quarta-feira, 15 de maio de 2024

MOTOR DA NOVA S10 USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA OTIMIZAR DESEMPENHO

Software de gerenciamento com suporte de IA traz vantagens para a picape da Chevrolet ao combinar performance, menor consumo de combustível, melhor dirigibilidade e menos emissões.

Em relação à performance dos automóveis, algumas tecnologias proporcionaram saltos significativos, como a injeção eletrônica. Para especialistas, a próxima evolução será a aplicação da inteligência artificial (IA).

O recurso permite que sistemas tomem decisões com base em dados digitais para multiplicar a capacidade da máquina em aprender e executar tarefas complexas de forma mais rápida e eficiente.

A inteligência artificial e o machine learning moldam o conceito inovador da Nova S10. Esses recursos foram aplicados de forma abrangente no produto, desde sua fase de concepção até o desenvolvimento e a produção.

A recém-lançada picape da Chevrolet utiliza inteligência artificial inclusive na parametrização do novo software de gerenciamento do motor para entregar uma equação de desempenho nunca vista na categoria.

“A GM é líder global no desenvolvimento de utilitários e nosso legado está baseado na inovação. Por isso, a Nova S10 consegue ser tão ágil quanto picapes bem mais potentes, porém consumindo muito menos combustível. A aplicação da inteligência artificial permite extrair outras duas vantagens: melhor dirigibilidade e redução das emissões”, explica Suelen Arice, gerente de Marketing de Produto.

Calibrado com o apoio de inteligência artificial, o software de gerenciamento é quem comanda a nova geração do motor Duramax 2.8, que trabalha em harmonia com a inédita transmissão automática de oito marchas ou a manual de seis.

Assim, a versão topo de linha High Country é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,4s (1s mais rápida que o modelo anterior), enquanto o consumo médio de diesel, de acordo com dados do Inmetro, fica em 9,5 km/l na cidade e em 11,4 km/l na estrada (até 76 km extra de autonomia em rodovia a cada tanque completo). No caso das emissões de CO2, a redução foi de aproximadamente 13%.

O próprio motor Duramax 2.8 foi aperfeiçoado com a ajuda novas ferramentas digitais de engenharia, que adotam inteligência artificial e machine learning para realizar testes simulados de diferentes configurações e parametrizações.

Ao todo, o novo propulsor soma mais de 30 novidades, como o perfil dos pistões, alterações na turbina e no sistema de admissão - até a taxa de compressão foi ajustada para melhorar o processo de combustão.

As mudanças refletiram no aumento da potência e do torque, que subiram, respectivamente, para 207 cv e 52 kgfm. Além disso, a força máxima é alcançada numa faixa mais ampla de rotação, entre 1.600 a 2.400 rpm – justamente onde o motorista mais utiliza o veículo.

“O time de desenvolvimento da GM criou modelos baseados em machine learning para otimizar os parâmetros do software de gerenciamento do motor da Nova S10. Essa central de controle é capaz de processar centenas de simulações por microssegundo, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar a calibração ideal. Isto permite que se extraia o máximo da capacidade do conjunto”, diz Daniel Takehana dos Santos, engenheiro-chefe de motores a diesel na GM.

A inteligência artificial e o machine learning permitem um refino muito mais preciso para cada situação, baseado na demanda do motorista.

Este software avançado de gerenciamento considera mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo a pressão do combustível e a quantidade injetada, a pressão da turbina, a temperatura da exaustão e até o desgaste natural de componentes. Dados externos, como a pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa também são analisados a cada microssegundo.

Há ainda um algoritmo de aprendizado capaz de memorizar condições anteriores para otimizar o processamento de dados do motor durante seu uso, melhorando a experiência de direção.

Brutalmente mais picape

A Nova S10 ainda se diferencia pelas evoluções em design, conforto e conectividade, reforçando sua principal fortaleza: é a picape média que melhor concilia trabalho e lazer - a opção certa para quem busca uma ferramenta de serviço confiável, bem como um automóvel versátil para o dia a dia.

O Novo Trailblazer, que compartilha a mesma base mecânica da Nova S10, também se beneficia deste software de gerenciamento avançado do motor e das atualizações no complexo industrial da GM em São José dos Campos.

A fábrica recebeu investimentos para elevar os índices de robustez dos veículos e de sustentabilidade. Ganhou robôs mais sofisticados, uma nova estufa de pintura, mais áreas de trabalho e ferramentas de controle de qualidade gerenciados por inteligência artificial, entre elas a que confere a montagem e configuração de todos os veículos na linha de produção.

Chevrolet
General Motors América do Sul

SISTEMAS DE SEGURANÇA DOS CAMINHÕES DAF XF REDUZEM OS RISCOS DE ACIDENTES NAS ESTRADAS

No Maio Amarelo, mês de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito, a DAF reforça seu compromisso com a segurança dos motoristas, oferecendo equipamentos que diminuem as intercorrências nas operações

Alinhada com o movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, a DAF Caminhões projeta seus veículos para oferecer um desempenho eficiente e priorizar a segurança dos condutores e demais envolvidos no tráfego rodoviário. Os caminhões DAF XF possuem um dos mais seguros sistemas embarcados que reduzem os riscos de ocorrências nas viagens.

"Durante o Maio Amarelo, temos a oportunidade de conscientizar ainda mais nossos clientes sobre os principais itens de segurança disponíveis nos nossos caminhões. Na DAF, investimos constantemente em tecnologias para oferecer funcionalidades de alta performance para garantir segurança para os motoristas e os outros usuários. Os modelos da marca apresentam um pacote de equipamentos completo para todas as situações da estrada", explica Alekson Felício, Gerente de Engenharia de Vendas e Planejamento de Produto DAF Brasil.

Diferenciais competitivos

Os caminhões DAF XF dispõem de um conjunto de trem de força de alta tecnologia, com atributos como chicote com espuma injetada; bloco do motor em ferro fundido CGI; turbocompressor de geometria variável (VTG); sistema de regeneração dos gases de escape (EGR) e sistema de injeção PACCAR Common-rail, entre outros. O motor conta com freio motor PACCAR MX Engine Brake de 490cv (360kW) e três estágios, promovendo maior vida útil do sistema de freio primário do veículo e proporcionando menor ruído, vibração e mais segurança durante a condução.

Proteção estendida para todos

Já o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) ajuda o caminhoneiro a manter uma distância segura dos veículos à sua frente ao adequar a velocidade do caminhão a de outros usuários na via. Se o ACC identificar um condutor mais devagar à frente, ele desacelerará automaticamente, conforme a configuração de sensibilidade definida pelo motorista. Vale ressaltar que o ACC não freia o caminhão completamente e, se necessário, reduzirá a velocidade até 30 km/h. Se não for suficiente para manter a distância em relação ao veículo à frente, o motorista receberá um alerta para assumir o controle.

Sistema de frenagem de emergência

Outro equipamento indispensável para evitar acidentes é o AEBS (Sistema de Frenagem de Emergência Avançado) que detecta outros veículos na pista por conta do monitoramento realizado por um sistema de radar instalado na grade frontal dos caminhões. Caso seja identificada uma possível colisão, o AEBS emite um alerta audiovisual no painel de instrumentos, o FCW, para que o motorista reduza a velocidade do caminhão. Se isso não ocorrer, o AEBS inicia a frenagem de emergência automaticamente para evitar uma colisão com o veículo à frente.

Confiabilidade nos momentos adversos

O Sistema de Regulação Antipatinagem (ASR), também conhecido como Controle de Tração, evita que os pneus do caminhão deslizem durante o processo de aceleração e nas curvas. A tecnologia verifica a velocidade de todas as rodas trativas durante a direção de superfícies de baixa aderência. Caso o ASR detecte algo fora do comum, um aviso aparecerá no painel do motorista. Este aviso aparece caso seja identificada uma diferença de 2,5 km/h entre as rodas de tração, o que significa que uma ou mais rodas podem começar a derrapar em um, ou ambos os lados. Para corrigir essa diferença de velocidade, o sistema, junto do EBS, freia a roda que não está desempenhando corretamente e, se necessário, interrompe a aceleração do motor.

Para completar, o Bloqueio dos Diferenciais, por sua vez, auxilia nas situações de baixa aderência, evitando que o caminhão perca tração ou fique atolado. Esse sistema deve ser ativado quando o veículo estiver parado e é utilizado quando as rodas do mesmo eixo se movimentam na mesma velocidade e com a mesma distribuição de força. Já o bloqueio longitudinal funciona para que os eixos trativos trabalhem na mesma condição de tração, em veículos 6x4, distribuindo igualmente a força. O sistema ajuda o motorista a controlar o veículo em condições adversas de solo, como estradas não pavimentadas que podem gerar perda de tração em um dos eixos trativos, o que pode levar o caminhão a atolar.

Tecnologias para reforçar a atenção ao volante

O Controle de Estabilidade do Veículo (VSC) ajuda o motorista a manter o controle do veículo em situações atípicas e durante as manobras críticas como curvas fechadas. O sistema utiliza vários sensores que identificam possíveis perdas de controle do caminhão. Caso haja alguma situação crítica, como uma curva, derrapagem ou ameaça de tombamento, o mecanismo diminui a potência do motor e, se necessário, ativa o sistema de freios nas rodas apropriadas para colocá-lo de volta na linha. Para evitar situações ainda mais complicadas, um aviso aparece no painel indicando que o dispositivo está ativo, e que uma manobra deve ser feita para manter o controle do veículo.

Para auxiliar durante a condução em rodovias, o Sistema de Alerta de Saída de Faixa (LDWS) emite um aviso sonoro quando o caminhão ultrapassa os limites da faixa na pista, alertando o motorista em caso de desatenção. O LDWS funciona por meio de uma câmera instalada no para-brisa que rastreia a posição do veículo na pista, emitindo um alerta sonoro nos alto-falantes do lado em que o condutor ultrapassar as marcações de limite da pista e se o veículo estiver prestes a mudar de faixa sem sinalização adequada. O sistema é ativado automaticamente ao ligar a ignição e gera alertas quando o caminhão está trafegando acima de 60 km/h. Para desativá-lo, basta pressionar o botão no painel de controle quando necessário. Com sua capacidade de detectar e alertar sobre possíveis desvios de trajetória, o LDWS se mostra uma ferramenta importante para reduzir os riscos associados aos pontos cegos - áreas fora do alcance da visibilidade do motorista - durante a condução em estradas e rodovias.

Segurança na pista é prioridade para a DAF

O Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) permite ao motorista verificar a pressão e temperatura dos pneus. Essas informações chegam até o painel de instrumentos com o objetivo de facilitar nas inspeções diárias do motorista. Com a pressão ideal definida por meio do computador de bordo, o TPMS avisa automaticamente se a pressão de um, ou mais pneus, estiver muito alta ou baixa em relação ao que foi definido como referência. A boa calibração deste item contribui para o menor desgaste e, ainda, eleva a eficiência energética dos caminhões.

Suporte no pós-venda

Além dos itens de segurança fornecidos em seus caminhões, a qualidade dos serviços e o aprimoramento constante da área de pós-venda da fabricante são pontos cruciais para oferecer o melhor suporte para o cliente DAF. Um dos serviços disponíveis que permite essa tranquilidade para o condutor é o DAF Assistance, assistência técnica emergencial 24 horas disponível para todos os caminhões DAF.

Com uma central única que agiliza o atendimento ao cliente, o serviço oferece facilidade no agendamento das revisões com profissionais capacitados pelo DAF Academy e garantia de suporte e reposição de peças sem custo adicional. O DAF Assistance é um serviço oferecido gratuitamente para os veículos no período de garantia e está disponível para os pacotes DAF Multisuporte, plano de manutenção e reparo que ajuda a controlar e reduzir os custos ao motorista.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

DAF Caminhões
CDI Comunicação

segunda-feira, 13 de maio de 2024

PACCAR FINANCIAL ANUNCIA SUA 1ª EMISSÃO DE LETRAS FINANCEIRAS

A PACCAR Financial (Banco PACCAR S.A.), braço financeiro do grupo PACCAR no Brasil, realizou sua primeira emissão pública de Letras Financeiras, no valor de R$ 500 milhões. A oferta contou com demanda superior a quatro vezes o volume ofertado e teve série única de dois anos ao custo final de CDI + 0,55% ao ano.

A operação foi coordenada pelo Bradesco BBI em parceria com Itaú BBA e Santander. Segundo Anderson Haiducki, Diretor Geral da PACCAR Financial no Brasil, "A conclusão desta primeira oferta pública com tamanho sucesso é um marco em nossa história e demonstra a confiança em nossa empresa. Com essa nova captação reforçamos o compromisso da PACCAR Financial em seguir suportando os clientes que desejam adquirir seu caminhão DAF".

Um modelo de negócios consistente e com boas perspectivas de crescimento fazem com que a estratégia de diversificação das fontes de financiamento do Banco PACCAR, em especial por meio do mercado de capitais, mostre-se acertada.

A DAF Caminhões iniciou suas operações no Brasil em 2013. Em 2023 teve um crescimento de 22,8%, atingindo 10,2% de participação no mercado de caminhões pesados e semipesados. "O Brasil possui um mercado de caminhões bem estabelecido e desafiador para novos entrantes, mas temos obtido êxito na colocação da marca no país e a diversificação de fontes de financiamentos a custos baixos é fundamental para nos mantermos competitivos e conquistando cada vez mais espaço", finaliza Alessandra Fujioka, Diretora Financeira do Banco.

Grupo PACCAR

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, sob o código PCAR.

DAF Caminhões
CDI Comunicação

DESENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO PORSCHE 911 COM SISTEMA HÍBRIDO É CONCLUÍDO COM SUCESSO

O primeiro Porsche 911 para as ruas com sistema híbrido está pronto para entrar em cena. Após um extenso programa de desenvolvimento e testes, o novo 911 equipado com propulsão híbrida está pronto para entrar em produção em série.

Mais de cinco milhões de quilômetros de testes

"Pela primeira vez na história de 61 anos de nosso ícone, estamos instalando um sistema de acionamento híbrido em um Porsche 911 de rua. Este híbrido de desempenho inovador torna o 911 ainda mais dinâmico", diz Frank Moser, Vice-Presidente da Linha de Modelos 911 e 718. "Não deixamos nada ao acaso durante o desenvolvimento e testamos o novo 911 em todas as condições ao redor do mundo. Desde o frio congelante até o calor escaldante, como foi o caso durante as etapas finais dos testes em Dubai. Seja em uma alta carga de trem de força nas exigentes condições de passagens de montanha ou no trânsito urbano, o novo 911 dominou com habilidade até os desafios mais difíceis. No total, nossos engenheiros e pilotos de teste acumularam mais de cinco milhões de quilômetros de desenvolvimento".

Mais rápido que seu antecessor no circuito de Nürburgring por 8s7

Testes e ajustes no Nürburgring Nordschleife sempre tiveram um significado especial durante o desenvolvimento do 911. Ao longo dos testes de desempenho, o piloto e embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister, completou uma volta no circuito em 7min16s934 – 8s7 mais rápido que a versão correspondente do modelo anterior. 

O carro de teste estava equipado com pneus homologados para uso em rua, mais o kit aerodinâmico com uma asa traseira fixa, que está disponível como opção há várias gerações de modelos, e que proporciona maior downforce em altas velocidades.

"O novo 911 se tornou consideravelmente mais rápido na pista", diz Bergmeister. "Temos mais aderência, significativamente mais potência, e a resposta espontânea do sistema híbrido orientado para performance é uma grande vantagem".

Transmissão pelo Porsche Newsroom

A estreia mundial do novo Porsche 911 será transmitida em 28 de maio às 10:00 (horário de Brasília), no Porsche Newsroom e nos canais da Porsche no YouTube e LinkedIn. Também estará disponível para assistir sob demanda posteriormente.

A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Salvador.

Porsche Brasil

QUER PERDER DINHEIRO EM UM SEMINOVO? COMPRE UMA PICAPE OU UM SUV A DIESEL.

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto promoveu um levantamento que retrata o comportamento de mercado dos utilitários esportivos e das picapes movidas a diesel no país. Foram apuradas as cotações de veículos seminovos (2023, 2022 e 2021) na média do 1º trimestre de 2023 e, posteriormente, do mesmo período desse ano. A leitura é clara: os veículos movidos a diesel, por mais que concentrem a incondicional preferência do consumidor brasileiro, desvalorizam mais do que os outros segmentos.

Em recente levantamento, a Mobiauto identificou que o mercado global de seminovos perdeu 9,48% dos preços nesse período. As picapes e o SUVs a diesel? Na média, eles depreciaram 15,16%, mas alguns passaram de 20%. Como nenhum consumidor quer ou gosta de perder dinheiro, porém, que tal "minimizar essas perdas?" Quais desses modelos perderam um valor menos acentuado?

Mas por que teria havido essa desidratação de preços em um segmento que é tão cultuado pelo consumidor brasileiro? E não só por aqueles clientes que adquirem os modelos zero km, mas também por quem compra os seminovos. Por quê?

Para o economista Sant Clair Castro Jr. consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a principal razão está relacionada à alta do preço do óleo diesel em 2022. "O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás. Hoje ele está abaixo de R$ 6", explica.

O executivo da Mobiauto argumenta que os clientes corporativos (frotistas), que sofreram fortemente a alta no preço do km rodado em 2022 devido aos reajustes do combustível, colocaram as frotas à venda. "E queimaram muitos veículos abaixo da tabela, o que, lá atrás, provocou essa alta depreciação nos preços. O que está acontecendo hoje é a cauda longa daquele fenômeno, isto é, criou-se o hábito de vender as picapes e os SUVs abaixo da tabela, o que aumenta consideravelmente a depreciação", diz o especialista.

A boa notícia, de acordo com Sant Clair, é que esse efeito deve estar próximo do final, a julgar que não haverá nenhuma nova alta no preço do litro do diesel. "O delta entre a desvalorização média e a específica de SUVs e picapes a diesel já foi bem maior no ano passado, acima dos oito pontos percentuais. Hoje estamos falando de cerca de pouco mais de 5 pontos", esclarece. Mas ainda é necessário ficar alerta e verificar quais os modelos expõem perdas maiores. 

"Quem adquiriu um Jeep Commander Overland TD380 2023 um ano atrás, hoje tem um SUV que vale cerca de R$ 80 mil a menos. É muito", destaca Sant Clair.

No total, o levantamento considerou cotações dos modelos e versões mais ofertados e procurados da plataforma. Foram 19 veículos de 11 marcas diferentes, que totalizaram 103 modelos. Foram os seguintes: Chevrolet S10 Cabine Simples e Dupla, Fiat Toro, Ford Ranger, Jeep Renegade, Compass e Commander, Land Rover Discovery Sport, Mitsubishi L200 Triton Sport e Outdoor, Mitsubishi Pajero Sport, Nissan Frontier, RAM 2500 e 3500, Toyota Hilux Cabine Simples e Dupla, Toyota SW4, Troller T4 e Volkswagen Amarok.

