terça-feira, 7 de maio de 2024

BMW 530e COMPLETA FAMÍLIA DO NOVO SÉRIE 5 COM MOTORIZAÇÃO HÍBRIDA PLUG-IN E MUITA TECNOLOGIA

Anunciada no fim de fevereiro, a nova geração do BMW Série 5 chegou ao Brasil reforçando o conceito 'Technology Openness' de oferecer todas as possibilidades de sistema de propulsão para seus clientes. Após o lançamento do BMW i5, chegou a vez do BMW 530e chegar ao Brasil. Híbrida plug-in, a nova versão do sedã executivo mais desejado do mundo chega ao país em uma geração completamente nova, repleta de tecnologias e novidades.

Um dos carros mais econômicos do Brasil, o novo BMW 530e mantém o DNA do Puro Prazer de Dirigir, mas com um visual moderno, destacando a elegância e esportividade do modelo. Suas dimensões são as mesmas do BMW i5: comprimento de 5,06 m, 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e entre eixos de 2,99 m.

Visualmente, o modelo é similar ao BMW i5 e vem equipado de série com o pacote de design M Sport, reforçando a identidade da marca. Na dianteira, a principal diferença está na grade, que ganha acabamento em aço escovado no seu contorno, como também o BMW Iconic Glow, que ilumina a área. Elementos em LED no interior dos faróis, dispostos quase verticalmente, servem como indicadores de direção e luzes de direção diurna. As rodas são de 20 polegadas.

Por dentro, o cockpit do novo BMW 530e segue o design adotado na versão i5, com um número significativamente menor de botões em comparação com o modelo anterior. Com design clean e futurista, o conceito Shy Tech possibilita controlar as funções do carro por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.

O painel de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo BMW Curved Display, uma incrível tela curva composta por uma tela de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema torna a condução muito mais agradável. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto sem fio.

Reforçando o conceito 'Technology Openness' aplicado pela BMW no Brasil de oferecer todas as possibilidades de sistema de propulsão para seus clientes, o novo BMW 530e chega para completar a oferta do BMW Série 5. Há o BMW i5 com motorização 100% elétrica e, agora, o 530e, que une o motor a combustão com uma unidade elétrica, resultando em um híbrido plug-in.

O modelo é equipado com um motor a gasolina de quatro cilindros em linha de 2.0 litros com tecnologia BMW TwinPower Turbo e, juntamente com a unidade de acionamento elétrico altamente integrada, gera uma potência máxima 299 cv. Com um torque máximo de 450 Nm, o novo BMW 530e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h e até 140 km/h no modo totalmente elétrico. De acordo com o Inmetro, o BMW 530e tem um consumo de combustível equivalente no modo elétrico de 26,9 km/l na cidade e 28,6 km/l na estrada, uma média combinada de 27,3 km/l. O consumo energético do modelo é de 0,73 MJ/km, um dos mais eficientes do país.

Localizada na parte inferior da carroceria, a bateria do BMW 530e, agora maior em comparação com as gerações anteriores, tem capacidade energética utilizável de 19,4 kWh e o dobro de potência carregamento suportando 7,4 kW nos carregadores de corrente alternada. O lançamento receberá dois carregadores de alta potência, sendo um carregador portátil, o Flex Charger, de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW para garantir a melhor experiência de recarga em casa e em viagens. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW. De acordo com o ciclo PBEV, o BMW 530e tem alcance de até 61 quilômetros em modo 100% elétrico.

Assim como no BMW i5, o BMW 530e é recheado de tecnologias e equipado com os mais recentes assistentes de direção do BMW Group. O modelo vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como o controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant, que são capazes de manter o carro na estrada com extrema precisão sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda de congestionamentos.

Com o Parking Assistant Professional, o 530e estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras ou ainda com o Remote Control Parking por meio do aplicativo My BMW, você pode sair do veículo confortavelmente antes de estacioná-lo na vaga desejada e com um simples clique no aplicativo, o veículo é estacionado de forma fácil e remota na vaga de estacionamento. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Há ainda o Digital Key Plus, sistema de chave virtual, compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy, que dispensam a chave física e facilitam o acesso ao carro exclusivamente com o celular, a Digital Key Plus ainda pode ser compartilhada com até 5 pessoas de forma remota, permitindo uma enorme flexibilidade. O sistema de som do novo BMW 530e é assinado pela Harman Kardon e tem 205 watts de potência em 12 alto-falantes espalhados pela cabine.

Equipado com o Intelligent Personal Assistant (IPA), o 530e ganhou skills para interagir de forma ainda mais natural com seus ocupantes, já que o sistema permite interação, por voz, com o próprio carro de forma natural para ativar diversas funções do veículo, como por exemplo, o controle de temperatura, as luzes, a mídia, modos de experiência e abertura de janelas, transformando o ambiente do interior de acordo com o humor do proprietário, tudo por voz. Além do Intelligent Personal Assistant (IPA), o modelo conta com a Alexa, que permite a interação com um segundo assistente pessoal de voz dentro do veículo, possibilitando automação residencial e interações únicas de uma Alexa externa com o carro.

O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro, e ainda é possível acionar o 3D View. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).

O novo BMW 530e chega ao Brasil em 10 opções de cores (Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire) e quatro opções de acabamento interno Veganza (Preto/Preto, Expresso Brown/Preto, Smoke White/Preto e Burgundy/Preto). Todas as unidades chegam ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.

BMW do Brasil
Jeffrey Group

VEÍCULOS ELÉTRICOS: LECAR INICIA APROXIMAÇÃO COM O CPQD DE CAMPINAS.

Objetivo da parceria é impulsionar a mobilidade sustentável no Brasil

Prover uma mobilidade cada vez mais sustentável. Essa é uma das grandes metas do setor automotivo, que já conta com grandes iniciativas sendo tomadas neste sentido. É frente a essa missão que a LECAR, montadora de carros elétricos nacional, acaba de iniciar sua aproximação com o CPQD de Campinas/SP, um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina com foco na inovação e tecnologias da informação e comunicação (TIC). A colaboração visa o avanço das tecnologias essenciais para um futuro mais verde e conectado no Brasil.

Referência tecnológica no país, o CPQD é uma organização privada com mais de 40 anos no mercado, integrando hoje o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. Seus serviços incluem o desenvolvimento de tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado – todos, resultados do seu programa de PD&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada.

Diante deste tamanho compromisso, a parceria veio ao encontro do propósito da LECAR. “Fiquei impressionado com as instalações da organização, seus equipamentos de última geração e qualidade dos profissionais. Estamos confiantes que a colaboração com o CPQD será frutífera, impulsionando o desenvolvimento de novos projetos e inovações que serão cruciais para nós”, ressalta Flávio Figueiredo Assis, fundador da montadora.

Os representantes do CPQD também se mostraram otimistas com a parceria. “Temos as ferramentas e a expertise necessárias para apoiar a revitalização da indústria automobilística nacional, contribuindo, assim, para que o Brasil mantenha sua competitividade no cenário tecnológico global. Com a LECAR, estamos otimistas de que traçaremos uma trajetória de muita prosperidade”, destaca Raul Fernando Beck, gerente de Soluções de Energia do CPQD.

A meta, com essa aproximação, é que as soluções do CPQD possam ser utilizadas nos projetos desenvolvidos pela LECAR, apoiando o ressurgimento da indústria automobilística nacional e contribuindo com novas tecnologias e inovações no setor. “Nossa principal missão é não deixar o Brasil em desvantagem tecnológica no cenário global. Essa união trará ainda mais forças para que, juntos, possamos destravar o potencial inovador do Brasil e conquistar resultados cada vez melhores”, finaliza Assis.

A Lecar S/A Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos é a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A equipe de engenharia desenvolveu um automóvel 100% elétrico com design, envolvimento e energia totalmente projetado por brasileiros e para brasileiros. O Lecar Model 459 deve ser lançado em dezembro de 2024. Clique aqui e saiba mais sobre a Lecar.

Lecar
InformaMidia

KIA EV9 VENCE PRÊMIO RED DOT ‘‘BEST OF THE BEST”

O Kia EV9 foi eleito o 'Melhor dos Melhores' na categoria ‘Carros e Motos’ do prêmio Red Dot: Design de Produto 2024. A competição global de design reconheceu a contribuição que a Kia, enquanto marca, e o EV9 em particular, ofereceu para estabelecer padrões excepcionais de inovação em design.

O prêmio Red Dot 'Best of the Best', atribuído apenas aos designs mais pioneiros, valida ainda mais o sucesso da equipe de design da Kia na criação do EV9, o primeiro SUV elétrico topo de linha da marca.

"Com o EV9, criamos um EV com um caráter de SUV arrojado e autêntico que ultrapassa os limites, não só de design, mas também de usabilidade, conectividade e responsabilidade ambiental. Receber o prêmio de design Red Dot 'Best of the Best' é imensamente gratificante, não apenas para a equipe de design da Kia, mas também para todos os nossos colegas globais, e representa nosso esforço contínuo para trazer soluções inovadoras e inspiradoras", disse Karim Habib, vice-presidente executivo e chefe de design global da Kia.

"O prêmio é o reconhecimento do poder inspirador da filosofia de design da Kia, 'Opostos Unidos', que nos guiou em todas as fases do desenvolvimento do EV9. Reforçando a forte identidade de design da Kia, 'Opostos Unidos' inspira-nos continuamente a criar produtos que são relevantes e significativos, e impactam positivamente na vida dos nossos clientes."

O EV9 representa a essência da filosofia de design da Kia "Opostos Unidos", apresentando uma combinação harmoniosa de design futurista, tecnologia altamente avançada e valores sustentáveis. Aproveitando a tensão criativa gerada pelos valores divergentes da natureza e da modernidade para entregar um todo harmonioso, 'Opostos Unidos' fornece aos designers da Kia uma estrutura através da qual fundem uma combinação única de formas elegantes e esculturais e uma geometria segura e assertiva, proporcionando uma estética surpreendentemente contemporânea, mas graciosa.

O exterior do EV9 irradia confiança, clareza e serenidade através de sua postura ereta, linhas definidas e superfícies lisas. Recursos exclusivos de assinatura, como o Digital Tiger Face, a grade de iluminação digital padrão e os faróis verticais acentuam ainda mais o design e conferem ao veículo um apelo visionário e futurista.

O EV9 também representa o compromisso estratégico da Kia em tornar-se líder em mobilidade sustentável. Quando foi lançado em 2023, o SUV carro-chefe da Kia foi o primeiro modelo a adotar a Estratégia de Sustentabilidade em Design em três etapas da marca, iniciada para eliminar gradualmente o uso de couro de origem animal, aplicar dez itens sustentáveis "obrigatórios" a todos os novos modelos da Kia e se comprometer com pesquisas contínuas sobre o desenvolvimento de materiais naturais e de base biológica.

O prêmio Red Dot Design é um dos selos de qualidade de design mais cobiçados. Todos os anos, um júri de especialistas internacionais examina as propostas quanto à qualidade de design e o grau de inovação. Este ano, o júri reconheceu a influência criativa da filosofia de design da Kia "Opostos Unidos", destacando o design exterior bem-sucedido do EV9, o caráter contemporâneo e as fortes linhas clássicas.

A cerimônia do prêmio Red Dot Design acontecerá no dia 24 de junho de 2024, no Teatro Aalto, em Essen, Alemanha. A apresentação do Red Dot Design 'Best of the Best' representará o 29º sucesso da Kia na cerimônia de premiação mundialmente aclamada desde 2009. Este sucesso vem seguido do recente prêmio no iF Design Awards de 2024, onde o EV9 recebeu o prestigiado prêmio 'Ouro'.

Desde o seu lançamento em 2023, os valores de design e o apelo ao cliente do Kia EV9 foram aclamados pela crítica em várias ocasiões. No início deste ano, o SUV carro-chefe da Kia alcançou duplo sucesso no World Car Awards 2024, como o vencedor geral ('World Car of the Year') e o melhor veículo elétrico ('World Electric Vehicle'). Outros prêmios incluem: 'Carro Mundial Feminino do Ano 2024', 'Carro de Luxo Alemão do Ano 2024', 'Volante de Ouro 2023' (categoria Carros Familiares), TopGear.com 'Carro Familiar do Ano 2023', bem como os títulos de 'Carro do Ano 2024 do Reino Unido' e 'Veículo Utilitário Norte-Americano do Ano 2024'.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

SCOOTER FEST, EDIÇÃO ESPECIAL SÃO PAULO, NO GARAGEM 55 MOOCA.

O Scooter Fest, reconhecido nacionalmente como o maior encontro de proprietários e grupos de scooters, anuncia uma edição especial em São Paulo, o “Garagem Day”, evento que ocorrerá no dia 19 de maio, das 10h às 17h, no Garagem 55 Mooca - espaço de exposição, gastronomia e entretenimento.

A escolha de São Paulo como palco para a edição especial do Scooter Fest em 2024 reflete uma expansão inclusiva deste evento. Historicamente, Socorro tem sido a casa do Scooter Fest, acolhendo entusiastas em um ambiente que celebra o espírito livre e aventureiro das scooters. No entanto, reconhecendo uma demanda crescente por parte dos proprietários de scooters de baixa cilindrada, que encontravam dificuldades em participar das edições anteriores em Socorro, a organização decidiu criar uma edição especial em São Paulo. Esta cidade, com sua vasta infraestrutura e acessibilidade, permite que uma gama mais ampla de entusiastas se reúna, compartilhe experiências e celebre sua paixão, garantindo que ninguém fique de fora.

