quinta-feira, 23 de maio de 2024

HYUNDAI MOTOR APRESENTA LOGÍSTICA LIMPA E SUSTENTÁVEL COM FOCO NO USO DO HIDROGÊNIO

A Hyundai Motor Company compartilha sua visão para o setor de hidrogênio na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024, onde apresenta soluções de logística limpa nos Estados Unidos, impulsionadas pelo caminhão elétrico movido por célula de combustível a hidrogênio da marca, o XCIENT Classe 8 Fuel Cell.

A empresa exibe o caminhão XCIENT Fuel Cell e o sistema de célula de combustível a hidrogênio, juntamente com exposições digitais, que demonstram o conceito de aprimoramento do veículo e suas tecnologias na cadeia de valor de hidrogênio, no Centro de Convenções de Las Vegas.

Construindo o caminho para o hidrogênio na sociedade

Na conferência de imprensa da Hyundai Motor, Ken Ramirez, vice-presidente executivo e head de Negócios Globais de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor, destacou o compromisso da empresa em construir uma sociedade voltada para esse tipo de combustível verde. O executivo falou sobre o verdadeiro valor do hidrogênio e como o Grupo alavanca as capacidades intersetoriais de suas afiliadas, o que abrange toda a cadeia de valor – desde a produção e armazenamento até logística, transporte e diversas aplicações – para transmitir a visão da empresa para uma sociedade baseada no hidrogênio.

No início deste ano, a Hyundai Motor anunciou sua visão para a expansão da marca HTWO na cadeia de valor do hidrogênio, o que sinalizou que esta será a catalisadora para uma transição energética global. A empresa pretende concretizar a sua visão para uma sociedade baseada no hidrogénio, e alavancar as capacidades integradas do Grupo em várias indústrias.

"A expansão da nossa marca HTWO reflete o alcance único da Hyundai, que vai além da mobilidade e entra em uma cadeia de valor de hidrogênio integrada para liderar a transição energética global", disse Ramirez. "Somos como nenhuma outra empresa de energia, com raízes profundamente fundamentadas na mobilidade - e somos como nenhuma outra empresa de mobilidade com ramificações tão amplas na energia. Nossa missão sempre foi clara: aproveitar nossos pontos fortes nestes dois setores para concretizar nossa visão de uma sociedade baseada no hidrogênio."

Durante a apresentação, Jim Park, vice-presidente sênior e head de Desenvolvimento de Negócios de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor North America, detalhou o lançamento dos caminhões elétricos XCIENT Classe 8 Fuel Cell nas principais iniciativas de logística de hidrogênio dos Estados Unidos, incluindo os projetos NorCAL ZERO e de Logística Limpa, como mais uma prova do compromisso da empresa.

No ano passado, por meio do NorCAL ZERO, a Hyundai Motor implantou 30 caminhões XCIENT Fuel Cell nos portos de Oakland e de Richmond para transportar contêineres de carga e veículos, que ficou marcado como a maior implantação comercial de caminhões elétricos pesados Classe 8 movidos por célula de combustível de hidrogênio na América do Norte. Na Geórgia, a empresa desenvolve o Projeto de Logística Limpa na Metaplant America (HMGMA), do Grupo Hyundai Motor, para descarbonizar essa unidade de produção.

"Esta iniciativa histórica de descarbonização portuária na Califórnia é um excelente exemplo de como os caminhões a hidrogênio estão pavimentando o caminho para uma logística sustentável futura", disse Park. "Ao replicar o sucesso do NorCAL ZERO e adaptá-lo às necessidades específicas dos clientes, nós da Hyundai pretendemos criar uma rede mundial de operações limpas movidas a hidrogênio."

A Hyundai Motor trabalha ativamente para descarbonizar sua logística cativa por meio do Projeto Logística Limpa. Este ano, a empresa dará um passo significativo ao implantar caminhões XCIENT Fuel Cell em suas instalações na Geórgia. Esta ação dará início aos esforços da empresa para reduzir as emissões de suas operações logísticas internas.

HTWO Logistics trará soluções limpas para a HMGMA

Glenn Clift, diretor executivo da GLOVIS America, fornecedor líder de logística que compartilha a visão de hidrogênio da Hyundai Motor, também participou da coletiva de imprensa como palestrante convidado para apresentar a HTWO Logistics, uma parceria para benchmarking em soluções de logística sustentável que giram em torno da HMGMA.

"Nossa operação de logística limpa na Geórgia lida especificamente com a redução da emissão de carbono do transporte de entrada e saída de materiais em nossa nova fábrica", disse Clift. "Por meio da HTWO Logistics, faremos parceria com a Hyundai Motor no estabelecimento de uma cadeia de valor de produção de hidrogênio limpo, fornecimento, reabastecimento e usos de veículos com emissão zero para lidar com a logística, o que cria um ecossistema de mobilidade de hidrogênio dentro e ao redor da nova planta na Geórgia."

Por meio dessa parceria, as duas empresas alavancarão um conjunto abrangente de soluções para maximizar a redução das emissões de carbono. Ao obter insights valiosos deste projeto, as empresas pretendem replicar esse modelo de sucesso globalmente, e expandir ainda mais os negócios da HTWO.

Conceito de aprimoramento do caminhão XCIENT Fuel Cell

Em linha com a dedicação contínua da Hyundai Motor à inovação orientada para o cliente, a empresa mostrou digitalmente, em primeira mão, o conceito de evolução de seu caminhão XCIENT Fuel Cell.

Os vídeos em exibição no evento mostram um painel de instrumentos digital em Y de 12,3 polegadas, que oferece aos motoristas informações claras e concisas em um piscar de olhos, e um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque, também de 12,3 polegadas, com botões físicos integrados ao console central para conveniência do condutor.

O modelo de exibição também apresenta um conjunto abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) da Hyundai Motor, projetados para melhorar a segurança do veículo e minimizar a fadiga do motorista. Estes aprimoramentos incluem: assistente de prevenção de colisão frontal (FCA), alerta de saída segura (LDW), alerta de colisão lateral (SOD) e piloto automático adaptativo (SCC).

A empresa também apresentou sua colaboração com a líder do setor de direção autônoma, Plus, para melhorar a segurança rodoviária e a eficiência do transporte de cargas. Ambas estão testando a tecnologia de direção autônoma de nível 4 no caminhão XCIENT Fuel Cell, da Hyundai Motor, nos Estados Unidos, o primeiro para um caminhão elétrico Classe 8 movido a célula de combustível no país.

O caminhão XCIENT Fuel Cell, da Hyundai Motor, equipado com a tecnologia de direção autônoma Plus SuperDrive™ Nível 4, está em exibição no estande da Plus na ACT Expo.

A visão da HTWO para o potencial do hidrogênio dentro e fora do setor

Amplamente considerado como um transportador de energia seguro, limpo e sustentável, o hidrogênio é visto como a solução perfeita para veículos comerciais e transporte logístico devido às suas diversas vantagens, incluindo produção, armazenamento, logística e infraestrutura de reabastecimento. O hidrogênio é um carregador de energia de alta densidade que permite aos veículos elétricos movidos a célula de combustível (FCEVs) fornecerem potência constante e adequada para condução de longa distância e transporte de cargas pesadas.

O caminhão XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor, alimentado por um sistema de célula de combustível a hidrogênio largamente testado em campo, já é um divisor de águas e lidera o mercado de FCEV, com unidades em operação em todo o mundo, incluindo na Europa, Coreia do Sul e América do Norte. A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio da Hyundai Motor já abrange aplicações que ultrapassam a questão da mobilidade, incluindo energia estacionária, equipamentos industriais e, em breve, eletrolisadores.

Conforme anunciado na CES 2024, a HTWO evoluiu de um sistema de célula de combustível para uma marca completa da cadeia de valor do hidrogênio, que integra as capacidades do Grupo Hyundai em vários setores. Ao alavancar sua força nos setores de mobilidade e energia, o Grupo agora está posicionado de forma única para oferecer soluções holísticas que abrangem todos os estágios da cadeia de valor do hidrogênio.

Movendo-se de forma destacada neste novo segmento, o Grupo Hyundai desenvolveu métodos pioneiros para converter resíduos orgânicos em hidrogênio como parte de seu projeto piloto em curso em Chungju, na Coreia do Sul. Ao extrair biogás de resíduos alimentares, o hidrogênio é criado por meio de um processo avançado. Este hidrogênio é então fornecido a uma estação de reabastecimento para veículos. O Grupo terá outra instalação na Coreia até o final deste ano, na qual o lodo de esgoto é convertido neste tipo de gás.

O Grupo Hyundai também está revisando um modelo de negócios de energia de hidrogênio para integrar toda a cadeia de valor, desde a produção de hidrogênio a partir do plástico, até a captura de carbono e sua utilização, armazenamento, transporte, fornecimento e possíveis aplicações.

Caminhão XCIENT Fuel Cell em exposição na ACT Expo 2024

O caminhão XCIENT Fuel Cell, com uma configuração de eixo motriz 6x4, está em exibição no estande da Hyundai Motor juntamente com um sistema de célula de combustível de hidrogênio. O veículo está ao lado de exposições digitais demonstrando as soluções HTWO Grid da empresa e o conceito de aprimoramento do próprio modelo. A empresa também está operando um programa de test-drive do XCIENT Fuel Cell na Expo.

Hyundai Motor Brasil
Ketchum-Interfuse

AZIMUT YACHTS REVELA IATE HÍBRIDO QUE REDUZ EM 40% AS EMISSÕES DE CO2

Durante a Semana de Design de Milão, realizada recentemente na Itália, a Azimut Yachts, líder mundial na fabricação de iates de luxo, que tem no Brasil o único parque fabril fora da Itália, revelou as primeiras imagens do iate Seadeck 6, modelo inédito de uma linha que marca um novo momento em sustentabilidade para a indústria náutica internacional. 

A elegante embarcação, que tem 57 pés e 3 amplas cabines, é equipada com o primeiro sistema de propulsão híbrido da Volvo, capaz de reduzir as emissões de CO2 em 40%. Outra inovação apresentada no Seadeck 6 é a instalação de uma placa fotovoltaica de 10 metros quadrados, que gera energia suficiente para uma autonomia de 4 horas durante o dia e até 8 horas à noite, proporcionando operações silenciosas, sem ruídos e vibrações, e completamente elétricas, melhorando a experiência a bordo enquanto protege os ecossistemas marinhos.

"A apresentação das imagens e do projeto da Seadeck 6 representa um marco significativo para a Azimut Yachts e para a indústria náutica mundial.  É fruto de anos de investimentos e estudos em novas tecnologias associadas à sustentabilidade. Este iate não é apenas um exemplo de inovação em design e tecnologia, mas também um testemunho do nosso compromisso em minimizar cada vez mais os impactos ao meio ambiente contribuindo com o setor náutico como um todo. Estamos orgulhosos de liderar o caminho para um futuro na náutica de luxo", afirma o CEO da Azimut Yachts no Brasil, Francesco Caputo.

A embarcação conta também com a utilização de materiais sustentáveis, como cortiça para o deck, substituindo a tradicional teca, e fibra de carbono, que reduz o peso do iate em até 30%, contribuindo para uma maior eficiência de combustível.

Resultado dos investimentos constantes em pesquisa e adoção de tecnologias e materiais sustentáveis, a nova série Seadeck é a primeira linha de iates do mundo a ser certificada com o RINA GREEN PLUS GOLD, uma certificação ambiental concedida pela RINA, entidade internacional que classifica navios e embarcações que possuem desempenho ambiental excepcional, além dos padrões regulatórios.

Com 17,5 metros de comprimento, o Seadeck 6 é um iate ideal para viagens longas pelo altíssimo conforto que proporciona. A embarcação conta com um amplo salão no deck principal, totalmente aberto, que possibilita maior conexão com o mar, assim como as grandes janelas, já características da marca. A cozinha foi posicionada estrategicamente para atender tanto áreas internas quanto externas, facilitando o acesso durante refeições e entretenimento, e é equipada com eletrodomésticos altamente modernos e materiais de qualidade, como superfícies de quartzo, armários em madeiras nobres e acabamentos em materiais resistentes à corrosão que adicionam um toque de luxo à embarcação.

A proa do Seadeck 6, que tem design mais aerodinâmico permitindo que o iate aquaplane e, consequentemente, reduza o arrasto em velocidades mais baixas, conta ainda com um solário para banhos de sol e socialização. Já a popa, que também por uma questão de navegabilidade é mais larga, é equipada com espreguiçadeiras e área para refeições, ideal para desfrutar do ambiente ao ar livre com uma vista panorâmica.

Em termos de motorização, o Seadeck 6 pode ser equipado com três motores Volvo IPS 500 ou 650 que podem produzir 380 cv e 480 cv. O modelo será fábricado na Itália.

Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut | Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S,Grande e Seadeck, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés e é reconhecida como a maior fabricante de iates de luxo do mundo. Está presente em mais de 70 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 e 100 pés.

Azimut Yachts
Rotas Comunicação

CARBON: CRESCE A DEMANDA POR BLINDAGEM DE VEÍCULOS NO BRASIL

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O mercado de blindagem de veículos no Brasil registrou um novo recorde em 2023, com 29.296 veículos recebendo proteção balística, marcando um aumento de 13% em relação a 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Este crescimento evidencia uma busca cada vez mais comum por segurança, mas também levanta dúvidas sobre como escolher uma empresa de blindagem confiável.

