novas aulas práticas ministradas em um novo Laboratório exclusivo de Mecatrônica. Os alunos também terão oportunidade de aplicar seus novos conhecimentos nos processos produtivos de suas respectivas empresas sob orientação de tutores.

Um dos diferenciais do curso é o diploma de Mecatrônico reconhecido pelo Governo da Alemanha, para os alunos que tiverem desempenho exigido pelo País europeu e forem certificados pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (AHK). Além do diploma alemão, o aluno recebe do SENAI, ao concluir o terceiro ano de ensino, a certificação de Especialista Técnico Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura.

“As pessoas são extremamente importantes para a Volkswagen do Brasil, que reforça seu compromisso com a qualificação profissional e com o futuro de jovens brasileiros ao investir em educação de alto nível. A Volkswagen é a primeira empresa do País a oferecer este curso de Mecatrônica no mesmo padrão de qualificação da Alemanha, com diploma reconhecido pelo Governo alemão. É um projeto inédito e extremamente inovador. Mesmo diante do atual cenário econômico desafiador, a Volkswagen do Brasil continua investindo em nossos jovens e olhando para futuro”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust.

Parcerias com Governo da Alemanha e com fornecedores

Para implantar esse modelo alemão de formação profissional em Mecatrônica, a Volkswagen do Brasil estabeleceu várias parcerias. Uma delas foi com o Governo da Alemanha por meio do Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ - Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung). A Volkswagen do Brasil também estabeleceu parcerias com seis de suas empresas fornecedoras para esse projeto: Grob, ZF, Mahle, Kostal, Thyssen Campo Limpo e Thyssen Elevadores.

A primeira turma, que acaba de iniciar as aulas, é composta por 20 alunos. Entre eles estão jovens que concluíram os dois primeiros anos de ensino no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI com melhor desempenho – e que acabaram de ser contratados como empregados da Volkswagen do Brasil – e também funcionários das seis empresas fornecedoras, parceiras no projeto.

“O novo curso de Mecatrônica em padrão alemão permite formar profissionais de alta performance que poderão atuar em diversos processos de Manufatura com excelência. Todos eles estarão qualificados para contribuir ainda mais com a inovação, alta tecnologia e qualidade dos nossos produtos e, consequentemente, com a satisfação dos nossos clientes. Além disso, essa parceria com fornecedores também permite ampliar a oportunidade de ensino para jovens de diversas comunidades”, completou Holger Rust.


Centro Volkswagen SENAI


Com 42 anos de tradição, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI sempre se destacou pelo ineditismo e já formou dentro da fábrica Anchieta 6.435 alunos para o mercado de trabalho. Primeira escola a implantar na indústria brasileira a metodologia de ensino dual alemã, que alia a teoria à prática, é referência até hoje na qualificação de trabalhadores brasileiros. Em 2016, são 141 alunos matriculados.

O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI oferece formação em dois anos, os quais permanecem com o mesmo conteúdo. Ao concluir o primeiro ano, com aulas teóricas e práticas nos equipamentos da escola, o aluno recebe o diploma de Mecânico Industrial. O segundo ano oferece a formação de Técnico em Mecatrônica, com aulas teóricas na escola e práticas em diversas áreas da Volkswagen do Brasil, incluindo o desenvolvimento de projetos aplicativos com acompanhamento de professores e mentores das áreas.
Conheça a nova formação em Mecatrônica no padrão alemão

Para oferecer a nova formação de Mecatrônico com o mesmo nível de qualificação da Alemanha, iniciou-se um programa piloto, acrescentando o terceiro ano de ensino, este com 20 vagas. Entre os alunos estão os que concluíram com melhor desempenho os dois primeiros anos do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI e também funcionários das seis empresas fornecedoras que são parceiras no projeto.

Ao concluir esse terceiro ano, o aluno receberá do SENAI o certificado de Especialista Técnico Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura. O aluno também será submetido a testes teóricos e práticos exigidos pela Alemanha – as provas serão aplicadas por um Comitê Técnico coordenado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) – para receber o diploma de Mecatrônico (Mechatroniker – Automatisierungstechnik), reconhecido pelo Governo alemão.

No terceiro ano, que é 80% prático e 20% teórico, os alunos recebem conteúdo adicional que equipara o ensino ao padrão de qualificação dos cursos de Mecatrônica oferecidos na Alemanha. A grade curricular terá novas aulas práticas ministradas no SENAI em laboratório desenvolvido especificamente para o terceiro ano. O aluno também atuará diretamente nos processos produtivos de sua respectiva empresa, com apoio de tutores, uma vez que ele já estará contratado como empregado da Volkswagen do Brasil ou da empresa parceira.

O novo Laboratório de Mecatrônica, montado exclusivamente para o terceiro ano do curso, conta com simuladores de postos de trabalho com equipamentos idênticos aos utilizados pela Alemanha para formação em Mecatrônica, entre os quais painéis eletroeletrônicos para automação de dispositivos mecânicos. O terceiro ano do curso também inclui novo conteúdo aprofundado de eletroeletrônica. Os alunos ainda desenvolverão projetos aplicativos conciliando dispositivos mecânicos, eletroeletrônicos e pneumáticos. Também haverá desenvolvimento de sistemas de rede integrados, alinhado às mais novas tecnologias em instalações automobilísticas.

“O Laboratório de Mecatrônica, construído exclusivamente para as aulas práticas do novo curso de Mecatrônica no padrão alemão, e as atividades de Mecatrônica executadas diretamente no processo produtivo da empresa colocam os estudantes em contato direto com a realidade do trabalho. Dessa forma, os jovens estarão totalmente preparados para atuar com excelência junto às mais avançadas tecnologias disponíveis na produção automobilística”, afirma o diretor do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, Marco Artur Constantino.

Volkswagen do Brasil
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ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

SEGURANÇA COM MAIS FORÇA.

Uma das complicadas e desgastantes situações para fabricantes de veículos e seus clientes, em qualquer parte do mundo, são os recalls sempre ligados a riscos de segurança. Apenas em 2015 nos EUA – maior frota mundial, 255 milhões de veículos e o segundo maior mercado, 17,5 milhões unidades/ano – ocorreram 868 campanhas envolvendo o recorde de 51 milhões de veículos. Aqui, no mesmo período foram 114 recalls e 2,8 milhões de unidades convocadas para uma frota total de 41 milhões. Nos números frios das estatísticas proporcionais o Brasil não ficou tão mal na foto.

Em grande parte, o aumento das chamadas para reparos se deveu ao problema com airbags da Takata, que se tornou mundial. Os fabricantes também ficaram bastante cautelosos em razão das implicações financeiras de defeitos fatais. Nem se discute relação custo-benefício de um recall: melhor pecar por excesso do que por falta. Como consequência, pode acontecer de o motorista começar a “selecionar” o tipo de recall. Isso é ruim.

O governo americano, no entanto, aproveitou o recente Salão do Automóvel de Detroit para assinar um acordo com os 18 grupos de fabricantes locais e importadores para que esses defeitos sejam evitados ao máximo. Produzem-se em série cerca de 85 milhões veículos/ano e cada um tem cerca de 5.000 peças. Não se pode querer a segurança de um avião, mas erros devem ser diminuídos.

Outro passo importante foi a NHTSA (agência oficial nos EUA responsável por requisitos de segurança) acabar de revisar critérios para obtenção de cinco estrelas nos testes. Há conflito de interesses, que só confunde e aumenta custos, entre Euro NCAP (entidade não oficial na União Europeia), IIHS (instituto das seguradoras americanas) e a própria NHTSA.

Este, além do exclusivo teste de resistência do teto, agora prevê diminuição de riscos nos atropelamentos (semelhante ao Euro NCAP), nova colisão frontal oblíqua, dummies (bonecos de teste) aperfeiçoados, avaliação mais rigorosa para passageiros do banco traseiro sem mudar o teste de colisão 100% frontal desdenhado em outras partes do mundo. Também passa a valorizar recursos eletrônicos a fim de evitar acidentes (também em linha com os europeus). Enfim, não se trata ainda de convergência, porém avanços importantes na bagunça atual de seis NCAPs diferentes.

Pena que o Latin NCAP cometa certas falhas técnicas e tenha aprendido pouco com os próprios erros. Claro que suas exigências não são – e nem poderiam ser – as mesmas de países de alto poder aquisitivo. A região latino-americana tem muitas diferenças e usar argumentos como “uma vida vale mais que US$ 50 do custo de tal peça” soa pura demagogia. Por que veículos comerciais, como furgões, têm apenas um airbag obrigatório, mesmo no exterior? Até nos EUA, há exigências diferentes por tipo de veículo e a vida não tem preço.

Controle eletrônico de estabilidade (ESC, na sigla em inglês), por exemplo, só se tornou obrigatório por lei na Europa em 2014. Aqui o será apenas em 2020 e em 2022. Apesar de a Coluna concordar que esse prazo é elástico demais, o impacto do preço do ESC em um automóvel de R$ 35.000 obviamente não é o mesmo em outro de R$ 100.000.

RODA VIVA

NISSAN aproveitará a oportunidade de atuar como uma das patrocinadoras dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto próximo, para lançar e iniciar em seguida vendas do Kicks, seu novo SUV compacto. De início, carros virão do México, a exemplo do que VW fez com o Golf. Produção nacional em Resende (RJ) começará em 2017, com o segundo turno de trabalho.

MOTOR 1,4 TSI, por enquanto só a gasolina, aposentou o motor aspirado de 2 litros no sedã médio-compacto Jetta. Com 150 cv e torque de 25,5 kgfm, é o que o modelo precisa para disputar de forma equilibrada o segundo segmento em vendas (os SUVs compactos em 2016 devem subir a essa posição). Versão de topo com motor 2 litros turbo de 211 cv continua a vir do México.

ALÉM da simples reestilização, Cobalt ganhou presença, antes bastante tímida. Além de novos itens de série, inclusive multimídia de segunda geração e serviços OnStar via chip próprio, mantém o grande espaço interno e porta-malas de 563 litros. Apesar de bom torque do motor 1,8 L, a potência de 108 cv vai bem com câmbio manual, porém no automático nem tanto.

TAMBÉM deve se dar crédito à Câmara dos Deputados quando há boas propostas aprovadas. A mais recente impede a venda de veículos sem dispositivo antiesmagamento em vidros elétricos. Nem precisaria de lei (ainda passará pelo Senado) para isso por questão de bom senso. Comissão também aprovou anotação de recalls não atendidos no licenciamento anual.

FABRICANTES de fluidos de freios estão recomendando a troca anual ou, de forma errada, a cada 10.000 quilômetros rodados, independentemente de especificações. Vale é o que o produtor do veículo indica. A esmagadora maioria destes recomenda a troca por tempo, sem quilometragem específica. Basta ler manual do proprietário.






Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Escreva para o Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br. Siga: www.twitter.com/fernandocalmon.

MAN LATIN AMERICA CRESCE 22% EM ÔNIBUS NO MÉXICO.


A MAN Truck & Bus México fechou 2015 com saldo positivo. A montadora alcançou crescimento de 22% no mercado de ônibus, em relação a 2014, o que significa um salto de 11.6% para 13.3% em sua participação total neste segmento. Além disso, a responsável pela fabricação e comercialização dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN no país, comemora, pelo quinto ano consecutivo, a liderança no mercado de micro-ônibus, com 59% de participação, com veículos de oito e nove toneladas. Ao todo, a empresa, localizada na cidade de Querétaro, comercializou ano passado 1.140 ônibus.

 “Os números confirmam nosso comprometimento em atender cada vez mais sob medida nossos clientes, com soluções de transporte baseadas na melhor relação custo-benefício. O México está entre os nossos principais mercados de exportação e o objetivo é crescer ainda mais neste país”, declara Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.  

Ricardo Melesio, diretor comercial da fabricante, explica que "o crescimento nas vendas se deu principalmente à oferta de produtos oferecida pela montadora, que abrange mais de 80% das necessidades do setor”. Um dos destaques deste trampolim é o modelo 15.190 OD, que já se tornou um dos veículos mais vendidos do mercado. Somente este segmento representa 74% do total das vendas. Também são destaques os Volksbus de 8 e 9 toneladas, que já conquistaram a preferência dos clientes em todo o país.

"Nossa expectativa para este ano é alcançar 15% de participação no mercado de ônibus com o desenvolvimento de novos produtos e alternativas para os clientes, e assim continuar oferecendo modelos de transporte de acordo com as normas governamentais do país", complementa Melésio.

MAN Truck and Bus México

A fábrica da MAN Latin America no México é responsável pela montagem dos chassis Volksbus 8.150 OD, 8.160 OD, 9.150 OD, 9.160 OD, 15.190 OD e 17.230 OD, equipados com motor dianteiro; e os modelos 17.280 OT e 18.330 OT, ambos dotados com motor traseiro. Na linha MAN, são comercializados os chassis de ônibus RR4 e RR2, importados da Alemanha.

A montadora oferece também um portfolio completo de caminhões Volkswagen Delivery, Workline e Constellation, além de modelos da linha MAN. 
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1328

VOLKSWAGEN DOA MOTORES PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE SÃO CARLOS E DE SÃO PAULO.

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos realizou nesta quarta-feira (27) a doação de sete motores das famílias EA111 e EA211 para as instituições Escola Senai “Antonio Adolpho Lobbe”, de São Carlos, e ateliê de tecnologia Tempo & Espaço, de São Paulo (SP). 


