sábado, 5 de março de 2016

IVECO APRESENTA ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR EMISSÕES DE CO2 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO.

A Iveco foi uma das principais participantes do evento "Reduzindo juntos o CO2 do transporte rodoviário", realizado pela ACEA, sigla em inglês para Associação Europeia de Fabricantes Automotivos, que aconteceu em Bruxelas, na Bélgica. Como fabricante global de veículos comerciais e membro da ACEA, a marca apresentou suas soluções e estratégias para tratar questões relacionadas ao meio ambiente.

Tector movido a GNV utilizado para a coleta de lixo em São Paulo.

Pierre Lahutte, presidente mundial da Iveco, representou a montadora durante o painel de debates intitulado "Como podemos melhorar o trabalho conjunto para reduzir emissões de CO2 do transporte rodoviário?". Em seu discurso, Lahutte anunciou os planos da CNH Industrial para diminuir os níveis de emissões no segmento de veículos comerciais, detalhando os benefícios das tecnologias dos veículos movidos a gás natural, híbrido e elétrico. "É fundamental ter uma estratégia abrangente e integrada para conseguir níveis elevados de redução de emissões de CO2 de forma eficaz e barata”, comenta o executivo.

Detentora das marcas Iveco, Iveco Bus e Heuliez Bus, a CNH Industrial é a líder em veículos a gás natural no mercado europeu, graças ao esforço da FPT Industrial no desenvolvimento de tecnologias alternativas para motores. Quando comparado com todas as outras formas de combustível existente, o gás natural é uma das soluções mais vantajosas em termos de emissões, custos operacionais e desempenho. O recurso representa a melhor opção técnica com disponibilidade imediata para enfrentar os problemas da poluição urbana, reduzindo emissões de CO2 para ônibus e veículos comerciais.

Modelo europeu do Daily Elétrico lançado em 2015.

A CNH Industrial tem a convicção de que as evoluções dos veículos híbridos e elétricos são as opções ideais para o transporte público. Nesse sentido, a Heuliez Bus vem conquistando uma sólida liderança no segmento, especialmente na França, onde é uma das principais marcas com tecnologia de veículos híbridos. Desde 2010, a montadora já comercializou mais de 400 ônibus híbridos no país, e também tem alcançado outros mercados, como a Espanha, com a entrega de 30 ônibus GX Hybrid para as cidades de Madrid e Barcelona.

Fabricantes de caminhão registraram uma redução de 60% no consumo de combustível desde 1965. Atualmente, os veículos pesados correspondem a 5% das emissões de gases do efeito estufa. Calcula-se que o potencial de redução de CO2 para veículos pesados seja por volta de 20% até 2020, totalizando uma queda de 3,5% ao ano, a partir dos níveis de emissões registrados em 2014.

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com. 

IVECO
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EXPODIRETO COTRIJAL: YARA LANÇA PROGRAMA EXCLUSIVO PARA SUPERAR LIMITES DA PRODUTIVIDADE DA SOJA.

Na edição 2016 da Expodireto Cotrijal, a Yara apresenta o novo Programa Supersoja, desenvolvido especialmente para produtores que buscam superar os seus limites de produtividade. 

A novidade, que será lançada durante a tradicional feira de Não-Me-Toque (RS), reúne o conhecimento aprofundado na cultura da soja e das necessidades dos agricultores, bem como a mais avançada tecnologia em nutrição de plantas, proporcionando ao agricultor uma solução que gera resultados superiores, incluindo o aumento da sua rentabilidade.

“O Programa Supersoja foi desenvolvido para auxiliar os agricultores que buscam superar seus limites atuais de produtividade e rentabilidade. Após etapa de estudo e desenvolvimento tecnológico, colocamos à disposição dos agricultores, através do Supersoja, uma combinação adequada de conhecimento agronômico e tecnologia de fertilizantes, para gerar resultados superiores, destaca Maicon Cossa, Diretor Comercial da Yara para a região Sul. Maicon acrescenta que o conhecimento sobre as necessidade da cultura foi parte fundamental para o desenvolvimento das tecnologias oferecidas dentro do Programa Supersoja, mas mais do que isso, a transferência de conhecimento para nossos parceiros de negócio e, especialmente, os agricultores, é parte fundamental do Programa Supersoja.

O Programa Nutricional Supersoja combina as soluções YaraMila e YaraVita nas diferentes etapas do cultivo. Segundo Diego Guterres, especialista agronômico da Yara Brasil, o Supersoja contempla formulações específicas do YaraMila, adequadas às necessidades nutricionais para uma soja de alta produtividade. Além do balanço adequado de NPK, as formulações contam com elevado ter de enxofre solúvel além de micronutrientes de alta eficiência, fornecidos pela tecnologia YaraVita PROCOTE. Por conter todos estes oito nutrientes em um mesmo grânulo e prontamente disponíveis, o produto proporciona uma melhor estabelecimento e desenvolvimento uniforme da lavoura.

“O uso do YaraMila na soja proporciona uma nutrição completa para a lavoura, pois possui todos os nutrientes necessários para a cultura, em doses adequadas e tudo no mesmo grânulo, garantindo uma alta eficiência nutricional”, explica Guterres. As soluções, quando usadas no momento do plantio, garantem um melhor estabelecimento inicial da lavoura, garantindo que as raízes cresçam mais rigorosas e mais rápido, gerando mais vagens e mais grãos.

Também faz parte do programa a linha de fertilizantes foliares YaraVita, desenvolvida especificamente para a aplicação de micronutrientes no momento em que a planta mais precisa e na dose certa. Desenvolvida com o uso de nanotecnologia, a linha YaraVita é uma forma rápida e efetiva para superar as deficiências nutricionais da soja.

Os agricultores que visitarem o estande da Yara também poderão ver de perto as soluções da empresa para a nutrição de pastagem. Com o Programa Nutricional Nutripasto, os produtores de gado leiteiro podem aumentar ainda mais a produtividade e a qualidade do produto final. O especialista ressalta a importância do programa: “na pecuária leiteira, em geral, as pastagens são a base da alimentação animal. Portanto, sua adubação torna-se uma importante aliada para tornar a propriedade mais rentável. O gado leiteiro tem maior exigência nutricional que o gado de corte, e os índices produtivos dependem não somente da raça ou genética do animal, mas também da utilização de espécies forrageiras de maior potencial produtivo e de superior qualidade”.

Ainda segundo Guterres, o Nutripasto vem ao encontro da estratégia da empresa na região. “A Yara quer ser parceira do produtor nessa receita de sucesso nas pastagens, aumentando a longevidade, a produtividade e a taxa de lotação, além de produzir uma forragem de melhor qualidade”. O Programa Nutripasto combina os fertilizantes YaraMila e YaraBela, que, juntos, exploram ao máximo o potencial produtivo da pastagem.

Além das soluções para soja e pastagem, a Yara leva à feira seu portfólio de soluções para as culturas de trigo e milho. O diretor Comercial da empresa ressalta que as soluções da Yara são fruto de investimentos em pesquisa e desenvolvimento. “A Yara é uma empresa centenária e com presença em mais de 150 países, que conta com uma vasta equipe de agrônomos. Investimos forte em inovação e conhecimento para desenvolver novas produtos que entregam aos produtores soluções nutricionais completas para impulsionar sua lucratividade e produtividade”, explica Cossa.

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FIAT TORO JÁ É O SEXTO COMERCIAL LEVE MAIS VENDIDO DO BRASIL.

Com apenas uma quinzena de presença no mercado, o Fiat Toro emplacou 1.117 unidades em fevereiro e já assume o posto de sexto comercial leve mais vendido no país. 


O modelo reúne o porte, a altura e a ergonomia de um SUV; a robustez de um fora de estrada com o conforto de um automóvel; e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, capacidade para acomodar até cinco pessoas com requinte e segurança e levando até uma tonelada.

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles vendeu 25.661 unidades em fevereiro, o que representa 18% do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. Os números incluem os resultados de Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e Ram e foram divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Três modelos do grupo figuraram entre os dez mais vendidos do país no mês passado: Fiat Palio (5.503 unidades), Fiat Strada (4.590) e Jeep Renegade (3.964). A Fiat licenciou 21.479 unidades em fevereiro (15,1% de market share) e a Jeep 4.050 (2,8% do mercado). As duas marcas estão entre as dez mais vendidas no período.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

FÓRMULA TRUCK: DAVID MUFFATO VAI DE VOLKSWAGEN.


David Muffato está de casa nova nesta temporada da Fórmula Truck, que tem a prova de abertura marcada para o próximo dia 13 em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Na noite desta quinta-feira, depois de ter feito uma inédita temporada ao lado de seu pai, Pedro Muffato, de um dos mais experientes pilotos do mundo em atividade, David fez a troca e garantiu vaga na RM Competições, no mesmo caminhão que no ano passado foi do tricampeão Leandro Totti, que em 2016 vai de Volvo na Maistro Clay Truck Racing.

``Eu e o Renato acertamos ontem à noite. Sinto uma alegria muito grande e vou para a RM para tentar ajudar a equipe e o Renato. Claro que isso me abre esperança de melhores resultados``, disse David Muffato, um dos dois pilotos da Fórmula Truck que participam da prova de duplas da abertura da Stock Car. O outro é Beto Monteiro.

O acerto com a escuderia detentora de vários títulos na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul deixa o experiente David Muffato em melhores condições de não só repetir os vários pódios de 2015, como também de pensar mais alto:

``Com esse acordo não penso mais somente em fazer grid, ou seja, em participar das corridas. Minha intenção é brigar por poles e vitórias, apesar de que com essa mudança de pneus, que passaram a ser Pirelli, precisaremos fazer novos acertos no caminhão``, finalizou David, que na temporada passada correu com o Scania cara chata. 

Ingressos à venda

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a abertura do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda que constam na relação abaixo. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 11 de março. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 13 de março), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 11 de março, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 560, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e alimentação ilimitadas - somente no domingo (13/3), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

Pontos de venda de ingressos para a abertura da Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul


Spengler S/A - Rua 28 de setembro, 1848 - Goiás - Santa Cruz do Sul; Spengler S/A - Rua Joaquim Murtinho, 751 - Bonfim - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rodovia RS 287 Km 100, sem número - L. Santa Cruz - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rua Marechal Floriano, 170 - Centro - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rodovia RST 287 sem número Km 93 - Distrito Sede - Santa Cruz do Sul; Posto Shoppingcar - Rua Gaspar Silveira Martins, 1.500 - Centro - Santa Cruz do Sul; Posto Shoppingcar - Rua Ramiro Barcelos, 1223 - Centro - Santa Cruz do Sul; Posto 2001 - Avenida Independência, 718 - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro - Avenida Brasil, 1053 - Centro - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Florestal - Rodovia BR 386 sem número KM 347 - Hidráulica - Lajeado; Comercial de Combustíveis Florestal - Avenida Benjamin Constant, 1791 - Lajeado; Comercial de Combustíveis Florestal - Avenida Alberto Pasqualini, 1244 - São Cristóvão - Lajeado; Theisen & Hickmann - Rua Roberto Gruendling, 439 - Centro - Vera Cruz; Comercial de Combustíveis Nevoeiro - Rodovia RST 287 sem número, Km 66; Posto Nevoeiro 5 - Rodovia RST 453 sem número, Km 5 - Centro - Venâncio Aires; Posto Esquinão - Avenida Pereira Rego, 580 - Centro - Candelária; Peninha Auto posto - Rua Venâncio Aires, 2324 - Centro - Santa Maria; HD Portella Ltda. - Avenida Presidente Vargas, 380 - Patronato - Santa Maria; Comercial de Combustíveis Dapa - Rodovia BR 471 sem número, Km 156 - São Jorge - Rio Pardo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

Mais informações
instagram.com/formulatruckoficial.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Foto: Orlei Silva.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
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13 3299-1144 e 13 996-623-442
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FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN OFERECE 45 NOVAS BOLSAS DE ESTUDO EM NÍVEL UNIVERSITÁRIO A PROFESSORES DO CEARÁ.

A Fundação Volkswagen, por meio de seu projeto “Pró-Educar Brasil”, oferecerá 45 novas bolsas para formação universitária de professores da rede pública da região de Fortaleza, no Ceará, que não cursaram o nível superior. A assinatura do termo de parceria foi realizada em Fortaleza, entre a Fundação Volkswagen, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (parceira técnica do projeto) e o Instituto Dom José (que executará o projeto).

Representantes da Fundação Volkswagen, da Universidade Estadual Vale Acaraú e do Instituto Dom José, além de professores do Ceará que receberam bolsa de estudo universitário pelo projeto "Pró-Educar Brasil", na cerimônia de assinatura do termo de parceria entre as instituições, em Fortaleza.

Responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, a Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete de Educação (entre os quais o “Pró-Educar Brasil”) e três de Desenvolvimento Social.

Desde o início do “Pró-Educar Brasil”, em 2009, um total de 192 professores já receberam bolsas de estudo universitário, beneficiando diretamente 5.760 alunos da rede pública de ensino. O projeto já atendeu educadores de três Estados: Ceará (cidades de Maranguape e Fortaleza, sendo 50 professores já atendidos, que concluíram em 2015 a graduação iniciada em 2012; beneficiando diretamente 1.500 alunos); Paraíba (Patos, Campina Grande, João Pessoa e Monteiro) e Pernambuco (Águas Belas, Arcoverde, Carpina, Garanhuns, Gravata, Jaboatão dos Guararapes e Recife).

“A Fundação Volkswagen tem como missão trabalhar pela melhoria da educação pública e da qualidade de vida, permitindo que moradores de comunidades de baixa renda possam sonhar com um futuro promissor. O projeto ‘Pró-Educar Brasil’ é fundamental para melhorar o nível de ensino da rede pública, pois oferece formação universitária a professores que já lecionam, mas que não tiveram oportunidade de cursar o nível superior. Nós investimos em educação e conhecimento, pois acreditamos que eles podem mudar destinos”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

“Educação e Desenvolvimento Social são os pilares trabalhados fortemente pela Fundação Volkswagen, em nossos dez projetos. Para viabilizar uma atuação com excelência, fazemos parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). Nossa intenção é que os projetos da Fundação Volkswagen influenciem políticas públicas e sejam sustentáveis a longo prazo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades, em 18 Estados brasileiros. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Volkswagen do Brasil
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sexta-feira, 4 de março de 2016

CHEGA AO MÉXICO O PRIMEIRO VOLKSBUS A GÁS NATURAL.

A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, apresenta o protótipo 17.280 OT, Volksbus a gás natural pioneiro no México. 


A estreia do modelo ocorre na Expo Foro 2016, um dos eventos mais importantes de transporte de passageiros, e inaugura a tecnologia no portfólio da marca, confirmando o compromisso ambiental da empresa.

O evento, organizado pela Câmara Nacional de Autotransporte de Passajeiros e Turismo (Canapat), é realizado na Cidade do Mexico e é palco para as novidades da montadora.

"Além da apresentação do protótipo a gás natural para começarmos a ter presença neste segmento, vamos destacar sete produtos em conjunto com os nossos encarroçadores para demonstrar as diferentes alternativas de aplicação", afirma Leonardo Soloaga, diretor geral da operação da MAN Latin America no México.

