quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

MAN LATIN AMERICA >
IMPORTADOR GARANTE SERVIÇO CUSTOMIZADO NA BOLÍVIA.


Com foco no atendimento sob medida, clientes Volkswagen e MAN na Bolívia contam com um centro de modificação e implementação exclusivo para caminhões, o ModCenter, direcionado às solicitações mais específicas dos transportadores. Idealizado pela Hansa, importador da MAN Latin America, em parceria com a empresa Facchini, o negócio conta com investimento de R$ 495 mil e já mostra seu potencial: dos veículos embarcados ao país em 2015, mais de 30% foram customizados pela empresa.

“É muito importante que o cliente boliviano possa contar com estes serviços diferenciados para sua linha de produtos. É uma estratégia que fortalece nossas marcas no país, além de se tornar benchmarking para outros mercados latino-americanos”, destaca Marcos Forgioni, vice-presidente de Vendas & Marketing – Mercados Internacionais.

Localizado em Santa Cruz de la Sierra, oferece espaços para a montagem de implementos rodoviários, como as opções para carga em geral, revestimento térmico, carga seca, guindaste, plataforma e semirreboque para graneleiro; além disso, os clientes podem solicitar serviços de encurtamento do chassi, instalação da quinta roda e também do terceiro eixo, este último possibilita que o veículo carregue mais cinco mil quilos de carga útil.

Os números positivos favorecem o crescimento da empresa, que tem planos de aumentar sua participação nos próximos anos. “Nosso objetivo é instalar outros centros de modificação em La Paz e Cochabamba, que são as outras cidades com alta demanda para estes serviços no país”, confirma Javier Recacoechea, gerente de área da Hansa. “Estamos certos que o centro de modificação é uma grande conquista, pois leva ao cliente opções sob medida com preços e prazos muito competitivos”, completa.

O terreno total soma seis mil metros quadrados, com 1.400 metros quadrados de área construída, que estão divididos em boxes de montagem, setores administrativos, estacionamento, restaurante e áreas comuns. O investimento também se estende ao maquinário. Dispositivos pneumáticos e magnéticos são utilizados para realizar os mais diversos trabalhos diários, que contam com colaboradores capacitados para manuseá-los.

Foto: Divulgação Hansa.  
 
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DAF BRASIL ANUNCIA O NOVO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO.

A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR Inc, anuncia o novo Diretor de Desenvolvimento de Produto no Brasil.

Ricardo Coelho, contratado em 2012 como primeiro engenheiro da área técnica da companhia no país, assume a posição no lugar de Felix Hendriks, que retorna à matriz da empresa, na Holanda. 

Formado em engenharia elétrica e com 15 anos de experiência no segmento automotivo, o executivo assume as áreas de desenvolvimento de novos produtos e assistência técnica, se reportando diretamente ao presidente Michael Kuester. O novo diretor passou o último ano na fábrica holandesa da DAF, onde gerenciou a área de engenharia responsável por direção e suspensão. Ricardo Coelho foi o primeiro engenheiro brasileiro a assumir esta posição na matriz da empresa.

“Minha experiência na Holanda foi extremamente enriquecedora. A DAF possui um departamento de engenharia global, trabalhando em conjunto com engenheiros das demais subsidiárias, o que é fundamental para atender às demandas locais, mantendo o padrão de qualidade e eficiência da marca. No Brasil, estou trabalhando com a minha equipe para entregarmos caminhões cada vez melhores, nos baseando no nosso programa de testes e no feedback dos clientes, e construir modelos adequados às necessidades do mercado brasileiro”, afirma Coelho.

A DAF Brasil já acumula 4,5 milhões de quilômetros em testes do XF105 e CF85 em três anos. São 19 caminhões da engenharia rodando em território nacional. “Esta quantidade de quilômetros rodados em testes em tão pouco tempo é impressionante e acima dos padrões brasileiros. O que prova a importância da qualidade dos produtos para a DAF”, acrescenta o Diretor.

Ricardo Coelho também teve passagem por montadoras de caminhões, empresa do segmento de peças e experiência nos Estados Unidos.

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DEKRA CONCLUI AQUISIÇÃO DE 100% DA JOPEMA E PROJETA DOBRAR OPERAÇÃO NO BRASIL ATÉ 2020.

A DEKRA, líder mundial em inspeção e testes veiculares, anunciou a incorporação de 100% da Jopema Reguladora de Sinistros. Neste processo da empresa, que passou a fazer parte do Grupo DEKRA Brasil em 2011, o então presidente da companhia, José Roberto Macéa e o Diretor Operacional, Claudio Romagnolo, transferiram suas cotas de acionistas para a matriz da multinacional alemã no Brasil, que a partir de agora passa a deter a totalidade das ações.

Dentro do processo de aquisição, os serviços de Regulação de Sinistros realizados pela Jopema, passam a ser referenciados por DEKRA Sinistros e representados na sua totalidade pela DEKRA, sob a responsabilidade de Mário Cassio Maurício, CEO do Grupo no Brasil.

Mário contará com o apoio de Marcelo Romano, que assume a responsabilidade sobre as operações da área de sinistros, e da equipe que vem atuando na empresa para expandir sua atuação nos demais estados com qualidade e profissionalismo.

"As mudanças e os investimentos estão sendo realizados para acelerar e incrementar o projeto de expansão da companhia. Reunimos esforços e, juntos, tomamos as decisões para que todos sejam beneficiados, sobretudo nossos franqueados e clientes, com o crescimento do Grupo DEKRA Brasil", afirma Macéa. "Acompanharei e participarei ativamente durante o período de transição acordado com a equipe da DEKRA. O objetivo é trabalharmos juntos pelo melhor da empresa", completa.

Mário Cassio Maurício, CEO do Grupo DEKRA no Brasil, também ressalta a importância de prosseguir com o modelo de sucesso traçado até então. "Neste sentido, a presença do Macéa neste período de transição de marca e passagem da carteira de clientes é fundamental, já que é um dos executivos que mais conhece o mercado de serviços de regulação de sinistros no Brasil. Sob sua liderança, a Jopema consolidou-se no mercado como uma das maiores empresas do segmento", destaca.

O CEO reforça que, com a união de processos das duas empresas (DEKRA e Jopema), houve a integração das operações e a expansão dos serviços de regulação de sinistros de três para mais nove estados somente em 2015. "Expansão esta que deverá atingir todo o País com apoio da rede franqueada da DEKRA e de nossos clientes", completa Maurício.

A empresa também planeja expandir seus negócios no Brasil, que tem como meta dobrar suas operações até 2020. O objetivo é aumentar ainda mais a competitividade local, com serviços focados na seleção de riscos para seus clientes nas áreas de seguros, financiamentos, locação, frotas, lojistas e concessionários de veículos e com muita atenção ao público final também.

O projeto está alinhado às estratégias mundiais da DEKRA, fornecedora internacional de serviços para o setor automobilístico. A companhia é líder do segmento na Europa e uma das maiores entre as empresas internacionais. Atualmente, a DEKRA Brasil possui a maior rede de vistoria do País, com mais de 400 postos fixos e 2.500 colaboradores e avalia, em média, R$ 60 bilhões em riscos por ano. Essa capilaridade trará força para a expansão do atendimento do serviço de Regulação de Sinistros em todo o território nacional. A DEKRA está presente nos 27 estados do País, com cobertura de atendimento em mais de 4.800 cidades.

A DEKRA reforça com esta aquisição o compromisso com o País, o mercado, seus parceiros, clientes e colaboradores, visando proporcionar serviços que tragam mais segurança para o mercado.

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terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

MAN TGX SEGUE A TRILHA DO SAMBA.

As baterias das escolas de samba e o ronco dos motores de caminhões sempre foram paixões para José Glória da Silva Filho, 63, empresário de transportes que, nas horas vagas, é compositor de sambas-enredo. 

Suas duas paixões aceleram juntas: ele comprou um extrapesado MAN TGX 29.440 que usa como carro de passeio.

“Gosto de veículos grandes, já tive picapes, mas sempre sonhei ter um caminhão para passear e viajar. Dentro dele levo um gravador, pego a estrada e durante o percurso, ao som do motor, vem a inspiração para eu compor meus sambas.”

A combinação deu tão certo que os sambas de Glória concorrem em quatro escolas: Império Serrano, no grupo especial, e Viradouro, Acadêmicos de Santa Cruz e Unidos de Bangu, do grupo de acesso. Em sua trajetória ele já compôs mais de 20 sambas-enredo e as escolas foram campeãs quatro vezes.

Quando chega às quadras das escolas para os ensaios, o MAN TGX de Zé Glória, como é conhecido, tem espaço reservado para estacionar. 

“Todo mundo quer ver o caminhão de perto. Ele chega com a bandeira da escola, rodas de alumínio e sem a quinta roda. Esse nunca receberá carreto, é o meu carro. Extremamente confortável e bom de guiar.”

Este ano o coração de Zé Glória, vai bater ainda mais forte: ele será homenageado pela escola Unidos de Cosmos, com o enredo “Sob o brilho da estrela, a glória do compositor”.

Como empresário de transportes, Zé Glória é também apaixonado pelos caminhões Volkswagen. Sua empresa, a Katytw, que faz transportes gerais com caçambas e carretas, tem dez Constellation 24.280 em sua frota. 
 
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CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*


TRIUNFOS BRASILEIROS EM DAYTONA E NA ÍNDIA.

