quarta-feira, 16 de março de 2016

MIL ÔNIBUS MERCEDES-BENZ COM CAPACIDADE PARA TRANSPORTAR MAIS DE 200 PESSOAS CIRCULAM EM SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO.

Marco inédito é atingido pela marca no atendimento aos sistemas de transporte coletivo urbano de alta demanda: como corredores, faixas exclusivas e BRT.

Veículo Mercedes-Benz assegura conforto e segurança para os usuários, com reduzido índice de emissões, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a preservação ambiental.

A Mercedes-Benz acaba de alcançar o marco de 1.000 unidades do superarticulado vendidas no Brasil. Lançado em outubro de 2012, este veículo inovou ao oferecer ao mercado um chassi para ônibus articulado de 23 metros de comprimento e 4 eixos, trazendo mais agilidade no trânsito e capaz de transportar mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna.

“Disponíveis nas versões O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto), nosso superarticulado atende plenamente às características de todos os sistemas de transporte coletivo urbano do País, seja por corredores, faixas exclusivas ou BRT (Bus Rapid Transit)”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

“O sucesso do veículo é crescente especialmente em grandes regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nenhuma outra marca alcançou um volume de venda tão expressivo para um ônibus de grande capacidade”.

De acordo com o executivo, o milésimo veículo irá circular em São Paulo. “A cidade possui mais de 80% dos superarticulados vendidos pela Mercedes-Benz no mercado brasileiro. Aliás, estes ônibus atendem, desde já, às diretrizes da reorganização do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo. No que se refere aos veículos, haverá uma maior demanda por ônibus de grande porte, como o nosso superarticulado, modelo já amplamente aprovado na capital paulista”.

O Rio de Janeiro é outro mercado importante que conta com a participação dos ônibus superarticulados da Mercedes-Benz em operação. “Em 2016 serão 100 unidades do veículo para atender principalmente o grande volume de pessoas e importantes eventos que acontecerão na cidade”, ressalta Walter Barbosa.

Líder destacada nas vendas de ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz está presente de forma absoluta nos sistemas de transporte coletivo urbano no País, com cerca de 70% de participação, seja em corredores e faixas exclusivas ou em linhas alimentadoras e distribuidoras. Dos superarticulados aos veículos do tipo padron, básicos e micro, os ônibus da marca proporcionam conforto e segurança aos passageiros e motoristas. Ao mesmo tempo, oferecem reduzido custo operacional, robustez e resistência, assegurando rentabilidade para os clientes e eficiência para os gestores do transporte.

Benefícios para os usuários, a mobilidade urbana e o meio ambiente


Os ônibus superarticulados da Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas BRT do Brasil. Entre eles, o Expresso Tiradentes, de São Paulo; a Transoeste e a Transcarioca, no Rio de Janeiro.

Os ônibus O 500 vêm conquistando crescente sucesso no mercado devido também à ampla satisfação dos passageiros, tanto pela oferta de maior número de assentos, quanto pelo maior espaço do salão interno e pelo conforto da suspensão a ar em todos os seus quatro eixos.

Graças à notável capacidade para grande volume de passageiros, o veículo otimiza o transporte e a mobilidade urbana. Além disso, se destaca pelo conforto e segurança para os usuários, bem como pelo reduzido índice de emissões, graças à exclusiva tecnologia BlueTec 5, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar e a preservação ambiental.

Solução inovadora da Mercedes-Benz, o superarticulado também vem ganhando a aprovação crescente dos operadores, principalmente pelo baixo consumo de combustível e a grande comunização de componentes com os outros chassis de ônibus Mercedes-Benz, o que resulta num custo operacional altamente competitivo. “Outro importante diferencial destes veículos é que eles são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização diária e não apenas nos horários de pico, aumentando as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de transporte de passageiros”, ressalta Walter Barbosa.

Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus articulados


A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus urbanos articulados conta, atualmente, com quatro modelos: superarticulados O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados O 500 UA Low Entry (piso baixo) e O 500 MA (piso alto).

Os modelos Low Entry são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os de piso alto são mais adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos estes chassis da marca são indicados para corredores, faixas exclusivas e BRTs, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.

Assessoria especializada e BRT e sistemas de transporte


Além da mais completa linha de chassis de ônibus, a Mercedes-Benz também oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, com apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.

A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.


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Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
Valter Oliveira
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MVC ENTREGARÁ, EM ABRIL, DUAS NOVAS CRECHES DO PROGRAMA PROINFÂNCIA NO RIO GRANDE DO SUL.

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, concluirá, em abril, as obras de duas novas creches do programa PróInfância no Estado do Rio Grande do Sul. 

As unidades, das 16 creches previstas até junho, são nas cidades de Porto Alegre e Xangri-Lá. Foto: Eduardo Horn.

“A MVC está trabalhando em conjunto com a FAMURGS e FNDE para concluir, inicialmente 16 creches no Rio Grande do Sul, que estão com as obras mais adiantadas. Como mencionado, independente de todos os atrasos nos pagamentos e percalços que foram gerados desde o segundo semestre de 2014, a empresa mantém a posição de finalizar 47 unidades, das 71 mencionadas como paralisadas no estado”, explica o diretor-geral da empresa, Gilmar Lima.

As duas novas creches do programa PróInfância foram construídas com o revolucionário sistema Wall System e vão atender, cada uma, 120 crianças por período ou até 240 em período integral. Com área construída de 1.058,14 m², possuem em sua composição arquitetônica oito salas de aula (bloco pedagógico), bloco administrativo, bloco de serviços, multiuso e pátio coberto. Fazem parte do Programa PROINFÂNCIA - Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, criado pelo Governo Federal (MEC e FNDE) e que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Sistema seguro e confiável

Desde 2004, a MVC já construiu pelo sistema Wall System, cerca de 250 mil metros quadrados de conjuntos de escolas, casas, creches e edificações de usos diversos no Brasil e no exterior, em países como Angola, Moçambique, Paraguai, Uruguai e Venezuela, entre outros. Em vez dos materiais tradicionais, são construídas com o sistema Wall System, composto de estrutura de perfil pultrudado (Compósito reforçado com fibra de vidro de alto desempenho), painel sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro (similar ao utilizado em aviões, trailers e barcos, entre outros) e núcleo especial, que garante o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.

As características do sistema construtivo Wall System da MVC proporcionam sensíveis ganhos no tempo na construção da creche, padrão de acabamento de elevada qualidade e maior durabilidade e vida útil. Além disso, podem ser totalmente acessíveis, desenvolvidas especialmente para portadores de deficiência.

Entre as vantagens em relação ao processo tradicional, o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. O sistema construtivo foi homologado sob a norma NBR 15.575/2013, que define os requisitos de desempenho da construção no Brasil, obtendo classificação superior na maioria dos parâmetros avaliados.

Secco Consultoria de Comunicação
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FOTON CAMINHÕES INAUGURA DUAS NOVAS CONCESSIONÁRIAS EM MERCADOS ESTRATÉGICOS.

A Auto Líbano, de Goiânia (GO), e a Bormana, de Porto Alegre (RS), são os novos pontos de atendimento da marca no Sul e Centro-Oeste do Brasil.


A Foton Caminhões segue firme na consolidação de sua infraestrutura de atendimento no Brasil. Em fevereiro, a rede de concessionárias da marca ganhou dois novos reforços: a Auto Líbano, em Goiânia (GO), e a Bormana, em Porto Alegre (RS).

No mercado Goiano desde 1999, a Auto Líbano se consolidou como uma das principais referências no segmento multimarcas. A escolha pela parceria com a Foton Caminhões se baseou principalmente na confiança da concessionária pela qualidade do produto.

“Foram decisivos o trem de força (motor Cummins e transmissão ZF) e a boa aceitação que o produto já conta na Região Centro-Oeste. Nós temos acesso a uma pesquisa feita com clientes que já possuem caminhões Foton e que deram respostas muito positivas. E estamos falando de frotistas que possuem cinco ou seis caminhões. Após essa prospecção, constatamos que o produto da Foton realmente veio para ficar”, diz Tácio Costa, Gerente Comercial da Auto Líbano.

Localizada na Avenida Goiás, 595, no Setor Norte Ferroviário de Goiânia, a revenda conta com show room de veículos novos e seminovos e completa estrutura de pós-vendas. Além do atendimento feito por mecânicos especializados, a loja também oferecerá serviços de lanternagem, pintura, seguro e irá operar com consórcio.

Bormana


Há 25 anos no mercado de pós–venda e desde 2014 operando a concessionária Foton de Caxias do Sul, a Bormana investe todo seu know how na segunda unidade para agora atender clientes Foton em Porto Alegre. A decisão pela expansão foi guiada principalmente pelo grande avanço que os veículos da montadora representam em termos de qualidade para os segmentos em que está presente.

“Os veículos da Foton são de excelente qualidade e a estratégia da marca no Brasil em nosso entendimento é acertada, já que inicialmente trouxe para o Brasil os veículos de 3.5 e 10 toneladas. Os modelos dessas categorias são cada vez mais necessários para praticamente todos os ramos de atividade que necessitam de transportes, além de, no caso do 3.5 toneladas, atender a legislação para trafegar em grandes centros urbanos”, afirma Everton Ramos Pazini, Gerente da Bormana.

A revenda está localizada na Avenida Fernando Ferrari, 233, Bairro Anchieta em Porto Alegre, com 3.000 m² e 1.800 m² de área construída e possui estrutura completa de vendas e pós-vendas, com espaços exclusivos e equipe de atendimento dedicada aos clientes Foton. Desde que começou a vender os veículos da marca, a concessionária se tornou vice-líder de segmento de 3.5 toneladas e conquistou a quarta colocação no segmento de 10 toneladas. “Diversos clientes que compraram o primeiro Foton já realizaram a segunda e até a terceira aquisição. Isto demonstra que estamos no caminho certo, nós acreditamos muito na Foton e não medimos esforços para que tudo ocorra da melhor forma” conta Everton.

Para o Gerente, a região de Porto Alegre e metropolitana é muito diversificada em suas potencialidades, pois concentra os pequenos empresários e grandes grupos econômicos. “Estamos nos preparando para atender de forma eficiente a demanda de cada cliente, com uma equipe bem treinada e sistemas de controle de vendas e gestão, vamos atender empresas de distribuição de gás, guinchos, materiais de construção, transportadoras, supermercados, floriculturas, entre outras. Nossos veículos se aplicam aos mais variados seguimentos e estamos preparados para povoar esta região com os caminhões Foton”, finaliza.


PAUTA&CIA
Vanessa Garbo Salomão
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VINTE E TRÊS EQUIPES REPRESENTAM SÃO PAULO NA 22ª COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL-PETROBRAS.

Estudantes de engenharia de universidades da Grande São Paulo e Interior estão em contagem regressiva para a 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que tem 74 equipes inscritas de 19 Estados e Distrito Federal, e representam 68 instituições de ensino. A prova será realizada em São José dos Campos, de 31 de março a 3 de abril. 


Das 74 equipes inscritas 23 são de São Paulo, sendo 11 da região metropolitana e 12 do Interior do Estado. Os bajas foram desenvolvidos e construídos pelos próprios estudantes, que também se encarregam da administração e viabilização econômica do projeto. Além do Enduro de Resistência (veja abaixo a programação) os veículos passam por avaliações técnicas estáticas e outras provas dinâmicas.

As três instituições de ensino que alcançarem a melhor pontuação na soma geral das provas poderão representar o País na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA.

Eletrônica – A equipe Poli de Baja, da Escola Politécnica da USP, apostou forte na eletrônica para o protótipo, equipado com módulo eletrônico no volante que permite ao piloto, em tempo real, monitorar o combustível e a temperatura do óleo, além de fazer modificações no carro, como regulagem de freios e alinhamento da direção. Para auxiliar o piloto na melhor condução do carro outro módulo, no box da equipe, armazena as informações do protótipo durante a competição. Um cartão de memória capta os sinais de GPS e os dados gerados para análises pós-competição. 

A equipe investiu ainda em novas geometrias e materiais para reduzir esforços na carroceria e garantir a integridade estrutural do protótipo. Também focou na análise estrutural de peças para confiabilidade na escolha de geometrias e materiais, com ensaios e estudos de comportamentos específicos como dureza, flexão, torção e propriedades metalográficas.

Para proteger os subsistemas do carro de contaminação por agentes externos que prejudiquem seu desempenho a equipe desenvolveu proteção feita de compósitos para a região do trem de força. “Sempre levamos em conta a facilidade e a precisão do processo de fabricação do protótipo. Ao projetar cada componente, avaliamos o método de fabricação a ser utilizado e a sua viabilidade e, apesar de serem voltados a competições, nossos protótipos poderiam ser produzidos em larga escala e comercializados, graças ao estudo para redução de custos de fabricação realizado durante o projeto”, explica o capitão Gabriel Borrasca, 4º ano de Engenharia Mecânica. Com 14 anos na competição, a equipe conquistou dois campeonatos nacionais e dois TOP 10 mundiais. 

Resistência mecânica - É o diferencial da equipe Piratas do Vale, da UNESP (Universidade Estadual Paulista) campus Guaratinguetá, que este ano reduziu a massa do protótipo em 18 kg em relação ao anterior e adicionou travamentos na estrutura do carro para aumento da rigidez torcional na dianteira e traseira. “Mantendo a resistência mecânica do protótipo e ao mesmo tempo diminuindo sua massa, o desempenho aumenta consideravelmente, dando à equipe a condição de brigar pela classificação ao mundial de Baja SAE”, diz o capitão Lucas Reis Rangel Querido Moreira, 7º semestre de Engenharia Mecânica. Experiente, a equipe composta por 20 estudantes espera repetir um lugar entre os 10 primeiros na competição. 

Materiais – A aplicação de material sinterizado a partir de pó metálico ao projeto, com resultado de redução de custo de fabricação e desperdícios de material, o uso de prolipropeno reciclável na carenagem e de recursos de telemetria e impressão 3D por prototipagem rápida em itens de design e eletrônica, são algumas das novidades no projeto da equipe Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas. “As crescentes colocações na competição, a confiabilidade do protótipo, o aumento na qualidade dos processos e o conhecimento que a atividade nos traz, somados ao amor pelo projeto, são as motivações da equipe”, afirma Mayumi Nakazawa Rodrigues, capitã da equipe Unicamp Baja SAE.

Suspensão e freios – Com inovações no subsistema da suspensão, que ganhou nova geometria e, no sistema de freios, com projeto novo de pinças, aplicados aos dois carros que vão disputar a competição, as equipes EESC USP 1 e EESC USP 2, da Escola de Engenharia da USP São Carlos, esperam participar do campeonato mundial. “Nossa principal expectativa é conseguir a vaga para o campeonato mundial. Por isso procuramos também evoluir na gestão de tempo e de pessoas e conseguimos antecipar o protótipo, realizando testes com tempo hábil para corrigir problemas, aumentando as chances de vitória” avalia o capitão Tiago Pissolati Sakomura. 

Os bajas – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. 

Serviço
22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
31 de março a 3 de abril de 2016
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, 
Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec


Programação Preliminar


31 de março
8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 

01º de abril
9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

02 de abril
9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

03 de abril
9h15 – Formação da largada.10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento

Equipes na 22ª Competição Baja SAE Brasil - Petrobras.

Total: 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino.
Em 2015 foram 76 equipes inscritas • 16 Estados mais DF e EUA • 70 instituições de ensino.


CENTRO-OESTE (1 estado + DF – 3 equipes – 3 instituições)

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 30)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – equipe UFMTBaja SAE (carro 48)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – equipe Baja Guaicurus (carro 69)


NORDESTE (7 Estados – 13 equipes – 11 instituições)

Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Faculdade Pitágoras Maceió – equipe Bode Guerreiro Baja (carro 68)

Bahia (1 equipe /1 instituição)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira Baja (carro 63)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 73)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – equipes UFPBaja Inebriável (carro 42) e UFPBaja Inobliterável (carro 43)
Universidade Federal Campina Grande (UFCG) – equipe ParahyBaja (carro 72)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Fed. de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 (carro 2) e Mangue Baja 2 (carro 3)
Universidade de Pernambuco (UPE) – equipe Corisco (carro 17)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará (carro 10)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – equipe Cactus Baja (carro 14)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Bumba Meu Baja (carro 57)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Piauí (IFPI) – equipe IFPI Baja SAE (carro 55)

NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – equipe Baja UEA (carro 56)

Pará ( 2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – equipe Bajara UFOPA (carro 70)
Universidade Federal do Pará (UFPA) – equipe Baja Tucuruí (carro 71)

SUDESTE (4 Estados – 44 equipes – 40 instituições)

São Paulo
Grande São Paulo – (12 equipes / 10 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (carro 4) e FEI Baja 2 (carro 5)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 - MLR (carro 12) e Mauá STR (carro 13)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe ITA Baja (carro 18)
Instituto Presbiteriano Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 53)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)– equipe Poli Atlas (carro 16)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – equipe Fatecnólogos (carro 49)
Universidade Estadual Paulista – Unesp – equipe Pac Baja (carro 34)
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Baja UFABC (carro 37)
Universidade Paulista (UNIP) – equipe Gulin (carro 65)
Universidade São Judas Tadeu (USJT) – equipe Bajiganga (carro 59)

São Paulo / Interior – (11 equipes / 10 instituições)
Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) – equipe EEP Baja (carro 50)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESCUSP) – equipes EESC USP 1 (carro 7) e EESC USP 2 (carro 8)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Facens Baja Mud Racing (carro 62)
Fundação Hermínio Ometto – equipe FhoBaja (carro 61)
Universidade Estadual Paulista – Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 11)
Universidade Estadual de Campinas - Campinas – equipe Unicamp Baja SAE (carro 15)
Universidade Estadual de Campinas – Limeira – equipe Torque Baja (carro 52)
Universidade Estadual Paulista - Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha Baja (carro 35)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Genau Baja UFSCar (carro 46)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 33)

Minas Gerais – (10 equipes / 10 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFAST) – equipe Cefast Baja (carro 9)
Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) – equipe Baja-Unifeg (carro 66)
Centro Universitário Newton Paiva – equipe camaleão (54)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora – equipe Corsários (carro 47)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 26)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 1)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe Inconfidentes Baja (carro 51)
Universidade Federal de São João del Rei ( UFSJ) – equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 20)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – equipe UFVbaja-Pererecas (carro 64)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja – UFTM (carro 36)

Espírito Santo – (3 equipes / 3 instituições)
Faculdades Integradas Espírito Santenses – equipe Faesa Baja (carro 45)
Instituto Federal do Espírito Santo (IFEP) – equipe SamaBaja (carro 39)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Vitória Baja (carro 21)

Rio de Janeiro (8 equipes /7 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CFETRJ) – equipes Mud Runner 1 (carro 40) e Mud Runner 2 (carro 41)
Instituto Politécnico UERJ – equipe Caledônia Racing (carro 74)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipe Reptiles Baja (carro 25)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva Baja UFRJ (carro 32)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Macaé – equipe Ali Babaja (carro 58)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Tuffão Baja SAE (carro 23)
Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda – equipe UFF Baja (carro 44)

SUL (3 Estados – 11 equipes – 11 instituições)

Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Udesc Velociraptor (carro 6)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipe UFSC Baja SAE (carro 24)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 6 instituições) 
Centro Universitário Univates – equipe Baja Univates Team (carro 38)
Faculdade Horizontina – equipe Sinuelo Fahor (carro 28)
Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Mas Baja Tchê (carro 31)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 19)
Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) – equipe Baja Furg (carro 67)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipe Bombaja UFSM (carro 27)

Paraná (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba (UTFPR) – equipe Imperador UTFPR (carro 29)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Cornélio Procópio) – equipe Procobaja (carro 60)

Companhia de Imprensa 
Maria do Socorro Diogo 
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EDUCAÇÃO.
Por José Renato Nalini*

RUMO AO INTERIOR.

Sou do interior. De Jundiaí, a antiga "Terra da Uva", onde o crescimento reduz, ano a ano, a área reservada a essa tão bonita cultura. Pensar que meu avô paterno cultivava parreiras de diversas espécies em plena Rua Rangel Pestana! Hoje edifícios e condomínios desafiam a tutela ambiental e ameaçam o verde que já foi predominante.

Como homem do interior, que fez carreira no Ministério Público e na Magistratura no interior paulista, sou admirador entusiasta da gente interiorana. Ainda conserva simpatia, polidez, cordialidade, atributos que não poderia perder, nada obstante o declínio dos valores.

É por isso que iniciarei as visitas aos Polos Regionais da Educação Paulista pelo interior. Contato pessoal com o alunado, razão de ser da escola e de todo o sistema educacional. Com suas famílias, se acorrerem ao convite da Secretaria da Educação. Com a comunidade, com os devotados professores, com os diretores, os supervisores, os dirigentes, os funcionários. Gostaria de conhecer os Conselheiros, os membros da Associação de Pais e Mestres e os integrantes dos Grêmios Estudantis.

Toda essa grande família forma aquela coesão imprescindível que nós chamamos carinhosamente de "Rede". A Secretaria da Educação já falava em "Rede", muito antes do surgimento das redes sociais que hoje ocupam o tempo e a atenção de milhões de brasileiros e que constituem peça essencial na comunicação instantânea entre as pessoas.

Conhecer no local a realidade da educação pública permitirá a constatação da realidade que tem sido árdua, e é impossível não reconhecer isso. Mas também será uma injeção de ânimo para continuar o desafio de insistir nos projetos de aprimoramento contínuo do processo educativo.

A despeito das dificuldades, São Paulo progrediu nos índices de avaliação da qualidade da educação estatal. Resultado do sacrifício e empenho dos mestres, os abnegados transformadores da realidade dos alunos que, por sua vez, transformam o mundo.

Precisamos de amor e idealismo. É disso que o Brasil necessita. Depende de nós propiciarmos à Nação o reforço da esperança de que ela tanto necessita nesta hora emblemática da História de todos nós.

Qual será a primeira comunidade escolar a habilitar-se a iniciar esse importante processo?










José Renato Nalini, secretário da Educação do Estado de São Paulo, é ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014/2015 e integrante da Academia Paulista de Letras. Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

terça-feira, 15 de março de 2016

MAN LATIN AMERICA APRESENTA VOLKSBUS 8.160 OD PISO-BAIXO.

Chassi de ônibus avança em acessibilidade e estreia no mercado com entregas ao programa Caminho da Escola.


A MAN Latin America apresenta seu primeiro Volksbus 8.160 OD em configuração piso-baixo e suspensão pneumática. O modelo estreia no mercado com entregas ao programa federal Caminho da Escola, que deverão ser realizadas ao longo deste ano.
Desenvolvido especialmente para vias urbanas de difícil circulação, traz entre-eixo de 5.000 mm e possibilita a construção de carrocerias de até 7.700 mm, permitindo a opção de portas em ambos os lados e acomodação de até três boxes para cadeirantes.

O modelo utiliza o consagrado motor Cummins ISF de 3,8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, baseado na utilização de Arla 32, e transmissão ZF S5 420 de cinco marchas. Com grande expectativa para o mercado de transporte urbano, o veículo é recomendado para operações que incluem transporte escolar e as linhas alimentadoras e distribuidoras.

“Em 2012, quando recebemos esta demanda do FNDE - Ministério da Educação e dos Direitos Humanos, prontamente nos dispusemos a desenvolver e investir neste projeto. Somos os maiores fornecedores de ônibus para transporte escolar para o Governo Federal e não seria diferente desta vez”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

“O modelo estreia no Caminho da Escola, pois ganhamos uma licitação para a entrega de 250 modelos ao programa, e estamos certos de que essa configuração contribuirá muito também na aplicação do transporte público das grandes cidades”, completa o executivo.

A MAN Latin America foi a primeira empresa a oferecer micro-ônibus com piso-baixo, configuração disponível também para o Volksbus 9.160 OD. Entre as principais vantagens dos micro-ônibus, estão melhor trânsito em vias urbanas, já que os modelos são pequenos e ágeis, rapidez na entrada e saída de cadeirantes – de 20 segundos, em média – e autonomia e inclusão das pessoas com necessidades especiais.

Volksbus 9.160 OD

Também criado para atender às necessidades de um veículo ágil e econômico, o Volksbus 9.160 tem apelo marcante à acessibilidade, principalmente em vias urbanas de difícil circulação. Modelo do segmento com suspensão pneumática e piso baixo, teve seu desenvolvimento inspirado pelo programa Caminho da Escola, que após o sucesso dos veículos nas aplicações rurais naturalmente migrariam também para as aplicações urbanas.

Com entre-eixo de 5.000 mm, o chassi possibilita a construção de carrocerias de até nove metros, permitindo a opção de portas em ambos os lados e acomodação de até três boxes para cadeirantes. O modelo utiliza o consagrado motor Cummins ISF de 3,8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, baseado na utilização de Arla 32, e transmissão ZF S5 420 de cinco marchas. Com grande expectativa para o mercado de transporte urbano, o veículo é recomendado para operações que incluem transporte escolar e as linhas alimentadoras e distribuidoras.  
 
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SAMSUNG TRANSFORMA SONS DE SÃO PAULO EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Ação “Cidade Verso” convida produtor musical a criar música e videoclipe por meio do smartphone Galaxy A (2016).


Muitos sons fazem parte da rotina diária de todos os cidadãos. O desafio é prestar atenção nesses sons característicos da cidade, como buzinas, toques de celulares, trens, músicos de rua ou até um salto alto na calçada, e transformá-los em uma nova experiência musical para os ouvidos. Essa é a proposta da nova ação “Cidade Verso”, da Samsung, desenvolvida em parceria com a Isobar, para marcar o recente lançamento dos novos Galaxy A (2016) da Samsung. A ação tem como foco o tema “Viva novas Experiências” e explora a audição do produtor e músico Lucas Mayer, que vai transformar os sons da cidade em um resultado artístico inusitado: uma música e um videoclipe. A ferramenta utilizada para registrar esses momentos, em vídeos e sons, é o novo Galaxy A7 (2016), aparelho que traz na essência a última tendência em sofisticação e design.

O produto final dessa ação será veiculado online, com desdobramento no Youtube e Facebook, além de versões reduzidas no Instagram e no Twitter. A campanha tem estreia no dia 15 de março e convida o consumidor a explorar seus sentidos e apreciar as manifestações sonoras que a cidade revela todos os dias. O filme mostra que é possível apreciar o ambiente urbano de maneira criativa e única.

O músico realizou vídeos e gravou sons de diferentes ambientes de São Paulo, como o centro da cidade, avenida Paulista, a ciclovia da avenida Brigadeiro Luis Antônio e um jogo de basquete no fim da tarde, através das lentes do novo Galaxy A7 2016 que garantem imagens ainda mais claras e brilhantes, até mesmo em ambientes com pouca luz. Outra funcionalidade de destaque é o Quick Launch - clique duplo no botão home – em que a câmera abre em menos de um segundo, permitindo o registro dos momentos mais importantes.

“Sabemos que nossos consumidores são curiosos e gostam de participar de novas experiências, por isso criamos um projeto que vai transformar os sons do dia a dia em algo muito mais grandioso, a música”, afirma Loredana Sarcinella, Diretora Sênior de Marketing da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil.

O novo Galaxy A (2016) é o parceiro perfeito para gravar sons, fotografar a cidade, filmar momentos, experimentar o mundo real e compartilhar no virtual.

O vídeo, criado com sons gravados 100% pelo smartphone, quer provocar as pessoas a descobrirem sons que antes não eram percebidos e explorar infinitas possibilidades de criatividade. Para isso, contou com a participação dos músicos que são influentes entre jovens que buscam modernidade e autenticidade, Lívia Humaire e Markus Thomas, Iris Fuzaro e Gabê Almeida, baterista da banda Fresno, que na ocasião da ação usará tambores vazios como bateria.

Lucas Mayer, além de produtor musical é guitarrista de Porto Alegre, mas vive em São Paulo desde 2003. No último ano foi responsável por produzir músicas de três longas e seis curtas metragens.

Ficha técnica:
Cliente: Samsung
Agência: Isobar Brasil
Direção de Criação: Fred Saldanha, Diego Araujo
Diretoria de Planejamento: Renata Bokel
Diretoria de Mídia: Rose Campiani, Natalia Traldi Bezerra
Design: Renato Campana, Pedro Barroso
Propaganda: Thiago Grossi, Ricardo Diniz, Maicon Ricardo Pinheiro, Henrique Pecego
Planejamento: Juliana Elia, Juliana Nobre
Interface / Programação: Gabriel Pires, Angelo Lages
Mídia: Danielle Areal, Bruna Lopes, Talita Bife, Renato Pierote
Direção de Atendimento: Patricia Moreira, Daiane Dunka, Priscila Bezerra
Atendimento e Negócios: Renata Raffani
Aprovação: Loredana Sarcinella, Alessandra Barcala, Renata Mello, Paola Godoy.

Visite: www.samsung.com.

Grupo Máquina
Nayme Bizaio
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(11) 3147-7262 | 942-860-786
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JEEP® LANÇA COMERCIAIS COM O RENEGADE DO BATMAN.

Modelo é o carro da polícia de Batman vs Superman: A Origem da Justiça.


O grupo FCA e a Warner Bros. Pictures se uniram em uma parceria global para marcar a estreia de Batman vs Superman: A Origem da Justiça. No aguardado filme, que chega aos cinemas brasileiros em 24 de março, o Jeep® Renegade é o carro oficial da polícia de Metrópolis. E para reforçar sua participação no duelo dos maiores super-heróis dos quadrinhos, a Jeep lançou dois filmes exclusivos, adaptados pela agência Leo Burnett Tailor Made.

Um deles apresenta recursos e características do Renegade ilustradas por momentos de ação entre os alter egos dos personagens Bruce Wayne e Clark Kent. Já o outro mostra o SUV compacto da Jeep enfrentando vários desafios na caótica Metrópolis, fazendo uma analogia com as cidades grandes brasileiras. Os filmes estão sendo exibidos em cinemas, TV paga e também na internet (links abaixo).

Nos Estados Unidos e na Europa, a parceria da FCA com a Warner Bros. gerou inclusive o Jeep Renegade Dawn of Justice, uma série especial – já à venda – do modelo com referência ao nome do filme em inglês.

Clique nas telinhas e assista os filmes 



Imprensa Fiat Chrysler Automobiles. 

ABERTA A TEMPORADA 2016 DO TRATOUR JOHN DEERE.

A caravana percorrerá cerca de 26 mil quilômetros em mais de 50 cidades de 14 estados produtores; evento começa no Paraná.

O Tratour é uma iniciativa da John Deere que visa levar conhecimento e informação sobre os tratores da companhia em cidades onde a marca não possui concessionários. A primeira edição realizada em 2015 percorreu mais de 19 mil quilômetros e visitou cerca de 40 cidades por todo país.

Neste ano, o Tratour estará novamente nas estradas do Brasil iniciando sua trajetória nesta quarta-feira (16), em Colombo (PR), região Metropolitana de Curitiba. A segunda temporada da ação mostrará aos clientes os diferenciais das séries 5 e 6 dos tratores da empresa, e contará com passagem por mais de 50 cidades de 14 estados, em um trajeto de cinco meses e percurso de aproximadamente 26 mil quilômetros.

Sobre a expectativa para a nova temporada, a empresa continua confiante no sucesso do Tratour. “Com o ótimo desempenho da iniciativa em 2015, ampliamos o número de municípios que iremos passar. Com isso, mais produtores poderão conhecer de perto os serviços e a acessíveltecnologia   John Deere”, destaca Celso Monteiro, gerente de Marketing Tático da John Deere. Essa edição prevê a participação de 34 concessionários da marca, que atuarão diretamente na logística e dinâmica do evento.

A carreta do Tratour possui sala de apresentação para 30 clientes, onde são apresentadas informações de especialistas em tratores da John Deere a respeito dos benefícios dos tratores da empresa, além dos pacotes de peças e serviços.

A ação percorreu mais de 40 cidades brasileiras, espalhadas por oito estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Foram cerca de 3.500 pessoas que passaram pelo evento e puderam conhecer de perto os diferenciais das Séries 5 e 6 de tratores da empresa.

Após a passagem por Colombo (PR), a caravana seguirá para Santa Catarina, com um evento no município de Papanduva. 

Tratores John Deere: ideais para todas as etapas produtivas

Os modelos de tratores das Séries 5E e 6E/J da John Deere foram produzidos para atender às necessidades dos clientes, como no preparo de solo e plantio, assegurando qualidade, agilidade e baixo custo operacional. São equipamentos versáteis que garantem alto desempenho nas mais variadas culturas e condições de jornada. Além disso, a alta reserva de torque garante uma operação mais econômica com redução de uso de combustível.

A grande novidade na Série 5E é a inserção do piloto automático de fábrica, recurso que proporciona redução de até 90% em sobreposições e mais facilidade, eficiência e comodidade na operação.

Os tratores John Deere Séries 5E e 6E/J são direcionados aos pequenos, grandes e médios produtores, com 55 cv a 205 cv de potência. Foram desenvolvidos para atender ao produtor que está em busca de mais tecnologia e conforto para garantir mais produtividade. Além disso, possuem sistemas hidráulicos, componentes eletrônicos, transmissões e tecnologias disponíveis também para implementos, que permitem ao produtor aumentar sua produtividade e performance no campo.


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VOLKSWAGEN FINANCIAL SERVICES OFERECE TAXA ZERO PARA PRINCIPAIS MODELOS DA MARCA.

A Volkswagen Financial Services, maior financeira de montadora do país, segundo ranking do Banco Central, mantém taxa zero para diversos modelos da marca durante o mês de março.

A oferta inclui categorias distintas de veículos para atingir um leque maior de clientes. O objetivo da companhia é incentivar o consumidor, ainda receoso em assumir compromissos financeiros de longo prazo, a adquirir um automóvel novo.

Condições especiais

- Gol 1.0 e 1.6 – taxa 0%, entrada de 50% e prazo de 24 meses (a oferta não é válida para o novo Gol)
- Voyage 1.6 – taxa 0%, entrada de 60% e prazo de 24 meses (a oferta não é válida para o novo Voyage)
- Voyage 1.0 – taxa 0,99%, entrada de 50% e prazo de 48 meses (a oferta não é válida para o novo Voyage)
- Saveiro – taxa 0%, entrada de 60% e prazo de 18 meses
- Golf – taxa 0%, entrada de 60% e prazo de 18 meses (oferta válida apenas para os modelos importados do México)
- Amarok – taxa 0%, entrada de 60% e prazo de 24 meses

A Volkswagen Financial Services é responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen em todo o mundo. No Brasil, o conglomerado é constituído pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen e Volkswagen Corretora de Seguros. Fundada em 1956, a empresa dispõe de uma gama de produtos para facilitar o acesso a veículos de passeio, comerciais, caminhões e ônibus Volkswagen e MAN Latin America, automóveis Audi e motocicletas Ducati. Entre os produtos oferecidos estão opções de Financiamento, Consórcio, Seguro e Leasing Operacional/ Gestão de frotas. A Volkswagen Financial Services conta com sete regionais distribuídas pelo Brasil. No total, atende mais de 700 concessionários das marcas. A instituição possui uma base de mais de 900 mil clientes ativos no Brasil. Visite: www.bancovw.com.br.

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JOSÉ LUIZ GANDINI É O NOVO PRESIDENTE DA ABEIFA.

O presidente da Kia Motors assume seu 5º mandato na entidade que representa o setor de importação e fabricantes de veículos automotores.


O empresário José Luiz Gandini, 58, da Kia Motors do Brasil, assumiu nesta terça-feira, 15 de março, a presidência da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. Será seu quinto mandato à frente da entidade que, este ano, completa 25 anos representando as marcas oficiais do setor de importação e de fabricantes de automóveis e comerciais leves. 

Anteriormente, Gandini exerceu a presidência entre 1998-2000, 2000-2012, 2006-2008 e 2010-2012. Para o próximo mandato 2016-2018, a chapa, formada por consenso entre as marcas associadas, conta ainda com Luis Rezende na vice-presidência (Volvo Cars) e com Luis Curi na diretoria financeira (Chery). Nas próximas reuniões serão nomeados os diretores técnico, administrativo e de relações governamentais. 

“Como nos mandatos anteriores, vamos procurar manter um canal de diálogo com o governo federal, de modo a mostrar critérios mais justos e isonômicos à atividade de importação de veículos automotores”, argumenta José Luiz Gandini, para quem “em lugar de aplicar medidas protecionistas, a política industrial do setor deveria estar voltada para o crescimento”.

Segundo ele, “é importante lembrar e ressaltar que o segmento de importados oferta produtos que auxiliam o crescimento da demanda, em benefício de todos. Mostra ao consumidor brasileiro o dinamismo global do setor”.

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