quarta-feira, 7 de agosto de 2024

DAILY MINIBUS ESTREIA NOVAS VERSÕES NA LAT.BUS 2024, COM DESTAQUE PARA A APRESENTAÇÃO DA eDAILY.

Revolução elétrica da Daily, a eDaily é exibida na configuração Minibus, mantendo a confiabilidade e a robustez já conhecidos do modelo, agora com propulsão elétrica.

Flexível às necessidades de cada negócio, a linha Daily Minibus fica ainda mais completa na Lat.Bus/Transpúblico 2024 com a chegada de três novas versões para transporte escolar, fretamento, executivo e turismo, e a exibição da eDaily, revolução elétrica que mantém a confiabilidade e a robustez já conhecidos do modelo, agora com propulsão elétrica. 

Combinando o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus, a linha Daily Minibus estreia as versões 30-160 Escolar, desenvolvida como nova opção com teto-baixo; 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC), com entrada dos passageiros pela porta dianteira e corredor livre; e 50-180 Hi-Matic Executive, estabelecendo um novo padrão de conforto e luxo no segmento de vans de passageiros.

As novas opções foram desenvolvidas pela IVECO BUS ouvindo as demandas do mercado brasileiro. A ampliação do portfólio reafirma os atributos de dirigibilidade, potência, amplo espaço interno e baixo consumo de combustível que fazem da linha Daily Minibus uma aliada, seja qual for o desafio de transporte de passageiros.

eDaily Minibus: pacote completo e adaptável para diferentes missões

A plataforma modular e os recursos inteligentes da eDaily Minibus, apresentada como conceito no São Paulo Expo, na configuração 8 + 1 VIP, compõem um pacote completo e adaptável para diferentes missões de transporte de passageiros. A tração traseira e as baterias do modelo permitem um alcance máximo de até 300 quilômetros, com potência de 140 kW e torque de 400 Nm, garantindo desempenho excepcional.

A eDaily Minibus pode vir com até 3 baterias de 37 kWh cada, com capacidade total de 111 kWh. As baterias com a tecnologia exclusiva de íons de lítio produzidas pela FPT Industrial são instaladas dentro do chassi, minimizando o impacto na carroceria, tem alto nível de densidade energética (265 Wh/kg), além de peso reduzido (260 kg).

O uso de energia pode ser otimizado graças ao Driving Mode Selector, que permite extrair a potência máxima ou economizar energia. A eDaily Minibus oferece ainda três modos regenerativos, incluindo o modo One-Pedal Drive para facilitar a condução, convertendo a energia cinética gerada pela frenagem em eletricidade, reduzindo o consumo de energia e o desgaste das pastilhas de freio.

O modelo tem carregamento flexível, podendo ser recarregado de carregadores públicos, tomadas industriais e tomadas domésticas. A tomada de carregamento frontal (carregador on board) é de fácil acesso, independentemente de onde o cabo vem. Atrás da aba deslizante que protege o plugue da água e poeira, um indicador LED mostra o status e o nível de carga. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo de forma eficiente e confiável. Completam o portfólio o carregador portátil "Cabo", o carregador de parede "Wallbox" e o carregador rápido "Fast Charger".

“Este veículo representa não apenas uma evolução da Daily Minibus, mas um passo significativo em direção a um transporte mais “verde” e tecnologicamente avançado com zero emissões de carbono e diminuição de ruídos”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Daily Minibus 30-160 Escolar: opção de entrada para autônomos

Atendendo as vozes de transportadores escolares, a Daily Minibus agora está disponível na versão 30-160 Escolar. A nova configuração se diferencia principalmente pelo teto-baixo, acessível em garagens e áreas de embarque onde a altura é limitada. Assim, é possível realizar embarques e desembarques onde outras vans já oferecidas no mercado não vão.

Equipada com o motor FPT F1C de 160 cavalos de potência, 360 Nm de torque, tração traseira e câmbio manual de seis velocidades, a configuração 15 + 1 é uma opção de entrada que oferece excelente relação custo x benefício ao profissional autônomo, trazendo a confiabilidade e a robustez que só a linha Daily Minibus oferece.

“A construção sob chassi torna este veículo a escolha perfeita para quem precisa de um veículo forte. Ao mesmo tempo é fácil de dirigir, com nova coluna de direção ajustável que proporciona melhor ergonomia para o motorista. Uma dirigibilidade de carro de passeio”, aponta Kazuto.

Daily Minibus 50-180 sem PLC: mais agilidade e rentabilidade

Voltada a aplicações de fretamento, receptivo e turismo, a versão 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC) atende uma nova realidade dos operadores, que demandam mais flexibilidade e menores custos no dia a dia. A versão, com motor F1C de 180 cavalos de potência, 430 Nm de torque, e câmbio manual de seis velocidades, oferece agilidade no embarque e desembarque e rentabilidade, já que dispensa a manutenção da porta lateral corrediça, além de ter o corredor livre, com acesso pela porta dianteira esquerda.

O maior espaço no salão de passageiros facilita a acomodação nos assentos, trazendo mais praticidade ao dia a dia. A versão sem PLC é baseada na Daily Vetrato, que vem com janelas de fábrica e preparada para ser implementada como uma van.

“O cliente pode optar por configurar a disposição interna de assentos de acordo com a sua realidade, customizando o modelo sem PLC para a sua demanda”, explica Kazuto.

Daily Minibus 50-180 Hi-Matic Executive: um novo patamar no segmento

Opção topo de linha da versão 50-180, a Hi-Matic Executive estabelece um novo patamar em conforto e luxo no segmento de vans de passageiros, com acabamento e poltronas de alto padrão, além de estrear a nova transmissão ZF- 8HP de 8 velocidades, que proporciona trocas de marchas suaves e rápidas.

Com a nova transmissão, as marchas são trocadas a cada 2 milésimos de segundos. A caixa automática é extremamente robusta, e com diferentes funções, como Função Eco Mode, Kick Down, Creep Mode. Esta última facilita manobras em rotações até 800 rpm, entrando em movimento vagarosamente com o torque natural do câmbio.

O motor F1C de 180 cv entrega mais força em subidas e agilidade nas saídas

Em breve as versões Fretamento e Turismo também terão a disposição a nova transmissão Hi-Matic, ampliando ainda mais o portfolio de soluções IVECO BUS.

“O desenvolvimento da Daily Minibus 50-180 Hi-Matic Executive foi focado em oferecer mais performance e segurança, economia operacional e conforto. O perfeito equilíbrio entre desempenho do motor e consumo de combustível proporciona um menor desgaste de componentes, enquanto a troca de marchas suaves garante mais conforto aos motoristas”, explica Kazuto.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

MARCOPOLO APRESENTA VEÍCULOS NA LAT.BUS COM FOCO NA DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE

A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade do mundo, destaca na Lat.Bus 2024 novos veículos em linha com a tendência global de descarbonização do transporte. A Lat.bus é o maior evento da indústria do ônibus na América Latina, que será realizado até 8 de agosto, no São Paulo Expo.

A companhia apresenta, ao todo, nove modelos no evento com as marcas Marcopolo e Volare. Com a marca Marcopolo são cinco modelos: o novo Viaggio G8 1050, Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1350 e Paradiso G8 1800 DD, todos rodoviários, e o urbano Attivi Integral 100% elétrico com uma inédita e inovadora configuração interna. A Geração 8 já registra a marca de mais de quatro mil unidades comercializadas, desse total, 2.150 são do modelo Double Decker. Além disso, 850 foram destinados para o mercado internacional. O sucesso dos ônibus desta categoria se deve a fatores como a renovação das frotas por parte das empresas rodoviárias, que buscam o aumento de conforto e segurança para os passageiros. “O sucesso da Geração 8 no Brasil e no exterior é uma realidade. Estamos focados e trabalhando para lançar os modelos G8 na maioria dos mercados nos quais atuamos, inicialmente com a produção no Brasil, agora no México e Colômbia, e exportação para países como a África do Sul, onde recentemente reunimos nossos clientes e parceiros para evento de lançamento”, afirma André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Além dos modelos rodoviários e Attivi, também serão expostos os novos Volare Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 10 e Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e o inédito Attack 9 Híbrido (elétrico/etanol).

“A Marcopolo neste ano completa 75 anos de atuação consolidando-se na posição de protagonista no desenvolvimento de soluções completas em mobilidade, contribuindo com o avanço do transporte de passageiros e alinhada ao seu propósito de aproximar pessoas. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais produtos e soluções que promovam a descarbonização do transporte e que, ao mesmo tempo, sejam avançadas tecnologicamente, contribuindo para a mobilidade nacional e internacional”, comenta Armaganijan.

Entre as inovações apresentadas no evento, a Marcopolo destaca os modelos híbrido e elétrico, que complementam o portfólio e contribuem com a sustentabilidade ambiental do setor. “Além do modelo Attivi Integral, 100% elétrico produzido pela Marcopolo, uma das novidades apresentadas na Lat.bus será o modelo híbrido que utiliza etanol como fonte para a geração de energia para as baterias”, destaca. Atualmente, cerca de mil ônibus elétricos da Marcopolo, seja soluções próprias ou elaboradas em parcerias com terceiros, estão em circulação. Na América Latina, além do Brasil, os produtos da marca estão presentes em países como Colômbia e México. “Além dos elétricos, ônibus movidos a hidrogênio, como o Audace Fuel Cell apresentado na Busworld 2023, ou a biometano são algumas das novas fontes de energia estudadas e testadas nos últimos tempos. Programas e incentivos públicos são fundamentais para que cada vez mais estas tecnologias se desenvolvam”, analisa Armaganijan.

A Marcopolo é líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. No primeiro semestre deste ano, foram produzidas 6.201 unidades no Brasil e 1.058 no exterior. A produção consolidada da companhia em 2023 foi de 13.035 unidades - 83% fabricados no Brasil e 17% no exterior. A consolidação dos modelos G8 e o mix de produtos, incluindo os ônibus urbanos e micro-ônibus, favorecem o desempenho no mercado.

Atualmente, os principais mercados externos para a Marcopolo são América Latina e continente africano. “A presença internacional posiciona a empresa como um player global, o que aumenta a nossa competitividade e nos leva a inovar constantemente.  Mercados externos também oferecem oportunidades de crescimento em regiões em que a demanda por transporte público está em expansão”, finaliza o executivo.

Veículos Marcopolo na Lat.Bus

Viaggio G8 1050

O modelo Viaggio G8 1050 apresentado na Lat.Bus tem chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, com comprimento total de 13.200mm, largura de 2.600mm e altura de 3.750mm, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança. A poltrona do motorista é do modelo pneumática Ergodesign. O veículo é equipado com elevador para acessibilidade, sistema de ar-condicionado quente e frio de 120.000 BTU's, sanitário na parte traseira do salão de passageiros. Possui tanque de combustível capacidade 500 litros, farol dianteiro Full LED e faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de áudio e vídeo com DVD com USB no painel, três monitores no salão tamanho 15,6" e plug de microfone no salão e para o motorista, além de rádio incorporado ao multiplex.

Paradiso G8 1800 DD

A Marcopolo apresenta na Lat.Bus 2024 um modelo Paradiso G8 1800 DD com configuração interna diferenciada e que funciona como um verdadeiro showroom, com inéditos equipamentos e tecnologias para demonstrar aos clientes e visitantes os novos desenvolvimentos e futuras inovações que estarão à disposição dos operadores, como o uso de Inteligência Artificial para o funcionamento do sistema de ar-condicionado, câmeras com visão de 360 graus e controle do som, das luzes e da temperatura por controle remoto via Bluetooth.

O Paradiso G8 1800 DD conta com chassi Volvo B150R 8x2 Euro 6, com 15.000mm de comprimento total, 2.600mm de largura e 4.100mm de altura, com capacidade para 50 passageiros e conta com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para acessibilidade. Externamente, é equipado com faróis dianteiros em Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, itinerário frontal 13x128x13 (maior resolução), espelhos retrovisores com câmera (ERV), sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema de monitoramento do salão de passageiros e câmera extra de filmagem ligada aos monitores do salão.

Além dos diferenciais externos, é no interior que o Paradiso G8 1800 DD da Lat.Bus se destaca. O piso superior conta com poltronas Leito, Semileito Master, Semileito, Executiva, Executiva SF, e no piso inferior, poltronas Leito Cama, todas com tomada USB A reversível e/ou tipo C, e monitores individuais de 13” ou 10” (poltronas Leito e Leito Cama). Todas as poltronas do piso inferior têm audiofones, sendo que algumas poltronas têm ainda suporte para celular regulável com tomada USB. Quatro poltronas, duas no piso superior e duas no piso inferior, contam com massageador.

Para maior conforto, comodidade e padrão de acabamento, o veículo é equipado ainda com porta-pacotes com tampa (como nos aviões), teto decorativo no piso superior, interfone, iluminação interna para cromoterapia, cinco geladeiras de 8, 35, 40 e duas de 70 litros distribuídas na cabine, na sala de estar e no salão de passageiros, dois aquecedores de líquidos de 6,5 litros junto da escada, tomadas elétricas 110V no salão, mesa de jogos no piso superior.

O veículo ainda é equipado com sanitário no piso inferior lado esquerdo com acionamento vácuo, sistema de ar-condicionado quente/frio de 195.000Btu's, poltrona do motorista pneumática vibratória, camarote para o motorista com ar refrigerado sem calefação, defroster da cabine do motorista (quente, frio e com refrigeração), sistema de controle de temperatura do ar-condicionado do porta-pacotes por zonas e decoração variada de cortinas e revestimentos de poltronas.

