sábado, 1 de junho de 2024

LEXUS ES 300H E NX 350H APRESENTAM NOVIDADES NA LINHA 2025

Luxo e sofisticação: ES 300h é equipado com motorização híbrida

A Lexus do Brasil, pioneira por ter todo o seu line-up eletrificado desde 2020, anuncia a chegada da linha 2025 do sedã ES 300h e do SUV de luxo NX 350h. Mais equipados e modernos, os modelos incorporaram a nova estratégia comercial da marca, focada em entregar experiências personalizadas para cada cliente.

Disponível exclusivamente na versão Luxury, com um dos preços mais competitivos do segmento premium: R$ 360.990, o ES 300h 2025 apresenta importantes aprimoramentos que elevam ainda mais sua excelência. Destacando-se entre as novidades, está o novo Sistema de Áudio Premium Mark Levinson, composto por 16 alto-falantes e um subwoofer, proporcionando uma experiência sonora imersiva e de alta fidelidade tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Além disso, visando oferecer o máximo conforto, a Lexus equipou o sedã com um carregador por indução, convenientemente instalado no console central. Internamente, o modelo mantém o conhecido sistema de infotainment, com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e suporte para Android Auto e Apple CarPlay.

Sedã de luxo recebe novo sistema de áudio premium

Assim como em todo o seu portfólio, a Lexus aplicou em cada detalhe a tradicional qualidade artesanal que só os Takumis, mestres artesãos da marca, conseguem imprimir, respeitando os princípios do Omotenashi, que traduzem o espírito japonês de hospitalidade de antecipação às necessidades das pessoas.

Os detalhes de acabamento sofisticado continuam no volante, revestido com couro, e manopla do câmbio. Assim como nos demais modelos, a Lexus utiliza couro ecológico premium nas portas, painel e console central, o que dá ao ES 300h um tom de requinte aliado à modernidade. O banco do motorista dispõe de regulagem elétrica com 10 posições, enquanto o do passageiro é dotado de oito opções de ajustes.

Sob o capô, o Lexus ES 300h é equipado com motor a combustão de 2.5L de ciclo Atkinson, de quatro cilindros, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, entregando 211 cv de potência. Outro ponto a ser evidenciado é a presença da transmissão Hybrid Transaxle, reconhecida pela sua contribuição para uma aceleração linear, eficiência de combustível e uma experiência de condução mais confortável.

Segurança é ponto alto

No quesito segurança passiva, o sedã conta com 10 airbags, sendo quatro laterais (motorista, passageiro dianteiro e traseiros), dois frontais, dois de cortina e dois de joelho para os passageiros da frente, além de controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas.

Ao falarmos em segurança ativa, o Lexus ES 300h ainda é equipado com o sistema LSS (Lexus Safety System), que dispõe de:

Sistema de Saída de Faixa (LTA): pode ser acionado pelo condutor e entrar automaticamente em ação, avisando o motorista com sinal sonoro e vibração no volante e corrigindo o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista se as setas não forem ativadas.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h), de acordo com o tráfego.

Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).

Farol Alto Adaptativo (AHS): Um aprimoramento do farol alto automático, pois usa uma câmera localizada na parte frontal do veículo para ativar e desativar de forma inteligente os LEDs individuais em cada farol para controle preciso sobre a distribuição da luz.

NX 350h - SUV de luxo mais comercializado da Lexus

O luxuoso Lexus NX 350h apresenta importantes atualizações para o ano de 2025, especialmente nas versões Dynamic e Luxury. Na versão Dynamic, destaca-se a adição da abertura elétrica do porta-malas e o sistema "hands-free", que permite ao usuário abrir o compartimento passando o pé sob sensor por movimento localizado embaixo do para-choque traseiro. Além disso, inclui Alerta de Ponto Cego (BSM), rodas de liga-leve aro 20" e Câmera 360º, recursos que também estão disponíveis na versão Luxury.

O painel em tela TFT colorida traz informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio, entre outras. O motorista tem ainda à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e assistente de direção diretamente no para-brisa.

Versões Dynamic e Luxury recebem importantes alterações de conforto e conveniência

O NX apresenta um sistema de ar-condicionado digital de duas zonas, proporcionando controle preciso tanto de resfriamento quanto de aquecimento, juntamente com um sensor de umidade e o sistema S/Flow, que inclui a função Concierge. Este último vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos de acordo com as preferências de temperatura do motorista ou dos passageiros.

Destacando-se como o primeiro modelo da Lexus a incorporar a tecnologia E-LATCH em todas as suas versões, o novo NX oferece uma experiência de abertura de portas sem precedentes. Este recurso permite que as portas sejam abertas suavemente com um simples toque de um botão, tanto para entrar quanto para sair do veículo. Ao acionar o interruptor correspondente, o sistema efetua a abertura das portas por meio de um motor elétrico, proporcionando praticidade e conforto.

Motorização

O NX 350h é equipado com a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, uma fusão de desempenho e eficiência. O propulsor a combustão de 4 cilindros DOHC 16V, VVT-i, oferece 192 cv a 6.000 rpm e um torque de 22 kgf.m a 5.200 rpm. Além disso, conta com dois motores elétricos: um traseiro de 54 cv e torque de 12,1 kgf.m e outro dianteiro de 182 cv com torque de 27 kgf.m. Juntos, estes propulsores geram uma potência total de 246 cv, proporcionando uma experiência de condução dinâmica com emissões reduzidas.

Aprimorando ainda mais essa experiência, a transmissão Hybrid Transaxle oferece uma aceleração suave e linear, ajustando continuamente as marchas para proporcionar alto torque em baixas rotações, mantendo o controle da condução e maximizando a eficiência de combustível.

Estão disponíveis para o veículo quatro opções de modos de condução, incluindo o modo EV (puramente elétrico), modo ECO (que prioriza economia de combustível), modo NORMAL e também apresenta o modo SPORT (proporcionando respostas mais rápidas, de acordo com a preferência do condutor).

Além disso, o NX 350h vem equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time, que distribui automaticamente a força para as quatro rodas, garantindo uma condução suave em qualquer tipo de terreno.

LSS (Lexus Safety System)

O NX 350h possui tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System:

- Sistema de Saída de Faixa (LTA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.

