domingo, 27 de março de 2016

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

É MENTIRA!

Estamos cercados por elas, as mentiras. Femininas (não existe os "mentiros"), traiçoeiras, sinuosas, às vezes muito más; outras, até que de salvaguarda, compreensíveis. Elas podem enganar, iludir, e até serem comidas, como as mentirinhas que somem em nossas bocas assim que as emitimos, ou os biscoitinhos que comemos bebendo um bom café. Mas a mentira traz verdades; uma delas, a que tem perna curta, nunca vai muito longe.

Dizem que todo dia mentimos, todos nós, pelo menos alguma coisa, nem que seja, creio, para nós mesmos. Mas como a gente mente que isso é verdade, há um dia no ano em que ela se libera, festejada, repetida, criada, se glorifica e, inclusive, podem ser geradas aquelas mentiras bem grandes, irreais. O alvo dela pode ficar bravo, pode ficar surpreso, ou mesmo rir muito ao reparar na esparrela do Primeiro de Abril. 

Adorei o que o Wikipedia traz sobre o Dia da Mentira - ou Dia das petas, Dia dos tolos, ou Dia dos bobos. Sobre ela propriamente dita: "Mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Dizeres falsos quando não se sabe de tal falsidade e/ou se acredita que sejam verdade, não são considerados mentira, mas sim erros".

Leu? Lembrou de algo, de alguém, da política? Entendeu porque estou tocando nesse assunto aproveitando o toque para chamar sua atenção? Leia de novo. Veja se não é exatamente o que está rolando nessa crise que nos desgoverna. Todos mentindo para nós. Não é de hoje. Por isso nossos sonhos parecem sempre estar à nossa frente - sonhos tem pernas longas.

Os que estão aí mentem para permanecer grudados e continuar construindo castelos onde o pé de feijão acabou com a fome, com os miseráveis, com as injustiças, e juram (sim, quem mente jura muito, repara, e se já tem de dizer que jura...) que nesse reino todos lhes deveriam ser gratos, cordatos e segui-los tocando bumbo e os adorando, incensando. E a flauta toca e um monte vai atrás, enganados como na fábula. 

Eles estão insistentes. Insistem em afirmar que é golpe, o que será amplamente votado, decidido, esmiuçado - tudo dentro da lei que ainda tem gente que presta observando esse processo. Gatos pingados, certo, mas em posições chave e de salvaguarda da ordem democrática.

Se todos tivessem o poder de ler o futuro, seja na bola de cristal, na borra do café, nas cartas ou búzios veriam que está em andamento um plano urdido, preparado com um requinte típico dos tratantes, os que vivem das mentiras. As fogosas mentiras estão sendo misturadas às Verdades, essas senhoras vetustas que sempre encobrem parte de seus corpos com as dúvidas. Misturadas, verdades e mentiras podem entrar em ebulição.

Na palma de nossas mãos, os riscos. Pesquisas, que são feitas justamente para revelar posições mais próximas da verdade, mostram que o que se quer agora é mudança. Para o quê, vamos ver.

Talvez desmorone tudo, também é verdade. Mas quem não arrisca, não petisca, me perdoem achar essa palavra que já vem com um partido sinistro dentro. 

Nascemos e vivemos mesmo cercados por mentiras. É Papai Noel, Bicho Papão, que seremos felizes e realizados, que podemos ser como bem entendemos, que somos livres, fora os que nos ensinam, a nós, mulheres. Que a Justiça prevalece. Que a imprensa é imparcial. Tá na cara que são mentiras deslavadas.

Quer verdades? Exemplos: banco não dá nada para ninguém, todos têm culpa no cartório, muitos se vendem por 30 dinheiros, por um cabide de emprego, alguns acreditam mesmo em mirabolantes planos de poder latino-americanos.

Tem uma frase de Churchill sobre a mentira, e que me lembrou muito a carta mandada às embaixadas dizendo que está sendo tramado um golpe no país e aquela entrevista ridícula que a presidente concedeu aos correspondentes estrangeiros. "Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir".

Certo. O problema é que eles mentem tão mal que a verdade já está correndo o mundo. Nem precisa mais ser submetida ao detector de mentiras, hoje tão desenvolvido. Já em 1945 seriam pegos pelo pesquisador John Reid, que desenvolveu o primeiro monitor de movimento para a cadeira, e que media as reações detectando-as. As cadeiras estão de tal forma se mexendo hoje, querendo depor alguns traseiros, que estourariam o aparelho do cientista.





Marli Gonçalves, jornalistaDita muitas vezes pode até se transformar em verdade. Mas o que já foi revelado que era mentira deles todos jamais os deixará que nos façam de trouxas novamente. A realidade é a mais dura das verdades. 
SP, esperando abril, 2016. 

Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.comEstou no Facebook e no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

sexta-feira, 25 de março de 2016

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

Mercedes inaugura fábrica automóveis.

Mercedes iniciou comemorar 60 anos de atividade industrial no Brasil inaugurando sua quarta fábrica. Em São Paulo, como o são a pioneira em São Bernardo do Campo, para caminhões, Campinas. Em Juiz de Fora, MG, a planta dedicada a automóveis teve mudada sua vocação para produzir caminhões.

Desta vez, Iracemápolis, 65 km de Campinas, 22.000 habitantes e atividade basicamente agrícola. Lá Mercedes comprou pedaço de canavial com 2,5M m2 - 100 alqueires paulistas, 50 goianos -, e igualou recorde da Toyota na fábrica em Indaiatuba, 13 meses para mudar produto local, de cana a automóveis.

R$ 500 milhões investidos, 90.000 m2 de área construída, capacidade de produção em 20.000 unidades anuais, gerando 600 empregos diretos. Indaguei a Marcus Schäfer, diretor mundial, situando, a meu ver, relação elevada entre o quantum de mão de obra e a produção, sinalizando pouca automatização. O executivo alemão confirmou a baixa produtividade, informando fazer parte do projeto, pois a baixa automatização permite rápida mudança na estrutura industrial para substituir ou incluir um novo produto. Tal postura permite montar veículos com estrutura inteiramente diferenciada, como o Classe C, com tração traseira, e o GLA, dianteira. Mercedes inicia com Classe C e, segundo semestre, GMA. Possibilidade de incluir outro produto demandará pouco tempo.

Festa bonita, bem montada, boa notícia, exceção nestes tempos. Evento positivo, criador de empregos diretos e indiretos, entretanto não contou com a presença da Presidente Dilma. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mandou gravação. O do Trabalho, pasta colecionando os piores índices de performance, foi. Miguel Rosseto chegou atrasado uma hora, mantendo o governador paulista Geraldo Alkmin e a diretoria da Mercedes à espera. Em meio ao calorento canavial, festa sem gravata, foi com uma ofuscantemente vermelha, acentuando ser ministro do PT e não do Estado brasileiro. Entrou mudo, saiu calado. A Mercedes teve a delicadeza aos presentes de não lhe dar a palavra. Prefeito de Iracemápolis, ausente da relação dos discursantes, foi objetivo: passou a mão no microfone e registrou.

Quanto a preços não haverá redução. O Classe C, de produção iniciada e vendas em abril, manterá o preço das unidades remanescentes – a partir de R$ 144 mil. A instalação dessas fábricas de nova geração e seus produtos, tem sistemática de muitos itens importados, alguma mão de obra e poucas peças nacionais, seguindo a regra do programa Inovar-Auto. Peças importadas são pagas em moedas caras.

Inicia importando quase todo o carro, com agregação de componentes nacionais – como ocorreu ao início da indústria automobilística brasileira. Modernidade está no contrato com a ZF/TRW, importando partes e montando eixos traseiros e dianteiros, fornecendo diretamente na linha de montagem na sequência de produção. Montará em Sorocaba e construirá 2.000 m2 na área fabril. Fábrica é auto suficiente em energia, com cogeração – uso de gás natural para produzir energia elétrica e térmica – e dois motogeradores GE para 2,7 mW. 

Melhor frase, do contido governador paulista: se há paraíso, lá se anda de Mercedes.

Classe C feito em Iracemápolis

VW Saveiro. Dividir para aumentar

Mercado em queda, processo de re organização interna, a Volkswagen tomou coragem, mexeu na linha e na lógica da linha Saveiro, separando visualmente as versões. As de trabalho, agora ditas Robust, cabine simples, aparência e interior antigos. Superiores Trendline e Highline, com trato estético, opções de cabine estendida ou dupla. Acima, Cross, cabine estendida ou dupla, e caracterização de carro valente. Três categorias, quatro versões, dois motores.

Mudanças
Versão de base, Robust é para uso intensivo, sem exigência de aparência ou confortos maiores. Nas superiores, a atualização estética dos novos Gol e Voyage, capô mais alto, em novo desenho, e grade frontal com dois frisos longitudinais. De acordo com a versão, cromados unindo faróis. Aumentou a tomada de ar frontal.

Atrás, lanternas maiores, tridimensionais, e tampa da caçamba com linhas mais retas. Dentro, novo painel e volante multifuncional, como nos novos Gol e Voyage. Opcionalmente, o sistema App-Connect permitindo demanda da moda, o espelhamento do telefone celular com a tela de 15 cm.

Mecanicamente o caminho ecológico da redução de consumo, via alongamento das relações da transmissão, e investimento para dar aparência de solidez com pneus ecológicos, medidas 205/60x15, e maior área de contato no solo. Mais 34 mm em altura, para-choques redesenhado, gerando melhor ângulo de ataque e trato em funções ásperas e estradas sem asfalto.

Versões inferiores, Robust, Trendline e Highline com o antigo motor com 1,6 litro e 8 válvulas, 101 e 104 cv a gásálcool e álcool, acelerando em média, de 0 a 100 km/h em torno de 11s, e velocidade final acima de 170 km/h. Cross, superior, tem o novo motor 1,6 e 16 válvulas, 110 e 120 cv, números melhores, e controle de tração, bloqueio de diferencial, e opção de pneus de uso misto.

VW quer reduzir a distância de vendas a separar o Saveiro do líder Strada Fiat.

Quanto custa 
Saveiro 2017
R$
Robust

43.530
Trendline
Cabine simples
47.970
Trendline
Cabine estendida
52.730
Trendline
Cabine dupla
56.270
Highline
Cabine dupla
63.070
Cross
Cabine estendida
66.110
Cross
Cabine dupla
69.250


Saveiros

Fim de semana, o Pé na Tábua

É a mais divertida corrida de automóveis e motos antigas realizada no Brasil. Dá-se em Franca, SP, e reúne veículos produzidos até 1937 em provas de velocidade no pequeno circuito Speed Park, e atração como a anti-corrida Prova da Marcha Lenta. Vence o mais demorado a percorrer 400m, andando em primeira velocidade, marcha lenta, piloto caminhando ao lado do automóvel, controlando os bigodes do acelerador e do ponto de ignição.

É evento familiar, nacional, atraindo concorrentes de Brasília, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Campinas e sensível delegação do Clube do Fordinho, com sede na capital paulista e associados por todo o país.

Mais conhecido participante é Nelson Piquet, tri campeão mundial de Fórmula 1. Leva velho carro de corridas Lincoln, de 1927, com equipamentos recentes, desenvolvidos para melhorar seu rendimento. Junto, o caçula Pedro, abrindo caminho na temporada europeia. Presença provoca competidores, preparando e desenvolvendo seus carros na esperança de superá-lo.

Dias 25 a 27. Mais, www.penatabua.com, acompanhamento pela fanpage www.facebook.com/corridapenatabua

Piquet, Pé na Tábua. Pleonasmo.

Roda-a-Roda

Alfa – Após a apresentação do Alfa Romeo Giulia, sedã com grande dotação tecnológica a partir de seu motor V6, 3.0, bi turbo, 505 cv, à venda em abril, apreciadores, possíveis clientes e interessados, sondam a potência da versão 2.0, a de maiores vendas na nova família.
E? – Motor L4, 2 litros, desenvolvido sobre o 1.750 aplicado ao 4C. Potência não divulgada é objeto de especulação e projeções, sem informação oficial.
Agora – Porém no Amelia Island Concours d’Élegance, semana passada, Flórida, EUA, recepcionista no estande da marca, entregou a medida: 275 cv.
Mobi – Próximo Fiat, o Mobi, menor em volume e preço, já emplacado para treinamento de revendedores. Motor 1,0, L4, revisado. Após, um 3 cilindros.

Mobi, novo Fiat, chega em abril

208 – Silenciosa, sem chamar atenções, Peugeot preparou novidade maior na 2a. série do seu 208, motor de 3 cilindros, 12 válvulas. Moda mundial. Não é 1,0 litro, como os demais, porém 1,2.
Fora – Foge do saco de gatos intensa briga de motores 1,0 e clientes de menor renda. Mantém postura de fabricante de veículos com charme. Festa por Ana Tereza Borsari, primeira mulher a conduzir montadora no Brasil.
Resultado – Com 90 cv busca compatibilizar preço, performance e consumo. Motor importado em partes e montado no Brasil. Depois, produção. A seguir, versão turbo, com 110 ou 120 cv. E transmissão automática 6 velocidades.
Sim – Nissan confirmou terá pronto o sub sav Kicks nos Jogos Olímpicos, agosto. Patrocinadora do evento, pretende incluí-lo em toda a programação, e conseguir o maior retorno possível em divulgação.
Ainda não – Frustrou-se quem esperava o próximo Nissan nacional oferecendo transmissão automática – um sistema CVT, como a empresa adota. Automóvel chegou – é a edição especial Rio 2016, em 1.000 unidades. Câmbio, não.
Também – Sem patrocínio aos Jogos, Kia também quer aproveitar o evento. Nele lançará o Rio, hatch pequeno, 1.6, flex, produzido no México. Esperança para decolar negócios e salvar empregos na contraída rede de revendedores.
Saída – Hyundai por sua fábrica em Piracicaba, SP, iniciou exportar modelo HB20. Inicialmente ao Paraguai, onde a marca é a segunda mais vendida: 600 unidades do modelo tipificado como aventureiro.
Conjuntura – Aficionados dos grupos Alfa Romeo deixaram de ir às reuniões com camisa vermelha, cor da marca. Trabalham, tem renda, pagam impostos, não querem ser confundidos com petistas, petelhos, petralhas, et caterva.
Surpresa – Brasileiros chegando em Orlando, EUA, inquiridos pela autoridade sobre propósito da viagem, informam: exposição de antigos em Amelia Island. E ouvem, surpresos: conhecem o sr. Pôzôlli, colecionador em San Paulo ?
Mito – Og Pozzoli, 85, industrial, último remanescente da trinca implantadora do antigomobilismo no Brasil, detentor de larga coleção. Curiosidade, EUA e Orlando não integram seus roteiros de viagem. A fama o precede. Grande Og.
Retífica RNColuna passada, sobre instalação da primeira indústria automobilística no estado do Espírito Santo, leitor WSR lembra a produção do Tribus pela então líder e poderosa Viação Itapemirim. Tem razão.
Verdade – Lançado em 1982, foi projeto com maior dose de regionalidade, desenvolvimento próprio, como a inversão dos eixos traseiros – o de tração à frente do destinado a apoio, para impedir oscilação; ótimo isolamento termo acústico; maior capacidade cúbica para bagagem; rodar confortável; possibilidade de receber motores variados – Mercedes, Scania, Fiat, Cummins.
Origem - Era construído pela Revisa, empresa do grupo, e se encerrou ante exame de custos. Destinava-se a repor frota interna; sem vendas a terceiros, chegando ao ponto de a produção ser pequena, custosa relativamente à estrutura para produzi-lo. Ao seu tempo foi o melhor ônibus rodoviário do país.

Tribus, pioneiro no ES

Foco – Volvo lançou ônibus para fretamento e viagens de média distância. Motor diesel L6, 10.000 cm3, 310 cv e 1.500 Nm de torque, chassis mais leve, carrocerias com até 14m de comprimento. Transmissão automatizada.
Tudo – Toda a frota de transporte urbano em Anápolis, Go, é de ônibus Volkswagen. Grupo São José detém a operação e adquiriu mais 103 unidades superando duas centenas de ônibus para servir aos 320 mil habitantes.
Gente - Guido Lombardi, jornalista, ex Nissan Argentina, novo endereço. OOOO Operação argentina da Volkswagen. OOOO Coordenará toda a comunicação – público interno, externo, imprensa, governo. OOOO VW dele espera localizar e remover os pregos na cadeira. OOOO Posição é de elevada rotatividade. OOOO Guilherme Junqueira Franco, do ramo, mudança. OOOO Saiu da Goodyear para expandir italiana Corghi no país. OOOO Faz equipamentos de precisão para montagem, balanceamento e alinhamento de pneus. OOOO Homologada por fabricantes de pneus e de automóveis, como a Ferrari. OOOO Anand Mahindra, presidente do conglomerado indiano com seu nome, reconhecido. OOOO Foi para a lista da prestigiosa revista Barron’s, como um dos 30 melhores CEOs do mundo. OOOO Dentre suas empresas, produz ônibus, caminhões, tratores, motos. OOOO





Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

VOLKSWAGEN LANÇA O SEGUNDO COMERCIAL DO NOVO GOL.


O segundo filme da campanha do Novo Gol estreia neste domingo (27). Seguindo o conceito de “Irmãos”, lançado no começo de março, o comercial “Tia Lu” mostra o quanto o novo modelo e as funcionalidades do sistema de conectividade App-Connect participam da vida das pessoas. A campanha assinala também a nova orientação estratégica da marca no Brasil: “Volkswagen. Inspirada na Sua Vida”.

O filme “Tia Lu” mostra uma menina esperando, um pouco aborrecida e entediada, que a busquem no colégio – pela expressão da garota, ela parece estar há algum tempo aguardando. Chega Tia Lu com o seu Novo Gol. Vemos, então, sobrinha e tia dentro do automóvel. Tia Lu, por comando de voz, avisa a mãe da menina que já a buscou na escola. A garota comenta que o carro de sua mãe também “faz” o mesmo.

Tia Lu, na sequência, convida a menina para ir ao cinema e, novamente, aciona pela fala o App-Connect para que busque opções de filme e salas para as duas irem. A garotinha, outra vez, exclama: “O carro da minha mãe também faz isso”. Tia Lu concorda com a sobrinha e afirma, divertida, que ela e a irmã têm o mesmo automóvel. A menininha, com um ar já mais maroto, corrige a tia: “Não. O carro da minha mãe não acha loja brinquedo...”. A assinatura do filme é a mesma da campanha: “Novo Gol. Forte como todo Gol. Conectado como nenhum outro”.


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Segundo o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro: “A campanha do Novo Gol ressalta a importante evolução do modelo, aliando a expertise da Volkswagen em tecnologia e inovação, a sensibilidade para entregar soluções inteligentes que realmente façam a diferença e impactem positivamente o dia a dia do usuário, surpreendendo-o e satisfazendo-o, como as possibilidades de conectividade do Novo Gol. Queremos usar a inovação do modelo para emocionar o público e apresentar a nova orientação estratégica da Volkswagen, que é de uma marca centrada no consumidor, próxima, parceira”.

Campanha Integrada – Novo Gol



A campanha do Novo Gol teve início na segunda quinzena de fevereiro, com o pré-lançamento do modelo sendo divulgado na plataforma digital por meio da hashtag #carroconectado, em formato publicitário inovador, resultado da parceria da Volkswagen do Brasil, da AlmapBBDO e do Google. O filme #carroconectado foi o mais visualizado no YouTube em fevereiro, segundo o ranking mensal da YouTube Ads Leaderboard, que considera campanhas nacionais e globais.

Em 13 de março, estreou na TV o filme “Irmãos”, que mostra a reaproximação de dois irmãos, já senhores de idade, por meio de uma conversa ouvida – sem querer – pelo App-Connect do Novo Gol. A campanha integrada do automóvel, com anúncios impressos, mídia display, mobiliário urbano, material de ponto de venda, ações em mídia social e digital, hotsite, segue ativa.

Novo Gol chega muito mais moderno, com design global, novo motor e sistema de infotainment mais inovador do mundo

O Novo Gol chega com o que há de mais inovador em sistemas de infotainment no mundo; a Volkswagen oferece o modelo mais tecnológico e conectado de seu segmento no mercado brasileiro. O Novo Gol vem com a tecnologia global da Volkswagen, o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

As versões Trendline, Comfortline e Highline estão mais equipadas, realçando a excelente relação custo-benefício dos modelos; são itens de série os novos sistemas de som (Comfortline / Highline), direção hidráulica e novos pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.

O Novo Gol é equipado com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro; o motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível, com melhora na eficiência energética de até 11%. A versão Highline do Novo Gol (topo de linha) vem equipada com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol) – versão Comfortline (intermediária) tem opções de motorizações 1.0 e 1.6. O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência energética.

O Novo Gol incorpora a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen; a evolução do design reforça o caráter, a força e a esportividade do modelo, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro; novas cores e rodas exclusivas são destaques do modelo. O modelo também chega para ser referência em termos de conforto e design interior, com um painel novo. Desenvolvido com base na premissa “driver oriented” (todos os botões e comandos estão posicionados voltados para o motorista), o novo painel é muito mais moderno, com visual e acabamento premium e uma série de recursos tecnológicos, além de permitir uma série de combinações de cores e acabamentos. Agora, o console central do painel acolhe rádios “doble din” de última geração.

Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Essa faixa, assim como a tonalidade do painel e do acabamento interno, varia de acordo com cada versão do Novo Gol. Com aplicação de nova tecnologia, chamada In Mold Decoration – IMD, o detalhe do painel ganha mais destaque nas cores e grafismos aplicados.

Ficha Técnica – “Tia Lu”

Anunciante: Volkswagen
Título: Tia Lu
Produto: Gol
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Diretor de Criação: Marcelo Nogueira e Benjamin Yung
Criação: Cesar Herszkowicz, Fabio Tedeschi, Daniel Chagas Martins, Leandro Câmara Leal Pestana
RTV: Vera Jacinto e Diego Villas Bôas
Produtora de imagem: Paranoid
Direção: Dulcidio Caldeira
Direção de fotografia: Fê Oliveira
Produção executiva: Egisto Betti
Atendimento: Marcel Weckx
Pós-produção: Clan VFX
Produtora de áudio: RAW AUDIO
Produtor: Hilton Raw e Fernando Forni
Maestro: Hilton Raw
Atendimento: Juliana Martellotta e Tiago Cavalcanti
Locutor: Paulo Ivo
Atendimento: Filipe Bartholomeu, José Lopes, Felipe Elias Oliveira, Fernanda Portugal e Lais Lacerda
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Marcus Freitas, Felipe Masson e Ana Beatriz Nunes Cardoso
Mídia: Fabio Urbanas, Peterson Fernandes, Guilherme Moraes, Leonardo Ferreira e Ellen Braz
Aprovação: Leandro Ramiro, Fabio Souza, Marcos Mello e Fernando Humayta. 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

FÓRMULA TRUCK:
SALUSTIANO BUSCA VITÓRIA EM CURITIBA, SUA SEGUNDA CASA

Vencer todas as corridas é o sonho de todos os pilotos. Ganhar a última prova da Fórmula Truck no autódromo onde conquistou a primeira vitória da carreira pode ser um marco na carreira de Paulo Salustiano.


Vice-campeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, ele terminou em segundo lugar nas duas fases da abertura da temporada na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Apesar de triste com o anunciado fim da pista de Curitiba, local da até então inédita vitória na extinta Fórmula Renault, Salu demonstra empolgação com a etapa marcada para o próximo dia 10 de abril.

``Na Renault venci tantas vezes em Curitiba que era chamado de Rei de Pinhais (numa referência à cidade onde fica o autódromo). Foram seis corridas, quatro vitórias, um segundo e um terceiro lugares. Considero Curitiba minha segunda casa, atrás somente de Interlagos. Se acabar mesmo, fará muita, mas muita falta para todo o automobilismo brasileiro e quero mais do que nunca, lutar por uma vitória na Fórmula Truck``, disse Salustiano.

Nesta temporada o grande objetivo do piloto do caminhão Mercedes-Benz 55 é chegar ao título. 


No ano passado ele deixou escapar a conquista - ficou com o tricampeão Leandro Totti - por dois pontos (369 a 367) e agora promete se esforçar muito para se manter entre os primeiros e se sagrar campeão. Mas antes, ele terá pela frente, além dos adversários, o restritor de potência, um aparato mecânico obrigatório criado para diminuir a diferença entre os três primeiros no campeonato e os outros.

O líder, Felipe Giaffone, usará o menor restritor. Com 74 milímetros, o motor do seu Volkswagen Constellation perderá cerca de 70 cavalos de potência. Segundo colocado, Paulo Salustiano vem a seguir, com o de 76 milímetros e algo em torno de 50 HP a menos. O que, pelo menos em tese, deve sentir menos, é Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), o terceiro colocado na classificação geral, que usará o de 78 mm, e deixa de usar aproximadamente 30 cavalos. Todos os outros pilotos têm na entrada do turbo uma abertura de 80 milímetros. Mas nem isso assusta Salustiano, que por ter estado na frente várias vezes em 2015, já se diz acostumado.

``Claro que a gente sente a perda de potência e em uma pista como Curitiba, com retas longas, isso faz uma grande diferença, pois o motor precisa de mais ar e o restritor diminui justamente a entrada de ar. Sem dúvida que atrapalha, mas se estou usando é por estar lá na frente e isso é muito bom``.

A briga pelo título desta 21ª temporada da Fórmula Truck tem vários candidatos, segundo Salustiano, que se coloca entre os principais concorrentes. 

``Tem o Felipe, Pachenki, André Marques, David Muffato, eu, claro. O Totti pegou um grande desafio pela frente. Ele está de Volvo, que é um caminhão, muito, mas muito bom, e é o mais liberado pelo regulamento da Fórmula Truck. Isso é um ponto positivo para ele, que vai desenvolver bastante o caminhão. Mas, vai ter de remar bastante para chegar lá na frente e já mostrou um pouco em Santa Cruz, quando largou bem``, finaliza Salustiano, que nesta temporada tem o patrocínio do Grupo Fragnani.


Venda de ingressos 

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a segunda corrida do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem divulgados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 8 de abril. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 8 e 9 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 10 de abril), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 8 de abril, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e alimentação ilimitadas - somente no domingo (10/4), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região (em breve será divulgada a relação) ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br

Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144


Próximas provas do calendário 2016

10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

Mais informações
instagram.com/formulatruckoficial.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Luciana Flores.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves
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TRUCKVAN.

Food truck beneficente servirá hambúrgueres preparados por alunos de gastronomia com Síndrome de Down.


Pessoas Síndrome de Down terão a experiência de operar pela primeira vez um food truck e mostrar seus dons culinários em um evento beneficente, que será realizado em 2 de abril no bairro do Pacaembu, zona oeste de São Paulo. A ação é uma iniciativa do Instituto Chefs Especiais em parceria com a Truckvan, líder brasileira no mercado de soluções sobre rodas, que disponibilizou sua cozinha móvel para a ONG.

“Nossa missão é facilitar a autonomia de pessoas Síndrome de Down e inseri-las na vida e na sociedade através da gastronomia e nada melhor do que aproveitar esse sucesso dos food trucks para proporcionar uma oportunidade única tanto para os nossos chefs quanto para o público”, destaca Simone Berti, fundadora do Instituto, que existe desde 2006 e atende gratuitamente mais de 300 alunos.

O food truck Chefs Especiais servirá hambúrgueres preparados com receitas de cozinheiros famosos, como Henrique Fogaça, Guga Rocha e Mario Mangone, e toda verba arrecadada na unidade móvel será revertida para a ONG.


O evento também contará com a presença dos food trucks Rolando Massinha (massas e churros) e Confeitaria Asti (sorvetes).

Além da Truckvan, o Food Truck Beneficente tem o apoio da Danubio, AgroBonfim, Friboi, Santo Pão, Correcta Alimentos, Brasil Kirin e Elemento de Comunicação.

Cardápio do Food Truck Chefs Especiais

Hambúrgueres:

-  Hambúrguer de picanha com queijo gruyère, rúcula e molho de tomate picante: R$ 19 (receita do chef Henrique Fogaça)

-  Hambúrguer de berinjela, queijo fresco e molho de menta: R$ 19 (receita do chef Mario Mangone) 

-  Hambúrguer de fraldinha, couve crocante e queijo emmental: R$ 19 (receita do chef Guga Rocha)

Bebidas: água (R$ 4), refrigerante (R$ 6) e cerveja (R$ 8)

Serviço
Food Truck Beneficente – Chefs Especiais
Local: Sede do Instituto Chefs Especiais
Endereço: Rua Catanduva, 132 – Pacaembu
São Paulo/SP (a 400 metros do metrô Clínicas)
Data: 2 de abril de 2016 (sábado)
Horário: 12h às 20h
Entrada gratuita

Truckvan
Leandro Siqueira 
leandrosiqueira@truckvan.com.br
(11) 2086-5555 / (11) 974-587-795 (Vivo)

quinta-feira, 24 de março de 2016

SAMSUNG É HOMENAGEADA PELO ROYAL NATIONAL INSTITUTE OF BLIND PEOPLE NO REINO UNIDO.

A Samsung Electronics recebeu o reconhecimento do Royal National Institute of Blind People (RNIB), instituição que atende pessoas com deficiência visual no Reino Unido, pelo excepcional progresso em tecnologia acessível das TVs Samsung 2015. O "Inclusive Society Award", prestigioso prêmio de inclusão social do RNIB, recompensa os parceiros por inovações tecnológicas que permitem que deficientes visuais adquiram mais independência.

A Samsung trabalha em estreita cooperação com o RNIB desde 2012 para a realização de testes e análises de produto visando facilidade de uso e acessibilidade, sobretudo para proporcionar uma melhor experiência às pessoas com deficiência visual.

A iniciativa da Samsung de progredir constantemente a tecnologia de suas TVs com funcionalidades avançadas e, ao mesmo tempo, intuitivas, e com novas ferramentas de acessibilidade, possibilita oferecer uma melhor experiência de uso a todos os consumidores das TVs. A Samsung oferece funções projetadas especialmente para usuários com deficiência visual, incluindo orientação por voz com texto para fala e interface de usuário de alto contraste.

Neil Heslop , diretor do RNIB Solutions demonstra as funções de acessibilidade do Samsung Smart TV.

O recurso de orientação por voz da Samsung facilita o uso das diversas funções da TV para pessoas com deficiência visual, com operações cotidianas como troca de canais, descrição dos programas exibidos no Guia Eletrônico de Programas (EPG), configurações, busca na web e outras etapas que normalmente são apenas mostradas na tela.

Os usuários com deficiências visuais podem interagir mais facilmente com a TV usando conversação por voz para gerenciar aplicativos, gravar programas que ainda serão exibidos e solicitar informações, como os horários dos próximos programas. A interface gráfica do usuário nas TVs Samsung oferece maior legibilidade com níveis de alto contraste e melhor qualidade de imagem.

“A nossa organização oferece recursos e informações que melhoram a vida das pessoas com deficiência visual”, afirma Neil Heslop, diretor de Soluções do RNIB. “A Samsung firmou parceria conosco para aprimorar, a cada ano, a experiência de assistir à TV, e nós estamos reconhecendo as contribuições da empresa com este prêmio”.

e/d: Neil Heslop , Steve Park, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa da Samsung Electronics Reino Unido (SRUK); e Robin Spinks , gerente Executivo de Acessibilidade Digital do RNIB.

“A Samsung reconhece a importância de que todos os usuários tenham uma experiência fácil e harmoniosa, independentemente de suas capacidades físicas”, afirma Steve Park. “Com os nossos produtos, buscamos alcançar mais acessibilidade no mercado atual, e é uma honra para nós o reconhecimento do RNIB. Continuaremos a colaborar com os nossos parceiros para aprimorar as ofertas de tecnologia e acessibilidade em todos os nossos produtos e serviços”, completou.

Desde a implementação das primeiras interações de orientação por voz e da interface de usuário de alto contraste, a Samsung continua melhorando a funcionalidade a cada ano. Mais recentemente, os recursos de acessibilidade da Smart TV Samsung 2016 receberam o reconhecimento da CES. O último modelo de TV recebeu o prêmio Best of Innovation Award 2016, concedido pela CES para as maiores inovações, na categoria Tecnologia Acessível, pelo segundo ano consecutivo.

Recentemente Samsung lançou uma página dedicada à acessibilidade www.samsung.com/uk/accessibility/main.html, que informa aos usuários sobre as funções disponíveis em todos os produtos da marca.

Visite: www.samsung.com.

MSLGroup
Fabiano Oliveira
Guilherme Galvão
João França
samsung@mslgroup.com
+55 11 3169.9371