Os números da operação de ônibus mexicana da MAN Latin America são positivos, com alta de 22% das vendas em 2015 na comparação com o ano anterior, passando de 936 para 1.140 unidades. Sua participação de mercado também cresceu no período, passando de 11,6% para 13,3%.

Outro motivo de comemoração é a conquista, pelo quinto ano consecutivo, da liderança no mercado de micro-ônibus, com 59% de participação em veículos de oito e nove toneladas. Destaque, ainda, para o modelo 15.190 OD, que já se tornou um dos veículos mais vendidos daquele mercado. Somente este segmento representa 74% do total das vendas.

"Nossa expectativa para este ano é alcançar 15% de participação no mercado de ônibus com o desenvolvimento de novos produtos e alternativas para os clientes", complementa Soloaga.

Desenvolvimento conjunto

O Volksbus 17.280 OT a gás natural é resultado do desenvolvimento em conjunto entre a MAN Latin America no México, MAN Diesel Turbo da Alemanha e Modasa, encarroçadora líder no segmento a gás natural na América Latina. O modelo conta com motor MAN D0836 de 280 cavalos e transmissão automática ZF de seis velocidades.

Ideal para carrocerias de 13,2 metros, este protótipo foi concebido para proporcionar um alcance de até 600 quilômetros (dependendo da operação), tendo resultado positivo em rotas longas, com ótimo desempenho.


A fábrica da MAN Latin America no México é responsável pela montagem dos chassis Volksbus 8.150 OD, 8.160 OD, 9.150 OD, 9.160 OD, 15.190 OD e 17.230 OD, equipados com motor dianteiro; e os modelos 17.280 OT e 18.330 OT, ambos dotados com motor traseiro. Na linha MAN, são comercializados os chassis de ônibus RR4 e RR2, importados da Alemanha.

A montadora oferece também um portfólio completo de caminhões Volkswagen Delivery, Workline e Constellation, além de modelos da linha MAN.  

Comunicação MAN Latin America
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(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

SAMSUNG FOMENTA LIDERANÇA FEMININA E LANÇA COMITÊ.

Com o objetivo de estimular a diversidade, fortalecer a liderança feminina e melhorar ainda mais o ambiente de trabalho, a Samsung lançou o comitê Women at Samsung em seu escritório em São Paulo (SP) – onde é feito o gerenciamento das atividades do Brasil e da América Latina. 

Trata-se de um grupo multidisciplinar formado por profissionais de ambos os sexos que se reúne quinzenalmente para debater e promover ações focadas no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores da Companhia.

Para o lançamento do comitê, a Samsung realizou uma parceria com a entidade global Professional Women’s Network (PWN), que reúne mulheres de todos os níveis e funções para proporcionar uma plataforma de networking, compartilhamento de experiências e transferência de conhecimento.

O evento ocorreu na sede regional da Samsung e contou com a presença de funcionárias e convidadas, que tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre finanças pessoais, ministrada pela consultora Renata Grecco Morgan. 

Adriana Mori, diretora da área Jurídica da Samsung no Brasil e líder do comitê Women at Samsung, apresentou a iniciativa.

Durante o debate, foram discutidos diversos assuntos, desde dicas sobre como economizar no dia a dia até temas como investimentos, planos de previdência, saúde financeira, escola e faculdade dos filhos.

“A Samsung orgulha-se da criatividade e diversidade presente em seu quadro de talentosos funcionários. Nesse contexto, nossa Empresa tem o compromisso de oferecer um excelente ambiente profissional, no qual os colaboradores tenham contínuas oportunidades de crescimento”, afirma Adriana Mori, diretora da área Jurídica da Samsung no Brasil e líder do recém-criado comitê. 

Segundo a executiva, a Companhia apoia seus líderes, promovendo seu constante desenvolvimento e ainda incentiva a formação de novos talentos. A Samsung realiza diversos treinamentos e capacitações focados em liderança, assim como mentoring para os profissionais potenciais. “Além disso, com a criação do comitê Women at Samsung, passamos a ter um canal para debatermos e sugerirmos novas ações que visam aumentar a porcentagem de mulheres em posições de liderança em nossa Empresa até 2020”, destaca Adriana.

Visite: www.samsung.com

MSL Group
Fabiano Oliveira
Miguel Varanda
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T: +55 11 3169.9361

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA REVELA SEUS RESULTADOS NO BIMESTRE.


A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou na sexta-feira, 4, em São Paulo, os resultados da indústria automobilística brasileira nos dois primeiros meses do ano. O balanço apontou um recuo de 31,3% nas vendas de veículos novos: foram 302,1 mil unidades este ano e 439,7 mil em 2015.

Em fevereiro foram licenciados 146,8 mil veículos, o que mostra uma queda de 5,5% 
frente a janeiro, com 155,3 mil unidades, e de 21% se analisado com fevereiro do ano 
passado, quando 185,9 mil unidades foram vendidas. 

A produção em fevereiro foi de 131,3 mil unidades, diminuição de 36,4% ante as 206,4 mil do mesmo mês no ano passado. Se defrontado com janeiro, com 150,1 mil produtos, a indústria apresenta contração de 12,5%. No acumulado, 281,4 mil unidades foram fabricadas, o que representa decréscimo de 31,6% sobre o primeiro bimestre de 2015, com 411,7 mil unidades. 

Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, os dados estão em linha com a expectativa de que o primeiro trimestre apresentaria resultados muito negativos: “A conjunção de inúmeros fatores segue impactando fortemente o mercado. O período de começo de ano é tradicionalmente menor do que o restante, em razão de feriados como o Carnaval, ou no caso da produção, com concessão de férias coletivas e paradas estratégicas. Além disso, o comparativo com o início do ano passado ainda é influenciado pelo IPI. Contudo, a crise política segue comprometendo a economia ao reduzir a confiança, os investimentos e o mercado. Quando uma crise duradoura como essa acontece, seus efeitos são severos”.

As exportações registraram crescimento de 26,8% no bimestre com 60,3 mil unidades este ano e 47,6 mil em 2015. Em fevereiro 36,5 mil unidades foram negociadas com outros países – alta de 53,1% frente a janeiro, com 23,8 mil unidades, e de 16,7% anteas 31,3 mil de fevereiro do ano passado.

Caminhões e ônibus

A indústria comercializou em fevereiro 3,8 mil caminhões, contração de 12,8% sobre os 4,4 mil de janeiro, e de 25,3% contra mesmo mês do ano passado, com 5,1 mil. No 
acumulado, as vendas ficaram menores em 35,5%: foram 8,3 mil unidades este ano e 
12,8 mil em 2015.

A produção chegou a 5,3 mil unidades no segundo mês do ano, o que significa aumento de 27,3% sobre as 4,1 mil de janeiro e redução de 30,8% se comparado com fevereiro do ano passado, com 7,6 mil unidades. As fábricas produziram no bimestre 9,4 mil unidades, baixa de 40,7% contra as 15,9 mil unidades do ano passado.

As exportações recuaram 3,1% no acumulado do ano, com 2,5 mil unidades este ano e 2,6 mil no ano anterior. Em fevereiro deste ano, 1,7 mil unidades deixaram as fronteiras brasileiras, o que representa expansão de 98,9% se comparado com as 842 unidades de janeiro e de 17,3% com relação as 1,4 mil de fevereiro de 2015.

As vendas de ônibus foram inferiores em 32,2% - com 700 unidades neste segundo mês do ano e mil em janeiro. Se defrontado com mesmo período do ano passado, quando 1,5 mil produtos foram vendidos, os fabricantes fecharam o mês com resultado menor em 54,2%. O balanço do bimestre registrou retração de 49,1% no licenciamento, com 1,7 mil unidades este ano e 3,4 mil no ano passado.

A produção em fevereiro ficou superior em 28,3%: foram 1,5 mil chassis em fevereiro e 1,2 mil em janeiro. Ao se comparar com as 2,6 mil de fevereiro do ano passado o decréscimo foi de 41,9%. Até o segundo mês do ano, 2,7 mil unidades deixaram as 
linhas de montagem, o que representa contração de 45,2% contra as 4,9 mil de 2015. 

As exportações de ônibus encerraram o bimestre com crescimento de 15,7% ao se 
comparar as 848 unidades deste ano com as 733 do ano passado.

Máquinas agrícolas e rodoviárias

O resultado das vendas internas de máquinas agrícolas e rodoviárias em fevereiro, com 2,3 mil unidades, ficou 50,4% maior do que as 1,6 mil unidades do mês anterior e 36,5% menor ao se defrontar com as 3,7 mil de fevereiro do ano passado. As vendas no acumulado registram queda de 44,6% quando comparadas as 3,9 mil unidades deste ano com as 7 mil de 2015.

A produção nos dois meses já transcorridos deste ano diminuiu 52% se comparado com o ano passado, quando 9,5 mil máquinas saíram das fábricas – este ano o volume chegou a 4,5 mil. Em fevereiro foram fabricadas 2,9 mil unidades, o que significa aumento de 80,4% frente as 1,6 mil de janeiro e declínio de 39,8% contra as 4,9 mil de fevereiro do ano passado.

As exportações até o segundo mês do ano, com 832 unidades, recuaram 39,8% quando comparado com as 1,4 mil do mesmo período de 2015.

Capacidade produtiva

A Anfavea divulgou ainda estudo sobre a capacidade produtiva da indústria automobilística brasileira. Segundo o levantamento, o setor de autoveículos é capaz de produzir anualmente 5,05 milhões de unidades. Ao levar em consideração a previsão da própria entidade de produção em 2016 de 2,44 milhões, a capacidade ociosa do ano seria de 52%.

Se analisado o segmento de veículos leves, que abrange automóveis e comerciais leves, a ociosidade chega a 50% - a capacidade produtiva total é de 4,63 milhões e a utilização este ano será de 2,33 milhões de unidades.

O segmento de veículos pesados apresentou a maior ociosidade entre todos os setores analisados. As fábricas deste segmento podem produzir 422 mil unidades, porém devem produzir este ano 107,8 mil caminhões e ônibus, o que mostra que estão com 74% da capacidade inutilizada.

A produção de máquinas agrícolas e rodoviárias deve chegar este ano em 56,6 mil 
unidades. Com uma capacidade de fabricar 109 mil unidades por ano, a ociosidade 
chega a 48%.

Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, acredita que “este estudo mostra 
claramente a dificuldade que as montadoras estão enfrentando em todos os setores, com destaque importantíssimo para o segmento de caminhões e ônibus. Com a demanda no mercado interno em baixa, as empresas trabalham para administrar a produção, por meio de férias coletivas, adesão ao Programa de Proteção ao Emprego e layoff, para que desta forma possa preservar ao máximo o nível de emprego no setor”.



ANFAVEA 
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VOLKSWAGEN DO BRASIL RECEBE PRÊMIO “EMPRESAS NOTÁVEIS 2016”.

A Volkswagen do Brasil acaba de receber o prêmio “Empresas Notáveis 2016”, na categoria “Automóveis”, oferecido pela revista “Consumidor Moderno”, do Grupo Padrão, durante evento realizado em São Paulo. 

O diretor de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil, Markus Schmitt, recebeu o prêmio "Empresas Notáveis 2016" em nome da empresa.

Em sua 3ª edição, o estudo avaliou o desempenho de 200 empresas brasileiras em 19 setores, durante o ano de 2015. O estudo que definiu as empresas vencedoras da premiação foi desenvolvido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), com base em pesquisas e estudos realizados em parceria com os institutos e consultorias GfK Custom Research Brasil, Officina Sophia, DOM Strategy Partners e EISE/HiveLab.

A edição de fevereiro da revista “Consumidor Moderno” anunciou o resultado do estudo. No trecho referente à vitória da Volkswagen do Brasil na categoria “Automóveis”, a revista publicou: “Além do Tradicional – Ao falar em Volkswagen, é fácil pensar em Fuscas ou Kombis. A empresa foi marcada por modelos clássicos e inesquecíveis. O tempo, porém, não foi um fator negativo para a empresa. Como comenta Jorge Portugal, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, a Volkswagen seguiu investindo em novas tecnologias, processos e produtos cada vez mais eficientes. “Para poder vencer em um cenário competitivo como o mercado brasileiro, uma marca precisa sempre se reinventar, mas sem deixar de lado a sua identidade”, diz. “E é justamente por não ter se perdido no tempo que a Volkswagen tem encarado esse desafio e tem conseguido se manter presente na mente dos brasileiros, como uma marca de valor”.

O estudo que define as “Empresas Notáveis”

O estudo analisa como as empresas estão atuando e sendo percebidas em diferentes direcionadores. Para a empresa ser considerada “Notável”, precisa apresentar performance consistente nas dimensões avaliadas: “Branding”, “Investimentos” e “Valor”.

No campo “Branding”, é feita a avaliação do quão conhecida é a marca/empresa e qual é a imagem que ela passa ao seu público, considerando os direcionadores Amor à marca (Conexão Emocional), Reputação (Proteção e Geração de Valor Intangível pela empresa) e Respeito ao Consumidor por parte da companhia.

No tema “Investimentos”, o estudo mensura a percepção e a efetividade dos investimentos que são feitos pelas companhias em seus ativos em prol de seus produtos e serviços, com base nos direcionadores Serviços ao Cliente, Inovação e Experiência do Consumidor. Ou seja, como os investimentos feitos pelas empresas se refletem, efetivamente, na excelência, inovação e experiência do cliente no consumo de produtos e serviços fornecidos pelas empresas.

O campo “Valor” leva em conta a capacidade de uma empresa gerar e proteger valor tangível, ou seja, proteção de sua dimensão financeira. Na dimensão Valor, os direcionadores contemplados são Valor Produzido e Performance.

Os 19 setores avaliados e premiados foram “Alimentos”; “Automóveis”; “Automóveis de Luxo”; “Bebidas”; “Bancos”; “Companhias Aéreas”; “Cosméticos e Higiene Pessoal”; “Eletrodomésticos”; “Eletrônicos”; “Internet”; “Postos de Combustíveis”; “Seguros, Saúde, Previdência e Capitalização”; “Varejo – Super e Hipermercados”; “Convergência Fixa”; “Convergência Móvel”; “TV Digital”; “Varejo – Eletroeletrônicos e Móveis”; “Varejo – Vestuário e Lojas de Departamento” e “Varejo – E-commerce”.

Revista “Consumidor Moderno”

A revista “Consumidor Moderno”, do Grupo Padrão, é uma publicação focada em temas como relações empresariais; consumidores; defesa do consumidor; consumo consciente; práticas de sustentabilidade e responsabilidade social; reputação corporativa e respeito; gestão de relacionamento e experiência do cliente; fidelização e melhores práticas. A linha editorial da revista acompanha a evolução do consumidor e seu impacto na gestão e nas estratégias empresariais. Com periodicidade mensal, a revista está disponível para assinantes e é distribuída ao público corporativo, entre os quais executivos e empresários. Em 2016, a revista “Consumidor Moderno” completa 21 anos.

O Centro de Inteligência Padrão (CIP) é o núcleo de inteligência e pesquisa do Grupo Padrão responsável pela execução de estudos, reconhecimentos e premiações de prestígio no mercado de Contact Centers e no Varejo, com expertise em todas as dimensões que envolvem o “Relacionamento Empresa-Cliente”.
   
Volkswagen do Brasil
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DAF CAMINHÕES ENTREGA CF85 PARA A MERCADOMÓVEIS.

