sábado, 22 de junho de 2024

REDE GRAAL INICIA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTAÇÕES DE RECARGA ULTRARRÁPIDAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

Um dos maiores grupos de autopostos rodoviários do Brasil, a Rede Graal inicia a implantação de estações de recarga ultrarrápidas e semirrápidas próprias para veículos elétricos. Os carregadores serão implementados em 37 das 51 unidades da bandeira ao longo do de 2024, localizadas nas principais rodovias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A primeira casa a receber os equipamentos é o Graal Turmalina, que fica na Rodovia Anhanguera, km 158, na região de Cordeirópolis (SP). As próximas casas, previstas para até o fim do mês, ficam nos corredores das rodovias Anhanguera (Graal 67, na região de Jundiaí), Castelo Branco (Graal Barueri) e Presidente Dutra (Graal Alemão). Ao longo do ano, as outras casas receberão a estrutura.

Em cada unidade Graal haverá estrutura para carregamento de até três veículos simultaneamente. No modelo ultrarrápido de 120 KW - DC, com dois conectores CCS2. No modelo semirrápido, de 22 KW - AC, com um conector  TYPE 2. Em ambos os casos, utilizando a plataforma digital e serviços de operações e manutenção da empresa de soluções de mobilidade elétrica Move.

A rede investiu cerca de R$ 15 milhões para aquisição de 74 equipamentos junto às empresas WEG, ABB e BYD, além das obras de infraestrutura para instalação das estações.  Eles são capazes de abastecer os veículos elétricos em apenas 30 minutos, em média, contra as mais de 4 ou 5 horas de carregadores tradicionais.

A Rede Graal está presente no mercado da eletromobilidade desde 2015, quando da implantação do 1º corredor Intermunicipal entre São Paulo – Campinas – São Paulo por meio de parceria com a CPFL, que resultou na instalação de Eletropostos na Rodovia Anhanguera (km 67 pista São Paulo – interior) e na Rodovia dos Bandeirantes (km 56 pista interior – São Paulo), ambos em Jundiaí-SP.

“O crescimento da indústria dos veículos elétricos exige investimento em infraestrutura para recarga, que depende não apenas dos equipamentos, mas também de uma robusta infra de rede elétrica. Estamos felizes em dar mais um importante passo em direção a aumentar o número de eletropostos em rodovias brasileiras e contribuir para a transição energética do País”, destaca Nivaldo Ary Nogueira Jr, Gerente de Expansão da Rede Graal.

Frota de veículos eletrificados no Brasil deve chegar a 1 milhão até 2030

A frota de carros elétricos no Brasil deve ultrapassar 1 milhão de unidades até 2030, de acordo com a previsão da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As vendas de carros elétricos registraram crescimento de 143% no Brasil em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, mostra levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somando incluindo híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV).

Rede Graal
Press à Porter Gestão de Imagem

SÃO PAULO OKTOBERFEST E ESCOLA PANAMERICANA ESTIMULAM TALENTOS DAS ARTES E DESIGN COM 3º DESAFIO OKTOBERART

A São Paulo Oktoberfest, em parceria com a renomada Panamericana Escola de Arte e Design, está promovendo o Terceiro Desafio OktoberArt. Este programa visa fomentar a criatividade e talento dos estudantes de arte e design, proporcionando uma oportunidade única para que apresentem seus trabalhos seguindo o conceito do festival, inspirado nas tradições da Oktoberfest de Munique e suas colaborações com universidades alemãs.

O Desafio OktoberArt convida os estudantes a criarem cartazes para a São Paulo Oktoberfest, com os três melhores trabalhos sendo premiados. O cartaz vencedor será utilizado em diversos materiais e atividades de divulgação do evento, conferindo grande visibilidade ao talento do estudante escolhido. Esta iniciativa conta com a participação de 36 alunos e a criação de um total de 45 cartazes.

O júri do Desafio OktoberArt é composto por experientes profissionais do mercado, como Alexander Lipszyc, Diretor Geral da Panamericana, Rodrigo Castanho e Marcio Lupinacci, Coordenadores de Ensino da instituição, além de Walter Cavalheiro e Amanda Santos, representando a São Paulo Oktoberfest. O anúncio dos três melhores cartazes e do projeto vencedor será feito até o final de julho.

A premiação deverá acontecer durante a cerimônia de abertura oficial do evento, no dia 12 de outubro. Todos os projetos participantes do Desafio farão parte de uma exposição online entre os dias 14 e 31 de outubro no site da escola.

Além do Terceiro Desafio OktoberArt, a São Paulo Oktoberfest tem historicamente envolvido estudantes de diversas áreas como fotografia, jornalismo, gastronomia, eventos e produção, proporcionando-lhes uma experiência prática ao lado de profissionais experientes, além de palestras em universidades sobre a organização de grandes eventos e o relacionamento com o público.

"O Terceiro Desafio OktoberArt, em parceria com a Panamericana, busca incentivar os jovens talentos da academia e colaborar para o futuro das artes no Brasil. Juntos, vamos celebrar uma experiência cultural inesquecível durante o festival, que será um dos principais palcos para a celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil", comenta Walter Cavalheiro, Presidente da São Paulo Oktoberfest.

"Não tenho palavras que possam agradecer ao tamanho da ajuda educacional que a São Paulo Oktoberfest oferece aos Alunos da nossa instituição. Fomos mais uma vez honrados com a responsabilidade de criar a comunicação desse gigantesco e maravilhoso evento", comenta Alex Lipszyc, Diretor Geral da Panamericana.

A São Paulo Oktoberfest no Parque Villa Lobos

Neste ano, a São Paulo Oktoberfest será realizada pela primeira vez no Parque Villa Lobos, de 10 a 20 de outubro, oferecendo uma experiência abrangente, com músicas típicas, apresentações de grandes bandas nacionais, diversão garantida para toda a família, incluindo brinquedos para as crianças, e uma experiência gastronômica e cervejeira de alta qualidade.

A programação do festival contará com atrações musicais como Péricles, Roupa Nova, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Marcelo Falcão, Maneva e Thiaguinho, entre outros que ainda serão anunciados. A banda Cheers for Beers será a residente do palco principal. O lineup também conta com bandas típicas e grupos folclóricos, como Dauerlaufband, Banda Vox3 e Sonora Pop, além dos grupos Freiheit, Tirol e Tanzfreund.

As vendas de ingressos para a 7ª edição da São Paulo Oktoberfest terão início no dia 24 de junho. Entretanto, os clientes dos cartões de crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio já tiveram acesso a uma pré-venda exclusiva a partir de 17 de junho. Os ingressos deverão ser adquiridos exclusivamente através da plataforma de vendas oficial do festival, neste link.

IMM - No mercado há mais de 10 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos consagrados São Paulo Fashion Week e São Paulo Oktoberfest.

São Paulo Oktoberfest
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

O OPALA QUE SUPEROU OS 315 KM/H DE VELOCIDADE MÁXIMA. Por Luiz Carlos Secco*

No dia 15 de outubro de 1991, na rodovia BR-101, no município de Bertioga, o piloto Fábio Souto Mayor, com um Opala de Stock Car, atingiu velocidade de 303,157 km/h e quebrou o recorde brasileiro de velocidade.

A incrível marca foi apurada pela média de velocidade atingida nas tentativas previstas no regulamento internacional e a mais elevada foi superior a 315 quilômetros por hora e também permanece insuperável até hoje em território brasileiro.

Por este feito inédito, Fabinho e o seu Opala totalmente restaurado pela Dana, um dos principais fabricantes globais de componentes automotivos, foram homenageados no Autódromo de Interlagos, durante a segunda etapa da Old Stock Race.

Fabinho declarou que o feito ainda está muito vivo em sua mente, inclusive o momento quando o capô do motor simplesmente se soltou e voou como uma folha de papel. Ele comentou que a expectativa era atingir 260 km/h, que os pneus utilizados eram para velocidades de até 240 km/h e que não aguentariam uma velocidade tão alta porque a pista de piso ondulado provocava forte instabilidade direcional, exigindo muito cuidado para mantê-lo em linha reta.

“A gente não imaginava que conseguiríamos atingir os 300 km/h e os pneus não estouraram por sorte!”

De acordo com o piloto, o feito é mais surpreendente porque conseguiram superar os 300 km/h com um modelo nacional, lançado no final dos anos de 1960 e preparado por experientes profissionais brasileiros, como Camilo Christófaro Júnior e Silvio Longo. Naquela época, logo após a abertura das importações de veículos pelo ex-presidente Fernando Collor de Melo, os carros produzidos no Brasil eram tidos como sem tecnologias avançadas.

“Esse recorde é famoso até hoje pela velocidade que alcançamos com o Opala. Sou mais reconhecido por este feito do que pelos meus títulos na Stock Car,” destacou Fabinho.

A restauração do automóvel fez parte das comemorações de 75 anos da Dana no Brasil, empresa especializada no desenvolvimento e produção de componentes para a indústria automobilística e preocupada em preservar o meio ambiente e os mais importantes episódios dessa importante atividade esportiva e de engenharia.

Além do desenvolvimento e produção de componentes automobilísticos, a Dana sempre prestigiou o esporte brasileiro, com a restauração do Copersucar, primeiro carro da Fórmula 1 desenvolvido e construído no Brasil.

O trabalho de restauração do Opala teve início com a busca de um automóvel da Stock Car semelhante ao utilizado por Sotto Mayor em Bertioga e que se enquadrasse no regulamento vigente entre 1987 a 1993. Um modelo foi encontrado em Artur Nogueira, interior de São Paulo, uma réplica do carro que levou a dupla formada por Angelo Giombelli e Ingo Hoffmann ao título da temporada de 1993.

As peças fabricadas pela Dana foram obtidas e instaladas com a colaboração de técnicos e mecânicos especializados em cardan e diferencial, inclusive o famoso eixo diferencial Dana 44 e seu cardan.

Os componentes fabricados especialmente para a Stock Car, como as rodas de liga leve usadas na época, foram obtidas com um colecionador. Já os pneus Pirelli com medidas especiais vieram de um fabricante do exterior.

O carro do recorde não tinha as rodas e pneus originais da Stock de medidas 265x40xR16 e sim um jogo de aro 14, uma configuração mais baixa e mais agressiva.

Segundo Luís Pedro Ferreira, diretor de Comunicação e Marketing da Dana e líder do projeto, o primeiro obstáculo foi recuperar a parte interna do carro, algo totalmente marcado pelo tempo e pela manutenção quase inexistente de sua estrutura. “O trabalho de restauro combinou arqueologia, pesquisas e adaptações, um esforço épico, quase similar ao da quebra do recorde. É motivo de alegria e orgulho ver o trabalho de alguns anos e tantas pessoas chegarem às pistas novamente”, destacou o executivo.

