quarta-feira, 24 de julho de 2024

MAXION APRESENTA CHASSI PARA ÔNIBUS ELÉTRICOS NA LAT.BUS

A Maxion Structural Components, líder na produção de componentes estruturais automotivos nas Américas, apresenta um conceito inovador de um chassi integrado com Battery Pack para ônibus elétricos na Lat.Bus 2024, a principal feira latino-americana de transporte urbanos. Este chassi integra 08 Battery Packs LFP da ForseePower entre as longarinas do chassi, totalizando 288 KWh de capacidade energética. O projeto focou em uma estrutura de montagem dos Packs no chassi que não comprometa a capacidade de passageiros assim como um fácil acesso para montagem e desmontagem dos sistemas.

Após o anúncio oficial em 2023, esta será a primeira exibição oficial da colaboração entre a Maxion e a ForseePower, líder europeia especializada em sistemas de baterias inteligentes para transporte sustentável. Desde então, ambas as empresas têm trabalhado para desenvolver uma solução única que se destaca pela integração de sistemas de baterias de alta qualidade em chassis de veículos pesados, oferecendo maior capacidade de armazenamento, durabilidade e confiabilidade.

A solução completa de integração de sistemas de bateria, chassis e demais peças estruturais de veículos também permite a conversão de frotas de veículos à combustão em elétricos, gerando uma oportunidade para atender metas de ESG a curto prazo.

A Lat.Bus & Transpúblico 2024 acontecerá no São Paulo Expo, nos dias 6, 7 e 8 de Agosto de 2024.

A Maxion Structural Components é uma divisão de negócios da Iochpe-Maxion, líder mundial na produção de rodas automotivas e líder na produção de componentes estruturais automotivos nas Américas. A Companhia possui 33 plantas fabris localizadas em 14 países e aproximadamente 17.000 funcionários. Além da unidade de componentes estruturais, a empresa atua com a Maxion Wheels.

Forsee Power é um grupo industrial de origem francesa, especializado em sistemas de baterias inteligentes para transporte elétrico sustentável (veículos leves, fora de estrada, ônibus, trens e navios). Um player importante na Europa, Ásia e América do Norte, o Grupo projeta, monta e fornece sistemas de gerenciamento de energia baseados em células que estão entre os mais robustos do mercado e fornece instalação, monitoramento e manutenção no local e remotamente. Mais de 2.000 ônibus e 100.000 LEV (low emission vehicles) foram equipados com baterias Forsee Power. O Grupo também oferece soluções de financiamento (leasing de baterias) e soluções de segunda vida para baterias de transporte. A Forsee Power e seus 650 funcionários estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o Grupo obteve a medalha de ouro da principal agência de classificação de sustentabilidade EcoVadis. Clique aqui e visite o site.

Maxion
Congressa Comunicação

NISSAN PROMOVE TREINAMENTOS E ESTIMULA DEBATE SOBRE DESIGUALDADES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA

No dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Sua origem remonta a 1992, quando foi realizado o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, em Santo Domingo (República Dominicana), para propor a união entre elas e o combate ao racismo e ao machismo que sofrem. Desde então, a data marca um importante momento de reflexão sobre essas violências estruturais. Tendo isso em vista, a Nissan do Brasil, por meio de seu grupo voluntário de Equidade Racial e da área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), está promovendo internamente uma série de painéis denominados "Conexões Negras". O objetivo é estimular o debate e dar visibilidade à luta e as conquistas dessas mulheres.

Além de conscientizar e sensibilizar os funcionários da Nissan a respeito dessas questões, em mais um passo da marca em sua jornada de proporcionar um ambiente cada vez mais inclusivo, a ação busca destacar trajetórias de sucesso de mulheres negras para empoderar outras a perseguirem suas metas profissionais. O debate também abre um canal para que as convidadas e participantes tenham a chance de tratar das barreiras sistêmicas e do preconceito que já enfrentaram em suas carreiras.

No total, serão 3 painéis, sendo que um deles será amanhã, dia 25, e dois já aconteceram na última sexta-feira, dia 19, no Complexo Industrial de Resende. Na sua fábrica, onde os debates foram presenciais, a marca japonesa interrompeu a produção nesses momentos em prol do treinamento. O "Conexões Negras" contou com a participação de mais de 300 trabalhadores, divididos em duas sessões, uma para atender a cada turno da manufatura.

O encontro foi conduzido por Camila Inácio, especialista em gestão de pessoas e direitos humanos e estrategista em diversidade, equidade e inclusão, e teve como convidada a dra. Fátima Oladejo, que é médica ginecologista e obstetra. Duas funcionárias da Nissan também foram palestrantes: no primeiro turno, Lucinéia Oliveira, Supervisora de Produção da Nissan do Brasil, e, no segundo, Ketheri Bruno, Inspetora de Qualidade da Nissan do Brasil.

Durante o evento, além de demonstrar com dados socioeconômicos a vulnerabilidade social das mulheres negras, Inácio abriu espaço para que as convidadas compartilhassem suas experiências. O público também foi convidado a participar e assumir responsabilidades, respondendo de que forma cada um pode contribuir para combater essas desigualdades.

Já a terceira sessão, que acontecerá nessa quinta-feira, será de maneira online para os funcionários de todos os escritórios da Nissan do Brasil. Desse debate irão participar Camila Inácio, que esteve nos painéis realizados na fábrica, a dra. Abdulay Eziquiel – médica cirurgiã plástica e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – e Adriele Santiago, analista sênior de Marketing da Nissan do Brasil).

"Essa oportunidade me possibilita revisitar minha história e compartilhar o quanto, como mulher negra e periférica, tive que lutar para ganhar espaço nos estudos, no mercado de trabalho e na vida. Espero servir de inspiração para outras mulheres negras que se identifiquem com minha história, e que possamos juntas celebrar nossas conquistas e muitas mais que virão", disse Adriele Santiago.

Histórias de luta e conquistas na Nissan

Adriele Santiago está na equipe de Marketing da Nissan do Brasil há cinco anos. Antes disso, atuou em grandes empresas no setor de varejo alimentar. Tem uma década de experiência na área, com formação em Marketing e pós-graduação em Branded Content. Esse período permitiu que ela aprendesse a lidar com as barreiras do machismo e do racismo no ambiente corporativo, mas o caminho não foi fácil.