O local escolhido é um convite para os entusiastas das scooters mergulharem em um ambiente onde a paixão pelo universo das duas rodas se encontra com o lazer e a interação social.

Eduardo Gilli, o idealizador e organizador do evento, explica: “A região metropolitana de São Paulo representa quase 30% do mercado consumidor brasileiro de scooters emplacadas e concentra a maior quantidade de concessionárias em uma única região. Por tudo que SP representa e pela sua importância no universo das duas rodas, o Scooter Fest edição especial não poderia ser em outra cidade.”

Entre as atrações do encontro a presença da Ruby Fofa, a cachorrinha sensação do TikTok, reconhecida por suas aventuras nas entregas delivery de motos ao lado de seu tutor Miguel. A programação também inclui expositores, espaço para podcast, apresentação musical da Banda Animaniacos e Cover do Mamonas Assassinas.

O evento promete ser uma experiência única e inesquecível. “Nesta edição teremos “NetFun”, uma atividade interativa que substitui o tradicional networking. Os participantes poderão compartilhar experiências e informações valiosas sobre scooters em um ambiente descontraído e divertido”, afirma Eduardo Gilli, CEO da agência E50LM, organizadora do encontro.

O Garagem 55 oferece uma combinação de experiência única para todas as idades e gostos. Com mais de 12.000 m 2, o local conta com restaurante a la carte e churrasco fogo de chão para o almoço, restaurante com opções de lanches, porções e petiscos. Para beber drinks especiais, cerveja, chopp, refrigerantes e sucos.

Há ainda espaço de exposição de carros antigos e exóticos, motos, museu de bicicleta, espaço kids com jump trampolim, brinquedão, jogos eletrônicos e mais de 40 atrações. Para a garotada pista de boliche e carrinho bate bate.

Essa edição especial não substitui, mas complementa a tradicional celebração em Socorro, previsto para acontecer de 09 a 11de agosto de 2024. O evento em Socorro continua a ser um pilar central do Scooter Fest, promovendo a cultura das scooters dentro de um cenário que muitos participantes já conhecem e amam. São Paulo, portanto, representa não apenas uma alternativa, mas uma extensão do espírito do evento, reforçando o compromisso em atender às necessidades de todos os membros da comunidade de scooters. Ambas as edições são fundamentais para cultivar e expandir a comunidade, proporcionando diferentes experiências em locais distintos, cada um com seu próprio charme e possibilidades, enfatiza Gilli.

O Scooter Fest é uma oportunidade de criar conexões duradouras, se divertir e também contribuir para uma causa nobre, durante o evento haverá arrecadação de ração, medicamentos ou itens de higiene para animais. As doações serão entregues para ONG's e instituições locais, pela primeira-dama da cidade de São Paulo, Regina Nunes.

Serviço
Scooter Fest - Garage Day
19 de maio de 2024 - domingo - das 10h às 17h 
Garagem 55 Mooca
Rua: Borges de Figueiredo - 1098
Mooca - São Paulo - SP 
Instagram: @scooter.fest
Clique aqui para mais informações e compra de ingressos.

VGCOM

FPT INDUSTRIAL AMPLIA SUA LINHA DE MOTORES PARA GERAÇÃO DE ENERGIA

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de powertrain de baixo impacto ambiental, está expandindo sua já ampla linha de motores para geração de energia com o lançamento do novo G-Drive R24, de 4 cilindros.

Com apresentação programada ao lado do modelo C13 para a Middle East Energy, em Dubai, exposição de energia mais abrangente da África e Oriente Médio, cancelada devido ao clima excepcionalmente severo, o novo G-Drive R24 oferece uma solução eficiente para todas as aplicações de emergência e de energia primária na faixa de 20 a 40 kVA.

Com mais de 30.000 unidades vendidas por ano em todo o mundo, a FPT Industrial é líder no segmento de motores para geração de energia. Sua linha ampliada, com cilindrada de 2,4 a 16 litros, está em conformidade com os padrões mundiais de emissões, garantindo o desempenho ideal em diversas aplicações. De aplicações estacionárias a aplicações móveis para a geração de energia primária, os motores da FPT Industrial atendem a uma ampla gama de necessidades de geração de energia, proporcionando sempre segurança energética em todos os ambientes e situações.

Dando continuidade ao roteiro para conseguir a neutralidade de carbono em seus eventos, a FPT Industrial calculará sua pegada de carbono total, levando em consideração o transporte de materiais, mercadorias e pessoas, o consumo de energia, a montagem e a desmontagem, para citar apenas alguns dos fatores que geram emissões de CO2 e, apesar do cancelamento da exposição, compensará essas emissões por meio da compra de certificados de créditos de carbono. 

Apesar do cancelamento da exposição, em 16 de abril, a FPT Industrial pôde, como única patrocinadora, receber clientes e convidados no Energy Meet 2024, um evento de relacionamento organizado pela Generazione Distribuita, a Associação Italiana de Fabricantes e Distribuidores de Motores, Componentes e Grupos Geradores.

Novo R24 – Alto desempenho em um formato compacto

O R24 é o novo motor de baixa cilindrada da FPT Industrial no campo de geração de energia. Ele é montado como um G-Drive compacto de quatro cilindros, completo com motor, radiador e filtro de ar para uso em espaços limitados. O acesso por um único lado facilita e acelera as atividades de manutenção.

Equipado com uma bomba mecânica simples e confiável, a plataforma do motor R24 está disponível em modelos de aspiração natural e turboalimentados, com potências de 20 kVA a 40 kVA.

O novo R24 oferece excelente resposta de carga transitória para qualquer aplicação stand-by ou prime. A flexibilidade de alternar entre 50 Hz e 60 Hz oferece aos clientes uma gestão eficiente do inventário.

Especificações técnicas do R24
Cilindrada (l): 2,4
Disposição dos cilindros: 4, em linha
Potência Prime máxima do grupo gerador: 38 kVA @ 50 Hz
Potência Stand-by máxima do grupo gerador: 42 kVA @ 50 Hz
Padrão de emissões: Não regulamentado / Stage III A

C13 - Projetado para uso em serviços pesados e condições ambientais adversas

O Cursor 13 é a solução ideal quando o máximo de potência e a compactação excepcional são fundamentais. Ele utiliza um sistema Common Rail para serviço pesado, com desempenho elevado, excelente resposta de carga transitória e eficiência de combustível otimizada para aplicações de geração de energia, tanto para os mercados não regulamentados como para os de Stage V / Tier 4F.

Projetado para fornecer uma fonte de energia confiável nas condições e ambientes operacionais mais severos, o C13 pode ser alternado entre 50 Hz e 60 Hz para atender a todas as necessidades dos clientes.

Ele apresenta os melhores custos operacionais da categoria graças ao intervalo de serviço de 600 horas.

Graças ao pacote de refrigeração e ao filtro de ar instalados, o layout do G-Drive é a solução da FPT para chegada rápida ao mercado.

Especificações técnicas do C13
Cilindrada (l): 12,9
Disposição dos cilindros: 6, em linha
Potência Prime máxima do grupo gerador: 500 kVA @ 50 Hz
Potência Stand-by máxima do grupo gerador: 545 kVA @ 50 Hz
Padrão de emissões: Não regulamentado

Uma conexão direta com seu Motor FPT

Desenvolvido para levar digitalização e conectividade aos clientes, permitindo que eles tenham informações importantes na ponta dos dedos, além de suporte rápido, eficiente e personalizado, o aplicativo MyFPT fornece suporte e informações sobre o motor por meio do smartphone. Basta conectar o dongle plug-and-play da FPT Industrial à porta de diagnóstico da máquina e, em seguida, parear o aplicativo MyFPT via Bluetooth e o status ao vivo de cada um de seus motores estará imediatamente disponível.

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Para mais informações, visite o site FPT.

FPT Industrial

PORTO ITAPOÁ (SC) BATE RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO EM ABRIL

Em abril de 2024, o Porto Itapoá bateu vários recordes em sua operação. A movimentação geral atingiu 107.475 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), ultrapassando o recorde anterior do Terminal, de 106.565 TEUs, atingido em outubro de 2023.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Felipe Fioravanti Kaufmann, os números confirmam a crescente importância do Terminal como opção logística para o mercado. "Fomos o terminal privado que mais cresceu em todo o país por dois anos seguidos e hoje correspondemos a um share de mercado de cerca de 8,5%", analisa.

"Em 2023, atingimos diversos números importantes, como a superação do marco de 1 milhão de TEUs movimentados em um único ano. Entretanto, é importante lembra que foi um ano muito desafiador para todo o segmento e o Porto Itapoá consolidou sua posição como referência portuária regional, tendo se preparado para tal através de pesados investimentos em sua infraestrutura", ressalta Kaufmann.

Abril também teve números importantes na importação de cargas gerais ficou em 35.692 TEUs, atrás apenas de janeiro deste ano, quando foram movimentados 36.951 TEUs, enquanto a exportação de cargas gerais foi de 17.317 TEUs, menor somente do que dezembro do ano passado, quando o Terminal movimentou mais de 18.891 TEUs.

Cargas congeladas e refrigeradas

O Porto Itapoá também registrou um recorde de 12.460 TEUs na exportação de cargas congeladas e refrigeradas, superando os 10.839 TEUs de dezembro de 2023. O número é um importante indicador para a economia regional e reforça as excelentes condições operacionais oferecidas pelo Terminal a esta importante cadeia produtiva, segundo o Kaufmann.

"Santa Catarina e Paraná são grandes exportadores de cargas refrigeradas e congeladas, sobretudo a proteína animal", explica o diretor.

Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Porto Itapoá
Logos Conexão e Conteúdo

segunda-feira, 6 de maio de 2024

GEBRÜDER WEISS E RAIL CARGO GROUP CELEBRAM TRÊS DÉCADAS DE COLABORAÇÃO

A empresa internacional de transporte e logística Gebrüder Weiss e o ÖBB Rail Cargo Group trabalham juntas há três décadas. Para comemorar, Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss; e Christoph Grasl, membro do conselho de administração do ÖBB Rail Cargo Group; celebraram junto com vários convidados na Estação Central de Viena, nesta segunda-feira, 6 de maio. Foi durante o cerimonial de batismo e comissionamento da locomotiva Taurus, projetada conjuntamente, e que recebeu o nome de "Europa". A locomotiva de aniversário vai operar em rotas pela Europa Central.

e/d: Wolfram Senger-Weiss e Christoph Grasl "batizaram" a locomotiva comemorativa, na Estação Central de Viena. Foto: Gebrüder Weiss/Jager.

Longa tradição no transporte ferroviário de mercadorias

"A Gebrüder Weiss foi uma das pioneiras do transporte ferroviário de mercadorias na Áustria há mais de 170 anos", explicou Wolfram Senger-Weiss. “Muito antes dos caminhões assumirem a maior parte do transporte de mercadorias, o transporte ferroviário fazia parte do nosso negócio principal”, enfatizou aos convidados presentes ao evento.

Começando com pequenos transportes entre Lindau e Munique em 1853, a Gebrüder Weiss expandiu continuamente os seus serviços de transporte ferroviário de mercadorias ao longo dos 170 anos seguintes. Um exemplo é a subsidiária GW Rail Cargo. Com sede em Maria Lanzendorf, perto de Viena, a empresa organiza transportes ferroviários em toda a Europa para empresas internacionais. Todos os anos, até 1,5 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas em cerca de 1.000 comboios-bloco para destinatários na Europa Central. Os produtos incluem óleo mineral, produtos químicos, gases, produtos agrícolas e aço.

Orange Combi Cargo: uma história de parceria de sucesso

Um marco na parceria com o Rail Cargo Group é o Orange Combi Cargo (OCC), um trem bloco que circula diariamente há 16 anos entre Viena, Wels, Hall iT e Bludenz. Fornece uma solução de transporte estável e amiga do ambiente dentro da Áustria, transportando alimentos e bebidas, produtos de drogarias e materiais de construção, entre outros. Substitui aproximadamente 60 viagens de caminhão por dia, evitando cerca de 9 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

"A Orange Combi Cargo é um excelente exemplo da nossa cooperação. Graças ao OCC, transferimos mais de 240.000 viagens de camião da estrada para o comboio desde 2008", resume Christoph Grasl, membro do conselho de administração do ÖBB Rail Cargo Group. “Cada tonelada que transportamos por trem com a Gebrüder Weiss, beneficiamos o meio ambiente.”

Trabalhar em conjunto para um transporte de mercadorias respeitador do clima

Uma parte significativa do transporte ferroviário consiste em tráfego de trânsito, especialmente entre portos ocidentais como Rotterdam e Hamburgo, por um lado, e os portos do Adriático, por outro. Redes estáveis ​​e parcerias como a do Rail Cargo Group são essenciais para a Gebrüder Weiss transferir operações para o transporte ferroviário.

Rail Cargo Group: a divisão de transporte de carga da ÖBB - Como fornecedor líder de logística ferroviária na Europa, moldamos a indústria. 365 dias por ano – 24 horas por dia. Em toda a Europa e na Ásia. Com presença em 18 países, a empresa conecta pessoas, empresas e mercados – do primeiro ao último quilômetro. É graças aos nossos 5.912 profissionais de logística que 419.000 trens por ano, respectivamente 1.150 por dia, chegam sãos e salvos aos seus destinos. Com os nossos serviços logísticos eficientes de ponta a ponta, transportamos mais de 78 milhões de toneladas líquidas de carga todos os anos. A gestão operacional do Rail Cargo Group cabe à Rail Cargo Austria AG.

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma fornecedora de serviços logísticos completos com operação global, com cerca de 8.600 funcionários em 180 instalações próprias.  A empresa gerou receitas de 2,47 bilhões de euros em 2023. O seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de abastecimento. Os pontos fortes duplos da competência digital e física permitem à Gebrüder Weiss responder de forma rápida e flexível às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milénio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, económicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas empresariais sustentáveis. Clique aqui e saiba mais sobre a Gebrüder Weiss.

Gebrüder Weiss

PORSCHE PENSKE MOTORSPORT ANUNCIA A EQUIPE DE PILOTOS PARA AS 24 HORAS DE LE MANS


A Porsche Penske Motorsport finalizou a montagem da sua equipe de pilotos para as 24 Horas de Le Mans deste ano. O francês Mathieu Jaminet dividirá o volante do terceiro carro Porsche 963 com seus colegas pilotos de fábrica, Felipe Nasr do Brasil e Nick Tandy da Grã-Bretanha. Este mesmo trio comandou o veículo de número 75 no ano passado e em algumas ocasiões liderou a clássica corrida de longa distância em seu centésimo aniversário. Os outros dois carros são conduzidos pela equipe regular do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), com o americano Dane Cameron de prontidão como piloto reserva.

Jaminet, Nasr e Tandy estão bem familiarizados com o Porsche 963. Todos os três pilotos de fábrica fazem parte da equipe permanente da Porsche Penske Motorsport no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar desde o início de 2023. Enquanto Tandy e Jaminet comemoraram duas vitórias no ano passado e lutaram pelo título até o final em Road Atlanta, Nasr fez parte do quarteto vencedor na abertura da temporada das 24 Horas de Daytona deste ano. Esta combinação de França, Brasil e Grã-Bretanha demonstrou sua habilidade juntos em Le Mans em junho de 2023. O carro No. 75, adornado com a decoração de aniversário em homenagem ao 75º aniversário da marca Porsche, liderou a corrida duas vezes por um total de quase 70 quilômetros.

Le Mans 2023: Mathieu Jaminet, Nick Tandy e Felipe Nasr.

"Ao inscrever o terceiro carro em Le Mans, queremos maximizar nossas chances de alcançar a possível 20ª vitória geral para a Porsche. Isso também significa que contamos com pilotos experientes e rápidos", explica Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport. "Nos últimos meses, Mathieu, Felipe e Nick impressionaram consistentemente com performances poderosas na série IMSA da América do Norte. Os três são uma aposta segura no Porsche 963. Estou certo de que estamos perfeitamente preparados para o destaque de junho. Queremos vencer - não pode haver outro objetivo para a Porsche!"

"Após anunciar a entrada de um terceiro carro em Le Mans, ainda tínhamos duas vagas de pilotos disponíveis. A decisão não foi fácil para nós, dada nossa equipe muito forte e igualmente habilidosa", afirma Urs Kuratle. O Diretor do programa de Motorsport de Fábrica LMDh acrescenta: "Um dos fatores decisivos foi ter experiência em Le Mans. Nick Tandy competiu lá onze vezes e venceu com a Porsche em 2015. Felipe Nasr tem quatro corridas em Sarthe em seu currículo. Além disso, o trio nos impressionou com voltas rápidas e grande trabalho em equipe durante sua campanha conjunta em Le Mans em 2023."

"Estou muito animado em voltar a Le Mans no carro número 4", comenta Felipe Nasr. "Vencer esta corrida ainda é um sonho de infância. Desde que me juntei à Porsche Penske Motorsport, estamos trabalhando para este objetivo todos os dias. Damos um grande passo à frente este ano otimizando nosso 963 e espero que possamos lutar pela vitória geral. O nível de preparação nos bastidores é enorme. É fantástico compartilhar o carro novamente com Nick e Mathieu. A competição é forte. É um ótimo momento para o nosso esporte em geral, com tantos fabricantes e equipes altamente profissionais competindo. Será uma experiência única para os fãs testemunharem a maior corrida de resistência do mundo."

Carros Porsche que disputarão as 24 Horas de Le Mans

Hypercar class (Porsche 963):

Porsche Penske Motorsport #4: Mathieu Jaminet (F) / Felipe Nasr (BR) / Nick Tandy (UK)

Porsche Penske Motorsport #5: Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DK) / Frédéric Makowiecki (F)

Porsche Penske Motorsport #6: Kévin Estre (F) / André Lotterer (D) / Laurens Vanthoor (B)

Hertz Team Jota #12: Will Stevens (UK) / Norman Nato (F) / Callum Ilott (UK)

Hertz Team Jota #38: Oliver Rasmussen (DK) / Phil Hanson (UK) / Jenson Button (UK)

Proton Competition #99: Neel Jani (CH) / Harry Tincknell (UK) / Julien Andlauer (F)

LMGT3 class (Porsche 911 GT3 R):

Manthey EMA #91: Yasser Shahin (AUS) / Morris Schuring (NL) / Richard Lietz (A)

Manthey Pure Rxcing #92: Alex Malykhin (UK) / Joel Sturm (D) / Klaus Bachler (A)

Porsche Brasil

ABEIFA: VENDAS DAS ASSOCIADAS CRESCE 8,4% EM ABRIL.

Porsche Macan Turbo

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 9.172 unidades, das quais 9.037 importadas e 135 veículos de produção nacional, anotaram em abril aumento em suas vendas de 8,4% ante março, quando foram comercializadas 8.463 unidades. Comparado a abril do ano passado,  o aumento é de 326,4%: 9.172 unidades contra 2.151 veículos.

Na importação, as 9.037 unidades vendidas significaram aumento de 8,5% ante as 8.332 unidades de março último e alta de 346,3% ante abril de 2023; enquanto na produção nacional – com 135 unidades –alta de vendas foi de 3,1% ante março último e também 7,1% ante abril de 2023.

No acumulado do primeiro quadrimestre, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma 30.062 unidades, 234,1% mais em relação aos primeiros quatro meses de 2023, quando foram emplacadas 8.997 unidades.

Destaque especial novamente para ao dados de emplacamento de veículos eletrificados no quadrimestre: os 26.979 veículos eletrificados emplacados  representam 90% do total de 30.062 unidades emplacadas pelas associadas Abeifa, o que correspondem a 52,6% de todos os veículos eletrificados emplacados no país no período.

Participações

Em abril último, com 9.172 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 4,4% do mercado total de autos e comerciais leves (208.078 unidades). Se consideradas somente as 9.037 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 4,34% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 135 veículos, significaram marketshare de 0,06%.

As 30.062 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre representam marketshare de 4,35% do total de 691.385 unidades do mercado interno brasileiro.

Números da Abeifa em abril

> Emplacamento por marcas

> Emplacamento por modelos importados

> Emplacamento por modelos de produção nacional

> Emplacamento dos veículos eletrificados

Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

GENERAL MOTORS ABRE CAMPO DE PROVAS PARA EXERCÍCIOS DE RESGATE DO CORPO DE BOMBEIROS

Socorristas da região de Campinas puderam realizar no CPCA atividades práticas de salvamento, aprender sobre carros elétricos e conhecer recursos do OnStar.

A General Motors abriu as portas do seu Campo de Provas para um treinamento prático de salvamento veicular com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).

Liderados pelo 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB) de Campinas, os militares tiveram à disposição veículos originais para praticar variadas técnicas de resgate, inclusive aquelas em que a carroceria precisa ser cortada para o acesso à vítima. Ao todo, nove modelos da Chevrolet foram dispostos simulando tipos de acidentes graves, como capotamento, tombamento e até veículos sobrepostos.

“É um grande privilégio realizar esses treinamentos com modelos de carros atuais e equipados com todas as peças, como os que rodam pelas vias locais. Isso é fundamental para aprimorarmos nossas técnicas de salvamento”, comenta o Capitão Mario Nascimento.

Os bombeiros também tiveram a oportunidade de conhecer as funções e utilidades do OnStar, serviço exclusivo da GM que, através de uma central de atendimento, é capaz de acionar as equipes de resgate em casos de acidente, mesmo que a pessoa esteja desacordada dentro do veículo. Isso é possível pois o carro conectado usa a internet para enviar um alerta com sua localização exata quando os airbags são deflagrados, por exemplo. 

“Demonstramos com exemplos práticos como o sistema de telemática avançado da GM é capaz de salvar vidas. Acidentes no qual o ocupante não consegue sair do veículo e está em lugar remoto, temos até a possibilidade de colocar as equipes de socorro em contato com a vítima pelo sistema do carro, auxiliando nas buscas e encurtando o tempo de resgate”, comenta Fernando Tabone, líder de serviços de emergência do OnStar.

A GM, é a empresa com a maior frota de veículos conectados ativos no Brasil, com mais de 500 mil veículos. Número que só cresce, já que aproximadamente 90% dos carros novos da Chevrolet saem de fábrica com o sistema OnStar de série.

Um dos pontos altos do treinamento no Campo de Provas foi o módulo sobre veículos elétricos, ministrado pelo time de Segurança Veicular da GM. Os especialistas apresentaram as particularidades estruturais e conceituais dessa categoria de automóvel, assim como os mecanismos de proteção. Por conta dessas diferenças, o procedimento de resgate envolvendo EVs tem algumas especificidades.

Foram sanadas muitas dúvidas dos socorristas através de demonstrações no próprio veículo elétrico, questões especialmente sobre o risco de choque e o comportamento das baterias em casos de acidente. Importante salientar que os EVs têm mecanismos de segurança e proteção que cortam automaticamente a corrente de energia com a deflagração dos airbags, em caso de curto-circuito, ou alguma outra inconformidade.

“O risco de incêndio em um carro elétrico é muito menor que em um veículo com motor a combustão interna, devido aos seus sistemas terem menor complexidade construtiva. Como o EV representa uma nova tecnologia, o assunto ainda gera muita curiosidade e cria-se mitos. Capacitar os times de socorristas neste aspecto é fundamental para expandir o conhecimento da tecnologia e tornar o trato dessas potenciais ocorrências mais efetivas, já que a frota de elétricos avança rapidamente”, destaca Daniel Rishter, gerente de Engenharia da General Motors.

Os Bombeiros Civis que atuam diariamente no CPCA puderam igualmente participar das simulações de resgate e extração juntamente com os instrutores especializados, aumentando a experiência e conhecendo novas técnicas de resgate.

Também conhecido pela sigla CPCA, o Campo de Provas da Cruz Alta fica em Indaiatuba-SP e é o maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul. Com uma área equivalente a 75% da cidade de São Caetano do Sul, o complexo da GM abriga sete laboratórios e 17 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil experimentos e onde são percorridos aproximadamente 6 milhões de quilômetros em testes.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site GM.

Fotos: Renato Callegari/GM Divulgação

General Motors América do Sul

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS EXPANDE ATENDIMENTO NA NICARÁGUA

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de renovar e ampliar sua estrutura de atendimento na Nicarágua. A Cemcol, importadora oficial VWCO desde 2021, oferece aos frotistas mais uma solução para as atividades de compra e manutenção de seus veículos. As novas instalações contam com maior capacidade de atendimento simultâneo, aumentando a proximidade com o cliente e garantindo uma rápida e eficiente resposta às suas necessidades, tanto em assessoria como em serviços e peças de reposição.

Sediada na capital Manágua, a nova estrutura representa uma iniciativa importante para a estratégia de internacionalização da VWCO. "Buscamos oferecer mais ferramentas ao mercado, sempre com foco no atendimento dedicado e de alta qualidade, à altura dos padrões da marca. Acreditamos que, juntos, podemos oferecer melhores soluções de transporte para a região", comenta Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A Cemcol também atua como representante da VWCO em Honduras, onde conta com duas concessionárias. Com grandes resultados atingidos, o importador agora investe para conquistar o mesmo sucesso na Nicarágua.

"Desde a venda da primeira unidade, a marca VWCO foi representada com seriedade e com o respeito que o cliente merece, por isso temos grandes expectativas nesta parceria com a Cemcol. Nossos veículos oferecem tecnologia, robustez, economia e inovação. Aliadas à tradição e ousadia da marca, temos potencial para levar o negócio de transporte para o próximo nível no país", explica Alberto Borges, supervisor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE AJUDAR NA MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA

Imagem: Divulgação Altair

Especialistas da FEI comentam como a Inteligência Artificial está revolucionando a forma como nos movemos pelas cidades

Com o aumento da urbanização e a crescente demanda por soluções eficientes de mobilidade, a integração da Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado fundamental para otimizar o transporte público, as vias para automóveis e até mesmo o planejamento urbano. Especialistas da FEI (Fundação Educacional Inaciana) destacam que a IA está revolucionando a forma como projetamos e construímos vias para automóveis, além da detecção de danos nas vias. Outras melhorias a serem consideradas são no gerenciamento de fluxo de automóveis e gerenciamento do transporte público.

