terça-feira, 16 de julho de 2024

JEEP® RENEGADE ULTRAPASSA MEIO MILHÃO DE UNIDADES VENDIDAS NO BRASIL

O mês de julho é sempre muito especial para a Jeep®. A marca, que nasceu em 1941, desenvolvia inicialmente veículos para uso militar e se tornou lendária com o passar das décadas, comemora seu 83º aniversário. Para completar, celebra também neste mês a conquista de mais um grande feito: 500 mil unidades vendidas do Jeep Renegade no Brasil.

Um dos protagonistas da história da Jeep no país, o Renegade carrega a essência da marca, tanto é que ele é o único com tração 4x4 em seu segmento. Uma referência na categoria, o modelo é dono de um design emblemático e inconfundível, além de um verdadeiro ícone e objeto de desejo dos consumidores, que acumula inúmeros prêmios e títulos desde seu lançamento.

Alcançar a incrível marca de meio milhão de vendas não é para qualquer um e o modelo faz jus ao seu sucesso desde o seu lançamento, tanto é que, considerando os SUVs em produção atualmente, ele é o único a alcançar tal feito.  Mais do que isso, também é equipado com o motor turbo flex mais potente da categoria com 185 cv e  possui a maior capacidade off-road da sua categoria. Atestando todo o espírito aventureiro da Jeep, modelo ainda oferece 5 anos de garantia.

“Aventura, liberdade, autenticidade e paixão são os pilares da Jeep e o que representa a essência do Renegade. Desde o início da sua comercialização, o modelo conquistou o mercado com todos os seus atributos, garantiu uma performance comercial excelente e chegar agora à marca de 500 mil unidades vendidas é incrível. Tenho total confiança no sucesso do Renegade nos próximos anos e com certeza alcançaremos ainda mais marcos importantes com o modelo”, diz Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul.

Tamanho sucesso não é somente em solo brasileiro. O Renegade produzido em Pernambuco é exportado para diversos países da América Latina, como México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai.

Cinco curiosidades sobre o Jeep Renegade

- O nome "Renegade" não é apenas uma palavra legal: ele carrega história e sempre remeteu ao legado da capacidade 4x4 da marca! Como na década de 1970, em que o nome foi usado em uma versão customizada do Jeep CJ5. Além disso, nos anos 1990, batizou também uma série especial do Wrangler.

- A versão Trailhawk do Renegade recebe o badge Trail Rated®, equipada com sistema de tração ideal para lidar com situações de condução severas e imprevisíveis. Todos os veículos Jeep 4x4 Trail Rated® foram bem-sucedidos em uma série exaustiva de testes com cinco categorias: tração, manobrabilidade, articulação, distância do solo e submersão.

- Segurança é fundamental e o Renegade tem de sobra: são mais de 70 itens disponíveis no veículo, como sete airbags, frenagem automática, comutação automática de faróis, lane keep assist e muito mais.

- A carroceria do Renegade possui diversos "easter eggs", que trazem pequenas surpresas de design escondidas e que fazem referência à história da Jeep, como o desenho da tradicional grade de sete fendas da marca.

- Ele é global! O Renegade é vendido em mais de 70 mercados, incluindo países da Europa, América Latina e Ásia Pacífico.

Stellantis

MAIS DE MIL UNIVERSITÁRIOS SE PREPARAM PARA A 20ª COMPETIÇÃO FÓRMULA SAE BRASIL

A competição, que comemora 20 anos, será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA-SP), de 31 de julho a 04 de agosto

Mais de mil estudantes de engenharia de 58 instituições de ensino superior, 54 brasileiras e quatro estrangeiras, participam da 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo, de 31 de julho a 04 de agosto de 2024.

“Destaque entre os programas estudantis da SAE BRASIL, cerca de 13.600 universitários se inscreveram para participar da competição desde a sua estreia em 2004 quando os carros ainda eram movidos exclusivamente a combustão, até a chegada dos elétricos, em 2012”, lembra Renato Kazuo, entusiasta e diretor técnico da competição há 8 anos.

São 70 as equipes inscritas que representam instituições de ensino superior – 66 delas de 12 Estados brasileiros e quatro do Chile, Peru, México e Venezuela, que vão testar nas pistas os carros do tipo Fórmula (47 a combustão e 23 elétricos) projetados e construídos pelos estudantes que serão avaliados em provas estáticas e dinâmicas.

A região Sudeste segue na liderança em número de equipes com 40 inscritas, seguida pela região Sul (15), Nordeste (9) e Centro Oeste (2). As equipes brasileiras com as melhores pontuações no computo geral poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos EUA pela SAE International.

Hidrogênio

Em paralelo à Fórmula, em pistas separadas, será realizada a Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge 2024, com dez equipes inscritas, seis Fórmulas e quatro Bajas movidos a célula a combustível. Os protótipos são também desenvolvidos e construídos por estudantes de dez universidades brasileiras.

Carros

Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

História

Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

Programação

Quarta-feira 31.07
- 8h - Inscrições das equipes

Quinta-feira 01.08
- 9h/dia todo - Inspeção de Segurança e abertura oficial

Sexta-feira 02.08
- 9h/dia todo - Inspeção de Segurança
- 9h/ dia todo - provas estáticas Design e ⁠Custos e Manufatura

Sábado 03.08
- 9h/dia todo - Inspeção de segurança, ⁠prova estática de Business (avalia plano de negócios das equipes para a venda e produção de protótipos no cenário atual);
- Provas dinâmicas: Aceleração (mede capacidade máxima de aceleração em reta de 75m); Skid pad (avalia aceleração lateral em dois círculos onde o protótipo faz duas voltas à direita e duas à esquerda); Autocross (volta em circuito misto avalia a manobrabilidade do veículo e determina a ordem de largada do Enduro) e ⁠final da prova de Design;

Domingo 04.08
- 9h às 15h - Prova de Enduro, ⁠prova de Eficiência Energética (avalia resistência e durabilidade do protótipo, em Enduro de 22 km)
- 17h - Encerramento

Serviço
20ª Competição Fórmula SAE BRASIL
31 de julho a 04 de agosto
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Rodovia SP 135, Km 13,5 – Tupi, Piracicaba– SP
Clique aqui e acesse o site

20ª Competição Fórmula SAE BRASIL

70 equipes inscritas, 66 brasileiras de 12 Estados + DF + 4 equipes estrangeiras;

58 Instituições de Ensino Superior, 54 brasileiras + 4 do Chile, México, Peru e Venezuela.

Equipes inscritas por região

Nordeste - 5 Estados / 9 equipes / 8 instituições

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
KRT UFBA - Universidade Federal da Bahia
TEC Racing – Senai Cimatec

Paraíba (2 equipes / 1 instituição)
Fórmula UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Fórmula E-Motion UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Pernambuco (3 equipes / 3 instituições)
FSAE Carcará - Universidade Federal do Vale do São Francisco
F1 Racing – IFPE Instituto Federal de Pernambuco
Capibarib - E Racing – Universidade Federal de Pernambuco
Sergipe (1 equipe/ 1 instituição)
Escuderia UFSAE - Universidade Federal de Sergipe

Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 instituição)
Equipe E-Cactus – Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Centro-Oeste - 1 Estado + DF / 2 equipes / 2 instituições)

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Apuama Racing - Universidade de Brasília (UNB)

Goiás (1 equipe / 1 instituição)
Optimus FSAE UFG- Universidade Federal de Goiás - UFG

SUDESTE - 3 Estados / 35 equipes / 25 instituições

Minas Gerais (12 equipes / 10 instituições)
Fórmula Cefast - Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)
Zeus Fórmula SAE - Universidade Federal de Lavras
Cheetah Racing - Universidade Federal de Itajubá
Fórmula Del-Racing UFSJ - Universidade Federal de S.J. Del Rei
Fórmula SAE UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Iron Racers - Universidade Federal de Itajubá – Itabira
Escuderia UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
Taurus Racing Formula SAE - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
UFU Racing – Universidade Federal de Uberlândia
Cheetah E-Racing – Elétrico - Universidade Federal de Itajubá
Fórmula Ufvolts Majorados - Universidade Federal de Viçosa
Tadarida Electric Racing UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Rio de Janeiro (9 equipes / 6 instituições)
Icarus UFRJ de Fórmula SAE - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Buffalo de Fórmula SAE - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Pégaso - PUC Rio
Sátirus de Fórmula SAE -CEFET-RJ/ UNED Nova Iguaçu
Falcons UFFormula SAE - Universidade Federal Fluminense
Alpha - Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Faraday E-Racing – Elétrico - Universidade Federal Fluminense
Minerva E-Racing UFRJ – Elétrico - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Goytacar E-Racing – Instituto Federal Fluminense

São Paulo (19 equipes / 18 instituições)
MAUA Racing - Instituto Mauá de Tecnologia
EESC USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos da USP
Fórmula FEI Combustão - Centro Universitário FEI
FSAE Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Poli Racing - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
UNESP Racing – UNESP FEG - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Fênix Racing - Universidade Estadual Paulista – UNESP Ilha Solteira
V8 RACING - Associacao Cultural De Renovação Tecnológica Sorocabana
Feb Racing Fórmula SAE - Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho - Bauru
Scuderia UFABC - Universidade Federal do ABC
EEL Racing - Escola de Engenharia de Lorena (USP)
Fórmula SAE UDEP – UDEP Internacional (SP)
Fórmula Route UFSCAR -Fundação Universidade Federal de São Carlos
Hornet Motorsport – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
B'energy Racing – Facens - Centro Universitário Facens Sorocaba
EESC-USP TUPÃ- Escola de Engenharia de São Carlos
Formula FEI Elétrico - Centro Universitário FEI
Formula ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Dinamo E-Racing - Universidade Federal de São Carlos

SUL - 3 Estados / 15 equipes / 10 instituições

Paraná (7 equipes / 5 instituições)
UFPR Fórmula - Universidade Federal do Paraná
Fórmula UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba
UTFast F –SAE Racing - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Fórmula CP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio
PUCPR Racing - PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
UFPR Fórmula - Universidade Federal do Paraná
UTForce e-Racing - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Rio Grande do Sul (4 equipes / 3 instituições)
Formula UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
RS Racing - UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
E-Power UFRGS – elétrico - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fahor E-Racing – elétrico -Faculdade Horizontina - FAHOR

Santa Catarina (4 equipes / 2 instituições)
Fórmula CEM-UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Protto UFSC Motorsport - Universidade Federal de Santa Catarina
Ampera Racing - Universidade Federal de Santa Catarina
E-Force - Universidade do Estado de Santa Catarina

Equipes estrangeiras

Chile - ESUS – Universidade de Santiago do Chile
Peru - UNI MOTORSPORT - Universidade Nacional de Engenharia
México - UNAN MOTORSPORTS EV – Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)
Venezuela – FSAE USB – Universidade Simón Bolívar

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

SAE BRASIL
Link Comunicação Empresarial & Editora

PREÇOS DE PNEUS IMPORTADOS PODEM SUBIR ATÉ 25% COM NOVO IMPOSTO

Pesquisa realizada a pedido da Abidip revela que medida gerará reação em cadeia nos preços ao consumidor e deve impactar inflação geral em até 0,25%, pressionando a meta.

O aumento do Imposto de Importação incidente sobre pneus, de 16% para 35%, conforme solicitação da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) à espera de votação na Câmara de Comércio Exterior (Camex), pode elevar em 16% o preço final do produto para carros de passeio e 25% para caminhões e ônibus. O impacto na inflação será, respectivamente, de 0,1% a 0,2% e 0,15% a 0,25%.

Os cálculos são de Nota Técnica solicitada pela Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) à Guimarães Consultoria & Associados, empresa especializada em modelagem estatística e financeira fundada em 1995. O estudo demonstra que a pretendida majoração tributária terá consequências negativas para os consumidores e aumentará os custos operacionais das empresas que dependem de transporte rodoviário.

Em nota técnica sobre o tema, a entidade pondera: “As previsões indicam tendência de expansão contínua nas vendas de pneus ao longo dos próximos 12 meses. A demanda está crescendo e se estabilizando em torno de média superior a três milhões de unidades mensais, o que mostra sinais claros de equilíbrio e ampliação do mercado. Nessa conjuntura, o aumento do Imposto de Importação não seria necessário. Pelo contrário, manter a taxação atual incentivará a competição, acessibilidade e inovação”.

