terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

VOLKSWAGEN DO BRASIL INVESTE R$ 363 MILHÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOVO GOL E NOVO VOYAGE.

A maior modificação foi realizada na área da Montagem Final, por conta do aumento da quantidade de itens tecnológicos instalados nos carros.

A Volkswagen do Brasil acaba de lançar no mercado nacional os modelos Novo Gol e Novo Voyage, frutos de um investimento de R$ 363 milhões, que envolveu o desenvolvimento de engenharia veicular e de motor, aquisição de bens de capital para modernização do processo produtivo e treinamento dos colaboradores.

“Os investimentos reforçam a confiança da marca no País, mesmo em um cenário desafiador como o atual. O Novo Gol e o Novo Voyage serão os modelos mais tecnológicos e conectados de seus segmentos no mercado brasileiro e, para sua produção, as linhas de montagem foram modernizadas, acompanhando essas inovações”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Mudanças na linha de produção

Os modelos, produzidos nas fábricas Anchieta (em São Bernardo do Campo) e Taubaté, exigiram alterações importantes na linha de produção. A maior modificação ficou por conta do aumento da quantidade de itens tecnológicos que os operadores instalam nos modelos.

A área da Montagem Final das fábricas recebeu novos dispositivos para o encaixe da estrutura do novo painel (cockpit) do Novo Gol, onde estão as principais inovações tecnológicas do modelo, como o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Outro diferencial inserido na linha para atender a produção dos novos modelos é o equipamento para aplicação do novo design de porta luvas.

As mudanças no conjunto de peças da traseira do Gol foram as mais significativas para a área da Armação, onde as peças metálicas são unidas, formando a carroceria. Os novos designs da tampa e da lateral trouxeram um novo conceito de ajustes nas Partes Móveis. Os conjuntos de robôs responsáveis pela solda das peças que formam o conjunto traseiro do Gol passaram por ajustes com o objetivo de assegurar a perfeita geometria do conjunto nas duas fábricas.

Gol e Voyage: sucesso em família


O Novo Gol e Novo Voyage trazem toda a evolução do DNA mundial de design da marca, com linhas que reforçam a esportividade, com elementos que valorizam os novos contornos e proporções dos veículos.

Em 35 anos de sucesso, o Gol acumula 27 anos consecutivos na liderança do mercado nacional, sendo o automóvel historicamente mais produzido, comercializado e exportado da indústria brasileira. Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi lançado no dia 8 de maio de 1980. O Voyage, integrante da família Gol, teve a primeira geração lançada em 1982, com motor a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super).  
   
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CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*

LIGA DESPORTIVA CHEGA COM PROPOSTA ALTERNATIVA.


Cobrança de muitos desde há muito tempo, o automobilismo paulista ganhou suas primeiras ligas. Uma delas, a Liga Desportiva de Automobilismo, liderada por Ernesto Costa e Silva e Hélio Saraiva-, foi apresentada recentemente em clima de união, euforia e uma boa dose de amadorismo, itens em falta no cenário esportivo de São Paulo, ainda que uma pitada de profissionalismo seja essencial. Afinal, é a base desta atividade custosa quem mais precisa de uma injeção de ânimo e de um desafio capaz de aglutinar os muitos descontentes com o que é oferecido aos autoentusiastas de plantão.

Velocidade na Terra faz sucesso em Santa Catarina. 

Não é de hoje que se fala na criação de ligas para contornar os problemas criados pela ganância e inabilidade dos poderes constituídos. Ao seu modo, os gaúchos conseguem manter um automobilismo regional saudável,  que gera empregos e boas corridas em várias categorias. Santa Catarina, focada em corridas de terra, segue caminho semelhante e o Paraná, com dois autódromos e meio (a fração fica por conta do fechamento iminente da pista de Curitiba), também resolveram seus problemas. Por sua vez São Paulo e Rio, outrora uma das pontas do eixo nacional do esporte, sucumbem graças ao objetivo comum de dirigentes e promotores em ganhar tudo e dar nada, ou muito pouco, em troca. Diante disto, como crer que possamos receber a bandeirada da competição que deu ao Brasil oito títulos mundiais de F-1, um de protótipos, quatro vitórias em Indy, enfim, um lugar consolidado entre os grandes centros do automobilismo mundial?