"Infelizmente, já passei por situações em que colegas de trabalho me interrompiam constantemente ("manterrupting") ou tentavam me explicar algo que eu acabara de dizer ("mansplaining"). Essas atitudes me traziam insegurança, parecia que a minha opinião não tinha valor, ou que eu não dominava o assunto que estava sendo discutido. O exercício de se reconhecer como merecedora de espaço e de voz precisa ser praticado diariamente, trazendo à memória nossas batalhas diárias e as vitórias que carregamos em nossa bagagem e que nos trouxeram até aqui. Somos merecedoras, como qualquer outra pessoa, de oportunidades e reconhecimento, e esse reconhecimento precisa partir de nós", avalia.

Lucinéia Oliveira, por sua vez, está na Nissan desde 2013 e é supervisora de produção do Complexo Industrial de Resende há cinco anos. É graduada em Administração de Empresas e tem formação técnica em Mecânica Industrial. Para ela, o encontro foi importante porque serviu de inspiração e motivação para outras mulheres. Pessoalmente, ela sentiu que mudou a maneira como os colegas a enxergam.

"Hoje eles me veem como uma mulher capaz de liderar e que lidera homens, mas eles não sabiam o que passei ou o que vivi para chegar aqui. Pessoas que participaram do encontro me abordam e, para muitos, me ver aqui é uma quebra de paradigma. 'Ela é mulher e ainda uma mulher preta', eles se surpreendem. E eu adoro ser desafiada", disse.

Toda essa confiança, porém, foi construída gradativamente. Apesar de o caminho ser mais árduo para as mulheres negras, que precisam provar sua capacidade ainda mais do que outros grupos sociais, Oliveira considera que a única maneira de vencer essas barreiras é derrubando-as.

"Em um episódio, um rapaz falou que não colocava fé em mim. Muitos falam até hoje, com olhares do tipo `o que ela está fazendo aqui?´ O que posso dizer é: não desista, lute até conseguir, a nossa cor exige que sejamos ainda melhores, então faça a diferença, seja excelente no que faz. O racismo não pode parar nossos sonhos", defendeu.

Já Ketheri Bruno é inspetora de qualidade na Nissan do Brasil, com mais de 7 anos de experiência no setor automotivo. Formou-se em Logística pela Faculdade Estácio de Sá, tem habilidades em processos produtivos e gestão de qualidade e busca alcançar metas e manter altos padrões de excelência. Além da carreira, tem paixão pelo canto e deixou, por meio de uma música, sua mensagem aos colegas no fim do painel: convidou o público a cantar um trecho da música "Cota não é esmola", de Bia Ferreira e Doralyce.

Nissan Brasil

TURIS SILVA RENOVA FROTA COM 40 MICRO-ÔNIBUS MARCOPOLO SENIOR

A Turis Silva, importante operadora de transporte rodoviário do Rio Grande do Sul que está comemorando 35 anos de atividades, receberá até o final do mês de agosto 18 novos micro-ônibus Marcopolo Senior. Os veículos serão utilizados em operações de fretamento empresarial e fazem parte de uma compra de 40 unidades. As demais 22 unidades serão entregues até o final deste ano.

“É muito importante esse fornecimento para a Turis Silva, cliente tradicional e com frota 100% Marcopolo. Os novos veículos fazem parte do planejamento estratégico da empresa com foco na diminuição de emissões e vão colaborar para aprimorar os serviços prestados aos clientes neste momento tão delicado e de muita união para todos os gaúchos”, enfatiza Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Os 40 micro-ônibus Marcopolo Senior possuem 9.100mm de comprimento total, chassis Mercedes-Benz LO 916 Euro 6 e duas diferentes configurações internas. Treze unidades têm capacidade para 28 passageiros em poltronas Executiva e 27 unidades, 18 lugares, com poltronas semileito, todas com tomada USB e porta-copos.

Os Marcopolo Senior fornecidos para a Turis Silva contam com sistema de ar-condicionado Valeo com Aquecimento, Dispositivo de Transposição Acessível (DTA) para total acessibilidade, GPS e câmeras de monitoramento. Possuem parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico, sistema de áudio e vídeo com preparação para DVD e monitor e porta- pacotes.

O micro-ônibus Senior tem design moderno, com conjuntos óticos arrojados, tanto dianteiro como traseiro. O modelo possui grande área envidraçada, para-choques envolventes e oferece amplo espaço interno, com conforto e comodidade para os passageiros.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

GITI TIRE FOCA NO BRASIL PARA AMPLIAR SUA ATUAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL

Marca aposta em produtos top de linha para alavancar novos negócios no País, visando também o segmento de pneus para veículos híbridos e elétricos

Pneus GitiSport S2 e GitiControl P10 

Considerada pela Brand Finance® a "marca de pneus de crescimento mais rápido no mundo”, a Giti Tire quer intensificar sua presença no mercado brasileiro por meio da comercialização de produtos com excelência tecnológica, como o GitiControl P10, o GitiSport S2, o GitiSport GTR3 Powered by Sparco® e seu mais recente lançamento GitiXcursion XT71. Todos eles acabam de ser apresentados durante convenção promovida pela empresa, que reuniu 35 parceiros comerciais que já atuam na América Latina.

Com mais de 70 anos de existência, a Giti tem crescido continuamente sua base de negócios fornecendo pneus como Equipamento Original para mais de 675 modelos produzidos pelas principais montadoras em todo mundo. Isso vem garantindo excelentes perspectivas de crescimento, ao mesmo tempo em que aumenta a presença da marca em veículos exportados para todos os continentes. No Brasil, as perspectivas também são otimistas. Além de equipar automóveis movidos a energia sustentável, que estão ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional, desde 2005 a Giti fornece, de forma ininterrupta, a montadoras instaladas no País.

“Durante esse período, ganhamos diversos prêmios que ressaltam a qualidade de nossos produtos e a excelência na pontualidade de entregas”, explica o gerente de vendas da Giti Tire para o Mercosul, Carlos Spreafico, responsável pelo relacionamento com montadoras na região. Dois bons exemplos são o GitiComfort 228, na medida 195/55R16 91V XL, que desde 2017 equipa o VW Polo; e o GAR820, homologado para os caminhões VW Delivery em duas medidas: 215/75R17.5 e 235/75R17.5. “São produtos exaustivamente testados pelas montadoras, inclusive aqui mesmo no Brasil, comprovando a aptidão dos pneus Giti em atender as necessidades do consumidor brasileiro, um motorista exigente e apaixonado por seu carro”, acrescenta Spreafico.

Veículos Elétricos

Outro bom exemplo de produto que já faz parte do cotidiano do brasileiro é o GitiComfort 225v1. Desenvolvido para veículos híbridos e elétricos, ele é equipamento original do BYD Song Plus e GWM Ora 03.

A Giti orgulha-se de ser protagonista em um importante momento da indústria automobilística, o que tem impactado diretamente na valorização da marca, fazendo com que no ranking da Brand Finance® superasse em crescimento tradicionais fabricantes de pneus, mesmo ocupando a nona posição entre as maiores e mais fortes marcas de pneus do mundo. “Um em cada dez veículos produzidos na China pelas principais montadoras tem pneus Giti como equipamento original; em se tratando de veículos elétricos, somos OE em cada sete modelos.  Nossa capacidade tecnológica, de atender as expectativas dos fabricantes de carros elétricos no principal e mais avançado centro de desenvolvimento desses produtos, tem sido um dos impulsionadores da valorização da marca Giti”, acrescenta Spreafico.

Por meio de parcerias colaborativas, a Giti vem mantendo o protagonismo no desenvolvimento de pneus para veículos elétricos, fortalecendo assim sua posição como parceira confiável de alguns dos fabricantes de automóveis mais renomados do mundo, como Volkswagen, GM, Stellantis, Renault, Smart, Audi, BMW, Nissan, Jac Motors, Mercedes Benz, FAW, Hyundai, BYD e Foton. Junto aos consumidores finais, sua reputação também tem progredido significativamente no Reino Unido, na Itália e na Alemanha. “Queremos agora fortalecer nossa marca no Brasil, por meio de produtos reconhecidos nos mercados mais exigentes. Este é um dos desafios da Giti no momento, concretizar novos negócios no Brasil porque produzimos com excelência reconhecida pelas principais montadoras”, destaca Spreafico.

Tecnologia e inovação – Um dos principais diferenciais estratégicos da empresa atende pelo nome AdvanZtech, uma plataforma revolucionária que combina elementos avançados de Segurança, Ruído, Resistência, Economia de Combustível, Tecnologia Inteligente e Manuseio de Precisão. Essa inovação tecnológica diferencia a Giti de seus concorrentes, proporcionando benefícios incomparáveis aos seus usuários. É por meio dela que a empresa desenvolve uma ampla gama de produtos, com particular sucesso em pneus para veículos elétricos.

Entre as inúmeras inovações já desenvolvidas destacam-se os pneus inteligentes, com chip RFID, auto selantes, com espuma silenciosa, de baixa resistência ao rolamento em baixa temperatura e pneus feitos de materiais sustentáveis, entre outros. Com sede em Cingapura e operando com cinco fábricas localizadas nos Estados Unidos, Indonésia e China, a Giti possui escritórios comerciais espalhados pelo mundo e mais de 70.000 pontos de vendas. Seu compromisso com o controle de qualidade é evidenciado pelo credenciamento IATF 16949:2016 e o credenciamento do Sistema de Gestão Ambiental ISO14001 recebido por todas as suas unidades fabris.

Distinguindo-se de outras marcas de pneus, o foco da Giti na sustentabilidade também foi reconhecido pela Brand Finance®, cujo Valor de Percepção de Sustentabilidade da marca subiu três posições neste ano, passando de 10ª para a 7ª colocação nesse ranking específico. Dedicada à sustentabilidade abrangente, incluindo em seus processos produtivos, a Giti estabeleceu metas ambiciosas, como a utilização de materiais 100% de origem sustentável e a fabricação com Emissões Líquidas Zero até 2050.

SD&Press

ALTAIR PROMOVE WORKSHOP DE DESIGN GENERATIVO PARA O SETOR AEROESPACIAL E DE DEFESA


A Altair, líder global em inteligência computacional, realizou recentemente, no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, um workshop de design generativo que apresentou soluções e tecnologias de design conceitual de última geração. O evento reuniu profissionais e pesquisadores de algumas das principais organizações e instituições do mundo para apresentar tecnologias que estão acelerando o desenvolvimento de produtos com design generativo.

Engenheiros, profissionais de design e de produtos de empresas como Boeing e Embraer - além de startups e professores de instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea Brasileira (IEAV) - participaram e compartilharam as principais perspectivas sobre os tópicos e as tecnologias que estão revolucionando o setor aeroespacial e de defesa, incluindo simulação, computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial (IA). No geral, o evento destacou como a tecnologia e as soluções da Altair ajudam as empresas a alcançarem excelentes resultados no projeto de sistemas ou partes da estrutura de uma aeronave rapidamente, com um número significativamente menor de testes do que os métodos tradicionais.

"Nosso objetivo foi apresentar a nova geração de ferramentas de exploração de design da Altair que combinam engenharia aeronáutica e ciência de dados para acelerar o desenvolvimento da indústria aeroespacial e de defesa", disse Felipe Mazzer, gerente de contas aeroespacial e de defesa da Altair Brasil.

Os recursos do solver sem malha do Altair® SimSolid®, que eliminam a necessidade de simplificação da geometria, tornam a análise estrutural extremamente rápida. O novo Design Explorer, totalmente integrado ao ambiente Altair HyperMesh®, com recursos avançados de visualização e categorização orientados por IA/aprendizado de máquina, facilita a análise de trade-off de restrições e carregamentos complexos.

"O workshop da Altair apresentou várias novas tendências que estão acelerando o desenvolvimento de produtos da indústria aeroespacial e de defesa com design generativo. Os melhores investimentos em tecnologia e a visão pioneira da Altair são essenciais para estabelecer as bases para essa nova era da engenharia aeronáutica", disse Lister Guillaumon, diretor de programas da Akaer Engenharia S.A.

“A Akaer é uma empresa que fornece soluções tecnológicas para o mercado aeronáutico há mais de 30 anos. Temos testemunhado muitas mudanças na forma como os engenheiros executam suas atividades, e a indústria está agora, sem dúvida, à beira de uma mudança revolucionária com a IA e o aprendizado de máquina se tornando cada vez mais presentes no ambiente de engenharia", finaliza.

Para saber mais sobre as soluções de engenharia baseadas em IA da Altair, acesse o site clicando aqui.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

VOLKSCARE LANÇA TORRE DE CONTROLE PARA A GESTÃO DE TRANSPORTE

VolksCare, a estrutura de serviços e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, inaugura uma nova era na gestão de transporte com o Volks|Uptime. Integrando serviços e dados de veículos conectados através da Plataforma RIO, e funcionando como uma torre de controle, a plataforma identifica alertas e direciona o serviço necessário para o cliente de forma ágil e eficiente, aumentando ainda mais a disponibilidade dos veículos.

Atualmente, mais de 4.000 veículos são monitorados através do Volks|Uptime, proporcionando uma leitura inteligente, focada em disponibilidade operacional, economia e eficiência. Utilizando a conectividade RIO, os dados são armazenados em nuvem, permitindo uma rápida resposta a fim de aumentar a disponibilidade dos veículos e consultoria para melhora da performance.

"O Volks|Uptime é um serviço proativo, preditivo e também preventivo, dispondo de uma diagnose remota e demais alertas referentes às revisões e manutenções dos veículos. Permite um melhor planejamento das paradas para eventuais reparos, resultando em uma maior disponibilidade para os clientes”, afirma Antonio Cammarosano, diretor de Serviços e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Após as identificações dos alertas e da performance dos veículos, são agendadas as revisões e eventuais manutenções no concessionário mais próximo da rota do motorista, com verificação antecipada das necessidades de peças, para manter os veículos sempre com a máxima disponibilidade. Caso o alerta for crítico, mecânicos ou guinchos são enviados imediatamente ao local do veículo. Em caso de possibilidade de melhoria de performance, relatórios são enviados aos clientes mostrando os pontos de possível melhoria.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

MATTIA BINOTTO ASSUME POSIÇÃO DE LIDERANÇA DA AUDI NA FÓRMULA 1

Executivo será diretor operacional e técnico da Sauber Motorsport AG

Os preparativos para ingressar na principal competição do automobilismo global estão a todo vapor na Audi. Como parte da aquisição completa de todas as ações da Sauber Holding AG e do realinhamento de sua estrutura de controle, a gestão da futura equipe de fábrica da Audi está sendo renovada. No dia 1º de agosto, o ex-chefe da equipe de F1 Mattia Binotto se juntará ao projeto Audi F1 e assumirá sua liderança nas dependências da Sauber na cidade de Hinwil, na Suíça.

“Estou muito satisfeito por termos conseguido recrutar Mattia Binotto para o nosso ambicioso projeto de Fórmula 1”, destacou Gernot Döllner, CEO da AUDI AG. “Com sua vasta experiência de mais de 25 anos na Fórmula 1, ele sem dúvida será capaz de contribuir de maneira decisiva para a Audi.” Após se formar em engenharia mecânica na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, o italiano se juntou imediatamente à equipe de testes de F1 da Ferrari, em 1995. Posteriormente, ocupou vários cargos, de Engenheiro-chefe à Gerente do Departamento de Motores e Diretor Técnico. Em 2019, ele também foi nomeado Chefe de Equipe da Escuderia Ferrari.

No futuro, Mattia Binotto será Diretor Operacional e Diretor Técnico (COO e CTO) na equipe de liderança da Sauber Motorsport AG, com responsabilidade pela gestão operacional e sucesso esportivo da equipe de corrida. Mattia Binotto se reportará ao Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG.

A decisão de Mattia Binotto faz parte do realinhamento da estrutura de controle da futura equipe de fábrica da Audi. Este realinhamento garante a autonomia e independência do projeto Audi F1. Neste contexto, a Audi está reorganizando a equipe de gestão das suas atividades de F1. “Nosso objetivo é avançar com todo o projeto da Fórmula 1 por meio de estruturas de gestão claras, responsabilidades definidas, interfaces reduzidas e processos de tomada de decisão eficientes. Para isso, a equipe deve ser capaz de agir de forma independente e rápida”, afirma Gernot Döllner, que futuramente assumirá o cargo de presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG.

Oliver Hoffmann, anteriormente presidente dos conselhos de administração de todas as empresas Sauber, e Andreas Seidl, anteriormente CEO da Sauber Motorsport AG e Sauber Technologies AG, estão deixando o projeto como parte desse realinhamento. “Gostaria de agradecer a Oliver e Andreas pelo seu importante trabalho no estabelecimento da nossa entrada na Fórmula 1 e pelo seu compromisso em prepará-la”, afirma Gernot Döllner.

Audi do Brasil

SÃO PAULO OKTOBERFEST CELEBRA 200 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

A São Paulo Oktoberfest, um dos eventos mais esperados do calendário cultural paulistano, que ocorrerá no Parque Villa Lobos de 10 a 20 de outubro, será um dos principais palcos para a comemoração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, celebrado oficialmente nesta semana, no dia 25 de julho.

Carnaval na Sociedade Germania, São Paulo, em 1930. Foto: Divulgação.

“A 7ª edição da São Paulo Oktoberfest será uma homenagem vibrante a essa história bicentenária. Planejamos uma programação especial que incluirá gastronomia típica alemã, exposições, diversidade musical, dança e oficinas culturais”, antecipa Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente da São Paulo Oktoberfest.

Alexander Seitz, Embaixador da São Paulo Oktoberfest e Chairman da Volkswagen América Latina, destaca a profunda e frutífera integração entre as culturas brasileira e alemã no contexto dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. “Essa parceria tem sido um exemplo de sucesso, refletido no significativo impacto econômico e cultural da comunidade alemã no Brasil”. Ele lembra que o polo industrial alemão em São Paulo é o maior do mundo fora da Alemanha, evidenciando a força desta colaboração.

O Bicentenário da Imigração Alemã

O início dessa longa e rica história de imigração ocorreu em 1824, quando um grupo pioneiro de alemães desembarcou no Brasil a bordo do navio Germania. Esses imigrantes iniciais se estabeleceram no Rio Grande do Sul e, posteriormente, em 1827, outros chegaram ao estado de São Paulo pelo porto de Santos a bordo do navio Galera Holandesa Maria. Esses colonos foram fundamentais no desenvolvimento agrícola, especialmente nas lavouras de café das regiões de Santo Amaro e Rio Claro.

Ao longo dos séculos XIX e XX, cerca de 300 mil alemães chegaram ao Brasil, desempenhando papéis vitais em diversas áreas, como agricultura, indústria, comércio, arquitetura e artes. A Hospedaria de Imigrantes do Brás e do Bom Retiro registrou mais de 27 mil matrículas de alemães entre 1887 e 1978, evidenciando a significativa presença teutônica na capital e no interior paulista. Esses imigrantes não apenas se adaptaram ao Brasil, mas também preservaram suas tradições culturais, mantendo vivas as danças, costumes e a língua alemã. Essa rica herança cultural continua a influenciar a sociedade brasileira até hoje.

“Ao buscarem melhores condições de vida no Brasil, os imigrantes alemães trouxeram sua cultura, idioma e gastronomia e fundaram instituições que logo depois se tornaram uma parte integral da sociedade brasileira. A celebração deste ano reforça os fortes laços de amizade e história conjunta entre nossos países”, comenta a cônsul-geral em São Paulo, Martina Hackelberg.

Atualmente, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) conta com 800 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Juntas, essas empresas geram cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e empregam 250 mil pessoas diretamente.

 Parceria Inédita com a Oktoberfest de Munique

Foto: Divulgação/São Paulo Oktoberfest

A São Paulo Oktoberfest faz parte do calendário oficial de grandes eventos da cidade e está fortalecendo suas raízes e autenticidade com uma parceria inédita com a tradicional Oktoberfest de Munique. Em maio de 2024, a São Paulo Oktoberfest firmou um acordo histórico com autoridades do Estado da Baviera e com a Prefeitura de Munique, visando fortalecer os laços culturais e turísticos entre São Paulo e a Baviera e promover uma colaboração ainda mais efetiva entre as duas celebrações da cultura alemã. O Governo da Baviera programou, inclusive, a participação de uma delegação composta por autoridades, empresários e representantes da comunidade bávara para participar da abertura oficial da São Paulo Oktoberfest.

Celebrando a Herança Alemã na São Paulo Oktoberfest

Alemães no Tabak-Tal, no Vale do Caí (RS), Colônia Cará, atual Feliz. Foto: Divulgação

Uma das principais atrações do festival deste ano será a exposição "Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã", desenvolvida pelo Prof. Dr. Martin N. Dreher e Erny Mügge. A exposição destacará as contribuições dos imigrantes alemães e suas influências na sociedade brasileira e conta com o apoio da marca Bosch. Além disso, haverá apresentações de dança tradicional e uma série de atividades interativas para todas as idades.

A São Paulo Oktoberfest conta com o apoio institucional de entidades alemãs como a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), o Consulado Geral da República Federal da Alemanha, a Representação do Estado da Baviera no Brasil, o IBA – Instituto Sócio-Cultural Brasil-Alemanha, além da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e da São Paulo Turismo (SPTuris).

Ao longo de suas seis edições na capital paulista desde 2017 (em função da pandemia, não aconteceu a edição de 2020), a São Paulo Oktoberfest já movimentou um público total de 450 mil visitantes e gerou para o turismo local cerca de R$ 100 milhões, além de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

IMMNo mercado há mais de 10 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo, e pelos consagrados São Paulo Fashion Week e São Paulo Oktoberfest.

São Paulo Oktoberfest
Expert & Cia
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

terça-feira, 23 de julho de 2024

VOLARE FLY 10 EDIÇÃO 25 ANOS É O PREFERIDO PARA TURISMO E FRETAMENTO

A Cesartur Viagens e Turismo, operadora de turismo com sede em Caxias do Sul, investe na sofisticação de sua frota e adquire uma unidade do modelo Fly 10 da Série 25 anos. A unidade está sendo utilizada nas operações turísticas na Serra Gaúcha e foi entregue pela concessionária Bormana.

“A escolha da Cesartur Viagens e Turismo pelo Volare Fly 10 reforça as vantagens e características do modelo de mais espaço, conforto interior e sofisticação. Estamos contribuindo para a elevação cada vez maior do padrão de qualidade dos serviços prestados pelos nossos parceiros”, explica Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare.

O Volare Fly 10 tem capacidade para 32 passageiros, mais motorista, é equipado com poltronas semileito (mais espaçosas e confortáveis), com tomadas USB, suporte de celular e porta-copos, e oferece amplo espaço interno e melhor circulação no corredor. Para total acessibilidade, conta com dispositivo de acessibilidade DTA e é equipado com motorização Cummins ISF 3.8, de 162 cv de potência, sistema de freio eletropneumático, o Fly 10 tem comprimento total de 10.145mm.

Para ampliar o conforto dos passageiros, conta com parede total de separação; sistema de ar-condicionado dutado, com calefação; piso com acabamento que imita madeira, para maior sofisticação e requinte; preparação para sistema de áudio e vídeo com DVD e três monitores, porta-copos e porta-pacotes.

A Cesartur Viagens e Turismo está comemorando 25 anos de atividades e é focada nos serviços de transporte de fretamento e turismo na região da Serra Gaúcha. Com frota moderna, equipe altamente capacitada, oficina própria e um moderno sistema de rastreamento dos veículos, se destaca pela excelência no atendimento.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

DIVISÃO DA GWM LANÇA BATERIAS QUE RECARREGAM 600 KM EM 5 MINUTOS E PODEM RODAR MAIS DE 1 MILHÃO DE KM

Marca lançou ainda bateria para híbridos plug-in com o carregamento mais rápido do mercado e que pode rodar até 400 km

A SVOLT, subsidiária do grupo Great Wall Motor na China, acaba de revelar uma linha de baterias short blade (lâmina curta) que pode revolucionar o segmento de dispositivos de armazenagem de energia para veículos.

Para o mercado de veículos 100% elétricos (EVs), a empresa lançou a bateria de lítio de carregamento ultrarrápido SVOLT 6C, do tipo níquel-cobalto-manganês (NCM), que recarrega em surpreendentes 5 minutos e oferece autonomia de até 600 km. Além disso, ela tem versões que chegam a ter uma capacidade total de armazenagem de 100 kWh a 120 kWh, o que fornece um alcance máximo de mais de 1.000 km.

O outro lançamento para EVs é a bateria SVOLT 5C, de lítio short blade do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP) mais avançada do setor, que reduz o tempo de carregamento de 10% a 80% para 10 minutos e possui um ciclo de vida superior a 3.500 ciclos. Com isso, ela seria capaz de rodar mais de 1 milhão de quilômetros. Sua produção deve iniciar em dezembro de 2024.

Para o segmento de veículos PHEV (híbridos plug-in), a SVOLT também apresentou a bateria NCM Dragon Armor PHEV 800V, projetada para arquitetura de plataforma de 800 volts e para suportar carregamento ultrarrápido. Com essa combinação, a bateria se destaca como o produto destinado a PHEV de carregamento mais rápido do mercado automotivo. Comparada às baterias PHEV tradicionais, ela proporciona também uma redução de até 20% no volume que ocupa no veículo e uma densidade de energia de 250 Wh/kg.

Isso permite que os modelos PHEV possam receber baterias que variam de 55 kWh a 70 kWh de capacidade, fornecendo uma autonomia no modo elétrico de 300 km a 400 km, equivalente à de muitos veículos 100% elétricos. Projetada especificamente para a próxima geração de veículos híbridos, a bateria começará a ser produzida em julho de 2025.

Com os novos produtos, a SVOLT agora pode atender de forma abrangente vários modelos de automóveis com diferentes configurações de powertrain, tanto veículos 100% elétricos como híbridos plug-in de médio e longo alcance no modo elétrico.

A SVOLT foi desenvolvida a partir da Unidade de Baterias da GWM. É uma empresa global de alta tecnologia, especializada no desenvolvimento e fabricação de baterias veiculares e armazenamento de energia. A SVOLT foi fundada em 2018 e tem sede em Changzhou, província de Jiangsu.

GWM Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

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BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS INVESTE EM PROJETO DE DRONES PARA GESTÃO NOS ARMAZÉNS

A Bravo Serviços Logísticos passa a ser uma das empresas pioneiras no setor logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola na implementação da operação de drones para a gestão de inventário de produtos armazenados em suas unidades. Visando trazer mais segurança, rapidez e acuracidade, o projeto busca otimizar o tradicional processo de inventário com o apoio da tecnologia.

A parceria do novo investimento é com a Logistics Reply, multinacional italiana e uma das líderes mundiais em soluções e sistemas de logística e supply chain que, através de um de seus softwares próprios e da tecnologia LEA Reply Drone, oferece diversos benefícios, como o ganho de produtividade de mais de 450% em relação ao método convencional, além da precisão e da visibilidade dos processos logísticos, possibilitando uma entrega de melhor qualidade e, consequentemente, a satisfação total do cliente.

A segurança dos colaboradores, organização nos armazéns, facilidade nas comprovações e pesquisas de mercadorias, auditorias e fiscalizações e aprimoração na rastreabilidade, são outras vantagens de destaque. A tecnologia ainda permite agilidade na leitura dos produtos, que pode variar de acordo com o posicionamento das etiquetas entre 6 e 10 segundos, e captação de imagens por onde passa, fazendo com que os registros auxiliem na conferência de possíveis avarias.

Em longo prazo, a ideia é que, por meio da inteligência artificial, esses registros de danos ou materiais violados sejam acionados previamente para que o drone possa identificar futuros casos.

“Os drones representam mudanças na nova era da logística e podem transformar e otimizar muitos dos processos da cadeia de suprimentos. Atuamos com o compromisso de estar sempre à frente em melhorias, inovação e tecnologia, modernizando cada vez mais nossas operações para melhor atender nossos clientes”, finaliza Elimar Elesbon, Diretor de Operações, da Bravo Serviços Logísticos.

O projeto piloto está em implementação em uma das unidades da empresa em Paulínia-SP. A expectativa é que até o início de 2025 todas as filiais da Bravo contem com a tecnologia.

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão. Clique aqui para mais informações.

A Reply é uma multinacional italiana com mais de 26 anos de experiência, oferece soluções de software de ponta que ajudam as empresas a ter uma supply chain digital mais eficiente e conectada, na qual diferentes sistemas, parceiros, pessoas e máquinas interagem de maneira integrada, à partir do uso de tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial, robótica, vestíveis e IoT (internet das coisas). A LEA Reply™ é um conjunto de microsserviços comerciais para inventário, armazenamento, distribuição, entrega, atividades de ponto de vendas e visibilidade de ponta a ponta. Clique aqui e visite o site.

Bravo Serviços Logísticos
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PHINIA MARCA IMPORTANTE CONQUISTA PARA A SUSTENTABILIDADE EM TESTE DE RESISTÊNCIA, DE MAIS DE 1 MIL KM, EM 12 HORAS.

O motor H²ICE (combustão interna a hidrogênio) da PHINIA, conclui rota superior a 1 mil km, demonstrando potencial para um transporte mais limpo e de alto desempenho

Tecnologia oferece reabastecimento rápido, durabilidade e escalabilidade, pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável na indústria de transporte

A PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, anunciou nesta semana os resultados de um teste de durabilidade de alto desempenho, realizado por um de seus veículos com Motor de Combustão Interna a Hidrogênio (H²ICE). O teste, conduzido no primeiro trimestre de 2024, foi uma avaliação rigorosa das capacidades do sistema. O veículo foi submetido a uma desafiadora jornada de mais de 1 mil km em apenas 12 horas, enfrentando condições rigorosas de inverno, com temperaturas mínimas de menos 4 graus Celsius, e totalmente carregado. Esta conquista inovadora demonstra o potencial do hidrogênio como uma alternativa mais limpa e viável aos motores de combustão interna que utilizam combustíveis tradicionais, com foco particular em aplicações de transporte mais severas.

A viagem de 1.056 km, com início e término em Blois, França, demonstrou a capacidade do inovador sistema de propulsão, em dirigibilidade, desempenho e conformidade com padrões rigorosos de emissões e segurança. Os resultados também conferem confiança na viabilidade da motorização H²ICE para aplicações práticas adicionais, incluindo geração auxiliar de energia e esportes a motor.

"Este experimento é apenas um vislumbre do potencial que a tecnologia H²ICE tem para mudar a face do transporte sustentável", comentou Todd Anderson, diretor de tecnologia da PHINIA.  "O sucesso desta demonstração de mais de 1 mil km na estrada, ilustra claramente que os motores H²ICE podem fornecer a potência, durabilidade, desempenho e alcance necessários para aplicações exigentes, tudo isso enquanto produzem quase zero emissões de CO²”, conclui o executivo.

Vantagens da tecnologia H²ICE

A indústria de transporte está sob crescente pressão, tanto por parte da sociedade como por normas regulatórias, para reduzir as emissões veiculares. Embora, investimentos significativos tenham sido feitos para isso, variáveis externas podem impactar o desempenho de um veículo na estrada.

