segunda-feira, 19 de agosto de 2024

VOLVO AVANÇA NA ATUALIZAÇÃO DE SEU PORTFÓLIO DE CARREGADEIRAS COM AS NOVAS L110H E L120H

Carregadeira Volvo L110H

A Volvo Construction Equipment está lançando no Brasil as carregadeiras de rodas L110H e L120H, produzidas em sua fábrica brasileira, localizada em Pederneiras (SP). Os modelos trazem melhorias que elevam a produtividade em até 12% e a economia de combustível em até 28% em relação às antecessoras. As novas máquinas entregam elevada disponibilidade em segmentos como mineração, indústria, construção civil e também em obras de infraestrutura pesada.

As novas Volvo L110H e L120H são máquinas versáteis que complementam a atualização tecnológica e o portfólio de carregadeiras da marca. Agora são 11 modelos, que começam com a L60H, com peso operacional de 13.600 kg, e vai até a L350H (56.300 kg). A L110H tem peso operacional de 20.700 kg. Já a L120H, de 21.600 kg.

“Estamos com uma linha completa, para toda a faixa de pesos. São modelos de última geração, a mesma disponível na Europa e nos EUA”, afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil.

Novidades e avanços

As carregadeiras têm o novo motor Volvo D8L. São 228 hp na L110H e 241 hp na L120H. É um propulsor 5% mais potente e com níveis de confiabilidade e eficiência superiores à versão anterior. Tem alto torque a baixas rotações, como nas demais carregadeiras Volvo série H.

A função Eco Pedal ajuda na economia de combustível ao orientar o operador a reduzir a rotação do equipamento a níveis de alta eficiência.

O Controle de Tração (Rimpull Control) regula a tração dos pneus em terrenos escorregadios para evitar deslizamento e gasto excessivo de combustível.

O Desligamento Postergado do Motor (Delayed Engine Shutdown) auxilia no resfriamento do propulsor, o que garante maior vida útil dos componentes.

Carregadeira Volvo L120H

Outro destaque é a nova transmissão, que pode ser equipada com a tecnologia OptiShift. “Esse sistema Volvo usa algoritmos inteligentes para otimizar a troca de marchas, o torque e a pressão do óleo, adaptando-se às condições de trabalho em tempo real”, explica Guilherme Ferreira, especialista de produto da Volvo CE.

Uma nova função de Controle de Força de Tração traz mais eficiência no carregamento e melhora o desempenho nos aclives. Com isso, reduz o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

Para facilitar a manutenção, as carregadeiras Volvo L110H e L120H oferecem acesso irrestrito a componentes vitais. O capô do motor tem abertura elétrica.

Segurança

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal Volvo com os produtos da marca, o acesso seguro ao equipamento é prioridade. O pega-mão está destacado em cor laranja para atenção do operador nos três pontos de apoio para subir e descer da escavadeira. Degraus com chapas corrugadas evitam escorregões.

O operador conta com cinto de segurança de 3 pontos de série. Inventado pela Volvo, o dispositivo é um dos grandes legados da marca em benefício de toda a sociedade.

As escavadeiras oferecem quatro pacotes de luzes para atender qualquer operação, com opção em lâmpadas LED ou halógenas.

O limite de carga de tombamento aumentou em 4% na L110H e 6% na L120H.

Ergonomia e produtividade

Dentro da cabine, o assento do operador tem apoio lombar, de cabeça e braços, com regulagens de altura, profundidade e inclinação. O painel digital foi redesenhado. A interface é mais amigável e com mais funções, o que reduziu o número de botões na coluna.

Em toda a série H, os comandos são agora eletro-hidráulicos, o que aumenta o conforto e a precisão nos movimentos. As alavancas têm a opção de joystick. E uma novidade: equipamentos com a 4ª função hidráulica oferecem o joystick opcional com as 4 funções integradas.

As novas carregadeiras trazem de série o Volvo Co-Pilot, conjunto de tecnologias que aumentam a produtividade, a eficiência e a segurança. Estão disponíveis funcionalidades como o Assistente de Carregamento (Load Assist), Sistema de Medição de Carga (Task Mode) e Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), dentre outras.

Serviços

Os proprietários das novas carregadeiras Volvo têm à disposição um portfólio completo de serviços que elevam ainda mais a produtividade dos equipamentos:

Planos de Serviço – disponíveis nas opções Blue, Silver e Gold, contemplam inspeções, manutenção preventiva e reparo. A inclusão de serviços conectados nas ofertas é uma novidade ao mercado.

CareTrack – plataforma de telemetria que permite acompanhar a localização e o desempenho das máquinas em tempo real. Otimiza a gestão e a manutenção da frota.

ActiveCare – serviço de monitoramento ativo das máquinas em campo através dos dados de telemetria. Gera relatórios de desempenho para ajudar a identificar oportunidades de melhorar a eficiência da operação.

Connected Map – mais novo lançamento Volvo, é uma ferramenta completa de controle operacional que possibilita acompanhar a localização, a velocidade e a operação de toda a frota de máquinas, de diversas marcas, em um determinado local de trabalho.

E-commerce de peças – plataforma que oferece ampla variedade de componentes genuínos para os equipamentos Volvo. 
Visite marketplace.volvoce.com.br ou clique aqui.

Fabricadas no Brasil Produzidas no País, as carregadeiras Volvo L110H e L120H podem ser adquiridas por meio do Finame, linha de financiamento especial do BNDES operada por agentes financeiros como a Volvo Financial Services.

Grupo Volvo América Latina

MAIOR “TRACBEL SHOW” DA HISTÓRIA SERÁ REALIZADO EM 24 CASAS DO GRUPO POR TODO O BRASIL

A Tracbel está realizando no próximo dia 22, quinta-feira, o maior evento comercial do Grupo já realizado no Brasil. Centenas de consultores e técnicos estarão à postos presencialmente na matriz e nas filiais por todas as regiões brasileiras. Eles também atuarão numa grande estrutura digital montada pelo time de e-commerce para a comercialização de caminhões, máquinas e serviços. É a primeira vez que o “Tracbel Show” reúne todas as linhas do portfólio de veículos comerciais e equipamentos oferecidos pela empresa em 24 unidades simultaneamente, com condições especiais, num único momento e que duram apenas até o fim do estoque.

Neste dia, serão oferecidas retroescavadeiras Bull, carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados Volvo, além de empilhadeira Kalmar e máquinas de outras marcas. "Teremos taxas especiais para aquisição de caminhões novos e seminovos, preços promocionais e muitas possibilidades favoráveis de uma única vez", complementa Carlos Melnec, CEO da área de veículos comerciais do Grupo, que possui 11 casas estrategicamente espalhadas pelo Norte e Nordeste do Brasil.

"Nunca mobilizamos tantos profissionais num único evento e com tantas oportunidades de negócio tão vantajosas", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel e da divisão de máquinas. 

Escavadeiras

A Tracbel está inclusive oferecendo agora mais facilidades para aquisição de escavadeiras, que estão tendo uma utilização muito ampla no País, nos segmentos de construção, mineração e até no agronegócio, além de serem muito procuradas por empresas de locação. 