São poucos os dirigentes que reúnem conhecimento de causa e o idealismo mínimo para semear facilidades que façam surgir não apenas novos pilotos de qualquer idade, mas, principalmente, chefes de equipe, comissários técnicos e desportivos, cronometristas, jornalistas, mecânicos, organizadores, preparadores, promotores enfim, todas as categorias que formam a estrutura do esporte. A dificuldade de usar o autódromo de Interlagos para sua atividade-fim compara-se a um nervo ciático inflamado, graças à incapacidade do poder público em explorar os 99.000 m² — área ocupada pelo Autódromo Municipal José Carlos Pace — de forma eficiente a ponto de subsidiar o automobilismo de base.

Será a Liga Desportiva do Automobilismo a solução para esse mal? Difícil dizer neste momento, mas não há como negar que se trata de um ato corajoso de Costa e Silva e seu par Saraiva, como bem sabe a Federação de Automobilismo de São Paulo. Ou por qual motivo teriam convidado esse último para ocupar posto importante na chapa — possivelmente a única —, que concorrerá nas próximas eleições? Se a LDA trabalhar com as rodas no chão e uma dose mínima de profissionalismom e Ernesto Costa e Silva e Hélio Saraiva tem capacidade para isso, os passos seguintes vão demorar muito menos tempo para acontecer, e isto será uma vitória importante para resgatar o automobilismo de raiz que tanto faz falta na principal economia do País.

A F-1600 (foto de abertura) é uma das categorias que pode ganhar com a nova Liga Desportiva do AUtomobilismo.

Stock em falta

Grid da Stock para 2016 ainda tem 7 vagas. Foto: stockcar.com.br.

Faltando duas semanas para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, a lista de inscritos para a categoria mais importante do automobilismo nacional ainda tem muitos lugares vagos: das 34 vagas disponíveis pelo menos sete ainda estão sem piloto definido. Quatro desses bancos estão nas equipes Mico’s Racing e Boettger e as outras três na Vogel, RZ e Full Time-ProGP. Um dos principais concorrentes da última temporada, a Mico’s chegou a anunciar um acordo para ter Sérgio Jimenez em suas fileiras, mas o piloto confirmou ontem que vai pilotar um dos carros de Beto Cavaleiro. Veja como está a lista de inscritos atual:

- Voxx Racing: Marcos Gomes (atual campeão) e Felipe Fraga
- Red Bull Racing: Cacá Bueno e Daniel Serra
- Full Time Sports: Allam Khodair e Rubens Barrichello
- Eurofarma RC: Max Wilson e Ricardo Maurício
- Shell Racing: Átila Abreu e Ricardo Zonta
- Ipiranga RCM: Galid Osman e Tiago Camilo
- Mico’s Racing: nenhum piloto confirmado
- Vogel Motorsport: Denis Navarro
- Axalta C2 Team: Gabriel Casagrande e Júlio Campos
- RZ Motorsport: Luciano Burti
- Boettger Competições: nenhum piloto confirmado
- Cavaleiro Racing: Popó Bueno e Sérgio Jimenez
- Carlos Alves Competições: Nestor Girolami e Vitor Gens
- Hot Car Competições: Felipe Lapenna e Raphael Abate
- Full Time ProGP: Felipe Guimarães

CBA reage

A Confederação Brasileira de Automobilismo não publicou nada em seu site e, até ontem, a última notícia sobre a categoria Marcas e Pilotos 1.6 publicada nesse veículo de comunicação datava de 18 de setembro de 2015. Mesmo assim, o piloto paranaense Marco Romanini anunciou que “a unificação dos regulamentos de todos os campeonatos (brasileiros da categoria Marcas e Pilotos 1.6)” estaria na iminência de tornar-se realidade. Se isto realmente for concretizado a decisão poderá ser considerada a primeira atitude pró-ativa da atual gestão. No poder desde janeiro de 2009, o atual presidente declarou, segundo Romanini, que “a unificação pretendida pelos pilotos e pelas equipes está entre nossas prioridades”.

F-1 despertou

Vettel: pneus romenos e o melhor tempo ontem em Barcelona. Foto: Ferrari.

Terminam hoje (23) os primeiros testes da atual temporada de F-1, em Barcelona, onde 11 pilotos participaram do treino de ontem. Entre as principais novidades dessa agenda, as estreias da equipe Haas – que passou um susto quando a asa dianteira do carro soltou-se da estrutura quando Romain Grosjean se aproximava da curva 1 –  e do mexicano Alfonso Celis como piloto de testes da equipe Force India e a volta da Renault como construtora. Fato interessante foi a Ferrari ter testado um jogo de pneus que a Pirelli produziu em sua planta da Romênia, decisão tática que certamente remete a dois pontos críticos: ter uma alternativa de produção e se resguardar de uma possível deterioração na situação política da Turquia, onde os pneus da F-1 são fabricados atualmente. Outro assunto que está sendo bastante comentado nos boxes de Barcelona são as possíveis mudanças no regulamento técnico para 2017 e 2018. Mais detalhes sobre o resultado dos testes na próxima quinta-feira.

Os resultados de ontem foram estes:

1) Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H, 1’24”939, 69 voltas
2) Lewis Hamilton, Mercedes F1 W07 Hybrid, 1’25”409, 156 voltas
3) Daniel Ricciardo, Red Bull Racing-TAG Heuer RB12, 1’26”044, 87 voltas
4) Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW38, 1’26”091, 80 voltas
5) Alfonso Celis, Force India-Mercedes VJM09, 1’26”298, 58 voltas
6) Jenson Button, McLaren-Honda MP4-31, 1’26”735, 84 voltas
7) Carlos Sainz, Toro Rosso-Ferrari STR11, 1’27”180, 55 voltas
8) Marcus Ericcson, Sauber-Ferrari C34, 1’27”555, 88 voltas
9) Pascal Wehrlein, Manor Racing-Mercedes MRT05, 1’28”292, 54 voltas
10) Romain Grosjean, Haas-Ferrari VF-16, 1’28”399, 31 voltas
11) Jolyon Palmer, Renault RS 16, 1’29”356, 37 voltas.







Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIAFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.

SIEMENS FECHA CONTRATO DE AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS COM A ELEKTRO.

A Siemens firmou contrato com a distribuidora de energia elétrica Elektro, para fornecer um modelo piloto da tecnologia de self-healing semi-centralizado, um sistema digital que monitora e atua nos religadores distribuídos em uma determinada zona de ação da concessionária. É uma das primeiras parcerias do tipo no Brasil.

O sistema de self-healing, programa piloto das empresas, consiste em, dado um defeito no ramal de distribuição de energia, isolar a falha e restabelecer a maior quantidade de consumidores possível através de manobras de religadores na rede aérea de distribuição – efetivamente reencaminhando a eletricidade por uma via alternativa para que as perdas sejam minimizadas, de forma remota e rápida.

“O sistema é chamado de semi-centralizado, pois a recomposição do sistema elétrico fica alocada no servidor que pode ser instalado na subestação de energia da região, sem a necessidade de um servidor geral”, explica Sergio Jacobsen, diretor da área de Smart Grids da Siemens. “Outro benefí cio desse sistema é a possibilidade da Elektro utilizar os controladores e religadores já existentes, não precisando substituir o material já utilizado. Assim, além de garantir a recomposição do sistema elétrico, é possível realizar uma operação automatizada dos religadores para prover uma operação segura do sistema”, complementa o especialista.

Com isso, o número de interrupções deve cair consideravelmente. Outro ponto positivo é o próprio valor do investimento – por se tratar de instalação de software especializado e tecnologia de monitoramento, o custo é muito inferior quando comparadas a outras soluções, que normalmente requerem compra de equipamentos e gastos logísticos.

“Soluções como esta são de extrema importância para o nosso negócio. Elas trazem resultados operacionais cada vez mais eficientes e sustentáveis”, afirma Jorge Aith, gerente de medição, perdas e tecnologia da Elektro.

Além de atender aos requisitos da ANEEL sobre indicadores coletivos para manter a qualidade na prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, o sistema de self-healing desenvolvido pela Siemens em parceria com a Elektro apresenta uma funcionalidade adicional chamada gerenciamento local de sobrecarga do sistema – assim, além de garantir a recomposição do sistema elétrico em um intervalo de tempo mínimo, é possível realizar uma operação automatizada dos religadores para prover uma operação segura do sistema elétrico.

A Elektro é uma empresa de capital aberto com sede em Campinas/SP, que atende 228 cidades brasileiras, sendo 223 em São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Com a ajuda da Siemens, a empresa já sai na frente na garantia de qualidade, aliando baixo custo a um retorno alto.

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CAMINHÕES VOLKSWAGEN E MAN INOVAM EM TELEMETRIA E CONTROLE DE EMISSÕES.

Sistemas Volksnet e MAN Guard  oferecem solução completa ao unir telemetria, gerenciamento logístico e de risco.


A MAN Latin America ampliou as funcionalidades do Volksnet e do MAN Guard, sistemas de telemática para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota voltados aos modelos Volkswagen e MAN, respectivamente.