Anos atrás, quando optou por disputar o automobilismo europeu, o paulista Pipo Derani tinha como objetivo chegar à F-1. Domingo passado ele se consagrou no automobilismo mundial como um novo astro na categoria Resistência, onde estreou no ano passado. Ao vencer a 24 Horas de Daytona em sua primeira participação, Derani deixou de ser uma promessa de 22 anos de idade para se transformar no principal piloto do quarteto que venceu a competição e nova estrela da cena do WEC.

Christian Fittipaldi esteve próximo de vencer Daytona pela terceira vez; uma semiárvores impediu. Foto: José Mário Dias.

Foi a terceira vitória consecutiva de um piloto brasileiro na corrida — quarta em cinco anos — e o resultado final teve ainda Rubens Barrichello em segundo lugar. Christian Fittipaldi (vencedor em 2004 e 2014) ficou em quarto, Daniel Serra em décimo, Augusto Farfus em décimo-primeiro enquanto Tony Kanaan (vencedor em 2015) e Ozz Negri (vencedor em 2012). abandonaram.

A festa no pódio e o troféu quase maior que o piloto brasileiro. Foto: José Mario Dias.

Os companheiros de equipe de Luís Felipe Derani —  o apelido Pipo, adotado na sua infância, já virou sua marca internacional — poderiam passar facilmente por seu pai, Walter Derani, que anos atrás foi um dos grandes incentivadores da categoria GT no Brasil. O paulistano completou 22 anos no último dia 12 de outubro e praticamente todos os seus companheiros de equipe têm o dobro de sua idade. Os americanos Scott Sharp, Ed Brown e Johannes van Overbeek tem, respectivamente 48, 50 e 43 anos; eles voltam a correr juntos na 12 Horas de Sebring nos dias 18 e 19 de março no traçado próximo a Orlando. O foco do brasileiro é o Campeonato Mundial de Resistência, onde também defende a equipe do veterano Scott Sharp.  Ao descer do carro com qual garantiu a primeira vitória de um carro da categoria LMP2, de um chassi Ligier e de um motor Honda em Daytona, ainda em frente ao pódio, Derani comentou: “Não tenho palavras para descrever este momento…”

Derani volta a competir nos EUA em março, na 12 Horas de Sebring. Foto: José Mario Dias.


Negri Jr, vencedor em 2012, estava competitivo, mas não terminou a prova. Foto: José Mário Dias.

Derani largou na primeira fila à frente de Oswaldo Negri Jr e durante toda a corrida ajudou a manter seu carro entre os dez primeiros, tendo inclusive marcado a volta mais rápida da prova. Negri foi obrigado a abandonar por problemas mecânicos. Na fase final da competição mantinha o mesmo ritmo do líder da prova, o carro que Christian Fittipaldi dividiu com os portugueses João Barbosa, Felipe Albuquerque e Scott Pruett e de outro Corvette igual ao de Fittipaldi, tripulado pelos irmãos Wayne e Jordan Taylor, Max Angelelli e Rubens Barrichello.

Barrichello foi confirmado às vésperas da corrida e terminou em segundo. Foto: José Mário Dias.

Famoso pela confiabilidade, o carro de Fittipaldi teve problemas na fase intermediária da corrida, mas a equipe recuperou três voltas e assumiu a liderança até cerca de duas horas da bandeirada final. A quebra de uma semiárvore custou cinco voltas no box e a queda para o quinto lugar. No final terminaram em quarto e garantiram o índice de 100% de provas terminadas com o Corvette DP da equipe Action Express.

Tony Kanaan: seu carro apresentou problemas nos freios. Foto: José Mário Dias.

Algumas semanas atrás Rubens Barrichello entrou em contato com Wayne Taylor, antigo rival na F-3 inglesa, na esperança de defender sua equipe na corrida de Daytona. Se as negociações iniciais não tiveram êxito, duas infecções que acometeram Jordan Taylor (filho mais novo de Wayne) antes da prova reabriram as negociações com Rubens e o brasileiro acabou confirmado na equipe na noite de quarta-feira; na corrida pilotou por dois turnos e acabou subindo ao pódio com Jordan e Ricky Taylor. Max Angelelli, que conduziu o carro nas últimas duas horas, saiu direto do carro para o centro médico para se recuperar da fumaça que invadiu a cabine  no final da competição. Tony Kanaan, que também tinha chances de vencer na classificação gera, também não completou a prova por causa de problemas de freios em seu carro.

Augusto Farfus estreou o novo BMW M6 GTLM. Foto: BMW.

Concorrentes importantes na categoria GTLM, Daniel Serra e Augusto Farfus andaram sempre entre os líderes dessa classe; o duelo entre os dois Corvette da equipe oficial foi emocionante e o inglês Oliver Gavin e o espanhol Antonio Garcia disputaram a vitória de maneira impetuosa nas últimas voltas e cruzaram a linha de chegada, nessa ordem, separados por cerca de 0,3 segundo. Nesta categoria houve as estreias do BMW M6 nas versões GTLM e GTD e do Ford GT. Se os carros bávaros terminaram a prova e andaram entre os primeiros, os americanos acabaram sendo a grande decepção da corrida, tamanho o número de problemas que envolveu os dois modelos inscritos por Chip Ganassi. Para quem pretende disputar vitórias com BMW, Ferrari e Porsche, tudo indica que o caminho para o sucesso é muito mais longo do que o imaginado.

O Campeonato Weather Tech Imsa prossegue em março. Resultados da prova e pontuação podem ser conferidos neste site.

Maldonado fora, Magnussen dentro

O venezuelano Pastor Maldonado anunciou ontem, nas redes sociais, que não disputará o Campeonato Mundial de F-1 deste ano, que começa dia 20 de março, em Melbourne, na Austrália. O piloto que correu na equipe Lotus nas últimas duas temporadas já tinha sido confirmado para 2016, ao lado do inglês Jolyon Palmer, mas uma série de acontecimentos alterou radicalmente essa situação. Indiscutivelmente, a crise financeira que assombra a Venezuela e a compra da Lotus pela Renault foram as causas principais.

O governo de Nícolas Maduro sofre com a queda estupenda do preço do petróleo no mercado mundial e com a perda da maioria no Congresso após as últimas eleições, combinação que dificulta amplamente a manutenção do patrocínio que garantia a presença do venezuelano na escuderia. Ainda que rápido e arrojado, em doses erráticas, é verdade, Maldonado sempre foi certeza de boas disputas e muita dramaticidade nas pistas, algo bom para a audiência mas pouco útil para um fabricante de automóveis que se habituou a disputar e vencer corridas e títulos na categoria.

Assim, não foi surpresa quando emissários da Renault viajaram à capital Caracas no final do ano passado para discutir a manutenção do contrato com a PVDSA, a “Petrobrás venezuelana”, e os fundos para investir no time em 2016. Como a ligação da Renault com a Total — algo próximo da Petrobrás em seus tempos de glória e administração correta —, é forte, o interesse em manter Maldonado ficou ainda mais depauperado. Posto isso, não é nenhuma surpresa a contratação do dinamarquês Kevin Magnussen para substituir o sul-americano; fosse descrito no jargão de enófilos, Magnussen teria corpo de Alonso, com bouquet de Mansell e notas fortes de Maldonado. Ainda não se sabe se os anos que passou nos barris da McLaren serviram para equilibrar seus taninos.

A confirmação de sua contratação será quarta-feira, quando a Renault anuncia oficialmente seu retorno à F-1 na condição de construtor. Não se surpreenda se o uniforme da Renault — que sempre esteve a altura da alta costura francesa —, este ano seja fornecido por uma confecção dinamarquesa. Seria a mesma que investiu um bom punhado de dólares na volta do filho de Jan, piloto que Jackie Stewart anunciou como novo Senna mas que marcou apenas um ponto em sua passagem pela categoria. Kevin, pelo menos, estreou com um segundo lugar no GP de Austrália de 2014 e venceu o Campeonato de F-Renault 3.5 em 2013.

Chilton na Indy aproxima Wehrlein da F-1

A confirmação de Max Chilton na equipe Chip Ganassi — ao lado de Scott Dixon, Charlie Kimball e Tony Kanaan —, reforça a possibilidade do alemão Pascal Wehrlein assinar contrato com a equipe Marussia, que este ano terá motores Mercedes-Benz. Chilton era um nome interessante à equipe inglesa graças à fortuna dos seus pais e, em menor intensidade, ao seus dotes de piloto.

Pietro Fittipaldi vence na Índia

Pietro Fittipaldi campeão do MRF Challenge, na India. Foto: MRF Tyres.

Pietro Fittipaldi conquistou no fim de semana o título do MRF Challenge, na Índia, campeonato que vem ganhando destaque na região que os ingleses ainda se referem como o subcontinente asiático. Trata-se do terceiro título de sua carreira após conquistar o Nascar Whelen Series Late Model em 2011 e o Campeonato Britânico de F-4 em 2014. No ano passado correu na série GP3 e este ano já foi confirmado pela equipe Fortec para participar da O resultado é um alento para o brasileiro radicado nos EUA, que este ano ano vai disputar a F-3.5 V8, antiga F-Renault 3.5.

O MRF CHallenge é bancado pela fábrica de pneus MRF empresa que explora, como poucos, o automobilismo como forma de promover seus produtos e formar novos pilotos na Índia. Fundada em 1946 por K. M. Mammen Mappillai, sua primeira fábrica foi estabelecida em Tiruvottiyur, Madras (o “M”de sua razão social), onde fabricava brinquedos infláveis. Atualmente produz uma ampla gama de pneus para automóveis, caminhões, máquinas agrícolas, motos, tratores e produtos para esportes a motor.

Em 1997 construiu um F-3 e atualmente promove dois campeonatos com monopostos, um com motor Renault 2,0 e outro com motor Ford 1,6. Este último tem chassi tubular e é mais rudimentar. O primeiro usa um chassi de compósito de  fibra de carbono projetado pela Dallara de acordo com as normas de F-3 e construído localmente pela Jayem Automotives, em Coimbatore. Entre os adversários de Pietro Fittipaldi no campeonato da temporada 2015/16 estavam Giuliano Alesi, Harrison Newey e Mick Schumacher; os sobrenomes famosos são uma clara referência aos pais de cada um e a confirmação de como a MRF consegue transformar seu investimento em um sucesso de marketing…

Pedro Piquet é vice-líder na Nova Zelândia

Pedro Piquet é vice-líder na Nova Zelândia. Foto: Toyota Racing Series.

Faltando duas etapas para o final da edição 2016 da Toyota Racing Series, Pedro Piquet assumiu a vice-liderança do torneio que prossegue em Taupo (dias 6 e 7 de fevereiro) e em Manfeild (12 a 14 de fevereiro). Na classificação atual o brasileiro está em segundo lugar, cm 488 pontos, contra 518 do líder Lando Norris, inglês de 16 anos e mais jovem Campeão Mundial de Kart, título conquistado em 2014, na França.

Ao vencer a etapa de sábado em Hampton Downs, Pedro Piquet inscreveu seu nome em um troféu que, desde 1921 é dado ao vencedor do GP da Nova Zelândia. Entre os nomes que constam dessa lista estão como Stirling Moss, Jack Brabham, Bruce McLaren, John Surtees, Graham Hill, Chris Amon (até hoje considerado o maior piloto desse país em todos os tempos), Keke Rosberg e Roberto Pupo Moreno.

Nota do colunista: os resultados conquistados no Exterior no último fim de semana comprovam que os pilotos brasileiros têm qualidades para se destacar  em várias categorias, apesar de todo esforço das autoridades esportivas nacionais em conturbar e dificultar a prática e o crescimento do automobilismo dentro do País. Vale lembrar que no ano passado Pedro Piquet foi obrigado a interromper sua participação na Toyota Racing Series por um capricho da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA. Meses depois a entidade emitiu uma discreta nota em que se desculpava pelo erro cometido, nota onde não aparecia qualquer possibilidade de ressarcir o prejuízo econômico causado ao piloto.










Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIAFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.

SUBARU E STI APRESENTAM OS MODELOS DE COMPETIÇÃO PARA 2016.

Reconhecida mundialmente pelo forte envolvimento com o automobilismo, a Subaru e a Subaru Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da marca e responsável pelo desenvolvimento técnico dos modelos de corrida, apresentaram os seus planos para as atividades e competições que a Subaru Motorsports realizará neste ano.

24 Horas de Nürburgring


Pelo nono ano consecutivo, a STI competirá com o modelo Subaru WRX STI na exigente corrida de resistência 24 Horas de Nürbrugring, que estará em sua 44ª edição e acontecerá entre 26 e 29 de maio, no circuito que dá nome à prova, na Alemanha.

Na edição do ano passado, o Subaru WRX STI foi o grande vencedor na categoria SP3T (carros com motor turbo de 2.0 litros ou menos), com isso, a equipe totaliza, atualmente, três conquistas nesta categoria: 2011, 2012 e 2015. A meta para as 24 Horas de Nürbrugring deste ano é a segunda vitória consecutiva na SP3T.

A versão 2016 do Subaru WRX STI que competirá, aproveita ainda mais os benefícios proporcionados pelo baixo centro de gravidade e pelo elevado equilíbrio do motor Boxer, com cilindros horizontalmente opostos, para melhorar a velocidade nas várias curvas do circuito.

A equipe de desenvolvimento da STI criou um veículo ainda mais rápido, com respostas precisas aos comandos do piloto, graças a uma carroceria mais leve, com evoluções aerodinâmicas, maior downforce dianteiro, menor momento de inércia, novos pneus e as novas configurações do motor, este último foi adequado para atender ao novo regulamento.

A exemplo do ano passado, Hideharu Tatsumi será o diretor da equipe, sendo responsável pelo comando do grupo e do desenvolvimento do carro. Os pilotos do WRX STI na edição 2016 da 24 Horas de Nürburging serão: Hideki Yamauchi (Japão), Marcel Lasée (Alemanha), Carlo van Dam (Países Baixos), e Tim Schrick (Alemanha).

