terça-feira, 9 de julho de 2024

AUTTOM LANÇA NOVA LINHA DE ROBÔS PARA INTRALOGÍSTICA

A Auttom, referência no segmento de tecnologia industrial de ponta e uma empresa Randoncorp, está ampliando seu portfólio de automação industrial por meio de quatro novos equipamentos de robótica intralogística. As soluções AAMR (Auttom Autonomous Mobile Robots) têm capacidade para movimentar de forma autônoma, dentro das áreas fabris e centros de distribuição, cargas com até 1,5 tonelada.

De forma autônoma, modelos AAMR podem operar em áreas que chegam a 400 mil metros quadrados e suportam até 1,5 tonelada de carga. Foto: Aline Zucco.

As novas soluções AAMR foram apresentadas a clientes, parceiros e convidados, em um evento realizado entre os dias 2 e 4 de julho, em feira organizada dentro do complexo Randoncorp, em Caxias do Sul. A feira reuniu, além da Auttom e a área de Tecnologia Avançada de Produto e Manufatura da companhia, 10 fornecedores ligados direta ou indiretamente aos equipamentos e ao serviço intralogístico apresentados. Ao todo, cerca de 700 visitantes passaram pelo espaço, incluindo alunos e professores do programa Qualificar, iniciativa de qualificação de jovens aprendizes e executada pela Randoncorp e pelo Senai.

Movida por energia elétrica e substituindo veículos de movimentação industrial – tradicionalmente movidos a gás – a linha AAMR ainda conta com o diferencial de reduzir emissões de gases do efeito estufa, ao mesmo tempo em que permite mais agilidade na movimentação interna de cargas. O sistema opera de forma autônoma a partir de rotas e missões definidas a serem realizadas. Entre os benefícios da adoção das soluções AAMR estão o potencial de redução de acidentes, aumento da eficiência de processos, redução de custos operacionais logísticos e programação fácil e rápida.

O funcionamento do sistema integra ferramentas de gerenciamento de frota com adoção de inteligência artificial embarcada, permitindo aos veículos se deslocarem entre os ambientes de forma autônoma e segura. O tráfego no local é orientado por mecanismos que possibilitam uma fácil navegação em espaços apertados, como corredores estreitos e prateleiras cheias de produtos. O sistema de gerenciamento de frota dos AAMR é atualizado em tempo real, evitando possíveis obstruções no caminho e elaborando as melhores rotas, aumentando a agilidade e diminuindo perdas com paradas, tornando o fluxo de materiais muito mais consistente e sem interrupções.

Com precisão milimétrica de movimentos, a linha AAMR é composta por veículos elétricos autônomos com duração de bateria de até 10 horas, conforme o modelo, e que se direcionam sozinhos aos pontos de recarga sempre que necessário. A usabilidade inclui desde a classificação de e-commerce à manipulação de materiais e até mesmo alimentação de linhas de produção. Isso tudo mapeando, conforme o modelo, áreas de até 400 mil metros quadrados e amplitude de visão de 360 graus.

“Assim, a nova linha AAMR proporciona aos clientes Auttom aquilo que há de mais moderno e atual em tecnologia de automação industrial, simulação de processos e soluções de logística inteligente”, destaca o CTIO (Chief Technology Innovation Officer) da Randoncorp, César Augusto Ferreira.

Auttom
Randoncorp
ANK Reputation

BUSSCAR: NOVOS VISSTA BUSS 365 SÃO ADQUIRIDOS PELA OPERADORA ULTRA.

Veículos possuem chassi Mercedes-Benz O-500 RS

A operadora paulista Ultra investiu em duas unidades do modelo Vissta Buss 365 Busscar, entregue no mês de julho. Os veículos, premiados com o selo iF Design Award 2024, possuem chassi Mercedes-Benz O-500 RS. Os ônibus contam com 46 poltronas Class Leito Turismo revestidas em viscoelástico, com apoio de braços, pernas e pés. O Vissta Buss 365 apresenta câmbio automático, sanitário, ar condicionado e sensor de estacionamento. Tomadas USB, porta pacotes com luz de leitura e conjunto de porta copos individuais também compõem o modelo.

Família NB1

Lançada em maio de 2023, a Nova Família Busscar contempla os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365. Os veículos da família NB1 trazem o que há de melhor em tecnologia, segurança e qualidade, alinhados com um desenho único, que envolve um design aerodinâmico e linhas harmônicas, dando a sensação de que o carro está sempre em movimento.

Entre os diferenciais dos veículos estão o conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, a iluminação lateral e o retrovisor com desenho aerodinâmico e de maior visibilidade. O excelente custo-benefício ficou por conta do bagageiro mais amplo e do conjunto óptico de iluminação modular individualizadas, que facilita a manutenção e reposição, sem necessidade de trocar o conjunto todo.

Todos esses atributos contribuem para uma aparência mais imponente dos ônibus, que possuem delimitadoras exclusivas e aerofólio que cooperam na performance da aerodinâmica. A linha NB1 apresenta um CX de 0,38 - podendo chegar a 0,36, dependendo dos opcionais da carroceria – e força de arrasto de 4,2%, que pode representar uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação.

Viação Ultra

Em 1973, os sócios decidiram investir no transporte rodoviário de passageiros entre a capital e o litoral sul de São Paulo. Nascia assim a Ultra S/A Transportes Interurbanos, remanescente da Viação Cometa. A garagem da Viação Ultra está localizada no Jabaquara, próximo ao Terminal Rodoviário, além de contar também com uma garagem em São Vicente.

Busscar

IVECO: NOVA CONCESSIONÁRIA DEVA É INAUGURADA EM JUIZ DE FORA (MG) PARA REFORÇAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE NA REGIÃO

Com aporte de R$ 11 milhões, estrutura terá amplo espaço para atender com qualidade autônomos e frotistas de todos os segmentos do transporte

Juiz de Fora (MG) foi palco no último dia 4 da inauguração da nova concessionária IVECO DEVA, localizada na BR 040 KM 782. Com um investimento de R$ 11 milhões, o ponto de atendimento, que substitui a concessionária que funcionava desde 2004 no município, amplia a presença da marca na região e fortalece ainda mais o suporte aos setores de transporte, na venda e no pós-venda, com uma prestação de serviço especializada e padronizada. Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes autoridades locais e representantes da IVECO e da DEVA.

“Esse é mais um marco no processo de expansão e modernização da nossa Rede de Concessionárias que atua em 100% do território nacional. Nosso compromisso é proporcionar aos clientes produtos altamente tecnológicos e serviços, como sistemas de gestão de frota e planos de manutenção, que promovam rentabilidade para as missões do transporte”, afirma Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Rede da IVECO na América Latina. 

Localizada em uma área com 12.230 m², a concessionária possui área construída total de 1.790 m², amplo pátio de 5.714 m² e equipe de 14 colaboradores. Claúdio Morici Crego, diretor geral da DEVA, destaca que o espaço comporta o extenso portfólio de veículos comerciais da IVECO, dos leves aos pesados, e oferece uma infraestrutura adequada para atender às necessidades de clientes e parceiros de diferentes segmentos do transporte de cargas e de passageiros.

A região de Juiz de Fora (MG) se destaca pelo segmento de transporte extrapesado, com ênfase no transporte de produtos siderúrgicos. Além disso, os segmentos de médios e leves predominam na prestação de serviços especializados, o que confirma a relevância da nova concessionária para atender todos os segmentos.

e/d: Alberto Medioli, diretor-geral do Grupo Sada; e Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina; ladeando a placa comemorativa da inauguração da IVECO DEVA

Para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, com a abertura desta nova unidade a IVECO reforça sua presença em Minas Gerais com o objetivo de ampliar a participação no mercado brasileiro de transportes sempre com foco total no cliente. “Esse trabalho incansável para oferecer ao cliente o melhor atendimento do setor teve como resultado para a IVECO, pela quarta vez consecutiva, o ‘Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente’, um dos maiores reconhecimentos do mercado brasileiro, considerado o ‘Oscar’ das melhores práticas de experiência do cliente no Brasil. Não paramos por aqui. Essa evolução é constante e, em breve, teremos a inauguração de outros pontos de atendimento, de norte a sul do Brasil”, finaliza Querichelli.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Clique aqui e visite o site IVECO.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

ANTT E NTC&LOGÍSTICA ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO

As ações previstas no termo representam oportunidades de desenvolvimento do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil

Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT; e Eduardo Ferreira Rebuzzi, presidente da NTC&Logística.

Com a intenção de fortalecer ações e projetos do setor de transporte rodoviário e multimodal de cargas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) assinaram o Termo de Parceria do Programa ANTT Coopera. O ato aconteceu na sede da NTC&Logística em Brasília (DF).

Segundo o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio, o termo de cooperação foi elaborado pensando na aproximação dos órgãos. “Quando esse Coopera foi gestado, frisamos o diálogo para que possamos escutar as necessidades do setor e, assim, possibilitar que a nossa regulação seja eficiente. Vamos analisar as necessidades de todas as partes para melhorar a experiência do usuário”, frisou.

A parceria firmada entre a ANTT e a NTC, viabilizada pelo programa ANTT Coopera, representa uma oportunidade significativa para o desenvolvimento do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil. As ações propostas no termo preveem um canal permanente para a troca de informações, levantamentos constantes sobre as necessidades da NTC&Logística e da ANTT, compartilhamento de pesquisas do setor, tendo como referência dados do RNTRC e a discussão sobre os parâmetros para a Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete. Além disso, as entidades, juntas, estabelecerão estratégias para entender e combater a escassez de motoristas (CNTA e CNT).

Em seu pronunciamento, o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc/ANTT), José Aires Amaral, afirmou que, embora o termo esteja sendo assinado agora, a parceria entre ANTT e NTC já existe, e a sociedade colhe os frutos disso. “Nossa intenção é estreitar ainda mais os laços com o setor regulado para que tenhamos desenvolvimento e melhoria contínua. Esse termo foi construído de forma conjunta, visando a excelência”, declarou Amaral.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Ferreira Rebuzzi, é uma grande satisfação ver o trabalho consolidado. “Temos o compromisso de seguir dialogando e fortalecendo o transporte de cargas do Brasil, que é um setor essencial para a economia, para a produção e também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

O evento contou com membros da diretoria da CNT, NTC&Logística e ANTT, colaboradores e representantes de diversas entidades do setor de todo o Brasil.

Parcerias Institucionais

O Programa ANTT Coopera é um dos instrumentos de parceria e cooperação da ANTT, regido pela Resolução 6.008/2023 e coordenado pela Assessoria de Relações Parlamentares e Institucionais – AESPI, para promover a articulação e o relacionamento institucional da Agência com entidades públicas e privadas. O programa visa estabelecer cooperações técnicas, focando no intercâmbio de conhecimento e experiências, para alcançar os resultados estabelecidos no mapa estratégico da ANTT, além de fortalecer as instituições, racionalizar recursos, desburocratizar os trâmites processuais e contribuir para o desenvolvimento técnico-científico no setor de transportes terrestres brasileiro.

NTC&LogísticaA Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logí­stica congrega cerca de 4.000 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. Além de uma gama de fornecedores e de embarcadores em todo o Brasil, representa um universo de 10.500 empresas que operam uma frota superior a um milhão de caminhões e que criam mais de quatro milhões de postos de trabalho.

NTC&Logística
Grupo Mostra de Ideias

IVECO BUS E-WAY H2 É COROADO MELHOR VEÍCULO A HIDROGÊNIO NO "NEUTRAL TRANSPORT INNOVATION AWARDS" NA ESPANHA.

Este prêmio se soma ao "International Sustainability Award 2024", atribuído ao E-WAY H2 pela revista alemã Busplaner.

O IVECO BUS E-WAY H2 foi premiado com o título de Melhor Veículo a Hidrogênio durante o "Neutral Transport Innovation Awards", organizado pela Associação Ibérica de Transporte Sustentável GASNAM. O E-WAY H2 teve votação esmagadora pelo público e foi elogiado por seu desempenho e inovação.

Os vencedores da terceira edição do "Neutral Transport Innovation Awards" foram anunciados durante a cerimônia de entrega de prêmios realizada no hotel RIU Plaza de España durante a Green Gas Mobility 2024 Summit.

Fabrizio Toscano, Gerente de Negócios da IVECO BUS para Espanha e Portugal, agradeceu o apoio dos eleitores e disse: "A demanda por veículos de passeio sustentáveis aumentou significativamente nos últimos anos. A IVECO BUS oferece uma escolha completa de soluções de energia alternativa para apoiar os operadores de transporte na sua transição para zero emissões, incluindo veículos elétricos a bateria e células de combustível que devem desempenhar um papel fundamental na descarbonização da mobilidade das pessoas. Hoje, o E-WAY H2 oferece uma nova alternativa elétrica para a mobilidade urbana sustentável e amplia ainda mais a escolha que oferecemos aos nossos clientes, que inclui eletricidade completa e gás natural. Na IVECO BUS, estamos empenhados em desenvolver soluções sustentáveis e continuaremos a inovar para um transporte público mais limpo e eficiente."

Conceito de performance mid-power

O E-WAY H2, desenvolvido pela IVECO BUS, é um conceito único de mid-power para fornecer energia e potência e alcançar a mais alta eficiência em termos de alcance e capacidade de passageiros. O E-WAY H2 se beneficia de uma célula de combustível Hyundai, alimentada por 4 tanques de hidrogênio.  Também é equipado com uma bateria FPT Industrial NMC de 69 kWh e um motor elétrico Siemens ELFA 3 de 310 kW. Para otimizar a estratégia de divisão de energia a hidrogênio e oferecer o melhor desempenho, o E-WAY H2 possui uma plataforma de controle de veículos elétricos (eVeCoP) com software totalmente desenvolvido internamente. A autonomia do veículo é estimada em 450 quilômetros em condições normais de operação.

Alto nível de personalização para a melhor experiência do passageiro

O E-WAY H2 está disponível na configuração padrão de 12m e oferece um design moderno e atraente, com uma carroceria aerodinâmica e a adição de calotas a pedido, para uma perfeita integração ao ambiente urbano. Pode acomodar até 110 passageiros de acordo com as regulamentações locais. Uma bomba de calor de CO2 e um sistema de distribuição de fluxo de ar otimizado garantem um excelente conforto térmico a bordo. As diferentes opções de design de interiores, juntamente com a ampla gama de materiais, tipos de assentos, equipamentos e opções, ajudam a criar as melhores condições para o bem-estar e conforto dos passageiros.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

FRASLE MOBILITY APRESENTA SOLUÇÕES NA INA PAACE AUTOMECHANIKA MÉXICO

A Frasle Mobility, por meio das marcas Fras-le, Fremax e Controil, estará presente na INA PAACE Automechanika, considerada a mais importante feira do setor automotivo na América Latina e que ocorre de 10 a 12 de julho na Cidade do México. No estande 3701, a companhia exibe ao mercado gama de produtos que inclui pastilhas leves e pesadas Fras-le, discos Fremax, cilindros e servo freio Controil e amortecedores Nakata.

A Fremax exibe, ainda, discos de freio com a tecnologia Safety Check, que facilita a identificação do desgaste do disco de freio, e a linha de produtos Fremax Maxcoating, revestidos com pintura que contém nanotecnologia exclusiva e patenteada que aumenta a resistência à corrosão.

Esta é a quarta vez que as marcas Frasle Mobility participam da feira, espaço de conexão com clientes e fornecedores e oportunidade de mostrar as soluções da companhia para veículos leves, por meio de novas tecnologias em produtos.

Clique aqui e saiba mais sobre a INA PAACE Automechanika México.

Frasle Mobility
ANK Reputation

segunda-feira, 8 de julho de 2024

NISSAN: MINIATURA DE ESPORTIVO 240Z VENCE CONCURSO DE CUSTOMIZAÇÃO DA MARCA.

Carrinho de 7 cm de comprimento venceu 36 concorrentes na disputa no Salão Diecast 2024

Miniatura do 240Z

Ter muita criatividade e precisão para fazer inúmeras modificações em miniaturas de carros de apenas 7 cm de comprimento, esse foi o desafio que customizadores de todo o Brasil aceitaram para disputar a categoria Nissan do concurso realizado no Salão Diecast. Na edição 2024 do evento, o maior encontro de miniaturas do país, que foi realizado em São Paulo nesse final de semana, 37 miniaturas muito especiais disputaram o troféu dado pela Nissan e o vencedor foi inspirado na tradição esportiva da marca japonesa: um 240Z em homenagem ao piloto americano Jim "Fitzy" Fitzgerald, lenda do automobilismo nas décadas de 1960 a 1980.

Para vencer o concurso, que teve um número recorde de participantes, o esportivo em escala reduzida superou customizações de modelos tão distintos como um Kicks, utilitários esportivos Patrol, muitos GT-R, bólidos de competição e picapes. A disputa foi acirrada, com 21 das 37 miniaturas tendo recebido votos dos oito jornalistas e influenciadores que fizeram parte do júri. Cada um deles escolheu os cinco modelinhos que acharam os melhores e os cinco mais votados foram para a final. A decisão do vencedor de 2024 foi feita pela equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que tem sua sede no Brasil.

"A customização do 240Z foi escolhida pela qualidade das adaptações realizadas e pelo carro ser um ícone que traz a história da Datsun – uma marca da Nissan. A aplicação dos adesivos também chama a atenção pela precisão, incluindo no aerofólio", afirma John Sahs, diretor de d[Design da Nissan América Latina.

Foi exatamente na história da marca que Wilquer Lima, autor da melhor miniatura, buscou inspiração para fazer a customização do 240Z original. Ele buscou homenagear o piloto Jim Fitzgerald, que venceu mais de 300 corridas com carros da Datsun entre os anos 1960 e 1980, conquistando, inclusive, o campeonato dos Estados Unidos de carros esporte. 

A pintura e a numeração da miniatura – 38 – remete as do carro de corrida Datsun 280ZX usado por Fitzgerald no fim da década 1970. A traseira foi trocada por uma de outro modelinho, depois foi refeita e ganhou um enorme aerofólio. Como a tampa do capô é móvel, o customizador Wilquer Lima também retrabalhou o motor da miniatura original. Já o interior recebeu novos painel e bancos, entre outros detalhes.

Wilquer Lima, a miniatura do 240Z e o troféu conquistado.

"O maior desafio foi o acabamento, os detalhes. Tive muita atenção na finalização, mas isso requer muita precisão e paciência", conta Wilquer Lima, que, além do troféu de campeão dado pela Nissan, ganhou o direito de ir conhecer o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro. É lá que é produzido o Nissan Kicks, um sucesso de vendas da marca no Brasil e que também chamou muita atenção no Salão Diecast 2024.

A Nissan expos um Nissan Kicks "de verdade", em sua versão topo de linha Exclusive, e miniaturas de diferentes escaladas do utilitário esportivo. Mostrado pela primeira vez ao público, o modelo de 1 metro de comprimento do carro-conceito Nissan Extrem despertou a curiosidade dos visitantes. Ele foi feito em 2012 pela equipe de design da Nissan juntamente com o conceito em tamanho real, que foi revelado no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Eles foram os primeiros exercícios de design do projeto de desenvolvimento de um utilitário esportivo compacto pensado no Brasil, que, em 2016, daria origem exatamente ao Nissan Kicks.

No espaço da Nissan no Salão Diecast, os visitantes também puderam ver miniaturas dos mais diversos modelos da empresa, da picape Frontier ao 100% elétrico LEAF, passando pelo esportivo GT-R, o kei car Sakura e os bólidos da equipe da marca na Fórmula E.

Em sua quinta edição, o Salão Diecast reuniu cerca de 8 mil pessoas e milhares de miniaturas no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Além do concurso de customização, o evento contou com exposição de coleções, palestras, troca e venda de miniaturas.

Nissan Brasil

BANCO CNH ANUNCIA MUDANÇAS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Instituição financeira tem novidades na diretoria e uma nova área

Fernanda Baltazar, Marcelo Dalcuche e Jucivaldo Feitosa.

O Banco CNH anuncia mudanças em sua estrutura organizacional, nas diretorias Comercial e de Seguros e na de Commercial Lending, além da criação da diretoria de Gestão de Produtos Financeiros. Os anúncios estão em linha com o comprometimento em oferecer as melhores soluções de negócio, estar mais próximo dos concessionários e marcas, e garantir a melhor experiência de financiamento para seus clientes. 

“As novas nomeações visam fortalecer ainda mais a capacidade do Banco em atender às necessidades dos seus clientes e parceiros, além de reconhecer talentos internos e investir em inovação”, afirma o presidente da instituição, Heberson Góes.

Fernanda Baltazar assume a Diretoria Comercial e de Seguros do Banco CNH substituindo Marcio Contreras, que agora ocupa a posição de Diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina. Formada em Administração internacional de negócios pela UFPR e pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE, Fernanda trabalhou por quase 10 anos na área de crédito, tendo vasta experiência na avaliação de clientes de diferentes países, segmentos e portes. Com passagem pela ExxonMobil, iniciou sua trajetória no Banco CNH em 2013 atendendo a marca IVECO, e sua última posição foi como Gerente comercial retail para a marca Case IH, dando suporte à rede de concessionários por todo o Brasil nas operações de financiamento com o Banco.

A Diretoria Commercial Lending passa a ser comandada por Marcelo Dalcuche, antes responsável pela área de Business Solutions. Formado pelo Centro Universitário Curitiba e com especializações Green Belt – Lean Six Sigma Methodology, Melhoria Contínua e Mapeamento de Processos e Qualidade, o profissional tem onze anos de experiência no Banco CNH, tendo coordenado a equipe de qualidade, aplicando ferramentas de melhoria contínua, e revisão de processos, além de atuação na governança de dados.

Jucivaldo Feitosa fica responsável pela Diretoria de Gestão de Produtos Financeiros, uma nova área criada pelo Banco CNH para focar ainda mais na experiência do cliente, priorizando inovação em tecnologias, análise de dados, pesquisa de mercado, entre outros. Com mais de 30 anos de experiência, o profissional está há 10 anos no Banco CNH, tendo ocupado as posições de Diretor Comercial, de Marketing e Seguro e de Diretor Commercial Lending, seu posto anterior.

Banco CNH Com 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction - e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

SETOR DE LOGÍSTICA FORTALECE ECONOMIA DO NORDESTE

Com investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia, o setor de logística tem experimentado um crescimento notável no Nordeste, transformando-se em um pilar fundamental para impulsionar a economia regional. Muitas empresas nacionais e internacionais têm encontrado na região não apenas um mercado promissor, mas também um ambiente propício para expansão e inovação. Diante deste cenário favorável, será realizada a primeira edição da Multimodal Nordeste, de 6 a 8 de agosto, no Recife Expo Center.

De acordo com o presidente da Associação Nordestina de Logística (Anelog) e sócio-diretor da FOCUS-TRIGUEIRO Consultoria & Treinamento, Fernando Trigueiro, o setor de logística tem vocação para crescer exponencialmente no Nordeste. “Temos 1,6 milhão de km² de área, o que representa aproximadamente 18% do território brasileiro, precisamos ter os meios de transporte adequados, as estradas em bom estado, usar mais a cabotagem e melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos. Logística requer velocidade. As empresas já entenderam que precisam melhorar os processos de logística sob pena de perder competitividade”, analisa.

Outra preocupação de quem lidera o setor de logística é o déficit de mão de obra especializada. “Temos poucos cursos superiores voltados à logística. Quem quer trabalhar nesse setor precisa estar sempre atualizado, utilizar a inteligência artificial para trabalhar para o homem. Outra questão é o investimento em sustentabilidade, seja na emissão de carbono ou no descarte do lixo, por exemplo, que ainda precisam ganhar mais força no mercado da Região”, enfatiza o sócio diretor da Multimodal Nordeste, Domênico Carneiro.

Levantamento realizado pelo setor indica que o crescimento na região chega a 3% ao ano. Um dos principais motores desse crescimento tem sido a modernização dos portos, essenciais para o escoamento da produção local e para a facilitação do comércio internacional. Portos como o de Suape, em Pernambuco, e o Porto de Salvador, na Bahia, têm se destacado não apenas pela movimentação de cargas, mas também pela adoção de tecnologias que otimizam operações e reduzem custos logísticos.

“Além dos portos, a malha rodoviária tem sido alvo de melhorias constantes, com novas estradas e duplicações que facilitam o transporte terrestre de mercadorias. Isso não apenas encurta distâncias, mas também aumenta a eficiência das operações logísticas, tornando a região mais competitiva no cenário nacional”, acredita o sócio diretor da Multimodal Rodrigo da Fonte.

Outro ponto é o investimento em centros de distribuição e hubs logísticos. Grandes empresas têm escolhido o Nordeste para instalar seus centros de distribuição, aproveitando não apenas a localização estratégica, mas também os incentivos fiscais oferecidos por alguns estados da região. Isso tem gerado empregos diretos e indiretos, dinamizando a economia local.

Aliás, após a pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico recebeu um grande impulso. Tanto que refletiu na ocupação dos galpões no Nordeste. Isso porque, anteriormente, os principais ocupantes eram indústrias de bens de consumo, enquanto em 2023, empresas de transporte e logística passaram a ser os principais clientes.

Profissionais do setor que queiram se atualizar sobre esse e outros temas podem conferir a Multimodal Nordeste 2024 que já está com credenciamento aberto no site https://multimodalnordeste.com.br . A feira acontecerá no Pavilhão Sul do Recife Expo Center com a participação de mais de 80 marcas e uma expectativa de movimentação econômica superior a R$ 250 milhões. Nos três dias de evento, são esperadas aproximadamente 5 mil pessoas, entre especialistas, empresários e autoridades para discutir as tendências e desafios da logística multimodal na região.

“A Insight Feiras e Negócios assina toda a produção, execução e realização da feira Multimodal Nordeste. Sabemos do impacto desse setor para impulsionar o desenvolvimento de toda a região e acreditamos que a feira promoverá um grande encontro entre fornecedores e compradores, proporcionando muito networking e bons negócios”, declara a sócia diretora Tatiana Menezes.

O evento tem o patrocínio do Complexo Industrial Portuário de Suape, da NEQ Empilhadeiras, apoio da Mais Vida Cobertura Médica e Travelex Bank, além do apoio institucional da Associação Nordestina de Logística (Anelog), da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), da Rede CIN e as federações FIEPE, FIEA, FIEPB, FIEPI, FIERN e FIEB.

Recife Expo Center

O Recife Expo Center está sendo erguido em uma área total de 8 mil m². Terá um pavilhão com 4.100 m², um auditório para 1.500 pessoas e dez salas multifuncionais com capacidade de 100 até 190 pessoas. Acompanhe as redes sociais e fique por dentro das atualizações do Recife Expo Center (@recifeexpocenter). Clique aqui e visite o site Recife Expo Center.

Serviço
Multimodal Nordeste.
de 6 a 8 de agosto de 2024 das 14h às 20h.
Recife Expo Center – Pavilhão Sul.
Cais Santa Rita, 46, São José, Recife – PE.
Clique aqui e visite o site Multimodal Nordeste.

Multimodal Nordeste
Solar da Comunicação por Rachel Motta

VIAÇÃO RÁPIDO BRASIL INVESTE NA FAMÍLIA NB1, PREMIADA COM O SELO IF DESIGN AWARD 2024.

Operadora adquiriu três Vissta Buss 365 e dois Vissta Buss 345

A Viação Rápido Brasil, com sede na capital paulista, está agregando à sua frota dois Vissta Buss 345 montado em chassi Mercedes-Benz O-500 R e três Vissta Buss 365 com chassi Mercedes-Benz O-500 RS. Os veículos, ambos da família NB1, reconhecida internacionalmente com o selo de excelência em design, foram entregues em julho.

O Vissta Buss 345 foi configurado com 46 poltronas Class Superpullman revestidas em viscoelástico, com cinto de segurança abdominal retrátil, apoio de braços e apoio de pés com balancim. O modelo dispõe de sanitário, ar-condicionado e tomadas USB.

A poltrona do motorista conta com amortecedor pneumático, apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos retrátil. Itinerário eletrônico e sensor de estacionamento também compõem o veículo.

Família NB1

Lançada em maio de 2023, a Nova Família Busscar contempla os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365. Os veículos da família NB1 trazem o que há de melhor em tecnologia, segurança e qualidade, alinhados com um desenho único, que envolve um design aerodinâmico e linhas harmônicas, dando a sensação de que o carro está sempre em movimento.

Entre os diferenciais dos veículos estão o conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, a iluminação lateral e o retrovisor com desenho aerodinâmico e de maior visibilidade. O excelente custo-benefício ficou por conta do bagageiro mais amplo e do conjunto óptico de iluminação modular individualizadas, que facilita a manutenção e reposição, sem necessidade de trocar o conjunto todo.

Todos esses atributos contribuem para uma aparência mais imponente dos ônibus, que possuem delimitadoras exclusivas e aerofólio que cooperam na performance da aerodinâmica. A linha NB1 apresenta um CX de 0,38 - podendo chegar a 0,36, dependendo dos opcionais da carroceria – e força de arrasto de 4,2%, que pode representar uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação.

Busscar

domingo, 7 de julho de 2024

NOVO PEUGEOT 2008: UMA NOVA REFERÊNCIA EM DESIGN, TECNOLOGIA E EXPERIÊNCIA A BORDO.

Para a PEUGEOT, o mundo é melhor com beleza, sofisticação e exclusividade. E assim é o Novo PEUGEOT 2008, um veículo que alça esses atributos a patamares altíssimos, especialmente com a nova versão GT e o Novo E-2008.

Um carro novo, com design impactante, irresistível e único no mundo inteiro. Com o Novo PEUGEOT 2008, a marca fortalece sua identidade inovadora e felina, ao passo que eleva os padrões de elegância, tecnologia e robustez em seu segmento.

Não é exagero afirmar que o Novo PEUGEOT 2008 rouba toda a atenção por onde passa, afinal, é impossível ficar alheio a uma personalidade tão marcante e atraente. Sua nova postura, por si só, ilustra de maneira muito expressiva o movimento de luxo que o SUV experimenta e compartilha com seus admiradores.

O lançamento do Novo PEUGEOT 2008 representa a estreia da atual identidade da Marca no Brasil, um design assinalado por traços únicos e igualmente replicados globalmente.

A novidade traz consigo uma nova versão do emblemático GT, que exibe um estilo ainda mais robusto e imponente.

Dotado de elementos inconfundíveis, o veículo esbanja ousadia e modernidade, com doses de sofisticação e tecnologia de última geração na mesma proporção. Um automóvel perfeito para quem gosta de SUV tanto quanto de se destacar – e que está a pouquíssimos passos de começar a circular no país.

A PEUGEOT também confirma a chegada do Novo E-2008, a versão 100% elétrica que vai deixar a nova gama 2008 ainda mais completa – e, vale dizer, carrega uma série de novidades eletrizantes.

Um veículo que promete e entrega tudo que o consumidor anseia, tanto no sentido racional quanto no emocional:
- Um design magnético, cheio de atitude
- Encantamento, por meio de uma experiência a bordo imersiva e única
- Prazer de condução incomparável

Com o Novo 2008, a PEUGEOT se mostra ainda mais magnética, potente e eletrizante. Você não perde por esperar...

PEUGEOT
Stellantis

CASA DOS VENTOS RECEBE CERTIFICAÇÃO DIAMOND DO GLOBAL CARBON COUNCIL

Certificação para emissão de créditos de carbono foi concedida para o complexo eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte.

A Casa dos Ventos, líder em energia renovável e protagonista da transição energética no Brasil, tornou-se a primeira geradora da América Latina a obter a certificação “diamond” para emissão de créditos de carbono do Global Carbon Council (GCC). Esta conquista foi alcançada para a primeira etapa do Complexo Eólico Rio do Vento, com capacidade instalada de 504 MWm. Somando suas duas fases, o complexo é um dos maiores do mundo, totalizando 1.038 MW. O parque é o maior projeto, em termos de geração de créditos de carbono, atestado pela GCC.

O selo permite à Casa dos Ventos expandir seu portfólio de soluções sustentáveis e impulsionar a comercialização de créditos de carbono. “A certificação concedida ao Rio do Vento amplia nossa oferta de soluções para apoiar nossas parceiros nas diversas fases de sua transição energética”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da empresa.

A certificação concedida ao Rio do Vento pelo Global Carbon Council é um processo que valida e verifica ativos e suas contribuições para a redução de emissões de gases de efeito estufa para que possam gerar créditos de carbono. O selo da GCC assegura que os projetos estão em conformidade com padrões internacionais rigorosos e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas.

O projeto ainda contribui com 6 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, contendo assim o selo Diamond junto ao GCC, que é considerado o mais alto da certificadora.

O Brasil possui o mercado voluntário de carbono, em que as empresas optam por adquirir créditos para compensar e/ou remover suas emissões de gases de efeito estufa. Segundo dados da McKinsey, a comercialização desse tipo de produto pode movimentar globalmente US$ 50 bi até 2030.

A consultoria também destaca o potencial do Brasil para se tornar uma das maiores nações do mundo nesse segmento, com uma capacidade de viabilizar 15% da oferta global total desses créditos.

Casa dos Ventos

Somos referência em energia renovável e protagonista na transição energética do Brasil. Com quase duas décadas de atuação, temos conhecimento em todos os elos da cadeia do setor e trabalhamos para que nossos clientes tenham redução de custos e atinjam suas metas de emissão de forma eficiente e sustentável.

Para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuímos, conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. Aceleramos nosso crescimento por meio da joint venture com a TotalEnergies, uma das maiores empresas de energia do mundo, e nos tornamos o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país.

Somos signatários do Pacto Global da ONU e trabalhamos de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG; preservamos os biomas locais e desenvolvemos projetos sociais nas comunidades em que estamos presentes, de modo a contribuirmos para impulsionar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono. 

>Clique aqui e visite o site

Casa dos Ventos
SP4 Comunicação Corporativa

INSTITUTO RENAULT AMPLIA A GERAÇÃO FUTURO PROFISSIONALIZANTE COM FORMAÇÃO PARA O COMÉRCIO

Em parceria com o Sebrae/PR, o programa capacita profissionais da Borda do Campo (PR) para atuar nos estabelecimentos comerciais da região.

O Instituto Renault ampliou a oferta do Programa Geração Futuro Profissionalizante, com uma formação específica para capacitar profissionais para o comércio. Em parceria com o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), a capacitação para o comércio traz conteúdos relevantes para o dia a dia de quem irá atender os clientes nos estabelecimentos comerciais de São José dos Pinhais e região. Conteúdos como precificação, finanças e técnicas de atendimento ao cliente fazem parte do programa, que já foi a primeira turma com 29 alunos.

A Geração Futuro Profissionalizante – Comércio é uma resposta do Instituto Renault para gerar impacto social positivo por meio da geração de renda e emprego, atendendo a uma necessidade da comunidade Borda do Campo, bairro onde ficam as fábricas da Renault do Brasil. Em escuta realizada por meio do Mapa Social, mais de 300 empresários da região sinalizaram a falta de mão de obra qualificada para trabalhar nos estabelecimentos comerciais locais como um problema a ser resolvido.

As aulas foram ministradas na sede da AMARB, Associação dos Moradores da Roseira e Borda do Campo, projeto apoiado pelo Instituto Renault. Até o final do ano outras duas turmas serão realizadas.

“Acreditamos no poder de transformação pelo meio da educação. A Geração Futuro Profissionalizante é um programa de sucesso que já atendeu 141 pessoas desde 2022, sendo que 49% dos participantes estão empregados. Ouvimos as necessidades da comunidade e agora com a Capacitação para o Comércio ampliaremos nosso impacto social positivo na região”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

“É uma oportunidade para quem deseja empreender, para aqueles que estão empreendendo, para quem trabalha em uma empresa e também para quem está buscando um emprego, porque o caminho para ter sucesso é buscar conhecimento, capacitar-se e estar mais preparado. Temos capacitações em formatos diferentes, orientações, oficinas práticas sobre vendas, finanças e temas relacionados; além de palestras sobre temas voltados ao dia a dia dos empreendedores”, explica Marcelo Cantero de Castro, consultor do Sebrae/PR.

"O curso foi excelente para ampliar o conhecimento primário em vendas e atendimento ao cliente. Espero poder usar os aprendizados em um avanço de carreira e, mais pra frente, para abrir meu próprio negócio de costura no bairro", afirma Araci Aparecida Gomes Ramalho, moradora da Borda do Campo e uma das alunas formadas na primeira turma do Geração Futuro Profissionalizante Comércio.

Geração Futuro, criando oportunidades por meio da educação

Em 2019 foi criado pelo Instituto Renault o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná, a Prefeitura de São José dos Pinhais e Auto Viação São José, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo.

Em 2024, a Geração Futuro Profissionalizante passou a oferecer a Capacitação para o Comércio.

No total, os programas já continham 14 turmas, alcançando 525 pessoas que receberam uma formação capaz de transformar suas realidades, a partir do empreendedorismo e do acesso ao emprego e geração de renda.

Mapa Social

A segunda edição do Mapa Social foi realizada em 2023, em um estudo liderado pelo Instituto Renault e PUC PR nas comunidades da Borda do Campo e Roseira. A análise buscou avaliar os impactos dos projetos implementados no território e a percepção da marca Renault pela comunidade em comparação ao Mapa Social, constituída em 2018. No primeiro estudo, o Instituto Renault diagnosticou as principais demandas e oportunidades de investimento social, mapeou e derrotou as lideranças locais e indicadores consolidados para serem monitorados e avaliados até 2028. À época, a pesquisa foi apresentada para o poder público, prefeitura e comunidade.

A segunda pesquisa, por sua vez, ouviu 400 pessoas, com audição definida na comunidade e qualitativa com os beneficiários dos programas sociais, permitindo a avaliação do impacto dos projetos, a relação com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e, também, os direitos de coleta a percepção da comunidade sobre as ações já adotadas, assim como novos desafios e oportunidades com foco na geração de renda e emprego. O Mapa Social está disponível aqui.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está inserida no propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover mudanças na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB reuniu 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil

sábado, 6 de julho de 2024

IDV ASSINA CONTRATO COM EXÉRCITO BRASILEIRO PARA FORNECIMENTO DE 420 VIATURAS LEVES MULTIFUNCIONAIS

IDV Guaicurus

A IDV, marca do Iveco Group NV (EXM: IVG) especializada em equipamentos de defesa e proteção civil, assinou um contrato com o Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Fabricação do Exército, para o fornecimento de 420 LMV-BR 2 (Veículo Leve Multifunção) em um prazo de 10 anos, com as primeiras unidades previstas para serem entregues em 2026. O valor do contrato é de 1,4 bilhão de reais, aproximadamente 235 milhões de euros pelo câmbio atual.

Esse contrato marca mais um marco importante na parceria entre o Exército Brasileiro e a IDV, cuja sólida colaboração tem uma longa história, incluindo o fornecimento de 700 unidades do veículo blindado anfíbio 6x6 “Guarani” e 32 unidades do LMV-BR.

Os novos veículos LMV-BR 2, conhecidos como “Guaicurus” no Brasil, serão produzidos na fábrica da IDV em Sete Lagoas, Brasil.

Iveco Group

TOYOTA SW4 2021 É O SUV SEMINOVO MAIS FÁCIL DE REVENDER

Estudo exclusivo da Mobiauto: quais os SUVs seminovos mais fáceis de revender no mercado nacional.

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto acaba de divulgar um levantamento que retrata um cenário esclarecedor da principal categoria de automóveis do mercado brasileiro: os SUV´s. A proposta foi simples: quais os utilitários-esportivos seminovos mais anunciados e mais acessados da plataforma. Útil aos consumidores que se importam com a facilidade (ou a dificuldade) de comercialização de seus SUV´s, a pesquisa efetuada pela equipe de estatística da Mobiauto é reveladora... para quem vende. Da mesma forma, esse retrato é altamente transparente para quem compra.

A pesquisa cruza dados interessantes: os anúncios versus os acessos de cada SUV seminovo (2023, 2022 e 2021) nos primeiros cinco meses desse ano. No cruzamento entre essas duas grandezas, está a resposta mais importante da pesquisa: qual o SUV mais fácil de vender?

Uma conta é bem simples: quais os modelos mais anunciados? De acordo com a pesquisa, o Nissan Kicks 2022 é o campeão de volume de anúncios, com 6,46% de todas as ofertas dessa fatia de mercado, lembrando que essa amostragem só leva em consideração veículos com até 3 anos de uso e desconsidera modelos que tenham tido menos de 0,01% do volume de classificados. Em seguida aparecem o Citroën Cactus 2022 (2,88% dos anúncios) e o Peugeot 2008 do mesmo ano (2,73%). Confira a lista dos dez modelos mais anunciados.

Os veículos que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores), por sua vez, compõem um cenário bem distinto na lista dos dez mais relevantes, embora os “campeões” sejam praticamente os mesmos. O Kicks 2022 mantém a liderança, com quase 1,64% dos acessos, mas traz o Jeep Renegade 2021 na vice-liderança (1,52% dos cliques) e o Citroën Cactus 2022 na terceira posição (1,34%). Do sexto modelo em diante, as mudanças são maiores.

“Entendo que esse levantamento foi bastante meticuloso para esclarecer a relação entre oferta e demanda dos SUV´s seminovos no Brasil. Estou muito orgulhoso do trabalho feito pela equipe”, afirma o economista Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

A pesquisa não só auxilia a orientar compradores, mas também é um instrumento precioso para os vendedores. Ele indica estatisticamente quais os modelos mais fáceis de serem vendidos. Basta comparar os percentuais entre oferta e procura. E cita o caso dos modelos da Toyota como exemplo. Quando se soma os percentuais de anúncios do Toyota SW4, RAV4 e Corolla Cross, nos três anos-modelos que integram a pesquisa, atinge-se um total de somente 0,02% dos anúncios. 

“Já a soma de percentuais de cliques sobre esses três modelos aponta para 0,49%. Ou seja, isso é matemática simples: para quem está vendendo, o número de concorrentes é baixo e a procura por esses carros é alta. Em outras palavras, os modelos da marca tendem a ser mais fáceis de serem vendidos”, esclarece Sant Clair

“No caso do campeão do ranking, inclusive, observe que ele possui uma relação entre anúncios e acessos que é 31 vezes maior. Na prática, tem muita gente querendo comprar SW4 e pouca gente vendendo”, observa Castro Jr. Veja os dez modelos que tiveram as relações mais favoráveis em número de acessos versus volume de classificados.

A MOBIAUTO – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com