“Recriar um carro nacional que marcou época na história do esporte nos ajuda a reforçar a capacidade criativa de profissionais abnegados e apaixonados pelo automobilismo brasileiro,” complementou.

Fábio Sotto Mayor nasceu em Ribeirão Preto, onde iniciou a sua paixão pela velocidade. Aos 18 anos disputou sua primeira corrida de Fuscas em sua cidade natal e rapidamente chegou na Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro, onde correu por 25 anos e foi campeão em 1988, além de conquistar quatro vice-campeonatos.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

VOLVO: EQUIPES DO BRASIL SE DESTACAM EM COMPETIÇÃO MUNDIAL DE SERVIÇOS.

Equipes das concessionárias Suécia (GO), Auto Sueco Centro Oeste (MT), Treviso (MG), Gotemburgo (BA) e Dipesul (RS) representarão o Brasil na final do VISTA, competição internacional entre profissionais de serviços da marca. Além delas, mais uma equipe do Peru, de Huancayo, estará presente pela América Latina na etapa final da disputa, em setembro, na sede da marca em Gotemburgo, Suécia.

O VISTA – Volvo International Service Training Award – é um evento que reúne as equipes dos concessionários da marca em todo o mundo com o objetivo de aprimorar experiências e elevar a qualidade dos serviços a padrões globais. Realizado a cada dois anos, é uma verdadeira gincana de conhecimento em mecânica e mecatrônica, numa disputa em várias fases eliminatórias ao longo de oito meses, nos cinco continentes. 

Os finalistas da América Latina foram definidos após uma acirrada semifinal regional, realizada na fábrica da Volvo em Curitiba (PR) esta semana. Outras semifinais aconteceram na Itália (equipes da Europa, Ásia e África), Estados Unidos (equipes da América do Norte).

“O VISTA proporciona muita troca de experiências e nos ajuda a ter equipes mais capacitadas e preparadas. Todo esse aprendizado impacta diretamente na qualidade do serviço das nossas concessionárias, com tecnologia e processos de ponta em benefício dos nossos clientes”, afirma Carlos Banzzatto, diretor de experiência do cliente & serviços da Volvo na América Latina.

Além dos mecânicos, a competição visa também aprimorar a capacidade do pessoal das áreas de garantia, peças de reposição e administradores. “O VISTA é uma iniciativa que une profissionais das diversas áreas de serviços e eleva o conhecimento de toda a rede de concessionárias Volvo. No final, isso leva a um melhor atendimento e maior satisfação do cliente”, assegura Aline Steiner, head de desenvolvimento de competências da Volvo na América Latina.

VISTA 2024

Ao todo, este ano a competição contou com a inscrição de mais de 16 mil participantes em quatro mil equipes. Na América Latina, foram 2.793 inscritos em 723 times. Um dos destaques foi o aumento da participação feminina em 15% na região. Após rodadas eliminatórias, a etapa semifinal desta semana reuniu 20 grupos e 80 pessoas representando concessionárias Volvo de todo o continente.

A primeira edição do VISTA foi em 1957, no começo apenas para mecânicos da Volvo na Suécia. Ao longo das décadas, a competição se expandiu e hoje tem abrangência global, com a participação de equipes de mais de 100 países.

Grupo Volvo América Latina

IVECO INICIA A COMERCIALIZAÇÃO DO eDAILY, REVOLUÇÃO ELÉTRICA DA CONSAGRADA LINHA DAILY.

A IVECO inicia a comercialização de mais uma novidade em seu portfólio multienergético com foco na descarbonização do transporte urbano de cargas: o eDaily, a versão com baterias elétricas do Daily. O veículo é uma versão revolucionária do icônico Daily, mantendo sua versatilidade e confiabilidade. A montadora está investindo R$ 100 milhões no desenvolvimento e comercialização de produtos elétricos, no período entre 2024 e 2026.

"Este é só o começo da nossa história com veículos de zero emissões no Brasil e na América Latina. Um marco significativo em nossa jornada para um futuro mais sustentável. Com o eDaily, ofereceremos aos nossos clientes uma solução de transporte confiável, eficiente e ecologicamente consciente, com a qualidade e a robustez características da linha. É o Daily, só que elétrico. Temos certeza de que o eDaily se tornará a escolha preferida para o transporte de cargas e de passageiros em diversos segmentos que buscam reduzir sua pegada de carbono sem comprometer a performance”, diz Marcio Querichelli, presidente da IVECO.

Querichelli destaca também que o desenvolvimento do portfólio verde da IVECO está alinhado com dois importantes pontos: a matriz energética do Brasil, predominantemente ‘limpa’, que representa uma vantagem estratégica no processo da descarbonização, e os pilares de sustentabilidade do Iveco Group, em especial o ‘Pegada de Carbono’, que tem relação direta com a redução da emissão de poluentes no transporte.

Antes de chegar ao mercado, o eDaily passou por testes e validações na Europa e no Brasil. Componentes críticos foram testados em bancadas específicas, enquanto o veículo completo foi submetido a rigorosos testes de durabilidade em condições reais, incluindo diversas missões de uso urbano, intermunicipal e rodoviário.

Com uma plataforma de chassi modular, o eDaily oferece versões de chassi cabine e furgão, com peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas. Sua tração traseira e baterias escaláveis permitem um alcance máximo de até 300km e potência de 100 a 140 kW, garantindo desempenho excepcional em diversas aplicações profissionais.

O eDaily permite ao motorista otimizar o desempenho de acordo com as necessidades da operação por meio de diferentes modos de condução. Seja no modo Natural, Power ou Eco, o veículo oferece um equilíbrio entre desempenho e economia de energia, garantindo eficiência em todas as situações. Este veículo representa não apenas uma evolução do Daily, mas um passo significativo em direção a um transporte mais ‘verde’ e tecnologicamente avançado com zero emissões de carbono e diminuição dos ruídos.

Para Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da IVECO para a América Latina, o eDaily é reflexo do trabalho contínuo da marca em busca da excelência. “O eDaily não atende apenas às demandas do mercado por veículos comerciais elétricos, mas também define novos padrões de desempenho e praticidade. Com sua plataforma modular e recursos inteligentes, o produto oferece um pacote completo e adaptável para as necessidades de missões como e-commerce, que cresce ano após ano no Brasil”, completa Fraga.

A conectividade é outro ponto forte do eDaily. Por meio do IVECO ON, a marca tem como objetivo promover uma gestão de frota integrada para o cliente. Com a capacidade de acessar os principais parâmetros de operação do veículo a qualquer momento, incluindo estado de carga, autonomia de alcance, status da bateria e tempo restante de carga, os gestores de frota podem tomar decisões mais assertivas e eficientes.

Bernardo Brandão, diretor geral de Peças e Serviços da IVECO para a América Latina, explica que a solução da IVECO envolve um monitoramento contínuo do tempo de atividade do modelo, notificando os clientes quando é necessário planejar e otimizar o cronograma de manutenção. “Com os pacotes de telemetria e com os planos de manutenção para o eDaily, a gestão de frotas alcança um novo patamar de eficiência e confiabilidade. Além disso, preparamos a Rede para proporcionar um atendimento personalizado ao cliente que comprar o eDaily por meio de investimentos na estrutura física da concessionária com box específico, carregador, portfólio de ferramentas, estoque de peças e no treinamento dos colaboradores”, ressalta Brandão.

Destaque também para a linha de carregadores NEXPRO. O eDaily vêm equipado com a tomada de carregamento frontal (carregador on board), que torna possível a utilização de carregadores AC off board. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo de forma eficiente e confiável. Completam o portfólio o carregador portátil "Cabo", o carregador de parede "Wallbox" e o carregador rápido "Fast Charger".

Com opções que atendem desde a conveniência do uso diário até as necessidades de carregamento rápido em viagens mais longas, o eDaily, que proporciona redução no custo da manutenção preventiva de 70% em relação ao modelo diesel, lidera a revolução da mobilidade elétrica urbana com alta tecnologia.

“Tenho muito orgulho desse time talentoso que é responsável por projetos como esse, do eDaily, que posicionam a IVECO em destaque no setor de transportes. Reforço que sustentabilidade e produtividade precisam caminhar juntas, por isso, o eDaily e os outros produtos do nosso portfólio verde são a opção certa e mais eficiente para cada segmento. Estamos trilhando um caminho rumo à descarbonização do transporte sem deixar de lado as especificidades de cada segmento e as necessidades dos nossos clientes”, finaliza Querichelli.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

JOGOS DE AZAR, PARA AZARAR AINDA MAIS? Por Marli Gonçalves*

Liberação de jogos de azar no Brasil? Era o que faltava, tantas coisas fundamentais para serem analisadas e votadas, e em meio a discussões verdadeiramente cruciais para mulheres e jovens, o Senado aprova, com a maior cara de pau, o que só pode criar muitos problemas para as famílias, que tanto dizem “proteger”. Jogos de azar. Quer que eu repita? Azar. E muito.

O país atônito, e lá vem essa pancada, como se estivéssemos avidamente procurando ainda mais problemas. Desse jeito, azar, vamos acabar achando mesmo, e dos bons: mais vícios, mais famílias destruídas por dívidas, violência, corrupção e saúde mental abalada. Tudo com a velha argumentação de arrecadação, que dizem será da ordem de R$ 22 bilhões anuais, mas não informam quanto gastarão com os problemas que serão causados. Não estão aguentando nem com eles, como vão fiscalizar o que já não fiscalizam? O jogo do bicho, aliás, já vive em todas as esquinas, o zoológico inteiro em cartazes com sinalização. As tais bets já causam severos endividamentos. Some-se agora a tudo isso a criação de cassinos, novamente os bingos e aquelas casas tristes repletas de aposentados solitários, os jogos online a dinheiro, as apostas em corridas de cavalo. Não duvide se a qualquer hora – na calada da noite preta e obscura deste Congresso - legalizarem as rinhas de galos, as corridas de cães, mais rodeios e vaquejadas mortais.

O relator, senador Irajá (PSD-TO), diz que é uma oportunidade de renda e empregos e uma forma de trazer para a legalidade atividades à margem da lei. Discutir a legalização das drogas, do aborto, não pode. Mas os tais jogos de azar – e vou repetir, azar - pode? O que esses seres dirigidos por seus interesses em tempo de eleições estão fazendo de nosso país? Até quando? Acham, acaso, que nesse Brasil paradisíaco invejado pelo mundo é preciso isso para atrair turismo, este sim um setor criador de riquezas e empregos? Quem precisa de jogos de azar?