Super GT Series


Subaru participará da temporada 2016 do campeonato Super GT Series, considerada a categoria mais importante do automobilismo japonês. A marca competirá com o Subaru BRZ GT300, que o know-how da marca nas 24 Horas de Nürburging do ano passado, e maximiza os pontos fortes do motor Boxer e dos novos pneus dianteiros 330/710R18, que substituíram os 300/680R18 e melhoraram a aderência nas curvas e em frenagens. O modelo também possui carroceria mais leve, além de evoluções na aerodinâmica e no motor.

O chefe de equipe será Hideharu Tatsumi, da STI, que trabalhará em conjunto com a “R&D SPORT”. A dupla de pilotos para a temporada deste ano será composta por Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi.

Global Rallycross Championships

A STI fornecerá suporte técnico para a equipe SUBARU Rally Team USA, que compete no Global Rallycross Championships, categoria bastante popular nos Estados Unidos.

Este evento combina elementos dos tradicionais circuitos de corrida, com corridas off-road e rali. O carro que participará dessa temporada reúne a experiência adquirida na Super GT Series e nas 24 Horas de Nürburging, para comprar a superioridade do motor Boxer e do sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive.

Para a temporada deste ano, a STI fornecerá apoio técnico nas áreas de desenvolvimento do motor priorizando a robustez, redução do peso da carroceria, melhoras na rigidez e otimização do momento de inércia.

Sobre a Subaru Tecnica International (STI)

A STI foi criada em 1988, para ser a divisão esportiva da SUBARU. Em 1989, um SUBARU Legacy de primeira geração, preparado pela STI, quebrou o recorde mundial de velocidade certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para o percurso de 100 mil quilômetros. A partir de então, a STI entrou no Campeonato Mundial de Rali, obtendo três títulos entre os construtores e três campeonatos com os pilotos Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg. 

SUBARU
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DAF BARIGUI VENDE DEZ XF105 PARA A BRAF TRANSPORTES & LOGÍSTICA.

A DAF Caminhões, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR Inc, por meio da sua concessionária DAF Barigui, de Curitiba, acaba de entregar dez XF105 para a BRAF Transportes & Logística. Localizada em São José dos Pinhais, a empresa tem 15 anos de mercado e atuação nacional. Esta é a segunda venda importante que ocorre em 2016.


Os novos caminhões integram a frota de 129 veículos da empresa, com aplicação de transporte rodoviário de cargas, com implemento de três eixos (vanderleia).  Os modelos escolhidos são o XF105, 6x2, com cabine Space.

“O nosso ótimo relacionamento com a concessionária Barigui nos levou até a marca DAF. Os dez caminhões já estão rodando e estamos bastante satisfeitos com o desempenho. E nossos motoristas elogiam muito o conforto e a dirigibilidade do XF105”, afirma Fábio Maciel Barbosa, Diretor da BRAF Transportes & Logística.

“Estamos trabalhando para aumentar ainda mais nossa participação de mercado em 2016, concentrando esforços no relacionamento do time de vendas e das concessionárias com cliente e potenciais clientes. Temos um produto com baixo consumo de combustível, robusto e confortável, ideal para diversas aplicações do mercado brasileiro”, acrescenta Antenor Frasson, Diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

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FPT INDUSTRIAL TEM NOVAS HOMOLOGAÇÕES DE MOTORES PARA ATENDER AO MAR-I.

Motores são destinados ao setor agrícola e de construção.

A FPT Industrial recebeu novas homologações para duas famílias de motores em conformidade com a norma PROCONVE MAR-I. Foram homologadas cinco novas versões de motores NEF67 com potências dos propulsores destinados ao segmento de construção entre 98 e 145 KW e torques entre 538 e 863 Nm e três motores da família Cursor 9 para aplicação em máquinas agrícolas com potências que vão de 240 a 278 kW e torques entre 1550 e 1690 Nm.

Com as novas homologações, a FPT Industrial soma 21 motores em conformidade com o MAR-I, do total de 49 novas versões previstas para serem validadas entre o final de 2015 e 2016.

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MM Editorial
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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS SOFREM RETRAÇÃO EM JANEIRO.

A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores apurou nesta segunda-feira, 1 de fevereiro, o desempenho do setor automotivo no mês de janeiro, em comparação com dezembro de 2015.

No levantamento dos emplacamentos, o primeiro mês de 2016 teve queda de 29,67% nas vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, no comparativo com dezembro de 2015. Ao todo, foram comercializadas 260.914 unidades em janeiro, contra 370.990 no mês anterior. Na comparação com janeiro 2015 (372.993 unidades), o setor apresentou retração de 30,05%.