Quando você vai no detalhe e apura a depreciação de cada versão, o ranking com os cinco veículos de maior desvalorização é o seguinte:

"Os valores assustam mais do que os próprios percentuais, se você considerar que o ticket médio desses veículos está acima de R$ 200 mil. Uma coisa é perder 10%, que foi a depreciação média no último ano em um carro de R$ 100 mil. Ele caiu pra R$ 90 mil. A outra, bem diferente, é registrar uma desvalorização de quase 30% em uma picape em que você comprou por mais de R$ 250 mil e hoje só vale R$ 180 mil!", alerta Castro Jr., sugerindo que os fãs de picapes e SUV´s a diesel se orientem com o levantamento feito pela empresa para não correrem o risco de registrar perdas tão significativas.

Do total de veículos pesquisados, a boa notícia é que, sim, oito deles "salvaram-se" e registraram perdas inferiores à média de 9,48% de todo o mercado. Foram os melhores negócios, em um julgamento bem livre.

Sant Clair Castro Jr comenta a respeito do campeão da pesquisa: "Veja o Troller T4: apesar de ter saído de linha, é um produto único no mercado nacional. E continuará sem perder preços por um bom tempo. Como é um veículo geralmente associado ao lazer do usuário, que o utiliza em raids, trilhas e atividades não corriqueiras, quem tem um bom Troller... não vende. Por isso ele não perde cotação", opina.

A MOBIAUTO – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

POINT S e ICONIC FIRMAM ACORDO DE FORNECIMENTO DE LINHA DE LUBRIFICANTES

A ICONIC, líder brasileira do segmento de lubrificantes e gestora das marcas Texaco e Ipiranga Lubrificantes, acaba de firmar um acordo de fornecimento com a Point S, maior rede de centros automotivos do mundo, e que tem forte presença no mercado nacional com um plano de expansão de pontos de vendas com franqueados.

Nesse acordo, a ICONIC, que tem capacidade para produzir 500 milhões de litros de lubrificantes por ano no Brasil, passa a fornecer seu portfólio de produtos automotivos, incluindo as linhas de óleos Ipiranga F1 Master e Texaco Havoline para a rede brasileira de revendedores da Point S. A parceria estratégica exemplifica as ambições de ambas as empresas em oferecer produtos premium e serviços diferenciados para seus clientes, além de impulsionar os planos de crescimento global das duas empresas.

e/d: Marco Moretta, diretor geral da Point S Brasil; e Pedro Chagas, Gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Iconic.

A rede de franqueados da Point S iniciou suas operações no Brasil há pouco tempo e já conta com 4 pontos de vendas espalhados pelo país, possuindo um plano consistente a arrojado de expansão: serão 250 franqueados até 2028, com investimentos previstos de R$ 175 milhões.

O diretor geral da Point S Brasil, Marco Moretta, comemorou o acordo com a ICONIC. "Ter parceiros estratégicos e de renome global entre nossos produtos e serviços vai catalisar os planos de expansão da Point S no Brasil. Esse tipo de acordo não só amplia a confiança do cliente final como robustece o interesse de novos franqueados", explica, lembrando que, em maio, duas novas lojas serão inauguradas, em Imperatriz (MA) e Uberlândia (MG).

Point S

Fundada em 1971, a Point S é líder mundial em venda de pneus e manutenção de automóveis. Graças à força de sua marca, a Point S oferece uma plataforma de marca com 50 anos de história e um conceito de varejo implementado em quatro continentes. Com aproximadamente 6,2 mil pontos de venda, a empresa está presente em 52 países ao redor do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas. O Grupo vende mais de 20 milhões de pneus por ano e tem vendas consolidadas no varejo de mais de € 5 bilhões.

Point S Brasil

Filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), iniciou suas operações no Brasil em 2022 e hoje possui quatro pontos de vendas no país – dois no Recife (PE), Vitória (ES) e São Paulo (SP). A empresa tem como meta desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões. Clique aqui e saiba mais sobre a Point S Brasil.

ICONIC

A ICONIC é a líder na comercialização de lubrificantes no Brasil, responsável pelas duas principais marcas do mercado: Texaco e Ipiranga Lubrificantes. Desenvolve, produz, comercializa e distribui lubrificantes, graxas e coolants, construindo parcerias sólidas e colocando a alma brasileira e o DNA global a serviço de quem faz o mundo girar. Oferece uma ampla gama de produtos produzidos em duas unidades fabris e distribui óleos básicos por meio de um terminal dedicado conectado ao porto do Rio de Janeiro. Visa o crescimento dos negócios de lubrificantes e óleos básicos, executados com procedimentos e padrões globais de segurança e qualidade, sob as boas práticas de ética e governança. Clique aqui para mais informações sobre a ICONIC.

Point S Brasil
Assessoria de Imprensa
Eduardo Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com 

IVECO GROUP PARTICIPA DE MOSTRA TECNOLÓGICA DA PUC MINAS, IDENTIFICANDO TALENTOS PARA IMPULSIONAR CARREIRAS DE ENGENHARIA

Ampliando a integração e a colaboração entre a indústria e o meio acadêmico, o Iveco Group participa, entre esta segunda-feira (13) e a próxima quinta-feira (16), da 22ª Mostra Tecnológica do IPUC (Instituto Politécnico da PUC Minas), realizada no Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte (MG), e oferece aos estudantes dos cursos de Engenharia a oportunidade de conhecer a empresa, o negócio e se inscreverem para vagas de estágio.

Localizado em Sete Lagoas, o Complexo Industrial do Brasil, o maior do grupo no mundo, abriga um dos 29 centros de pesquisa e desenvolvimento de produto da empresa e concentra mais de 200 engenheiros de diferentes áreas de atuação.

Flávia Machado, gerente de Aquisição, Treinamento e Desenvolvimento de Talentos do Iveco Group no Brasil, destaca a importância de iniciativas como esta para despertar nos jovens o interesse por carreiras industriais voltadas para à Engenharia. "Além de difundir nossos valores e propósito, buscamos demonstrar os benefícios imediatos proporcionados pela integração entre a teoria acadêmica e a prática industrial", diz. “O estágio enriquece o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que oferece ao Iveco Group a possibilidade de recrutar novos talentos, impulsionando a excelência e a inovação em nossas operações e projetos futuros”, completa.

As vagas para o Programa de Estágio do Iveco Group são abertas três vezes ao ano, divulgadas em linkedin.com/company/iveco-group, e contemplam, além de todas as Engenharias, outros 14 cursos, entre eles Administração de Empresas, Comércio Exterior, Comunicação, Direito, Psicologia e Tecnologia da Informação. Os candidatos precisam ter conhecimento do pacote Office e disponibilidade para atuar em Contagem, Nova Lima, Sete Lagoas (Minas Gerais) ou Sorocaba (São Paulo).

Oportunidade de crescimento

Oportunidades de estágio têm sido fundamentais para universitários como Washington Martins, de 25 anos, estudante de Engenharia de Produção na PUC Minas, que, após 1 ano e 8 meses no Iveco Group, garantiu um emprego na fábrica de Sete Lagoas. "É no estágio que vemos a realidade das coisas e damos sentido para a teoria da sala de aula. Para mim, fez toda diferença. Não são todas as empresas que abrem as portas para quem ainda não se formou e é uma grande conquista poder crescer aqui dentro e seguir dando o meu máximo", comenta ele, recém-contratado para trabalhar na IVECO, marca do Iveco Group.

Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia da IVECO para a América Latina, reforça a importância dessa experiência: "Aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais de trabalho é apenas um dos muitos ganhos proporcionados pelo estágio, que proporciona a o entendimento dos conceitos aprendidos, traduzidos no mundo real, e o desenvolvimento de técnicas específicas relacionadas à Engenharia".

Serviço
22ª Mostra Tecnológica do IPUC
De 13 a 16 de maio das 8h às 13h e 18h às 22h
PUC Coração Eucarístico
 Av. Dom José Gaspar, 500 - Belo Horizonte/MG

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores. Mais informações clique aqui.

Iveco Group
Rede Comunicação de Resultado

TRACBEL LEVA PARA A AGROBALSAS CAMINHÕES E MÁQUINAS QUE AUMENTAM A PRODUTIVIDADE DO AGRO

A Tracbel leva para a Agrobalsas seu portfólio de máquinas e caminhões voltados para o agronegócio brasileiro. Com filiais distribuídas por todo o Norte e Nordeste do País, a empresa  expõe veículos das famílias F e VM da Volvo, além de carregadeiras SDLG e uma escavadeira da Volvo Construction Equipment, duas linhas de produtos que cada vez mais ganham alcance no agribusiness. Um dos maiores eventos do Agro, a feira começou nesta segunda-feira 13, e se estende até o dia 18, na Fazenda Sol Nascente, localizada no município maranhense de Balsas. 

"Nossos caminhões contribuem para tornar a agricultura nacional ainda mais competitiva", afirma João Braga, gerente de veículos comerciais da Tracbel no Maranhão, Ceará e Piauí. No amplo estande da empresa, estarão expostos um FH 6x4 com motor de 540cv, o mais potente da linha F, e um VM 6x4 com motorização 290cv, muito utilizado em diferentes tarefas no campo.

Caminhao Volvo FH no transporte de grãos

Caminhão mais vendido do Brasil por cinco anos consecutivos, o FH 540cv é largamente usado no carregamento de grãos em dois grandes fluxos de transporte naquela região. Boa parte da frota parte das fazendas no interior do Maranhão e segue rumo a Porto Franco, município situado no Sudoeste do Estado que abriga um grande entroncamento rodoferroviário, muito importante para a economia regional, de onde as cargas seguem via ferrovias até São Luis, capital do Estado. A segunda rota logística parte de Balsas e região, onde a Tracbel tem uma filial, seguindo pelas BRs 230 e 135 até o Porto do Itaqui, de onde os grãos são exportados para vários países. Os caminhões pesados são muito utilizados no transporte de soja, milho, sorgo e milheto, tanto dentro do Maranhão, como para outros estados do Norte e Nordeste.

Já o VM vem ganhando espaço nas lavouras e em uma série de diferentes aplicações agrícolas. Eles são reconhecidos no mercado por sua versatilidade nas tarefas ligadas ao agronegócio. Estão presentes desde o plantio até o transporte de grãos e de cargas vivas, em curtas e médias distâncias. Os modelos rígidos, por exemplo, podem ser usados na logística de distribuição e são uma ótima opção para o transportador que precisa de um veículo ágil e com maior capacidade de carga. Ele se adapta muito bem ao transporte de produtos e insumos agrícolas, além de serviços de apoio, como veículos tanque. Já é bastante comum ver caminhões VM dentro das lavouras, espalhando calcáreo no solo.

Versatilidade das máquinas

"As carregadeiras SDLG L918H e L936H e a escavadeira Volvo EC220D estão contribuindo na expansão do setor. São dois equipamentos muito versáteis, que chamam a atenção do produtor rural, principalmente por sua robustez e variadas possibilidades de aplicação”, afirma Silvio Almeida, gerente comercial de máquinas Volvo e SDLG da Tracbel nos estados do Maranhão, Ceará e Piauí.Os agricultores usam muitas máquinas SDLG em todo o seu processo produtivo. Eles precisam de equipamentos que tenham tecnologia na medida certa, justamente um dos principais atributos da marca.

Carregadeira L918H

As carregadeiras têm o conhecido engate rápido da SDLG, uma peça que permite a troca de implementos sem que o operador precise descer da máquina. “Isto facilita e agiliza o trabalho, além de dar mais segurança à operação”, explica Almeida. Usando vários implementos, elas são usadas em diferentes aplicações. Podem, por exemplo, transportar big bags e outros materiais e utilizar um garfo de duas pontas. Elas também podem levar fardos e as sacarias de alta resistência usadas para carregar fertilizantes e outros produtos do campo.

Escavadeira EC220D

O estande também tem uma escavadeira Volvo EC220D. Muito versátil, é reconhecida por sua excelente eficiência de combustível e grande produtividade, mas com menores custos operacionais. Como a produção de grãos depende de ganhos em escala, os produtores têm preferido adquirir máquinas de alta produção, como a EC220D, consagrada nacionalmente por sua alta tecnologia e grande performance.

Escavadeira EC220D

Os profissionais da Tracbel estão presentes na feira também para falar sobre as soluções e serviços de pós-venda oferecidos para garantir maior disponibilidade para os caminhões e as máquinas amarelas que atuam no Agro. Durante o evento, toda a equipe da Tracbel estará presente para tirar dúvidas dos visitantes sobre as máquinas, os caminhões e a oferta de serviços para o setor.

Os interessados que fecharem negócio no período da feira receberão condições especiais de aquisição, seja por meio de taxas ou de prazos diferentes. Os técnicos do Banco Volvo também estão à disposição dos clientes para falar sobre financiamentos, assim como os consultores poderão atender os agricultores sobre as novidades. A Tracbel é conhecida nacionalmente por sua agilidade na reposição de peças e na assistência técnica de qualidade.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

domingo, 12 de maio de 2024

NOVO MUSTANG GT3 HOMENAGEIA CAMPEÕES DO PASSADO COM PINTURA ESPECIAL

O novo Mustang GT3 inicia neste final de semana a temporada 2024 da IMSA GTD PRO, principal categoria de endurance dos EUA. Para marcar a estreia, a Ford Performance criou uma pintura especial, a “Champion Spirit Livery”, que homenageia oito modelos emblemáticos de competição do Mustang.

Os carros da equipe Ford Multimatic Motorsport vão correr com essa pintura exclusiva na WeatherTech Raceway Laguna Seca (10 a 12 de maio) e no Grande Prêmio de Detroit (31 de maio e 1º de junho). E voltam a usar a pintura original da temporada em Watkins Glen (20 a 23 de junho).

“Selecionar apenas oito designs de uma longa lista de pinturas icônicas foi uma tarefa desafiadora”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “Essa pintura é uma fusão de arte e história que resume as conquistas do Mustang nas corridas, desde o seu primeiro sucesso internacional no Tour de France, em 1964, até a inconfundível pintura Motorcraft de 1985, onde o Mustang dominou a classe IMSA GTO.”

Nesse trabalho, os designers combinaram os diferentes estilos das pinturas históricas. E conservaram os desgastes naturais das batalhas para valorizar as raízes do carro e inspirar futuras vitórias. 

MODELOS HOMENAGEADOS NA SUA CRIAÇÃO

Mustangs do Tour de France 1964 – Apenas cinco meses após a estreia, os Mustangs preparados pela Alan Mann Racing encerraram a sequência de cinco anos de vitórias da Jaguar na categoria de turismo, conquistando o primeiro e o segundo lugar no exaustivo Tour de France – série de corridas de dez dias e mais de 5.600 km. Dos 56 participantes, os dois Mustangs ficaram entre os 19 finalistas, conquistando nove troféus em famosos circuitos europeus, como Le Mans e Monza, pilotados por Peter Proctor e Andrew Cowan.

Mustang GT350 SCCA B Production 1965

Mustang GT350 SCCA B Production 1965 – Em 1964, como parte da sua campanha Total Performance, a Ford recorreu à Shelby American para ajudar a homologar o Mustang para as corridas da série SCCA. Surgiu assim o GT350, que dominou o campeonato SCCA B Production de 1965, pilotado por Jerry Titus, e venceu três campeonatos consecutivos.

Mustang Shelby American 1966 – A temporada inaugural da SCCA Trans-Am Series, em 1966, viu Tom Yeager e Bob Johnson garantirem a primeira vitória do Mustang Trans-Am no Mid-America 300. O Mustang venceu quatro das sete corridas daquela temporada, garantindo o campeonato.

Mustang Boss 302 1970

Mustang Boss 302 1970 – Na temporada de 1970 a equipe Bud Moore, com os pilotos Parnelli Jones e George Follmer, dominou a SCCA Trans-Am Series, vencendo seis corridas e conquistando os títulos de fabricantes e de pilotos com o Mustang Boss 302.

Mustang IMSA GTX 1981 – Em 1981, o programa de corridas da Ford foi retomado com a estreia do Mustang Miller turbo Zakspeed Nº 6, pilotado por Klaus Ludwig. Apesar de ter perdido a vitória na primeira corrida por um décimo de segundo, o Mustang obteve vitórias importantes no Brainerd International Speedway e novamente em Sears Point na classe GTX, marcando o retorno da Ford às pistas.

Mustang Roush IMSA 1985

Mustang Roush IMSA 1985 – O Mustang Roush GTO encerrou a temporada IMSA de 1984 em alta com uma vitória em Daytona de Willie T. Ribbs e Wally Dallenbach Jr., preparando o terreno para 1985. Naquele ano, o Mustang venceu nove corridas na IMSA. John Jones venceu o campeonato de pilotos, enquanto Lynn St. James garantiu três vitórias, tornando-se a primeira mulher a vencer na categoria e contribuindo para o título da Ford no campeonato de fabricantes.

Mustang Roush IMSA 1987 – Nas 24 horas de Daytona de 1987, o Mustang Roush nº 11 pilotado por Tom Gloy, Bill Elliott, Lynn St. James e Scott Pruett conquistou o primeiro lugar na classe GTO.

Mustang Cobra Trans-Am 1997

Mustang Cobra Trans-Am 1997 – A temporada de 1997 da SCCA Trans-Am teve um desempenho dominante do Ford Mustang. Tommy Kendall, pilotando o Mustang Cobra Roush All-Sport, cravou 11 vitórias consecutivas, enquanto Mike Borkowski venceu as duas últimas corridas da temporada. Kendall garantiu o título de pilotos pelo terceiro ano consecutivo.

Clique na tela e assista o vídeo


Ford Motor Company

PAINEL NA LIBERDADE ABORDARÁ A SAÚDE MENTAL

Ansiedade, pânico e depressão e outros transtornos mentais serão abordados em palestra no dia 19 de maio, na Liberdade.

A Saúde Mental é o principal tema a ser abordado, no próximo domingo, dia 19, a partir das 16 horas, durante painel aberto ao público em geral, nas dependências da Igreja Batista da Liberdade, à rua Santo Amaro, 412 – Bela Vista.

A Doutora Fátima Fontes, - psicóloga formada pela UFPE, especialista em Psicodrama e Terapia Familiar Sistêmica; com Pós em Psicologia pela USP; e o Dr. Eduardo Tischer, graduado em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Sanitarista, Pediatra, Psiquiatra e Psicoterapeuta – serão os palestrantes.

O evento, que é coordenado pelo Serviço de Apoio Psicológico, da Liber Educação, visa atender a comunidade local, nas suas necessidades, tendo em vista o aumento substancial das doenças e transtornos mentais, durante e pós-pandemia.

Serviço
Painel Saúde Mental
19 de Maio às 16 horas
Igreja Batista da Liberdade
Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo (SP)
Evento aberto ao público

Assessoria de Imprensa
Linoel Dias
linoel.dias.dias@gmail.com

sábado, 11 de maio de 2024

CAMINHÕES DE TRANSBORDO DE 30 TONELADAS GANHAM EFICIÊNCIA COM PNEU SUPERFLOT

Solução desenvolvida pela Titan Pneus tem performance e durabilidade comprovada em testes realizados em canaviais de importantes usinas sucroenergéticas que possuem este modelo de veículo

As unidades produtoras de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do Brasil acabaram de concluir a colheita da safra 2023/24. De acordo com dados da Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar, foram 654,43 milhões de toneladas processadas, crescimento de 19,29% sobre a temporada 22/23. Esse montante representa recorde histórico na oferta de matéria-prima na região Centro-Sul, principal produtora do país. Para ajudar os canavicultores no ganho ainda maior de eficiência no transporte da colheita, a Titan Pneus, disponibiliza uma solução exclusiva para os caminhões de transbordo de 30 toneladas de eixo trativo, o pneu Superflot.

O modelo que apresentou excelente performance e durabilidade em testes realizados em canaviais de renomadas usinas, é uma alternativa aos tradicionais pneus radiais (medida 560/60R22.5). Estes têm apresentado falhas de resistência neste veículo. Isso porque a colheita de cana-de-açúcar é mais complexa que outras culturas, devido ao seu manejo e exige muito mais resistência dos equipamentos.

A vinhaça, por exemplo, quando cola no pneu dificulta ainda mais a locomoção dos veículos. “Após pesquisas no mercado vimos que os pneus dos outros competidores estavam falhando, e ao mesmo tempo, clientes nossos de grandes usinas insatisfeitos com os pneus radiais, colocaram o nosso Superflot para rodar nesses caminhões de transbordo de 30 toneladas.  O resultado foi muito positivo e surpreendente”, disse o gerente de marketing da Titan, William Bossolani.


A solução da Titan (medidas 600/50-22.5), além de mais resistente, mostrou-se também eficiente contra a compactação do solo. Outro ponto importante observado nos testes é que devido a região no talão do pneu ter a alta tecnologia (trash shield), dimensionados para suportar a operação de cana-de-açúcar, eles não apresentaram problema de soltura ou trinca da carcaça, algo que os outros tiveram. “Nosso produto foi projetado para perfeito assentamento na roda, minimizando a entrada de resíduos e garantindo um menor desgaste. Além disso, o custo benefício do Superflot é muito melhor, uma vez que pneus radiais são importados, e custam pelo menos três vezes mais que o nosso”, reforçou Bossolani.

Eficiência comprovada

De acordo com José Luiz Coelho, Gerente de engenharia de campo na Titan, pelo fato do pneu Superflot ser mais baixos que os radiais, criou-se o mito de que ele não teria altura suficiente para o caminhão fazer o transbordo da carga, ou seja, faltaria alguns centímetros para a gaiola poder descarregar a produção. “Fomos a campo, fizemos diversos testes e vimos que isso não é verdade, pois a altura é suficiente”, disse.

Outro mito que se criou foi que poderia causar o problema chamado de “escorrega lateral”. Este refere-se ao deslizamento lateral do caminhão em regiões de topografia mais acidentada, “Essa era uma dúvida, pois temos o desenho de banda de rodagem mais fechado visando a baixa compactação, mas durante os testes também não identificamos tal problema comprovando total qualidade do produto”, detalhou o gerente de engenharia de campo na Titan.

Quanto ao possível detalonamento (nome dado para quando o pneu sai da roda), o Superflot com a robustez do talão muito reforçado aliada a tecnologia trash shield, não apresentou este tipo de ocorrência nos finais de ciclo. “Isso poderia acontecer durante a manobra para fazer o transbordo do implemento para as caixas de transporte dos caminhões que levarão a cana para a moagem na usina, mas, o nosso pneu âncora muito bem na roda e nesses movimentos ele consegue ter alta resistência sem risco de falhas”, finaliza Coelho.

Titan Pneus – Líder na produção de pneus agrícolas, a Titan Pneus é uma marca global que atende diferentes terrenos. Seus produtos são reconhecidos pela tecnologia, performance, robustez e durabilidade, além da confiança que só as marcas Titan e Goodyear Farm Tires oferecem. Clique aqui e saiba mais.

Titan Pneus
Ruralpress

CAÇA DE GUERRA OU CAVALO SELVAGEM? O MUSTANG FAZ 60 ANOS. Por Luiz Carlos Secco*

A Ford comemorou os 60 anos de lançamento do Mustang em todo o mundo, inclusive no Brasil, com o anúncio do lançamento de uma edição especial limitada de apenas 1.965 unidades e com itens exclusivos, homenageando o primeiro ano-modelo oficial do veículo.

inspirada no clássico original, será lançada durante o segundo semestre, com a denominação de Mustang 60th Anniversary, e terá como base o modelo GT Premium 2025, com motor V8 5.0, e estará disponível nas versões cupê e conversível, com transmissão manual ou automática.

Com certeza, o novo modelo será um sucesso mundial, como se transformou nesses 60 anos, símbolo de desempenho, de estilo de vida e do espírito de liberdade. Mas o interessante para quem tem menos de 50 anos é conhecer e entender como o Mustang nasceu e o momento importante que envolvia os Estados Unidos no final dos anos de 1950 e início dos anos de 1960.

Era uma fase pós-guerra, de importantes transformações na sociedade e de retomada da economia. Naquela época, os Estados Unidos viviam um novo momento com seu povo procurando esquecer os resquícios da guerra e sob um clima de expectativa e disposição das pessoas, vivendo ansiosas para descobrir o caminho para equilibrar seus muitos e novos sonhos com o trabalho pesado.

Para a Ford, assim como para outras empresas, a economia deveria retomar seu nível normal, mas o país estava em transformação e mudança e era preciso criar um automóvel que agradasse o público, especialmente uma juventude, empolgada e entusiasmada com uma nova fase de progresso em clima de paz.

O otimismo motivava a nação na trilha de John Kennedy, que tomou posse em janeiro de 1961 e tornou popular o refrão de "Em vez de perguntar o que o país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer para ajudar o país".

Nesse cenário, o jovem Lee Iacocca, gerente-geral da Ford foi designado para ir à Alemanha para inteirar-se da produção de um Volkswagen compacto, que a Ford denominou como Cardinal, com lançamento previsto para o final de 1962.

Lee Iacocca voltou aos Estados Unidos com a certeza de que o novo produto era bom para mercado europeu, mas muito pequeno para os consumidores jovens dos Estados Unidos. Muito diferente do que Iacocca imaginava e, em sua opinião, seria outro fracasso como ocorreu com o Edsel, no final da década de 50. Iacocca considerou o automóvel muito pequeno e sem espaço no porta-malas e, embora fosse econômico, não tinha estilo atraente.

