sexta-feira, 5 de julho de 2024

IVECO BUS ENTREGA PRIMEIROS 155 ORE 3 DO CAMINHO DA ESCOLA AO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Marca líder no fornecimento de ônibus escolares do Caminho da Escola, a IVECO BUS realizou a entrega, com a presença da governadora Raquel Lyra, dos primeiros 155 BUS 15-210 ORE 3 ao Governo de Pernambuco. No total, a marca fornecerá 355 unidades do modelo à Secretaria de Educação e Esportes do estado, por meio do programa Juntos pela Educação. O lote entregue em Recife confirma a eficiência, a confiabilidade e o melhor TCO do portfólio IVECO BUS, que garante acesso seguro e a permanência de alunos em escolas públicas de todo o país.

Além de Pernambuco, a IVECO BUS também possui pedidos expressivos de aquisição de veículos das secretarias de Estado de Educação da Bahia e do Mato Grosso.

Pela primeira vez a IVECO BUS oferece o ORE 3 (Ônibus Rural Escolar 3) no Caminho da Escola, com 3.500 unidades habilitadas, além de 3.600 unidades ORE 2 (Ônibus Rural Escolar 2).

Confortáveis e espaçosos, os modelos combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança. O BUS 15-210 ORE 3 é equipado com motor FPT Industrial de 210 cavalos de potência, com capacidade para 59 alunos + motorista. Já o BUS 10-190 ORE 2 tem motor de 190 cv, com capacidade para 44 alunos + o motorista.

“Produzidos no Brasil, os IVECO BUS para o Caminho da Escola têm a maior potência da categoria, representando uma solução robusta e com excelente relação custo x benefício para a renovação de frota dos municípios brasileiros”, afirma Débora Rocha, gerente de Vendas de Licitações da IVECO BUS.

e/d: Débora Rocha e Raquel Lyra, governadora de Pernambuco.

Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina, reforça a importância do fornecimento dos ORE 3 ao Governo de Pernambuco. “Um transporte escolar eficiente é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas de educação em todo o país. O Brasil é referência com o Programa Caminho da Escola, do qual nos orgulhamos em sermos líderes, com 7.100 ônibus escolares habilitados nesta edição. Como parceiros, caminhamos juntos com o Governo de Pernambuco, entregando produtos de ponta para os municípios e zonas rurais do estado", afirma Fetzner.

Rede preparada, website e atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola tem dois anos de garantia, plano de manutenção incluído com pelo menos duas revisões gratuitas, rede preparada e especializada para atender os clientes do programa em pontos de atendimento em todo o Brasil. No website ivecobus/caminhodaescola, prefeituras e secretarias de todo o país tem acesso à informações detalhadas sobre o portfólio. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom Governo do Estado de Pernambuco

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

HYUNDAI MOBIS APRESENTA O FUTURO DA MULTIMÍDIA COM TELAS PANORÂMICAS MÓVEIS

A líder em mobilidade do futuro inova com sistema M.VICS 5.0 e traz diversas tecnologias que integram entretenimento, segurança e conforto a bordo dos veículos

A Hyundai Mobis apresentou na Coreia do Sul o M.VICS 5.0, a versão mais recente do seu avançado sistema integrado de direção, que inclui tecnologias de cockpit digital. Desde o lançamento inicial do sistema em 2021, o qual analisa sinais biométricos como postura, frequência cardíaca e ondas cerebrais, a Hyundai Mobis tem aprimorado continuamente o conceito com atualizações anuais.

O cockpit digital, um sistema de infoentretenimento instalado à frente dos assentos do motorista e do passageiro, oferece diversas informações sobre a condução e conteúdo de mídia, além de possibilitar a comunicação externa.

O recém-apresentado M.VICS 5.0, desenvolvido sob o lema "Tudo o que você pode ver", foca na convergência de diversas tecnologias de exibição. Em termos de design, ele integra perfeitamente todo o painel frontal, do motorista ao passageiro, em um único cockpit com uma tela ampla e sem bordas. Este sistema inclui uma tecnologia que ajusta o tamanho e o ângulo da tela de acordo com os modos de direção.

Multimídia panorâmico adaptado às situações de direção

O sistema M.VICS 5.0 integra uma tela panorâmica múltipla que vai do banco do motorista ao banco do passageiro, combinando uma tela principal de 27 polegadas, uma tela HD de 12,3 polegadas para o passageiro e uma tela de 7 polegadas para status e controles do veículo.

Cada painel de exibição foi projetado para funcionar de forma independente, conforme sua finalidade e ambiente de uso, mas também pode se integrar em uma única tela quando necessário, alcançando uma implementação "separada, mas em conjunto". A tela ampliada permite a exibição de diversos conteúdos, como painel de controle, navegação e infoentretenimento, superando as expectativas dos passageiros em relação às atuais telas já disponíveis nos veículos.

Essas telas também ajustam seu tamanho e ângulo conforme os modos de direção, adaptando-se a diversos cenários e situações, como "Modo de Direção", "Modo Teatro" e "Modo Relaxamento".

Soluções completas para motoristas com recursos de segurança e alívio de mal-estar por movimento

A tela grande que cobre a parte dianteira do veículo inclui tecnologia de iluminação em ambos os lados para evitar acidentes, alertando sobre possíveis colisões na parte traseira durante o embarque ou desembarque de passageiros. Além disso, os cenários coloridos ajudam a reduzir o desconforto causado pelo movimento do veículo. Câmeras posicionadas no volante e acima do assento do motorista monitoram a sonolência e a desatenção ao volante em tempo real, emitindo avisos de emergência quando necessário. Várias tecnologias de segurança e de airbags são também integradas ao sistema, para garantir ainda mais proteção aos ocupantes.

O desenvolvimento do M.VICS 5.0 pela Hyundai Mobis reforça seu foco em inovação, com nove novas patentes registradas em peças e tecnologias para a melhor experiência dos usuários (UX). Com mais de 1.700 patentes já registradas em 2023, a Hyundai Mobis continua a desenvolver sua liderança tecnológica no futuro setor de mobilidade.

O sistema M.VICS 5.0 da Hyundai Mobis não tem previsão para chegada aos modelos de veículos comercializados no mercado brasileiro.

Hyundai Mobis BrasilFundada em 1 de julho de 1977, a Hyundai Mobis é uma empresa do Grupo Hyundai, que fabrica peças automotivas com sede em Seul, Coreia do Sul. Ao oferecer produtos, tecnologias e serviços de alta qualidade, a Hyundai Mobis fortaleceu sua posição no setor de peças automotivas para se tornar o sexto maior fornecedor global de peças automotivas em 2023. Atualmente, a Hyundai Mobis conta com mais de 30.000 colaboradores, sendo que mais de dois terços desse total se encontra fora da Coreia, nas filiais ao redor do mundo. No Brasil, a Hyundai Mobis teve sua planta estabelecida no ano de 2012 no Parque Automotivo de Piracicaba (SP), iniciando suas atividades em setembro do mesmo ano. Com mais de 600 funcionários, a Hyundai Mobis possui três unidades operacionais e uma administrativa no País. Clique aqui e visite o site.

