sexta-feira, 11 de março de 2016

HONDA INICIA AS VENDAS DO NOVO CLARITY FUEL CELL NO JAPÃO.

Modelo movido a célula de combustível tem a maior autonomia entre os veículos de emissão zero, chegando a cerca de 750 km.


A Honda Motor Co. inicia esta semana, no Japão, as vendas do Clarity Fuel Cell, seu novo carro movido a célula de combustível (FCV). Com o modelo, a marca busca popularizar a utilização desse tipo de veículo, oferecendo o alto nível de praticidade de um automóvel e o apelo de um carro que está à frente de seu tempo. O Clarity Fuel Cell é o primeiro sedan para cinco passageiros tipo FCV do mundo a ser equipado com um compacto powertrain totalmente abrigado sob o capô, desenvolvido com tecnologias Honda.

Aliado à eficiência do powertrain e à redução do consumo de energia, um tanque de alta pressão de hidrogênio de 70 MPa permite uma autonomia de aproximadamente 750 km, o que representa um aumento em torno de 30% comparado ao FCV anterior e classifica o Clarity Fuel Cell como o carro mais eficaz entre os veículos de emissão zero. Esse crescimento da autonomia ampliou significativamente a praticidade do modelo, tornando-o ideal tanto para o uso diário como para longas viagens. O tanque de hidrogênio pode ser abastecido em cerca de 3 minutos, com uma facilidade equivalente a um automóvel movido a gasolina.

O Clarity Fuel Cell ainda traz um design exterior que alia dinamismo e elegância, além de uma condução suave e silenciosa, encontrada apenas em veículos elétricos equipados com motores de alta potência que atingem 130 kW. Além disso, combinado a um dispositivo portátil de energia externa, o Power Exporter 9000, que também começa a ser vendido hoje, o Clarity Fuel Cell pode funcionar como uma “usina de força sobre rodas”, capaz de suprir uma casa de família de porte médio durante cerca de 7 dias.

No primeiro ano de comercialização do modelo no Japão, a Honda vai focar principalmente nas vendas para órgãos do governo local e empresas com os quais já mantém parceria para a popularização dos FCVs. Durante esse período, a marca vai apurar informações sobre o uso do Clarity Fuel Cell, assim como do dispositivo de energia externa, e compilar as diversas opiniões e solicitações dos usuários, para depois iniciar as vendas aos consumidores individuais.

A Honda vai começar fabricando um pequeno volume em sua unidade de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) – estão previstas 200 unidades – e eventualmente expandir, pois a empresa planeja lançar o Clarity Fuel Cell na Europa e Estados Unidos até o final deste ano.

Tecnologia Honda FCV

A Honda foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível solução para problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis. A fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas água, como o mais avançado veículo ambientalmente responsável e adotou uma postura pró-ativa para pesquisa e desenvolvimento de automóveis movidos a célula de combustível desde o final da década de 1980.

Em 2002, o Honda FCX se tornou o primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certificações, a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA. Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias tecnologias já utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance.

Com o objetivo de contribuir para uma futura sociedade sustentável adepta à energia de hidrogênio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a estação de hidrogênio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos de alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar conectado”.

Especificações técnicas Clarity Fuel Cell


Número de ocupantes
5
Autonomia (referência)
Mais de 700 km (medição interna da Honda)
Reabastecimento
Aproximadamente 3 minutos
FC – energia máxima gerada
Mais de 100 kW
Potência máxima do motor
130 kW
Pressão do hidrogênio
70 MPa
Bateria
Íon-lítio
Dimensões do veículo (comprimento x  largura x altura)
4,895 mm x 1,875 mm x 1,475 mm

S2Publicom 
Luciana Bulgarelli 
luciana.bulgarelli@s2publicom.com.br
Letícia Sangaletti 
leticia.sangaletti@s2publicom.com.br
Adriana Sekulic
adriana.sekulic@s2publicom.com.br
Fabrizio Leonardo
fabrizio.leonardo@s2publicom.com.br
(11) 3531-4950 / 3027-0200

FÓRMULA TRUCK DEFINE A POLE NESTE SÁBADO EM SANTA CRUZ.

A disputa pela pole position da etapa de abertura da Fórmula Truck promete ser intensa neste sábado no Autódromo de Santa Cruz do Sul. Pelos dois treinos livres disputados nesta sexta-feira, são vários os favoritos para largar na frente. 



Wellington Cirino e Diogo Pachenki, os mais velozes nesta sexta, Paulo Salustiano, Felipe Giaffone e Leandro Totti, além de outros nomes fortes na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul estão na relação. 

O segundo treino livre desta sexta-feira teve pista molhada e pista seca. Momentos antes de a direção de prova abrir os boxes, como tem acontecido nos últimos dias na cidade, choveu forte em Santa Cruz do Sul, o que levou à paralisação dos treinamentos por cerca de 10 minutos. Seis pneus trocados, vários pilotos resolveram andar para ver o estado do traçado e conhecer os pneus Pirelli para chuva.

Quando faltavam cerca de 18 minutos para o fim do treino, se formou o trilho seco e algumas equipes resolveram trocar para os pneus slick. Aí, os tempos, que estavam acima dos 2 minutos por volta, foram caindo bastante e, no final, a melhor volta ficou com o Mercedes-Benz de Diogo Pachenki ao completar os 3.530 metros do autódromo em 1min45s1225, média de 120,9 km/h.

Neste sábado a Fórmula Truck terá o terceiro treino livre, que decide as posições pares e ímpares. Na primeira parte do treinamento que define o grid de largada da prova de abertura da temporada 2016 o Grupo A terá os pilotos que finalizaram em posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º...). No Grupo B estarão os pilotos das colocações pares: 2º, 4º, 6º, 8º e daí em diante. Os cinco primeiros colocados de cada série garantem vaga no Top Qualifying. Entre 15h05 e 15h15 os dez pilotos, entram todos juntos na pista, para ver quem larga na posição de honra.

Clique na telinha a assista a declaração do piloto Diogo Pachenki



Resultado do segundo treino livre da Fórmula Truck nesta sexta-feira

1) Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), 1min45s1225, média de 120,9 km/h
2) Felipe Giaffone (RM Competições-MAN), 1min45s2922
3) Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), 1min46s2992
4) Adalberto Jardim (RM Competições-MAN), 1min46s7918
5) Raijan Mascarello (ABF Desenvolvimentos), 1min47s0046
6) David Muffato (MAN TGX), 1min47s6034
7) Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), 1min47s7736
8) André Marques (RM Competições-MAN), 1min48s3750
9) Débora Rodrigues (RM Competições-MAN), 1min48s6930
10) Gustavo Magnabosco (ABF Desenvolvimentos), 1min50s1117
11) Leandro Totti (Clay Truck Racing), 1min50s2665
12) Régis Boessio (Boessio Competições), 1min50s5174
13) Felipe Tozzo (Dakar Motorsports), 1min52s3539
14) Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians), 1min52s7081
15) Ricardo Sargo (ABF Volvo), 1min52s7292
16) Alex Fabiano (ABF Azulim Indy Truck Racing), 1min53s1446
17) Beto Monteiro (Lucar Motorsport), 2min05s8904
18) Joel Mendes Júnior (Fábio Fogaça Motorsports), 2min28s1844

Ingressos à venda

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a abertura do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda que constam na relação abaixo. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 11 de março. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 13 de março), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 11 de março, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 560, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e alimentação ilimitadas - somente no domingo (13/3), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

Pontos de venda de ingressos para a abertura da Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul


Spengler S/A - Rua 28 de setembro, 1848 - Goiás - Santa Cruz do Sul; Spengler S/A - Rua Joaquim Murtinho, 751 - Bonfim - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rodovia RS 287 Km 100, sem número - L. Santa Cruz - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rua Marechal Floriano, 170 - Centro - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rodovia RST 287 sem número Km 93 - Distrito Sede - Santa Cruz do Sul; Posto Shoppingcar - Rua Gaspar Silveira Martins, 1.500 - Centro - Santa Cruz do Sul; Posto Shoppingcar - Rua Ramiro Barcelos, 1223 - Centro - Santa Cruz do Sul; Posto 2001 - Avenida Independência, 718 - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro - Avenida Brasil, 1053 - Centro - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Florestal - Rodovia BR 386 sem número KM 347 - Hidráulica - Lajeado; Comercial de Combustíveis Florestal - Avenida Benjamin Constant, 1791 - Lajeado; Comercial de Combustíveis Florestal - Avenida Alberto Pasqualini, 1244 - São Cristóvão - Lajeado; Theisen & Hickmann - Rua Roberto Gruendling, 439 - Centro - Vera Cruz; Comercial de Combustíveis Nevoeiro - Rodovia RST 287 sem número, Km 66; Posto Nevoeiro 5 - Rodovia RST 453 sem número, Km 5 - Centro - Venâncio Aires; Posto Esquinão - Avenida Pereira Rego, 580 - Centro - Candelária; Peninha Auto posto - Rua Venâncio Aires, 2324 - Centro - Santa Maria; HD Portella Ltda. - Avenida Presidente Vargas, 380 - Patronato - Santa Maria; Comercial de Combustíveis Dapa - Rodovia BR 471 sem número, Km 156 - São Jorge - Rio Pardo.


É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

Mais informações
instagram.com/formulatruckoficial.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Foto: Luciana Flores.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 e 13 996-623-442
www.formulatruck.com.br.

DAVID MUFFATO ESTREIA NA EQUIPE DA MAN LATIN AMERICA NA FÓRMULA TRUCK.

A Fórmula Truck, categoria mais popular do automobilismo brasileiro, dará a largada para sua 21ª temporada no próximo domingo (13/3), no município gaúcho de Santa Cruz do Sul. E a RM Motors Sports, equipe oficial da MAN Latin America, terá novidade nas pistas, com a chegada do piloto David Muffato no comando do MAN TGX.


“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Vim para uma equipe forte, quero me integrar o mais rápido possível ao novo time e espero acelerar para a vitória, o pódio e também para a conquista do campeonato”, afirma Muffato, que faz os primeiros testes com a nova máquina no autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul a partir de sexta-feira, 11.

Em sua terceira temporada na Fórmula Truck, Muffato tem muitas horas de pista. Antes de comandar os pesados o piloto foi campeão da Stock Car Brasil em 2003 e também correu de monoposto na Fórmula 3 Sul-americana, na qual foi vice-campeão em 1996.

André Marques passa o comando do TGX a Muffato e assume o Volkswagen Constellation. Felipe Giaffone, terceiro colocado na classificação geral no ano passado, e Débora Rodrigues seguem a bordo do VW de corrida.

A equipe oficial da MAN Latin America somou 833 pontos e foi a grande vencedora do campeonato de marcas em 2015.

A prova do próximo domingo será transmitida pela TV Band a partir das 13h. 
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

HARLEY-DAVIDSON LANÇA CAMPANHA TEST RIDE.

Existe apenas uma maneira de realmente entender o que é uma Harley-Davidson: pilotando uma. Para oferecer a experiência do espírito de liberdade e atitude para todos que sonham em possuir um autêntico modelo da marca, a H-D promove a campanha Test Ride Dark Custom™, que tem os holofotes voltados para a Iron 883™ e a Forty-Eight®,  modelos da família Sportster® que representam o conceito e que são dotadas de muitos cavalos de potência, alma e atitude. 

As motocicletas Dark Custom™ são mais do que máquinas, possuem o espírito de rebeldia em seu DNA e a senha para a liberdade e autoexpressão.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.testride.harley-davidson.com.br. Todos que realizarem o Test Ride nos modelos Dark Custom™, em qualquer concessionária Harley-Davidson no Brasil, concorrem a uma Iron 883™, preenchendo o cupom e depositando na urna, respondendo à pergunta: “Qual é a moto ícone da liberdade?”. O regulamento permite apenas um Test Ride por pessoa.

A campanha é válida até as 23h59 do dia 30 de março. Quem fez o agendamento do Test Ride tem das 9h do dia 04 de março até às 11h30 do dia 14 de maio para comparecer à concessionária e realizar o sonho de pilotar uma Harley-Davidson®. A apuração será às 11h do dia 24 de maio, na sede da Harley-Davidson®, em São Paulo. O resultado será divulgado às 17h do mesmo dia. A campanha conta com o certificado de Autorização CAIXA número 6-0128/2016.

A Iron 883TM foi uma das primeiras motocicletas Dark Custom™. Estilo retrô agressivo levado a um patamar totalmente novo, onde nada precisa brilhar nesta máquina, basta sair rasgando a rua mais próxima. Uma pioneira dark de agressividade personalizada, pura, despojada e escurecida. Suspensão completamente nova. Um novo assento de couro enrolado. Rodas e escapes novos. Todos os detalhes bem ajustados.

A Forty-Eight® 2016 chega completamente redesenhada e com ainda mais atitude ao melhor estilo Dark Custom™, da sua frente ampla às suas novas rodas em alumínio fundido. A primeira vez que o mundo viu o tanque de gasolina usado neste modelo foi em 1948. A Forty-Eight® renasceu. Tudo o que era bom nela foi ampliado para um nível mais intenso. Assento e suspensão melhorados. Novas rodas leves de magnésio. Freios bem ajustados. E a lataria do tanque conta com os grafismos inspirados nos anos 1970.

CONDIÇÕES ESPECIAIS 


Todas as motos da família Sportster® 2016, que chegam com nova suspensão dianteira, além de amortecedores traseiros renovados, contam com as mesmas condições especiais de fevereiro. A taxa é de 0,99% ao mês, com entrada a partir de 30% e saldo em até 48 parcelas para ano/modelo 2015/2016, por meio do Harley-Davidson® Financial Services.

Os que preferem o estilo clássico da Harley-Davidson®, a família Softail® oferece uma novidade. O cliente pode escolher entre levar a moto com taxa de 0,99% ao mês, com saldo em até 36 vezes, e entrada a partir de 40%, com apoio do Harley-Davidson® Financial Services. Ou então a Harley-Davidson oferece bônus de valorização de até R$ 4 mil por modelo H-D seminovo. E a terceira opção oferecida ao cliente, que é a grande novidade, é o seguro grátis, no valor de até R$ 4 mil reais, junto ao Harley-Davidson® Insurance Services.

Já as famílias Dyna® e Touring®, unidas nas condições especiais, têm, cada uma, 0,99% de taxa mensal, partindo de 50% de entrada e saldo em 24 parcelas, oferecidas pelo Harley-Davidson® Financial Services. Porém as duas famílias também dão outras duas opções de compra. O futuro proprietário Harley-Davidson® pode optar por levar um modelo com bônus de valorização na seminova H-D com bônus de até R$ 3 mil ou então o seguro, que é grátis até R$ 3 mil, de acordo com o Harley-Davidson® Insurance Services.

Quem opta pela inovadora família V-Rod®, que sintetiza toda a adrenalina das pistas em design e concepção dignos de obras de arte, as condições para a Muscle® e Night Rod® Special são de 0,99% de taxa ao mês, entrada a partir de 50% do valor e o saldo pode ser em até 24 vezes, pelo Harley-Davidson® Financial Services. Ou então o comprador pode optar pelo bônus de valorização em uma H-D seminova, de até R$ 3 mil.

SERVIÇO
Campanha Test Ride Dark Custom™
Quando: Das 9h do dia 1º de março até às 23h59 do dia 30 de abril
Realização dos test rides: Das 9h do dia 4 de março até às 11h30 do dia 14 de maio
Onde: Todas as concessionárias Harley-Davidson do Brasil
Como: Acesse o site www.testride.harley-davidson.com.br e faça a inscrição online

Printer Press Comunicação Corporativa
Priscilla Piva
priscilla.piva@harley-davidson.com
(11) 3216-3972/Cel.: (11) 989-853-611
Victor François
victor.francois@harley-davidson.com
(11) 3216-3908/Cel.: (11) 992-804-934

CNH INDUSTRIAL RECEBE IMPORTANTE CERTIFICAÇÃO LOGÍSTICA DA RECEITA FEDERAL.


A CNH Industrial, empresa líder mundial em bens de capital, foi reconhecida como Operador Econômico Autorizado Pleno (OEA-P), uma certificação auditada pela Receita Federal. A OEA-P garante maior agilidade no comércio internacional de mercadorias e é uma certificação pioneira no Brasil, onde apenas três empresas receberam este reconhecimento.

Com essa certificação, a empresa comprova mais uma vez que apresenta alto grau de segurança em suas operações logísticas, tanto em termos de segurança física da carga, quanto no cumprimento da legislação aduaneira. “Os nossos clientes e parceiros são diretamente beneficiados com a OEA-P, pois conseguimos reduzir em 83% o índice de  canais de conferência na exportação, fazendo com que o processo de desembaraço em território nacional seja mais rápido. Assim, a carga chega ao destino com maior rapidez, e a empresa se torna ainda mais competitiva”, afirma Thiago Wrubleski, gerente regional de Logística e Planejamento da CNH Industrial.

A OEA-P é a certificação máxima para as organizações que conseguem atender às duas fases do projeto. Para a CNH Industrial, iniciou-se com a conquista da certificação OEA-S que atende a questões de segurança da cadeia logística. Na sequência, a certificação OEA-C que consiste no atendimento de 11 critérios com foco na regularidade das obrigações tributátrias e aduaneiras que vão desde o sistema de contabilidade e registros fiscais até a garantia de rastreabilidade das mercadorias.

O esforço em conseguir certificações como essa reflete o compromisso da CNH Industrial para com seus clientes. Fato comprovado pela participação da empresa no processo de elaboração dessa Instrução Normativa junto à  Receita Federal. “Desde o início, a CNH Industrial esteve presente nas reuniões para a definição dos critérios de avaliação. Sabemos que a OEA-P beneficiará muitas organizações e, consequentemente, o Brasil, pois facilita o comércio, melhora a imagem do País, e incentiva os investimentos externos”, conclui Selma Olivia Maia, diretora de Logística Comercial da CNH Industrial.

O programa OEA já está presente em 52 países e traz entre outros benefícios, a redução do percentual de seleção de despachos de exportação e importação para canais de conferência; a parametrização imediata após o registro da declaração; a prioridade de conferência nas unidades locais da Receita Federal, canal direto de comunicação com a Receita Federal e a possibilidade de usufruir  das vantagens de futuros Acordos de Reconhecimento Mútuo com outros países (ARM).


CNH Industrial Comunicação Corporativa
Jorge Görgen
jorge.gorgen@cnh.com
+55 (11) 2126-2280

Agência Ideal
Carla Medeiros
carla.medeiros@agenciaideal.com.br
(31) 8743-5889
Eriana Souza
eriana.souza@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7932
Beatriz Pellegrino
beatriz.pellegrino@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7951

OPERAÇÕES BRASILEIRAS DA DANA SÃO PREMIADAS GLOBALMENTE PELA SUA EXCELÊNCIA.

Quatro operações brasileiras da Dana, em Sorocaba, São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul, conquistaram o Prêmio DOS – Dana Operating System em cinco categorias por excelência e desempenho superiores ao longo de 2015.

As premiações foram nas categorias Segurança: Eixo Dianteiro Não-tracionado, Sorocaba;  Qualidade, Fora-de-Estrada, Gravataí; Produtividade, Eixo Diferencial Pesado, Sorocaba; Melhor DOS, Tecnologias de Força (PTG - Power Technologies), Gravataí, e Gold Award (melhor planta do grupo Tecnologias de Força (PTG - Power Technologies em todo o mundo), Gravataí.

Esta não é a primeira vez que as operações brasileiras da Dana conquistam o Prêmio DOS. As operações de Cardans, Fora-de-Estrada, Suspensão e Tecnologias de Força já haviam sido premiadas em 2013 e 2014.

“Este importante reconhecimento global muito nos orgulha e inspira nesta busca incansável e necessária pela melhoria continua. Por intermédio do trabalho e dedicação dos nossos times nos aprimoramos e seguimos nesta jornada sempre focados em melhor atender nossos clientes, sendo mais competitivos e eficientes. O Prêmio DOS reforça a importância que a Dana dá para a Excelência Operacional e segurança de nossos colaboradores, atestando também a validade dos nossos esforços, para seguirmos na batalha por uma melhor colocação no ano que vem de todas as nossas operações e funções”, destaca Raul Germany, Country Leader da Dana no Brasil.

Para Nelson Wagner, gerente sênior de Excelência Operacional da Dana no Brasil, esta é uma importante conquista dos times da empresa e resultado do esforço e engajamento contínuos, comprovados pelos outros Prêmios DOS já recebidos anteriormente. “Mas este reconhecimento é ainda mais importante porque pode ser visto nas melhorias que juntos construímos em nossas operações, destacadas por visitantes de dentro ou de fora da Dana. Agora, além de seguirmos aprimorando nossos KPIs operacionais, registrando e acompanhando no sistema APEX, temos a missão de expandir o DOS para as áreas de função, trabalhando juntos para tornar o Sistema Operacional Dana no nosso jeito de fazer as coisas em toda a Dana Brasil. Os resultados, quando vierem, serão bem-vindos e consequência do nosso trabalho, que é o que de fato buscamos”.

Prêmio DOS

A Dana adotou em 2008, para todas as suas operações mundiais (são quase 100), o DOS, Dana Operating System, um “sistema operacional” composto por diversas ferramentas que estabelecem uma cultura que apesar de baseado no Sistema Operacional da Toyota (TPS), combina outras ferramentas importantes de gestão e vai além da manufatura. É um modelo de gestão visual e por indicadores, focado em medir o que se faz, alcançando os melhores resultados.

Para incentivar a melhoria continua das operações e ampliar o nível de adoção pelas mesmas, em 2013 foi instituído o “Prêmio DOS”. Baseado no desempenho e em indicadores monitorados, reconhece as melhores operações mundiais, nos quatro grupos de produto (Veículos Comerciais; Veículos Leves; Fora-de-Estrada, e Tecnologias de Força “Power Technologies”, que contempla as operações de Gerenciamento Térmico e Vedação).

As categorias são, para todos os grupos de produto: Segurança, Qualidade, Entregas, Produtividade, DOS, Jishuken (um workshop focado na melhoria de processos e resultados). Cada grupo (Veículos Comerciais; Veículos Leves; Fora-de-Estrada, e Tecnologias de Força) reconhece também, como Prata e Ouro, suas melhores plantas, e por fim, há o Diamond Award para a melhor planta mundial em todos os quesitos.

Secco Consultoria de Comunicação
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11 5641-7407
www.secco.com.br.

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

POTÊNCIA E SUV DOMINAM SALÃO.

Novidades realmente não faltam na 86ª edição do Salão do Automóvel de Genebra, a se encerrar no próximo domingo. Por mais que se fale em modelos híbridos e elétricos, o fato é que alta potência ainda atrai o público, mesmo muito distante do bolso dos simples mortais.

Agora a referência máxima sobe para 1.500 cv obtidos de formas diferentes. O francês Bugatti Chiron continua sendo o mais potente apenas com motor a combustão por meio de um W-16 e quatro turbocompressores. No caso do sueco Koenigsegg Regera trata-se de um híbrido com três motores elétricos e um V-8 biturbo. Ainda aparece o britânico Arash AF 10 que, além de um V-8, usa quatro motores elétricos. Este pequeno fabricante calcula a potência à maneira “esperta” de nada menos que 2.110 cv e 232 kgfm de torque. Na realidade fica em torno dos 1.500 cv reais, mas não deixa de surpreender.

Uma versão especial do Aventador, nomeada Centenario (100 anos do seu fundador Ferruccio Lamborghini), graças a um aspirado V-12/6,5 litros alcança 770 cv, potência nunca vista na marca italiana. A Porsche faz a apresentação oficial do seu carro esporte 718 Boxster, um roadster de quatro-cilindros turbo com potência superior ao seis-cilindros aspirado anterior. Este não será mais o modelo de entrada da marca alemã. Seu cupê-irmão, Cayman, assume esse posto, mas só aparece em abril no Salão de Pequim.

Alfa Romeo apresenta a aguardada versão “civil” do Giulia, sem os aparatos mecânicos e aerodinâmicos da versão de briga Quadrifoglio (510 cv). Depois de sofrer atrasos, anunciou-se em Genebra que as encomendas podem ser feitas a partir do próximo mês, mas sem marcar uma data de entrega certa. 

Os europeus já não torcem mais o nariz para SUVs e crossovers, pois essa categoria continua a crescer e – Genebra demonstra – nos dois extremos de preço e tamanho. A Maserati estreia o Levante, de 5 metros de comprimento, e a Audi tem o Q2 compacto, de 4,19 metros. O primeiro será importado para o Brasil e a Audi ainda faz contas em razão dos impostos e real enfraquecido.

A Toyota resolveu ousar em termos de estilo no seu SUV compacto C-HR, cuja produção se inicia no México no próximo ano. De lá vem para cá e os japoneses parecem menos preocupados com o tamanho do porta-malas, pois o Renegade também pouco brilha nesse aspecto. Peugeot apresenta a primeira revitalização do crossover 2008, três anos depois do lançamento lá mesmo em Genebra. Espera-se que no máximo em um ano também chegue aqui.

E a Volkswagen também decidiu – tardiamente, é verdade – entrar para valer nesse segmento de crossovers compactos. O modelo conceitual T-Cross Breeze, que divide a mesma arquitetura MQB com o Q2, aparece disfarçado em versão conversível, mas as linhas principais estão bem nítidas. O mercado nacional tão depressivo indica que só por volta de 2018 a produção começa aqui. Investimentos continuam, em geral, mas os planos da maioria dos fabricantes aqui instalados estão na fase de pé no freio e não no acelerador.
Por fim, o empenho da Renault em dar sustentação ao segmento de monovolumes médios. Há um Scénic todo novo (4ª geração), porém se trata, possivelmente, de uma luta inglória frente aos crossovers.

RODA VIVA

MERCADO continuou em forte baixa nos dois primeiros meses deste ano (menos 31,3%) em relação ao mesmo período de 2015, quando ainda havia carros mais em conta por conta do IPI reduzido. Produção caiu 31,6% para reduzir os estoques totais de 51 para 46 dias e só foi não pior pela reação forte das exportações que subiram 26,8% no primeiro bimestre.