- Sistema de mudança de Faixa (LCA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.

- Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) para todas as versões: suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).

- Farol Alto Automático (AHS) para todas as versões: acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, ajudando a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.

- Alerta de Ponto Cego (BSM) para todas as versões: monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.

- Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC) para todas as versões: utiliza laser, radar, câmeras ou desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.

- Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA) para todas as versões: sistema opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar carros que se aproximem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.

No quesito segurança passiva, o NX 350h conta com sete airbags – um de joelho para o motorista, 2 laterais (cortina), dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, controle de tração e estabilidade e assistência ao arranque em subidas. Completam o pacote o farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS), luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp), sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15km/h, e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA).

Preços NX 350h:
Lexus NX 350h - Dynamic - R$ 385.990
Lexus NX 350h - Luxury - R$ 409.990
Lexus NX 350h - F-Sport - R$ 447.990

LexusCare

A marca uniu todos os seus diferenciais exclusivos em um conjunto abrangente de serviços e benefícios padronizados, uma iniciativa pioneira no Brasil, elevando a experiência oferecida aos clientes para um patamar ainda mais excepcional e exclusivo.

Por meio do LexusCare, a marca de luxo do grupo Toyota se destaca como a única no país a oferecer uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas, além de uma garantia de oito anos no sistema híbrido. Essa iniciativa reitera o compromisso da companhia em proporcionar confiança, qualidade e segurança aos proprietários de seus veículos.

Como outro pilar do serviço, a Lexus oferece os preços mais competitivos do segmento premium quando o assunto é pacote de revisão. Com isso, os clientes da marca podem usufruir de uma manutenção de alta qualidade a preços justos.

Além disso, a Lexus oferece a mais abrangente assistência 24 horas do mercado de luxo. Esteja o cliente onde estiver, em caso de qualquer contratempo ou pane no veículo, podem contar com a experiência e o suporte imediato do LexusCare, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Concessionárias

Os dois modelos estão disponíveis nas dez concessionárias da Lexus no Brasil, localizadas em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES), duas em São Paulo (SP) e a recém-inaugurada no Distrito Federal.

Lexus

Desde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e o compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 11 modelos.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

NOVO POLO ROCK IN RIO: A VERSÃO ESPECIAL DO LÍDER DE VENDAS NO BRASIL

O best-seller pronto para o festival! 

Em homenagem aos 40 anos de história do Rock in Rio, a Volkswagen anuncia o Polo Rock in Rio. A versão exclusiva terá produção limitada e carrega itens inéditos para o modelo que é líder de vendas no Brasil em 2024.

"Com o desempenho de vendas do Novo Polo neste ano, não poderíamos ter escolhido um modelo melhor para celebrar os 40 anos de Rock in Rio. O Polo Track Rock in Rio carrega tudo que um fã de festival precisa, principalmente quando falamos de som de qualidade, além de reforçar a presença da Volkswagen na história do festival e no território da música", comenta Roger Corassa, Vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

O Polo Rock in Rio, produzido na planta de Taubaté (SP), é baseado no Polo Track equipado com o consagrado 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Essa será a terceira edição especial já feita com o Polo no Brasil, começando com o Polo Beats em 2019, passando pelo Polo Track First Edition em 2023 – edição numerada para o lançamento do modelo no mercado nacional.

Para a versão especial do Rock in Rio, o Polo Track traz roupagem exclusiva focada no estilo e na música. No exterior, as três cores disponíveis – Branco Puro, Cinza Platinum e Vermelho Sunset, - recebem acabamentos em Preto Ninja no teto, maçanetas, retrovisores, nas calotas exclusivas e faixa que cruza a tampa traseira do modelo.

Ainda traseira, o adesivo com nomenclatura Track dá espaço ao nome do festival, assim como o capô dianteiro, que recebe o logo aplicado do lado do direito. Nas laterais, adesivo com design exclusivo do Rock in Rio percorre a parte inferior das portas dianteiras e traseiras.

No interior, ouvir música é prioridade. No console, a central multimídia VW Play com tela de de 10" polegadas é de série com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio e sistema de som com seis alto-falantes para ouvir as principais playlists do festival.

Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento exclusivo em duas cores com a marca do festival em baixo relevo para os quatro ocupantes. O painel também recebe emblema com acabamento em preto piano, inédito na linha Track.

Edições Especiais Rock in Rio

O Polo Track Rock in Rio não será o primeiro modelo a receber uma edição especial para a Cidade do Rock. Ao longo dos mais de 13 anos de parceria entre a marca alemã e o festival brasileiro, quatro modelos já receberam edições especiais.

Os primeiros foram Fox e Gol em 2011, na primeira edição patrocinada pela Volkswagen. Ambos com três opções de cores exclusivas - branco, azul e vermelho, - estavam equipados com rodas escurecidas, acabamentos em vermelho no interior, sistema de som e volante multifuncional.

Já em 2013, na segunda participação da Volkswagen, o Fox voltou como estrela do show, agora com revestimento de bancos exclusivos, soleiras exclusivas e retrovisores em acabamento fosco para contraste com a pintura.

Os headliners aumentaram em 2015, Saveiro, Gol e Fox receberam edições exclusivas do Rock in Rio. Pela primeira vez, a Saveiro, baseada na versão Highline Cabine Dupla, foi equipada com os revestimentos exclusivos do evento, faixa alusiva na lateral e lanternas escurecidas. No interior, sistema de som mais potente com volante multifuncional acompanhavam as pedaleiras esportivas e os detalhes em vermelho no painel.

Volkswagen e Rock in Rio

Além de ser a fabricante de automóveis oficial do evento pela quinta vez, a marca também é co-patrocinadora da Rota 85, área temática no festival. Para a edição especial de 40 anos, pela primeira vez, serão seis dias de show (13, 14, 15, 19, 20 e 21 de setembro de 2024) na estrutura construída para receber os fãs dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ).

Para a celebração, 500 horas de experiência estão programadas para os sete palcos da Cidade do Rock, que ocupará uma área de 385 mil m². O Rock in Rio já tem estrelas nacionais e internacionais confirmadas como Travis Scott, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Ed Sheeran, Katy Perry, Shawn Mendes, Mariah Carey e muito mais."

