quarta-feira, 31 de julho de 2024

YAMAHA FORTALECE APOIO À EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO AO PATROCINAR FÓRMULA SAE BRASIL 2024

Com intuito de fortalecer apoio à educação e inovação no setor automobilístico, a Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, anuncia patrocínio para a 20ª edição da Fórmula SAE BRASIL 2024, competição que oferece aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo um carro tipo Fórmula.

O evento está sendo realizado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (São Paulo), até domingo, 4 de agosto. Esta edição conta com a participação de mais de mil estudantes de engenharia, vindos de 58 instituições de ensino superior, incluindo 54 brasileiras e quatro estrangeiras, representando o Chile, Peru, México e Venezuela.

Durante os três dias de evento, os carros passarão por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que incluem projeto, custo, e uma apresentação de marketing. As equipes brasileiras vencedoras poderão representar o país na competição mundial da SAE International nos Estados Unidos.

"Estamos orgulhosos de reforçar nosso compromisso com a educação e inovação ao oferecer apoio a esta tradicional competição que incentiva os alunos a desenvolver habilidades fundamentais para o setor automotivo", destaca, Afonso Cagnino, gerente de Relações Institucionais e Comunicação da Yamaha.

Além do patrocínio ao evento, a Yamaha fornece suporte à equipes competidoras. No Fórmula combustão, a empresa patrocina, com motores e peças de reposição, as equipes Poli Racing (Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo), em São Paulo (SP), e FSAE Unicamp (Unicamp – Universidade Federal de Campinas), em Campinas (SP).

Na modalidade elétrica, a organização apoia, com peças, a equipe E-Cactus | UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que desenvolve seu veículo elétrico em Mossoró - Rio Grande do Norte.

Fernando Novaes, capitão da FSAE Unicamp, destaca a importância do apoio de patrocinadores e como a competição oferece oportunidade para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. "Patrocínios, como o da Yamaha, são importantes para garantir a boa performance e a confiabilidade do projeto. Sem esse suporte, as despesas poderiam limitar nosso progresso e impactar a apresentação geral do carro. As habilidades técnicas adquiridas, como calibração de motores, utilização de softwares CAD e CAE, e processos de manufatura, incluindo usinagens e solda, são fundamentais para o futuro profissional dos alunos. Além disso, a experiência em lidar com tarefas relacionadas a patrocinadores, prospecção e relações públicas, também contribui para a carreira.”

Frederico Gregório, capitão da E-Cactus, explica que um dos principais desafios da equipe para desenvolver um carro elétrico, é estar em Mossoró (RN), longe de grandes centros urbanos. "Pelo fato de estarmos distantes da maior parte dos fornecedores, um dos maiores problemas que encontramos é, justamente, a obtenção de materiais essenciais para construção do veículo. Isso explica, em parte, por que a nossa equipe é a única no estado e há apenas três na categoria elétrica no Nordeste. Nesse sentido, a parceria com a Yamaha desempenha papel crucial, proporcionando peças de extrema qualidade e eficiência ao projeto, e trazendo motivação aos membros da equipe."

Matheus Peres, capitão da Poli Racing, enfatiza a parceria pioneira com a Yamaha, iniciada em 2012. "Ao longo desses 12 anos, o apoio da companhia tem sido primordial, já que, sendo um projeto estudantil, todos os recursos, financeiros e técnicos, são desenvolvidos internamente. Com a parceria, garantimos peças de reposição e assistência técnica para resolver os desafios que enfrentamos."

Carros

Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

História

A Fórmula SAE surgiu nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

20ª Competição Fórmula SAE BRASIL
De 31 de julho a 4 de agosto
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). 
Rodovia SP 135, Km 13,5
Distrito Tupi - Piracicaba - SP
Clique aqui para mais informações.

Yamaha do Brasil
Grupo Printer Comunicação

terça-feira, 30 de julho de 2024

REVO APRESENTA PICAPE PARA USO PELAS FORÇAS ARMADAS

A REVO acaba de apresentar ao mercado nacional uma nova proposta de veículo adaptado para uso em operações militares. Concebida pela equipe de Engenharia de Protótipos da empresa, a picape Mitsubishi L200 Triton Militarizada recebeu diversos aprimoramentos para adequá-la às necessidades apontadas pelas Forças Armadas.

Maior empresa de adaptação veicular do Brasil, a REVO produz uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, veículos desenvolvidos para atividades vinculadas ao agronegócio e motocicletas especiais, além de contar com uma linha de produção interna para blindagens. E, agora, também, modelos perfeitamente direcionados a atividades ligadas à Defesa.

O CEO da REVO, Flavio Padovan, animou-se com o primeiro protótipo. “A Mitsubishi L200 Triton Militarizada passou por uma transformação completa, o que elevou suas capacidades com o propósito de atender às mais rigorosas demandas desse segmento. Desde sua estrutura até o sistema elétrico, cada detalhe foi reforçado para suportar estresses mecânicos e ambientais extremos”, explicou.

O modelo recebeu dezenas de transformações. Externamente, salta aos olhos a cor Verde Floresta e a adoção de um snorkel, que eleva a instalação do filtro de ar do motor e possibilita a travessia de até 1 metro de profundidade em terrenos alagados, além de ter suspensão elevada em 2 polegadas. 

“Essas alterações não só colocam essa picape em condições ideais para atravessar riachos, por exemplo, como ampliam sua performance em situações mais radicais de off-road”, destacou Padovan.

Outros destaques externos que demarcam a forte personalidade da Mitsubishi L200 Triton Militarizada

·      Guincho com capacidade de 12.000 libras (cerca de 5.440 kg), ferramentas de apoio (pá, picareta e machado), além de um galão de combustível de 20 litros e suporte removível.

·      Protetores nos faróis, lanternas e olhos de gato asseguram que o veículo mantenha sua visibilidade e segurança, enquanto um robusto sistema de proteção na caçamba oferece segurança aos ocupantes e flexibilidade para carga.