Tenho uma “amiga” - digamos assim, no momento em que todos temos de manter o anonimato porque anda bem difícil o entendimento - que recordou uma história terrível e marcante que viveu na infância. Tinha 8, 9 anos de idade, no máximo. As coisas em casa entre o pai e a mãe não estavam nada bem, as brigas se sucediam, e um dos temas era justamente o endividamento, o apertado orçamento doméstico sendo consumido no carteado. Naquele dia que ela nunca esqueceu, inclusive, estavam de férias no pequeno apartamento no litoral, em Santos, até ele já comprometido porque o pai não tinha o que é necessário a se contrapor ao azar, a chamada e rara sorte. Por conta disso, cada vez bebia mais, se tornava mais irascível, tentando, tentando – quanto mais se perde, mais se tenta jogar para tentar ganhar. Mais e mais se afunda.

Naquela tarde, recorda, o pai chegou, vindo de São Paulo para o fim de semana – tinha perdido mais uma vez, e bastante. Chegou bravo, bebeu, bebeu, brigou, bebeu mais, deitou no sofá e dormiu como se ao acordar pudesse começar tudo de novo. Até hoje ela lembra de ter ido até a cozinha, aberto a geladeira, e pego uma daquelas garrafas de vidro com umas ranhuras que enchíamos de água, lembram? - ainda tem para vender - e que a gente pegava e bebia escondido na boca da garrafa, escondido atrás da porta aberta. Não teve dúvidas: pegou uma, bem cheia, bem gelada, a de tampa vermelha, recorda o detalhe. Destampou. Foi até a sala e a despejou na cabeça do pai. A forma que encontrou para acordá-lo, não só do cochilo, mas para a vida, para o que sentia.

Resultado: nunca mais seu pai jogou e mantiveram até o fim de sua longeva vida uma parceria inabalável e sincera, mesmo quando um ou outro se metiam em encrencas. Você também deve conhecer muitos casos, e até de horror, relacionados ao tema.

Lembrei disso tudo imaginando porque é que exatamente foram desenterrar agora uma lei de 1946, há 78 anos, e que todas as vezes que alteraram, como nos bingos, nas máquinas viciadas de bares, favoreceu só a organizações criminosas que sempre buscam novas fontes de renda e para lavagem de dinheiro, a morte, atentados e perseguição a quem tentou policiá-las ou denunciar os clandestinos. Quais interesses reais estão envolvidos? O que andam tramando? A quem querem agradar? Só não me digam que é para o bem do país. Não me digam que é para captação de recursos, nem que desta vez as atividades serão fiscalizadas, porque nem risadas conseguem mais. Quem já viveu sabe no que essa roleta vai dar.

Azar. A palavra que precisa ser dita. Azar o nosso, com gente assim fazendo e desfazendo leis.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

LUIS GEHRINGER É O NOVO GERENTE-GERAL E DIRETOR DA DANA PARA O BRASIL

A Dana anuncia a nova liderança da companhia para o Brasil, com Luis Gehringer como líder das operações no país, reportando-se a Ryan Laskey, vice-presidente sênior de Veículos Comerciais. Luis Gehringer nasceu em Valência, na Venezuela, e é formado em Direito pela Universidade Arturo Michelena, com especialização em gestão executiva pelo IESA (Instituto de Educación Superior de Administración) e diploma em contabilidade pelo Centro de Contadores de Carabobo, na Venezuela.

Essa mudança reconhece, coroa e inspira o desenvolvimento contínuo de sua carreira, que começou há 25 anos nas operações da Dana na Venezuela, tendo atuado também na Colômbia e no Equador. Em 2018 emigrou com a família para o Brasil, liderando as controladorias das operações, com foco no aumento da eficiência dos processos e suporte às operações, além de promover uma melhor gestão dos custos operacionais e estruturais. Seu forte conhecimento dos negócios, custos e preços da Dana será fundamental para liderar essa nova fase dos negócios da fabricante no Brasil.

Raul Germany, que tem 40 anos de experiência e atuou como líder do País nos últimos 10 anos, decidiu se aposentar. Ao longo de sua carreira, foi líder em engenharia, estratégia, vendas, produto e gestão de operações em várias cidades do Brasil e também nos Estados Unidos. Ele liderou a Dana no Brasil em diversos momentos críticos, como a grande crise no mercado brasileiro de veículos comerciais em 2014-2016. Durante esse tempo, ele e sua equipe trabalharam para promover o reposicionamento estratégico do negócio com foco renovado nas exportações e no mercado de reposição, além dos anos marcados pela pandemia, no enfrentamento de amplos desafios para a indústria automotiva regional e global. Raul atuará como conselheiro sênior durante a transição nos próximos meses.

Dana

Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa ajuda a moldar o progresso sustentável através das suas soluções de energia limpa e convencionais que apoiam praticamente todos os fabricantes de veículos mundiais com sistemas de transmissão e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.

Com sede em Maumee, Ohio, nos EUA, a empresa reportou vendas de 10,6 bilhões de dólares em 2023, com 42.000 pessoas em 31 países em seis continentes. Com uma história iniciada em 1904, a Dana foi nomeada entre as "Empresas Mais Éticas do Mundo" em 2023 e 2024 pela Ethisphere e como uma das "Empresas Mais Responsáveis da América do Norte em 2023" pela Newsweek. A empresa é impulsionada por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar uns aos outros, inspirar a inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um empregador de primeira linha.

Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 76 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).