Com o objetivo de contribuir diretamente com o aprendizado e desenvolvimento prático de crianças, jovens e adultos, a doação dos propulsores possibilita o acesso dos alunos a produtos já consolidados no mercado, como o EA111, e a mais moderna geração de motores produzida pela Volkswagen no Brasil, o EA211, ambos alinhados aos padrões mundiais da companhia.

A entrega dos motores foi realiza pelo gerente de manufatura de São Carlos, Ricardo Cutigi, e pelo gerente de Qualidade Assegurada Agregados, Celso Ovalle, aos diretores das instituições educacionais, Marcio Vieira Marinho, diretor do Senai de São Carlos e José Carlos Teixeira Moreira, fundador e diretor do Tempo & Espaço. Os representantes das instituições também visitaram as áreas produtivas da fábrica da Volkswagen em São Carlos e participaram de um test-drive com o up! TSI, lançado recentemente pela marca no Brasil.

“É muito gratificante saber que nossos motores serão utilizados como referência para o ensino dessas instituições, que possuem um trabalho fundamental na formação de futuros profissionais do setor automotivo”, disse Andreas Hemmann, gerente-executivo da fábrica da Volkswagen em São Carlos.

Dos cinco motores doados ao Senai São Carlos, dois são  EA111, nas versões 1.0l e 1.6l e três EA211, nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI e 1.6l MPI, que serão utilizados nos cursos de Aprendizagem Industrial Mecânico Automobilístico, Mecânico de Injeção Eletrônica, Formação Inicial e Continuada Mecânico, para desmontagem e montagem das peças e componentes, e para observação de seu funcionamento.

O ateliê de tecnologia Tempo & Espaço recebeu dois propulsores EA211, sendo um na versão 1.0l TSI e um 1.6l MPI, para serem utilizados em atividades práticas com crianças de cinco a quinze anos, com foco no desenvolvimento de criação de projetos automotivos, priorizando a criatividade e empreendedorismo, e em atividades do curso de mecânica.

Fábrica da Volkswagen em São Carlos

Representantes das instituições de ensino realizaram visita à área produtiva do EA211.

A fábrica de São Carlos, que em 2016 comemora 20 anos de atividades, é responsável pela produção dos propulsores das famílias EA111 e EA211 de 1.0l e 1.6l que equipam os modelos Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol e up!.

Com mais de 9,5 milhões de motores produzidos desde sua inauguração, em 1996, a unidade alcançou grandes conquistas que a colocam em destaque entre as fábricas de motores do Grupo Volkswagen, como ter sido a primeira a produzir o motor 1.0l bicombustível do Brasil (2003); a primeira a fabricar o motor 1.0l de três cilindros (2013) e também o propulsor 1.0 TSI (2015). Esse propulsor, inclusive, foi recentemente eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo, por um júri composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, sendo o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.

Desde o início de suas atividades, a fábrica passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Com três prédios produtivos: EA111, EA211 e o de Usinagem e Montagem de Cabeçotes, a fábrica possui atualmente seis linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.  
   
Volkswagen do Brasil
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TRUCK KIDS ARRECADA 1 TONELADA DE ALIMENTOS EM PRAIA GRANDE.

O Truck Kids realizado na tarde desta quarta-feira (27) no estacionamento do Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande, cidade do Litoral Paulista, foi um sucesso. Foi arrecadada uma tonelada de alimentos não perecíveis e a garotada deu voltas nos coloridos minicaminhões da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. 

Garotada da Praia Grande se divertiu bastante e doou 1 tonelada de alimentos. Foto: Marcello Paiva.

O Truck Kids é uma programação que acontece nas cidades onde acontecem corridas da Fórmula Truck. Todos os alimentos foram doados à APAE da Praia Grande (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Praia Grande), cidade do Litoral paulista.

Mas as atrações no centro de compras não terminaram ainda. Até a próxima sexta-feira (dia 29) estará à mostra a Galeria Fórmula Truck, que apresenta um pouco da sua história de mais de duas décadas. Entre os objetos estão o macacão e o capacete usados por Aurélio Batista Félix, o idealizador e fundador da Fórmula Truck. O público também pode ver de perto o caminhão de Volta Rápida, exposto na entrada principal do Shopping, que até sexta-feira abre às 10 horas e fecha às 22 horas.

A primeira corrida de 2016 está marcada para o dia 13 de março em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. 

Pré-calendário de 2016 *

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
* Sujeito a alterações

Mais informações

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.


Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
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13 3299-1144