TENDÊNCIA de crescimento de vendas ao exterior pode arrefecer um pouco a queda no nível de emprego. Mês passado a Fiat contratou dois mil dos atuais colaboradores terceirizados e isso amenizou, estatisticamente, o número total da indústria. Incluindo veículos pesados, a indústria ocupa apenas 46% de sua capacidade instalada em três turnos (normal é 80%).

PICAPE média Toyota Hilux mostrou-se mais refinada na avaliação da Coluna em termos de estabilidade, dirigibilidade, equipamentos e ruído interno frente ao modelo anterior. Bom casamento entre motor diesel/câmbio automático 6-marchas. Suspensão tem maior curso, mas ainda sofre em pisos irregulares. Pena a falta de capota marítima como opcional de fábrica.

SITE Focus2Move divulgou a relação dos hatches compactos (segmento mais importante no mercado brasileiro) de maior venda na soma de todos os países pesquisados, em 2015. Liderança é do VW Polo, seguido por Ford Fiesta, Renault Clio, Toyota Yaris, Honda Fit, Peugeot 208, Kia Rio, Opel Corsa, Hyundai i20 e Maruti (Suzuki) Alto.

VOLVO é reconhecida por sua ênfase à segurança e a meta de nenhum ocupante de seus modelos morrer em acidentes até 2020. Apelo marqueteiro, pois há colisões em que ninguém sobrevive mesmo. Exagerou nos argumentos em filme institucional recém-lançado. Desrespeitou concorrentes e até fãs do automobilismo. 

A Volvo mostrou humildade ao reconhecer que seu filme institucional postado no Youtube apresentava realmente argumentos exagerados e até desrespeitosos. O filme foi retirado do ar (narrado em inglês com legendas em português) e como Youtube tem alcance mundial pode significar que houve também reações negativas em outros países. 

A ideia parecia bem intencionada e a produção era muito bonita, falando sobre o futuro com mais segurança e menos poluição. Do meio para o final é que descambou numa crítica generalizada a quem produz carros muitos potentes e insinuava que nenhuma marca se preocupa tanto com a segurança como a Volvo. 

Sobrou até para os que gostam ou assistem corridas de automobilismo em citação indireta na narração. Este colunista trocou várias mensagens com a assessoria de imprensa no Brasil, mas como o filme era uma ação institucional da Suécia nada podia ser feito. 

É bom não esquecer do velho ditado: “Quem exagera na argumentação, perde a discussão”.







Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Escreva para o Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br. Siga: www.twitter.com/fernandocalmon.

JEEP® E MOPAR REVELAM SETE CONCEITOS CONSTRUÍDOS PARA O 50º EASTER JEEP SAFARI.

Veículos mostram a enorme variedade da linha Jeep Performance Parts, da Mopar.


Recheados de itens da linha Jeep Performance Parts, da Mopar, além de inúmeras eficientes e curiosas ideias, sete novos veículos conceituais da Jeep® vão conquistar as famosas e desafiadoras trilhas de Moab, no estado norte-americano de Utah, no Easter Jeep Safari, entre 19 e 27 de março.

Milhares de entusiastas do off-road são esperados no evento para celebrar o que será provavelmente o maior Jeep Safari da história, já que o 50º evento anual coincide com o 75º aniversário da marca Jeep. “Todo ano, a equipe da Jeep procura forçar os limites com veículos conceituais novos, excitantes e capazes para nossos entusiastas mais fiéis na Easter Jeep Safari em Moab, onde nós recebemos uma quantidade enorme de valiosos feedbacks,” disse Mike Manley, presidente mundial da marca Jeep.

A safra de conceitos do Easter Jeep Safari 2016 utiliza itens de produção – e alguns equipamentos experimentais – da linha Jeep Performance Parts. A marca Mopar é responsável pelo desenvolvimento e construção dessas peças, sempre com a garantia de que atendam às rigorosas especificações e capacidade 4x4. O objetivo é permitir que os proprietários de Jeep melhorem ainda mais seus veículos originais.

“Os sete veículos foram modificados com peças de desempenho da Mopar e da Jeep para encarar as trilhas mais difíceis, indo muito além de onde termina a estrada”, disse Pietro Gorlier, presidente mundial da Mopar. Os conceitos construídos para Moab este ano foram criados por uma equipe de dedicados e apaixonados engenheiros, designers e fornecedores. Desde 2012, já foram criados mais de 50 veículos conceituais para os entusiastas que frequentam a Easter Jeep Safari.

Os veículos conceituais da Easter Jeep Safari de 2016

Jeep Chew Chief 715: uma saudação aos lendários veículos de serviço militar da Jeep, em especial o Kaiser M715. A base é do Wrangler Unlimited, o modelo de quatro portas do off-roader mais capaz do mundo. Os pneus de 40 polegadas têm o mesmo desenho da banda de rodagem do pioneiro Willys MB e o painel ganhou uma bússola de navegação.

 Jeep Shortcut: o clássico CJ-5, o Jeep produzido no Brasil entre 1957 e 1982, foi a inspiração para este “mini-Wrangler”, para lidar com trilhas apertadas e sinuosas. O comprimento é 30 cm menor que o do Wrangler atual e os eixos são Dana 44.

Jeep Renegade Commander: ele representa como seria o Renegade ainda mais fora de estrada do que a versão Trailhawk. Alguns dos pontos altos são o kit de elevação de suspensão de 5 cm e os pneus de 29.5 polegadas.

 Jeep Comanche: picape feita a partir do Renegade para ser um off-road com mais versatilidade graças à caçamba, que exigiu o alongamento de 15 cm da distância entre eixos. O motor é MultiJet II 2.0 turbodiesel, o mesmo oferecido no Brasil e na Europa.

Jeep FC 150: rica em história e capaz de enfrentar qualquer terreno, trata-se de uma carroceria original da picape feita de 1956 a 1965 (então baseada no CJ-5), mas sobre o chassi de um Wrangler 2005. Os pneus são de 33 polegadas.

Jeep Trailcat: um off-road com o motor Hellcat V8 de 717 cv capaz de “rastejar” sobre pedras ou andar em alta velocidade. Para lidar com tanta força, o chassi do Wrangler foi esticado em 30 cm. De fibra de carbono, os bancos são do Dodge Viper.

Jeep Trailstorm: é um Wrangler Unlimited ainda mais preparado para as trilhas, com as suspensões elevadas em 5 cm, pneus de 37 polegadas, eixos Dana 44 e amortecedores Fox do catálogo da Jeep Performance Parts.

Easter Jeep Safari

O Easter Jeep Safari consiste em passeios de fora de estrada, muitos com duração de um dia inteiro, na época da Páscoa, na região de Moab, no estado de Utah (EUA). O Jeep Safari foi iniciado em 1967 pela Câmara de Comércio de Moab como uma trilha de um dia. Ao longo dos anos, com o crescimento da participação, o Safari se expandiu até chegar ao formato atual de nove dias.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

AGRALE FORMALIZA CONTRATO COM A FOTON PARA MONTAR CAMINHÕES DA MARCA CHINESA.

A Agrale fechou acordo com a Foton Aumark do Brasil para montar, em sua unidade 2, localizada em Caxias do Sul, os caminhões leves da marca chinesa. 

Executivos da Agrale e Foton durante reunião que selou o acordo comercial. Foto: Catiane Pereira.

Pelo contrato, a empresa brasileira será responsável por toda a operação de produção, que envolve desde o recebimento de componentes, passando pela montagem, testes e controles de qualidade, até a entrega do produto final pronto para embarque.

Para a Agrale, o novo negócio representa a consolidação da expertise internacional da empresa como montadora de veículos comerciais e comprova o elevado padrão de qualidade e processos fabris da sua unidade montadora.

“Fomos pioneiros, em 1997, como sistemista integral da indústria automobilística nacional, quando iniciamos a montagem dos caminhões médios e pesados da International, uma parceria de 15 anos de muito sucesso”, destaca Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale. “Agora, essa excelência como montadora de veículos é destacada novamente pela escolha da Foton”, complementa o executivo.

O acordo permitirá que a Agrale utilize melhor os seus ativos e que a Foton abrevie os prazos de nacionalização de sua linha de veículos.

Para o atendimento à Foton, a Agrale já dispõe de instalações adequadas, visto que sua unidade 2 já monta os caminhões Agrale das Linhas A, S e LX, além de chassis de ônibus e utilitários 4x4 Agrale Marruá.

Secco Consultoria de Comunicação
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www.secco.com.br.

quinta-feira, 10 de março de 2016

FOTON CAMINHÕES INICIA ETAPA DEFINITIVA PARA CONSTRUÇÃO DE SUA FÁBRICA NO RIO GRANDE DO SUL.

A Foton Caminhões dá mais um importante passo para construção de suas instalações industriais na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (10), a empresa comunicou oficialmente ao Governo do RS que o BNDES aprovou - em seu nível técnico - o empréstimo de 65 milhões de reais que a empresa utilizará na construção de sua unidade industrial.


O encontro oficial, realizado na prefeitura de Guaíba, contou com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, e o Prefeito de Guaíba, Henrique Tavares. Do quadro executivo da Foton, o Presidente do Conselho, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o CEO, Bernardo Hamacek, comunicaram o início da segunda parte das obras, que prevê as instalações industriais da fábrica.

“Toda a infraestrutura está pronta, já terraplanamos e cercamos todo o terreno e as exigências ambientais foram todas cumpridas, ou seja, o terreno está pronto agora para receber as instalações industriais. Além disso, já temos os primeiros veículos da série pré-operacional, com elevado grau de componentes nacionais, aprovados nos testes exigidos pelas autoridades competentes para seu registro”, diz Mendonça de Barros. A despeito das atuais incertezas políticas com consequentes dificuldades econômicas, o executivo ressalta que a Foton Caminhões irá manter intactos seus planos de longo prazo no Brasil. “Acreditamos tanto no extraordinário potencial do mercado brasileiro como na incrível capacidade de retomada de crescimento econômico, tão logo os empresários observem sinais de estabilidade”.

As obras para construção da fábrica da Foton no Brasil contam com um plano de investimentos total da ordem de R$ 250 milhões (deste montante, R$ 160 milhões serão direcionados para a construção da fábrica e o restante para uma nova área de desenvolvimento de produtos) e capacidade de produção de 20 mil caminhões por ano. O espaço terá 190 mil metros quadrados de área construída.

“Esta unidade industrial da Foton Caminhões em Guaíba será uma das mais importantes e estratégicas para a matriz uma vez que estão em nossos planos torná-la um polo de exportação da marca para todos os países da América Latina”, destaca Hamacek.

Com o início da segunda parte do projeto de construção da fábrica de Guaíba, a previsão é que a mesma comece a operar no primeiro semestre do ano que vem. Enquanto aguarda a construção de sua fábrica própria e com o objetivo de manter rigorosamente seus planos de produção de veículos comerciais no Brasil ainda neste ano, a Foton produzirá seus caminhões de 3.5 e 10 toneladas nas instalações industriais de um parceiro, por tempo determinado.


PAUTA&CIA
Vanessa Garbo Salomão
vanessa@pautaecia.com.br
11 3791-0161 / 11 983-206-882

PÓSITRON LANÇA CENTRAL MULTIMÍDIA PARA CONSUMIDORES QUE PRIORIZAM AS FUNÇÕES DO CELULAR NA TELA SOM.

Seguindo seu posicionamento de sempre estar próxima das demandas do mercado, a Pósitron apresenta a nova central multimídia SP8830 LINK, equipamento de alta tecnologia, que é deckless (categoria que não possui unidade de leitura de CD/DVD) e ideal para os consumidores que dão prioridade ao acesso de conteúdos e funções do celular. 

O aparelho conta com a tecnologia Mirror Connect, que espelha 100% do conteúdo do telefone móvel no display do som sem exigir a instalação de nenhum dispositivo no veículo.

“O modelo foi desenvolvido para um público conectado, que gosta de praticidade no dia a dia.”, explica Nelson Godoy, gerente de Vendas Varejo da Pósitron.

A conexão permite acesso total ao telefone e aos seus aplicativos, como redes sociais, conteúdos de áudio e vídeo, agenda, navegadores, mapas, entre outros.

A central tem o formato double din com tela LCD de 6.2 “ e touch screen. Possui ainda sintonizador de TV Digital e Conexão Bluetooth.

O modelo é compatível com os sistemas Android, IOS e Windows Phone, tem garantia de dois anos e preço sugerido de R$ 1.399,00.

A PST Electronics, detentora da marca Pósitron, é líder em segurança automotiva, uma das principais fabricantes de som automotivo e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica. Os diferenciais tecnológicos e a qualidade de seus produtos fizeram a empresa conquistar a liderança do mercado, posição que detém há mais de 15 anos. Além disso, a companhia é uma das principais fornecedoras de equipamentos genuínos para as montadoras de veículos na América Latina. Conhecida pela sua ampla gama de produtos e serviços, a empresa desenvolve rastreadores, bloqueadores e alarmes para automóveis, motocicletas e caminhões, som automotivo, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, painéis de instrumentos, além de alarmes e monitoramento residencial. Atual mente, a empresa possui plantas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e uma filial em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1997, a PST Electronics tem como sócio o grupo norte-americano Stoneridge, com presença na Europa, Ásia e Américas.
Printer Press Comunicação Corporativa
Lori Moscatelli 
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(11) 5582-1624 / (11) 988-696-141
Thiago Eid
thiago.eid@printerpress.com.br
(11) 5582-1625 / (11) 985-860-018

TRUCKVAN.

Com o objetivo de consolidar a marca no Rio de Janeiro e apresentar sua variedade de soluções sobre rodas para o segmento de comida de rua, a Truckvan, maior fabricante de unidades móveis do Brasil, vai participar pela segunda vez consecutiva da Super Rio Expofood, uma das principais feiras de alimentos, bebidas e equipamentos da América Latina, cuja 28ª edição será realizada entre 15 e 17 de março, no Riocentro Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro. “Nosso objetivo nessa feira é reforçar a imagem da nossa filial carioca, que já entregou cerca de 100 food trucks desde outubro de 2014, e mostrar que podemos atender com mais qualidade e rapidez aos estados do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais”, destaca o sócio-diretor da Truckvan, Alcides Braga.


Em parceria com a Topema, especializada no segmento de cozinhas profissionais e food service, a Truckvan irá expor sua cozinha-estúdio móvel no estande localizado na rua G, n° 31. Equipada com fogão, forno, micro-ondas e geladeira, a unidade possui 7 metros de comprimento por 2,40 metros de largura e duas portas-palco, sendo uma delas com avanço lateral e outra com varanda para mesas e cadeiras, totalizando uma área útil de 40 m².“Essa unidade é extremamente versátil e pode ser usada como espaço para palestras e receitas gastronômicas, sala comercial para receber clientes, sala vip e até estúdio móvel para emissoras de rádio e TV gravarem entrevistas e programas”, explica o gerente comercial da Truckvan, Romulo Jesus.


Além dessa atração, o público terá a oportunidade de conhecer o food truck trailer da Truckvan, de 12 m² de área útil, equipado com forno combinado e fogão de indução, entre outros itens elétricos, e degustar cardápios variados preparados por chefs de cozinha, sob curadoria de Rafael Zibelli Neto, presidente da Associação Internacional de Comércio e Cultura (AICC), e apoio técnico de Mario Tacconi, ex-pizzaiolo do Faustão. O restaurante móvel ficará exposto no Espaço Gourmet Show.

SERVIÇO
28ª SUPER RIO EXPOFOOD
Local: Pavilhão 4 do Riocentro
Endereço: Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca
Data: 15 a 17 de março de 2016
Horário: 15h30 às 22h
Estande Truckvan: rua G, n° 31
Mais informações: www.superrio.com.br.

Truckvan
Leandro Siqueira
leandrosiqueira@truckvan.com.br
(11) 2086-5555 / (11) 974-587-795 (Vivo)