Para os proprietários de veículos interessados em blindagem, torna-se cada vez mais vital verificar a autenticidade das certificações das empresas. Isso pode ser feito por meio do site oficial da montadora, onde geralmente estão listadas as companhias certificadas ou homologadas para realizar serviços de blindagem em seus veículos. Além disso, a manutenção preventiva anual é crucial para assegurar a durabilidade e a eficácia da blindagem, mantendo o alto padrão de segurança.

Tendo isso como prioridade na escolha de serviços de blindagem, a Carbon se destaca como líder global neste segmento. A empresa é conhecida por sua garantia de qualidade e segurança, graças à sua vasta equipe de engenharia balística, capaz de desenvolver projetos personalizados que não apenas garantem proteção balística excepcional, mas também buscam preservar ao máximo a originalidade do veículo.

A Carbon é certificada por seis renomadas montadoras automotivas, abrangendo um total de nove marcas distintas. Entre elas estão a JLR (Jaguar Land Rover), que inclui Range Rover, Defender e Discovery; a Jaguar; a Toyota; a BYD; a GWM (Great Wall Motors), com as marcas Haval e Ora; e a GM (General Motors), com a marca Chevrolet. A empresa também é homologada pela Volvo Cars, e assegura aos clientes a manutenção da garantia original de fábrica de todos os veículos pós-blindagem. Este reconhecimento é resultado de um intenso processo colaborativo de desenvolvimento entre as montadoras e a empresa de blindagem, garantindo conformidade com elevados padrões de segurança e qualidade.

"A busca por proteção não deve comprometer a qualidade e a integridade do veículo. Na Carbon, nos empenhamos em oferecer serviços de blindagem que atendam às mais rigorosas exigências de segurança, sem esquecer a importância da estética e do desempenho do veículo", afirma Michel Haddad, Chief Automotive OEM Relations & Sales Intelligence Officer da Carbon.

Assim, a empresa não apenas atende aos critérios de certificação das montadoras, mas vai além, realizando testes balísticos rigorosos em colaboração com instituições internacionais, como a EDAG - multinacional alemã com mais de 50 anos de experiência, especializada em serviços de engenharia para o desenvolvimento de veículos, plataformas de manufatura e tecnologias para carros modernos, incluindo veículos autônomos. "Esse é o tipo de parceria que assegura um padrão de segurança superior em todos os nossos serviços. E é também, claro, o que indicamos que todos os interessados por uma blindagem de qualidade busquem", diz Michel.

Qualidade conjunta

As montadoras estabelecem critérios detalhados ao certificar empresas de blindagem, demandando conformidade com padrões elevados de segurança, qualidade no acabamento e integridade estrutural. Entre os requisitos, estão incluídos testes balísticos avançados, análises de durabilidade e funcionalidade dos veículos pós-blindagem, além da garantia de que as modificações não comprometem adversamente o desempenho e a segurança. A certificação também exige uma auditoria contínua dos processos de fabricação e instalação para assegurar a consistência e alta qualidade em todas as blindagens.

A expansão da Carbon e sua dedicação a manter parcerias com montadoras prestigiadas refletem seu compromisso em atender à crescente demanda por segurança no mercado automotivo, consolidando sua posição como líder mundial em blindagem de veículos civis.

Como funciona a manutenção preventiva de carros blindados?

A manutenção preventiva de carros blindados inclui uma revisão anual obrigatória durante o período de garantia, a ser realizada independentemente da quilometragem rodada. Esta revisão verifica a integridade da blindagem, o estado dos vidros, as condições dos componentes afetados pela blindagem, entre outros aspectos, para assegurar que tudo esteja funcionando adequadamente e manter o alto padrão de proteção.

Para mais informações sobre blindagem de veículos e manutenção preventiva, a Carbon oferece consultas detalhadas para garantir que os clientes façam escolhas informadas e seguras.

CarbonFundada em 2015, a Carbon é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo e única a receber a homologação da Volvo globalmente. Dessa forma, além da produção para o mercado brasileiro, exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM e pioneira na blindagem de veículos eletrificados, sendo a primeira empresa a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016. Sediada em Barueri - SP e com atuação em todo o território nacional, é a empresa de blindagem que mais investe em infraestrutura, inovação, aumento de capacidade de produção e atendimento ao cliente. Hoje, conta com mais de 40 mil metros quadrados de área construída, que englobam fábrica de blindagem, assistência técnica e duas fábricas de vidros. Com mais de 20 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A Carbon projeta atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2025.

Carbon
RPMA Comunicação

TECNOLOGIAS LUMINATOR PROPORCIONAM MAIS QUALIDADE E SEGURANÇA AOS PASSAGEIROS E OPERADORES

A Luminator criou na Suécia, um sistema de informação para passageiros em tempo real que atualiza para os usuários sobre tudo o que é pertinente à sua viagem. Esse sistema é muito importante porque alterações e mudanças de itinerário e horário nem sempre podem ser evitadas e ocorrem nas operações de transporte público. Os passageiros ficam satisfeitos e podem se adaptar imediatamente à mudança realizada, pois recebem rapidamente informações úteis que podem melhorar a sua viagem.

De acordo com as diretrizes do ITxPT, a troca dinâmica de dados garante que os dados atuais da viagem estejam disponíveis no sistema central. O motorista, o passageiro e as autoridades de transporte recebem exatamente as informações que necessitam em tempo real. Se as operações forem interrompidas, o motorista pode atuar e informar utilizando o terminal do motorista, permitindo que o setor de gerenciamento de frota planeje adequadamente, para que os passageiros possam obter rapidamente as informações mais recentes e os horários de chegada alterados.

As próximas conexões das viagens dos passageiros são exibidas imediatamente porque os serviços interligados também são incorporados. Todos os veículos são localizados via GPS. Os dispositivos são conectados através do software de back office Mobi Access Web e gerenciado remotamente. Desta forma, a eficiência e precisão da tecnologia Luminator garante a motoristas e passageiros informação em tempo real.

"Este sistema Luminator já é utilizado há mais de 10 anos na Europa e seria muito importante e benéfico para passageiros, operadores e motoristas se fosse adotada no Brasil e em diversos países da América Latina, o que tornaria o transporte público mais atraente ao seu público-alvo", comenta Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil. "Neste sistema, a informação pode chegar até o passageiro através do Sistema de Próxima Parada, seja com telas TFT, Painel Interno e áudio do veículo. Ou seja, pode ser facilmente instalado nas operações brasileiras", acrescenta o executivo.

A customização das informações sobre o trajeto e sua forma de veiculação são totalmente editáveis e controladas pelo operador que contrata o serviço e recebe o treinamento ministrado por profissionais da Luminator.

A Luminator Technology Group Global (Luminator) é um fabricante líder de sistemas de comunicação com passageiros, vigilância por vídeo e soluções de iluminação para aplicações globais de transporte de massa. A empresa, fundada em 1928, aproveita seus amplos recursos de engenharia para desenvolver soluções que aumentam a inteligência, a segurança e a eficiência das operações de ônibus, trens e aerospace em todo o mundo.

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

BUSSCAR: GASPARZINHO TRANSPORTE E TURISMO, DA BAHIA, ADQUIRE DOIS VISSTA BUSS DD.

Novos Vissta Buss DD estão sendo incorporados à frota da operadora Gasparzinho Transporte e Turismo, com sede em Feira de Santana, na Bahia. A entrega dos veículos foi feita ao proprietário da empresa, Altemir Juventino de Souza, na segunda-feira (20), na sede da Busscar, em Joinville.

Com chassi Volvo B510R 8x2 e câmbio automático, os ônibus contam, ainda, com 48 poltronas Class Leito Turismo no salão superior e 12 poltronas Class Leito no salão inferior. Todos os assentos são revestidos com viscoelástico e possuem tomada USB, porta copos individuais, porta revistas e descanso para braços, pernas e pés.

Altemir, proprietário da empresa Gasparzinho, explica que sempre ouviu falar da qualidade do acabamento dos ônibus Busscar, o que gerou interesse em adquirir um modelo da marca. “Gostei muito dos veículos adquiridos, eles atenderam às minhas expectativas”, avalia o empresário.

Estão à disposição dos passageiros sanitários, bebedouros e geladeiras em ambos os salões. O Vissta Buss DD também dispõe de ar-condicionado, wi-fi, sistema de segurança DVR, monitores e gerenciador de áudio e vídeo. A cabine do motorista é equipada com aparelho multimídia touchscreen e poltrona com amortecedor pneumático, apoio de cabeça e cinto de segurança retrátil de três pontos.

Busscar

LUIZ EDUARDO LEMOS PASSOS É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA BRIDGESTONE

Luiz Eduardo Lemos Passos é o novo Diretor Comercial de Consumo da Bridgestone no Brasil. Com mais de 30 anos de experiência em vendas, marketing e gestão de negócios, Eduardo reportará diretamente a Damian Seltzer, Country Manager da Bridgestone Brasil.

Eduardo liderará a área de Vendas para veículos de passeio e caminhonetes, sendo responsável pela performance da categoria. "A principal estratégia é buscar oportunidades de crescimento do nosso negócio e sinergias junto aos nossos clientes e parceiros estratégicos", comenta o novo diretor.

A chegada do executivo está dentro da estratégia da companhia de ampliar cada vez mais os canais de vendas. Atualmente, a Bridgestone conta com mais de 800 pontos de venda em todo o território nacional.

Em sua trajetória, antes de ingressar na Bridgestone, Eduardo atuou como Diretor Comercial na Raízen Lubrificantes e esteve durante 28 anos na Shell.

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, o executivo também possui Pós-graduações em Finanças Corporativas pela UNIFACS, Marketing pela ESPM, Novas Tecnologias pela FIA e MBA em Energia pela PUC – RJ.

"Estamos felizes por contar com a experiência de Eduardo. Sua trajetória profissional acrescentará uma nova visão ao nosso negócio e contribuirá para o crescimento sustentável da área na Bridgestone", destaca Damian Seltzer.

Bridgestone do Brasil
Máquina CW

quarta-feira, 22 de maio de 2024

NISSAN: COMO A LIDERANÇA CONSCIENTE É UM BOM NEGÓCIO.

A Nissan apresenta seu novo Leadership Way, que reforça a importância de combinar o cérebro e o coração para liderar.

O cérebro humano reage de forma mais positiva aos líderes que demonstram compaixão. É o que comprova uma pesquisa baseada em imagens neurológicas citada pela publicação Harvard Business Review.Abre em uma nova aba. Buscando sempre promover um excelente lugar para trabalhar, a Nissan apresentou o novo programa Nissan Leadership Way, que tem como pilar o conceito de que o cérebro e o coração são elementos indivisíveis para quem desempenha uma função de liderança.

"Este é mais um componente da nossa abordagem Our Nissan, uma evolução natural na jornada que estamos trilhando na empresa. Nós acreditamos que os líderes desempenham um papel-chave para impulsionar a transformação cultural necessária e responder aos desafios enfrentados e, por isso, acompanhamos o desenvolvimento tanto dos líderes como de suas equipes", comentou Mario Ortiz, diretor sênior de recursos humanos da Nissan América Latina.

          Mario Ortiz

O Nissan Leadership Way propõe quatro valores (dois guiados pela cabeça e dois pelo coração). Cada um desses, por sua vez, se desdobra em dois comportamentos.
Cérebro:
- Criar o futuro: conectar a equipe com objetivos de longo prazo; promover novas ideias.
- Demostrar agilidade: adaptar-se rapidamente às mudanças; tomar decisões.
Coração:
- Demonstrar compaixão: agir com humildade; entender as necessidades individuais.
- Construir a confiança: promover um ambiente inclusivo; empoderar os demais e romper silos.

Muitos estudos têm concluído que liderar com compaixão pode estar associado a um menor esgotamento emocional dos colaboradores, assim como um menor absenteísmo no trabalho. Aqueles líderes que têm como foco o bem-estar da equipe conseguem promover o fortalecimento da fidelização e confiança na organização por parte dos colaboradores, entregando melhor desempenho individual e aumentando a motivação dos times. A liderança consciente com uma visão integradora é cada vez mais adotada nas empresas.

O futuro do trabalho se constrói hoje

Entre as muitas contribuições valiosas para a abordagem, o relatório Global Talent Trends 2024Abre em uma nova aba da consultoria Mercer destacou que "os colaboradores que podem ser autênticos no trabalho têm uma probabilidade duas vezes maior de confiar na organização onde atuam". Na Nissan, a promoção de um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo é demonstrada por meio de compromissos e ações.

Dentro da abordagem Our Nissan, o pilar Our Promise (Nossa Promessa) dá respaldo aos valores corporativos e promove um ambiente de trabalho onde as pessoas podem vivenciar a inclusão, segurança, bem-estar e reconhecimento. Por exemplo, os mais de 22.800 talentos que fazem parte da companhia japonesa na América Latina desfrutam de uma proposta de valor que contempla a possibilidade de participar de grupos de trabalho voluntários com foco no empoderamento da mulher, a comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência ou de diferentes gerações, além de também favorecer a equidade racial.

Além disso, a Nissan aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs na sigla em inglês), um programa capitaneado pela ONU Mulheres e pelo Pacto Mundial das Nações Unidas para apoiar a igualdade de gênero. Na América Latina, a empresa também participa da rede Pride Connection de empresas comprometidas com a diversidade, que buscam ampliar suas redes de contatos para compartilhar, fortalecer e incentivar melhores práticas para promover a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho.

A liderança consciente busca um equilíbrio entre os resultados e as necessidades humanas. Neste momento em que acaba de apresentar seu novo plano de negócios "The Arc"Abre em uma nova aba, a Nissan escolheu este estilo de liderança em detrimento de outros porque ele beneficia não apenas a empresa, mas também a sociedade como um todo. Ao fomentar a compaixão, a confiança e a agilidade mental, a montadora japonesa contribui para construir um futuro mais sustentável e humano.

Nissan América Latina

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em benefício dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da NMEXAbre em uma nova aba, NIBUAbre em uma nova aba e NSAM.

Nissan Brasil

TOYOTA ALCANÇA MARCA DE 100 MIL VEÍCULOS HÍBRIDOS VENDIDOS NO BRASIL.

A cada três automóveis eletrificados em circulação no país, um é Toyota ou Lexus

A Toyota do Brasil alcançou mais um marco significativo em sua jornada de 66 anos no País: a empresa atingiu os 100 mil veículos híbridos vendidos, considerando as marcas Toyota e Lexus. "Esse número representa, além do reconhecimento de nossos clientes, uma visão estratégica e o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo", afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe.

Hoje, a cada três automóveis eletrificados em circulação no país, um é Toyota ou Lexus. No último ano, mais de 21 mil unidades híbridas foram vendidas entre as duas marcas, sendo que 20 mil foram dos modelos Corolla e Corolla Cross produzidos em nossas plantas de Indaiatuba e Sorocaba, gerando emprego e renda no país.

Esses números refletem o avanço da mobilidade sustentável por meio da consagrada tecnologia híbrida flex desenvolvida no Brasil, que combina a alta eficiência do motor elétrico com as baixas emissões de CO2 do motor flex quando abastecido com etanol. É uma tecnologia prática, acessível, sustentável e totalmente em linha com a vocação de biocombustível do Brasil. "Nossa estratégia prevê que todo novo modelo fabricado no Brasil conte com uma versão híbrida flex para o mercado doméstico", complementa Rafael Chang.

O marco de 100 mil híbridos comercializados coloca a Toyota na liderança absoluta em vendas de eletrificados no país, gerando uma contribuição significativa para a redução das emissões de carbono. Desde a introdução dos primeiros híbridos no mercado nacional, com a chegada do revolucionário Prius, em 2013, a entrada do Corolla híbrido flex e, posteriormente, do Corolla Cross híbrido flex, a Toyota evitou a emissão de 78 mil toneladas de CO2 na atmosfera.‎‌

Este número também comprova a confiabilidade dos híbridos da marca, com veículos chegando a mais de 1 milhão de quilômetros rodados e servidos por um amplo estoque de peças de reposição e equipe treinada, o que faz com que mais de 90% dos veículos híbridos que visitam as concessionárias sejam devolvidos aos clientes no mesmo dia.

"Alcançar 100 mil veículos híbridos vendidos no Brasil é um marco histórico. Na Toyota, assumimos há mais de 10 anos o compromisso de oferecer opções confiáveis de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Somos pioneiros nas tecnologias híbrida e híbrida flex, em total alinhamento com o novo desafio da transição energética. E estamos sempre atentos à inovação, investindo para trazer soluções de mobilidade sustentável e que correspondam às necessidades dos nossos clientes e do contexto de cada país", comenta Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Pioneirismo em eletrificação

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.‎‌

No Brasil, o primeiro eletrificado da fabricante foi lançado onze anos atrás: o revolucionário Toyota Prius, primeiro híbrido produzido em série no mundo, colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no país.

Desde então, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que, desde 2021, também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no Brasil. Em 2020, a Lexus passa a ser a primeira marca do Brasil a ter o seu line-up 100% eletrificado. E, desde abril deste ano, a Toyota amplia seu leque de opções com o RAV4 Hybrid Plug-in, o primeiro híbrido plug-in da marca no País.

Corolla é pioneiro na tecnologia híbrida flex

No compromisso da Toyota em acelerar a descarbonização, parte dos R$ 5 bilhões do investimento já confirmados até 2026 inclui a fabricação nacional de um novo veículo compacto híbrido flex, que será lançado em 2025, e de outro modelo híbrido flex desenvolvido especialmente para o Brasil.

Paralelamente, a fabricante realiza no país testes pioneiros com a tecnologia híbrida plug-in utilizando etanol, que estão associados a uma possível futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel). Tais iniciativas reforçam o compromisso da Toyota com a inovação e a sustentabilidade no mercado brasileiro.

Híbridos flex – pioneirismo no mercado nacional

Dos 100 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no país, 78 mil são equipados com a consolidada tecnologia híbrida flex fabricada no Brasil. Desenvolvida no Brasil pela Toyota especialmente para o mercado local, ela combina a alta eficiência do sistema elétrico com a sustentabilidade do motor flex quando abastecido com etanol – e sem precisar recarregar na tomada.

Os híbridos flex da Toyota têm consumo 30% menor em comparação com as versões não eletrificadas e emitem até 70% menos CO2 quando abastecidos com etanol (comparando com a versão convencional a gasolina), contribuindo para que o país cumpra a meta de descarbonização.

"A tecnologia híbrida flex é um exemplo de como podemos oferecer opções de mobilidade sustentável adequadas ao contexto de cada região. O etanol de cana-de-açúcar é um dos biocombustíveis com a menor pegada de carbono do mundo. Uma solução limpa e renovável, e que é realidade no Brasil", completa Evandro Maggio.

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IVECO PORTO DESEMBARCA EM BOA VISTA (RR) PARA EXPANDIR A PRESENÇA DA MARCA NA REGIÃO NORTE

Concessionária teve investimento de R$ 10 milhões e contou com evento de inauguração

e/d: Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da IVECO para a América Latina; Antonio Denarium, governador de Roraima; João Oliva Pinto e Antônia Oliva Pinto, diretores da Porto Caminhões; descerram a placa de inauguração da Iveco Porto. Foto: Tucupi Imagens.

A IVECO reforça sua presença estratégica no mercado de transporte brasileiro com a inauguração da concessionária Porto, localizada em Boa Vista (RR). O evento de abertura, realizado na terça-feira 21 de maio, teve convidados ilustres, incluindo executivos da IVECO, como Carlos Fraga, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede para a América Latina, representantes da Porto e o Governador de Roraima, Antonio Denarium. Este novo empreendimento representa um investimento de R$ 10 milhões, realizado pelo Grupo Porto.

A inauguração é um marco para a IVECO, ampliando sua capilaridade em uma região relevante para o transporte no Brasil. A concessionária Porto, já consolidada em Manaus (AM) desde 2019, agora amplia sua atuação para atender a demanda crescente no Norte do país, especialmente no transporte de commodities como soja e madeira.

“Nosso compromisso é expandir cada vez mais a presença da IVECO por todo o território nacional, assegurando que a marca esteja acessível onde quer que o nosso cliente necessite”, afirma Fraga.

Com uma área total de 10 mil metros quadrados, a unidade de Boa Vista conta com uma equipe de 60 colaboradores prontos para oferecer atendimento ágil e alta qualidade tanto para autônomos quanto para frotistas. Fraga destaca que os clientes terão todo o suporte necessário das equipes de vendas e pós-venda para explorar os benefícios do portfólio de produtos e serviços da montadora.

Antônia Oliva Pinto, gerente Geral da Porto Caminhões, enfatiza que a expansão do Grupo Porto visa atender às necessidades dos clientes e fortalecer ainda mais o atendimento visando sempre a satisfação e excelência nos serviços prestados.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

MARIMEX JÁ ATENDEU 4 MIL ESTUDANTES EM PROJETO “CONHECENDO AS PROFISSÕES DO PORTO”

Mais 39 estudantes foram recebidos nesta quarta-feira, 22, na sede da Marimex, um dos maiores terminais alfandegados do Porto de Santos, em nova etapa do Projeto "Conhecendo as Profissões do Porto". 

Há seis anos a empresa atende alunos de escolas públicas de Santos, SP, quando recebem orientações sobre as diversas profissões envolvidas, e ficam conhecendo o trabalho portuário, tão importante na região em que vivem.

Apresentado pelo especialista, professor e veterinário, Adriano Simões, o módulo da atividade é uma palestra, com dicas sobre percursos acadêmicos, profissões, trabalho, tira-dúvidas, abrindo uma oportunidade, inclusive, para o futuro profissional dos estudantes. Além disso, a empresa fornece a alimentação em dois intervalos e transporte de ônibus especial para todo o grupo.

"Eles têm uma aula sobre projeto de vida. Somado à todas as explicações sobre as profissões portuárias e a oportunidade de ver uma maquete bem completa do Porto de Santos, para que possam compreender melhor todo o processo", explica Adriano Simões. "Levantamos os vários pilares durante toda a conversa, citando para eles exemplos de planejamento de carreira e estabilidade emocional", completa.

No evento de hoje foram recebidos alunos do 9º ano da "UME 28 de fevereiro", escola do bairro do Saboó.

Antônio Carlos Cristiano da Fonseca, o Caio, como é mais conhecido, presidente da Marimex, sente especial orgulho em patrocinar mais esse projeto social da empresa, sempre envolvida com a cidade e as suas questões sociais.

"O Projeto já existe há 6 anos. Já atendemos 4 mil estudantes. Creio que é uma oportunidade única para eles que vivem tão perto do Porto, mas pouco sabem de seu funcionamento e suas diversas atividades", comemora Caio. " E o Adriano tem uma forma toda especial de lidar com as crianças, o que traz benefícios a curto e a longo prazo, e para escolas de áreas onde há ainda uma certa carência. Acreditamos no futuro do país e que essas crianças terão melhores condições, inclusive na escolha de suas profissões e estudos", conclui o empresário santista, ele próprio há mais de 53 anos trabalhando no Porto de Santos, o que faz da Marimex umas das suas mais conceituadas e tradicionais empresas, história iniciada em 1927.

MARIMEX: UMA EMPRESA COMPLETA, CIDADÃ E TRABALHADORA, COM UMA LONGA HISTÓRIA

Com constantes investimentos em melhorias, ocupando hoje uma área de mais de 100 mil m², o primeiro terminal a operar 24 horas por dia, de forma a que as cargas possam inclusive trafegar de forma mais ágil (e poluindo menos) ao fugir de horários de pico, a Marimex sabe a importância da logística e da apresentação de um serviço superior para o sucesso do negócio de seus clientes.

A história da Marimex começou em 1927, época em que o café era a maior riqueza do país. Com o nome de Melchior & Cia, sempre impulsionada pela inovação e força de trabalho, acompanhou o crescimento do Porto e da agricultura, passando a transportar outros cereais até a década de 50. Foi a partir de então que iniciou a atividade portuária, como Marimex Comissária de Despachos. Em 1997, junto aos serviços de Despacho Aduaneiro, Armazém Geral e transporte Rodoviário, passa a operar como Instalação Portuária Alfandegada, reconhecida por sua responsabilidade comercial, empresarial e social.

Clique aqui e visite o site Marimex.

Marimex Inteligência Portuária em Logística Integrada.
Assessoria de Imprensa
Marli Gonçalves Comunicação & Imprensa
marli@brickmann.com.br
marligo@uol.com.br

MONITORAMENTO VEICULAR ALERTA PARA FADIGA E USO DE CELULAR

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas

Imagine um sistema de monitoramento veicular que identifica o uso do celular ao volante e percebe sinais de fadiga ou de distração do motorista emitindo um alerta sonoro imediato para uma situação de perigo iminente, diminuindo os riscos de acidentes nas estradas. Além disso, indica essas e outras ocorrências (excesso de velocidade, curvas bruscas, freadas bruscas, entre outras) em relatório com imagens para o gestor da frota. 

O uso de ferramentas de inteligência artificial capazes de detectar alterações de padrão de comportamento em imagens captadas por câmeras instaladas em automóveis, ônibus, vans, máquinas ou caminhões possibilita que o monitoramento de veículos avance para além da segurança contra furtos e roubos. Esta novidade tecnológica é vinda para auxiliar os motoristas e as empresas na condução de seus veículos.

"O funcionamento do sistema, apesar de toda tecnologia utilizada, é de fácil compreensão e usabilidade. A câmera 'percebe' quando há uma mudança na forma de comportamento do condutor emitindo alertas instantâneos ao mesmo, e a plataforma por sua vez, gera as ocorrências a serem tratadas. Se ele boceja seguidas vezes ou pisca os olhos com frequência, por exemplo, há indicativo de cansaço em excesso. Se leva o celular ao ouvido, a mudança na imagem também é identificada gerando o respectivo alerta", diz Nabor Cenci, gerente do segmento de rastreamento da Orsegups, empresa responsável pelo serviço. "Até mesmo o 'olhar para baixo' típico de quem usa o celular no colo é capturado pela câmera". Assim que identifica um comportamento inadequado, a chamada vídeo telemetria dispara o aviso sonoro no interior do veículo e armazena dez segundos de imagens que podem ser consultadas pelo gestor da frota para avaliar a situação e melhorar processos internos, que podem passar pela criação de programas de treinamento dos motoristas e reavaliação do uso do veículo. Essa tecnologia visa proteger vidas, patrimônio, evitar multas e resguardar a imagem das empresas através da condução consciente de seus veículos.

O Atlas da Acidentalidade no Transporte, levantamento do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), reforça a necessidade de preocupação com o comportamento dos condutores. Em 2021 (informação mais recente) a falta de atenção foi a causa de 22537 acidentes que causaram a morte de 1503 pessoas em rodovias brasileiras. Apenas a desobediência à sinalização matou mais. Foi associada a 8323 acidentes nos quais morreram 1552 pessoas.

Além das câmeras internas, o sistema permite instalar câmeras para acompanhar o que acontece do lado de fora do veículo. "As imagens podem ser uma ferramenta fundamental para a defesa dos motoristas e da empresa em algumas ocorrências. Em caso de acidente, por exemplo, podem ser prova incontestável da responsabilidade de um terceiro", diz Nabor.

O sistema inclui os serviços de rastreamento veicular, criado para combater roubos e furtos, mas usado também na gestão de frotas. Por isso, diz o gestor, o mercado alvo da novidade inclui empresas que desejam aprimorar o uso dos veículos em sua cadeia produtiva, como as transportadoras de cargas ou de passageiros, empresas de engenharia, prestadores de serviços, distribuidoras, e redes varejistas entre outros, bem como se adequar às normas exigidas pelo contratante dos serviços ou embarcador. "A tecnologia pode aumentar a segurança nas vias e diminuir o risco de multas e acidentes, o que gera benefícios sociais e econômicos".

Orsegups
All Press Comunicação

IVECO: PETRÓPOLIS AGORA TEM A VERSATILIDADE DA DAILY MINIBUS NAS RUAS.

Combinando o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus, a Daily Minibus é a mais nova protagonista do transporte coletivo de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. 

O modelo da IVECO BUS entrou em operação pela TURP Transporte com o objetivo de atender áreas de acesso restrito, com ruas íngremes e estreitas. A empresa recebeu dez novas unidades, entregues pelo concessionário IVECO Transfuturo, atendendo as regiões de Corrêas, Itaipava e Posse.

Com seu DNA único no mercado, a Daily Minibus se adapta perfeitamente às necessidades de diferentes tipos de uso. Dentre elas, o transporte urbano, assegurando dirigibilidade, potência, amplo espaço interno e custo de manutenção reduzido, o que faz a diferença no dia a dia das empresas de transporte urbano. Para a operação em Petrópolis, a TURP optou por uma configuração com capacidade para 15 passageiros sentados.

"A flexibilidade da Daily Minibus permite que o modelo também possa ser configurado para até 20 passageiros, além do motorista, de acordo com a necessidade do cliente", aponta Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

A potência de BUS e o consumo mini do motor FPT F1C de 180 cavalos garante força nas subidas e agilidade nas saídas sem comprometer o consumo de combustível. Por dentro, o passageiro da Daily Minibus tem ao seu dispor conforto e ergonomia, com amplo espaço, maior altura interna, maior vão de porta e maior volume de salão. Ao motorista a Daily Minibus possibilita uma nova experiência ao dirigir, com novo painel e comandos, nova coluna de direção e mais comodidade.

O design funcional e aerodinâmico é outro destaque do modelo IVECO BUS. Além disso, a Daily Minibus é a única van disponível no mercado produzida sobre chassi.

Com a Daily Minibus, a TURP garante mobilidade da população de forma eficiente, estudando possibilidades de transporte para as mais variadas regiões, explica Jean Moraes, diretor da empresa. "O modelo possui a mesma estrutura de um micro-ônibus com metragem inferior, permitindo o acesso à locais exclusivos de forma flexível", afirma Moraes.

Daily Minibus: um aliado do operador 

Seja para transporte urbano, fretamento executivo, escolar, turismo ou qualquer desafio de transporte de passageiros, a Daily Minibus é um aliado do operador.

"Graças ao empenho do nosso time e do concessionário Transfuturo, a TURP abraçou o potencial e a versatilidade da Daily Minibus para o transporte coletivo. O modelo já é muito utilizado nesta aplicação na Europa e entendemos que há muito espaço para ele no Brasil. Além do custo x benefício, a van permite levar as pessoas até onde um micro-ônibus não leva", afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. "Hoje, no Brasil, são muitos os desafios do transporte coletivo. É um privilégio poder participar de soluções disruptivas e que entreguem resultados a todos".

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

FORD ENTREGA PRÊMIO GLOBAL DE ENGENHARIA A ESTUDANTE DA BAHIA

O Prêmio Global de Engenharia Alan Mulally concedeu uma bolsa no valor de US$10.000 a Ana Luiza Maciel, estudante de engenharia do SENAI CIMATEC em Salvador.

A Ford e a Ford Philanthropy, braço filantrópico da empresa, criaram em 2015 o Prêmio Global de Engenharia Alan Mulally para incentivar a formação de novos talentos na área, concedendo anualmente bolsas no valor de US$10.000 a dez estudantes universitários de todo o mundo. Este ano, o prêmio chegou à décima edição com mais uma brasileira entre os vencedores.

Ana Luiza Cantharino Maciel, estudante de Engenharia de Controle e Automação do SENAI CIMATEC, em Salvador, na Bahia, tornou-se a sétima contemplada com a premiação no Brasil. Ela é estagiária do Laboratório de Engenharia Óptica e Fotônica da instituição e, além do desempenho acadêmico, destacou-se pela liderança e participação em associações da área.

“Sempre gostei de estudar e atuar em diversas áreas acadêmicas. Esse prêmio representa uma valorização do nosso trabalho como pesquisadores e acadêmicos, é uma valorização da educação”, comemora Ana Luiza, que também é voluntária em uma ONG de animais e agora tem um incentivo a mais para se dedicar aos estudos.

Paulo Oliveira, engenheiro-chefe de Powertrain e Eletrificação da Ford, fez a entrega do prêmio à estudante em uma solenidade no Centro Universitário SENAI CIMATEC e destacou o compromisso da empresa com a educação.

“A educação e o fortalecimento da engenharia brasileira são, desde o início, pilares da Ford na busca da excelência em tecnologia. A Ford sempre acreditou na alta capacitação e desempenho da engenharia brasileira, que é extremamente competitiva. O prêmio Alan Mulally é um dos grandes exemplos desse foco, incentivando tanto o lado técnico como elementos de liderança na formação de futuros talentos na área”, disse.

O executivo lembrou também que, entre os sete estudantes brasileiros reconhecidos nas dez edições do prêmio, três são mulheres. “Isso mostra a participação cada vez maior das mulheres e de sua capacitação para a liderança em engenharia. E, o mais importante, valoriza a diversidade de forma natural, mesmo sem ser um dos critérios da premiação”, completou.

Presença na Bahia

O Prêmio Global de Engenharia Alan Mulally teve como vencedores no Brasil seis estudantes do SENAI CIMATEC e um da Universidade de Salvador (UNIFACS), destacando a presença da Ford na Bahia. O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da empresa tem hoje mais de 1.600 profissionais em Camaçari e Salvador que trabalham em projetos globais, desenvolvendo tecnologias de ponta e exportando inteligência automotiva. A engenharia brasileira é responsável hoje por um terço de todas as funcionalidades embarcadas nos veículos da Ford no mundo.

“A Ford é uma das principais parceiras e responsáveis pela instalação do SENAI CIMATEC na Bahia. É uma honra para nós ter alunos destacados com o Prêmio Alan Mulally, mostrando que conseguimos cumprir nossa missão de atender o mercado”, diz Júlio Câmara, coordenador dos cursos de Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica do SENAI CIMATEC. “Além de ser um grande incentivo para os alunos se dedicarem ao curso, esse prêmio também aumentou o interesse em projetos ligados à área automotiva e da mobilidade.” 

A Ford Philanthropy, anteriormente conhecida como Ford Fund, defende o acesso equitativo a serviços essenciais, à educação para o futuro do trabalho e empreendedorismo, utilizando o transporte e a tecnologia para conectar as pessoas às oportunidades de que necessitam para crescer e avançar. Com um legado de 75 anos e US$2,3 bilhões em contribuições desde 1949, a Ford Philanthropy e a Ford Motor Company estabelecem parcerias com organizações sem fins lucrativos e organizações comunitárias para investir e co-criar soluções que satisfaçam às necessidades únicas da comunidade. Aproveitando a escala, os recursos e a experiência em mobilidade da Ford, a Ford Philanthropy gera mudanças impactantes através de doações, Centros Comunitários da Ford e voluntariado dos empregados. Para mais informações, fordphilanthropy.org ou junte-se a nós em @FordPhilanthropy no Facebook e Instagram.

Ford Motor Company

VOLVO CE REFORÇA COMPROMISSO COM SERVIÇOS E ADQUIRE PARTICIPAÇÃO EM EMPRESA DE SOFTWARE DE GESTÃO DE FROTAS

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) adquiriu 22% de participação na VizaLogix, empresa norte-americana fornecedora de soluções em serviços na modalidade "SaaS" (Software como Serviço), para monitoramento, suporte técnico e manutenção de máquinas.

A iniciativa faz parte da estratégia da marca de expandir serviços aos clientes, que cada vez mais demandam digitalização e gestão de dados, especialmente nos setores de construção e mineração. "A VizaLogix e a Volvo CE têm objetivos comuns de melhorar a experiência do cliente por meio do aumento da eficiência, disponibilidade e produtividade", afirma Scott Young, head da Volvo CE na América do Norte. "A VizaLogix fornece soluções SaaS simples de integração e uso, ajudando frotistas, revendedores de máquinas e OEM's a tomarem decisões inteligentes", assegura o executivo.

"Estamos entusiasmados em receber a Volvo como um investidor estratégico, numa nova e empolgante fase de nosso negócio. Esta parceria representa um marco para nós, reafirmando nosso compromisso com soluções inovadoras na indústria de equipamentos de construção. Estamos confiantes de que, juntos, geraremos ainda mais valor para nossos clientes", garante Shawn Bonnington, CEO da VizaLogix. Sediada em Connecticut, a empresa continuará a operar de forma independente, com foco no suporte de frotas multimarcas.

Múltiplas soluções

A VizaLogix oferece soluções diferentes e, em alguns casos, complementares aos serviços Volvo. Um exemplo é a conexão de dados para frotas multimarcas, um dos seus diferenciais no mercado. Os produtos incluem: ferramentas para suporte dos técnicos de serviços na realização de diagnósticos remotos dos equipamentos; monitoramento e gestão de dados de performance de frotas multimarcas; e um banco de dados para armazenamento de informações de produtividade do "job site" do cliente, em regime 24/7, e através de uma única plataforma.

Há anos a Volvo CE vem desenvolvendo serviços inovadores que melhoram a disponibilidade, a produtividade e a segurança dos clientes. Entre eles estão serviços relacionados diretamente às máquinas, como o ActiveCare Direct®, o Care Track, o Load Assist, e o Haul Assist, além daqueles direcionados para a produtividade de frotas, como o Connected Map. "Esse crescimento na utilização de serviços está se tornando tão importante na gestão das frotas quanto as próprias máquinas. O investimento na VizaLogix amplia nosso compromisso nesse segmento," diz Young. "É combinando a máquina certa com os serviços certos que os usuários obtêm a melhor solução para suas necessidades", finaliza.

>> Clique aqui para mais informações sobre as soluções VizaLogix.

Volvo Construction Equipment
Volvo CE North America
Grupo Volvo América Latina

VENDAS DE MÁQUINAS RODOVIÁRIAS TÊM ALTA DE 12,8% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE. AGRÍCOLAS RECUAM 11,6%.

O ano começou de forma positiva para o setor de máquinas rodoviárias. O primeiro quadrimestre fechou com volume de 10.834 unidades vendidas no atacado, uma elevação de 12,8% sobre os negócios fechados no primeiro terço do ano passado. As vendas no atacado refletem as primeiras duas fases do PAC e algumas licitações públicas realizadas no início do ano, além dos reflexos iniciais dos negócios fechados na feira M&T Expo, realizada em São Paulo, em abril. 

O balanço do quadrimestre da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) também apurou as exportações de máquinas rodoviárias que incluem tratores de esteira, retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, rolos compactadores, minicarregadeiras e manipuladores telescópicos. O volume de 4.359 unidades exportadas no quadrimestre foi 13,6% inferior ao do mesmo período do ano passado.

Já para máquinas agrícolas, os primeiros quatro meses do ano foram marcados por retração nas vendas internas e externas. As vendas no varejo foram de 14.615 unidades, e as exportações de 2.077 unidades, queda de 11,6% e 34,9%, respectivamente. Fatores com os preços das commodities, falta de financiamento e até questões climáticas têm contribuído para esse encolhimento pontual do mercado, sobretudo para as colheitadeiras, que têm valor agregado maior que os tratores de rodas.

Além dos números do quadrimestre, o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, falou da importância de impulsionar as vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil. "Os produtos apresentados nas recentes feiras Agrishow e M&T Expo possuem alto nível de tecnologia embarcada, que se revertem em aumento de produtividade para todos os tipos de clientes, dos mais familiares aos grandes grupos agrícolas e de construção. Daí a necessidade de mais recursos para as linhas já existentes de financiamento do BNDES", declarou.

Outro ponto tratado como urgente é recuperar os volumes das exportações, por meio de uma política consistente de incentivo, com maior inserção na cadeia global, mais acordos comerciais e redução de entraves, tornando nossos produtos mais competitivos. "Se de um lado as autoridades devem estar atentas a promover nossos produtos de alta tecnologia no exterior, por outro devem estar alertas a empresas que chegam ao país apenas para disputar licitações públicas, com baixo conteúdo nacional, sem garantias e sem rede assistencial estabelecida", concluiu Leite.

ANFAVEA
Assessoria de Comunicação