Para a Abidip, também é perceptível que o aumento da alíquota de importação de pneus tem o único objetivo de favorecer o segmento de fabricantes nacionais, que é bastante concentrado quanto ao número de participantes, com apenas 11 marcas, detendo a maior fatia do mercado (63,06%). Contudo, para as 180 empresas importadoras com atuação sistemática, que têm fatia de 36,94%, tal medida seria capaz até mesmo de inviabilizar sua operação no mercado brasileiro.

Segundo Janderson Maçanero, conhecido como Patrola, uma das principais lideranças dos transportadores autônomos, o aumento de imposto será muito prejudicial e aumentará os custos, considerando que o pneu é o segundo insumo mais oneroso, atrás apenas do diesel. “É impossível a gente ter caminhões com 30 anos de uso, que valem entre 50 mil e 70 mil reais, e pagar mais caro, no caso de 22 pneus, do que a nossa ferramenta de trabalho. Será muito grande o impacto desse aumento no quilômetro rodado para o pessoal do transporte rodoviário, que faz safra, indústria, comércio e fretes interestaduais. A gente sabe que se onerar o caminhoneiro há reflexo na mesa do brasileiro e no dia a dia de toda a população”.

Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da XBRI Pneus, marca brasileira de pneus e um dos maiores player do setor na América Latina, salienta não proceder o pedido de aumento do Imposto de Importação, sob a justificativa equivocada de que há concorrência desigual com os importados. “Não é verdade, pois o custo de produção de pneus no Brasil é semelhante ao dos concorrentes internacionais, mas os fabricantes nacionais preferem não baixar os preços para competir de modo transparente, leal e ético no mercado. Sua real intenção é continuar vendendo caro, confiantes no indiscutível valor e tradição de suas marcas. Porém, os brasileiros vão percebendo que existem muito mais atributos a serem considerados na hora de comprar um pneu, em especial a qualidade”.

A nota técnica, apresentada pela Abidip ao Comitê de Alterações Tarifárias da Camex, não só rebate os argumentos dos fabricantes, cuja fatia de mercado apresentada anteriormente se mantém estável desde 2010, como alerta o governo dos efeitos deletérios à economia de um país absolutamente dependente do transporte rodoviário de cargas.

É importante destacar que, há uma década, a indústria nacional de pneus é protegida por medidas antidumping contra produtos chineses. A Abidip analisa que o cenário atual, com a alta do dólar e o frete marítimo custando em média US$ 10 mil por contêiner, já é prejudicial aos importadores com a alíquota de 16%. Um aumento desproporcional para 35% resultaria no fechamento de muitas empresas e na perda de inúmeros empregos.

Abidip
Ricardo Viveiros ﹠ Associados — Oficina de Comunicaçã
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BUSSCAR: SC MINAS MODERNIZA FROTA COM NOVOS VISSTA BUSS 365.

Veículos foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz O-500 RS

A SC Minas, empresa de Alfenas (MG), que pertence à Viação Santa Cruz, está modernizando a frota com dez Vissta Buss 365 Busscar. Acoplados ao chassi Mercedes-Benz O-500 RS e com câmbio automático, as primeiras unidades dos veículos foram entregues em julho.

Cinco ônibus, com comprimento de 14 metros cada, possuem salão de passageiros com 46 poltronas Class Leito Turismo. Outros cinco veículos, com 13,2 metros de comprimento, contam com 46 poltronas Class Superpullman. Em ambos os ônibus, todas as poltronas são equipadas com tomadas USB individuais, porta copos e apoio de braços e pés. No porta pacotes, os passageiros têm acesso à luz de leitura e direcionadores de ar-condicionado.

Os veículos que possuem certificação internacional de excelência em design ainda contam com sanitário e geladeira no final do corredor. Aparelho multimídia touchscreen, aparelho de rádio adicional e câmera de ré são alguns dos equipamentos eletrônicos que compõem o Vissta Buss 365.

Família NB1

Lançada em maio de 2023, a Nova Família Busscar contempla os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365. Os veículos da família NB1 trazem o que há de melhor em tecnologia, segurança e qualidade, alinhados com um desenho único, que envolve um design aerodinâmico e linhas harmônicas, dando a sensação de que o carro está sempre em movimento.

Entre os diferenciais dos veículos estão o conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, a iluminação lateral e o retrovisor com desenho aerodinâmico e de maior visibilidade. O excelente custo-benefício ficou por conta do bagageiro mais amplo e do conjunto óptico de iluminação modular individualizadas, que facilita a manutenção e reposição, sem necessidade de trocar o conjunto todo.

Todos esses atributos contribuem para uma aparência mais imponente dos ônibus, que possuem delimitadoras exclusivas e aerofólio que cooperam na performance da aerodinâmica. A linha NB1 apresenta um CX de 0,38 - podendo chegar a 0,36, dependendo dos opcionais da carroceria – e força de arrasto de 4,2%, que pode representar uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação.

SC Minas Transportes

Fundada em 2022 pela Viação Santa Cruz, na cidade de Alfenas (MG), a empresa tem como principal atividade o transporte rodoviário de passageiros. Atualmente, a SC Minas interliga as principais cidades do sul mineiro: Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha.

A viação Santa Cruz surgiu há 66 anos, fundada pelo casal Eugênio Mazon e Sofia Idalina Mantovani Mazon. Hoje, o campo de atuação da empresa se concentra em uma área geográfica entre as rodovias Fernão Dias (BR 381) e Anhanguera (SP 330), contemplando cidades do interior do estado de São Paulo, além de regiões metropolitanas e capital, e sul do estado de Minas Gerais.

Busscar

PACCAR PARTS INAUGURA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO NA COLÔMBIA

Empreendimento será responsável pelo abastecimento do mercado colombiano com peças para caminhões DAF, Kenworth e Multimarcas TRP

A PACCAR Parts, líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, inaugurou no dia 9 de julho mais um Centro de Distribuição da empresa na América Latina. Localizado em Bogotá, Colômbia, o novo espaço conta com 22 mil posições de armazenagem de produtos, distribuídos em 7.700m².

"Temos uma frota de mais de 23 mil veículos PACCAR circulando pela Colômbia e precisamos atender às necessidades de peças com agilidade. A inauguração do Centro de Distribuição de Bogotá fortalecerá nossa presença no local e permitirá ampliarmos nossas atividades", comenta Elisangela Portela, Diretora de Operações da PACCAR Parts na América do Sul.

O novo Centro de Distribuição da companhia abastecerá o mercado local com peças para caminhões DAF, Kenworth e Multimarcas TRP. A unidade beneficiará os clientes de mais de 20 pontos de vendas e serviços dos distribuidores das marcas no país. Com o novo PDC, a entrega de produtos passa dos 45 dias anteriores para até um dia e meio, com maior eficiência logística e satisfação dos clientes.

A PACCAR Parts Brasil é responsável pela gestão de peças na América Latina. A estratégia de estabelecer um PDC (Centro de Distribuição de Peças) na Colômbia visa principalmente otimizar o atendimento aos concessionários dessa região. Esse movimento deve melhorar o nível de serviço e a disponibilidade de peças, além de colaborar na gestão da saúde do estoque dos concessionários. Também se espera ampliar o portfólio de peças TRP. Outro fator importante é que os concessionários poderão realizar suas compras na moeda local, os Pesos Colombianos, o que certamente deve resultar em um incremento de vendas para a América do Sul.

"O PDC está localizado em um ponto estratégico para atendermos o país com agilidade. Esse movimento é importante para mostrar o crescimento da PACCAR na América Latina, e que estamos preparados com as demandas de peças para os mais variados veículos", finaliza a executiva.

PACCAR PartsDesde 1973 a PACCAR Parts é uma divisão da organização global PACCAR e tornou-se líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus. Com sede em Ponta Grossa-PR, a PACCAR Parts comercializa mais de trinta mil itens por meio das concessionárias DAF e lojas TRP. Seu portfólio é composto das peças Genuínas DAF, peças Genuínas PACCAR e peças Multimarcas TRP e carregadores elétricos veiculares.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

PACCAR Parts Brasil
CDI Comunicação

SÃO PAULO OKTOBERFEST DIVULGA LINEUP NACIONAL COMPLETO E CONFIRMA DIVERSIDADE MUSICAL DO FESTIVAL

A São Paulo Oktoberfest 2024 está se aproximando e a programação musical acaba de ganhar mais atrações imperdíveis! De 10 a 20 de outubro, o Parque Villa Lobos será o palco de grandes shows que prometem agitar o público e proporcionar uma experiência inesquecível. Neste segundo anúncio dos nomes nacionais estão confirmados os ritmos Sertanejo, Pop e Rock com os artistas Eduardo Costa, CPM 22 e Pitty. Esses ritmos se juntam à MPB, Reggae, Samba e Eletrônico, anunciados inicialmente, e reforçam a diversidade musical do festival deste ano.

Eduardo Costa é um dos principais nomes da música sertaneja brasileira, conhecido por seus sucessos como "Me Apaixonei" e "Ainda Tô Aí". Com uma carreira sólida e inúmeros hits, suas apresentações são sempre marcadas por muita emoção e interação com o público. Pioneiros do punk rock nacional, CPM 22 conquistou uma legião de fãs com clássicos como "Dias Atrás" e "Um Minuto Para o Fim do Mundo". A banda é conhecida por suas performances energéticas e letras que abordam temas do cotidiano juvenil e social.

Celebrando 20 anos de carreira, Pitty recentemente lançou álbuns comemorativos e realizou a turnê recordista “ACNXX”. Em 2024, ela inicia um novo projeto de palco com shows pontuais, incluindo sucessos como “Anacrônico”, “Máscara” e “Equalize”, sempre trazendo surpresas para os fãs. Devido a questões de agenda, o show do Biquini Cavadão não poderá ser realizado durante o festival.

Além das novas atrações, a programação do festival inclui grandes nomes como Péricles, Roupa Nova, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Marcelo Falcão, Maneva e Thiaguinho. A banda Cheers for Beers será a residente do palco principal, trazendo ainda mais energia ao evento. Bandas típicas e grupos folclóricos como Dauerlaufband, Banda Vox3 e Sonora Pop, além dos grupos Freiheit, Tirol e Tanzfreund, também farão parte da celebração.

Devido à grande procura e ao interesse gerado pela diversidade musical do festival deste ano, os valores dos ingressos mudarão do primeiro para o segundo lote já a partir do dia 18 de julho. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma oficial de vendas do festival Ticket360.

A São Paulo Oktoberfest é um dos maiores eventos culturais da cidade, inspirado na tradicional festa de Munique. O festival oferece uma experiência única, com muita música, gastronomia típica e uma variedade de rótulos de cervejas que prometem agradar aos mais exigentes paladares.

IMMNo mercado há mais de 10 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos consagrados São Paulo Fashion Week e São Paulo Oktoberfest.

São Paulo Oktoberfest 
Expert & Cia Comunicação Integrada
Giba dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

DIEGO FERNANDES É O NOVO COO DA GWM BRASIL

A GWM Brasil anuncia que Diego Fernandes assumiu o cargo de Chief Operating Officer (COO) da empresa desde o último dia 15. O executivo vai se reportar diretamente a Parker Shi, presidente da GWM International, e será responsável por coordenar as áreas relacionadas a vendas, marketing, pós-venda e desenvolvimento da rede de concessionárias da GWM no Brasil.

Com 45 anos de idade e formação em marketing, Diego Fernandes traz toda sua experiência de 27 anos na Honda Automóveis, onde começou como assistente de Marketing e chegou a Diretor Comercial, Diretor de Marca Corporativa e Membro do Board no Brasil, cargos que acumulava antes da sua chegada à GWM.

O executivo ingressou na Honda em 1997 e passou por quase todas as áreas comerciais da empresa, onde foi responsável direto pela estratégia de marketing, gestão da marca corporativa, planejamento comercial, desenvolvimento da rede autorizada e gerenciamento de reputação da marca.

Diego tem ainda Pós-Graduação em Administração de Empresas e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios também pela FGV, além de extensão executiva pela ISE Business School.

“Me sinto honrado e extremamente empolgado em assumir o papel de COO da GWM Brasil. Vamos trabalhar na expansão da marca, levando aos clientes os melhores produtos, serviços e experiências conectados à nova era da indústria automotiva”, afirma Diego Fernandes.

GWM Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

segunda-feira, 15 de julho de 2024

AUDI E BP SE UNEM EM PARCERIA ESTRATÉGICA DE COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL PARA A FÓRMULA 1

Audi e bp estão unindo forças em uma nova e extensa parceria estratégica na Fórmula 1. Enquanto a Audi se prepara para entrar na principal competição do automobilismo em 2026, ano em que serão introduzidos os novos Regulamentos Técnicos da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para a F1, com o avanço dos motores eletrificados e uso de combustíveis sustentáveis, a marca das quatro argolas e a bp reunirão os seus conhecimentos técnicos e a busca por inovação para ajudar a moldar o futuro do automobilismo.

Durante a parceria, a bp e a sua divisão especial de lubrificantes Castrol têm orgulho em contribuir para concretizar o objetivo da Audi de combinar tecnologia e inovação para alcançar o sucesso na Fórmula 1. As partes têm trabalhado em estreita colaboração há quase dois anos, desenvolvendo em conjunto os combustíveis bp e os lubrificantes da Castrol de modo a extrair o máximo desempenho da motorização que a Audi está desenvolvendo para a competição máxima do automobilismo.

A colaboração inclui o desenvolvimento do combustível sustentável avançado definido pela FIA, conforme exigido pelos Regulamentos Técnicos da FIA para a Fórmula 1 em 2026. Para atender aos regulamentos, o combustível deve alcançar uma economia de emissões de gases de efeito estufa em relação à gasolina de origem fóssil de pelo menos 65%.

A bp também desenvolverá e fornecerá à Audi uma gama de lubrificantes e graxas Castrol sob medida, incluindo Castrol EDGE, o óleo de motor mais avançado da Castrol, para o propulsor turbo V6. Os componentes elétricos da unidade de potência Audi F1 se beneficiarão da linha Castrol ON de fluidos EV.

Patrocinando a equipe de fábrica da Audi F1

A partir  dessa cooperação técnica, as empresas também acordaram um patrocínio de longo prazo no qual a bp irá se tornar o primeiro parceiro oficial da futura equipa de fábrica da Audi na Fórmula 1, o que incluirá os direitos de uso de marca e marketing para bp, Castrol e Aral - marca líder em combustíveis e varejo da bp na Alemanha.

A Audi e a bp já têm uma longa e bem-sucedida história conjunta no automobilismo, com os produtos da Castrol sendo usados​​pela marca das quatro argolas em suas campanhas vitoriosas nas competições de automobilismo. A união teve início na década de 1980, no Campeonato Mundial de Rally, com o Audi quattro. A Castrol também foi parceira da Audi no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), nas lendárias 24 Horas de Le Mans, no Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA e na série de corridas DTM. O altamente eficiente motor turbo de dois litros e quatro cilindros desenvolvido pela Audi e usado no DTM em 2019 e 2020 se tornou o motor de maior sucesso na era Classe 1 do DTM com lubrificantes Castrol e combustível de alta performance desenvolvido pela Aral.

“A Audi e a bp sempre trabalharam juntas com sucesso no automobilismo. Estamos muito satisfeitos em levar essa parceria tão especial para um novo patamar com a Fórmula 1. O lema da Audi "Vorsprung durch Technik" está em sintonia com a missão de bp e a Castrol em fornecer as melhores tecnologias na área de combustíveis e lubrificantes. É uma combinação perfeita e um forte sinal para a futura equipe de fábrica da Audi na F1 que tenhamos conseguido estabelecer esta parceria em uma fase tão inicial. Nós percebemos o apelo do Projeto Audi F1 e quantas empresas renomadas querem trabalhar com a Audi na competição”, afirma Andreas Seidl, CEO da equipe Audi F1.

“Estamos orgulhosos que a Audi tenha escolhido mais uma vez fazer parceria com a bp e a Castrol, desta vez para sua entrada na Fórmula 1. Isso dá para nossas marcas premium a oportunidade de mostrar nossa experiência técnica na maior competição do automobilismo. Já estamos fazendo grandes progressos com o Projeto Audi F1 no desenvolvimento do combustível bp e dos lubrificantes Castrol, à medida que buscamos inovar e extrair o máximo desempenho da unidade de potência Audi F1 a partir de 2026”, destaca Nicola Buck, vice-presidente sênior de marketing da bp.

“Haverá uma forte concorrência no domínio dos combustíveis sustentáveis​​na Fórmula 1 a partir de 2026, de modo que essa parceria é de grande importância para nós. Era importante para nós iniciarmos os nossos testes de combustível no final de 2022 com a bp como parceira. O processo de combustão é altamente complexo e só pode ser otimizado por meio do desenvolvimento do motor em combinação com as propriedades do combustível. É por isso que na Audi Formula Racing, onde estamos bem avançados no desenvolvimento de unidades de potência de F1 da Audi, usamos intensamente todos os três bancos de testes monocilíndricos permitidos pelos regulamentos da FIA para o desenvolvimento de combustível. É impressionante quantas variantes diferentes de combustível desenvolvemos até agora, enquanto nos preparamos para a temporada de corridas de 2026. Estou convencido de que estamos perfeitamente posicionados com a bp e a Castrol”, completa Adam Baker, CEO da Audi Formula Racing GmbH.

 Audi do Brasil

RENAULT KARDIAN COMEÇA A SER EXPORTADO PARA A COLÔMBIA

O Renault Kardian começou a ser exportado para a Colômbia. Depois do mercado brasileiro, onde o Renault Kardian fez sua estreia mundial em março, e de ser lançado no México em junho, o próximo país que o Kardian está sendo lançado é a Colômbia. Depois, estará na Argentina e ainda neste ano chegará a outros mercados da América Latina, totalizando 11 países.

O Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico para os mercados internacionais, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos.

Trata-se de um veículo completamente novo, que estreia a Renault Group Modular Platform (RGMP), além de ser o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, com o novo motor turbo a gasolina TCe de 120 cv com 200 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem hidráulica.

O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna, uma fábrica moderna com altíssimo nível de excelência. A Renault é a única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em tecnologia da indústria 4.0.

O Kardian se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o console central elevado com freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e o exclusivo sistema Multi-Sense que permite customizar a condução e a iluminação ambiente, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.

Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Renault do Brasil

MARCOPOLO RAIL: PROSPER INICIA OPERAÇÃO NO TREM DO PAMPA.

O Prosper, primeiro veículo leve sobre trilhos da Marcopolo Rail, inicia operação neste mês de julho no Trem do Pampa de Sant'Ana do Livramento, da Giordani Turismo. O modelo é um trem 100% nacional, com tecnologia de ponta que vai percorrer o trajeto de vinte quilômetros, entre estações de Sant’Ana do Livramento e Palomas.

“Esse produto reforça o nosso compromisso em ser protagonista no desenvolvimento soluções de transporte de passageiros de alta capacidade, inovadoras e tecnológicas. O início dessa operação consolida a atuação da Marcopolo Rail e demonstra a versatilidade da companhia para atender aos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos seja no Brasil ou no exterior”, pontua Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Trem do Pampa

No Trem do Pampa de Sant'Ana do Livramento, a cultura, a música, os vinhos e as paisagens se encontram para criar uma experiência memorável. O passeio vai permitir viver uma experiência imersiva na fascinante, rica e tradicional cultura do Rio Grande do Sul.

Durante o percurso será possível apreciar a paisagem deslumbrante dos pampas, com suas extensas planícies verdejantes e horizontes infinitos, ao som de músicas clássicas gaúchas, em uma atmosfera festiva e contagiante. Também haverá a degustação dos vinhos produzidos na região da Campanha, famosa por suas vinícolas de alta qualidade.

Prosper Marcopolo Rail – Características da versão Intercidades
• Fabricação 100% Nacional
• Atendimento às normas internacionais ferroviárias
• Ampla área envidraçada
• Movimentação Bidirecional
• Alta capacidade de customização
• Baixo LCC – life cycle cost
• Largura externa máxima 2.900 mm
• Altura máxima do veículo 3.900 mm
• Comprimento aproximado de cada carro 18.000 mm
• Capacidade total:  até 122 passageiros sentados na versão 2 carros
• Velocidade máxima operacional: 80 Km/h

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

MERCEDES-BENZ AROCS É A ESCOLHA DA TRANSPORTADORA VDA PARA OPERAÇÃO MADEIREIRA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Oferecendo força, robustez, tecnologia e disponibilidade, o caminhão extrapesado Mercedes-Benz Arocs vem expandindo com êxito sua atuação nas severas operações de transporte off-road. 

O modelo 3351 6x4 foi o escolhido pela VDA para uma nova operação florestal no interior de São Paulo. O cliente adquiriu 36 unidades para transporte de eucalipto na região de Jacareí, no Vale do Paraíba, abastecendo fábricas de celulose de importantes players do setor. Essa venda foi realizada pela Rodobens Veículos Comerciais.

Dessa compra para ampliação de frota, 35 unidades do Arocs 3351 6x4 são da versão plataforma para operação com carroceria “Romeu e Julieta”, além de um cavalo mecânico para uso com semirreboques. Quase todos os caminhões já foram entregues para operação, com alguns ainda recebendo a implementação de carrocerias.

“Eu conheci o Arocs primeiramente na Alemanha, durante o Salão IAA”, diz Paulo Dartora, acionista da VDA e responsável pela logística de operação dos caminhões. “Como já tínhamos uma ótima referência com extrapesados Mercedes-Benz Axor off-road na nossa operação, que nos traziam bastante êxito e um bom desempenho, escolhemos então o Arocs vislumbrando também a continuidade desta relação de confiança na marca. Quando o Arocs foi lançado no Brasil, a Rodobens nos apresentou o produto e aí gostamos muito do que vimos”.

“Já tivemos uma primeira fase de treinamento na entrega dos caminhões e novas etapas estão sendo programadas com a Mercedes-Benz, o que irá nos ajudar a extrair o máximo de desempenho dos Arocs, focando ainda no melhor consumo e custos operacionais”, afirma Paulo Dartora.

Com essa aquisição, o cliente passa a contar com mais de 100 caminhões Mercedes-Benz na frota, entre eles um Actros 2653 6x4 mix-road, que vem sendo utilizado atualmente no transporte de eucalipto de São Paulo para o Mato Grosso do Sul. Isso representa aproximadamente 45% da frota total da empresa. A marca também tem a forte presença de 70% na frota de ônibus de fretamento para os setores florestal e de mineração, outro braço de negócios do grupo.

Solução completa para o cliente

“A cada dia, o Arocs vem mostrando sua versatilidade e produtividade nas severas operações fora de estrada, ampliando sua presença em segmentos de mineração, construção pesada, obras de infraestrutura e agora também como madeireiro e canavieiro”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos muito orgulhosos e satisfeitos pelo fato do Arocs ter sido escolhido para uma nova operação da VDA, empresa que é referência no setor florestal no Norte do Brasil e também no Estado de São Paulo”.

“Nosso Arocs oferece força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando também conforto para os motoristas, além de produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que eles alcancem a rentabilidade desejada”, destaca Jefferson Ferrarez. “E para a Vale do Amazonas estamos entregando uma solução ainda mais abrangente, envolvendo Plano de Manutenção Best Basic, telemetria e gestão de frota FleetBoard, Mecânico Dedicado e financiamento do Banco Mercedes-Benz”.

Arocs 3351 é destaque pelo motor de 495 cv e câmbio automatizado

O Arocs 3351 6x4 é oferecido ao mercado nas versões cavalo mecânico (S), plataforma (P) e basculante (K), sendo indicado a operações off-road em atividades de transporte da cana-de-açúcar, madeira, construção civil e outras. Seu excelente desempenho baseia-se no robusto e eficiente trem de força: motor OM 460 LA de 12,8 litros, com potência de 495 cv a 1.600 rpm e torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm, câmbio automatizado MB PowerShift 3 Advanced de 12 marchas sem pedal de embreagem e eixos traseiros MB HD-7 e HL-7 com redução nos cubos.

A Linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganhou recentemente um novo membro, o Arocs 3353 S 6x4 com motor OM 471 LA de 530 cavalos. Este cavalo mecânico atende à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 toneladas de PBTC para o segmento canavieiro, com CMT de até 150 toneladas. Além da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.

Outros destaques da linha Arocs

Outras novidades da Linha Arocs 2024: cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6x4, elevando ainda mais o conforto do motorista; airbag opcional para mais segurança ao condutor; e FleetBoard com leitor de cartão. Com este modelo, a Mercedes-Benz fortalece o seu portfólio para os segmentos de cana-de-açucar e madeira.

A linha de caminhões extrapesados Arocs da Mercedes-Benz conquistou sucesso no Brasil como basculante 8x4 nas severas atividades fora de estrada da mineração. No ano passado, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estendeu a uma família de veículos off-road 6x4 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.

O Arocs oferece um amplo pacote de segurança: freio a tambor com acionamento pneumático, Top-Brake, ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ASR (Controle de Aderência em Aceleração), Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa), ESS (Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência) e ESC® (Controle Eletrônico de Estabilidade) e Retarder opcional.

O Arocs oferece soluções eficientes e rentáveis para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira”, afirma Jefferson Ferrarez. “Além de atender à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, assegura economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

Vale do Amazonas

A VDA pertence a um grupo empresarial que teve o início de sua trajetória há 60 anos com o transporte de passageiros no interior do Estado do Paraná. Os sócios atuais – os irmãos Paulo, Cleto e Francisco Dartora – são a quarta geração da família a comandar a empresa.

Atualmente, o grupo engloba transporte e logística para os setores florestal e de mineração, além de fretamento de ônibus, locação de máquinas e equipamentos e ainda locação de veículos para clientes das duas unidades de negócio. Além de atuar nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, está presente também no estado de São Paulo, operando nas cidades de Itapetininga, Lençóis Paulista e agora também em Jacareí.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

SCANIA COTRASA INAUGURA NOVA CONCESSIONÁRIA

A Casa Scania Cotrasa traz como novidade mais uma concessionária no Paraná, localizada em Santa Terezinha de Itaipu, que já está funcionando para qualificar ainda mais o atendimento e aumentar a cobertura aos clientes no estado. Estrategicamente instalada às margens da BR-277, está próxima da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, corredor de grande movimentação de caminhões e ônibus rumo às rotas do Mercosul. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 18h.

“Reforçamos o compromisso com o Estado do Paraná e nossos clientes em mais um investimento importante comprovando o quanto a Cotrasa acredita no potencial do transporte na região. Juntamente com a Scania, seguimos apoiando aos clientes na jornada de liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. A nova instalação é fruto de muito trabalho e inovação de uma equipe de colaboradores comprometida em oferecer a melhor solução aos clientes de caminhões, ônibus e motores, de todos os tamanhos e perfis de operação”, diz Cristiano Locatelli, diretor da Casa Scania Cotrasa.

As localidades próximas da Tríplice Fronteira são conhecidas pela alta circulação de caminhões e ônibus. Foz do Iguaçu sempre foi muito pujante. De acordo com Locatelli, nos últimos tempos foram feitos investimentos em infraestrutura, que fomentaram ainda mais a importação e a exportação, resultando em crescimento ano a ano da cidade. “Somado a outros fatores, vínhamos observando um acréscimo de frota Scania na região e potencial de mais 1.200 veículos passantes/mês, que poderão ser atendidos na nova Cotrasa. Nossa filial mais próxima está em Cascavel, distante 145 km. Portanto, haverá incremento da área de cobertura em quase 10%. Vamos aumentar as vendas e crescer na participação de mercado local, do qual, hoje, a marca Scania detém em torno de 35%. Os produtos Scania proporcionam o menor custo total de operação”, conclui Locatelli.

“A Casa Scania Cotrasa Santa Terezinha de Itaipu já está dentro dos modernos padrões que regem as normativas da Scania para sua rede de concessionárias”, comenta Pietro Nistico Neto, gerente de Desenvolvimento de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.

São 1.300 metros quadrados de área construída, dentro de um espaço total de 8.500 metros quadrados, e 14 boxes de atendimento na oficina.

“Em todas as ações da Cotrasa, o cliente está sempre em primeiro lugar e a sua satisfação é o nosso principal objetivo. Nesse novo ponto de atendimento, não será diferente. Quando estudamos uma nova filial, analisamos desde o melhor local ao perfil dos clientes próximos e potencial de frotas passantes. Estamos muito bem estruturados para atender as demandas desta região. Sabemos da grande concentração de veículos rumo às rotas do Mercosul e demais países da América do Sul. Nosso compromisso com o cliente é oferecer o melhor atendimento e uma completa solução de transporte”, diz Maxilane Susstrunk, gerente de Operações Cotrasa Cascavel e Santa Terezinha de Itaipu.

Scania

BANCO MERCEDES-BENZ É PIONEIRO EM OPERACIONALIZAR O BNDES FINAME FUNDO CLIMA E O REFROTA

O Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB), líder em financiamentos em todos os segmentos de atuação, apresenta duas grandes novidades que irão movimentar o mercado. A primeira é o Finame Fundo Clima, produto do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que visa garantir recursos essenciais para apoiar projetos, estudos e financiamentos voltados à aquisição de equipamentos que tenham como objetivo controlar a emissão de gases de efeito estufa.  A outra é o Refrota, financiamento do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), que está de volta, agora com os investimentos do Novo PAC do governo federal. O BMB é a primeira instituição financeira a operacionalizar os novos produtos.

O Finame Fundo Clima chega para facilitar o crédito para clientes Mercedes-Benz na compra do ônibus urbano eO500U, primeiro chassi de ônibus 100% elétrico da marca. O produto oferece custos mais baixos que o Finame convencional e condições mais atraentes, como taxas fixas de juros.

“A iniciativa trará benefícios para nossos clientes, mas principalmente para o meio ambiente e para a sociedade, reforçando o compromisso da marca Mercedes-Benz em oferecer soluções de mobilidade sustentáveis e ambientalmente responsáveis”, diz Leonardo Piccinini, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz.

As empresas interessadas podem financiar até 100% do valor do bem, com prazo de até 180 meses e carência de até 60 meses para o primeiro pagamento, com taxas de juros fixas de até 10,33% ao ano e condições sujeitas à política de crédito da instituição. No BMB, são elegíveis ao financiamento companhias de transporte público e urbano com faturamento superior a R$ 300 milhões. “Com o Finame Fundo Clima, estamos ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas e ainda oferecendo condições especiais para a aquisição de um veículo com tecnologia de última geração, como o eO500U. Além do benefício para o meio ambiente, trazemos mais segurança, modernidade e conforto para os usuários de ônibus”, afirma Marcello Larussa, diretor Comercial do Banco Mercedes-Benz.

O Fundo Clima é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e existe desde 2009. Em 2023, foi reformulado. Em abril de 2024, o BNDES recebeu do Ministério um aporte de R$ 10,4 bilhões e a gestão dos recursos. Hoje, o Fundo Clima se destaca como um dos principais instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Refrota de volta

O Refrota, programa lançado em 2017 destinado à renovação e ampliação das frotas de ônibus urbanos em todo o país, com consequente melhora da qualidade de vida da população, está de volta. Assim como fez à época de seu lançamento, o Banco Mercedes-Benz será o primeiro a operacionalizar o produto nesta nova fase.

Como parte do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), em consonância com os investimentos do Novo PAC do governo federal, o Refrota é um importante produto que apoia empresas privadas especializadas nos serviços de transporte público. O crédito é concedido com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Por meio do BMB, serão oferecidas as melhores condições. As empresas poderão financiar até 95% do valor do veículo em até 96 meses, já inclusa a carência de até seis meses, com condições sujeitas à política de crédito da instituição. A taxa total de juros para o cliente final é de 9% ao ano e o indexador é a Taxa Referencial (TR).  Não há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

“Temos orgulho de sermos especialistas na operação do Refrota e estamos comprometidos em continuar oferecendo soluções financeiras que promovam a modernização e eficiência do transporte público. Nosso empenho e expertise neste setor reforçam nossa missão de contribuir para um futuro mais sustentável e conectado”, conclui Larussa.

Banco Mercedes-Benz

O Banco Mercedes-Benz, desde 1996 no Brasil, atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e linha Sprinter) e de automóveis de passeio da marca Mercedes-Benz. A instituição, por meio da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, também oferece produtos de seguro integrado e prestamista para os planos de financiamentos de seus clientes e Garantia Estendida para caminhões, vans e veículos de passeio Mercedes-Benz.

Em fevereiro de 2024, foi lançado o “Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus”, produto de aluguel de veículos pesados que chega para complementar o portfólio de serviços oferecidos pela Daimler Truck Financial Services (DTFS) no Brasil, detentora do Banco Mercedes-Benz e da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, e agora também da nova empresa de locações, a Daimler Truck Locações e Serviços (DTLS).

O Banco está presente no país por meio de suas regionais em São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e de seus canais digitais. A sede emprega 240 colaboradores e atende a mais de 211 concessionários da marca.

> Clique aqui e visite o site do Banco Mercedes-Benz 

Banco Mercedes-Benz
Grupo Printer Comunicação

AVANÇOS E DESAFIOS RUMO À MOBILIDADE VERDE: O PAPEL DO BRASIL. Por Ricardo Guggisberg*

eDAILY, veículo comercial leve, 100% elétrico, fabricado pela IVECO.
Estamos vivenciando uma era emocionante na transformação da mobilidade urbana global, impulsionada pela eletrificação dos transportes. Países ao redor do mundo estão adotando veículos eletrificados como uma resposta crucial às demandas por sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica. No Brasil, esse movimento também ganha destaque, com o engajamento das entidades do setor e iniciativas governamentais para promover essa transição.

Nos próximos dias 22 e 23 de agosto, o C-Move Minas – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, será mais um marco importante nessa discussão. No prestigioso espaço da Casa Fiat da Cultura, especialistas e autoridades se reunirão para avaliar não apenas o status atual, mas também o futuro da Mobilidade Verde. Este congresso, a exemplo do que já temos realizado neste ano em Brasília e Florianópolis, não apenas celebra os avanços conquistados, mas também debate estratégias para um transporte público mais sustentável, incluindo a adoção de veículos eletrificados, que já é uma realidade em grandes capitais ao redor do mundo.

A eletrificação dos transportes não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma oportunidade econômica significativa. Ela transforma mercados, gera empregos e revoluciona a gestão empresarial, promovendo economia e bem-estar com importante impacto ambiental. Empresas estão assim inovando e criando soluções através da eletromobilidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida das comunidades.

É crucial, portanto, reconhecer que, junto com os benefícios, surgem desafios. O manejo ambiental das baterias de íon-lítio, por exemplo, demanda estudos contínuos para mitigar impactos ambientais e garantir práticas responsáveis ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos. Essa responsabilidade tem sido abraçada pelo mercado, que investe em programas de pesquisa e desenvolvimento para assegurar a integridade ambiental.

No Brasil, um país rico em recursos naturais e inovação, surge a importante questão: seria a combinação de motores eletrificados com etanol a solução ideal para nossas necessidades específicas de mobilidade? Este é um tema que merece atenção durante o C-Move Minas, onde exploraremos as potenciais sinergias entre tecnologias limpas e fontes energéticas renováveis.

Neste contexto dinâmico, é fundamental o envolvimento e a colaboração de todos os setores envolvidos. Governos, empresas e sociedade civil devem unir esforços para promover políticas públicas robustas e incentivos que acelerem a adoção de tecnologias sustentáveis. O programa governamental Mover, por exemplo, tem sido um passo positivo nessa direção, oferecendo suporte e incentivo para a eletrificação dos transportes no país.

Estamos no caminho certo, mas ainda há muito a ser feito. Vamos continuar essa conversa, buscando soluções que beneficiem não apenas o meio ambiente, mas também a economia e o bem-estar de todos. Junte-se a nós no C-Move Minas, em Belo Horizonte, e faça parte dessa transformação rumo a uma mobilidade mais verde e eficiente.

* Ricardo Guggisberg é Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável e da MES Eventos, organizadora do C-Move Minas.

C-Move Minas
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Gilberto dos Santos
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