·      Para-choque frontal reforçado com quebra-mato para transpor terrenos com vegetação mais alta e lâmina vertical acoplada ao para-choque dianteiro para corte de fios (o objetivo é proteger o para-brisa), além de um sistema de proteção contra tombamentos na caçamba a fim de proteger os acompanhantes, feitos em estrutura de aço Schedule (mesmo material utilizado em usinas de petróleo, capaz de suportar grandes forças de deformação e rompimento).

·      Ainda na caçamba, a L200 Triton Militarizada recebe capota de lona e 2 bancos reclináveis, equipados com cintos de segurança que transportam até 4 pessoas (tropas militares), mas que podem ser rebatidos para que a caçamba seja utilizada para transporte de pequenas cargas.

·      Para-choque traseiro feito de aço com perfil de 4 mm, que recebe luzes militares, ganchos de reboque e içamento, tomada 12 volts para trailers de transporte de munições ou carga geral e engate tipo “G” (especificação militar).

·      Com todas as modificações implantadas, o veículo foi especialmente preparado, para ser içado para dentro de porta aviões, através de guindastes, ou transportado via área por helicópteros.

Já na parte interna, a picape L200 Triton Militarizada possui GPS multimídia, luz de mapa militar e um inclinômetro. Todo sistema elétrico foi redimensionado para receber o processo de conversão, permitindo que as luzes originais do veículo sejam desabilitadas em operações noturnas e ações militares, mais discretas, contribuem para esta função. Bancos e assoalho foram revestidos com material impermeável.

REVOMaior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m2 de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

GWM BRASIL LANÇA PLATAFORMA PRÓPRIA DE E-COMMERCE

A GWM Brasil acaba de lançar uma plataforma própria de e-commerce para venda das linhas Haval H6 e ORA 03, que pode ser acessada tanto no aplicativo My GWM quanto no site da empresa (www.gwmmotors.com.br). Denominada Loja GWM, essa iniciativa visa proporcionar aos consumidores uma experiência de compra integrada, unificando os ambientes físicos das concessionárias aos digitais e oferecendo uma jornada de consumo muito mais completa.

Com essa nova plataforma, o app My GWM – que combina a função de rede social e comunidade colaborativa para donos e amantes da marca, aliadas ao serviço de monitoramento e controle do veículo ­– passa agora a servir também como ferramenta de compra online, ampliando ainda mais a conveniência no momento da compra.

É importante ressaltar que a Loja GWM vem se somar ao já conhecido processo de compra digital pelo Mercado Livre, que desde o início da operação da autotech no Brasil, em abril de 2023, contabilizou mais de 24 mil unidades de Haval H6 e ORA 03 vendidos no Brasil.

“A GWM havia inovado ao comercializar seus carros por meio da plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre. E agora, mais uma vez, a empresa sai na frente, ao disponibilizar mais canais de venda, direto da montadora, que podem ser acessados pelo computador ou até mesmo pelo celular”, explica Charles Silva Jr., Head de E-Commerce da GWM Brasil.

A nova plataforma, desenvolvida em colaboração com o time de Pesquisa & Desenvolvimento da matriz na China, oferece recursos avançados aos clientes da marca. Entre eles, a visualização 3D Interativa, onde os consumidores podem explorar os modelos desejados em alta qualidade, interagir com a parte externa do veículo e verificar o acabamento interno em detalhes. Outro diferencial é a possibilidade de acompanhar todo o processo da compra do veículo adquirido, desde o pedido até a chegada do carro à concessionária.

Charles também destaca: “A compra pode ser feita em qualquer dia e horário, mesmo quando as concessionárias estão fechadas”. Atributo importante, uma vez que, segundo pesquisa da GWM, 23% das vendas de veículos desde a estreia da montadora no país ocorreram durante à noite, aos domingos e feriados.

Com esse lançamento, a GWM conclui a primeira fase de sua estratégia digital e inicia, a partir deste mês, o desenvolvimento da segunda fase, que vai aprimorar ainda mais a jornada do cliente, oferecendo novas possibilidades de compra, serviços e experiências, tanto online quanto nas 71 concessionárias físicas em todo o Brasil. “Com a chegada da Loja GWM, ampliamos as possibilidades aos consumidores, por meio de uma experiência ágil, simples e segura”, completa.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

SOLUÇÃO DA HONEYWELL PRETENDE MELHORAR A SEGURANÇA NAS PISTAS DOS AEROPORTOS

Com o intuito de aumentar a segurança nas pistas dos aeroportos, a divisão área da Honeywell (NASDAQ: HON) está se preparando para lançar o Surf-A, um sistema de alerta de superfície que fornecerá um “terceiro par de olhos” para os pilotos de aeronaves. A empresa fez a demonstração da solução em junho em uma série de voos entre Seattle e Yakima, Washington, nos Estados Unidos, usando seu banco de testes Boeing 757. Se tudo correr conforme o planejado, a solução poderá ser certificada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), agência norte-americana que regula o transporte aéreo, e estará disponível para comercialização em um prazo de 12 a 18 meses.

O Surf-A avisa os pilotos que estão na aeronave sobre o perigo de invasões, saídas ou outros incidentes que possam ocorrer nas pistas. O software usa dados GPS e ADS-B para monitorar o tráfego e fornece um alerta auditivo ao piloto quando seus algoritmos determinam que o avião está em uma trajetória que pode resultar em uma colisão nos próximos 30 segundos.

Os pilotos que usam a ferramenta podem ouvir quatro alertas diferentes: “tráfego na reta final”, “tráfego atrás da aeronave”, “tráfego na pista” e “tráfego cruzando a pista”. Além dos alertas auditivos, mensagens de texto também aparecem no display de navegação do piloto.

“O comandante é quem toma as decisões finais sobre o que fazer com essas informações”, disse Thea Feyereisen, pesquisadora técnica sênior da Honeywell Aerospace que está ajudando a desenvolver o sistema Surf-A. “Assim como se o seu copiloto tivesse dito: ‘Ei, tem alguém na pista’, a nossa solução funciona como ‘terceiro par de olhos’ para a equipe.”

A solução baseia-se no sistema de alerta e aconselhamento de pista já certificado da Honeywell e no software SmartRunway/SmartLanding, que usa a localização GPS da aeronave combinada com dados geográficos para fornecer alertas a bordo quando um piloto está em risco de ultrapassar a pista ou pousar em uma superfície errada. Essas ferramentas também podem alertar os pilotos quando os flaps de decolagem não estão ajustados, uma aproximação está instável ou se uma pista é muito curta, por exemplo.

A próxima evolução desta tecnologia da Honeywell é o Surf-IA (Consciência Situacional na Superfície do Aeroporto com Indicações e Alertas), que adiciona indicadores visuais mais sofisticados aos displays de voo. Desde 2018, a companhia têm realizado uma série de testes com essas ferramentas em colaboração com a Airbus e a Dassault.

Enquanto o Surf-IA se destina ao ajuste avançado em novas aeronaves, o Surf-A mais básico estará disponível, num período de 12 a 18 meses, como um retrofit acessível e simples de instalar, explicou Feyereisen. “Nosso desejo é que isso não seja apenas uma opção de adaptação futura, mas também de modernização, e levar essa capacidade a todos os tipos de aeronaves.” 

A Honeywell é uma empresa operacional integrada que atende uma ampla variedade de setores e regiões geográficas em todo o mundo. Nosso negócio está alinhado com três megatendências poderosas – automação, o futuro da aviação e transição energética – sustentadas por nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge IoT. Como parceiro de confiança, ajudamos as organizações a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções e inovações viáveis através dos nossos segmentos de negócios de Tecnologias Aeroespaciais, Automação Industrial, Automação Predial e Soluções de Energia e Sustentabilidade que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, mais seguro e mais sustentável.

Honeywell
Edelman

CONHEÇA AS MULHERES QUE IMPULSIONAM A NISSAN NA FÓRMULA E

Em funções-chave, elas estão fazendo a equipe da Nissan progredir – e o esporte também.

Veículos elétricos podem ser conhecidos por serem silenciosos, mas um dia em uma corrida de Fórmula E é tudo, menos isso. A pista está cheia de atividade, desde engenheiros fazendo ajustes finais de programas de computador até carros de corrida voando a velocidades próximas a 320 km/h.

Para muitos no mundo automotivo, essa atmosfera eletrizante representa um objetivo de vida: trabalhar em esportes motorizados como a Fórmula E. No entanto, é necessário enfrentar um território bastante competitivo para conseguir uma posição nesse meio. E em um espaço tradicionalmente dominado por homens, pode ser ainda mais difícil para as mulheres se destacarem. Em todo o mundo, a participação feminina em esportes motorizados é estimada em cerca de 10%.

Cristina Mañas Fernández e Charlotte Henry, membros-chave da Equipe Nissan de Fórmula E, estão quebrando o molde e ajudando a abrir um novo caminho para as mulheres nos esportes motorizados.

"Eu era uma das dez mulheres em uma turma de engenharia com 100 pessoas na minha universidade", disse Henry, uma engenheira de sistemas.

Na Nissan, no entanto, elas dizem que as coisas são diferentes. Com mulheres atuando como gerente de equipe, gerente de comunicações e coordenadora de equipe — assim como a colega Mañas Fernández — Henry sempre se sentiu bem-vinda.

"Quando comecei na Nissan, foi fácil. Eles não se importavam com meu gênero", ela disse. "Você só precisa ser apaixonada."

Henry com o carro Nissan Formula E GEN3 #23 no E-Prix de Portland de 2024

Encontrar tempo com Mañas Fernández e Henry em um dia de corrida não é pouca coisa — ambas estão fazendo modificações de última hora nos veículos e garantindo que cada elemento seja otimizado para as condições atuais. Em um esporte onde vencedores e perdedores geralmente estão separados por menos de um décimo de segundo, cada detalhe conta.

Mañas Fernández, chefe de desempenho e simulação da Equipe Nissan de Fórmula E, explicou que essas preparações finais são uma das melhores partes do trabalho. Mesmo durante a qualificação — as voltas antes da corrida que determinam a posição do piloto no grid de largada — a equipe às vezes precisa fazer ajustes no veículo.

"Não importa quanta preparação você faça, sempre há um grau de ajuste de última hora, o que é divertido", disse Mañas Fernández.

Enquanto Mañas Fernández faz essas mudanças, ela trabalha frequentemente com Henry, que monitora o veículo da garagem da Nissan. Seus rádios estão constantemente tocando enquanto os pilotos dão suas últimas voltas de treino e o carro é avaliado por investigadores da FIA (a organização que supervisiona a Fórmula E e a Fórmula 1).

"É um trabalho bastante difícil e movimentado", disse Henry. "Requer um nível incrível de trabalho em equipe."

As funções de ambas envolvem classificar uma quantidade enorme de dados sobre o desempenho do veículo — da temperatura dos pneus ao movimento da suspensão nas curvas. O desafio, diz Mañas Fernández, é determinar quais dados são úteis. Isso é especialmente difícil nos minutos finais antes da corrida, enquanto a equipe trabalha para preparar o carro com base nas condições da pista e nos dados mais recentes do veículo.

"Quanto mais rápido você puder utilizar dados que são significativos para nós, mais fácil será ajudar na tomada de decisões na pista", disse ela.

Mañas Fernández conversa com Richard Morin, engenheiro de desempenho de pneus da Equipe Nissan de Fórmula E, antes do E-Prix de Portland de 2024

Mañas Fernández disse que os membros da Equipe Nissan de Fórmula E se dedicam a trabalhar de forma coesa e subir ao pódio. Desde que entrou para a Fórmula E, em 2018, a Nissan garantiu um lugar no pódio 46 vezes, incluindo 19 vitórias.

"Você realmente não pensa se está trabalhando com uma mulher ou um homem. Eles são seus colegas, e você continua com o trabalho", disse ela.

As duas elogiaram a colocação de mulheres em funções de engenharia pela Nissan, o que ainda é raro no mundo do automobilismo.

"Você pode ver que temos mais mulheres em funções técnicas do que outras equipes, o que é bom", disse Fernández. "Se você for adequado para a função, a Nissan está aberta a lhe dar a oportunidade."

Uma vez na equipe, a Nissan fornece orientação aos recém-chegados, algo que se tornou especialmente importante à medida que a equipe cresceu.

"É uma loucura o quanto mudou em apenas um ano. Temos muitas pessoas novas e trabalhamos muito duro", disse Henry. "É o casamento perfeito de organização e paixão."

Mañas trabalhando no computador ao lado de outros membros da equipe Nissan Formula E

Mañas Fernández e Henry esperam inspirar a próxima geração de engenheiras a considerar uma carreira no automobilismo. Elas disseram que há vários caminhos para chegar ao pit lane, mas algumas coisas podem ajudar a aumentar as chances de alguém. Um diploma em engenharia é geralmente obrigatório, mas o mais importante, diz Mañas Fernández, é a capacidade de trabalhar com dados.

"Acho que isso é fundamental hoje em dia porque você está lidando com uma quantidade enorme deles", disse ela.

Embora a busca por um emprego em automobilismo possa ser frustrante às vezes, Fernández encorajou as pessoas a não desistirem.

"Continue batendo nas portas. Algumas delas estarão fechadas, mas eventualmente uma se abrirá", disse ela. "Tente obter alguma experiência prática também. Acho que às vezes há uma divergência entre a teoria e a experiência prática. Então, obtenha um pouco das duas para ter as melhores oportunidades."

A 10ª temporada da categoria acabou em 21 de julho, com Oliver Rowland ficando em primeiro na corrida final e a equipe de Fórmula E da Nissan, em quarto lugar. A equipe já está de olho na Temporada 11. A pré-temporada pode ser ainda mais movimentada, já que a escala de mudanças é muito maior do que entre as corridas. Mas, acima de tudo, eles continuam animados por fazer parte do esforço maior e compartilhado da Nissan para vencer corridas e levar o esporte adiante.

"Minha parte favorita do trabalho é trabalhar com esta equipe", disse Henry.

Nissan Brasil

AUDI DO BRASIL LANÇA NOVO Q3 EM VERSÃO INÉDITA PERFORMANCE BLACK PLUS

Audi Q3 Performance Black Plus

A Audi do Brasil anuncia a chegada da nova versão Performance Black Plus para a família Q3, modelo da marca das quatro argolas montado na fábrica em São José dos Pinhais (PR). A nova versão topo de linha já está disponível na rede de 42 concessionárias da marca em todo o país aos preços a partir de R$ 358.990,00 (SUV) e R$ 378.990,00 (Sportback).

A nova versão Performance Black Plus ganhou detalhes na carroceria que deixaram o seu visual ainda mais esportivo e exclusivo. Entre as novidades estão o acabamento preto brilhante nos frisos decorativos, Audi Rings e nas inscrições do modelo. Já os para-choques S Line ganharam pintura na região inferior na cor da carroceria, além dos arcos que realçam as rodas Audi Sport de 20 polegadas.

Internamente, o modelo ganhou duas opções de cores para revestimento dos bancos em couro sintético com inscrições S Line (preto e cinza), além de pacote de luzes customizáveis que transformam a experiência de condutor e passageiros a bordo do cockpit, tornando-a mais imersiva e envolvente.

Audi Q3 Performance Black Plus

"Estamos lançando a nova versão topo de linha Performance Black Plus como uma sucessora da série especial Anniversary Edition, que foi limitada a 100 unidades e logo se tornou um sucesso de vendas. Ambas compartilham elementos estéticos e foram idealizadas para atender a um público exigente que busca tecnologia, conforto e estilo em um veículo versátil para enfrentar os desafios do dia-a-dia nas grandes cidades e nas escapadas nos fins de semana" afirma Marcos Quaresma, Gerente de Estratégia de Negócios da Audi do Brasil.

Os novos Q3 e Q3 Sportback oferecem motorização 2.0 litros de 231 cavalos de potência,  340 Nm de torque e transmissão tiptronic de oito velocidades que proporciona trocas de marchas mais ágeis e confortáveis. Com excelente dirigibilidade, estabilidade em curvas e desempenho impressionante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h.

Audi Q3 Sportback Performance Black Plus

Entre os equipamentos de série, destaque para o Audi Drive Select com seis modos de condução (Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road); controle eletrônico de estabilidade (ESC); ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go; sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning); e teto solar panorâmico “Open-Sky”. Audi Virtual Cockpit com tela TFT de 10,25 polegadas; central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Os itens opcionais são Faróis Full LED Matrix (R$ 8.500,00) e Sistema de Som SONOS (R$ 7.000,00). Em relação às dimensões, são 4,50 metros (comprimento), 1,84 metro (largura) – 2,02 metros com retrovisores, 1,56 metro (altura) e 2,68 metros (entre eixos). O peso total é de 1.676 quilos.

Audi Q3 Performance Black Plus

Além da nova versão Performance Black Plus, a família Q3 é composta, na carroceria SUV, pela versões Q3 Prestige 2.0 TFSI Tiptronic quattro (R$ 297.990,00) e Q3 Performance 2.0 TFSI Tiptronic quattro (R$ 329.990). Já na carroceria Sportback, na versão Q3 Sportback Performance 2.0 TFSI Tiptronic quattro (R$ 349.990,00). Os preços e versões consideram o ano e modelo 24/24.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os s veículos da montadora começaram a ser vendidos oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil

LEAPMOTOR INTERNATIONAL ENVIA O PRIMEIRO LOTE DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DA LEAPMOTOR DA CHINA PARA A EUROPA NESTE MÊS

A Leapmotor International, companhia liderada pela Stellantis, venderá veículos T03 e C10 em nove países europeus a partir de setembro e planeja estabelecer 200 pontos de venda para veículos Leapmotor na Europa até o final de 2024

A Leapmotor International, uma empresa compartilhada entre Stellantis e Leapmotor liderada em 51/49 pela Stellantis, enviou o primeiro lote de veículos elétricos da Leapmotor - os carros T03 e SUVs C10 - de Xangai, China, para portos europeus, um marco significativo na parceria que comprova o compromisso de promover rapidamente uma mobilidade sustentável e inovação para o mercado europeu de veículos elétricos. Os modelos T03 e C10 da Leapmotor estão equipados com tecnologia de ponta para veículos elétricos, oferecendo desempenho, eficiência e alcance excepcionais. A  Leapmotor é a quarta maior startup de veículos de nova energia (NEV) em vendas na China desde junho de 2024.