O Rock in Rio é dos mesmos produtores do The Town, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que teve sua primeira edição em 2023 e alcançou público de 500 mil pessoas ao longo dos cinco dias na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos. A edição da capital paulista também contou com patrocínio da Volkswagen do Brasil e edição especial T-Cross The Town, SUV mais vendido do Brasil.

Clique aqui e saiba mais no site oficial do Rock in Rio.

Volkswagen do Brasil

sexta-feira, 31 de maio de 2024

PORSCHE: T-HYBRID APRIMORA SIGNIFICATIVAMENTE O DESEMPENHO

A Porsche atualizou incisivamente o icônico esportivo 911

911 Carrera GTS

O novo 911 Carrera GTS é o primeiro 911 destinado às ruas equipado com um sistema híbrido de desempenho superleve. O sistema de motorização inovador recém-desenvolvido, com 3,6 litros de cilindrada, proporciona um desempenho de condução significativamente aprimorado. O 911 Carrera GTS Coupé acelera de zero a 100 km/h em 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. 

O 911 Carrera também estará disponível imediatamente no lançamento do novo modelo. Ele é alimentado por um motor boxer biturbo de 3,0 litros ligeiramente modificado, que é mais potente que seu antecessor. O novo 911 também apresenta um design reformulado, melhor aerodinâmica, interior renovado, equipamento padrão aprimorado e conectividade expandida.

Com o relançamento de seu modelo icônico, a Porsche modernizou quatro de suas seis linhas de modelos em apenas alguns meses: Panamera, Taycan, Macan e 911. "Nosso portfólio de produtos é mais jovem do que nunca e altamente atraente", diz o CEO Oliver Blume. "Oferece aos nossos clientes ainda mais opções de personalização e experiências exclusivas."

Inspirado nas pistas: híbrido de desempenho inovador

Para os novos modelos 911 Carrera GTS, os engenheiros da Porsche utilizaram conhecimentos adquiridos no automobilismo como base para o design do sistema híbrido. "Desenvolvemos e testamos uma grande variedade de ideias e abordagens para chegar ao sistema híbrido que se adequaria perfeitamente ao 911. O resultado é uma motorização única que se encaixa no conceito geral do 911 e melhora significativamente seu desempenho", diz Frank Moser, Vice-presidente para os Modelos 911 e 718.

O sistema T-Hybrid é leve e poderoso. Possui um turbocompressor elétrico de gases de escape recém-desenvolvido. Um motor elétrico integrado, colocado entre o compressor e o rotor da turbina, acelera instantaneamente o turbocompressor. Isso cria imediatamente pressão de sobrealimentação. O motor elétrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como gerador, gerando até 11 kW (15 cv) de potência elétrica. Essa energia é extraída do fluxo de gases de escape. O turbocompressor elétrico sem válvula de alívio permite o uso de apenas um turbocompressor em vez dos dois anteriores, garantindo uma entrega de potência mais dinâmica e responsiva.

Turbocompressor elétrico

O sistema de motorização também inclui um motor síncrono de ímã permanente integrado na nova e mais potente transmissão de dupla embreagem de oito velocidades (PDK). Mesmo em marcha lenta, ele apoia o motor boxer com torque adicional de até 150 Nm e fornece um aumento de potência de até 40 kW ou 54 cv. A Porsche acopla ambos os motores elétricos a uma bateria de alta tensão leve e compacta. Ela tem o tamanho e peso correspondentes a uma bateria de partida convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9 kWh de energia (bruta) e opera a uma voltagem de 400 V. Para um peso otimizado, a Porsche instalou uma bateria de íon-lítio leve para o sistema elétrico de bordo de 12 V.

O coração do sistema T-Hybrid é um motor boxer de 3,6 litros recém-desenvolvido. O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar-condicionado seja acionado eletricamente e a transmissão por correia seja eliminada, tornando o motor muito mais compacto. Isso cria espaço acima da unidade de potência para o inversor de pulso e o conversor DC-DC. Um diâmetro de cilindro de 97 mm e um curso de 81 mm aumentaram a cilindrada em 600 cm3 em comparação com seu antecessor. O motor possui controle de comando de válvulas VarioCam e acionamento de válvulas com balancins. Ele mantém a proporção ideal de mistura de ar e combustível em todo o mapeamento (lambda = 1).

Motor boxer de 3,6 litros

Mesmo sem assistência elétrica, o motor boxer entrega 357 kW (485 cv) e 570 Nm de torque. No total, a potência do sistema é de 398 kW (541 cv) e 610 Nm. O aumento de potência em relação ao seu antecessor é de 45 kW (61 cv). O novo 911 Carrera GTS também supera seu antecessor na aceleração de 0 a 100 km/h, especialmente na partida. O híbrido de desempenho eficiente alcança características de condução altamente dinâmicas, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2 com diminuição significativa de peso extra em comparação com veículos híbridos plug-in. O aumento de peso em relação ao seu antecessor é de apenas 50 kg.

O 911 Carrera possui motor boxer de 3,0 litros biturbo. Este motor também foi completamente reformulado. Entre outras coisas, ele agora adota o intercooler dos modelos Turbo, que fica diretamente sob a grade da tampa traseira, acima do motor. Os turbocompressores do novo 911 Carrera equipavam anteriormente os modelos GTS. Com essas modificações, a Porsche consegue simultaneamente uma redução nas emissões e um aumento de potência para 290 kW (394 cv), junto com um torque máximo de 450 Nm. O novo 911 Carrera Coupé vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com seu antecessor, isso representa uma melhoria de 0,1 segundo e 1 km/h, respectivamente.

Suspensão otimizada e aerodinâmica ativa

A suspensão do 911 Carrera GTS também foi completamente revisada. Pela primeira vez, o eixo traseiro esterçante é um item de série. Ela aumenta a estabilidade em altas velocidades e reduz o raio de giro. A Porsche integrou o opcional sistema de estabilização anti-rolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) no sistema de alta tensão do híbrido de desempenho. Isso permite o uso de um sistema de controle eletro-hidráulico, que torna o sistema ainda mais flexível e preciso. A suspensão esportiva com um sistema de amortecimento variável (PASM) e uma altura de condução rebaixada em 10 mm proporcionam uma condução característica dos modelos GTS.

911 Carrera GTS

Diferentes designs de rodas 20/21 polegadas estão disponíveis para o novo 911. Disponíveis pela primeira vez no 911 Carrera estão as opcionais rodas Exclusive Design com lâminas de carbono que reduzem o coeficiente de arrasto e, portanto, aumentam a eficiência. Os modelos 911 Carrera GTS apoiam-se sobre rodas de 21 polegadas com uma tala de 11,5 polegadas e pneus 315/30 ZR 21 na traseira como padrão. Na frente, há pneus 245/35 ZR 20 em rodas de 20 polegadas com 8,5 polegadas de tala. Em linha com o desempenho significativamente aprimorado, a maior largura dos pneus traseiros melhora a dinâmica de condução e a tração do novo 911 Carrera GTS.

Exterior esportivo e aerodinâmico

A Porsche aprimorou o design exterior do 911 com atualizações cuidadosamente direcionadas à aerodinâmica. A maioria dessas medidas aperfeiçoa o desempenho do carro. As mudanças incluem novos para-choques específicos do modelo. Pela primeira vez, a Porsche também integrou todas as funções de iluminação nos faróis de LED matrix, agora itens de série no 911, com seu design característico de quatro pontos. Isso possibilita a omissão das luzes de condução dianteiras e cria espaço para maiores entradas de ar de resfriamento na frente do carro.

Nos modelos 911 Carrera GTS, a parte frontal possui cinco abas ativas de ar de resfriamento, dispostas verticalmente e visíveis do lado de fora, e outra aba oculta para fechar o desvio em cada lado. Pela primeira vez no 911, esses elementos são complementados por difusores dianteiros adaptativos no subchassi, que são controlados junto com as abas de ar de resfriamento. Esses elementos direcionam o fluxo de ar conforme necessário: quando os requisitos de potência são mínimos, as abas fechadas otimizam a aerodinâmica. Quando a demanda de potência é alta – por exemplo, em situações de pista – as abas direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores do carro. Os sensores para os sistemas de assistência agora estão localizados atrás de uma superfície de alto brilho abaixo da placa de licença.

911 Carrera GTS

Opcionalmente, a Porsche oferece os novos faróis com uma função LED matrix HD com mais de 32.000 pontos de luz. O farol alto ilumina a estrada a uma distância de mais de 600 metros. Ele também oferece funções adicionais inovadoras, como luz de curva dinâmica (cornering lights), iluminação de faixa, luz de detecção de obras ou restrições na pista – ela ilumina o caminho a ser seguido – e um farol alto antiofuscante preciso até o pixel.

A faixa de luz redesenhada com um arco integrado e logotipo "PORSCHE" faz com que a parte traseira do 911 pareça mais profunda e larga. Uma grade traseira redesenhada com cinco aletas por lado se conecta ao vidro traseiro para formar uma unidade gráfica que se funde no spoiler retrátil. A placa de licença está posicionada mais alta, com um para-choque traseiro claramente estruturado. Sistemas de escape específicos do modelo são elegantemente integrados nas aletas do difusor. Um sistema de escape esportivo está disponível opcionalmente para os modelos 911 Carrera. Os modelos 911 Carrera GTS vêm de série com um sistema de escape esportivo específico para essa versão.

Um kit aerodinâmico opcional aprimora ainda mais o desempenho do 911 Coupé. Ele inclui um para-choque dianteiro SportDesign com um spoiler dianteiro exclusivo, painéis de saia lateral correspondentes e uma asa traseira fixa mais leve. Esses componentes reduzem a sustentação e melhoram a aderência do carro esportivo.

Cockpit totalmente digital e conectividade expandida

Nas variantes coupé, a Porsche projetou o interior do novo 911 como um dois lugares padrão. Uma configuração de assento 2+2 está disponível como opção sem custo adicional. No cockpit, a Porsche combina o DNA de design familiar do 911 com tecnologia moderna: o conceito de controle Porsche Driver Experience foca no eixo do motorista e na operação intuitiva e mais rápida. Elementos de controle essenciais foram dispostos diretamente no volante ou ao redor dele. Estes incluem o seletor de modo de condução padrão, a alavanca de sistemas de assistência ao motorista revisada e, pela primeira vez no 911, um botão de partida – à esquerda do volante, naturalmente. No compartimento de armazenamento do console central do novo 911, há um compartimento refrigerado para smartphones, com função de carregamento indutivo.

Pela primeira vez, o 911 possui um painel de instrumentos totalmente digital. O display curvo de 12,6 polegadas se encaixa elegantemente no novo conceito de controle e exibição e pode ser amplamente personalizado. Ele oferece até sete visualizações, incluindo um display Classic exclusivo inspirado no design tradicional do mostrador de cinco tubos da Porsche, com um conta-giros central.

O sistema Porsche Communication Management (PCM) ainda é operado através do display central de alta resolução com tela de 10,9 polegadas. No entanto, a personalização dos modos de condução e a operação dos sistemas de assistência ao motorista foram significativamente aprimoradas. O 911 atualizado também possui novos recursos de conectividade. O Apple CarPlay® está mais profundamente integrado ao carro. Se desejado, ele exibe informações no painel de instrumentos e permite a operação de funções do veículo diretamente no ecossistema da Apple®, por exemplo, através do assistente de voz Siri®.

Os novos modelos 911 Carrera e 911 Carrera GTS serão oferecidos no Brasil nas carrocerias Coupé e Cabriolet, com tração traseira. Preços, especificações e data de abertura das pré-vendas no Brasil serão comunicados futuramente. As primeiras entregas no país são esperadas para 2025.

Porsche Brasil

GRUPO RENAULT E GEELY ANUNCIAM A CRIAÇÃO DA “HORSE POWERTRAIN LIMITED”

Após os acordos celebrados em 11 de julho de 2023 pelo Grupo Renault e a Geely e após a obtenção da aprovação das autoridades competentes, nesta sexta-feira, 31 de maio de 2024, foi criada oficialmente a HORSE Powertrain Limited. Cada grupo detém 50% de participação na nova empresa.