Hyundai Mobis Brasil
Ozonio Propaganda e Marketing

quinta-feira, 4 de julho de 2024

RENAULT ENTREGA 280 UNIDADES DO MASTER AMBULÂNCIA PARA O GOVERNO FEDERAL

Veículos foram transformados em ambulância seguindo os padrões do SAMU e serão distribuídos em 248 municípios de 24 estados

A Renault do Brasil concluiu nesta quinta-feira (04) a entrega de 280 unidades do Master transformadas em 2024, que foram comercializadas para o Ministério da Saúde, do Governo Federal. Os veículos, modelo Furgão L2H2, receberam todos os equipamentos para transformação completa, incluindo suporte básico e avançado, no padrão SAMU, como ar-condicionado adicional para a parte traseira do veículo, sinalizadores externos, piso de material antiderrapante e lavável; passagem entre o salão de atendimento e a cabine do motorista; armário com balcão, prateleiras, lixeira e portas corrediças; suportes para cilindro de oxigênio; corrimão no teto; maca biarticulada de alumínio e suporte escamoteavel no teto para soro e sangue.

A transformação foi realizada pela Flash Engenharia, um dos sete transformadores homologados e certificados pelo “Agrément Renault”, um padrão global de certificação de qualidade da marca, que atesta os processos de transformação em veículos Renault. Os veículos entregues serão utilizados em 248 municípios de 24 estados, substituindo veículos com mais de sete anos de uso da frota circulante atual.

“O Master é um produto versátil que pode ser utilizado em diferentes soluções, e que traz como diferenciais a sua fabricação no Brasil, o que permite custos de revisões e de cesta básica de peças muito mais competitivos, bem como a rede Pro+, especializada no atendimento ao cliente profissional”, explica Alex Dias, diretor de vendas a empresas da Renault do Brasil.

Renault Master

Líder do segmento de furgões grandes (FU3) no Brasil há dez anos consecutivos, o Renault Master reúne atributos como potência, robustez e conforto ao dirigir similar ao de um veículo de passeio. O veículo se destaca também pelo design marcante e conta com corrente de distribuição que dura por toda a sua vida útil, sem necessidade de troca. Versátil, a linha oferece furgões com capacidade de carga de até 1.593Kg.

O Renault Master conta com quatro versões de carroceria e mais de 100 possibilidades de transformação para atender a qualquer tipo de necessidade.

Nacional, a linha Master conta com custos de revisões e de cesta básica de peças - tanto de desgaste quanto de débito - muito competitivos ao cliente.

Além disso, a Renault possui promoções que levam a bandeira Renault Pro+, especializadas no atendimento ao frotista. Nessas lojas, o cliente profissional pode sempre encontrar uma oferta completa para o seu negócio, como planos de manutenção e financiamento especiais. Além de receber um atendimento especializado no momento da compra e possuir prioridade nas oficinas, o que é fundamental para quem utiliza o veículo para o trabalho.

Renault do Brasil

TRELLEBORG TIRES CONTA COM A REDE JOHN DEERE PARA SUA EXPANSÃO DE PNEUS AGRÍCOLAS NO BRASIL

A aliança faz parte da estratégia da Trelleborg Tires para expandir significativamente a sua rede no país

A Trelleborg Tires, líder global em soluções em pneus e rodas para agricultura, traça seu plano de crescimento no Brasil e aposta na presença de sua marca nos mais de 300 concessionários John Deere para ampliar sua participação de mercado no país. Esta nova parceria, assinada durante a Agrishow 2024, começa oficialmente em julho. A partir deste mês, os agricultores brasileiros encontrarão no pós-venda John Deere o amplo portfólio de mais de 700 produtos com tecnologia de ponta da Trelleborg. Os dois líderes, já parceiros globais, reforçam agora a sua aliança regional através deste acordo comercial.

A indústria de pneus atualmente vende seus produtos para distribuidores tradicionais de pneus e usuários finais. Segundo Marcelo Natalini, presidente da Yokohama TWS América do Sul, esses usuários finais estão ligados principalmente aos segmentos de cana-de-açúcar e grãos, representando cerca de 60% das vendas da empresa no país. “Com a parceria com a John Deere, a ideia agora é ganhar mais participação de mercado e ampliar as vendas para pequenos e médios agricultores. Com a forte e bem estabelecida presença local da John Deere e uma busca constante por inovação e qualidade semelhante à nossa, a parceira é ideal para esta expansão”, destaca Natalini.

Marcelo Natalini

A Trelleborg concebe e produz pneus agrícolas com tecnologias patenteadas capazes de garantir alta estabilidade, autolimpeza, maior poder de tração e construção VF (“Very High Flexion”). Isto permite que a máquina suporte mais carga e tenha um desempenho mais eficiente do que os pneus convencionais, resultando uma menor compactação do solo. Existem opções de pneus para todos os tipos de aplicações, desde pequenos cortadores de grama até grandes tratores e colheitadeiras, medindo mais de dois metros de diâmetro. Além dos pneus, a Trelleborg oferece uma ampla linha de jogos completos de pneus e rodas, montados de fábrica. "Somos o único fornecedor a oferecer esta solução completa de jogos de pneus e rodas para nossos clientes OEM. Para eles, é formidável encontrar tudo em um só lugar. Isso simplifica a logística e as operações e traz enormes ganhos em termos de produção, tempo e eficiência", acrescenta Natalini. 

Presente há 30 anos no Brasil, a Trelleborg Tires acompanha de perto o forte e crescente desenvolvimento do mercado agrícola brasileiro e sua importância no cenário global. Essa estratégia de expansão no país visa acompanhar esse desenvolvimento e melhor atender a demanda dos produtores brasileiros, proporcionando acesso aos seus pneus por meio de tração no canal de ponto de venda da John Deere.

A Trelleborg Tires é uma marca líder global que fornece soluções avançadas para profissionais da agricultura, movimentação de materiais e construção. A Trelleborg antecipa as necessidades dos clientes com uma ampla gama de pneus de alto desempenho e jogos completos de pneus e rodas para veículos fora de estrada, melhorando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade ambiental. Clique aqui para saber mais sobre as soluções de pneus agrícolas de alto desempenho da Trelleborg.

Trelleborg Tires
Agência ERA®

PARA QUE SETAS DIRECIONAIS NOS CARROS? Por chicolelis*

Foto: autoescolaonline.net

Imagine você nesta cena: seguindo na faixa do meio, por uma avenida de três faixas. Atrás de você, cerca de dois metros de distância, dois carros, um de cada lado. Um deles, o da direita, emparelha com seu carro, segue poucos metros adiante e, sem dar seta, corta na sua frente, para virar logo adiante, em uma rua à esquerda.

Você freia para não bater. Daí, o carro que vem pela sua esquerda, também emparelha e, também sem dar seta, te fecha, para entrar em uma rua à direita, repetindo a ação do outro carro.

Comum, não? Tenho certeza de que cada um de vocês já viveu situações semelhantes e, dependendo do seu estado de espírito, pelo menos um xingamento você solta, certo? Mas é bom que ele fique só no pensamento, porque nunca se sabe quem está ao volante do outro carro. Pode ser que ele seja desequilibrado e use o seu "treizoitão" em você para provar que é "macho".

E isso se repete nas estradas, especialmente nos finais de semanas prolongados, quando pessoas não acostumadas a dirigir em rodovias tomam conta delas.

Mas, antes de entrar no assunto das lanternas de direção, uma dica para quem dirige: preste atenção na roda dianteira do carro, caminhão ou ônibus (estes dois últimos erram menos neste aspecto). Quando ela se movimentar para o lado em que você está seguindo, tire o pé, porque o motorista não dará seta, mas vai entrar na sua faixa de direção.

Um dos muitos amigos com quem falei sobre a questão contou, que certo dia, indo atrás de uma motorista, ao parar no semáforo disse a ela: sua seta está quebrada! Cá entre nós, conversei com 10 deles e acharam que a ideia de acabar com a seta é boa.

Ela deu seta e disse que não. Ou seja, ela não deu seta em nenhuma das conversões feitas. Foram três!

E, às vezes, quando usa, não faz o que anunciou. Isso aconteceu comigo, na segunda-feira, quando fiquei esperando o carro virar para a direita, me impedindo de atravessar a rua e seguir em frente. Mas antes, três carros fizeram conversões sem indicar o que iam fazer. E o meu trajeto foi de apenas dois quarteirões.

E há o caso de alguns caminhoneiros que usam mal a seta de direção. Preste atenção: você está na estrada, dentro dos limites, a 100 km/h. Quando o motorista da carreta não tem muita prática, ele dá seta e entra, quando você está praticamente no meio da sua carreta. Então, vale a dica anterior, preste atenção nas rodas dianteiras da carreta ou do caminhão na estrada. E tire o pé, para que um acidente não tire a sua vida.

Para que ainda se coloca setas nos carros?

Você sabia que, em média, cada seta indicativa de direção custa US$ 30, segundo cálculos de um técnico do setor? Pois é, porque tem as quatro lanternas, com refletor, a chave da seta junto ao volante, o módulo, a fiação e lâmpadas para quatro setas.

Imagine o quanto seria economizado pelos fabricantes, se não precisassem mais colocar setas nos carros. Afinal, se a grande maioria das pessoas não usa, para que colocar. Ou vender com opcional, como tantos que já existem.

São 65 fábricas, montadas em 11 estados, com capacidade instalada de 4,5 milhões (que não foi alcançada, e tem cada vez menos chances de que isso ocorra), 5.500 concessionárias e 126 mil empregados. (esses números podem ter sofrido mudanças nos últimos meses). Imaginem que a economia, com a extinção das setas seria de US$ 150 milhões/ano.

Isso, sem falar das motos que, quando conduzidas pelos motoboys, só se ouve a irritante buzina e nunca a seta, porque não dá tempo, tal a rapidez com que mudam de direção.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

FRASLE MOBILITY LANÇA PROGRAMA DE RELACIONAMENTO NA PLATAFORMA AUTO EXPERTS

Iniciativa abrange centenas de centros automotivos parceiros com benefícios e vantagens nas compras de peças das marcas Nakata e Fras-le

Foto: Mariana Carrer/Divulgação Frasle Mobility

Fortalecer o relacionamento de confiança e garantir satisfação o sucesso dos clientes são os objetivos do novo programa implementado neste ano pela Frasle Mobility na sua plataforma Auto Experts. Por meio da iniciativa, chamada Clube Experts, são oferecidos diversos benefícios exclusivos e vantagens especiais nas compras de peças de algumas das marcas da empresa. Nesta primeira fase, o programa alcança centenas de clientes de 11 estados brasileiros, das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e abrange duas marcas: Nakata e Fras-le.

Os centros automotivos que fizerem parte do Clube Experts terão acesso agilizado a informações técnicas e comerciais, além de contarem com acompanhamento de profissional especializado, preparado para identificar oportunidades para o negócio e intercâmbio de boas práticas e experiências. Também contarão com apoio para capacitação técnica da equipe de profissionais, por meio de treinamentos e palestras presenciais ou por meios digitais, em sistemas de freio, suspensão, direção e transmissão.

“O programa nos aproxima ainda mais do dia a dia das oficinas e centros automotivos, contribuindo para um melhor entendimento da evolução do negócio, novas necessidades e como, juntos, podemos prover soluções para a melhor experiência do cliente do nosso cliente na reparação”, explica o diretor de Vendas e Marketing da Frasle Mobility, Sérgio Montagnoli.

Além do Clube Experts, estão integradas na plataforma Auto Experts cerca de 12 mil referências de peças de todas as linhas de produtos das marcas: Nakata, Fras-le, Fremax e Controil. A plataforma, além de catálogo digital, reúne outras informações que facilitam a vida dos usuários para aplicação e uso dos produtos, tais como: busca do produto correto por placa do veículo, um sistema de geolocalização para identificar a peça mais próxima do usuário, além de possibilitar visualização de dicas técnicas e realizar o download dos catálogos individuais das marcas. Clique aqui para acessar e conhecer todas as funcionalidades.

Frasle Mobility
ANK Reputation

MARCOPOLO EXPORTA 19 PARADISO G8 1800 DD PARA O EQUADOR

A Cooperativa de Transportes Loja, da cidade de Loja, no Equador, acaba de adquirir 19 ônibus Paradiso G8 1800 DD, em uma das maiores vendas da empresa para o país vizinho. Os veículos começarão a ser entregues neste mês de maio julho e serão utilizados em operações de serviço especial de larga distância entre as cidades de Loja e a capital Quito.

O mercado equatoriano tem crescido nos últimos anos e se modernizado. Essa venda de 19 unidades do modelo de dois pisos é muito importante e vai elevar ainda mais o padrão de qualidade, conforto e segurança no transporte rodoviário do país”, explica José Luís Goes, diretor de Vendas e Operações Internacionais da Marcopolo.

Os 19 ônibus Paradiso G8 1800 DD têm 14.400mm de comprimento total e capacidade para 43 passageiros em poltronas leito, com tomadas USB, porta-copos, suporte para celular e cintos de segurança de três pontos. As unidades são equipadas com sistema de ar-condicionado Arco A590DD, sistemas Muliplex Lohr, de áudio e vídeo, com DVD Orbe, aquecedor de líquidos e itinerário eletrônico Valeo.

O ônibus rodoviário Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker continua sendo o modelo mais pedido pelos operadores de transporte rodoviário da América Latina. O modelo se destaca pelo conforto, sofisticação, design interior, espaço e comodidades das poltronas. “O Paradiso G8 1800 DD é o rodoviário mais sofisticado produzido pela Marcopolo, com grande sucesso e aceitação”, destacou.

Com visual marcante e design premiado pelo IF Design 2022, o modelo tem o DNA da Marcopolo, com fluidez das linhas, baixo coeficiente aerodinâmico, de apenas 0,384, e atende às mais rígidas normas internacionais de segurança, como a certificação ECE R66.02, concedida pela agência britânica Vehicle Certification Agency (VCA) para tombamento.

Cooperativa de Transporte Loja

Criada em 1961 da união de três cooperativas, a Cooperativa Loja é a primeira do Equador e cresceu com serviços em várias rotas entre as diferentes cidades do Equador. Em 2012, adquiriu os primeiros modelos Marcopolo Paradiso G7 1200 e, em 2014, duas unidades com poltronas leito para a rota Loja-Quito-Loja, o que permitiu a elevação ainda maior do padrão de serviço Hoje, conta com cerca de 120 unidades Marcopolo em sua frota.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

VOLKSWAGEN INICIA A PRODUÇÃO DA NOVA AMAROK NA ARGENTINA

Com mais de 15 anos de produção em General Pacheco, na Argentina, Amarok já teve mais de 740 mil unidades produzidas, 64% destas dedicadas para exportação.

A nova bruta chegou! A Volkswagen iniciou nesta semana a produção da Nova Amarok, na fábrica de General Pacheco, na Argentina, e revelou as primeiras imagens da picape. Nascida em 2009, a bruta teve trajetória de sucesso em seus 15 anos de presença no mercado. Foram mais de 740 mil unidades produzidas, das quais 64% foram dedicadas para exportação.

“Quem já teve a experiência de dirigir uma Amarok sabe como a entrega de dirigibilidade e potência são características exclusivas da Volkswagen e se assemelham a um SUV. Com a Nova Amarok, vamos reforçar essa marca registrada do carro, o nosso compromisso com a região e abrir uma nova etapa para a Amarok, ainda mais moderna, segura e pronta para qualquer aventura”, comenta Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen Região América do Sul.

“É uma grande alegria iniciarmos a produção da nova geração da Amarok em nosso Centro Industrial Pacheco”, disse Marcellus Puig, Presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina. “É um orgulho testemunhar a renovação e o crescimento da nossa picape icônica ao longo desses 15 anos. A chegada desse novo produto mostra nosso firme compromisso com a produção e exportação no País, apostando no futuro do Grupo e no desenvolvimento de nossa marca na Argentina”, acrescentou.

O Centro Industrial Pacheco foi selecionado entre as 122 fábricas do mundo para fabricar a primeira picape média do Grupo Volkswagen globalmente. Foram produzidas versões com diversas configurações, incluindo cabine simples e cabine dupla, motores 2.0 e 3.0 litros, transmissões manuais e automáticas, além de dezenas de versões de equipamentos adaptados a todas as necessidades. Também foram fabricadas mais de 120 mil unidades com volante do lado direito, destinadas aos mercados da Oceania, África e América Central.

Em 2016 foi apresentada a segunda geração da Amarok, reforçando o sucesso do seu antecessor. Essa versão introduziu as variantes V6, o motor mais potente a ser comercializado no mercado local em picapes médias, e que colocou a Amarok à frente do segmento.

A chegada da Nova Amarok será mais um marco na história da Volkswagen do Brasil e da região.

Volkswagen do Brasil

AUDI AVANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE MOTORIZAÇÃO ELETRIFICADA PARA A FÓRMULA 1 EM 2026

A Audi ingressará na Fórmula 1 em 2026 com sua própria equipe de fábrica e um propulsor inédito que vem sendo desenvolvido na Alemanha

Os novos regulamentos técnicos abrirão caminho para uma mudança significativa na principal competição do automobilismo global. Com o nosso “TechFocus F1”, fornecemos regularmente conhecimentos básicos e insights sobre o futuro da Fórmula 1, focando inicialmente na motorização, que vem sendo desenvolvida e testada nas instalações da Audi em Neuburg, na Alemanha, desde meados de 2022.

A partir de 2026, o propulsor da marca para a F1 consistirá em um motor V6 turbo de combustão interna (internal combustion engine - ICE) com cilindrada inalterada de 1,6 litro; um sistema de recuperação de energia (energy recovery system - ERS) incluindo armazenamento de energia (energy storage - ES) e uma unidade geradora de motor elétrico (motor-generator unit - MGU-K), assim como uma unidade de controle eletrônico (electronic control unit - CU-K). O complexo MGU-H, que converte o calor dos gases de escape em energia e não é relevante no desenvolvimento de automóveis de estrada, não será mais necessário.

Em comparação com os regulamentos atuais da F1, a potência do motor elétrico quase triplicou dos 120 kW anteriores para 350 kW. Isso significa que a componente elétrico está quase no mesmo nível do motor a combustão, que produz cerca de 400 kW. A partir de 2026, ele irá operar com menos combustível do que antes. Além disso, o uso de combustíveis sustentáveis​​será obrigatório – um passo relevante em direção ao objetivo declarado da Fórmula 1 de se tornar um campeonato de corrida neutro em CO² até 2030.

“Esperamos uma redução significativa no consumo de combustível com um propulsor com potência de aproximadamente 1.000 cavalos”, afirma Stefan Dreyer, CTO e responsável pelo desenvolvimento da unidade de potência da Audi Formula Racing GmbH em Neuburg. “Os regulamentos técnicos focam na energia como fator chave e aumentam significativamente a proporção de energia elétrica. Para o motor de combustão, não falaremos mais sobre uma taxa máxima de fluxo de massa de combustível em quilogramas por hora, mas sobre uma taxa máxima de fluxo de energia de combustível em megajoules por hora. Este valor será reduzido em cerca de um quarto em 2026 e será de 3.000 MJ/h. O lado elétrico absorve isso adequadamente, pois a recuperação de energia por meio da recuperação aumenta significativamente graças ao MGU-K mais potente”, prossegue Dreyer.

O motor de combustão, que foi adaptado na área do cárter devido a especificações e restrições adicionais, continuará a desempenhar um papel importante. Mesmo que as principais variáveis ​​de estado, como a pressão de alimentação e a taxa de compressão sejam reduzidas, os processos de combustão relevantes para o desempenho permanecem exigentes. Os novos combustíveis sustentáveis, que podem ser de origem sintética ou biológica, trarão complexidade adicional ao desenvolvimento a partir de 2026.

Todos os fabricantes dos motores elétricos irão entrar em território desconhecido e os combustíveis poderão se tornar um diferencial competitivo. A Audi vem desenvolvendo a sua unidade de potência desde 2022 com um parceiro forte que tem muitos anos de experiência na Fórmula 1.

Existe também um grande potencial de desenvolvimento na bateria de alta tensão e no MGU-K, incluindo o inversor (CU-K), que são elementos chave para a conversão de energia cinética em energia elétrica durante a frenagem. “Praticamente não há restrições dos regulamentos técnicos nesta área”, afirma Stefan Dreyer. “Por exemplo, a química celular, o peso celular e a geometria celular da bateria são gratuitos. Existe competição máxima. Isso é basicamente bom para nós, porque temos muita experiência nessa área. Em projetos como Le Mans, Fórmula E e Dakar, já trabalhámos intensamente em motores híbridos e acumulámos experiência no desenvolvimento de baterias HV, MGU-K, inversores e software. No entanto, como recém-chegados, também temos muito a aprender nesta área”. Além do motor de combustão, os 22 bancos de testes de última geração nas instalações de Neuburg destinam-se principalmente ao teste dos vários componentes de alta tensão e da unidade de potência completa.

Por exemplo, a bateria de alta tensão deve ser capaz de suportar ciclos de carga e descarga ultrarrápidos, para os quais foi projetada para uma densidade de potência extremamente alta. Os técnicos da Audi podem adquirir conhecimentos valiosos em novos materiais, tecnologias e métodos de trabalho nesta área. Principalmente no que diz respeito ao peso, que é sempre um fator relevante para o desempenho na Fórmula 1. Isso também se aplica ao sistema de armazenamento de energia, que pesará apenas 35 quilos a partir de 2026, incluindo os periféricos e o inversor do MGU-K.

Alcançar este baixo peso da bateria é um grande desafio para todos os fabricantes de unidades de potência: os novos carros de Fórmula 1 serão mais leves do que os da geração atual, embora os motores estejam ganhando peso. Expresso em números, isto significa uma redução dos veículos em termos de distância entre eixos (20 cm mais curta) e largura (10 cm menos), o que é definido pelos principais dados dos novos e recentemente publicados regulamentos de chassis. No entanto, o desenvolvimento da aerodinâmica para 2026 poderá não começar antes do dia 1º de janeiro de 2025.

Além dos regulamentos técnicos e esportivos, as regras financeiras também desempenham um papel importante no desenvolvimento do propulsor. Além do conceito de direção sustentável, o chamado “limite de custo” foi outro fator importante para a Audi entrar na Fórmula 1. O limite de custo está em vigor para as equipes desde 2021 e, desde 2023, também se aplica a fabricantes que desenvolvem uma motorização nova para 2026 – incluindo a Audi.

“Isso mudou drasticamente a forma como trabalhamos”, diz Stefan Dreyer. “Para cada desenvolvimento, cada teste, cada simulação e cada componente, você deve pensar com muito cuidado sobre qual resultado você quer alcançar. O número e as especificações dos bancos de testes mais importantes são tão limitados nos regulamentos esportivos quanto as horas dos bancos de testes. Você deve ter certeza antecipadamente em que está investindo para obter o melhor resultado.”

Stefan Dreyer não compartilha da preocupação de que os pilotos terão que reduzir uma marcha nas retas a partir de 2026 devido à energia limitada por volta nos regulamentos. “Em nossos testes, a nossa unidade de potência já percorreu distâncias de corrida simuladas. Usamos perfis de pistas atuais de F1 e os dados foram positivos. Além disso, todas as partes interessadas – F1, FIA e fabricantes – estão interessadas em garantir que os fãs possam esperar corridas emocionantes. E é por isso que damos tudo de nós todos os dias no desenvolvimento do propulsor.”

Audi do Brasil

JORNADA PELA EFICIÊNCIA FAZ TRACBEL REDUZIR EM MAIS DE 70% O TEMPO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

A Tracbel está consolidando sua posição de autoridade em satisfação do cliente de máquinas e veículos comerciais. A empresa alcançou uma redução de 76% no tempo de atendimento ao cliente no campo e nas oficinas espalhadas por todas as regiões do Brasil. A melhoria é um dos desdobramentos da jornada para o aumento da eficiência e da produtividade na área de serviços iniciada pela empresa há cerca de cinco anos.

"Lugar de máquina é trabalhando no campo, e de caminhão é na estrada, rodando para garantir mais rentabilidade aos negócios dos clientes", declara Luiz Gustavo Rocha, presidente da holding que reúne as empresas do Grupo Tracbel. "Conseguimos aumentar ainda mais a agilidade e a efetividade dos nossos serviços. Somos reconhecidos pela alta qualidade no atendimento. Queremos melhorar ainda mais", complementa Gidalto Santos, CEO do Grupo.

A nota da satisfação de clientes da Tracbel sempre foi alta. Desde o início deste projeto, a pontuação aumentou de 8,9 em 2019 para 9,4 em 2023, chegando a 9,7 pontos no final daquele ano na pesquisa CSS (Customer Satisfaction Survey), o rigoroso levantamento feito pela matriz da Volvo Construction Equipment na Suécia. O resultado colocou a Tracbel à frente de todas as centenas de distribuidores Volvo no mundo. Foi a primeira vez que um grupo empresarial do hemisfério Sul que representa a marca atingiu essa prestigiada posição.

Recentemente, a unidade de Sumaré (SP) foi escolhida pela Volvo CE como anfitriã do SEP Expedition, um evento que reúne distribuidores Volvo da América Latina. Na reunião, a Tracbel mostrou como se transformou em uma referência no setor, com resultados marcantes e o impacto positivo do trabalho no aumento da eficiência operacional e da satisfação de clientes.

Na ocasião, as lideranças do Grupo mostraram aos demais distribuidores que as equipes da Tracbel registraram forte incremento na produtividade, que saltou de 78% em 2019 para 93% em 2023. Houve ainda uma diminuição de mais de 50% no tempo dos processos Internos, além da eliminação de desperdícios e a simplificação de métodos. "Criamos uma cultura positiva de encarar desafios, encorajando todos a participar colaborativamente para solucionar problemas e aumentar a eficiência", diz Marcelo Maehara, diretor de pós-venda do Grupo Tracbel.

Melhoria contínua

A Tracbel está continuamente promovendo ações para melhorar o gerenciamento de pessoas e processos. O trabalho é para estabelecer estratégias eficazes para otimizar processos, melhorar a eficiência e valorizar as pessoas, alguns dos pilares fundamentais da empresa.

Presente em 40 unidades no Brasil, nos últimos quatro anos a empresa investiu fortemente nessa área. Os resultados não param de melhorar. 

"Somos uma empresa voltada para o cliente. Investimos na transformação digital e na capacitação técnica, sempre de olho no aumento da cobertura e na diminuição dos prazos de atendimento", explica Igor Rocha, gerente administrativo do Grupo Tracbel. “A produtividade nas oficinas aumentou mais de 30%. As ações repercutiram fortemente na qualidade e no prazo de execução dos trabalhos. Os esforços expandiram-se a partir de 2018, com melhorias na logística", lembra Maehara.

O Grupo também reforçou o programa de técnicos residentes e ampliou as oficinas volantes, expandindo o atendimento fixo feito nas unidades físicas. Além das casas convencionais, a Tracbel tem dezenas de oficinas móveis. "É uma estrutura robusta, que garante excelente cobertura geográfica", observa Maehara. "Temos capilaridade com disponibilidade, agilidade e eficiência. A malha por todo o território nacional assegura a chegada rápida de peças até as oficinas móveis", finaliza o diretor.

Grupo Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS ESTREIA FAMÍLIA DE CAMINHÕES METEOR E e-DELIVERY NA COSTA RICA

Reforçando sua participação no mercado internacional de veículos e desbravando novos destinos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus desembarca mais dois modelos na Costa Rica. Tratam-se de dois e-Delivery 14 toneladas, adquiridos pela Coca-Coca FEMSA; e dois Meteor 29.520, que integram a frota das companhias Macasa e Renessa.

Os e-Delivery já estão em circulação pelas ruas do país no segmento de distribuição urbana de bebidas. A FEMSA, consolidada como uma das maiores frotistas de caminhões elétricos VW no Brasil e no exterior, mais uma vez demonstra seu compromisso de investir em inovação e tecnologias sustentáveis.

O Meteor destinado à Renessa irá atuar no transporte de combustível para aviação, enquanto o modelo adquirido pela Macasa irá ingressar no segmento de transporte de materiais de construção. “A estreia destes modelos em um novo país representa a referência de nossos produtos no Brasil e no mundo. Toda a nossa família de caminhões e ônibus é feita sob medida para a satisfação de nossos clientes, entregando conforto, segurança, tecnologia e robustez” destaca Matheus Agi, consultor comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Presente em mais de 30 países pelo mundo, a VWCO segue expandindo cada vez mais sua estratégia de internacionalização. “A chegada do Meteor e do e-Delivery na Costa Rica amplia de forma significante o nosso processo de buscar novos mercados, reforçar nossas parcerias de produção e conquistar a liderança nos países em que já atuamos. Seguimos avançando e buscando novas oportunidades de negócio” pontua Juliano Ruggieri, gerente comercial da montadora.

e-Delivery 14

O e-Delivery 14 toneladas é equipado com motor que entrega 300 kW com torque máximo de 2.150 Nm, além de suspensão traseira pneumática de série. O caminhão oferece ainda um alto nível de eficiência energética. Os três packs de bateria de última geração permitem que o veículo tenha até 110km de autonomia, com um consumo de energia significativamente menor do que o consumo de diesel de um caminhão equivalente.

VW Meteor

A família Meteor segue como uma das mais potentes e confortáveis do segmento de extrapesados. Os modelos saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic com funções exclusivas, climatizador, geladeira e carregador de celular por indução. O maior Volkswagen do mundo possui motor D26 de 13 litros, proporcionando ao cliente um desempenho do veículo além do esperado, com maior economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas aplicações.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 3 de julho de 2024

NOVO MINI COOPER S CHEGA AO BRASIL COM MUITAS NOVIDADES TECNOLÓGICAS, NOVA SUSPENSÃO, NOVA ESTRUTURA E MOTOR AINDA MAIS POTENTE

MINI Cooper S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,6 segundos

Um dos raros casos da indústria automobilística onde um carro se mantém fiel ao seu conceito original, a quinta geração do icônico MINI Cooper S acaba de chegar ao Brasil. O novo MINI Cooper S chega um design moderno e purista, mantendo sua silhueta compacta e a personificação da ideia inicial da marca: máximo prazer de condução com mínima pegada ecológica.

O minimalismo contemporâneo do novo design caracteriza as linhas suaves da carroceria. Balanços dianteiro e traseiro curtos, assim como o capô, contrastam com a ótima distância entre eixos, dando ao carro as proporções típicas de um MINI. Outra característica marcante da MINI, as diversas possibilidades de personalização, continuam presente neste novo modelo com suas onze opções de cor de carroceria e até quatro opções de cor de teto, além claro das faixas. E neste quesito temos mais um elemento, pois existem 3 opções de escolha de design das luzes diurnas e que são configuráveis a partir da tela central.

O design interior é elegante e minimalista, inspirado no clássico Mini. O painel com revestimento em tecido de dois tons cria uma sensação diferenciada no habitáculo. O teto solar panorâmico contribui para a atmosfera iluminada e agradável.

Todas as funções de condução mais importantes, como o freio de estacionamento, seletor de marcha, ligar a ignição, modos de condução e controle do sistema de áudio são diretamente acessíveis através da barra de controle, posicionada logo abaixo da tela OLED. Isso abre espaço no console central, que passa a abrigar o novo Wireless Charging Shelf, que possibilita o carregamento sem fio de smartphones.

Outro destaque do interior, o display redondo de 240 mm de diâmetro, posicionado ao centro no painel, é uma releitura dos modelos MINI que reuniam todas as informações em um só lugar. A tela OLED tem altíssima resolução e é a mesma utilizada nos smartphones mais modernos à venda no mercado.

Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio, ela é responsável por reunir todas as informações do veículo, desde o painel de instrumentos até os sistemas de assistência ao motorista e entretenimento. Equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz. Há ainda animações divertidas para entreter os ocupantes. O sistema de som da versão topo de linha é assinado pela Harman-Kardon.