"Utilizando ferramentas computacionais avançadas, como as empregadas no 7º Ciclo de Civil na FEI, é possível extrair relatórios detalhados que orientam a definição de critérios de segurança. Essa abordagem permite identificar potenciais pontos de risco, como áreas propensas à aquaplanagem, e intervir de forma proativa, garantindo a segurança dos usuários", destaca Fernando Ribeiro, professor de Engenharia Civil da FEI.

Além disso, a IA desempenha um papel crucial na detecção de danos nas vias e na otimização do transporte público em tempo real. "Streams de dados fornecem insights valiosos sobre o fluxo de mobilidade dos passageiros, permitindo que controladores de tráfego tomem decisões ágeis e precisas", destaca o Prof. Ribeiro.

A coordenadora de Ciência da Computação da FEI, professora Leila Bergamasco, ressalta o impacto da IA na melhoria do fluxo de veículos e no gerenciamento do transporte público. "Algoritmos inteligentes analisam dados em tempo real, ajustando semáforos e sugerindo rotas alternativas para reduzir congestionamentos e tempo de viagem", afirma. Projetos como o sistema de gerenciamento de tráfego da FEI demonstram como a IA pode ser aplicada com sucesso para tornar as cidades mais eficientes e sustentáveis.

Olhando para o futuro, ambos os professores concordam que a IA continuará a impulsionar avanços significativos na mobilidade urbana. "A acessibilidade é um dos principais desafios, e a IA pode desempenhar um papel fundamental na criação de cidades mais inclusivas e acessíveis para todos", sugere a Prof. Bergamasco. Além disso, novas tecnologias e projetos inovadores, como os mencionados pelos professores, prometem transformar ainda mais a forma como nos deslocamos nas cidades do futuro. Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, a colaboração entre especialistas em engenharia civil, ciência da computação e outras áreas é essencial para aproveitar todo o potencial da IA na melhoria da mobilidade urbana.

FEI

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

FEI
CDI Comunicação

REINVENTANDO O TURISMO: COMO A DIFERENCIAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO PODEM TRANSFORMAR NEGÓCIOS.

No vasto e competitivo mercado do turismo, destacar-se não é apenas uma vantagem, é uma necessidade.

"Em um mundo onde os consumidores são bombardeados, diariamente, com inúmeras opções, criar uma experiência única e um posicionamento claro pode ser o diferencial que não só atrai, mas também retém clientes". Essa é uma das premissas que destaca Joana Guterres (foto) – especialista em Marketing Estratégico. Para a sócia fundadora da empresa JG Marketing Estratégico algumas estratégias de marketing de diferenciação são fundamentais e têm o poder de ajudar empresas de turismo a se destacarem eficazmente da concorrência. 

Ela cita, pelo menos, cinco estratégias de Marketing de Diferenciação:

Foco na Experiência Personalizada

A personalização é a chave para capturar o coração e a mente dos viajantes modernos. Em vez de oferecer pacotes genéricos, as empresas de turismo devem se esforçar para entender as preferências e interesses específicos de diferentes "tribos" de clientes. Essa abordagem não só enriquece a experiência do cliente, mas também fortalece o valor percebido de sua oferta.

Construindo uma Identidade Forte

Uma identidade de marca forte e clara é crucial. Isso envolve ter uma missão bem definida, uma visão inspiradora e valores que ressoem tanto internamente quanto externamente. Esses elementos devem ser claramente comunicados em todos canais de comunicação e refletidos em cada interação com o cliente.

Utilização de Tecnologia para Inovação

O uso inovador da tecnologia pode também servir como um forte diferencial. Implementar realidade virtual para pré-visualizações de destinos ou usar inteligência artificial para personalizar itinerários pode oferecer aos clientes uma prévia tentadora de suas viagens e melhorar a eficiência do serviço.

Autenticidade nas Ações

A autenticidade nunca sai de moda, especialmente no turismo, onde a experiência genuína é altamente valorizada. Ações que demonstram autenticidade, como garantir que as experiências culturais sejam respeitosas e representativas das comunidades locais, podem diferenciar sua empresa no mercado.

Marketing Narrativo

Use o poder das histórias para conectar em um nível emocional. Marketing narrativo envolve contar as histórias por trás de seus destinos, suas experiências únicas ou até mesmo seus funcionários. Isso pode ajudar a criar uma conexão emocional mais profunda com os potenciais viajantes.

Nesse cenário, implementar essas estratégias de diferenciação não apenas pode ajudar empresas de turismo a se destacar, mas pode também aumentar significativamente a lealdade do cliente e a satisfação geral.

Em última análise - sintetiza Joana - que a diferenciação no turismo não é apenas sobre ser diferente, é sobre ser melhor de uma maneira que realmente importa para seus clientes e para o mundo.

*Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

domingo, 5 de maio de 2024

VOLKSWAGEN T-CROSS E POLO SÃO O SUV E O CARRO MAIS VENDIDOS DO BRASIL

VW T-Cross

A Volkswagen do Brasil lidera as vendas dos principais segmentos de mercado (SUVs e hatches), além de ter o Polo como o carro mais vendido do País, considerando todos os segmentos. O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com 19.083 unidades em 2024 (jan-abr), sendo 6.224 só em abril. A marca também é líder no segmento de SUVs no Brasil, com toda a sua família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 40.215 emplacamentos neste ano (jan-abr). O segmento de SUVs é o principal do mercado nacional, representando 36,4% das vendas de veículos 0km no Brasil.

O hatch Volkswagen Polo segue como o carro mais vendido do Brasil em 2024, considerando todos os segmentos de mercado. Em 2024 (jan-abr), já são 39.697 unidades comercializadas, sendo 12.434 apenas em abril. A picape Volkswagen Saveiro é Top 10 no ranking de abril, com 5.373 unidades vendidas no mês e 17.738 no acumulado deste ano (jan-abr).

