quinta-feira, 10 de março de 2016

FÓRMULA TRUCK ABRE A TEMPORADA EM SANTA CRUZ DO SUL.

A 21ª temporada da Fórmula Truck será aberta na manhã desta sexta-feira num dos mais novos autódromos do Brasil. 

Várias equipes já montaram seus boxes para a prova de abertura no domingo. Foto: Luciana Flores.

A pista da cidade de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, recebe os mais velozes caminhões do mundo para o primeiro treino livre, marcado para às 11h30 nos 3.530 metros do traçado gaúcho. Antes, das 11 horas às 11h20, acontece um treino especial para três pilotos estreantes na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: Ricardo Sargo (Volvo), Joel Mendes Junior (Ford) e Felipe Tozzo, que vai correr com o Iveco. O segundo treinamento do dia será às 14h30 e também terá uma hora de duração. 

Esta sexta-feira tem na programação, a partir das 8h30, a tradicional entrevista coletiva com os três primeiros colocados na classificação geral do ano passado. Estarão presentes Leandro Totti, tricampeão da Fórmula Truck, Paulo Salustiano, vice-campeão e Felipe Giaffone, que terminou na terceira posição. Régis Boessio, o único piloto gaúcho na categoria, um representante da Pirelli, a nova patrocinadora da Truck e a fornecedora de pneus oficial, além da presidente Neusa Navarro, também estarão à disposição dos jornalistas, que a partir das 8h30 poderão tomar um café da manhã.

Ingressos à venda

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a abertura do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda que constam na relação abaixo. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 11 de março. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 13 de março), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 11 de março, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 560, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e alimentação ilimitadas - somente no domingo (13/3), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

Pontos de venda de ingressos para a abertura da Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul.

Spengler S/A - Rua 28 de setembro, 1848 - Goiás - Santa Cruz do Sul; Spengler S/A - Rua Joaquim Murtinho, 751 - Bonfim - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rodovia RS 287 Km 100, sem número - L. Santa Cruz - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rua Marechal Floriano, 170 - Centro - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rodovia RST 287 sem número Km 93 - Distrito Sede - Santa Cruz do Sul; Posto Shoppingcar - Rua Gaspar Silveira Martins, 1.500 - Centro - Santa Cruz do Sul; Posto Shoppingcar - Rua Ramiro Barcelos, 1223 - Centro - Santa Cruz do Sul; Posto 2001 - Avenida Independência, 718 - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro - Avenida Brasil, 1053 - Centro - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Florestal - Rodovia BR 386 sem número KM 347 - Hidráulica - Lajeado; Comercial de Combustíveis Florestal - Avenida Benjamin Constant, 1791 - Lajeado; Comercial de Combustíveis Florestal - Avenida Alberto Pasqualini, 1244 - São Cristóvão - Lajeado; Theisen & Hickmann - Rua Roberto Gruendling, 439 - Centro - Vera Cruz; Comercial de Combustíveis Nevoeiro - Rodovia RST 287 sem número, Km 66; Posto Nevoeiro 5 - Rodovia RST 453 sem número, Km 5 - Centro - Venâncio Aires; Posto Esquinão - Avenida Pereira Rego, 580 - Centro - Candelária; Peninha Auto posto - Rua Venâncio Aires, 2324 - Centro - Santa Maria; HD Portella Ltda. - Avenida Presidente Vargas, 380 - Patronato - Santa Maria; Comercial de Combustíveis Dapa - Rodovia BR 471 sem número, Km 156 - São Jorge - Rio Pardo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

Mais informações
instagram.com/formulatruckoficial.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Foto: Orlei Silva.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 e 13 996-623-442
www.formulatruck.com.br.

A ECONOMIA DO TALENTO.
Por João Doria*

O Índice de Referência de Bem-Estar – IRBEM do paulistano, divulgado recentemente pelo IBOPE e pela Rede Nossa São Paulo, na Federação do Comércio, evidencia que há um mau humor generalizado com a esfera pública e uma avaliação mais crítica sobre a qualidade de vida, além de uma vontade de sair da cidade. Já, os melhores aspectos avaliados referem-se à esfera privada, como as relações interpessoais, relações com a comunidade e o acesso ao uso da Internet.

Acredito que podemos superar este mau momento que o paulistano vive, justamente pela capacidade empreendedora e criativa das pessoas, assim como que podemos superar este modelo petista de governar a cidade, ineficiente, moroso e tomado por uma fúria arrecadatoria que drena os recursos conquistados pelo cidadão paulistano no seu cotidiano. Viver em São Paulo está cada vez mais caro, seja pela imobilidade urbana, pela indústria de multas instalada em todos os cantos, pela ineficiência dos serviços públicos e pelas oportunidades cada vez mais escassas.

O paulistano não precisa deixar esta cidade incrível, celeiro de potencialidades, que têm sido desperdiçadas pela falta de atitude do atual prefeito em criar um ambiente favorável ao florescimento de negócios que gerem oportunidades, renda e trabalho.

Um Programa de Município Criativo poderá ser a matriz geradora das ações. São Paulo reúne todas as condições para se transformar em referência no campo das tecnologias contemporâneas, fomentando o setor privado e abraçando a coordenação de programas voltados para todas as categorias da economia produtiva. É uma questão de gestão e integração de esforços entre as estruturas municipais para desenvolver uma cultura focada na economia criativa, com fóruns adequados com empreendedores para mapear os setores que possam gerar maior efeito multiplicador em termos de geração de emprego e renda.

É priorizar setores dinâmicos, que tem mais capacidade de criar empregos entre os jovens, e que, se bem articulados e apoiados, tornam-se propulsores de inovação e da ampliação da capacidade produtiva. Uma das medidas deve ser a criação das Incubadoras Criativas, mediante a requalificação de áreas com galpões subutilizados para estimular a indústria em setores como a produção de games, cinema, moda, artes, design, teatro, dança, música, esportes, dentre tantas outras.

As políticas fiscais e tributárias também devem ser adequadas às necessidades dos setores para dar à economia criativa um papel de relevância. Assim como a busca de parcerias com instituições de fomento para financiar centros culturais, galerias de arte e bibliotecas, como elementos formadores de público consumidor e mão de obra qualificada e a criação de mecanismos de difusão e promoção de Pesquisa, Desenvolvimento e Design, em parceria com a iniciativa privada, para apoiar as pequenas e médias empresas a empreenderem em novos negócios.

São Paulo pode ser um paraíso da economia criativa com espaços planejados para a diversão e cultura para todos, onde o estímulo à criação pode gerar ícones urbanos e arquitetônicos, fomentando novos marcos na paisagem urbana e muitos empregos.

Fortalecer a economia criativa buscando dar-lhe o papel de destaque é imprescindível para a construção de uma política que viabilize uma economia balanceada. Não podemos pensar apenas nos grandes parques industriais como motor que faz rodar a economia. Aplicar capital em máquinas e funcionários foi, por muito tempo, suficiente para garantir produção em larga escala e o crescimento de muitas nações. Outras engrenagens se fazem necessárias, sobretudo, aquelas que fazem brotar a economia do talento. O mundo mudou. São Paulo também precisa mudar.















João Doria é empresário, jornalista e pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo.


Grupo Doria
Pamela Viotto
pamelaviotto@grupodoria.com.br
11 3039-6069

MAN LATIN AMERICA ALCANÇA RECORDE DE TREINAMENTOS EM CONDUÇÃO ECONÔMICA.

A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, alcançou um marco: mais de 2,9 mil motoristas receberam instruções práticas de condução econômica em 2015. Além de ser recorde anual para a montadora, o total representa alta de 10% na comparação com os 2,6 mil treinamentos realizados em 2014.


Ao longo do ano, instrutores especializados visitam as garagens de clientes em todo o Brasil e também de importadores na América Latina e África para identificar oportunidades de redução de custos operacionais, fator atrelado à forma de condução do veículo nas mais diversas operações.

Após percorrer os mesmos trechos presentes na rotina da aplicação, os instrutores da MAN Latin America desenvolvem treinamento de condução sob medida para auxiliar o motorista a aproveitar ao máximo as funcionalidades operacionais de cada veículo, reduzir o consumo de combustível, o desgaste de pneus e componentes e também guiar de forma defensiva, o que proporciona uma rodagem mais segura.

O treinamento de condução econômica já ampliou a produtividade de veículos com economia média de diesel de 5% a 10%. Aumento de 40% na durabilidade da embreagem, além de preservação de caixa de transmissão, pneus, lonas de freio e suspensão também são identificados após o treinamento dos condutores.

A ação é realizada gratuitamente nas garagens dos clientes ou concessionárias e contemplam material didático para teoria e orientação prática, quando os participantes têm a oportunidade de guiar o veículo com acompanhamento do instrutor.

Treinamento online

Além de cursos presenciais, a MAN Latin America reforça sua presença no e-learning, ou seja, nos treinamentos realizados online pela internet, disponíveis tanto para colaboradores da empresa quanto para a rede de concessionários. No ano passado mais de 43 mil matrículas foram feitas para treinamentos nas áreas técnica, comercial e administrativa.

Por meio desse sistema de gestão de treinamento é promovida a formação contínua. A equipe mantém-se atualizada sobre novos produtos, tecnologias e pode ofertar ao cliente o veículo que melhor atende às demandas de cada aplicação. O interesse é alto e apenas neste início de ano foram recebidas mais de 4 mil matrículas.