Informações relevantes relacionadas ao veículo, como velocidade e consumo de combustível, são exibidas na parte superior da tela. No menu principal, as funções são organizadas horizontalmente como widgets e podem ser selecionadas por deslizamento e toque. Na área inferior do display OLED, os itens de menu Navegação, Mídia, Telefone e Clima podem ser selecionados diretamente a qualquer momento.

Como parte dos modos MINI Experience, vários gráficos podem ser retro iluminados no painel. A interação entre design visual, iluminação ambiente e design sonoro muda a aparência do cockpit e abre novas possibilidades para personalizar o novo MINI Cooper S.

Cada modo tem seu próprio plano de fundo dinâmico e pode ser selecionado de acordo com as preferências pessoais do motorista. No modo pessoal, uma foto pessoal pode ser definida como fundo de tela por meio do aplicativo MINI. As cores dominantes da foto se estendem pelas superfícies têxteis do painel e dos painéis das portas como gráficos iluminados.

Sistemas de assistência para o motorista e que visam aumentar a segurança a bordo fazem parte da lista de equipamentos de série do novo MINI Cooper S, como o Driving Assistant e o Parking Assistant, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira.

Na versão Top, ainda temos o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que agregam ainda mais funções de assistência, como: controle de cruzeiro ativo, visualização 360° no entorno do carro, dentre outras funções.

O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.

No novo MINI Cooper S, inúmeras funções podem ser controladas através do primeiro assistente de voz completo da marca. O Assistente Pessoal Inteligente MINI pode ser ativado com a saudação “Olá MINI” ou usando o botão no volante. A interação controlada por voz ocorre no display OLED na forma de animação de elementos gráficos, tipografia e avatar.

A comunicação com este companheiro de viagem virtual é particularmente realista graças ao reconhecimento de voz aprimorado. Para garantir uma comunicação mais tranquila, as palavras são transmitidas instantaneamente e visualizadas no display. Desta forma, é possível controlar a navegação, a telefonia, o entretenimento e inúmeras outras funções do veículo simplesmente pronunciando o comando relevante.

A inovadora função MINI Digital Key Plus transforma o smartphone na chave do carro através do MINI App. A animação de boas-vindas das luzes dianteiras e traseiras começa assim que o condutor se encontra a menos de três metros de distância. As portas são destrancadas quando o condutor se encontra a uma distância inferior a um metro e meio. Esta experiência conveniente do veículo pode ser transferida digitalmente para diferentes usuários, incluindo as configurações pessoais do veículo.

Debaixo do capô, o novo MINI Cooper S é equipado com um motor 2.0 de 204 cv e 300 Nm de torque. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6,6 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 240 km/h. A transmissão automática Steptronic de 7 velocidades e dupla embreagem.

O MINI Cooper S está equipado com um sistema de suspensão e amortecimento projetado para um manuseio ágil e divertido, como todo o MINI há de ser. A direção precisa típica do MINI combinada com freios potentes garantem um alto nível de prazer de condução, segurança e conforto. O novo MINI Cooper S está disponível no Brasil em duas versões: Exclusive e Top.

Preços
MINI Cooper S Exclusive – R$ 239.990
MINI Cooper S Top – R$ 269.990

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

VOLVO ANUNCIA COBRANÇA PARA UTILIZAÇÃO DE ELETROPOSTOS, MAS MANTÉM GRATUIDADE PARA PROPRIETÁRIOS DE CARROS DA PRÓPRIA MARCA.

Montadora sueca tem investido R$ 70 milhões na infraestrutura para usuários de carros elétricos

A Volvo Car Brasil chega a um novo momento da era de eletrificação no país. A empresa foi uma das pioneiras na instalação de carregadores wallbox, em 2017; quatro anos depois, em 2021, já haviam mil pontos de recarga de conveniência em diferentes regiões do território brasileiro. 

Em 2022, iniciou a jornada de implementação da infraestrutura de recarga rápida e instalou o primeiro eletroposto em rodovias. Com uma estratégia assertiva, que possibilitou aos clientes de veículos eletrificados fazerem longos deslocamentos, anunciou o investimento de R$70 milhões para a implementação de 101 eletropostos rápidos em rodovias. 

Como próximo passo do plano de eletrificação, a marca anuncia que, a partir do dia 10 de julho, implementará tarifas de cobrança pelas recargas em carregadores conectados.

Ao longo desta jornada eletrificada, a Volvo Car Brasil coleciona números impactantes. Já foram instalados 52 dos 101 eletropostos anunciados, totalizando 19 mil quilômetros de estradas e 37 rotas conectadas. No último ano, 40 mil recargas foram realizadas, número que corresponde a 1 milhão kWh consumidos. Todos estes dados corroboram a nova decisão.

“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Com isso, é esperado que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais. Este é um novo passo que se torna necessário para seguirmos evoluindo de forma segura e abrangente, além de aprimorarmos o nosso atendimento, monitoramento e cobertura", afirma Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil.

“Também agradecemos a todos os clientes que utilizam nossa rede de eletropostos, inclusive aos consumidores de carros de outras montadoras, que representam 75% das recargas feitas. E, para seguir com o nosso compromisso de oferecer o melhor serviço para os clientes Volvo, agradecemos a eles de forma especial e reforçamos que seguirão tendo acesso ao serviço de recarga de forma gratuita”, complementa Godoy.

“Nosso objetivo é oferecer um futuro melhor para a mobilidade elétrica no Brasil. Com a nossa rede de eletropostos Volvo, já conseguimos conectar trajetos de mais de 2 mil quilômetros, como de Foz do Iguaçu (PR) ao litoral norte do Rio de Janeiro. Além de possibilitar rotas pelo litoral do país, também estamos focados no interior dos estados, como, por exemplo, a rota do agronegócio em Mato Grosso. Paralelo a isso, os emplacamentos de veículos eletrificados no Brasil crescem a cada dia e mostram que o mercado consumidor está acreditando e migrando para esta tecnologia. Ponto positivo não só para os usuários de carros elétricos como para todo o país", comenta Guilherme Galhardo, Head de Eletrificação e Diretor de Digital da Volvo Car Brasil.

Serviço
●   Para clientes Volvo: recarga gratuita
●   Para o público geral: R$4,00 (valor kWh)
●  Taxa de conectividade: R$2,50 (cobrança única quando inicia a recarga, exceto para clientes Volvo)
●  Taxa de ociosidade: R$5,00/minuto (tolerância de 15 minutos e cobrança a partir do 16º minuto, apenas em carregadores rápidos em rodovias - incluindo clientes Volvo)

Data de início da cobrança: 10 de julho de 2024

Para consultar os carregadores conectados que passarão a ter cobrança, o cliente deve acessar o aplicativo Volvo Car Eletropostos e fazer o filtro para eletropostos pagos.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

BRASIL VENDE QUASE 80 MIL VEÍCULOS ELETRIFICADOS LEVES NO PRIMEIRO SEMESTRE

Frota nacional já chega a 300 mil unidades desde o início da série histórica da ABVE

Com 14.396 emplacamentos em junho (o terceiro melhor mês da série histórica), o primeiro semestre de 2024 registrou um total de 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no Brasil. Esse total representa um aumento expressivo de 146% sobre os 32.239 do primeiro semestre de 2023 e de 288% sobre os 20.427 do primeiro semestre de 2022.

Os números atestam o momento exuberante da eletromobilidade no Brasil e confirmam a previsão da ABVE de que 2024 terminará com um novo recorde de mais de 150 mil veículos eletrificados vendidos no ano, o que significaria um crescimento em torno de 60% sobre os 93.927 de 2023.

Só em junho, os 14.396 veículos emplacados representaram um aumento de 131% sobre junho de 2023 (6.225) e de 253% sobre junho de 2022 (4.073). Com o resultado do primeiro semestre, o Brasil praticamente já chegou à marca simbólica de 300 mil eletrificados leves em circulação no país desde 2012 (início da série histórica da ABVE). Ou, mais exatamente, 299.735 veículos até junho.

Os eletrificados incluem todas as tecnologias: BEV 100% elétricos, PHEV híbridos elétricos plug-in, HEV flex e a gasolina (não plug-in) e os micro-híbridos MHEV, com baixa grau de eletrificação.

Consolidação

O resultado do primeiro semestre consolida a evolução do mercado brasileiro de eletromobilidade, hoje dominado pelos veículos elétricos plug-in e, dentre estes, pelos BEV totalmente elétricos. De janeiro a junho de 2024, os BEV representaram 39% dos emplacamentos de eletrificados no país (31.204). Os PHEV, veículos elétricos híbridos que também têm recarga externa, responderam por 29,5% (23.296). Os veículos plug-in, portanto (BEV + PHEV), somaram nada menos do que 69% do mercado de eletrificados leves no período no Brasil.

Já os HEV convencionais (elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) ficaram com 9,3% das vendas no primeiro semestre (7.394). Os HEV flex a etanol, com 14% (10.987). E os micro-híbridos MHEV, com 8% (6.423). Só em junho de 2024, a divisão das vendas de eletrificados por tecnologia foi a seguinte:
- BEV: 5.190 (36,1%)
- PHEV:5.047 (35,1%)
- HEV: 1.239 (8,6%)
- HEV FLEX: 1.736 (12,1%)
- MHEV: 1.184 (8,2%)

Notícias

Os ótimos números do semestre se somam a algumas boas e más notícias para a eletromobilidade no Brasil. A boa notícia é a sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 27 de junho, do importante Programa Mover – a nova política automotiva brasileira, com foco em veículos de mais eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

As más notícias ficaram por conta das novas alíquotas de aumento do Imposto de Importação dos veículos eletrificados, que entraram em vigor no dia 1º de julho. Os BEV passaram de 10% (em 1º de janeiro de 2024) para 18%. Os híbridos plug-in PHEV, de 12% para 20%. E os HEV (híbridos não plug-in), de 15% para 25%. Todas as alíquotas devem chegar a 35% até julho de 2026, segundo o cronograma divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento (MDIC) no final do ano passado.

Outro fator de preocupação para o setor é a indefinição sobre as novas regras de segurança para prevenção de acidentes com carros elétricos lançada para consulta pública em abril pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A preocupação em torno dessas regras, que deverão ser definidas no segundo semestre do ano, afetou o mercado de recarga elétrica em edifícios residenciais e comerciais, e não só em São Paulo – estado responsável por 34% das vendas nacionais de eletrificados leves.

Riscos

“Os números de junho e do primeiro semestre confirmam o excelente momento da eletromobilidade no Brasil, mas temos de ficar atentos aos perigos de retrocesso na rota de descarbonização e eficiência energética da matriz brasileira de transporte”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

“Temos ouvido notícias preocupantes sobre a antecipação da alíquota de 35% do Imposto de Importação de veículos elétricos, que estava prevista pelo Governo Federal somente para julho de 2026”, acrescentou Ricardo Bastos. “Entendemos que, a se confirmar, essa antecipação configuraria uma lamentável quebra das regras estabelecidas há apenas seis meses pelo próprio governo”.

Ricardo Bastos

Outra preocupação é a eventual inclusão dos veículos elétricos no Imposto Seletivo, o chamado “imposto do pecado”. Para a ABVE, não faz sentido incluir os veículos elétricos nessa categoria. 

“Os veículos elétricos são produtos de alto grau de tecnologia, que contribuem para a redução da poluição urbana, das emissões de gases do efeito estufa e dos altos níveis de ruído nas cidades brasileiras”, afirmou o presidente da ABVE. “Eles são fatores decisivos para melhorar a qualidade de vida e diminuir as mortes associadas à poluição nas grandes cidades”. “Não nos parece cabível que esses veículos venham a ser taxados como se fossem produtos que fazem mal à saúde ou ao meio ambiente, o que absolutamente não é o caso”, concluiu Ricardo Bastos.

ABVE
Grupo Printer Comunicação

KIA BRASIL MANTÉM PREÇOS DE ELETRIFICADOS, APESAR DO AUMENTO DE IMPOSTO

Importadora manifesta contrariedade ao pleito de antecipação imediata do imposto de importação de veículos eletrificados para 35%

Embora o governo tenha majorado as alíquotas do imposto de importação de veículos elétricos (de 10% para 18%), de híbridos (de 15% para 25%) e de híbridos plug-in (de 12% para 20%), a partir de 1º de julho último, a Kia Brasil manterá inalterados os preços públicos sugeridos dos modelos Stonic, Niro e Sportage, até o final do mês de agosto.

Mesmo aliado à volatilidade do dólar, a Kia mantém os preços do Stonic (MHEV) a R$ 129.990,00; do Niro (HEV), de R$ 199.990,00 a 234.990,00, e do Sportage (MHEV) a R$ 274.990,00.

“Tomamos esta decisão com o propósito de continuar atendendo aos clientes tradicionais da marca e também aos novos que almejam alcançar automóveis com mais tecnologia limpa”, argumenta José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, para quem os importadores de veículos passam por novo ciclo de dificuldades comerciais.

“Os importadores precisam de previsibilidade. Por isso, nós manifestamos contrariedade ao pleito recente de antecipação imediata do imposto de importação de veículos eletrificados para 35%, quando já há um escalonamento de aumentos até julho de 2026”, ressalta Gandini, “ninguém aguenta mais mudanças bruscas durante o jogo. Quebras de contrato não são mais aceitáveis.”

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada