quarta-feira, 3 de julho de 2024

FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN CELEBRA 45 ANOS E ANUNCIA NOVA ESTRATÉGIA

Após amplo planejamento estratégico e diagnósticos socioterritoriais, organização direciona seus esforços para combater a desigualdade, sob o propósito "Juntos pela mobilidade social" 



Em um movimento estratégico para ampliar seu impacto social no Brasil, a Fundação Grupo Volkswagen (FGVW) anuncia a Mobilidade Social como sua causa prioritária, marcando um novo capítulo em seus 45 anos de história ― comemorado em 03 de julho. A decisão, fruto de um extenso planejamento estratégico e diagnósticos socioterritoriais empreendidos ao longo do último ano, marca um novo capítulo na trajetória da instituição, que, desde 1979, realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, fazem parte dos órgãos de governança da Fundação representantes da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services, além de duas conselheiras independentes.

O anúncio foi feito na segunda-feira (01) durante o evento de comemoração dos 45 anos da Fundação Grupo Volkswagen, realizado no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo (SP). O encontro reuniu convidados que participaram de uma aula magna, mesas redondas e bate-papos sobre temas como mobilidade social, investimento social privado, inclusão produtiva de grupos minorizados, diversidade e combate às desigualdades sociais.

Conselho e equipe da Fundação Grupo Volkswagen durante evento em comemoração aos 45 anos da organização 

Esse novo posicionamento está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), proporcionando à Fundação um planejamento estruturado para gerar impacto e deixar legados duradouros. 

“Sob o propósito 'Juntos pela mobilidade social', redefinimos territórios prioritários de atuação, público-alvo e portfólio de programas e projetos, visando à ampliação do nosso impacto e legado. Nos últimos 10 anos, a Fundação já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas socioeducacionais no Brasil e, para 2024, estamos aplicando mais de R$ 16 milhões em recursos próprios nas comunidades em que estamos presentes”, afirma Douglas Pereira, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e América do Sul.

Mudança de rota: foco na redução da desigualdade social

Mobilidade Social é o processo em que indivíduos ou grupos transitam entre diferentes posições socioeconômicas, podendo subir ou descer na escala social. A Fundação Grupo Volkswagen escolheu essa causa única como resposta ao desafiador cenário brasileiro relacionado a este tema. Isso porque, a desigualdade social e a concentração de renda dificultam a ascensão social da maioria dos brasileiros. O acesso desigual à educação de qualidade e as barreiras no mercado de trabalho são obstáculos importantes.

Pessoas beneficiadas pela campanha de doação Inverno Solidário

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o 1% mais rico da população brasileira concentra quase um terço da renda nacional. Um estudo do Laboratório das Desigualdades Mundiais da Escola de Economia de Paris, publicado em 2021, revela que a metade mais pobre do Brasil possui menos de 1% da riqueza total, enquanto os 10% mais ricos detêm cerca de 80% do patrimônio privado. Além disso, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) destaca que a mobilidade social no Brasil é uma das mais restritas do mundo, exigindo nove gerações para que os mais pobres alcancem a classe média.

“Após 45 anos de história, essa mudança representa um comprometimento ainda maior com a promoção da equidade no Brasil. A concentração de renda e a falta de oportunidades impedem que milhões de brasileiros alcancem todo o seu potencial. Acreditamos que a inclusão produtiva, por meio do empreendedorismo e da empregabilidade, aliada ao fortalecimento das capacidades locais e à assistência social, é o caminho mais efetivo para promover a justiça social e a igualdade de oportunidades no país”, comenta Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Portfólio de programas e projetos

Neste cenário de reposicionamento estratégico, a instituição redefiniu seu portfólio de programas e projetos em um processo que concentrou seus esforços em iniciativas que promovem a inclusão produtiva, com foco na geração de renda; o fortalecimento das capacidades locais para o desenvolvimento comunitário; e a assistência social para o acesso a direitos ― uma conjunção visando a redução das desigualdades sociais.

Visita de executivos da Volkswagen AG e Volkswagen do Brasil ao projeto Carretas do Conhecimento

Projetos como "Costurando o Futuro", "Carretas do Conhecimento" e "CO.DE School", focados na inclusão produtiva, foram mantidos e estão sendo reformulados. Editais e ações de voluntariado também estão sendo atualizados para se adequarem às realidades locais. Além disso, novos programas estão sendo planejados, incluindo iniciativas para fortalecer Conselhos Municipais, como o Conselho da Criança e do Idoso, e outras ações voltadas à inclusão produtiva e ao fortalecimento de organizações sociais comunitárias. A estratégia para as comunidades definidas será desenvolvida até 2030, com a implantação dos projetos acontecendo em fases.

Atuação concentrada, impacto amplificado

Para maximizar o impacto de suas ações, a Fundação definiu três territórios prioritários com base em critérios de vulnerabilidade social e proximidade com as fábricas e unidades de negócio do Grupo Volkswagen no Brasil: São Bernardo do Campo/SP (região do Montanhão), Jabaquara (Favela Alba) em São Paulo/SP, e Resende/RJ (região das Barras). Em São Bernardo, a área do pós-Balsa, que inclui propriedades rurais, comunidades de pescadores e indígenas, também receberá atenção especial. Nessas localidades, serão feitos investimentos significativos e implementados projetos de longo prazo focados em inclusão produtiva, promovendo empregabilidade, empreendedorismo, fortalecimento das capacidades locais e assistência social.

Ação com colaboradores da Volkswagen Financial Services na aldeia indígena Guyrapaju, em São Bernardo do Campo (SP)

Paralelamente, a Fundação continuará suas atividades em outras regiões onde o Grupo Volkswagen possui presença – Salvador (BA), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR), Taubaté (SP) e Vinhedo (SP) ―, com iniciativas de mobilização e apoio social, incluindo campanhas de voluntariado, doações e financiamento a projetos comunitários.

Já em relação ao público-alvo, a instituição definiu como prioridade mulheres de todas as idades e jovens negros de 16 a 24 anos. A escolha baseia-se nas demandas e características dos territórios de atuação e em estudos que indicam um impacto mais significativo na mobilidade social quando se foca nesses grupos. Em seguida, serão priorizados outros públicos minorizados, como a comunidade LGBTI+, homens negros de outras faixas etárias, comunidades indígenas e pessoas com deficiência. Por fim, será considerada a renda, com foco em famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. “Assim, diversidade, equidade e inclusão se tornam critérios essenciais para a atuação da Fundação Grupo Volkswagen”, diz Vitor Neia.