As ferramentas auxiliam na redução do custo operacional graças a um minucioso acompanhamento online da operação dos veículos. E agora, chegam à segunda geração com mais funcionalidades, já disponíveis aos clientes.

Dentre as principais novidades estão informações em tempo real de desempenho dos caminhões, isoladamente e de toda a frota, considerando-se ainda tempo de ar-condicionado ligado, movimento em faixa econômica de rotação e principais infrações cometidas durante a viagem. Com o dispositivo o transportador pode também acessar relatórios práticos de consumo de combustível e modo de condução de cada motorista para realizar treinamentos, se necessário.

O exclusivo relatório de Emissão de Carbono permite mensurar a emissão de CO2, aspecto que contribui para atender a metas de sustentabilidade. Cada vez mais empresas verdes exigem de seus fornecedores ações de controle de emissões e os gráficos de cada veículo da frota podem ser usados para acompanhar, comparar e verificar o impacto de programas implementados ao longo do tempo.

Outra possibilidade é a do gestor da frota coordenar a coleta e distribuição de cargas, estabelecer pontos de entrega e pontos de parada ao longo do percurso, comunicando-se com o condutor em tempo real por meio de um visor acoplado a um teclado no painel de instrumentos.

É possível também programar avisos como vencimento de seguro, da carteira de habilitação e status de manutenção da frota, além de informar as concessionárias mais próximas ao trajeto por meio de um mapa de localização, o que facilita as paradas para manutenção.

“Trata-se de um sistema totalmente alinhado ao conceito sob medida de nossos veículos. Ouvimos os clientes e aprimoramos os recursos com uma solução completa, voltada ao ganho de produtividade do veículo e à redução de custo operacional em até 20%”, afirma João Herrmann, gerente de Marketing da MAN Latin America. “Outro foco é aumentar a segurança e contribuir para a prevenção de acidentes. Tudo isso sem deixar de lado as demandas relacionadas ao meio ambiente, mandatórias em todo o mundo”, complementa Herrmann.

Agilidade e instalação

Aceitos pelas principais gerenciadoras de risco, os sistemas Volksnet e MAN Guard foram concebidos em parceria com a Zatix, empresa que é referência em soluções de rastreamento, gerenciamento de risco de cargas e logística.  Ambos integram o monitoramento de veículos à telemetria, eficiência logística e comunicação rápida e segura a baixo custo.

A instalação dos sistemas é oferecida de série para os cavalos mecânicos da linha Constellation com motorização de 390 e 420 cavalos e nos modelos TGX produzidos a partir de 2016. Para os demais modelos da linha Constellation, incluindo os veículos rígidos equipados com motor MAN D08, o Volksnet é opcional. O serviço é gratuito durante os seis primeiros meses de uso do veículo e, após esse período, o cliente opta por permanecer ou não com o sistema ativo.

Novo portal

A nova geração dos sistemas Volksnet e MAN Guard permite acompanhamento online mais completo do desempenho dos caminhões e da performance dos condutores. E também seu portal de acesso ganhou nova identidade visual, sob medida para as novas funcionalidades, nos endereços www.volksnet.com.br e www.manguard.com.br. 

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LINHA DE METRÔ SEM CONDUTOR MAIS LONGA DA EUROPA ENTRA EM OPERAÇÃO EM BARCELONA.

Em Barcelona, a extensão da Linha 9 driverless do metro (sem condutor) entrou em operação. A linha de cerca de 20 km de comprimento conecta a universidade no centro da cidade ao Terminal 1 do aeroporto de El Prat de Llobregat. A Siemens equipou a linha com um sistema de controle de trens automático para operação sem condutor. O sistema sem fio para controle automático de trens fornece dados em tempo real sobre a localização e velocidade do trem, aumentando a frequência (headway) e a capacidade de passageiros.

Em mais de 30 quilômetros de comprimento e com 23 estações, a Linha 9 percorre toda a cidade de Barcelona, tornando-a a linha de metrô sem condutor mais longa na Europa. Cinco anos atrás, os primeiros onze quilômetros da linha entraram em operação, e agora a continuação da linha para o aeroporto é de mais de 20,7 quilômetros de extensão. Os passageiros podem embarcar e sair dos trens em 15 estações ao longo do percurso. A Siemens forneceu o sistema de proteção automática dos trens Trainguard MT, utilizando a tecnologia CBTC sem fio (controle de trens baseado em comunicações) para atingir funcionamento totalmente automático. Portas de plataforma especiais fornecem segurança adicional: como trens de transporte (shuttle trains) em grandes aeroportos, portas de vidro separam a plataforma do trem. As portas não abrem até que o trem pare na plataforma.

A linha é projetada para acomodar cerca de 330.000 passageiros por dia e oferece uma capacidade máxima de transporte de cerca de 165 milhões de passageiros ao ano. Atualmente, mais um trecho de 18 quilômetros de extensão da linha está em construção. Uma vez concluída, a linha terá uma extensão total de cerca de 50 quilômetros, dos quais apenas quatro quilômetros estão acima do solo.

Siemens equipou mais de 300 quilômetros de linhas em todo o mundo com os sistemas de sinalização para operação driverless (sem condutor), tornando-se líder de mercado nesse campo. Além da Linha 9 em Barcelona, a Siemens também opera a Linha L em Nova York, a Linha 4 em São Paulo, Brasil, e as Linhas 1, 14 e 4 no metrô de Paris com este sistema.

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CARROS INTELIGENTES: O FUTURO CHEGOU.
Por Todd Barrett*

Com carros e caminhões ficando cada vez mais inteligentes, que lugar melhor para testar a próxima geração de veículos conectados à internet do que uma cidade que o Fórum de Comunidades Inteligentes classificou em 2011, 2012, e 2013 entre as 7 Comunidades Mais Inteligentes do Ano? Estamos falando de Stratford, em Ontário, no Canadá.

A alta classificação de Stratford entre as cidades mais inteligentes é baseada em parte na oferta de rede Wi-Fi gratuita por toda a cidade. Uma infraestrutura digital tão extensa assim é incomum, mesmo no coração de um cluster de alta tecnologia como o sudeste de Ontário. Essa particularidade torna Stratford um local ideal para testar nas ruas os veículos conectados à internet e carregados com sensores, câmeras de detecção de proximidade e tecnologias anticolisão.

A Associação de Fabricantes de Peças Automotivas (APMA) é um parceiro importante no projeto piloto em desenvolvimento. As tecnologias para veículos conectados são um foco crescente para muitos membros do órgão, e é consequência da estrutura industrial única de Ontário, único lugar na América do Norte onde é possível encontrar clusters de classe mundial – tanto automotivos quanto de TI.

Para Stratford, onde atualmente 60% dos empregos de manufatura estão ligados ao setor automotivo, o projeto oferece a oportunidade de buscar o potencial de crescimento econômico de tecnologias de carros conectados e de veículos autônomos. Ao todo são mais de 60 empresas já interessadas na iniciativa, além dela ter o apoio da Universidade de Waterloo, líder norte-americana em engenharia de tecnologia.

A Green and Intelligent Automotive (GAIA), instalação de pesquisa do conjunto propulsor da universidade, recém-lançada e avaliada em US$ 10 milhões, está focada no desenvolvimento de tecnologias automotivas mais inteligentes que irão minimizar o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Financiada em parte por uma doação de US$ 1 milhão da Toyota, a GAIA faz parte do Centro de Pesquisa Automotiva de Waterloo (WatCAR, sigla em inglês), o maior polo de pesquisa acadêmica para o setor automotivo do Canadá.

É importante ressaltar, no entanto, que há limites para o que pode ser alcançado até mesmo nos mais sofisticados laboratórios de pesquisa. Somente com testes nas ruas, em condições do mundo real, os desenvolvedores podem ganhar a confiança que necessitam para levar tecnologias inovadoras de carros conectados para o mercado. O governo do Ontário foi pioneiro com projetos-piloto em outubro de 2015, ao anunciar que iria permitir testes nas ruas para as tecnologias de veículos autônomos.

As expectativas de que dados valiosos vão surgir a partir do projeto piloto são altas. Embora possa levar anos para que os veículos verdadeira e totalmente autônomos tenham permissão para trafegar nas ruas, os projetos-piloto, como este agora em desenvolvimento em Stratford, representam marcos importantes nesta trajetória.











* Todd Barrett é Cônsul Comercial de Ontário, Canadá, no Brasil.


Edelman do Brasil
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PST ELECTRONICS ANUNCIA NOVO DIRETOR DE OPERAÇÕES PARA A AMÉRICA LATINA.

A PST Electronics, detentora da marca Pósitron e uma das maiores fabricantes de segurança automotiva do Brasil, anuncia o novo diretor de Operações Latam, Caetano Ferraiolo.


Com 30 anos de mercado, sendo 25 deles no setor automotivo, Caetano Ferraiolo vem da Caloi, onde ocupava a mesma posição. Também atuou em outras empresas de renome, como Mahle Metal Leve, Autocam Corporate e Autocam França. Seu currículo acumula experiências internacionais com importantes montadoras na Europa: as principais são Volkswagen, PSA Peugeot Citroën e Renault.