A Volkswagen também é a marca que mais cresce em volume de vendas no Brasil, com um total de 110.276 carros já emplacados em 2024 (jan-abr). Em relação ao mesmo período do ano passado, foram 29.045 unidades a mais. Consolidada na vice-liderança de mercado, a Volkswagen conta com 15,9% de market share (jan-abr), o que representa um crescimento de 2,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

"A Volkswagen do Brasil segue como a marca que mais cresce em volume de vendas no Brasil, aumentando sua presença nos corações e nas garagens dos brasileiros. Nossa estratégia vai além de ter o portfólio de produtos mais completo do mercado, com veículos que se destacam pela alta tecnologia, inovação, segurança e design. Fazemos questão de oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, que estão no foco de todas as nossas ações e decisões. Atendimento encantador, agilidade e clareza no serviço, concessionárias confortáveis, sensação de estar em casa e abraçado pela marca, facilidade de contato e digitalização para tornar a experiência fluida são fundamentais para que nossos clientes se sintam prestigiados por escolherem a Volkswagen como sua marca", afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

"Os resultados consagram a Volkswagen do Brasil como a preferida dos brasileiros nos segmentos mais estratégicos e como a marca que mais cresce em volume de vendas no País, com 110.276 carros já emplacados em 2024. Para se ter um comparativo, só o crescimento da Volkswagen do Brasil neste ano, com mais de 29.000 carros adicionais em relação ao mesmo período de 2023 (jan-abr), corresponde a praticamente o volume total de emplacamento dos novos players chineses no mercado brasileiro", afirma o diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil, Fernando Silva.

VW oferece a linha de SUVs mais completa

A Volkswagen do Brasil oferece a linha mais completa de SUVs do mercado brasileiro, com pacotes exclusivos em diferentes segmentos: compacto, médio e grande. Com a volta do Tiguan Allspace R-Line em 2023, a família SUVW cresceu. Agora, o portfólio SUVW conta com T-Cross (foto abaixo), Nivus, Taos e Tiguan, além do 100% elétrico ID.4 (oferecido exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign&Drive).

Volkswagen Polo

Mais moderno, tecnológico e equipado, o carro mais vendido do Brasil atende vários tipos de consumidores com sua gama extensa de versões, que inclui Polo Track, TSI, Comfortline, Highline e o esportivo Polo GTS.


O mais novo integrante do line-up é o Polo Robust, voltado exclusivamente à venda direta. O modelo, desenvolvido e testado junto a clientes do segmento de agronegócios, traz suspensão elevada dianteira e traseira, e dispõe de dois kits exclusivos de acessórios.

Com 22 anos de estrada, o Novo Polo trouxe modernidade ao segmento dos hatches. Tem em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB e reforça atributos como confiabilidade, conforto, tecnologia e segurança. A lista de equipamentos disponíveis é extensa e tem muitas exclusividades.

Nova Saveiro

Em sua edição 2024, a Saveiro trouxe novo design mais robusto e imponente para acompanhar também uma nova versão, a Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com duas novas cores, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, e itens de série exclusivos no segmento, o modelo chegou à rede de concessionárias ao completar 41 anos de produção ininterrupta. A Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.

 Volkswagen do Brasil

DISTRITO FEDERAL RECEBERÁ O SEU PRIMEIRO BOAT SHOW EM AGOSTO

Grupo Náutica confirmou, durante o Rio Boat Show, que Brasília será sede do primeiro Brasília Boat Show, de 14 a 18 de agosto. Os boat shows brasileiros são as maiores referências náuticas da América Latina e responsáveis por gerar mais de 70% dos negócios ao setor no Brasil.

Hora mágica no lago Paranoá e Ponte JK em Brasília - Foto: Gisele Pasquali/Wikimedia Commons.

Com a expertise na realização de mais de 50 salões náuticos, por onde já passaram mais de 2 milhões de visitantes, a Boat Show Eventos anunciou na noite de quinta-feira (2), durante o Rio Boat Show, a realização, no mês de agosto, do primeiro Brasília Boat Show. Com objetivo de proporcionar oportunidades inéditas e gerar novos negócios, e com isso impulsionar ainda mais o mercado náutico na região central do país, de 14 a 18 de agosto, os olhares da náutica estarão voltados para o Lago Paranoá.

Quinto estado em número de embarcações registradas, com mais de 42,8 mil, segundo dados da Acobar e Marinha do Brasil, e com grande potencial de navegação com o maior lago artificial urbano da América Latina, Brasília acaba de ingressar no calendário da Boat Show Eventos, maior realizadora de eventos do setor na América Latina e responsável por 70% dos negócios gerados no segmento no Brasil.

O evento no Distrito Federal, a exemplo dos demais boat shows brasileiros, apresentará uma vitrine de produtos e serviços do mundo das águas, incluindo lançamentos nacionais e internacionais, além de atrações para toda a família. Para a realização do evento em Brasília, a Boat Show Eventos firmou parceria com a F2 Entretenimentos, empresa com mais de 20 anos de história na realização de grandes eventos.

"Com 80 quilômetros, o Lago Paranoá é um cartão postal brasileiro e excelente para navegação o ano todo, sem falar dos rios e outras vias navegáveis que embelezam o Distrito Federal e seu entorno. O Brasília Boat Show chega para estimular a náutica na região central do país, em todo o Centro-oeste, um setor que tem grande potencial de crescimento. Além de promover a indústria náutica,  que gerou mais de 150 mil empregos no ano passado no país, traremos atrações para os mais variados estilos, desde pequenas embarcações e jets, passando por lanchas a modelos de maior  porte.",  conta o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

"Estamos muito otimistas e confiantes de que o Brasília Boat Show será um grande sucesso, tendo em vista a vibrante atividade no Lago Paranoá, que pulsa com vida todos os dias da semana. Observa-se uma constante movimentação de embarcações de diversos tamanhos, o que evidencia o potencial do evento. A parceria entre a F2 Entretenimento, uma empresa com mais de duas décadas de experiência, e a Boat Show Eventos promete colocar o Distrito Federal no mapa dos grandes eventos náuticos", afirmou o CEO da F2 Entretenimentos, Fernando Borges.

Além do Brasília Boat Show, o Grupo Náutica também anunciou a realização do Salvador Boat Show, que também terá a sua primeira edição neste ano, no mês de novembro, nos dias 6 a 10, "Nesta noite, trazemos a vocês novas oportunidades de gerar negócios e que refletirá no desenvolvimento do mercado náutico brasileiro. Convido a conhecerem as novidades que teremos no calendário náutico em 2024", disse a diretora do Grupo Náutica Thalita Vicentini ao anunciar os dois novos shows brasileiros.

Calendário náutico de boat shows 2024
- Rio Boat Show, de 27/04 a 05/05 no Rio de Janeiro/RJ
- Marina Itajaí Boat Show, de 04 a 07/07 em Itajaí/SC
= Brasília Boat Show, de 14 a 18/08 em Brasília/DF
- São Paulo Boat Show, de 19 a 24/09 em São Paulo/SP
- Salvador Boat Show, de 06 a 10/11 em Salvador/BA
- Foz Internacional Boat Show, de 28/11 a 01/12, em Foz do Iguaçu/PR

Boat Show Eventos
Grupo Náutica
Rotas Comunicação