Novas estratégias, mesmo compromisso

A organização tem como principal objetivo gerar um impacto significativo na mobilidade social nos territórios onde atua, de forma sustentável e com a participação ativa das comunidades. Nesta nova fase, os esforços se concentrarão na promoção da inclusão produtiva, criando oportunidades para aumentar a renda por meio da empregabilidade formal ou do empreendedorismo. Além disso, essa estratégia envolve outras duas linhas pragmáticas que se integram e complementam a inclusão produtiva: fortalecimento das capacidades locais, com foco no desenvolvimento comunitário e das organizações sociais de base comunitária, e assistência social para o acesso a direitos.

Anúncio do projeto CO.DE School em Resende, RJ, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus

A Fundação adota uma jornada estruturada em diversas etapas para garantir a inclusão produtiva e a mobilidade social de seus públicos prioritários. Inicialmente, são mapeados os interesses, vocações e demandas dos beneficiários e suas comunidades. Em seguida, oferece qualificação profissional adequada, com apoio como bolsas de estudo e materiais necessários, garantindo acesso e permanência nos programas. “A jornada é dividida em etapas bem definidas, desde a qualificação até a entrada e progresso no mercado de trabalho, com suporte adicional para minimizar barreiras no aprendizado. Após a qualificação, também apoiaremos a inserção no mercado de trabalho e acompanharemos os beneficiários para assegurar a permanência e ascensão na carreira, promovendo uma mobilidade social duradoura,” explica Vitor Hugo Neia.

Além disso, será implementada uma estratégia para que o empreendedorismo se desenvolva nas regiões atendidas de forma justa e digna, desde a formalização até o crescimento dos negócios comunitários. Dessa forma, a Fundação oferecerá formações que incluem desde aspectos mais básicos, como documentação e precificação de produtos e serviços, até estratégias de marketing digital, impostos e planejamento financeiro, por exemplo. Outro fator importante nesse sentido é o suporte financeiro, que pode se dar por capital semente, iniciativas de microcrédito e outras estratégias de financiamento.

Medição de Impacto

Como próximo passo para medir o impacto de suas iniciativas, a Fundação Grupo Volkswagen planeja implementar seu próprio Índice de Desenvolvimento Comunitário. Esse índice monitorará indicadores como geração de renda, empregabilidade e surgimento de novos negócios.

“A medição visa não apenas avaliar a efetividade dos projetos, mas também orientar decisões estratégicas sobre a continuidade ou conclusão das atividades da Fundação em determinados territórios no futuro. Essa análise permitirá ajustes e melhorias contínuas, garantindo que os objetivos de mobilidade social sejam alcançados de maneira sustentável, criando legados”, esclarece Vitor Hugo Neia.

Encontro com as organizações de base comunitária e o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo do Campo, SP

A Fundação também adotará inovação social, integrando metodologias colaborativas e tecnologias avançadas na co-criação de soluções comunitárias. O objetivo é fortalecer a autonomia das comunidades, permitindo uma transição sustentável em que possam assumir e expandir esse legado com o apoio necessário. 

“Medir o impacto a longo prazo é crucial para garantir que não se crie uma relação de dependência das comunidades em relação à Fundação. Em vez disso, a meta é preparar essas comunidades para continuar seu desenvolvimento de forma autônoma, promovendo um ciclo virtuoso de crescimento e independência, sempre com respeito, diálogo e planejamento”, finaliza.

Juntos pela mobilidade social: Nova identidade e vídeo manifesto

Nova logomarca da Fundação Grupo Volkswagen com novo propósito Juntos Pela Mobilidade Social

Ao abraçar a mobilidade social como seu propósito e causa prioritária, a Fundação também atualizou sua marca. A nova identidade visual celebra o legado de sua história e reforça a conexão entre as três novas linhas de atuação: inclusão produtiva, assistência social e fortalecimento das capacidades locais. Juntas, as três linhas do símbolo são a base de uma figura geométrica que remete a uma pessoa de braços abertos.

Além disso, em parceria com a agência de comunicação Grupo Trama Reputale, a Fundação está lançando seu vídeo manifesto que sintetiza a importância da mobilidade social para o Brasil e como a organização atuará a partir de seu novo propósito “Juntos Pela Mobilidade Social”. 

Clique na tela e assista ao vídeo manifesto

Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social. Para saber mais, clique aqui e acesse o site da instituição.

Volkswagen do Brasil

BRIGHT CONSULTING ANUNCIA NOVA ESTRUTURA COMERCIAL

Antonio Carlos Bertelli e Júlio Cesar dos Santos passam a integrar o time da Bright Consulting

Antonio Carlos e Júlio Cesar

Como parte de sua reformulação, a Bright Consulting passa a contar com os serviços de Júlio Cesar dos Santos como diretor comercial. Graduado em administração de empresas e pós-graduado em gestão financeira e empresarial pela FGV e especialização em liderança, Júlio traz para a Bright Consulting uma nova metodologia na abordagem de clientes e relacionamento mais sistemático, permitindo agilidade aos contatos e aceleração dos negócios.

Possui grande experiência em liderança e gestão estratégica no desenvolvimento, implantação e governança de empresas nos setores industrial e tecnologia, segmento B2B. Durante sua carreira trabalhou com startups, reestruturação de empresas e alavancagem de negócios por meio do desenvolvimento de um time competitivo, atento às tendências do mercado e focado no desenvolvimento das empresas nos mercados atuantes.

Julio Cesar vai se reportar diretamente ao CEO da Bright Consulting, Paulo Cardamone. Durante sua carreira, Julio Cesar promoveu a ampliação dos negócios dessas empresas por onde atuou, por meio de reestruturação das atividades e organização do portfólio, bem como a abertura de novas frentes de oferta.

Passa também a fazer parte da equipe comercial da Bright Consulting o engenheiro eletrônico Antonio Carlos Bertelli, que se reportará a Julio Cesar, como gerente de desenvolvimento de negócios, com responsabilidades específicas de monitoramento de clientes e atendimento de empresas de autopeças. Com MBA executivo Internacional, traz extensa carreira no contato comercial de montadoras e fornecedores de autopeças, tendo atuado com os principais líderes do setor automotivo como executivo coordenador de atividades em engenharia do produto, vendas/marketing e desenvolvimento de negócios/projetos.

“Com o fortalecimento da equipe comercial, vislumbramos contato mais próximo com o mercado, buscar maior alcance de nossos serviços e melhor adequação às necessidades dos clientes”, argumenta Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.

Bright Consulting
Textofinal de Comunicação Integrada

MOTOR FPT INDUSTRIAL SEM EGR ELEVA A PRODUTIVIDADE DE COLHEITADEIRA DE AZEITONAS DA NEW HOLLAND

Recém lançada no Brasil, a Braud 11.90X Multi é equipada com o motor N67 Common Rail com a exclusiva tecnologia pós-tratamento HI-eSCR2 da FPT Industrial

Líder em colheitadeiras no Brasil que equipa uma a cada três máquinas comercializadas no país, a FPT Industrial é o “coração” da Braud 11.90X Multi, modelo recém lançado pela New Holland que marca a mecanização da colheita de azeitonas, processo que até então era realizado de forma manual. 