O Grupo Renault e a Geely acreditam que é necessária uma combinação de várias tecnologias de motorização – incluindo motores de combustão interna (ICE) altamente eficientes, combustíveis sintéticos de baixo carbono e hidrogênio – para atingir uma descarbonização bem-sucedida, pois está previsto que mais da metade dos veículos produzidos no mundo até 2040 ainda serão incluídos com motores a combustão.

Um novo player para mudar as regras do jogo de forma disruptiva, abrindo caminhos para tecnologias de combustão e híbridas de baixíssimas emissões

A HORSE Powertrain Limited vai conceber, desenvolver, produzir e comercializar todos os sistemas e soluções de motorizações a combustão e híbridas com tecnologias de ponta, incluindo motores, específicos, sistemas híbridos e baterias.

Graças a este projeto, tanto o Grupo Renault quanto a Geely se beneficiarão de um efeito de escalada imediato e da otimização da cobertura de mercado. Graças à transferência de Propriedade Intelectual do Grupo Renault e da Geely, agora a HORSE Powertrain Limited tem autonomia total no desenvolvimento das futuras tecnologias de motorização, sendo capaz de atender todas as expectativas do mercado, principalmente na área de combustíveis alternativos, como metanol verde, etanol e hidrogênio. A complementaridade do portfólio de produtos da joint venture e a presença regional podem oferecer soluções para 80% do mercado global de motorizações a combustão e híbridas, que não para de crescer.

A HORSE Powertrain será fornecedora de vários montadores de automóveis, incluindo o Grupo Renault, Geely Auto, Volvo Cars, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors Corporation. A empresa está pronta para trabalhar com clientes e parceiros em todo o mundo, para apoiá-los com soluções de ponta a ponta em tecnologias de motorizações, estando aberta para acolher parceiros para fortalecer ainda mais a cadeia de valor.

A partir do primeiro dia de sua criação, a HORSE Powertrain Limited é líder mundial em soluções de motorizações a combustão e híbridas, com:

- 17 fábricas globais

-  9 clientes em 130 países

-  5 centros de P&D

-  Aproximadamente 19 mil colaboradores

-  Previsão de receita anual de aproximadamente 15 bilhões de euros

-  Previsão de produção anual de aproximadamente 5 milhões de motores

- Todos os tipos de soluções híbridas cobertas – híbridos completos e híbridos plug-in de grande autonomia –, assim como motores de combustão interna que utilizam combustíveis alternativos, como etanol, metanol, GLP, gás natural veicular, hidrogênio, etc.

Estrutura de Governança

O Grupo Renault e a Geely, como acionistas fundadores da empresa de motorizações, aprovaram uma estrutura de governança global, bem como as nomeações estratégicas da HORSE Powertrain Limited.

- Matias Giannini é nomeado CEO da HORSE Powertrain Limited.

- Lee Ma e Juan Ferrera são nomeados respectivamente CFO (Chief Financial Officer) e CHRO (Chief Human Resources Officer) da HORSE Powertrain Limited.

Permanece inalterada a gestão dos dois subgrupos Aurobay e Horse, reunindo o know-how industrial e os ativos de ambas as empresas:  Ruiping Wang como CEO da Aurobay, sedeado na Baía de Hangzhou (China), Patrice Haettel como CEO da Horse, sedeado em Madrid (Espanha). Os dois executivos vão se reportar diretamente a Matias Giannini.

O Conselho de Administração da HORSE Powertrain Limited é formado por seis membros

- Três diretores da Geely: Daniel Li (vice-presidente do Conselho da Geely Auto e CEO da Geely Holding) será presidente do Conselho de Administração, Jerry Gan (CEO da Geely Auto Group) e Joe Zhang (CFO da Geely Holding).

- Três diretores do Grupo Renault: François Provost (Chief Procurement, Partnerships and Public Affairs Officer), Gilles Le Borgne (CTO, Chief Technology Officer) e Denis Le Vot (CEO da Dacia e Chief Supply Chain Officer).

A partir deste 31 de maio de 2024, a Horse e a Aurobay, unidades operacionais da HORSE Powertrain Limited, serão respectivamente desconsolidadas do Grupo Renault e da Geely.

Renault do Brasil

MAIS BICHICE, POR FAVOR. Por Marli Gonçalves*

A bichice está mesmo na Ordem do Dia depois que o Papa Francisco, em reunião fechada, usou o termo, em italiano, teria reclamado que já tinha muito "frociaggine" entre os sacerdotes. A tradução, maricas, ou bichice, esta uma palavra bem mais bonitinha, hão de concordar. Ainda bem que a bichice está solta essa semana em São Paulo, com todo seu frescor.

São Paulo esta semana está bem "frociaggine", e isso deixa a cidade mais bonita, colorida, alegre, divertida e diversa. Tem Parada do Orgulho Gay no domingo, a 28ª aliás, o que já deveria ser suficiente para todos já estarem cansados de aceitar a liberdade de gênero, levar a sério o movimento, prestar atenção às pautas que apresentam. Chega de armário. Chega de preconceito. Chega de violência. Respeitem a bichice nos que a tem ou não, e que muitos até por medo deixam bem recolhida até poderem extravasar na Avenida Paulista.

Vi a primeira delas. Hoje reúnem quatro milhões que colorem as ruas. Mas na primeira, lá atrás, eram poucos participantes ainda, e havia dificuldade até para desfraldar e carregar a enorme bandeira do arco-íris, símbolo que até hoje serpenteia na avenida durante o percurso. Acompanho desde sempre, quase todos esses anos, mesmo que mais de longe – tenho problemas de pânico com multidões, fico fora do aglomeração – mas faço questão de ir ver passar aquele séquito dançante, com suas fantasias criativas, a união em torno do amor, esse sim, pode-se dizer, livre. Um desfile imperdível. Atrás de cada trio elétrico, e estes repletos com famosos, famosinhos ou mais ou menos, vem o cordão variado, dançante, pulante. Um evento do qual participam famílias inteiras. Uma das maiores paradas, senão a maior, do mundo.

E se bichice se refere geralmente só aos homossexuais masculinos, lá vão se encontrar muitas outras formas de bichices, digamos assim, e também com o tempo, perceptivo e visível aumento de casais formados por mulheres, antes apareciam em desvantagem. Na verdade, lá tem de um tudo, tanto quanto as letras do movimento, quase um alfabeto, LGBTQIAP+. Sendo que esse mais já abarca o que vier pela frente até que seja nomeado. As letras? Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexo, Assexuais, Pansexuais.