“O envio dos veículos Leapmotor T03 e C10 para a Europa este mês é um momento marcante na parceria entre Stellantis e Leapmotor”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Isso demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de mobilidade inovadoras, acessíveis e sustentáveis ​​para os clientes. Confiando nos fortes ativos comerciais da Stellantis na Europa e no trabalho árduo de ambas as equipes para garantir a inovação e a qualidade dos produtos, acredito fortemente que os veículos elétricos da Leapmotor serão amplamente aceitos pelos clientes europeus. Estamos entusiasmados com as oportunidades que esta parceria traz e ansiosos por uma jornada de sucesso juntos.”

“Na primeira quinzena de julho, a Leapmotor acumulou mais de 400.000 VEs vendidos na China desde a primeira venda”, disse o fundador, presidente e CEO da Leapmotor, Zhu Jiangming. “A China é o maior e mais competitivo mercado de veículos elétricos do mundo e os nossos produtos mostraram seu valor ao serem aclamados pelos clientes locais. Desde o início, os modelos T03 e C10 foram elaborados para satisfazer os elevados padrões dos clientes globais, e estamos confiantes de que a colaboração entre Stellantis e Leapmotor impulsionará um crescimento significativo para ambas as empresas."

Aproveitando os canais de distribuição da Stellantis, a Leapmotor International JV planeja aumentar os pontos de vendas de veículos Leapmotor na Europa de 200 no final de 2024 para 500 até 2026, para garantir um elevado nível de serviço aos clientes. Conforme o primeiro lote de veículos T03 e C10 embarca em sua viagem para a Europa, a Stellantis e Leapmotor continuam comprometidas em ultrapassar os limites da inovação e sustentabilidade na indústria automotiva. Este envio é apenas o começo de uma colaboração de longo prazo que visa transformar o cenário da mobilidade elétrica na Europa e demais regiões. Existe ao menos mais um modelo planejado para iniciar as vendas a cada ano pelos próximos três anos.

Leapmotor C10 e T03

O Leapmotor C10 é o primeiro produto global da Leapmotor, fabricado de acordo com padrões globais de design e segurança. O C10 é baseado na arquitetura de tecnologia LEAP3.0 autodesenvolvida pela Leapmotor, apresentando tecnologia elétrica inteligente líder do setor, como arquitetura eletrônica e elétrica central integrada, tecnologia célula-para-chassi (CTC) e seu principal cockpit inteligente. É um veículo do segmento D totalmente equipado e direcionado para famílias, com a melhor experiência de condução premium do segmento, com autonomia WLTP de 420 km e apto a receber uma classificação de 5 estrelas pelo padrão de avaliação do E-NCAP. Depois de ganhar o “2023 International CMF Design Award” pelo seu design tecnológico e estético natural, ele ganhou recentemente o 2024 Gold Award do French Design Awards (FDA) e o 2024 Gold Award do US MUSE Design Awards.

O Leapmotor T03 é um pequeno carro urbano típico de cinco portas do segmento A com espaço interno de segmento B. Não é apenas elegante, mas também prazeroso de conduzir e dispõe de uma autonomia WLTP de 265 km. Ele ficou em primeiro lugar no Estudo de Qualidade Inicial da JD Power no segmento de BEVs pequenos.

LeapmotorFundada em 2015, a Leapmotor é uma empresa de veículos elétricos (EV) inteligentes baseados em tecnologia. O fundador, Sr. Zhu Jiangming, é um engenheiro elétrico com mais de 30 anos de experiência técnica. A Leapmotor está sediada em Hangzhou, província de Zhejiang, China, e seu escopo de negócios abrange design inteligente de veículos elétricos, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, direção inteligente, controle de motor elétrico, desenvolvimento de sistemas de bateria, bem como soluções de rede de veículos baseadas em computação em nuvem. Como uma empresa de base tecnológica, os principais componentes do Leapmotor são desenvolvidos e fabricados de forma independente, incluindo trem de força elétrico e sistemas inteligentes. A proporção de peças desenvolvidas e fabricadas por conta própria representa 70% do custo total do veículo e lançou sucessivamente tecnologias elétricas inteligentes líderes, como o primeiro sistema de acionamento elétrico oito em um do setor, a primeira tecnologia de célula para chassi produzida em massa do setor e a primeira “Arquitetura E/E Central Integrada de Quatro Domínios em Um” do setor. A Leapmotor tem uma proposta de valor orientada para o cliente, com produtos à venda incluindo C16, C10, C11, C01, T03, oferecendo opções de potência dupla puramente elétrica e de alcance estendido. Em 2023, a Stellantis investiu na Leapmotor. No início de maio de 2024, Stellantis e Leapmotor formaram uma joint venture chamada Leapmotor International BV para explorar o mercado internacional.

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas.

Leapmotor
Stellantis

segunda-feira, 29 de julho de 2024

INSTITUTO JULIO SIMÕES LANÇA PROGRAMA DIREÇÃO CERTA COM CONTEÚDO EXCLUSIVO SOBRE FINANÇAS PARA CAMINHONEIROS

Ensino à distância gratuito para profissionais do volante orienta sobre gestão financeira e como melhorar o desempenho do caminhão para evitar custos extras e paradas não programadas

O Instituto Julio Simões, braço social do Grupo SIMPAR lança o Direção Certa, programa dedicado à educação financeira de motoristas. Desenvolvido pelo Instituto Julio Simões, do Grupo SIMPAR, os conteúdos detalham orientações de especialistas sobre gerenciamento do dinheiro do frete, manutenção do caminhão, compras de insumos e outras formas de gestão dessa empresa chamada caminhão, e que fazem parte da vida de milhares de profissionais autônomos em todo o Brasil.

De acordo com os dados da Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros de 2019, aproximadamente 36% dos motoristas autônomos admitem estar endividados. Ao mergulhar mais fundo nesse cenário, constata-se que 40% desses profissionais com débitos lidam com montantes que ultrapassam os R$ 21 mil. O Direção Certa chega para contribuir com a capacitação dos caminhoneiros na gestão das finanças, o que, por sua vez, influencia positivamente diversos aspectos de suas vidas, incluindo saúde, segurança e bem-estar.

“Os caminhoneiros administram um ativo muito valioso tanto financeira como economicamente”, declara Bia Andari, gerente do Instituto Julio Simões. Um conjunto completo com cavalo mecânico e carreta de 3 eixos com três anos de uso, por exemplo, a depender do modelo, tem valor médio de mercado de R$ 350 mil a 600 mil reais, superior a muitos outros negócios geridos por pequenos empreendedores. “Fazer a gestão dessas empresas é fundamental para garantir a rentabilidade e qualidade de vida desses profissionais, além de contribuir com ganhos de produtividade e com a economia do país” complementa Andari.

Com duração total de 80 minutos, distribuídos em 4 módulos, o conteúdo é apresentado de forma clara e descomplicada com uma metodologia intuitiva e dinâmica, combinando vídeos, áudios e textos curtos com testes interativos. Tanto a plataforma quanto as aulas são adaptadas para atender às necessidades dos caminhoneiros que passam a maior parte do tempo nas estradas, permitindo que o conteúdo seja consumido em pequenas doses, no ritmo do usuário. Nessa primeira etapa o acesso será exclusivo para 1.000 motoristas agregados da JSL que possuem conta no banco BBC Digital, e serão embarcados mensalmente na plataforma.

Instituto Julio SimõesFundado em 2006 pelo imigrante português e fundador da Simpar, Julio Simões, o instituto homônimo desenvolve projetos socioculturais próprios e em parceria com outras ONGs, além da manutenção de um Centro de Memória e Identidade Julio Simões que traz, por meio da trajetória do empresário, um retrato da evolução da logística no país nos últimos 70 anos. A instituição tem apoiado dezenas de ações culturais e sociais em todo o país. Em 2023, os projetos do instituto impactaram mais de 28 mil pessoas em todo o Brasil. Clique aqui, visite o site e conheça mais sobre os projetos.

SIMPARUm dos maiores grupos empresariais do país, a SIMPAR é uma holding ativa, que vivencia e contribui com cada uma das suas oito empresas controladas - JSL, Movida, Vamos, CS Brasil, CS Infra, Ciclus Ambiental, Automob e BBC Digital. A holding atua como elemento diferenciador no desenvolvimento sustentável das suas empresas que, com operações independentes, atuam sob um modelo de gestão único e compartilham da mesma Cultura e Valores corporativos com mais de 50 mil colaboradores. Participante da carteira ISE da B3, a SIMPAR possui modelo de gestão que se pauta por práticas sustentáveis e rígida governança em todos os seus negócios. Com atuação em todo território nacional e outros oito países, com destaque para operações na América do Sul, Portugal e África. A Simpar é uma empresa listada na B3 desde 2010 (SIMH3). Clique aqui e visite o site.

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MERCEDES-BENZ LANÇA 3ª EDIÇÃO DA PROMOÇÃO “NA DIREÇÃO DOS SEUS SONHOS”

Movimento A Voz Delas, Banco Mercedes-Benz e Motorista PX se unem na nova etapa desta iniciativa que ajuda mulheres a trocar de categoria da CNH, a fim de conquistar habilitação profissional para veículos pesados

O Movimento A Voz Delas, criado pela Mercedes-Benz do Brasil e que conta com a participação de diversos parceiros, anunciou o lançamento da 3ª edição da promoção “Na Direção dos Seus Sonhos”. Esta iniciativa ajuda mulheres a realizarem a troca de categoria da CNH, a fim de conquistar habilitação profissional como motoristas de veículos pesados.

O Banco Mercedes-Benz e a Motorista PX são os parceiros dessa edição. Atuando desde 1996 no Brasil, o banco oferece soluções de financiamento e seguros para os veículos da marca Mercedes-Benz, entre eles caminhões e ônibus. Criada em 2019, a Motorista PX é uma plataforma que conecta motoristas de caminhão a mais de 1.200 transportadoras cadastradas de todo o País, disponibilizando uma solução eficiente e sem a necessidade de se possuir um caminhão próprio.

A 3ª edição de “Na Direção dos Seus Sonhos” envolverá um total de 11 CNHs. Três das categorias C ou D serão oferecidas pelo Movimento A Voz Delas; quatro de C ou D pelo Banco Mercedes-Benz; e quatro da categoria E pela Motorista PX.

Como participar

Para participar da 3ª edição, as mulheres interessadas devem enviar para o WhatsApp (11) 97618-7985 os seguintes dados: nome completo, CPF, RG, telefone com DDD, endereço completo e e-mail. Também é necessário informar a categoria e a validade da sua atual CNH, indicando a qual nova categoria de CNH (C, D ou E) desejam concorrer nesta promoção.

Além desses dados, é preciso enviar um vídeo se apresentando, contando um pouco de suas histórias com caminhões ou ônibus. Devem comentar ainda como a CNH profissional mudaria suas vidas e o porquê de merecer ganhar a promoção.

O período de inscrição vai até 30 de setembro de 2024. É essencial que todas leiam os regulamentos completos na aba "Ações e Promoções" no site A Voz Delas (https://avozdelas.com.br), onde encontram a explicação detalhada da nova edição.

Mudando a vida de mulheres que querem ser motoristas profissionais

Em sua 3ª edição, a promoção “Na Direção dos Seus Sonhos” novamente busca mudar a vida de mulheres que queiram se tornar motoristas profissionais. Por meio desta ação, elas irão em busca do sonho de alcançar sua liberdade financeira e, mais do que isso, superar diversas dificuldades para conseguir trabalhar em algo do qual têm paixão.

“Seguimos focados na transformação do setor de transportes e criamos novas oportunidades para que muitas outras mulheres também possam ter suas vidas mudadas”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. 