Grupo MM possui uma das maiores redes varejistas do Paraná e Santa Catarina.

A DAF Caminhões, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR Inc, está celebrando mais uma negociação entre os clientes dos Campos Gerais, com o modelo CF85, os primeiros fabricados na unidade de Ponta Grossa. A mais recente é com a MercadoMóveis, considerada uma das maiores varejistas do sul do País. 

Para dar início à parceria, uma entrega técnica foi realizada nesta semana na fábrica em Ponta Grossa, cidade em que também está localizada a sede da MercadoMóveis.

A celebração reuniu na planta da fábrica o presidente Michael Kuester e também os executivos Luis Gambim, diretor Comercial; Dietmar Janzen, diretor de Planta; Antenor Frasson, diretor de Vendas; Carlos Presente, diretor Financeiro; Leandro Bergamo, gerente Regional; Emerson Luiz Ferreira, gerente de Manufatura e Luis Pellissari, gerente de produção. Para receber o caminhão estiveram os representantes da MercadoMóveis Jeroslau Pauliki, Emilio Glinski, Jorge Francisco Pauliki, Antonio Marcos Vaz e Orlei Hartmann.

“A MercadoMóveis é uma rede de varejo tradicional e muito conceituada na região Sul do país. Estabelecer essa parceria para nós tem um grande significado, pois além de nos atrelarmos a uma empresa de qualidade, estamos representando nas estradas um grande canal de vendas” afirma Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões Brasil.  

A venda foi realizada pela MacPonta Caminhões, também localizada em Ponta Grossa. Em nome da concessionária estiveram presentes na cerimônia o proprietário José Divalsir Gondaski, o Ferruge; Jackson Gondaski e Waldir Marin Filho, o Dinho, respectivamente o diretor geral e o gerente comercial da concessionária. “Ficamos imensamente satisfeitos em ver o reconhecimento de nossos clientes em nosso produto” comenta, Ferruge.

Jeroslau Pauliki, proprietário da MercadoMóveis, reforçou a satisfação em escolher produtos DAF e privilegiar a região que está localizada a empresa. “Fomos atendimento com bastante atenção, estamos adquirindo um produto de muita qualidade, além de estamos incentivando a econômica local”, completa o executivo.

Estrutura nos Campos Gerais

A fábrica nacional da DAF Caminhões está localizada em Ponta Grossa, no Paraná. As operações iniciaram no Brasil em 2013 com a produção de um caminhão por dia. Atualmente, são 3 veículos saindo da linha diariamente, podendo aumentar de acordo com a demanda do mercado.

Recentemente a unidade Paranaense recebeu investimento R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos para produzir motores na mesma unidade. São produzidas as versões 360 cv, 410 cv, 460 cv e 510 cv.

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quinta-feira, 3 de março de 2016

MERCEDES-BENZ TRUCKS COMERCIALIZA 1.000 CAMINHÕES ACTROS, O MAIOR PEDIDO DE SUA HISTÓRIA PARA A EUROPA ORIENTAL.

A Mercedes-Benz Trucks registrou o maior pedido de caminhões de sua história para a Europa Oriental. A marca anunciou a assinatura de um contrato para entrega de 1.000 cavalos mecânicos Actros top de linha para a Girteka Logistics, empresa lituana de logística. A venda constitui um marco importante na parceria entre as empresas. 

A maioria dos veículos será entregue ao cliente ainda neste ano.

“Estamos orgulhosos de ter conseguido a Girteka Logistics como grande cliente, com o maior pedido de frota da Europa Oriental na história da Mercedes-Benz Trucks”, afirma Stefan Buchner, presidente desta unidade de negócios da Daimler. “Estamos muito honrados com essa confiança e isso demonstra claramente que nosso carro chefe Actros está à frente da acirrada concorrência."

O Actros da Mercedes-Benz é o caminhão mais eficiente de sua categoria. Todos os veículos adquiridos pela Girteka Logistics serão equipados com a mais recente e mais otimizada geração do motor OM 471, como também com o "Predictive Powertrain Control - PPC" (controle preditivo do trem de força). Comparado com o modelo predecessor, o já bastante baixo consumo de combustível do motor diesel foi ainda mais reduzido em até 3%, conseguindo, além disso, reduzir as emissões de CO2. O sistema de assistência PPC reconhece a topografia à frente e muda as marchas para otimizar a eficiência quanto ao consumo de combustível em até 5%.

“No ano de nosso 20º aniversário, decidimos modernizar nossa frota, com 1.000 novos Mercedes-Benz Actros – uma importante decisão estratégica para nós”, destaca Mindaugas Raila, presidente da Girteka Logistics. “O novo Actros convence por sua performance operacional, equipamentos de segurança e confiabilidade”.

Visando melhorar ainda mais a eficiência quanto ao consumo de combustível dos novos Actros, a Girteka Logistics também decidiu adquirir os serviços do FleetBoard. Este sistema de telemática coleta todos os dados do veículo, como consumo e estilo de condução com relação à frenagem ou desgaste do veículo. O FleetBoard monitora a frota inteira e demonstra um grande potencial para economia operacional.