A tecnologia está presente também no sistema de áudio e vídeo, com reprodução de vídeo DVD com USB no salão do piso superior e na sala de estar (piso inferior), com cinco monitores no piso superior e um na sala de estar do piso inferior. Plug de microfone no salão e para o motorista, Head Unit, rádio incorporado ao multiplex e antena rádio tipo Shark, sistema de internet via satélite e sistema de entretenimento com servidor são outros diferenciais.

Paradiso G8 1350

O Paradiso G8 1350 tem chassi Scania K370C B6x2 Euro 6, com 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.980mm de altura, com capacidade para 46 passageiros em poltronas Semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign), elevador DPM, tanque de combustível de 700 litros, sensor anticolisão nos espelhos retrovisores e sanitário na parte traseira, nolado direito.

O modelo é equipado com farol dianteiro Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado de 136.500 BTUs/h, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração, sistema multiplex, com rádio incorporado. Conta com sistema de áudio e vídeo com reprodução de vídeo DVD com USB no painel, três monitores no salão de 15,6", plug de microfone no salão e na cabine do motorista, itinerário frontal 8x80x10, iluminação interna Bio Lighting, geladeira de 70 litros no final do corredor e tomadas elétricas 110V no salão.

Paradiso G8 1200

O Paradiso G8 1200 exposto possui chassi Volkswagen 18.320 SH Euro 6, com 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.800mm de altura. Tem capacidade para 46 passageiros em poltronas Semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign), elevador DPM, tanque de combustível de 500 litros e sanitário na parte traseira lado direito.

O modelo é equipado com farol dianteiro Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado de 136.500 BTU/h, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração, sistema Multiplex 4.3", com rádio incorporado. O veículo ainda conta com sistema de áudio e vídeo com reprodução de DVD com USB no painel, três monitores no salão de 15,6", plug de microfone no salão e na cabine do motorista, itinerário frontal, iluminação interna Bio Lighting, geladeira de 70 litros no final do corredor e tomadas elétricas 110V no salão.

Attivi Integral com interior inédito

O Marcopolo Attivi Integral exposto na Lat.Bus 2024 inova com uma configuração interna inédita no mercado latino-americano em termos de conforto, segurança, praticidade e padrão de acabamento, com um novo painel totalmente em PU (sem fibra de vidro), o maior uso de materiais recicláveis, como o alumínio, e melhor ergonomia para o motorista. O modelo, apresentado na última edição da feira, recebeu atualizações e vários upgrades em softwares, na calibração do sistema de gerenciamento de energia, no sistema de refrigeração que resultaram em menor consumo de energia e maior eficiência.

Conta também com um painel exclusivo, com design inédito, privilegiando a visibilidade e segurança. Com 12.950mm de comprimento, 2.550mm de largura e 3.675mm de altura, e capacidade para 89 passageiros, entre sentados e em pé. As poltronas ganharam novo acabamento, agora no modelo City estofadas, com apoio de cabeça e novo design e padronagem, além de tomadas USB tipo A no salão e poltrona do motorista pneumática Ergodesign.

Para maior segurança, conforto, comodidade e total acessibilidade, conta com rampa para cadeirante, sistemas de ar-condicionado, Multiplex e de monitoramento com três câmeras, itinerário frontal 13x128x13 e itinerário da janela 13x80x10, câmera extra de filmagem ligada aos monitores do salão, monitor fixo Orbe de 15,6" e reprodução de mídia Rádio/DVD no painel.

O Marcopolo Attivi Integral possui powertrain com motor elétrico Síncrono de Relutância assistido por Imãs Permanente, com potência de 192kW/385kW e torque de 1.360/2.940 Nm, carregamento corrente contínua com potência máxima de 130kW, sistema de carregamento tomada CCS2/Tensão 650V e baterias com capacidade de 396,75kWh, com tempo de carregamento de até quatro horas e autonomia de até 250 quilômetros. É equipado com suspensão Full Air, sistema de supressão de incêndio, espelhos retrovisores com câmeras dos lados direito e esquerdo, farol de neblina dianteiro.

Veículos Volare na Lat.Bus

Attack 9 Híbrido

Uma das grandes novidades da Volare na Lat.Bus 2024 é a apresentação do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional, o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões, e com a WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.

Com elevado grau de nacionalização, o veículo reúne vantagens e benefícios de um micro convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o veículo pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.O modelo  se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

Fly 12

O Volare Fly 12 cria uma nova categoria de veículos e é considerado um verdadeiro “super micro”. Com comprimento total de 11.730mm, largura de 2.480mm e altura de 3.330mm, o modelo tem a capacidade de transportar até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com eficiência e dirigibilidade, com reduzidos custos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar.

Attack 8 Robust

Na concepção do Attack 8 em uma configuração competitiva, a Volare quebra mais paradigma do mercado ao oferecer um modelo pequeno e versátil que representa menores custo de aquisição e operacional e que entrega robustez, agilidade e confiabilidade. Com apenas 6.535 mm de comprimento total e capacidade para 17 passageiros, é indicado para o transporte em aplicações severas, como as diferentes áreas industriais e rurais do norte e nordeste do Brasil, e das regiões agrícolas do Sudeste e centro-oeste.

Attack 10 – Escolar e Fretamento

O segmento do transporte escolar tem crescido fortemente nos últimos anos e, por isso, demanda por modelos específicos para diferentes aplicações. Para atender às necessidades de maior capacidade, com menores custo de aquisição e de operação, a Volare desenvolveu o Attack 10 Escolar. O modelo é indicado para o fretamento e transporte escolar e universitário, com capacidade para 37 na lotação e até 54 pessoas na versão escolar (além de motorista e auxiliar).

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

BUSSCAR APRESENTA PANORÂMICO DD NB1 NA LAT.BUS TRANSPÚBLICO

Nesta terça-feira (6), a Busscar apresentou o Panorâmico DD – novo ônibus rodoviário que compõe a família NB1, durante evento de lançamento realizado na Lat.Bus Transpúblico, em São Paulo (SP). No estande do Grupo Caio, a encarroçadora catarinense revelou o ônibus double decker que dispõe da cabine do motorista mais ampla do mercado, entre outros atributos inovadores.

​Em uma apresentação marcante, a Busscar surpreendeu o público com a exposição de um Panorâmico DD NB1 bege perolizado montado em chassi Volvo 8x2 e outro na cor vermelha, com chassi Mercedes-Benz 8x2. A empresa aproveitou a oportunidade para exibir os primeiros modelos da família NB1, Vissta Buss 345 com chassi Volkswagen e Vissta Buss 365 com chassi Scania.

​Após a cerimônia de lançamento, o diretor comercial Paulo Corso e o designer José Carlos Bohrer receberam jornalistas para um bate-papo. No encontro, Corso revelou que outros lançamentos deverão ser apresentados para completar a família NB1.

O novo Panorâmico DD, junto aos modelos Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365 que integram a família NB1, estará exposto para visitação no pavilhão 3, estande A41, durante a Lat.Bus, que se encerra nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, na São Paulo Expo, na capital paulista.

Busscar

PRÊMIO ALTAIR ENLIGHTEN 2024 ANUNCIA OS VENCEDORES

Dow Inc. foi vencedora na categoria IA Responsável

A Altair, líder global em inteligência computacional, anunciou os vencedores do Prêmio Altair Enlighten 2024, em associação com o Center for Automotive Research (CAR). 

DuPont; BMW M GmbH, AMC GmbH, Bcomp Ltd., Gradel Lightweight Sàrl e Lasso Ingenieurgesellschaft; Syensqo e General Motors; CompositeEdge GmbH; WEAV3D, Braskem e Clemson Composites Center; e Dow Inc., foram os vencedores, respectivamente nas categorias Produto Sustentável, Processo Sustentável, Redução de Peso do Módulo, Tecnologia Habilitadora, Futuro da Estrutura Leve e IA responsável.

“O Prêmio Enlighten é o principal prêmio que destaca as melhores inovações da indústria automotiva em tecnologia sustentável. Estamos entusiasmados em reconhecer mais uma vez as organizações que criam um futuro mais sustentável", disse James R. Scapa, fundador e CEO da Altair. "Os vencedores deste ano podem se considerar os melhores inovadores que atingiram essas metas desafiadoras."

"Cada edição do Enlighten Award apresenta os produtos, processos e organizações que estão inaugurando a próxima geração de tecnologia automotiva inovadora", disse Alan Amici, presidente e CEO do Center for Automotive Research. "Mal podemos esperar para reconhecer os vencedores deste ano, e estamos mais uma vez entusiasmados em apresentar este prêmio em conjunto com a Altair e o resto de nossos valiosos parceiros."

O Prêmio Altair Enlighten homenageia os maiores avanços em sustentabilidade e redução de peso que minimizam com sucesso a pegada de carbono, mitigam o consumo de água e energia e alavancam os esforços de reutilização e reciclagem de materiais. Ao longo de seus 12 anos de história, tornou-se um prêmio cobiçado pelas empresas mais inovadoras da indústria automobilística. Também foi reconhecido pela EV Magazine como um dos 10 principais prêmios de sustentabilidade em 2024.

Organizações vencedoras, vice-campeões e menções honrosas em cada categoria

Produto sustentável

Vencedor: DuPont – Tecnologia de adesivo DuPont™ BETAMATE™ Broad Bake

• A tecnologia de adesivo DuPont™ BETAMATE™ Broad Bake ajuda a reduzir o uso de energia e as emissões de gases de efeito estufa durante a fabricação da carroceria do veículo, permitindo que os adesivos curem em temperaturas mais baixas, economizando energia por meio de temperaturas reduzidas do forno de e-coat e tempos de ciclo do forno mais curtos. A tecnologia também elimina a necessidade de armazenamento a frio graças a uma formulação especial que estende a vida útil.

Segundo colocado: Bridgestone Americas – Pneu Turanza EV

• O pneu Turanza EV Grand Touring é fabricado com 50% de materiais renováveis e reciclados – uma das maiores porcentagens entre os pneus de reposição disponíveis comercialmente – e apresenta a tecnologia Bridgestone ENLITEN™ para otimizar o desempenho e melhorar a vida útil do pneu. Até 2050, a Bridgestone pretende que todos os seus pneus sejam compostos de materiais 100% renováveis e reciclados.

Processo Sustentável

Vencedor: BMW M GmbH, AMC GmbH, Bcomp Ltd., Gradel Lightweight Sàrl e Lasso Ingenieurgesellschaft – Assento BMW M Visionary Materials

• O assento BMW M Visionary Materials foca em princípios de design circular e materiais sustentáveis. O assento apresenta um design leve monomaterial que enfatiza o uso de materiais sustentáveis e renováveis, como poliéster reciclado, BioComposite de fibra de linho e alternativas de couro biogênico. Sempre que possível, matérias-primas à base de petróleo por meio de materiais de base biológica foram feitas de algas e enchimentos à base de plantas – como giz e cortiça. O composto pode ser feito de carbono, basalto, fibra de vidro ou fibras naturais, conforme necessário.

Vice-campeão: Toyota Motor Manufacturing Canada e PPG Industries – EPIC200X Electrocoat

• O eletrocoat EPIC200X melhora a proteção contra corrosão para carrocerias automotivas, ao mesmo tempo em que reduz significativamente o impacto ambiental. Na fábrica da Toyota, o novo produto e processo de aplicação permitem uma redução total de 3.500 toneladas métricas de emissões de CO2 por ano. Mais especificamente, o novo produto reduz a quantidade de produto aplicado pelo veículo em 0,6 kg, enquanto o novo processo de aplicação economiza 5.626.000 kWh de energia e 1.843.000 galões de água por ano.

Redução de peso do módulo

Vencedor: Syensqo e General Motors – Estrutura de módulo de bateria termoplástica de alto desempenho

• A Syensqo e a General Motors projetaram em colaboração uma estrutura inovadora de módulo de bateria termoplástica de alto desempenho que proporciona uma notável redução de peso de 37% e uma economia de custos de 25% em comparação ao alumínio tradicional. Os principais recursos incluem desempenho aprimorado do veículo por meio de moldagem por injeção de precisão, consolidação de componentes simplificada para montagem simplificada e um recurso exclusivo de bloqueio de célula que estabiliza as células da bateria. Além disso, o design elimina vários componentes e processos, otimizando ainda mais a eficiência.

Tecnologia Habilitadora

Vencedor: CompositeEdge GmbH – Estruturas de Alto Desempenho Sustentáveis de Próxima Geração

• Visando minimizar o uso geral de material, a CompositeEdge GmbH utilizou compostos de fibras naturais – como linho e fibra de cânhamo – misturados com plástico para formar estruturas de alto desempenho que podem suportar a fabricação automatizada de painéis de carroceria, acabamentos internos, peças de chassi, elementos de suspensão e muito mais sem adesivos adicionais. O uso de compostos de fibras naturais reduz significativamente as emissões de carbono e o consumo de energia em comparação com materiais sintéticos. No geral, a tecnologia permite a produção de componentes automotivos leves e sustentáveis.

Vice-campeão: Teijin Automotive Technologies – Processo de pré-formação totalmente automatizado que habilita peça complexa de CFRP

• O processo de pré-formação totalmente automatizado da Teijin Automotive Technologies permite a produção em massa de pré-formas de fibra de carbono para serem usadas em componentes automotivos – neste caso, uma porta de veículo. A precisão do processo automatizado otimiza a quantidade de material usado e recicla uma pequena quantidade de resíduos (resíduos). O processo anterior de trabalho intensivo era inadequado para produção em massa e frequentemente resultava em desperdício evitável devido a erro humano. O novo processo é muito mais eficiente, reduzindo o trabalho necessário em 20%.

Menção honrosa

 Bemis Manufacturing Company e BASF Corporation – Grandes tanques hidráulicos para escavadeiras compactas via poliamida Ultramid da BASF

• A Bemis Manufacturing Company e a BASF Corporation desenvolveram grandes tanques hidráulicos para escavadeiras compactas usando poliamida BASF, propiciando uma solução ecoeficiente que gerou economia ambiental (reduções nas emissões de CO2 do ciclo de vida) e redução do custo do ciclo de vida. Além disso, ao combinar moldagem por injeção e soldagem por vibração, a abordagem resultou em economia de massa de 5% e custos 20% menores em comparação à rotomoldagem tradicional.

Futuro das Estruturas Leves

Vencedor: WEAV3D, Braskem e Clemson Composites Center – Estruturas de carroceria de veículos leves e econômicas

• WEAV3D, Braskem e Clemson Composites Center desenvolveram uma chapa de polipropileno reforçado com treliça composta, adaptável para corresponder ao desempenho de qualquer estrutura de carroceria de veículo no mercado. Fabricada com um ciclo de conformação altamente automatizado e de alta taxa que produz mais peças usando menos energia, a nova chapa custou 50% menos e pesou 23% menos que a organosheet CFPA6 (nylon 6) e pesou entre 60-70% menos que o aço. O material também apresentou uma redução de 62% em refugo de acabamento por peso. Por fim, em comparação com o aço, a chapa de polipropileno apresentou absorção de energia e recuperação de forma superiores.

Vice-campeão: Carsolia Composites Corporation – Mola helicoidal de suspensão composta da Carsolia

• A Carsolia Composites Corporation apresentou uma mola helicoidal composta com patente pendente que é 50% mais leve que o aço. O material composto de fibra de carbono também tem 50% menos CO2 equivalente por quilo em comparação ao aço, resultando em uma redução geral de 75% nas emissões de CO2. Fabricado com um processo de produção eficiente que suporta a produção de veículos de alto volume, a mola também permite possibilidades de design de aparência exclusiva que antes eram impossíveis. Ideal para plataformas de veículos elétricos a bateria (BEV), é uma substituição direta para veículos atuais como uma "solução aparafusada" - sem necessidade de redesenho.

IA responsável

Vencedor: Dow Inc. - Soluções sustentáveis de poliuretano SPECFLEXTM

• As soluções sustentáveis de poliuretano SPECFLEXTM da Dow Inc. se concentram no desenvolvimento e uso de matérias-primas mais limpas e princípios de design exclusivos para otimizar o desempenho. Alcançando propriedades mecânicas e de envelhecimento equivalentes em comparação às formulações tradicionais, essas soluções são significativamente mais seguras e sustentáveis - com mais de 50% menos compostos orgânicos voláteis totais (VOCs), 60% menos formaldeído e 80% menos acetaldeído. Além disso, um modelo preditivo de IA de aldeído acelera a resposta do mercado ao capturar os fatores que contribuem para o odor e traduzir recursos não lineares complicados em recursos de desempenho relacionados ao mundo real, permitindo a previsão de resultados.

À medida que o mundo exige produtos e processos mais seguros, eficientes e inovadores, a Altair visa transformar o design e a tomada de decisões aplicando engenharia com tecnologia de IA, computação de alto desempenho e otimização em todos os ciclos de vida do produto. Ao ajudar os clientes a fazer isso, a Altair ajuda a reduzir o impacto ambiental de bens e serviços em uma ampla gama de indústrias em todo o mundo. A tecnologia de software e os serviços de consultoria da Altair estão, por sua própria essência, no cerne do design de um futuro mais saudável e sustentável para a humanidade. Para saber mais, visite o site clicando aqui.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

CNH: A EMPRESA MAIS INOVADORA DO SETOR E A 6ª MAIS INOVADORA DO BRASIL.

A CNH foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como a empresa mais inovadora do Setor Automotivo e de Veículos de Grande Porte do País pelo Valor Inovação Brasil. A conquista, divulgada na segunda-feira, dia 05 de agosto, ainda reafirmou a evolução da companhia no esforço de trazer aperfeiçoamento contínuo para o mercado. A CNH figurou como a 6º mais inovadora no ranking geral, quatro posições à frente do último ano.

e/d: Paulo Máximo, diretor de Serviços Comerciais e Planejamento de Operações da CNH para América Latina; Yara Carvalho, diretora de Tecnologia e Informação da CNH para América Latina; Maurício Infantini, gerente de Inovação Aberta da CNH; e Gregory Riordan, diretor de Tecnologias Digitais da CNH para América Latina; na cerimônia de premiação.

Em 2023, o investimento global em inovação superou US$ 1,6 bilhão. “A inovação está no centro das nossas prioridades estratégicas e envolve cada um dos nossos colaboradores no Brasil. Este reconhecimento reforça que estamos no caminho certo”, comemora Rafael Miotto, presidente da CNH para a América Latina.

“Inovação aberta é a nossa principal forma de inovar. Estabelecemos e fortalecemos parcerias, o que nos leva a patamares muito mais altos, sempre com o objetivo de manter o cliente no centro da experiência. Seguiremos trabalhando em conjunto para construir valor para nossa cadeia, que cada dia mais exige adaptação a realidades desafiadoras”, completa Miotto.

Principal premiação de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, o Prêmio Valor Inovação avalia as organizações mais inovadoras em 25 setores da economia, a partir de um ranking anual das 150 companhias com as melhores práticas do País. A CNH participa da premiação desde 2015 e pela quinta vez figura entre as posições de liderança, demonstrando a evolução da jornada de inovação que vem sendo estruturada na empresa, envolvendo diretamente seus colaboradores e parceiros.

Esta é a décima edição do prêmio, realizado pelo jornal Valor Econômico, da Editora Globo, e a Strategy&, empresa de consultoria estratégica da PwC.

Produtividade com sustentabilidade

Com uma história de quase dois séculos, a CNH e suas marcas sempre foram pioneiras no desenvolvimento de soluções e tecnologias para os seus setores de atuação. Na América Latina, dois destaques são as buscas por uma aplicação real e efetiva da agricultura de precisão e conectividade no campo, e por energias limpas e renováveis.

A New Holland lidera o uso de biocombustíveis com o trator a biometano, pioneiro mundial. A Case IH comprovou, com o projeto Fazenda Conectada, que a conectividade faz toda a diferença no campo. foi possível aumentar a produtividade em 18%, reduzir em 25% o consumo de combustível e conseguir 10% de redução das emissões de CO2.