O objetivo do profissional será alinhar todas as frentes da empresa, com foco prioritário na excelência operacional e eficiência organizacional, duas de suas especialidades. Por isso, todos os departamentos ficarão subordinados ao novo diretor, exceto as áreas Administrativa Financeira e de Recursos Humanos.

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Braz Cubas (Mogi das Cruzes – SP), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral.

“Com muito orgulho passo a integrar a equipe da PST Electronics. Uma das companhias mais respeitadas do segmento automotivo, é conhecida pela atuação ética e por valores sólidos”, destaca. “O cenário desafiador em que se encontra o País exige que as empresas sejam ágeis e competitivas. Colocarei toda minha bagagem profissional a favor da Pósitron para que, junto de seu excelente time, possamos atravessar o período conturbado e sairmos ainda mais fortes dele”.

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FÓRMULA TRUCK.
LUIZ LOPES CONTINUA COM CAMINHÃO IVECO.

Luiz Lopes está garantido com seu caminhão Iveco na abertura da temporada, marcada para o dia 13 de março na cidade de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, e busca melhores resultados em 2016.

Depois de enfrentar dificuldades ao ter seus dois caminhões envolvidos em acidentes em 2015, o piloto Luiz Lopes busca uma temporada com menos problemas e mais resultados positivos na Fórmula Truck. Luiz ficou em 19º lugar com 75 pontos enquanto que seu companheiro de equipe, o bicampeão Beto Monteiro, terminou em 13º com 162. A abertura da 21ª temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul está marcada para dia 13 de março na cidade de Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul.


``Minha expectativa é a de superar os resultados conquistados em 2015 e melhorar, pensando já em 2017. Este ano, com as Olimpíadas aqui no Brasil, está difícil conseguir patrocinadores para a equipe. Mas vamos prova a prova tentando bons resultados``, disse Luiz Lopes.

A temporada 2016 da Fórmula Truck tem 10 corridas marcadas. Além da abertura, em Santa Cruz do Sul, dia 13 de março, no dia 10 de abril será disputada a prova em Curitiba, naquela que pode ser a última apresentação da Truck no autódromo da capital paranaense, que será desativado. Em maio permanece a dúvida entre Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e Brasília, que precisa finalizar as reformas no autódromo da Capital Federal.

Dia 12 de junho é a vez de Goiânia, em Goiás, a dia 10 de julho acontece a etapa de Londrina, no Paraná. Devido aos Jogos Olímpicos, marcados para agosto no Rio de Janeiro, julho receberá a segunda corrida no mês, dia 31 no retorno da Fórmula Truck a Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro. Guaporé, no Rio Grande do Sul, recebe a Truck dia 4 de setembro e a paranaense cidade de Cascavel terá a corrida no dia 9 de outubro. Novembro permanece a possibilidade de Campo Grande, caso Brasília finalize as obras para maio, ou a própria capital do Mato Grosso do Sul.



O encerramento do ano está marcado para o primeiro grande autódromo em Minas Gerais. A cidade de Curvelo, que fica a cerca de 160 quilômetros da capital Belo Horizonte, inaugura neste ano sua moderna pista que receberá a última etapa da Fórmula Truck.

Ingressos à venda

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a abertura do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem divulgados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 11 de março. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 13 de março), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 11 de março, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 560, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e alimentação ilimitadas - somente no domingo (13/3), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016*

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
* Sujeito a alterações

Mais informações

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Orlei Silva.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
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MARCOPOLO: RECEITAS NO EXTERIOR CRESCEM 28,5% EM 2015.

A Marcopolo divulgou ao mercado nesta terça-feira (23) o seu desempenho no exercício 2015. A empresa alcançou receita líquida consolidada de R$ 2,739 bilhões, com retração de 19,4% em relação à obtida em 2014 (R$ 3,4 bilhões). O destaque foi o crescimento de 28,5% nos negócios no exterior e exportações – R$ 1,475 bilhão, contra R$ 1,148 bilhão registrado no ano anterior.

A significativa retração da demanda brasileira por ônibus foi o principal motivo para a queda da receita. O mercado nacional caiu 38,4%, com a fabricação de 17.511 unidades (contra 28.429 unidades de 2014). Em que pese a retração do mercado nacional, a participação de mercado da Marcopolo aumentou para 40,7% em 2015, contra 39,6%, em 2014.

Com relação aos resultados alcançados com os negócios oriundos do exterior, a companhia exportou, a partir do Brasil, 1.766 unidades (já excluindo os kits desmontados) contra 1.628 em 2014, aumento de 8,5%.

Em relação às operações no exterior, a Marcopolo produziu 2.254 ônibus nas unidades da África do Sul, Austrália e México, contra 2.376 no ano anterior. A África do Sul registrou crescimento de 3,7% e fabricou 334 ônibus, em 2015, contra 322, em 2014. Na Austrália, o desempenho foi praticamente estável, com a produção de 428 unidades, contra 435 no ano anterior. No México, a produção atingiu 1.492 unidades em 2015, contra 1.619 em 2014.

Ônibus exportado para Costa Rica. Foto: Gelson Mello da Costa.

Perspectiva para 2016

De acordo com a direção da Marcopolo, a companhia segue engajada na adoção de três forças-tarefas para acelerar as atividades críticas que colaborem para superar as dificuldades advindas de um mercado interno ainda estagnado em um nível bem abaixo do histórico. As ações incluem o fortalecimento da atuação nos mercados de exportação e ampliação do portfólio de clientes, medidas para a redução de despesas e custos indiretos, e do aumento da eficiência operacional por intermédio da adoção dos conceitos LEAN, além da melhoria do capital de giro pela redução de estoques e recebíveis.

As exportações a partir do Brasil seguem aquecidas, impulsionadas principalmente pela taxa de câmbio mais competitiva. As ações da companhia visando a cobertura de novos mercados e a ampliação do portfólio de clientes no exterior já trazem reflexo nos negócios fechados e naqueles em andamento. Em relação às unidades controladas da Marcopolo no exterior, a empresa espera um ano melhor na Austrália, onde o programa de transformação está refletindo na melhora da eficiência operacional. No México, a Marcopolo pretende intensificar a sua presença, especialmente no segmento de rodoviários, tanto por intermédio da continuidade da parceria com a Mercedes, como também pelas novas oportunidades de encarroçar com outras marcas de chassis.

Apesar das dificuldades advindas do momento político e econômico brasileiro, a companhia segue acreditando na necessidade de investimentos em sistemas de mobilidade urbana e na renovação da frota brasileira de ônibus. Acredita também que a retração da demanda em 2015 e nesse início de 2016 representa um represamento de pedidos que deverá se reverter em novos negócios assim que as condições econômicas e políticas do país permitirem.


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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SENAI-SP ASSINA TERMOS DE COOPERAÇÃO PARA PROJETOS INOVADORES COM EMPRESAS.

Pesquisas envolvem iniciativas como a criação de embalagens plásticas retornáveis e com rastreamento, entre outras opções.

Foram entregues, na tarde desta segunda-feira (22/02), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), na capital paulista, os termos de cooperação de três projetos contratados segundo o edital de inovação da instituição. As iniciativas envolvem uma fórmula para a produção de filamentos a partir de plástico reciclado, reduzindo custos de impressão em 3D, o uso de embalagens inteligentes e o desenvolvimento de estruturas para serem utilizadas no balanceamento de alta rotação de motores, geradores e turbinas.

Participaram da cerimônia de entrega e assinatura dos termos de cooperação o diretor regional do Senai-SP e superintendente do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Walter Vicioni, o diretor técnico do Senai-SP, Ricardo Terra, e o gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai-SP, Osvaldo Maia, além dos representantes das empresas parceiras: Print Green3D, Reciclapac Soluções para Embalagens e Siemens. Foto: Everton Moraes/Fiesp 

 “Essa é uma prática que aproxima a formação profissional da indústria”, afirmou Vicioni. “Com as escolas próximas dos setores produtivos, ambas as partes ganham”. De acordo com Vicioni, o Senai-SP vai “fazer o seu melhor para que os projetos sejam realizados como foram planejados”.

Segundo Maia, “a indústria nacional tem o que mostrar ao mundo”.  “Temos pela frente 20 meses de trabalho, sintam-se em casa”, disse o gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai-SP aos representantes das empresas.

Representante da Reciclapac, Rogério Junqueira explicou que o projeto a ser desenvolvido em parceria com o Senai-SP envolve a criação de uma embalagem retornável de plástico reciclável com um software para rastreamento. “O cliente vai saber exatamente onde está a peça”, explicou. “Juntos, vamos entregar ao mercado uma solução nova”.