Elas serão comercializadas com uma taxa de 0,99%, com 20% de entrada em um parcelamento em até 36 vezes. As escavadeiras Volvo são reconhecidas mundialmente por sua alta tecnologia, baixo consumo de combustível, muita segurança, excepcional capacidade de elevação e manutenção e conservação simplificadas. A “Tracbel Show” oferecerá escavadeiras de esteiras e de rodas, de todos os tamanhos, desde as grandes e médias, até as compactas,

Caminhões

A Tracbel comercializará nesta oportunidade toda a sua linha de caminhões, desde o FH e o VM, até o FMX e o VMX, em variadas configurações de motor e eixos e pacotes de acabamento, também com condições excepcionais. Eles atendem aplicações que vão desde longas distâncias, passando por transporte urbano, até operações off road e regionais. 

O FH 6x4, por exemplo, é o caminhão mais vendido do País há vários anos entre todas as categorias. O evento ainda oferecerá veículos seminovos pela internet e nos estoques das casas. Todos os seminovos são inspecionados e têm certificado de origem. Os interessados poderão conferir as ofertas e definir a compra na internet e, se preferir, conferir o caminhão presencialmente na concessionária mais próxima.

As condições do “Tracbel Show”, inclusive para outros produtos, como planos de serviços e peças genuínas, são inéditas e limitadas aos equipamentos, caminhões e itens em estoque. Os Planos de Serviço para máquinas estão com um desconto de 15% no site durante o período do evento. No Plano de Serviço o cliente contrata uma das coberturas e tem uma série de vantagens, a começar pelo fato de poder executar a manutenção em qualquer uma das casas da Tracbel. Eles ganham mais flexibilidade em seu negócio, podendo alterar rapidamente sua estratégia, independentemente de sua localização.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

GRAMADO DARÁ DESTAQUE A PRODUTOS COLONIAIS

Connection Terroirs do Brasil terá exposição de produtos e uma ampla oferta de conteúdo com palestras. O evento ocorre de 28 a 31 de agosto.

Gramado está se tornando referência nacional na ênfase aos produtos com certificação de origem ao receber o Connection Terroirs do Brasil, que é a maior vitrine de promoção de produtos com territorialidade. O evento está marcado para ocorrer de 28 a 31 de agosto, no centro da cidade, e terá uma programação diversificada sob organização da Rossi e Zorzanello Eventos e Empreendimentos, e correalização do Sebrae.

A Rua Coberta e o Palácio dos Festivais serão os palcos principais do evento, que deverá proporcionar à comunidade local e visitante uma imersão na realidade dos produtos com certificado de origem.

O Brasil possui 116 produtores certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 51 deles estarão na cidade. A Rua Coberta vai receber uma exposição com comercialização de produtos ao público. O Cine Embaixador terá uma grade de conteúdo com mais de 15 palestrantes, que irão abordar temas como o desenvolvimento do turismo a partir dos produtos de origem e a transformação de territórios, entre outros.

“Foi pensando em toda a riqueza que os brasileiros produzem utilizando a terra e a natureza com responsabilidade, e com o objetivo de dar a projeção e o reconhecimento merecidos, que criamos o Connection Terroirs do Brasil. É um evento voltado a promover os produtos típicos e únicos”, pondera o CEO do evento, Eduardo Zorzanello.

Quando o assunto é terroirs do Brasil, o destaque é sobre a qualidade, identidade e tradição. E além de uma produção genuína, o local de sua produção acaba se tornando destino turístico, a exemplo do Vale dos Vinhedos. “Ao garantir um selo de originalidade como a Indicação Geográfica, aquela região tem na mão a oportunidade de se desenvolver como um destino turístico, movimentando a economia local e possibilitando que toda a região cresça. Um exemplo é o café da Região do Cerrado Mineiro, que através do turismo oferece experiências criadas a partir de suas fazendas, torrefações, cooperativa e cafeterias, que ainda estimulam o empreendedorismo e a criatividade como oferta turística”, reforça Luciana Thomé, curadora do evento.

Produtos de Origem – Na Alameda Terroir, que será na Rua Coberta, o público encontrará uma exposição que reúne dezenas de produtos que refletem a diversidade e a riqueza do terroir brasileiro. Cada um desses produtos possui características únicas, resultantes da combinação do solo, clima e o saber-fazer das comunidades de cada região.

Haverá, entre outros, exposição de vinhos e espumantes, cafés, queijos, melado, mel, arroz, própolis, guaraná, aguardente, cerâmica, banana, maçã, uva, cacau, Tambaqui, erva-mate, bordado, farinha de mandioca, calçado e chocolate artesanal de Gramado.

Palco de Conteúdo – Grandes nomes, personalidades e cases de sucesso vão compartilhar sua vida e experiências trazendo grandes debates sobre mercado, sustentabilidade, inovação, produtos de origem e turismo.

Solidariedade – A exposição da Rua Coberta tem acesso gratuito ao público. Já para participar da área de conteúdos é necessário efetuar um credenciamento, o valor deste investimento será doado integralmente ao município de Santa Tereza/RS, que sofreu severamente com as enchentes. A credencial também permite acesso gratuito em mais de 10 parques temáticos da região.

Mais informações e inscrições no site (https://www.connectionexperience.com.br) e pelas redes sociais @connectionexperience.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

domingo, 18 de agosto de 2024

NOVO PORSCHE 911 TURBO 50 YEARS

Para comemorar o 50º aniversário do 911 Turbo, a Porsche está lançando um modelo exclusivo de aniversário de seu icônico carro esportivo. 

O 911 Turbo 50 Years combina desempenho excepcional e os melhores materiais com elementos de design exclusivos. O interior e o exterior evocam modelos históricos do 911 Turbo, complementados por elementos de estilo atemporais e contemporâneos. Um pacote opcional Heritage Design refina ainda mais a estética do modelo de aniversário. A Porsche limitou o 911 Turbo 50 Years, que é baseado na última geração do 911 Turbo S, a 1.974 unidades em homenagem ao ano em que o primeiro 911 Turbo fez sua estreia.

Quando foi introduzido, em 1974, o Porsche 911 Turbo Type 930 redefiniu os limites do que era possível. Ele trouxe a tecnologia de turboalimentação, usada como referência nos carros de corrida 917/10 e 917/30 para um carro esportivo de produção, combinando desempenho superior com um design único e uma usabilidade no dia a dia sem precedentes. O modelo de aniversário 911 Turbo 50 Years – baseado no 911 Turbo S introduzido em 2019 – presta homenagem e reinterpreta esse legado. Os gráficos laterais em vinil são uma referência ao visual histórico do Porsche 911 RSR Turbo apresentado no Salão de Frankfurt em 1973, que foi um precursor do 911 Turbo. 

Ele apresenta a cor exclusiva do Porsche Turbo, Turbonite, que aqui faz sua primeira aparição em um 911. Turbonite também é usado em detalhes na tampa do motor traseiro, na tampa do tanque de combustível e no brasão da Porsche. É também utilizado como cor contrastante no logotipo do modelo Turbo 50. Outra referência histórica é o uso do Anthracite Grey na lâmina da asa traseira, na saia traseira, na base dos retrovisores e nas molduras das entradas de ar. Um emblema na grade da tampa do motor traseiro exibe um ícone de turbocompressor e os anos 1974–2024. Quando a porta é aberta, o projetor de LED delineia a imagem de um turbocompressor no chão ao lado do carro. O 911 Turbo 50 Years vem com o jogo de rodas Exclusive Design do 911 Turbo S em Turbonite como item de série.

Interior que remete ao espírito dos anos 1970

O interior do 911 Turbo 50 Years também é recheado de detalhes da história do Turbo. Como uma homenagem exclusiva aos primeiros modelos do Porsche 911 Turbo, o icônico tartan McKenzie adorna os painéis centrais dos assentos e os painéis interiores das portas. Contrastes adicionais em Turbonite diferenciam ainda mais o carro do modelo regular de produção em série 911 Turbo S. 

Esses detalhes em Turbonite incluem os cintos de segurança, controles, costuras decorativas, tiras com inserções em couro preto e o brasão da Porsche no volante esportivo GT. Um logotipo iluminado Turbo 50, por sua vez, aparece nas soleiras das portas, que são acabadas em alumínio escovado preto. O logotipo é bordado nos apoios de cabeça dos bancos esportivos Adaptive Sports Seats Plus. Há também um logotipo Turbo 50 na parte traseira do assento esquerdo traseiro. Acima do porta-luvas, há uma placa de aniversário em alumínio, que exibe tanto o logotipo Turbo 50 quanto o número individual de edição limitada do carro esportivo. A coluna A, os parasóis e o forro do teto são revestidos em Race-Tex perfurado. Um relógio analógico Porsche Design Subsecond com um design especial Turbo 50 adorna o painel.

Ainda mais história com o pacote Heritage Design

O pacote opcional 50 Years of Turbo Heritage Design, inspirado historicamente, complementa o modelo de aniversário com numerosos recursos de design e equipamentos exclusivos adicionais que remetem aos modelos 911 Turbo dos anos 1970. A cor base do pacote Heritage Design é a pintura Aventurine Green Metallic. Alternativamente, as cores padrão do 911 e as cores do programa Paint to Sample também estão disponíveis. Um dos componentes do pacote Heritage Design é um gráfico decorativo de alta qualidade em Branco (acabamento acetinado) composto por três elementos: o pirulito com números de carro individualmente selecionáveis entre 0 e 99, o logotipo de 50 anos de Turbo e um logotipo da Porsche. Aqueles que preferem um visual minimalista podem dispensar alguns ou todos os elementos grá-ficos. O brasão histórico da Porsche de 1964 é usado no capô dianteiro, bem como nas tampas centrais das rodas Sport Classic, pintadas em Prata Brilhante e Branco (acabamento acetinado). Os logotipos Turbo 50 e Porsche na traseira são em Ouro. No interior, recursos adicionais em couro e outros elementos de design tartan completam o modelo de aniversário. O painel, o porta-luvas e as inserções dos encostos dos bancos são revestidos com o padrão clássico. O brasão histórico da Porsche é montado no volante, enquanto o compartimento de armazenamento do console central exibe o logotipo Porsche Exclusive Manufaktur gravado no couro. Os mostradores no painel de instrumentos e o relógio Sport Chrono no pacote Heritage Design são acabados em verde.

Excepcional em desempenho, estilo e história

Tecnicamente, o Porsche 911 Turbo 50 Years é baseado no 911 Turbo S que está em produção desde 2019. Seu motor boxer biturbo de 3,7 litros com geometria variável das turbinas (VTG) entrega 478 kW (650 cv) e 800 Nm de torque. Com um peso em ordem de marcha de 1.640 quilos, o resultado é uma relação peso-potência de 2,52 kg/cv. O 911 Turbo 50 precisa de apenas 2,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 200 km/h em apenas 8,9 segundos. A potência é transmitida às rodas pela transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades (PDK) e pelo sistema de tração integral ativo Porsche Traction Management (PTM) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), incluindo o bloqueio do diferencial traseiro controlado eletronicamente com distribuição de torque totalmente variável. Um sistema de escape esportivo com ponteiras pretas vem de série. A suspensão esportiva Porsche Active Suspension Management (PASM) rebaixada em 10 milímetros e o sistema de elevação no eixo dianteiro também estão incluídos como padrão, assim como os faróis de matriz de LED, incluindo o Porsche Dynamic Light System Plus. As pinças de freio do sistema de freios PCCB padrão têm acabamento preto.

Cronógrafo exclusivo para um carro esportivo atemporal

Exclusivamente para os proprietários do 911 Turbo 50 Years, a Porsche Design Timepieces está lançando um relógio especial em homenagem ao modelo de aniversário. O cronógrafo 911 Turbo 50 Years é equipado com o movimento Porsche Design WERK 01.200 certificado pelo COSC, com função flyback. Como o veículo, o relógio é limitado a 1.974 unidades e combina design clássico com tecnologia moderna. Seu mostrador preto com elementos em Turbonite é uma réplica perfeita do relógio no painel. A pulseira, feita de couro preto com costura decorativa em Turbonite, possui fecho dobrável. A caixa transparente oferece uma visão do rotor de enrolamento no mesmo estilo das rodas do 911 Turbo 50. O número de edição limitada gravado na caixa de titânio corresponde ao número de edição limitada do veículo. O cronógrafo também está disponível em uma versão especial em conjunto com o pacote Heritage Design.

Porsche Brasil

ZF AFTERMARKET ADOTA NOVA TECNOLOGIA EM SEU CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM ITU (SP) COM FOCO NA OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA

Com a implementação total da nova esteira seletora com capacidade para classificar três mil volumes por hora, a ZF Aftermarket estará preparada para atender maiores demandas de peças de reposição

A fim de proporcionar mais agilidade nas entregas ao setor de reposição no Brasil, a ZF Aftermarket iniciou a instalação de uma nova esteira seletora, 100% automatizada, em seu Centro de Distribuição instalado em Itu, SP.  O equipamento, também chamado de “sorter”, é utilizado para classificar e separar produtos com base em critérios específicos, como destino, rota ou pedidos de clientes. A função principal da nova esteira seletora é agilizar e otimizar o fluxo de peças, garantindo que os produtos certos sejam direcionados para os destinos corretos de maneira mais eficiente e 30% mais rápida. “Essa tecnologia proporcionará uma melhoria significativa na velocidade e precisão do processo de distribuição de peças, contribuindo para uma operação mais eficiente aos nossos clientes”, afirma Bruno Silva, gerente sênior de operações da ZF Aftermarket.

De acordo com o executivo, o novo recurso está em expansão gradual de capacidade e a previsão é que atinja seu potencial integral de operação até o final deste ano.

O novo equipamento está instalado em uma área de 300 metros quadrados e sua aplicação se destina a 85% das peças armazenadas no CD - Centro de Distribuição, já que as peças de formatos maiores e acima de 11 quilos não são inseridas nesse processo, como por exemplo, transmissões e eixos. Atualmente o CD de Itu armazena um total de 23 mil itens das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW. A empresa possui uma das maiores operações do mercado de reposição do Brasil, movimentando mensalmente cerca de cinco milhões de autopeças. É importante mencionar, que este número não inclui o volume movimentado pela marca WABCO, também pertencente à ZF Aftermarket, cujo CD de peças está instalado em Campinas, SP.

O novo sorter foi inteiramente desenvolvido no Brasil após meses de pesquisa. Essas pesquisas tiveram como referência os maiores players de logística em atuação no País. Após a avaliação dos equipamentos em operação, a ZF decidiu importar parte do equipamento para evitar que as peças se acumulassem ao passar pela curva da esteira seletora, corrigindo imperfeições de esteiras já existentes no País e entregando ao processo ainda mais agilidade.

Para a operação, quatro rebocadores são utilizados para alimentar o sorter. Quando chegar a sua plena capacidade, a nova esteira seletora poderá classificar três mil volumes/hora, atendendo a uma necessidade diária de movimentação de 20 mil volumes em um turno, que seguirão na sua totalidade para o mercado de reposição de peças. Com isso, a operação será otimizada em mais de 30% para atender à crescente demanda de peças, tanto do mercado interno como externo.

Toda a movimentação do sorter é guiada por códigos de barras dos produtos, garantindo eficiência e precisão. De acordo com Bruno, todos os colaboradores foram treinados para operar com o novo sistema. “A nova linha é flexível e permite ajustes para atender a diferentes requisitos de logística. Há total confiabilidade no novo processo, que inclui dois tipos de conferências automatizadas, além de estar integrado ao sistema RFID – Radio Frequency Identification”, explica o executivo. Com isso, as etiquetas fixadas nas embalagens permitem que os produtos sejam rastreados ao longo de toda a cadeia de reposição.

“A digitalização vem transformando profundamente a operação logística da ZF Aftermarket e além de agilidade, trouxe inteligência, eficiência operacional e maior capacidade de responder rapidamente a desafios e mudanças no mercado”, conclui.

ZF
MM EDITORIAL

MARCA COOPER TRAZ PARA O BRASIL A LINHA DE PNEUS PARA CAMINHÕES E ÔNIBUS COOPER WORKS SERIES

  Cooper Work Series RHA | Cooper Work Series RHD

A Goodyear anuncia a chegada da linha Cooper Works Series no Brasil com produtos voltados para caminhões e ônibus. O novo portifólio visa atender as principais necessidades dos caminhoneiros autônomos, pequenas e médias frotas do país, que operam no serviço regional de transporte de carga e passageiros. Incorporada em 2021, a marca americana Cooper Tires tem mais de um século de tradição desde sua fundação em 1914, e agora, com esse lançamento, passa a ser produzida no Brasil pela Goodyear, promovendo qualidade superior, ótimo desempenho e um bom custo-beneficio.

"Entedemos as necessidades dos caminhoneiros e estamos trazendo a marca Cooper Tires e toda uma linha de produtos para o mercado brasileiro afirma Debora da Cruz, diretora de Marketing da empresa. "Com os pneus Cooper Work Series, nosso objetivo é oferecer aos motoristas produtos que superem suas expectativas, proporcionando qualidade, confiança, durabilidade a um preço justo."

Cooper Work Series RHA

Ideal para todas as posições, disponível inicialmente na medida 295/80R22.5, apresenta banda de rodagem mais larga, com ombros robustos para melhor distribuição de peso no piso e maior quilometragem. Conta também com a tecnologia de proteção lateral que preserva o costado contra danos, aumentando a durabilidade da carcaça; além de protetores de sulco que minimizam a retenção de pedras e uma carcaça reforçada com a tecnologia Duralife, que contempla controles rigorosos de qualidade, materiais premium e tecnologias que permitem o uso máximo da carcaça; e a exclusiva tecnologia Wear Square, que ajuda a identificar o momento certo para a troca, indicando o nivel de desgaste da banda de rodagem.

Cooper Work Series RHD

O modelo Cooper Works Series RHD, é indicado para aplicação em eixos de tração, disponível na medida 295/80R22.5, oferece banda de rodagem mais larga para melhor distribuição de carga no piso e maior quilometragem; tecnologia Cooper Smart Traction, projetada com intertravamentos dos blocos, que controlam seu movimento, proporcionando desgaste regular; proteção lateral; sulcos protegidos; e carcaça com tecnologia Duralife.

Desafios do Mercado e Estratégia da Marca

No exigente mundo do transporte rodoviário, cada detalhe faz a diferença. Os pneus são componentes essenciais que afetam diretamente a segurança, o consumo de combustível e os custos de manutenção de caminhões. Optar por pneus de alta qualidade, como os da linha Cooper da Goodyear, não é apenas uma escolha inteligente, mas uma necessidade para operadores e motoristas que priorizam segurança e eficiência.

Pneus de qualidade, com tecnologia avançada de compostos e design inteligente da banda de rodagem, oferecem maior resistência ao desgaste e melhor aderência em diversas condições climáticas, garantindo uma condução mais segura.

Além da segurança, pneus de alta qualidade também contribuem diretamente para a economia operacional. A durabilidade superior dos pneus significa menos substituições e menos tempo parado para manutenção, aumentando a disponibilidade dos veículos e otimizando o fluxo de trabalho dos operadores.

"Ao escolher os pneus Cooper Work Series, os motoristas não estão apenas investindo em produtos de alta qualidade, mas também em um suporte constante para suas jornadas nas estradas brasileiras", destaca Debora da Cruz. "Estamos comprometidos em oferecer não apenas pneus, mas soluções que ajudem os caminhoneiros a garantir segurança em cada viagem através da nossa rede de revendedores, espalhada por todo o país e que pode ajudar otimizar seus custos operacionais com assistência técnica especializada e produtos de qualidade." 

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Com 71 mil colaboradores, e 54 fábricas em 21 países do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.

Goodyear do Brasil
Ideal H K

sábado, 17 de agosto de 2024

MERCEDES-BENZ AMPLIA VENDAS E SERVIÇOS PARA AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS EM OITO NOVAS CIDADES

Mercedes-Benz EQA

Rede de atendimento agora tem 20 concessionárias preparadas para automóveis 100% elétricos

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil segue acreditando na eletrificação do mercado brasileiro, aumentando e preparando sua rede de concessionários para o futuro da mobilidade. Desde março de 2020, a marca tem como um de seus objetivos para o Brasil a eletrificação de seu portfólio, trazendo produtos e serviços que se adaptem aos estilos de vida e necessidades dos clientes brasileiros.

A partir de agosto de 2024, a marca passa a oferecer automóveis 100% elétricos também nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São José do Rio Preto/SP, Recife/PE, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Natal/RN e Goiânia/GO. Os novos concessionários se juntam a rede atual já em operação nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Vitória/ES, São José/SC, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS.

No total, agora são 20 concessionários da marca totalmente preparados com equipes de vendas e pós-vendas especialmente treinadas, ferramental e equipamentos exclusivos para esse tipo de tecnologia.

“Aumentar nossos pontos de atendimento é uma clara declaração de que acreditamos na eletrificação do  mercado brasileiro. Com esses novos pontos, estamos confiantes em oferecer nossos produtos e serviços a um grupo cada vez maior de clientes em mais regiões do país”, diz Marcelo Calonga, Head de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Atualmente, a marca possui o maior portfólio de automóveis 100% elétricos entre as marcas de luxo no país, com um total de sete modelos, entre sedans e SUV’s. 

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

ALLISON TRANSMISSION FAZ PARCERIA COM A CUMMINS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES DE CAMPO BEM-SUCEDIDOS COM NOVO MOTOR A GÁS NATURAL

O cavalo-mecânico Peterbilt equipado com motor Cummins X15N e uma transmissão Allison da Série 4000, puxando reboques duplos de cimento a granel, demonstrou desempenho e produtividade acima das expectativas.

A Allison Transmission fez uma parceria com a Cummins para testar e validar o novo motor Cummins X15N de 15 litros, a gás natural, equipado com uma transmissão automática Allison da Série 4000™. A Sandman, frotista de transporte de cimento a granel com sede em San Jose, Califórnia, concluiu com sucesso mais de 80 mil quilômetros rodados em avaliação de campo e relata melhorias significativas na eficiência de combustível e no desempenho dos veículos. O caminhão avaliado, um cavalo-mecânico Peterbilt puxando reboques duplos de cimento a granel, demonstrou desempenho e produtividade impressionantes, fato resultante da combinação do motor X15N com a transmissão Allison.

“Há mais de 20 anos aderimos às transmissões automáticas Allison, o que mudou o mundo para nossos motoristas. Eles transportam cargas de quase 40 toneladas no trânsito pesado entre San Jose e São Francisco várias vezes ao dia, percorrendo um percurso com inúmeras arrancadas e paradas”, comenta Victor Landaverde, Gerente de Frota da Sandman. “Estamos entusiasmados com o desempenho do motor Cummins X15N, que recebeu uma transmissão da Série 4000, e o impacto potencial que ele pode trazer para nossa frota de mais de 100 caminhões a gás natural equipados com Allison. Os testes de campo foram impecáveis ao longo de mais de 80 mil quilômetros e, além de atingirem excelente eficiência de combustível e o aprimoramento do freio-motor, a potência consistentemente mais forte durante as trocas de marchas melhoraram significativamente nossas operações.”

As transmissões da Série 4000 foram projetadas para oferecer maior desempenho e consumo de combustível otimizado. Seu conversor de torque multiplica a força do motor para melhorar significativamente a capacidade de arrancada, dirigibilidade e produtividade geral. O pareamento da Série 4000 com o X15N, que é 226 quilos mais leve do que a versão a diesel do motor de 15 litros, proporcionará economia adicional de combustível e redução das emissões para as frotas, reduzindo o custo total de propriedade do veículo e, ao mesmo tempo, apoiando objetivos de responsabilidade social corporativa. A transmissão da Série 4000 usada na avaliação da Sandman também contava com o FuelSense® 2.0, conjunto exclusivo de software e controles eletrônicos que podem proporcionar uma economia de combustível de até 6%.

“As transmissões totalmente automáticas Allison são agnósticas em termos de combustível, o que significa que podem ser agregadas com várias fontes de energia, incluindo diesel, gás natural, híbrido elétrico, célula de combustível ou bateria. À medida que a indústria continua a avaliar veículos elétricos e trabalha para superar os obstáculos enfrentados pela adoção dessa tecnologia, espera-se que mais clientes adotem motores de combustíveis alternativos como solução para atender às crescentes restrições de emissões”, disse Rohan Barua, Vice-presidente de Vendas da América do Norte, Canal Global e Pós-venda da Allison Transmission. “Estamos ansiosos por essa parceria com a Cummins e com os demais fabricantes de caminhões, o que ajudará os usuários a reduzir a pegada de carbono sem sacrificar a produtividade e a eficiência da frota. Estamos confiantes de que a combinação do motor Cummins X15N com uma Allison 4000 é a solução ideal.”

Os caminhões Peterbilt e Kenworth equipados o motor X15N e as transmissões automáticas Allison já estão disponíveis para encomenda. Para saber mais sobre a vantagem da Allison com motores a gás natural clique aqui.

A Allison Transmission (NYSE: ALSN) é projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos comerciais e de defesa e a maior produtora global de transmissões totalmente automáticas médias e pesadas que melhoram a maneira como o mundo funciona. Os produtos Allison são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões urbanos (distribuição, lixo, construção, incêndio e emergência), ônibus (escola, transporte coletivo e rodoviário), motorhomes, veículos e equipamentos fora de estrada (energia, mineração e aplicações de construção) e veículos de defesa (táticos com rodas e esteiras). Fundada em 1915, a empresa está sediada em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença em mais de 150 países, a Allison possui sedes regionais na Holanda, China e Brasil, fábricas nos EUA, Hungria e Índia, bem como recursos globais de engenharia, incluindo centros de engenharia de eletrificação em Indianápolis, Indiana, Auburn Hills, Michigan e Londres no Reino Unido. A Allison também possui aproximadamente 1.600 distribuidores e revendedores independentes em todo o mundo.

Allison Transmission
Press Consultoria

JOGOS OLÍMPICOS REVELAM O PODER DA MULHER EM QUALQUER ATIVIDADE. Por Luiz Carlos Secco*

As mulheres, na delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos de Paris, formaram um grupo mais numeroso que o masculino e participaram com 153 atletas, representando 55% do total de 276 esportistas. Também foram elas que conquistaram maior número de medalhas do nosso País. Das 20 que alcançadas, 12 foram obtidas pelas mulheres, sete pelos homens e uma por equipe mista no judô.

Foram ainda as únicas a conquistar as medalhas de ouro, vencidas por Beatriz Souza, no judô; Rebeca Andrade, na ginástica artística, e Ana Patrícia e Duda, em vôlei de praia. Pela primeira vez, as mulheres superaram os homens na história do esporte brasileiro.

Ao tomar conhecimento do empoderamento feminino peço a todos que se solidarizem com a homenagem que presto às mulheres pelo desenvolvimento do País. Em todas as atividades cresce a presença da mulher que, além do esporte, passam a ocupar posições de destaque na indústria automobilística, setor bancário, medicina, eventos, empresas diversas e até em voos interplanetários.

Mas além da homenagem peço compreensão para as que ainda não tiveram oportunidade de expor as suas virtudes fora das atividades convencionais e, pelas informações mal transmitidas, que limitam as mulheres a atividades tradicionais. Poucos são os líderes que têm a coragem de abrir oportunidades às mulheres para atividades diferentes ou de maior relevância e um deles é o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra.

Esse dirigente modernizou o automobilismo brasileiro, introduzindo novas categorias no esporte e incentivando as mulheres a participarem das corridas, como pilotos, dirigentes, engenheiras, mecânicas, diretoras da entidade e até fiscais de pista.

Ao longo de meus mais de 60 anos trabalhando no setor automobilístico conheci alguns casais que interromperam sua união por abuso da velocidade. Por mais que suas esposas pedissem, a paixão pelas emoções foi maior e, por não serem compreendidas, cansaram-se de sofrer e preferiram a paz.

Eu tive a sorte de minha mulher me dar forte ajuda e, além de compreensão e apoio ao meu trabalho, sempre me incentivou e até me ajudou em avaliações de novos automóveis e, ainda, me deu importante apoio para conseguir descobrir carros em teste e aceitou me acompanhar em viagens de pesquisa para a descoberta de veículos em fase de desenvolvimento.

Entre as viagens em que me acompanhou, descobri o percurso e o horário em que as fábricas realizavam testes e, em uma delas aceitou me acompanhar, em plena madrugada, a convidei a me acompanhar até o litoral.

Para não abandonar meus 5 pequenos filhos em casa, os acomodei no espaço formado pelo compartimento traseiro e desci a velha estrada de Santos onde descobri carros da Volkswagen submetidos a teste de desenvolvimento. Esse percurso, de tão perigoso, chegou a ser permitido somente com autorização prévia da polícia rodoviária.

Com a importante informação, na madrugada seguinte convidei o repórter fotográfico Oswaldo Luiz Palermo que se encarregou de registrar um a um todos os novos modelos.

Em outra viagem com a família encontramos mais uma novidade da Volkswagen, em plena rodovia Dutra, que fotografamos e forneci as imagens ao diretor de redação Miguel Jorge que as publicou no jornal O Estado de S. Paulo. Era o automóvel Gol, que se tornou um dos modelos mais vendidos da empresa.

Uma tarde recebi do chefe da equipe Ford, Luiz Antonio Greco, o empréstimo de um Ford Maverick com sistema de alimentação quadrijet e como deveria devolvê-lo no dia seguinte só podia fazer as medições na madrugada. Por não encontrar um amigo para me ajudar convidei minha mulher para me acompanhar e descemos para o litoral para obter os números da avaliação.

Há um longo trecho entre Itanhaém e Peruíbe com mais de três quilômetros planos, onde pudemos atingir a velocidade máxima do automóvel.

Essas medições exigem os registros a velocidade atingida em dois sentidos. E, seguindo as regras, fizemos a primeira cronometragem no sentido Norte-Sul e registramos a velocidade de 216 quilômetros. Durante a pausa entre as passagens e surpreso com o resultado, comentei com minha mulher a marca atingida porque, por ser de madrugada, ela não podia enxergar no velocímetro o ponteiro que indica velocidade e também não pôde ver o deslocamento do carro na escuridão.

Ao saber da velocidade, negou-se a percorrer o percurso Sul-Norte. Por ser apenas uma avaliação que me permitiu conhecer o nível de velocidade do Maverick Quadrijet relevei a preocupação de minha esposa e retornamos para São Paulo.

Fotos: Rafael Ribeiro CBF/FIVB/Divulgação/Esporte News Mundo/Internet/Agência Brasil EBC/UOL/William Lucas/COB/Instagram/Reprodução

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

FICTOR ENERGIA INVESTE R$ 194 MILHÕES EM HUB COM OITO USINAS FOTOVOLTAICAS EM GOIÁS

Divisão do Grupo Fictor inaugura a primeira das usinas previstas, em investimento com geração total projetada em 44 megawatts pico.

A Fictor Energia, divisão de infraestrutura e energia do Grupo Fictor, junto a uma joint venture com a WTT Participações, investe R$ 194 milhões em oito usinas de energia fotovoltaicas em Goiás com a previsão de geração total de 44 MWp. Localizado de norte a sul do estado em cidades com alta probabilidade de irradiação solar ao longo do ano, o grid inaugurou quarta-feira (14)  o seu primeiro projeto: a Usina de Clima, localizada em Cocalzinho de Goiás (GO).

“É o nosso primeiro passo, de oito, na geração de energia limpa e na descarbonização que faremos no estado. Estamos muito felizes com a conclusão da Usina de Clima e com o que está por vir”, comenta Rafael Gois, CEO do Grupo Fictor. Ele lembra que o complexo de Usinas de Presidente Epitácio (SP) e a Usina de Autazes (AM) são outros projetos em operação dentro da joint venture entre a Fictor Energia e a Enerwatt WTT.

A criação do cluster de Goiás é recente – surgiu em setembro de 2023 – trazida pela companhia goiana Enerwatt, empresa controlada pela WTT Participações, que faz parte da joint venture junto ao Grupo Fictor. A Enerwatt possui especialização e experiência de 18 anos no mercado e mais de 5 mil MW em projetos de geração, transmissão e distribuição. “Vimos uma oportunidade de negócios importante e fizemos a aquisição do projeto, que estava em seus primeiros passos, com outra companhia”, explica Renato Amaral, diretor comercial da Enerwatt / WTT.

Com a entrega da energia a cargo da distribuidora Equatorial, na ponta do cluster estão duas revendedoras de energia associadas ao projeto como Offtakers, em contratos de 20 anos. Dentro desse modelo, as usinas são alugadas para uma cooperativa de propriedade da Offtaker na qual se agrupam os seus clientes. Tendo como público-alvo os consumidores B3, classe comercial, que consomem 645 GWh/ano.

Boa parte do investimento do cluster (R$ 164 milhões) é estruturado por meio de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) – para aquisição de bens de capital e pagamento de despesas financeiras e pré-operacionais dos projetos – e o restante (R$ 30 milhões) é do próprio caixa da companhia.

Além de Usina de Clima, na cidade de Cocalzinho de Goiás, localizada no centro do estado e no entorno de Brasília, estão previstas no cluster as unidades de: Caminho Aberto (Uruaçu), no norte do estado; Beleza (na cidade de Padre Bernardo); Futuro I (Bela Vista de Goiás); Futuro II (Águas Lindas de Goiás); Novel (Inhumas); Parabéns I (Pirenópolis), na região central; e Mundo Melhor II (Professor Jamil), no sul do estado.

Essas localidades foram estrategicamente escolhidas pela alta possibilidade de irradiação solar, com valores em torno de 5,0 kWh/m²/dia. O que indica um recurso de incidência quase 70% superior aos 3,0 kWh/m²/dia correspondentes à média solar da Alemanha – o país com maior capacidade energética por instalação fotovoltaica per capita no mundo.

Clima é uma das menores usinas do complexo, com 1,4 Megawatt pico de potência, enquanto outras cinco vão gerar pouco mais de 7 Megawatts pico cada. Com a conclusão do cluster no final deste ano teremos um total de 44 MWp em Goiás que gerará aproximadamente 78mil MWh de energia por ano. “É um volume de geração de energia fotovoltaica substancial. Queremos abrir uma nova perspectiva para os consumidores goianos, como os empresários do agronegócio, de que é viável e importante trabalhar com energia limpa, sustentável e que beneficia o meio ambiente ao reduzir emissões de carbono”, garante Abelardo Sá, Diretor de Energia e Infraestrutura do Grupo Fictor.

O Grupo Fictor é uma holding de participação e investimentos especializada na gestão de empresas no mercado de private equity. Há 15 anos, vem atuando nos mais diversos setores e, atualmente, possui três divisões de atuação: alimentos; serviços financeiros; desenvolvimento imobiliário e energia. Com sede na região da Berrini, em São Paulo, a holding tem aplicado estratégias e políticas ESG no cerne de sua atuação e busca ser referência no mercado de private equity aliada às melhores práticas de sustentabilidade e governança.

Grupo Fictor
XCOM Agência de Comunicação Grupo Fictor

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

NEW HOLLAND É VENCEDORA DO TROFÉU AGROLEITE 2024

Marca foi eleita pelo público na categoria Máquinas e Equipamentos como a melhor empresa de máquinas e implementos com tecnologias e soluções inovadoras para a produtividade e sustentabilidade da pecuária leiteira

e/d: Gustavo Viganó, gerente da Agroleite, fez a entrega da premiação para Márcio Contreras, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina. 

Pela 15ª vez em sua história, a New Holland foi eleita vencedora do Troféu Agroleite, o “Oscar do Leite”, que existe desde 2002 e reconhece anualmente os melhores desempenhos e práticas da cadeia produtiva do leite. A marca foi eleita pelo público, por meio de votação pela internet, na categoria Máquinas e Equipamentos como a melhor empresa de máquinas e implementos com tecnologias e soluções inovadoras para a produtividade e sustentabilidade da pecuária leiteira. O anúncio foi feito durante o Agroleite 2024, realizado em Castro (PR).

“Estamos imensamente felizes e gratos por este prêmio. Só temos a agradecer a todas as pessoas que votaram na New Holland pela confiança depositada nos nossos produtos e soluções, que são voltados a todos os perfis de clientes, independentemente do tamanho da operação. E também parabenizar a equipe da Tratornew, nosso concessionário cuja trajetória de 28 anos vem sendo marcada por uma atuação de excelência na região dos Campos Gerais”, afirma Márcio Contreras, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina.

Contreras destaca ainda que a New Holland está sempre próxima dos agricultores e pecuaristas, trazendo soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar a produtividade e reduzir os custos para o cliente.

Referência mundial na linha feno e forragem, a New Holland possui um portfólio de soluções com tecnologia avançada, alto desempenho e versatilidade, ajudando os pecuaristas a melhorarem a rentabilidade dos seus negócios. Entre essas soluções estão:

Forrageiras – em 2024, a marca completa 63 anos do lançamento de sua primeira forrageira autopropelida, atuando com os modelos FR500 e FR780, obtendo a liderança de mercado no Brasil e, por vários anos, as maiores premiações em concurso de silagem.

Enfardadeiras – a linha Hayliner e altamente confiável e produz fardos quadrados consistentemente densos, bem formados e fáceis de operar. A linha RB125, por sua vez, é robusta e projetada para entregar a maior produtividade possível, oferecendo maior durabilidade e menores custos com manutenção na produção de fardos redondos.

Ampla linha de segadoras DiscCutter – seja frontal, traseira, tripla ou arrastada, as segadoras DiscCutter garantem amplitudes de corte de 2,80m até 8,60m com a opção de condicionamento da forragem. Possuem tecnologia avançada de flutuação com adaptação às curvas de nível, permitindo acompanhar as irregularidades do solo para proporcionar um corte uniforme.

Espalhadores ProTed 880T – com largura de funcionamento de 8,8m e, para os pecuaristas que pretendem tirar o máximo da relação potência/largura, este espalhador tracionado proporciona propriedades de seguimento do solo de excelência, bem como uma excecional manobrabilidade.

Enleiradores ProRotor 820C – esta tecnologia contribui para uma operação suave mesmo em terrenos mais irregulares, tal como garante um varrimento limpo em uma largura de 8,2m, construindo leiras ao centro dos dois rotores e não deixando nada atrás.

A New Holland, pertencente à CNH, é uma marca próxima do cliente, que valoriza o agronegócio e possui soluções completas para todos os tipos de culturas agrícolas, seja qual for o segmento e o tamanho da operação. Os agricultores contam com uma oferta de produtos e serviços inovadores, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras, feno e forragem, além de equipamentos específicos para biomassa, silvicultura e agricultura de precisão, complementada por serviços financeiros feitos sob medida e planejados por especialistas. Com uma rede de distribuidores global altamente profissional e o compromisso com a excelência, a New Holland garante a melhor experiência para cada cliente. A New Holland é uma marca da CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) líder global no setor de bens de capital com experiência industrial comprovada, uma ampla gama de produtos e presença mundial. Clique aqui para mais informações sobre a CNH.

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS É PREMIADA COM O TROFÉU FROTAS & FRETES VERDES 2024 POR SUAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

A Bravo Serviços Logísticos, referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas, venceu o Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024, do Instituto Besc de Humanidades e Economia, na categoria Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto. A empresa foi selecionada por votação pública no website do Instituto, que criou o troféu como reconhecimento a empresas e pessoas que desenvolvem estudos, produtos e serviços inovadores para a melhoria de práticas no transporte de cargas e passageiros, com vistas à eficiência energética.

“Estamos orgulhosos de receber esse prêmio, disputado por empresas de grande relevância no mercado nacional de negócios e de sustentabilidade. Ficamos honrados com nossos concorrentes. “O reconhecimento vem para fortalecer os esforços da Bravo na busca de uma logística mais consciente e sustentável”, afirma o head de Sustentabilidade da Bravo, Marcos Azevedo.

Os vencedores do Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024 foram divulgados no site do Instituto Besc de Humanidades e Economia e ele será entregue na cerimônia de encerramento do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, que deverá ser realizado de forma presencial, no dia 29 de outubro, na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo (Avenida Paulista, 1.313, 15º andar, Espaço Nobre).

Seleção

Segundo o Instituto Besc, as empresas e pessoas que concorreram ao Troféu Frotas & Fretes Verdes foram indicadas pelo Conselho Técnico e Empresarial do seminário. A instituição informou que os indicados foram submetidos ao escrutínio público por meio de votação no website do Instituto, no período de 16 a 31 de julho.

No total, conforme o Instituto Besc, foram 8.312 votos recebidos por todos os concorrentes, nas categorias Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto; Executivo Destaque; Pesquisador Individual; Influenciador para Mobilidade Sustentável e Startup para a Logística Sustentável.

Desafio ambiental e social

Segundo Azevedo, a Bravo tem como compromisso buscar as melhores soluções para minimizar os impactos das operações ao meio ambiente e conquistar o apoio da comunidade. Ele lembra que a empresa tem uma Política de Sustentabilidade, na qual são baseadas as decisões estratégicas.

“As boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). estão presentes em todas as nossas operações, no nosso dia a dia, para que possamos obter resultados objetivos e relevantes ao nosso propósito de edificar uma companhia cada vez mais verde, solidária e inclusiva”, afirma Azevedo.  Ele reforça o sentimento de orgulho pela premiação e comenta que o troféu fortalece as iniciativas da empresa em transição energética e soluções de baixo carbono.

Operações no Brasil

A Bravo está presente em todas as regiões do País com 18 operações, mais de 4.000 colaboradores e uma frota com mais de 1.000 caminhões para atender às principais empresas do setor agroquímico do Brasil. A Bravo possui mais de 800 mil posições de pallets e entregas em 99% do território agrícola brasileiro.

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão.

O Instituto Besc de Humanidades e Economia promove conhecimento a partir de uma perspectiva de defesa dos valores condizentes à responsabilidade ambiental. A entidade preza e estimula a utilização de materiais de base renovável.

Bravo Serviços Logísticos
Alfapress Comunicações

RANDON RECEBE PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS PELA SÉTIMA VEZ CONSECUTIVA

Entre maiores fabricantes de semirreboques do mundo, empresa celebra conquista no aniversário de 75 anos de vocação exportadora.

Presidente da Randoncorp, Daniel Randon, comemorou a conquista. Foto: Marcos Nagelstein/Divulgação Randon.

A Randon mantém a posição de referência como empresa exportadora, ao conquistar mais uma vez o Prêmio Exportação RS, garantindo sete vitórias consecutivas em diferentes edições, entre os destaques setoriais da indústria gaúcha. A premiação foi entregue nesta quinta-feira, 15 de agosto, em Porto Alegre. Maior fabricante de semirreboques da América Latina, figurando entre as maiores do mundo, a empresa comercializou mais de 8 mil unidades para o mercado internacional no ano passado, número que representa crescimento importante na comparação com 2022, impulsionado pela relação com o mercado dos Estados Unidos. Há pouco mais de um ano, além da exportação de produtos a partir do Brasil, a empresa mantém operação em território estadunidense com a marca Hercules Chassis.

O ano de 2023 também foi marcado pelo início das entregas dos produtos Hybrid R, que contam com sistema de tração auxiliar elétrico, solução única que destaca o protagonismo da marca em inovação sustentável. Entre as primeiras comercializadas pela empresa estão duas unidades para o mercado externo. Um marco histórico para o desenvolvimento do segmento de transporte mundial, que envolveu diversos parceiros estratégicos para consolidação dos primeiros conjuntos totalmente elétricos de semirreboques e caminhões para o transporte de cargas das Américas, para aplicação no processo de extração de minério e que já estão em operação no Chile.

Nesta edição do evento, a Randon também foi reconhecida com o case Exportação, justamente pelos primeiros conjuntos totalmente elétricos da linha Hybrid R entregues à mineradora SQM para aplicação no transporte do processo de extração de minério no Chile. A solução Hybrid R, exemplo de tecnologia sustentável para a mobilidade, concorreu com projetos de outras 12 empresas. A premiação teve auditoria da Baker Tilly Brasil e foi entregue ao presidente da Randoncorp, Daniel Randon.

“A consolidação da nossa estratégia de negócios de longo prazo, com a presença forte nos Estados Unidos, maior mercado de semirreboques do ocidente, e exportação das nossas soluções, alinhadas com os princípios da sustentabilidade e do cuidado com o planeta, são dois marcos fundamentais da nossa atuação. Movimentos que respeitam o legado construído até aqui e nos encaminham, de maneira firme, no crescimento sustentável que planejamos”, destaca o COO da Randon, Sandro Trentin.

Em seus 75 anos de atuação, a Randon já entregou mais de 550 mil unidades no Brasil e para mais de 70 países. São produtos projetados e desenvolvidos de acordo com as exigências locais de transporte adaptadas para a realidade de cada território, guiados pelos princípios e valores da marca construídos ao longo das décadas, reforçando a inovação, a segurança e a qualidade na produção dos implementos, com sustentabilidade e clientes satisfeitos.

Com sede em Caxias do Sul (RS), a Randon conta hoje com uma sólida Rede de Distribuidores estrategicamente localizada em dezenas de pontos do país, seis unidades industriais no Brasil, uma na Argentina e outra nos Estados Unidos. Além disso, é o principal exportador brasileiro de implementos rodoviários, com uma rede internacional composta por mais de 190 pontos de distribuição. A história da expansão do transporte de cargas no país e no exterior está diretamente ligada à evolução da Randon no atendimento às demandas desse segmento, criando soluções inovadoras e tecnológicas que tornam a empresa um player mundialmente reconhecido.

Randon
ANK Reputation

FERNANDO VALIATE É O NOVO DIRETOR DE SERVIÇOS DA SCANIA

A Scania, empresa líder na transição para um setor de transportes mais sustentável, apresenta Fernando Valiate como novo diretor de Serviços. O executivo capixaba já vinha respondendo pela área desde o final do segundo semestre de 2023 e foi apresentado oficialmente durante a coletiva da marca na Lat.Bus 2024, que foi realizada de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo (SP). 

Com cinco anos de empresa, sucedeu a Marcelo Montanha, que assumiu o desafio de se tornar diretor das concessionárias Scania na Espanha, na região de responsabilidade da Scania Ibérica. Valiate se reporta a Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

Fernando Valiate, 35 anos, nasceu em Vitória, no Espírito Santo, é casado e tem um filho de quatro anos. Apaixonado por esportes, pratica corrida, ciclismo e gosta de acompanhar esportes motorizados. O mundo dos transportes entrou cedo na vida do diretor, em razão do pai ser caminhoneiro e cresceu acompanhando a paixão pelos veículos. Hoje, o pai possui uma pequena frota e Fernando chegou a trabalhar na administração adquirindo uma experiência que trouxe uma visão diferenciada para sua atual função.

“Estou seguindo a jornada de serviços que foi muito bem feita até hoje, e já trabalhando para as seguintes evoluções da área. Os desafios passam pela continuidade do desenvolvimento do time e da rede de concessionárias, manter o DNA inovador da Scania, expandir o negócio de serviços, antecipar tendências e estar ainda mais próximo do cliente”, diz Fernando Valiate, novo diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.

“A equipe de Serviços é muito competente e seguimos dedicados nesta nova gestão, melhorando processos, iniciando novos projetos, colocando em prática demandas levantadas pelos nossos clientes e em expandir a rede com mais 40 novos pontos de atendimento. Estamos nos preparando para os próximos três anos, que trarão significativas mudanças estratégicas. Vamos oferecer sempre o melhor para o cliente. Um importante caminho será simplificar as soluções de serviços e aproximar ainda mais a Scania dos clientes focando no relacionamento de longo prazo”, completa.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, além de ter certificações em estratégia, operações, lean e digitalização, dentre outras, no exterior.

Fernando Valiate tem mais de 15 anos de experiência em posições de liderança e gestão de operações industriais e serviços. Trabalhou 10 anos como consultor de gestão, sendo oito deles fora do Brasil. Conta com oito anos de Grupo Volkswagen e cinco de Grupo Scania, vindo anteriormente da Porsche Consulting. Sua jornada na Scania começou na empresa de logística e transportes do grupo, a LOTS Group, para a região América Latina. O executivo atuou como diretor de operações (COO) e responsável pelas áreas rodoviárias e off-road (cana de açúcar, florestal e mineração), no Brasil e no Chile. Um dos objetivos estratégicos da LOTS é vivenciar a experiência do cliente para aperfeiçoar as soluções. “O período sendo cliente de todo o portfólio Scania, tanto de veículos quanto de serviços, me traz uma bagagem fundamental para saber onde precisamos melhorar, um processo normal do mercado, e no que vamos continuar sendo fortes. Quem ganha com isso é o cliente”, diz.

Valiate é entusiasta dos temas liderança, desenvolvimento de equipes vencedoras, estratégia, inovação e digitalização. “A nossa equipe, fortalecida por uma cultura de alta performance, está colaborando para atingir resultados excepcionais. Sempre orientada pelo propósito e estratégia do negócio e numa parceria muito eficiente com a rede de concessionárias. Estou muito feliz e motivado pelos desafios, e, por trabalhar em uma empresa que há 67 anos faz parte da história do desenvolvimento do país com seus caminhões e ônibus, muitos deles imortalizados no imaginário do povo brasileiro”, conclui Fernando Valiate, novo diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.

Scania | Operações Comerciais Brasil