Os segmentos de automóveis e comerciais leves, somados, apresentaram queda de 32,15% em janeiro. Foram emplacadas 149.699 unidades, contra 220.640 em dezembro de 2015. Se comparado com janeiro do ano passado (243.882 unidades), o resultado aponta queda de 38,62%.

Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, alguns fatores influenciaram na queda das vendas de veículos. 



“Começamos o ano sem expectativa de crescimento, porém, os resultados de janeiro não devem ser balizadores para as projeções para 2016, pois este mês é atípico historicamente, e carrega aspectos negativos por algumas razões que não se repetem ao longo do ano. Como ocorre tradicionalmente no mês de dezembro, as promoções atrativas de final de ano se destacaram e os consumidores estavam com mais disponibilidade de recursos, em função do 13º. Salário, provocando alguma antecipação de compra. Esse aumento de demanda no final do ano passado refletiu, diretamente, no baixo desempenho das vendas em janeiro deste ano, que já é um mês mais fraco em função das despesas extras das famílias, com matrículas e materiais escolares, impostos como IPVA, entre outros que inibem investimentos. Esse ano, a retração de janeiro se mostrou ainda mais acentuada na comparação com o mesmo mês de 2015 porque, naquela época, ainda havia veículos disponíveis com redução do IPI, favorecendo o mercado”, explicou o presidente da entidade.

Para o empresário, apesar de o ano de 2016 começar com uma queda importante, as perspectivas apontam para certa acomodação do mercado, o que fez a Fenabrave estimar, para 2016, projeções que apontam para uma queda de 5,2% para os emplacamentos de todos os segmentos automotivos somados. “Faremos as revisões a cada três meses, para que possamos avaliar melhor o comportamento do mercado e o viés da economia, mas acreditamos que o pior resultado ocorreu em 2015, e que este ano não deve trazer os mesmos níveis de queda”, argumenta o presidente da Fenabrave.

Desempenho de todos os segmentos em janeiro de 2016



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Daniela Figueira
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IVECO BUS VENCE LICITAÇÃO DE 417 MICRO-ÔNIBUS AO GOVERNO DE MINAS GERAIS.

Veículos encarroçados sobre o chassi 70C17 serão utilizados para o transporte escolar em todo o estado.

A Iveco Bus venceu a licitação promovida pelo Governo de Minas Gerais para fornecer 417 micro-ônibus que atuarão no transporte escolar em cidades mineiras. Os veículos serão encarroçados sobre o chassi 70C17, com capacidade para transportar até 29 alunos, atendendo especificações de produto e qualidade definidas pelo cliente.

A venda aconteceu por meio de Pregão Eletrônico. "Além de um trabalho para superar as expectativas do cliente, a concretização do negócio é resultado do esforço de todo o time”, afirma Ricardo França, Gerente Comercial da Iveco Bus. As entregas dos modelos 70C17, que possui mais de seis mil unidades rodando somente por meio do programa governamental Caminho da Escola, devem ocorrer nos próximos meses.

Referência mundial no segmento de transporte de passageiros, a marca Iveco Bus, que tem pouco mais de um ano de atividade no Brasil, vem celebrando bons resultados e a grande aceitação de seus produtos no mercado. Com uma linha de veículos aptos para o transporte de passageiros urbano e de fretamento, a marca encerrou 2015 com um aumento de 62,4% no número de licenciamentos em relação a 2014.

Chassi 70C17


O chassi 70C17, da consagrada linha Daily CityClass, foi projetado para operar com máxima performance e economia. O modelo conta com motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv, o mais potente da categoria. Equipado ainda com a tradicional tecnologia Iveco EGR, que tem como objetivo reduzir as emissões, o sistema é o único do segmento que dispensa o uso do Arla 32. 

Quando se fala em performance e potência, o câmbio é outro sistema de destaque por oferecer alta tecnologia e eficiência. Com seis marchas sincronizadas à frente e uma ré, o conjunto permite mudanças rápidas e precisas, traduzindo em ganho no conforto ao motorista e no desempenho do motor. Além disso, alavanca de câmbio é integrada ao painel, original do chassi, proporcionando ergonomia e conforto. 

A sensação de uma viagem segura e agradável também chega aos passageiros. Além de um dos motores mais silenciosos do segmento, o micro-ônibus oferece suavidade ao rodar. A suspensão foi desenvolvida com feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, caracterizando maior absorção de impactos e bem-estar aos ocupantes. 



IVECO
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CNH INDUSTRIAL:
INOVAÇÕES DAS MARCAS AGRÍCOLAS ESTÃO ENTRE AS MELHORES DOS EUA EM 2016.

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrônomos e Biológicos incluiu tecnologias da Case IH e da New Holland Agriculture em seu prêmio anual, que reconhece as 50 inovações mais inteligentes de produtos de engenharia introduzidas no mercado dos Estados Unidos no ano passado. 

