terça-feira, 1 de março de 2016

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*


CBA ENVOLTA EM NOVA CRISE DE IDENTIDADE

Na semana que abre a temporada da Stock Car brasileira, matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (29/2) descreve comunicação entre comissários técnicos da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA, sobre fatos ocorridos em uma prova da categoria disputada há cerca de um ano. Se o teor da conversa é passível de ser classificado como uma “molecagem”, como disse um dos envolvidos, erros grosseiros e informações desencontradas deixam claro a falta de seriedade com que a entidade trata dos assuntos que justificam sua existência.

Em texto assinado por Paula Cesarino Costa aparece a informação de que o diário paulistano teve acesso às mensagens trocadas via aplicativo WhatsApp no dia 7 de abril de 2015, por “um grupo de comissários e auxiliares que atua no circuito”. Mais correto seria ter categoria em vez de circuito, posto que o segundo termo é o usado para descrever um autódromo ou traçado definido para uma competição. Mero detalhe.

A conversa faz menção a Cacá Bueno (foto de abertura), que dois dias antes a essa data, não poupara a CBA e seu pessoal por erros cometidos no final da primeira das duas baterias que formaram a rodada disputada no circuito de rua de Ribeirão Preto. O erro principal, na opinião do piloto, foi não ter recebido a bandeirada de chegada ao completar a prova e que levou ele e seu rival Marcos Gomes a continuarem disputando, desnecessariamente, a primeira posição. Cacá foi julgado e condenado em primeira e segunda instância.

Stock Car contorna obstáculos na semana de abertura da temporada 2016

Uma série de fatores ajudou a incendiar essa fogueira. Um deles é o piloto: Cacá Bueno é, indiscutivelmente, um piloto aguerrido, capaz, e, disparado, o mais articulado de sua classe profissional. Graças às suas habilidades e conquistas dentro das pistas tem muito prestígio com o público, patrocinadores e boa parte da imprensa. Pelo fato de ser filho de quem é também recebe atenção diferenciada da emissora que transmite as provas que formam o campeonato. Por tudo isso está sempre em destaque na mídia, especializada ou não.

Na noite do sábado anterior à prova de Ribeirão Preto presenciei uma longa discussão entre Bueno e alguns comissários desportivos e técnicos, conversa que primou por um debate até certo ponto inócuo, independente da validade do teor discutido. Por isso mesmo não me recordo do assunto tratado na tertúlia “light” que acompanhei de perto; afinal, dependia do seu término para gravar uma entrevista com o piloto. Lembro, no entanto, que os dirigentes teceram comentários sobre a determinação de Cacá Bueno em querer resolver aquela questão.

Vale destacar que fora dos boxes o automobilismo brasileiro carece do mesmo padrão de profissionalismo e seriedade praticado pelas principais equipes e pilotos, a começar pelos dirigentes e pelo corpo técnico-desportivo que trabalha para homologar, supervisionar e julgar o que ocorre a cada fim de semana nas pistas. Os profissionais do esporte nesse setor são raros. Isso gera interpretações variadas sobre um mesmo tema com uma frequência maior do que seria aceitável. Dizer que isso gera dissabores e desavenças é destacar o clima de animosidade que existe no esporte de forma mais, ou menos, velada.

Já ouvi de pelo menos um dirigente da alta cúpula da CBA comentários do tipo “vamos colocar um x no capacete dele”, como forma de punir a conduta de um piloto que criava problemas com relativa frequência. Muitos de nós já tivemos professores que agiram da mesma forma conosco ou com com colegas de classe, nenhuma novidade. Mas quando esse mesmo professor exacerbava sua política disciplinadora, as cores desse quadro tornavam-se mais pesadas e menos apreciadas.

No episódio desta semana tanto a autora da reportagem quanto a própria CBA mencionam os pilotos Cacá Bueno, Thiago Camilo e Átila Nunes (sic) como pilotos que poderiam ter sido prejudicados a julgar pelas declarações creditadas ao comissário técnico Clóvis Matsumoto e ao auxiliar Paulo Ygor Dias. Matsumoto, consta da reportagem, classificou a conversa como “uma molecagem” e Dias completou dizendo que o fato ocorreu em “tom de brincadeira”.

Se um comunicado da entidade informa que estes colaboradores estão suspensos durante a investigação que será feita pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva — algo que seria esperado e deveria ocorrer em esferas políticas mais importantes à sociedade brasileira —, não há qualquer esclarecimento sobre quem seria Átila Nunes. Seria o sorocabano Átila Abreu ou o paulistano Diego Nunes?

Mais, o presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, Nestor Valduga, admitiu que as decisões dos comissários esportivos têm alguma deficiência “porque são subjetivas”, aquelas tomadas pelos comissários técnicos “é quase uma ciência exata”. Da mesma forma que elogiou o trabalho de Matsumoto ao defini-lo como engenheiro capacitado”, sobre Dias disse que “por ser auxiliar técnico, não tem nenhum poder de indicar irregularidades técnicas”. Seria ele um colaborador dedicado a servir café?…

Por fim, não deixa de ser curioso o jornal Folha de S. Paulo reservar toda a capa de um caderno para falar sobre o tema e sistematicamente ignorar o automobilismo nacional. Uma cobertura mais regular e consistente certamente traria maiores benefícios ao esporte e à sociedade que aprecia uma atividade que já promoveu muito o Brasil no Exterior e gerou muitos empregos dentro do País.

Fotos: Fernanda Freixo e Duda Bairros.








Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIAFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.

AGRALE PARTICIPA DA EXPODIRETO-COTRIJAL.

Fabricante mostrará linha completa de tratores em seu estande.


A Agrale apresentará sua linha completa de tratores, de 15 cv a 215 cv de potência – com destaque para os dois mais recentes lançamentos da marca, os modelos 4233 e 7215 – na Expodireto Cotrijal 2016, feira que será realizada entre os dias 7 e 11 de março, na cidade de Não-me-Toque-RS. Além disso, irá expor ainda o caminhão Agrale A 8700, da nova Linha A, que oferece, como diferenciais, cabine em aço estampado e diversos equipamentos de série.

Principal novidade da marca no evento, o novo Agrale 7215 se destaca pelo baixo consumo de combustível e pelo alto desempenho, equipado com motorização MWM de 215 cv de potência, transmissão com 16 velocidades (12 frente 04 à ré) sendo 5 velocidades na faixa de 5 a 9 km/h. 


Ampla cabina equipada com ar-condicionado que garante maior conforto e segurança, sistema de piloto automático (tecnologia embarcada/opcional), e alta vazão no sistema hidráulico (192 l/min). Ideal para grandes áreas, principalmente no cultivo de grãos, em função de suas características que proporcionam economia operacional e garantem uma ótima relação custo/benefício.

Outra novidade na feira o trator Agrale 4233 com potência de 30 cv, tração integral 4x4, sendo o primeiro modelo isodiamétrico (rodados do mesmo tamanho) produzido no Brasil. Com proposta inovadora, possui dimensões reduzidas, o que permite ao operador trabalhar mais próximo do solo e amplia a segurança em terrenos irregulares e íngremes, tornando-se ideal para trabalhos em culturas baixas e estreitas, como na viticultura (uva latada), fruticultura e avicultura, entre outras.

No estande da Agrale serão expostos também os produtos destinados à agricultura familiar e financiados por intermédio do Programa Mais Alimentos, como os modelos da Linha 4000, líder no mercado de tratores de baixa potência há mais de 40 anos. A Agrale é a única do Programa Mais Alimentos que oferece ao agricultor modelos de tratores de 15 a 75 cv de potência, das linhas 500, 4000 e 5000, e caminhões leves.

Nova linha de caminhões Agrale

O caminhão Agrale A8700, que também será apresentado na Expodireto Cotrijal 2016, é um dos modelos da nova linha A de caminhões leves, lançada recentemente com o objetivo de ampliar a oferta de produtos aos clientes e a gama de soluções que atendam às tendências e necessidades dos usuários. Composta por três modelos – A7500,, A8700 e A10000 – a Linha A possui inédita cabine estampada.

Com amplo espaço interno, os caminhões da Linha A contam com avançada tecnologia e equipamentos de série como ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rádio AM/FM com entradas USB e cartão SD, dois alto falantes, tacógrafo digital e piloto automático, que permite a programação inteligente e econômica em viagens, incluindo acelerador manual de implementos – PTO. Outra novidade é a possibilidade de os modelos saírem de fábrica prontos para o trabalho, já implementados, com carroceria aberta ou baú, além da configuração chassi-cabine. Os implementos podem ser financiados por intermédio do FINAME, juntamente com o caminhão.

Fotos: Mateus Both

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VOLKSWAGEN ANUNCIA NOVO CHEFE DA FÁBRICA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR).

A Volkswagen do Brasil anuncia o mexicano Luis Fernando Pinedo Berros como o novo chefe da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Ele substitui Volker Germann, que esteve à frente da unidade paranaense nos últimos cinco anos e recentemente assumiu o cargo de diretor de produção  da fábrica de Changchun, na China. A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais é responsável pela produção do Novo Golf e modelos da família Fox (Fox, CrossFox e SpaceFox).



Luis Fernando Pinedo (foto) tem mais de 40 anos de experiência na Indústria Automotiva, é graduado em Administração pelo IPADE (Instituto Panamericano de Alta Empresa) e Engenharia Mecânica e Elétrica pela Universidade La Salle, e iniciou sua carreira na Volkswagen México em 1991, na área de Estamparia. De 1995 até 2000, atuou na Volkswagen Argentina nas áreas de Planejamento de Manufatura, Disposição Logística e Armação. Em 2000, retornou à Volkswagen México, onde atuou como responsável pela fábrica do lado oeste do complexo industrial de Puebla.

Produção do Novo Golf na fábrica de São José dos Pinhais

Em janeiro de 2016, a Volkswagen do Brasil anunciou o início da fabricação do Novo Golf na fábrica do Paraná, o primeiro modelo produzido no País na estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Novo Passat e o Golf Variant.

Para o início da fabricação do Novo Golf, a Volkswagen do Brasil investiu na modernização da fábrica de São José dos Pinhais, com a ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração. Na Armação, onde é feita a montagem da carroceria, foi construída uma nova linha com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.

A Pintura também recebeu novos robôs e na Montagem, foi instalado um novo Fahrwerk – equipamento onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como “casamento”, permitindo que os modelos da família Fox e Novo Golf sejam produzidos na mesma linha, fato inédito no Grupo Volkswagen. Mais de 2.000 empregados participaram de programas de qualificação profissional, para assegurar a excelência da mão de obra na produção do modelo.

O Novo Golf nacional, que começou a chegar às concessionárias neste ano, tem qualidade e tecnologia globais e traz novos recursos de tecnologia e oferta de equipamentos reestruturada em linha com as necessidades e aspirações do consumidor brasileiro. É o primeiro modelo nacional a ser equipado de série, em todas as versões, com sete airbags, controle de tração, controle eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e freios com sistema de frenagem Automática Pós-Colisão.

Entre as principais novidades estão os novos conjuntos mecânicos, que passam a contar com motores 1.4 TSI BlueMotion Technology Total Flex de 150 cv (versão Highline) e o novo motor 1.6 MSI Total Flex de 120 cv (versão Comfortline), que podem ser associados às transmissões manuais ou automáticas com função Tiptronic. O Golf GTI é oferecido com o conjunto mecânico formado pelo motor 2.0 TSI de 220 cv e a transmissão DSG automática de seis marchas com função Tiptronic. Outros destaques são os novos sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

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segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MERCEDES-BENZ CHALLENGE ABRE SEXTA TEMPORADA EM CURITIBA (PR).

Prova conta com 32 modelos na pista e estreia de novos pilotos.

Depois de um ano marcado pela atuação vencedora em várias categorias do automobilismo mundial, incluindo a Fórmula 1, a Mercedes-Benz dá a largada à sexta temporada do Mercedes-Benz Challenge, no próximo domingo (6), a partir das 10h35, no Autódromo Internacional de Pinhais, na região da Grande Curitiba. O grid conta 32 veículos confirmados, número superior ao da abertura de 2015, quando o torneio levou 31 modelos à pista. 

A exemplo da temporada anterior, quando levou a decisão dos dois títulos em jogo às voltas finais da prova de encerramento, o torneio promete uma temporada emocionante e repleta de alternativas na briga por vitórias e pole positions. Contribuem para isso o ingresso de novos pilotos e as modificações técnicas, realizadas principalmente para aumentar a competitividade e segurança.

Na parte técnica, a categoria CLA 45 AMG Cup estreará em Curitiba um novo composto de pneus. De consistência mais dura, eles apresentam maior resistência à abrasão e foram projetados para aumentar a segurança e estabilidade dos veículos. A tendência com essa mudança é que, em 2016, as disputas na divisão AMG sejam ainda mais acirradas.

A categoria C 250 Cup ajustou as regras do lastro de sucesso, peso extra imposto aos pilotos de acordo com os resultados na pista. Agora, a regra valerá apenas da segunda à sétima etapas, quando o vencedor levará 50kg extras, compensando o resultado da prova anterior. Sem o lastro na corrida final, a decisão da C 250 Cup ficará ainda mais competitiva. Outra novidade na categoria são as pastilhas de freio da marca Fras-le, que já equipam modelos de outras categorias do automobilismo nacional e agora estarão presentes nos automóveis Mercedes-Benz.

Pré-temporada e bastidores

A pré-temporada, como de costume, foi bastante agitada em termos de formação de novas parcerias entre pilotos e equipes. Na CLA 45 AMG Cup, uma das novidades envolve o paulista Arnaldo Diniz Filho, que passa a contar com o apoio técnico da WCR Racing, equipe do atual campeão, o gaúcho Fernando Júnior. O atual vice-campeão, Adriano Rabelo, permanece na estrutura da Cordova Motorsports, equipe sediada justamente em Curitiba.

Outro reforço anunciado na CLA 45 AMG Cup é o paulista Thiago Viana, que passa a defender a Sambaíba Centerbus Racing Team. Em 2015, ele disputou as duas últimas etapas da competição e agora passa a ser piloto regular do time Sambaíba. O gaúcho Roger Sandoval, que ano passado competiu pela WCR, transferiu-se para a Mottin Racing e terá como companheiro de equipe o conterrâneo Fernando Fortes, antes na Sul Racing. Já o também gaúcho Luiz Carlos Ribeiro deixa a Mottin para assinar com a OuroCar.

Neto De Nigris, vice-campeão da CLA 45 AMG Cup Master, deixou a equipe Europamotors e agora correrá na L3 Motorsport como companheiro de equipe do americanense Claudio Dahruj, que em 2015 defendeu a VB Motorsport.

As novidades na categoria C 250 Cup incluem também estreantes no grid. Sérgio Kuba será parceiro do também paulistano Carlos Alberto Guilherme, que fez sua primeira corrida na sétima etapa de 2015 – preliminar do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1. Eles competirão pela equipe Sambaíba Centerbus Racing Team. 

Natural de Birigui (SP), Fabio Escorpioni pilotará pela primeira vez o carro número 55 da equipe Ensite Racing Team – que até 2015 chamava-se Della Via Racing. Já o curitibano André Varassin faz sua estreia na C 250 Cup e aumenta a participação de sua família no grid, que já compete na divisão AMG por meio da dupla Paulo e Lorenzo Varassin, respectivamente pai e irmão de André.

O atual campeão da C 250 Cup, Peter Michel Gottschalk optou pela renovação com a Paioli Racing. O time paulista também continua com a dupla formada pelo pai do campeão, Peter Gottschalk Jr., e Marcos Paioli. No ano passado, Gottschalk e Paioli foram campeões da classe C 250 Cup Master.

As atividades de pista começam na sexta-feira (4) com o primeiro treino livre da C 250 Cup, às 14h50, seguido pela CLA 45 AMG Cup, às 16h. No sábado, as duas categorias vão juntas à pista para uma sessão de uma hora, com início às 10h40. No treino classificatório, as duas classes marcam tempo separadas: a CLA 45 AMG Cup define o grid às 15h15 e a C 250 Cup conhecerá seu pole position a partir das 15h45.

A largada, no domingo, está agendada para as 10h35, com transmissão ao vivo do canal por assinatura Band Sports. A duração da prova será de 45 minutos mais uma volta.

Calendário 2016 do Mercedes-Benz Challenge

1ª etapa – Curitiba (PR) – 6 de março
2ª etapa – Goiânia (GO) – 22 de maio
3ª etapa – Tarumã (RS) – 26 de junho
4ª etapa – Cascavel (PR) – 17 de julho
5ª etapa – Interlagos (SP) – 11 de setembro
6ª etapa – Goiânia (GO) – 6 de novembro
7ª etapa – Curvelo (MG) – 20 de novembro
8ª etapa – Interlagos (SP) – 11 de dezembro

Mais informações da categoria no site www.mbchallenge.com.br.

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MARCOPOLO FORNECERÁ 14 ÔNIBUS PARA OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS.

Modelo Paradiso 1200 será utilizado no transporte de funcionários em Abu Dhabi. Foto: Maichel Mensch.

A Emirates Nuclear Energy Company (ENEC), dos Emirados Árabes Unidos, fechou contrato com a Marcopolo para a aquisição de 14 ônibus do modelo Paradiso 1200. Os veículos serão fabricados na unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, exportados e, posteriormente, utilizados no transporte de funcionário em Abu Dhabi.

De acordo com Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, o mercado árabe já foi um dos mais importantes para a empresa. “Com o aumento de competitividade do produto nacional, estamos conquistando novos clientes e resgatando os tradicionais, sobretudo no segmento rodoviário”, explica o executivo.

As unidades do Paradiso 1200, desenvolvido para a ENEC, possuem chassi Scania K410 4x2 com duas configurações diferentes, com capacidade para transportar 38 e 44 passageiros. Os veículos são equipados com poltronas semileito com descansa-pernas e cintos de segurança de três pontos, sistemas de ar-condicionado e audiovisual com três monitores rebatíveis de 15,4”, aparelho de DVD, geladeira e isolamento especial para altas temperaturas e acústica.

Ideal para o transporte rodoviário, o Paradiso 1200 é equipado com o sistema multiplex, que auxilia no monitoramento dos equipamentos funcionais e facilita a localização de possíveis falhas no ônibus. O salão de passageiros conta com iluminação interna indireta mais forte e uniforme, luzes de leitura em LEDs e saídas individuais de ventilação. Externamente, o Paradiso 1200 tem desenho inovador e conjunto óptico arrojado e faróis e lanternas em LED. 

A Emirates Nuclear Energy Corporation é a entidade responsável pela implantação, propriedade e operação de usinas de energia nuclear nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Estabelecida por decreto em dezembro de 2009, pelo Sheikh Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, a ENEC foi criada para atender a crescente demanda do país por energia e também para diversificar a sua oferta e proporcionar maior segurança energética.

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GRUPO CARBONI IVECO INVESTE EM NOVA ESTRUTURA EM ITAJAÍ (SC).

Objetivo é atender o mercado de transportes da região com ainda mais agilidade e qualidade.

Após inaugurar a filial de Passo Fundo (RS), sua décima concessionária no Brasil, o Grupo Carboni Iveco investe no aprimoramento dos serviços aos clientes com a mudança da concessionária de Itajaí, em Santa Catarina, que passa a operar na saída 123 da rodovia BR 101, em instalações próprias. 

O investimento tem como objetivo fortalecer a atuação da empresa no litoral catarinense, já que a unidade é a central de operações da Carboni nessa região. "É prioridade para a montadora proporcionar ao cliente o apoio que ele necessita, com agilidade e serviços de qualidade", afirma Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina.

A loja tem uma área total de 20mil metros quadrados e amplo pátio para exposição e estacionamento de veículos. "A nova estrutura da empresa está preparada para atender o setor com peças e serviços para caminhões e ônibus", complementa Osmar Carboni, diretor do Grupo Carboni.


IVECO
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FPT INDUSTRIAL PARTICIPA DA CONFERÊNCIA SOBRE EMISSÕES E FÓRUM ARLA32 BRASIL 2016.

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, participará da 6ª Conferência sobre Emissões e Fórum ARLA32 Brasil 2016, evento que será realizado durante os dias 1 e 2 de março no Hotel Pullman na Vila Olímpia, SP. A conferência é o um dos mais importantes encontros da América do Sul voltado a dirigentes do setor automotivo e off-road, criado para discutir e analisar estratégias de redução de emissões no Brasil.

Gustavo Teixeira, especialista em sistemas de pós tratamento de emissões e homologação de motores da FPT Industrial, estará presente no evento representando a empresa durante o painel que terá como foco o modo como a indústria de motores e equipamentos off-road contribuem para a implementação do MAR-I. Sua apresentação traçará um panorama sobre o desenvolvimento e homologação de motores FPT Industrial para atender aos limites de emissões de poluentes, de acordo com o PROCONVE/MAR-I, desafios e dificuldades encontradas, bem como aprendizados adquiridos durante todo o processo de transição da legislação.

A FPT Industrial participa pelo sexto ano consecutivo do evento. Em todas as edições a marca contou com a presença de seus especialistas e executivos dos centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, Itália e Suíça. “Participar de eventos como este são de suma importância para trocarmos experiências com empresas parceiras e até mesmo competidoras, bem como nos atualizarmos sobre novas tendências e tecnologias globais desenvolvidas a favor do meio ambiente”, afirma Alexandre Xavier, Diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina.

Serviço
6ª Conferência sobre Emissões e Fórum ARLA32 Brasil 2016
Hotel Pullman
Rua Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia, SP.
Dia: 1 e 2 de março
Horário: Dia 1 das 9h às 17h20 e dia 2 das 9h às 14h

Visite: www.fptindustrial.com.   

MM Editorial
Marta de Souza 
marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini
simone@mmeditorial.com.br
(11) 2941-7568

FÓRMULA TRUCK.

Roberval Andrade, bicampeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, continua a correr com os caminhões da marca Scania. 


Na categoria desde 2000, o piloto Roberval Andrade está garantido em mais uma temporada na Fórmula Truck, que terá sua primeira corrida do ano no dia 13 de março na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. O bicampeão mantém seu vínculo com os caminhões da marca Scania, a mesma que o levou ao bicampeonato de 2002 e 2010 e, pelo menos por enquanto, estará sozinho na sua escuderia, a Corinthians Motorsport. Além dos dois títulos, Roberval Andrade também tem no currículo 21 vitórias e 23 poles positions na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul.

``Estamos trabalhando bastante para este ano de 2016, que está difícil para todos os setores da economia brasileira. Continuo com os caminhões da Scania. Eu e todos os que utilizam a marca estamos com dificuldades para conseguir o módulo eletrônico, mas vamos resolver esse problema``, disse Roberval.

Ingressos à venda

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a abertura do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem divulgados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 11 de março. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 13 de março), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 11 de março, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 560, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e alimentação ilimitadas - somente no domingo (13/3), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

Mais informações
instagram.com/formulatruckoficial.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Orlei Silva.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 e 13 996-623-442

DAIMLER PRORROGA CONTRATO DE ZETSCHE, CHEFE MUNDIAL DO GRUPO.

O chefe mundial do Grupo Daimler, Dieter Zetsche, teve o contrato estendido por três anos; até 31 de dezembro de 2019. Ele continuará como presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e chefe da Mercedes-Benz Automóveis até a mesma data.

Dieter Zetsche é presidente do Conselho de Administração da Daimler AG desde 2006, mas se tornou membro deste Conselho ainda em 1998. O Grupo Daimler é um dos maiores fabricantes de veículos comercias e de automóveis premium do mundo.

"Estamos ansiosos por dar continuidade à excelente colaboração do executivo. Dieter Zetsche implementa a estratégia certa não só alinhado com o conselho de supervisão, ele também motiva os colaboradores a alcançar as metas exigidas pelo grupo. Com a extensão de contrato estamos garantindo a continuidade necessária para o sucesso do nosso Grupo", afirma Manfred Bischoff, presidente do Conselho de Supervisão da Daimler AG.  

No Brasil, o Grupo Daimler é representado pela marca Mercedes-Benz, que completa 60 anos de atuação em 2016. A fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é a maior do Grupo Daimler fora da Alemanha para produção de veículos comerciais. Em breve, a Empresa irá inaugurar sua fábrica de automóveis Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo.


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Mercedes-Benz do Brasil
Luiz Carlos Moraes - Diretor de Comunicação e Relações Institucionais
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VOLKSWAGEN up!

Fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté celebra 150 mil up! produzidos e anuncia novos mercados para exportação do modelo.

2016 é o ano em que a fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté comemora 40 anos de atividades. Além desse marco histórico, a empresa também celebra conquista da marca de 150 mil up! produzidos desde o seu lançamento, em 2014, das quais mais de 20 mil foram exportadas. O modelo já é enviado para Argentina, México, Uruguai e Peru e acaba de conquistar mais três novos mercados: o Paraguai, que já recebeu as primeiras unidades do modelo, e mais Costa Rica e Curaçao, países para os quais os embarques começarão nas próximas semanas.


O evento de celebração contou com a presença do CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels (ao centro, à dir. do carro), do vice-presidente de Finanças e Estratégia Corporativa, Osmair Garcia, do vice-presidente de Operações, Antonio Pires, do vice-presidente de Recursos Humanos, Nilton Junior, do diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, do diretor de Qualidade Assegurada, Richard Schwarzwald, do diretor de Engenharia de Manufatura, Celso Placeres, além de executivos e colaboradores da unidade.

O número de produção do modelo fabricado com exclusividade em Taubaté está representado pelo speed up!, com o novo motor 1.0 TSI Total Flex, da família EA211. O evento de celebração contou com a presença do CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do vice-presidente de Finanças e Estratégia Corporativa, Osmair Garcia, do vice-presidente de Operações, Antonio Pires, do vice-presidente de Recursos Humanos, Nilton Junior, do diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, do diretor de Qualidade Assegurada, Richard Schwarzwald, do diretor de Engenharia de Manufatura, Celso Placeres, além de executivos e colaboradores da unidade.

A história da unidade, que iniciou suas atividades em 1976, começou com a produção de peças plásticas injetadas, peças metálicas estampadas e tapeçaria para atender à fábrica de São Bernardo do Campo, é marcada pela evolução tecnológica e o pioneirismo, com a fabricação de grande parte dos modelos de maior sucesso da Volkswagen no País. Foi em Taubaté que foi produzido o primeiro Gol, o veículo mais vendido, produzido e exportado de todos os tempos da indústria automobilística nacional. E é nessa fábrica que também são produzidos exclusivamente os modelos up!, cross up! e Novo Voyage.

A fábrica é uma das mais avançadas do Grupo Volkswagen em termos de tecnologia, após os recentes investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão para a produção do up! no País.

“Nessas quatro décadas de história, a fábrica de Taubaté sempre foi estratégica para a Volkswagen do Brasil e muito importante para o Grupo Volkswagen. Toda a tecnologia investida na unidade valorizam nossos produtos e permitem que o up! TSI, por exemplo, tenha sido um dos modelos mais premiados pela imprensa especializada no País com 11 conquistas em cinco meses. Os modelos que produzimos em Taubaté atendem aos mercados interno e externo, prova disso é que o up! já está sendo exportado para sete países e em breve deverá chegar a outros mercados, ratificando a qualidade dos nossos produtos em níveis internacionais, que asseguram a competitividade da marca mesmo em momentos desafiadores no mercado nacional”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

O diretor da fábrica Marcos Aparecido Ruza destaca que o perfil da unidade sempre foi de assumir grandes desafios e novos projetos. “O Gol e o Voyage nasceram aqui em Taubaté na década de 1980 e representaram grandes desafios por conta das características inovadoras dos modelos para a época. Esse perfil marcante continuou com todas as gerações do Gol e agora com a produção do up! isso não foi diferente. Hoje temos uma fábrica eficiente e altamente tecnológica, com capacidade de produzir carros modernos seguros e com a qualidade necessária para satisfazer nossos clientes e contribuir com a competitividade da empresa”.

Atualmente, a fábrica de Taubaté emprega cerca de 4.000 pessoas, produz todas as versões do up! e Voyage, além do Gol (que também é produzido na unidade da Anchieta), para atender os mercados interno e externo.

História

A decisão de construir a fábrica foi tomada em 1970, na época do “Milagre Econômico”. O primeiro passo foi a aquisição de 14 propriedades rurais no distrito de Quiririm, somando 3,8 milhões de m². Os trabalhos de terraplenagem, infraestrutura e construção começaram em 1973 e foram finalizados dois anos depois. No canteiro de obras, trabalharam 27 empresas e cerca de 3.000 pessoas.

A produção de carros deveria começar já em 1976, com a Brasília, mas foi adiada em razão da “Crise do Petróleo”. A fábrica passou a produzir então peças para a unidade de São Bernardo do Campo. Até aquela data, os investimentos na implantação da fábrica já somavam mais de US$ 100 milhões. No dia 1º de dezembro 1978, finalmente, saiu da linha de montagem o primeiro carro produzido em Taubaté: o Passat.

Em fevereiro de 1980 é que a fábrica de Taubaté começou a produzir o Gol, equipado com motor a gasolina 1.3 litro, refrigerado a ar. Três anos depois, a fábrica produziu também a Saveiro que, em 1988, voltou para a fábrica da Anchieta. Em 1985, a unidade passou a fazer a Parati. No ano seguinte, foi feito também o Voyage, cuja produção foi encerrada em 1995 e retomada em Taubaté no ano de 2008. Em 1990, a fábrica atingiu a marca de 1.000.000 de carros produzidos. Mais três anos depois, tornou-se a primeira montadora de veículos da América do Sul a receber o Certificado de Qualidade ISO 9002. Em dezembro de 2001, a fábrica recebeu recomendação para obter o certificado de qualidade na gestão ambiental ISO 14.001. O chamado “selo verde” ajudou na estratégia da Volkswagen do Brasil para a conquista do mercado externo. Nessas quatro décadas a fábrica já produziu mais de 6 milhões de veículos em toda a sua história. 

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MAHLE É HOMENAGEADA.

O Grupo Volvo distinguiu a MAHLE com o Prêmio de Fornecedor 2016 na categoria de "Inovação e Eficiência de Combustível". Trata-se do reconhecimento do fabricante para comprovada capacidade de inovação e expertise da MAHLE em produzir componentes para veículos comerciais.

A Volvo destacou o pistão de aço MAHLE Monoweld® - elemento essencial na unidade de célula de energia (PCU) - como um exemplo permanente de contribuição para a eficiência de combustível. Esse componente, com pistão soldado por fricção, que vem sendo utilizado pela Volvo desde o lançamento dos motores EURO VI, está perfeitamente integrado com os demais componentes da PCU que são fornecidos pela MAHLE como um sistema completo. A MAHLE utiliza esta abordagem de sistemas holísticos como forma essencial de alcançar maiores ganhos em termos de eficiência de combustível.

Arnd Franz (MAHLE),   Matthias Fix (MAHLE), Patrik Lundblad (Volvo Group), Wolf-Henning Scheider (MAHLE), Hamid Boufenzer (Volvo Group) e Daniel Wirbel (MAHLE).

A MAHLE também vem reafirmando continuamente a sua capacidade em desenvolver itens tanto para os motores quanto para o veículo completo ao longo dos anos. Para veículos comerciais do Grupo Volvo, que reúnem as marcas Volvo (caminhões), Renault Trucks, Mack e UD, a MAHLE fornece sistemas de ar-condicionado, de arrefecimento do motor e cabeçotes com separador de vapor de óleo integrado, além da PCU.


Prêmios do Grupo Volvo para fornecedores


Este ano, a Volvo destacou um total de onze fornecedores em seis diferentes categorias que representam os objetivos estratégicos do Grupo Volvo. Os prêmios foram entregues em uma cerimônia realizada em Gotemburgo, na Suécia, em 23 de fevereiro de 2016.

Sobre a MAHLE: A MAHLE é líder internacional no fornecimento para a indústria automotiva. Com seus produtos para motores de combustão, seus periféricos, bem como soluções para veículos eléctricos, o Grupo aborda todas as questões cruciais relacionadas com o powertrain, tecnologia de ar-condicionado - desde sistemas para motores, componentes para filtração e gerenciamento térmico. Os produtos MAHLE são montados a cada segundo em veículos de todo o mundo. Componentes e sistemas MAHLE também são usados no fora da estrada - em aplicações estacionárias, para máquinas móveis, assim como em estradas de ferro, náutica e aplicações aeroespaciais. Em 2015, o Grupo empregava em torno de 75 mil funcionários (até 31/12/2015) e anunciou vendas preliminares ao redor de € 11,5 bilhões. Hoje, a MAHLE está representada em mais de 30 países com 170 locais de produção. Nos 15 maiores centros de desenvolvimento localizados na Alemanha, Grã-Bretanha, Luxemburgo, Eslovénia, EUA, Brasil, Japão, China e Índia, mais de 5.000 engenheiros de desenvolvimento e técnicos estão trabalhando em soluções inovadoras.

Press Consultoria
Caio Moraes 
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domingo, 28 de fevereiro de 2016

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

MULHERES, SEMPRE À BEIRA DE ALGUM ABISMO.

Muitas vão ler isso, virar a cara, fazer muxoxo, espernear, negar, dizer que estou exagerando, que não é tudo isso, mas nunca na frente de um espelho. A mais nova ridiculice, misto de tolice com ridículo, é ficar discutindo se qualquer tititi que tem mulher no meio é feminismo ou não. Aliás, ultimamente se afirmar feminista – e eu, já adianto, sou, até porque sei do que se trata - é equivalente a ser uma bruxinha. Errado.

Pois repito: mulheres, sempre à beira de algum abismo. Sempre tendo que fazer uma escolha, tendo que se desdobrar especialmente mais, com a corda esticada no limite. Não pensem que é fácil falar tão duro, mas de novo essa semana vamos ouvir muito aquelas frases construtivas que inventaram dizer em nossos ouvidos e só não tão piores como as que aparecerão no Dia das Mães, que aí o jogo é mais duro ainda. O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, não foi criado para vender rosas nem batons. É dia nosso, mas em outros sentidos, quando devíamos todos contemplar a situação, inclusive a sua própria situação, se for mulher. Só isso. Não é nem feriado; é simbologia. É dia criado para nunca esquecermos quando outras mulheres antes de nós começaram a se impor. Não precisa mudar nada se achar que está tudo bem. Ok? Calma. Ninguém quer brigar.

Vamos pôr ordem na casa, meninas. Geração após geração a coisa vai se definindo melhor, mas ainda estamos longe de simplesmente compreendermos algumas coisas a nós tão peculiares, tão particulares. Todas temos. Todas já ouvimos homens dizerem que nunca vão entender as mulheres. Não vão mesmo. Mas têm de nos aceitar. Não tem melhor ou pior, ninguém está concorrendo a nada. E se você aí é tão jovem que acha que sempre foi assim como estamos, as mulheres nas ruas, as conquistas, assuntos sexuais sendo falados abertamente, vai dar uma estudada. Não falamos sempre que nas últimas décadas houve a revolução digital? Houve a feminina também. Acabou surgindo tão forte que não houve mesmo muito tempo de amadurecimento, percebe-se ao vermos que a sociedade toda ainda não absorveu o que há de mais lógico nisso tudo. As diferenças. 

É certo ainda que novas formas sexuais híbridas começam a se apresentar bastante influentes, e mudando a paleta de cores do que é ser homem ou ser mulher. Há variações. No caminho o povo vai se acomodando onde lhe aprouver, tantos homens quase mulheres e mulheres quase homens, numa interessante gradação. Que acomoda a todos.

Mas repito: ser mulher é mais complexo, essa coisa de ser geradora, fabricante de outros humanos, importa sim. Mas não é fundamental, até porque entre nós há as que não querem fazer ninguém. É mais complexo na coragem, na força que tira sabe-se lá de onde quando acuada, nas escolhas de sofia que faz praticamente todos os dias, nem que seja escolhendo o cardápio da casa, ou a cor de seus sapatos. Se vai prender ou soltar os cabelos. Cheguei à conclusão de que as mulheres sempre têm muito mais o que decidir. O dia inteiro, toda hora. Sinto na pele.

A mulher tem de sobreviver, nascer, crescer, ter orgasmos, ser feliz, bonita e disponível, compreensiva, dedicada, delicada, ao mesmo tempo que está na máquina de moer carne do mercado. Ainda tem que esperar que percebam que é dona absoluta de seu próprio corpo, não está disposta a assédios brutos. Sem autorização, jamais toque numa mulher, nem pegue nos seus cabelos - ela pode se transformar em uma onça. Eu, pelo menos, até afio as garras.

Há muitos paralelos. As meninas do movimento #vaitershortinho nos lembram vagamente o que foi a polêmica da minissaia, os 20 centímetros acima do joelho que mudaram uns rumos, desnorteando revolucionários. Hoje são outras coisas as solicitadas e fundamentais. Vamos lá. Outras igualdades, se é que ainda poderá haver algo igual a outro analisado do ponto de vista de gênero. 

Vamos organizar melhor essa batucada. 

Outro dia li e fiquei muito contente com a notícia de que a Marilia Gabriela vai fazer um novo TV Mulher, reeditar a ideia básica. Vai sair coisa boa daí. Multifacetada, ela acompanhou todo esse tempo a que me refiro, que não é muito, mas já são décadas. Vamos poder conversar melhor - espero que façam as mesmas boas pautas de outrora. As sexólogas também deverão ser muito mais arrojadas do que eram a Marta Suplicy e outra famosa da época, também Matarazzo, a Maria Helena, que lembro como mais conservadora.

Vamos, por favor, continuar comentando, observando, fazendo. Nos encontraremos todas à beira de nossos abismos pessoais, e onde acabamos sempre por mergulhar, no mínimo para ver no que dá.

Mulher é curiosa.

SP, 2016. 






* Marli Gonçalves, jornalista - Estamos em um momento muito pulsante, que não requer divisões, mas homens e mulheres com atitude. Ah, outra coisa, antes que esqueça: se me xingar de feminista eu gamo, entendeu? 
Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.comEstou no Facebook e no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.