quarta-feira, 7 de maio de 2014

FÓRMULA SAE MICHIGAN 2014

Carro com pacote aerodinâmico construído por alunos da FEI disputa competição universitária internacional nos Estados Unidos




O Centro Universitário da FEI participará pela oitava vez do Fórmula SAE Michigan, competição automobilística que reúne 120 equipes de oito países, entre eles Canadá e Alemanha, que acontecerá ocorre entre 14 a 17 de maio. Composta por nove alunos, a equipe é uma das duas brasileiras presentes ao evento, e aposta na inovação do pacote aerodinâmico para conquistar bons resultados. A FEI é a atual campeã nacional na categoria Combustão, vencendo o Fórmula SAE Brasil-Petrobras pela sétima vez, em novembro de 2013.

O bom desempenho na etapa brasileira, somado às melhorias realizadas na suspensão e no pacote aerodinâmico, é a aposta do capitão da equipe, Renato Fontana, para ficar entre os cinco primeiros na classificação geral. “O RS-8 é nosso primeiro carro com asas, o que aprimora o contato dos pneus com o solo e a performance do veículo. Além disso, o sistema de telemetria, desenvolvido na FEI, dá mais confiabilidade, pois mostra todos os parâmetros do motor e do veículo em tempo real nos boxes”, diz.

Outro destaque do RS-8 é o novo diferencial adotado, que garante mais estabilidade ao carro, melhoria confirmada nos testes realizados pela equipe, nos kartódromos de Piracicaba, Registro e Guaratinguetá, interior de São Paulo. A outra equipe nacional é do Instituto de Tecnologia Mauá.

Durante a competição, o protótipo será avaliado nos quesitos projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica dos veículos, e em provas dinâmicas, que incluem teste de aceleração, frenagem, manobrabilidade e desempenho na pista, de acordo com as regras estabelecidas pela Society of Automotive Engineers (SAE).

“Fazer parte do Fórmula FEI é uma oportunidade de aplicar tudo o que aprendemos em sala de aula e desenvolver conhecimento sobre carros de alta performance, da elaboração do projeto, construção, testes a competições. Ex-integrantes da equipe estão hoje bem colocados no mercado, fato que valoriza muito a experiência aqui adquirida”, afirma o capitão Renato.

Ficha Técnica – RS8
·         monoposto do tipo fórmula
·         chassi tubular em aço 1020
·         placas de fibra de carbono e colméia nomex coladas com adesivo estrutural
·         carroceria em fibra de carbono e vidro
·         velocidade máxima de 130 km
·         aceleração lateral de 2,5 g"s
·         peças fabricadas a partir de alumínio aeronáutico, a fim de garantir resistência mecânica e baixa massa
·         no sistema de freio, pinças desenvolvidas pela própria equipe, gerando uma desaceleração máxima de 2,0 g"s
·         motor YAMAHA WR 450cc monocilíndrico
·         sistema de injeção eletrônica Fueltech.

Fórmula SAE Combustão

O Fórmula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), que começou em 1978, no Texas, EUA, inicialmente denominada SAE Mini Indy. A carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance alavancou o surgimento da competição, criada para promover uma oportunidade aos estudantes de nível superior de ganhar experiência no gerenciamento do projeto e construção, e para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia. No Brasil, a 1ª competição do Fórmula SAE ocorreu em 2004. Além do Brasil e Estados Unidos – onde são reunidas as melhores equipes de cada país – as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão.

Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias.

Press Services Soluções Integradas em Comunicação 
Márcia Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário