sexta-feira, 23 de agosto de 2024

AMPLO PORTFÓLIO DE ENERGIA DA CUMMINS DESTACA ABORDAGEM DIVERSIFICADA VOLTADA AO CLIENTE NA IAA TRANSPORTATION 2024

A Cummins Inc. anuncia um portfólio completo de soluções de energia na IAA Transportation 2024, com foco em apoiar os fabricantes de caminhões na transição para as novas regulamentações Euro 7 e CO2 HDV da União Europeia.

Motor Cummins X10

De 17 a 22 de setembro, em Hannover, Alemanha, os visitantes do estande da Cummins poderão conhecer uma variedade de soluções, como um motor diesel avançado com sistema de pós-tratamento pronto para atender às regulamentações Euro 7, um motor de hidrogênio com emissão zero e as tecnologias de células de combustível e baterias de hidrogênio da Accelera by Cummins. A empresa também exibirá um amplo portfólio de tecnologias de trem de força, incluindo eixos de acionamento traseiro, eixos elétricos e sistemas de freios, marcando a exposição mais abrangente de suas tecnologias de potência até hoje.

“Com a aproximação dos regulamentos Euro 7 e CO2 HDV na Europa, as escolhas tecnológicas para energia estão cada vez mais desafiadoras e complexas. Estamos comprometidos em fornecer uma ampla gama de soluções de energia, líderes de mercado, que reduzam as emissões de gases de escape e de efeito estufa, sem comprometer o desempenho, a confiabilidade e o custo total de propriedade que nossos clientes e o setor de transporte necessitam para operar seus negócios”, afirma Jennifer Rumsey, presidente e CEO da Cummins.

Essas soluções de energia refletem o compromisso da Cummins com sua estratégia Destino ao Zero, que busca promover tecnologias baseadas em motores, enquanto expande suas ofertas de emissões zero. Essa abordagem permite que o setor alinhe a disponibilidade tecnológica com a infraestrutura, garantindo que os clientes possam atender aos novos regulamentos europeus de forma prática e com múltiplas opções.

Entre os destaques do evento, estará o portfólio de produtos da Cummins, incluindo o motor X10, pronto para Euro 7, e o motor de combustão interna de hidrogênio X15H. Esses produtos acompanham um dos mais recentes sistemas de pós-tratamento, a transmissão Eaton-Cummins e componentes como a suspensão dianteira independente Meritor® MIS-10, o eixo traseiro 17X HE e os freios a disco ELSA 225 H. Essas tecnologias são projetadas para aumentar a eficiência de combustível, reduzir emissões e melhorar o desempenho do veículo, apoiando a transição do setor para as novas regulamentações.

A Cummins também demonstrará seu avanço no ecossistema completo de hidrogênio, com componentes como turbocompressor eletrônico, compressor eletrônico, bomba de recirculação de hidrogênio, injetor e ejetor de célula de combustível. Além disso, o mais recente sistema de armazenamento de hidrogênio Tipo IV da NPROXX, fruto da joint venture da Cummins com a ETC, também estará em exibição.

Adicionalmente, a Cummins apresentará uma tela interativa com tecnologias de trem de válvulas, turbocompressores, pós-tratamento, dosadores e eixos, permitindo uma experiência imersiva para os visitantes.

Accelera™ by Cummins

O Accelera by Cummins fornece um portfólio diversificado de soluções de emissão zero para as indústrias economicamente mais vitais do mundo, capacitando-as a acelerar a transição para um futuro sustentável. O Accelera, um segmento de negócios da Cummins Inc., é um fornecedor e integrador de componentes, focado em baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, motores de tração e inversores, soluções integradas de trem de força e eletrolisadores. Atualmente, a Accelera tem operações na América do Norte, em toda a Europa e na China. Clique aqui saiba mais sobre a Accelera da Cummins,

A Cummins, líder global em soluções de energia, é uma corporação de segmentos de negócios complementares que projeta, fabrica, distribui e faz a manutenção de um amplo portfólio de soluções de energia. Com sede em Columbus, Indiana (EUA), a Cummins emprega aproximadamente 75.500 pessoas comprometidas em impulsionar um mundo mais próspero. Ela opera uma rede robusta de distribuição e suporte em mais de 190 países e territórios. A Cummins faturou cerca de US$ 735 milhões em vendas de US$ 34,1 bilhões em 2023.

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

SÃO PAULO, JÁ IMPRATICÁVEL. PODE PIORAR. Por Marli Gonçalves*

São Paulo corre mais perigo. Respirar, ver, ouvir, andar, morrer. Respirar ofegante com tanta poluição, ar seco; ver a desgraça e a miséria em cada esquina; e ouvir que um candidato à Prefeitura surgiu do buraco mais profundo e avança e que haja tantos que ainda não saibam ou entendam o perigo que a sua falsidade e ignorância representa. São Paulo pode ficar ainda mais impraticável.

Falo da cidade. Pode ficar pior ainda. Uma das maiores cidades do mundo, São Paulo, cantada em verso e prosa como desenvolvida, rica, contemporânea, moderna, virou propaganda enganosa e caminha rapidamente para se tornar completamente impraticável, mais do que já está em seu árido cotidiano. Aqui temos sentido as mudanças climáticas de forma monstruosa, na poluição que chega a formar visíveis riscos no horizonte, mostrando crepúsculos de avermelhados tons infernais. A miséria se espalha nas ruas, e ela é muito além de qualquer Cracolândia que possa ainda ser descrita. Violência no dia a dia, além de bandidos, na saúde, no transporte coletivo, nos preços, nas dificuldades diárias de seus habitantes em tudo.

Nesses últimos dias há sobretudo uma densa névoa que antecipa – como se quisesse servir como sinal de alerta – sobre um futuro ainda mais tenebroso sem medidas adequadas, se não houver o controle e não forem difundidas - e que cheguem a todos - as informações sobre o farsante que se candidata oculto sob um boné. Metido a esperto, cheio de processos numa vida pregressa que o tornou milionário como coach, o tal Pablo Marçal. Comprovadamente ligado a gentes e organizações criminosas, exemplo dos riscos da vida digital, resultado das constantes tentativas de destruição do jornalismo sério trocado por dancinhas, mensageiro do conservadorismo de costumes que eles próprios não seguem, intitulando-se de direita e ultrapassando qualquer limite da razão. Influenciadores e influenciados de um mundo irreal que tentam ultrapassar a fronteira se tornando real, dominante. O famoso dinheiro espalhado nos caminhos. O machinho alfa e seus companheirinhos.

Está difícil respirar o ar cheio de pó de construções que sobem céleres em todas as esquinas de todos os bairros, desenfreadas e visivelmente não fiscalizadas – ora, depois conseguem anistias de suas malfeitorias - e que abriram espaço destruindo a memória, as vilas, casas, tampando a luz do Sol, e ainda numa barulheira infernal. Poluição sonora, esse horror para o qual nunca se dá devida atenção e que nos deixa dia a dia mais estressados, surdos, doentes.

Fotografou? Não. Mas vi. Não há foto para mostrar. A dignidade deles vale mais, acredite em mim. Na calçada um homem dorme dentro de um daqueles plásticos usados para abrigar cuidadosamente sem amassar, nos cabides, vestidos de luxo, longos, vestidos de noivas, que ele deve ter achado jogado no lixo de uma das tais áreas nobres, todas devastadas, perdendo “nobreza” a cada dia. Pensei na sua criatividade, ali dentro, quentinho, abrigado, inspirado talvez naqueles sacos que embrulham defuntos. De qualquer forma, uma “casa” fácil de ser recolhida, mais leve do que uma barraca. A senhora muito velha diariamente largada, sentada em uma das principais ruas dos Jardins, segura um velho e desfiado chapéu de palha nas mãos, e, silenciosa, clama por ajuda, apenas com forças para agitá-lo. Seu rosto traduz, mais do que as suas necessidades, sua vida e abandono.

Por favor, atenção, as eleições estão bem próximas, pouco mais de um mês. Essas, municipais, prefeito, vereadores, são as mais importantes para mudar o que nos cerca, nossa cidade, os impostos que pagamos com tanta dificuldade.

Estamos em mais uma emergência: de bom senso e civilidade.

*Imagem de abertura - Foto: Ricardo Hernandes




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

LECAR ANUNCIA FÁBRICA NO ESPÍRITO SANTO

Anunciada ao público em dezembro de 2023, a montadora brasileira Lecar, fundada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, já tem um lugar para chamar de seu. O novo endereço, assim como detalhes de seu modelo Lecar 459 Híbrido, foram divulgados em uma coletiva de imprensa realizada ontem em São Paulo. A empresa irá se instalar no município de Sooretama, no Espírito Santo, a 119 km da capital, Vitória.

O investimento será da ordem de R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões em obras de instalações e R$ 630 milhões em automações para linha de montagem. O capital será proveniente de recursos próprios e investidores privados. A empresa analisa, ainda, a busca de financiamentos junto à Sudene, BNB, Bandes, Finep e BNDES.

Durante o evento, que contou com a presença de jornalistas, parceiros e autoridades, a montadora ressaltou que a localização estratégica da fábrica foi decisiva para a escolha. A cidade fica a apenas 25 km do aeroporto de Linhares e a 100 km do complexo portuário do Espírito Santo, que é responsável por 23% das exportações e importações do Brasil.

Não à toa, a região concentra um importante polo industrial, com a presença de grandes players, como Marcopolo, Volare, Agrale, Randon e Weg. Representantes destas empresas também estiveram presentes na coletiva, apresentando suas contribuições para a fábrica e expectativas com o projeto.

Durante o evento foram apresentados pequenos spoilers sobre o novo modelo de design e motor do 459 Híbrido, deixando o foco principal para a planta industrial, que fica às margens da BR 101 e conta com 460 mil metros quadrados. A empresa terá isenção e benefícios fiscais referentes à construção e funcionamento por um período de 10 anos.

Todos esses benefícios fazem com que a Lecar ande em velocidade máxima rumo à solidificação de uma empresa de mobilidade sustentável genuinamente brasileira. “Depois de avaliarmos opções em vários estados, chegamos à conclusão de que o Espírito Santo, terra onde a empresa teve sua origem, seria o melhor local para materializarmos este sonho”, destaca Assis.

A construção do prédio ficará sob responsabilidade da Machine Desenvolvimento. Para a linha de montagem, a Lecar poderá contar com a Comau, multinacional italiana especializada em automação industrial e robótica avançada.

Com mais de 25 anos de experiência na indústria automotiva brasileira, a Comau tem forte presença internacional e está trabalhando em projetos com grandes fabricantes de veículos elétricos e fábricas de baterias. A Falcare Equipamentos Industriais atuará nas instalações e automações da linha de pintura e montagem, com foco no uso de materiais altamente tecnológicos e sustentáveis. Dentre seus recursos destinados a essa missão, está a tecnologia da Geico SPA, uma das maiores líderes mundiais em sistemas de pintura.

O foco ecológico vai ao encontro do propósito da montadora. Alinhamento de extremo orgulho para as partes. “É uma honra, para nós, fazermos parte desta história. Somos uma empresa nacional, contribuindo para uma linha de montagem mais sustentável de outra empresa 100% brasileira, na certeza de que contribuiremos para levar à população um veículo tecnológico, amigável ao meio ambiente e aderente às necessidades da nossa população”, ressalta Nivaldo Falcare, CEO da empresa.

Serão 100 mil metros de área construída, sendo 130 trabalhadores diretos na fase de obra e cerca de 300 na fase de instalações e linha de produção. O lançamento da pedra fundamental acontecerá ainda em 2024 e a previsão de inauguração é agosto de 2026.

Quando pronta, a fábrica terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano, com cerca de 1.500 funcionários diretos e até 3 mil indiretos. A planta será destinada a produzir, inicialmente, o Lecar 459 Híbrido, e contará com uma pista de testes e rigorosos controles de produção e qualidade.

Atenta às questões ambientais, a fábrica irá buscar as certificações LEED OURO e Selo Verde, visando segurança, pontualidade, produtividade e redução de resíduos. O espaço contará com sistema de geração de energia solar, além de reaproveitamento de água de chuva.

Visando impactar positivamente a comunidade local, a Lecar planeja a criação de um programa de qualificação de mão de obra, laboratório de inovação, além de remuneração e benefícios compatíveis com a indústria automobilística. “O Brasil está diante da oportunidade de se tornar um grande protagonista da mobilidade sustentável mundial. Não vamos poupar esforços para colocar nosso país no caminho para o futuro”, finaliza Assis.

A Lecar é uma montadora de carros do Brasil. A empresa irá lançar o Lecar 459 Híbrido, um veículo nacional.

Lecar
InformaMídia

VOLKSWAGEN DO BRASIL INVESTE R$ 13 BILHÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) em evento realizado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de autoridades governamentais, colaboradores e parceiros de negócios. 

O aporte regional é parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil até 2028. No evento, a Volkswagen também anunciou que as fábricas Anchieta e Taubaté serão pioneiras no setor automotivo a ter biometano em sua matriz energética, que permite reduzir em até 99% as emissões de CO2 em parte do processo produtivo, se comparado à alternativa fóssil. Além disso, a Volkswagen concedeu em comodato 65 carros para treinamento de resgate do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

O investimento de R$ 13 bilhões nas unidades paulistas, até 2028, permitirá à fábrica Anchieta receber dois veículos inéditos. A unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil. A fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos. Esses modelos integram a nova ofensiva de produtos da Volkswagen do Brasil, que lançará 16 veículos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex. A Volkswagen também terá uma nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável (projeto MQB Hybrid). A nova ofensiva já teve dois lançamentos: o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, produzido em São José dos Pinhais (PR), e a Nova Amarok, fabricada em General Pacheco, na Argentina.

“O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da marca no País. Além disso, no Estado de São Paulo, temos a maior quantidade de concessionárias Volkswagen, sendo 123 lojas, que representam 26% da cobertura da Rede VW em todo o Brasil. O volume de vendas de modelos VW no Estado de São Paulo também é o maior do País, com 46% dos emplacamentos”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.

“A Volkswagen do Brasil é protagonista do novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro com o aporte robusto de R$ 16 bilhões até 2028. Desse total, R$ 13 bilhões serão aplicados em nossas três fábricas paulistas, que recebem projetos inovadores, inéditos, com foco em descarbonização e fundamentais em nossa ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos, movimentando a economia do Estado de São Paulo, onde a Volkswagen iniciou sua história de sucesso há 71 anos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Foi em São Bernardo do Campo que a Volkswagen iniciou sua expansão global, pois a unidade Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.

Volkswagen investe em Engenharia de excelência para Desenvolvimento do Produto

No Estado de São Paulo, a Volkswagen do Brasil conta com seu Centro de Design e Engenharia na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que também receberá parte dos investimentos. A Volkswagen do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.

Com a mais alta tecnologia e inovação, a área conta com quase 1.000 profissionais que atuam na Engenharia das fábricas Anchieta, Taubaté e Pacheco (Argentina), sendo que neste ano foram contratados mais de 100 engenheiros e engenheiras para reforçar o time de Inovação e Tecnologia.

O centro conta com 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais, sendo o único da Volkswagen com competências para motores Total Flex. No Estado de São Paulo, o desenvolvimento sustentável e tecnológico de veículos também é garantido por meio de parcerias com universidades, por exemplo, para biocombustíveis e etanol, com a Unicamp, USP e UFABC; para materiais sustentáveis e fibras naturais, com a Unesp; e para tecnologias, com o Instituto Eldorado, além de outras parcerias com Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, contando com aproximadamente 150 colaboradores parceiros para desenvolvimento de novas tecnologias.

O Centro de Design e Engenharia conta com laboratórios avançados na Anchieta, entre os quais dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de virtualidade com realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e UX (Experiência do Usuário). Dessa forma, a Anchieta é um complexo industrial completo, com centro de pesquisa, planejamento, desenvolvimento de novos produtos, produção e testes com a mais alta tecnologia e inovação. Além disso, a Volkswagen conta com um Campo de Provas, em Taubaté.

O Centro de Design e Engenharia da Volkswagen também foi responsável por pioneirismos que revolucionaram a indústria automotiva como:
• 1988: o Gol GTI, primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica.
• 2000: lançamento do motor 1.0l Turbo 16V com 112 cv e 15,8 kgfm com injeção direta. A Volkswagen foi a primeira marca a introduzir motores turbo no mercado brasileiro no Gol e Parati.
• 2003: 1º motor Total Flex, com o Gol 1.6l Total Flex. A tecnologia revolucionou o setor ao permitir o uso de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
• 2003: Fox, modelo 100% desenvolvido no Brasil e 1º carro com posição de sentar alta. Também foi exportado para a Europa.
• 2013: up! introduziu o motor 1.0l TSI com 3 cilindros.
• 2020: Nivus foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido na Região América do Sul a ser também fabricado e comercializado na Europa, com o nome Taigo. O Nivus foi o primeiro modelo da Volkswagen a trazer o sistema de infotainment VW Play, desenvolvido na região, que virou referência no mercado, é exportado para mais de 70 países e está disponível em seis idiomas. O Nivus também inovou ao ser o primeiro modelo desenvolvido sem o uso de protótipos físicos nas fases iniciais de desenvolvimento, apenas virtuais.

Engenharia Volkswagen conta com o mais avançado simulador solar do Grupo Volkswagen nas Américas

A Engenharia da Volkswagen do Brasil inaugurou em 2024 o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar para avaliação de veículos e de componentes automotivos. Localizado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador conhecido como SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar) foi projetado para simular a radiação solar desde o nascer até o pôr-do-sol, em condições ambientais de temperatura e umidade relativa controladas.

O equipamento foi projetado para realizar dois testes distintos: o intemperismo e o envelhecimento de peças - esse último, imprescindível para a realização de testes funcionais de componentes. Com isso, testes que poderiam durar períodos de até 1 ano, agora foram otimizados e são realizados em 25 dias.

Com o SoLiSi, a Engenharia da Volkswagen do Brasil entrou em uma nova era de desenvolvimento, possibilitando inúmeras inovações, com a certeza de oferecer a melhor qualidade, agilidade e maior segurança nos produtos da marca.

Sustentabilidade e inovação no desenvolvimento de veículos

Em linha com a estratégia global Way to Zero, da Volkswagen, que estabelece a neutralidade de carbono até 2050 no mundo, a Volkswagen do Brasil foi escolhida para receber o avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Way to Zero Center, inaugurado em 2022 na Anchieta, para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos. O time do Way to Zero Center avalia em conjunto com outras áreas, tecnologias com o melhor compromisso para o impacto ambiental, bem como sua viabilidade, além de contar com parcerias com universidades, institutos e empresas.

Pioneira em segurança veicular no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular em 1971 e realizou o primeiro crash-test na América Latina. O laboratório é localizado na fábrica Anchieta, sendo referência no Grupo Volkswagen. Na Anchieta também está o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil, que foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977.

A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, é referência em qualidade, produtividade e alta capacidade técnica há mais de 65 anos no País. Com vocação empreendedora, a área forneceu ferramentas para a produção do SUVW Taos na Argentina e México. Também produziu ferramentas para a Alemanha – incluindo os 100% elétricos VW ID.4 e ID.3 –, México, Argentina, China e Hungria e dispositivos de solda para países como México e Argentina.

A Volkswagen do Brasil conta também com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.

Processo sustentável: Anchieta e Taubaté serão pioneiras no uso de biometano

Com a sustentabilidade em seu DNA, as fábricas Anchieta e Taubaté serão as pioneiras no setor automotivo a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo.

A partir de 2024, as duas fábricas vão receber 1,35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, fornecidos pela Raízen. O volume de biometano adqurido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

Volkswagen concede 65 carros em comodato para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

A relação da Volkswagen com o Estado de São Paulo vai muito além da industrial e econômica, incluindo o compromisso social. Por isso, a empresa está concedendo em comodato 65 carros ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para serem utilizados em treinamentos de resgate de vítimas em acidentes de trânsito.

Esse é um compromisso comum, entre a Volkswagen e o Governo do Estado de São Paulo, em prol da população.

VW é a marca que mais cresce em volume de vendas e líder nos principais segmentos

A Volkswagen do Brasil é a marca que mais cresce em volume de vendas no País. De janeiro a julho de 2024, a Volkswagen entregou 204.565 unidades, um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado (179.992).

Além disso, a Volkswagen é líder nos segmentos mais importantes do mercado brasileiro: SUVs e hatches. No segmento dos SUVs, o de maior volume, a Volkswagen é líder com toda sua família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, que já venderam 89.970 unidades neste ano.

Da família, o T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 43 mil unidades entregues neste ano. O modelo acaba de ganhar uma renovação importante. O Novo T-Cross chegou em junho às concessionárias Volkswagen arrasando quarteirões. Apenas no primeiro fim de semana de vendas, teve 2.061 pedidos. O sucesso reforça a preferência dos brasileiros pelo Novo T-Cross, que também será exportado para 17 países da América Latina, entre os quais Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A liderança da Volkswagen no segmento de hatches, o segundo de maior volume do mercado, é garantida pelo Polo, que também é o carro de passeio mais vendido do Brasil, com mais de 78 mil unidades entregues neste ano. O sucesso é tanto que a Volkswagen lançou em 2024 duas novas versões do Polo: Polo Robust, voltado para o mercado agro, e o Polo Rock in Rio, uma série especial em homenagem ao maior festival de música e entretenimento do mundo, que completa 40 anos em 2024 e será patrocinado pela 5ª vez pela Volkswagen.

Unidades paulistas fabricaram mais de 22 milhões de veículos e 13,7 milhões de motores

Em 71 anos de Brasil, a Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25 milhões de unidades produzidas, das quais 22 milhões foram feitas no Estado de São Paulo, somando as fábricas Anchieta, inaugurada em 1959, e Taubaté, inaugurada em 1976. Atualmente, a Anchieta produz os modelos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro; e Taubaté fabrica o Polo Track e Novo Polo.

A fábrica de motores de São Carlos, inaugurada em 1996, já produziu mais de 13,7 milhões de propulsores. A unidade é referência tecnológica em propulsores inovadores e sustentáveis.

No Estado de São Paulo, a Volkswagen conta também com o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios de Vinhedo, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi do Brasil, empresas do Grupo Volkswagen. É o maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, com mais de 650 fornecedores ativos, mais de 78.000 tipos de peças e estoque de 15 milhões de unidades para atender todo o pós-vendas das três marcas.

Volkswagen investe R$ 3 bilhões no Paraná

Para completar o valor total de R$ 16 bilhões em investimentos até 2028, a Volkswagen do Brasil já havia anunciado R$ 3 bilhões para sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o Novo T-Cross.

Com o novo investimento, a unidade paranaense também receberá a produção de mais dois veículos: o sedã Novo Virtus, a partir de 2025, que continua sendo produzido na unidade Anchieta. A fábrica de São José dos Pinhais também receberá a produção de uma pick-up inédita.

Volkswagen do Brasil

POINT S ACELERA RITMO DE FRANQUIAS NA EXPO FENABRAVE 2024

Após participação no 32º Congresso & Expo Fenabrave 2024, aclamado como o maior evento do setor de distribuição de veículos na América Latina e o segundo maior do mundo, os executivos da Point S saíram do evento com novas perspectivas de aberturas de franquias nos próximos meses.

A representatividade e o alto nível do evento, realizado na Expo São Paulo entre os dias 20 e 22 de agosto, que foram garantidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em atuação conjunta com as suas 56 associações, garantiram uma excelente prospecção de novos negócios à Point S, que apresentou seu modelo de franquia para oferecer aos visitantes e fomentar novos negócios.

Assim como algumas montadoras já vêm procurando atuar no mercado de pós-venda no período pós-garantia, a Point S traz know-how internacional para que o concessionário monte uma rede de Centros Automotivos ao redor de suas lojas. O objetivo é manter a fidelização de seu cliente consumidor após o período da garantia, onde tradicionalmente menos de 40% das pessoas retornam ao concessionário para fazer a revisão de seu veículo já a partir do segundo ano.

E, mais do que isso, os Centros Automotivos ligados às concessionárias são uma fonte de captação de novos leads para a venda de veículos novos e seminovos. Esse ecossistema “concessionária e centro automotivo” já funciona bem na Europa e nos Estados Unidos e garante a manutenção do cliente durante todo o seu ciclo de vida com o grupo empresarial.

O diretor geral da Point S, Marco Moretta, explicou que o interesse do público pelo modelo de negócios apresentado foi alto, com um número robusto de “contatos quentes” para integrar o projeto de expansão da rede. “Por ser um visitante que já atua no mercado automotivo e sabe das potencialidades de uma rede mundial de aftermarket, recém-chegada ao Brasil, o nosso trabalho de apresentação foi muito bem recebido. Estou animado com os desdobramentos dessas rodadas de negócios nas próximas semanas”, explica, lembrando que a Point S tem um plano arrojado de expansão: serão 250 franqueados até 2028, sendo de 25 a 30 ainda neste ano.

Point SFundada em 1971, a Point S é líder mundial em venda de pneus e manutenção de automóveis. Graças à força de sua marca, a Point S oferece uma plataforma de marca com 50 anos de história e um conceito de varejo implementado em quatro continentes. Com aproximadamente 6,2 mil pontos de venda, a empresa está presente em 51 países ao redor do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas. O Grupo vende mais de 20 milhões de pneus por ano e tem vendas consolidadas no varejo de mais de € 5 bilhões. 

Point S BrasilFiliada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), iniciou suas operações no Brasil em 2022 e hoje possui sete pontos de vendas no país – dois no Recife (PE), Imperatriz (MA), Vitória (ES) e três na grande São Paulo. A empresa tem como meta desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões.

Point S Brasil
Assessoria de Imprensa
Eduardo Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com 

BANCO DE ALIMENTOS. Por chicolelis*

Um dia, a presidente da Editora FC que publicava as revistas AutoEsporte, Forma Física e Casa & Jardim (que está com vários filhotes, entre eles Quarto de Criança e Construção & Reforma), decidiu vender a editora. O título da primeira revista foi vendida para  Editora Globo, e a presidente partiu para aquilo que ela classifica como um ato de civilidade.

Luciana Quintão não teve muito apoio do começo do seu Banco de Alimentos. As pessoas diziam que ela iria se arrepender. Não desistiu, pegou a Kombi e foi atrás de seu sonho: recolher os alimentos preparados que sobravam nas  empresas,  e os in natura nos supermercados, para levar às mesas de entidades que atendiam as pessoas necessitadas.

Essa história começou há 26 anos  e, até hoje, o Banco de Alimentos  já distribuiu  mais de 2 milhões de  toneladas de alimentos para 62 entidades espalhadas pela Grande São Paulo, não mais usando a velha Kombi, mas dois caminhões baús VUC. Aqui um capítulo à parte: os dois caminhões são novos, porque os anteriores foram roubados no final do ano passado. Os veículos percorrem 3.000 km por mês (cerca de 600 mil km, desde o início dos registros em 2008), diariamente das 8 às 17 horas, fazendo entrega de alimentos, nas entidades  necessitadas em todas as regiões da cidade de São Paulo.

Carlos Alberto Pardian é o mais antigo motorista do Banco de Alimentos, com 21 anos “de casa”. Ele foi uma das vítimas de um dos assaltos. Ficou confinado por cerca de três horas, junto com o ajudante e foram “largados bem longe”. Os dois caminhões nunca foram recuperados.

Ele conta que o ambiente de trabalho é muito bom, tanto nos locais de coleta, quanto e, principalmente, naqueles os alimentos são deixados. Os veículos são refrigerados, o que mantém a a qualidade dos alimentos, mesmo dos congelados. No trânsito, como conta ele, ao identificarem os caminhões (difícil não acontecer, basta ver pelas fotos), outros motoristas e até pedestres acenam, fazem sinal de positivo, como forma de reconhecer o trabalho do Banco de Alimentos.

- É muito gratificante, diz ele, contando que até sua foto faz parte da decoração externa do VUC.

Civilidade

Conheço Luciana Quintão desde o tempo em que ela dirigia a FC Editora, onde Fernando Calmon (no setor automobilístico, como eu, há mais de 50 anos) editou durante vários anos a revista AutoEsporte, por onde passaram, entre muitos outros, Caio Moraes e Marcos Zamponi, o inesquecível “Zampa” de histórias e estórias mil no setor.

A empresária ressalta que para ela, o trabalho que realiza na ONG representa civilidade. Fala do início difícil com sua Kombi, substituída por dois caminhões que, com a Lei que proíbe a entrada de caminhões na cidade, foram substituídos por vans e, finalmente por VUCs que operam hoje.

Luciana também lembra que, mesmo com milhares de toneladas de alimentos distribuídas até hoje (70 delas foram para o Rio Grande Sul recentemente), o Banco de Alimentos enfrenta dificuldades e precisa sempre da cooperação da comunidade.

E não apenas para cooperar com a doação de alimentos, mas também com a cessão, por doação ou comodato, de veículos pequenos que possam entrar em vias onde os VUCs  não entram.

Para quem quiser ajudar ou receber doações, o caminho, segundo Luciana, é entrar no site da ONG que é bancodealimentos.org.br. 

Nele será possível conhecer toda a história e as áreas de atuação do Banco de Alimentos e ajudar da melhor forma ou colaborar indicando entidades que necessitem de ajuda. É preciso salientar, acrescenta Luciana, que cada brasileiro desperdiça 60 kg de alimentos a cada ano, segundo dados do relatório da FAO e PWNSSAN, de 2021. Esse documento também revela que 125,2 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar, enquanto 12,5 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no País.

O logotipo do banco é uma melancia cortada. A explicação da Luciana para essa escolha: “é que ela simboliza o  sorriso”.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

MICHELIN LANÇA PROGRAMA DE FIDELIDADE COM BENEFÍCIOS PARA CAMINHONEIROS E PEQUENOS FROTISTAS

Para fortalecer a conexão com seus consumidores, a Michelin lança a primeira fase de um programa de fidelidade voltado para o mercado de transporte. O Michelin Club Pro é direcionado para motoristas autônomos e proprietários de pequenas e médias frotas de caminhões e ônibus. Nessa primeira fase os clientes que comprarem pneus nas revendas de carga dos estados do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná poderão participar do programa.

Na jornada de relacionamento com a marca, a nova plataforma vai oferecer recompensas, prêmios e benefícios que acompanham o motorista em toda a estrada: brindes exclusivos (como kits de viagem), descontos, serviços e experiências únicas, como jantares exclusivos em restaurantes recomendados pelo Guia Michelin e participação em eventos patrocinados pela marca.

“Queremos nos aproximar ainda mais dos nossos clientes autônomos, empreendedores e proprietários de pequenas frotas, um público estratégico nos segmentos que a companhia atua. O objetivo é recompensá-lo pela sua fidelidade e conquistar novos clientes para o ecossistema da marca, que tem produtos inovadores e experiências diferenciadas", afirma Daniel Braz, diretor de Marketing B2B da Michelin América do Sul.

"Nossa expectativa é que, em breve, o programa avance para outras linhas do nosso negócio”, destaca Daniel Braz.

A dinâmica

Com números da sorte recebidos após a compra de pneus em revendas selecionadas, os frotistas e autônomos concorrerão  a prêmios como kits estrada (com mochila, toalha e manta), Boneco Michelin, em seu modelo específico para ser utilizado nas cabines - que foi ícone dos anos 80 nas estradas brasileiras - além de descontos. Quanto mais o consumidor comprar e quanto maior for a frequência de pedidos, mais pontos serão acumulados para acessar as recompensas.

O programa também vai incluir o time dos nossos revendedores parceiros. “No Michelin Club Pro todos ganham. O cliente que compra e o vendedor, que é nosso primeiro ponto de contato. Com a equipe como parte do programa de fidelidade e aproveitando benefícios, impulsionamos ainda mais o programa, Esse é um salto estratégico que alavanca parceiros externos”, explica Daniel.

O aplicativo do Michelin Club Pro já está disponível e pode ser baixado da loja de aplicativos dos celulares. Neste momento inicial, para participar do programa, é preciso que as compras sejam feitas nas revendas participantes do programa, nos seguintes estados: Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. “Começaremos o programa nesses cinco estados para entender a adesão e a dinâmica em diferentes regiões do país. Com este conhecimento e análise, teremos as condições para fazer a ampliação para outras localidades do país. Vemos no Michelin Club Pro uma excelente oportunidade para entregar ainda mais valor aos nossos clientes”, finaliza Daniel.

Michelin está construindo uma liderança mundial na fabricação de compósitos e experiências que transformam vidas. Pioneira na ciência de materiais há mais de 130 anos, a Michelin utiliza a sua expertise única para contribuir significativamente para o progresso humano e para um mundo mais sustentável. Com base no seu profundo conhecimento em compósitos de polímeros, a Michelin está constantemente inovando para fabricar pneus e componentes de alta qualidade para aplicações em variadas áreas como mobilidade, construção, aeronáutica, energias de baixo carbono e saúde. O cuidado dedicado aos seus produtos e o profundo conhecimento do cliente inspiram a Michelin a oferecer as melhores experiências. Isto abrange desde o fornecimento de soluções conectadas baseadas em dados e IA para frotas profissionais até a recomendação de excelentes restaurantes e hotéis selecionados pelo Guia MICHELIN.

Michelin
Textual Comunicação

STELLANTIS DESTACA NOVOS LANÇAMENTOS DA FIAT, JEEP® E RAM NA 47ª EXPOINTER

Argo Endurance, nova versão de um dos hatches preferidos do público, será exposto ao público pela Fiat com exclusividade durante a feira.

As marcas da Stellantis estão entre os principais destaques da 47ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. A empresa marca presença no evento com a exposição de uma ampla gama de modelos da Fiat, Jeep® e Ram, apresentando os lançamentos mais recentes. No total, os visitantes poderão conferir de perto 31 veículos, distribuídos em três estandes.

A Expointer 2024 acontece entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, das 8h às 20h30, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. É uma oportunidade para que o público conheça as novidades e diversos outros produtos das marcas que integram a empresa líder do setor automotivo no Brasil e na América do Sul.

As novidades confirmadas para a 47ª edição da feira começam pela Fiat, que irá apresentar pela primeira vez ao público do evento o Argo Endurance, nova versão de um dos hatches preferidos do público. Outro destaque da marca é a Titano, modelo lançado neste ano para completar o seu portfólio de picapes, e os recém-lançados Scudo e Ducato MY25, que ampliam a linha de utilitários da marca.

Ducato MY25

A Jeep, por sua vez, levará para o evento o Wrangler, símbolo máximo de capacidade off-road, e o Renegade MY25 com as novas versões lançadas no fim de julho. O público irá contar ainda com as novidades da Ram, que estará no evento com os recentes lançamentos Rampage Rebel Ignition Edition e 2500 Rodeo Edition.

Fiat

Com quase todos os modelos da sua gama expostos, a Fiat estará com 19 veículos em exibição ao longo da feira. Além do Argo Endurance, que será exposto com exclusividade no evento, os visitantes também poderão conhecer o Fiat Professional, programa de produtos, serviços e soluções para clientes profissionais da marca, e o Connect////me, plataforma de serviços conectados que oferece mais de 30 funcionalidades. 

Fiat Titano

Por fim, o estande da Fiat traz um lineup recheado, incluindo Argo Trekking, o Cronos Precision, Fastback Impetus, Mobi, Fiorino, Scudo, Ducato, Fastback Abarth e o Pulse Abarth, além das várias versões das picapes Strada, Toro e Titano, que conta com 5 anos de garantia.

Jeep

A marca que é referência em SUVs estará presente na Expointer com cinco modelos que esbanjam potência, tecnologia, segurança e capacidade off-road. Os visitantes poderão conhecer de perto os mais novos lançamentos da marca, o Wrangler, além do Compass e Commander na versão Blackhawk, equipada com o motor Hurricane 2.0 com 272 cv, que reflete toda a esportividade da marca. 

Jeep Wrangler

Outros destaques são o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in, que representa a melhor e mais moderna geração deste ícone que incorpora a legítima representação da essência da Jeep, além do Renegade Night Eagle, nova versão da linha 2025 do SUV mais potente da categoria.

Ram

Uma das marcas automotivas mais conectadas ao universo agro, não poderia deixar de marcar presença na Expointer 2024. O estande da Ram contará com sete veículos, que incluem a 1500 Rebel, a 3500 Longhorn e a Rampage nas versões Rebel, Laramie e R/T.

Rampage Rebel Ignition

O público do evento terá a oportunidade de conhecer ainda duas séries especiais e exclusivas para o mercado brasileiro: a Rampage Rebel Ignition, série especial da Rampage que chegou para celebrar o marco de 1 ano de sucesso da primeira picape Ram desenvolvida e produzida no Brasil; e a 2500 Rodeo Edition, modelo limitado a 77 unidades que homenageia os 77 anos do primeiro rodeio realizado no país.

Além das novidades da marca, a Ram também é patrocinadora da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) na Final do Freio de Ouro, que será realizada no último final de semana da Expointer.

Serviço
47ª Edição da Expointer
Data: 24 de agosto a 1º de setembro de 2024, das 8h às 20h30
Parque de Exposições Assis Brasil
Esteio - Rio Grande do Sul

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas.  Para mais informações, visite o site Stellantis - http://www.stellantis.com.

Stellantis

XBRI PNEUS COMEMORA TRÊS ANOS DE PARCERIA PIONEIRA COM INSTITUTO AYRTON SENNA

Desde 2021, a XBRI Pneus, marca brasileira de pneus, e o Instituto Ayrton Senna (IAS), organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento da educação de qualidade no Brasil, têm trabalhado juntos. A parceria promove a capacitação, crescimento e aprendizado de crianças e jovens em todo o País.

Atuando no mercado B2B (sigla para o termo em inglês business to business, que significa negócios realizados entre empresas), a marca é a pioneira desse segmento no apoio aos projetos da instituição. “Acreditamos que investir na educação é proporcionar um futuro melhor para todos. Por isso, a cada pneu que vendemos, uma parte do valor é destinada ao IAS em prol dos projetos voltados à educação”, ressalta Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da XBRI Pneus.

Entre 2021 e 2022, as doações da empresa possibilitaram ao Instituto realizar 180 mil atendimentos, oferecendo oportunidades essenciais para o desenvolvimento educacional dos alunos. Por meio da parceria, a XBRI Pneus não apenas fortalece seu compromisso com a responsabilidade social, mas também contribui diretamente para a transformação de muitas vidas. 

O Instituto Ayrton Senna, reconhecido por seu compromisso em acelerar a qualidade da educação pública no Brasil, aplica os recursos recebidos da empresa para implementar programas fundamentais para o progresso dos estudantes. Essas iniciativas incluem desde a formação de professores até projetos específicos para melhorar o desempenho dos alunos em diversas áreas do conhecimento, como a alfabetização e competências como resiliência, empatia e autoconfiança.

Além disso, a XBRI Pneus, ao direcionar um percentual de suas vendas ao IAS, demonstra como as empresas podem integrar responsabilidade social em seu modelo de negócios. “É muito importante que haja colaboração entre o setor privado e organizações não governamentais para promover mudanças duradouras. Conhecemos o poder transformador da educação e do impacto positivo que pode ser alcançado quando ambos trabalham juntas em prol de um objetivo comum”, destaca Nasser.

Parcerias como essa, além de contribuírem para o desenvolvimento da educação, servem de inspiração para outras empresas seguirem o exemplo, mostrando que é possível aliar sucesso empresarial com impacto social positivo.

XBRI Pneus
Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação

TRACBEL AGRO INAUGURA NOVO CENTRO DE SERVIÇOS E TREINAMENTO EM BEBEDOURO (SP)

A Tracbel Agro inaugura nesta quinta-feira (22) seu novo e avançado Centro de Serviços e Treinamento John Deere em Bebedouro. A cidade paulista está estrategicamente posicionada no coração de uma região que concentra praticamente um terço da produção sucroalcooleira do Brasil, além de ser um importante polo citrícola, onde estão alguns dos maiores players globais, como Citrosuco, Cutrale e LDC. 

Ainda esta semana foi inaugurada a nova casa de Votuporanga, dando prosseguimento ao projeto expansão e melhoria da estrutura para garantir um atendimento também no Norte do Estado.

Nova unidade da Tracbel Agro em Votuporanga

Com 16 lojas John Deere distribuídas em São Paulo, a Tracbel Agro é uma divisão da Tracbel, tradicional Grupo nacional com um total de 40 unidades atuando na distribuição de caminhões, máquinas e ônibus, além de outros produtos voltados para o agronegócio, transportes, construção, mineração, logística e o setor florestal. A JD é a maior fabricante mundial de equipamentos agrícolas.

"Estamos dando continuidade ao projeto de ampliar e estender estruturas que apoiam os negócios de nossos clientes. A excelência no atendimento está no DNA da empresa e uma das principais razões de seu crescimento e expansão", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel. As novas instalações em Bebedouro abrigarão treinamentos para operadores das máquinas e técnicos da rede das lojas espalhadas por todo o Norte e Noroeste de São Paulo. As duas novas casas estão operando com 64 funcionários, 14 deles recém-contratados, mas já estão abertas novas vagas para expansão do quadro de pessoal.

"Estamos preparados para assegurar uma manutenção de alta qualidade, com profissionais capacitados pela fábrica e um ferramental de última geração. O objetivo é propiciar a maior disponibilidade dos equipamentos para aumentar a produtividade dos produtores rurais brasileiros, que estão cada vez mais profissionalizados", complementa Victor Franco, CEO da Tracbel Agro.

Local estratégico

Com uma área construída de 4,5 mil m² em um terreno de 28 mil m² num local estratégico e de fácil acesso, a nova instalação em Bebedouro é moderna e completa, tendo show room, oficinas para manutenção, pintura e reforma total e ainda uma estrutura voltada para serviços rápidos. Também possui robusto estoque de peças, salas de treinamento e reuniões, pátio para exposição, estacionamento e refeitório, além de uma série de outros espaços. "É uma configuração ideal para atender desde pequenos produtores que têm tratores de menor porte, até aqueles que utilizam equipamentos grandes, como colhedoras de cana, pulverizadores, entre outros produtos do portfólio John Deere", explica Fernando Deway, diretor de pós-venda da Tracbel Agro.

A nova casa de Votuporanga foi projetada para receber os clientes com uma estrutura ainda melhor para atender os produtores com mais tecnologia, serviços e peças genuínas. Com um prédio de 2,2 mil m² em um terreno de 6,5 mil m², está localizada na avenida Nasser Marão, 6007, no bairro São Cosme, uma localização muito acessível para os clientes locais e de outras cidades. A região de Votuporanga é um polo de produtores de cana, soja, amendoim e pecuária, além de ter vários frigoríficos grandes e importantes.

Serviços de Excelência

"Estamos agora com uma posição ainda mais consolidada para atender o agronegócio. Temos técnicos altamente gabaritados, ferramentas especiais e de suporte que permitem aos profissionais determinarem rapidamente eventuais falhas e realizar reparos eficazes. São instalações amplas e modernas. É um investimento para proporcionar um serviço de excelência", diz Franco.

A Tracbel Agro tem uma abrangência em mais de 200 municípios, numa área consagrada como um dos mais relevantes polos do agronegócio nacional. A divisão tem mais de 550 funcionários dos cerca de 1,5 mil funcionários do Grupo no Brasil. A John Deere é líder mundial na produção de máquinas agrícolas. colhedoras de cana, colheitadeiras  de grãos e tratores são alguns dos principais produtos comercializados na região, além de implementos e avançadas soluções tecnológicas e de conectividade da marca.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

VOLVO TEM NOVOS GERENTES DE MARKETING E DE PÓS-VENDA EM CAMINHÕES E ÔNIBUS

Alessandra Almada e Alexandre Hart

Alessandra Almada assume a gerência de Marketing, responsável por estratégias de alavancagem de negócios a partir de ações de marketing e de posicionamento de imagem dos produtos e serviços Volvo. Alexandre Hartl passa a gerenciar a área comercial de pós-venda, encarregada dos planos táticos e ações de vendas de peças e serviços, por meio da rede de concessionárias da marca.

Alessandra Almada tem mais de 20 anos em planejamento e gestão de marketing. Tendo atuado anteriormente nos segmentos de telecom e tecnologia educacional, acumula vasta experiência em marketing voltado a geração de negócios. Na Volvo, desde 2011 vem liderando projetos, lançamentos de produto, eventos, feiras, mídias sociais, publicidade e jornadas digitais. A executiva assume a gestão da área para aprimorar o relacionamento com a rede de concessionárias, promover a melhor experiência dos clientes e fortalecer a marca Volvo no mercado brasileiro de caminhões e ônibus.

“A Volvo sempre teve uma atuação estratégica em comunicação e marketing, proporcionando um ambiente de negócios reconhecido pelo mercado. É uma honra poder dar continuidade à trajetória de liderança da marca, acompanhando as inovações dos produtos, do compromisso com a sustentabilidade e criando propostas de valor e impacto para os negócios”, afirma Almada.

Pós-venda

Para a gerência comercial de pós-venda, o escolhido foi Alexandre Hartl. Executivo de carreira na Volvo, acumula 12 anos de casa. Nesse período, exerceu os cargos de gerente de Suporte Técnico e, mais recentemente, de Marketing e Desenvolvimento de Concessionárias para toda a América Latina.

O executivo destaca a importância do pós-venda como a jornada que proporciona maior interação do cliente com a marca e o produto nas operações do dia a dia. “Ao longo dos anos, aprimoramos nossas ofertas de planos de serviços e peças genuínas, chegando a soluções completas que incluem o monitoramento e otimização do consumo de combustível, atendimento emergencial 24 horas por meio do VOAR (Volvo Atendimento Rápido), agendamento e rapidez nos serviços preventivos, além da alta disponibilidade de peças em nossas concessionárias”, enfatiza Hartl.

Ele também lembra da capilaridade da rede Volvo, que hoje chega a 106 casas no Brasil. “Temos um atendimento altamente qualificado, que proporciona tranquilidade e segurança aos clientes. Isso reforça a confiança na marca e a alta disponibilidade dos nossos produtos”, finaliza o executivo.

Em suas novas funções, Alessandra Almada e Alexandre Hartl se reportarão ao diretor executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti.

Grupo Volvo América Latina