“Nas duas primeiras edições, foram 34 mulheres selecionadas, mostrando que a união de forças em prol da transformação e da realização de sonhos é muito importante”, destaca Jefferson Ferrarez.

Bia Figueiredo alcançou habilitação para categoria D

Além das 34 selecionadas, a 2ª edição contou com a participação de Bia Figueiredo, primeira piloto feminina da ASG Motorsport, equipe que defende a marca Mercedes-Benz na Copa Truck, e primeira mulher a vencer corridas nesta competição. Como decorrência, Bia Figueiredo já está habilitada na categoria D.

“São muitas histórias incríveis carregando sonhos. Saber do interesse de tantas mulheres nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, afirma Ebru Semizer, gerente sênior de Pós-Vendas da Mercedes-Benz do Brasil e idealizadora do movimento. 

A participação delas como profissionais do volante segue crescendo a cada ano e este movimento é importante não só para ampliar o número de motoristas femininas, mas também como uma forma de mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser”, diz Ebru Semizer.

Sintonia com o pilar social da estratégia ESG

“Com esta iniciativa do Movimento A Voz Delas, buscamos conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero”, destaca Jefferson Ferrarez. “Novamente, queremos ajudá-las a avançar em suas habilitações como motorista profissional. Assim, podem realizar seus sonhos e vencer preconceitos. E nossa marca estará sempre ao lado delas, como de todos aqueles que transportam cargas por esse imenso País”.

“Essa promoção, juntamente com os nossos parceiros, reafirma o compromisso da Mercedes-Benz do Brasil com o pilar social da estratégia ESG da Companhia e com o ecossistema do transporte responsável, envolvendo a qualidade de vida, saúde e segurança de quem leva cargas por todos os cantos desse imenso país continental”, diz Jefferson Ferrarez. “Ouvimos a vozes das mulheres, a fim de entender e atender suas expectativas e necessidades”.

“Participar da terceira edição da promoção “Na direção dos Seus Sonhos” é motivo de muito orgulho para todos nós. Somos um Banco que acredita na diversidade e na força da mulher e fomentamos iniciativas que comprovam o compromisso do nosso time com a pauta de igualdade de gênero, como nossa parceria com o Movimento A Voz Delas. Acreditamos que juntos possamos transformar o setor automotivo e impulsionar também a mudança na sociedade.”, declara Leonardo Piccinini, Presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz.

Cinco anos de ações voltadas para as mulheres no transporte

“Lançado em fevereiro de 2019, o Movimento A Voz Delas conta hoje com mais de 70 empresas parceiras somando forças para a transformação no cenário do transporte para a mulher”, informa Ebru Semizer. “Trinta e cinco mulheres, com a Bia Figueiredo, realizaram o sonho da CNH profissional por meio das duas edições da promoção ‘Na Direção dos Seus Sonhos’ já realizadas. Isso é motivo de muito orgulho e satisfação para nós e também para os nossos parceiros”.

Nesses cinco anos, diversas ações foram implantadas com foco voltado a elas: criação do site com conteúdos exclusivos (https://avozdelas.com.br/), aba no site de empresas que dão oportunidades para mulheres motoristas, melhoria de infraestrutura em um posto de combustível, a exclusiva Música Delas, quatro edições do Programa Delas, duas edições da promoção “Na Direção dos Seus Sonhos”, bolsas em cursos de formação na Fabet, websérie Papo Delas, Actros Estrela Delas, três edições da Caravana Todos Juntos, petição junto a órgãos importantes (como ANTT e CNT) em busca de melhorias no cenário do transporte para a mulher, campanha de distribuição de protetor solar no Dezembro Laranja, premiação Mulheres Positivas e iniciativas junto a empresas parceiras, além de outras ações.

“Nos cinco anos, registramos ainda mais de 1.000 usuários acompanhando atualizações no site do movimento”, afirma Ebru Semizer. “Além disso, mais de mil mulheres estão inscritas na aba ‘Eu sou A Voz Delas’, área destinada a motoristas de caminhão e ônibus, cristais e apoiadoras do movimento. E mais de 500 interações na aba ‘Solte sua Voz’, campo destinado a ouvir as necessidades e sugestões das estradas”.

Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. 

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training no interior de São Paulo. Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. 

Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. 

Nos último anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

GUSTAVO AZAMBUJA É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA CARBON

Executivo será responsável pelas operações de parte do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo em totalidade, e terá a meta de ampliar cerca de 20% do volume de vendas da empresa de blindagem.

A Carbon, a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo, acaba de anunciar Gustavo Azambuja como novo diretor Comercial das operações de parte de São Paulo e dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O executivo se reportará diretamente a Everton Kurdejak, VP Comercial da Carbon, e terá a meta de aumentar o volume de blindagens em cerca de 20% até o final do ano, elevando de 400 para 500 vendas de blindagens por mês.

Formado em Engenharia Civil e Economia pela Mackenzie, Gustavo Azambuja possui uma vasta experiência de 25 anos no setor automotivo. Ele iniciou sua carreira atuando por cinco anos na área comercial do Banco GM. Durante suas passagens pelo segmento, o executivo ocupou posições de destaque em marketing e vendas em montadoras como Volkswagen e Renault por mais de seis anos, e foi responsável pela direção do Grupo Germânica, de concessionárias, em Campinas, onde aprimorou sua expertise no varejo. Em janeiro deste ano, retornou à indústria automotiva, assumindo as operações de Peugeot e Citroen na Stellantis, onde também já havia gerenciado as marcas Jeep e Ram.

Com essa ampla experiência no segmento automotivo, Gustavo planeja intensificar parcerias com concessionárias e aumentar as vendas de blindagens no mercado, utilizando sua expertise em liderar pessoas e construir equipes coesas, bem como seu sólido relacionamento com as empresas responsáveis pela venda de carros, especialmente nos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo. “Assumir esse novo desafio na Carbon é uma grande responsabilidade e uma oportunidade que encaro com muita seriedade. Agradeço a confiança depositada em mim e estou comprometido em contribuir para o crescimento da empresa, trabalhando em colaboração com a equipe para alcançar nossas metas e fortalecer nossa posição no mercado de blindagem”, disse o novo diretor comercial da Carbon.