Como este ano tem eleições, o tema acompanha: "Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo - Vote consciente por direitos da população LGBT+". Um clamor contra legislaturas conservadoras em todas as esferas. Tem até um pedido da organização para que seja usado o verde e amarelo da bandeira nacional, numa espécie de retomada, a exemplo da apresentada por Madonna e Pablo Vittar recentemente. Isso eu achei esquisito, vamos ver. A marca é uma só: o arco-íris. Não deveria ser dividida.

Desde muito jovem sempre tive contato com todas as letras desse alfabeto, o que me faz conhecedora do que todos trazem de melhor, o que passam, suas angústias e dores, muito além da alegria que externamente demonstram. Apelidada desde então com um simpático epíteto de mulher-bicha, convivi e convivo com todas, todos, "todes", acompanhando justamente suas conquistas. Sou amiga das divas, muitas que ainda resistem e contam suas histórias. Guerreio ao lado deles, inclusive com a honra de ter conseguido, para um amigo amado, a vitória na primeira disputa, 1993, com os seguros-saúde para o tratamento da Aids, com a garra da advogada Rosana Chiavassa, hoje uma das maiores especialistas na área de defesa dos consumidores contra os constantes abusos das companhias. Muitas vidas foram salvas; esse orgulho levo por toda a minha vida.

Muitos não sabem exatamente o que foi para tudo isso chegar até aqui. Longe de mim qualquer polêmica com o Papa, de quem gosto muito e que sempre disse respeitar a liberdade de gênero, mesmo parecendo não concordar totalmente. Foi uma gafe, deslize chato, para o qual teve que correr a pedir desculpas, e mundialmente. Coincidência ter acontecido justamente nessa semana em que São Paulo recebe o mundo "frociaggine" – a parada é um dos maiores e mais rentáveis eventos turísticos da cidade.

Tem mesmo muita bichice por aqui, ali e lá. Ainda bem. O arco-íris pede passagem.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


IVECO BUS APRESENTA SUAS SOLUÇÕES DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA BUSWORLD TURQUIA 2024

Presente em mais de 40 países, a IVECO BUS expande suas atividades em escala global, particularmente na Ásia.

A IVECO BUS é uma fabricante full liner de presença global. Como parte da sua estratégia comercial, a IVECO BUS está ampliando sua presença para regiões fora da Europa e particularmente na Ásia, propondo sua oferta completa de veículos, incluindo os de zero emissão, bem como sua oferta de serviços.

A linha da IVECO BUS reflete perfeitamente a capacidade da marca em fornecer soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis para todos os tipos de missões e uma ampla rede de serviços, respeitando os custos operacionais. Para acelerar a adoção da mobilidade sustentável, a IVECO BUS oferece agora, por meio da Energy Mobility Solutions, um conjunto completo de respostas em termos de hardware, software, obras civis e serviços de consultoria.

Três soluções de mobilidade relevantes da marca estão em exposição BusWorld Turquia, em um estande de 442 m², número A07 no Pavilhão 3

• CROSSWAY: ônibus intermunicipal para transporte de passageiros de curta e média distância, compatível com combustível renovável.

• EVADYS: parceiro de negócios perfeito projetado para serviços de rotas regionais e nacionais, traslados de aeroporto, viagens organizadas e excursões, compatíveis com combustível renovável.

• E-WAY 12 metros: ônibus urbano totalmente elétrico. Grande alcance e capacidade de passageiros otimizada para o melhor desempenho, combinando com o melhor conforto.

Além dos produtos, o estande da IVECO BUS também conta com áreas dedicadas à sua tecnologia de eletromobilidade e ecossistema de serviços:

• Energy Mobility Solutions, este inovador modelo de negócio de e-mobilidade oferece suporte aos operadores de transporte por meio de uma transição energética suave, oferecendo uma solução integral personalizada, desde o design de veículos e instalações associadas até a sua implementação.

• IVECO ON, serviços digitais e conectados para otimizar o consumo de energia e oferecer suporte ao gerenciamento de frotas, vencedor do "Busworld Digital Award" em 2023, na Busworld Europe em Bruxelas.

IVECO BUS está aumentando sua presença na Turquia

A IVECO BUS atinge suas metas no mercado turco graças a parcerias e colaborações frutíferas para fortalecer sua posição como marca capaz de fornecer veículos completos e chassis para micro-ônibus.

A marca já entregou, respectivamente, 10 CROSSWAY à Balıkesir e à Mugla com o apoio da FSM Demirbaş Otomotiv, a concessionária dedicada da Marca no território, que desempenha um papel crucial na proximidade com os clientes.

Quase 2.000 chassis Daily são encarroçados a cada ano na Turquia por parceiros de construção de carrocerias, especializados e qualificados para entregar micro-ônibus que atendam plenamente às expectativas do mercado local.

Além disso, graças à assinatura em 2020 de um acordo industrial na Turquia, a IVECO BUS expandiu suas capacidades de fabricação para produzir sua linha CROSSWAY localmente e, assim, apoiar seu crescimento contínuo.

CROSSWAY, líder de mercado na Europa. Melhor experiência

Com uma produção recorde de mais de 65.000 unidades, a linha CROSSWAY é líder indiscutível de mercado em seu segmento. O CROSSWAY entrou recentemente no mercado turco.

O CROSSWAY representa uma solução de transporte eficiente e confiável para os clientes, alcançando uma redução substancial no custo total de propriedade e no consumo de combustível. Por se adaptar às mais diversas condições climáticas, o CROSSWAY é bem apreciado por clientes de todo o mundo.

Com 10, 12 ou 13 m de comprimento, os modelos CROSSWAY compatíveis com XTL podem ser alimentados com um motor Euro VI-e Tector 7 ou Cursor 9 e oferecem a escolha entre caixas de engrenagens ZF e VOITH para um ótimo conforto de condução e desempenho otimizado em termos de eficiência de combustível.