Ações com uso de automação, inteligência artificial, 5G, desenvolvimento social e inovação aberta também estão em visibilidade. Essas aplicações, projetos e iniciativas começam desde a manufatura e se estendem até os concessionários.

A empresa é uma das líderes entre as maiores depositantes de patentes de invenção em 2023, considerando empresas e instituições privadas residentes no Brasil, ocupando a sexta posição no ranking geral, com um total de 40 depósitos ao longo do ano. Ao todo, a CNH tem mais de 1.600 patentes ativas no Brasil e cerca de 14 mil em todo o mundo.

CNH (NYSE: CNH) é uma empresa de equipamentos, tecnologia e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da Companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Hemisphere, líder em design e fabricação de tecnologias de posicionamento e direção, baseadas em satélites de alta precisão; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; Kongskilde, fornecendo plantio direto, semeadura e implementos de feno e forragem; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 40.000 empregados da CNH fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor.

CNH
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BORGWARNER APRESENTA INOVAÇÕES EM TECNOLOGIAS DE TRANSPORTE LIMPO NA LAT.BUS & TRANSPÚBLICO 2024

A BorgWarner está apresentando, pela primeira vez no Brasil, suas tecnologias eFan de Alta Voltagem e Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH) na Lat.Bus & Transpúblico 2024, que acontece em São Paulo, até 8 de agosto.

Sistema eFan de Alta Voltagem e Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH)

O sistema eFan foi projetado para resfriar componentes como a célula de combustível, o motor de tração, o freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos. Os HVCHs mantêm temperaturas consistentes em todo o veículo para facilitar a máxima eficiência de carregamento, durabilidade e autonomia.

“Queremos apresentar ao mercado nossas recentes soluções tecnológicas para transporte mais limpo e disponibilizá-las para nossa região com possibilidade de produção local”, diz Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

Na feira, a empresa também exibe seu turbocompressor com tecnologia de rolamento nos mancais, fabricado em Itatiba (SP). “O turbocompressor da BorgWarner com tecnologia de rolamento nos mancais equipa as principais montadoras de veículos comerciais do Brasil e atende aos padrões de emissão veicular estabelecidos pelo Proconve P8 (Programa de Controle de Emissões) para Caminhões Pesados”, completa Mattedi.

Os sistemas de baterias da BorgWarner para veículos comerciais elétricos e seus componentes, fabricados em Piracicaba (SP), também são destaques no estande, incluindo o Sistema de Gerenciamento de Bateria, a Caixa de Junção, a Unidade de Controle de Carregamento Direto e a Unidade de Controle de Acionamento Elétrico.

“O sistema de bateria de alta densidade e alta energia da BorgWarner já está equipando vários ônibus elétricos que circulam na cidade de São Paulo”, diz Marcelo Rezende, Diretor da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil. “Temos orgulho de produzir componentes de bateria com foco em excelência e qualidade”, acrescenta ele.

Além da tecnologia de sistema de bateria já produzida no Brasil, a BorgWarner anunciou recentemente uma colaboração global com a FinDreams Batteries para ser a fabricante preferida de baterias LFP para mercados de veículos comerciais (classe 3 e acima) na Europa, Américas e partes da Ásia-Pacífico. Essas baterias LFP inovadoras são um passo significativo para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das operações de veículos comerciais.

Serviço
Lat.Bus & Transpúblico 2024
De 6 a 8 de agosto
Estande da BorgWarner: A15
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1, São Paulo (SP)

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

PARCERIA ZEBRA LANÇA ATUALIZAÇÃO DA PLATAFORMA e-BUS RADAR PARA MONITORAR E PROMOVER IMPLEMENTAÇÃO DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NA AMÉRICA LATINA

Nesta quarta-feira (7), durante a LAT.BUS 2024, a Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), ou Acelerador de Implantação Rápida de Ônibus de Emissão Zero, em tradução livre, lançou oficialmente a atualização da plataforma E-Bus Radar. A iniciativa, resultado da colaboração entre a C40 Cities e o ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo), representa um marco significativo na promoção de um transporte público mais limpo e eficiente na América Latina.

A plataforma E-Bus Radar foi desenvolvida com o objetivo de monitorar e georreferenciar frotas de ônibus elétricos em operação nas cidades latino-americanas. Além disso, ela promove a transparência de dados e quantifica as emissões de CO2 evitadas graças à operação desses veículos. Atualmente, a plataforma já mapeou mais de 5.700 ônibus elétricos em 41 cidades de 12 países da América Latina, focando em cidades e regiões metropolitanas que já incorporaram ônibus elétricos em suas frotas urbanas.

Impactos na saúde e no meio ambiente

O E-Bus Radar oferece uma visão clara dos benefícios dos ônibus elétricos, mostrando o potencial de evitar mortes prematuras ao melhorar a qualidade do ar nas cidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial está exposta a altos níveis de poluentes atmosféricos, com consequências sérias para a saúde humana, como doenças respiratórias e cardiovasculares. Ao substituir os ônibus a diesel, que contribuem para a poluição do ar e o aumento das emissões de gases de efeito estufa, os ônibus elétricos representam uma solução eficaz para esse problema global.

Transição para um futuro sustentável

O setor de transporte é responsável por mais de 1 trilhão de dólares em danos à saúde anualmente, devido às suas emissões. Além disso, o crescimento do setor contribui significativamente para o aumento das emissões de gases de efeito estufa, impactando o clima global com elevação do nível do mar, aumento das temperaturas e outros efeitos adversos. As frotas de ônibus urbanos, fundamentais para a mobilidade de milhões de cidadãos na América Latina, ainda são majoritariamente movidas a diesel.

Diante desse cenário, a transição para ônibus elétricos é crucial para a promoção de áreas urbanas mais limpas e saudáveis, apoiando governos locais e nacionais a atingirem suas metas climáticas. A ampliação das frotas de ônibus elétricos nas cidades latino-americanas é, portanto, essencial para o futuro sustentável do planeta.

“Neste momento, temos mais de 5.700 ônibus elétricos operando na América Latina. Cada vez mais cidades estão se convencendo dos benefícios que esses ônibus têm em comparação com os ônibus a combustível fóssil. Os benefícios não são apenas ambientais, mas também econômicos, já que esses ônibus apresentam um custo total de propriedade favorável, baseado em seus menores custos operacionais em energia e manutenção.”, conclui Oscar Delgado, Líder da Parceria ZEBRA no ICCT.

E-Bus Radar: um centro de conhecimento e visibilidade

A plataforma E-Bus Radar não apenas monitora frotas de ônibus elétricos, mas também serve como um centro de conhecimento sobre a implementação dessa tecnologia na América Latina. Ela oferece visibilidade sobre a localização e o impacto dos ônibus elétricos, destacando seu papel na mitigação dos impactos ambientais adversos associados ao uso de tecnologias poluentes, como ônibus movidos a diesel.

“Desde seu lançamento em 2019, a plataforma E-Bus Radar tem se estabelecido como referência regional para fornecer dados transparentes e acessíveis que destaquem a liderança das cidades da América Latina na descarbonização das frotas de ônibus, inspirando outras municipalidades adotar soluções de transporte mais limpas e eficientes.", avaliou Thomas Maltese, Gerente Sênior da Parceria ZEBRA na C40 Cities.

Clique aqui para mais informações sobre a Parceria ZEBRA e a plataforma E-bus Radar.

LVBA Comunicação

FUELONET PRIME É A NOVA SOLUÇÃO AVANÇADA PARA GESTÃO DE DADOS DE FROTAS DA GILBARCO VEEDER-ROOT

Desenhada para uma gestão de ponta a ponta do uso do combustível, oferecendo maior eficiência, flexibilidade e segurança, FuelONet Prime é a nova solução em nuvem da Gilbarco Veeder-Root, especialmente desenvolvida para otimizar a gestão diária de um insumo de grande relevância em segmentos como mineração, agronegócio, construção, petroleiras e demais que demandam controle preciso e em tempo real de suas atividades.

FuelOnet Prime foi desenvolvida com uma arquitetura de serviços web que utiliza um banco de dados que agrega flexibilidade, escalabilidade e adaptabilidade a aplicativos modernos. Esta solução permite o monitoramento em tempo real de todas as atividades dos postos industriais, incluindo abastecimentos, níveis de combustível e conciliações de inventário. Também gera alarmes para transmitir informações críticas e operacionais, trabalhando proativamente para eliminação de desperdícios e aumento da segurança operacional. O sistema fornece, ainda, uma série de relatórios que cobrem as operações no local, incluindo módulos de rendimento, gestão de estoque fixo e circulante, dentre outros.

Diferenciais

Uma das principais inovações de FuelOnet Prime é o módulo de gestão de estações de dispositivos. Este módulo inclui a função de autorizador remoto de abastecimentos que aumenta o controle sobre as operações, permitindo maior agilidade na autorização de eventos especiais, sem abrir mão da segurança transacional. Além disso, o módulo de regras facilita o autogerenciamento das atividades, proporcionando maior autonomia para os gestores, e as funções de usuários flexíveis permitem gestão mais personalizada.

O novo módulo de administração de relatórios inclui um gráfico de relatórios com opções avançadas de filtragem e categorização, facilitando a visualização e análise de dados. Além disso, o administrador de relatórios flexíveis organiza as informações e permite a categorização por grupos de estações, tornando a gestão de dados mais eficiente.

Outra característica de FuelOnet Prime é o módulo de alarmes personalizados de conciliação de tanques, incluindo a entrada manual de estoque e recebimento, garantindo maior precisão nas operações. A geração de alarmes personalizados permite a configuração de alertas específicos para diferentes situações operacionais.

Como destaque final, vale ressaltar o novo modulo de configuração de APIs, aumentando sua capacidade de integração com diversos sistemas externos de maneira fácil e adaptável.

Segurança

FuelOnet Prime é projetada para operar independentemente do tipo de endereço IP disponível no local, ou seja, funciona em qualquer lugar, em qualquer tipo de conexão com a internet, proporcionando uma experiência de usuário inovadora. Além disso, todas as informações são transmitidas com protocolos de segurança avançados, garantindo a integridade e a privacidade dos dados.

FuelOnet Prime representa um avanço significativo na gestão de dados para abastecimento de combustível em postos industriais, oferecendo aos gestores uma ferramenta robusta e eficiente para otimizar suas operações, capaz de atender às demandas de todas as indústrias que dependem de controle eficiente de frotas.

Gilbarco Veeder-Root – Produtos testados pelo tempo e aprovados para o futuro. Desde 1865, a Gilbarco Veeder-Root é líder global em equipamentos, tecnologia e soluções integradas para abastecimento de combustíveis e lojas de conveniência. Seus sistemas são projetados para trabalhar de forma integrada proporcionando economia de recursos e maior eficiência. Seja no exterior, no interior, no subsolo ou na nuvem, a Gilbarco tem a solução de abastecimento mais adequada para cada tipo de negócio.

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

MARCO AURÉLIO PACHECO ASSUME DIREÇÃO COMERCIAL DA IVECO NO BRASIL

Com o anúncio da chegada de Marco Aurélio Pacheco para assumir a direção comercial da IVECO no Brasil, a marca reforça o quadro de liderança com o objetivo de expandir as vendas de caminhões no mercado nacional. 

Acumulando 25 anos de experiência em importantes empresas do setor automotivo, Pacheco traz consigo uma vasta expertise no segmento que será de grande relevância para a estratégia comercial da montadora.

"Estou entusiasmado com a oportunidade de fazer parte da equipe da IVECO e contribuir para o sucesso contínuo da montadora. Junto com o time, vamos fortalecer ainda mais o relacionamento com nossos clientes e parceiros, oferecendo soluções completas e sustentáveis que atendam diferentes missões do transporte de cargas”, completa.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie e com MBA em Marketing de Serviços pela USP, Marco Aurélio Pacheco tem passagens em grandes montadoras por diversas áreas-chave, como vendas, pós-venda e marketing, com foco em resultados consistentes e sustentáveis.

A partir de agosto, o executivo, que responderá diretamente para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, assume o desafio de liderar o time comercial da IVECO no país, onde a marca se destaca pela qualidade do amplo portfólio de produtos e serviços.

“A chegada do Marco acontece em um momento de expansão para a IVECO, que busca consolidar sua posição no setor de transportes e explorar novas oportunidades de crescimento. Não tenho dúvidas de que essa parceria será de muito sucesso para todos”, diz Querichelli.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Iveco
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VOLVO LEVA À LATBUS APRIMORAMENTOS DO SISTEMA DE SEGURANÇA ATIVA DE SEUS ÔNIBUS

Em reforço à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca com seus veículos, a Volvo está introduzindo no Brasil as mais recentes novidades no Sistema de Segurança Ativa (SSA) de seus ônibus, em lançamento consecutivo à Europa. São refinamentos que fazem as consagradas tecnologias da marca avançarem ainda mais no apoio aos motoristas na prevenção de acidentes. A grande maioria dos recursos é de série nos veículos rodoviários 6x2 e 8x2.

Atuando de forma integrada, o SSA é um pacote de tecnologias que fornece e gerencia informações vitais sobre o trânsito e o entorno do ônibus para evitar colisões. 

“Mantivemos todos os recursos de segurança já consolidados há anos e incorporamos novos dispositivos, a maior parte deles de série”, declara Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.

Paulo Arabian

As novidades

Alerta de ponto cego frontal – Rastreia a área imediatamente à frente do ônibus, buscando a presença de pedestres e outros objetos. Em caso de detecção, o motorista é notificado no painel, reduzindo o risco de acidentes em terminais, pontos de parada e cruzamentos. O sistema é também um auxílio extra em ambientes de trânsito movimentados.

Alerta de ponto cego frontal

Assistente de sinalização de trânsito – Reconhece e exibe uma série de sinais de trânsito no painel do veículo. A tecnologia utiliza câmera de vídeo e processamento de imagens em tempo real. Quando um limite de velocidade é alterado, um alerto sonoro é emitido. O recurso ajuda a evitar riscos relacionados ao excesso de velocidade e reduz possibilidade de multas.

Detector de fadiga – Monitora a posição do veículo dentro da faixa e emite alerta quando detecta perda de foco. São dois níveis: um sinal sonoro discreto e a mensagem no painel “Foco na condução”; e um emergencial, que adiciona um alerta sonoro aumentado. A tecnologia usa uma câmera e o processamento de imagens para estabelecer o padrão de condução dentro da faixa, prevenindo situações perigosas causadas por distração, sonolência e fadiga do motorista.

Alerta de ponto cego lateral – Detecta usuários vulneráveis da estrada nas laterais do ônibus. Funciona como um sistema de informação de ponto cego, alertando o motorista para, por exemplo, ciclistas e motociclistas em ambos os lados. O dispositivo identifica objetos quando o veículo está em movimento e quando está parado. Um LED acende-se na coluna do ônibus e, quando a colisão é iminente, a luz pisca e um sinal sonoro é emitido. Além de prevenir colisões laterais, diminui o risco de frenagens de emergência repentinas.

Alerta de ponto cego lateral

Monitoramento de pressão de pneus – Dispositivo que alerta o motorista se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros. O sistema emite um aviso visual no painel de instrumentos e o condutor recebe uma apresentação gráfica, com as leituras mais recentes. Esta tecnologia evita comportamento inesperado e incorreto na estrada, além de melhorar a dirigibilidade e a eficiência energética do ônibus.

Monitoramento de pressão dos pneus

“Além das novidades, o Sistema de Segurança Ativa segue mantendo tecnologias já consagradas para evitar acidentes”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Demais itens do sistema SSA 

Alerta de colisão com frenagem de emergência – Emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem automática em risco iminente de colisão frontal.

Alerta de colisão

Alerta de mudança involuntária de faixa – Alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.

Piloto Automático Adaptativo – Mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.

Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) – Sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.

Freios eletrônicos EBS5 – Permite o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. O sistema impede também o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.

Heads-up display – Faixa vermelha de luzes de Led que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.

Assento Vibratório – Aciona uma vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).

Outros destaques

Além do aprimoramento do Sistema de Segurança Ativa, os chassis Volvo 6x2 e 8x2 trazem agora outros destaques

Transmissão Overdrive – A caixa I-Shift de 7ª geração tem uma nova opção Overdrive. Em determinadas aplicações essa marcha mais longa pode reduzir o consumo de combustível em até 5%.

Novo Retarder – Opcional que eleva a capacidade de frenagem total para até 900 cv, garantindo ainda mais segurança.

VEB – freio motor Volvo de 510cv de potência total, o mais potente do mercado. Para determinadas aplicações substitui totalmente a necessidade do Retarder.

Nova Alavanca I-Shift – Melhora a ergonomia de acionamento e o conforto para o motorista.

Sensor crepuscular – Comanda o acendimento dos faróis automaticamente em condições de baixa luminosidade.

Sensor de chuva – Aciona os limpadores de para-brisa de forma automática.

Grupo Volvo América Latina

terça-feira, 6 de agosto de 2024

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE COLOCAM IVECO GROUP NO RANKING DAS EMPRESAS MAIS INOVADORAS DO BRASIL

Reconhecimento considera políticas, práticas e produtos que impulsionam o desenvolvimento do país

Tecnologias alternativas e sustentáveis, portfólio multienergético completo e uma estratégia sólida focada na descarbonização posicionaram o Iveco Group no ranking das empresas mais inovadoras do Brasil no setor Automotivo e Veículos de Grande Porte, elaborado pelo Valor Inovação Brasil. O levantamento, realizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy&, avaliou a capacidade das organizações de garantir inovação e o impacto das ações implementadas na economia brasileira. Foram analisadas 770 iniciativas de 309 empresas com atuação em 25 setores.

Líder em soluções sustentáveis de transporte, com presença global em veículos comerciais, de defesa, powertrain, caminhões, ônibus, equipamentos de combate a incêndios e serviços financeiros, o Iveco Group está fortemente comprometido com a transição energética e da mobilidade do futuro, contribuindo com a construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva. O Complexo Industrial da empresa no Brasil, localizado em Sete Lagoas (MG), é o maior do grupo no mundo e desempenha papel crucial na estratégia de inovação da empresa.

Principal premiação de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, o Prêmio Valor Inovação avalia as organizações mais inovadoras em 25 setores da economia, a partir de um ranking anual de companhias com as melhores práticas do país. Esta é a décima edição do prêmio.

"Este reconhecimento é um reflexo do nosso trabalho incansável e da nossa motivação em busca de soluções que não apenas atendam, mas superem as expectativas dos nossos clientes, contribuindo para um futuro mais sustentável. Entendemos que a inovação é o motor do nosso crescimento e estamos dedicados a investir continuamente em novas tecnologias e processos”, pontua Fabio Nicora, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produto do Iveco Group.

Pesquisa e desenvolvimento

No Brasil, o Iveco Group beneficia-se da matriz energética do país, uma das mais limpas do mundo, para orientar esforços e investimentos na redução do impacto ambiental e operacional de veículos, utilizando combustíveis sustentáveis. Nesse sentido, vem estabelecendo parcerias estratégicas com universidades e empresas para alcançar objetivos e manter a posição na vanguarda do mercado de combustíveis alternativos.

A empresa tem investido de forma significativa em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar os produtos e serviços e transformar o mercado com soluções que combinam eficiência, sustentabilidade e tecnologia de ponta. A marca IVECO, por exemplo, aposta no desenvolvimento de caminhões pesados movidos a gás natural e biometano, que podem reduzir as emissões de CO2 em até 90%, e, recentemente, iniciou a comercialização do eDaily, versão elétrica que incorpora tecnologia de emissão zero. A FPT Industrial também está inovando com motores multicombustíveis para veículos comerciais leves, contribuindo para a redução da pegada de carbono.

O Iveco Group continua focado em impulsionar o futuro da mobilidade sustentável e eficiente, alavancando sua expertise global e adaptando-a às necessidades específicas do mercado brasileiro.

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores.

Iveco Group
Rede Comunicação de Resultado