“Estamos entusiasmados com a chegada de Gustavo Azambuja à nossa equipe. Sua vasta experiência no setor automotivo e sua capacidade comprovada de liderar equipes e construir parcerias estratégicas serão fundamentais para ampliarmos ainda mais nossa presença no mercado, fortalecer nossas metas de crescimento e reforçar nosso compromisso em oferecer produtos e serviços que atendam às demandas de segurança de nossos clientes”, comenta Everton Kurdejak, VP Comercial da Carbon.

CarbonFundada em 2015, a Carbon é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo e única a receber a homologação da Volvo globalmente. Dessa forma, além da produção para o mercado brasileiro, exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM e pioneira na blindagem de veículos eletrificados, sendo a primeira empresa a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016. Sediada em Barueri - SP e com atuação em todo o território nacional, é a empresa de blindagem que mais investe em infraestrutura, inovação, aumento de capacidade de produção e atendimento ao cliente. Hoje, conta com mais de 62 mil metros quadrados de área construída, que englobam fábrica de blindagem, assistência técnica e duas fábricas de vidros. Com mais de 23 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A Carbon projeta atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2025.

Carbon
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NOVA SUSPENSÃO PNEUMÁTICA DO IVECO S-WAY PROMOVE MAIS SEGURANÇA E CONFORTO NA CONDUÇÃO

O IVECO S-Way ganha uma significativa evolução com o lançamento das versões equipadas com suspensão pneumática para trações 4X2 e 6X2. A novidade faz parte da estratégia de ampliação contínua do line up da montadora, com o objetivo de atender cada vez mais às demandas do mercado brasileiro.

Aline Rovath, gerente de Marketing de Produto da IVECO, destaca que a suspensão pneumática do S-Way representa um avanço significativo em termos de segurança, conforto e eficiência operacional. “Nosso objetivo é proporcionar ao motorista uma experiência de condução mais segura e confortável. Com esse incremento, o melhor caminhão já fabricado pela IVECO no Brasil ficou ainda mais competitivo no mercado de pesados”, explica.

A segurança a que Aline se refere fica por conta do sistema EBS (Electronic Braking System), uma evolução do ABS que melhora a resposta dos freios e distribui de forma mais eficaz a força de frenagem. Integrado ao pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), o componente promove maior estabilidade e segurança durante a condução, especialmente em situações adversas como frenagens bruscas e curvas acentuadas.

“A introdução da suspensão pneumática visa atender segmentos que necessitam de soluções especiais para garantir a integridade da carga durante o transporte”, conclui Rovath.

Já no quesito conforto, destaque para as câmaras de ar Full Air que possuem quatro bolsões pneumáticos por eixo, absorvendo melhor as irregularidades da pista e aumentando o conforto para motoristas e passageiros. A capacidade de ajuste da altura para engate e desengate do semirreboque diretamente da cabine proporciona maior praticidade operacional.

Além dos ganhos em segurança e conforto, a suspensão pneumática contribui para a redução do desgaste dos pneus e melhora a capacidade de partida em rampa, garantindo uma operação mais eficiente e econômica para os operadores.

Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da IVECO para a América Latina, destaca que o lançamento da nova suspensão do S-Way visa atender as operações rodoviárias de carga, especialmente cargas sensíveis e que necessitam de maior proteção, como cargas frágeis, eletrônicos, eletrodomésticos, bebidas e cargas vivas, oferecendo benefícios significativos tanto para o transportador quanto para o motorista. "Possuímos um portfólio completo, dos leves aos pesados, o que nos permite atuar em diversas missões no transporte. A melhoria contínua dos nossos veículos é impulsionada pelo feedback dos clientes, e a introdução da suspensão pneumática no S-Way é mais uma evidência de nossa colaboração próxima com nossos parceiros das estradas", finaliza Fraga.

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CASE IH PARTICIPA DA CRIAÇÃO DE NOVO LABORATÓRIO PARA CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DE MÁQUINAS PESADAS EM TARUMÃ

Marcando o início do projeto Formação de Alta Performance em São Paulo, a Case IH, marca da CNH, participou da inauguração do Laboratório de Manutenção de Máquinas Pesadas “Dirceu Lopes Rodrigues”, na cidade de Tarumã.

Promovido pela prefeitura da cidade, o evento foi realizado na última quinta-feira (25) e contou com a participação de autoridades do município e do governo estadual, além dos parceiros do projeto como Raízen, Cocal, Enersugar, Novamérica e AGT.

“Ficamos extremamente satisfeitos em participar deste projeto não apenas com as nossas máquinas, mas também oferecendo o nosso conhecimento de fábrica para a formação desses novos profissionais que podem atuar tanto na nossa rede de concessionários como também nos nossos clientes na região, como as usinas”, comenta Denny Perez, diretor comercial da Case IH Brasil, e que participou da inauguração.

À esquerda, Denny Perez durante a apresentação do projeto Formação de Alta Performance  

O laboratório será responsável pela parte prática do curso técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas oferecido pela Escola Técnica Estadual (ETEC) administrada pelo Centro de Paula Souza. São oferecidas 40 vagas a cada 18 meses, período de formação do curso que é gratuito e busca suprir as oportunidades que a região tem para a área.

A cidade de Tarumã é uma das beneficiadas pelo projeto Formação de Alta Performance da Case IH, que teve início no estado de Mato Grosso, em 2022. Em parceria com o Senai e o Senar do estado, só em 2023, foram disponibilizadas quase duas mil certificações em diversas cidades.

Laboratório de Manutenção de Máquinas Pesadas “Dirceu Lopes Rodrigues”

O projeto segue agora para o estado de São Paulo com previsão de oferecer mais de 1.400 capacitações em cursos e formações técnicas em manutenção de máquinas, além de especializações em Agricultura Digital e vagas para o programa de aprendizagem técnica Jovem Aprendiz. Para essa etapa do projeto, a Case IH investiu mais de R$ 8 milhões em máquinas, tecnologia e disponibilidade de equipe para formação dos instrutores.

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações podem ser encontradas no site Case IH.

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