Para William Toledo Lima, representante da Print Green3D, o projeto em parceria com o Senai-SP visa criar filamentos para impressão 3D com material reciclado, como as estruturas pet, por exemplo. “O Senai-SP é uma referência nessa área, a instituição a qual todo mundo recorre quando quer resolver alguma questão nessa linha”, afirmou.

Agência Indusnet Fiesp
Isabela Barros 

IVECO SE MANTÉM LÍDER DE MERCADO NA ESPANHA.


A Iveco obteve um resultado comercial positivo em 2015 na Espanha, se consagrando como líder de mercado em todos os segmentos de veículos acima de 3,5 toneladas no país. As vendas da marca alcançaram 9.443 unidades, representando aumento de 39,7% sobre o ano anterior. A montadora conquistou também o posto de fabricante de ônibus com maior crescimento do setor, 58% a mais que em 2014.

Em 2015, pelo terceiro ano consecutivo, subiram os registros na venda de utilitários com mais de 3,5 toneladas no país, chegando a 44.902 unidades, 38,9% superior ao mesmo período em 2014. Esse resultado se deve pela recuperação econômica, pela alta no consumo e pela queda dos preços dos combustíveis, especialmente na última parte do ano, além de apoio e incentivos para o mercado.

Como acontece no Brasil e na maioria das economias mundiais, este setor é particularmente sensível ao desempenho econômico, uma vez que está diretamente relacionado com o investimento privado e com o aumento das atividades industriais.

Resultados em números

No segmento de comerciais leves (entre 3,5 e 6 toneladas), a montadora aumentou suas vendas em 45%, com 4.538 unidades vendidas, bem acima do crescimento global deste segmento, que foi de 39,9%.

Com os caminhões pesados (acima de 16 toneladas), a Iveco lidera com 3.578 veículos, o que representa 18,8% do mercado. No setor dos médios (entre 6,1 e 15,9 toneladas), a marca negociou cerca da metade entre todas as unidades vendidas no território espanhol: 49,4%.

Para ônibus e micro-ônibus, a Iveco cresceu ainda mais. Foram 58% em relação a 2014. O principal destaque é o Daily Minibus, atingindo 31,4% do mercado. O modelo tem uma versão inovadora com transmissão automática Hi-Matic de oito velocidades, que garante o melhor desempenho com baixos custos operacionais, ao mesmo tempo proporcionando conforto de condução e baixo consumo de combustível. O veículo também está disponível nas versões 100% eléctrica e GNV.



IVECO
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AGRALE PARTICIPA DA FESTA DA UVA 2016 E EXPÕE SUA LINHA DE PRODUTOS.

A Agrale expõe os últimos lançamentos das suas linhas de caminhões, tratores e utilitários na 31ª Festa da Uva, que acontece até 6 de março, em Caxias do Sul, RS.

Entre os destaques estão os novos tratores 4233 e 7215, os caminhões das linhas A e LX e o utilitário 4x4 Agrale Marruá G2. Foto: Antonio Chimia Lorenzet.

Segundo José Alberto Matos, gerente de marketing da Agrale, a empresa aproveita o evento para apresentar as novas linhas de produtos e estreitar o relacionamento com os clientes. “Este é o evento mais importante de Caxias e atrai visitantes do Brasil e do exterior. Como fabricante caxiense é muito relevante expor nossos recentes lançamentos nas linhas de caminhões, tratores e utilitários”, explica o executivo.

Um dos principais destaques da Agrale na Festa da Uva é a nova geração do Agrale Marruá 4x4 que incorpora importantes alterações e avanços estéticos que a tornam mais bonita e atraente, sem perder a consagrada identidade visual, de robustez e sua versatilidade, além do desempenho off-road diferenciado.

A Agrale também apresenta o Marruá VTL REC desenvolvido especialmente para aplicações militares.

Novos caminhões Agrale

Com o objetivo de diversificar a oferta de veículos aos clientes, a Agrale ampliou sua linha 2016 de caminhões leves e médios, com a introdução da nova Linha A, em três diferentes modelos – A7500, A8700 e A10000 – e a opção de cabine simples em chapa e diversos itens como equipamentos de série. Também reposicionou as Linhas S e LX. Modelos de todas as linhas estão presentes no estande da Agrale na Festa da Uva.

Tratores para uma agricultura diferenciada

Entre os destaques da Festa da Uva 2016 estão o trator Agrale 7215, com 215 cv, modelo de maior potência fabricado pela marca e desenvolvido para atender a agricultura empresarial, e o trator 4233, primeiro isodiamétrico (com rodados do mesmo tamanho) produzido no Brasil.


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