A Case IH e a New Holland Agriculture, as duas marcas globais de máquinas agrícolas da CNH Industrial, foram incluídas na edição de 2016 do prêmio AE50. Desenvolvido pela Sociedade Americana de Engenheiros Agrônomos e Biológicos (ASABE), o AE50 indica as 50 principais inovações de produtos agrícolas apresentadas todos os anos, nos Estados Unidos. As introduções de novos produtos são classificadas anualmente de acordo com os critérios de inovação, avanço significativo de engenharia e impacto no mercado atendido.

Plantadeira da Case IH

As marcas da CNH Industrial vêm ajudando os produtores a trazer o alimento dos campos para a mesa há mais de um século. A empresa continua a inovar, fornecendo soluções de mobilidade sustentáveis, maior eficiência dos veículos e emissões reduzidas. A CNH Industrial e suas marcas agrícolas têm trabalhado conjuntamente com a ASABE ao longo dos anos em um esforço para permanecerem na linha de frente da inovação e sustentabilidade no setor agrícola.

Trator da New Holland Agriculture

A Case IH começa o ano com dois lugares na cobiçada lista por suas linhas de colheitadeiras Axial-Flow e suas novas plantadeiras. Já a New Holland figurou nessa lista com vários produtos, entre eles ela foi destacada com a sua forrageira enfardadeira BigBaler; com a sua linha de tratores T7, com o seu novo modelo de semeadora e ainda com os novos mecanismos de debulhas de grãos da sua linha de colheitadeiras CX.


Agência Ideal
Carla Medeiros
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HONDA LANÇA PORTAL EXCLUSIVO PARA SERVIÇOS FINANCEIROS.

A partir de agora, clientes e interessados podem acessar informações sobre consórcio, seguros e financiamento em uma só plataforma.

A Honda Serviços Financeiros começou o ano trazendo novidades para os consumidores. Após ampliar o prazo de pagamento do consórcio para 80 meses, a empresa coloca no ar um novo portal que leva o seu nome. Disponível também para dispositivos móveis, a plataforma oferece informações sobre todos os serviços - consórcio, seguros e financiamento - simulações online, tecnologia de geolocalização para identificar as concessionárias mais próximas, entre outras ferramentas.

Braço financeiro da fabricante de automóveis, motocicletas e produtos de força, a Honda Serviços Financeiros integra o Consórcio Nacional Honda, maior administradora de consórcio do País com mais de 2,1 milhões de clientes ativos, a Seguros Honda, que conquistou a marca de 1 milhões de apólices comercializadas em 2015, e o Banco Honda, que oferece suporte e condições competitivas de financiamento às operações das concessionárias.

Acesse www.hondaservicosfinanceiros.com.br e conheça o novo site feito para quem busca mais facilidade para adquirir um veículo Honda.

Mais informações no www.honda.com.br.

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MARCOPOLO:
102 NOVOS ÔNIBUS TORINO EM ANÁPOLIS

O Consórcio UrbAN - MOBILIDADE URBANA DE ANÁPOLIS, operador do sistema de transporte urbano, adquiriu 102 ônibus da Marcopolo. Os veículos, do modelo Torino, serão incorporados às frotas das empresas São José do Tocantins e VIACAP e utilizados na cidade de Anápolis, em Goiás.


O UrbAN fechou acordo com a prefeitura de Anápolis para operar o transporte coletivo da cidade pelos próximos 15 anos, podendo ser renovado por mais 15 anos. As primeiras 58 unidades começaram a operar no final de novembro. O modelo Torino é ideal para o transporte urbano e proporciona conforto e segurança para os passageiros.

As 102 unidades fornecidas têm três diferentes configurações, com capacidade para 79 passageiros (38 sentados) e 80 passageiros (39 sentados), poltronas de encosto alto, portas eletropneumáticas e sistema multiplex. Desses, 65 ônibus possuem elevador semi-automático, 19 são equipados com elevador semi-automático e sistema de ar-condicionado, e os 18 restantes possuem sistema de ar-condicionado.

Com 30 anos de história e mais de 100 mil unidades produzidas, o Torino é o modelo urbano mais bem-sucedido em toda a história da indústria brasileira do ônibus. Foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menor custo operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

O Torino apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas. Também conta com iluminação interna em LEDs, novos conjuntos ópticos frontal e traseiro que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.

O veículo oferece mais conforto, com maior largura interna e amplo espaço para circulação dos passageiros e nova decoração. As poltronas são ergonômicas urbanas estofadas com encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). O modelo dispõe ainda de poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou deficientes, elevador semiautomático e espaço dedicado para cadeirantes.

Foto: Gelson Mello do Costa.

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