Com o motor N67 Common Rail, da Série NEF, a máquina entrega maior potência, resultando em melhor desempenho em campo, e eficiência de combustão ideal, com baixo consumo de combustível. 

A exclusiva tecnologia pós-tratamento HI-eSCR2 patenteada pela FPT Industrial dispensa a necessidade de EGR (Recirculação de Gases de Escape), prolongando a vida útil do motor com intervalos de troca de óleo estendidos e menos tempo de máquina parada.

As tarefas na agricultura são variadas e muitas vezes complexas, mas nada é impossível com a tecnologia certa se o motor for um FPT Industrial. Para o segmento de small fruits harvester, de colheitas como uvas, azeitonas e café, a Série NEF é a escolha certa, com motores disponíveis na faixa de 4.5 litros e 6.7 litros.

Desenvolvido para a aplicação da Braud 11.90X Multi, o motor N67 Common Rail tem controle apurado de rotação, o que garante estabilidade durante a colheita, e baixo centro de gravidade, próprio para terrenos acidentados. Com injeção Common Rail de alta pressão, entrega maior potência mantendo a mesma cilindrada, sem alterações no layout: são 134 kW de potência e 831 Nm de torque. O padrão Stage V proporciona emissões até dez vezes menores que o limite MAR-I em vigor.

Sistema pós-tratamento HI-eSCR patenteado

A tecnologia HI-eSCR2 da FPT Industrial do motor é uma solução sem EGR baseada na combustão otimizada, com eficiência de conversão de NOx de até 98%, frente a 80-85% da média da concorrência.

“Com uma combustão mais eficiente em termos de performance e consumo, todos os gases são tratados no sistema de pós-tratamento, além de reduzir a quantidade de cinzas no óleo lubrificante, prolongando a vida do motor”, explica João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

Graças aos trabalhos contínuos de Pesquisa & Desenvolvimento da FPT Industrial, a tecnologia SCRoF (Redução Catalítica Seletiva com Filtro de Particulado de Diesel integrado) garante mais simplicidade de funcionamento, um conjunto de instalação do motor mais compacto dentro da máquina, sem incômodos adicionais e maior facilidade de manutenção. A otimização da temperatura na câmara de combustão reduz o consumo de combustível e a formação de partículas, reduzindo as emissões sem perda de eficiência. A excelente resposta transiente também maximiza a produtividade. Além disso, a ausência de uma regeneração forçada/com o veículo parado evita tempo de máquina parada. Isso porque a tecnologia com sistema de filtro de particulado possui uma estratégia ativa de regeneração, em que o operador pode optar pelo momento ideal para iniciar o ciclo.

"A FPT Industrial soma mais de 25 anos de experiência na tecnologia SCR, com soluções exclusivas e patenteadas. A confiabilidade do sistema HI-eSCR é comprovada graças ao projeto enxuto sem EGR, garantindo máximo desempenho e durabilidade", acrescenta Abreu.

Série NEF: sinônimo de robustez e durabilidade

A Série NEF, do qual o motor N67 faz parte, é sinônimo de robustez e durabilidade. Somente na última década, mais de 170.000 motores desta família foram aplicados no agronegócio na América Latina. Com a motorização, a Braud 11.90X Multi permite fechar todo o ciclo produtivo superintensivo do olival, algo que até então só se via na Europa e em alguns países da América do Sul.

Especificações técnicas do motor N67 Common Rail

- Cilindrada do motor: 6.7l
- Potência máxima: 134 kW (183 cv) @ 2200 rpm
- Torque máximo: 831 Nm @ 1500 rpm
- Número de Cilindros/Válvulas: 6 / 2
- Diâmetro x Curso: 104 x 135
- Turbocompressor: WG 
- Sistema de Injeção: Common Rail
- Emissão: Stage V
- Sistema Pós-tratamento: HI-eSCR2
- Peso seco (kg): 520
- Dimensões C/L/A (mm): 992/594/981

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Clique aqui para mais informações.

FPT Industrial
Iveco
Rede Comunicação de Resultado

INSTITUTO RENAULT CAPACITA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS EM PARCERIA COM O INSTITUTO PATRÍCIA MEDRADO

Iniciativa beneficiará mais de 6.000 crianças para acesso a aulas de tênis

Dando mais um passo para promover a inclusão social por meio do tênis, conciliando a estratégia global Give me Five do Renault Group que no Brasil se traduz na plataforma “Ace para o futuro”, o Instituto Renault, em parceria com o Instituto Patrícia Medrado, beneficiará 6.000 crianças que terão acesso à modalidade do tênis por meio da capacitação de 30 professores de Educação Física da rede pública das escolas de São José dos Pinhais, no Paraná. A formação com aulas práticas foi realizada na Associação Colibri, espaço destinado ao lazer e prática esportiva dos colaboradores da Renault do Brasil, que fica no Complexo Ayrton Senna (CAS).

Além da capacitação dos professores, ocorreu também uma oficina com crianças na escola municipal Antônio Franco, no bairro Borda do Campo, São José dos Pinhais. Essa escola e outras 14 situadas em bairros próximos à Renault receberam doações de kits com bolas de tênis e raquetes. Com isso, os professores podem replicar o conhecimento do tênis durante o ano letivo, dentro das aulas de Educação Física. Serão beneficiados um total de 6.032 alunos da rede municipal de São José dos Pinhais.

“Acreditamos que o esporte é uma das formas de inclusão das crianças na sociedade. Nos enche de orgulho mais esse projeto em parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais, no Paraná”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

“Estamos muito satisfeitos em participar desta iniciativa do Instituto Renault que democratiza a prática da modalidade esportiva do tênis, capacitando os profissionais a atuarem em nossas unidades escolares. Toda parceria de excelência gera benefícios para todos, principalmente para nossos estudantes”, explica Diego Santin Inoue, secretário municipal de Educação de São José dos Pinhais.

No Brasil a Renault patrocinou as duas primeiras edições do Roland-Garros Junior Series by Renault que revelam os novos jovens talentos da América Latina, onde os ganhadores de vagas na chave principal do Roland-Garros Junior em Paris.

“Desde 2022 a Renault é parceira premium do icônico torneio de tênis Roland-Garros. Duas marcas que nasceram na França com forte universidade internacional e com pilares em comum: mobilidade sustentável e a responsabilidade social . No Brasil desde 2023 estamos criando nossas próprias raízes e impulsionando o tênis e as futuras gerações. Inauguramos e revitalizamos quadras de saibro no Parque Ibirapuera e Jacintho Alberto, além de diversas outras ações através da estratégia do Ace para o futuro focando na democratização do esporte no país,” explica Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault do Brasil.

Desde o ano passado, o Instituto Patrícia Medrado é parceiro da Renault e do Instituto Renault. As marcas se uniram para levar mais qualidade no esporte para o Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo, no qual o Instituto Patricia Medrado ministra aulas de tênis. A Renault reformou e pintou a quadra poliesportiva para que cerca de 80 crianças de 7 a 14 anos pudessem ter local de treino adequado para a prática do esporte. Também neste mesmo espaço, foi realizado o Torneio Céu Campo limpo pelo Instituto Renault.

Nas quadras de tênis de saibro da Renault no Parque Ibirapuera, também foi sede do Torneio E-Tech Days com jovens e crianças do Instituto Patrícia Medrado, no qual puderam vivenciar um final de semana de jogos e prêmios.

Além disso, assim como no Paraná, a Renault concedeu a 22 professores de Educação Física da rede pública de São Bernardo do Campo, um treinamento realizado pela ex-tenista profissional Patrícia Medrado. Além da capacitação para esses profissionais, também foram doados kits com bolinhas e raquetes de tênis. Cerca de 1350 alunos da rede pública puderam ter aulas de tênis de forma lúdica e se aproximaram cada vez mais do esporte.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está inserida no propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover mudanças na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB reuniu 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil

STELLANTIS INVESTE MAIS US$ 55 MILHÕES NA ARCHER APÓS RECENTE MARCO DE TESTE DE VOO

Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) e Archer Aviation Inc. (NYSE:ACHR), líder em aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciaram nesta terça-feira (2) que a Archer recebeu um investimento adicional de US$ 55 milhões da Stellantis sob o acordo de financiamento estratégico das empresas, após o importante marco do voo de teste realizado com sucesso no mês passado.

Este último investimento é baseado na série de compras de 8,3 milhões de ações da Archer no mercado aberto pela Stellantis, em março deste ano, anunciada anteriormente. Durante 2023, a Stellantis investiu US$110 milhões na Archer por meio de uma combinação de compras de ações no mercado aberto e de investimentos seguindo o acordo de financiamento estratégico entre as empresas.

A Archer continua no caminho certo para concluir a construção de sua fábrica de alta capacidade na Geórgia, Estados Unidos, ainda este ano. Esta primeira fase da construção é para uma instalação de aproximadamente 32 mil metros quadrados em um local de cerca de 40 hectares projetado para dar suporte à produção de até 650 aeronaves por ano, o que a tornaria uma das maiores instalações de fabricação em larga escala na indústria aeronáutica. 

O objetivo da Archer com esta instalação continua sendo o de estabelecer uma fábrica que possa suportar o seu aumento comercial planejado, aproveitando a experiência da Stellantis como seu fabricante contratado.

“A Stellantis continua a investir tempo e recursos na Archer para cumprir o nosso objetivo conjunto de alcançar liberdade de mobilidade para os nossos clientes”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Essas ações sinalizam nosso entusiasmo pelo progresso alcançado por meio de nossa forte parceria.”

“O compromisso da Stellantis com a Archer tem sido incomparável, desde a sua visão de fornecer a experiência em manufatura e capital necessários para acelerar os objetivos de negócios da Archer, até a visão estratégica e o apoio constante do CEO da Stellantis, Carlos Tavares”, disse o CEO da Archer, Adam Goldstein. “Juntos, estamos trabalhando para redefinir o transporte urbano, abrindo novos mundos de oportunidades para cidadãos ao redor do planeta, proporcionando acesso mais eficiente a pessoas, lugares e eventos nas regiões em que vivem.”

A Stellantis é uma parceira estratégica da Archer desde 2020 por meio de várias iniciativas de colaboração e como investidora desde 2021. Durante esse período, a Archer aproveitou a experiência profunda em manufatura, cadeia de suprimentos e design da Stellantis em conjunto com os esforços da Archer para elaborar, desenvolver e comercializar sua aeronave eVTOL.

O objetivo da Archer é transformar as viagens urbanas, substituindo deslocamentos de carro de 60 a 90 minutos por voos de táxi aéreo elétrico estimados em 10 a 20 minutos que sejam seguros, sustentáveis, de baixo ruído e com custo competitivo com o transporte terrestre. A Midnight da Archer é uma aeronave pilotada para quatro passageiros, projetada para realizar voos rápidos consecutivos com tempo mínimo de carga entre os voos.

Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Clique aqui para obter mais informações.

Archer é líder na eletrificação da aviação. Estamos projetando e desenvolvendo as principais tecnologias e aeronaves necessárias para impulsionar a próxima grande revolução nos transportes. Nosso objetivo é que nossa tecnologia privada forneça conectividade sem precedentes às pessoas e aos lugares nas cidades mais congestionadas do mundo. Clique aqui para saber mais.

Stellantis
Archer

terça-feira, 2 de julho de 2024

IHR APRESENTA ESTUDO QUE DEMONSTRA AS VANTAGENS DA NANOTECNOLOGIA EM COMPONENTES AUTOMOTIVOS

O IHR - Instituto Hercílio Randon, instituição brasileira privada de pesquisa focada na inovação e no desenvolvimento de tecnologias disruptivas, apresentou no 16º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia de Freios, realizado nos dias 26 e 27 de junho, na cidade de Farroupilha, um estudo que demonstra as vantagens da nanotecnologia em componentes automotivos estruturais.

A incorporação de nanopartículas de nióbio em uma liga de ferro fundido melhora a estrutura do material bem como as propriedades mecânicas da peça, promovendo um incremento importante de vida em fadiga.

O estudo envolveu a nanoestruturação do ferro fundido nodular para um componente do sistema de freios, aplicado em veículos comerciais, e resultou em melhorias na confiabilidade mecânica e qualidade geral do componente, especialmente quando considerados os aspectos de segurança e durabilidade em sua aplicação.

A demanda constante por segurança e incremento de vida útil dos sistemas de freio tem impulsionado  as empresas do setor a adotarem novas estratégias de desenvolvimento de produtos. Uma das rotas utilizadas para essa fase, foi o uso da nanotecnologia aplicada a ligas metálicas, os resultados apresentados são promissores e demonstram uma nova oportunidade de desenvolvimento para peças de alto desempenho.

“O componente do sistema de freio, objeto do estudo, apresentou uma microestrutura mais uniforme, com melhor distribuição dos nódulos de grafite, e os ensaios mecânicos mostraram aumento de 34% na tensão de escoamento, enquanto os testes de fadiga indicaram vida útil 35% superior em comparação à liga convencional. Esses resultados possibilitam o redesenho das peças, otimizações geométricas e a consequente redução de massa, o que contribui para metas de sustentabilidade, como a diminuição das emissões de carbono de veículos comerciais.

A incorporação de nanomateriais à liga de ferro fundido, aliada aos resultados mecânicos associados ao refino da microestrutura, foram decisivas no cumprimento dos requisitos de desempenho e segurança do produto, revelando uma nova oportunidade para a engenharia automotiva de maximizar o desempenho de componentes, garantindo o principal requisito desse mercado, a segurança.

IHR - Instituto Hercílio Randon

Criado em 2021 com o objetivo de transformar o conhecimento em aplicações práticas e contribuir para o avanço da inovação e o desenvolvimento de tecnologias em três verticais de conhecimento: Mobilidade; Eletrônica Embarcada e Materiais Inteligentes, o IHR atua por intermédio de pesquisas disruptivas, em parceria com entidades como institutos públicos e privados de ciência e tecnologia, universidades, empresas, startups e com órgãos de governo.

Suas pesquisas e projetos abrangem as megatendências da indústria automobilística, como eletromobilidade, nanotecnologia, compósitos estruturais, conectividade, sensoriamentos inteligentes e sistemas de propulsão, entre outras. Com estrutura ágil e flexível, o IHR tem como associadas as empresas da Randoncorp, e trabalha para se consolidar como principal instituto privado de ciência e tecnologia nas áreas de mobilidade, eletrônica embarcada e materiais.

Atualmente, concentra suas atividades no desenvolvimento de mais de 60 projetos e tem como diferenciais a proximidade de polos industriais, velocidade, agilidade e parceria com importantes empresas que possuem competências complementares e infraestrutura para o desenvolvimento.

16º Colloquium de Freios

O 16º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia de Freios é considerado o maior evento do Brasil no setor, e tem como objetivo discutir tendências e tecnologias de frenagem e controle de movimentos, com foco em recentes pesquisas na área.

O evento, de abrangência internacional, reuniu empresas e conceituados profissionais da área em dois dias de palestras e exposição e foi focado na apresentação e discussão de trabalhos técnicos, fruto de pesquisas e inovações para a indústria da mobilidade. Contou ainda com painéis com conceituados profissionais para o debate de temas como impactos da eletrificação e de novas legislações para a área. O Colloquium contou com uma Mostra de Engenharia, com 23 expositores nacionais e internacionais, que expuseram suas tecnologias e serviços e um test drive no Centro Tecnológico Randon.

IHR – Instituto Hercílio Randon
Secco Consultoria de Comunicação

GIRATUR RENOVA FROTA COM VOLARE FLY 10 EDIÇÃO 25 ANOS

A Giratur, operadora de transporte com sede em Caxias do Sul e primeira a adquirir, em 2021, veículos do modelo Fly 10 desenvolvidos especificamente para fretamento, acaba de renovar a sua frota com um Fly 10 da Série 25 anos. A unidade é a de número 25 e faz parte da Campanha Me Leva. O veículo foi entregue pela concessionária Bormana e será utilizado para o fretamento empresarial.

“A Giratur foi o primeiro cliente a investir no Fly 10 para fretamento. A aquisição da unidade 25 da Série Especial de 25 Anos demonstra a confiança e o sucesso no modelo nos serviços prestados pela empresa, o que muito nos incentiva e alegra”, explica Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare.

O Volare Fly 10 tem capacidade para 32 passageiros, mais motorista, é equipado com poltronas 940 SL (mais espaçosas e confortáveis) e oferece amplo espaço interno e melhor circulação no corredor. 

Para total acessibilidade, conta com as opções de dispositivo de acessibilidade DTA. Equipado com motorização Cummins ISF 3.8, de 162 cv de potência, sistema de freio eletropneumático, o Fly 10 tem comprimento total de 10.145mm.

A unidade conta com parede total de separação; tomadas USB nas poltronas e suporte de celular, sistema de ar-condicionado dutado, com calefação; piso com acabamento que imita madeira, para maior sofisticação e requinte; preparação para sistema de áudio e vídeo com DVD e três monitores, porta-copos e porta-pacotes.

A campanha Me Leva, promovida ao longo do ano passado, alcançou sucesso absoluto. Teve a participação de 86 empresas e mais de 430 veículos vendidos. E premiou os clientes participantes com uma viagem à Gramado. Para comemorar a importante marca, a Volare desenvolveu a Série 25 anos, com um lote de 25 unidades, com configuração especial.

Volare
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CHOLOBUSS, DO URUGUAI, ADQUIRE NOVO VISSTA BUSS 400 BUSSCAR.

Veículo entregue em junho possui chassi Volvo B430R

A empresa de turismo Cholobuss, com sede em Paysandú, no Uruguai, investiu no modelo Vissta Buss 400 Busscar. O veículo exportado em junho foi montado em chassi Volvo B430R.

O ônibus conta com câmbio automático tipo joystick, sanitário e ar-condicionado. O salão do Vissta Buss 400 foi configurado com 46 poltronas Class Leito Turismo, revestidas em viscoelástico e equipadas com cinto de segurança retrátil de três pontos, além de descanso para braços, pernas e pés.

Os passageiros ainda têm à disposição porta pacotes com de luz de leitura, conjunto de porta copos individuais, geladeira e aquecedor elétrico. Iluminação do salão indireta com cromoterapia, aparelho multimídia touchscreen e aparelho de rádio adicional também integram o modelo.

Segundo o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, a tendência é que as exportações aumentem gradualmente. “Nossos ônibus são referência no mercado externo, pois possuem os atributos necessários que asseguram o conforto dos passageiros e do motorista”, explica.

Para o gerente de exportação, Fabien Accariès, o veículo adquirido possui tecnologia e conforto para atender às demandas do exterior. “O Vissta Buss 400 conta com gerenciador de áudio e vídeo, câmeras de monitoramento, comando individual de som e tomada USB para todos os passageiros”, destaca. 

Busscar

MERCEDES-BENZ DO BRASIL É LÍDER EM TECNOLOGIAS DE AUTOMAÇÃO PARA CAMINHÕES EM AMBIENTES CONTROLADOS

É da marca Mercedes-Benz a maior frota de caminhões com tecnologias de automação em circulação no Brasil – são mais de 1.100 unidades em atividade.

Visando atender as mais diversas demandas dos clientes e seguindo as tendências de mercado, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como líder em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados. É da marca a maior frota de caminhões com tecnologias de automação em circulação no País. Já são mais de 1.100 unidades em atividade.

“Atualmente, temos o nosso Atego autônomo junto com a startup Lume Robotics, que opera com sucesso na logística interna e em operações confinadas”, diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, temos os caminhões semiautônomos em parceria com a Grunner, que são transformados em smart machines para operar na colheita da cana-de-açúcar, além de franca expansão para outras atividades agrícolas. Existem também os caminhões rádio controlados para operações robustas e seguras em áreas de difícil acesso”.

De acordo com o executivo, esses avanços reforçam o posicionamento da Empresa como a que mais investe nessas tecnologias. “Como resultado, nossa marca tornou-se referência no mercado, ocupando posição de liderança em soluções de automação para caminhões no Brasil”, afirma Marcos Andrade.

A sólida atuação da marca segue gerando frutos. Hoje, as tecnologias de automação estão disponíveis para todos os caminhões Mercedes-Benz BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actros e Arocs -, tanto os caminhões semiautônomos e autônomos, quanto as operações via rádio controle. O Centro de Customização da própria Empresa é quem prepara os veículos para as necessidades dos clientes, porque cada demanda é única e exige a solução específica.

Uma nova solução via rádio controle

Novidade entre as tecnologias de automação de caminhões oferecidas pela Mercedes-Benz, o rádio controle é uma nova solução robusta para que os veículos atuem com eficiência operacional e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como a mineração, a construção civil e operações subterrâneas.

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O uso do rádio controle pode ser feito por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança.

Mais de 1.100 caminhões com tecnologia de automação em circulação

“Os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das smart machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, destaca Marcos Andrade. 

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“Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”.

Além dos semiautônomos da Grunner, a Mercedes-Benz já tem também caminhões autônomos atuando em ambientes controlados, como os quatro Atego autônomos que interligam a linha de produção da Ypê e seu Centro de Distribuição interno, mais uma solução robusta da Mercedes-Benz.

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“Nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão. Isso é muito interessante especialmente em situações repetitivas e com manobras complexas, como a do CD da Ypê. Após horas rodando em velocidade baixa e enfrentando situações monótonas e repetitivas, o risco de uma distração do motorista é alto. Sem mencionar a perda de eficiência do profissional nas manobras ao longo do dia em função do cansaço”, ressalta Marcos Andrade. “Até o fim desse ano, teremos mais unidades em negociação com outros clientes que demandam esse nível de tecnologia”.

Os caminhões autônomos e o rádio controlados oferecem vários benefícios aos clientes. A começar pela eficiência operacional, com maior produtividade, conforto e redução do consumo de combustível, devido ao controle da velocidade e menos exigência do motor. Outras importantes vantagens são a redução de custos com manutenção, além da facilidade na integração de sistemas logísticos do cliente.

“A segurança é outro ponto fundamental dessa solução, que traz redução de acidentes ocasionados por rotina repetitiva, minimização de trabalho em ambientes insalubres e redução de fadiga”, diz Marcos Andrade. 

“O meio ambiente também agradece, porque a operação controlada, além de reduzir o consumo, reduz também as emissões de poluentes como o CO2, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, afirma Andrade.

Três soluções de tecnologias de automação para os clientes

Por meio, então, de três soluções distintas aos clientes – caminhão semiautônomo, caminhão autônomo e rádio controle, todos para ambientes controlados – a Mercedes-Benz oferece uma infinidade de aplicações no Brasil, atendendo setores como os do agronegócio, mineração, logística e indústria, com possibilidade também em grandes obras da construção civil, operações subterrâneas, portos e muito mais.

Qualquer cliente pode procurar a Mercedes-Benz para colocar as soluções de automação da marca em sua frota. Os caminhões do portfólio BlueTec 6 estão aptos para atender todas as demandas e trazer a melhor solução, seja o caminhão semiautônomo, o autônomo ou o rádio controlado.

Consultoria especializada e soluções customizadas

A Mercedes-Benz não para de inovar. Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes, ela tem ido mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil. Isso reafirma o compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve e traz a solução!”. E não se trata somente dos caminhões. Juntamente com os veículos, a Empresa oferece consultoria especializada no ecossistema de tecnologias de automação, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Isso inclui visitas à operação do cliente, a fim de indicar qual o melhor veículo e serviço que atende sua necessidade. Dessa forma, demonstra ao cliente o quanto a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro.

“Ou seja, mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma solução consultiva. O grande diferencial é que cada operação com tecnologias de automação tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, destaca Marcos Andrade. “Não paramos por aqui. Há um leque de oportunidades no horizonte. Ainda em 2024, teremos mais caminhões com essas tecnologias desenvolvidos para outras empresas e diferentes operações. Por isso, queremos ser, cada vez mais, a marca referência em soluções de tecnologia de automação para caminhões em ambientes controlados no Brasil.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus 

FEDEX PRODUZ MAIS DE 5.500 COBERTORES PARA DOAÇÃO A PARTIR DA RECICLAGEM DE 4,1 TONELADAS DE TECIDOS

A maior parte da produção da 9ª edição do Programa FedEx de Reciclagem de Uniformes será enviada para atender às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, como parte da ajuda humanitária que a empresa está direcionando ao estado.

A Federal Express Corporation, maior empresa de transporte do mundo, irá realizar, neste inverno, a doação de 5.650 cobertores produzidos por meio da reciclagem de mais de 13 mil peças de uniformes fora de uso de seus funcionários do Brasil. A ação beneficiará instituições de amparo a pessoas em situação de vulnerabilidade social e de proteção animal, especialmente aquelas que estão trabalhando no apoio à população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Desde a sua primeira edição, em 2015, o Programa FedEx de Reciclagem de Uniformes já confeccionou 32 mil cobertores a partir de 81,6 mil peças de roupas, totalizando quase 26 toneladas de tecidos reutilizados. A iniciativa faz parte do FedEx Cares, programa global de engajamento comunitário. Além de contribuir para uma economia solidária, ele colabora com os esforços da empresa nas áreas social e ambiental e já atendeu mais de 60 ONGs em todo o Brasil.

Na 9ª edição do programa, 4,6 mil cobertores serão destinados a pessoas, e 1.050 unidades, em tamanho menor, para animais. Cerca de 65% das peças terão como destino o Rio Grande do Sul: 3 mil cobertores para apoiar as ações do Exército de Salvação no estado e 700 unidades menores para organizações de proteção animal. O restante será encaminhado para ONGs indicadas por funcionários em outras localidades do país.

“O Programa FedEx de Reciclagem de Uniforme reflete nosso propósito de impactar positivamente as comunidades onde atuamos e o nosso compromisso em minimizar os impactos da nossa operação no meio ambiente”, diz Gabriel Kayser, diretor de marketing e experiência do cliente da FedEx. Além de apoiar a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades atendidas pela FedEx, a empresa tem como meta atingir operações globais neutras em carbono até 2040.

A Federal Express Corporation é a maior empresa de transporte expresso do mundo, oferecendo entregas rápidas e confiáveis para mais de 220 países e territórios. A Federal Express Corporation utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e prazos definidos.

Federal Express Corporation
Edelman

GWM BRASIL LANÇA SERVIÇO DE ASSINATURA DE CARROS INOVADOR NO MERCADO BRASILEIRO

A GWM Brasil apresentou nesta terça-feira (02), durante live no canal da marca no YouTube, seu novo serviço de aluguel de automóveis, o Assinatura GWM. Inovador, o programa proporciona diversas facilidades para o cliente ao permitir que a jornada digital seja a mesma para a compra ou a assinatura do veículo, pelo site oficial da GWM Brasil. Além disso, a montadora trouxe parceiros especializados no setor de locação para cuidar de toda a parte operacional, os quatro maiores do Brasil: Localiza, Unidas, Movida e LM.

Inicialmente disponível para a linha Haval H6, líder de vendas no mercado de veículos eletrificados em junho, os planos têm preços bastante competitivos em relação ao que já é oferecido no mercado: a partir de R$ 4.389, para o Haval HEV2. O cliente tem a opção de escolher entre planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com quilometragem mensal de 1.000, 1.500, 2.000, 2.500 ou 3.000 km. Ao finalizar a seleção, o sistema disponibilizará a opção dos quatro parceiros de operação, o que permitirá ao cliente a escolha da operadora que seja mais conveniente para sua região ou com a qual já tenha uma relação de confiança. A previsão é que, dentro de 60 dias, o Assinatura GWM também esteja disponível para a linha Ora.

O valor da prestação coloca o Haval H6 na mesma faixa de preços de carros menores equipados apenas com motores a combustão e com menor nível de equipamentos, o que é outro diferencial muito importante para o consumidor brasileiro interessado em conhecer a nova tecnologia dos modelos eletrificados.

“Esse é o primeiro passo para quem vai entrar no mundo da eletrificação. Ou seja: quem ainda não decidiu comprar um veículo híbrido ou elétrico vai encontrar no Assinatura GWM um modo seguro e confiável para conhecer e vivenciar a experiência do dia a dia com esses produtos”, afirma Alexandre Oliveira, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil. O executivo esclarece que outro benefício é o fato de que, ao adquirir a assinatura, o cliente fica isento de seguro, manutenção ou impostos, pois tudo isso já está incluído no valor pago mensalmente na prestação.

A GWM será responsável pela maioria das interfaces com o cliente, como a captação no site ou na concessionária, entrega do veículo e manutenção. De acordo com Oliveira, enquanto o prazo de entrega nos planos disponíveis no mercado varia, na média, entre 70 e 90 dias, no Assinatura GWM o prazo será, em média, de 10 a 15 dias, uma grande inovação para o consumidor, que gera mais praticidade e conveniência.

E tem mais: ao escolher a contratação de modelo plug-in, o cliente ainda ganhará, totalmente grátis, um carregador wallbox da marca GWM de 7 kW, que teria um valor superior às parcelas mensais do plano. Ao final do plano, mesmo que decida não ficar com o carro, o consumidor não precisará fazer a devolução do wallbox.

Os clientes que optarem pelo serviço Assinatura GWM também terão os mesmos benefícios do Pacote Tranquilidade disponível para quem compra um Haval H6: Tomorrow Assistance por dois anos, tag de pedágio GWM da Veloe com isenção de mensalidade por 12 meses, pacote de conectividade com 3 GB por mês por dois anos e, por fim, a Proteção Total da bateria do sistema híbrido por dois anos, além da garantia de fábrica de oito anos para a bateria (ou 200.000 km) e garantia de cinco anos para o veículo, sem limite de quilometragem.

Liderança de vendas

A linha de SUVs GWM Haval H6 foi líder de vendas do segmento de híbridos e no ranking geral de eletrificados, que reúne os modelos híbridos e elétricos, no mês de junho. Foram comercializadas 2.153 unidades, um crescimento de 49,7% em relação a maio. O modelo ficou à frente dos concorrentes BYD Song (1.910 unidades), BYD Dolphin (1.513), BYD Dolphin Mini (1.316), Toyota Corolla Cross (1.130), Caoa Chery Tiggo 5X (474) e Toyota Corolla sedã (309).

GWM - Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo. Posicionada como uma companhia global, inteligente e tecnológica, a GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, com veículos eletrificados e conectados.

GWM Brasil
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FESTIVAL INTERLAGOS 2024 ABRE VENDA DE INGRESSOS E ESPERA RECEBER 150 MIL VISITANTES

O evento, que vai acontecer no Autódromo de Interlagos de 9 a 11 de agosto, revolucionou o mercado misturando experiência e exposição, assume a posição de ser o novo Salão do Automóvel com mais de 150 marcas confirmadas, das quais 17 montadoras.

A partir desta terça-feira (02/07), a primeira carga de ingressos para o maior salão de exposição da América Latina começa a ser vendida pelo site do evento. Com o formato que possui, o Festival Interlagos 2024 será uma experiência única para os visitantes, uma vez que vai proporcionar três propostas em um só espaço: a oportunidade de ver e conhecer os carros expostos ao vivo, a chance de guiar na mítica pista do Autódromo os carros que o cliente escolher, além de um ambiente completamente destinado à negociação de venda desses automóveis.

Os ingressos para o Festival Interlagos começam com o STREET PASS (R$ 98,00), que garante acesso a todas as atrações do Festival, incluindo o show do Filipe Ret na sexta-feira (10). Em seguida, outras opções – o grande diferencial do evento – permitem vivenciar a experiência de pilotar na icônica pista de Interlagos. O DRIVE PASS (R$ 495,00) possibilita que o visitante escolha três carros diferentes para acelerar. O SHOW PASS (R$ 250,00), por sua vez, é válido somente no sábado e dá acesso ao Churrasco On Fire, com show da dupla Fernando & Sorocaba e open food por 5 horas.

Um dos ingressos mais esperados para quem é apaixonado por superesportivos é o SPORT VIP PASS  (R$ 2.960). Este ano, o Festival Interlagos vai oferecer modelos super exclusivos que serão divulgados semana a semana. Na abertura de vendas, as opções Ferrari Portofino e Lamborghini Gallardo LP560-4 estarão disponíveis. Os interessados precisam estar atentos ao site e às redes sociais do evento para descobrir os modelos.

Nos últimos dias, a Land Rover e a Neta também assinaram contrato com os organizadores do Festival Interlagos 2024 Automóvel. O evento já conta com a participação confirmada de Chevrolet, Renault, Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, RAM, Jeep, Ford, BYD, GWM, Abarth, Honda e Fiat, além de Land Rover e Neta.

Márcio Saldanha, CEO do Festival Interlagos, explica que a Land Rover, em parceria com a organização, criou uma ativação diferenciada: o RANGE ROVER PASS, que dará aos participantes a oportunidade de experimentar três carros exclusivos da marca na pista de Interlagos, ao preço de R$ 1.295,00. Já a Neta fará sua estreia no Brasil durante o Festival Interlagos, aproveitando a oportunidade para apresentar suas operações no país.

O Festival Interlagos 2024 Automóvel prepara uma série de atrações inéditas para os 150 mil visitantes esperados. O maior evento de experiência motor do mundo terá um dia exclusivo para a imprensa no dia 8 de agosto e estará aberto ao público entre 9 e 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O reconhecimento oficial do Festival Interlagos Automóvel também foi confirmado pela Prefeitura de São Paulo, que posicionou tanto a edição de motos quanto a de automóveis como eventos estratégicos para a cidade, formalizando um contrato de cinco anos entre o Autódromo de Interlagos e o Festival, até 2028.

Ingressos e valores

- STREET PASS: acesso liberado para curtir as atrações do Festival. R$98,00

- DRIVE PASS: escolha 03 carros diferentes e acelere na Pista de Interlagos. R$495,00

- SHOW PASS SÁBADO: Churrasco On Fire com show da dupla Fernando & Sorocaba + Open Food de 5h R$250,00

- RANGE ROVER PASS: acelere 03 Range Rover na pista de Interlagos. R$1.295,00

- SPORT VIP PASS: Ferrari, Porsche, Lamborghini e Nissan, os esportivos dos sonhos na experiência mais VIP do Festival. R$2.960,00

Festival Interlagos 2024
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
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GULF OIL BRASIL APRESENTA LINHA DE LUBRIFICANTES

Com linha completa de lubrificantes para todas as finalidades e fórmulas especiais, a subsidiária brasileira da Gulf Oil International Limited, que chegou ao país no ano passado, quer colocar a marca entre as maiores do mercado.

A oferta de produtos – anteriormente, disponibilizados por distribuidor no Brasil – é agora, fabricada no país, em planta própria, e recebeu acréscimos, alinhados com o portfólio global da marca, ampliando a gama de lubrificantes, especificações e aplicações.

Fazem parte da nova linha Gulf, lubrificantes para automóveis, SUVs, pick-ups, motocicletas e veículos pesados. Alinhados com as formulações globais da marca, os produtos foram aperfeiçoados com modernas tecnologias. Testadas e comprovadas em laboratórios internacionais, atendem e superam os requisitos dos principais órgãos da indústria, incluindo o American Petroleum Institute (API), a European Automobile Manufacturers Association (ACEA) e os principais montadoras globais.

Tecnologias inovadoras para os modernos motores de automóveis – Na linha de lubrificantes para automóveis o destaque é para Gulf Ultrasynth, óleo de motor 100% sintético que agora conta com a tecnologia Wear-Guard. Desenvolvida para os novos motores que trabalham com alta potência e rotação e, portanto, maiores esforços mecânicos,  a tecnologia Wear-Guard cria uma película de proteção adicional que se adere às partes críticas do motor e permanece ativa em todas as situações, da partida até as altas acelerações, reduzindo o desgaste.

O  tradicional Gulf Formula, óleo de motor sintético, foi aperfeiçoado com a tecnologia Thermo Shield que garante a lubrificação estável do motor, mesmo sob condições de demanda máxima. Com maior resistência térmica, suporta muito mais altas temperaturas, prevenindo a degradação mais acelerada do óleo e a formação de depósitos, além de assegurar maior limpeza interna.

Também fazem parte da linha Gulf de lubrificantes para automóveis, Gulf Tec, lubrificante semissintético projetado para motores  de alta potência, multiválvulas, movidos a gasolina e/ou etanol (Flex) turboalimentados e veículos leves movidos a diesel.  E, para motores que tem especificação para óleo de base mineral, Gulf Max, é um lubrificante premium, multigrau, com aditivos especiais, formulado para oferecer maior proteção às partes móveis do motor e resistência à oxidação.

Formulações de última geração para motos – O portfólio de lubrificantes para motocicletas traz fórmulas com upgrades técnicos que asseguram desempenho ainda mais eficiente.

Para a formulação da linha Gulf Pride foi desenvolvida a tecnologia Oxi-Bitor que permite a utilização do motor em condições extremas por muito mais tempo, controlando a oxidação do óleo, assegurando maior desempenho do conjunto motor, embreagem e câmbio. Controlando seu espessamento e degradação, mantém o óleo fluindo para todos os componentes vitais do motor, garantindo aceleração sob demanda, particularmente, no trânsito urbano intenso.

Já para a linha Gulf Powertrac foi desenvolvida a tecnologia PowerRox, moléculas especiais que contêm detergentes poderosos que combatem, continuamente a formação de depósitos no motor, enquanto formam uma camada protetora nos seus componentes  e nas engrenagens melhorando sua potência e eficiência, sem interferir na precisão da embreagem.

Gulf Syntrac, lubrificante 100% sintético, desenvolvido para motores suportarem condições semelhantes às de corrida, ou seja alta carga, alta velocidade e alta temperatura, vem oficialmente com o selo Race Ready Formula que avaliza a performance máxima sustentável do motor em condições extremas.

Veículos pesados

Os óleos de motor para veículos comerciais a diesel Gulf são projetados de acordo com as tendências da indústria, passando por extensa pesquisa e desenvolvimento para atender às demandas específicas de múltiplos segmentos e dos diversos tipos de motores, incluindo os turboalimentados e os de emissão ultrabaixa.

Toda a linha que inclui as famílias Gulf Superfleet Supreme, Gulf Supreme Dute Ule, Gulf Super Duty Le Plus e Gulf Super Duty Le conta com a tecnologia Clean-Flow e o selo Reduced Downtime que atestam seus benefícios, particularmente quanto a redução do tempo de inatividade dos veículos por problemas nos motores.

Os lubrificantes da nova linha Gulf, que também inclui óleos de transmissão, óleos para engrenagem e óleos para uso industrial, são fabricados na planta própria da empresa, a maior do estado de São Paulo, que tem capacidade de produção de 3.000.000 litros/mês em um turno, conta com 12 linhas de envase, 47 tanques de armazenagem de óleos básicos e mais de 4800 posições de paletes de armazenagem, para produto acabado.

A meta da empresa é ampliar a produção para 4.500.000 litros/mês, nos próximos meses e ampliar ainda mais seu portfólio de produtos para fazer face ao seu planejamento de expansão no mercado.

Gulf Oil International Limited

A Gulf Oil International é uma das principais companhias privadas do setor de downstream, com presença em mais de 100 países. Desde sua fundação em 1901, a marca tem sido símbolo de inovação, mantendo o pioneirismo que continua a guiar suas atividades até hoje.

O foco das operações da Gulf Oil International – GOI - está na fabricação e comercialização de uma ampla variedade de lubrificantes de alto desempenho e produtos correlatos, atendendo a diversos segmentos de mercado, incluindo a  Gulf Oil Marine, que fornece lubrificantes para a indústria naval global em mais de 1.100 portos. Também, concede licenças para redes de postos de combustíveis, com presença em 26 países e mais de 1.400 postos.

A Gulf opera na Europa, América do Sul, Oriente Médio e região Ásia-Pacífico. No Brasil, a empresa atua em todos os seus ramos de negócios que envolvem a fabricação de lubrificantes em planta própria, licenciamento para postos de combustíveis, além de atendimento aos mercados agro e marítimo. Clique aqui e visite o site.

Gulf Oil Brasil
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