Dana
Secco Consultoria de Comunicação

COMO A OBESIDADE INFANTIL PODE IMPACTAR NO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS REUMÁTICAS

Foto: Freepik

Uma a cada sete crianças são obesas no Brasil

Os números correspondentes a obesidade infantil no Brasil tem aumentado cada dia mais. De acordo com o Ministério da Saúde, 14,2% das crianças de zero a cinco anos viviam essa realidade em 2022. Uma a cada sete crianças passa por isso, a média global é de 5,6%. A má alimentação, consumo dos ultraprocessados e o sedentarismo são os principais fatores dessa doença.

A obesidade traz diversos problemas para as crianças como falta de atenção, baixo desempenho na escola e insônia. “Além dessas dificuldades também gera outras complicações na saúde, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, problemas respiratórios e doenças reumáticas”, explica a reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg.

Devido ao sobrepeso um estado de inflamação sistêmica pode ocorrer levando a artrite reumatoide e o aumento da inflamação nas articulações. “O excesso de peso produz uma pressão nas articulações como joelhos e os quadris, acelerando o desgaste das articulações e podendo surgir uma osteoartrite”, conta Schainberg.

Alterações metabólicas estão associadas a obesidade, gerando a resistência à insulina e devido a essas alterações é possível causar enfermidades como a gota. “Gota é uma doença inflamatória que interfere nas articulações”, ensina a reumatologista Cláudia.

A obesidade pode atrapalhar o tratamento de doenças reumáticas. “Medicamentos como anti-inflatórios e corticosteroides que utilizamos em tratamentos para as doenças reumáticas podem perder um pouco da eficácia em virtude a obesidade, tornando o processo mais desafiador”, diz Cláudia Goldenstein.

Manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, realizar atividades físicas regularmente são ótimos para prevenir problemas de saúde imediatos e reduz o risco de problemas futuros. 

Cláudia Goldenstein Schainberg

Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos.

A Dra. Cláudia declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.

Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.

Assessoria de Imprensa
Ana Carolini Lima
ana@afontecomunica.com.br

CAIO, O PAI DO SALÃO QUE VOLTA AO ANHEMBI. Por chicolelis*

Caio de Alcantara Machado

Foi em 1960 que surgiu o primeiro Salão do Automóvel, com 11 expositores, que mostraram entre outros, o Aero Willys, o Renault Dauphine, DKW e o Saci, protótipo esportivo da VW. Nos anos seguintes (1961/1962), mais dois Salões no Pavilhão de Exposições do Parque Ibirapuera. Daí em diante passou ser bienal, até que, em 1968 deixou o Ibirapuera e foi para o Anhembi.

Em 2016, com o Anhembi “caindo aos pedaços”, o Salão migrou para o São Paulo Expo, às margens da Rodovia dos Imigrantes (ligação entre São Paulo e o Litoral Sul do estado). Entre os confortos do novo local, ar condicionado, amplo estacionamento, com seu amplo preço. Uma observação: as marcas chinesas não conseguiram participar.

E agora, a razão desta homenagem ao Caio de Alcantara Machado: o Salão do Automóvel voltará ao Anhembi em abril do próximo ano, desta vez com a presença de todas as chinesas, que exportam seus veículos para cá, e todas as marcas com fábricas instaladas no Brasil, incluindo caminhões e máquinas agrícolas, segundo fontes do setor. Há quem diga que inclusive o setor náutico também fará parte deste Salão que será abrigado no novo Anhembi, com capacidade muito maior que o anterior e agora denominado Distrito Anhembi. São 400 mil m² incluindo o Sambódromo, que continuará existindo e também será usado para o Salão.

E por que o Caio recebe esta minha homenagem? Porque, além, de criar o Salão. Caio também criou o Anhembi, que em abril receberá seu “filho pródigo” de volta, com maior força de atração que o modelo anterior e voltado para negócios.

- Será um evento de negócios, onde o visitante poderá comprar o modelo que desejar, “fazendo negócio” ali mesmo. Garante fonte do setor. Ou seja, vai valer até PIX no novo Salão do Automóvel.

Em razão deste novo perfil, não caberão neste Salão, os faraônicos estandes que sempre marcaram presença em edições anteriores, com seus dois pisos, mas sim espaços para atendimento aos eventuais visitantes compradores.

Mas, é claro, o Salão não perderá sua principal característica estabelecida por Caio: exibir o melhor do setor automobilístico, com suas máquinas elétricas, híbridas, autônomas, movidas a hidrogênio e, até lá quem sabe com alguma surpreendente novidade.

Ousadia e persistência

Além de criar o Salão, Caio também construiu o Anhembi, durante anos a sede de muitas feiras que se realizavam em São Paulo, como a Fenit (a primeira de todas as feiras) e UD que eram visitadas por milhares de visitantes vindos de todas as partes do País.

Caio de Alcântara Machado Júnior destaca o que seu pai tinha de mais forte: ousadia e persistência. E conta o que aconteceu com o Salão de 1986 quando, inconformadas com ações do governo federal, as fábricas instaladas no Brasil resolveram não participar naquele ano. Caio foi à Brasília e conseguiu que o ministro da Fazenda da época, Dilson Funaro, autorizasse a importação temporária, sem cobrança de impostos.

E Caio foi aos Estados Unidos e comprou 57 modelos, de várias marcas e fez um dos mais concorridos Salões de todos os tempos. Eram todos carros que não existiam no Brasil e isso causou grande curiosidade ao público. Naquele Salão a Rastro exibiu um carro-banheira, como conta João Basílio amigo de Caio, que esteve ao seu lado em várias ocasiões.

Uma outra ousadia de Caio: ele costumava sobrevoar São Paulo nos finais de semana para construir um local para promover suas feiras. E descobriu uma área logo ali, na Marginal Tietê, junto à ponte das Bandeiras.

Foi ao prefeito Prestes Maia que disse ser impossível, pois aquele terreno estava destinado à Santa Casa de São Paulo. Caio, segundo seu filho, saiu do gabinete desanimado. Mas voltou com o argumento de que seria melhor construir ali um local que mostrasse a grandiosidade da cidade.

Venceu e construiu o Anhembi, depois de uma viagem ao Canadá onde teve contato com construções que utilizavam alumínio espacial (Gyrotron), cinco vezes mais barato que o aço, produzido lá pela Alcan. O teto foi montado no solo e elevado por mastros de 25 metros se altura, colocados ao lado das colunas que sustentaram o teto. O projeto de construção teve a responsabilidade do engenheiro Jorge Wilheim.

A obra, conta Caio Júnior foi erguida em 2 anos (1968/70) e inaugurada com o Salão do Automóvel daquele ano.

Ele conta que muitas outras feiras foram organizadas pelo seu pai, como a Feira da Rússia, da Argentina, da Itália, do Japão da e muitas outras, de vários países, todas no Anhembi Alemanha.

Mas Caio não era apenas um criador de feiras. Foi ele, junto com o irmão José, que criou num das principais agências de propaganda deste Brasil: a Almap, que atende a Volkswagen até hoje, como AlmapBBDO.

João Carlos Basílio, reafirma a condição de ousadia e persistência do amigo Caio, com quem “deliciava-se” ficar pelo seu bom humor, gentileza e ousadia.

- Ele não conseguia, conta João, o alvará para inaugurar o Anhembi. Fazia muito tempo que o documento estava na mesa do então prefeito Jânio Quadros e a autorização não era dada. Cansado da demora, um dia o Caio cercou o carro do prefeito às 7 horas da manhã, explicou a ele o que acontecia e saiu deste encontro inusitado com a aprovação de Jânio.

Sua relação com a Imprensa é lembrada com saudades por todos os jornalistas que o conheceram. A feijoada no sábado do Salão era uma delícia. Não pelo significado gourmet do prato, mas pela possibilidade de um contato mais próximo com o Caio e sua escudeira, Camilinha Cardoso, assessora de Imprensa, figura única no setor, sedutora por suas gentilezas e profissionalismo.

Então, a volta do Salão do Automóvel para o Anhembi, será um prêmio para o empreendedor Caio. O novo palco do Salão contará, entre outras coisas,  com auditórios, salas modulares, área de convivência, arena multiuso, passarela cultural, pavilhões de exposição com divisórias acústicas, permitindo até cinco exposições. O investimento foi de R$ 1,5 milhão.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

VOLVO PROMOVE SEU MAIOR FEIRÃO DE CAMINHÕES SEMINOVOS NO BRASIL

A Volvo está promovendo, a partir desta quinta-feira (20) até a próxima quarta-feira (26), um novo feirão de seminovos com centenas de caminhões. As negociações podem ser feitas em todas as concessionárias da marca no País, ou por meio do portal Seminovos Volvo. 

Foto: Rodolfo Buhrer/Volvo Divulgação

É a primeira vez que os transportadores terão um número tão grande de benefícios durante o evento. Quem adquirir um seminovo Volvo terá o IPVA quitado, transferência gratuita, um ano de Plano de Serviço Azul Clássico (troca de óleo e filtros úmidos), um ano de assinatura Volvo Connect (plataforma de conectividade da marca), uma geladeira dentro do veículo e ainda um kit motorista, com brindes da marca.

A marca é líder no segmento de seminovos, com quase 26 anos de atuação e mais de 15 mil unidades vendidas. Foi a primeira fabricante de veículos pesados a criar uma estrutura comercial interna voltada a este tipo de negócio e a lançar uma rede nacional abrangendo toda a sua malha de concessionárias. A Volvo tem um modelo único de negócios de seminovos no País. O processo de gestão, avalição dos caminhões e operação do dia a dia é definido pela fábrica, com o mesmo padrão para todas as casas da marca.

“É uma oportunidade única de adquirir um caminhão seminovo durante um feirão repleto de benefícios e condições supercompetitivas”, declara Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos da Volvo. 

Facilidade virtual

O site da Rede de Seminovos Volvo (seminovosvolvo.com.br) é o portal multimarcas onde o interessado pode conferir os dados dos caminhões disponíveis, da Volvo ou de outras marcas. Escolhido o veículo, basta preencher um breve formulário e um consultor comercial entrará em contato imediato para acertar os detalhes da compra. No site há ainda um canal de WhatsApp para interação rápida. Os clientes podem também fazer uma ligação gratuita para 0800 643 4443. Todos os consultores da rede de concessionárias estão de plantão durante a campanha para fornecer informações sobre os veículos, possibilidades de financiamento e tirar qualquer outra dúvida.

A rápida aprovação de crédito é um dos destaques deste feirão. As condições de financiamento podem ser de até 100% do valor do veículo, financiado em um prazo de até 60 meses no CDC, com taxas exclusivas. Pode ainda haver carência de até 90 dias. As condições dependem do perfil de crédito de cada cliente.

Caminhões com procedência

Foto: Rodolfo Buhrer/Volvo Divulgação

Na Rede de Seminovos Volvo todos os caminhões são inspecionados e têm certificado de origem. “Os nossos clientes já conhecem o padrão de qualidade e confiança de nossos produtos. Grande parte deles compra o caminhão mesmo sem vê-lo presencialmente, somente se baseando por fotos, vídeos e informações passadas pelos nossos consultores. Quando vão buscar o caminhão, que pode estar em qualquer uma de nossas concessionárias, a reação de quem compra sempre é muito positiva”, finaliza Kowalski.

Grupo Volvo América Latina

FESTIVAL INTERLAGOS VAI EXPOR UM DOS SUPERESPORTIVOS ITALIANOS MAIS EXCLUSIVOS DO MUNDO

Além de já contar com 15 montadoras confirmadas para o evento, os organizadores do Festival Interlagos 2024 Automóvel estão buscando mais atrações para encantar o público

Com a proposta de combinar exposição, geração de negócios e experiência, o Festival Interlagos 2024 Automóvel prepara uma série de atrações inéditas para os 150 mil visitantes que são aguardados para o evento. O maior evento de experiência motor do mundo vai acontecer entre 8 e 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O evento já conta com participação confirmada de Chevrolet, Renault, Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, RAM, Jeep, Ford, BYD, GWM, Abarth, Honda e Fiat. Para o CEO do Festival, Márcio Saldanha, outras montadoras devem aderir nas próximas semanas. "Estamos conversando ainda com 11 marcas. Nosso evento é caracterizado por test-drives, carros expostos, entretenimento, negócios, com venda de veículos, produtos e serviços, além de lazer, esporte e diversão em um novo formato que ocupa integralmente a lacuna deixada pelos antigos salões", explica. Mas sempre há espaço para mais novidades.

Edu Bernasconi, um dos fundadores do Festival e sócio de Saldanha, negociou pessoalmente a presença de um supercarro italiano exclusivíssimo. E dá algumas pistas. "Em um mundo cada vez mais eletrificado e que promove o downsizing de motores, fica cada vez mais difícil encontrar modelos de motores V8 ou V10, que são atrações para o público mais apaixonado por esportivos. Esse carro que levaremos ao Festival é mais exclusivo ainda: é equipado com um V12 de quase 800 cv. Tenho certeza de que os visitantes vão pirar ao vê-lo ao vivo", garante Bernasconi.

Edu Bernasconi e Márcio Saldanha, fundadores do Festival Interlagos Automóvel

O reconhecimento oficial do Festival Interlagos Automóvel também foi confirmado pela Prefeitura de São Paulo, que posicionou o evento como estratégico para a cidade e formalizou um contrato de 5 anos entre o autódromo de Interlagos e o Festival, até 2028. 

Festival Interlagos 2024 Automóvel
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br
Sara Puerta
sarapuerta@gmail.com

SCANIA CONSÓRCIO LANÇA AÇÃO 'CAMINHÃO DO CONSÓRCIO'

O Scania Consórcio anuncia o lançamento do 'Caminhão do Consórcio', a sua mais nova ação comercial. As condições diferenciadas para a aquisição de caminhões incluem um pacote extra de acessórios e benefícios pelo mesmo valor da carta de crédito do cliente. São cinco modelos diferentes pré-determinados e três cores disponíveis (branco, vermelho e amarelo). Trata-se de mais uma campanha do Consórcio em um ano muito especial, pois em agosto completará 42 anos de história. Os interessados podem procurar uma concessionária da marca ou obter informações neste link.

"Mais uma vez o Scania Consórcio sai na frente e cria benefícios exclusivos para clientes que usam nossa ferramenta financeira para adquirir os produtos da marca. Temos certeza que será mais uma parceria de sucesso com nossa rede de concessionárias. Seguimos fazendo de 2024 um ano muito especial para nossos clientes com promoções que aumentam a rentabilidade e a disponibilidade de suas frotas", afirma Rodrigo Clemente, diretor do Scania Consórcio.

Rodrigo Clemente

"Os clientes terão prazo de entrega diferenciado, pacote de acessórios com mais conforto ao motorista, geladeira, defletores de ar no teto e laterais, central multimídia colorida de sete polegadas, climatizador e faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto. Para completar a solução, não podem faltar serviços. Está incluso o Scania Pro Control por três anos e garantia estendida para as peças banhadas a óleo", completa Clemente.

O benefício vale para cotas já contempladas e a contemplar, e o cliente pode comprar um caminhão por cota adquirida. Serão cinco modelos com configurações já definidas: P 320 8x2, GH 370 4x2, GH 370 6x2, 460 R Super 6x2 e 560 R Super 6x4. E, três cores disponíveis (amarelo savana, vermelho pimenta e branco marfim). Os veículos chegarão às concessionárias com todos os acessórios e benefícios ativados.

"Essa parceria estratégica, entre as equipes da operação comercial e as do Consórcio, é fundamental para levar as soluções Scania aos nossos clientes de forma ainda mais eficiente", diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

"Essas condições inéditas no mercado de transporte fortalecerão as vendas atuais e futuras da rede Scania, consolidando a modalidade consórcio como a melhor ferramenta para quem deseja ampliar ou renovar sua frota sem juros e sem entrada", conclui Clemente.

A Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Em 2023, entregamos 91.652 caminhões, 5.075 ônibus, bem como 13.871 motores industriais, marítimos e para geração de energia aos nossos clientes. As vendas líquidas totalizaram mais de 204 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 países e emprega cerca de 58.000 pessoas. No Brasil, a fabricante está desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento são realizados globalmente em nossa sede principal em Södertälje, na Suécia. A produção ocorre na Europa e na América Latina, com centros regionais de produtos na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte do Grupo TRATON.

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