Cada módulo tem duração média de 30 minutos e, ao final, traz avaliação e resumo das lições, que podem ser assistidas quantas vezes o aluno online desejar. Dentre os cursos há 40 opções disponíveis e a meta é até o fim deste ano saltar para 60. Também estão previstos aproximadamente 18 cursos em espanhol para os importadores da América Latina.

Por trás de todo esse crescimento há uma grande estrutura de administração e gerenciamento. Um portal exclusivo permite que a rede de concessionárias acesse todos os conteúdos online dos treinamentos e-learning, gerencie o nível de capacitação dos seus profissionais por meio de trilhas de conhecimento e realize toda a calendarização das participações em treinamentos de forma autônoma. 

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

EXECUTIVA DA ZEN É A NOVA PRESIDENTE DA ABRH DE BRUSQUE.

A gerente de Recursos Humanos da ZEN, indústria automotiva de Santa Catarina, foi nomeada presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – regional Brusque. 

Schirlei Knihs Freitas assume formalmente o posto em evento da entidade, nesta quinta-feira (10), no teatro do Centro Empresarial de Brusque.

À frente da associação no período de 2016 a 2018, a executiva terá alguns importantes desafios como a criação de uma cultura corporativa, além da diversificação e ampliação das parcerias regionais com indústrias e instituições de ensino.

“Fui convidada a assumir esse cargo principalmente pela vivência em boas práticas de processos e gestão de RH da ZEN, que são referência na indústria”, explica Schirlei. De acordo com ela, assumir a presidência da associação significa trocar experiências de mercado de forma mais intensa e ampliar o conhecimento de processos que contribuem para o aprimoramento da Gestão de Recursos Humanos.

Com 41 anos de idade, Schirlei é coach certificada pelo Global Accreditation Board for Coaching. Possui MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria; em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e MBA Módulo Internacional na Gestão Empresarial em UCI, Estados Unidos. Tem especialização em Gestão Empresarial pela FFM e graduação em Ciências Contábeis na –  UNIFEBE/FURB.

Como gerente de Recursos Humanos da ZEN, Schirlei desenvolve uma gestão colaborativa, em que o RH é parceiro dos processos de gestão, apoiando líderes e seus times com foco na agregação de valor e melhoria dos resultados organizacionais. É responsável pelo gerenciamento das áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, Administração de Pessoal, Segurança, Saúde e Meio Ambiente. A gestora acumula mais de 20 anos na área de Recursos Humanos da indústria automotiva.

Sobre a ZEN: A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 15 milhões de componentes. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensionadores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cerca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 1.000 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

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SUBARU XV CONCEPT É APRESENTADO NO SALÃO INTERNACIONAL DE GENEBRA.

A SUBARU, fabricante de veículos pertencente à Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), revelou mundialmente no Salão Internacional de Genebra 2016 o seu novo carro-conceito, o SUBARU XV Concept.


O SUBARU XV Concept é um modelo crossover compacto, com design externo que antecipa algumas evoluções do design DYNAMIC X SOLID. O modelo combina as formas características de um veículo crossover, com detalhes e inovações que reforçam a imagem de qualidade superior e conforto, quando comparado com os atuais modelos crossover. Além disso, este concept car sinaliza a linha criativa de design dos próximos modelos da marca SUBARU.

A dianteira, laterais e traseira estão harmoniosamente unidas, criando, assim, um corpo tridimensional e sólido, característico do estilo de desenho externo da gama SUBARU. O dinamismo é reforçado por linhas e vincos bem distribuídos sobre as formas da carroceria.

O SUBARU XV Concept é fiel ao conceito “Enjoyment and Peace of Mind” (em português: “Prazer e Mente em Paz”), valores que marca SUBARU oferece aos seus clientes e que serviu de mote para o desenvolvimento desse crossover compacto.


No que se refere à funcionalidade, um dos itens primordiais para a marca SUBARU, o excelente desempenho aerodinâmico é combinado com elevada performance e um amplo espaço para os ocupantes e bagagens, conseguindo, assim, uma perfeita combinação entre estilo e função.

A nova cor externa “Glacier Khaki Silica” aumenta ainda mais a qualidade percebida. O caráter diferenciado do crossover SUBARU XV Concept é realçado pela utilização de revestimento preto fosco - que vai do para-choque dianteiro, passando pela parte inferior das laterais e para-lamas, terminando no para-choque traseiro -, juntamente com detalhes na tonalidade laranja na grade frontal, nas rodas de alumínio e nas barras de teto.

O SUBARU XV Concept mede 4.520 mm de comprimento, 1.920 mm de altura e 1.570 mm de largura. A distância entre-eixos (medida entre as rodas da frente e as de trás, determinante no espaço interno do veículo): é de 2.670 mm. Essas medidas demonstram a amplitude do interior desse carro conceito, permitindo transportar com conforto até cinco ocupantes, além de criar um ambiente típico de um veículo crossover.

Design moderno, robusto e funcional


O visual do SUBARU XV Concept transmite esportividade. A estrutura tridimensional unificada, que se estende desde a grade frontal hexagonal, característica dos modelos SUBARU, se une aos faróis dianteiros, que rementem aos olhos de falcão, retratando a força e a robustez do motor Boxer.

A dianteira é o ponto de partida do qual o design flui através das laterais para a traseira, estabelecendo um equilíbrio agradável entre a elegante nova cor externa “Glacier Khaki Silica” e os vários detalhes nos tons preto fosco e laranja, ressaltando o caráter diversificado deste veículo crossover.

O carro-conceito SUBARU XV Concept possui em suas laterais, amplos frisos e vincos, que combinados com uma elevada linha de cintura, conferem ainda mais dinamismo e robustez ao modelo. Os largos para-lamas expressam a confiabilidade proporcionada pelo sistema de tração 4x4 SUBARU All-Wheel Drive. A utilização de revestimentos em preto fosco - nas laterais inferiores e para-lamas – reforçam o espírito aventureiro desse crossover.


Na traseira, o desenho das lanternas segue a mesma linha criativa dos faróis frontais. Elas se prolongam sobre as laterais e a ampla tampa do porta-malas, contribuindo para a realçar a esportividade e agilidade desse concept car. O para-choque traseiro conta um extrator de ar na parte inferior, na cor prata e detalhes em laranja, que deixa essa parte ainda mais harmoniosa e robusta. 

SUBARU
Departamento de Comunicação – CAOA
Gerson Almeida 
gerson.almeida@caoa.com.br
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br 
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

MARCOPOLO:
UNESUL TRANSPORTES COMPRA 14 ÔNIBUS PARADISO 1350.

A Unesul de Transportes Ltda., um dos principais operadores de transporte rodoviário da região Sul do Brasil, adquiriu 14 unidades do modelo Marcopolo Paradiso 1350. 

Os veículos serão utilizados em rotas intermunicipais e interestaduais dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Considerado ideal para o transporte em viagens de médias e longas distâncias, os ônibus Paradiso 1350 apresentam baixo custo operacional e extrema robustez. Os veículos desenvolvidos para a Unesul contam com poltronas do tipo semileito e leito, sistema multimídia, monitores e internet sem fio (wireless).

Com chassi Mercedes-Benz O500 RSD, o Paradiso 1350 possui portas pantográficas com travamento automático e pneumático, parede de separação com porta deslizante, sistema multiplex, sanitário, cinto de segurança retrátil, porta-copos, porta-revistas e sistema de ar-condicionado com dutos individuais.


O Paradiso 1350 possui como diferenciais o maior espaço para bagagens – 1.350 cm de saia lateral e a maior capacidade volumétrica do mercado, com até 20,75 metros cúbicos. Conta ainda com conjunto óptico com LEDs nas luzes de direção e de posição – Daytime Running (luz de posição diurna), que ampliam a segurança durante as viagens e aumentam a eficiência luminosa e a vida útil, diminuindo a necessidade de troca/manutenção.

Foto: Gelson Mello da Costa.

Secco Consultoria de Comunicação
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11 5641-7407
www.secco.com.br.

CAMPANHA DO NOVO GOL RESSALTA A TECNOLOGIA QUE CONECTA E APROXIMA PESSOAS.

O carro favorito dos brasileiros está mais moderno que nunca. 

Para divulgar este Novo Gol – que agora conta com a melhor tecnologia de conectividade do mercado (o App-Connect), design global, novo motor, novo painel e acabamento refinado –, a Volkswagen do Brasil lança a sua campanha, criada pela AlmapBBDO. 

A estreia oficial será neste domingo (13/3), quando o filme “Irmãos” será lançado na TV aberta e fechada. Já nas plataformas digitais, o comercial vai ao ar nesta quinta-feira (10/3). A campanha assinala também a nova orientação estratégica da marca no País: “Volkswagen. Inspirada na Sua Vida”. 

Clique na telinha e assista o filme, agora.


O comercial “Irmãos” mostra o quanto a Volkswagen faz parte da vida das pessoas e usa as funcionalidades do App-Connect do Novo Gol para demonstrar isso. No filme, um rapaz leva o seu pai a um encontro de família. Enquanto dirige, o filho o questiona por estar há tanto tempo sem falar com o tio, Alberto. O pai responde que o tio Alberto, seu irmão mais velho, sempre foi muito “cabeça-dura”, enxergando-o apenas como o irmão caçula competitivo. Neste instante, sem que o pai perceba, o rapaz liga para o número do tio via App-Connect. O pai segue falando e desabafa sincero sobre o irmão: “Se ele soubesse quanto me espelhei nele para ser quem eu sou hoje. Eu tenho muita coisa para falar, mas aposto que ele nem vai ouvir...”. Enquanto isso, o tio, do outro lado da linha, escuta comovido as palavras do irmão. Ele o interrompe e revela que está acompanhando a conversa. O pai é pego de surpresa, emocionando-se. Ao chegarem à reunião de família, os dois irmãos se veem e se abraçam. A voz em off assina: “Novo Gol. Forte como todo Gol. Conectado como nenhum outro”.

Segundo o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro: “A campanha do Novo Gol ressalta a importante evolução do modelo, aliando a expertise da Volkswagen em tecnologia e inovação, a sensibilidade para entregar soluções inteligentes que realmente façam a diferença e impactem positivamente o dia a dia do usuário, surpreendendo-o e satisfazendo-o, como as possibilidades de conectividade do Novo Gol. Queremos usar a inovação do modelo para emocionar o público e apresentar a nova orientação estratégica da Volkswagen, que é de uma marca centrada no consumidor, próxima, parceira”.

A inovação que caracteriza o Novo Gol está não somente na mensagem da campanha do modelo, mas, desde o início, também em sua estratégia de divulgação. Exemplo disso foi a parceria inédita com o Google, na qual a Volkswagen do Brasil lançou, na segunda quinzena de fevereiro, uma ação em formato publicitário inovador, a Tag Search. Assim, a hashtag #carroconectado foi divulgada em todo o País, instigando o público a digitá-la na busca do Google e surpreendendo-o com o novo carro conectado da Volkswagen. Anterior a isso, teasers já vinham anunciando nas redes sociais que novidades estavam por vir.

A campanha integrada de lançamento do Novo Gol também traz anúncios impressos, mídia display, mobiliário urbano, material de ponto de venda, ações em mídia social e digital, hotsite e, ainda, um segundo filme previsto para o final de março. Um Um alto e diversificado investimento em mídia também faz parte da estratégia para comunicar o modelo, contando com a aquisição de pacotes temáticos do YouTube, que conectam os anunciantes aos principais canais da plataforma, separando-os por categorias.

Novo Gol chega muito mais moderno, com design global, novo motor e sistema de infotainment mais inovador do mundo.

O Novo Gol chega com o que há de mais inovador em sistemas de infotainment no mundo; a Volkswagen oferece o modelo mais tecnológico e conectado de seu segmento no mercado brasileiro. O Novo Gol vem com a tecnologia global da Volkswagen, o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

As versões Trendline, Comfortline e Highline estão mais equipadas, realçando a excelente relação custo-benefício dos modelos; são itens de série os novos sistemas de som (Comfortline / Highline), direção hidráulica e novos pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.

O Novo Gol é equipado com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro; o motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível, com melhora na eficiência energética de até 11%. A versão Highline do Novo Gol (topo de linha) vem equipada com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol) – versão Comfortline (intermediária) tem opções de motorizações 1.0 e 1.6. O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência energética.

O Novo Gol incorpora a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen; a evolução do design reforça o caráter, a força e a esportividade do modelo, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro; novas cores e rodas exclusivas são destaques do modelo. O modelo também chega para ser referência em termos de conforto e design interior, com um painel novo. Desenvolvido com base na premissa “driver oriented” (todos os botões e comandos estão posicionados voltados para o motorista), o novo painel é muito mais moderno, com visual e acabamento premium e uma série de recursos tecnológicos, além de permitir uma série de combinações de cores e acabamentos. Agora, o console central do painel acolhe rádios “doble din” de última geração.

Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Essa faixa, assim como a tonalidade do painel e do acabamento interno, varia de acordo com cada versão do Novo Gol. Com aplicação de nova tecnologia, chamada In Mold Decoration – IMD, o detalhe do painel ganha mais destaque nas cores e grafismos aplicados. 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br 

MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Em caso de acidente, airbag e cinto de segurança alcançam alto índice na redução dos ferimentos.



Segurança nunca é demais! O cinto de segurança é o primeiro elemento que busca reduzir os ferimentos em motoristas e passageiros em caso de acidentes.

E pode acreditar, a ausência do cinto de segurança pelos ocupantes traseiros do veículo ampliam o risco de ferimentos graves não apenas para eles, mas também para os ocupantes da parte dianteira.

Então, querido motorista, assuma para você a verificação de que todos os ocupantes estão com cinto de segurança antes da saída com o veículo.

Atenção, prudência e paciência são, definitivamente, alguns dos elementos indispensáveis à manutenção de vias seguras. As condições dos veículos também entram na lista e, por vezes, podem ocasionar acidentes ainda mais graves do que os provocados por falha humana.

Neste contexto, além de práticos, versáteis e desenvolvidos para todas as categorias de automóveis, dos luxuosos aos compactos, os itens veiculares de segurança salvam vidas.

A realidade brasileira, contudo, revela um cenário de atraso e negligência quando comparada a outros países.

“A demora fica ainda mais evidente pela perspectiva histórica de implantação de sistemas do gênero em países de primeiro mundo. Enquanto nos Estados Unidos o airbag frontal duplo e o freio ABS são exigidos desde 1995 e na Europa já se discute a instalação de direção autônoma em 2020, no Brasil, o cinto de segurança tornou-se obrigatório somente em 1998, pelo Código Brasileiro de Trânsito”, aponta o diretor e especialista em trânsito da Perkons, Luiz Gustavo Campos.

Já o cinto de três pontos e o encosto de cabeça devem passar a compor a estrutura dos carros vendidos no Brasil até 2020, conforme Resolução nº 518/2015, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Pesquisas e levantamentos conduzidos por organizações conceituadas do segmento reforçam a urgência do tema. Estimativas da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), instituto de segurança de trânsito dos EUA, indicam que o uso de airbag combinado com o do cinto de segurança reduz em cerca de 60% o risco de ferimentos em caso de acidente.

Complementares ao cinto de segurança, as bolsas infláveis funcionam como minimizadores de danos.

A importância de associar o uso dos dois itens fica ainda mais evidente a partir de dados do mesmo estudo, que mostram que com a utilização só do airbag, os ferimentos não acontecem apenas em cerca de 18% dos acidentes.

Outro levantamento do mesmo órgão concluiu que a instalação do sistema antitravamento de rodas, conhecido por ABS (Antilock Brake Sistem), reduz o risco de envolvimento em acidentes em 6% para carros.

Em outra perspectiva, segundo estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), se o sistema ABS tivesse sido instalado em toda frota brasileira entre 2001 e 2007, teria salvado 490 vidas por ano e evitado ferimentos em mais de 10 mil pessoas. Tal redução resultaria em um impacto positivo de R$630 milhões ao longo de dois anos.

“De maneira geral, todos os itens com a finalidade de preservar a integridade física dos ocupantes podem trazer resultados satisfatórios em eventualidades no trânsito”, salienta o analista técnico do Cesvi, Diego Lazari.

Independentemente da maneira como atuam, a capacidade dos equipamentos em reverter tragédias tão recorrentes nas vias brasileiras permanece subjugada.

Segundo Lazari, antes de se tornarem obrigatórios, os itens devem passar por acordos junto aos fabricantes e superar os níveis de confiabilidade definidos por legislações. “Esse processo moroso acaba, muitas vezes, tornando facultativa a disponibilidade dos dispositivos”, acrescenta.

Os processos burocráticos, no entanto, deixaram de ser um pretexto válido desde 2014, quando passou a ser obrigatório que todos os carros de passeio e caminhonetes saíssem da fábrica com freios ABS e airbags duplos frontais, tanto para condutor, quanto para passageiro do banco dianteiro.

Em 2013, porém, na iminência da obrigatoriedade, o estudo do Cesvi verificou que um quinto dos veículos vendidos ainda ignoravam a norma, ao passo que, no mesmo período, 91% dos modelos importados e vendidos no Brasil já possuíam os equipamentos.

GÊNERO
ITEM
FUNCIONAMENTO
SEGURANÇA ATIVA
ABS (Antilock Brake Sistem)
Por não travar as rodas em situações de frenagens de pânico, o ABS permite que o motorista desvie de obstáculos com mais segurança.
EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem)
Complemento do ABS, o sistema controla a força da frenagem nos eixos traseiro e dianteiro para proporcionar uma distribuição igualitária entre as forças empregadas na frenagem.
BAS (Sistema de Assistência a Frenagem)
Também conhecido por Freio de Emergência, o BAS, quando combinado ao ABS e ao EBD, joga carga máxima no freio quando o motorista pisa no pedal bruscamente.
ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade)
Diferente do ABS, ainda que baseado em seu sistema, o ESP adota sensores que reconduzem o automóvel à trajetória original em caso de desestabilização ou perda repentina do controle.
EAS (Sistema de Acuação Eletrônica)
Também auxiliar do ABS, o sistema controla a tração e a altura do carro em relação ao solo, além de agir mesmo que o pedal não seja levado ao fundo.
ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
Com atuação seletiva sobre os freios, o ESC reduz a potência do motor para prevenir a perda do controle e derrapagens.
Airbag
Bolsas infláveis que protegem cabeça e tórax dos ocupantes contra impactos em partes do veículo. É mais eficiente quando usado em conjunto com o cinto de segurança.
Cintos de segurança com pré-tensionador
O item impede a projeção dos passageiros para fora do veículo durante colisões de qualquer ordem.
SEGURANÇA PASSIVA
Banco antimergulho;
Barras de proteção laterais nas portas e encostos de cabeça ativos, para evitar danos ao pescoço em colisões traseiras.


Tecnologia a favor da segurança veicular - De acordo com o analista técnico do Cesvi, é possível dividir os itens de segurança veicular em dois grandes grupos: os de Segurança Ativa e os de Segurança Passiva. Os itens do primeiro grupo visam proporcionar um controle mais seguro do carro com recursos eficazes; os do segundo, amenizar possíveis danos aos ocupantes de veículo em situações consideradas inevitáveis.

“Há possibilidade do ESP entrar em vigor no Brasil em um futuro não tão distante. A frenagem automática das rodas garantida pelo sistema pode ser determinante em circunstâncias emergenciais. Mas, certamente, o poder de reverter este cenário de atraso está nas mãos do comprador, que deve pesquisar sobre as novas tecnologias em desenvolvimento”, observa Lazari.

Para o diretor do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do estado de São Paulo (Sindirepa-SP), Antônio Gaspar de Oliveira, em teoria, os veículos estão cada vez mais seguros devido ao próprio avanço tecnológico, que promove a criação de sistemas de controle de velocidade e piloto automático. Os equipamentos, no entanto, não eximem o condutor da prudência, do respeito às leis de trânsito e do compromisso em manter as boas condições do veículo. “Inspeções técnicas já adotadas em mais de 50 países são capazes de reduzir significativamente as mortes no trânsito”, conclui.




Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br. 
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

ALEXANDRE BARROS PASSA A FAZER PARTE DO SUPERBIKE BRASIL.

Alexandre Barros, principal nome da motovelocidade no Brasil, está de casa nova. Ex-piloto da MotoGP e Mundial de Superbike, e hoje gestor de duas equipes, passa a integrar o SuperBike Brasil, o mais importante campeonato de motovelocidade no país. 


Barros levará duas equipes para a competição: o time de fábrica da BMW, que disputa a categoria SuperBike 1.000cc, e o time Estrella Galicia, formada para desenvolver jovens talentos. A migração vale já a partir da primeira etapa da temporada 2016.

Bruno Corano, idealizador e fundador do SuperBike, e Alex Barros vinham conversando há dois anos sobre essa possibilidade. O crescimento do SBK tanto em público, quanto retorno de mídia, foram fundamentais para a decisão. “É essencial para equipes profissionais estarem em um evento que não os limite em crescimento e visibilidade, e o SuperBike é hoje a plataforma mais robusta no universo de duas rodas on-road. Além disso, todas as equipes oficiais de fábrica como Honda, Kawasaki e Ducati estão apenas no SuperBike, a exceção era apenas meu time com a BMW”, comenta Alex. As duas equipes geridas pelo ex-piloto são atuais campeãs e devem trazer ainda mais emoção as corridas. Com certeza, chegam para fazer frente aos outros competidores e disputar o título da categoria. 

“Alexandre Barros é o embaixador da motovelocidade no Brasil. Sua vinda para o SBK representa muito. Ele tem alto poder de atração de mídia, realiza um trabalho muito sério, e trará consigo a única equipe oficial de fábrica que ainda não corria no nosso campeonato, além de vários outros aspectos. Isso só confirma a seriedade e o nível de credibilidade e visibilidade que o SuperBike tem hoje. Já éramos líderes em outros pontos e o futuro se mostra ainda mais promissor. O momento é de união de esforços em prol da motovelocidade e fico feliz que o Alex e eu tenhamos firmado essa união", diz Bruno Corano. 

O projeto liderado por Barros com a Estrella Galicia e a Honda, de encaminhar promessas para campeonatos europeus e mundiais, vai ao encontro da Honda Junior Cup, criada por Corano, cujo propósito é atrair crianças para a modalidade e ensiná-las a competir nas pistas. Assim, as iniciativas são complementares e quem ganha são os jovens pilotos brasileiros. "Seu projeto das crianças vem para enriquecer ainda mais nossa plataforma. Hoje todos os jovens talentos que estão nas pistas saíram da Honda Junior Cup (Lucas Torres, Rafael Traldi, Renzo Fereira, Davi Gomide, Rafael Rigueiro, Maria Fernanda, Gui Brito, entre tantos outros), ou seja, estamos cumprindo nosso papel que é trazer praticantes para o esporte. Já o Alex fará o passo seguinte que é tão importante quanto, que é dar a sequência nesse trabalho. Estou muito contente”, acrescenta o responsável pelo SBK.

A união é vista com muito entusiasmo por todos os envolvidos no esporte, seja patrocinadores, mercado ou imprensa, já que é senso comum que o país não tem condições de abrigar mais de um evento de motovelocidade nacional, e que Alex e Corano, sem dúvida, são os maiores ícones do universo das duas rodas no país. Essa união sela uma nova fase para o esporte e abre perspectivas futuras muito positivas, e que beneficiam todos os outros pilotos e equipes, além de patrocinadores diversos como Pirelli, por exemplo. “A Pirelli é líder no Brasil e estamos com o SBK desde sua criação. Na verdade, todas as empresas líderes e referência estão no SuperBike, a exemplo da Honda, da Mobil, da própria Pirelli, entre outras. A vinda do Alex é muito bem vista por todos da empresa no Brasil e na Itália”, finaliza Luiz Felipe, Marketing de Competições da Pirelli Brasil.

A primeira etapa da temporada 2016 do SuperBike Brasil tem data marcada: 8 a 10 de abril, no Autódromo de Interlagos.

VGCOM - VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO
Vanessa Giannellini 
Luciana Omena 
Fernanda Spagnuolo 
(11) 3213-9972 - (11) 2155-0246

quarta-feira, 9 de março de 2016

FLAVIO PADOVAN É O NOVO VP DE VENDAS E MARKETING DAS CONCESSIONÁRIAS CAOA.

A CAOA anuncia que Flavio Padovan, Diretor Geral da Subaru CAOA; passa a ocupar a nova posição de Vice-Presidente de Vendas e Marketing das Concessionárias CAOA para as marcas SUBARU, HYUNDAI E FORD, reportando-se a Antonio Maciel Neto, CEO do Grupo. As diretorias comerciais das linhas HYUNDAI Importados e Seminovos, HMB CAOA, SUBARU CAOA e FORD CAOA passam a se reportar para Padovan, além das áreas de Marketing e de Desenvolvimento de Rede. 


 Flavio Padovan possui larga experiência na indústria automotiva, ocupando importantes posições de liderança na Ford e na Volkswagen, neste último como Vice-Presidente de Vendas e Marketing. Antes de ingressar na CAOA, o executivo atuou como Presidente da Jaguar Land Rover para toda a América Latina e Caribe. No período de 2012 a 2013, também ocupou o cargo de presidente da ABEIFA  - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. 

A CAOA anuncia também que Anselmo Borgheti, Diretor Executivo; além de acumular as diretorias de Pós-Venda, Novos Negócios, Consórcio, F&I e Pesquisa e Satisfação ao Cliente, também assume a diretoria da CAOA Patrimonial.

Foto: Marcos Camargo

Departamento de Comunicação – CAOA
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
DéborahEncarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

FÓRMULA TRUCK:
RICARDO SARGO ESTREIA NA EQUIPE VOLVO.

O jovem paulista, que faz parte do Speedteam, vai estar em Santa Cruz do Sul no dia 13 de março, para o início da 20ª temporada da categoria que tem a maior presença de público no automobilismo nacional.


A carreira de Ricardo Sargo começou com sucesso no Kart e seguiu com êxito nos Campeonatos de Automobilismo Regional do Campeonato Paulista, na Fórmula Linea incluindo até algumas incursões no Campeonato Brasileiro de Marcas Petrobrás. Sempre em busca de oportunidades e agora com o apoio da própria organização da Fórmula Truck e da TEKBRAS Kompressoren, Ricardo Sargo chega a essa categoria de projeção nacional e internacional. E chega fazendo história como o mais jovem piloto, 21 anos de idade, a guiar na categoria.

"Estou muito feliz. Na verdade acho que não acordei ainda desse sonho maravilhoso" comentou ao lado de seu Manager Walter Savaglia que é um dos fundadores do Speedteam e que está propondo novos caminhos para as carreiras de Pilotos a partir do Kart. "Estamos realizando em Itu neste ano o Campeonato dos Preparadores de Kart que já teve mais de 100 pilotos em sua estreia. É na verdade uma sequência do Kantan Kart que já ajudou a projetar os brasileiros Vitor Baptista, Vinícius Paparelli Campeões respectivamente da EuroFormulaOpen e da Fórmula Lites 2015 e o peruano Rodrigo Pflucker que estreia na Fórmula Renault em 2016."

"Mas a maior ajuda mesmo", explicou Savaglia, "veio da Fórmual Truck. A Dona Neusa Baptista Félix, mostrou mais uma vez a rapidez e inteligência nas negociações que fizeram e mantém a Formula Truck como a maior categoria do Automobilismo Nacional.

Ricardo Sargo vai participar dos primeiros treinos com seu Volvo #81 da Equipe ABF no dia 10 já em Santa Cruz do Sul. "Não vejo a hora de acelerar e aprender tudo dessa categoria maravilhosa" conclui o Piloto patocinado pela TKBRAS Kompressoren do Grupo ENGEBRAS

Calendário de 2016

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

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