Girteka Logistics

Fundada em 1996, a Girteka Logistics é uma das principais transportadoras europeias, com mais de 7.100 funcionários na Europa, na Escandinávia e na Comunidade dos Estados Independentes. Sua frota é formada por 2.900 caminhões e 3.100 semirreboques. Os clientes da empresa vão de produtores locais a empresas internacionais de grande porte com grandes centros de distribuição regional. Desde 2012, a Girteka Logistics é uma parceira de logística da Mercedes-Benz no transporte de peças de reposição na Europa.

Imprensa Mercedes-Benz do Brasil.

FABRÍCIO BIANCHINI ACELERA NO 10º RALLY DE BARRETOS.

Neste fim de semana (5 e 6) será dada a largada  para a temporada 2016 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja para motos, quadriciclos, UTV´s e carros. E, a Bianchini Rally é presença garantida, há oito edições, no grid do Rally de Barretos, tradicional prova que acontece desde 2006 no interior de São Paulo. 

Foto: Theo Ribeiro/Webventure.

Fabrício Bianchini competirá a bordo de sua KTM 500cc 6days pela categoria Production Aberta. Aos 35 anos está há 23 no off-road, é natural de Porto Alegre (RS) e apesar de residir há vários anos em São Paulo, suas raízes do Sul continuam fortes, tanto que no meio off-road o piloto é conhecido como Gaúcho. "Correr em Barretos é sempre prazeroso e desafiante. É um prova rápida, com muitos saltos e tem um percurso exigente que me agrada muito. Estou indo para me divertir, mas a ideia é sempre terminar entre os dez da geral", afirma Bianchini.

Como ano passado o piloto não conseguiu fazer todo o campeonato, devido suas participações na categoria carros, na Mitsubishi Cup e Rally dos Sertões, não vê a hora de acelerar. "Há uma ansiedade de início de temporada, mas as expectativas sempre são as melhores. A Bianchini Rally estará com sua estrutura: motorhome, carro de apoio e as motos estarão sob os cuidados do competente Xamusca, então tem tudo para ser um fim de semana de pura adrenalina e diversão", completa.

Outro competidor da equipe será Marcos Colvero, gaúcho de 43 anos, que estará disputando os melhores tempos na categoria Over 40 com uma KTM 530 6days. A equipe dará apoio mecânico, ainda, aos pilotos da Production Aberta: Leonardo Uratami e Luiz Fernando Menuzzo (ambos de Campinas/SP) e Rodrigo Montemor (São Paulo/SP).

A prova - E o rali de rodada dupla promete. Os competidores terão 300 quilômetros de trechos cronometrados (Especiais), divididos em dois dias, para colocar em prática as técnicas de pilotagem e navegação em um percurso que mesclará trechos rápidos e travados, curvas, valetas, erosões, lombas em meio a canaviais e estradas vicinais. A concentração das equipes e prova será no Parque do Peão (Rodovia Brigadeiro Faria Lima, s/n, km428), onde serão disputados o Prólogo e o Super Prime. A largada das motos, no sábado, será a partir das 12h30 e, no domingo, às 8 horas. O público terá acesso livre ao local.

Trajetória no off-road - A Bianchini Rally, com sede em Barueri (SP), nasceu em 2005, quando o piloto Fabrício Bianchini decidiu montar a sua própria equipe. Dois anos depois com patrocínio do Grupo Infinity Bio Energy, desenvolveu as primeiras motos de rali movidas a álcool no Brasil. Pioneira com o projeto tornou-se a única equipe Carbon Free na época. Entre 2007 e 2010 ficou conhecida como Infinity Rally Team. Mas foi somente a partir de 2012, que a passou a adotar o nome Bianchini Rally. Ao longo de uma década e pelo profissionalismo conquistado, o time trabalha com pilotos campeões do segmento de duas rodas durante o Rally dos Sertões, Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja. Por dois anos consecutivos (2007 e 2008) foi premiada como Melhor Equipe do Rally dos Sertões. O engajamento em relação ao meio ambiente prossegue, tanto que por meio da Iniciativa Verde, a equipe recebeu novamente em 2015 o selo Carbon Free pela compensação e neutralização de gases de efeito estufa, decorrente da participação na 23ª edição do Rally dos Sertões. 

Mais informações sobre a equipe no site www.bianchinirally.com.br e também na página da equipe no facebook.com/equipebianchinirally.

A Bianchini Rally conta com o apoio da Bianchini S/A, McDonald Pelz, Melnick Even, KTNY Racing, Madeira Energy, Bull Sertões Crew, Vedacit e Arames Farpados.

Programação da 10ª edição do Rally de Barretos (Barretos/SP)

5 de março - sábado
9h30 - Prólogo Carros
10h - Largada na Especial (150 km + 50 km de deslocamentos)
12h30 - Largada do 1º carro na Prova Especial
12h30 - Previsão de Largada Motos na Especial Indoor
18h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
19h - Briefing Carros (à confirmar)
21h - Evento Promocional

6 de março - domingo 
8h - Largada na Especial (150 km + 22km de deslocamentos)
10h30 - Largada do 1º carro na Prova Especial
11h - Início do Super Prime seguido de premiação CBM
13h - Início do Super Prime seguido de premiação CBA
15h30 - Cerimonial de encerramento.

MSuzuki Comunicação
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