O volante na cabine do motorista é ergonômico e de estilo automotivo. Os controles foram posicionados na ponta dos dedos do motorista, assim eles podem controlar todas as principais funções sem soltar o volante. Para aumentar o conforto do motorista, há um painel totalmente personalizável com vários espaços de armazenamento, plugues de carregamento, portas USB duplas e porta-copos/garrafas. O display digital colorido de 7 polegadas reúne várias informações de direção e veículo, como a Driving Style Evaluation (Avaliação do Estilo de Condução), velocidade configurada para o controle de cruzeiro e muito mais.

A segurança passiva do veículo foi reforçada com mitigação de colisão frontal, conforme a regulamentação ECE R29.03, certificada pela TÜV Sud.

Ideal para missões interurbanas, excursões e transporte escolar, a linha CROSSWAY demonstra sua versatilidade graças a uma variedade de comprimentos e energias, incluindo também biometano e híbrido.

EVADYS, perfeito para multitarefas e aplicações versáteis

O EVADYS é o veículo mais polivalente, projetado para cumprir qualquer missão, desde ônibus de traslado até ônibus de excursão ou linhas programadas. Completa o segmento de luxo de ônibus combinados de excursão/turismo, proporcionando o máximo desempenho, juntamente com o mais alto nível de conforto e máxima segurança para motorista e passageiros.

O EVADYS é equipado com o motor Cursor 9 de 400 HP, conhecido por sua economia de combustível e cujo desempenho ambiental pode ser melhorado ainda mais com o uso de combustíveis renováveis.

O EVADYS se beneficia de todas as novidades do step E descritas para o CROSSWAY. Baseia-se em uma versatilidade excepcional em termos de comprimentos (12 e 12,96 m), caixas de câmbio (ZF Ecolife 2 - VOITH Diwa NXT) e layouts de portas (três tipos), que os clientes podem especificar para atender muito precisamente às suas necessidades específicas. Vários layouts de assentos estão disponíveis, por exemplo, capacidade de 63 assentos de um lado, padrão alemão de 3GBK do outro lado.

O EVADYS oferece o maior espaço para bagagens em seu segmento com até 12 m3, com maior altura de entrada para o carregamento de bagagens.

Ele compartilha muitos componentes e sua cabine com a linha CROSSWAY.

Oferta completa de ônibus urbanos elétricos projetados para atender as missões mais exigentes

A eletromobilidade está no DNA da IVECO BUS, com mais de 20 anos de experiência abrindo caminho para gerações de trólebus, ônibus híbridos e ônibus elétricos. A IVECO BUS iniciou sua jornada elétrica completa em 2015, lançando sua oferta de bateria elétrica E-WAY, que provou ser altamente confiável e eficiente. Atualmente, até 1.500 unidades estão em serviço em mais de uma dúzia de países europeus. As soluções de eletromobilidade IVECO BUS são representadas no estande por um modelo E-WAY de 12 metros de comprimento.

O portfólio E-WAY inclui modelos disponíveis em quatro comprimentos (9,5 m, 10,7 m, 12 m e 18 m) e três modos de carregamento: o carregamento em garagens agora também está disponível em versões articuladas, bem como o carregamento via pantógrafo Bottom-up em versões de 12 m de comprimento. Eles oferecem o melhor equilíbrio entre a capacidade de passageiros e a energia a bordo disponível. Além disso, os modelos de 12 ou 18 metros de comprimento do E-WAY também estão disponíveis para o sistema Bus Rapid Transit (versão BRT), denominado LINIUM.

Para também atender aos diferentes requisitos dos mercados-alvo na Europa Central, Oriental e Meridional, África, Oriente Médio e Ásia, a IVECO BUS ampliou, no ano passado, sua oferta de eletromobilidade com um novo ônibus urbano elétrico a bateria: o STREETWAY ELEC. Em conformidade com os mais difundidos padrões europeus de produtos e segurança, este ônibus urbano elétrico de 12 metros de comprimento foi projetado para uso durante todo o dia, com recarga noturna na garagem. Ele pode acomodar mais de 90 passageiros.

Última geração de bateria de alta densidade de energia para armazenamento de energia

Toda a oferta de eletromobilidade da IVECO BUS, ou seja, a linha E-WAY e o modelo STREETWAY ELEC, se beneficiam da bateria NMC de 69 kWh montada pela FPT Industrial. Este conceito de bateria modular de última geração, com a melhor densidade de energia e capacidade de carregamento da categoria, é perfeitamente moldado para aplicações de ônibus. A arquitetura modular de armazenamento de energia oferece uma escolha de várias combinações de layouts de baterias entre o teto e a traseira para maximizar a capacidade de passageiros com base no alcance esperado e na estratégia de carregamento.

Para a IVECO BUS, o desenvolvimento do ecossistema de transportes é tão importante quanto o próprio veículo

A IVECO BUS é um fornecedor de soluções integrais de mobilidade eletrônica, oferecendo um pacote completo de serviços que vão desde consultoria para a implantação de frotas elétricas (Energy Mobility Solutions) a ferramentas digitais (IVECO ON) e o melhor e mais rápido suporte pós-venda por meio de uma extensa rede de concessionários.

A Energy Mobility Solutions apoia os clientes em sua jornada para a mobilidade elétrica, aconselhando sobre a melhor solução de energia para a operação e coordenando projetos complexos de infraestrutura. Além dos ônibus de emissão zero, é um ecossistema completo que começa com a simulação até o ônibus, inclui o tipo e a tecnologia da bateria, as soluções de carregamento associadas, bem como serviços financeiros e telemática. Essa abordagem de modelo de negócios permite ser flexível na adaptação de soluções para se adequar perfeitamente à aplicação do cliente e oferecer a melhor compensação no Custo Total de Propriedade (TCO).

• A IVECO BUS auxilia os clientes no uso de seus ônibus por meio de uma ampla rede global, incluindo mais de 40 pontos de serviço na região asiática, bem como uma Bus Control Room dedicada e ferramentas digitais. Os serviços conectados IVECO ON ajudam os clientes a monitorar a atividade dos seus veículos e fornecem suporte proativo no serviço de manutenção, evitando paradas não planejadas. Esses serviços premium em tempo real por meio do portal de gerenciamento de frotas, incluindo um parque de várias marcas, oferecem aos clientes uma oportunidade única para aumentar o tempo de atividade da sua frota de ônibus e melhorar o serviço que oferecem aos passageiros. Os serviços da IVECO ON venceram a categoria de Excelência Operacional Digital na primeira edição da Busworld Digital Awards organizada pela Busworld Europe. O reconhecimento foi concedido por um júri de especialistas da imprensa especializada, associações profissionais, operadores de ônibus e outros profissionais, como especialistas em engenharia digital.

Veículos no estande

O CROSSWAY em exibição na BUSWORLD tem 12 metros de comprimento, é equipado com um motor Tector 7 EURO VI-e 320 hp (235 kW) e caixa de engrenagens ZF. No interior, o layout inclui 53 lugares, 2 assentos basculantes, ar condicionado, bagageiro de 5,1  + compartimento superior de 3 m³..

O EVADYS no estande tem 12,1 metros de comprimento, sendo equipado com um motor Cursor 9 EURO VI-e 400 hp (294 kW). Pode acomodar 53 passageiros sentados, oferecendo ar condicionado total, tomadas USB para passageiros; 2 geladeiras, 8,6  de espaço de bagagens e 1,6m3 de área de bagagens superior.

O E-WAY apresentado é uma versão de carregamento noturno de 12 metros, que utiliza uma tomada de carregamento individual Combo CCS°2. É equipado com um motor de tração elétrica de 140 kW e baterias NMC de íons de lítio de alta energia (378 kWh). Acessível por 3 portas e uma rampa manual, oferece conforto e bem-estar a bordo: janelas triangulares adicionais, ar condicionado total, 24 passageiros sentados e 49 em pé e área para cadeiras de rodas.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

quinta-feira, 30 de maio de 2024

VIBRA PUBLICA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023 E MOSTRA FORTALECIMENTO DAS AGENDAS AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA DA COMPANHIA.

Documento solidifica a pauta ESG na estrutura de negócios e os resultados obtidos ao longo de 2023

A Vibra, líder em energia e distribuição de combustíveis no Brasil, anunciou na terça-feira (28) a publicação de seu Relatório de Sustentabilidade 2023, um marco importante na jornada da empresa em direção a um futuro mais sustentável. O documento apresenta os resultados das ações da Vibra em 2023 em áreas como responsabilidade social, ambiental, saúde e segurança, ética e governança.

Compromisso social

No pilar Social do ESG, a Vibra se destaca por sua atuação abrangente e focada em três itens: Diversidade e Inclusão, Causa Social e Saúde e Segurança. Um dos grandes destaques do ano foi o compromisso com uma causa social. A Vibra abraçou o tema do enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, capacitando mais de 3.000 frentistas e sensibilizando cerca de 10.000 motoristas para ampliar a conscientização sobre o problema e o incentivo a denúncias através do Disque 100. A companhia está mobilizando todo o seu ecossistema para enfrentar e reverter o quadro de um grande problema que assola o Brasil.

"Definimos nossa causa social visando atuar em um tema crítico no Brasil e temos a oportunidade de fazer uma transformação. Sabemos que não é simples, mas queremos deixar um legado para o país, engajando parceiros e colaboradores nessa causa tão nobre. E no nosso dia a dia operacional, gostaria de reforçar a importância das pessoas não é mero discurso, ao contrário, elas são a base de toda a nossa estratégia. Por isso, segurança e a integridade são valores inegociáveis para a Vibra", ressalta Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

No campo Diversidade, a empresa superou as metas de mulheres (28,6%) na alta liderança e pessoas negras (16%) na liderança, demonstrando um compromisso concreto com a representatividade, equidade e a igualdade de oportunidades. Foi por meio de um primeiro censo de diversidade que a Vibra mapeou seu cenário interno e tomou medidas estratégicas para promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. A companhia investiu ainda no programa Mulheres Empreendedoras, exclusivo para startups lideradas por mulheres, que abriu portas para o empreendedorismo feminino.

Em Saúde e Segurança, chama a atenção a taxa de frequência de acidentes de transporte que caiu para 0,02 e o percentual de tempo perdido para 1,51, ambos os melhores resultados da série histórica. O ano de 2023 trouxe também a certificação Great Place To Work, ratificando o compromisso da empresa com o bem-estar de seus colaboradores.

Superando metas ambientais

No pilar ambiental, a Vibra segue seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Em relação às emissões de escopo 1 e 2, a Vibra superou a meta de redução de 6%, chegando em 17%, evidenciando seu compromisso com a descarbonização. A empresa aderiu, em 2023, ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso com a economia circular e a redução de resíduos. Nesse sentido, a Vibra demonstrou um gerenciamento eficiente e responsável ao atingir um índice de 97% no envio de resíduos perigosos gerados para reaproveitamento - a meta era de 85%.

A empresa bateu recordes ao investir na cabotagem como forma de otimizar a sua logística de transporte para reduzir emissões nas entregas de etanol e biodiesel. Outro ponto relevante foi o desempenho ambiental com zero ocorrências de vazamentos com impacto ambiental (VAZO), superando as expectativas e demonstrando um rigoroso controle operacional.

"Nossos resultados em termos ambientais, incluindo zero ocorrências de vazamentos com impacto ambiental e superação de metas de redução de emissões, evidenciam nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável para todos", reforça Pousada.

Fortalecendo a Governança

A abordagem da Vibra para adotar uma visão integrada e sustentável na tomada de decisão estratégica ganhou ainda mais força em 2023 com a criação da Vice-Presidência de Energia Renovável e ESG que trata dos temas de Estratégia, M&A, Energia Renovável e ESG. A estruturação reforça o desejo de criar uma Vibra que foca no cliente, amplia sua oferta de produtos e constrói bases para implantar a transição energética.

Um avanço importante em relação à transparência corporativa, foi a assinatura do Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU. A iniciativa tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade.

"Em relação à conduta ética, além do aprimoramento constante 'dentro de casa", nosso objetivo é ampliar nossa atuação e influenciar o setor, atuando juntamente com governo, agências reguladoras e entidades do setor para coibir práticas irregulares que são prejudiciais a toda a sociedade, afirma o executivo.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,2 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos e serviços para diferentes demandas e com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.


Vibra
InPress Porter Novelli