segunda-feira, 12 de agosto de 2024

FESTIVAL INTERLAGOS 2024 OCUPA ESPAÇO DO SALÃO, BATE RECORDE DE PÚBLICO E TEST DRIVES E CONFIRMA DATAS DE 2025.

Já considerado o maior evento de experiência motor do mundo, o Festival Interlagos 2024 Automóvel, em sua terceira edição, que aconteceu entre os últimos dias 8 a 11 de agosto, assumiu definitivamente o protagonismo do segmento de eventos do setor automotivo. 

Com números dignos das principais mostras mundiais, o Festival reuniu cerca de 50 expositores, entre montadoras, autopeças, serviços e acessórios do setor. Além disso, os organizadores registraram um total de 118,7 mil visitantes nos quatro dias de operação do Festival, sendo que 48% desses visitantes eram de fora da cidade de São Paulo.

Diante de tanto sucesso, os organizadores já confirmaram as datas para a edição 2025:
·       Festival Interlagos 2025 Motos - 28 de maio a 1º de junho
·       Festival Interlagos 2025 Automóvel – 11 a 15 de junho

A área de exposição deste ano totalizou 100 mil m², que foi completamente ocupada pelos estandes dos expositores nos três espaços disponíveis para ativações: Boulevard (boxes), Paddock Mall (mezanino dos boxes) e Arena (área livre, no miolo do circuito, recentemente entregue pelas autoridades municipais que administram o Autódromo de Interlagos).

O Festival Interlagos 2024 Automóvel foi marcado pelo lançamento de 12 novos modelos de veículos, além de ter contado com a estreia efetiva de uma nova montadora no mercado nacional. Com tantas novidades, os organizadores informam que, dos 118,7 mil visitantes, 39,6% foi o índice de visitantes que estiveram em Interlagos por mais de um dia. 

Com alto índice de cobertura da imprensa (568 jornalistas foram credenciados e compuseram a cobertura do evento), o Festival colaborou para a criação de 3,6 mil empregos diretos para a montagem e o funcionamento da exposição.

Para Márcio Saldanha, CEO do Festival Interlagos 2024, o formato edificado para este evento mostrou-se imbatível. “Entregamos um evento que se constituiu em uma experiência singular para os visitantes, uma vez que proporcionou três propostas em um só espaço: a oportunidade de ver e conhecer os carros expostos ao vivo, a chance de guiar os carros que cliente escolhia na mítica pista do Autódromo, além de um ambiente completamente destinado à negociação de venda desses automóveis. Nunca nenhum evento havia oferecido um pacote tão completo”, resume o executivo.

Já confirmado pela Prefeitura de São Paulo no rol de eventos estratégicos para a cidade, o Festival Interlagos (edições Motos e Automóvel) tem formalizado um contrato de cinco anos, estendendo-se até 2028.

Apesar de pluralidade de propostas, o maior diferencial do evento foi mesmo os test-drives nas pistas. Eduardo Bernasconi, co-fundador do Festival Interlagos, resume os números de ativações. “Tivemos um total de 8.906 test-drives com visitantes, efetuados por 93 veículos diferentes, que iam desde carros de entrada até modelos míticos, como Ferrari, Porsche, Mustang ou Range Rover. Foram exatos 38.300 km rodados durante o evento, no asfalto do traçado e nas pistas (off-road e habilidade) especialmente criadas para o Festival. E detalhe: zero acidentes. Zero saídas da pista. Zero derrapagens. Os visitantes contaram com toda a segurança possível para a realização dos testes e deu tudo certo”, enumera Bernasconi.

e/d: Eduardo Bernasconi e Márcio Saldanha

Para 2025, os organizadores estão otimistas. “Já estamos com as datas definidas com a Prefeitura e vamos começar a atuar junto aos expositores. E mais: em setembro, vamos apresentar ao mercado as novidades para o próximo ano. A ideia é ampliar em 25% a área de exposição e atrair ainda mais montadoras, com aumento de público para 200 mil pessoas. Já estamos trabalhando”, antecipa Saldanha.

*Fotos: Divulgação

Festival Interlagos 2024 Automóvel
Assessoria de Imprensa
> Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
> Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br
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sarapuerta@gmail.com

AUDI DO BRASIL ENTREGA O PROJETO ARQUITETÔNICO FÁBRICA DE IDEIAS, FUTURO CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO PARANÁ.

O evento de entrega do projeto foi realizado nesta segunda-feira (12) em cerimônia realizada no Palacio Iguaçu, na cidade de Curitiba (PR) e reuniu autoridades do Estado do Paraná e representantes da marca das quatro argolas, que possui uma fábrica na cidade de São José dos Pinhais (PR).

A Audi do Brasil é a apoiadora do projeto arquitetônico da Fábrica de Ideias, que consistirá na construção de um complexo multiuso no Estado do Paraná dedicado a atividades de cultura, lazer, inovação e tecnologia, além de reunir empresas e startups.

Nesta fase inicial do projeto da Fábrica de Ideias, a Audi do Brasil foi responsável por entregar o projeto arquitetônico através de um processo de concorrência de um escritório de arquitetura do Estado do Paraná, responsável pela execução do projeto Arquitetônico do complexo multiuso para atividades de cultura, lazer, inovação e tecnologia. A Audi contribuiu com um aporte de R$ 4,1 milhões através do Programa Paraná Competitivo, nesse processo que culminou com a seleção do Ricardo Amaral Arquitetos, escritório de arquitetura paranaense fundado em 1976 e com ampla expertise em projetos de grande porte.

"Estamos muito orgulhosos em apoiar a cultura e a inovação no Paraná por meio deste projeto Fábrica de Ideias", celebra Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil. "Acreditamos que estes são alguns dos pilares para o desenvolvimento social e econômico, e estamos felizes em fazer parte do projeto que entregará um diferencial ao Estado do Paraná", conclui o executivo.

A Audi do Brasil possui um pilar de ESG bastante estruturado no país e, além do apoio ao novo complexo Fábrica de Ideias, possui outras ações de fomento à cultura e desenvolvimento social no Estado do Paraná, como é o caso do programa Crianças no Teatro, que tem o objetivo de  dar acesso ao teatro de crianças da escola pública e estimular o interesse cultural -  mais de 170 mil crianças já foram contempladas pelo Crianças no Teatro.

"Nós temos uma relação muito positiva com o Paraná, fabricando nossos veículos no Estado desde 1999 e contribuindo para o desenvolvimento social com programas de fomento e incentivo cultural e educacional. A “Fábrica de Ideias” chega para ser um novo capítulo desta nossa história no Estado ", afirma Antonio Calcagnotto, diretor de Assuntos Institucionais, Governamentais e Sustentabilidade da Audi do Brasil.

Considerado um dos maiores hubs de inovação e tecnologia da América Latina, a Fábrica de Ideias irá ainda revitalizar o centro histórico de Curitiba, pois será construído na região de um antigo polo industrial da capital, no Bairro Rebouças. O terreno com mais de 50 mil metros quadrados terá 34 mil metros quadrados de área construída e será todo remodelado para abrigar o espaço, fruto de um investimento total estimado de R$ 200 milhões que serão prospectados pelo Estado do Paraná através de PPPs. Segundo o Governo do Estado, o início das obras está planejado para o próximo ano, e a estimativa é que o projeto seja entregue no primeiro semestre de 2026.

Com o objetivo de preservar a herança cultural da região, o projeto Arquitetônico entregue pela Audi usará a técnica de Retrofit, renovando e reutilizando as estruturas já existentes no local de modo a criar um ambiente estimulante para o desenvolvimento tecnológico, industrial e empreendedor.

O local deve abrigar empresas e startups de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, incorporando sistemas sustentáveis e soluções de energia limpa para diminuir o impacto ambiental e promover um ambiente de trabalho eficiente. O espaço contará ainda com dois museus, Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e do Museu da Imagem e do Som (MIS), além de um espaço tecno-cultural que deve unir arte, comunicação e inteligência artificial. Há previsão ainda de um auditório e um centro de gastronomia, o Boulevard Alfred Agache, que homenageia o arquiteto francês responsável pelos projetos iniciais do Centro Cívico de Curitiba.

Por fim, os muros do local trarão imagens de personalidades emblemáticas da história do Paraná. Entre os homenageados estarão os irmãos engenheiros André e Antônio Rebouças que nomeiam o bairro onde o complexo será construído e engenheiros responsáveis pela construção da linha férrea ligando Curitiba ao Litoral entre outras importantes obras no sul e sudeste do Brasil e com uma trajetória de luta abolicionista, além do precursor da aviação Alberto Santos Dumont, um dos responsáveis pela criação do Parque Nacional do Iguaçu.

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil

REVO CONTRATA EX-EXECUTIVO DA FORD PARA SER SEU NOVO DIRETOR INDUSTRIAL

Cícero Moriconi Melo será responsável pelas duas plantas da companhia: Sorocaba e Tatuí, no interior de São Paulo, que juntas possuem capacidade diária de produção de até 200 unidades/dia. 

A REVO anunciou a contratação do engenheiro Cícero Moriconi Melo para assumir a diretoria industrial de sua operação. Com mais de 40 anos de atuação no parque automotivo brasileiro, o executivo formado em Engenharia de Produção registra passagens importantes em sua carreira na produção: Ford Ipiranga (1984 a 1999), planta da Ford na Venezuela (2000 a 2001), a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia (2002 a 2014), e a da Troller, no Ceará (2015 a 2022).

Maior empresa de adaptação veicular do Brasil, a REVO produz uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, veículos desenvolvidos para atividades vinculadas ao agronegócio e motocicletas especiais, além de contar com uma linha de produção interna para blindagens.

Melo está empolgado com o novo desafio. “A REVO é uma empresa de transformação, mas que já adota rigorosos padrões globais de qualidade produtiva. Espero contribuir para aperfeiçoar ainda mais essa dinâmica, aplicando algumas inovações na gestão de produção baseadas nos conceitos de manufatura enxuta”, disse.

Já o CEO da REVO, Flavio Padovan, não esconde a expectativa. “A experiência de um profissional do quilate do Cícero, que possui uma extensa bagagem na área de manufatura, serve como uma luva para os nossos planos de crescimento. Quero dar as boas-vindas ao Cícero e reforçar a satisfação de tê-lo conosco no time daqui pra frente”, destacou.

REVOMaior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m2 de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

CONTINENTAL LANÇA NOVO PNEU DE PASSEIO PARA O SEGMENTO DE REPOSIÇÃO

A Continental está expandindo seu portfólio de produtos no mercado brasileiro com o lançamento do UltraContact, pneu desenvolvido com a mais avançada tecnologia alemã para oferecer um novo patamar de quilometragem.

“Temos o orgulho de apresentar um pneu de última geração e com ultra durabilidade, voltado para aplicação em carros de passeio e crossovers, destinado ao segmento de reposição. O UltraContact é capaz de calçar os principais modelos de veículos vendidos no Brasil. Ele também combina diversas tecnologias inovadoras exclusivas para entregar ao consumidor um pneu que harmoniza durabilidade, robustez, conforto e desempenho em diferentes condições de condução”, destaca Celso Pereira, gerente comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus.

Produzido na fábrica da Continental em Camaçari, na Bahia, o UltraContact foi desenvolvido para enfrentar as desafiadoras condições das ruas e estradas brasileiras, contando com uma construção mais espessa e reforçada para maior proteção contra os danos do uso diário.

Aliando elementos estéticos com aumento de performance, o UltraContact incorpora, em alguns modelos, o "flange ribs", uma borda adicional em sua lateral para proteger contra possíveis danos na parede lateral do pneu causados por impactos com o meio-fio, buracos e outros obstáculos.

Elementos de design em formato serrilhado conferem ao UltraContact um visual totalmente diferenciado e premium. Sua banda de rodagem foi projetada para proporcionar baixa abrasão e desgaste otimizado. Sulcos e ranhuras estrategicamente inseridas, aliados ao emprego de ingredientes premium de última geração, permitem que o novo pneu da Continental ofereça mais estabilidade de condução, aderência e excelente desempenho em frenagem, especialmente em piso molhado. Redutores de ruído (noise breakers) estão distribuídos por toda a circunferência para minimizar o som transmitido pelo pneu para o interior do veículo, contribuindo assim para uma direção ainda mais confortável.

“O UltraContact é um pneu de ultra quilometragem, ideal tanto para consumidores que priorizam durabilidade e economia em seus deslocamentos, afazeres diários e viagens, quanto para motoristas que valorizam conforto, segurança e uma condução suave em seus percursos cotidianos”, conclui Celso Pereira.

O UltraContact estará disponível inicialmente em 18 medidas e cobrirá dos aros 14 ao 19, com quatro medidas adicionais sendo incorporadas até o início do próximo ano de forma a equipar os principais modelos da frota nacional. Ele também pode ser aplicado em veículos elétricos e híbridos.

Além dos cinco anos de garantia contra defeitos de fabricação oferecidos a partir da data de emissão da Nota Fiscal, o UltraContact contará com uma garantia adicional de 80 mil km para quem adquirir o produto em pares na rede de revendedores oficiais da Continental. Para tanto, o consumidor deverá realizar no local os serviços de alinhamento e balanceamento e efetuar a manutenção preventiva (rodízio, alinhamento e balanceamento) a cada 10 mil km. Se os pneus durarem menos de 80 mil km no prazo estipulado, o cliente receberá um desconto proporcional para a aquisição de modelos novos, desde que tenham sido cumpridos todos os termos e políticas da garantia.

Clique aqui para conhecer mais sobre o modelo e também sobre a linha de pneus da Continental.

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e de seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2023, a Continental gerou vendas preliminares de € 41,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 200.000 pessoas em 56 países e mercados. As soluções da Divisão de Pneus do grupo tornam a mobilidade mais segura, mais inteligente e mais sustentável. Seu portfólio premium abrange pneus para carros, caminhões, ônibus, duas rodas e pneus especiais, bem como soluções e serviços inteligentes para frotas e varejistas de pneus. A Continental oferece desempenho superior há mais de 150 anos e é um dos maiores fabricantes de pneus do mundo. No ano fiscal de 2023, o segmento de Pneus do grupo gerou vendas de € 14 bilhões. A Divisão de Pneus da Continental emprega mais de 56.000 pessoas em todo o mundo, com 20 locais de produção e 16 de desenvolvimento.

Continental
MLP Assessoria de Imprensa

LAT.BUS 2024 REAFIRMA O SUCESSO DA IVECO BUS, COM 350 UNIDADES COMERCIALIZADAS.

Resultado reflete o empenho do time IVECO BUS para fornecer soluções eficientes, confiáveis e sustentáveis, respeitando os custos operacionais da região.

A IVECO BUS encerrou a Lat.Bus/Transpúblico 2024 ainda mais confiante do sucesso da marca na América Latina. Durante a feira, um dos maiores eventos de transporte de passageiros da região, foram formalizados cerca de 350 pedidos para Daily Minibus e chassis, celebrando o caminho de confiança da marca, voltada às necessidades dos clientes.

Com portfólio renovado, a IVECO BUS construiu grandes parcerias com players que são referência no mercado, abrindo oportunidades em tecnologias alternativas e sustentáveis, com a apresentação dos conceitos elétricos 17-E BEV e eDaily Minibus e o test-ride do BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano, que estava disponível na pista de testes do São Paulo Expo.

Iveco BUS 17-210 G

Chassi 17-E BEV

Chassi 17-280 Suspensão Pneumática

Os clientes que visitaram o estande da IVECO BUS também demonstraram grande interesse na solução robusta representada pelo chassi BUS 17-280 Suspensão Pneumática, e na flexibilidade e conforto das novas versões 30-160 Escolar, 50-180 Hi-Matic Executive e 50-180 Sem Porta Lateral Corrediça (Sem PLC) da Daily Minibus, produtos lançados no evento.

Daily Minibus (e/d) eDaily, 30-160 Escolar, 50-180 Hi-Matic Executive e 50-180 Sem Porta Lateral Corrediça. 

“Alcançamos grandes resultados na Lat.Bus, o que reflete o empenho do nosso time para fornecer soluções eficientes, confiáveis e sustentáveis, respeitando os custos operacionais da região”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Aceleramos juntos um caminho de confiança”, ressalta Fetzner.

Danilo Maccachero, gerente Nacional de Vendas da IVECO BUS, destaca a participação de clientes, autoridades e parceiros comerciais junto à marca. “A confiança na IVECO BUS reafirma nosso compromisso e capacidade. Apoiamos nossos clientes como uma verdadeira parceira e consultora, junto à Rede de Concessionários. Assim fornecemos uma solução completa, adequada às necessidades específicas de cada cliente, com os melhores resultados”, afirma.

O atendimento ao cliente IVECO BUS está disponível pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

CORTECO APERTA O PLAY NA SEGUNDA TEMPORADA DE SUA WEBSÉRIE COM DICAS TÉCNICAS PARA OS REPARADORES

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, anuncia o lançamento da segunda temporada de sua websérie “Corteco na Oficina”. Após o sucesso da primeira temporada, com significativo engajamento da comunidade dos profissionais da reparação, a empresa amplia o conteúdo com mais 11 episódios curtos, trazendo informações relevantes com dicas práticas para o dia a dia das oficinas mecânicas.

“Queremos continuar fortalecendo o relacionamento com os reparadores, oferecendo conteúdo de qualidade e esclarecendo dúvidas sobre a empresa e os produtos do portfólio. Além disso, reforçamos nosso posicionamento no segmento, disponibilizando informações técnicas precisas e atualizadas, em linha com o que os profissionais da reparação necessitam”, ressalta Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing da Corteco.

O primeiro vídeo da segunda temporada já está no ar e conta a história do Grupo Freudenberg e da Corteco, explicando como de um curtume, em 1849, a Freudenberg se tornou a maior produtora mundial de vedações, passando pela parceria com a NOK e a aquisição da Corteco. Semanalmente, a empresa publicará um novo vídeo, sempre abordando dicas sobre algum produto da linha leve, pesada ou motocicleta. Esta nova etapa conta com a participação de executivos do time da Corteco - Ricardo Piffer, diretor de Vendas e Operações; e Alexandre Morselli, gerente de Produtos. Além disso, haverá conteúdo em parceria com alguns influenciadores, com os vídeos “Corteco na Retífica”, explanando sobre o uso e aplicação de produtos da marca.

A websérie, com os episódios de Corteco na Oficina e Corteco na Retífica, pode ser acompanhada pelos canais da empresa no YouTube, no Facebook e no Instagram.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

O INÍCIO DAS CONQUISTAS BRASILEIRAS NA FÓRMULA 1. Por Luiz Carlos Secco*

No último mês de julho, mais exatamente no dia 18, o Brasil, com Emerson Fittipaldi, deu início à trajetória de sucesso ímpar na Fórmula 1 e um verdadeiro marco para a história do automobilismo nacional. O piloto brasileiro, depois a participação de Chico Landi, na década de 1950, fazia a sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial, no GP da Inglaterra de 1970. Um dia de muita importância para o esporte e de orgulho para os torcedores que ganharam um ídolo, cuja imagem passou a lotar arquibancadas.

Esse importante momento aconteceu depois de Emerson se aventurar com o patrocínio de Freios Varga e lubrificantes Bardahl e acompanhado pelo amigo Francisco Rosa, à categoria de Fórmula Ford um pouco antes e, em seguida, vencer dois obstáculos e conquistar os primeiros títulos pelo seu talento e fácil assimilação das virtudes e defeitos dos carros que pilotou, como em um curso de formação.

Lembro que, no final dos anos de 1960, a convite de Wilson Fittipaldi, participei das primeiras reuniões com a Bardahl e a Varga para tomar conhecimento das regras a serem seguidas e consegui, no Jornal da Tarde, primeiro jornal do País a publicar notícias sobre o desempenho dos brasileiros no exterior,a liberdade para telefonemas pelo sistema collet-call, o que permitiu, além da transmissão de notícias de Francisco Rosa, uma convesa semanal com os pais de Emerson.

Para os que não sabem ou não viveram, naquela época as facilidade de comunicação não existia e uma ligação internacional, além de cara, era muito difícil e demorada de conseguir.

Essa liberdade de usar o telefone do jornal, permitiu a instituição do programa Tarde de Domingo que possibilitou uma reunião de familiares e amigos dos pilotos para compartilharem e comemorarem por alguns minutos os resultados obtidos. Com essa liberdade, pudemos prestar uma ajuda a esses brasileiros, com a divulgação sistemática de todas as corridas e reportagens sobre os desafios vividos.

Tive a alegria e a honra de fazer parte dessa feliz torcida e dos profissionais de imprensa que acompanharam a carreira desse símbolo nacional. Uma carreira que segui, desde a juventude, quando começou nas corridas de kart em Diadema, trajando um macacão vermelho, dando voltas na praça da igreja matriz, exibindo sua forma de pilotar e já provocando entusiasmo com o seu desempenho.

Emerson mudou o sentimento do público pelo automobilismo que só reunia admiradores em poucas corridas internacionais, como o circuito da Gávea, promovido Automóvel Clube do Brasil e, em São Paulo, por Ângelo Juliano, diretor do Automóvel Clube Paulista, e Eloy Gogliano, do Automóvel Clube de São Paulo, que passaram a organizar as corridas 500 Quilômetros de Interlagos e 24 Horas de Interlagos.

A estreia, há 54 anos, de Emerson na equipe Lotus e a conquista do oitavo lugar no GP da Inglaterra, colocou o Brasil no mapa da Fórmula 1. Sua participação levou o País, de eventuais participações em corridas internacionais, a protagonista um seleto grupo dos melhores do mundo.

Poucos dias depois, confiante em seus talentos e limitações, surpreendeu de forma entusiasmante, com o quarto lugar no Grande Prêmio da Alemanha e, no final daquele mesmo ano, conquistou a sua primeira vitória, no Grande Prêmio dos Estados Unidos. Um início de carreira extremamente brilhante.

Além de dois títulos mundiais da Fórmula 1, Emerson foi campeão da Fórmula Indy e foi ainda o primeiro brasileiro a vencer a corrida mais veloz do mundo, as 500 milhas de Indianápolis, e novamente, abrindo o caminho para outros pilotos brasileiros para chegar ao automobilismo internacional.

Em 1980, Emerson encerrou sua participação na Fórmula 1 no mesmo GP do Estados Unidos que vencerá 10 anos antes. Pelos resultados que obteve e junto com os de Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa, deixou um patrimônio para o nosso País, de oito títulos mundiais, 101 vitórias, 126 poles positions e 293 pódios.

Anos depois de encerrar a sua participação na Fórmula 1, Emerson acertou a sua transferência para a Fórmula Indy, nos Estados Unidos. Estava na Ford, quando ele, em 1984, pediu a um ex-presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo para tentar conseguir o patrocínio da montadora na sua, na época, nova aventura e marcamos um almoço com o presidente da Ford do Brasil, Robert Guerrity, para, em seguida, viajarem juntos ao Rio de Janeiro, num dos aviões da empresa.

A viagem para o jantar de abertura das comemorações da Fórmula 1 no Brasil, valeu um contrato de imagem e ajudou o piloto a completar o valor necessário para o seu novo empreendimento.

Com o apoio da Ford, Emerson descobriu um novo mercado de competições para brilhar e além dos títutos mostrou um novo caminho para os pilotos brasileiros que se tornaram homens-show de Indianápois que somaram sete títulos conquistados, oito triunfos nas 500 Milhas de Indianápolis e 112 vitórias de etapas.

Fotos: Site Nas Pistas

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

domingo, 11 de agosto de 2024

LEXUS ANUNCIA NOVO RX 450H+ NO BRASIL

Primeira marca premium a ter um line-up 100% eletrificado no Brasil, a Lexus continua sua missão de unir luxo, tecnologia e eletrificação com a chegada do RX 450h+, o primeiro híbrido plug-in da marca no país. Ícone da descarbonização no segmento de luxo, o novo SUV da Lexus chega como a versão topo de linha da recém-lançada quinta geração do Lexus RX.

O Lexus RX 450h+ reúne em um mesmo pacote o design refinado característico da marca, a alta oferta de segurança e a experiência de dirigir prazerosa, reafirmando o compromisso da Lexus de criar produtos com entusiasmo, emoção e paixão.

O SUV reforça a liderança global da empresa em eletrificação, além de contribuir com o objetivo da Lexus de reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035. Esse compromisso remonta a 2005, quando o RX 400h – na segunda geração do modelo – foi apresentado como o primeiro SUV híbrido de luxo do mundo.

Eficiência e performance em um pacote tecnológico

O Lexus RX 450h+ é um ícone da descarbonização no segmento de luxo. Seu conjunto mecânico composto por um propulsor a combustão de 2.5 litros de quatro cilindros associado a dois motores elétricos – um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro – com bateria de íons de lítio de 18,1 kWh oferece autonomia de até 56 km no modo totalmente elétrico.

Com o melhor consumo da categoria, o SUV faz 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Já no modo elétrico – baseado na metodologia do Inmetro para equiparar consumo de energia ao uso de combustível (km/l e) –, a novidade faz 36,1 “km/l e” na cidade e 30,2 “km/l e” na estrada.

Com uma potência combinada de 308 cv e 23,6 kgfm de torque, o RX 450h+ traz o máximo da eficiência com alta performance. Esse conjunto mecânico leva o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.

Para aprimorar a experiência de condução, o RX 450h+ é equipado com a transmissão Hybrid Transaxle. Essa transmissão proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

O Lexus RX 450h+ é equipado com o sistema AWD controlado eletronicamente, o que proporciona uma experiência de direção confiante e esportiva, fundamentada na assinatura Lexus Driving Signature. Com distribuição de torque otimizada entre os eixos dianteiro e traseiro, o SUV é capaz de se adaptar às diversas condições de estrada e estilos de direção.

O SUV híbrido plug-in oferece de série um carregador portátil e uma wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em apenas 2h45min.

Design exterior elegante e inovador

A Lexus assumiu o desafio de criar uma identidade visual única para o Lexus RX 450h+ através do conceito Spindle Body, com uma grade frontal que combina forte presença e sofisticação.

O RX 450h+ traz um conjunto óptico composto por faróis de LEDs com acendimento e ajuste automáticos, além de altura personalizável e lavador. Os faróis têm função DRL em formato de “L”, que reproduzem a identidade visual da marca, remetendo ao logo da Lexus.

As molduras cromadas dos vidros laterais destacam a silhueta atlética da carroceria e ampliam a sensação de baixo centro de gravidade. O modelo também traz rodas de liga leve de 21 polegadas com acabamento diamantado e lanternas que se estendem para tampa do porta-malas, que oferece abertura e fechamento com a função hands-free.

O novo Lexus RX 450h+ chega ao Brasil com oito cores disponíveis: Branco Pérola, Prata Iridium, Cinza Cromo, Bronze, Preto Grafite e três exclusivas, sendo a Vermelho Rubio, Verde Musgo e Azul.

Interior centrado no ser humano

Pautado pelo princípio de Omotenashi da marca, termo em japonês que significa hospitalidade, o novo Lexus RX 450h+ foi desenvolvido de dentro para fora, ou seja, todos os comandos se mantêm em posição ergonômica e em posição intuitiva, enquanto o Head-Up display permite visualizar as principais informações no próprio para-brisas.

O design interior baseia-se no conceito Tazuna, centrado no ser humano, com assentos que permitem uma ligação mais profunda e intuitiva entre o automóvel e o condutor para uma melhor dirigibilidade, em uma cabine espaçosa e confortável para os passageiros com três cores disponíveis para o revestimento: Preto, Bege e Marrom.

Os bancos têm sistema de ventilação e aquecimento nas duas fileiras, enquanto motorista e passageiro têm até 14 ajustes elétricos e dez memórias de posição, além de volante com acabamento de couro e madeira. Para garantir o máximo de conforto aos ocupantes, a iluminação ambiente é temática e estão disponíveis seis portas USB-C, bem como uma tomada CA padrão de 120 V.

Para completar a hospitalidade da cabine, o teto panorâmico de vidro proporciona uma experiência mais expansiva para todos, enquanto as persianas retráteis em ambas as portas traseiras oferecem mais privacidade aos ocupantes.

Reforçando o compromisso pela comodidade e conforto, a central multimídia com ampla tela de 14” pode ser controlada pela voz, por meio da frase “Olá, Lexus”, oferecendo conectividade sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson® com 21 alto-falantes.

O Lexus RX 450h+ tem ar-condicionado automático e digital de tripla zona com sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro, sendo três níveis de resfriamento com opção de regulagem automática.

Segurança

No quesito segurança passiva, o RX 450h+ tem sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do mais sistema Lexus Safety System 3.0.

• Sistema de Saída de Faixa (LTA): o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.

• Sistema de Mudança de Faixa (LDA): o sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.

• Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).

• Farol Alto Adaptativo (AHS): acende e apaga parcialmente os LEDs do farol do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.

• Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC): utiliza laser, radar e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.

Outros itens de segurança

• Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.

• Suporte à frenagem de estacionamento: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e caso necessário age com frenagem automática enquanto possui velocidade de até 20km/h.

• Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA): sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar veículos que se aproximam por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro é emitido, junto com um alerta visual que se acende no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.

O SUV também oferece controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote: luzes de iluminação lateral (cornering lamp), sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA).

O novo Lexus RX 450h Plug-In também vem de série com freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, sistema Isofix, câmera de visão 360° e sistema de estacionamento automático.

Melhor experiência premium em todos os pontos de contato

Atualmente a Lexus tem dez concessionárias em algumas das principais cidades do Brasil: duas unidades em São Paulo (SP), uma no Rio de Janeiro (RJ), uma em Belo Horizonte (MG), uma em Curitiba (PR), uma em Porto Alegre (RS), uma em Vitória (ES), uma em Salvador (BA), uma no Recife (PE), além de uma recém-inaugurada unidade em Brasília (DF). E estamos focados em atender as necessidades dos nossos clientes em todos os seus pontos de contato com a marca e oferecer a melhor experiência premium do mercado.

Nos destacamos como a única automotiva premium no país a oferecer uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas, além de oito anos de garantia no sistema híbrido. Isso reafirma o compromisso da Lexus em fornecer confiança, qualidade e segurança aos proprietários dos veículos da marca.

Marca oferece garantia de cinco anos sem limite de quilometragem

Nossos clientes também contam com o LexusCare, em um conjunto completo de serviços e benefícios padronizados inédito no Brasil, proporcionando uma experiência ainda mais excepcional e exclusiva no segmento premium, além oferecer os valores mais competitivos do segmento premium quando o assunto é pacote de revisão. Com isso, os clientes da Lexus podem usufruir de uma manutenção de alta qualidade a preços fixos.

A Lexus se orgulha de oferecer a mais abrangente assistência 24 horas no mercado de luxo. Independentemente de qualquer problema ou pane no veículo, os clientes podem contar com a expertise e o suporte do LexusCare a qualquer hora, em qualquer lugar. E, caso seja necessário, a Lexus disponibiliza outro veículo durante todo o período de manutenção, gerando maior comodidade e conforto para os proprietários.

Temos uma capacidade de atender prontamente cerca de 90% de pedidos que envolvam peças de reposição (as que demandam mais volume por casos de colisão, por exemplo) e outros pedidos em no máximo 25 dias. Este é hoje o tempo mais curto entre as marcas premium e, além disso, nossos clientes podem contar com o suporte de toda a rede Toyota em território nacional, o que traz reforça o peace of mind dos nossos clientes.

PreçoO novo Lexus RX 450h+ chega em versão única com preço sugerido de R$ 609.990.

LexusDesde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e o compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 11 modelos.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

SCANIA ANUNCIA NOVO PAINEL DIGITAL PARA LINHA DE ÔNIBUS

A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania ganhará, de série, a partir de janeiro de 2025 um novo painel digital e uma nova arquitetura eletrônica. Essas novidades foram apresentadas pela Scania na Lat.Bus 2024.

“Não poderia haver melhor palco para esses lançamentos do que a Lat.Bus”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “No estande da marca, o visitante pôde ver em primeira mão como será o novo painel. A filosofia da Scania é trabalhar com a melhoria continua dos seus produtos. Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela.”

O novo painel digital tem 12,3’ polegadas com alta tecnologia embarcada e design moderno e de fácil acesso e manuseio. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.”

Marcelo Gallao

A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8x2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré. “Mais um passo fundamental para a total segurança do motorista e passageiros durante a viagem, e, consequentemente na preservação de vidas.”

No quesito conforto ao motorista passa a fazer parte da linha 2024/2025 o Acelerador Inteligente, além dos itens já de série suspensão eletropneumática e assistente de partida em rampa (Auto Hold).

Assessorias de Imprensa 
Scania | Operações Comerciais Brasil
Scania Latin America | Operação Industrial 

PEQUENAS EMPRESAS PRECISAM SER INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS

A inovação e sustentabilidade foram destacadas como práticas estratégicas para o comércio e prestação de serviços entre pequenas atividades e empresas de médio e grande portes. O conceito foi discutido na última semana durante o Fórum Regional de Inovação e Sustentabilidade, no auditório da ACISBEC - Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo.

e/d: Livio Giosa, presidente do CNDA; Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC; Vander Morales, presidente do Sindeprestem,; e Valter Pieracciani, sócio fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas; participaram do evento Foto: Raphael Federighi.

O evento ocorreu em parceria com o Sindeprestem - Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo -, que comemora, neste ano, 33 anos de sua fundação.

O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, abriu a apresentação e disse que é importante levar temas modernos e alinhados com o que está acontecendo no País e no mundo ao conhecimento dos associados e empreendedores em geral. “Esse é também o papel da entidade e ficamos satisfeitos com parceria que agregue informação”, disse.

Competitividade

Lívio Giosa, presidente do CNDA - Conselho Nacional de Defesa Ambiental - e Coordenador Geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental (IRES) explicou que inovação e sustentabilidade são fundamentais para gerar maior competitividade. “São conceitos essenciais para que as empresas tenham um desenvolvimento mais acelerado”, afirmou.

A sustentabilidade é um tema que está na agenda mundial no momento crítico das mudanças climáticas, segundo o executivo. “É mais do que necessário discutir o papel das organizações, dos colaboradores para que cada um faça a sua parte. As empresas do ABC têm um papel importante nessa questão porque representam um valor econômico grande para o Estado e para o país. Além do que precisam se diferenciar da concorrência”, concluiu.

Prática estratégica

Outro palestrante, Valter Pieracciani, sócio fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, concorda que a Região do ABC é um polo influenciador de mudanças da indústria e do comércio. “Estamos mostrando que a inovação está ao alcance de todos e deve ser praticada”, ressaltou.

De acordo com ele, os pequenos negócios correm o risco de perder os seus serviços para as grandes empresas. “No caso das grandes indústrias está ocorrendo a ‘serviceirização’. A solução é correr e inovar mais rápido que elas porque é possível. Aqui no Brasil nós somos inovadores, mas as pessoas chamam de marketing e de TI (tecnologia da informação). Inovação não é só para produtos novos, mas pelo processo e forma no negócio. Nós somos bons só que olhamos para a Alemanha”, destacou.

O presidente do Sindeprestem, Vander Morales, disse que a adoção de práticas sustentáveis ESG - Environmental Social Governance - coloca as empresas em destaque e agrega valor ao ecossistema do negócio. “Implementar boas práticas sustentáveis é um caminho sem volta”, finalizou.

ACISBECInstituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

ACISBEC
Atual Imagem Comunicação

sábado, 10 de agosto de 2024

CARRO ELÉTRICO CRIADO POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS É BICAMPEÃO NA 20ª EDIÇÃO DA FÓRMULA SAE

Carro elétrico criado pela B'Energy garantiu bicameponato para a equipe de estudantes da Facens

O grupo de 18 estudantes de cursos nas áreas de engenharia e tecnologia, além de um professor orientador, construiu o veículo usado na competição no Laboratório de Inovação e Competições Estudantis (LINCE) da Instituição e repetiu o feito um ano após a primeira conquista. O grupo foi o melhor entre 21 equipes de universidades de todo o Brasil. O evento reuniu mais de mil alunos de 58 instituições de ensino superior no início do mês de agosto.

Kariston Oliveira, coordenador do laboratório, conta que a equipe foi fundada há 12 anos por alunos da Facens. “Desde então, eles podem usufruir de toda a estrutura do laboratório, temos máquinas robustas e que suprem 100% da demanda dos estudantes. Eles ficam imersos nessa jornada de desenvolvimento e aprendizado na prática. Além disso, participar da competição promove uma integração entre diferentes cursos e fomenta uma troca importante para o crescimento de cada um”, diz. O LINCE é a base para o projeto e oferece toda a estrutura para que os carros sejam construídos do zero, com soldagem, moldes, e todas as ferramentas e equipamentos necessários, além de ter um espaço para os testes.

“Somos pioneiros na categoria elétrico e estamos escrevendo nossa história desde 2012, sempre buscando inovação e excelência. Além de termos sido campeões no último ano, também fomos vice-campeões em 2017, 2019 e 2022”, conta Lydia Souza, membro da equipe. Ela conta ainda que o carro pesa 222kg e vai de 0 a 100km/h em apenas três segundos. “A velocidade máxima que alcançamos é de 127km/h, com uma potência de 92CV e bateria de 300 volts”, acrescenta.

Carro à combustão

Outra equipe, a V8 Racing, que é composta por 30 estudantes, construiu um carro à combustão que ficou em 13º lugar entre 46 equipes brasileiras e uma equipe boliviana que participou da categoria. Neste ano, o time optou por simplificar o projeto, removendo parte do pacote aerodinâmico e o turbocompressor, resultando em um protótipo mais confiável e previsível que o carro usado em 2023.

“Estamos satisfeitos com o resultado. A equipe está se concentrando em treinar novos pilotos e se preparar para uma reestruturação, com o objetivo de voltar ao topo das competições”, explica Felipe Sanchez, vice-capitão do time.

Além disso, os estudantes podem usar toda a estrutura do LINCE para criar as peças, Sanchez conta que “todas foram prototipadas com impressão 3D antes da manufatura, como as mangas de eixo e os bellcrank, o que ajudou a acelerar o processo de testes antes da montagem final. Essas peças foram projetadas com softwares da empresa patrocinadora e então impressas, testadas e trabalhadas no Centro de Usinagem usinagem e com o torno manual do laboratório.”

A equipe V8 Racing conquistou o primeiro lugar na Fórmula SAE duas vezes, em 2007 e 2017. Além disso, foram vice-campeões cinco vezes (2005, 2006, 2008, 2009 e 2016) e ficaram em terceiro lugar três vezes (2011, 2014 e 2015).

O Centro Universitário Facens é um hub de inovação e tecnologia - um Smart Campus - conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, está entre as top 10 universidades brasileiras, ocupa o 2º lugar no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics entre as universidades privadas brasileiras e é signatária do Pacto Global da ONU, em um espaço verde de 100 mil m², com mais de 60 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC) e 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 47 anos de história sempre priorizaram a integração do mercado com a academia, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus estudantes e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas, organizações sociais e órgãos públicos ao futuro.

Centro Universitário Facens
CDI Comunicação

DELPHI SE TORNA LÍDER EM VENDAS DE COMPRESSORES DE AR-CONDICIONADO NO E-COMMERCE

A Delphi, marca do grupo PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, é uma das principais fornecedoras de componentes para gerenciamento térmico automotivo, no mercado de reposição do Brasil. Com um portfólio que abrange soluções para diferentes aplicações, a empresa vem ampliando constantemente sua linha de produtos, com lançamentos para diferentes segmentos. Recentemente, ela se tornou líder em vendas de compressores de ar-condicionado no e-commerce brasileiro, uma comprovação do reconhecimento e da preferência da marca pelos consumidores.

Por conta do aumento da demanda, a companhia investiu na expansão de seu portfólio local e lançou em maio os primeiros compressores da marca, para veículos pesados, totalizando 30 novos modelos para caminhões, escavadeiras e colheitadeiras. Com isso, o total de opções para o mercado local soma 99 linhas de produtos, com mais de 270 diferentes aplicações e a maior oferta em compressores de ar-condicionado para o segmento de reposição.

A importância do compressor de ar-condicionado

A chegada de soluções exclusivas para motores diesel trouxe mais competitividade para a marca, dentro do aftermarket de veículos comerciais. Assim como no mercado de carros de passeio, o uso do ar-condicionado contribui ativamente para o conforto dos ocupantes, regulando a temperatura interna da cabine. No entanto, em aplicações voltadas para o trabalho, isso se torna um elemento fundamental para a produtividade, como explica Amaury Oliveira, vice-presidente de aftermarket da PHINIA para a América do Sul: “Um ambiente termicamente regulado oferece maior conforto. Consequentemente, melhor disposição para o trabalho e maior eficiência operacional. Trabalhando confortavelmente, o operador conseguirá atingir maior produtividade e mais eficiência. Temos a liderança de vendas de compressores de ar-condicionado no meio online. Com esses lançamentos pretendemos chegar, também, à liderança nas vendas físicas”.

Considerando as principais necessidades operacionais neste segmento, a engenharia da PHINIA dimensionou a estrutura dos sistemas para fornecer maior capacidade de resfriamento, sem comprometer os parâmetros de durabilidade, eficiência e ruído, em aplicações mais severas. Com isso, foi possível dispor de uma solução adequada aos requisitos de uso e minimizar o impacto no consumo de combustível.

Os equipamentos comercializados pela marca entregam um design inteligente, que resulta em menores níveis de consumo, ruído e emissões. Seu mecanismo de compressão, juntamente com o design de placa oscilante, reduz o peso e o atrito entre as partes e produz uma movimentação harmônica no interior do produto, reduzindo o desgaste das peças. Combinados com a tecnologia do pistão e especificação OE, e com válvulas de controle integrada e de palheta especial, os compressores de ar-condicionado da Delphi oferecem um rápido e silencioso resfriamento da cabine, proporcionando melhor conforto aos passageiros.

Para garantir esses atributos, a PHINIA realiza um rigoroso controle de qualidade em toda a cadeia de fabricação, por meio de testes de durabilidade, vazamento, vibração, ruído e performance do resfriamento, submetendo os compressores a condições extremas, em simulações que correspondem a longos períodos de uso. Em testes de vazamento, por exemplo, é utilizado um gás para identificar possíveis vazamentos durante o funcionamento. Comparativamente, os dispositivos demonstraram capacidade de refrigeração 15% superior aos principais concorrentes, sem perda de desempenho e sinais de desgaste anormal. Para facilitar a manutenção, os projetos têm como fundamento proporcionar adequação e confiabilidade para as diversas aplicações. Para tal, todos os equipamentos vêm com uma carcaça externa, que corresponde à peça original, em conjunto com todos os acessórios necessários para uma rápida e fácil instalação.

Clique aqui para conhecer a linha de compressores de ar-condicionado Delphi e obter mais informações.

A PHINIA é líder de mercado e fornecedora independente de soluções e componentes de alta qualidade com mais de 100 anos de experiência em fabricação e relacionamentos com o setor, com um forte portfólio de marcas que inclui Delphi, Delco Remy® e Hartridge, com 13.200 funcionários e contando com 44 locais em 28 países, com sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Trabalhando em veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões pesados e médios, construção fora de estrada, aplicações marítimas, agrícolas e industriais) e veículos leves de passageiros, caminhões, vans e veículos utilitários esportivos, desenvolvemos sistemas de combustível e peças de reposição que mantêm motores de combustão operando com máximo desempenho, do modo mais limpo e eficiente possível, ao mesmo tempo em que investimos em futuras tecnologias que irão liberar o potencial de combustíveis alternativos. Ao fornecer o que o mercado precisa hoje para se tornar mais eficiente e sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolvemos produtos e soluções inovadores para um amanhã mais limpo, somos o parceiro de escolha para uma gama diversificada de clientes industriais e de aftermarket, ao impulsionar nossa jornada compartilhada rumo a um futuro neutro em carbono.

PHINIA
Grupo Printer Comunicação