O voo para o conhecimento do carrinho alemão deu a Iacocca a certeza de que convenceria a diretoria a lançar o Mustang. O estilo do carro de sonho de Iacocca tinha como características básicas o capô longo e a traseira curta, que transmitiam o aspecto de energia e capacidade e, na visão de Iacocca, era isso que as pessoas desejavam além de estilo esportivo, com toque de nostalgia e que, para Iacocca, era isso o que as pessoas esperavam.

Iacocca e a equipe de produção do automóvel estabeleceram que ele ficasse pronto em abril de 1964 e organizaram uma competição entre os melhores designers da empresa que em duas semanas apresentassem suas propostas.

O vencedor foi o projeto de Dave Ash e quando o chefe do estilo convidou Iacocca para apresentar o design, o idealizador do automóvel exclamou que, embora estivesse no chão do estúdio, dava a impressão de um felino, que parecia estar se movendo e, por isso, foi chamado de Cougar.

Cougar? O nome foi outro grande desafio da equipe de Iacocca. A escolha do nome do novo automóvel foi decidida em uma reunião estratégica entre quatro opções: Monte Carlo, Mônaco, Torino e Cougar. E o grupo preferiu Torino.

Mas quando estavam na campanha promocional para o Torino, receberam telefonema do principal executivo de Relações Públicas da empresa com a recomendação de excluir o nome Torino porque Henry Ford II estava se relacionando com Cristina Vettore Austin, uma italiana jet-set que conhecera em uma festa em Paris e alguns assessores comentaram que dar um nome italiano ao novo carro poderia provocar uma publicidade desfavorável e criar embaraços para Henry Ford II.

Então, a equipe de trabalho recorreu à agência J. Walter Thompson, que possuía um especialista em nomes, chamado John Conley, a quem foi pedido para ir à Biblioteca Pública de Detroit para procurar nomes de animais. Conley, depois de um exaustivo trabalho, sugeriu seis nomes: Bronco, Puma, Cheetah, Colt, Mustang e Cougar.

Reparem que desses seis, quatro se transformaram em modelos da Ford.

Como o nome Mustang era o de um dos protótipos do carro, foi aprovado por todos, inclusive pela agência de publicidade, por ser excitante e americano.

Apesar de o emblema do Mustang ser de um cavalo selvagem, a origem do nome não fazia referência aos cavalos selvagens das pradarias do Oeste, mas a um avião de combate da Segunda Guerra Mundial.

Para conquistar os americanos, o comitê de lançamento dedicou especial atenção ao seu interior que deveria ser comparado às versões de luxo e de alto desempenho, com itens como bancos reclináveis, revestimento em vinil, rodas cobertas e acabamento de padrão elevado.

Antes do lançamento, a Ford promoveu uma série de pesquisas para conhecer a expectativa do público. Em evento com 52 casais residentes em Detroit, proprietários de carros standards, todos da faixa média de rendimentos e que não eram candidatos a um segundo carro, a fabricante incluiu uma pergunta sobre o preço do carro e a maioria chegou a indicar um valor pelo menos mil dólares a mais que o preço fixado pela Ford.

No dia 9 de março de 1964, o primeiro Mustang saiu da linha de montagem e a Ford havia decidido produzir 8.160 carros antes do dia do lançamento para que cada revendedor do país tivesse pelo menos uma unidade no showroom.

No dia 17 de abril, todos os revendedores estavam lotados de clientes, como em dia de festa nacional e grande parte deles tiveram que trancar as portas porque o número de interessados foi grande demais. Em Pittsburgh, o revendedor informou que os clientes invadiram a loja a ponto de ele não poder tirar o carro da área de lavagem e, em Detroit, o proprietário informou que tantas pessoas chegaram para ver o Mustang que o estacionamento ficou parecendo um desfile de carros estrangeiros.

Nos meus tempos de Ford, pude conviver, mesmo que em poucas oportunidades, com Henry Ford II e com Lee Iacocca. Confesso que, nos relatos de Iacocca em seu livro, percebi uma diferença no diálogo com Henry Ford II, o que me causou estranheza. Considerei que houvesse ocorrido um desgaste no relacionamento entre esses dois grandes empresários industriais.

Posteriormente, lembrei de outro fato surpreendente. Por ocasião de uma visita de Lee Iacocca ao Brasil estranhei o pedido de Henry Ford II da gravação do discurso de Lee Iacocca, realizado em São Paulo, que naturalmente atendemos prontamente.

Algum tempo depois, em 1978, Lee Iacocca foi demitido por Henry Ford II, mas rapidamente recebeu convite para a presidência da Chrysler, onde notabilizou-se por ter colocado a empresa em plena recuperação de seu prestígio no mercado, por intermédio de um empréstimo feito pelo governo.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

CUMMINS BRASIL PROMOVE SOLUÇÕES DE MOTORES, EIXOS E TURBOS PARA O MERCADO DE REPOSIÇÃO.

Na 11ª edição da AUTOPAR – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, encerrada neste sábado (11) no Expotrade Pinhais, em Curitiba (PR), a Cummins Brasil apresentou seu portfólio de peças de reposição genuínas de motores, eixos e turbos dedicadas ao segmento de veículos pesados.

Além de expor os turbocompressores Holset da Cummins Turbo Technologies, a líder em tecnologia de energia exibiu o consagrado motor ISF 3.8 e apresentou o kit reparo dessa motorização, cujo objetivo é oferecer ao mercado de reposição uma solução para minimizar os custos e a complexidade de manutenção.

Já a Cummins Meritor, líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, levou ao evento o eixo MS-18X HD, evolução do atual modelo MS-18X, aplicados em caminhões, além das peças de reposição da Unidade de Aftermarket. Ao todo foram mais de 3 mil itens ativos, incluindo linha completa de itens para diferencial, rolamentos, componentes de cardan, amortecedores e óleo para diferencial.

As peças da Cummins Meritor são projetadas para oferecer melhor desempenho e maior vida útil, além de atender às expectativas de performance de todas as marcas de veículos, com níveis comprovados de qualidade e valor. Já o eixo que foi exposto, o MS-18X HD, é dedicado para veículos 6x2 estradeiros, desenvolvido para atender às necessidades do mercado em proposta mais avançada, com design moderno do sistema do diferencial do eixo por meio de novas engrenagens e conjunto de rolamentos de forma a proporcionar maior confiabilidade nas aplicações.

Esse produto conta com inovações que resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em comparação com o eixo MS-18X. Vale acrescentar que as melhorias desenvolvidas e implementadas no design são intercambiáveis com o modelo base, ou seja, não geram impacto com a interface de suspensão do veículo.

Cummins Brasil - Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Meritor produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Clique aqui para mais informações.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada