sexta-feira, 26 de julho de 2024

FESTIVAL INTERLAGOS 2024 VAI EXPOR DOIS DOS CARROS MAIS EXCLUSIVOS DO MUNDO: LAFERRARI E MCLAREN P1.

Maior evento de experiência motor do mundo, que será realizado de 8 a 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, o Festival Interlagos 2024 terá dois modelos cobiçados em exposição: a LaFerrari, de 949 cv, e a McLaren P1, com 916 cv.

LaFerrari

Os organizadores do Festival Interlagos 2024 acabam de anunciar a participação de duas supermáquinas exclusivas e raras em todo o mundo: a LaFerrari e a McLaren P1. Maior evento de experiência motor do mundo, que traz em sua essência a atratividade para os apaixonados pelo mundo do automóvel, o Festival vai acontecer entre 8 e 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A presença desses dois modelos desponta como uma das principais atrações desse ano.

Para Márcio Saldanha, CEO do Festival, a satisfação é incontida. “Antes de organizadores do evento, nós somos exatamente como o nosso público: totalmente aficionados por carros. Por isso temos um grande orgulho de anunciar essa nova conquista do Festival Interlagos 2024: teremos dois carros absolutamente raros e inéditos para exposição no Brasil presentes no evento. Sem contar o grande diferencial que é proporcionar experiência de pilotagem aos nossos visitantes, que poderão testar vários carros na pista, eu posso afirmar: não há nenhum outro evento – ou tentativa de evento – no país que exponha modelos tão relevantes no mundo automotivo”, comenta.

Conheça os dois superesportivos

A LaFerrari foi apresentada pela Ferrari em 2013. Com produção limitada a apenas 499 unidades, esse exemplar que estará exposto no Festival Interlagos 2024 é único no país. Toda a carroceria foi construída em fibra de carbono para atingir o menor peso possível. O seu conjunto motriz híbrido é formado por um motor V12 aspirado a gasolina de 789 cv, auxiliado por um propulsor elétrico de 160 cv. No total, são 949 cv de potência e 91,7 kgfm de torque combinados. A LaFerrari acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e tem velocidade máxima de 350 km/h.

Já a McLaren P1 apareceu pela primeira vez em 2012. Teve uma produção ainda mais exclusiva: foram somente 175 unidades fabricadas. A exemplo da LaFerrari, esse exemplar que estará exposto em Interlagos é único no Brasil. Com design fortemente influenciado pelo McLaren MP4-12C da Fórmula 1, o modelo é equipado com o mesmo V8 biturbo das pistas, combinando uma unidade a combustão de 767 cv a um elétrico de 179 cv, que resultam em uma potência combinada de 916 cv. Ela chega a 350 km/h e vai de zero a 100 km/h em somente 2,8 segundos.

Presença de quase 20 montadoras no evento

Com público estimado em 150 mil visitantes, o Festival Interlagos 2024 já tem a confirmação de 19 montadoras presentes: Chevrolet, Renault, Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, RAM, Jeep, Ford, BYD, GWM, Abarth, Honda, Fiat, Land Rover e Neta, Jaecoo e Omoda.

Os ingressos para o Festival Interlagos começam com o STREET PASS (R$ 98,00), que garante acesso a todas as atrações do Festival, incluindo o show do Filipe Ret na sexta-feira (10). Em seguida, outras opções – o grande diferencial do evento – permitem vivenciar a experiência de pilotar na icônica pista de Interlagos. O DRIVE PASS (R$ 495,00) possibilita que o visitante escolha três carros diferentes para acelerar. O SHOW PASS (R$ 250,00), por sua vez, é válido somente no sábado e dá acesso ao Churrasco On Fire, com show da dupla Fernando & Sorocaba e open food por 5 horas. Já o RANGE ROVER PASS dará aos participantes a oportunidade de experimentar três carros exclusivos da marca na pista de Interlagos, ao preço de R$ 1.295,00.

A possibilidade de pilotar carros super esportivos também será dada aos visitantes. O SPORT VIP PASS  (R$ 2.960) permitirá a experiência exclusiva de escolher entre Ferrari Portofino, Ferrari California, Lamborghini Gallardo, Nissan GTR ou Porsche 911 992.

Festival Interlagos 2024
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br
Sara Puerta
sarapuerta@gmail.com

CLEIDE SILVA, UMA DAS REPÓRTERES PIONEIRAS NA COBERTURA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. Por Luiz Carlos Secco*

Foto: AutoData/Divulgação

Uma das rainhas do jornalismo automobilístico brasileiro, símbolo de competência e seriedade, nos surpreendeu ao estrear, em abril passado, como apresentadora do seminário Megatendências 2024, promovido pela AutoData, dividindo a direção do evento junto com Marcio Stéfani, principal diretor da editora.

Depois de 35 anos de trabalho na cobertura de um setor que sempre foi dominantemente masculino, Cleide, uma profissional que transmite calma mesmo num ambiente de agitação, como as greves ou protestos, trocou o dia a dia do jornalismo econômico por um estilo de vida mais calmo e com mais tempo para se dedicar a novos e diferentes desafios.

Cleide uma das primeiras mulheres a trabalhar num ambiente que era absolutamente masculino, mas se adaptou tão bem e construiu uma imagem de competência e seriedade que sua presença em eventos no setor era exigida pelos próprios diretores das empresas. Em reuniões preparativas dos eventos o nome de Cleide era invariavelmente conferido se constava da lista dos profissionais convidados.

Sua carreira como jornalista especializada no setor automobilístico surgiu por acaso. O seu primeiro emprego foi no jornal Diário do Grande ABC, em 1989, onde foi designada para a cobertura da atividade sindical e, pela sequência de movimentos reivindicatórios, acabou sendo escalada para acompanhar a indústria automobilística.

Para a indústria foi um presente porque se tornou setorista titular, até receber convite para assumir a editoria de economia do jornal Diário do Povo, em Campinas, onde permaneceu por três anos.

A oportunidade de trabalhar em Campinas ampliou sua experiência, mas estava divinamente previsto que sua carreira era mesmo o setor automobilístico. E, em 1997, mudou seu endereço profissional para a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, às margens do Rio Tietê, onde é produzido o tradicional e importante jornal O Estado de S. Paulo.

Para ela, a fase inicial nessa atividade representou um sacrifício porque, em eventos de lançamento de novos veículos em que era convidada a fazer um test-drive no novo modelo, sentia receio por não possuir CNH e recorria a alguma desculpa para não confessar que não podia dirigir.

Cleide divide o pioneirismo com algumas colegas de profissão e ressalta as virtudes de Alzira Rodrigues, atualmente no site Auto Indústria; Marli Olmos, do Valor Econômico e Helena Coelho, assessora de Imprensa do Sindipeças, mas afirma que existem várias outras profissionais de muita experiência que se dedicam com grande talento.

Como reconhecimento a suas virtudes de competência, seriedade, simplicidade e forte rigor profissional foi a jornalista do setor automobilístico mais premiada do Brasil, pelos próprios colegas de profissão. Entre os títulos, foi eleita várias vezes como a melhor do País no setor automobilístico e também conquistou os prêmios Top 50 e Top 100 de economia, negócios e finanças do País.

Guarda gratas lembranças de sua carreira como as coberturas importantes que a emocionaram, entre as quais a greve dos metalúrgicos quando a Ford demitiu trabalhadores às vésperas do Natal e os funcionários atingidos foram readmitidos; os aposentados que voltaram a trabalhar na linha de montagem da Kombi;  a viagem à Afuá, ilha do Pará onde é proibida a entrada de veículos, mas a população improvisou um carro unindo duas bicicletas, e a primeira visita de Lula como presidente da República à fábrica da Volkswagen.

Sempre presente nos principais eventos automobilísticos foi eleita entre os Top 50 – em 2014 – e os Top 100 – em 2015 – dos +Admirados Jornalistas Brasileiros 2014 e ficou entre os Top 10 dos +Admirados da Imprensa Automotiva. Também em 2016 foi classificada entre os Top 50 dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016 e, segundo apuração do J&Cia e do J&Cia Imprensa Automotiva, sempre em parceria com a Maxpress, também distinguida como A +Admirada Repórter da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
 Clique aqui e ouça agora

*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

MAHLE DESEMPENHA PADRÃO DE EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E SUPORTE AO MERCADO DE REPOSIÇÃO COMO PARTE DE SEU PLANO ESTRATÉGICO

A assistência técnica desempenha um papel vital na garantia da satisfação do cliente e na manutenção de relacionamentos de longo prazo. Reconhecendo isso, a MAHLE, tem como estratégia de negócio ter uma equipe técnica altamente preparada que gera e agrega valor ao mercado de reposição automotiva, atendendo desde distribuidores até os aplicadores.

Com as unidades MAHLE no Brasil sendo as fornecedoras de produtos originais para as montadoras, os profissionais da divisão de Aftermarket, buscam contínua evolução no mercado de reposição e tem como responsabilidade disseminar informação e conhecimento técnico sobre os produtos e temas relacionados a reparação de motores para as oficinas mecânicas e retificas, além do suporte in loco.

A empresa atualmente conta com 12 profissionais no Brasil, atuando de forma estratégica para ampliar a cobertura de atendimento. A estrutura de equipe se estende também para países da América Latina, sendo Argentina, Colômbia e Chile. Com essa expansão, os diferenciais da assistência técnica MAHLE são muitos, abrangendo atividades como, treinamentos, palestras técnicas, cursos de motores, assistência técnica em campo e interna, visitas às fábricas, trazendo uma compreensão mais profunda dos processos de produção e apoio técnico as retificas de motor.

Além disso, atualizações constantes são realizadas por meio de materiais técnicos, como manuais, tabelas de apertos e dimensões que são distribuídos ao mercado. "Para a MAHLE, é primordial que a equipe de suporte técnico ofereça um trabalho de excelência. Estamos comprometidos em fornecer soluções eficientes que atendam às necessidades de nossos clientes e promovam sua satisfação em todas as interações”, diz Ricardo Chingotti, gerente da Assistência Técnica.

Tendo como objetivo atingir uma melhor excelência nos treinamentos, a empresa está com unidades de treinamento no SENAI-CE e em breve estará em outras localidades no Brasil, expandindo o acesso ao conhecimento.

Como parte do compromisso contínuo da MAHLE com a excelência técnica, a empresa ainda realiza estudos para o lançamento de novos produtos que passam por rigorosos processos de homologação para garantir que atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança. Todas essas iniciativas consolidam a posição de liderança no setor de reposição automotiva.

MAHLE AftermarketA unidade de negócios MAHLE Aftermarket é especializada em peças de reposição e usa sua expertise de produção em série com qualidade de equipamento original em sua linha de produtos para o comércio, oficinas automotivas e de reparação de motores. Os equipamentos para diagnósticos e reparação automotiva, desenvolvidos pela MAHLE Service Solutions, bem como serviços abrangentes e programas de treinamentos personalizados, completam a oferta. A MAHLE Aftermarket opera em mais de 30 locais em todo o mundo, conta com 152 localidades de produção e possui escritórios de vendas com cerca de 2.000 funcionários.

Mahle
Grupo Printer Comunicação

SCHNEIDER ELECTRIC CELEBRA 100 ANOS DE INOVAÇÃO DA LINHA TESYS

Com um século de avanços tecnológicos, linha de solução inovadora de controle e gerenciamento de motores continua a definir padrões em proteção, eficiência energética e sustentabilidade na indústria

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, comemora um marco histórico: 100 anos de inovações da sua linha TeSys de controle e gerenciamento de motores que oferece conectividade, produtos eficientes, soluções para comutação e proteção de motores e cargas elétricas em conformidade com todos os principais padrões elétricos do mundo. Ao longo de um século, a gama de produtos tem estabelecido padrões em proteção, eficiência energética e sustentabilidade. Desde o lançamento do primeiro contator sobre barra, em 1924, até as soluções integradas e conectadas de hoje, a TeSys se destaca pela segurança e confiabilidade.

"Celebrar 100 anos da linha TeSys é um marco significativo para a Schneider Electric. Trata-se de um produto que tem sido fundamental para nossa liderança no mercado de proteção e controle de motores. Estamos entusiasmados em continuar inovando e oferecendo soluções que ajudam nossos clientes a enfrentar os desafios energéticos e de sustentabilidade do futuro”, afirma Bárbara Frei, vice-presidente Executiva de Automação Industrial da Schneider Electric.

80% de economia operacional pela linha TeSys Green

Com a eletricidade representando mais de 90% do custo total de propriedade de um motor industrial, a eficiência sustentável é hoje crucial. Diante desse cenário, a linha TeSys Green oferece até 80% de economia operacional e contribui significativamente para a redução de emissões de carbono, ajudando empresas a equilibrar suas necessidades energéticas com metas climáticas.

As soluções TeSys adotam a digitalização para monitoramento remoto e manutenção preditiva, melhorando a produtividade e a continuidade da produção. Componentes como contatores e inversores de frequência aumentam a eficiência do sistema elétrico, permitindo uma gestão de energia mais eficaz.

Redução da pegada de carbono

A TeSys avança com uma plataforma que evolui da eletromecânica para a eletrônica, reduzindo a pegada de carbono e aprimorando a eficiência energética. A digitalização possibilita a gestão proativa de motores com dados em tempo real, aumentando a resiliência e otimizando a disponibilidade de energia.

Com mais de 400 milhões de dispositivos em operação, o portfólio TeSys se destaca pela confiabilidade e versatilidade. Produtos como o TeSys GV4 e a ferramenta  EcoStruxure Motor Control Configurator facilitam a montagem de soluções completas e eficientes, diminuindo o tempo de instalação e manutenção.

O sistema de gerenciamento digital de carga TeSys island simplifica operações e fluxos de trabalho, aumentando a eficiência e a produtividade da fábrica. A tecnologia TeSys garante informações precisas e à prova de falhas, essenciais para sistemas digitais.

Ao iniciar seu segundo século de inovação, a TeSys da Schneider Electric continua a definir padrões na indústria, evoluindo suas ofertas para atender às tendências atuais e aos desafios dos clientes, assegurando um futuro sustentável e eficiente.

Schneider ElectricNosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

Schneider Electric
RPMA Comunicação

quinta-feira, 25 de julho de 2024

GWM BRASIL CRIA PLANO DE FINANCIAMENTO ESPECÍFICO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

A GWM Brasil acaba de lançar o GWM Electric Plan, um plano de financiamento projetado especificamente para quem pensa em comprar seu primeiro automóvel elétrico

O primeiro modelo a fazer parte desse plano é o ORA 03 Skin, que tem preço único de R$ 150 mil em todo o território nacional. O objetivo é tornar os veículos elétricos mais acessíveis, oferecendo condições especiais que aproximam o valor final do GWM ORA 03 ao dos modelos a combustão de segmentos inferiores.

No plano, o comprador dá uma entrada de R$ 70 mil (47% do valor do carro) e paga mais 35 parcelas (3 anos) de R$ 2.070. A última parcela, conhecida popularmente como balão, que é de R$ 32.513, pode ser incluída na negociação da compra de um novo carro da marca GWM.

O diferencial do GWM Electric Plan é que o valor que o consumidor vai desembolsar mensalmente com o custo da parcela do financiamento mais o custo de recarga do veículo é equivalente ao de um veículo a combustão de um segmento inferior, considerando a soma do valor do seu financiamento e do custo de abastecimento para um motorista que percorra 1.000 km por mês (veja abaixo tabela comparativa).

Além do diferencial da experiência avançada de eletrificação e da tranquilidade de rodar com zero emissão de poluentes, o comprador do ORA 03 ainda adiciona diversos benefícios, como maior potência, mais itens de série de conforto e segurança, maior nível de tecnologia e uma qualidade superior de acabamento, tudo isso acompanhado das ofertas exclusivas de wallbox grátis e do serviço de Recompra Garantida GWM, que é um dos pilares desse plano e garante ao cliente a recompra de seu carro com 80% da tabela FIPE.

“Uma parte do valor de entrada é transferida para o final do contrato, resultando em uma parcela reduzida, compatível com veículos de menor valor e de segmentos inferiores. Ou seja, pagando quase o mesmo valor por mês, é possível comprar um carro elétrico, muito mais econômico, moderno, equipado, sustentável e com mais potência e tecnologia. E ainda leva um wallbox grátis para casa”, destaca Alexandre Oliveira, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil.


GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

PROCESSO DE DESCARBONIZAÇÃO NO SETOR DE TRANSPORTES SERÁ DEBATIDO NA FENASUCRO & AGROCANA

No Brasil, todo o ecossistema envolvido na mobilidade – englobando veículos leves e pesados, sejam eles carros, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas ou de construção – tem mostrado engajamento na busca por caminhos para acelerar o processo de descarbonização nos transportes. O assunto está entre os destaques da programação da Fenasucro & Agrocana – maior feira voltada exclusivamente ao setor de bioenergia.

No dia 15 de agosto, terceiro dia de evento, na Arena de Sustentabilidade, o Acordo de Cooperação MBCB (Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil) conduzirá uma apresentação com o tema: “A Liderança Brasileira na Transição para uma Mobilidade Sustentável”.

Na ocasião, o público terá a oportunidade de conferir reflexões e insights dos especialistas presentes com base em dados coletados no estudo “Trajetórias tecnológicas mais eficientes para a descarbonização da mobilidade”, encomendado pelo MBCB e elaborado pela LCA Consultores e MTempo Capital.

De acordo com o levantamento, o setor de transporte corresponde a 13% do total de emissões de dióxido de carbono (CO2) no país. As análises apontam que não existe uma solução única para alcançar o resultado almejado, mas, algumas medidas se mostram mais efetivas, tanto para o meio ambiente, quanto para a economia. Uma das conclusões, por exemplo, é que a eletrificação veicular caminha mais fortemente na direção da tecnologia híbrida.

Descarbonização viável

Nesse contexto, o Brasil se encontra em uma posição privilegiada, já que é um dos maiores produtores de biocombustíveis do mundo e pode usar esse diferencial para a descarbonização viável de sua frota por meio da neoindustrialização bioelétrica.

Para se ter uma dimensão desse universo, a cadeia da mobilidade do MBCB – que inclui as principais montadoras, empresas e entidades do setor sucroenergético e de biogás, sistemistas e indústrias de autopeças, associações e entidades de tecnologia e engenharia, pós-venda e sindicatos – representa, aproximadamente, 5% do PIB do país.

“O Brasil está na vanguarda e tem potencial para liderar a transição energética nos transportes, aproveitando seus recursos naturais e sua experiência em biocombustíveis, como etanol, biogás, biometano e biodiesel, além dos avanços na produção de hidrogênio verde e novas tecnologias de veículos híbridos, que oferecem soluções inovadoras para uma mobilidade limpa, econômica e socialmente responsável, no presente e no futuro”, conclui Orlando Merluzzi, responsável pela gestão operacional do MBCB.

CredenciamentoO credenciamento on-line para a edição de 30 anos da Fenasucro & Agrocana já está aberto, é válido para visitantes e pode ser feito por meio do site.

Fenasucro & Agrocana - Feira Mundial da Bioenergia, realizará sua 30ª edição entre os dias 13 e 16 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). O evento, que tem apoio oficial exclusivo do CEISE Br e organização e promoção da RX Brasil, é o único evento do mundo exclusivamente voltado à toda cadeia de produção bioenergética. Reúne, anualmente, milhares de profissionais de usinas, indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia do Brasil e de mais 53 países do mundo.

A RX oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 42 diferentes setores da economia. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – In the business of building businesses.

A RELX é uma fornecedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.

O CEISE Br - Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis, é uma organização de destaque no cenário político institucional brasileiro, dedicada a representar e promover os interesses das indústrias atuantes na cadeia bioenergética. Com mais de quatro décadas de história e com sede em Sertãozinho/SP, o principal polo de desenvolvimento de tecnologias industriais para o setor, o CEISE Br consolidou-se como uma voz influente, capaz de conduzir e articular políticas que impactam diretamente a produção, regulação e competitividade das indústrias sucroenergéticas e de biocombustíveis no Brasil.

Fenasucro & Agrocana
Phábrica de Ideias

MITSUBISHI CUP: QUARTA ETAPA CHEGA A TERMAS DE IBIRÁ E CONTARÁ COM PRESENÇA DE SÉRGIO SETTE CÂMARA, PILOTO DE FÓRMULA-E.

Com mais de 60 carros inscritos, o evento promete ser um espetáculo de velocidade e habilidade

Com mais de 60 carros inscritos, o evento promete ser um espetáculo de velocidade e habilidade

Neste sábado (27), a charmosa cidade de Termas de Ibirá, localizada a mais de 400 quilômetros da capital paulista, será o cenário da emocionante da quarta etapa da temporada 2024 da Mitsubishi Cup.

Com mais de 60 carros inscritos, o evento promete ser um espetáculo de velocidade e habilidade. Esta etapa é de grande importância, pois permitirá que os principais candidatos ao título da temporada comecem a se destacar e consolidar suas posições na competição.

E, entre os competidores desta quarta etapa está o piloto mineiro Sérgio Sette Câmara, ex-piloto de Fórmula 1, que compete atualmente na Fórmula-E. Sette Câmara fará sua estreia em rallies e competirá com o suporte técnico da equipe Spinelli Racing e a bordo do Mitsubishi Eclipse Cross R.

“Estou muito grato pelo convite da Mitsubishi para conhecer por dentro o mundo do rally. Eu sou apaixonado por velocidade! Na minha carreira tive a oportunidade de pilotar os carros mais rápidos do mundo como F-1, F-Indy, Super Fórmula, etc. Porém, esta será a minha primeira oportunidade de acelerar na terra. Tenho acompanhado cada vez mais as competições de rally e admiro muito a técnica que os pilotos precisam ter para controlar esses carros superpotentes. Estou certo de que será uma oportunidade inesquecível”, comentou o piloto de 26 anos.

Sette Câmara fará sua estreia em rallies e competirá com o suporte técnico da equipe Spinelli Racing e a bordo do Mitsubishi Eclipse Cross R

A prova terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Mitsubishi Motors a partir das 8h e, a partir de 12h45, o canal Bandsports reforçará a cobertura do mais tradicional rally monomarca cross country de velocidade da América Latina.

Nesta etapa serão 62 veículos competidores nas categorias:
Eclipse Cross R CUP
L200 Triton ER CUP
Outlander Sport R CUP
Outlander Sport R PRO
L200 Triton Sport RS CUP
L200 Triton Sport RS PRO
L200 Triton Sport R CUP
L200 Triton Sport R PRO

Todos os veículos participantes da Mitsubishi Cup são especialmente produzidos pela marca dos três diamantes, que conta ainda com a expertise técnica da Spinelli Racing, responsável pela organização e por todas as questões técnicas da competição.

Os pilotos e navegadores enfrentarão um percurso desafiador de 34 quilômetros, dividido em três voltas. Além das complexidades do trajeto, terão que lidar com a crescente temperatura, tanto nos termômetros quanto na pista, aumentando ainda mais a dificuldade e a adrenalina da prova. A expectativa é de muita adrenalina e emoção para o público e os competidores.

A temporada 2024 da Mitsubishi Cup tem patrocínio de Shell Rimula/Shell Helix, Safra, W. Truffi, JBL, Axalta, Grupo SADA, Atvos, Pirelli, MIT Consórcio, 3 Corações, Revo, Sem Parar, Pilkington, BAND, MIT Assinatura, MIT Seguros, MIT4Fun, M Tech, Salomon, Salton, Onodera, Dominos, Piracanjuba, Karcher e Águas Prata.

> A prova terá transmissão ao vivo pelo YouTube e Bandsports. Para acompanhar ao vivo, a partir de 8h, clique aqui.

HPE Automotores

MERCEDES-BENZ AMPLIA PORTFÓLIO DE AUTOMÓVEIS COMPACTOS NO MERCADO BRASILEIRO

A Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil amplia seu portfólio de automóveis compactos no Brasil com a chegada da linha 2025 a partir de 25 de julho. Os novos CLA 200 e GLA 200 passam a oferecer a linha de acabamento PROGRESSIVE, aumentando as possibilidades de cada cliente encontrar a versão que melhor representa seu estilo de vida, seja ele mais esportivo ou mais familiar.

A linha Progressive se caracteriza por um padrão de acabamento externo e interno que busca o refinamento e o luxo em cada detalhe, com novas combinações de materiais e cores. No exterior, a grade do radiador segue o padrão Mercedes-Benz com acabamento cromado, saídas de escapamento cromadas, um spoiler traseiro com faixa decorativa em cromo e rodas AMG de liga leve de 18’ (CLA) e 19’ (GLA).

No interior, o acabamento em alumínio e os detalhes cromados no volante e nas saídas de ar enfatizam um estilo mais dinâmico e requintado. O elegante volante esportivo multifuncional em couro proporciona uma sensação de conforto e segurança. Graças as teclas sensíveis ao toque, os clientes podem operar a maioria das funções sem precisar tirar as mãos do volante.

“A ampliação de nosso portfólio de automóveis compactos é mais um passo em nossa busca para oferecer automóveis que se adaptem aos desejos dos clientes. Eles se encaixam perfeitamente no estilo de vida daqueles que buscam um veículo que entregue requinte e conforto para a sua rotina diária”, comenta Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

As novas versões CLA 200 Progressive e GLA 200 Progressive são equipadas com o motor 4 cilindros a gasolina eletrificado, gerando 163 cv e, aliado a transmissão automática de dupla embreagem (DCT) de 7 velocidades, oferece uma performance de acordo com as necessidades de cada condutor. Essa motorização traz o sistema elétrico de 48 volts com maior agilidade nas acelerações e até 14 cv adicionais de potência em determinadas situações.

A digitalização também está presente com a integração sem fio de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto que oferece acesso aos aplicativos mais importantes do telefone. Os clientes também pode usar aplicativos de terceiros, como o Spotify, de forma rápida e fácil. E a bateria do smartphone pode ser recarregada diretamente no console central por meio do sistema de carregamento sem fio por indução. Toda essa conectividade faz parte do sistema de entretenimento inteligente Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que torna mais simples algumas atividades como trocar a música ou ajustar o ar-condicionado via comandos de voz.

A segurança ativa e passiva está presente em vários itens de suas longas listas de equipamentos de série. Os modelos estão equipados com o sistema de Faróis FULL LED High Performance, que iluminam as ruas com um feixe amplo de forma muito mais precisa do que os faróis convencionais. A luz branca quente uniforme dos faróis de LED é próxima à temperatura de cor da luz do dia. Isso cansa menos os olhos e ajuda a manter a concentração por mais tempo, além de proporcionar uma sensação de relaxamento. Graças ao grande alcance dos faróis, as situações de trânsito e os obstáculos podem ser vistos mais cedo, permitindo reações mais rápidas.

O Assistente de distância ativa DISTRONIC adapta automaticamente sua velocidade a veículos mais lentos à frente. A distância desejada pode ser configurada em várias etapas, seja no trânsito da cidade ou em rodovias. Até uma velocidade de 160 km/h, o DISTRONIC pode manter essa velocidade sem que o condutor precise frear ou acelerar constantemente. O veículo então acelerará até a velocidade escolhida de acordo do programa de condução selecionado. Se o condutor precisar intervir, um aviso visual e sonoro poderá ser dado.

Principais Equipamentos

Mercedes-Benz CLA 200 Progressive

     Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD

     Ar-condicionado THERMATIC (1 zona)

     Assentos conforto com revestimento ARTICO, elétricos e memória

     Faróis FULL LED High Performance com faróis altos adaptativos

     Pacote Estacionamento com câmera de ré e assistente de estacionamento PARKTRONIC

     Pacote de iluminação interior

     Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante

     Sistema KEYLESS-GO

     Sistema MBUX

o   Ativação por voz “Hey Mercedes”

o   Duas telas de 10,25”

o   Carregamento sem fio para aparelhos celulares

o   Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto) 

     Sistemas de assistência de condução semiautônoma

o   Assistente de distância ativa DISTRONIC

o   Assistente ativo de manutenção de faixa

o   Assistente ativo de frenagem

o   Assistente de ponto cego 

Mercedes-Benz GLA 200 Progressive (equipamentos adicionais)

     Ar-condicionado THERMOTRONIC (2 zonas)

     Teto solar panorâmico

Principais dados técnicos

 

CLA 200

GLA 200

Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Tanque de combustível /reserva (L)

Comprimento / Largura / Altura

4 em linha

1.332

163/5.500

270/2.000–3.500

7G-DCT

8,4

229*

1.505

225/45 R18

440

43 / 5

4.688 / 1.999 / 1.427

4 em linha

1.332

163/5.500

270/2.000–3.500

7G-DCT

8,9

210*

1.570

235/45 R20

425

43 / 5

4.412 / 2.020 / 1.616

*limitada eletronicamente

As atuais versões CLA 200 AMG Line e GLA 200 AMG Line seguem disponíveis e atendem aqueles clientes que buscam por modelos com um visual mais esportivo e exclusivo. 

Os novos modelos da linha 2025 já estão disponíveis para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preços sugeridos de:
Mercedes-Benz CLA 200 Progressive - R$ 295.900,00
Mercedes-Benz GLA 200 Progressive - R$ 339.900,00

MMercedes-Benz Cars & Vans Brasil

ABRAFILTROS: VISITA MONITORADA APRESENTA PROCESSOS PARA RECICLAGEM DE FILTROS AUTOMOTIVOS.

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso promoveu, no dia 18 de julho, a segunda edição da visita monitorada ao Grupo Supply Service, em Tapiraí/SP, com representantes das empresas participantes do Descarte Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que, está implantado, atualmente, nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. 

Participaram da visita representantes de algumas das empresas associadas da Abrafiltros e participantes do programa Descarte Consciente Abrafiltros: Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Cummins Filtration do Brasil/Atmus Filtration; DAF Caminhões Brasil Indústria Ltda; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Eagle do Brasil, Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Phinia Delphi Brasil; Wega Motors Ltda e Yamaha Motor do Brasil Ltda. 

“Nosso objetivo é mostrar às empresas aderentes ao Descarte Consciente Abrafiltros as etapas de processamento e de tratamento em que passam os filtros usados do óleo lubrificante automotivo e levar também ainda mais conhecimento sobre o destino destes resíduos, após sua coleta e tratamento”, explicou João Moura, presidente-executivo da Abrafiltros, ressaltando que nenhum resíduo vai para aterros.

Responsável pela área de controladoria do programa, Amauri da Silva, destacou o destino dos resíduos, após o processamento realizado pela Supply Service. “Cerca de 75% dos resíduos estão relacionados aos elementos filtrantes que seguem para coprocessamento em cimenteiras, para geração energética e uso das cinzas (clínquer) na fabricação do cimento, após tratados; 23% são partes da carcaça de metal, dirigidas às siderúrgicas; e 2%, OLUC – Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, que vão para rerrefino na própria Supply Service”, esclarece.

Iniciando a visita, David Siqueira de Andrade, diretor-presidente do grupo Supply Service, pontuou alguns detalhes sobre os pontos de coleta e o recolhimento dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo. “A empresa de logística reversa precisa cumprir diversos requisitos para atender o programa, estar preparada para captar pontos de coleta, ter equipamentos e caminhões adaptados para efetuar o serviço e realizar investimentos constantes para acompanhar a evolução do Descarte Consciente Abrafiltros”, disse Andrade, lembrando que o programa, criado em 2012, em São Paulo, hoje já está implantado nos estados do Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Para captar novos pontos de coleta, ressaltou que a empresa também promove educação ambiental. “Só no Estado de São Paulo, serão mais 500 pontos de coleta até setembro”, acrescentou.

Após captados, são entregues kits para a coleta – tambores com sacos específicos ou contenedores, conforme o volume a ser recolhido. Falou também sobre todo o processo de recolhimento dos resíduos, pesagem dos materiais, sistema desenvolvido pela Supply Service, instalação de equipamentos de informática nos caminhões da frota, emissão de comprovantes de recolhimento, MTR, DMR, certificados, entre outros documentos exigidos durante todo o processo.

Explicou que o primeiro processo realizado quando os filtros usados do óleo lubrificante automotivo chegam à empresa é a triagem dos resíduos, depois carcaças e elementos filtrantes são triturados e lavados, enquanto o OLUC – Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado é separado para depois ser tratado no rerrefino. A água da lavagem também é tratada e vai para reuso.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros é hoje tido como referência por órgãos ambientais e exemplo, inclusive, em alguns países, que já convidaram a associação para falar sobre a iniciativa”, comentou Andrade. Para ele, o sucesso do programa se deve à interação das empresas participantes, associação e operador logístico.

O presidente executivo da Abrafiltros ressaltou a importância da participação das empresas aderentes ao programa na visita monitorada, pois, desta forma, têm a oportunidade de conhecer todos os detalhes desde o início da operação de logística reversa, como a captação dos pontos de coleta, recolhimento dos resíduos e uso da telemetria, emissões de documentos exigidos em todo o processo, descarregamento dos resíduos na Supply Service, etapas de tratamentos até rerrefino do óleo.

>Clique aqui para mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros

Abrafiltros - Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reuso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Abrafiltros
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

CHEVROLET GOLDEN RUN LEVA CORREDORES À FÁBRICA DA GM EM SÃO CAETANO DO SUL (SP)

No próximo dia 25 de agosto, a fábrica da GM em São Caetano do Sul receberá a Chevrolet Golden Run, uma corrida de rua que passará por dentro da linha de produção.

“A corrida de rua ganha novos adeptos a cada ano. É um esporte acessível, democrático e que reúne milhares de pessoas em percursos por ruas e avenidas das principais cidades do país. Desta vez, os adeptos ao esporte terão a oportunidade de conhecer uma das linhas de produção mais modernas da América do Sul”, explica Michel Malka, diretor-executivo de Manufatura GM América do Sul.

Com percursos de Caminhada de 3km e de Corrida com 5Km e 10Km, a prova terá largada e chegada em frente ao tradicional Portão 1, na Av. Goiás.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto e dão direito à participação na prova, além de camiseta, sacochila e medalha personalizadas da competição.

Clique aqui e faça sua inscrição

General Motors América do Sul

HARMAN APRESENTA SOLUÇÕES AUTOMOTIVAS EM SEGURANÇA, BEM-ESTAR E ENTRETENIMENTO.

Empresa reúne principais montadoras, em quatro dias, para mostrar soluções de experiências avançadas, para integração nos automóveis de fabricação local.

A Harman, empresa de tecnologia automotiva, subsidiária da Samsung Electronics Co. Ltd., focada em projetar experiências aos consumidores, apresenta seus mais recentes produtos para proporcionar experiências automotivas tangíveis e significativas para motoristas, passageiros e outros usuários. Em evento imersivo, a exposição Harman Explore, promovida pela empresa até sexta-feira (26) para convidados, em São Paulo (SP), exibe demonstrações das novas tecnologias, a serem integradas pelas montadoras de veículos, elevando a um novo patamar, a experiência a bordo em relação à segurança, bem-estar, além do entretenimento.

Os produtos - desde o Ready Care, tecnologia que avalia e monitora a atenção visual e a carga cognitiva, pioneira no setor, que mantém os olhos e a mente dos motoristas na estrada, até o Ready Upgrade, módulo eletrônico avançado e intercambiável, desenvolvido para proporcionar serviços atualizados durante toda vida útil do automóvel - refletem as tecnologias e os recursos que os consumidores querem em seus veículos no presente e no futuro.

Além disso, cada novo produto apresentado na Harman Explore 2024 pode funcionar de maneira independente, oferecendo benefícios específicos, proporcionando uma experiência ampla, de segurança, bem-estar ou entretenimento ainda mais aprimorada. Todos os produtos Harman são projetados para atender aos rigorosos padrões e exigências do ambiente automotivo; uma proposta de valor que a Harman chama de “Consumer Experience, Automotive Grade”.

“Esta edição do Harman Explore no Brasil tem como objetivo demonstrar nosso compromisso com o consumidor e a indústria da mobilidade na América do Sul. Queremos transformar os automóveis em extensões de nossas vidas digitais, mostrando a capacidade da Harman de trazer inovação à nossa região, por meio das tecnologias já disponíveis em mais 50 milhões de veículos pelo mundo”, diz Flavio Sakai, diretor sênior da Harman para a América do Sul”.

Tecnologias apresentadas durante a Harman Brazil Explore 2024 (TechDay), em São Paulo (SP)

Harman Ready Care - Tecnologia pioneira no setor de monitoramento em tempo real da carga cognitiva e atenção visual do motorista, o Ready Care, com sua capacidade única de fazer intervenções personalizadas e adaptadas, decifra quando o condutor está mentalmente distraído e/ou sonolento ao dirigir com base na atividade ocular, micromovimentos da face e dos olhos, na neurociência e no estado mental. O monitoramento dos sinais vitais importantes do motorista, como frequência cardíaca, intervalos entre batimentos e frequência respiratória é realizado por meio de uma câmera infravermelha, sem a necessidade do uso de quaisquer dispositivos externos por parte do condutor. Além disso, por meio da aquisição da CAARESYS pela Harman em setembro de 2022, o Ready Care agora incorpora sensores adicionais que detectam a presença de crianças ou outros ocupantes no veículo após a saída do motorista, permitindo com que a montadora emita um alerta ou uma notificação para informá-lo da situação.

Harman Ready Connect – É a mais recente unidade de controle telemática 5G da empresa, permitindo que as montadoras melhorem a escalabilidade e a capacidade de atualização dos produtos e avancem nos que diz respeito às experiências de mobilidade conectadas no veículo. Com ele, as montadoras podem atualizar a conectividade de seus veículos, de 4G para 5G com arquitetura de hardware e software altamente escalável. Trata-se de um avanço para a conectividade automotiva, além de coleta e armazenamento de dados em tempo real. Aproveitando a experiência de sua empresa controladora Samsung, a Harman desenvolveu sua antena inteligente implantada no Ready Connect, resultando em um design ideal com subsistema de antena integrado e desempenho de conectividade superior. A Harman anuncia o início de produção do Ready Connect previsto para o final deste ano em Manaus (SP).

Harman Ready Display - Lançado com o Neo QLED Auto, o Ready Display otimiza a performance, o preço e o design premium para atender a praticamente qualquer necessidade das telas dos veículos modernos. Esta novidade permite que as montadoras ofereçam visualização de última geração no veículo, aproveitando a tecnologia patenteada da Samsung, que a Harman traz agora para a indústria automotiva.. Com designs elegantes e brilhantes, elementos UI/UX superiores e integração excepcional de hardware e sistema, esta solução inovadora de displays automotivos traz experiência visual incomparável no interior do veículo com ganhos, não somente nas questões de resolução, brilho e contraste, como também na presença real da imagem.

Harman Ready Upgrade - Assim como um smartphone precisa de atualizações de software para garantir que os usuários recebam os recursos e aplicativos de segurança mais recentes, os veículos também precisam de atualizações regulares. A Harman está lançando o Ready Upgrade para oferecer às montadoras e usuários de veículos um sistema eletrônico avançado e intercambiável desenvolvido para proporcionar serviços atualizados durante toda vida útil do automóvel. No Ready Upgrade, um software e um hardware inovadores permitem atualizações frequentes e eficientes da interface, combinando ainda as variadas funções do veículo como o rádio e velocímetro, do digital cockpit (são intercambiáveis), por exemplo.

Harman Ready Vision - O Ready Vision proporciona uma experiência audiovisual imersiva para auxiliar o motorista e criar uma viagem mais segura e conectada por meio do software de realidade aumentada (RA) e um hardware que faz a projeção das imagens com RA. O Ready Vision oferece às Montadoras, um produto completo que combina uma tela infinita com um grande campo de visão, alertas de áudio direcionais e tecnologia de RA para entregar o conteúdo certo, no momento certo, com o nível adequado de detalhes visuais. Como resultado, os motoristas recebem o nível ideal de informações que os ajudam a se concentrar na estrada à frente, elevando a segurança durante a condução. O Ready Vision será apresentado em duas versões: 

- Ready Vision QVUE oferece uma experiência com excelente desempenho visual capaz de fornecer as informações certas, como velocidade, distância percorrida, alertas e detalhes da viagem, no lugar certo para minimizar a distração e maximizar envolvimento. Aos OEMs, o QVUE oferece modularidade e escalabilidade com diferentes tamanhos de exibição, desde um cluster único até um que cobre todo o painel de coluna a coluna. Esta tela refletiva com capacidade HDR e tecnologia Samsung Neo QLED oferece qualidade de tela de alta resolução com cores vivas e ótica brilhante.

- Já o Ready Vision AR HUD é flexível e oferece desempenho superior combinado com um design exclusivo e compacto. O head up display do Ready Vision AR de alta performance, adiciona detecção de objetos tridimensionais com posicionamento preciso e baixa latência, ou seja, rede com tempo de resposta rápido. O software de realidade aumentada Ready Vision incorpora inteligência artificial, percepção de profundidade com imagens em tempo real, como tráfego, navegação 3D e alertas de perigo para aumentar a segurança do motorista.

             Harman Ready Vision QVUE | Harman Ready Vision AR HUD

A Harman projeta e desenvolve mundialmente produtos e soluções conectados para a indústria automotiva, consumidores e empresas, incluindo sistemas para veículos conectados, produtos audiovisuais e soluções empresariais de automação, além de serviços de suporte à Internet das Coisas (IoT). Com marcas consolidadas como AKG®, Harman Kardon®, Infinity®, JBL®, Lexicon®, Mark Levinson® e Revel®, a Harman é admirada por audiófilos, pelos músicos e pelas casas de shows ao redor do mundo onde eles se apresentam. Hoje, mais de 50 milhões de automóveis nas ruas estão equipados com sistemas de som e de veículos conectados da HARMAN. Nossos serviços de software ativam bilhões de dispositivos móveis e sistemas que são conectados, integrados e seguros em todas as plataformas, seja no trabalho, em casa, nos carros ou nos celulares. A HARMAN tem cerca de 30 mil colaboradores nas Américas, na Europa e na Ásia. Em 2017, a Harman se tornou uma subsidiária integral da Samsung Electronics Co. Ltd. Clique aqui e visite o site.

Harman
Textofinal de Comunicação Integrada

FEDEX ANUNCIA CAMILA LIMA COMO VICE-PRESIDENTE DE OPERAÇÕES NO BRASIL

A Federal Express Corporation, maior empresa de transporte do mundo, anuncia Camila Lima como sua nova vice-presidente de Operações no Brasil. Ela passa a ser responsável por liderar o planejamento e as definições estratégicas da companhia, bem como gerir todas as operações brasileiras, incluindo serviços logísticos e de transportes rodoviário e aéreo nacionais e internacionais.

Camila possui mais de 20 anos de experiência no setor de transporte, onde começou como estagiária. Em 2012, juntou-se à FedEx quando a companhia adquiriu a Rapidão Cometa. Desde então, atuou como gerente sênior de Operações do serviço doméstico até ser promovida à diretora de TMO (Transactional Management Office) para integração com a TNT. Antes de assumir a vice-presidência de Operações, Camila ocupou o cargo de diretora de Planejamento & Engenharia, responsável pelos departamentos de Propriedades, Frota e Engenharia.

A executiva tem, também, forte envolvimento nos temas de diversidade, equidade, inclusão e oportunidade (DEI&O), sendo presidente do comitê de DEI&O da FedEx no Brasil e líder do grupo de afinidade de gênero.

"Estou muito entusiasmada com a oportunidade de continuar desenvolvendo nossas operações no País para melhor atender os nossos clientes e as comunidades. A indústria de transporte e logística está passando por rápidas e importantes mudanças e a FedEx está focada em trazer inovações que ajudem a tornar as cadeias de abastecimento mais eficientes para todos. Estou confiante na capacidade do nosso time do Brasil para colaborar nessa jornada transformacional”, diz Camila.

Camila é formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Pernambuco e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas com atualização pelo Programa Internacional de Negócios da Universidade de Miami Herbert Business School.

FedEx no Brasil

A FedEx possui expertise, infraestrutura e um portfólio completo de soluções de transporte e logística para atender empresas de diferentes setores e tamanhos, tanto nacional quanto internacionalmente.

Presente no País desde 1989, a companhia tem feito investimentos constantes para garantir a qualidade de suas operações e dos serviços que oferece ao mercado. Por meio da aplicação de recursos em tecnologia, modernização de filiais, frotas, segurança e pessoas, a empresa tem trabalhado para aprimorar a eficiência da cadeia de suprimentos.

No Brasil, oferece serviços de logística e de transporte nacional e internacional aéreo e rodoviário, atendendo diferentes necessidades de seus clientes. Em sua estratégia de atuação direciona uma atenção especial para as micro, pequenas e médias empresas visando ajudá-las a ter acesso às mesmas oportunidades de mercado disponíveis para os grandes empreendimentos.

Infraestrutura

Serviço internacional 
- 5 voos semanais entre MEM -VCP- MEM, operados com B767-300F. 
- Conexão com mais de 220 países e territórios em voos FedEx. 
- 1 gateway aéreo internacional em Viracopos. 
- Transporte rodoviário internacional para Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. 
- 42 países atendidos em voos comerciais, com mais de 60 saídas semanais dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos. 
- Mais de 360 centros de envio internacional (FASC). 
- 7 FedEx Ship Center (lojas próprias para envio internacional). 

Serviço nacional de transporte e logística
- Cerca de 5.300 localidades brasileiras atendidas de Norte a Sul do País. 
- Frota terrestre com 2.450 veículos próprios e idade média inferior a 7 anos.  
- Frota elétrica com 25 veículos. 
- 50 filiais, sendo que 20 também são Centros Logísticos, incluindo os dois maiores da FedEx na América Latina. 
- 10 hubs domésticos. 
- Serviço fullfilment para e-commerce. 
- Ofertas logísticas personalizadas. 
- Transporte fluvial na região norte do País.  

Federal Express CorporationA Federal Express Corporation é a maior empresa de transporte expresso do mundo, oferecendo entregas rápidas e confiáveis para mais de 220 países e territórios. A Federal Express Corporation utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e prazos definidos

Federal Express Corporation
Edelman