O transporte de carga, frequentemente exige uma operação contínua e severa. Fatores como temperaturas extremas, cargas pesadas, ciclos operacionais contínuos e ambientes severos representam desafios adicionais. Os sistemas H²ICE estão emergindo como uma solução viável, particularmente para aplicações onde o alcance, capacidade de carga e tempos de reabastecimento são fatores críticos, graças a vários benefícios-chave:

• Reabastecimento Rápido: Em comparação com veículos elétricos a bateria (BEVs), que geralmente exigem longos tempos de carregamento, os veículos a combustão por hidrogênio podem ser reabastecidos em minutos, minimizando o tempo de parada e maximizando a eficiência operacional para as diversas modalidades de transporte de carga.

• Durabilidade e Confiabilidade: Os propulsores movidos a hidrogênio se baseiam em mais de um século de desenvolvimento de motores de combustão interna, garantindo uma motorização robusta e confiável.

• Menor Peso: Os inovadores sistemas de trilhos, injetores e controle da PHINIA permitem o uso eficiente do hidrogênio, resultando em um sistema motriz mais leve, em comparação com veículos elétricos com baterias volumosas. Este é um fator crítico para a indústria do transporte, onde maximizar a capacidade de carga é essencial.

A tecnologia H²ICE da PHINIA é projetada para se destacar em aplicações exigentes. Seu sistema de resfriamento eficaz a torna ideal para veículos operando em ambientes adversos. Isso se traduz em desempenho e durabilidade ideais para máquinas fora de estrada, carros de corrida e veículos comerciais leves de alta potência.

O sistema flexível pode ser otimizado para custo, potência ou eficiência, dependendo da aplicação. Isso, juntamente com a resiliência dos sistemas H²ICE a condições ambientais variadas e sua capacidade de aproveitar a infraestrutura de fabricação existente, apresenta a tecnologia da PHINIA como uma solução viável e escalável para acelerar a transição para um futuro de transporte mais limpo e sustentável.

Uma Variedade de Aplicações

A PHINIA está estrategicamente implantando sua tecnologia H²ICE em diversas aplicações para ajudar a maximizar seu impacto ambiental. Essa abordagem multifacetada posiciona a empresa como líder na transição para uma mobilidade mais limpa e sustentável.

Uma área de foco são os veículos comerciais leves (LCVs). Através de colaborações com grandes fabricantes, a PHINIA desenvolveu LCVs H²ICE, que oferecem uma impressionante autonomia de 500 km, desempenho comparável aos dos motores a diesel e emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) significativamente reduzidas.

Além disso, essa tecnologia está prestes a revolucionar o mundo dos esportes motorizados. A excepcional relação potência-peso oferecida pelos motores a combustão por hidrogênio abre caminho para uma participação mais limpa e sustentável em eventos de corridas de longa duração.

Estendendo-se além do setor de transporte, a motorização H²ICE demonstra notáveis capacidades na geração de energia estacionária. Os grupos geradores equipados com essa configuração são capazes de operar continuamente por 24 horas com alta eficiência de carga e partidas rápidas a frio, tornando-os uma solução ideal para aplicações de energia de backup.

Clique aqui para mais informações sobre as soluções de combustível de hidrogênio da PHINIA.

A PHINIA é líder de mercado e fornecedora independente de soluções e componentes de alta qualidade com mais de 100 anos de experiência em fabricação e relacionamentos com o setor, com um forte portfólio de marcas que inclui Delphi, Delco Remy® e Hartridge. Com 13.200 funcionários em 44 locais em 28 países, com sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Trabalhando em veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões pesados e médios, construção fora de estrada, aplicações marítimas, agrícolas e industriais) e veículos leves de passageiros, caminhões, vans e veículos utilitários esportivos, desenvolvemos sistemas de combustível e peças de reposição que mantêm motores de combustão operando com máximo desempenho, do modo mais limpo e eficiente possível, ao mesmo tempo em que investimos em futuras tecnologias que irão liberar o potencial de combustíveis alternativos. Ao fornecer o que o mercado precisa hoje para se tornar mais eficiente e sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolvemos produtos e soluções inovadores para um amanhã mais limpo, somos o parceiro de escolha para uma gama diversificada de clientes industriais e de aftermarket, ao impulsionar nossa jornada compartilhada rumo a um futuro neutro em carbono e livre de carbono.

PHINIA
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PORTO ITAPOÁ TEM A MAIOR FROTA DE CAMINHÕES ELÉTRICOS DO BRASIL

Com a aquisição dos 20 TTs elétricos, Terminal deixa de emitir 2 mil toneladas de carbono por ano na atmosfera, equivalente ao uso de 858 mil litros de combustível.

O Porto Itapoá adquiriu uma frota de 20 novos caminhões elétricos para sua operação interna. Chamados de Terminal Tractors (TTs), esses veículos são usados para a movimentação interna de contêineres no Terminal. A aquisição tem um valor de R$ 20 milhões e é parte do processo de expansão do porto, que agora tem a maior frota de TTs elétricos entre os terminais portuários do Brasil.

O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., ressalta que 858 mil litros de combustível serão economizados anualmente. “Com isso, deixaremos de emitir 2 mil toneladas de carbono por ano na atmosfera”, diz. A expectativa é iniciar as operações dos equipamentos ainda em agosto.

Os TTs serão carregados dentro do próprio Terminal que, desde o ano passado, alterou sua política de aquisição da energia no sistema nacional. “Passamos a adquirir apenas energia provinda de fontes renováveis”, explica Rosa Jr. “Em abril deste ano recebemos um certificado internacional atestando que 100% do nosso consumo de 2023 teve essa origem”, completa, mencionando a certificação I-Rec (Renewable Energy Certificate).

Cada veículo é capaz de carregar até 65 toneladas e tem autonomia de 150km, o que equivale a cerca de 10 horas de trabalho. “Somados, os novos TTs nos darão uma autonomia de 3 mil quilômetros até o seu carregamento, o que mostra que uma boa gestão ambiental tem reflexos diretos na produtividade”, avalia o diretor.

Expansão

O Porto Itapoá inaugurou, em abril deste ano, a fase III de expansão do terminal, com mais 200 mil m² de pátio, contemplando o armazém de 8 mil m², finalizando um aporte de R$ 815 milhões. Com essa ampliação, o Porto Itapoá passa operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil, com 455 mil m², o que vai lhe proporcionar a capacidade de movimentar até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

Faz parte destes investimentos também a aquisição de grandes equipamentos – é o primeiro da América do Sul a operar RTGs (guindastes sobre rodas) híbridos controlados remotamente – e ampliação dos berços de atracação.

Selo ouro

O porto conquistou pela segunda vez, no ano de 2023, o selo ouro do GHG Protocol, programa implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Uso responsável de lubrificantes

O óleo lubrificante usado nos motores diesel dos guindastes sobre pneus (RTGs – Rubber Tyred Gantry Cranes) do Porto Itapoá foi reduzido pela metade. Com isso, o Terminal deixou de usar cerca de 10 mil litros de óleo e mais 120 filtros por ano. A iniciativa baseou-se em um estudo realizado dentro da empresa pela equipe de manutenção, através da metodologia de análise de óleo enviado a laboratório especializado, e comprovou a possibilidade de usar o mesmo óleo pelo dobro do tempo, sem qualquer tipo de prejuízo.

Os estudos duraram cerca de um ano, afirma Rosa Jr. “O óleo desses equipamentos durava 500 horas operacionais e através de análises técnicas indicou-se a possibilidade de aumentar esse tempo. Os resultados laboratoriais confirmaram a possibilidade de dobrar o tempo de uso, sem que o lubrificante perca suas características consideradas ideais”.

O óleo utilizado é encaminhado para uma empresa que faz reciclagem do material, que retorna para o mercado com outros fins. “Mesmo com a destinação correta, é importante reduzir o consumo como um todo, tornando a cadeia mais sustentável”, avalia Rosa Jr.

Porto Itapoá
Logos Conexão e Conteúdo

RANDONCORP RECEBE PRÊMIO DA MERCEDES-BENZ PARA FORNECEDORES GLOBAIS

Na última semana, a Randoncorp recebeu o Daimler Truck Supplier Award, durante a programação do Daimler Truck Supplier Summit 2024, na planta da Mercedes-Benz Wörth, na Alemanha. O encontro, promovido pela Daimler Truck, dona de marcas como a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, reuniu cerca de 200 fornecedores de todo o mundo para debates sobre experiência de produto, estratégias e tecnologia do futuro do transporte.

e/d: Marcus Schoenenberg (CPO, Daimler Truck AG), Sérgio L. Carvalho (CEO da Randoncorp), Ricardo Escoboza (COO da vertical Autopeças da Randoncorp), Bernardo Bregoli Soares (Diretor da Master Sistemas Automotivos), e Matthias Kaeding (Head of Procurement and Supplier Management da Mercedes-Benz do Brasil)

Como fornecedora de soluções em autopeças para a fabricante alemã, a Randoncorp foi a primeira companhia brasileira a ser agraciada com o Daimler Truck Supplier Award, unindo-se a outras seis empresas globais que foram reconhecidas pela Mercedes-Benz pelo alto desempenho no desenvolvimento de soluções inovadoras. Receberam a premiação o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho, o COO da Vertical de Autopeças da companhia, Ricardo Escoboza, e o diretor da Master Sistemas Automotivos, Bernardo Soares.

A relação da Randoncorp com a Daimler Truck se desenvolve, essencialmente, por meio de contratos de fornecimento de componentes, como suspensões, eixos, sistemas de freio, entre outros, para diferentes linhas de veículos comerciais. A atuação se dá por meio da vertical de negócios Autopeças, composta pelas empresas Castertech, JOST Brasil, Master e Suspensys.

Randoncorp
ANK Reputation

ALTAIR APRESENTA ENGENHARIA DE PONTA BASEADA EM IA NO FARNBOROUGH INTERNATIONAL AIRSHOW 2024

A Altair, líder global em inteligência computacional, apresentará suas mais recentes inovações em simulação de engenharia, inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC) no Farnborough International Airshow 2024, que acontece até 26 de julho no Centro Internacional de Exposições e Conferências de Farnborough, no Reino Unido.

“A participação da Altair nesse importante evento internacional do setor aeroespacial está alinhada com os investimentos da Altair Brasil para prover soluções para o desenvolvimento desse segmento no País, como a nossa presença no Parque de Inovação Tecnológica, de São José dos Campos”, comenta Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil.

Os participantes terão a oportunidade de explorar as soluções de engenharia da Altair baseadas em IA, que suportam todo o ciclo de vida aeroespacial, desde o projeto conceitual e a fabricação até o desempenho operacional e a manutenção, reparo e revisão (MRO). A Altair também compartilhará insights sobre aviação sustentável, fábrica inteligente, conectividade avançada e eficiência de engenharia digital.

Destaques da participação da Altair no Farnborough Airshow 2024

Aviação Sustentável através de Demonstrações de Simulação de Engenharia com IA: As soluções de simulação com IA da Altair permitem que os engenheiros aeroespaciais resolvam desafios complexos de design. Ao integrar a IA às tecnologias de design e simulação, a Altair fornece insights sem precedentes e melhorias de desempenho para o design e as operações de aeronaves.

Manufatura eficiente e MRO com demonstrações de gêmeos digitais inteligentes: As soluções Altair utilizam dados operacionais e de projeto para criar gêmeos digitais inteligentes que permitem o monitoramento em tempo real e a manutenção preditiva, ajudando as empresas aeroespaciais a melhorar a segurança, reduzir custos e estender o ciclo de vida de suas aeronaves.- Superioridade digital para demonstrações de defesa: Para agências governamentais, primes e empresas de defesa, a Altair apresentará soluções para navegar no cenário digital em evolução, construir soluções em velocidade, tomar decisões baseadas em dados e entregar programas dentro do prazo e do orçamento.

Apoiando o futuro do setor aeroespacial: O Programa de Aceleração de Startups Aeroespaciais da Altair é uma oferta única que oferece às startups soluções líderes em design e análise de dados que as ajudam a ter sucesso em um mercado global competitivo como o atual. "O poder da inteligência computacional é fundamental para que a indústria aeroespacial avance com melhorias na segurança e na redução do impacto ambiental", disse o Dr. Pietro Cervellera, vice-presidente sênior de aeroespacial e defesa da Altair. "A Altair é a única empresa que fornece o know-how em ciência de dados e ciência de foguetes para levar esse setor ao próximo nível. Estamos entusiasmados em mostrar nosso compromisso com o avanço do futuro da aviação por meio de nossas soluções de engenharia inovadoras, intuitivas e baseadas em IA."

A Altair está no estande 1116 no salão 1. Para obter mais informações sobre a participação da Altair no Farnborough International Airshow 2024, clique aqui e visite o sitePara saber mais sobre as soluções aeroespaciais da Altair, visite o site.

Altair
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